terça-feira, 21 de agosto de 2018

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Segundo advogado declara-se culpado em golpe de pirataria pornô que extorquiu US$ 6 milhões

Posted: 20 Aug 2018 03:06 PM PDT

Paul Hansmeier, um advogado do estado do Minnesota, nos Estados Unidos, se declarou culpado de acusações de lavagem de dinheiro e fraude eletrônica, concluindo uma bizarra saga de pornografia, pirataria e extorsão.

• Relembre: Em golpe de pirataria pornô, advogados são acusados ​​de extorquir US$ 6 milhões

Conforme o Gizmodo cobriu quando as acusações vieram à tona pela primeira vez há cerca de dois anos, Hansmeier e seu corréu John L. Steele foram acusados de coordenar “um esquema elaborado para obter, por meios fraudulentos, milhões de dólares em acordos de direitos autorais” entre 2011 e 2014. Disfarçando suas ações com empresas-fantasmas, o par comprou os direitos de vários vídeos pornográficos, em alguns casos até os filmando, disponibilizou o conteúdo em sites de torrent como o Pirate Bay e então esperou que os downloads começassem a vir.

Hansmeier e Steele, agindo como a empresa Prenda Law, então descobria as identidades daqueles que estavam baixando os arquivos por meio de ações de violação de direitos autorais, usando essa informação como influência: faça um acordo por alguns milhares de dólares ou nos vemos no tribunal — com a ressalva adicional de que seu nome e seu gosto em entretenimento adulto iriam para registro público. O que não foi divulgado às vítimas do esquema é que as ameaças de ação legal vinham dos donos próprios donos dos direitos autorais, que também subiam seu conteúdo originalmente, em um esquema que arrecadou cerca de US$ 6 milhões.

Steele declarou-se culpado em março do ano passado, concordando em ajudar a acusação. Nesta segunda-feira (20), Hansmeier se junta a seu conspirador, admitindo seu papel no golpe de longa duração. O acordo de confissão do advogado está disponível abaixo (em inglês):

Hansmeier settlement by Gawker.com on Scribd

Imagem do topo: AP

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Nvidia anuncia novas placas de vídeo RTX, com performance seis vezes maior

Posted: 20 Aug 2018 02:17 PM PDT

Faz bastante tempo, mas depois de anunciar a arquitetura Pascal em 2014 e lançar as GTX 1070 e 1080 em maio de 2016, a Nvidia finalmente lançou uma nova placa gráfica de topo de linha para gamers. Diga oi para as novas GeForce RTX 2070, 2080 e 2080 Ti.

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Logo de cara, o nome das novas GPU da empresa indicam algumas grandes mudanças. A 2080 Ti traz a nova geração Turing de arquitetura. Já a designação RTX diz respeito às novas capacidades de ray tracing ("traçado de raios", em tradução livre), uma técnica de renderização de luz que basicamente dá aos desenvolvedores a possibilidade de calcular sombras e reflexos a partir de um único raio de luz, podendo, assim, criar gráficos hiper-realísticos, como os que vimos no teaser de Star Wars Unreal Engine, apresentado na Game Developers Conference em março.

Um comparativo entre rasterização e ray tracing (traçado de raios). Captura de tela: Nvidia

O que é "ray tracing", afinal?

Anteriormente, ray tracing ou traçado de raios — frequentemente referido como o "santo graal" dos gráficos — exigia tanto em termos computacionais que a maioria dos jogos recorria a modelos estatísticos de luz menos precisos para calcular sombras e reflexos. Com a RTX, a Nvidia permite calcular cenas mais complicadas com muito mais rapidez. A velocidade é tanta que dá para usar a técnica em tempo real, como vimos recentemente em outro teaser de demonstração.

Usando a técnica, os fabricantes podem calcular de maneira apropriada como a luz reflete em diferentes superfícies. Ela leva em conta coisas como dispersão, sombras, e até mesmo o tipo de superfície em que cada fóton bateu antes de atingir seu ponto de vista no jogo. Estamos falando da capacidade de calcular reflexos com refrações e com ainda mais reflexos. Se você consegue fazer isso em quantidade e velocidade suficientes, dá para usar essa técnica para desenhar um jogo inteiro com um nível de fidelidade completamente novo, que era inatingível anteriormente.

Aqui um diagrama que mostra do que é feita a nova arquitetura Turing. Crédito: Captura de tela

O que tem na RTX?

Por cima de tudo isso, a nova plataforma RTX também tem um núcleo dedicado a processamento de inteligência artificial. A Nvidia diz que ele sozinho é tão rápido quanto 10 Nvidia 1080, junto com os núcleos especiais Turing, que são reservados especificamente para tarefas de ray tracing. A empresa conta que, para julgar de forma mais precisa as novas placas, precisou criar uma nova unidade de medida. A RTX OPS é uma combinação de performance em superfícies padrão, performance de ponto flutuante, performance de ray tracing, performance de inteligência artificial e mais.

Ver as chamas do carro reagirem dinamicamente no reflexo do carro é um bom exemplo do que faz as pessoas ficarem animadas com ray tracing. Captura de tela: Nvidia

Ok, tudo isso soa fantástico, mas não podemos esquecer que a RTX não é só questão de traçado de raios. A plataforma ainda se baseia nas sofisticadas técnicas de rasterização e tudo que a Nvidia incluir nas GPUs anteriores. Além de games, a nova plataforma da empresa também tem usos importantes em outras áreas, como direção autônoma, medicina, aprendizagem de máquina, entre outras. Mas vamos manter o foco aqui. Então, em termos mais concretos, eis o que as novas placas têm a oferecer.

A Nvidia diz que sua nova GPU é tão poderosa que eles tiveram de criar uma nova unidade de medida para avaliar melhor o desempenho dela. Captura de tela: Nvidia

Especificações e mais informações

As GPUs da série 20 da Nvidia estarão disponíveis no fim de setembro. Os preços sugeridos são:

US$ 500 para a GeForce RTX 2070 (R$ 1.962,26, em conversão direta);

US$ 700 para a GeForce RTX 2080 (R$ 2.747,16, em conversão direta);

US$ 1.000 para a GeForce RTX 2080 Ti (R$ 3.924,52, em conversão direta).

As pré-vendas para fabricantes parceiros, como MSI, Gigabyte, EVGA, Asus, PNY e Zotac, estão disponíveis a partir de hoje. Se você quiser comprar uma das placas da Founders Edition, vai ter que gastar um pouco mais. A RTX 2070, a RTX 2080 e a RTX 2080 Ti saem por US$ 600, US$ 800 e US$ 1.200, respectivamente (R$ 2.354,71, R$ 3.139,61 e R$ 4.709,42, em conversão direta).

Captura de tela: Nvidia

A RTX 2070 inclui 8 GB de vRAM e tem 45T de RTX OPS. Já a RTX 2080 atinge 60T de RTX OPS. Por fim, a topo de linha RTX 2080 Ti tem 11 GB de RAM e chega a 78T de RTX OPS. A Nvidia diz que cada uma pode entregar uma performance até seis vezes melhor do que as placas equivalentes de gerações anteriores.

É uma grande anúncio com grandes promessas. No entanto, as coisas são bem diferentes e variam de jogo para jogo. Muitos títulos precisarão de trabalho extra dos desenvolvedores para suportar muitas das novas funções da RTX. De qualquer maneira, nós certamente vamos testar as novas placas quando elas estiverem disponíveis no mês que vem.

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Arm quer equipar notebooks e promete desafiar domínio de Intel e AMD

Posted: 20 Aug 2018 12:12 PM PDT

A arquitetura de processadores da Arm já está no seu celular há alguns anos. Agora, a empresa também quer equipar seu próximo notebook. Os planos para os próximos anos, divulgados na semana passada, incluem superar o desempenho das CPUs da Intel voltadas para notebooks.

(A título de esclarecimento: usamos “Arm”, só com a inicial maiúscula, para falar da empresa Arm Holdings, e “ARM”, com todas as letras maiúsculas, para nos referir à arquitetura de chips.)

Materiais divulgados pela Arm preveem que a microarquitetura Cortex-A76, a ser lançada ainda este ano, com processos de fabricação de 10 nm e 7 nm, deve bater o desempenho do Intel Core i5 7300U, CPU que usa processo de 14 nm e equipa laptops. A Arm promete um desempenho 35% superior em relação à geração atual.

• Estamos entrando numa nova era dos dispositivos Windows com a compatibilidade ARM
• Laptops Windows ganham cérebro de smartphone e a promessa de bateria duradoura

A principal diferença entre a arquitetura ARM, presente na grande maioria de smartphones e tablets, e a arquitetura x86, usada por Intel e AMD em computadores e laptops, está no conjunto de instruções.

Explicando de modo bem resumido, processadores ARM usam RISC (Reduced Instruction Set Computer; em tradução livre, "computador com um conjunto reduzido de instruções”). Esta é uma arquitetura que lida com instruções mais simples, dependendo que as linhas de código sejam mais diretas, e sendo mais econômico em termos de uso de energia.

Por sua vez, processadores x86 usam CISC (Complex Instruction Set Computer; em tradução livre, "computador com um conjunto de instruções complexas"), arquitetura capaz de realizar tarefas mais complexas, mas que tem um gasto de energia superior.

Já existem alguns notebooks com processadores Qualcomm, que usam a microarquitetura ARM. Eles oferecem uma ótima duração de bateria, conseguindo ficar um dia inteiro longe da tomada, além de contarem com conectividade 4G. No entanto, são caros, com preços acima de US$ 600 (R$ 2.355, em conversão direta), e não entregam a mesma performance dos concorrentes da Intel.

O jogo, entretanto, promete virar nos próximos anos. Além da microarquitetura Cortex-A76, já há previsões para as sucessoras dela, Demios e Hercules, chegarem ao mercado em 2019 e 2020. Elas devem contar com processos de 7 nm e 5 nm, respectivamente, o que resultaria em uma capacidade de processamento superior, com acréscimos de desempenho por volta de 15%.

Claro, benchmarks nem sempre se traduzem em experiência de uso melhor, mas, pelo que a Arm vem prometendo, é bastante provável que seu próximo notebook tenha um chip com a arquitetura da empresa, com bom desempenho e duração de bateria bem mais longa.

[TechCrunch, ZDNet, Quora, Android Authority]

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Visitante de museu cai em buraco negro no chão que parecia uma pintura de desenho animado

Posted: 20 Aug 2018 11:23 AM PDT

Como uma versão real de um desenho do Pernalonga, um visitante de um museu em Portugal se machucou na semana passada quando ele pisou em uma instalação de arte que parecia uma pintura no chão. Atualmente em exibição no museu Serralves, em Porto, a exposição "Descida para o Limbo", do artista Anish Kapoor, inclui um buraco de quase 2,5 metros de profundidade pintado na cor negra — o problema é que parece que ele não é profundo.

De acordo com o Times, visitantes da exposição se perguntavam se havia mesmo um buraco no chão ou era simplesmente um círculo pintado em um tom de preto muito escuro. Ao pular nele, a dúvida é resolvida.

O material mais escuro do mundo absorve ainda mais luz que o recordista anterior

Embora a instalação "Descida para o Limbo" tenha avisos visuais e pessoas alertando visitantes para não se aproximarem, não há uma barreira para impedir o acesso à obra. Então, segundo o Público, um visitante italiano de 60 anos resolveu testar o buraco e se espatifou no chão — não ficou claro se ele conseguiu sair de lá sozinho. De qualquer jeito, ele foi atendido rapidamente por um equipe médica após a queda de 2,5 metros. O museu interrompeu a exposição para investigar o que ocorreu, mas a instituição diz que há planos para reabri-lo.

Além de ser conhecido por suas instalações gigantes (incluindo obras como o Cloud Gate, conhecido como “Feijão”, em Chicago, nos EUA), Kapoor foi alvo de matérias jornalísticas em 2016 quando ele garantiu os direitos artísticos de um material conhecido como Vantablack. Desenvolvido por um empresa britânica chamada Surrey NanoSystems, o material é capaz de alocar fótons dentre nanotubos de carbono feito em laboratório, que se recuperam até que sejam absorvidos. Apenas 0,035% da luz visível é refletida em um objeto coberto com Vantablack, tornando impossível ver curvas ou contornos. Em português claro, não dá para perceber a profundidade de um buraco, se você não sabe para o que você está olhando.

"Descida para o Limbo" estreou anos antes de o Vantablack ser anunciado ao público. No caso da instalação, foi usada uma tinta preta que produz o mesmo efeito de buraco negro sem profundidade. Para no mínimo um infeliz amante da arte, parece que já foi o suficiente para motivá-lo a tentar pular sobre a obra.

[The Art Newspaper via Hypebeast]

Imagem do topo: Museu Serralves. Crédito: YouTube

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Vacilo mostra que aparentemente a Huawei promoveu câmera de smartphone usando DSLR

Posted: 20 Aug 2018 10:25 AM PDT

A Huawei vem nos mostrar por que não deveríamos confiar em anúncios.

A empresa ainda não conquistou o mercado nos Estados Unidos e de alguns outros países, mas é, sem dúvidas, uma gigante no mercado mundial. No fim de semana, a fabricante de eletrônicos chinesa lançou um novo comercial no Egito para o seu Nova 3. É um típico comercial divertido e ensolarado, com um casal vivendo a melhor vida possível e a documentando com selfies. Cada vez que eles tiram uma foto juntos, a qualidade da imagem muda, e podemos ver a fotografia.

Sejamos honestos: quase todas as demonstrações de empresas de tecnologia são falsas

Pouco depois de a propaganda ser divulgada, um usuário do Reddit apontou que nem tudo que se vê no comercial é o que parece. A atriz que aparece posando em vários cenários caprichosos, Sarah Elshamy, postou algumas imagens de bastidores da sessão de fotos do anúncio em seu Instagram, e duas das imagens mostram bem claramente seu colega colocando sua mão em uma posição de selfie ao lado de uma câmera DSLR (ou parecida com DSLR) para tirar uma foto que, depois, é apresentada como produto do novo recurso poderoso de IA do Nova 3.

Foto: Sarah Elshamy

Embora o anúncio não declare explicitamente que as amostras de foto foram feitas no Nova 3, a aparência de miras e o texto “AI” na imagem tornam a insinuação forte. Infelizmente, já vimos várias vezes que não se deve confiar em demonstrações de produtos tech. Campanhas como a “Shot on iPhone“, da Apple, podem dar a impressão de que entramos em uma nova era em que promover um produto pode significar de fato usar o dispositivo que está sendo vendido, mas mesmo esses exemplos usam equipamentos externos para tirar as melhores fotos possíveis.

Parece que Elshamy foi informada de que suas fotos de bastidores foram notadas, porque elas foram excluídas de sua conta no Instagram — mas salvas para a posterioridade no Imgur.

Entramos em contato com a Huawei para falar sobre a aparente enganação em seu anúncio e para perguntar se essa era uma prática rotineira, mas não tivemos uma resposta imediata. Como aponta o Android Police, a empresa já deveria ter um comunicado pronto, porque a companhia já foi pega tentando passar imagens capturadas com uma Canon EOS 5D Mark III como se fossem tiradas por seu smartphone P9. Também vimos truques parecidos com a Nokia no passado.

Mais recentemente, aqui no Brasil, a Samsung promoveu a câmera frontal de seu Galaxy A8 com uma foto de banco de imagens de um casal, tentando afirmar que ela fora tirada com o smartphone. O pior de tudo é que a conta da empresa no Twitter reforçou que a imagem havia sido feita pelo celular, sendo desmentida logo em seguida. Em nota ao Tecnoblog, a Samsung reconheceu que usa banco de imagens “em alguns casos”.

Esse não é o melhor momento para a Huawei ser pega usando práticas enganosas, independentemente do quão pequena é a infração. Ela acaba de evitar por muito pouco ser objeto de uma proibição comercial total nos Estados Unidos devido a preocupações de segurança nacional. Mais cedo neste mês, o Congresso dos EUA por fim decidiu proibir a Huawei e a ZTE apenas de fazer negócios com o governo norte-americano ou seus contratados.

[Reddit/AbdullahSab3 via Android Police]

Imagem do topo: Huawei

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Esta ferramenta online de IA transforma suas palavras em imagens que mais parecem arte surrealista

Posted: 20 Aug 2018 08:51 AM PDT

Já vimos vários sistemas de aprendizagem de máquina criarem estranhas novas frases e imagens oníricas depois de serem treinados com grandes quantidades de dados. Mas um novo site permite que você faça a parte da geração, e os resultados são tão bizarros quanto você esperaria:

“um homem desfrutando de um cupcake”. Imagem: Hudson Hongo/T2i

O applet online, construído pelo pesquisador Cristóbal Valenzuela, é baseado em um novo artigo de uma outra equipe de pesquisadores. Seu algoritmo de aprendizagem de máquina se chama AttnGAN (Attentional Generative Adversarial Network, ou “Rede Adversarial Geradora de Atenção”, em tradução livre). O objetivo é aprimorar outras IAs de texto para imagem, refinando imagens no nível de palavras. Por ora, os resultados estão mais para arte surrealista:

“uma mulher se transformando no minion que tem assombrado seus sonhos”. Imagem: Hudson Hongo/T2i

A aprendizagem de máquina, como você provavelmente já sabe, é o processo que pesquisadores usam para treinar algoritmos com grandes conjuntos de dados, permitindo-lhes resolver problemas complexos como “essa imagem é de que?” por conta própria. Esses algoritmos também podem fazer o oposto, criando novas imagens a partir de palavras. O novo artigo explica que programas mais antigos de texto para imagem formavam imagens usando sentenças inteiras, o que não mostrava bons resultados. Seu método, em vez disso, cria uma imagem geral a partir da sentença inteira, então refinando a imagem usando as subpartes da sentença.

Os pesquisadores treinaram a rede com o conjunto de dados COCO, ou Common Objects in Context (Objetos Comuns Contextualizados, em tradução livre). Ele é uma boa fonte de referência para imagens de objetos comuns, como sinais de pare, animais e… letras de música do Modest Mouse.

“um sinal de pare em um dia nublado”. Imagem: Ryan Mandelbaum/T2i

“não consigo achar meu cavalo estou com tanta saudade dele”. Imagem: Hudson Hongo/T2i

“uma matilha selvagem de cães veio correndo pelo quintal um dia”. Imagem: Ryan Mandelbaum/T2i

A ferramenta de Valenzuela se destacou em criar resultados de sonhos febris em resposta aos pedidos malucos dos funcionários do Gizmodo. Hudson Hongo, mais especificamente, ficou muito bom em conseguir as imagens que queria.

“meus vizinhos estão fazendo molho de espaguete”. Imagem: Kelly Bouret/T2i

“meu pai não responde meus memes de mamma mia”. Imagem: Hudson Hongo/T2i

“um homem molhado namorando a Grimes”. Image: Hudson Hongo/T2i

Sem surpresa alguma, o blog AI Weirdness, da Janelle Shane, foi onde descobrimos sobre o AttnGAN, então perguntamos a ela o que ele dizia sobre o estado atual da inteligência artificial.

“Essa demonstração é um jeito muito interessante de mostrar o quanto um algoritmo moderno de reconhecimento de imagem entende sobre imagem e texto”, disse ao Gizmodo. “O que ele entende sobre o que ‘cão’ significa? Ou ‘humano’?” Mas ela notou que essa estrutura é difícil para esses algoritmos. “Se ele vê um braço humano apontando em direção a ele em vez de para o lado, isso é muito diferente em uma imagem 2D.”

Shane também apontou que o algoritmo desenhava pássaros muito bem quando precisava desenhar apenas pássaros, mas que as coisas pioravam à medida que esperávamos mais do sistema — a versão do AttnGAN no site de Valenzuela tenta desenhar qualquer coisa que um usuário digite. Ela o comparou com carros autônomos, que têm muito mais tarefas a fazer e obstáculos a reconhecer.

Entramos em contato com a primeira autora do estudo, a pós-graduanda Tao Xu, da Universidade Lehigh, e ela explicou que o sistema atual representava uma melhoria significativa em comparação com o melhor resultado anteriormente relatado:

Atualmente, com os avanços recentes em deep learning, os sistemas de visão computacional estão tão poderosos que eles são capazes de, por exemplo, diagnosticar doenças a partir de imagens médicas, identificar humanos e carros para direção autônoma. Entretanto, ainda não podemos concluir que esses sistemas entendem verdadeiramente o mundo visual. Porque, se as máquinas têm tamanha “inteligência”, elas deveriam não só reconhecer imagens, mas também conseguir gerá-las.

Nosso AttnGAN incorpora o mecanismo de Atenção com Generative Adversarial Networks (GANs), o que impulsiona significativamente o desempenho de geração de texto para imagem. Como a atenção é um conceito humano, nosso AttnGAN aprende tal “inteligência” e é capaz de desenhar como humanos, ou seja, repetidamente se referem à descrição de texto e prestam mais atenção em palavras relevantes ao desenhar uma certa região da imagem.

Embora o AttnGAN tenha um desempenho muito melhor que os sistemas mais modernos em termos de síntese de texto para imagem, gerar imagens realistas com objetos de múltiplas categorias ainda é um problema em aberto na comunidade. E gostaríamos de investigar mais nessa direção no futuro.

“o robô vem me ver todas as noites”. Imagem: Jennings Brown/T2i

“nu descendo uma escada”. Imagem: Marina Galperina/T2i

E você? Que imagens conseguiu criar no sistema? E vocês também ficaram com a impressão de que essas imagens serviriam muito bem para ilustrar cartas de Dixit?

[arxiv/T2i via AI Weirdness]

Imagem do topo: Hudson Hongo/T2i

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Android 9 Pie: confira quando o seu smartphone deve receber a atualização

Posted: 20 Aug 2018 07:59 AM PDT

O Android 9 Pie foi lançado oficialmente no começo de agosto e já foi disponibilizado para os smartphones da linha Pixel, fabricados pelo Google. Sempre que chega uma atualização dessa, bate aquela dúvida: o meu celular vai receber essa versão do Android? Quando?

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Apesar de a maioria dos smartphones Android estarem defasados, um punhado de aparelhos deve sentir o sabor da nova versão do sistema em breve. Para se ter uma ideia, a maioria dos modelos (28,78%) no Brasil ainda rodam a versão 6.0 Marshmallow, lançada em 2015, de acordo com dados da StatCounter.

Se somarmos a versão 7.0 (26,83%) e 7.1 (10,35%), ambas com o codinome Nougat, a liderança troca de mãos. O Android 5.1 Lollipop ainda aparece em 13,8% dos dispositivos. O Android 8 Oreo sequer aparece nas estatísticas, embora dados da Statista apontam que essa versão está atualmente em apenas 5,7% dos dispositivos no mundo todo.

Espera-se que o problema das atualizações do Android diminua com a chegada do Project Treble, uma iniciativa do Google que quer acabar com a complicação dos updates.

Reunimos aqui, por marca, quais modelos devem receber o update para o Android 9 Pie:

Motorola

Imagem: Motorola

A Motorola disse em seu blog oficial que oito de seus smartphones receberão a nova versão do Android a partir do quarto trimestre de 2018. São eles:

• Moto Z3
• Moto Z3 Play
• Moto Z2 Play
• Moto Z2 Force
• Moto X4
• Moto G6
• Moto G6 Play
• Moto G6 Plus

Sony

Imagem: Giovanni Santa Rosa/Gizmodo Brasil

A Sony também confirmou quais dos seus dispositivos sentirão o gostinho do Android 9 Pie. Alguns modelos devem receber a atualização a partir de novembro:

• Xperia XZ2
• Xperia XZ2 Premium
• Xperia XZ2 Compact
• Xperia XZ Premium
• Xperia XZ1
• Xperia XZ1 Compact

Enquanto outros só terão a nova versão no começo de 2019:

• Xperia XA2
• Xperia XA2 Ultra
• Xperia XA2 Plus

A data da chegada da atualização pode variar de país para país, segundo a Sony.

Huawei

Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

A Huawei, que está prestes a desembarcar no Brasil em uma parceria com a Positivo, também deve levar o Android 9 Pie para alguns de seus modelos. Um funcionário da fabricante disse na rede social Weibo que eles estão testando a nova versão do sistema em quatro dispositivos, sem revelar uma possível data de lançamento:

• Huawei P20/P20 Pro
• Mate 10 Pro
• Honor 10
• Honor V10

Ainda não sabemos quais serão os aparelhos da Huawei vendidos no mercado brasileiro, mas a aposta é que seja uma das versões do Huawei P20.

Samsung

A Samsung ainda não revelou quais de seus aparelhos devem ser atualizados. A expectativa é que os mais recentes, incluindo o Galaxy S8, S9, Note 8 e Note 9 recebam o update.

Contatamos a Samsung e eles disseram que a empresa “segue um calendário de atualização e assim que possível disponibilizará a todos."

LG

A LG também não mencionou quais aparelhos receberão o Android 9 Pie. É provável que seus modelos mais caros sejam atualizados, incluindo G7 ThinQ e o V35, recém lançados.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da LG e a publicação será atualizada se obtivermos resposta.

Asus

A Asus não confirmou nenhum detalhe sobre atualizações. A companhia acabou de lançar o Zenfone 5 e 5Z, além de um gama de aparelhos mais baratos.

Também entramos em contato com a assessoria de imprensa da Asus para saber mais sobre a programação de atualizações.

Essa publicação será atualizada conforme novidades sobre a atualização para o Android 9 Pie surgirem.

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UE considera lei que exija a remoção de conteúdo terrorista da internet em até uma hora

Posted: 20 Aug 2018 07:41 AM PDT

A União Europeia já mostrou que não confia muito na boa vontade de empresas de tecnologia. Tanto é que neste ano aprovou a GDPR, uma lei de proteção de dados, que, inclusive, influenciou o Brasil a ter sua própria legislação sobre o assunto.

O bloco europeu parece ter planos ainda mais restritos para as companhias, segundo informações do Financial Times. O jornal britânico informa que os políticos da região estão elaborando uma lei que force sites e redes sociais a apagarem materiais quando autoridades sinalizarem que este conteúdo é terrorista.

Como uma nova legislação europeia de direitos autorais pode arruinar a internet como a conhecemos

A legislação ainda está sendo elaborada. Além da existência de um rascunho para uma lei sobre o assunto, um fonte disse ao jornal que a ideia é que os sites e redes sociais apaguem tais conteúdos em até uma hora após serem notificados

De acordo com Julian King, comissário de segurança da União Europeia, a razão para uma lei sobre o assunto é que o bloco considera que "não tem havido muito progresso" nesse sentido. Para ele, os europeus não podem "relaxar ou serem complacentes" ao lidar com extremismo.

Um rascunho da lei deve ser publicado no próximo mês. O assunto só vai ser avaliado pelos eurodeputados depois de uma proposta completa se tornar pública. Depois, caso for aprovada, deve levar ainda mais um tempo para se tornar efetiva.

As grandes plataformas costumam remover conteúdos extremistas ou ligados ao terrorismo com a ajuda de inteligência artificial. O YouTube, por exemplo, diz que consegue, muitas vezes, detectar esse tipo de conteúdo bem antes que as autoridades. O problema, como ressalta o Engadget, são sites pequenos. Diferentes das grandes plataformas que usam tecnologias avançadas e podem contratar moderadores, esse processo de apagar conteúdo em até uma hora pode ser difícil de ser cumprido por plataformas de pequeno porte.

[FT via Engadget]

Imagem do topo: Sede da União Europeia. Crédito: robynmack96/Flickr/CC

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A batalha épica de Thanos em Guerra Infinita daria um joguinho animal em 16-bit

Posted: 20 Aug 2018 05:25 AM PDT

Os gráficos hiperrealistas dos videogames atuais são bacanas, mas não dá para negar o charme da estética quadradona e pixelada dos jogos da era 16-bit. O animador John Stratman tem um bom exemplo disso em mãos. Ele fez uma versão da cena final de os Vingadores: Guerra Infinita em 16-bit e, olha, isso poderia facilmente se tornar um joguinho.

A primeira metade do vídeo produzido por Stratman mostra apenas cenário em 16-bit e na segunda parte podemos ver uma comparação lado a lado com o filme original. A fidelidade é impressionante, ainda mais levando em consideração as limitações que ele teve, como a paleta de cores mais simples.

Há 27 anos esse joguinho seria daqueles indispensáveis em qualquer console. E sabendo da vitória inevitável de Thanos com o sumiço de metade dos personagens, valeria muito a pena comprar um Game Genie (uma espécie de ferramenta para trapaça) para colocar os códigos de cheat.

[h/t Tastefully Offensive]

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O queijo mais antigo já achado, encontrado em uma tumba antiga, era também muito perigoso

Posted: 20 Aug 2018 04:32 AM PDT

Os humanos têm produzido e consumido queijo por um longo tempo, como uma descoberta recente de um queijo velho de 3.200 anos atrás em um antigo túmulo egípcio. Por mais delicioso que esse queijo parece ter sido, ele também era uma fonte de doenças.

• A origem da mumificação no Egito vem de muito antes da Era dos Faraós

Uma nova pesquisa publicada nessa semana no periódico científico Analytical Chemistry descreve o que é "provavelmente" o resíduo arqueológico mais antigo de queijo já encontrado", nas palavras dos autores do estudo. Datada do século 13 a.C., a "massa esbranquiçada solidificada" foi descoberta em uma jarra, e apesar de 30 séculos de exposição às condições do deserto, o composto reteve a composição química original, o que tem ajudado os cientistas a descobrirem a origem do queijo. Além disso, deve ser possível determinar o tipo de leite usado para fazer o queijo e os pesquisadores também detectaram traços de bactérias perigosas que ainda nos atormentam até hoje.

A tumba contendo a jarra com o queijo foi originalmente encontrada em 1885, mas foi esquecida e ficou perdida nas areias do Saara em um sítio arqueológico. O local foi "redescoberto" em 2010 e reexaminado por arqueólogos franceses. Ladrões de túmulos já haviam pego quase tudo da tumba, mas acabaram deixando um lote de jarros de cerâmica (a maioria quebrados), incluindo um que continha o queijo e um pano de lona.

Imagem: Universidade de Catania e Universidade do Cairo

A jarra que continha o queijo antigo foi enterrada junto com Ptahmes, o prefeito da cidade egípcia de Mênfis, a capital do Baixo Egito na época. O local remonta à 19ª dinastia, que governou o Egito entre 1.292 e 1.189 a.C. Como figura política, Pthames era importante; além disso, durante seu mandato, ele trabalhou como chefe militar e era responsável por cuidar do tesouro da cidade. Após sua morte, o status de Ptahmes foi elevado pelo sumo sacerdote do deus Amon, uma antiga divindade egípcia. E como o aponta o novo estudo, ele tinha uma certa queda por queijo.

Quase 33 séculos de exposição sob forte exposição alcalina do clima desértico alterou a natureza química da amostra (particularmente suas gorduras), torando a análise da substância branca ainda mais difícil. Para estudar o suposto queijo, a equipe liderada por Enrico Greco, da Universidade de Catania, na Itália, teve de arranjar uma nova forma de analisar proteínas e identificar marcadores peptídicos (cadeias de aminoácidos que sinalizam a presença de substâncias em específico). Depois de dissolver partes da massa branca, a equipe de Greco isolou e purificou as proteínas das amostras. As proteínas foram cuidadosamente analisadas usando um espectômetro de massas e cromotografia líquida. Apesar dos anos de depreciação, os cientistas conseguiram identificar marcadores peptídicos específicos, identificando a substância como um tipo de queijo duro.

As análises mostram que o produto lácteo era produzido com uma mistura de queijo de cabra, ovelha e de um búfalo africano — uma espécie que não é associada com animais domésticos e produtora de leite mesmo na África moderna. Análises do pano de lona mostraram que ele era bom para manter a mistura sólida. Esse acessório provavelmente era usado para cobrir o queijo, ou possivelmente o topo do frasco.

No entanto, os pesquisadores encontraram marcadores peptídicos que se parecem com Brucella melitensis — uma bactéria que causa brucelose (ou febre mediterrânea).  Esse queijo não foi pasteurizado (processo usado para destruir microorganismos patogênicos) o que o torna perigoso, mesmo assim ele era potencialmente muito saboroso.

"A forma mais comum de se infectar [com Brucella melitensis] é ao comer ou beber laticínios não pasteurizados ou crus. Quando dormem, cabras, vacas ou camelos são infectados, e o leite deles se torna contaminado com a bactéria", explica o CDC (Center for Disease Control), órgão de saúde dos EUA, em seu site. "Se o leite de animais infectados não forem pasteurizados, a infecção será transmitida às pessoas que consomem esses produtos provenientes do leite."

A brucelose não é fatal, mas é uma doença desagradável. Os sintomas incluem febre, suores noturnos, mal-estar e dores musculares, além de problemas de saúde a longo prazo, que incluem artrite, inchaços dos testículos, fadiga crônica e endocardite (inchaço do coração), entre outras condições.

Evidências arqueológicas prévias mostraram que os egípcios já conheciam a brucelose, e a nova descoberta fornece ainda mais evidências sobre essa infecção, e isso significa que a transmissão muito provavelmente ocorria por meio de queijos infectados.

Sobre o gosto do queijo, ele teria uma consistência parecida com o chevre, mas com um gosto "muito ácido", segundo descreveu o professor da Universidade de Vermont, Paul Kindstredt, ao New York Times. Para ele, o queijo "era uma espécie de pasta e que era espalhável."

Olha, parece até gostoso. Exceto pelo fato de que poderia adoecer o consumidor.

[Analytical Chemistry]

 Imagem do topo por University de Catania e Universidade do Cairo

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Um comentário:

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