sábado, 30 de maio de 2020

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


SpaceX realiza com sucesso lançamento de cápsula tripulada em direção à ISS

Posted: 30 May 2020 01:02 PM PDT

Momento do lançamento do foguete Falcon 9 da SpaceX

A SpaceX realizou com sucesso o lançamento de seu foguete Falcon 9 com dois astronautas da NASA à bordo da cápsula Crew Dragon, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O feito deste sábado (30) marca a primeira vez em que a SpaceX faz um lançamento de um humano para o espaço, além de encerrar um intervalo de quase nove anos desde a última vez que uma missão tripulada foi lançada do solo americano.

O lançamento de um foguete com tripulação é um feito inédito para uma companhia privada.

O Falcon 9 liberou a cápsula Crew Dragon na órbita baixa da Terra cerca de 12 minutos após ser lançado, às 16h22 (horário de Brasília). Agora, os astronautas da NASA, Robert Behnken e Douglas Hurley, passarão as próximas horas tentando atracar com a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Isso deve acontecer no domingo às 11:29h (horário de Brasília).

Durante a missão, Behnken e Hurley testarão componentes críticos da Crew Dragon, como seu ambiente artificial, displays, sistema de controle, propulsores de manobras, etc. O encontro com a ISS será realizado de forma autônoma, mas os astronautas poderão assumir o controle manual caso as coisas não se saiam bem.

Behnken e Hurley são veteranos do Programa de Ônibus Espaciais (Space Shuttle), e ambos têm ampla experiência em testes e voo. Os astronautas estão em quarentena desde 13 de maio, e com precauções extras dada a pandemia de COVID-19.

Quando estiverem na ISS, a dupla se juntará ao astronauta da NASA Chris Cassidy e aos cosmonautas Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner. Nenhuma data foi marcada para o retorno da cápsula Crew Dragon, mas a nave pode ficar ancorada por mais de 100 dias. Durante o retorno, os astronautas reentrarão na Crew Dragon, farão uma reentrada atmosférica e mergulharão no Oceano Atlântico.

O evento deveria ter acontecido na última quarta-feira (27), mas o mau tempo impediu o lançamento. Havia uma certa apreensão para a realização deste sábado, já que a Força Aérea dos EUA tinha atribuído 50% de chances de condições meteorológicas favoráveis.

O lançamento deste sábado marca um passo importante para o Programa de Tripulação Comercial da NASA. Até agora, os EUA estavam utilizando a nave espacial russa Soyuz para transportar astronautas para a ISS. Em 2016, a NASA começou uma parceria com a SpaceX e a Boeing para desenvolver cápsulas orbitais para tripulação. O SpaceX Crew Dragon é o primeiro a cruzar a linha de chegada.

The post SpaceX realiza com sucesso lançamento de cápsula tripulada em direção à ISS appeared first on Gizmodo Brasil.

Facebook diz que não apagará post de Trump incitando violência contra manifestantes

Posted: 30 May 2020 11:40 AM PDT

Mark Zuckerberg

O Facebook não irá remover uma publicação de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, que incentivava a violência contra manifestantes que protestam contra a brutalidade policial em Mineápolis, disse o CEO da rede social, Mark Zuckerberg, nesta sexta-feira (29). Na manhã de sexta, o Twitter marcou duas publicações idênticas feitas no perfil de Trump e na conta oficial da Casa Branca por ferir as regras sobre “enaltecimento de violência”.

Nessas publicações, as afirmações de Trump ofereciam suporte militar ao governador de Minnesota e ameaçavam enviar a Guarda Nacional se o prefeito de Mineápolis, Jacob Frey, não “desse um jeito nas coisas e colocasse a cidade sob controle”.

Trump ainda disse que se os protestos de “bandidos”não fossem interrompidos, ele “assumiria o controle, mas, quando o saque começar, o tiroteio começa” – uma citação que faz alusão a um chefe da polícia de Miami que aterrorizou comunidades negras e provocou motins nos anos 1960.

A frase "quando o saque começa, o tiroteio começa" ("when the looting starts, the shooting starts") foi cunhada em uma entrevista coletiva em dezembro de 1967 pelo chefe da polícia de Miami, Walter Headley, durante a revolta daquele ano por moradores negros.

Embora Zuckerberg descreva corretamente os comentários de Trump como uma “retórica divisória e inflamatória”, o Facebook acabou decidindo manter o post por causa do compromisso da plataforma com a “livre expressão” e argumentou que a alusão a uma iminente resposta militar é uma questão de interesse público.

“Embora o post tivesse uma referência histórica preocupante, decidimos mantê-lo no ar porque as referências à Guarda Nacional significavam que o lemos como um aviso sobre ações estatais, e achamos que as pessoas precisam saber se o governo está planejando fazer uso da força”, escreveu Zuckerberg em um post no Facebook.

“Sei que muitas pessoas estão chateadas por termos mantido os posts do presidente, mas nossa posição é que devemos permitir a máxima expressão possível, a menos que isso cause risco iminente de danos ou perigos específicos explicitados em políticas claras.”

A decisão do Facebook vem depois de um longo processo de deliberação, segundo Zuckerberg. A empresa foi duramente criticada por sua neutralidade e particularmente por seu contraste com a resposta do Twitter, que escondeu os posts de Trump sob um aviso em questão de horas. Internamente, as opiniões parecem ter sido profundamente divididas, e vários posts vazados mostram funcionários decretando falta de ação no Facebook, de acordo com o Verge.

Na resposta de Zuckerberg, ele destaca a tentativa de Trump de voltar atrás em seus comentários com tuítes subsequentes afirmando que a expressão não era uma ameaça – o que, evidentemente, era.

O CEO do Facebook também provocou o Twitter, explicando que se o post de Trump tivesse violado as política do Facebook contra incitação de violência, ele teria tomado ações mais fortes de que seu concorrente.

“Ao contrário do Twitter, não temos uma política de colocar um aviso sob posts que possam incitar à violência, porque acreditamos que se um post incita à violência, ele deve ser removido independentemente de ser ou não digno de notícia, mesmo que venha de um político”, disse Zuckerberg.

O que é papo furado vindo de uma plataforma que não fez literalmente nada nesta situação.

Por fim, Zuckerberg argumentou que o Facebook preservou os comentários do presidente porque “a responsabilidade por aqueles em posições de poder só pode acontecer quando o seu discurso é escrutinado a céu aberto.”

Essa linha de pensamento é muito parecida com o argumento que o Facebook defendeu no ano passado, quando possibilitou uma brecha para que mentiras fossem veiculadas em campanhas publicitárias políticas.

The post Facebook diz que não apagará post de Trump incitando violência contra manifestantes appeared first on Gizmodo Brasil.

Como acompanhar a segunda tentativa do lançamento de astronautas para ISS feito pela SpaceX

Posted: 30 May 2020 09:27 AM PDT

A cápsula Crew Dragon no topo do foguete Falcon 9 da SpaceX

ATUALIZAÇÃO: Deu certo a segunda tentativa de lançamento realizada neste sábado (30) e você pode acompanhar os detalhes aqui. O texto abaixo não foi alterado, pois conta com o contexto da missão.

O mau tempo impediu que a SpaceX realizasse o seu primeiro lançamento de astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A companhia e a agência especial irão tentar novamente neste sábado (30) o lançamento da cápsula Crew Dragon – e você pode assistir tudo ao vivo.

Os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley vão novamente se vestir com seus trajes espaciais chiques feitos pela SpaceX na expectativa de chegarem à baixa órbita da Terra.

O lançamento do foguete Falcon 9 da Space, com sua cápsula Crew Dragon, está programada para acontecer às 16h22 (horário de Brasília). Você pode assistir tudo ao vivo por meio da NASA TV – a cobertura está rolando desde o meio-dia deste sábado.

Toda a atenção estará voltada ao Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, já que um lançamento bem-sucedido marcará a primeira vez em que a SpaceX fará o lançamento de um humano para o espaço – algo inédito para uma empresa privada. Além disso, essa será a primeira vez em anos que astronautas da NASA são lançados a partir do solo dos EUA.

A primeira tentativa de lançamento aconteceu na última quarta-feira, mas foi interrompida devido às condições climáticas desfavoráveis.

“Simplesmente havia muita eletricidade na atmosfera”, explicou o administrador da NASA, Jim Bridenstine, em uma coletiva de imprensa que aconteceu após o evento ser adiado. “Não havia uma tempestade de relâmpagos ou ano assim, mas havia uma preocupação de que se fizéssemos o lançamento, ele poderia desencadear os relâmpagos.”

Como relata a NASA, tanto o foguete Falcon 9 quanto a cápsula Crew Dragon “permanecem em boa forma e estão prontos para o lançamento na plataforma”. Como aconteceu na quarta-feira, o único obstáculo restante é o clima, e mais uma vez ele não parece dar muitas tréguas. Na sexta-feira (29), a Força Aérea dos EUA atribuiu 50% de chances de condições meteorológicas favoráveis para o lançamento de hoje. As preocupações específicas com o tempo estão relacionadas com o potencial de chuva e o acúmulo nuvens cumulonimbus.

Behnken e Hurley dentro da cápsula Crew DragonBehnken e Hurley dentro da cápsula Crew Dragon na última quarta-feira (27), antes do adiamento. Imagem: SpaceX

Se o lançamento de hoje for cancelado, a NASA e SpaceX farão uma nova tentativa no domingo, às 16h (horários de Brasília). Infelizmente, a previsão do tempo para amanhã também não é fantástica – com a Força Aérea dos EUA indicando 40% de chances de uma condição favorável ao lançamento.

Behnken e Hurley já estiveram no espaço e devem atracar na Estação Espacial Internacional no domingo às 11:29h (horário de Brasília), se o lançamento acontecer hoje.

Quando estiverem na ISS, a dupla se juntará ao astronauta da NASA Chris Cassidy e aos cosmonautas Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner. Nenhuma data foi marcada para o retorno da cápsula Crew Dragon, mas a nave pode ficar ancorada por mais de 100 dias.

The post Como acompanhar a segunda tentativa do lançamento de astronautas para ISS feito pela SpaceX appeared first on Gizmodo Brasil.

Cientistas capturam novas imagens de polvo que vive no local mais profundo já registrado

Posted: 30 May 2020 07:06 AM PDT

Polvo dumbo

Cientistas descobriram uma espécie potencialmente nova do adorável polvo “dumbo”, em um lugar muito singular. A mais de 6.900 metros de profundidade no Oceano Índico, o polvo recém-descoberto foi encontrado em um local mais profundo do que qualquer outro cefalópode já observado.

A descoberta – publicada na revista Marine Biology – sinaliza que ainda há muito a aprender sobre essas criaturas e sobre o mar profundo. É um lembrete de que nem todos os animais das profundezas do mar têm dentes espinhosos e bioluminescência esquisita. Alguns são muito bonitinhos.

O biólogo marinho Alan Jamieson não chegou a ver o polvo quando se lançou nas profundezas do Oceano Índico, em abril de 2019. Sentado em seu submarino, Jamieson passou a maior parte do seu dia explorando o fundo do mar. Lá, ele viu enguias ósseas, alguns camarões, anêmonas do mar e até uma espécie potencialmente nova de caramujo marinho.

Foi só quando ele voltou à superfície e revisou imagens das câmeras que ele percebeu que a tripulação da pesquisa havia capturado imagens dessa criatura das profundezas do mar.

“Primeiro, você tem o pensamento profissional”, disse Jamieson, que conduziu essa pesquisa para o grupo de ciência de águas profundas Armatus Oceanic, ao Gizmodo. “O segundo pensamento é, ‘isso é tão legal’. É uma aventura, é interessante. É bizarro. Você começa a ver todas essas espécies que você somente filmou ou fotografou e, de repente, você está olhando para eles através de uma janela, vivos. É incrível.”

Este foi o segundo polvo “dumbo” que a equipe de cientistas observou durante a viagem. A outra observação aconteceu a 5.760 metros debaixo d’água. Esse gênero de cefalópodes possuem barbatanas acima dos olhos que se parecem com orelhas.

Originalmente, a profundidade máxima que os pesquisadores observavam essa espécie foi a 5.145 metros de profundidade, em uma expedição realizada há 50 anos na costa de Barbados.

Como os pesquisadores testemunharam esses polvos em níveis ainda mais profundos e no Oceano Índico, a aposta de Jamieson é que essa seja uma espécie totalmente nova. Isso não pode ser confirmado, porém, sem a coleta do espécime para análise posterior, o que a equipe não estava equipada para fazer naquele momento.

“Você pode vê-los e trazê-los para a superfície mortos”, disse Jamieson. “Não dá para se deparar com um destes sem que alguém morra [o polvo ou o humano]”.

Outras expedições já registraram polvos deste gênero em outras partes do oceano. Pesquisadores capturaram imagens de alta qualidade dessas coisas fofas, ao fazer uma varredura nas profundezas da Baía de Monterey. Se você quer encher seu coração com fofura, veja como são esses polvos recém-nascidos. Sim, os polvos “dumbo” bebês são ainda melhores que os adultos.

A descoberta de um polvo dumbo nessas profundidades é surpreendente e expande a gama potencial de cefalópodes para 99% do fundo do mar. Mas a fauna marinha como um todo está enfrentando uma crise ecológica. Nem mesmo as profundezas de nossos oceanos estão a salvo dos seres humanos.

Polvo dumboCrédito: Atlantic Productions for Discovery Channel

A poluição de plástico está em todos os lugares, incluindo as profundezas dos mares. Jamieson imagina que os polvos que eles viram já têm quantidades mensuráveis de poluição em seus corpos – e o mesmo deve acontecer com outras criaturas das profundezas do mar.

É difícil saber o quão resistentes os animais de águas profundas são às pressões que seus ecossistemas estão enfrentando devido às mudanças climáticas também. Pode ser que os polvos “dumbo” mal estejam conseguindo se sustentar neste ambiente, disse Jamieson, e quaisquer mudanças podem ser catastróficas.

No entanto, os cientistas ainda não têm certeza de nada. Ainda estão constantemente aprendendo sobre aquilo que está “escondido” em nossos oceanos. O medo é que a destruição humana chegue até eles antes da descoberta científica.

“Estamos poluindo habitat dos animais que ainda nem sequer encontramos”, disse ele.

The post Cientistas capturam novas imagens de polvo que vive no local mais profundo já registrado appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário