quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


WhatsApp confirma que aplicativo foi usado para envio em massa de mensagens durante eleições de 2018

Posted: 08 Oct 2019 02:19 PM PDT

Ícones dos aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Telegram no iOS

Já vimos várias notícias de que o WhatsApp é usado em todo o mundo para fazer campanhas eleitorais — muitas vezes, de forma abusiva, desrespeitando os termos de uso do aplicativo. O Brasil também está nessa lista, e, pela primeira vez, a própria empresa admitiu que seu produto foi usado no pleito de 2018 para disparos em massa de mensagens.

“Na eleição brasileira do ano passado houve a atuação de empresas fornecedoras de envios maciços de mensagens, que violaram nossos termos de uso para atingir um grande número de pessoas”, disse foi Ben Supple, gerente de políticas públicas e eleições globais do WhatsApp, em palestra realizada em Medellín, na Colômbia. Ele é um dos palestrantes do Festival Gabo, evento de jornalismo organizado pela fundação criada pelo escritor Gabriel García Márquez e que leva o seu nome.

Segundo a Folha de S.Paulo, Supple também comentou sobre como a plataforma encara os grupos públicos de conteúdo político. Eles são compartilhados por links que permitem o acesso de qualquer um. Segundo o executivo, esses grupos “são como tabloides sensacionalistas, onde as pessoas querem espalhar uma mensagem para uma plateia e normalmente divulgam conteúdo mais polêmico e problemático”.

O executivo também desencoraja a participação nesses grupos. Segundo ele, ao ser adicionado a um deles contra sua vontade, o usuário deve denunciá-lo e sair dele. Supple também lembrou que o uso do aplicativo para campanha eleitoral precisa respeitar os termos da plataforma, que proíbem automação e envio massivo.

Relembre os casos

Nas eleições de 2018, uma reportagem da Folha de S.Paulo denunciou que empresários haviam pago R$ 12 milhões pelo disparo automático de mensagens contra o PT, o que poderia configurar crime eleitoral. Dias depois, o UOL também apurou que a campanha Fernando Haddad também fez uso de ferramentas desse tipo, e que a agência contratada pelo PSL apagou registros horas depois da publicação da primeira reportagem. O WhatsApp bloqueou as empresas envolvidas dias depois da publicação da matéria da Folha.

Depois do fim do pleito, em dezembro, uma nova reportagem contou que as empresas contratadas para enviar as mensagens usaram nomes e CPFs de idosos para registrar chips usados nos disparos automáticos.

Desde então, a campanha de Haddad foi multada pelo TSE por impulsionar, no Google, um site contra seu adversário. Já a ação contra a campanha de Bolsonaro segue aguardando julgamento. O relator do processo no TSE, Jorge Mussi, negou pedido para que jornalistas da Folha testemunhassem no processo e aceitou pedido da defesa para que uma funcionária da agência contratada pelo PSL e hoje assessora da Secretaria-Geral da Presidência fosse ouvida.

[Folha]

The post WhatsApp confirma que aplicativo foi usado para envio em massa de mensagens durante eleições de 2018 appeared first on Gizmodo Brasil.

12 coisas que você pode fazer com o novo macOS Catalina

Posted: 08 Oct 2019 01:13 PM PDT

Depois de demonstrações em apresentações e versões beta, o macOS Catalina (tecnicamente macOS 10.15) está disponível para todos. Quer dizer, todos que tiverem um Mac de seis ou sete anos de idade. De qualquer maneira, esses são os novos recursos que você terá no sistema operacional.

1) Gerencie músicas, filmes e podcasts em aplicativos separados

O iTunes foi descontinuado — quer dizer, só no Mac. No lugar dele, você encontrará o Apple Music, o Apple TV e o Apple Podcasts. Já o Finder assumirá o papel de fazer backup e restaurar dispositivos móveis, quando necessário. Esses aplicativos separados não são muito diferentes dos diferentes componentes do iTunes, mas tudo está mais organizado e fácil de acessar no macOS Catalina.

O aplicativo Apple Music, por exemplo, incorpora o serviço de assinatura do Apple Music e a biblioteca do iTunes que construiu ao longo dos anos. Suas listas de reprodução ainda estão lá, e você também pode criar listas de reprodução inteligentes.

2) Use seu iPad como um segundo monitor

Um dos novos recursos mais interessantes do macOS Catalina para os proprietários de iPad é o Sidecar, que permite usar um iPad como um monitor secundário — conecte os dois dispositivos com um cabo ou verifique se ambos estão na mesma rede Wi-Fi e depois selecione o iPad na lista do AirPlay na barra de menus do macOS.

Seus programas da área de trabalho usarão a tela extra como qualquer outro monitor secundário convencional, e você também pode usar um Apple Pencil para interagir com aplicativos Mac na tela do Sidecar. Uma simulação da Touch Bar do Mac também aparece, caso você tenha algum motivo para usá-la.

3) Coloque limites para você e seus filhos com o Tempo de Uso

O Tempo de Uso chegou ao Mac para estragar a sua própria diversão e a de seus filhos. Ele limita a frequência com que você pode abrir aplicativos específicos (ou categorias específicas de aplicativos). O Tempo de Uso aparece como uma nova opção nas Preferências do Sistema, e você pode recorrer a ele para monitorar como tem usado seus dispositivos Apple, bem como para definir limites para quanto tempo você pode gastar por dia em categorias específicas de aplicativos.

4) Execute aplicativos criados originalmente para o iPad

O Catalyst é uma ferramenta para desenvolvedores de software trazida no macOS Catalina. Ela facilita a portabilidade de aplicativos do iPad para o Mac. E como isso afeta a sua vida? Você deve ver mais aplicativos fazendo a transição do tablet da Apple para os laptops e desktops — pelo menos na teoria. O Twitter e o TripIt são alguns dos aplicativos que aparentemente estão a caminho, embora ainda não estejam disponíveis.

5) Encontre seu Mac mais facilmente

O novo aplicativo Buscar, que aparece no iOS, iPadOS e macOS Catalina, consegue encontrar seus iPhones, Apple Watches e até MacBooks. Se o computador estiver offline por qualquer motivo, a Apple solicitará a ajuda dos dispositivos de outras pessoas para tentar encontrá-lo (anonimamente, de forma invisível e segura, é claro). Inicie o novo aplicativo Buscar a partir da pasta Aplicativos no Finder ou via Spotlight.

6) Veja as melhores fotos

Como sempre, a atualização anual do macOS vem com várias novidades úteis nos programas de desktop. O Fotos recebeu uma atualização visual e alguns recursos extras, o que significa que você pode ver mais fotos de verdade e menos capturas de tela e imagens duplicadas.

7) Gerencie suas anotações mais facilmente

O Notes é outro aplicativo que recebeu uma atualização substancial no macOS Catalina. Há uma nova visualização da galeria, uma função de pesquisa mais abrangente e um recurso de listas mais útil. Talvez o mais importante seja que agora você pode compartilhar pastas inteiras de anotações ao mesmo tempo, tornando o aplicativo mais prático em termos de colaboração.

8) Gerencie seus lembretes mais facilmente

O Lembretes teve ainda mais aprimoramentos do que o Notes. Ele conta com interface e o layout renovados e reconhece os planos que você está fazendo nas Mensagens — ao ver alguma mensagem que pode ser importante, ele pergunta se você quer criar um lembrete. Seus lembretes são organizados automaticamente em listas inteligentes (itens sinalizados, itens com vencimento hoje e coisas do tipo). Por fim, agora você também pode adicionar anexos aos lembretes.

9) Acesse sua conta Apple no macOS

Uma pequena alteração, mas potencialmente muito útil: agora você pode acessar as informações da sua conta da Apple diretamente nas Preferências do Sistema. Se você abrir a caixa de diálogo no menu Apple, verá um link do Apple ID na parte superior, junto com sua foto e o nome da sua conta. Clique para ver seus dispositivos registrados, seus detalhes de pagamento e outras coisas do tipo.

10) Faça tudo com comandos de voz

Uma das demos mais impressionantes da WWDC 2019 mostrou que todo o sistema operacional macOS Catalina poderia ser operado com comandos de voz — um recurso bastante útil para quem não pode usar o computador do jeito convencional, ou mesmo para quem usa o Mac enquanto está preparando receitas na cozinha ou construindo coisas na oficina.

Abra o menu Apple, escolha Preferências do Sistema e escolha Acessibilidade para encontrar a nova opção. Selecione Controle de voz para ativar o recurso e clique em Comandos para ver uma lista de ordens que funcionam — bastante coisa é possível, desde "abrir Siri" até "vá dormir".

11) Silencie sua caixa de entrada

Uma pequena alteração, mas que pode fazer uma grande diferença no barulho da sua caixa de entrada: agora você pode silenciar os conversas no Apple Mail do macOS Catalina. Selecione um tópico na tela, clique no ícone Silenciar (uma linha cortando um sino) e você não verá notificações sobre essa conversa até desativar o silêncio.

12) Acesse o Apple Arcade

Abra a Mac App Store no macOS Catalina e você verá uma nova guia Arcade à esquerda — clique aqui para acessar os jogos para Mac que fazem parte do Apple Arcade e para iniciar o teste gratuito por um mês. Nem todos os jogos do Apple Arcade rodam no macOS, mas alguns já estão disponíveis e outros devem vir por aí.

The post 12 coisas que você pode fazer com o novo macOS Catalina appeared first on Gizmodo Brasil.

Elon Musk diz ser “um grande idiota” por chamar mergulhador que ajudou no resgate na Tailândia de “pedófilo”

Posted: 08 Oct 2019 11:57 AM PDT

Elon Musk admitiu ser um “grande idiota” por chamar de “estuprador de crianças", em um e-mail a um repórter do BuzzFeed, um mergulhador britânico que ajudou a salvar uma dúzia de crianças, segundo os documentos do tribunal sobre o julgamento subsequente por difamação.

Recapitulando: no ano passado, 12 crianças e seu treinador de futebol ficaram presos em uma caverna na Tailândia, mas emergiram vivos semanas depois graças aos esforços de equipes de resgate, incluindo um expatriado britânico e residente na Tailândia, Vernon Unsworth. Mais tarde, Unsworth criticou um "minissubmarino" que Musk mandou seus engenheiros construírem para o esforço de resgate, chamando-o de inútil e sem "absolutamente nenhuma chance de funcionar". Musk revidou acusando Unsworth de ser um "pedófilo" em um tuíte para seus milhões de seguidores em 15 de julho de 2018.

Musk ainda piorou a situação com uma série de e-mails em agosto de 2018 para o BuzzFeed News, na qual ele se referiu a Unsworth como um “estuprador de crianças” e alegou que o mergulhador se mudou para Chiang Rai para se casar com uma menina de 12 anos, citando um investigador particular. (Tabloides britânicos relataram mais tarde que Woranan Ratrawiphukkun tem 40 anos e conheceu Unsworth no Reino Unido há menos de dez anos.)

Embora Musk pudesse ser caridosamente chamado de ignorante em relação às normas jornalísticas – ele uma vez citou o site de um suposto culto sexual como evidência de que a mídia é tendenciosa contra ele – ele realmente se superou em seus e-mails para o BuzzFeed, que ele supôs que não seriam publicados porque ele iniciou com “em off”.

A premissa de que nada que alguém diga a um repórter está realmente "em off", a menos que eles concordem de forma afirmativa com antecedência, é quase uma lição de alfabetização em mídia no nível de jardim de infância. Bem, Musk agora percebeu que ele foi reprovado nessa aula.

Documentos do tribunal da equipe jurídica de Unsworth, com base nas informações encontradas durante a descoberta, mostram que ele disse a um consultor de relações públicas: "Eu não esperava que o Buzzfeed publicasse um e-mail em off. Minha intenção era que eles investigassem e chegassem a suas próprias conclusões, e não publicassem meu e-mail diretamente. Ainda assim, eu sou um grande idiota".

Ele acrescentou que foi “uma das coisas mais idiotas que já fiz”, com a equipe jurídica de Unsworth colocando as duas citações destacadas em negrito.

Musk afirmou que a base para isso era um investigador particular que ele havia contratado por US$ 50.000, James Howard-Higgins, em uma aparente tentativa de provar que Unsworth era um pedófilo. Na realidade, Howards-Higgins é um criminoso condenado e fraudador que, segundo informações, conseguiu fechar negócio enviando a Musk um e-mail não solicitado prometendo revelar os "esqueletos no armário [de Unsworth]".

Isso por si só é suficiente para assustar qualquer um. Mas, de acordo com a equipe jurídica de Unsworth, Howard-Higgins já havia dito a Musk que ele estava verificando se a esposa de Unsworth tinha pelo menos 18 ou 19 anos quando se conheceram quando Musk enviou os e-mails para o BuzzFeed.

Fica ainda pior. Os documentos afirmam que Musk ordenou a um subordinado, seu CEO Jared Birchall, que fizesse Howard-Higgins vazar informações:

Gostaríamos que você avançasse imediatamente com o ‘vazamento’ dessas informações para a imprensa do Reino Unido. Obviamente, isso deve ser feito com muito cuidado. A linha de pensamento…é: [1] A Tailândia é a capital mundial da pedofilia. [2] Esse homem frequenta a Tailândia desde os anos 80…[3] Embora o disfarce da exploração de cavernas seja criativo, existem sistemas de cavernas surpreendentes e extensos em muitos lugares do mundo… [4] Ele casou com uma mulher 30 anos mais nova – e que ele conheceu quando ela era adolescente [5] Ele estava indo para a Tailândia há décadas antes de se casar com ela. Ela não foi a primeira garota que ele conheceu – e definitivamente não foi a primeira adolescente com quem ele interagiu. Compartilhe os fatos e, como você disse, isso deve ser suficiente para uma história.

A equipe de Unsworth também escreveu que os documentos de descoberta mostram que Howard-Higgins prosseguiu com esse plano sob o e-mail anônimo “bangkokjohn”, que parece muito confiável por sinal. Esse plano também foi acionado depois que Howard-Higgins disse a Musk que acreditava que Unsworth conhecera sua esposa quando ela tinha 18 ou 19 anos.

Isso é tudo muito humilhante. Mas não acaba aí! O BuzzFeed informou que os registros também mostram que Musk admitiu em depoimentos que Howard-Higgins estava “em retrospecto, apenas nos enganando”, além de que o investigador está de volta à prisão por violar os termos de sua liberdade condicional.

Os depoimentos também afirmam que Musk e sua equipe deixaram de trabalhar no minissubmarino para pressionar o governo tailandês a dizer que era realmente uma boa ideia:

Em 10 de julho, antes que os meninos fossem resgatados, Musk e membros de sua equipe, que deveriam estar envolvidos no desenvolvimento do submarino, estavam persuadindo o governo tailandês (incluindo o primeiro-ministro) para reverter publicamente uma declaração do governador regional de que o veículo não era prático e não era adequado para a missão.

Esses documentos são uma resposta à equipe jurídica de Musk, que pediu que o caso fosse julgado no mês passado com base em dúvidas de que Musk não quis dizer literalmente “pedófilo”. A menos que Musk tenha nocauteado o juiz, vestido sua peruca e túnica e se esgueirado para o tribunal com uma decisão forjada usando um minissubmarino, parece pouco provável que o pedido seja atendido. De fato, se pudermos arriscar um palpite, parece que Musk terá que enfrentar outro grande problema causado por tuítes infelizes em breve.

[Ryan Mac/BuzzFeed]

The post Elon Musk diz ser “um grande idiota” por chamar mergulhador que ajudou no resgate na Tailândia de “pedófilo” appeared first on Gizmodo Brasil.

Instagram ganha novo recurso para evitar ataques de phishing por e-mail

Posted: 08 Oct 2019 10:05 AM PDT

Com o crescente número de casos de phishing, o Instagram anunciou um novo recurso de segurança para evitar que novas vítimas caiam em golpes via e-mail.

Segundo a empresa, em alguns casos, "pessoas mal-intencionadas tentam falsificar e-mails do Instagram, tornando difícil a distinção entre um e-mail legítimo e um falso". Essa é uma técnica muito utilizada para espalhar vírus e outros softwares ilícitos com o propósito de roubar os dados do usuário, colocando sua segurança em risco.

Por isso, o aplicativo agora contará com duas novas abas. A seção "Segurança" vai exibir uma lista com todos os e-mails que o Instagram enviou nos últimos 14 dias relacionados à segurança e ao login da conta. Já na aba "Outros", o usuário poderá visualizar os outros e-mails, não relacionados à segurança da conta, que o Instagram enviou nos últimos 2 dias.

Crédito: Instagram

Para acessar a novidade, basta ir até o menu “Segurança” no aplicativo e depois clicar em “Emails do Instagram”.

Assim, antes de sair clicando em algum e-mail ou link que supostamente foi enviado pelo Instagram, vale checar essas novas abas para se certificar de que não é uma tentativa de phishing.

Caso você tenha clicado acidentalmente em qualquer link suspeito, o Instagram recomenda acessar a Central de Ajuda da plataforma e seguir os passos indicados.

The post Instagram ganha novo recurso para evitar ataques de phishing por e-mail appeared first on Gizmodo Brasil.

Intel mostra que está levando gamers a sério com sua nova leva de processadores para PC

Posted: 08 Oct 2019 08:38 AM PDT

Novo processador Xeon da Intel comparado com uma moeda

Na última semana, ficamos sabendo que a Intel tinha uma linha de novos processadores da série X. Nesta semana, a empresa divulgou dados de desempenho, preços e um novo processador Xeon. Tudo isso combinado sugere que a Intel está de olho em consumidores que querem um novo processador com um monte de núcleos.

A Intel não faz processadores terríveis, mas definitivamente parece que a companhia tem cobrado mais do que deveria em seus processadores topo de linha.

A geração anterior de processadores da série X era vendida nos EUA por até US$ 1.700. Já a linha de processadores profissionais Xeon W, com suporte a coisas como memória de código de correção de erros, podia chegar até US$ 2.553 para o modelo W-2195.

Como um processador AMD Threadripper de 32 núcleos custa, no máximo, US$ 1.800, os processadores da Intel pareciam um negócio bastante ruim.

Com sua 10ª geração de processadores, a Intel está tentando mudar isso. A nova série Xeon W-2200 tem o W-2295 como seu representante mais avançado. Ele possui 18 núcleos, 36 threads, suporta até 1TB de RAM e é vendido por US$ 1.333.

A Intel diz que dedicou muito trabalho às habilidades de inteligência artificial do novo chip. Ela afirma que esta nova série de processadores Xeon W é 2,2 vezes mais rápida que a geração anterior em tarefas de IA como processamento de imagem. Além disso, ele promete ser de 10 a 11% mais rápido que a geração anterior na edição de vídeos 4K, compilação de software e renderização 3D.

A Intel me mostrou um pouco desse desempenho na prática. A configuração da demonstração era relativamente simples. Duas bancadas idênticas foram encarregadas de abrir e renderizar um arquivo de vídeo bem grande em 4K. Uma bancada possuía o W-2195 da geração anterior, enquanto a outra possuía o W-2295 deste ano. Cada computador executou exatamente a mesma tarefa várias vezes seguidas. Em média, o W-2295 fez a renderização em 4K em 106 segundos, enquanto o W-2195 levou 130 segundos.

Este é um aumento significativo no desempenho de um processador que custa US$ 1.200 a menos que a geração anterior.

Além da série W-2200, a Intel também mostrou detalhes da nova série X da 10ª geração. O Intel Core i9-10980XE Extreme Edition de 18 núcleos é a opção mais avançada. Esse processador será vendido por US$ 980 — menos da metade do preço do processador de primeira linha da série X da geração anterior.

A Intel diz que a nova série X deve ser 7% mais rápida, em média. No entanto, ela repetirá o mesmo salto de desempenho nas tarefas de inteligência artificial que a série Xeon W-2200: 2,2 vezes mais rápida que a geração anterior.

E as quedas de preços não se limitam apenas aos processadores de última geração destinados a streamers, profissionais e jogadores com muito dinheiro. A Intel também cortou os preços de sua linha de processadores de 9ª geração da série S. Esses processadores tendem a ser um pouco mais baratos, pois não incluem uma GPU integrada. Isso os torna ideais para gamers que já planejam comprar uma placa de vídeo separada da AMD ou da Nvidia.

Se você realmente precisa de um processador Intel em seu próximo desktop para jogos, a empresa está se tornando muito atraente. No entanto, não saberemos como esses novos modelos se comportam em comparação com a mais recente iteração da Ryzen da AMD — precisaríamos verificar e fazer um comparativo.

A Intel diz que a nova série de processadores Xeon W e X estará disponível a partir de novembro. No entanto, a grande queda de preço da série S já começou a vigorar na segunda-feira (7).

The post Intel mostra que está levando gamers a sério com sua nova leva de processadores para PC appeared first on Gizmodo Brasil.

PlayStation 5 é oficializado e será lançado no final de 2020

Posted: 08 Oct 2019 07:37 AM PDT

Logo do PlayStation em estande da Sony

Sabemos que a Sony está trabalhando em uma nova geração de seu console desde abril deste ano. Agora, a companhia oficializou o nome, que para a surpresa de ninguém se chamará PlayStation 5. A empresa japonesa também confirmou que o plano é lançar no final de 2020, junto com as datas comemorativas.

O PlayStation 5 terá um upgrade considerável em seu hardware e há dois itens destacados pela revista Wired, que teve acesso a uma demonstração da próxima geração do console.

Hardware com SSD e ray tracing

Um deles é o ray tracing, que deve elevar o patamar de gráficos ao trabalhar o caminho dos fótons de luz em ambientes virtuais. A gente já explicou essa tecnologia neste post e, de acordo com a matéria da Wired, o console da Sony irá tirar proveito dessa novidade graças a aceleração na GPU. O console terá um processador baseado na linha Ryzen da AMD e a placa de vídeo na família Navi, da mesma marca.

O segundo item de hardware que deve fazer muita diferença no desempenho e nas possibilidades que abrirá aos desenvolvedores de jogos é a utilização de um SSD. Nessa nova geração, a Sony deixará de lado o disco rígido tradicional, que precisa fazer varreduras constantes para encontrar os arquivos necessários. Atualmente, para acelerar os processos, um jogo pode precisar duplicar diversos arquivos para evitar que o disco se perca nessa busca.

Na prática isso quer dizer que alguns jogos poderão ocupar menos espaço de armazenamento. Porém, os desenvolvedores poderão tirar vantagem do SSD de outras formas, optando por mais detalhes e texturas, por exemplo.

O PS5 ainda terá um leitor de discos, como acontece desde a primeira geração. Os games ainda virão em Blu-rays de até 100 GB e parte deles serão instalados no armazenamento interno do videogame. A Sony afirma que o SSD dará mais controle sobre essas instalações – os usuários poderão escolher instalar, de forma independente, o modo multiplayer ou o modo história de cada game. Isso permitirá que você apague um pedaço do game depois de completar o modo singleplayer, por exemplo.

O SSD também irá acelerar o carregamento dos jogos, como apontou Marco Thrush, presidente da Bluepoint Games, que trabalhou no desenvolvimento da remasterização de Shadow of the Colossus e Uncharted: The Nathan Drake Collection. “Você não precisa mais de truques para desacelerar artificialmente os jogadores – trancando-os atrás de portas ou algo assim. Na época dos cartuchos, os jogos costumavam carregar instantaneamente; estamos meio que voltado ao que os consoles eram”, disse à Wired.

Novos joysticks e mecânicas

Uma nova geração de consoles não traz somente avanço gráfico. O PlayStation 5 terá novos joyticks, que provavelmente se chamarão DualShock 5, que permitirão que os desenvolvedores explorem mecânicas. O controle do PS5 será mais tátil, com respostas que farão o jogador se sentir mais imerso.

Uma das novidades são os “gatilhos adaptativos”, que podem ser mais ou menos resistentes de acordo com a sua ação no game. Atirar um arco e flecha pode deixar os botões mais duros de se apertar, por exemplo.

Captura de tela do jogo Gran Turismo SportSony mostrou novas funções do seu controle em versão do Gran Turismo Sport. Imagem: Gran Turismo

Segundo o repórter da Wired que testou os joysticks, o feedback tátil de vibração está mais rico, com bobinas programáveis na direita e na esquerda. Para explicar a sensação, ele contou que jogou Gran Turismo Sport e conseguiu notar diferenças entre os pneus que estavam sobre a pista e os que estavam sobre a lama – mas que não tem nada a ver com a vibração crua do DualShock 4. Esse recurso chegou a ser testado no Gran Turismo do PS4, mas os jogadores acharam a experiência cansativa demais.

O controle terá ainda um conectar USB-C para carregar e deve ser um pouco mais pesado do que o DualShock 4. O gerente de produto da Sony garante, no entanto, que ainda serão mais leves do que os atuais joysticks do Xbox.

Como será o console visualmente?

Por fim, o repórter da Wired disse que o versão do PS5 que testou se parecia com as imagens que o Gizmodo revelou há algumas semanas a partir de imagens encontradas em documentação do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Aparentemente, uma firma de advocacia brasileira registrou o design em nome de seu cliente, Sony Interactive.

Conceito do PlayStation 5 com base em registro de design no INPIConceito artístico da versão de desenvolvedor do PlayStation 5 com base em documento do INPI. Imagem: LetsGoDigital

O gerente de produto da Sony, no entanto, não comentou se a versão de desenvolvedores apresentada para o repórter da revista será parecido com a versão final, que chegará aos consumidores. Pelo menos ele parece bem futurista.

The post PlayStation 5 é oficializado e será lançado no final de 2020 appeared first on Gizmodo Brasil.

Adobe irá cancelar todas assinaturas na Venezuela para cumprir com sanções dos EUA

Posted: 08 Oct 2019 07:27 AM PDT

Fachada da Adobe com bandeiras dos Estados Unidos e Califórnia em primeiro plano

Os usuários da Adobe na Venezuela receberam nesta segunda-feira (7) um e-mail avisando que a empresa suspender suas assinaturas e excluir suas contas em breve. A iniciativa é um resultado direto das sanções do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o país sul-americano, conforme explica a mensagem enviada aos assinantes.

A ação da Adobe cumpre a Ordem Executiva 13884 do presidente Donald Trump, que foi assinada em agosto e proíbe empresas americanas de fazer negócios na Venezuela. Os usuários perderão o acesso a produtos da Adobe como o Photoshop e o Illustrator, entre outros aplicativos, e terão até 28 de outubro para baixar quaisquer arquivos antes que suas contas da Adobe sejam excluídas.

“Devido à recente ordem executiva presidencial nos Estados Unidos (Ordem Executiva 13884) relativa a atividades com o governo da Venezuela, a Adobe não está mais autorizada a fornecer a você acesso a software e serviços ou permitir fazer quaisquer novas compras”, explica a Adobe em um e-mail direcionado aos clientes na Venezuela.

Os usuários não receberão nenhum reembolso, de acordo com um aviso publicado no site da Adobe. A companhia diz que as sanções não permitem que ele emita reembolsos, mesmo que queiram fazê-lo.

“Não podemos emitir reembolsos”, diz a Adobe em seu site. “A ordem executiva 13884 determina a cessação de toda a atividade com as entidades, incluindo nenhuma venda, serviço, apoio, reembolsos, créditos, etc.”

Usuários na Venezuela não poderão usar os serviços gratuitos da Adobe, mas a companhia não explicou se esse é um passo necessário para cumprir com as sanções dos EUA contra a Venezuela. A Adobe não respondeu imediatamente ao questionamento do Gizmodo nesta terça-feira.

Cidadãos venezuelanos que não vivem mais no país reclamaram nas redes sociais que receberam o e-mail da Adobe e não têm certeza se seus serviços da Adobe serão suspensos. Algumas pessoas foram ao Twitter, confusas sobre o porquê de terem recebido o e-mail.

Tradução: Oi @AdobeCare. A respeito do e-mail que vocês enviaram para todos os venezuelanos que usam as plataformas Adobe, como isso afeta venezuelanos que moram em outros países? Moro nos Estados Unidos e mesmo assim recebi esse e-mail. Muito obrigado desde já.

O presidente Donald Trump tem empreendido uma guerra econômica contra o governo de Nicolas Maduro, que ainda tem os militares ao seu lado. Serviços básicos como eletricidade se tornaram mais escassos e as pessoas estão passando fome, condições que levaram a uma crise de refugiados na América do Sul. Cortar acesso a um software pode parecer irrelevante dado o caos do país, mas profissionais venezuelanos como fotógrafos, videomakers, designers e artistas podem ter suas oportunidades ainda mais restringidas.

The post Adobe irá cancelar todas assinaturas na Venezuela para cumprir com sanções dos EUA appeared first on Gizmodo Brasil.

Prêmio Nobel de Física 2019 celebra pesquisas sobre a origem do universo e exoplanetas

Posted: 08 Oct 2019 05:58 AM PDT

Os ganhadores do Prêmio Nobel de Física 2019 foram anunciados nesta terça-feira (8) em uma cerimônia em Estocolmo: James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz.

Eles foram premiados por seu trabalho de pesquisa sobre a evolução do universo e pela descoberta de um planeta distante ao redor de uma estrela similar ao Sol em 1995. O prêmio de quase US$ 1 milhão será dividido entre os três.

O canadense James Peebles previu, junto com outros pesquisadores, a existência de radiação cósmica de fundo em micro-ondas, que seriam os vestígios do Big Bang. O cosmólogo, agora com 84 anos e baseado na Universidade de Princeton (EUA), também fez grandes contribuições para a teoria da matéria escura e energia escura, além de ideias sobre a formação de galáxias e de outras grandes estruturas de flutuações de densidades mais antigas no universo.

James Peebles (à direita), Michel Mayor (centro) e Didier Queloz (à esquerda), vencedores do Prêmio Nobel de Física 2019. Crédito: Nobel Media 2019. Ilustração: Niklas Elmehed.

Os outros vencedores, Michel Mayor e Didier Queloz, foram premiados por encontrar 51 Pegasi b, um gigante de gás orbitando uma estrela a 50 milhões de anos-luz. Esse foi o primeiro exoplaneta descoberto ao redor de uma estrela de sequência principal, que são aquelas que fundem átomos de hidrogênio para formar átomos de hélio em seu núcleo. A maioria das estrelas no universo são desse tipo, incluindo o nosso Sol.

Em sua pesquisa, eles utilizaram a técnica pioneira de velocidade radial, capaz de detectar planetas distantes de forma indireta ao medir como uma estrela-mãe “oscila” quando é puxada pela gravidade de um objeto em órbita.

Na época da descoberta, os dois pesquisadores trabalhavam na Universidade de Geneva, na Suíça. Atualmente, Mayor, 77, continua em Geneva como professor emérito, enquanto Queloz, 53, leciona em Geneva e na Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Ulf Danielsson, membro do Comitê do Nobel, disse que os dois trabalhos premiados são importantes para entendermos nosso lugar no universo. “O primeiro, investiga a história de uma origem desconhecida, é tão fascinante. O outro tenta responder a essas perguntas sobre: ​​’estamos sozinhos – existe vida em algum outro lugar do universo?'”.

[BBC]

The post Prêmio Nobel de Física 2019 celebra pesquisas sobre a origem do universo e exoplanetas appeared first on Gizmodo Brasil.

É melhor não fumar cigarro eletrônico de maconha, diz agência de saúde dos EUA

Posted: 08 Oct 2019 05:29 AM PDT

Homem expelindo fumaça após usar cigarro eletrônico/vaporizador

É melhor não usar vaporizadores e cigarros eletrônicos contendo THC (tetraidrocanabinol, o psicoativo presente na planta da maconha), alerta a FDA (Food and Drug Administration), que é uma agência de saúde dos EUA. A entidade continua a investigar a recente epidemia misteriosa que causa uma doença misteriosa no pulmão, que parece estar associada com cigarros eletrônicos.

O CDC (Centro de Controle de Prevenção dos EUA) identificou mais de mil casos de doenças pulmonares associadas ao uso de cigarro eletrônico até o momento, resultando em 18 mortes. Doze dessas mortes foram vinculadas ao THC especificamente, de acordo com um relatório divulgado recentemente pelo órgão. Dos afetados, a maioria tem menos de 35 anos e 70% são homens, embora haja mais mortes registradas entre mulheres.

Embora a causa exata da doença permaneça desconhecida, investigadores federais vincularam 78% dos casos a dispositivos vaporizadores/cigarros eletrônicos de THC. Outro teste de laboratório recente também encontrou aditivos tóxicos nos cartuchos de THC do mercado negro. Além de evitar cigarros que contenham THC, a FDA alertou contra a adição de THC ou outros óleos aos cartuchos de cigarro eletrônico, além de reiterar que mulheres grávidas e adolescentes não deveriam fumar cigarro eletrônico, com THC ou sem a substância.

"São necessárias mais informações para entender melhor se existe um relacionamento entre produtos ou substâncias específicas e as doenças relatadas", escreve a FDA. "Para ajudar a reunir e analisar o máximo de informações possíveis, a FDA está trabalhando em colaboração com parceiros federais e estaduais para identificar os produtos ou substâncias que podem estar causando as doenças".

Governos estaduais já começaram a tomar medidas de precaução nas últimas semanas, porém este novo surto está agravando ainda mais as preocupações generalizadas de que a publicidade desses produtos viciantes está voltada para adolescentes. Nova York e Michigan proibiram os cigarros eletrônicos e vaporizadores de nicotina com sabor, que são populares entre os jovens, sendo os produtos da marca Juul uma das principais empresas a atender essa demografia e que interrompeu toda publicidade impressa e digital. O governador de Massachusetts foi além, determinando uma proibição de quatro meses de todos os produtos de cigarro eletrônico.

No Brasil, recentemente a Anvisa se pronunciou sobre o assunto, informando que iria solicitar aos hospitais informações sobre pessoas com problemas no pulmão causadas pelo uso de vaporizadores ou cigarros eletrônicos. Apesar de ser proibido pela agência, várias pessoas consomem este tipo de produto, na maioria das vezes adquirido via importação.

The post É melhor não fumar cigarro eletrônico de maconha, diz agência de saúde dos EUA appeared first on Gizmodo Brasil.

Astrônomos encontraram 20 novas luas ao redor de Saturno

Posted: 08 Oct 2019 04:20 AM PDT

Saturno e seu anéis

Uma pesquisa sobre os alcances exteriores de Saturno resultou na descoberta de 20 novas luas. Com 82 satélites naturais, Saturno é o planeta do sistema solar com o maior número de luas, superando as 79 conhecidas de Júpiter.

É sempre especial quando astrônomos descobrem novas luas, mas esta última descoberta é estrema — 20 novas luas confirmadas de uma só vez, como anunciou nesta segunda-feira (7) pelo Minor Planet Center, da União Astronômica Internacional (IAU, em inglês).

A equipe por trás da descoberta inclui Scott Sheppard, da Carnegie Institution for Science, Davie Jewitt, da UCLA, e Jan Kleyna da Universidade do Havaí. As órbitas distantes foram vistas com o telescópio Subaru, localizado em Mauna Kea, no Havaí, de acordo com o comunicado de imprensa da Carnegie.

Como você deve se lembrar no ano passado, Sheppard esteve envolvido na descoberta de 12 luas adicionais ao redor de Júpiter, elevando o total do gigante Joviano para 79. A nova descoberta eleva o total de Saturno de 62 praa 82 — o máximo no sistema solar.

"Encontrar novas luas dos planetas é difícil porque elas geralmente são muito fracas e, portanto, difíceis de rastrear ano a no, a fim de obter órbitas confiáveis para eles", escreveu Sheppard em um e-mail para o Gizmodo. "Eu tenho usado alguns dos maiores telescópios do mundo para encontrar as novas luas e um algoritmo de computador atualizado para vinculas as novas descobertas ano a ano, permitindo-nos determinar oficialmente que eles estão orbitando Saturno e, portanto, são novas luas de Saturno".

Duas das novas luas de Saturno, mostradas entre as faixas amarelasDuas das novas luas de Saturno, mostradas entre as faixas amarelas. Crédito: Scott Sheppard

Quando questionado sobre a razão por que demorou tanto tempo para achar essas novas luas, Sheppard disse que a razão tem relação com a baixa iluminação delas. Atualmente, os astrônomos "são capazes de encontrar apenas luas com alguns quilômetros em torno de Saturno porque o planeta está muito longe", disse ele. O pesquisador e seus colegas suspeitam que existem 100 luas em torno de Saturno com mais de 1,6 km de tamanho, "mas serão necessários telescópios maiores para encontrar essas luas menores e, portanto, mais fracas".

Cada uma das novas luas descobertas de Saturno medem entre 3 e 4 km de diâmetro, então, sim, elas são bem pequenas. Das 20 novas luas, três estão em órbita progressiva (movendo-se na mesma direção que a rotação de Saturno) e 17 em órbita retrógrada (movendo-se em direção oposta à rotação de Saturno).

Todas as novas luas estão relativamente longe de Saturno. Duas das luas prógradas necessitam de dois anos para fazer uma órbita completa em volta do gigantes de gás, enquanto as outras 18 luas necessitam de mais de três anos para realizar uma única órbita (nossa Lua precisa de 27 dias para fazer uma órbita completa em torno da Terra). A mais extremas dessas novas luas, conhecida como S5613a2 m, precisa de 1.413 dias, ou 5,3 anos, para fazer a volta em Saturno, tornando-a a Lua mais distante do gigante de gás.

Concepção artística de 20 luas recém-descobertas de Saturno, mostrando três grupamentos e direção de órbitaConcepção artística de 20 luas recém-descobertas de Saturno, mostrando três grupamentos e direção de órbita. Crédito: Imagem de Saturno por NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute. Já a foto do fundo é por Paolo Sartorio/Shutterstock

As novas luas foram divididas em três categorias distintas, dependendo dos ângulos em que orbitam em torno de Saturno.

Duas das luas prógradas foram designadas para o grupo Inuit (mostrado em azul no gráfico acima), cujas luas são nomeadas após a mitologia Inuit. As luas inuítes são provavelmente remanescentes de uma grande lua ou objeto que se desintegrou em fragmentos menores há muito tempo. A lua prógrada restante foi colocada no grupo gaulês (mostrado em verde), mas está muito mais distante do que as luas gaélicas conhecidas anteriormente; portanto, essa designação pode não se manter, de acordo com a versão de Carnegie. Todas as 17 luas retrógradas têm inclinações semelhantes ao grupo nórdico (mostrado em vermelho), que é onde elas estão. Acredita-se que o grupo nórdico, como o grupo Inuit, tenha se originado de um objeto muito maior que se partiu em pedaços menores, provavelmente devido a uma colisão.

Saturno está mais distante da Terra do que de Júpiter. Por isso é mais difícil encontrar luas ao redor de Saturno. Ver que Saturno "tem mais luas, embora seja mais fácil encontrá-las, mostra quantas luas Saturno coletou ao longo do tempo", disse Sheppard ao Gizmodo. "Como essas novas luas estão em órbitas inclinadas longe de Saturno, acreditamos que essas novas luas foram capturadas por Saturno logo após o processo de formação do planeta. Essas luas são remanescentes dos objetos que ajudaram a formar os planetas; portanto, estudando-os, aprendemos sobre o que os planetas formaram".

Após a descoberta, vai rolar um concurso para o público escolher nomes para as 20 luas. Desculpe, mas Saturn McSaturn Face não será permitido, pois os nomes devem estar de acordo com seus agrupamentos mitológicos, além de outras convenções de nomenclatura.

Sejam bem-vindas, novas luas! Estamos ansiosos para aprender mais sobre vocês.

The post Astrônomos encontraram 20 novas luas ao redor de Saturno appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário