sábado, 2 de fevereiro de 2019

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Pilotar um avião de controle remoto com óculos de realidade virtual é o mais perto que dá para chegar de ser o Superman

Posted: 01 Feb 2019 01:09 PM PST

Visual de pilotagem de avião usando realidade virtual

Para pilotar com segurança um quadricóptero por controle remoto capaz de atingir velocidades de mais de 257 quilômetros por hora, pilotos usam óculos de vídeo que lhes dão uma visão em primeira pessoa a partir das pequenas naves. Não é apenas uma maneira mais segura de pilotar aviões por controle remoto, mas também a experiência mais próxima de se voar como o Superman ou o Homem de Ferro, ainda mais a 426 quilômetros por hora. Foi este o caso do youtuber Omegoolibird, com sua aeronave personalizada.

O avião que Omegoolibird utilizou foi um Vasamodel Fusion, que coloca a hélice giratória na parte de trás da aeronave, em vez da frente. Para atingir as velocidades altíssima captadas nesse vídeo, o Fusion foi aprimorado com um motor elétrico Leopard 3674 X2, capaz de atingir velocidades de rotação de até 35 mil RPM. Você pode supor que isso simplesmente trituraria a hélice do avião, mas ele foi projetado especificamente para suportar essas velocidades obscenas e se manter forte. O único efeito colateral, se é que se pode chamar assim, foi o incrivelmente satisfatório e agudo choro da hélice e do motor, que se pode ouvir no vídeo.

O Fusion modificado do Omegoolibird não é o avião de controle remoto mais rápido do mundo; planadores de controle remoto já tiveram velocidades registradas de mais de 800 quilômetros por hora. Mas ser capaz de subir virtualmente a bordo desse pequeno avião graças a uma câmera que faz uma transmissão de vídeo ao vivo do voo o torna muito mais atraente à medida que você experimenta essas velocidades em primeira mão, sem a necessidade de obter sua licença de piloto.

[YouTube via The Awesomer]

The post Pilotar um avião de controle remoto com óculos de realidade virtual é o mais perto que dá para chegar de ser o Superman appeared first on Gizmodo Brasil.

Cientistas descobrem como enviar mensagens secretas diretamente para o seu ouvido por meio de lasers

Posted: 01 Feb 2019 12:43 PM PST

Cientistas conceberam uma forma de se comunicar secretamente, enviando mensagens transmitidas por laser diretamente para a área em torno do ouvido de uma pessoa.

[foo_related_posts]

Os humanos gostam de conversar uns com os outros e muitas vezes o fazem de forma a evitar que os intrometidos ouçam. Essa nova pesquisa poderia ter aplicações militares potenciais — mas vai saber onde mais poderia ser útil?

“A capacidade de se comunicar com um sujeito específico em um local prescrito que carece de qualquer equipamento de comunicação abre muitas possibilidades intrigantes”, os autores escrevem no artigo publicado recentemente na revista Optics Letters.

Como um dispositivo desses funcionaria? Ele pode ajudar a compreender o que é realmente o som: pulsos ou vibrações que viajam através de moléculas de ar para os nossos tímpanos, que depois vibram, tornando-se a entrada analógica que os nossos cérebros interpretam como sons específicos.

O dispositivo gera sons no ar usando um processo chamado efeito fotoacústico. Os pesquisadores sintonizam a luz do laser em um comprimento de onda específico que eles sabem que fará com que as moléculas de água no ar vibrem, mas que não causará danos aos nossos olhos.

Porém, o laser só faz com que as moléculas vibrem — os pesquisadores precisavam introduzir outro elemento para conferir às moléculas de água ambiente do ar mais som do que apenas um único drone ou pulso. Experimentos passados, assim como esse, usaram um instrumento chamado “modulador acústico-óptico” para mudar a força do pulso do laser e, por sua vez, o comportamento das moléculas de água. Mas, neste trabalho, os pesquisadores também desenvolveram um novo método, em que o laser primeiro passa para um espelho giratório rápido, que basicamente espalha o feixe de laser para fora. Ajustar o tamanho do espalhamento produz frequências diferentes.

O novo método produziu sons mais altos que um método mais antigo, de acordo com o artigo; os sons foram amplificados para 60 decibéis, aproximadamente o volume de música de fundo. Pedi aos autores do estudo que descrevessem como é ouvir esses sons especialmente criados.

“Talvez o mais divertido tenha sido ouvir o sistema fotoacústico dinâmico. Tivemos de posicionar os nossos ouvidos no ponto certo (alguns centímetros de extensão) para ouvir o áudio, caso contrário não ouviríamos nada. Foi um efeito um pouco estranho mas satisfatório“, disse Charles Wynn, líder da equipe de pesquisa e membro do Laboratório Lincoln, do MIT.

Wynn também falou sobre as mensagens que foram transmitidas, descrevendo que, primeiro, foram tons únicos e varreduras de frequência usando as técnicas tradicionais e dinâmicas de comunicação fotoacústica.

“Depois, transmitimos formas de onda mais avançadas, como palavras faladas e música (incluindo ‘Malibu’, de Miley Cyrus), usando a configuração fotoacústica tradicional. Com um pouco mais de engenharia, esperamos poder projetar um sistema de comunicações fotoacústicas dinâmico com a largura de banda necessária para codificar e transmitir as mensagens de áudio mais detalhadas”, completou o líder da pesquisa.

Esse trabalho foi apenas um estudo de prova de conceito; o som só podia ser transmitido para os receptores a uma curta distância — de 2,5 metros —, de acordo com o artigo. Mas os pesquisadores estão trabalhando para expandir seu método de trabalho para distâncias maiores.

Há muitos cenários estranhos nos quais você pode imaginar a necessidade de enviar uma mensagem secreta por meio de pulsos de laser. Nos meus sonhos, eles vão substituir as estações numéricas, que me dão pesadelos.

The post Cientistas descobrem como enviar mensagens secretas diretamente para o seu ouvido por meio de lasers appeared first on Gizmodo Brasil.

Facebook e Twitter excluem centenas de contas falsas ligadas a Rússia, Irã e Venezuela

Posted: 01 Feb 2019 11:38 AM PST

Twitter e Facebook anunciaram na terça-feira (29) que haviam recentemente removido centenas de contas ligadas a campanhas de desinformação, aparentemente com ligação a Rússia, Venezuela e Irã. O diretor de políticas de cibersegurança do Facebook, Nathaniel Gleicher, disse em um telefonema com repórteres que as empresas conseguiram identificar maus atores em suas respectivas plataformas por meio de trocas contínuas de informação, noticiou o Hill na quinta-feira (31).

[foo_related_posts]

Gleicher escreveu em um post de blog que o Facebook havia removido quase 800 contas, páginas e grupos no processo, incluindo 162 contas de Instagram. Essas páginas e contas visavam pessoas de regiões ou países específicos, especialmente no Sul Asiático e no Oriente Médio, embora os Estados Unidos tenham sido supostamente alvo dos esforços também.

“Os administradores de página e donos de contas normalmente se representavam como nativos, muitas vezes usando contas falsas, e publicavam artigos de notícias sobre eventos atuais”, disse Gleicher. “Isso incluía comentários que adaptavam a cobertura da mídia iraniana estatal em tópicos como as relações entre Israel e Palestina e os conflitos na Síria e no Iêmen, incluindo o papel dos Estados Unidos, da Arábia Saudita e da Rússia.”

Gleicher acrescentou que algumas das contas que o Facebook removeu estavam ligadas a uma sondagem em andamento sobre as campanhas de desinformação no Irã, descobertas inicialmente no ano passado, quando forma excluídos 82 grupos, contas e páginas depois que se soube que maus atores estavam se passando por cidadãos do Reino Unido e dos Estados Unidos e distribuindo conteúdo politicamente polarizador.

À parte dos esforços de combate às campanhas de desinformação iranianas anunciados nesta semana, o Facebook disse no mês passado que havia agido contra 364 contas e páginas da Rússia e anunciou medidas similares contra ações vindas de Bangladesh em dezembro.

O Twitter também anunciou na quinta-feira que agiu contra centenas de contas ligadas a atividades maliciosas especificamente vindas de Rússia, Irã e Venezuela, assim como “um número muito pequeno de contas” de Bangladesh, escreveu o diretor de integridade do site do Twitter, Yoel Roth, em um post de blog.

A empresa removeu 2.617 contas que pareciam estar ligadas ao Irã desde que soube pela primeira vez dos esforços de desinformação, em agosto. O site também removeu mais de 400 contas suspeitas de estarem ligadas à Rússia, assim como aproximadamente 1.200 da Venezuela que, segundo Roth, podiam estar conectadas a “uma campanha de influência estatal visando públicos nacionais”. As investigações sobre os esforços estariam em andamento, bem como os canais de comunicação entre Twitter e Facebook.

“O Twitter tem estado em contato próximo com nossos colegas de indústria sobre esse assunto e compartilhou informações detalhadas com eles sobre as contas maliciosas”, afirmou Roth. “Esse processo multilateral de compartilhamento de informações continuará, permitindo que nós e nossos colegas da indústria trabalhem juntos para entender e identificar atividades maliciosas.”

[Facebook, Twitter]

The post Facebook e Twitter excluem centenas de contas falsas ligadas a Rússia, Irã e Venezuela appeared first on Gizmodo Brasil.

É claro que a Huawei também vai mostrar seu smartphone dobrável em breve

Posted: 01 Feb 2019 11:23 AM PST

Depois do fim da saída para fones, das câmeras duplas (triplas e quádruplas) e do entalhe na tela, parece que a nova tendência entre fabricantes de smartphones é a tela dobrável. A mais nova a entrar na lista de futuros lançamentos é a Huawei.

[foo_related_posts]

O convite publicado para a apresentação da marca no Mobile World Congress, que acontece em Barcelona, deixa claro que um aparelho flexível será apresentado. Além disso, segundo o Verge, o celular deverá ter conexão 5G. Por enquanto, esse suporte é inútil pois nenhuma rede está preparada para a tecnologia, mas é outra tendência que vem ganhando força — fala-se até em uma versão comemorativa do Samsung Galaxy S10 que teria compatibilidade com o padrão.

Os rumores de que a empresa chinesa estaria preparando um telefone dobrável existem desde meados de 2018 — inclusive, ele deveria ser lançado antes do modelo de tela flexível da Samsung, que deve aparecer no evento Unpacked 2019 em 20 de fevereiro.

Além de Samsung e Huawei, a Xiaomi também parece estar preparando um aparelho com a mesma ideia — ela, inclusive, mostrou um conceito bem bacana recentemente, uma espécie de tablet que dobra as extremidades para diminuir a tela e se "transformar" em smartphone. Já a LG parece tomar outro caminho: rumores indicam que seu G8 terá uma tela extra acoplável ao aparelho.

O único smartphone com tela dobrável até agora no mercado, no entanto, é o Royole FlexPai, que não funciona tão bem assim. Tomara que esses próximos aparelhos sejam melhores. Não que sair por aí com um tablet dobrado no bolso seja um sonho, mas vai, até que é uma ideia bacana.

[The Verge]

The post É claro que a Huawei também vai mostrar seu smartphone dobrável em breve appeared first on Gizmodo Brasil.

Clientes Itaú, Credicard e Itaucard agora podem realizar pagamentos com Google Pay

Posted: 01 Feb 2019 10:37 AM PST

Os clientes que possuem algum dos cartões de crédito Itaú, Credicard ou Itaucard já podem usar o Google Pay para fazer pagamentos. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (31) e, segundo as empresas, cartões adicionais e de débito do Itaú devem passar a funcionar em breve.

[foo_related_posts]

O Google Pay consiste na união de dois produtos do Google: o Android Pay (que permite pagamentos em lojas físicas) e o Pagar com o Google (que permite fazer pagamentos online, como no iFood, a partir de um cartão vinculado a sua conta de e-mail).

Quem tem um smartphone Android (a partir do Lollipop 5.0) com tecnologia NFC pode fazer pagamento por aproximação nas maquininhas compatíveis – é só encostar o celular. Uma das vantagens desse método de pagamento é o fato de o número do seu cartão não ser compartilhado com os estabelecimentos. É uma forma, inclusive, de se proteger de clonagem e roubo de informações.

As compras são sempre validadas por senha ou pelo leitor de impressão digital do celular. Para completar uma operação, "é enviado um número de conta virtual para representar as informações da sua conta", como explica o próprio Google.

A novidade está disponível para clientes que possuem smartphones Android e cartões de crédito Itaú, Credicard ou Itaucard (Nacional, Internacional, Gold e Platinum) com as bandeiras Visa ou Mastercard. Clientes que possuem cartão múltiplo (funções débito e crédito no mesmo plástico) também poderão usar o Google Pay, mas por enquanto apenas na função crédito.

Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Neon, Next e Porto Seguro são alguns dos bancos e instituições financeiras que possuem compatibilidade com o Google Pay. Você pode conferir a lista completa neste link.

The post Clientes Itaú, Credicard e Itaucard agora podem realizar pagamentos com Google Pay appeared first on Gizmodo Brasil.

2019 pode ser o ano em que seu smartphone deve ganhar um modo escuro verdadeiro — seus olhos agradecem

Posted: 01 Feb 2019 07:17 AM PST

O Windows 10 tem já há um tempo a possibilidade de configurar o modo escuro, e a Apple adicionou o recurso na atualização Mojave do macOS no ano passado. Mas, estranhamente, nem o iOS nem o Android puro contam com uma opção verdadeira de sistema que os deixem em modo escuro.

[foo_related_posts]

No entanto, baseado em vazamentos recentes sobre software, isso deve mudar completamente em 2019 para usuários do iOS e do Android. No início do mês, o Android Police notou um comentário feito pelo funcionário do Google Lukasz Zbylut no rastreador de erros do Chromium de que o modo escuro é uma funcionalidade já aprovada para o Android Q.

Reforçando este rumor, o XDA Developers conseguiu dar uma olhada numa prévia do Android Q mostrando um modo super escuro em ação, e embora o desenvolvimento esteja no estágio inicial, os tons mais escuros em vários menus do Android já parecem um alívio para olhos cansados.

Se você reparar, vários aplicativos do Google ganharam temas escuros no ano passado, como o YouTube, o app de telefone, contatos, Google Notícias e até o inicializador do Pixel. Então, todas as dicas apontam que a companhia deve dar um grande passo em direção a um modo escuro mais abrangente.

Enquanto isso, na iOS, embora você consiga alguns efeitos de um modo escuro usando a opção "Inversão de cores inteligentes", não é a mesma coisa que um verdadeiro modo escuro. No entanto, de acordo com uma nova reportagem da Bloomberg, que cita câmeras 3D à laser na traseira do iPhone e rumores sobre a adoção da porta USB-C em iPhones, a Bloomberg diz que o iOS 13 contará com uma nova opção de modo escuro para "melhorar a visualização do smartphone à noite".

Se tudo isso se confirmar, 2019 pode ser um bom ano para quem quer se livrar de menus e telas muito claras em seus smartphones. Afinal, olhar para uma tela branca não é igual a olhar para uma folha em branco, e já está na hora de nossos gadgets terem menus e interfaces de usuários que façam sentido em um mundo digital.

[Bloomberg]

The post 2019 pode ser o ano em que seu smartphone deve ganhar um modo escuro verdadeiro — seus olhos agradecem appeared first on Gizmodo Brasil.

EUA também sofrem cada vez mais com chamadas automáticas que caem logo que você atende

Posted: 01 Feb 2019 06:10 AM PST

Se você já tem até receio de atender o celular por causa das chamadas robotizadas que ficam mudas e caem logo após você deslizar para o lado, você não está sozinho. Já mostramos aqui que o Brasil é um país que sofre muito com essa situação, mas o problema também está crescendo nos Estados Unidos. Mais especificamente, um relatório recém-divulgado descobriu que 26,3 bilhões de chamadas robotizadas foram feitas para números de telefone norte-americanos em 2018, representando um aumento de 46% em relação a 2017, que teve 18 bilhões. Credo.

[foo_related_posts]

O relatório foi compilado pelo Hiya, um aplicativo de monitoramento de chamadas de spam. Nele, descobriu-se que o norte-americano médio recebeu dez chamadas de spam por mês, com os principais códigos de área visados pelos autores de spam vindo principalmente do Texas. Dallas (214), Fort Worth (817) e San Antonio (210) lideraram a lista.

Os dados são alarmantes, embora um relatório de novembro da Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) sobre o “Registro de Bloqueio de Chamadas” (Do-Not-Call Registry) tenha mostrado uma queda geral nas reclamações apresentadas no ano fiscal de 2018. De outubro de 2017 a setembro de 2018, a agência recebeu cerca de 5,7 milhões de reclamações, das quais 3,8 milhões eram relatos de chamadas robotizadas e 1,9 milhão de chamadas ao vivo. Esse número é inferior ao de 7,1 milhões de queixas no ano fiscal de 2017, das quais 4,5 milhões eram relativas a chamadas robotizadas. Porém, ainda que o número total de queixas possa ter diminuído, a porcentagem de queixas de chamadas robotizadas aumentou de cerca de 63% do total para 66%. E, segundo o banco de dados atualizado da FTC para o Do-Not-Call Registry, os tipos mais comuns de chamadas robotizadas recebidas eram relacionadas principalmente a redução de dívidas, prescrições médicas e impostores.

Enquanto isso, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) informou que recebeu mais de 52 mil queixas sobre spoofing de identificação de chamadas somente em 2018.

O problema com chamadas robotizadas ganhou atenção nacional nos Estados Unidos e criou pressão federal para resolver o problema. Embora tanto a FTC quanto a FCC tenham sido afetadas pela paralisação do governo, foi apresentado um projeto de lei do Senado que poderia atingir quem executa ligações robotizadas com uma multa de US$ 10 mil por cada chamada.

Além disso, há esperança para 2019. Em novembro, o presidente da FCC, Ajit Pai, pediu às operadoras que adotassem o protocolo SHAKEN/STIR, que atua como um tipo de autenticação de chamador. A T-Mobile é atualmente a primeira operadora americana a implementar o SHAKEN/STIR, anunciando no início deste mês que os usuários começariam a ver avisos de “Chamada Verificada” em telefones compatíveis.

[Verge, Washington Post]

The post EUA também sofrem cada vez mais com chamadas automáticas que caem logo que você atende appeared first on Gizmodo Brasil.

Google também teve apps internos desativados após Apple descobrir quebra de regras

Posted: 01 Feb 2019 05:06 AM PST

Assim como aconteceu com o Facebook, o Google teve seu certificado da Apple revogado temporariamente, o que fez com que vários apps internos da empresa parassem de funcionar. O motivo para tirar o certificado foi o fato de a companhia ter burlado as regras do ecossistema da empresa da maçã.

[foo_related_posts]

Na quarta-feira (30), foi revelado que o Google burlou as políticas da Apple ao distribuir um app de pesquisa chamado Screenwise meter usando um sistema de certificados corporativos de uso interno — a via normal seria colocá-lo na App Store ou usar o Test Flight, um sistema interno da loja de aplicativos usado para testes de terceiros. A gigante das buscas dava gift cards para usuários que concordassem em ceder dados pessoais.

O Google posteriormente confirmou o uso indevido e disse que "foi um erro" usar o sistema da Apple dessa forma. A empresa desabilitou o app, mas a admissão de culpa não impediu que a Apple banisse temporariamente o certificado corporativo da companhia de buscas.

O Verge informou que a Apple desativou vários apps internos para iOS do Google, que uma fonte disse que incluía versões não lançadas comercialmente do Google Maps, Hangouts, Gmail, Gbus e um app da cafeteria da empresa.

Em um comunicado posterior, a Apple disse que "qualquer desenvolvedor que use os certificados corporativos para distribuir apps para consumidor terão seus certificados anulados".

Nesta semana, foi descoberto que tanto o Google quanto o Facebook executavam tal prática, o que também fez com que todos os apps internos do Facebook ficassem desativados, incluindo "um que os funcionários usavam para coordenar o transporte para voltar para casa e outro para ver o cardápio do almoço do dia".

De acordo com o TechCrunch, nos dois casos, o certificado foi restaurado.

[The Verge]

The post Google também teve apps internos desativados após Apple descobrir quebra de regras appeared first on Gizmodo Brasil.

Criaram um robô capaz de jogar Jenga tão bem quanto humanos

Posted: 01 Feb 2019 03:25 AM PST

É necessária uma mão firme para jogar um jogo como o Jenga sem derrubar a torre, mas ser um empilhador de blocos bem sucedido também requer um apurado sentido de toque ao tentar encontrar a peça perfeita para remover. Até recentemente, isso significava que robôs que dependiam apenas de dados visuais não eram realmente muito bons em jogar Jenga (ponto para a humanidade!). Porém, adicionando um senso de toque, pesquisadores mais uma vez deram aos autômatos a vantagem, criando o robô jogador de Jenga ideal.

[foo_related_posts]

Desde quando nascem, os humanos aprendem a interagir com o mundo à sua volta por meio de uma combinação de visão e toque. Leva anos de tentativas e erros para entender completamente a física que governa nossas vidas diárias, mas, eventualmente, descobrimos os prós e contras da gravidade, da fricção e de outras forças em jogo. Você provavelmente não pensa muito nos sentidos físicos em que confia para sondar os blocos em uma torre Jenga, mas imagine tentar determinar o melhor movimento apenas olhando para a torre. Seria uma queda a cada tentativa.

Em um artigo publicado no periódico Science Robotics, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, liderados por Nima Fazeli, desenvolveram um robô capaz de aprender a jogar Jenga como os humanos, confiando tanto nas pistas visuais quanto no feedback físico de nossos dedos. No caso desse braço robótico, os dedos eram um par de sondas de agarrar que conseguiam sentir os movimentos e a fricção de um bloco que tocasse, da mesma forma como um jogador humano faria.

Os dados visuais sobre a torre ainda eram importantes para o sucesso do robô — imagine tentar jogar Jenga estando vendado. Por isso, além de ser muito sensível, ele também contava com uma câmera que capturava a forma e a posição da torre ao longo do tempo. Mas o que é mais impressionante nessa pesquisa é que o robô não foi explicitamente ensinado a jogar Jenga, e também não lhe foi dito como os vários blocos de madeira se movem ou interagem entre si.

A capacidade de sentir também facilitou a habilidade do robô de aprender a jogar sozinho, tanto em termos de encontrar um bloco que estava solto o suficiente para ser removido quanto de reposicioná-lo no topo da torre sem perturbar o delicado equilíbrio. Em cerca de cem jogos, ele descobriu que tentar mover um bloco que não deslizaria facilmente não era benéfico para a progressão do jogo.

Jogar Jenga não está exatamente no topo da lista de razões para possuir um robô, mas a pesquisa vai ajudar a tornar as máquinas mais adaptáveis para outras tarefas. Em fábricas, os robôs são atualmente programados para executar movimentos e ações muito específicos a fim de realizar trabalhos muito particulares.

A longo prazo, essa pode ser uma solução mais rentável para uma grande empresa do que pagar a um humano para fazer o mesmo trabalho monótono. Mas será que queremos mil robôs em nossas casas todos programados para fazer uma tarefa específica? É óbvio que não. Ensinar um robô a aprender a fazer uma infinidade de tarefas e a se adaptar a um número em constante mudança de variáveis é uma abordagem muito melhor.

[Science Robotics]

The post Criaram um robô capaz de jogar Jenga tão bem quanto humanos appeared first on Gizmodo Brasil.

Tomar café da manhã talvez não seja tão útil para perda de peso

Posted: 01 Feb 2019 02:37 AM PST

Dizem frequentemente que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas, de acordo com uma revisão nova divulgada na quarta-feira (30) no periódico científico BMJ, ele não te ajuda a perder o peso. O estudo não encontrou nenhuma boa evidência de que tomar regularmente café da manhã nos ajuda a reduzir as calorias ou evitar o ganho de peso. Aliás, encontraram até mesmo evidências de que pular completamente o café da manhã seria melhor para a circunferência das nossas cinturas — embora seja melhor você achar melhores maneiras de permanecer em forma.

[foo_related_posts]

Há boas razões para comer no início do dia, especialmente se você for jovem. Pesquisas já mostraram que tomar regularmente um café da manhã saudável (pense em frutas, legumes e grãos integrais) ajuda crianças e adolescentes a se desenvolverem normalmente e a se manter mentalmente afiados na escola. Muitas organizações de saúde pública e médicos também recomendaram adicionar um café da manhã saudável à sua rotina como forma de prevenir a obesidade ou promover a perda de peso.

A teoria por trás desse conselho é simples: comer cedo aceleraria o seu metabolismo e evitaria que você sentisse fome extra e comesse demais em refeições posteriores. Existem evidências dessa teoria em alguns estudos. No entanto, esses estudos são geralmente observacionais, o que significa que os pesquisadores apenas procuram associações indiretas entre duas coisas (neste exemplo, tomar ou não o café da manhã e a perda de peso ou menor obesidade) num grupo de pessoas de tamanho razoável. Mas, nos últimos anos, alguns estudos randomizados e controlados — muitas vezes considerados o padrão de ouro das evidências — não encontraram a mesma ligação.

“O problema é que os que tomam o café da manhã tendem a ser diferentes dos que não tomam. Portanto, o problema com estudos observacionais é que pode não ser a ingestão do café da manhã que é boa, mas, sim, o estilo de vida saudável mais amplo do indivíduo e suas escolhas alimentares que resultam em benefícios sobre o peso”, disse a autora sênior Flavia Cicuttini, epidemióloga da Universidade Monash, na Austrália, em entrevista ao Gizmodo por e-mail.

Cicuttini e sua equipe decidiram reunir e analisar o máximo de testes clínicos relevantes possível sobre o tema para ajudar a resolver a questão, algo que os cientistas chamam de metanálise. Eles analisaram 13 testes, realizados nos Estados Unidos, Reino Unido e Japão entre 1992 e 2016, que estudaram coletivamente mais de 500 adultos com peso e índice de massa corporal variáveis. Alguns dos ensaios testaram se a adição ou não do café da manhã poderia afetar o peso; outros analisaram se o café da manhã afetaria as calorias totais de uma pessoa em um dia.

“Descobrimos que aqueles que tomavam café da manhã tendiam a comer cerca de 260 calorias extras por dia a mais e, em média, ganhavam 0,44 kg”, disse Cicuttini. “É importante ressaltar que não havia evidência de melhoria do metabolismo naqueles que tomavam café da manhã ou que eram menos propensos a comer demais no final do dia.”

Esse padrão se manteve independentemente de onde os estudos foram realizados ou quanto pesavam os voluntários.

Os autores acrescentaram que suas descobertas não devem ser tomadas como definitivas. Em primeiro lugar, a qualidade geral da evidência que eles analisaram foi considerada baixa. Poucos estudos cegaram os voluntários, o que significa que eles sabiam se estavam tomando café da manhã ou não. É verdade que isso pode ser difícil de esconder de alguém, mas os estudos também raramente cegaram os pesquisadores que tinham que medir e calcular os resultados que obtiveram dos voluntários — outra coisa inaceitável na ciência. Todos os estudos, constatou a equipe, também tinham um risco alto ou pouco claro de viés.

Os autores dizem que é preciso realizar mais pesquisas, preferencialmente de testes grandes de alta qualidade, para ter certeza absoluta de qualquer coisa. Mas, enquanto isso, disse Cicuttini, existem aprendizados claros a se tirar de seu trabalho.

“A mensagem principal é que, se uma pessoa gosta de tomar café da manhã, tudo bem”, afirmou Cicuttini. “Entretanto, não existem provas de que deveríamos incentivar as pessoas a mudar seu hábito alimentar de modo a incluir o café da manhã para evitar ganho de peso ou obesidade… O efeito pode ser contrário!”

The post Tomar café da manhã talvez não seja tão útil para perda de peso appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário