segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Oferenda inca rara é encontrada no lago Titicaca

Posted: 09 Aug 2020 03:10 PM PDT

Pedra que armazenava a lhama e a pulseira de ouro. Crédito: C. Delaere and J. Capriles, 2020/Antiquity

Arqueólogos na Bolívia recuperaram uma oferenda inca subaquática totalmente intacta e contendo uma estatueta de lhama em miniatura e uma pulseira de ouro. A oferta, lançada no lago Titicaca há cerca de 500 anos, fornece informações importantes sobre os rituais e crenças espirituais incas.

Que o lago Titicaca era de vital importância para o povo inca não é segredo. A região, além de rica em recursos naturais, proporcionava uma localização estratégica entre duas cadeias de montanhas. O lago Titicaca também teve um enorme significado político, religioso e metafísico. Os incas acreditavam que era o lago do qual seu povo se originou, tendo surgido de uma rocha na Ilha do Sol, no canto sudeste do lago.

Uma nova pesquisa publicada esta semana na publicação Antiquity aumenta nossa compreensão do lago Titicaca e seu papel na vida espiritual do povo inca.

Mapa do lago Titicaca com a localização dos corais. Crédito: C. DelaereMapa do lago Titicaca com a localização dos corais. Crédito: C. Delaere

Uma expedição arqueológica liderada pela ULB (Universidade Livre de Bruxelas) descobriu uma oferta subaquática totalmente intacta em um recife submerso perto da costa nordeste do lago Titicaca. A oferenda de 500 anos, encontrada dentro de um recipiente de pedra, consistia em uma estatueta de lhama em miniatura feita de uma concha de espondilo e uma pulseira de ouro. Tomados em conjunto, esse contexto destaca a importância espiritual do lago, que os incas usavam como plataforma para suas oferendas e, possivelmente, para realizar sacrifícios humanos, de acordo com as novas pesquisas.

O povo inca formou o maior império das Américas antes da chegada dos europeus. No século 15, eles dominavam um grande território que se estendia ao longo do oeste da América do Sul.

Detalhe da lhama e da pulseira. Crédito: C. Delaere and J. Capriles, 2020/AntiquityDetalhe da lhama e da pulseira. Crédito: C. Delaere and J. Capriles, 2020/Antiquity

Os relatos espanhóis do século 16 mencionavam as oferendas subaquáticas, nas quais várias oferendas de sacrifício, como o sangue de crianças e animais, eram colocadas dentro de caixas de pedra e lançadas no lago. Evidências físicas dessa da prática desse finalmente surgiram no final da década de 1970, quando arqueólogos amadores descobriram oferendas subaquáticas em um recife perto da Ilha do Sol. Infelizmente, no entanto, esses e outros achados estavam incompletos, tendo sido danificados ou saqueados.

Desde 2012, a expedição liderada pela ULB tem explorado uma área maior ao redor do lago. Isso resultou na descoberta da oferta recém-descrita, que foi encontrada em um recife ao redor da Ilha K'ayaka.

A caixa de pedra foi encontrada endurecida em sedimentos e em um estado totalmente intacto e imperturbado, tornando-se a primeira descoberta desse tipo no lago Titicaca. O novo artigo que descreve essa descoberta teve coautores como os arqueólogos Christophe Delaere, da ULB, e José Capriles, da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA.

Local onde oferenda inca foi encontrada no lago Tititcaca. Crédito: C. DelaereLocal onde a caixa de pedra inca foi encontrada no lago Tititcaca. Crédito: C. Delaere

Depois de documentar a localização e a posição da caixa de pedra, os arqueólogos levantaram cuidadosamente a velha relíquia até a superfície. A equipe, na companhia de representantes indígenas locais e autoridades regionais municipais, abriu a caixa, revelando as duas ofertas. A análise da própria caixa sugere que ela foi lançada na água por uma corda.

A pulseira de ouro lembrava uma versão em miniatura de uma chipana, que era usada pelos nobres incas em seus antebraços direitos. Braceletes de ouro semelhantes foram encontrados em outros lugares em contextos semelhantes, incluindo no Vale do Cuzco. Emparelhado com a estatueta de lhama, esta oferta espiritual foi provavelmente feita em gratidão por uma temporada de reprodução bem-sucedida de lhamas, ou em comemoração a uma caravana de lhamas, ou em comemoração a uma caravana de lhamas na qual ouro e outros bens foram transportados com sucesso, de acordo com o estudo.

Esta combinação, na qual uma figura em miniatura e ouro estavam entrelaçados, também foi documentada em santuários nas montanhas dos Andes. Nesses casos, as ofertas eram associadas a sacrifícios humanos feitos para agradar as divindades. Os pesquisadores especulam que o lago Titicaca pode ter sido um local para sacrifícios humanos semelhantes, embora não existem evidências arqueológicas para apoiar essa possibilidade.

De qualquer forma, a nova descoberta sugere que o povo inca praticava uma forma de panteísmo, em que todo o lago era percebido como uma huaca sagrada ou divindade, ou simplesmente como o local de nascimento do povo inca.

Além disso, as "oferendas cerimoniais feitas no lago eram atos simbólicos e políticos destinados a legitimar por meio de um ritual o poder da ocupação inca neste espaço sagrado", escreveram os autores do estudo. E ao reivindicar esses "lugares ritualmente carregados por meio de cerimônias", escreveram os autores, "os incas aumentaram seu prestígio e legitimidade como soberanos divinos, mantendo o controle sobre a ordem cósmica do mundo".

De fato, tudo isso é muito pesado para uma pequena lhama e uma pulseira, mas rituais, independentemente do escopo, podem ser coisas muito poderosas.

De forma empolgante, a caixa de pedra foi encontrada em um local diferente de outras descobertas da região, em uma possível pista que outras descobertas aguardam os pesquisadores. Quanto ao destino da lhama em miniatura e da pulseira de ouro, eles foram devolvidos ao município onde as relíquias foram encontradas.

The post Oferenda inca rara é encontrada no lago Titicaca appeared first on Gizmodo Brasil.

Gatos podem pegar e espalhar coronavírus entre eles, diz estudo

Posted: 09 Aug 2020 12:00 PM PDT

Pessoa mede temperatura de gato em Bangcoc. Crédito: Lillian Suwanrumpha/Getty Images

Um novo estudo é o mais recente a trazer algumas notícias conflitantes quando se trata de COVID-19 e gatos. A pesquisa encontrou evidências de que gatos infectados com o o coronavírus que causa o COVID-19 podem facilmente transmiti-lo a outros gatos dentro de dois dias após a exposição. No entanto, nenhum desses gatos documentados no estudo ficou doente depois de infectado, sugerindo, mas ainda não confirmando, que os felinos podem ser capazes de lidar com o vírus melhor do que as pessoas.

Pesquisadores veterinários expuseram seis gatos saudáveis com menos de seis meses de idade ao novo coronavírus, SARS-CoV-2, através do nariz e da boca. Então, um dia depois, eles apresentaram dois outros gatos ao grupo e os deixaram socializar; outro par de gatos serviu de controle. Os gatos foram vigiados por até 21 dias, com alguns sacrificados e alvos de autópsia em vários dias para estudar os efeitos da infecção no corpo mais de perto.

Todo o primeiro grupo de gatos foi infectado e testou positivo para o vírus dentro de 1 a 10 dias após a exposição. Os dois gatos adicionados posteriormente ao grupo também foram infectados dois dias depois de se misturarem com eles. Nestes gatos infectados, traços de RNA viral foram encontrados no nariz, garganta, pulmões e reto dentro de quatro dias após a infecção, com níveis relativamente altos no nariz e na garganta.

As descobertas foram divulgadas esta semana no site de pré-impressão biorxiv, o que significa que ainda não foram formalmente publicadas e revisadas por outros cientistas, embora os autores tenham submetido seus trabalhos a uma publicação científica.

Combinados com outras pesquisas semelhantes publicadas, os autores escreveram, os resultados "mostram que os felinos são suscetíveis à infecção por SARS-CoV-2 e podem ser reservatórios de vírus em potencial".

O estudo também descobriu que os gatos não desenvolveram nenhum sintoma clínico durante a infecção e apenas apresentaram sinais corporais menores. Quando havia, rolava inflamação ao longo das vias aéreas e pulmões. Todos os gatos também desenvolveram anticorpos específicos para o vírus uma semana após a exposição, indicando que eles poderiam ter proteção contra reinfecção.

Os resultados do estudo apoiam o que os veterinários estão vendo no mundo real. Na última quinta-feira (6), por exemplo, pesquisadores da Texas A&M University relataram que dois gatos de estimação no estado tinham testado positivo para o vírus, embora ambos fossem assintomáticos. Eles provavelmente o contraíram de familiares humanos infectados.

Ainda há grandes questões sobre como o COVID-19 funciona em gatos e outros animais de estimação, de acordo com o autor do estudo Juergen Richt, um pesquisador veterinário da Universidade Estadual do Kansas, que é especializado em vírus. Mais pesquisas precisam ser feitas antes que possamos concluir que os gatos não são capazes de ficar gravemente doentes com o coronavírus como as pessoas ficam, especialmente os gatos mais velhos. Também precisamos estudar se o vírus sofre alguma alteração genética importante ao infectar gatos, se pode permanecer em uma caixa de areia compartilhada e infectar outras pessoas e se os gatos podem ser infectados novamente.

O fato de os gatos poderem facilmente espalhar o vírus para outros gatos, provavelmente por meio dos altos níveis de vírus que liberam do nariz e da garganta no início da infecção, é potencialmente preocupante para gatos e humanos, acrescentou Richt.

"A facilidade de transmissão entre gatos domésticos indica uma necessidade significativa de saúde pública para investigar a cadeia principal de transmissão humano-gato-humano", disse ele por e-mail. "Também é fundamental que os donos de animais sejam educados sobre os riscos e medidas preventivas para acalmar os medos e desencorajar o abandono de animais".

Tanto a American Veterinary Medical Association e o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) agora aconselham que as pessoas com teste positivo para o vírus evitem contato próximo com seus animais de estimação, bem como outros membros da família humanos enquanto estiverem doentes, e usem máscaras ao redor deles quando isso não for possível

The post Gatos podem pegar e espalhar coronavírus entre eles, diz estudo appeared first on Gizmodo Brasil.

Intel e MediaTek se unem para fazer modem 5G para notebooks

Posted: 09 Aug 2020 08:20 AM PDT

No ano passado, a Intel vendeu sua divisão de modems de smartphones para a Apple por cerca de US$ 1 bilhão. Isso deixou a empresa com o problema de encontrar um jeito de colocar 5G em PCs e notebooks. Por isso, ela se uniu à MediaTek para levar o novo padrão de conectividade a uma ampla gama de laptops usando o novo modem T700 5G.

Com o novo chip, que tem suporte a 5G standalone e non-standalone, os fabricantes agora devem ter mais opções para adicionar conectividade 5G aos notebooks em vez de depender apenas de modems da Qualcomm. Isso é importante porque, embora esse tipo de produto seja relativamente recente, a Qualcomm já largou na frente com produtos como o Lenovo Flex 5G, que tem processador (Snapdragon 8cx) e modem (X55 5G) feitos pela empresa.

O T700G foi desenvolvido principalmente pela MediaTek, mas a Intel usou a parceria para melhorar a integração, validação e otimização do sistema do modem. Joe Chen, presidente da MediaTek, disse que "com a profunda experiência da Intel no setor de PC e nossa inovadora tecnologia de modem 5G, redefiniremos a experiência de notebooks e ofereceremos aos consumidores as melhores experiências 5G".

A MediaTek afirma que seu modem T700 5G também foi projetado com eficiência energética em mente, o que geralmente é uma grande preocupação em dispositivos desse tipo, pois eles tendem a exigir mais da bateria do que um produto semelhante somente com 4G.

A única desvantagem é que, embora o T700 5G seja compatível com redes 4G e 5G, ele não suporta o 5G mmWave (somente 5G sub-6Ghz e de banda média), o que significa que notebooks com o T700 5G não poderão tirar vantagem das super altas velocidades de dados que as ondas milimétricas geralmente oferecem.

No entanto, como atualmente o mmWave ainda tem dificuldade em penetrar em edifícios e estruturas, a menos que você use frequentemente um laptop 5G ao ar livre, pode não haver uma grande diferença no desempenho diário do mundo real.

Além disso, é bom considerar que a demanda por 5G tanto em telefones quanto em laptops permanece relativamente baixa — no Brasil, o serviço está começando a chegar usando compartilhamento dinâmico de espectro nas frequências do 4G; enquanto isso, o leilão das frequências dedicadas ainda não tem data marcada.

Portanto, a menos que você tenha uma situação muito específica que exija desesperadamente o 5G, não há necessidade de se preocupar em comprar um notebook com a tecnologia por enquanto. O que importa é que ter mais opções para conectividade 5G criará mais concorrência, e torcemos para que isso ajude a diminuir os preços e aumentar a inovação. E não tenha pressa, o MediaTek T700 só deve chegar aos notebooks no começo de 2021.

The post Intel e MediaTek se unem para fazer modem 5G para notebooks appeared first on Gizmodo Brasil.

Claro, TIM e Vivo agora têm acordo exclusividade para compra da Oi móvel

Posted: 09 Aug 2020 08:14 AM PDT

Orelhão da operadora Oi. Crédito: Barbara Eckstein/Flickr

Em um acordo anunciado na noite de sexta-feira (7), a Oi informou que Claro, TIM e Vivo agora têm um acordo de exclusividade para compra dos seus ativos móveis. No fim de julho, as três companhias fizeram uma oferta de R$ 16,5 bilhões.

Como explica a Oi em fato relevante divulgado em seu site, isto garante que as três companhias envolvidas possam eventualmente cobrir outras ofertas. Diz o documento:

O Acordo visa garantir segurança e celeridade às tratativas em curso entre as partes e permitir que, sendo satisfatoriamente finalizadas as negociações dos documentos entre as partes, a Oi tenha condições de pré-qualificar as Proponentes [Claro, TIM e Vivo] (…) para participarem do processo competitivo de alienação da UPI Ativos Móveis [a unidade de negócios móveis da Oi], garantindo assim o direito de cobrir outras propostas recebidas no referido processo.

A validade do acordo vai até a próxima terça-feira (11), porém pode ser estendido. Ainda não há detalhes públicos sobre como ficará a situação dos clientes da operadora Oi, porém é possível inferir que eles devem ser divididos entre as companhias ofertantes.

Em proposta anterior, a Folha de S. Paulo havia apurado que a Oi não queria apenas a oferta de maior valor, mas também a que tinha maior chance de ser aprovada pelos órgãos reguladores. Segundo o pessoal do Teletime, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) não teria mostrado objeção às tratativas envolvendo as operadoras.

Este já é o segundo acordo de exclusividade para compra dos ativos móveis da Oi. No mês passado, a empresa Highline teve tal benefício por oferecer à época a maior oferta, mas foi terminado em 3 de agosto e não foi renovado pela Oi.

A Oi está em recuperação judicial desde 2016 e, desde então, a empresa tem encontrado formas de liquidar suas dívidas com a venda de ativos. Além dos seus ativos móveis, a companhia também já recebeu propostas para compra do negócio de torres de telecomunicações.

The post Claro, TIM e Vivo agora têm acordo exclusividade para compra da Oi móvel appeared first on Gizmodo Brasil.

Os melhores apps do mês para Android e iOS

Posted: 09 Aug 2020 05:45 AM PDT

Apps para limpar o WhatsApp, para acompanhar quanto tempo seus filhos ficam no videogame e no celular e para entender melhor suas despesas. Confira nossas sugestões deste mês para dispositivos Android e iOS.

A Rebel é uma fintech de crédito que promete empréstimos a juros mais baixos que a média do mercado. Além disso, eles têm vários vídeos curtos com conteúdos sobre finanças. Ao vê-los, o cliente ganha moedinhas que podem ser trocadas por descontos no valor das parcelas.

Download: Rebel para Android e iOS

divisoriagizmodo

 

Quem tem um celular com pouco espaço de armazenamento na memória sabe como os memes, fotos, vídeos e imagens de bom dia do WhatsApp ocupam um espaço precioso. O LimpaZap é uma ferramenta para ajudar você a visualizar o que está na mídia do aplicativo e liberar espaço.

Download: LimpaZap para Android (grátis)

divisoriagizmodo

Se você está trabalhando de casa e deixou de usar toda a franquia de internet do seu celular nos últimos meses, talvez seja hora de trocar, e nada melhor do que conhecer as opções. A Anatel lançou recentemente seu Comparador de Ofertas para ajudar a visualizar tudo que as operadoras disponibilizam nos diferentes planos. Como todo app recém-lançado, ele ainda precisa de alguns ajustes, mas é um bom primeiro passo.

Download: Anatel Comparador de Ofertas para Android e iOS (grátis)

divisoriagizmodo

Se você se preocupa com a relação dos seus filhos com a tecnologia, um bom app para acompanhar isso é o Microsoft Family Safety. Ele é uma solução bem completa: tem limite de tempo de celular (e de outros produtos Microsoft, como Windows e Xbox) para as crianças, filtros de conteúdo, limitação de compras e até um mapa para acompanhar onde a garotada está.

Download: Microsoft Family Safety para Android e iOS (grátis)

divisoriagizmodo

Seja para relaxar na hora de dormir, seja para se concentrar no trabalho, recorrer a um gerador de ruídos pode ser de grande ajuda. O Dark Noise é um dos apps mais completos desse tipo, com mais de 30 sons disponíveis para mixar. O preço, porém, é bem alto: R$ 22,90.

Download: Dark Noise para iOS (R$22,90)

divisoriagizmodo

Apps de orçamento podem ser muito complicados, cheios de gráficos, tabelas e recursos. O Nudget tenta simplificar isso ao máximo possível. Você anota seus gastos, e o app dá orientações de insights sobre seus hábitos de consumo e como gastar melhor seu dinheiro.

Download: Nudget para iOS (R$10,90)

divisoriagizmodo

Tem alguma sugestão? Deixe sua dica nos comentários!

The post Os melhores apps do mês para Android e iOS appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário