segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


NASA espera que período de ventos em Marte permita carregar painéis solares do rover Opportunity

Posted: 14 Oct 2018 01:04 PM PDT

Já faz meses que os engenheiros da NASA não ouvem novidades sobre o rover Opportunity, que entrou num modo soneca após Marte passar por uma forte tempestade de poeira, que escureceu toda a superfície do planeta vermelho. Mas as esperanças ainda não estão perdidas, como mencionou a agência espacial recentemente, pois Marte está próximo de ter uma temporada de ventos que podem ajudar a limpar os painéis solares do rover.

Como a NASA está lidando com a tempestade de areia gigante que tomou conta de Marte

"Um período de vento em Marte — conhecido pela equipe da Opportunity como "época de limpeza de poeira" — ocorre entre novembro e janeiro e já ajudou a limpar os paineis do rover no passado", informou a NASA.

Enquanto isso, os engenheiros do JPL (Jet Propulsion Laboratory), da NASA, — que acompanham as operações do rover há 12 anos — estão aumentando o número de comandos da Opportunity e buscando ouvir quaisquer sinais de volta da sonda.

A última vez que engenheiros receberam retorno do rover foi em 10 de junho, enquanto trabalhava no Vale da Perservença, em Marte. A NASA disse que acredita que durante o pico da tempestade de poeira em junho uma camada de areia impregnou nos painéis solares, bloqueando a captação de energia solar para recarga. Na época, a NASA foi forçada a colocar o Opportunity no modo hibernação para preservar a carga que tinha até a tempestade se dissipar.

"Não dá para dizer o quanto de poeira foi depositada nos painéis", informou a agência espacial na última semana, adicionando que a equipe ainda continua otimista com a perspectiva do rover voltar à ativa.

No mês passado, a câmera HiRISE que está acoplada ao orbitador MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) conseguiu captar o rover na superfície do planeta vermelho, indicando que ele não foi completamente coberto pela poeira e oferecendo um lampejo de esperança de que a luz solar poderia alcançar os painéis solares assim que a tempestade acabar.

"O Sol está rompendo a neblina sobre o Vale da Perserverança, e assim que haja luz solar suficiente, as baterias do Opportunity deverão ser recarregadas", disse John Callas, gerente de projeto da sonda Opportunity do JPL, em um comunicado no mês passado. "Quando o nível tau (unidade de medida de partícula do céu marciano) for menor que 1.5, nós começaremos um período ativo de tentativas de comunicação com o rover ao enviar comandos por meio de antenas da Deep Space Network, da NASA. Assumindo que a gente receba uma resposta, nós começaremos o processo de compreensão de status para tornar a sonda online novamente."

O rover Opportunity superou sua expectativa de vida de 90 dias de Marte. Lançado em 2003 com o parte da missão Mars Exploration Rover, o robô do tamanho de um carrinho de golfe já está no planeta vermelho há quase 15 anos.

Esperamos que este rover super resistente retorne logo os contatos da equipe da NASA.

[NASA]

Ilustração do topo do rover Opportunity via NASA

The post NASA espera que período de ventos em Marte permita carregar painéis solares do rover Opportunity appeared first on Gizmodo Brasil.

Está máquina mantém uma família de Tamagotchis viva e feliz para sempre

Posted: 14 Oct 2018 10:43 AM PDT

Os bichinhos virtuais Tamagotchi não eram sobre simular a diversão de ter um dinossauro de estimação, mas sobre o estresse de manter uma vida pixelizada o máximo possível. Bem, eu continuo não sendo bom nessa tarefa e, parece, que nem o Dmitry Morozov, pois ele construiu uma máquina que automaticamente toma conta de Tamagotchis, mantendo-os vivos por toda a eternidade.

A Lego recriou o Aston Martin DB5, do 007, com ejetor de assento e metralhadoras ocultas
Brinquedo gigante em parque de diversão gira você em todas as direções

A Umbilical Digital parece uma criação saída de Matrix e, de alguma forma, não está muito longe dessas máquinas que mantêm humanos vivos em filmes de ficção científica. Uma série de cinco Tamagotchis estão conectados a uma placa de controle Arduino que usa algoritmos para cuidar das criaturas, apertando os botões para manter os bichinhos alimentados, felizes e vivos.

Mas, diferente de Matrix, onde humanos são mantidos vivos como uma fonte de calor e energia, manter os Tamagotchis vivos não traz muito benefício para essa máquina. A única coisa que ela produz é uma longa fita térmica de impressão de cada interação entre o algoritmo e as criaturas, documentando a evolução da família e o que os mantêm felizes.

Está mais para uma obra de arte eletrônica do que outra coisa, mas eu curti essa máquina, pois ela representaria menos uma responsabilidade em minha vida.

The post Está máquina mantém uma família de Tamagotchis viva e feliz para sempre appeared first on Gizmodo Brasil.

Apple Watch pode ter transmitido detalhes de morte de jornalista crítico à Arábia Saudita, diz jornal turco

Posted: 14 Oct 2018 08:03 AM PDT

O desaparecimento de um jornalista tem causado grande discussão no cenário internacional. Isso porque Jamal Khashoggi, que estava exilado nos EUA e escrevia para o Washington Post, sumiu após ter entrado no consulado da Arábia Saudita em Istambul no dia 2 de outubro. Desde então, autoridades turcas têm falado, sempre de forma anônima, que o jornalista, por ser crítico ao regime saudita, foi alvo de uma armação e que ele foi torturado e morto no local.

O recurso de eletrocardiograma do novo Apple Watch presta mesmo?
Novo Apple Watch Series 4 liga para a emergência caso você caia e não se mexa por um minuto

O jornal turco Daily Sabah, que costuma ter certo alinhamento com o presidente truco Recep Tayyip Erdogan, informou nesta sexta-feira (12) que Khashoggi acabou gravando detalhes de sua morte utilizando um Apple Watch — embora, a história ainda tenha um monte de fatos a serem esclarecidos. A CNN, citando o jornal turco, informa que Khashoggi configurou seu relógio para gravar suas interações enquanto estava dentro do local e que essas informações foram sincronizadas com seu iPhone, que estava com sua mulher em um carro em frente ao consulado:

O momento do interrogatório dele, tortura e morte foram gravados e enviados tanto para seu iPhone quanto para sua conta do iCloud, disse uma fonte do jornal privado e que tem orientação pró-governo. O jornal turco diz que as conversas com os homens envolvidos no assassinato foram gravadas.

A CNN, mais uma vez citando o Daily Sabah, informa que os torturadores só perceberam depois o problema de o relógio ter estado o tempo todo com Khashoggi e tentou apagar alguns dos registros após acessar o dispositivo usando impressões digitais.

O problema disso é que o Apple Watch não tem leitor de impressão digital (o desbloqueio ocorre via senha) ou, em alguns momentos, só de ter o telefone por perto já torna o relógio livre para uso. Um especialista da CNN diz ainda que a distância para transmissão via Bluetooth para um iPhone fora do local é muito grande, o que torna a tese um pouco esquisita.

A Reuters informa que os Apple Watches podem transmitir localização de GPS e batimentos cardíacos, além disso apenas os modelos mais novos do relógio contam com conexão LTE, o que possibilitaria a gravação das informações no iCloud, por exemplo. A questão é que não se sabe qual modelo do relógio da Apple que o jornalista usava.

Apenas recentemente que o jornalista Khashoggi percebeu o perigo em que estava, embora gravações mostrem que ele entrou sozinho no consulado da Arábia Saudita em Istambul.

O analista de inteligência Robert Baer sugeriu em entrevista à CNN que os turcos, na verdade, têm gravações sobre o assassinato, mas estão mentindo sobre como eles obtiveram, pois isso poderia ser uma forma de admitir que eles espionavam o local.

"Acho que os turcos têm escutas no consulado saudita e eles contam com transmissores", disse o analista de inteligência Robert Baer à CNN. "Os turcos não confiam em quaisquer diplomatas e eles estão presentes em embaixadas e na maioria dos consulados, ouvindo o que acontece nesses locais — e se, de fato, existem gravações provando que o jornalista foi morto, acho que é provavelmente a forma como eles obtiveram essas informações. No entanto, os turcos estão relutantes em admitir isso."

Funcionários da inteligência dos Estados Unidos disseram à CNN que o país interceptou comunicações de autoridades sauditas, que discutiam um plano de levar Khashoggi novamente para a Arábia Saudita e prendê-lo lá."

Oficialmente, as autoridades sauditas dizem que Khashoggi deixou o local livremente e desapareceu após isso.

O jornalista Jamar Khashoggi escreveu muitas colunas críticas ao príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que é o chefe das atividades diárias do governo do país (o que inclui poder sobre as forças de segurança e militares) designado pelo rei Salman.

O príncipe tem tentado parecer como um "disruptor" ao tentar diversificar a economia do país, baseada atualmente apenas em petróleo, e tornar a cidade um hub de logística e uma região tecnológica. Parte desses esforços envolve investir bilhões de dólares do fundo soberano do país em gigantes da tecnologia, como Uber e Softbank. Ao mesmo tempo, Bin Salman tem se interessado em atrair interesse de empresas como Amazon, Tesla e Lockheed Martin, com um foco específico em setores que trabalham com novas formas de gerar e armazenar energia, indústria química, de plásticos, datacenters, além de equipamentos militares super tecnológicos.

Para tentar atrair esses investidores, o reino tem promovido reformas, como a que liberou recentemente as mulheres de poderem dirigir no país.

As alegações sobre o assassinato brutal do jornalista saudita parecem ser demais para Bin Salman, pois isso afetaria diretamente seus planos. Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, Bob Bakish, CEO da Viacom, Steve Case, CEO da AOL, e vários parceiros de mídia declararam não ir em um evento chamado Future Investment Initiative (apelidada de Davos no Deserto). Richard Branson, fundador do Virgin Group, suspendeu conversas sobre investimentos e encerrou seu papel como supervisor de projetos turísticos sauditas, dizendo que se "as alegações são verdadeiras, esse fato mudaria a concepção do Ocidente de fazer negócios com o governo saudita."

Neste sábado (13), o presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu em uma entrevista ao programa 60 minutes, da CBS, que se fosse provado que os saudistas são responsáveis pelo desaparecimento de Khashoggi, eles serão severamente punidos.

[CNN]

Imagem do topo: Consulado da Arábia Saudita em Istambul. Crédito: AP

The post Apple Watch pode ter transmitido detalhes de morte de jornalista crítico à Arábia Saudita, diz jornal turco appeared first on Gizmodo Brasil.

As imagens vencedoras do concurso de fotografia dos padrões mais fascinantes da natureza

Posted: 14 Oct 2018 06:23 AM PDT

A natureza esconde padrões em todos os lugares. A chave é saber para onde olhar.

A competição de fotografia de 2018 da Royal Society of Biology pediu para que os participantes buscassem esses padrões na natureza. Os vencedores, anunciados nesta quinta-feira (11), entregaram imagens belíssimas.

A competição da Royal Society of Biology existe de 2013, e todo ano há um novo tema. No ano passado, foi o “Mundo Escondido” e os fotógrafos se esforçaram em mostrar partes da natureza que não conseguimos ver sempre, como o coração de um embrião de um ratinho. Cinco anos atrás, o tema inaugural foi “Alimentando a Vida” e celebrava os animais comendo. A organização recebeu mais de 2.500 fotos de 900 pessoas para a competição desse ano, intitulada “Padrões na Natureza”, que concedeu um prêmio de Fotógrafo do Ano e Jovem Fotógrafo do Ano.

Jack Olive, 17, foi o jovem que tirou a foto da Lagartixa-leopardo – com padrões visíveis tanto em suas escamas quanto em seus olhos – e que garantiu o primeiro lugar. A Lagartixa-leopardo estava olhando diretamente para as lentes, então podemos imaginar que tenha sido uma foto dificílima de se tirar. O outro ganhador foi Roberto Bueno, que procurou por folhas do outono marcadas por refeições das larvas.

Os 12 finalistas capturaram outros momentos incríveis: o fascínio de uma criança de dez anos por uma estrela-do-mar, uma zebra e seu reflexo, as asas cintilantes de uma libélula e até mesmo algum ácido cítrico cristalizado.

Separamos aqui as imagens:

The post As imagens vencedoras do concurso de fotografia dos padrões mais fascinantes da natureza appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário