domingo, 30 de junho de 2019

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Dentes fossilizados sugerem que alguns crocodilos antigos eram vegetarianos

Posted: 29 Jun 2019 01:56 PM PDT

Dois animais crocodiloformes que eram herbívoros

Jacarés e crocodilos são alguns dos carnívoros mais assustadores da Terra que existem, mas novas pesquisas sugerem que seus parentes antigos desenvolveram uma preferência por plantas.

Um equívoco comum sobre os crocodilianos é que eles permaneceram praticamente inalterados ao longo de sua história de 200 milhões de anos. Uma nova pesquisa publicada na revista Current Biology fornece mais evidências de que os crcodiliformes antigos — um grupo do qual descendem répteis modernos como crocodilos, jacarés e gaviais — eram mais variados ao longo de sua história evolutiva do que é tipicamente apreciado.

Esta pesquisa do Museu de História Natural de Utah sugere que algumas espécies de crocodiloformes adaptados com dietas tanto onívoras como herbívoras. Os autores do novo estudo, o estudante de graduação Keegan Melstrom e o curador chefe do museu Randam Irmis, chegaram a essa conclusão após uma cuidadosa análise de dentes crocodiloformes fossilizados.

Os crocodilianos atuais tem dentes convencionais, tanto em termo de complexidade como de variabilidades entre espécies. Estes répteis conta com dentes afiados em formato de cone — exatamente a configuração que você poderia esperar dessas criaturas aquáticas. Estes dentes são apropriados para agarrar presas e cortar pedaços de carne.

Gráfico mostra formatos de dentes de crocodiloformes

Mas como Melstrom e Irmis descobriram, os crocodiliformes antigos tinham dentes com um surpreendente grau de variabilidade. Ao todo, a equipe estudou 146 dentes fósseis de 16 diferentes espécies extintas. Usando mapeamento 3D de alta definição e amostras de dentes coletados de múltiplas instituições e pesquisadores, eles documentaram dentes similares aos de hoje em dia, além de dentes molares de esmagamento e dentes caninos remanescentes dos mamíferos modernos.

Alguns dentes, no entanto, nos deixaram coçando a cabeça.

"Vemos todas estas formas de dentes na história da evolução dos répteis, e algumas delas são bastante diretas, mas outras simplesmente não têm comparação", disse Irmis em um comunicado à imprensa do NHMU. Para analisar os dentes ainda mais, os cientistas aplicaram um método que lhes permitiu avaliar a complexidade física de cada dente. A técnica considerou todos os cantos e recantos, avaliando o dente de acordo com o seu grau de complexidade. "Quanto mais complicados são os dentes, mais material vegetal o animal come", segundo Melstrom. Ao mesmo tempo, os dentes dos onívoros "caem em algum lugar no meio" em termos de complexidade física, disse ele.

Armadillosuchus, um onívoro crocodiloforme extinto

Esta análise mostrou que alguns crocodiliformes antigos que viviam ao lado de dinossauros eram certamente carnívoros cruéis, mas alguns eram onívoros, que adicionavam plantas e insetos à sua dieta. O extinto crocodiloforme Armadillosuchus é um desses exemplos. E alguns, talvez inesperadamente, adotaram uma dieta exclusivamente vegetariana. Exemplos desses crocodiloformes herbívoros incluíram Chimaerasuchus e Pakasuchus.

De modo fascinante, os dados sugeriram que esta transição dietética aconteceu de forma independente em três ocasiões evolutivas diferentes e, possivelmente, até seis. Os crocodiloformes que atacam as plantas apareceram quase imediatamente após a extinção em massa do triássico final e permaneceram até a extinção em massa do final do Cretáceo, de acordo com a nova pesquisa. Isso é um trecho de 135 milhões de anos, passando de 200 milhões para 65 milhões de anos atrás. Este novo estudo aponta para a notável diversidade de antigos crocodiloformes e seu papel misto em antigas cadeias alimentares.

"Nosso trabalho demonstra que os crocodiloformes extintos tinham uma dieta incrivelmente variada", disse Melstrom. "Os herbívoros viviam em diferentes continentes em diferentes épocas, alguns ao lado de mamíferos e parentes mamíferos, e outros, não. Isso sugere que um crocodiloforme herbívoro foi bem sucedido em vários ambientes".

Falando para a ABC News, o paleontologista Paul Willis, da Universidade de Flanders, disse que o "verdadeiro triunfo" do novo trabalho foi em como Melstrom e Irmis foram capazes de "determinar a função dos dentes como uma adaptação à herbivoria, insetivoria ou omnivoria", disse Wills, que não estava envolvido com o novo trabalho. "Isto é um avanço".

Olhando para o futuro, os pesquisadores esperam entender melhor como um ambiente instiga uma espécie a uma dieta baseada em vegetais, e por que os crocodilos diversificaram-se tanto depois da extinção final-triássica, mas não da extinção em massa do final do Cretáceo.

The post Dentes fossilizados sugerem que alguns crocodilos antigos eram vegetarianos appeared first on Gizmodo Brasil.

Os melhores apps da semana para iPad e iPhone

Posted: 29 Jun 2019 01:03 PM PDT

Telas do iOS 12

Apps para aprender, encontrar programas para as crianças e gravar sua tela. Veja estas e outras dicas na nossa lista para iOS:

O iOS já possui uma funcionalidade que permite gravar a tela facilmente. O Screencast-O-Matic, por sua vez, é um software bastante famoso no macOS e que agora está disponível para os celulares e tablets. As vantagens são o editor de vídeo embutido e as opções adicionais para incluir uma Facecam, por exemplo.

Download: Screencast-O-Matic (grátis)
divisoriagizmodo

Julho está chegando e as férias também. O São Paulo para Crianças mapeia as melhores atrações de lazer da cidade, como parques, shows, teatros, oficinas, exposições, musicais, concertos, restaurantes e eventos esportivos ou gastronômicos que possam ser desfrutados em família. Ficou sem ideia do que fazer? Dá uma olhada no app para encontrar opções.

Download: São Paulo para Crianças (grátis)
divisoriagizmodo

O Instagram finalmente trouxe o recurso de música para o Brasil. Agora você pode compartilhar Stories com faixas, fazer lip sync e, em alguns casos, mostrar a letra da música. Essa função, que mostra a letra da música você está ouvindo como se fosse um karaokê, está disponível no aplicativo do Deezer e você pode compartilhar direto pros seus Stories. Basta escolher a faixa e ver se elas possuem o ícone 'Letras', no canto direito da imagem – depois, é só compartilhar.

Download: Deezer + Instagram Stories (grátis)
divisoriagizmodo

A realidade aumentada é uma ferramenta muito bacana para a educação. E esse é o propósito do Chemistry AR+, que permite uma visualização em três dimensões de moléculas, estruturas atômicas, entre outras coisas. A desvantagem é o aplicativo estar em inglês, mas a ideia é muito interessante.

Download: Chemistry AR+ (grátis)
divisoriagizmodo

Pokémon Go fez bastante sucesso e ainda é um game relevante, mas está longe da base de usuários do seu lançamento. Agora é a vez de Harry Potter chamar a atenção usando realidade aumentada. Harry Potter: Wizards Unite foi lançado nesta semana no Brasil e tem mecânicas muito similares ao Pokémon.

Download: Harry Potter: Wizards Unite (grátis)
divisoriagizmodo

Tem alguma sugestão? Deixe sua dica nos comentários!

The post Os melhores apps da semana para iPad e iPhone appeared first on Gizmodo Brasil.

Os melhores apps da semana para Android

Posted: 29 Jun 2019 10:50 AM PDT

Apps para fazer desenhos em realidade aumentada e para criar trilhas sonoras personalizadas. Confira nossas sugestões desta semana para dispositivos Android.

DoodleLens é um app para você fazer desenhos com papel e caneta e colocá-los em qualquer lugar usando realidade aumentada — basta copiar e colar usando a câmera. Dá até para fazer animações com vários desenhos sequenciais.

Download: DoodleLens (R$7,49)

divisoriagizmodo

O Shade Launcher é um app que junta o visual da tela inicial padrão do Android com um monte de recursos e opções bacanas. Dá para escolher quantas colunas de atalhos você quer e trocar o tema e o pacote de ícones, por exemplo. Também dá para agrupar apps por categoria na gaveta de aplicativos e ver suas notificações mais importantes em uma área dedicada.

Download: Shade Launcher (grátis)
divisoriagizmodo

O Mubert é um aplicativo gerador de música eletrônica. Ele usa inteligência artificial para criar as trilhas, e permite edição do usuário. Também dá para dizer o que você está fazendo e receber um fundo musical feito especialmente para a atividade.

Download: Mubert (grátis, com compras no app)

divisoriagizmodo

Harry Potter: Wizards Unite é o mais novo título da Niantic. Como não podia deixar de ser para um jogo do estúdio, ele se baseia em realidade aumentada e geolocalização para levar criaturas mágicas, feitiços e o ambiente de Hogwarts para o mundo real.

Download: Harry Potter: Wizards Unite (grátis, com compras no app)
divisoriagizmodo

O Cursivity é um puzzle diferente. Você comanda um bloco por cenários cheios de ilusões de ótica e precisa levá-lo até seu destino final. A grande novidade é como fazer isso: você precisa programar uma série de movimentos logo no início da rodada e torcer para que eles funcionem. Totalmente gratuito, o jogo é um ótimo passatempo.

Download: Cursivity (grátis)
divisoriagizmodo

 

Tem alguma sugestão? Deixe sua dica nos comentários!

The post Os melhores apps da semana para Android appeared first on Gizmodo Brasil.

Trump diz que empresas americanas podem vender produtos para Huawei

Posted: 29 Jun 2019 08:00 AM PDT

As empresas americanas poderão vender seus produtos para a chinesa Huawei, de acordo com um anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, feito neste sábado (29).

Trump teve uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, em Osaka, no Japão, após o encontro com o G20.

A Huawei sofreu restrições dos Estados Unidos em maio, quando Trump assinou uma ordem executiva que colocava a companhia em uma lista de empresas consideradas um risco à segurança nacional.

O Departamento de Comércio proibiu que empresas americanas vendessem determinados tipos de tecnologias e informações para a companhia chinesa.

"Nós concordamos que as empresas norte-americanas podem vender produtos para a Huawei", afirmou Trump, em uma coletiva de imprensa em Osaka, conforme a reportagem da EFE.

Quando questionado se a Huawei deixaria a lista de empresas que não podem fazer negócios com companhias americanas. “Nós não falamos sobre isso, temos uma reunião amanhã ou terça-feira”, disse Trump.

O presidente dos EUA disse também que não irá aumentar os direitos alfandegários sobre as importações chinesas, confirmando que as negociações entre as duas maiores potências mundiais serão retomadas.

Nesta semana, vimos que empresas americanas já vinham encontrando brechas para continuarem suas vendas à Huawei. Entre as companhias que pausaram as relações com a fabricante chinesa estavam Facebook, ARM, Google, Intel, Qualcomm, Broadcom, Western Digital, entre outras.

A Huawei estimou prejuízo de US$ 30 bilhões em sua receita total após banimento comercial dos EUA e fabricantes chinesas de chips disseram que não é possível atingir metas impostas pelo Estado sem tecnologia americana. Por outro lado, a China ensaiou retaliar EUA ao banir componente chave para criar smartphones. Pode ser que a guerra comercial dê uma esfriada nas próximas semanas.

The post Trump diz que empresas americanas podem vender produtos para Huawei appeared first on Gizmodo Brasil.

Samsung pode estar trabalhando em três novos aparelhos dobráveis

Posted: 29 Jun 2019 06:47 AM PDT

Galaxy Fold ainda não está à venda e, mesmo assim, parece que a Samsung se empolgou com a febre dos dobráveis porque, com base em vários relatos e rumores, a empresa pode estar trabalhando em até três novos celulares dobráveis.

Eu sei que o desenvolvimento de produtos em grandes empresas – especialmente nas do tamanho da Samsung – normalmente exige que elas tenham vários projetos em vários estágios de produção acontecendo a todo momento. Mas, caramba, Samsung, o que você está fazendo? Podemos pelo menos ter uma data de lançamento atualizada para o Galaxy Fold antes de começarmos a ouvir sobre coisas futuras?

Ostensivamente, com a sinalização de uma variedade de novos dobráveis, a Samsung espera estabelecer sua liderança em uma categoria de dispositivos emergentes e, ao mesmo tempo, tirar proveito da recente inclusão da Huawei na Lista de Entidades dos Estados Unidos para se distanciar da sua maior concorrente. Mas como vimos com os lançamentos atrasados ​​do Samsung Galaxy Fold e do Huawei Mate X, fazer um aparelho dobrável é realmente difícil, mesmo para as duas maiores fabricantes de celulares do planeta.

Dito isto, se a Samsung não se importa em queimar uma montanha de dinheiro para acelerar o desenvolvimento da tecnologia e resolver os possíveis problemas antes que os dispositivos cheguem às prateleiras das lojas, sou totalmente a favor. No entanto, com base na reação que alguns colegas do Gizmodo tiveram com o preço de US$ 2 mil do Galaxy Fold, pode ser do interesse da Samsung descobrir uma maneira de tornar seus futuros dobráveis ​​um pouco menos caros.

Independentemente disso, com tantos dispositivos em algum estágio de produção, provavelmente é hora de detalhar tudo o que sabemos sobre a atual e futura safra de dobráveis ​​da Samsung.

1. Galaxy Fold

Foto: Sam Rutherford/Gizmodo

Enquanto continuamos esperando por um lançamento revisado do Galaxy Fold, o site coreano Investor relatou que o vice-presidente da Samsung Display, Kim Seong-cheol, disse aos participantes de um evento recente do setor que "a maioria dos problemas de display foram resolvidos, e o Galaxy Fold está pronto para chegar ao mercado".

Relatos anteriores indicam que, como parte de seus esforços para lidar com as preocupações em relação à durabilidade do Fold, a Samsung aumentou o tamanho da película protetora que cobre sua tela dobrável para que as bordas do filme fiquem embaixo da moldura do aparelho, o que deve dificultar muito que o filme descasque acidentalmente e danifique o dispositivo. Outro relato da Yonhap News também afirma que a Samsung diminuiu o tamanho das lacunas entre a tela do Fold e sua dobradiça, a fim de evitar que materiais externos entrem no dispositivo e danifiquem o display.

Esperamos que essas duas correções sejam o bastante para tornar o Fold pronto para o consumidor, mas com base nos problemas iniciais do Fold, a Samsung ainda enfrenta uma séria batalha quando se trata de convencer as pessoas a comprar seu primeiro celular dobrável de US$ 2 mil.

2. Um clamshell dobrável parecido com o Razr

Imagem: Motorola (via SlashLeaks)

Há muito tempo corre o boato de que a Motorola está trabalhando em um reboot de seu icônico aparelho Razr, que vai substituir a minúscula tela de 2,2 polegadas e o teclado T9 do modelo original por uma nova tela dobrável de cerca de 6,2 polegadas. Agora, apenas nesta semana, um novo relato da Coréia do Sul alega que a Samsung está trabalhando em seu próprio dispositivo clamshell dobrável com uma tela ligeiramente maior de 6,7 polegadas que pode começar a ser fabricado em massa já em novembro deste ano.

Embora um design como esse não seja tão ambicioso quanto o Galaxy Fold, a criação de um smartphone moderno, menor e mais portátil, mas que também tenha um design familiar, pode ajudar a tornar toda a categoria dobrável mais acessível ao usuário médio. E com este modelo ostentando uma tela de 6,7 polegadas em comparação com a tela de 7,3 polegadas do Galaxy Fold, pode ser que ele seja mais barato também.

3. Um clone do Huawei Mate X

Embora tenha levado oito anos de pesquisa e desenvolvimento para a Samsung criar o Galaxy Fold, ainda é muito cedo para dizer se a tela dobrável para dentro do Fold é superior ao design dobrável para fora do X Mate. Assim, a fim de explorar uma maneira diferente de desenvolver um celular dobrável, o Korea Herald relata que a Samsung já está trabalhando na criação de seu próprio aparelho dobrável para fora. Além disso, segundo a Korea Herald, a Samsung pode até tentar colocar seu celular dobrável no mercado antes da Huawei lançar o Mate X, que, segundo o presidente da Huawei para a Europa Ocidental, pode acontecer em setembro deste ano.

Se for verdade, isso permitiria que a Samsung oferecesse dois tipos diferentes de aparelhos dobráveis, e no ocidente, onde a Samsung terá muito mais facilidade em conseguir passar por tarifas e várias políticas governamentais, esse movimento realmente limitaria o apelo global do Huawei Mate X, junto com todos os dobráveis ​​subsequentes da Huawei.

4. Galaxy Fold 2?

Apesar de eu gostar muito do Galaxy Fold, havia claramente espaço para melhorias. A tela de 4,6 polegadas na parte externa do aparelho é simplesmente muito pequena e, ao contrário da linha Galaxy Note da Samsung, o Fold não oferece nenhum tipo de suporte para a caneta stylus. Então, para resolver esses problemas, além de aumentar o tamanho de seu display flexível principal, parece que a Samsung já está trabalhando em um sucessor do Galaxy Fold, com uma tela maior de 8 polegadas e integração com a S-Pen.

Embora este relato não mencione explicitamente que a Samsung está planejando aumentar o tamanho da tela de cobertura do Galaxy Fold 2, tornando a tela interna maior, a Samsung também teria mais espaço para aumentar o tamanho da tela externa do Fold 2 e, na minha opinião, não usar o espaço adicional do lado de fora do dispositivo ao máximo seria um grande erro.

E com o relato dizendo que este suposto Galaxy Fold 2 poderia estar disponível em algum momento no início do próximo ano, a Samsung poderia finalmente ter um dobrável, de fato, atraente no mercado.

5. Sonhos de um celular retrátil

Ilustração: Samsung (via WIPO)

Embora este último exista apenas na forma de um pedido de patente, é claro que a Samsung está planejando fazer mais com sua tecnologia de tela flexível do que apenas fabricar celulares que se dobram pela metade. Ao fazer um aparelho com uma tela que pode ser estendida simplesmente pegando lados opostos do telefone e puxando, a Samsung estaria se aventurando em um território de ficção científica. Não será fácil, mas e se a Samsung realmente conseguir?

Então, o que mais resta?

E tudo isso não leva sequer em consideração o uso de tecnologia de display dobrável em outras categorias de dispositivos, como a TV que a LG exibiu na CES 2019 ou laptops como o conceito de notebook dobrável da Lenovo. Então mesmo que você não ligue para dobráveis ​​agora, vai levar algum tempo até que a Samsung pense em desistir da tecnologia.

The post Samsung pode estar trabalhando em três novos aparelhos dobráveis appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário