quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Operadora americana inventa 5G E, mas ele é só um golpe de marketing

Posted: 25 Dec 2018 10:05 AM PST

O caminho para o 5G é complicado e, para chegar lá, precisaremos de uma grande quantidade de novas infraestruturas, dispositivos e atualizações. Mas parece que, em sua busca para ser a primeira, ou a melhor, ou algo assim, a operadora norte-americana AT&T está pegando uns atalhos questionáveis para fazer parecer que o 5G chegou mais cedo do que o esperado.

A operadora está planejando substituir o ícone "4G LTE" em determinados telefones Android por um ícone que diz "5G E", embora esses dispositivos não estejam conectados a uma rede 5G real.

• O 5G já está em testes nos EUA, mas ainda falta dar uma noção real de velocidade da rede
• Finalmente conseguiram construir antenas 5G que cabem em um smartphone

Em uma descrição no site da AT&T, a empresa tenta explicar essa atualização sem sentido, dizendo: "O 5G Evolution (5G E) é o nosso primeiro passo na estrada para o 5G. Nossas melhorias já estão permitindo velocidades mais rápidas em nossa rede LTE existente." A parte principal dessa frase é o uso de "LTE existente", que se refere ao 4G LTE, não ao 5G.

A AT&T justifica essa mudança dizendo que seu serviço 5G E é aprimorado por recursos como 4X4 MIMO, que aumenta o número total de antenas usadas para enviar e receber dados, e 256 QAM, que é uma técnica usada para aumentar a largura de banda efetiva de um único canal ou sinal. E, embora essas coisas possibilitem entregar velocidades de dados mais rápidas, no fim das contas, isso ainda não faz com que o 5G E seja a mesma coisa que o verdadeiro 5G.

Para tornar as coisas ainda mais confusas, o 5G E é apenas um dos três diferentes marcadores 5G que a AT&T planeja usar. A operadora também pretende adotar um ícone "5G" comum e um ícone "5G +", com este último denotando o uso de bandas de ondas milimétricas como as que a AT&T adotou em um punhado de cidades que receberam o serviço real de 5G ainda este ano.

Uma das razões pelas quais a AT&T pode fazer isso é que, em parte, o 5G é definido de maneira nebulosa, com o "G" sendo usado para denotar a evolução para redes sem fio de quinta geração. A verdadeira definição para 5G usada por mais operadoras é baseada no padrão 5G NR, que especifica o uso de uma estrutura mais avançada que inclui rádios mmWave (de onda milimétrica) e suporte para frequências expandidas para fornecer velocidades superiores a um gigabit por segundo.

Infelizmente, esta não é a primeira vez que uma operadora de celular tenta fazer de conta que sua rede é melhor do que realmente é. Anteriormente, no período que antecedeu o 4G LTE, várias operadoras, incluindo AT&T, T-Mobile e Sprint, classificaram redes usando WiMax ou HSPA+ como 4G, quando na verdade não eram. (Embora, em uma reviravolta estranha do destino, alguns desses padrões foram retificados mais tarde para se encaixar nas qualificações necessárias para atender aos padrões 4G LTE.)

Atualmente, não está claro quais telefones estarão sujeitos à mudança de ícone, mas, em um comunicado feito à FierceWireless, a AT&T disse: "Inicialmente, lançaremos isso em um punhado de dispositivos, com mais aparelhos mostrando o indicador na primavera de 2019."

Além disso, como ainda não há um único telefone pronto para o 5G no mercado, se você começar a ver as operadoras falando sobre a atualização do seu serviço para o 5G em um telefone que você possui há algum tempo, nossa sugestão é suspeitar. Não é só porque há um ícone dizendo "5G E" que seu serviço de dados realmente teve uma melhoria.

The post Operadora americana inventa 5G E, mas ele é só um golpe de marketing appeared first on Gizmodo Brasil.

A icônica foto “Nascer da Terra”, feita pela Apollo 8, continua a impressionar mesmo após 50 anos

Posted: 25 Dec 2018 06:41 AM PST

Em 24 de dezembro de 1968, os astronautas da Apollo 8 William Anders, Jim Lovell e Frank Borman alcançaram a órbita lunar, permitindo que eles fossem os primeiros humanos na história para testemunharem o Earthrise ("Nascer da Terra"), a foto icônica em que a Terra surge parcialmente na sombra, como se fosse um nascer de Sol.

A Terra é maravilhosa vista da Lua
As 5 fotos mais bonitas da Terra segundo a NASA

Foi durante a quarta órbita ao redor da Lua que a foto icônica foi tirada. "Oh, meu Deus, veja esta imagem aqui!", exclamou Anders. "É a Terra surgindo. E ela é linda!"

Anders pegou sua câmera e capturou a cena. Atualmente, a imagem Earthrise é frequentemente usada para provar que a Terra não é plana. No entanto, a foto foi, na verdade, tirada na orientação vertical (como mostrado aqui). Olhando a foto, você pode ver as linhas de nascer do Sol se estendendo pela África e Antártida, enquanto as Américas do Sul e do Norte estão fortemente envolta de nuvens.

Uma foto preta e branca tirada do Earthrise foi tirada no mesmo dia, mostrando a Terra surgindo em uma superfície de orientação horizontal. A imagem, provavelmente tirada por Anders, foi capturada quando a cápsula Apollo 8 estava a 100 graus de longitude lunar leste, mostrando uma linha de horizonte lunar que se estende por 570 quilômetros.

De volta à Terra, cerca de 500 milhões de pessoas sintonizaram a transmissão ao vivo de Natal — a maior audiência da TV naquela época.

"Disseram para a gente que o evento de Natal teria a maior audiência a ouvir uma voz humana", disse Borman em 2008, durante o aniversário da missão Apollo. "E as únicas instruções que tivemos da NASA foi para fazer algo apropriado."

Lovell disse que a "vasta solidão" que ele sentia ao circular pela Lua era "inspiradora", e que fez com que ele "percebesse o que se tem na Terra". Ele descreveu seu planeta como um "grande oásis na imensidão do espaço."

Olhando a Lua, Borman ficou impressionado pela sua aparência morta e sem vida.

"A Lua é algo diferente para cada um de nós. Acho que cada um de nós — cada um carrega sua impressão sobre o que foi visto naquele dia", disse Borman. "Sei que a minha impressão foi a de um tipo de existência vasta, solitária e proibitiva, uma grande extensão de nada, que se parecem mais como nuvens e nuvens de pedra-pomes, e certamente não parecia ser o tipo de lugar convidativo para viver ou trabalhar.”

No dia seguinte — o Natal de 1968 — a tripulação da Apollo 8 deixou a órbita lunar e voltou para casa. Lovell confirmou o acionamento dos motores ao pessoal do controle da missão dizendo "por favor, pode informar que o Papai Noel existe".

"Apesar da vasta distância que tornou a fotografia possível, nós não perdemos nossa conexão com o mundo natural, nós o redescobrimos. Nós víamos, pela primeira vez, nosso lar junto no cosmos" – Sr. David Attenborough

Após cinquenta anos, é fácil pensar na existência dessas fotos, mas elas foram as primeiras a mostrar nosso planeta no contexto com outro corpo celestial. Muitas fotos foram tiradas da Terra e da Lua desde então, mas há algo especial nesta imagem do "Nascer da Terra" — uma imagem que continua a inspirar, dar esperança e colocar nosso lugar no cosmo em perspectiva.

[NASA Earth Observatory]

The post A icônica foto "Nascer da Terra", feita pela Apollo 8, continua a impressionar mesmo após 50 anos appeared first on Gizmodo Brasil.

Por que nossos narizes ficam brilhantes e vermelhos?

Posted: 25 Dec 2018 03:42 AM PST

Nos EUA, existe toda uma conversa se a história de Rudolph, a rena do nariz vermelho, é problemática (a rena é discriminada por ter um nariz brilhante, apesar de salvar o Natal), mas isso acaba ocultando uma questão muito importante — por exemplo, por que o nariz dela é vermelho? Tipo, medicamente falando mesmo. Ninguém nunca pensou em levá-la a um médico para checar se há algum problema, antes de ser maldoso com a história?

No caso de você ficar com o nariz vermelho, após muitos anos de coloração normal — nós, para o Giz Pergunta desta semana —, consultamos os melhores otorrinos para nos dizer o que quer dizer quando nosso nariz humano fica vermelho.

Qual é o pior gosto do mundo?
Qual a comida mais perigosa do mundo?

Dr. Sanjeet Rangarajan
Professor assistente de otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, rinologia e cirurgia endoscópica de base crânio na Universidade do Tennessee, com foco em gerenciamento médico e cirúrgico de doenças do nariz e seios da face, assim como métodos minimamente invasivos para tratamentos na base do crânio e órbita.

Há algumas possibilidades, pelo menos em humanos, que podem causar um nariz vermelho. A primeira é algo muito comum, chamado de acne rosácea, que é uma condição inflamatória da pele.

Quando você pensa naquelas imagens clássicas do Papai Noel, ou de pessoas bêbadas nas ruas, elas sempre têm um nariz vermelho. Então as pessoas se questionavam: isso é causado pelo álcool? É a bebida que torna o nariz vermelho? Eis o que achamos atualmente sobre o que causa a rosácea: a pela fica inflamada, e com o progresso, ela se torna permanentemente vermelha e inflamada, e pode até tornar-se bulbosa ou mudar de forma, e isso é uma doença chamada rinofima. Este, no caso, é o estágio final da doença.

Pode ser também de alergias ou problemas no seios da face. Temos várias crianças que chegam ao hospital nesta época [inverno no hemisfério norte], cujos pais ficam limpando os narizes deles com lenços de papel, e isso pode levar a um nariz vermelho cronicamente irritado, que precisa de algum tipo de pomada ou cicatrização.

Com a rosácea, bem, seu nariz não vai brilhar à noite, mas pode se tornar muito vermelho. Não como a rena Rudolph, mas em um tom meio rosa ou em vários tons mais vermelhos que o tom de pele caucasiano comum.

Martin J. Citardi
Professor e chefe do departamento de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço da Faculdade de Medicina McGovern do Centro de Ciência da Universidade do Texas em Houston.

A vermelhidão ("rubor" em latim) é um dos sinais cardinais de uma inflamação aguda (os outro sinais são calor, inchaço, dor e perda de função). Assim, a infecção na pele na parte externa do nariz está entre as causas mais comuns do nariz vermelho, que pode se desenvolver em questão de horas (ou dias). Como a pele incha nesta infecção aguda, pode ficar brilhante também.

A celulite facial é uma infecção bacteriana na pele do rosto. Mais comumente causada por bactéria, a celulite facial pode se espalhar rapidamente. Os fatores de risco incluem diabetes e um sistema imunológico fraco. Traumas de pele, incluindo mordidas de insetos e "estourar espinhas", podem espalhar a bactéria pela pele e causar celulite facial. Casos leves de celulite facial podem ser tratados com antibióticos. Mas se a infecção for grave, ou antibióticos ingeridos via oral não funcionarem, será necessário administrar antibióticos intravenosos.

Vijay Ramakrishnan
Professor associado de rinologia e diretor de pesquisa em rinologia da UUniversidade do Colorado Anschutz Medical Campus.

Este tipo de problema pode ser atribuído a problemas na pele. A vermelhidão é um sinal clássico de inflamação, e pode ser tanto resultado de uma irritação da pele ou de distúrbios médicos subjacentes. Irritações físicas frequentes, como a de assoar o nariz frequentemente durante um resfriado, pode resultar em uma irritação física da pele. Peles sensíveis e reações alérgicas podem igualmente resultar em vermelhidão. Além disso, problemas de pele, como a rosácea e rinofima, podem causar inflamações sérias na pele sobre o nariz e bochechas.

Uma aparência brilhosa no rosto pode ser atribuída a secreções de óleo das glândulas sebáceas da pele. Inflamação destas glândulas é a principal causa de acne. Não estou sugerindo que a rena Rudolph tenha um problema na pele! No entanto estes seriam os problemas que podem explicar "um nariz brilhante e vermelho" em humanos.

Jayant Pinto
Professor associado ao Departamento de Cirurgia, da Universidade de Chicacoo, e que é especializado em estudos sino-nasais e outras doenças aéreas.

Um nariz vermelho pode ser o sinal de muitas coisas. Tipicamente, aumento do fluxo de sangue na pele na região do nariz causa a vermelhidão. Este fluxo elevado pode ser causado por emoções, como ficar com vergonha ou por ter ingerido álcool. Pode também vir de problemas inflamatórias na pele, como rosácea.

Em casos extremos, uma condição chamada rinofina faz com que o nariz fique vermelho e bulboso. O lúpus pode se manifestar como uma erupção vermelha no rosto e nariz em forma de borboleta. Provavelmente a vermelhidão mais comum no nariz vem da irritação de assoar o nariz quando você tem alguma reação alérgica ou resfriado. Isso é comum, dado que o norte-americano médio fica resfriado entre 4 e 6 vezes no ano e milhões têm rinite alérgica. Manter o nariz saudável é importantíssimo. Respirar é essencial para a vida e seu nariz tem um papel crítico nisso!

The post Por que nossos narizes ficam brilhantes e vermelhos? appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário