domingo, 4 de novembro de 2018

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Veja como esta famosa supernova mudou ao longo de 25 anos

Posted: 04 Nov 2018 11:06 AM PST

A SN 1987A talvez seja a mais importante supernova da era moderna. Ela é a mais próxima da Terra desde a invenção do telescópio. Cientistas têm observado os restos da explosão desde o evento de 1987.

• Astrônomos podem ter encontrado uma das luas de poeira em torno da Terra
• Sonda Parker, da NASA, quebrou dois recordes em um só dia

Agora, pesquisadores liderados pela estudante de pós-graduação Yvette Cendes, da Universidade de Toronto, apresentaram um novo relatório mostrando os 25 anos de observações de ondas de rádio da evolução do cadáver estelar, de 1992 a 2017. Você pode ver essas observações no timelapse abaixo.

O gif mostra o fluxo de rádio depois de uma estrela no fim de sua vida entrar em colapso, ejetando matéria e energia. Menos ondas de rádio são representadas em azul, mais ondas de rádio, em vermelho, e a maioria, em branco. Já vamos falar sobre o que está emitindo essas ondas.

A SN 1987A foi a supernova mais próxima da Terra desde a “supernova de Kepler”, que foi observada no mundo todo em 1604. Ela ocorreu a 168 mil anos-luz de distância, na Grande Nuvem de Magalhães, e seus restos têm sido extensivamente estudados como uma maneira de entender o que acontece depois que uma estrela morre e como supernovas evoluem. Ela também foi o primeiro exemplo de “astronomia multimensageira”, em que cientistas detectam tanto luz quanto outras partículas emitidas, já que ela veio com algumas partículas detectáveis de neutrino.

Os cientistas pegaram essas imagens das ondas de rádio dos remanescentes da supernova usando o Australia Telescope Compact Array e as publicaram na quarta-feira (31) no Astrophysical Journal. As observações dos pesquisadores mostram que os remanescentes da supernova continuam se expandindo e, mais recentemente, começaram a desaparecer na porção sudeste. Além disso, eles observaram que a expansão da supernova acelerou nos últimos três anos.

Dá para notar a forma de anel nas primeiras imagens — isso é material ejetado pela estrela antes da supernova. A onda de choque da supernova passou pelo anel, fazendo com que os elétrons espiralassem a partir de mudanças do campo magnético e liberassem fótons.

Os cientistas por trás do novo artigo acreditam que a expansão acelerada pode ser um sinal de que a onda de choque está começando a sair do anel, o que explicaria o escurecimento na emissão de luz na porção sudeste.

“A razão pela qual é mais interessante agora é que parece que a onda de choque atravessou esse material denso no anel em torno da supernova e agora acelerou novamente, conforme entra em um meio menos denso”, disse Cendes. “Isso é bem legal, uma física clássica de onda de choque.”

Esse não é o único telescópio ou grande conjunto de dados observando esse comportamento astronômico — o Hubble, o Telescópio de raios X Chandra e vários outros verificam a supernova periodicamente para ver como andam as coisas. Outras observações em outros comprimentos de onda de luz confirmam as observações apresentadas aqui.

Não é sempre que vemos um evento astronômico acontecendo em tempo real (bom, com um atraso de 168 mil anos, mas você entendeu). E pode apostar que cientistas vão continuar a estudar muito essa supernova para tentar entender esses eventos caóticos de maneira mais geral.

[ApJ]

Imagem do topo: Telescópio de raios X Chandra

The post Veja como esta famosa supernova mudou ao longo de 25 anos appeared first on Gizmodo Brasil.

Como enviar mensagens para todos os seus amigos sem criar uma conversa em grupo

Posted: 04 Nov 2018 09:45 AM PST

Você já viu a cena. Você precisa mandar uma mensagem para muitas pessoas — "o bebê nasceu" ou "traga sua própria cerveja", esse tipo de coisa —, mas você não quer transformar a vida dos seus contatos em um pesadelo. Independentemente de qual o seu aplicativo de comunicação preferido, veja como transmitir mensagens simultâneas para múltiplos contatos:

O app Mensagens, do Android, está ficando cada vez mais com pinta de WhatsApp
Afinal, o que significa exatamente o "alguém está digitando" em seu app de mensagens?

Mandando mensagens do WhatsApp


Se o WhatsApp é sua plataforma de mensagens preferida, você está com sorte, pois ela apresenta uma opção muito útil chamada Transmissão. Ela transmite a mesma mensagem para um número escolhido de contatos, mas mantém todas essas mensagens separadas, e você pode até mesmo salvar listas específicas de pessoas para diferentes ocasiões.

Na tela frontal do aplicativo, toque no botão de menu e em Nova transmissão. Escolha seus destinatários, digite sua mensagem e pronto — a mensagem aparece como uma mensagem normal em suas janelas de conversas normais, e as respostas seguintes são mantidas em sigilo. A transmissão inicial aparece como uma entrada separada na sua lista de bate-papo, mas a mesma mensagem é duplicada em todos os tópicos individuais que você já realizou com esses contatos também.

Há uma ressalva: você só pode transmitir mensagens para pessoas que tenham seu número salvo no catálogo de endereços do telefone, caso contrário, elas não serão recebidas. Se as transmissões não estão chegando, esse pode ser o motivo.

Apertar no ícone de nova mensagem (canto inferior direito) e escolher Novo grupo é a opção que você não deve escolher, supondo que você não queira iniciar um tópico em que todos possam ver o que todo mundo está dizendo. Se você for colocado em um grupo contra a sua vontade, abra a conversa, toque no botão de menu (canto superior direito), depois escolha Informações do grupo e Sair do grupo.

Enviando mensagens de um iPhone


Captura de tela: Gizmodo

O aplicativo Mensagens no iOS lida com chats de grupo de maneira diferente, dependendo se os destinatários da sua comunicação estão usando o iMessage, SMS ou uma combinação dos dois. A única maneira de evitar especificamente um bate-papo em grupo e forçar o envio de mensagens SMS individuais é desativar tanto o iMessage quanto o MMS.

Em Ajustes, vá em Mensagens e, em seguida, desligue o iMessage e o MMS (você vai perder todas as vantagens do iMessage, como a criptografia de ponta a ponta). Você pode voltar para o aplicativo Mensagens e criar uma nova mensagem para vários destinatários sem iniciar um bate-papo em grupo. Sua mensagem inicial é mantida em uma conversa separada, mas todas as respostas são encaminhadas para conversas individuais.

Vários aplicativos também podem ajudar, apesar das restrições que o iOS coloca no acesso de terceiros. O melhor que encontramos é o Reach, que funciona com o iMessage ou SMS simples e pode até personalizar cada mensagem para você — é preciso pressionar Enviar para cada mensagem que se deseja enviar (devido às restrições que acabamos de mencionar), mas é muito mais conveniente do que copiar e colar e significa que todos os seus tópicos de conversa permanecem organizados.

Para fugir de um tópico de conversa em um grupo em que colocaram você no Mensagens para iOS, entre no tópico e toque no botão de informações (canto superior direito). Role para baixo e toque em Deixar esta conversa, e você está fora. Se você não vir a opção, isso significa que pelo menos um dos participantes não está usando o iMessage.

Mandando mensagens do Android


O aplicativo padrão de mensagens para Android para SMS já lida com mensagens em grupo sem precisar de um chat de grupo — em outras palavras, a ação padrão é mandar mensagens individuais para cada um quando você escolhe múltiplos destinatários para uma mensagem. Apenas aperte o botão de mais (embaixo à direita) na tela de início, escolha os contatos e então escreva a sua mensagem — você não irá criar sem querer uma bagunçada conversa de grupo.

Como no Mensagens para iOS, a mensagem que você envia cria uma nova conversa, mas o SMS também é duplicado nas conversas que você tem com cada contato individual, e quaisquer respostas são mantidas nessa conversa um a um também. É um pouco mais limpo do que o iOS, mas você ainda verá um grupo criado na sua lista de bate-papos (pressione e segure no grupo e toque no ícone da lixeira se quiser se livrar dele).

Uma série de aplicativos de SMS de terceiros cumpre o trabalho para você no Android também. O Pulse SMS é um dos que nos chamou a atenção recentemente e pode disponibilizar seus textos em vários dispositivos por uma pequena taxa (é grátis para usar no seu telefone). Novamente, basta tocar no botão de mais para iniciar uma mensagem em grupo, como as mensagens do Android, e as respostas serão classificadas novamente em conversas individuais, embora, nesse caso, a mensagem de texto original não seja copiada e ocupe uma conversa própria.

O Chomp SMS também é um velho conhecido. Nele, você precisa especificar a forma como você quer usá-lo antes de criar um grupo: aperte o botão de menu (no topo à direita), Configurações e então escolha Modo de Conversa em Grupo e, a seguir, SMS. A opção que você quer nesse caso é Respostas chegam só para você (SMS). Caso contrário, você vai criar uma conversa MMS em que as respostas vão para todos.

Mandando mensagens de outros aplicativos


Captura de Tela: Gizmodo

Nem todo aplicativo tem um recurso útil para o envio de mensagens de um para muitos. Por isso, se você estiver usando algo diferente dos aplicativos que já mencionamos, talvez seja necessário usar a rota tradicional de copiar e colar. É demorado, mas não tão ruim quando você entra no ritmo e só tem um punhado de pessoas para enviar uma mensagem, ao invés de uma centena.

No Facebook Messenger, por exemplo, pressione e segure uma mensagem e toque em Copiar. Saia da conversa atual, entre em outra, toque duas vezes (iOS) ou pressione e segure (Android) dentro da caixa de mensagem e escolha Colar no menu.

Essa é a opção menos conveniente de todas, mas é certeira — é quase como se você tivesse escrito cada mensagem individualmente. Todas as suas correntes de conversa se mantém intactas e em ordem, e é claro que, se alguém responder uma de suas mensagens, ela se manterá individualmente separada.

Cheque duas vezes que aplicativo você está usando — o nosso aplicativo preferido de conversas criptografadas, o Signal, sempre cria conversas em grupo de múltiplos destinatários, mas algo como o Viber tem uma função de transmissão assim como o WhatsApp.

Todas as imagens por Gizmodo

The post Como enviar mensagens para todos os seus amigos sem criar uma conversa em grupo appeared first on Gizmodo Brasil.

Tesla do Elon Musk lançado ao espaço pela SpaceX já passou de Marte, diz a empresa

Posted: 04 Nov 2018 06:08 AM PST

O manequim Starman e o Tesla Roadster da SpaceX já viajaram além de Marte. A SpaceX compartilhou um diagrama do carro que já foi dirigido por Elon Musk, indicando que ele agora passou do Planeta Vermelho.

• Se desse para trazer o Tesla do Elon Musk de volta do espaço, ele ainda funcionaria?

Compartilhando a posição atual do Starman em um diagrama no Twitter, a SpaceX fez referência à série O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, adorada por Musk (o “restaurante no fim do universo” se refere ao segundo livro da série). O painel do Roadster também tem uma referência ao Guia do Mochileiro das Galáxias, como apontado pelo Space.com: as palavras “Don’t Panic” no painel também apareceram em uma capa do romance.

(“Localização atual do Starman. Próxima parada, o restaurante no fim do universo.”)

A SpaceX lançou o Tesla Roadster e seu passageiro inanimado ao espaço como carga do lançamento inaugural do foguete Falcon Heavy, em fevereiro deste ano, um feito que foi visto por muitos como um golpe de publicidade de Musk.

“A carga será o meu Tesla Roadster tocando Space Oddity”, tuitou Musk em dezembro, antes do lançamento. “O destino é a órbita de Marte. Ele estará no espaço por um bilhão de anos, mais ou menos, se não explodir na subida.”

O antigo carro de Musk não é a única coisa que ele pretende lançar no espaço. Em outubro, o CEO tuitou que donos de carros Tesla poderiam indicar um amigo a comprar um carro da fabricante e “ter a imagem que quiserem gravada em vidro com laser e enviada ao espaço por milhões de anos” (Musk depois acrescentou que não existe restrição ao tipo de imagem que pode ser enviada, o que certamente fará aparecer algumas preciosidades).

O Roadster passou de Marte cerca de nove meses depois do lançamento inicial, mas não ficará lá. Segundo o Space.com:

O Roadster e o Starman chegarão a algumas centenas de milhares de quilômetros do nosso planeta em 2091, de acordo com um estudo de modelagem de órbita. Os autores desse estudo determinaram que o carro irá colidir com Vênus ou com a Terra, provavelmente dentro das próximas dezenas de milhões de anos. Eles dão ao carro espacial uma chance de 6% de atingir a Terra no próximo um milhão de anos e uma chance de 2,5% de atingir Vênus neste mesmo período.

Considerando que, basicamente, não existe chance alguma de que essa coisa possa ser dirigida novamente, está tudo bem.

[Twitter]

Siga o Gizmodo Brasil no Instagram

Imagem do topo: SpaceX

The post Tesla do Elon Musk lançado ao espaço pela SpaceX já passou de Marte, diz a empresa appeared first on Gizmodo Brasil.

iPhones devem ganhar 5G em 2020, segundo fonte interna

Posted: 04 Nov 2018 03:57 AM PST

A tecnologia 5G pode estar chegando aos produtos Apple já em 2020, segundo uma reportagem recente. A Fast Company escreveu nesta semana que “uma fonte familiarizada com os planos da Apple” disse que uma linha de iPhones usando o chip modem 8161 5G, da Intel, é planejada para lançamento em 2020 e que a Intel está desenvolvendo um chip precursor chamado 8060, para testes. Ainda assim, o site acrescentou que nem tudo vai bem no processo de desenvolvimento, particularmente com o nível de calor gerado pelo processamento de sinais de ondas milimétricas:

Muitas operadoras sem fio, incluindo a Verizon e a AT&T nos EUA, inicialmente contarão com o espectro de ondas milimétricas (entre 30 GHz e 300 GHz) para conectar os primeiros telefones 5G. Mas sinais de ondas milimétricas exigem bastante trabalho dos chips modernos, explica nossa fonte. Isso causa a liberação de níveis de energia térmica acima do normal dentro do dispositivo — tanto que o calor pode ser sentido do lado de fora do telefone.

O problema também afeta a duração da bateria. O calor gerado por um componente do dispositivo é sempre convertido a partir da eletricidade armazenada na bateria.

Fast Company acrescentou que sua fonte disse que a Apple não está contente com o progresso da Intel em resolver esse problema de geração de calor, embora não descontente o suficiente para que a companhia “reiniciasse conversas com a Qualcomm sobre o fornecimento de modems 5G” (Apple e Qualcomm estão presas em uma batalha legal há algum tempo, então isso não é nenhuma surpresa). No entanto, a Apple entrou em contato com outra fornecedora chamada MediaTek, embora isso pareça mais um plano de contingência caso a parceria com a Intel não dê certo.

• Os melhores apps da semana para iPad e iPhone

A Apple já recebeu a permissão da Comissão Federal de Comunicações dos EUA para testar tecnologia no espectro de ondas milimétricas, e houve relatos de que a empresa abandonará os chips Bluetooth e Wi-Fi da Intel nas futuras linhas de iPhones. Entretanto, como apontou a Fast Company, os mais recentes modelos da gigante da tecnologia usam exclusivamente modems Intel, e a reportagem do veículo sugere que a Apple e seu CEO, Tim Cook, não estão planejando cortar a Intel de sua cadeia de fornecimento a curto prazo.

Diversos fabricantes estão se apressando para preparar dispositivos 5G, embora o padrão só tenha sido finalizado em 2018 e as empresas de telecom devam levar alguns anos para implementá-lo completamente. Como escreveu a Fast Company, o Mobile World Congress de fevereiro de 2019 deve ver vários lançamentos de dispositivos 5G. Portanto, a data de 2020, quando as empresas de telecom terão tido um ano inteiro para se atualizar, parece certa para a Apple se juntar à tecnologia.

[Fast Company via The Verge]

Siga o Gizmodo Brasil no Instagram

Imagem do topo: Getty

The post iPhones devem ganhar 5G em 2020, segundo fonte interna appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário