segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Se você quiser ter filhos saudáveis, é melhor dar uma segurada na bebida

Posted: 06 Oct 2019 02:36 PM PDT

Casal bebendo cerveja

Se você tem planos de ter filho, é melhor evitar ingerir muito álcool. É o que recomenda um novo estudo que saiu nesta semana. Ele sugere que mulheres e homens que bebem muito meses antes da concepção têm maior probabilidade de ter filhos com problemas cardíacos congênitos, com o consumo de álcool do pai tendo um impacto maior na saúde cardíaca do futuro filho.

O estudo, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, é uma revisão de pesquisas existentes que analisam a ligação entre o consumo dos pais e a doenças cardíacas congênitas em recém-nascidos, o tipo mais comum de defeito de nascença nos EUA. Embora se fale que mulheres grávidas devem evitar beber, há consideravelmente menos atenção se o consumo de um pai pode afetar a qualidade de seu esperma e, posteriormente, a saúde de seu filho.

Como esperado, os pesquisadores descobriram uma conexão entre o consumo relatado na pré-concepção das mães, bem como durante a gravidez, e a probabilidade de seus filhos nascerem com doenças cardíacas. Mas os maiores riscos associados foram notados nos pais. O risco de qualquer defeito cardíaco era 55% maior para uma criança se o pai bebia regularmente nos três meses anteriores à concepção (em comparação com a abstinência), por exemplo, enquanto ter uma que mãe bebia muito durante o mesmo período de tempo estava associado a um risco 16% maior de a criança ter a condição.

Houve controvérsia sobre o quão significativos são os riscos à saúde de beber para mulheres grávidas. Não está claro, por exemplo, se o consumo leve a moderado de uma mãe realmente aumenta o risco de defeitos congênitos. Nesta revisão, os autores não encontraram uma conexão perceptível entre beber e doenças cardíacas congênitas entre mulheres que relataram "exposições em baixas doses" de álcool por dia. Mas eles acrescentaram que este estudo não seria capaz de estabelecer um ponto de corte para o consumo "seguro" de álcool.

Ao mesmo tempo, já sabemos que o consumo excessivo de álcool durante a gravidez (definido como tomar cinco doses em uma sessão) é definitivamente ruim para o feto. E também não é um risco abstrato, uma vez que cerca de 8% de todos os nascidos vivos acabam tendo um defeito cardíaco congênito. Também houve algumas pesquisas sugerindo que mesmo o consumo moderado de álcool pode afetar a qualidade do esperma de homens saudáveis. Dadas as novas descobertas, os autores sugerem que homens e mulheres se abstenham de beber compulsivamente por até seis meses antes de decidirem engravidar.

"Beber demais [para quem quer ser pai] é um risco alto e um comportamento perigoso que não apenas aumenta a chance de o bebê nascer com um defeito no coração, mas também prejudica bastante a própria saúde", disse o autor do estudo Jiabi Qin, pesquisador da Escola de Saúde Pública Xiangya da Central South University, da China, em um comunicado sobre o estudo.

The post Se você quiser ter filhos saudáveis, é melhor dar uma segurada na bebida appeared first on Gizmodo Brasil.

Simulações mostram buracos negros têm uma relação íntima com galáxias hospedeiras

Posted: 06 Oct 2019 12:37 PM PDT

Jatos saindo da galáxia Centauro A

Um novo estudo está jogando luz na forma como as galáxias interagem com os incrivelmente enormes buracos negros em seus centros.

Os astrônomos pensam que toda galáxia tem uma região incrivelmente densa no centro chamada buraco negro supermassivo. Muitos desses buracos negros, chamados núcleos galácticos ativos (AGNs), lançam jatos de radiação. Mas muitas questões permanecem sobre a relação entre os AGNs e as galáxias que os cercam, como o crescimento do buraco negro corresponde à taxa de formação de estrelas ou simplesmente à massa da galáxia? Simulações em computador estão revelando a verdadeira natureza dessa conexão complexa.

"Eles parecem controlar e regular um ao outro", disse Priyamvada Natarajan, autor e professor de física e astrofísica da Universidade de Yale, ao Gizmodo.

Os pesquisadores executaram simulações complexas de computador chamadas ROMULUS25 e ROMULUSC, que modelam o comportamento das galáxias do Big Bang até hoje. As simulações incluem os buracos negros nos centros gasosos das galáxias, bem como as estrelas formadas pelo gás. Os resultados: buracos negros e seus hospedeiros galácticos crescem juntos, e a taxa na qual as estrelas se formam está diretamente relacionada à taxa na qual os buracos negros comem.

Essas descobertas pintam uma espécie de dança entre os buracos negros e as galáxias que os hospedam, onde a taxa na qual os buracos negros se alimentam e a taxa na qual as estrelas se formam e se regulam umas às outras, disse Natarajan. Ela ficou animada porque o estudo fornece mais contexto para correlações que foram encontradas anteriormente em dados observacionais reais.

Talvez, surpreendentemente, o estudo tenha constatado que a massa da galáxia e o ambiente geral em que o buraco negro está não afeta o buraco negro em si, de acordo com o artigo publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Nem as fusões galácticas, o que contraria o que muitos cientistas pensam, disse Kastytis Zubovas, pesquisador do Centro de Ciências Físicas e Tecnologia, que não participou do estudo, em um e-mail ao Gizmodo. Ele considerou o artigo uma "investigação muito completa de como as galáxias co-evoluem com seus buracos negros supermassivos centrais".

Mas é claro que isso é apenas uma simulação, e as simulações exigem concessões. Zubovas apontou que os principais resultados incluem médias acima de 300 milhões de anos, o que significa que processos de curto prazo (bem como processos de menor escala) podem estar ausentes do quadro. Os cientistas esperam realizar simulações adicionais que explorem as especificidades desse relacionamento.

As simulações de galáxias por computador podem não parecer as mais dramáticas da ciência, mas são uma maneira importante para os seres humanos entenderem processos que ocorrem em escalas de tempo muito mais longas do que nossas vidas úteis. E esses são cálculos cruciais para entender nosso universo e a maneira como as estruturas se formam e evoluem dentro dele. E, dada a sua ferocidade, é bom encontrar evidências de que os buracos negros são mais do que apenas aspiradores de pó centrais — eles também parecem ser importantes para o desenvolvimento das próprias estrelas.

The post Simulações mostram buracos negros têm uma relação íntima com galáxias hospedeiras appeared first on Gizmodo Brasil.

Vídeos mostram melhorias do Google Assistente para o Pixel 4

Posted: 06 Oct 2019 11:34 AM PDT

Foto do Pixel 4. Imagem revela um aparelho preto retangular com um pequeno quadrado no canto superior esquerdo da traseira. Nesse quadrado cabe mais de uma câmera.

Supostos vídeos de demonstração do Pixel 4 vazaram nos últimos dias mostrando um “novo Google Assistente”. Aparentemente, interagir com o assistente virtual se tornará algo mais direto, como mostra o 9to5 Google. Em outra reportagem, o blog que diz que a empresa está trabalhando numa função para ativar o Assistente assim que você levantar o celular.

A companhia chegou a demonstrar algumas prévias da nova versão do assistente durante o evento Google I/O em maio. Desde estão, eles detalharam os controles via gesto batizados de “Motion Sense“. O material vazado, que você pode conferir aqui, é a primeira oportunidade de ver a novidade em ação.

Sobre o recurso de levantar o celular para falar, é assim que o blog explica:

Depois de levantar o seu celular, perguntar algo ou falar algum comando irá iniciar o Assistente. Sua fala deve vir imediatamente depois de levantar o aparelho ou o Google irá ignorá-la.

Não que iniciar o Google Assistente seja difícil do jeito que é hoje; assim como outros assistentes pessoais, basta dizer “Hey Google”. Pode me chamar de preguiçosa, mas a conveniência de pegar o meu celular e ter o assistente já aberto me agrada, especialmente levando em conta que esse passo é necessário para ativar as novas “Conversações Continuadas“.

Como foi mostrado durante o Google I/O, as Conversações Continuadas fazem com que a interação com o programa soe mais como uma conversa e menos com ordens a um robô do Google (mesmo que seja isso, basicamente).

De acordo com o 9to5 Google, a companhia ainda está trabalhando nessa funcionalidade de “levante o celular para conversar”, então não dá para saber se isso estará disponível já no lançamento.

Também não há nada oficial sobre essas demonstrações que foram vazadas; entramos em contato com a empresa e iremos atualizar o post se tivermos respostas. Apesar disso, vazamentos sobre o Pixel 4 é o que não faltam.

Quanto ao Motion Sense, um dos vídeos do 9to5 Google mostra usuários atendendo ligações, trocando de música e desligando o alarme só passando a mão por cima da tela. Tudo isso são funcionalidade que o Google já confirmou que virão para o Assistente, o que dá às demonstrações um pouco mais de credibilidade. O recurso funciona graças ao Project Soli, tecnologia em que a empresa vem trabalhando desde 2015 e que usa sensores para rastrear movimentos.

Outros vídeos de demonstração destacam como o novo Assistente pode controlar aplicativos e lembrar-se do contexto das mensagens para que as suas respostas sejam enviadas para a pessoa certa, sem que você precise especificar durante a interação. E a interface é muito mais colorida, o que parece bacana.

Embora todas essas atualizações do Assistente possam ser engenhosas, elas não conseguem são o suficiente para nos distrair de uma característica controversa que o Google pretende usar no Pixel 4 para colar na Apple: desbloqueio facial. O problema está menos no recurso e si e mais em como a companhia supostamente está coletando dados para desenvolvê-lo: se aproveitando de populações vulneráveis para coletar rostos para seu banco de dados.

[9to5 Google]

The post Vídeos mostram melhorias do Google Assistente para o Pixel 4 appeared first on Gizmodo Brasil.

Os melhores games do mês para Android e iOS

Posted: 06 Oct 2019 08:44 AM PDT

O mês de setembro teve uma série de lançamentos legais para Android e iOS, com muitos títulos consagrados no console aparecendo nos celulares. Destaque para Mario Kart Tour, que vem liderando ranking de downloads, e para Call of Duty: Mobile, com muitos mapas clássicos da franquia.

Call of Duty: Mobile


Blockbuster do mundo dos consoles, Call of Duty ganhou uma versão móvel e a produtora do game, Activision, está fazendo bastante barulho. Os desenvolvedores incluíram mapas consagrados da saga como Nuketown, Terminal e Hijacked e, além dos modos que colocam cinco jogadores contra cinco, tem também o Battle Royale com mais 100 players simultâneos. Um dos principais lançamentos do ano, de graça.

Download: Call of Duty: Mobile para Android e iOS (grátis)

divisoriagizmodo

Mario Kart Tour


Outro sucesso tradicional que chegou ao Android e iPhone foi o Mario Kart. O joguinho tem toda a essência da franquia, a diferença é que as corridas se passam num cenário vertical e os carros aceleram sozinho — você só precisa guiá-lo pelas pistas que usam locais reais como inspiração, como Nova York. Os personagens estão todos lá, mas versões especiais são desbloqueados apenas por compras dentro do app.

Download: Mario Kart Tour para Android e iOS (grátis)

divisoriagizmodo

Lock's Quest


Mais um joguinho de console que estreia no Android e iOS: Lock's Quest. É uma mistura entre defesa a torre e RPG. O jogador precisa criar sua defesa para proteger a sua torre. Os gráficos lembram a estética 16-bit, com uma dúzia de mapas, coleção de torres, armadilhas e ataques especiais.

Download: Lock's Quest para Android (R$ 26,99) e iOS (R$ 24,90)

divisoriagizmodo

Saint Seiya Awakening


Saint Seiya Awakening é um RPG de estratégia baseado no mangá Os Cavaleiros do Zodíaco. Batalhe em turnos com outros jogadores e desbloqueie novos personagens de acordo com o progresso do jogador em diferentes modos — há também um modo história.

Download:Saint Seiya Awakening para Android e iOS (grátis)

divisoriagizmodo

Sugar Blast


A Rovio, desenvolvedora do Angry Birds, tem um novo joguinho: Sugar Blast. É um joguinho simples em que você precisa estourar bolinhas da mesma cor enquanto elas se agrupam. Não é nada inovador, mas pode ser divertido graças as recompensas que colocam no jogo.

Download: Sugar Blast para Android e iOS (grátis)

divisoriagizmodo

NBA 2K20


A temporada da NBA ainda não começou, mas o NBA 2K20 já está disponível. O game tem 5 novas histórias, novidades no modo carreira e Run The Streets. Além do modo offline é possível organizar partidas contra seus amigos ou com outros players online.

Download: NBA 2K20 para Android (R$ 21,99) e iOS (R$ 22,90)

The post Os melhores games do mês para Android e iOS appeared first on Gizmodo Brasil.

Aspirina pode proteger nossos pulmões da poluição do ar

Posted: 06 Oct 2019 07:10 AM PDT

Uma dose de aspirina pode fazer mais do que apenas aliviar sua dor de cabeça, sugere um novo estudo – ela também pode proteger seus pulmões da poluição do ar.

A poluição do ar prejudica nosso corpo de várias maneiras, tanto a curto quanto a longo prazo. Isso inclui irritar e inflamar células pulmonares. Portanto, faz sentido que a aspirina e outros anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) possam ter um efeito protetor.

Há até pesquisas mostrando que o uso diário de aspirina está associado a um risco reduzido e a uma progressão mais lenta da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma condição pulmonar caracterizada por inflamação crônica que pode ser causada ou agravada por poluentes do ar, como a fumaça do tabaco.

Mas, de acordo com os autores deste novo estudo, publicado no final do mês passado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, não sabemos se os AINEs poderiam mitigar os efeitos agudos da poluição nos pulmões. Para remediar isso, eles analisaram os dados de um estudo em andamento de veteranos.

O estudo de longa data acompanha a saúde de mais de 2.000 veteranos na área da grande Boston desde os anos 1960, incluindo a função pulmonar. E desde 1995, também foi medida regularmente a qualidade do ar dessa mesma área.

Com isso, os autores puderam comparar os pulmões dos voluntários que relataram tomar AINEs no mês passado com aqueles que não tomaram, após a exposição à poluição do ar na área. Ao todo, foram incluídos dados de mais de 3.000 consultas médicas entre 1995 e 2012, envolvendo mais de 1.000 voluntários, com idade média de 72 anos.

Como esperado, as pessoas expostas a uma dose relativamente grande de poluição do ar no dia do teste apresentaram pior função pulmonar. Mas as pessoas que tomaram AINEs recentemente tiveram resultados melhores em relação às que não tomavam.

Em média, estimaram os pesquisadores, os pulmões das pessoas que usavam AINEs eram quase 50% menos afetados pela poluição do ar do que aqueles que não usavam. E esse efeito protetor parecia existir mesmo quando eles levaram em conta a idade das pessoas, histórico de tabagismo e IMC.

“Nossas descobertas sugerem que a aspirina e outros AINEs podem proteger os pulmões de picos de curto prazo na poluição do ar”, disse Xu Gao, principal autor do estudo e cientista pesquisador de pós-doutorado na Mailman School of Public Health da Universidade de Columbia, em comunicado divulgado pela universidade. “É claro que ainda é importante minimizar nossa exposição à poluição do ar, que está ligada a uma série de efeitos adversos à saúde, do câncer às doenças cardiovasculares”.

É claro que esse tipo de estudo não pode provar a teoria de Gao e sua equipe. Uma limitação evidente deste estudo, por exemplo, é que eles se baseavam nas lembranças das pessoas sobre terem usado ou não AINEs, que podem ser imprecisas. Eles também não conseguiram definir a dose ou tempo necessários para essas medicações de fato protegerem os pulmões de danos a curto prazo.

E neste estudo, pelo menos, o efeito foi observado apenas em pessoas que tomaram aspirina, não outros AINEs. Porém, como apenas algumas pessoas usavam AINEs que não são exclusivamente aspirina, o tamanho da amostra pode ter sido pequeno demais para identificar seus benefícios.

Ainda assim, os AINEs e a aspirina já estão sendo amplamente utilizados. Portanto, quanto mais benefícios oferecerem, melhor. Os autores afirmam que são necessários estudos maiores, incluindo estudos randomizados, antes que esses medicamentos sejam anunciados como remédios antipoluição.

The post Aspirina pode proteger nossos pulmões da poluição do ar appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário