sábado, 14 de dezembro de 2019

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Apple Arcade ganha game exclusivo de esportes com estrelas americanas

Posted: 13 Dec 2019 02:33 PM PST

Não dá para dizer que você tem uma grande plataforma de games se não tiver algum jogo de esporte. Madden, The Show, FIFA, NBA Jam — todos jogos que foram essenciais para suas plataformas. O Apple Arcade não tinha jogos de esporte, muito menos de jogos de esporte licenciados.

Isso significa que nenhum dos games disponíveis permitiram que você incorporasse um jogador da NBA ou de futebol, por exemplo. Mas no Ultimate Rivals, da desenvolvedora Bit Fry Game Studios, será possível jogar com personagens desses esportes — ao mesmo tempo.

O novo título — um jogo 2v2 de hockey no gelo inspirado em games voltados para ação como NBA Jam — será lançado exclusivamente no Apple Arcade. É um dos principais títulos a serem lançados após a estreia do Arcade. E ele parece ser importante em vários aspectos.

Para começar, é o primeiro jogo de esportes licenciado na plataforma. Isso significa que você verá diversos logos da NHL e muitos atletas conhecidos. Games licenciados são importantes para plataformas já que atraem um público fã de alguns personagens, assim como um jogo de Star Wars pode atrair fãs da saga.

A diferença do Ultimate Rivals é que a desenvolvedora não assegurou os direitos de imagem de uma franquia ou uma lista de atletas. Os direitos da Bit Fry tem 10 licenças de quatro esportes diferentes — segundo a desenvolvedora, são 58 personagens jogáveis vindos na NHL, NBA, MLB, NFL, WNBA e da seleção de futebol feminino dos EUA. Foi um jogo pensado no público americano, basicamente.

Essa é a Alex Morgan. Se parece com ela? Não. Um dos artistas desse jogo trabalhou no Overwatch? Claramente. Imagem: Bit Fry Game Studios

As duas licenças com atletas femininas são cruciais porque as mulheres costumam ser excluídas e/ou ignoradas em jogos de esporte, devido a maioria dos esportes serem dominados pelos homens. Existem apenas seis personagens mulheres no Ultimate Rivals, mas é melhor do que não ter nenhuma.

Ou seja, não se trata apenas do primeiro grande jogos de esportes licenciado da Apple, mas com uma lista de personagens respeitável. Nada disso importante se o jogo não prestar, né? Tive apenas 30 minutos de jogo no Ultimate Rivals, mas me diverti bastante ao jogar numa Apple TV com um controle do Xbox One.

O jogo é bem simples numa primeira olhada. Você escolhe entre 58 atletas — um para o ataque, outro para a defesa e um goleiro. Cada personagem tem seus próprios atributos, alguns melhores para dar chutes e outros sendo mais rápidos e mais ágeis na movimentação.

Teoricamente, os números podem entrar em jogo para criar uma equipe perfeita para o seu estilo de jogo.

Neste momento, você só consegue controlar os jogadores de ataque e defesa — o goleiro é controlado pela máquina que bloqueia chutes e põe o disco de volta em jogo. No entanto, o goleiro pode se tornar jogável em algum momento.

O objetivo é roubar o disco e marcar gols ao fazer passes, controlar e trocar entre seus dois jogadores. Quando você cumpre os objetivos, moedinhas verdes aparecem. Se você pegar moedas o suficiente, poderá ativar um superpoder que depende do esporte que aquele atleta joga.

Os jogadores de beisebol lançam uma bola na cara dos adversários, os jogadores de futebol americano ataca os adversários, enquanto os jogadores de hóquei os congelam e esmagam com a taça da Copa Stanley.

Meus personagens favoritos são os de basquete, que criam uma linha de fogo e fazem os gols valerem 3 pontos se você chutar dali.

Atualmente, existem dois modos de jogo: você contra a CPU e você contra outro jogador escolhido aleatoriamente online. No entanto, suporte para jogar com pessoas que você conhece, e até mesmo o modo co-op devem chegar em breve.

Só joguei no modo fácil — porque tive 30 minutos de testes e minha última experiência com hockey foi há muito tempo — mas foi bastante divertido. É uma inspiração clara no NBA Jam e no Super Smash Bros.. É uma opção bacana para pessoas como eu, que não são fanáticas por esportes mas gostam de jogar qualquer coisa que seja divertida.

Ultimate Rivals parece ser bastante divertido. Ele já está disponível no Apple Arcade e, pelo menos por enquanto, é exclusivo para a plataforma da empresa da maçã. Pode ser que ele apareça em consoles no futuro, mas nunca marcará presença no Android. Uma sequência é esperada para 2020, batizado de Ultimate Rivals: The Court.

The post Apple Arcade ganha game exclusivo de esportes com estrelas americanas appeared first on Gizmodo Brasil.

Os peixes-pênis encontrados na praia da Califórnia são, na verdade, vermes

Posted: 13 Dec 2019 01:18 PM PST

Na semana passada, a praia de Drakes Beach, na Califórnia, foi invadida por criaturas nada convencionais: peixes-pênis. Apesar do nome, eles são, na verdade, vermes com aparência de pênis humano. 

Quem os avistou pela primeira vez foi um homem chamado David Ford. Ele estava andando pela praia quando viu gaivotas se alimentando de centenas desses vermes hospedeiros, medindo cerca de 25 centímetros, cujo nome científico é Urechis caupo. Para descobrir o que eram essas coisas, Ford procurou a Bay Nature, uma organização que ajuda a identificar organismos.

Foi então que o biólogo Ivan Parr explicou que o "peixe-pênis" é um verme marinho da família Urechidae, ou "hospedeiro gordo". Ele acredita que centenas deles foram encontrados mortos na praia devido à uma tempestade. Essas criaturas costumam viver em regiões de areia mole, ou seja, próximos à costa – o formato de pênis é exatamente para que elas possam cavar e se locomover com facilidade na terra. O problema é que as chuvas fortes podem acabar destruindo seus lares e eles acabam sendo levados para a praia, deixando-os expostos aos perigos terrestres. 

Lontra-marinha se alimentando de um peixe-pênis. Foto: James Maughn (iNaturalist)

Da mesma forma que tem acontecido com outras espécies, as mudanças climáticas têm colocado os organismos cada vez mais em risco. Elas tornam, por exemplo, as tempestades costeiras mais frequentes e podem causar ondas cada vez maiores. Parr observa, no entanto, que esses eventos climáticos talvez não prejudiquem os peixes-pênis em si, mas os caranguejos, moluscos, camarões, vermes e gobies (um tipo de peixe minúsculo) que vivem em suas tocas. 

"Para cada hospedeiro gordo que você vê morto na praia, significa que há grandes chances de 3 a 5 organismos terem ficado sem abrigo", disse Parr ao Gizmodo

[Vice]

The post Os peixes-pênis encontrados na praia da Califórnia são, na verdade, vermes appeared first on Gizmodo Brasil.

Esquenta para o verão: quatro filmes para entrar no clima da estação mais quente do ano

Posted: 13 Dec 2019 12:12 PM PST

verão

Projeto verão: passar horas e horas na academia para arrasar corações na praia? Que nada! 

Um projeto verão que se preze tem "Mamma Mia!", "Quanto Mais Quente Melhor", "A Praia" e "Thelma e Louise". Filmes que te farão mergulhar em águas de outras épocas, numa viagem sensorial e divertidíssima de verão, porque a estação mais quente do ano é sobre encontros, sobre celebração.

Pensando nisso, em parceria com o Telecine, separamos alguns filmes para você que quer aproveitar a estação mais quente do ano. Confira!

Filmes

Mama Mia! Lá vamos nós de novo

Um ano após a morte de Donna, sua filha Sophie está prestes a reinaugurar o hotel da mãe, agora totalmente reformado. Para tanto, convida seus três “pais”, Harry, Sam e Bill; e as amigas de longa data da mãe, Rosie e Tanya – ao mesmo tempo em que precisa lidar com a distância do marido Sky, que está fazendo um curso de hotelaria em Nova York. O reencontro serve para desenterrar memórias sobre a juventude de Donna, no final dos anos 70, quando ela resolve se estabelecer na Grécia.

Uma década depois da adaptação cinematográfica do musical da Broadway, a franquia perde seu jeito de amador e, ao mesmo tempo, os atores veteranos aparentam estar infinitamente mais confortáveis em seus papéis. As novas adições ao elenco jovem dão cor, leveza e alto astral ao longa, seja pelos figurinos impecáveis ou pelas atuações muito atentas ao trabalho feito pelo elenco em 2008.

Assista no conforto da sua casa pelo streaming do Telecine

Quanto mais quente melhor

Joe e Jerry são músicos desempregados, que estão desesperados por trabalho. Eles acidentalmente testemunham o Massacre do Dia de São Valentim, assistindo o criminoso Spats Colombo e seu cúmplice aniquilarem Toothpick Charlie e sua gangue. Forçados a apressadamente deixarem a cidade, Joe e Jerry pegam o primeiro trabalho que podem arrumar: tocar na banda de garotas da Sweet Sue e suas Sincopadoras. Em trajes femininos, os dois se juntam ao resto da banda em um trem que vai para Miami, Flórida. Diante desta situação, Joe adota o nome de Josephine e Jerry torna-se Daphne. 

Com uma Marilyn Monroe profissionalmente mais madura e um roteiro fértil, Billy Wilder foi capaz de emplacar uma das melhores comédias de todos os tempos. O que à garante esse lugar no panteão da sétima arte é o fato de quebrar diversas barreiras de preconceitos e, com tamanho pioneirismo, ainda ser capaz de expor questões e realidades de uma época sem hipocrisia.

Assista no streaming do Telecine.

A Praia

Em um hotel barato de Bangcoc, Richard conhece um paranóico viajante que o conta a improvável história de uma ilha secreta, um paraíso na Terra, a praia perfeita sem a presença de turistas. Para ir até “a praia”, ele arrisca sua vida ao nadar em mar aberto de uma ilha para outra, se arrastando e correndo de guardas armados, que vigiam uma plantação de maconha. Pulando de uma cachoeira, ele chega ao sonhado destino e encontra uma pequena comunidade de viajantes, que como eles encontrou “a praia” e vivem em segredo. 

Conflitos pessoais e ciúmes criam uma violenta rivalidade e trágicos eventos dividem a comunidade. Bastante isolado e transtornado, Richard não sabe o que fazer, pois o sonho se tornou um pesadelo e o paraíso virou um inferno. Agora sua única meta é partir. Mas a fuga não será fácil, pois a praia é um lugar secreto, que alguns defenderão até a morte.

Assista A Praia no Telecine.

Thelma e Louise

Cansadas da vida monótona que levam, Thelma e Louise resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.

Juntas elas vão buscar lutar contra o opressivo sistema patriarcal, trazendo à tona questões como domesticidade, lei, violência física e simbólica, sexualidade e gênero, numa trama agressiva gerada por uma série de acontecimentos indesejáveis, mas necessários para que elas possam questionar as suas existências.

Assista Thelma e Louise no streaming de Telecine.

Este conteúdo é apresentado pelo Telecine, única plataforma dedicada exclusivamente a filmes. E vale lembrar que agora o Telecine é bem mais do que canais na sua televisão. Ele é também streaming para você assistir ao filme que quiser, pelo dispositivo que quiser e onde quiser.  Ao todo, o catálogo é formado por mais de 2.000 títulos, dos clássicos aos lançamentos saídos do cinema. Conheça os planos disponíveis e assine já!

The post Esquenta para o verão: quatro filmes para entrar no clima da estação mais quente do ano appeared first on Gizmodo Brasil.

Este youtuber fritou sua câmera com um laser comprado no eBay

Posted: 13 Dec 2019 10:26 AM PST

Agora você pode adicionar ’30 milhões de watts de potência de laser para remover tatuagens’ à longa lista de coisas que provavelmente não deveriam poder ser compradas no eBay. O YouTuber Drake Anthony, mais conhecido como Styropyro, é especialista em lasers, e até mesmo ele ficou surpreso com o poder de um laser que ele, ou qualquer pessoa, pode comprar no eBay.

Um conjunto de pontas, que já vem incluso, permite que a cor do laser seja alterada e, no pico de potência, Anthony estima que ele seja capaz de emitir quase 30 milhões de watts.

Isso provavelmente faria o superlaser da Estrela da Morte parecer um brinquedo, exceto que, para não cortar o braço de alguém que realmente quer remover uma tatuagem, esta máquina dispara pulsos de apenas 10 bilionésimos de segundo. Isso é tempo suficiente para a luz emitida percorrer cerca de três metros, enquanto que se você apontasse o laser para o céu por um segundo inteiro, ele percorreria mais de 300.000 quilômetros.

O laser deixa facilmente crateras gigantes quando apontado para vários metais, incluindo o tungstênio, que tem o ponto de fusão mais alto de todos os metais puros, acima de 3.400 graus Celsius. O que é ainda mais assustador do que o poder do laser em si é que ele inclui um par de óculos de segurança que parecem bem subestimados para o que essa máquina é capaz.

Não é difícil fritar o sensor de uma câmera digital apontando um laser diretamente para ele, mas esse removedor de tatuagens foi capaz de dizimar completamente o sensor na câmera Sony de Anthony (como é evidente por todos os pontos verdes que aparecem nas filmagens) sem que ele realmente estivesse apontado diretamente para a lente. Não tente (comprar) isso em casa.

The post Este youtuber fritou sua câmera com um laser comprado no eBay appeared first on Gizmodo Brasil.

Brasil já registra três casos de doença pulmonar causada pelo uso de cigarros eletrônicos

Posted: 13 Dec 2019 08:14 AM PST

Homem fumando cigarro eletrônico

Os cigarros eletrônicos têm gerado tanta polêmica nos últimos meses que acabou resultando na proibição dos líquidos com sabor em Nova York e discussões sobre uma proibição federal. No entanto, parece que o problema não se limita apenas aos Estados Unidos. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumonologia e Tisiologia (SBPT), três casos da mesma doença causada por e-cigarettes foram confirmados no Brasil nas últimas semanas. 

Os pacientes diagnosticados por médicos associados à SBPT haviam utilizado cigarro eletrônico com tetrahidrocanabinol (THC) nos últimos 90 dias, em dispositivos adquiridos nos EUA. Por questões éticas e de proteção dos pacientes, não foram divulgados detalhes sobre os casos. 

Conhecida como EVALI, sigla em inglês para "E-cigarette, or Vaping, product use–Associated Lung Injury", essa condição provoca sintomas respiratórios, como tosse, dor torácica e dispneia (falta de ar); e gastrointestinais, como dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia; além de sintomas inespecíficos que incluem febre, calafrios e perda de peso.

Esses sintomas são alguns dos critérios que a SBPT sugere que os pneumologistas e clínicos gerais utilizem para realizar o diagnóstico, conforme divulgado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

Outros fatores indicativos da doença também incluem alterações em exames de imagem dos pulmões, e aumento dos leucócitos, PCR e das enzimas hepáticas. Os procedimentos para identificar essas anomalias são necessários visto que a EVALI pode ser facilmente confundida com a doença respiratória causada pelo vírus influenza, explica a SBPT. 

O tratamento envolve diferentes medidas de acordo com cada caso. No geral, é recomendada a suspensão do uso do cigarro eletrônico, suporte clínico para fornecimento de oxigênio e ventilação invasiva ou não invasiva. Aos pacientes com suspeita de infecção concomitante devem ser receitados antivirais e/ou antimicrobiano. Já os pacientes dispneicos (com falta de ar) ou com saturação de oxigênio inferior a 95%, com outras doenças ou fatores associados, devem ser internados. Além disso, os pacientes ambulatoriais devem ser reavaliados dentro de 24 a 48 horas, alerta a SBPT. 

O comunicado da associação ainda ressalta que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização, importação e propaganda de qualquer dispositivo eletrônico para fumar no Brasil. 

Para auxiliar no trabalho de acompanhamento e diagnóstico da doença EVALI, a SBPT pede que casos suspeitos e confirmados sejam enviados para sbpt@sbpt.org.br. A Anvisa também criou um formulário para que médicos possam notificar suspeitas de EVALI.

The post Brasil já registra três casos de doença pulmonar causada pelo uso de cigarros eletrônicos appeared first on Gizmodo Brasil.

Homem preso em carro que caiu no rio diz que foi salvo após pedir para a Siri ligar para a emergência

Posted: 13 Dec 2019 07:50 AM PST

Um homem de Iowa, nos EUA, sobreviveu recentemente ao que poderia ter sido facilmente um acidente de trânsito fatal ao gritar “Siri, ligue para o 911” (número de emergência dos EUA), informou a CNN nesta quinta-feira (12).

O KIMT3 News noticiou que Gael Salcedo, de 18 anos, estava indo para a aula no North Iowa Area Community College quando seu carro deslizou no gelo e caiu no rio Winnebago perto de Mason City na manhã de 10 de dezembro. A Accuweather registrou a temperatura mínima na  de apenas 11 graus Fahrenheit (-23 graus Celsius) naquele dia, e o rio estava coberto por gelo quando o carro de Salcedo caiu nele. Salcedo abaixou a janela do carro, com medo de o veículo afundar e ele acabar ficando preso lá dentro.

“Virei para a direita e, a partir daí, tudo ficou embaçado”, disse Salcedo ao KIMT3. "Eu não sabia para onde estava indo e simplesmente não sabia o que fazer. Na minha cabeça, eu estava pensando ‘acho que vou morrer’".

"Perdi meu celular e, como não consegui encontrá-lo, eu disse ‘Hey Siri, ligue para o 911’. E assim que a Siri ligou, foi quando finalmente encontrei meu telefone".

Os bombeiros de Mason City chegaram quando a água já estava entrando no veículo. Eles encontraram a porta do lado do motorista emperrada pela corrente e informaram Salcedo que ele teria que sair pelo rio apesar das temperaturas abaixo de zero, disse o tenente do departamento Craig Warner ao canal de notícias. Salcedo acrescentou que "minhas mãos estavam congelando. Eu não conseguia mais sentir minhas pernas, então estava lutando muito e a água estava tão forte que eu ficava tropeçando, mas o cara me ajudou várias vezes, e usei toda a minha força para sair da água”.

Salcedo foi atendido e liberado de uma instituição médica local cerca de três horas depois, escreveu o KIMT.

“Ele fez um trabalho incrível ao sair”, disse Warner ao KIMT em um artigo anterior. "Você não percebe o quão forte é a água. É um exercício físico".

Excelente trabalho, Siri – pelo menos uma vez.

The post Homem preso em carro que caiu no rio diz que foi salvo após pedir para a Siri ligar para a emergência appeared first on Gizmodo Brasil.

Xbox Series X: o que sabemos sobre o próximo console da Microsoft

Posted: 13 Dec 2019 07:06 AM PST

A próxima geração de console de jogos da Microsoft se chama Xbox Series X, anunciou a empresa durante uma apresentação no palco do Game Awards deste ano. O lançamento está previsto para o fim de 2020, coincidindo surpreendentemente com a data de lançamento da sua concorrente Sony para o Playstation 5.

O console – anteriormente conhecido por seu codinome, Projeto Scarlett – parece mais uma torre de PC do que algo que você encontraria em um sistema de entretenimento na sala de estar. Dado que seu nome contém três “X”s, não vejo por que a Microsoft não colocou “XXX” na frente, mas, não, a empresa optou por manter as coisas elegantes e pretas, e com uma aparência bem quadrada. Em referência ao seu slogan, "Power Your Dreams", o novo trailer do Xbox Series X é ambientado com o discurso "O Sonho da Vida", do escritor Alan Watts, de fundo.

Durante a apresentação, o chefe de Xbox da Microsoft, Phil Spencer, confirmou que o Xbox Series X funciona na vertical ou horizontal – portanto, não há necessidade de comprar um novo suporte de TV ainda – e ele prometeu que "fornecerá quatro vezes o poder de processamento do Xbox One X da maneira mais silenciosa e eficiente".

Um anúncio oficial da Microsoft forneceu um pouco mais de detalhes sobre o hardware do console. O Xbox Series X oferece suporte a imagens de 60 FPS, 4K e 8K “com possibilidade de até 120FPS”. Ele também possui um “SSD de última geração” que a Microsoft alega “praticamente eliminará o tempo de carregamento”.

Spencer não confirmou outras especificações ou um preço para o Xbox Series X no palco, embora ele tenha sugerido em uma recente entrevista à GameSpot que esse novo console tem "mais de oito vezes o poder de GPU do Xbox One e duas vezes um Xbox One X". Isso lembra os relatos anteriores de que o Projeto Scarlett pretende fornecer 12 teraflops de poder de computação. De acordo com esses relatos, o Xbox Series X apresentará uma CPU de oito núcleos com velocidades de clock de cerca de 3,5 GHz e 13 GB de RAM reservados para jogos. Ele também oferece suporte a ray tracing e é compatível com os jogos atuais do Xbox One e com a biblioteca da Microsoft de jogos mais antigos compatíveis com o Xbox.

A palavra “série” em seu nome também parece sugerir que não haverá apenas um, acrescentando credibilidade aos rumores anteriores sobre a Microsoft lançar duas versões de seu console de última geração. Embora esses rumores não sejam confirmados, na mesma entrevista da GameSpot, Spencer explicou que o nome foi deliberadamente escolhido em parte para permitir possíveis modelos futuros.

“Obviamente, a série X nos dá liberdade para fazer outras coisas com esse nome, para que possamos criar descritores quando precisarmos”, disse ele à GameSpot.

Portanto, a Microsoft está livre para lidar com todas as letras não-X do alfabeto com iterações mais robustas ou reduzidas de seu novo console. Ou, em vez disso, continuar adicionando ao nome para torná-lo cada vez mais longo até obtermos alguma abominação como o  Xbox Series X Version X One X Two X Red X Blue X.

The post Xbox Series X: o que sabemos sobre o próximo console da Microsoft appeared first on Gizmodo Brasil.

Filhotes de orcas que vivem com suas avós têm mais chances de sobreviver

Posted: 13 Dec 2019 05:53 AM PST

Novas pesquisas mostram que as avós de orcas na pós-menopausa mantêm um papel importante em seu grupo, aumentando as taxas de sobrevivência de seus descendentes.

Filhotes de orca sem avós na pós-menopausa apresentam taxas mais altas de mortalidade que outros, especialmente quando há uma dificuldade em encontrar comida, de acordo com uma nova pesquisa publicada no início desta semana na Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os autores do novo estudo, liderado pelo biólogo marinho Daniel Franks, da Universidade de York, acreditam que as avós na pós-menopausa têm a experiência necessária, além de tempo e recursos extras, para aumentar a sobrevivência de seus netos. E, ao fazer isso, as orcas avós não apenas ajudam a manter vivos seus amados netos, mas também aumentam as chances de que seus genes sejam transmitidos para gerações futuras.

As orcas macho não vivem muito além dos 30 anos, mas as fêmeas continuam a ter filhos até os 30 e 40 anos e depois continuam a viver por muitas décadas depois de entrarem na pós-menopausa. As espécies que vivem muito além de seus anos reprodutivos são excepcionalmente raras, uma lista curta que inclui seres humanos e quatro espécies de baleias, como orcas, belugas, baleias de barbatana curta e narvais. Os biólogos não sabem ao certo por que essa longevidade pós-reprodutiva extra (ou capacidade reprodutiva reduzida, dependendo do ponto de vista) é uma raridade, mas estudos como esse podem fornecer algumas pistas necessárias.

De fato, a pesquisa poderia falar sobre o longo tempo de vida humana e como as mulheres na pós-menopausa contribuem para o chamado “efeito avó“, ou seja, o valor aparentemente benéfico ou adaptativo de ter as avós por perto para cuidar dos netos. A nova pesquisa é interessante porque sugere que o efeito da avó se aplica a pelo menos uma outra espécie, a orca.

Além dos pesquisadores da Universidade de York, o novo estudo envolveu cientistas da Universidade de Exeter, o Center for Whale Research nos EUA, e o Fisheries and Oceans do Canadá. Os pesquisadores analisaram mais de 36 anos de dados populacionais para dois grupos de orcas que vivem na costa noroeste do Pacífico do Canadá e nos Estados Unidos.

Essas orcas eram compostas por vários grupos familiares e se alimentavam principalmente de salmão-rei. Os pesquisadores foram capazes de distinguir indivíduos através de suas características físicas, como a forma e o tamanho de suas barbatanas, manchas na pele e arranhões, entre outras características distintivas. As relações familiares foram determinadas através de análise observacional; as mães, por exemplo, frequentemente interagem com seus filhos.

Um grupo de orcas. Imagem: Daniel W. Franks

No total, os cientistas analisaram as taxas de sobrevivência de 378 orcas, cujas avós eram conhecidas. Levando em consideração a abundância anual de salmão, os pesquisadores descobriram que, nos dois anos seguintes à morte de uma avó pós-menopáusica (diferente das avós reprodutoras), a chance de sobrevivência de um neto macho ou fêmea foi significativamente reduzida. Especificamente, os filhotes de orca com uma avó morta tiveram, em média, uma chance de morte 4,5 vezes maior nesses dois anos, uma estatística que cresceu ainda mais durante os períodos de escassez de alimentos.

“O estudo sugere que as avós reprodutoras não são capazes de fornecer o mesmo nível de apoio que as avós que não reproduzem mais”, disse Franks em um comunicado à imprensa. “Isso significa que a evolução da menopausa aumentou a capacidade da avó de ajudar seus netos”.

Segundo os autores, as avós na pós-menopausa são capazes de reduzir a mortalidade de seus netos devido à sua experiência na aquisição de recursos alimentares e no compartilhamento desses alimentos com parentes mais jovens. Elas também ficam de olho em filhotes potencialmente rebeldes, um dever de avó também conhecido como ser babá.

“A morte de uma avó na pós-menopausa pode ter repercussões importantes para seu grupo familiar, e isso pode ser uma consideração importante ao avaliar o futuro dessas populações”, disse Franks. “À medida que as populações de salmão continuam a declinar, é provável que as avós se tornem ainda mais importantes nessas populações de orcas”.

É importante ressaltar que esta pesquisa não explica a longevidade das orcas fêmeas na pós-menopausa ou de qualquer espécie com essas vidas úteis adicionais. As avós de elefantes, por exemplo, são capazes de procriar até o fim de suas vidas, mas ainda podem cuidar dos netos – uma observação que os autores tiveram o cuidado de incluir em seu estudo. Há também o outro lado desta moeda a considerar: o custo de se reproduzir até a morte, como explicam os autores em seu artigo.

Exemplos como esse demonstram que os custos da reprodução continuada são necessários para explicar por que a reprodução é encerrada antes do final da vida. Em baleias assassinas e seres humanos, verificou-se que o conflito reprodutivo entre gerações fornece esse custo e, portanto, seleciona a interrupção reprodutiva precoce. Nas baleias, quando as mães e as filhas co-reproduzem, os filhotes das mães da geração mais velha têm uma mortalidade significativamente maior.

O que isso significa essencialmente é que o motivo de uma capacidade reprodutiva reduzida provavelmente não será desvendado adotando uma hipótese simples, como o efeito da avó, o conflito reprodutivo ou qualquer outra coisa. Reconhecendo isso, os autores pedem uma “abordagem integrativa” para o problema, na qual os cientistas consideram uma série de razões. Somente então “podemos explicar completamente por que as baleias [orca] evoluíram um dos mais longos períodos de vida pós-reprodutivos registrados para todos os animais não humanos”, concluem os autores do estudo.

Com tudo isso dito, é importante não ignorarmos um ponto importante: as avós orcas na pós-menopausa contribuem para o efeito da avó. Essa é uma conclusão bem legal por si só, então vamos celebrar os avós – sejam eles orcas ou humanos.

The post Filhotes de orcas que vivem com suas avós têm mais chances de sobreviver appeared first on Gizmodo Brasil.

Órgão dos EUA considera bloquear o Facebook de se fundir com o Instagram e o WhatsApp

Posted: 13 Dec 2019 05:15 AM PST

Letreiro do Facebook em uma parede cinza.

A FTC (Comissão Federal de Comércio dos EUA) está considerando travar o plano do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, de fundir sistemas de backend do Facebook, WhatsApp e Instagram com o argumento de que isso poderia prejudicar a competição, segundo reporta o Wall Street Journal.

O plano em questão foi apresentado por Zuckerberg como uma forma de facilitar a interação entre os serviços e aumentar a segurança ao implementar criptografia de ponta a ponta, mas a nova iniciativa veio também quando a pressão de autoridades antitruste federais dos EUA aumentou no sentido de fazer algo contra a dominância da gigante das mídias sociais em múltiplos mercados de tecnologia. A fusão dos três serviços poderia dar ao Facebook uma abertura para argumentar que eles agora são interdependentes, e de que seria impossível dividi-los novamente.

A FTC e o Departamento de Justiça dos EUA já estão investigando o Facebook como parte de uma revisão federal mais ampla sobre se grandes empresas como ela, Amazon, Google e Apple estão agindo de forma anticompetitiva. No início deste ano, o órgão multou o Facebook em US$ 5 bilhões por violações antigas à privacidade de usuários, uma medida que dois comissários democratas que integram o conselho de administração da FTC consideraram extremamente inadequados por não causar grande dano. A investigação mais recente pode prejudicar muito mais o Facebook, com a conversa sobre examinar aquisições como a do Instagram e do WhatsApp — mas apenas se a FTC estiver disposta a dar um golpe mais duro na empresa desta vez.

De acordo com o Wall Street Journal, fontes disseram que as preocupações de que a fusão dos três serviços poderia prejudicar a concorrência online, bem como a desconfiança de que o Facebook poderia estar evitando a lei antitruste, estimularam o debate interno na FTC sobre se pedir uma injunção judicial para impedir a companhia de avançar. A medida exigiria que a maioria dos comissários da FTC concordasse, além de exigir que a agência entrasse com uma ação judicial federal. Seria também um sinal de que a FTC tomaria uma ação mais robusta desta vez, embora só o tempo confirmará isso ou não.

"As vantagens são que isso move as coisas e as forçam a tomar uma decisão judicial muito rapidamente", disse o professor de direito da Universidade Columbia Tim Wu ao WSJ. "Diferente de uma investigação antitruste que dura cinco anos….os ônus da prova podem ser maiores para o governo, mas se eles tiveram um bom caso, pode ser vantajoso".

Logo depois disso, a FTC estava considerando entrar com um processo para impedir a quebra da fusão, as ações do Facebook tiveram uma queda de quase 3%, passando de US$ 201 para US$ 196. As flutuações de ações de curto prazo estão longe de ser um indicador confiável do que ocorrerá com uma empresa no longo prazo. Há um ano, as ações da empresa valiam US$ 144,50 e subiram apesar da série interminável de crises da companhia.

The post Órgão dos EUA considera bloquear o Facebook de se fundir com o Instagram e o WhatsApp appeared first on Gizmodo Brasil.

App Mensagens do Android terá verificação de remetente para evitar que você caia em golpes por SMS

Posted: 13 Dec 2019 04:54 AM PST

Você já deve ter recebido algum SMS com tentativa de golpe, fingindo ser do banco, da administradora do cartão de crédito ou coisa parecida. É o velho golpe de phishing. Se você usa Android, vai ganhar uma ajudinha para se proteger disso em breve: o aplicativo Mensagens, do Google, terá um ícone de verificação para garantir que a mensagem veio de um número real e não de alguém mal-intencionado.

A novidade funcionará a partir de hoje em alguns países, e o Brasil está nessa lista. De acordo com o comunicado do Google, o Banco Bradesco é a primeira empresa a ter seu número verificado no aplicativo Mensagens. Além do nosso País, EUA, México, Reino Unido, França, Espanha, Filipinas e Canadá também receberão gradualmente o recurso ao longo das próximas semanas.

Captura de tela de SMS verificado

O novo recurso se junta à detecção de spam em tempo real, que está funcionando desde o fim de 2018 e agora será expandido nos EUA. O recurso alerta quando uma mensagem é suspeita de ser spam, e o usuário pode confirmar ou não, ajudando o Google a entender os padrões desse tipo de material.

O app Mensagens vem recebendo bastante atenção do Google. A empresa lançou um padrão de comunicação, o Rich Communication Services, para permitir que usuários do app possam conversar entre si sem depender do SMS, usando a internet, e tenham acesso a recursos mais avançados, como mensagens mais longas, áudio e vídeo, entre outros. Sim, é meio parecido com o que acontece com o iMessage, da Apple. No Brasil, Oi, Claro, Vivo e Nextel aderiram ao RCS.

[Google]

The post App Mensagens do Android terá verificação de remetente para evitar que você caia em golpes por SMS appeared first on Gizmodo Brasil.

Esta galáxia cheia de poeira se formou menos de um bilhão de anos após o Big Bang

Posted: 13 Dec 2019 03:38 AM PST

Os astrônomos descobriram uma galáxia anormalmente distante, formadora de estrelas, cuja luz levou 13 bilhões de anos para chegar à Terra. Talvez o mais incrível, no entanto, seja o fato de a galáxia ter sido observada diretamente, sem a ajuda de um fenômeno celestial conhecido como lente gravitacional.

Essa galáxia é chamada MAMBO-9 e foi detectada há 10 anos com o instrumento Max-Planck Millimeter Bolometer (MAMBO) conectado ao telescópio IRAM de 30 metros na Espanha. Na época, os astrônomos eram incapazes de discernir a distância da galáxia da Terra devido à sua luminosidade incrivelmente baixa. Os astrônomos sabiam que ela estava longe, eles simplesmente não sabiam a que distância.

Mas agora eles sabem, graças à sensibilidade oferecida pelo Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), localizado nos Andes chilenos. Novas pesquisas publicadas no Astrophysical Journal colocam a MAMBO-9 a uma distância de 13 bilhões de anos-luz da Terra – uma observação notável, dado que o próprio universo tem 13,8 bilhões de anos. O MAMBO-9 se formou meros 970 milhões de anos após o Big Bang. Esta galáxia antiga, portanto, é como um portal para o passado, permitindo que os astrônomos vislumbrem literalmente como era o universo durante esse estágio inicial de sua formação.

Uma imagem de rádio do ALMA da galáxia formadora de estrelas, que consiste em duas partes e está em processo de fusão. Imagem: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), CM Casey et al.; NRAO/AUI/NSF, B. Saxton

Galáxias mais antigas já foram vistas antes, incluindo a galáxia SPT0311-58, que se formou apenas 780 milhões de anos após o Big Bang. O que é particularmente especial no MAMBO-9, no entanto, é que essa é a galáxia empoeirada mais distante e subsequentemente a mais antiga a ser observada diretamente pelos telescópios, sem o benefício das lentes gravitacionais – um efeito de ampliação no qual a gravidade de uma galáxia em primeiro plano distorce a luz de uma atrás dela.

"Descobrimos a galáxia em uma nova pesquisa com o ALMA projetada especificamente para identificar galáxias empoeiradas e formadoras de estrelas no início do universo", disse Caitlin Casey, um astrônomo da Universidade do Texas em Austin e principal autor do novo estudo, em um comunicado de imprensa. “E o que há de especial nessa observação é que esta é a galáxia empoeirada mais distante que já vimos de maneira desobstruída”.

Por “galáxia empoeirada”, Casey está se referindo a galáxias massivas cheias de poeira e formadoras de estrelas. Esses tipos de galáxias podem gerar estrelas com valor de milhares de massas solares por ano, sendo que uma massa solar corresponde ao peso do nosso Sol.

Em comparação, a Via Láctea produz cerca de três massas solares de estrelas a cada ano. A maioria dessas gigantescas fábricas estelares se formou muito tempo depois do universo atingir um certo nível de maturidade, mas algumas foram observadas em menos de um bilhão de anos após o Big Bang, incluindo o SPT0311-58. Dada sua aparência surpreendentemente precoce, as galáxias empoeiradas provavelmente desempenharam um papel importante no desenvolvimento do universo primitivo.

Casey e seus colegas também foram capazes de medir a massa total de gás e poeira compactada na MAMBO-9. Essa galáxia primordial contém gás e poeira no valor de 10 toneladas da massa de todas as estrelas da Via Láctea – é enorme. Essa é uma observação realmente interessante, porque significa que a MAMBO-9, há cerca de 13 bilhões de anos atrás, da nossa perspectiva, ainda não havia produzido a grande maioria de estrelas que estava destinada a criar (ela provavelmente conseguiu produzir essas estrelas, mas nós nunca teremos a oportunidade de vê-las a menos que conseguimos observar MAMBO-9 pelos próximos 4 a 6 bilhões de anos ou mais).

Os astrônomos detectaram duas seções discerníveis da galáxia, uma grande e uma pequena, que estão em processo de fusão.

Em um e-mail para o Gizmodo, o astrônomo Robert Minchin, cientista sênior do Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (SOFIA) do Centro de Pesquisa Ames da NASA, disse que o novo artigo “certamente parece interessante”.

“Ao contrário das galáxias com lentes gravitacionais, temos uma visão não distorcida da MAMBO-9”, disse ele. “O ALMA conseguiu resolver a fonte em um par de galáxias que está possivelmente em processo de fusão, o que provavelmente desencadeou as explosões estelares na fonte – estamos basicamente vendo uma galáxia em seu processo de formação”, disse Minchin, que não estava envolvido com o novo estudo.

Como observado, a MAMBO-9 foi catalogada há uma década, mas somente agora os astrônomos conseguiram determinar sua distância.

“Já existem muitas fontes catalogadas que podem ser igualmente interessantes, mas que ainda não foram confirmadas espectroscopicamente”, disse Minchin. “Infelizmente, essa confirmação requer muito tempo valioso do telescópio, que está em alta demanda”.

No futuro, Casey e seus colegas esperam usar o ALMA para encontrar galáxias igualmente antigas e distantes para ter uma noção do quão comuns eram naquela época e descobrir como conseguiram adquirir tanto gás e poeira em um período tão curto após o Big Bang.

The post Esta galáxia cheia de poeira se formou menos de um bilhão de anos após o Big Bang appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário