domingo, 6 de janeiro de 2019

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Rede de hotéis Marriott diminui estimativa de pessoas afetadas por vazamento de dados histórico

Posted: 05 Jan 2019 10:41 AM PST

A Marriott, uma das maiores redes de hotel do mundo, disse nesta sexta-feira (4), que a estimativa inicial de pessoas afetadas pelo vazamento da base de dados de seu sistema de reservas era exagerado. Além disso, a companhia revelou que aproximadamente 5,25 milhões de números de passaporte não criptografados estão entre os dados confidenciais obtidos ilegalmente por hackers desconhecidos.

Segundo a empresa, a contagem inicial de 500 milhões de vítimas era muito alta e que provavelmente menos de 383 milhões de pessoas foram realmente afetadas. A revisão do número foi realizada porque, segundo eles, o sistema ocasionalmente gera múltiplos registros para um único hóspede.

Apesar disso, o vazamento que envolve o sistema de reservas de sua subsidiária Starwood Hotels está prestes a ganhar o título de maior vazamento de dados pessoais, superando por mais de cem milhões de pessoas o incidente de segurança envolvendo a Equifax, que aconteceu em 2017.

“A empresa concluiu com um grau razoável de certeza de que informações de menos de 383 milhões de hóspedes únicos estavam envolvidas no vazamento, embora a companhia não seja capaz de quantificar esse número por causa da natureza dos dados no banco de dados”, disse em um comunicado.

Além de dados de passaporte, cerca de 345 mil cartões vencidos foram armazenados pela empresa. Esses dados foram criptografados, diz a empresa, e ainda não há evidências de que as chaves de decodificação foram roubadas.

Um pequeno número de cartões – “menos de dois mil” – pode ter sido armazenado separadamente e em um formato não criptografado, segundo Marriott. “A empresa continua a analisar esses números para entender melhor se são números de cartões de pagamento e, se forem números de cartões de pagamento, o processo que iremos colocar em prática para ajudar os hóspedes”, completou.

A Marriott acrescentou que completou a eliminação progressiva do sistema de reservas utilizado pela Starwood, que possibilitou o vazamento.

especulações de que a China esteve envolvida com o vazamento. A Reuters noticiou em dezembro que haviam suspeitas de envolvimento de Pequim – e se isso realmente tiver acontecido, trata-se de um crime de espionagem e não de um crime com o objetivo de obter vantagens financeiras.

Investigadores particulares que examinam o vazamento descobriram “ferramentas, técnicas e procedimentos de hacking” que sugerem o envolvimento da China, segundo a Reuters, que cita três fontes anônimas.

As eleições mid-term já estão no retrovisor dos EUA e, com isso, a China se tornou o principal foco de preocupação das autoridades dos EUA com relação aos ataques cibernéticos patrocinados por Estados. Acredita-se que hackers ligados ao Exército de Libertação do Povo realizam rotineiramente ataques sofisticados contra empresas americanas, tentando roubar segredos industriais em busca de domínio econômico e tecnológico sobre os Estados Unidos.

No mês passado, foram reveladas acusações contra dois oficiais de inteligência chineses por suposto envolvimento em campanhas de invasão a mais de 45 empresas, bem como contra agências governamentais, incluindo o Departamento de Energia e o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Saiba mais:
• Rede de hotéis Marriott disse que hackers acessaram dados de 500 milhões de hóspedes
• Hackearam a NASA e, pelo menos dessa vez, não parece que foram brasileiros

The post Rede de hotéis Marriott diminui estimativa de pessoas afetadas por vazamento de dados histórico appeared first on Gizmodo Brasil.

Arqueólogos descobrem tempo Azteca dedicado a deus do esfolamento

Posted: 05 Jan 2019 07:44 AM PST

Arqueólogos encontraram no México um templo dedicado a Xipe Tótec, uma divindade asteca associada à prática ritualística de usar as peles de indivíduos sacrificados – e associado à agricultura e à guerra.

• Restos de cavalo com sela e arreios são encontrados da cidade romana de Pompeia
• História da origem humana muda de novo, desta vez graças a uma nova descoberta na Argélia

O templo foi descoberto no sítio arqueológico Ndachjian-Tehuacan, no estado mexicano de Puebla, de acordo com um comunicado à imprensa divulgado no início desta semana pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México.

Os arqueólogos já tinham conhecimento de Xipe Tótec, que pode ser traduzido como “Nosso Senhor, o esfolado”, por meio de relatos históricos e de outras representações astecas, mas esta é a primeira estrutura conhecida dedicada à adoração da divindade.

Sacerdotes associados a Xipe Tótec provavelmente usavam a pele de indivíduos que foram sacrificados ou oferecidos à divindade.

O templo remonta entre 1000 d.C e 1260 d.C., de acordo com os arqueólogos que exploraram o local. A equipe foi liderada por Noemí Castillo Tejero. O local foi inicialmente construído pelo povo Popoloca, que se instalou na área por volta de 900 d.C. Com o tempo, essas pessoas foram integradas ao Império Asteca.

O templo Xipe Tótec em Ndachjian-Tehuacán. Imagem: Melitón Tapia, INAH

Entre os artefatos associados à Xipe Tótec que foram encontrados estavam um par de crânios de pedra, cada um medindo cerca de 71 centímetros de altura e pesando 200 quilos. Um torso de pedra também foi encontrado, com uma mão extra se estendendo em seu braço esquerdo. Os arqueólogos disseram que a mão extra simboliza o uso de restos de indivíduos sacrificados pela divindade.

“Esculturalmente [o tronco] é uma peça muito bonita”, disse Tejero no comunicado à imprensa. “Ele mede aproximadamente 80 centímetros de altura e tem um buraco na barriga que foi usado, de acordo com as fontes [históricas], para colocar uma pedra verde e ‘dar-lhes vida’ para as cerimônias”.

A escultura do tronco com uma mão extra que se estende na esquerda. Imagem: INAH

Dois altares circulares também foram encontrados no local, em uma orientação consistente com os rituais astecas de Xipe Tótec, conforme relatos registrados por colonizadores espanhóis durante o início de 1500.

Os seguidores de Xipe Tótec, de acordo com esses relatos, usavam um altar para matar suas vítimas – geralmente prisioneiros de guerra – com uma flecha. Alguns já estavam mortos, com ferimentos que indicavam que haviam lutado como gladiadores. O segundo altar era usado para esfolar as vítimas, de acordo com o Instituto Nacional de Antropologia e História do México.

Durante o ritual, chamado Tlacaxipehualiztli (que significa “usar a pele do esfolamento”), os sacerdotes adornavam a pele das vítimas. A etapa final do ritual consistia em enterrar as peles ao pé do altar. E, de fato, dois fossos de enterro consistentes com os relatos foram encontrados no templo Ndachjian-Tehuacan.

A razão exata para o acontecimento dessas cerimônias não é muito clara, mas poderia ser uma espécie de ritual de fertilidade, conforme indica a AFP.

Esses relatos e as evidências relacionadas são fascinantes e sombrios, mas Rosemary Joyce, professora de antropologia na Universidade da Califórnia-Berkeley que não estava envolvida na pesquisa, disse ao New York Times que as interpretações precisam ser recebidas com um pouco de ceticismo.

As representações violentas nas obras de arte asteca e no próprio templo, segundo ela, não são necessariamente indicativos das presumíveis práticas religiosas.

“Nós não olhamos para uma igreja cristã e pensamos que as pessoas estão sendo crucificadas lá”, disse ela ao NYT. “Precisamos de muito mais evidências arqueológicas do local para entender o contexto todo”.

Uma vez que a análise desses artefatos for feita por completa, os itens serão expostos no museu Ndachjian-Tehuacán. As escavações continuarão e mais investigações devem ser feitas ao redor do templo.

[National Institute of Anthropology and History]

The post Arqueólogos descobrem tempo Azteca dedicado a deus do esfolamento appeared first on Gizmodo Brasil.

O que esperar da CES 2019

Posted: 05 Jan 2019 05:15 AM PST

A contagem regressiva e as resoluções de ano novo foram feitas, janeiro está aí, e isso significa que está na hora de empresas de tecnologia, jornalistas e celebridades anônimas se amontoarem em Las Vegas para a Consumer Electronics Show deste ano, a CES 2019. Uma semana de exibições de todos gadgets que você possa imaginar, espalhados por um centro de convenções extenso e cassinos reluzentes. Robôs, headsets de realidade virtual malucos, colchões inteligentes, TVs, eletrodomésticos com inteligência artificial, veículos autônomos e até mesmo conceitos bobos que irão moldar a tecnologia para o consumidor nos próximos anos — é aqui que as empresas tech vêm para mostrar ao mundo o seu estoque.

O Gizmodo, é claro, vai acompanhar isso de perto. Mas, antes de irmos para Las Vegas, que tal dar uma olhada nas tendências que esperamos ver na edição de 2019 da CES?

Assistentes de voz ainda dominam a casa inteligente

Google Assistente deve mostrar melhorias. Foto: Getty Images

No ano passado, tecnologia de sono e uma melhor integração com a Amazon foram o foco das melhorias em casa inteligente. Neste ano, você pode esperar mais do mesmo enfoque para o bem-estar e a conveniência, só que com um leve ajuste. Além da Alexa, veremos uma maior exibição de dispositivos que funcionam com o Google Assistente. E isso se estende aos aparelhos para cada quarto da casa. Estamos falando de monitores de bebês de alta tecnologia, campainhas e aparelhos de banheiro mais inteligentes.

Tecnologia de bem-estar a serviço dos cuidados com a pele

A Fossil sempre traz uma coleção de wearables impressionante para a CES. Foto: Sam Rutherford (Gizmodo)

Sem brincadeira, as pessoas andam estressadas. E, embora pensássemos em wearables como smartwatches e rastreadores fitness como líderes da categoria de tecnologia de bem-estar, nos últimos anos o campo tomou um novo rumo na CES. Em 2018, vimos um difusor de aromaterapia conectado e uma máquina capaz de “imprimir” xampus customizados com base na composição do seu cabelo. Neste ano, estamos esperando um pouco mais em termos de cuidados com a pele. Vimos alguns dispositivos como um pequeno rastreador de raios UV da L’Oréal em 2018, e em 2019 esperamos mais customização por meio de tecnologias capazes de escanear a pele e recomendar rotinas baseadas em suas necessidades específicas.

Dito isso, não descarte os wearables de pulso. A Fossil tem sempre uma exibição enorme para seus elegantes relógios Wear OS, e a Omron estará lá com seu smartwatch de pressão arterial.

As TVs 8K estão de volta, mas elas têm HDMI 2.1?

A TV The Wall nos cegou com sua beleza na CES do ano passado. Foto: Getty Images

TVs deslumbrantes sempre foram um requisito básico da CES, e isso não vai mudar em 2019. Pode apostar que todos as empresas — LG, Samsung, Sony, TCL, Hisense etc. — deverão lançar suas maiores e mais incríveis telas de 8K. Mesmo que não haja muito conteúdo 8K no momento para justificá-las.

Porém, agora que você pode de fato comprar TVs 8K (se a sua carteira estiver cheia o bastante, é claro), o negócio é ficar de olho em quantos fabricantes vão adotar o HDMI 2.1. Embora a maioria das TVs atualmente use HDMI 2.0, o 2.1 tem muito mais largura de banda e pode oferecer suporte a até 120 quadros por segundo e resoluções de até 10K. Não que alguém precise disso por enquanto.

5G por toda parte

2019 é o ano do 5G. Foto: Getty Images

Caso você ainda não tenha ouvido, o 5G está chegando. Operadoras mundo afora já começaram a instalar redes em pequenas áreas de teste, enquanto fabricantes como Samsung, OnePlus e Xiaomi falaram de telefones com suporte a 5G nos últimos meses. Embora seja mais provável haver anúncios de smartphones no Mobile World Congress, em fevereiro, provavelmente ainda veremos um monte de aparelhos relacionados ao 5G na CES. Espere ver a tecnologia durante as apresentações, especialmente em relação a cidades inteligentes, carros autônomos e dispositivos de internet das coisas. Não ficaríamos surpresos em ver alguns hotspots e roteadores 5G também.

Diversidade, melhorias e o inesperado

Embora essas sejam algumas das maiores tendências, há ainda mais melhorias incrementais que não cobrimos. Coisas como fones de ouvido USB-C, ajustes em carros autônomos conceituais, robôs de codificação para crianças, carregamento sem fio, molduras superfinas para PCs gamers, protótipos de smartphones dobráveis e, provavelmente, mais headsets de realidade virtual e aumentada sem sal. E você sempre pode contar com a CES para trazer coisas que nem sempre se encaixam em categorias maiores — criações como scooters malucas, strippers-robôs, estandes bem tristes, meias-calças à prova de balas e talvez uma ou outra queda de energia.

The post O que esperar da CES 2019 appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário