domingo, 4 de novembro de 2018

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Extensão no Chrome aparentemente roubou mensagens privadas de 81 mil contas do Facebook

Posted: 03 Nov 2018 01:08 PM PDT

Uma nova reportagem da BBC pode fazer você pensar duas vezes antes de instalar sua próxima extensão para Chrome. As mensagens privadas de Facebook de pelo menos 81 mil pessoas teriam sido roubadas, provavelmente devido a uma falha em uma extensão do navegador, comprometendo contas que, aparentemente, agora estão à venda por apenas dez centavos de dólar.

• Facebook tem usado novos métodos de IA para detectar pornografia infantil e pegar abusadores
• Facebook mantém tendência de queda de popularidade entre adolescentes nos EUA

A BBC informa que um grupo suspeito havia entrado em contato com o veículo, tentando vender dados de Facebook de, segundo os hackers, 120 milhões de conta, número que é duvidoso. Essa invasão aparentemente não tem nada a ver com o hack mais recente de dados do Facebook que foi amplamente discutido em setembro. Os hackers, que podem ser russos, já que entraram em contato com a BBC Rússia, parecem ter as mensagens de Facebook de pelo menos 81 mil pessoas, com a maioria sendo russa e ucraniana — mas também de pessoas nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, de acordo com a BBC.

“Com base em nossa investigação até agora, acreditamos que essas informações foram obtidas por meio de extensões de navegador maliciosas instaladas fora do Facebook”, disse Guy Rosen, vice-presidente de gerenciamento de produtos da rede social, em entrevista ao Gizmodo por e-mail.

“Entramos em contato com criadores de navegadores para garantir que extensões maliciosas conhecidas não estejam mais disponíveis para download em suas lojas e para compartilhar informações que possam ajudar a identificar extensões adicionais que possam estar relacionadas”, disse Rosen. “Também contatamos a lei e trabalhamos com autoridades locais para remover o site que exibia informações de contas do Facebook.”

“Incentivamos as pessoas a verificarem as extensões de navegador que elas instalaram e a removerem aquelas em que não confiam totalmente. Conforme continuamos a investigar, tomaremos medidas para proteger as contas das pessoas apropriadamente.”

A empresa de segurança Digital Shadows ajudou a BBC a analisar os dados e chegou à conclusão de que os invasores usaram uma brecha de navegador. Mas Rick Holland, diretor de segurança da informação na Digital Shadows e vice-presidente de estratégia da companhia, disse ao Gizmodo que eles ainda não sabem qual extensão (ou quais extensões) de navegador pode ser responsável.

“Navegadores como o Chrome podem ser muito seguros, mas extensões de navegador podem trazer lacunas graves em suas armaduras. A adição de extensões de navegador aumenta o que é, de outra forma, uma superfície de ataque pequena. Extensões maliciosas podem ser usadas para interceptar e manipular os dados que passam pelo navegador”, disse Holland.

“Infelizmente, extensões maliciosas chegam às lojas oficiais de navegadores, como a Chrome Web Store”, continuou, “e o gerenciamento de extensões de navegador é um desafio para as equipes de segurança cibernética, o que torna as coisas muito piores”.

E por que a enorme diferença entre as supostas 120 milhões de contas alegadas pelos invasores e as simples (e prováveis) 81 mil contas, segundo a Digital Shadows? Muitas das informações das 120 milhões de contas podem ter sido retiradas de contas do Facebook disponíveis publicamente de pessoas que não definiram suas configurações de privacidade para algo muito restritivo. Mas as mensagens privadas roubadas com certeza parecem legítimas. A BBC contatou cinco usuários russos do Facebook e confirmou que as mensagens do Facebook postas à venda eram reais.

Muitas das mensagens são relativamente benignas e incluem conversas simples sobre sair de férias e comparecer a shows. Mas, como você pode esperar, há também conversas mais delicadas, incluindo “correspondência íntima entre dois amantes”, como a BBC descreve.

Então, parece que, nesse caso aqui, o Facebook não tem culpa. Mas ainda não é uma ótima notícia para a rede social atormentada por escândalos recentes. Entre a violação de dados de setembro — que afetou diretamente cerca de 29 milhões de usuários —, a onda contínua de notícias falsas e esforços fracassados de moderação e a cumplicidade do Facebook com genocídio, não é de admirar que mais e mais pessoas estejam excluindo o Facebook de seus telefones.

Porém, se você tem alguma mensagem privada no serviço, talvez seja a hora de considerar exclui-las também. Elas podem acabar em algum site, sendo oferecidas por centavos de dólar.

[BBC]

Imagem do topo: Getty

The post Extensão no Chrome aparentemente roubou mensagens privadas de 81 mil contas do Facebook appeared first on Gizmodo Brasil.

Uber quer retomar programa de carros autônomos na Pensilvânia

Posted: 03 Nov 2018 10:33 AM PDT

A Uber está planejando colocar sua tecnologia de carro autônomo de volta nas ruas da Pensilvânia, nos Estados Unidos, depois de suspender o programa neste ano. A empresa encerrou as operações do programa em várias cidades americanas depois de um acidente fatal em que um de seus carros esteve envolvido, em Tempe, no Arizona, em março.

• Mais barato, Uber Juntos faz você andar um pouco para pegar um carro compartilhado

Um porta-voz da Uber disse ao Gizmodo que a empresa não tem nenhum plano imediato de recolocar seus carros autônomos em vias públicas, embora tenha retomado testes nas estradas no modo manual. Depois de liberar seu relatório de segurança para a Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês) na sexta-feira (2), a empresa agora irá esperar pela autorização do Departamento de Transporte da Pensilvânia antes de recomeçar os testes de sua tecnologia de direção autônoma.

Segundo a Reuters, a companhia disse em seu relatório que iria permitir frenagem automática, que empregaria supervisão e treinamento melhorados para seus funcionários e que garantiria que dois empregados estejam nos dois bancos da frente durante os testes de seus veículos autônomos. Da Reuters:

A Uber disse que uma recomendação importante de uma revisão interna após o acidente de Tempe foi melhorar o design geral do sistema de software dos veículos autônomos. A Uber disse em seu relatório de segurança divulgado na sexta-feira que o veículo melhorou a “latência do sistema”, permitindo detectar objetos e atores mais cedo e executar reações seguras mais rapidamente.

A organização National Transportation Safety Board, que tem uma investigação em andamento, disse em maio que a Uber havia registrado observações da pedestre cerca de seis segundos antes do impacto, mas o sistema não determinou que a frenagem de emergência fosse necessária até 1,3 segundo antes do impacto.

A empresa também divulgou um resumo de suas revisões internas e externas, assim como uma revisão externa separada, feita pela empresa de advocacia LeClairRyan. Em uma carta incluída em seu relatório e publicada no Medium, o CEO da empresa, Dara Khosrowshahi, disse que a companhia “lamenta profundamente o acidente”.

“A pressão competitiva para construir e comercializar tecnologia de direção autônoma pode levar desenvolvedores a ficarem em silêncio sobre os desafios de desenvolvimento remanescentes”, acrescentou. “Na Uber, acreditamos que existe um valor extraordinário no compartilhamento de abordagens de segurança operacional e na coordenação com outras empresas do setor para desenvolver métodos para medir e demonstrar o progresso no desenvolvimento da direção autônoma.”

A Uber suspendeu seu programa de carros autônomos no início deste ano depois que um de seus veículos atingiu e matou uma pedestre, Elaine Herzberg, de 49 anos, durante testes em modo de direção autônoma. No momento do acidente, filmagens do painel mostraram que a motorista de reserva do veículo podia estar olhando para o smartphone, apesar da Uber ter dito mais tarde que havia “uma política rígida que proíbe o uso de dispositivos móveis para qualquer um que use nossos veículos autônomos”. Posteriormente, relatórios divulgados pela polícia de Tempe consideraram o acidente “totalmente evitável”.

A National Transportation Safety Board divulgou um relatório preliminar em maio que havia determinado que os sensores do veículo registraram a mulher segundos antes do acidente, mas que a ignoraram e não conseguiram parar o veículo. O relatório disse que isso aconteceu porque o sistema de frenagem emergencial do carro havia sido desligado para garantir uma corrida mais suave enquanto o veículo estava no modo autônomo.

[Reuters]

Imagem do topo: AP

The post Uber quer retomar programa de carros autônomos na Pensilvânia appeared first on Gizmodo Brasil.

Os melhores apps da semana para iPad e iPhone

Posted: 03 Nov 2018 08:14 AM PDT

Apps para economizar na ida para o ENEM, ouvir músicas no Apple Watch e editar e localização de suas fotos. Veja estas e outras dicas na nossa lista para iOS:

Cuponomia + Vá de Táxi


O aplicativo de transporte Vá de Táxi fechou uma parceria com a Cuponomia para os dias 4 e 11 de novembro, quando acontecem as provas do ENEM. Os serviços vão oferecer cupons de R$ 15,00 de desconto para as corridas nos dois dias do exame. Para usar é preciso baixar o Vá de Táxi e resgatar o código promocional no site do Cuponomia. Depois, é só inserir na opção de pagamento do Aplicativo Vá de Táxi. O desconto é limitado a duas utilizações por usuário nos dias do exame, nas cidades atendidas pela plataforma.

Download: Cuponomia + Vá de Táxi (grátis)

divisoriagizmodo

MixTape Audio Sync


Este app permite sincronizar músicas para o seu Apple Watch a partir do iCloud e, então, armazená-las localmente. A ideia é permitir que você possa ouvir músicas no relógio sem precisar do iPhone. Ele funciona com qualquer tipo de arquivo sem proteções DRM (de direitos autorais). Basta arrastar e soltar as músicas na pasta MixTape no iCloud.

Download: MixTape Audio Sync (R$ 10,90)

divisoriagizmodo

Meet in Town


Recentemente, o Google Maps ganhou uma função que facilita encontrar pessoas em multidões. O Meet in Town tem uma proposta parecida, porém é mais sofisticado. O app leva em consideração as preferências por meios de transporte e informações de trânsito em tempo real para recomendar vários pontos de encontro, geralmente em um meio termo entre você e o seu amigo.

Download: Meet in Town (grátis)

divisoriagizmodo

MAPic – Geotag & Location Editor


Você já tirou uma foto com a opção de geolocalização desativada (quando o celular está em modo avião, por exemplo) e quis inserir essa informação depois? Este aplicativo ajuda com essa tarefa. Ele permite alterar rapidamente as informações de localização dos metadados da foto.

Download: Ghostbusters World (grátis)

divisoriagizmodo

Twilight Pioneers: Dragon ARena


O Twilight Pioneers é um joguinho em realidade aumentada que transforma qualquer lugar em uma arena para a batalha de dois dragões. Você controla os movimentos e o voo de um dos personagens, com o objetivo de derrotar o oponente. A promessa é de gráficos bacanas.

Download: Twilight Pioneers: Dragon ARena (grátis)

divisoriagizmodo

Tem alguma sugestão? Deixe sua dica nos comentários!

The post Os melhores apps da semana para iPad e iPhone appeared first on Gizmodo Brasil.

Os melhores apps da semana para Android

Posted: 03 Nov 2018 05:50 AM PDT

Aplicativos para não perder a hora e para mudar o visual da sua tela inicial. Confira nossas sugestões desta semana de apps para dispositivos Android.

Smart Alarm Clock

Quem nunca chegou atrasado no trabalho porque choveu e o trânsito ficou horrível, não é mesmo? O Smart Alarm Clock tenta contornar problemas desse tipo — ele busca dados da previsão do tempo e antecipa o horário do seu despertador se for necessário.

Download: Smart Alarm Clock (grátis, com compras)

divisoriagizmodo

Feedly Lab

O Feedly é um agregador de RSS e fontes de notícias. O Lab é o “campo de provas” do aplicativo do Android, com diversas novidades de recursos e interface. Seu design é mais simples e ele tem tudo que o Feedly oferece.

Download: Feedly Lab (grátis, com compras)

divisoriagizmodo

Hyperion Launcher

O Hyperion Launcher é um substituto da tela inicial com opções de customização de visual, suporte a pacotes de ícones, pastas que ficam escondidas em atalhos para aplicativos e muitos outros recursos.

Download: Hyperion Launcher (grátis, com compras)

divisoriagizmodo

Assistant Shortcuts

Se você não usa muito o Google Assistente, esse app pode ser bastante útil para você. Com o Assistant Shortcuts, você pode alterar o comportamento do toque longo no botão Home. Assim, ele deixa de abrir o Assistente e passa a executar outra tarefa, como ligar a lanterna ou abrir a seção de notificações.

Download: Assistant Shortcuts (grátis, com compras)

divisoriagizmodo

Black Command

Black Command é um jogo de estratégia de guerra da Capcom. Você precisa comandar seu exército em diversas missões e batalhas. Ele tem compras no app, mas com um pouco de paciência você consegue jogar e vencer sem precisar gastar dinheiro.

Download: Black Command (freemium)

divisoriagizmodo

Tem alguma sugestão? Deixe sua dica nos comentários!

The post Os melhores apps da semana para Android appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário