sábado, 6 de junho de 2020

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Deslizamento surreal na Noruega leva pedaço de terra direto para fiorde

Posted: 05 Jun 2020 02:47 PM PDT

Terra deslizada em fiorde

Uau, tá aí uma coisa que você não vê todos os dias: um grande terreno deslizou e flutuou em um fiorde norueguês antes de afundar. Sem as imagens gravadas, seria difícil acreditar que isso realmente aconteceu.

O deslizamento aconteceu na manhã da última quarta-feira (3), na cidade norueguesa de Alta, relata o New York Times. Uma gigantesca massa de terra de mais de 600 metros de comprimento e 150 de largura deslizou de repente e caiu no Oceano Atlântico, especificamente em Altafjord.

Imagens incríveis do evento, capturadas pelo morador local Jan Egil Bakkeby, mostraram o pedaço de terra, juntamente com várias casas, flutuando no mar. Para quem estava lá, esse tempo deve ter sido uma eternidade.

No total, oito estruturas, principalmente casas de veraneio, foram varridas para o fiorde. Um barulho alto de rangidos, estalos e estrondos pode ser ouvido quando a massa para de se deslocar e afunda na água. A única coisa que resta quando tudo acaba são detritos flutuantes — e uma costa com um desenho totalmente novo.

As operações de resgate começaram imediatamente, com equipes de bombeiros, policiais e ambulâncias atendendo ao local. Logo depois, vieram equipes de resgate em helicópteros, a Cruz Vermelha e a Guarda Costeira, informa o NYT.

"Ainda temos equipes no local trabalhando para avaliar a segurança e o perigo de novos deslizamentos de terra", disse o policial local Torfinn Halvari logo após o início das operações de resgate, conforme publicado no The Local. "Não podemos afirmar com certeza que ninguém foi levado por ela."

Um cachorro foi arrastado para o oceano, mas nadou de volta à costa e mais tarde foi resgatado por um helicóptero.

Um deslizamento de terra nessa escala não era visto há mais de meio século, segundo Anders Bjordal, engenheiro sênior da Direção Norueguesa de Recursos Hídricos e Energia, relata o NYT.

Escrevendo para o Landslide Blog, do AGU (Advancing Earth and Space Science), o geólogo Dave Petley, da Universidade de Sheffield, descreveu o incidente como um deslizamento de argila rápida.

"Argilas rápidas são materiais glaciomarinhos que tem propriedades estranhas", escreveu Petley. "Quando perturbadas, elas ficam muito fracas — de fato, seu comportamento é semelhante ao de um fluido. Mas, sem serem perturbados, são muito fortes, principalmente por causa do papel do sal, que cola a estrutura das partículas. Quando essa estrutura é perturbada, a argila rápida enfraquece rapidamente, permitindo a formação de deslizamentos de terra espetaculares."

Durante o estágio inicial, "o deslizamento de terra parece ter ocorrido como uma jangada", acrescentou Petley.

Chuvas durante a manhã do deslizamento de terra podem ter precipitado o evento, mas o gatilho exato ainda não foi determinado. Em resposta a uma consulta feita pelo Gizmodo, Petley disse que "é impossível saber se isso está relacionado à mudança climática", acrescentando que a Noruega passou recentemente por "derretimento rápido da neve nos últimos dias, portanto essa é provavelmente a fonte da água".

Tomara que ninguém tenha se machucado. Ficaremos de olho nos desdobramentos da história que devem ser divulgados nos próximos dias.

The post Deslizamento surreal na Noruega leva pedaço de terra direto para fiorde appeared first on Gizmodo Brasil.

Mapa mostra casos e óbitos por COVID-19 por CEP em São Paulo

Posted: 05 Jun 2020 01:51 PM PDT

Mapa de infecções por coronavírus em São Paulo

O LabCidade, laboratório de pesquisa da USP, e o Instituto Pólis desenvolveram um mapa de hospitalizações e óbitos por COVID-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em São Paulo. A ferramenta permite ter uma noção de como a pandemia tem avançado no Estado e expõe dados que deveriam ser considerados nos planos de relaxamento da quarentena.

As informações do mapa foram obtidas pelo DATASUS, que além de incluir a razão da internação de um paciente, disponibiliza dados como o seu CEP. O time de pesquisadores ressalta que os mapas não representam a totalidade de casos e óbitos e que uma parcela considerável dos dados não está no mapa, uma vez que nem todas as fichas técnicas continham o CEP. Os dados gerados estão disponibilizados em formato aberto.

Além de visualizações que mostram a evolução da pandemia e das tendências da doença, o LabCidade disponibilizou um mapa interativo em que você pode incluir o seu endereço e verificar se há clusters de infectados perto de você. A navegação é simples e há uma série de filtros (como a possibilidade de retirar as hospitalizações por SRAG) – na parte inferior da página há uma lupa para fazer pesquisas de endereços e CEPs.

A decisão de incluir a Síndrome Respiratória Aguda Grave, explicam os pesquisadores, tem relação com a subnotificação. “A ideia de incluir estes dados também se deve ao fato de ter aumentado muito este ano as internações por SRAG, em comparação aos anos anteriores”.

Eles dizem ainda que os mapas possibilitam análises mais precisas da difusão espacial da pandemia em relação aos mapas oficiais que têm sido utilizados pelas autoridades para criar planos de reabertura.

Em São Paulo, essas decisões têm levado em consideração a escala dos distritos ou das cidades, além de ter como base os indicadores da capacidade de atendimento da rede de saúde.

Para o LabCidade e Instituto Pólis, essa estratégia não interpreta complexidades como o fluxo de pessoas que moram em outros municípios e vão à capital para trabalhar, por exemplo:

“Simplificações do tipo ‘onde tem favela tem COVID’ ou padrões duais do tipo centro/periferia não se sustentam na busca de compreender os fatores que levam a determinados territórios ter uma maior concentração de casos ou óbitos. Para poder ler estes mapas com o devido cuidado é necessário ainda sobrepor com outros mapas/camadas – fluxos da mobilidade urbana, áreas de comércio e intensa circulação, localização de hospitais e de locais de moradia de profissionais de saúde, concentração de idosos, dados raciais – e sua leitura em múltiplas escalas. É o caminho que as equipes do Instituto Pólis e Lab Cidade ainda estão fazendo, em diálogo com parceiros”.

Você pode acessar o mapa interativo neste link e acompanhar algumas das visualizações que a equipe têm feito pelo Twitter.

The post Mapa mostra casos e óbitos por COVID-19 por CEP em São Paulo appeared first on Gizmodo Brasil.

O dióxido de carbono nunca esteve tão alto, de novo

Posted: 05 Jun 2020 12:36 PM PDT

Fumaça saindo de chaminé de fábrica

Acontece todos os anos, mas isso não diminui a importância: a humanidade mais uma vez estabeleceu um novo ponto alto para emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

Os níveis de dióxido de carbono ficaram na média de 417,1 partes por milhão (ppm) para o mês de maio no Observatório Mauna Loa, considerado o maior padrão para medições de carbono. O número supera o pico do ano passado de 414,7 ppm, que superou o pico de 2018 de 411,2 ppm e, bem, você já deve ter entendido.

Todos esses níveis são inéditos na história da humanidade. A cada ano que continuamos a depender dos combustíveis fósseis, mais altos e mais perigosos serão os níveis de poluição de carbono.

O nível do dióxido de carbono na atmosfera segue um padrão sazonal, oscilando para cima a partir do final do outono do hemisfério norte e início da primavera, quando a vegetação morre e libera carbono na atmosfera à medida que se decompõem.

Do verão ao início do outono, as plantas iniciam um novo ciclo e sugam esse carbono de volta, retirando-o da atmosfera. Esse padrão foi diminuído, no entanto, devido às atividades humanas que emitem mais carbono do que as plantas, o oceano e outros meios.

A manutenção de registros no Mauna Loa começou no final da década de 1950, época em que os seres humanos estavam queimando combustíveis fósseis com afinco. Cada ano do registro coincide com um novo pico e o ritmo se acelerou à medida que o uso de combustíveis fósseis também foi aumentando. Os últimos 20 anos foram responsáveis por 40% de todas as emissões de carbono ligadas apenas às atividades humanas.

O resultado é uma atmosfera fora de sintonia, empurrada pelas restrições das condições que permitiram que a sociedade florescesse.

Você teria que voltar muito no tempo para encontrar uma atmosfera como essa que está no mundo agora. Na verdade, a última vez que o dióxido de carbono atmosférico esteve tão alto foi há 3 a 5 milhões de anos, em uma versão deste mundo que hoje acharíamos irreconhecível. O nível do mar era até 20 metros mais alto, todos os tipos de animais estranhos vagueavam pela Terra e era até 3,6 graus Celsius mais quente do que as temperaturas pré-industriais. Ah, e nenhum humano.

Agora, temos uma atmosfera como essa novamente. A Terra leva um tempo para se ajustar a qualquer movimento do sistema climático e está respondendo à explosão de dióxido de carbono. O planeta já aqueceu 1 grau Celsius e vimos o nível do mar subir, o clima se tornar mais intenso e os mares se tornarem ácidos.

Embora tenha havido uma queda nas emissões de carbono este ano devido ao coronavírus e à consequente desaceleração econômica, isso não é suficiente virar a maré – e não é dessa forma que devemos cortar as emissões de qualquer maneira.

Mesmo com a queda, o mundo ainda vai estabelecer um novo recorde de dióxido de carbono no próximo ano. Somente quando as emissões chegarem a zero é que os recordes deixarão de vir.

The post O dióxido de carbono nunca esteve tão alto, de novo appeared first on Gizmodo Brasil.

iPhone 12 deve chegar ao mercado só no último trimestre, sugere fornecedor da Apple

Posted: 05 Jun 2020 11:56 AM PDT

Homem posa ao lado de iPhone 11. Crédito: PHILIP FONG/AFP via Getty Images

O lançamento do iPhone 12 provavelmente vai atrasar neste ano, segundo o CEO da Broadcom, uma das principais fornecedoras de chips Wi-Fi da Apple. A empresa da maçã costuma anunciar os seus smartphones em setembro, mas a linha de iPhone 12 deve aparecer em algum momento do quarto trimestre.

Hock Tan, CEO da Broadcom, discutiu um “grande atraso no ciclo de produto” em uma grande cliente de "telefones celulares da América do Norte" durante uma conferência com investidores nesta quinta-feira (4), de acordo com uma reportagem da Bloomberg.

Ainda segundo a reportagem, Tan costuma se referir à Apple desta maneira. Ele espera que as receitas da divisão wireless da Broadcom sejam ligeiramente afetadas e que os resultados aconteçam “um trimestre depois do usual”.

Essa não é a primeira informação que indica que os iPhones desse ano não chegarão na data tradicional. O analista Ming-Chi Kuo, especialista em Apple, e outras reportagens da Bloomberg e do Wall Street Journal também ventilaram essa possibilidade.

A expectativa é que o iPhone 12 seja anunciado em outubro, com tempo o suficiente para que a temporada de compras de Natal não sejam afetadas. É possível também que a Apple anuncie o aparelho em setembro, mas passe a vendê-lo somente a partir de outubro.

Em outras ocasiões, a Apple chegou a atrasar seus lançamentos. O iPhone X foi adiado para novembro de 2017 devido a atrasos na fabricação relacionados aos sensores 3D do telefone.

As especulações até agora apontam que os novos aparelhos virão em quatro modelos em três tamanhos — um telefone de 5,4 polegadas, dois telefones de 6,1 polegadas e um telefone de 6,7 polegadas — e que todos terão algum tipo de compatibilidade 5G, além de telas OLED. Um dos mais caros deve ter display com taxa de atualização de 120 Hz.

The post iPhone 12 deve chegar ao mercado só no último trimestre, sugere fornecedor da Apple appeared first on Gizmodo Brasil.

Windows 10 pro (R$57) e Microsoft Office (R$48) com descontos especiais? É só para você, Leitor do Gizmodo

Posted: 05 Jun 2020 11:50 AM PDT

Cada vez mais a segurança cibernética e a eficiência completa da sua máquina se tornam ainda mais importante para a sua rotina, seja para fins profissionais ou não. E, principalmente, se você trabalha em casa, o que é muito normal hoje em dia.

Visando essa eficiência, não tem como escapar: você precisa adquirir softwares originais, como o Windows 10, que acompanhe tudo que está sendo desenvolvido e que te ofereça a melhor experiência do usuário possível. Além, é claro, de obter os programas básicos de organização de planilhas, apresentações, editor de texto e imagens, para, caso necessite, usar pessoal e profissionalmente isso como um ativo. O exemplo mais básico é o já conhecido Microsoft Office, indispensável para qualquer um que deseja organizar sua vida. É isso mesmo, não há atalhos.

Foi pensando nisso que o Gizmodo Brasil, em parceria com a Cdkeysales, separou algumas ofertas exclusivas, para você, nosso leitor, ficar em dia com licenças originais do Microsoft Office e do Windows. E as novidades não param por aí: se você utilizar o código de desconto "GIZMODO", você ganha mais 20%. Confira:

Windows 10:

Windows 10 Pro OEM – R$ 57

Windows 10 Home OEM – R$ 48

Windows 10 Home Scan – R$78

Windows 10 Pro (2 PC) – R$ 104

Windows 10 Enterprise Edition LTSC– R$ 56

Office:

Microsoft 365 Account 1 Device 1 Year – R$72

Office 2019 Home And Student -R$128

Office 2019 Professional Plus – R$175

Office 2016 Professional Plus – R$203

Windows 10 + Office

Windows 10 pro +Office 2019 Pro -R$215

Windows 10 Pro+ Office 2016 Pro – R$256

Confira essas e outras ofertas!

O site da Cdkeysales tem promoções imperdíveis para diversas licenças. Não deixe de conferir! Lembrando que leitores do Gizmodo possuem 20% de desconto com o cupom GIZMODO.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato direto com a empresa através do e–mail: service@cdkeysales.com

*****

ATENÇÃO: Este conteúdo é patrocinado. Portanto, o Gizmodo Brasil não se responsabiliza pelas informações passadas ou compras realizadas através dos links. Os produtos e as promoções são inteiramente responsabilidade da Cdkeysales.

The post Windows 10 pro (R$57) e Microsoft Office (R$48) com descontos especiais? É só para você, Leitor do Gizmodo appeared first on Gizmodo Brasil.

Quatro filmes para você que adora um filme cult

Posted: 05 Jun 2020 11:38 AM PDT

O que caracteriza um filme como "cult"? Para além de um rótulo, um filme recebe essa condição por propor algum tipo de marca, característica ou atributo que inove ou experimente uma nova forma da produção cinematográfica; um rompimento com modelos convencionais de narrativas no cinema; uma dimensão qualitativa ao cinema elevado à categoria de obra artística. Ou algumas dessas características juntas.

Pensando nisso, em parceria com o Telecine, separamos algumas indicações para você que adora filmes cult. Confira!

Dor e Glória

Salvador Mallo é um melancólico cineasta em declínio que se vê obrigado a pensar sobre as escolhas que fez na vida. Entre lembranças e reencontros, ele reflete sobre sua infância na década de 1960, seu processo de imigração para a Espanha, seu primeiro amor e sua relação com a escrita e com o cinema.

Antonio Banderas recria Almodóvar, das roupas até o cabelo arrepiado, mesmo em alguns momentos, no caso, os mais introspectivos, podemos ver e sentir parte do espírito do cineasta. O longa coloca o diretor no divã. É uma metalinguagem da evolução da sua própria carreira..

Assista no streaming do Telecine.

Dente Canino

Pai, mãe e três filhos vivem nos arredores de uma cidade. A casa é isolada por uma alta cerca que os filhos nunca puderam ultrapassar. Eles são educados, entediados e exercitados da maneira que seus pais acham correto, sem nenhuma interferência do mundo externo.

A ideia é lhes preservar a inocência. Na TV, só assistem aos filmes caseiros que a família faz. Na vitrola, o pai apresenta Sinatra como sendo o avô dos meninos, e traduz para o grego a letra de “Fly me to the Moon” como bem entende. O diretor passa o filme subindo ou diminuindo, com intentos de chocar ou fazer rir, o nível de absurdo dessas situações. Os filhos matam um gato porque nunca tinham visto um bicho daqueles, desejam que aviões caiam no jardim para colecioná-los e evidentemente a curiosidade inata dos filhos uma hora dá em situações conflituosas.

Assista no streaming do Telecine.

A Conversação

Harry Caul, expert em vigilância e conhecido nacionalmente por seu grande profissionalismo, é contratado pelo diretor de uma grande empresa para vigiar e gravar a conversa de um casal de amantes. No passado, um trabalho provocou a morte de três pessoas e agora ele teme que algo parecido aconteça.

A paranoia toma conta do personagem e do filme, que tem uma direção mais lenta de um Coppola mais cauteloso. O longa tem uma montagem inteligente, que tenta constantemente nos confundir na forma que revela suas informações, mas nunca deixa de fazer sentido.  É como ter um quebra-cabeça com todas as peças dispostas, mas sem ter por onde começar. Ouvimos a fita, rebobinamos, alteramos as faixas e descobrimos algo novo.

Assista no streaming do Telecine.

Lucky

Lucky, no auge de seus 90 anos, está no fim de seus dias, apenas esperando a morte. Vivendo em uma cidade no deserto, ele inicia sua última empreitada antes de partir: autoexploração para enfim encontrar iluminação.

Acompanhamos suas quedas e suas voltas por cima, em momentos de plena magia e encantamento, seja pelo simples existir, pela emoção que une as pessoas e pelo pesar de um tempo que já se foi e, obviamente, não volta mais. Não são conquistas ou vitórias, muito pelo contrário – está nas pequenas coisas pelo que demonstrar respeito e gratidão.

Assista no streaming do Telecine.

Experimente grátis!

Telecine é um hub completo de cinema. Joint venture da Globo e dos maiores estúdios de Hollywood, reúne mais de 2.000 filmes, dos mais variados gêneros, selecionados a partir de uma curadoria especializada e comprometida, que alia tecnologia e inovação para promover a melhor experiência. Pela internet, a plataforma de streaming é a única dedicada exclusivamente ao cinema. Lançamentos e clássicos de grandes estúdios de Hollywood, nacionais e do mercado independente compõem o acervo mais completo de filmes. Líder de audiência na TV paga no Brasil, reúne em seis canais lineares segmentados por gêneros as produções que o público quer ver. Pela internet ou na TV, Telecine proporciona o seu momento cinema quando e onde você quiser.

Experimente grátis!

 

The post Quatro filmes para você que adora um filme cult appeared first on Gizmodo Brasil.

Não custa lembrar que alguns vazamentos de produtos são propositais

Posted: 05 Jun 2020 10:16 AM PDT

O famoso “vazador” Evan Blass, mais conhecido pelo seu Twitter @evleaks, revelou mais uma coisa interessante sobre a indústria de tecnologia. Desta vez, não é um novo aparelho, mas sim uma prática: vazamentos controlados.

Blass cobrou publicamente a fabricante chinesa Vivo. Segundo ele, a agência que trabalha para a marca o fez assinar um acordo de confidencialidade e ensaiou um “vazamento controlado” para o lançamento do X50, mas depois deu um “ghosting” e não entrou mais em contato. A empresa não respondeu, e Blass apagou sua mensagem.

Apesar de ser um assunto raro, não é a primeira vez que Blass comenta essa prática. Em uma entrevista para a BBC em 2014, ele falou sobre esse tipo de expediente das fabricantes.

“As empresas dirão que nunca estão felizes com vazamentos, mas isso não é verdade. Eu já recebi vazamentos controlados, e é por isso que, se um fabricante diz que odeia vazamentos… eles não estão sendo sinceros. Mais de um — mais de dois — me deram material para vazar.”

Em outra entrevista, desta vez para o PhoneArena em 2019, Blass disse que vazamentos controlados acontecem, mas não são comuns. Ele também comentou que todas as empresas gostariam de manter seus segredos, mas nem todas priorizam o fator surpresa na hora de lançar um produto e, por isso, não constroem um planejamento voltado a isso.

Blass, em 2014, também disse que os vazamentos ajudam a gerar repercussão para os aparelhos, aumentando o número de ciclos de notícias.

Pense assim: em vez de um aparelho ser notícia apenas em duas ou três ocasiões — geralmente no lançamento, no início das vendas e nos testes da imprensa –, a mídia pode noticiar cada pequeno aspecto que vaza, levando a marca a ficar em evidência por mais tempo.

E os vazamentos não são a única maneira de gerar esse burburinho. Algumas marcas mandam comunicados ou até mesmo aparelhos para jornalistas e youtubers com antecedência, e eles assumem o compromisso de que não falar sobre o produto antes de uma data combinada.

É o chamado embargo, no jargão da imprensa. Alguns embargos são parciais: o jornalista recebe o produto antes e pode fazer um texto curto sobre ele, mas não pode publicar um review completo, por exemplo. Assim, a empresa consegue um ciclo de notícia a mais.

Seja qual for a estratégia empregada, é bom ter em mente que, em um mercado tão disputado quanto o de smartphones, as marcas vão tentar fazer de tudo para conseguir a atenção do público.

The post Não custa lembrar que alguns vazamentos de produtos são propositais appeared first on Gizmodo Brasil.

Ferramentas para monitorar trabalhadores em home office deveriam ser simplesmente banidas

Posted: 05 Jun 2020 09:03 AM PDT

Escritório de trabalho. Crédito: Getty Images

Com a chegada da epidemia global, era óbvio que as pessoas com o privilégio de trabalhar de casa iriam fazê-lo. Mas a capacidade de trabalhar remotamente também veio com um aumento de programas de vigilância no local de trabalho – uma tendência perigosa que deve ser banida antes que seja tarde demais.

A premissa por trás dos programas de vigilância no local de trabalho é simples. Depois que você tirar os funcionários do escritórios, eles vão se descuidar do "tempo de trabalho". Este tempo "desperdiçado" é igual aos lucros perdidos pela empresa. Portanto, como CEO ou chefe do departamento financeiro, a tentação é usar a tecnologia para garantir que seus funcionários estejam trabalhando. Isso significa instalar programas como Hubstaff, Prodoscore, Time Doctor ou até mesmo um chamado Staff Cop.

Nomes sinistros à parte, o escopo do que esses programas pode rastrear é muito amplo. A maioria pode coletar capturas de tela do laptop, acompanhar quais sites você está visitando, quanto tempo gasta em vários aplicativos e até mesmo os movimentos do mouse.

Alguns vão além, tirando fotos da sua webcam para garantir que você esteja na sua mesa ou até rastreando você via GPS do seu telefone. Essas "métricas" são compiladas em uma "pontuação" que deve informar aos seus empregados o quão produtivo você é — e as implicações subjacentes disso são perturbadoras.

Esses programas não são novos. Estão aí disponíveis há anos, mas desde que começaram os pedidos para as pessoas trabalharem de casa, começou a pintar a ideia de que o trabalho remoto talvez seja a nova norma. De acordo com um relatório do Gartner de abril, quase três em cada quatro diretores financeiros planejam manter alguns trabalhadores afastados permanentemente.

O Facebook disse recentemente que espera que quase metade de sua força de trabalho permaneça remota indefinidamente, enquanto o Google disse que a maioria de seus funcionários trabalhará de casa até 2021. Apenas um em cada quatro americanos pode trabalhar de casa, mas, mesmo assim, esse é um grande número de pessoas.

Em uma reportagem da CNBC, o CEO da Prodoscore — um dos programas de monitoramento de trabalhadores remotos mencionados anteriormente — disse que o novo coronavírus levou a um aumento de 600% no crescimento da empresa. Nesse mesmo artigo, a Hubstaff disse que o número de empresas que testam seus produtos cresceu duas ou três vezes.

Prodoscore compara pontuação de produtividade (à direita) com pontuação de crédito (à esquerda). Crédito: ProdoscoreProdoscore compara pontuação de produtividade (à direita) com pontuação de crédito (à esquerda). Crédito: Prodoscore

Esses programas não são apenas intrusivos, eles sinalizam que os empregadores se preocupam mais com os resultados de que com o bem-estar de seus funcionários. Outro post do Gartner de março observou que, em uma enquete rápida, 76% de todos os líderes de RH disseram que a principal reclamação eram "preocupações dos gerentes sobre a produtividade e o envolvimento de suas equipes quando remotas", embora observassem que essas preocupações "costumam ser exageradas".

Porque, honestamente, com a taxa de desemprego atingindo os níveis mais altos em várias partes do mundo, é raro encontrar alguém que não esteja ansioso, preocupados que seus empregos possam desaparecer repentinamente. A ideia de que as pessoas — muitas das quais querem apenas manter um salário fixo no momento – precisa do equivalente tecnológico de seu chefe olhando por cima do ombro para realizar o trabalho é absurda.

Este é o tipo de linha que essas empresas de software esperam que os empregadores paranóicos cruzem para contratar tais soluções. Foi assim que Tommy Weir, CEO da Enaible, descreveu a missão de sua startup de inteligência artificial na revista MIT Review: "Imagine que você está gerenciando alguém e pode ficar parado assistindo-o o dia todo e dando recomendações sobre como fazer melhor seu trabalho. É isso que estamos tentando fazer. Foi isso que construímos".

A Prodoscore também respondeu dizendo ao Gizmodo que "a empresa é completamente agnóstica, então não tem como saber se um usuário é homem, mulher, velho, jovem, etc", e eles também esclareceram que "esforços não quantificáveis não são integrados à pontuação, então a ferramenta está capturando atividade nas ferramentas de produtividade, não capacidades pessoais".

Exceto na avaliação das pessoas sem alma, as pontuações quantificadas são uma maneira fácil de dar às empresas uma falsa sensação de objetividade quando se trata de demissões e promoções, enquanto apaga a responsabilidade.

Quem está validando esses algoritmos para verificar se eles avaliam com precisão a qualidade do trabalho de um funcionário? Quem os revisa regularmente para ver se os vieses inconscientes foram filtrados? Quanto eles são responsáveis por forças não quantificáveis, como habilidades interpessoais, criatividade e solução de problemas?

O Gizmodo entrou em contato com várias empresas de software de monitoramento de funcionários para perguntar como elas garantem que esse programas sejam isentos de preconceitos e como elas respondem por habilidades intangíveis em suas pontuações. A maioria respondeu imediatamente, embora a Time Doctor tenha respondido posteriormente.

"O software da Time Doctor não inclui nenhuma métrica específica de produtividade fora das medidas diretas (por quanto tempo você trabalhou e o que fez enquanto estava trabalhando) e deixamos isso para a empresa interpretar os dados", disse Liam Martin, cofundador da Time Doctor, ao Gizmodo por e-mail.

Quanto as habilidades intangíveis, Martim diz: "Isso é algo em que procuramos investir mais tempo e recursos, mas até o momento, deixamos as métricas para a empresa, pois a definição de produtividade muda entre as companhias e qualquer definição singular de produtividade sempre apresenta vieses".

É um caso clássico de comprar gato por lebre. Estes programas prometem "pontuações objetivas" que levarão a "custo-efetividade" e "economia de tempo" — termos que são frequentemente usados como eufemismos para demissões e/ou substituição de trabalhadores humanos por alternativas automatizadas mais baratas. É também uma forma de roubo de salário.

Em 2018, trabalhadores da American Airlines e da Kroger entraram com ações federais e estaduais alegando que seus empregadores estava usando injustamente o software de controle de tempo para deduzir milhares de dólares de seus pagamentos. Enquanto isso, a tecnologia de vigilância de funcionários implementada nos centros de atendimento da Amazon contribuiu diretamente para condições de trabalho notoriamente ruins.

Também é preciso lembrar que espremer trabalhadores para obter cada centavo é sempre desumano, ainda mais nesses tempos. Trabalhadores não são máquinas. Eles têm todo o direito de serem impactados pelo estresse de estarem em uma pandemia global, além de serem vítimas das piores condições econômicas desde a Grande Depressão e pelo trauma emocional de testemunhar a violência policial contra americanos negros e pardos.

Se as pessoas estão lutando para serem "produtivas" agora, não é sem razão ou porque são preguiçosas. Alguém poderia pensar que a comunicação competente e a promoção de um local de trabalho construído com base na confiança seriam vitais durante esses tempos difíceis para manter as pessoas produtivas. Afinal, é algo que já foi dito inúmeras vezes nas publicações de negócio que os CEOs gostam de fingir que leem.

Contanto que você faça seu trabalho, não há absolutamente nenhuma razão além da ganância dos patrões de impor tecnologia de vigilância a seus funcionários. E, se um funcionário não estiver trabalhando, é uma conversa que os chefes devem ter com esse funcionário para descobrir as razões subjacentes e chegar a uma solução, como os humanos costumam fazer.

The post Ferramentas para monitorar trabalhadores em home office deveriam ser simplesmente banidas appeared first on Gizmodo Brasil.

De olho em eleições nos EUA, Facebook indicará posts de veículos de mídia estatais

Posted: 05 Jun 2020 07:27 AM PDT

O Facebook começou a marcar publicações que foram feitas por veículos de notícias que estão sob o controle de algum estado. A medida já tinha sido anunciada em outubro passado e está relacionada com o cenário de eleições nos EUA.

Nos EUA, as marcações aparecerão diretamente no feed de notícias, junto com a publicação. No restante do mundo, elas aparecerão somente nas seções “Sobre essa página”, “Transparência da Página” e na “Biblioteca de Anúncios”.

Entre as primeiras páginas classificadas pelo Facebook estão o RT (Rússia), Sputinik (Rússia), Global Times (China), Xinhua News (China), Press TV (Irã), entre outros.

Aviso que indica que veículo é controlado por um estadoCrédito: Facebook

De acordo com o Facebook, as marcações foram decididas após consultar “mais de 65 especialistas em mídia, governança e direitos humanos e desenvolvimento ao redor do mundo.”

Entre os critérios para ser classificado como uma mídia “de controle estatal” estão fatores como a estrutura de propriedade, diretrizes editoriais, declaração de missão, leis nacionais, entre outros fatores. O financiamento estatal também entra na conta, mas não é a única avaliação. As organizações têm o direito de apelar da marcação.

A rede social anunciou ainda que irá marcar conteúdos patrocinados por essas página e que até o final de setembro irá bloquear anúncios feitos por esses veículos nos EUA, ainda que raramente eles anunciem. Segundo o comunicado se trata de uma “abundância de cautela para oferecer uma proteção extra contra vários tipos de influência estrangeira no debate público antes das eleições de 2020”.

The post De olho em eleições nos EUA, Facebook indicará posts de veículos de mídia estatais appeared first on Gizmodo Brasil.

Autoridades dos EUA estariam estudando maneiras de impedir monopólio do Google nas buscas

Posted: 05 Jun 2020 06:18 AM PDT

Logo do Google

Reguladores estaduais e funcionários do Departamento de Justiça estão supostamente investigando formas de limitar a autoridade do Google no mercado de busca online como parte de uma investigação antitruste.

Gabriel Weinberg, o CEO do motor de busca rival DuckDuckGo, focado em privacidade, disse à Bloomberg que autoridades federais e estaduais abordaram a empresa nas últimas semanas para perguntar sobre a necessidade de o Google fornecer aos consumidores alternativas ao seu motor de busca em dispositivos Android e em seu navegador Chrome.

“Temos conversado com todos eles sobre busca e todos nos fizeram perguntas detalhadas sobre mecanismos de pesquisa”, disse Weinberg à Bloomberg.

O executivo acrescentou que, dada essa linha de questionamento, os funcionários do Departamento de Justiça poderiam estar considerando a possibilidade de exigir que o Google ofereça opções de mecanismos de busca diferentes como parte de um possível acordo futuro.

Em uma declaração, uma porta-voz do Google disse à Bloomberg o seguinte: “continuamos a nos envolver nas investigações em curso […] e não temos quaisquer atualizações ou comentários sobre especulações.”

O Departamento de Justiça vem investigando o domínio do Google na busca online há quase um ano. Em julho de 2019, funcionários do órgão e da Comissão Federal de Comércio iniciaram uma ampla análise para examinar se várias grandes empresas de tecnologia, como Google, Amazon, Facebook e Apple, tinham “reduzido a concorrência, sufocado a inovação ou prejudicado os consumidores” no que diz respeito à busca online, comércio eletrônico e mídia social.

Funcionários do Departamento de Justiça chegaram ao ponto de redigir um processo contra o Google por essas alegações de violações da lei antitruste, de acordo com diversas reportagens. A expectativa é que o processo seja ajuizado nos próximos meses. Tal caso estaria entre as maiores ações relacionadas à monopólio já realizada pelo governo americano.

Várias coalizões de procuradores gerais também iniciaram sua própria investigação sobre o possível poder de monopólio do Google. Além do domínio no setor de buscas, uma investigação liderada pelo Procurador Geral Ken Paxton, que tem o apoio de todos os 50 estados, está examinando o império de publicidade na web da companhia.

“Não há nada de errado em um negócio se tornar o maior se ele o fizer por meio da concorrência do livre mercado, mas temos visto evidências de que as práticas comerciais do Google podem ter prejudicado a escolha do consumidor, asfixiado a inovação, violado a privacidade dos usuários e colocado o Google no controle do fluxo e da disseminação de informações online”, escreveu Paxton em um comunicado de imprensa quando anunciou a investigação em setembro de 2019.

Os usuários europeus do Android já têm a opção de selecionar diferentes mecanismos de busca e navegadores web em seus dispositivos graças a uma decisão da União Europeia de 2018.

As autoridades europeias aplicaram uma multa recorde de € 4,3 bilhões ao Google por violações antitruste e ordenaram à empresa que alterasse suas práticas, acrescentando a chamada “tela de escolha” para os usuários. Se as autoridades americanas avançarem com suas investigações, é provável que olhem para esse acordo para ajudar a determinar a melhor maneira de limitar o domínio do Google online.

[Bloomberg]

The post Autoridades dos EUA estariam estudando maneiras de impedir monopólio do Google nas buscas appeared first on Gizmodo Brasil.

Aumento de nível do mar pode afundar florestas de mangue até 2050

Posted: 05 Jun 2020 05:34 AM PDT

Floresta de mangue. Crédito: Getty Images

Florestas de mangue são maravilhas ecológicas que abrigam milhares de espécies e protegem a comunidades costeiras de tempestades. Além disso, basta olhar para elas e concluir que são lindas.

Mas, de acordo com um novo estudo publicado nesta quinta-feira (4) na Science, se não reduzirmos nossas emissões de gases de efeito estufa, o aumento do nível do mar poderá afogá-las até 2050. Isso causaria um desastre ecológico e colocaria em risco as comunidades costeiras.

Os ecossistemas de mangue podem se adaptar a algum nível de elevação do nível do mar, acumulando sedimentos e migrando para o interior. Mas essas defesas só são eficazes se o nível do mar não for acelerado muito rapidamente. Passado um certo ponto, as florestas não conseguem acompanhar. Os autores queriam determinar qual é esse ponto, então procuraram registros históricos.

Devido às diferentes taxas de derretimento das geleiras nos últimos 10 mil anos, o ritmo de aumento do nível do mar variou bastante, passando de 10 milímetros por ano até atingir condições quase estáveis 4.000 anos depois.

Ao analisar os dados de sedimentos de 78 ecossistemas de mangue dos últimos dez milênios, a equipe determinou que os manguezais têm maior probabilidade de desaparecer quando as taxas de elevação do nível do mar excederem 6 mm.

O problema é que, se os líderes mundiais não fizeram nada para conte as emissões de gases de efeito estufa (um cenário conhecido como RCP8.5), os cientistas esperam que excederemos 0,7 milímetros por até 2050.

Se isso acontecer, as consequências serão enormes. Os ecossistemas de mangue – encontrados na costa atlântica da Flórida à Argentina, nas costas da África e em outros locais com climas quentes, como o brasileiro — armazenam ainda mais carbono que as florestas tropicais. Perdê-los causaria estragos no clima. Parcialmente submersas, parcialmente acima da água, as florestas de mangue também estão entre as fontes mais ricas de biodiversidade do planeta, fornecendo habitat para uma variedade de criaturas terrestres, aquáticas e aéreas.

"Se eles desaparecerem, haverá desequilíbrios no número de peixes e outras espécies dependem deles", disse Erica Ashe, pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Rutgers, ao Gizmodo. "E isso pode ter efeitos em outras espécies, mesmo aquelas que na verdade não são protegidas por essas manguezais, porque quando os níveis de espécies diferentes mudam, isso pode afetar todo o sistema".

Este sistema inclui pessoas. Os pescadores, por exemplo, dependem de espécies que vivem nos ecossistemas para sua subsistência. E de acordo com um outro estudo publicado no PLOS One, na semana passada, os ecossistemas também estão atualmente fornecendo um amortecedor entre o aumento do mar e as tempestades que protegem pelo menos 5,3 milhões de pessoas.

"É fundamental que reduzamos o aumento do nível do mar para reduzir esses impactos às pessoas e garantir que os manguezais continuem a florescer, proteger as pessoas e absorver as grandes quantidades de carbono", disse Will Turner, co-autor do estudo do PLOS One e vice-presidente sênior do Conservation International, ao Gizmodo.

O mundo ainda tem tempo para preservar as florestas. Se reduzir as emissões de carbono, ainda é esperado que a taxa anual de aumento do nível do mar permaneça abaixo de 5 mm ao longo do século 21. Ao mesmo tempo, os líderes podem tomar medidas para evitar outras ameaças às florestas de mangue, como projetos de desenvolvimento costeiro.

"Sabemos que a maior prioridade é parar o aumento do nível do mar e as mudanças climática em si", disse Turner. "O que também entendemos é que proteger os manguezais agora e no futuro é um benefício sem arrependimentos para as pessoas".

The post Aumento de nível do mar pode afundar florestas de mangue até 2050 appeared first on Gizmodo Brasil.

Novo fone da Sony deve vir com carregamento rápido e conexão com vários dispositivos

Posted: 05 Jun 2020 04:15 AM PDT

O WH-1000XM3 da Sony é um dos melhores fones de ouvido com cancelamento ativo de ruído do mercado, mas, baseado em um produto listado no site do Walmart nos EUA, seu sucessor deve ser ainda melhor.

Embora o cadastro no Walmart não contenha fotos do produto, ele inclui preço e detalha diversos recursos novos e atualizados.

Custando a partir de US$ 350, o WH-1000XM4 tem o mesmo preço do WH-1000XM3 e deve apresentar cancelamento de ruído ativo semelhante, se não ligeiramente aprimorado, com a adição de microfones extras. A duração da bateria também deve ser a mesma, com um tempo de audição esperado de 30 horas com uma única carga. No entanto, graças a uma nova tecnologia de carregamento rápido, o WH-1000XM4 pode tocar 5 horas de música depois de 10 minutos na tomada, de acordo com a página do produto.

Também parece que o WH-1000XM4 pode ser pareado mais facilmente com vários dispositivos via Bluetooth, permitindo que os usuários alternem entre o telefone e o notebook apertando um botão. Essa era das poucas reclamações que tivemos sobre o WH-1000XM3 original. Como os fones de ouvido sem fio se tornando rapidamente a solução de áudio de muitas pessoas, esse deve ser um grande benefício para quem quer usar o WH-1000XM4 em casa e no transporte.

Aqui está uma captura de tela do produto, caso o Walmart a remova. Clique para ampliar. Captura de tela: Sam Rutherford/Gizmodo

A Sony também parece estar mais inclinada ao aprendizado de máquina para coisas como o processamento de áudio Edge-AI, que pode fazer upscaling do áudio compactado (que é o formato geralmente disponível em streamings de música como o Spotify e outros) em tempo real, de acordo com a listagem. Isso permitirá que o fone restaure detalhes perdidos nas partes agudas de uma música.

Finalmente, em outra grande atualização para a usabilidade diária, o WH-1000XM4 deve vir com a nova tecnologia Precise Voice Pickup, que pode melhorar a qualidade de voz medíocre do modelo anterior, combinando cinco microfones de bordo com processamento avançado de sinal de áudio.

Outras especificações notáveis ​​incluem o uso de drivers grandes de 40 mm com diafragmas de polímero de cristal líquido, controles de toque embutidos, suporte para assistentes de voz e controle de som adaptativo que ajusta automaticamente o áudio dependendo do ambiente em que você está, como um café, um local de trabalho silencioso ou ao ar livre.

Os representantes da Sony se recusaram a comentar o assunto ao serem questionados. Mas, como o produto cadastrado no site do Walmart era bem específico e detalhado, dá para esperar que os próximos fones de ouvido sofisticados da Sony sejam anunciados bem antes do final do ano.

O WH-1000XM4 parece exatamente o que as pessoas querem em um sucessor dos atuais fones de ouvido com cancelamento ativo de ruído da Sony. Honestamente, a única coisa que eu queria e não foi atendida era que a empresa adotasse uma nomenclatura mais normal para seus fones, em vez de seguir essa sequência arbitrária de números e letras e números. Mas, considerando todas as novidades, essa é uma queixa bem menor.

The post Novo fone da Sony deve vir com carregamento rápido e conexão com vários dispositivos appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário