terça-feira, 1 de setembro de 2020

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Lançamentos na Netflix em setembro de 2020: filmes e séries que chegam neste mês

Posted: 31 Aug 2020 02:50 PM PDT

Logo da Netflix

A Netflix vai incluir mais de 70 títulos em seu catálogo no mês de setembro. O serviço de streaming preparou novidades como as temporadas 3 e 4 de Top Chef e filmes que foram indicados em premiações dos últimos anos, como The Post – A Guerra Secreta, Lady Bird – A Hora de Voar e Trama Fantasma. Também tem títulos para a criançada e animes.

Separamos os lançamentos assim:

  1. Séries;
  2. Filmes;
  3. Documentários e especiais;
  4. Crianças e família;
  5. Animes

Nem tudo chega na mesma data, por isso separamos na ordem de disponibilidade. Dê uma olhada!

Séries

Top Chef: Temporadas 3 e 4 (1/9/2020)
Na terceira temporada do reality show, quinze experts em culinária se enfrentam no calor de Miami para disputar um prêmio de 100 mil dólares e o título de Top Chef. Na quarta temporada, dezesseis competidores vão até Chicago enfrentar novos desafios, como servir um jantar para o crítico de cinema Richard Roeper e cozinhar para uma festa pré-jogo do Bears.

Keeping Up with the Kardashians: Temporadas 3 e 4 (1/9/2020)
As irmãs Kardashian tentam manter o controle de cada situação enquanto as câmeras acompanham suas vidas, mostrando encontros malsucedidos, brigas e momentos tocantes. A temporada 4 já começa cheia de emoção quando Khloe e a estrela do basquete Lamar Odom curtem um breve noivado e logo decidem se casar.

Away (4/9/2020)
A astronauta Emma Green (Hilary Swank) comanda a primeira expedição humana rumo a Marte. Mas, para embarcar na perigosa jornada, ela precisará deixar para trás o marido e a filha adolescente.

The Home Edit – A Arte de Organizar (9/9/2020)
Nesta série produzida por Reese Witherspoon e Molly Sims, Clea Shearer e Joanna Teplin dão um jeito na bagunça da casa de famosos e pessoas comuns, transformando vidas.

A Duquesa (11/9/2020)
Katherine Ryan interpreta uma mãe que vive um dilema: vale a pena engravidar do seu maior inimigo, o pai da filha que ela cria sozinha?

Sem Maturidade Para Isso (14/9/2020)
Nesta série de animação para adultos, um casal de 30 e poucos anos tenta manter a leveza após deixar a vida de festas para cuidar dos filhos.

Na Rota do Taco (15/9/2020)
Os tacos são cercados de histórias pouco conhecidas. Mergulhe na deliciosa segunda temporada desta série.

MeatEater: Temporada 9 (16/9/2020)
As novas aventuras de Steve para caçar a própria comida incluem viagens por diversos estados americanos e pratos deliciosos.

Baby: Temporada 3 (16/9/2020)
Amigas improváveis, Chiara e Ludovica lutam para encontrar o amor e um lugar no mundo enquanto estudam em um bairro chique de Roma.

Criminal – Reino Unido: Temporada 2 (16/9/2020)
Entre as quatro paredes de uma sala de interrogatório, investigadores de Londres correm contra o relógio para conseguir a confissão de três suspeitos de crimes graves.

Nas Montanhas da Coruja: Temporada 2 (16/9/2020)
Enquanto Trela enfrenta um trauma pessoal, Ada assume as funções dele na delegacia e um homem misterioso chega à cidade.

Vem Cantar! Estados Unidos (16/9/2020)
Nesta divertida competição de karaokê, seis participantes disputam até 60 mil dólares. Quanto maior a afinação, maior o prêmio, mas só pode haver um grande vencedor.

A Penúltima Palavra (17/9/2020)
Após a morte do marido, uma mulher reencontra a paixão pela vida quando passa a fazer discursos elogiosos em funerais profissionalmente.

Campeões do Barbecue (18/9/2020)
Nesta competição de churrasco que vai deixar você com água na boca, doze cozinheiros amadores precisam mostrar seus talentos na brasa à moda do sul dos Estados Unidos.

Ratched (18/9/2020)
Esta série dramática de Ryan Murphy, cuja história se passa antes do filme Um Estranho no Ninho (1975), conta a fascinante origem da enfermeira Ratched (Sarah Paulson).

Jack Whitehall: Travels with My Father (22/9/2020)
Um jovem comediante vive novas desventuras com o pai conservador em mais uma temporada desta comédia em que os dois viajam juntos pelo mundo.

Sneakerheads (25/9/2020)
Esta série gira em torno de um grupo de colecionadores e revendedores apaixonados por tênis que é capaz de tudo por um novo par de sneakers.

Meio Country Meio Hip Hop (25/9/2020)
Nesta comédia da vida real, um artista country sai de uma cidade pequena para tentar a vida em Hollywood enquanto cria três filhos com a esposa, que é dançarina profissional.

Filmes

Escola de rock (1/9/2020)
Um músico (Jack Black) em dificuldades consegue um emprego como professor substituto em uma escola privada, onde começa a ensinar rock’n’roll aos alunos em segredo.

Meninas Malvadas (1/9/2020)
Cady (Lindsay Lohan) entra para a turma mais popular da escola, mas as coisas ficam complicadas quando o ex da líder da classe quer namorá-la.

Django Livre (1/9/2020)
Acompanhado por um caçador de recompensas, o escravo livre Django viaja pelos Estados Unidos para salvar sua esposa de um cruel fazendeiro. Um filme de Quentin Tarantino com Jamie Foxx, Christoph Waltz (vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por esta produção) e Leonardo DiCaprio.

Além da Morte (1/9/2020)
Estudantes de medicina tentam descobrir como é a vida após a morte, mas nem imaginam os efeitos colaterais de um experimento que para o coração. Com Ellen Page, Diego Luna e Nina Dobrev.

Os donos da rua (1/9/2020)
Um jovem de Los Angeles se esforça para agradar o pai e manter a integridade em uma comunidade dominada por drogas, violência e racismo. Com Cuba Gooding Jr.

Decisão (1/9/2020)
Uma partida de futebol na periferia de Roma revela a história de uma comunidade pobre que enfrenta dilemas éticos e morais.

Caso 39 (1/9/2020)
Uma assistente social ingênua (Renée Zellweger) traz para casa uma criança de dez anos, resgatando-a de pais agressores, mas descobre que a coisa não é bem o que parece.

A Maldição de Chucky (1/9/2020)
O debochado boneco possuído por um homicida psicopata volta para aterrorizar uma jovem cadeirante e sua família problemática.

Freaks – Um de Nós (2/9/2020)
Uma jovem mãe de família descobre que tem superpoderes, adormecidos por anos de medicação, e forma uma pequena equipe para tornar o mundo um lugar melhor.

Permanência (3/9/2020)
Um fotógrafo (Irandhir Santos) vai a São Paulo expor suas obras e se depara com sentimentos conflitantes ao se hospedar na casa de sua ex. Dirigido por Leonardo Lacca, o filme conquistou cinco prêmios no festival Cine PE, em 2015, incluindo o de Melhor Filme.

Amor Garantido (3/9/2020)
A advogada Susan Whitaker (Rachael Leigh Cook) aceita ajudar um cliente bonitão (Damon Wayans Jr.) a processar um site de relacionamentos que oferece amor garantido.

Em algum lugar do passado (4/9/2020)
Um dramaturgo obcecado com a foto de uma atriz do início do século XX volta no tempo para encontrá-la e os dois iniciam uma relação amorosa.

Tropa de Elite (4/9/2020)
Um capitão de polícia do Rio de Janeiro (Wagner Moura) está esgotado e prestes a se aposentar, mas precisa encontrar um sucessor para liderar uma missão perigosa.

Estou pensando em acabar com tudo (4/9/2020)
Uma mulher apreensiva em relação ao novo namorado viaja com ele para conhecer os futuros sogros em uma fazenda distante, mas nada é o que parece nesta história.

Demônio (4/9/2020)
O detetive Bowden tem que salvar cinco pessoas presas num elevador e agir rápido, porque o diabo está entre elas.

Annabelle 2: A Criação do Mal (7/9/2020)
Anos após a morte da filha, um artesão de bonecas e sua esposa acolhem crianças órfãs em sua casa. Mas uma de suas criações bizarras também mora lá.

The Post – A Guerra Secreta (8/9/2020)
A publicação de um furo de reportagem sobre a guerra do Vietnã compromete o presidente dos Estados Unidos e força o jornal Washington Post a tomar uma decisão. Um filme de Steven Spielberg com Meryl Streep, Tom Hanks e Sarah Paulson.

Lindinhas (9/9/2020)
Aos 11 anos, Amy começa a se rebelar contra as tradições conservadoras da família e encontra seu lugar em um grupo de dança da escola.

Muito amor pra dar (9/9/2020)
Neste filme argentino, Fernando (Adrián Suar) é um homem tão dedicado à família que tem até duas, mas um acidente faz com que ambas se conheçam e os problemas comecem.

O Impossível (10/9/2020)
Baseado em fatos reais, este drama retrata as experiências terríveis de uma família durante o caos gerado pelo tsunami que atingiu o sudoeste da Ásia em 2004. Com Naomi Watts e Ewan McGregor.

A Babá: Rainha da Morte (10/9/2020)
Dois anos após a noite terrível mostrada em A Babá, Cole vive outro pesadelo chamado ensino médio. Para complicar ainda mais, os demônios do passado querem vingança.

Procura-se um pai (11/9/2020)
O que uma pequena fã de adrenalina faz quando a mãe a proíbe de entrar em uma corrida de bicicross? Contrata um ator sem nada a perder para fingir que é seu pai.

O Diabo de Cada Dia (16/9/2020)
Desesperado para salvar a esposa que está morrendo, um homem recorre a orações e a medidas extremas. Drama gótico do diretor Antonio Campos, com Tom Holland e Bill Skarsgård.

Remédio Amargo (16/9/2020)
Depois de um acidente que o deixou em uma cadeira de rodas, Ángel decide se vingar de todos que o traíram neste filme espanhol, inclusive da mulher que o abandonou quando ele mais precisava.

Lady Bird – A Hora de Voar (22/9/2020)
Em meio a desafios amorosos, familiares e conflitos internos, uma adolescente (Saoirse Ronan) sonha em fazer faculdade bem longe de casa. Dirigido por Greta Gerwig.

Trama Fantasma (22/9/2020)
Uma garçonete se torna modelo, musa e amante de um estilista. O relacionamento fica cada vez mais intenso, e também mais estranho. Com Daniel Day-Lewis.

Enola Holmes (23/9/2020)
Quando a irmã adolescente de Sherlock Holmes descobre que a mãe desapareceu, ela decide procurá-la e acaba revelando uma grande conspiração que pode mudar o rumo da história. Com Millie Bobby Brown, Helena Bonham Carter, Henry Cavill e Sam Claflin.

Verdade ou Desafio (24/9/2020)
Um grupo de colegas de faculdade joga uma versão mortal de Verdade ou Desafio.

O Espetacular Homem-Aranha (30/9/2020)
Nesta nova versão da franquia do super-herói aracnídeo, o jovem Peter Parker aprende a lidar com seus superpoderes enquanto enfrenta seu arqui-inimigo Lagarto.

Todo Dia (30/9/2020)
Uma adaptação do best-seller homônimo, o filme retrata o romance entre uma adolescente e um espírito que habita um corpo diferente todos os dias.

Documentários e especiais

Chef’s Table: Churrasco (2/9/2020)
Esta série culinária indicada ao Emmy muda o seu foco para a arte do churrasco, com a ajuda de chefs conceituados dos Estados Unidos, Austrália e México.

Bad Boys e Bilionários: Índia (2/9/2020)
Esta série documental mostra a trilha de ganância, fraudes e corrupção que ergueu — e derrubou — alguns dos magnatas mais poderosos da Índia.

Afonso Padilha: Alma de Pobre (3/9/2020)
Neste especial hilariante, o comediante Afonso Padilha revisita suas origens humildes e conta histórias da infância.

Professor Polvo (7/9/2020)
Uma amizade incomum se desenvolve entre um cineasta e um polvo que vive na floresta de algas sul-africana. Conheça os mistérios deste mundo.

O Dilema das Redes (9/9/2020)
Especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: algumas de suas criações causam vícios e ameaçam democracias pelo mundo.

Linha de Tensão (9/9/2020)
Acompanhe os agentes da lei que estão dispostos a acabar com o tráfico de drogas no balneário espanhol de La Línea.

Contornando a Morte (15/9/2020)
Em 2015, um budista e PhD em Física perdeu a filha de 2 anos para o câncer. Ainda de luto, ele e a esposa tomaram a difícil decisão de manter o cérebro da menina preservado, esperando que um dia ela renasça em um novo corpo graças à criopreservação. Einz é a pessoa mais jovem do mundo a passar por este processo.

Justin Bieber: Never Say Never (15/9/2020)
O astro Justin Bieber nos presenteia com imagens pessoais de toda a sua carreira, culminando em sua triunfante turnê de 2010.

Challenger: Voo Final (16/9/2020)
O ônibus espacial Challenger funcionou perfeitamente até explodir aos 73 segundos de sua 10ª missão, no dia 28 de janeiro de 1986, em uma tragédia que causou sete mortes, incluindo a de uma professora civil.

Uma Canção para Latasha (21/9/2020)
Latasha Harlins tinha apenas 15 anos quando foi morta, 13 dias após o brutal espancamento de Rodney King. Mesmo condenada, a assassina não foi presa, o que foi um dos motivos para as revoltas de 1992 em Los Angeles.

Papa Francisco: Um Homem de Palavra (21/9/2020)
O cineasta Wim Wenders viaja o mundo ao lado do Papa Francisco e registra as visões humanistas do pontífice em uma época extremamente polarizada.

The Chef Show (24/9/2020)
Jon Favreau e Roy Choi conversam e preparam refeições deliciosas com chefs famosos e celebridades.

Cenas de um Homicídio: Uma Família Vizinha (30/9/2020)
A chocante história do homem que matou a esposa e as duas filhas, em agosto de 2018, é contada pelas imagens da câmera de segurança que o levaram à prisão.

Crianças e família

O Chefinho – Pega Esse Bebê! (1/9/2020)
Neste especial interativo, descubra a sua profissão na Baby Corp fazendo escolhas e cumprindo missões em um teste vocacional muito divertido.

Thomas e seus amigos (1/9/2020)
Thomas se reúne com novos e velhos amigos enquanto trabalha em Sodor e também explora lugares como Índia, Brasil e Austrália.

O Expresso Polar (1/9/2020)
Neste conto de Natal, um menino recupera a fé no espírito natalino quando faz uma viagem de trem até o Polo Norte no dia 24 de dezembro.

Emoji: O Filme (1/9/2020)
Em Textopolis, cada emoji pode expressar uma única emoção. Com exceção de Gene, que quer ser um emoji normal como os outros.

Spirit – Cavalgando Livre: Academia de Equitação (4/9/2020)
As PLAs voltam para a Academia de Equitação Costa dos Palominos, onde uma nova equipe traz mistérios, amizades e uma chance de salvar a escola.

George, o Curioso (4/9/2020)
O Homem de Chapéu Amarelo viaja à África para encontrar um valioso artefato e acaba retornando com George, um chimpanzé curioso que se mete em confusão por toda a cidade.

Frankenstein e os Pestinhas (4/9/2020)
Em um parque de diversões temático com atrações baseadas em filmes, Alvin, Simon e Theodore entram no brinquedo "Castelo do Frankenstein" e encontram o famoso monstro.

StarBeam: Temporada 2 (8/9/2020)
A pequena heroína StarBeam tem a difícil missão de enfrentar vilões como Capitão Barba de Peixe e Marla Malvada para salvar a ilha de Lava Lava.

Julie and the Phantoms (10/9/2020)
A adolescente Julie descobre a paixão pela música e pela vida quando cria uma banda com um trio de fantasmas.

Pets Unidos! (11/9/2020)
Um grupo de bichinhos egoístas fica preso em uma pet shop de luxo quando os robôs tomam a cidade, obrigando os humanos a fugir. Os animais de estimação precisam se unir aos de rua para sobreviver e talvez salvar o mundo.

Uma Aventura Lego (12/9/2020)
Emmet foi confundido com o LEGO MasterBuilder e acabou em uma missão para combater os planos perversos do Sr. Negócio.

Jurassic World: Acampamento Jurássico (18/9/2020)
Seis adolescentes mal se conheciam quando foram acampar em um canto remoto daquela ilha. Agora, com dinossauros à solta, eles terão de virar amigos para sobreviver.

Chico Bon Bon – O Macaquinho Faz-Tudo (22/9/2020)
Em mais uma temporada, o macaquinho Chico Bon Bon volta a usar seu talento de mecânico para resolver problemas com a Liga Faz-tudo.

Expresso da Aventura (22/9/2020)
Um grupo animado de locomotivas e seus pequenos amigos tem a missão de fazer entregas divertidas em um mundo cheio de ferrovias.

Animes

The Promised Neverland (1/9/2020)
Três crianças descobrem que o orfanato onde vivem não é nada do que eles pensavam. Agora, têm que liderar o grupo todo num arriscado plano de fuga.

Memórias de Idhún (10/9/2020)
O mundo mágico de Idhún foi tomado por um bruxo e seus habitantes se refugiaram na Terra, onde dois jovens lutam para protegê-los de um assassino.

Dragon’s Dogma (17/9/2020)
Agora como Ressurgido, Ethan parte em uma jornada para aniquilar o Dragão que destruiu sua vida. A cada nova batalha, no entanto, ele fica mais distante de sua humanidade.

The post Lançamentos na Netflix em setembro de 2020: filmes e séries que chegam neste mês appeared first on Gizmodo Brasil.

Globoplay terá pacote com Multishow, GloboNews, SporTV e mais canais por R$ 50

Posted: 31 Aug 2020 02:36 PM PDT

Interface do Globoplay+

Em um anúncio que pode ter pego as operadoras de TV à cabo de surpresa, a Globo revelou nesta segunda-feira (31) que passará a vender o conteúdo dos canais Globosat dentro de um pacote no Globoplay, serviço de streaming da companhia.

Batizado de Globoplay + canais ao vivo, o combo custará R$ 49,90 por mês, sendo os primeiros 30 dias gratuitos para teste, ou em 12 parcelas de R$ 42,90, se você optar pelo plano anual. O lançamento para o público está marcado para o dia 1° de outubro, mas quem é assinante do Globoplay poderá aderir ao novo pacote já a partir de amanhã, 1° de setembro.

Além da TV Globo, a plataforma inclui os canais ao vivo Multishow, Globonews, Sportv 1, Sportv 2, Sportv 3, GNT, Viva, Gloob, Gloobinho, Off, Bis, Mais Globosat, Megapix, Universal TV, Studio Universal, SYFY, Canal Brasil e Futura.

Também será possível montar combos de outros produtos do Grupo Globo, como Telecine, Premiere e Combate, mas ainda não foi divulgado como funcionará essa modalidade. Já existe uma opção para assinar esses canais individualmente — R$ 37,90 no Telecine Play, R$ 79,90 no Premiere Play e R$ 59,90 para o Combate Play.

Interface Globoplay ao vivo. Crédito: Globo

Usuários poderão alternar entre vários canais da Globosat, agora no Globoplay. Imagem: Divulgação

"Nestes cinco anos de jornada do Globoplay, aprendemos muito com nossos consumidores. Aqui na Globo usamos dados a favor dos nossos assinantes, para ofertar novos produtos afinados com os interesses e gostos deles, para gerar insights sobre criação e produção de conteúdo, para melhorar a experiência em nossos ambientes digitais”, diz Erick Brêtas, diretor de Produtos e Serviços Digitais da Globo. “O lançamento do Globoplay + canais ao vivo é resultado de um grande amadurecimento tecnológico da Globo e um passo firme no caminho da empresa para se tornar uma mediatech.”

Raymundo Barros, diretor de tecnologia da Globo, afirma que a companhia tem investido na ampliação de infraestrutura de CDN. Em agosto, o grupo distribuiu 1 Exabyte de dados, que equivale a mais de 1 bilhão de horas de consumo de vídeo — quase quatro vezes maior do que o número de horas consumidas no mesmo período em 2019.

“Além disso, houve uma revisão de toda a arquitetura de software para que o aplicativo pudesse somar essa experiência de consumo dos canais. Com isso, as pessoas em casa conseguirão ter a mesma experiência que têm na TV aberta em relação à troca dos canais", explica Barros.

Lembrando que o Globoplay tradicional continuará nos moldes atuais por R$ 22,90.

The post Globoplay terá pacote com Multishow, GloboNews, SporTV e mais canais por R$ 50 appeared first on Gizmodo Brasil.

Lançamentos no Prime Video em setembro de 2020: filmes e séries que chegam neste mês

Posted: 31 Aug 2020 01:17 PM PDT

Pessoa segurando controle remoto em frente a uma TV

O Prime Video, a plataforma de streaming da Amazon, adicionou 19 novos títulos para o mês de setembro, com destaques como a nova temporada de The Boys, todos episódios de Grey's Anatomy e a série documental Fernando, que fala da história do ex-piloto de Formula 1 Fernando Alonso.

Como das últimas vezes, a empresa informou que por causa da pandemia, algumas opções de áudio dublado não estarão disponíveis de imediato.

Separamos as séries e os filmes que serão adicionados ao catálogo do Prime Video em setembro de 2020, por ordem de datas:

Séries

The Boys (Temporada 2) (04/09/2020)

Ainda mais intensa e insana, na segunda temporada os The Boys encontram-se foragidos da justiça, procurados pelos Super, e tentando, desesperadamente, reagrupar e lutar contra Vought. Escondidos, Hughie (Jack Quaid), Mother's Milk (Laz Alonso), Frenchie (Tomer Capon) e Kimiko (Karen Fukuhara) tentam se ajustar a uma nova realidade, com Billy Butcher (Karl Urban) desaparecido. Ao mesmo tempo, Starlight (Erin Moriarty) procura encontrar seu lugar no grupo The Seven, enquanto Homelander (Antony Starr) se concentra para assumir o controle total. Seu poder está ameaçado com a chegada de Stormfront (Aya Cash), uma nova Super especialista em mídia social, que tem planos próprios. Além disso, a ameaça do Supervilão toma o centro das atenções e faz barulho enquanto Vought tenta monetizar em cima da paranoia da nação.

Grey’s Anatomy (Temporadas 1-16) (15/09/2020)

As 16 temporadas do drama médico de maior duração da história da TV chegam ao Amazon Prime Video. A série é centrada em Meredith Grey (Ellen Pompeo), uma aspirante a cirurgiã e filha de uma das melhores cirurgiãs, Dra. Ellis Grey, que passa por desafios profissionais e pessoais junto com outros cirurgiões do Seattle Grace Hospital.

Bones (Temporadas 1-12) (15/09/2020)

A antropóloga forense Dr. Temperance “Bones” Brennan (Emily Deschanel) trabalha no “Jeffersoninan Institute”, em Washington, e forma uma equipe junto ao arrogante agente especial do FBI, Seeley Booth (David Boreanaz) para investigar assassinatos. A série explora, além dos casos de assassinatos, as origens das relações entre os personagens e a amizade entre Booth e Brennan.

Fear The Walking Dead (Temporada 5) (15/09/2020)

Spin off da série The Walking Dead, retrata os eventos iniciais do apocalipse zumbi na costa oeste no mesmo período em que a cidade de Atlanta estava sendo atacada, enquanto Rick estava em coma no hospital local. A quinta temporada segue o grupo de sobreviventes liderados por Morgan Jones (Lennie James) e Alicia Clark (Alycia Debnam-Carey) enquanto procuram outros sobreviventes, buscando ajudar os outros em um esforço para compensar as transgressões do passado. Juntos, eles também tentam ajudar os próprios amigos, que desejam encontrar-se novamente para deixar um legado para o mundo. O que nenhum deles imagina é que nem sempre podem ajudar a todos, e que nem todos gostam de suas ações benevolentes.

American Horror Story (Temporada 9) (20/09/2020)

No Verão de 1984, Brooke Thompson (Emma Roberts) e seus amigos vão trabalhar no acampamento Redwood, o lugar mais frequentado por jovens nas férias de verão. Porém, algum tempo depois, eles passam a ser perseguidos pelo serial killer Benjamin Richter, que está buscando vingança após muito tempo preso em um sanatório.

Fernando (Temporada 1) (25/09/2020)

A série documental de cinco episódios mostra a paixão de Fernando Alonso por competir no mais alto nível e sua determinação absoluta para vencer. Registrando a jornada do automobilista no ano passado – desde sua participação nos circuitos mais importantes, como Indianapolis 500, Le Mans 24 horas, e culminando em sua primeira apresentação no Rally Dakar em janeiro -, Fernando oferece aos telespectadores acesso à vida pessoal do campeão mundial da Fórmula 1. A série também apresenta pessoas do círculo íntimo de Alonso, incluindo: seu empresário Luis García Abad, sua irmã Lorena Alonso, sua parceira Linda Morselli e seu colega Carlos Sainz, que ajudam a revelar o homem por trás do campeão.

Tell Me A Story (Temporadas 1-2) (25/09/2020)

Uma antologia dos contos de fadas, a série transforma histórias clássicas dos contos das crianças em um conto assustador que envolve amor, ganância, perda, vingança e assassinato. Em sua primeira temporada, a trama mistura Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria.

Dora, a Aventureira (Temporada 2) (30/09/2020)

Dora e seu melhor amigo, o macaco Botas, te levam por incríveis aventuras enquanto resolvem mistérios, ajudam seus amigos da floresta e enfrentam dificuldades no caminho.

iCarly (Temporada 2) (30/09/2020)

Carly (Miranda Cosgrove) é uma adolescente de 14 anos que apresenta seu próprio webshow, iCarly, junto com seus melhores amigos Fred e Sam. O show é transmitido de um estúdio que Carly montou em seu próprio apartamento, apresentando de tudo, desde esquetes cômicas e concursos de talentos a entrevistas, receitas e solução de problemas.

Patrulha Canina (Temporadas 2-3) (30/09/2020)

Liderada por um menino chamado Ryder, uma equipe de seis cães de resgate brincalhões usa seus talentos individuais para proteger a cidade litorânea de Adventure Bay. Os filhotes ocasionalmente são acompanhados por ajudantes mais novos: Cap’n Turbot, Robo-Dog, Everest e Tracker.

Bob Esponja Calça Quadrada (Temporada 2) (30/09/2020)

A esponja do mar amarela Bob Esponja vive nas profundezas do oceano em uma cidade subaquática chamada Fenda do Bikini e vive as mais loucas aventuras com seu melhor amigo, a estrela do mar rosa Patrick.

Filmes

Gauguin – Viagem ao Taiti (01/09/2020)
Em 1891, o artista Paul Gauguin decide, por conta própria, ir para o exílio no Taiti. Lá, ele espera reencontrar sua pintura livre, selvagem, longe dos códigos morais, políticos e estéticos da Europa civilizada. Mas, no local, acaba se afundando na selva, enfrentando solidão, pobreza e doença. Ele deve se reunir com Tehura, que se tornou sua esposa e o tema de suas maiores pinturas.

O Escorpião Rei 5: O Livro das Almas (01/09/2020)

O Escorpião Rei (Zach McGowan) se junta à poderosa guerreira Tala (Pearl Thusi), irmã do rei Nubian. Juntos, eles procuram por uma relíquia lendária conhecida como Livro das Almas, que lhes permitiria derrotar o maligno senhor da guerra Nesberek.

Halloween (2018) (08/09/2020)

O filme é o décimo primeiro da franquia (2018). Quatro décadas depois de ter escapado do ataque de Michael Myers em uma noite de Halloween, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) terá que confrontar o assassino mascarado pela última vez. Ela foi perseguida pela memória de ter sua vida por um triz, mas, dessa vez, quando Myers retorna para a cidade de Haddonfield, ela está preparada.

Johnny English 3.0 (13/09/2020)

Depois que um ataque cibernético revela a identidade de todos os agentes secretos ativos na Grã-Bretanha, Johnny English (Rowan Atkinson) é forçado a sair da aposentadoria para encontrar o hacker que está ameaçando seu país.

Jogos Vorazes: A Esperança – O Final (20/09/2020)

Se recuperando do choque de ver Peeta (Josh Hutcherson) contra si, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Lá, ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, começa o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland). Para levar seus próprios planos adiante, Katniss precisará da ajuda de seus amigos de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson), além do próprio Peeta, enviado para compor sua equipe.

O Mistério do Relógio na Parede (22/09/2020)

Um jovem órfão chamado Lewis Barnavelt (Owen Vaccaro)vai morar com seu tio mágico, Jonathan Barnavelt (Jack Black), após perder seus pais, porém com o tempo ele acaba descobrindo que ele e a vizinha, Sra. Zimmerman (Cate Blanchett) são feiticeiros.

The Quarry (25/09/2020)

Em uma cidade desolada do Texas, o misterioso reverendo David (Bruno Bichir) chega para morar na igreja abandonada local. Mas, quando atos sinistros começam a acontecer na cidade, a identidade do padre passa a ser questionada.

O Grinch (27/09/2020)

O rabugento Grinch faz de tudo para acabar com o Natal dos cidadãos de Quemlândia. Seu plano é roubar das pessoas tudo que tenha ligação com a data, até que a menina Cindy Lou Who resolve ficar amiga dele.

The post Lançamentos no Prime Video em setembro de 2020: filmes e séries que chegam neste mês appeared first on Gizmodo Brasil.

Cientistas do sono querem abolir horário de verão nos EUA para evitar doenças e acidentes

Posted: 31 Aug 2020 11:17 AM PDT

Despertador antigo sobre uma cama, coberto parcialmente com um lençol branco.

A Academia Americana de Medicina do Sono (AASM, na sigla em inglês), organização dos EUA que representa os cientistas e médicos dessa especialidade, pediu a erradicação da tradição centenária do horário de verão, em que os relógios são adiantados uma hora na primavera e atrasados ​​uma hora no inverno. A transição semestral, argumentam eles, não apenas incomoda a todos, mas também aumenta o risco de vários problemas de saúde e acidentes com veículos motorizados.

A organização não é o primeiro grupo de cientistas a se mobilizar contra a medida. De fato, um número crescente de estudos ao longo dos anos descobriu que a mudança de horário pode ter efeitos negativos moderados mas reais em vários aspectos, desde a qualidade do sono até o risco de ataque cardíaco e derrame.

Em janeiro deste ano, por exemplo, um estudo descobriu que a primeira semana do horário de verão na primavera estava associada a um número maior de acidentes de carro fatais; também estimou que se livrar dele teria evitado mais de 600 acidentes letais em um período de 22 anos.

"Abundantes evidências acumuladas indicam que a transição brusca do horário padrão para o horário de verão incorre em riscos significativos à saúde pública e à segurança, incluindo aumento do risco de eventos cardiovasculares adversos, transtornos do humor e colisões de veículos motorizados", observa a AASM em sua declaração, publicada na semana passada no Journal of Clinical Sleep Medicine, que é feito pela própria entidade.

O maior problema está na transição entre horários, isto é, quando o horário de verão começa e termina. Em um mundo ideal, o horário padrão, aquele do começo do inverno até primavera, seria usado durante todo o ano, de acordo com a AASM. A hora extra que o horário de verão tira da manhã e dá à noite tem mais probabilidade de desequilibrar nosso relógio biológico ou ritmo circadiano, causando uma espécie de mini-jet lag, argumenta a associação.

Tem havido um progresso constante, mas lento, na redução do horário de verão nos EUA. Em pelo menos 32 estados, parlamentares apresentaram propostas para aboli-lo este ano. Mas nos poucos estados em que houve progresso, como Oregon e Califórnia, ainda falta muito para tornar isso realidade.

É provável que sejam tomadas medidas federais por parte do Congresso para que a prática seja amplamente eliminada. O Havaí é o único estado que não tem horário de verão, embora grande parte do Arizona não o reconheça.

No Brasil, o horário de verão teve idas e vindas desde 1931. Ele vinha sendo usado consecutivamente desde 1985 até 2018 e, em sua última versão, foi adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança no relógio chegou ao fim com um decreto do presidente Jair Bolsonaro assinado em abril de 2019.

De acordo com um representante da AASM, a organização colocou o fim do horário de verão como parte de sua agenda legislativa para 2020, então eles vão pressionar para que uma ação federal seja tomada. Outras organizações médicas endossaram a posição da AASM, como a Academia Americana de Medicina Cardiovascular do Sono, o Colegiado Americano de Medicina Torácica e a Sociedade de Anestesia e Medicina do Sono.

The post Cientistas do sono querem abolir horário de verão nos EUA para evitar doenças e acidentes appeared first on Gizmodo Brasil.

Uma atualização nos incêndios na Amazônia (spoiler: não está nada bom)

Posted: 31 Aug 2020 10:33 AM PDT

Novos recordes de incêndios na Amazônia. Crédito: Carl De Souza (Getty Images)

Grandes incêndios na Amazônia brasileira têm sido registrados e em um ritmo sem precedentes. Novos dados de satélite do Projeto de Monitoramento da Amazônia Andina (MAAP, na sigla em inglês) mostram que, entre 28 de maio e 25 de agosto de 2020, mais de 500 incêndios florestais devastaram cerca de 369.000 hectares.

O MAAP define a gravidade dos incêndios com base em seu índice de aerossol, em conjunto com uma medida da presença de níveis de partículas de fumaça e cinzas no ar. Surpreendentemente, quase metade desses incêndios florestais aconteceu apenas nas últimas duas semanas. O maior dos incêndios documentados foi no norte do Brasil, em 17 de agosto, quando foram perdidos quase 10.500 hectares de terra,

Ao contrário de incêndios que atualmente têm atingido outras partes do globo, como é o caso da Califórnia (EUA), esses incêndios florestais não foram causados ​​por raios. Em vez disso, foram criados por pessoas, principalmente aquelas que buscavam limpar terras para mineração, pecuária e indústrias de cultivo de soja. E a maior parte dessa limpeza é feita de forma ilegal, por pessoas ligadas a uma rede criminosa que há anos opera no país.

"O desmatamento hoje tem laços muito fortes com o crime organizado", disse por e-mail Claudio Angelo, chefe de comunicações do Observatório do Clima do Brasil.

A taxa de desmatamento na Amazônia brasileira aumentou com o presidente Jair Bolsonaro. Em meio a críticas, no mês passado Bolsonaro instituiu uma proibição de quatro meses para fiscalizar atividades ilegais na floresta e, em maio, enviou tropas militares para combater o desmatamento.

No entanto, ativistas ambientais dizem que essas medidas não estão relacionadas a políticas públicas contra o desmatamento. Na verdade, representam o contrário: são usadas apenas para aumentar o esquema de abrir ainda mais a Amazônia para os negócios. Entre março e maio, o governo Bolsonaro emitiu 195 portarias e decretos para desmantelar ações de proteção ambiental no Brasil.

Este desmatamento desenfreado tem afetado os ecossistemas da Amazônia brasileira, que são alguns dos mais biodiversos do mundo. Também está destruindo as terras às quais as comunidades indígenas locais têm direito – e das quais dependem para viver.

Pesquisas recentes da Human Rights Watch, organização internacional não-governamental que defende e realiza pesquisas sobre os direitos humanos, mostram que os incêndios estão poluindo o ar que milhões de pessoas respiram, já que a fumaça que eles criam está repleta de partículas. O relatório estima que, em 2019, os incêndios causaram 2.195 hospitalizações devido a doenças respiratórias no Brasil, afetando quase 500 crianças com menos de 1 ano de idade e mais de mil pessoas com mais de 60 anos.

Os incêndios também têm consequências terríveis mesmo para quem está fora do país, uma vez que estão destruindo um dos sumidouros de carbono mais importantes do mundo. Estes sumidouros armazenam naturalmente o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, tornando o ar mais limpo e puro. As árvores das florestas tropicais estão perdendo sua capacidade de "sequestrar" CO2, e as que pegam fogo estão liberando carbono na atmosfera. Em 15 anos, a Amazônia poderia começar a emitir mais carbono do que inspira, piorando ainda mais a crise climática.

Mesmo se esse desmatamento parasse agora, não está claro se a Amazônia poderia se recuperar totalmente de todos esses danos. Mas se os líderes quisessem, eles poderiam começar a remediar a situação desde já, restabelecendo as proteções ambientais e parando o crime desenfreado contra o meio ambiente.

Inúmeras pesquisas também mostram que reconhecer os direitos de propriedade aos povos indígenas do Brasil ajudaria (e muito) a conter o desmatamento – além de ser uma medida extremamente importante para os direitos humanos. As soluções são claras. Agora tudo que precisamos é um pouco de vontade política do governo Bolsonaro.

The post Uma atualização nos incêndios na Amazônia (spoiler: não está nada bom) appeared first on Gizmodo Brasil.

Samsung lança Galaxy M51 com bateria de 7.000 mAh na Alemanha

Posted: 31 Aug 2020 08:13 AM PDT

A aposta da Samsung em baterias gigantes é real. A empresa anunciou oficialmente o Galaxy M51 com bateria de 7.000 mAh. O aparelho já está em pré-venda na Alemanha com preço de 360 euros.

Já faz um tempo que ouvimos falar deste aparelho da Samsung com bateria de 7.000 mAh. Baterias enormes parecem ser a tendência da linha Galaxy M da marca: o Galaxy M31, lançado recentemente no Brasil, tem bateria de 6.000 mAh.

A título de comparação, o Moto G mais recente lançado no Brasil, o G8, tem bateria de 4.000 mAh, enquanto o G9, que já chegou ao mercado indiano, tem bateria de 5.000 mAh.

Além disso, o smartphone conta com carregador de 25 W, mais potente que o de 15 W do Galaxy M31 — completar 7.000 mAh é um processo demorado por si só, então um carregador mais rápido é bem-vindo.

Em outras especificações, o Galaxy M51 conta com tela de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e um furinho centralizado no topo para abrigar a câmera frontal, como nos aparelhos de topo de linha da marca. Ainda em questão de design, o leitor de digitais passou para a lateral direita do aparelho.

A câmera traseira é quádrupla, com um sensor principal de 64 megapixels, uma lente ultrawide com 123 graus de ângulo de visão e sensor de 12 megapixels, uma câmera macro de 5 megapixels e um sensor de profundidade também de 5 megapixels. A câmera de selfie tem 32 megapixels de resolução.

Nas memórias, o Galaxy M51 conta com 6 GB de RAM e 128 GB para armazenamento. A Samsung não revela qual o modelo do processador, mas o Android Central especula que seja um Snapdragon 730, com velocidade máxima de 2,2 GHz.

Lá fora, ele chegou custando 360 euros. Isso dá cerca de R$ 2.300 em conversão direta, mas, para ter uma estimativa melhor, é mais útil comparar com preços de outros aparelhos presentes nos dois mercados: o Galaxy M31 tem preço sugerido de 260 euros pela versão de 64 GB na Alemanha; por aqui, a versão de 128 GB foi lançada por R$ 2.000.

O Galaxy M51 deve chegar a outros países da Europa e à Índia também no próximo mês. Por aqui, ainda não há informações oficiais sobre a chegada do aparelho.

The post Samsung lança Galaxy M51 com bateria de 7.000 mAh na Alemanha appeared first on Gizmodo Brasil.

Filmes e séries da Netflix são disponibilizados de graça até se você não for assinante

Posted: 31 Aug 2020 07:29 AM PDT

Netflix disponibiliza títulos gratuitos no Brasil. Crédito: Netflix

Visando aumentar sua base de usuários, a Netflix vem testando desde o ano passado, mas em poucos locais selecionados, uma estratégia que disponibiliza alguns dos maiores sucessos da plataforma de graça, até para quem não é assinante. Agora, o serviço de streaming resolveu estender esse apelo aos quase 200 países em que está disponível  – inclusive aqui no Brasil.

O site brasileiro da Netflix já foi atualizado. Além da página exibia com um anúncio incentivando o usuário a fazer uma assinatura, desde esta segunda-feira (31) o site ganhou uma página dedicada exibindo a mensagem de que agora é possível assistir gratuitamente a filmes e séries favoritos da companhia. Não é necessário preencher um cadastro: basta clicar em "Assista já" em uma das atrações, que estão com legendas e dublagem em português.

Por enquanto, apenas a versão web da Netflix está oferecendo séries e filmes gratuitos, sem precisar de uma assinatura. Captura de tela: Netflix

Nos seriados, somente o primeiro episódio da primeira temporada de cada um deles pode ser visto sem cobrança. As opções, obviamente são apenas séries exclusivas da plataforma, entre elas Stranger Things, Elite, Grace and Frankie, Casamento às Cegas, Nosso Planeta e a série documental Olhos Que Condenam. Os filmes, por sua vez, estão disponíveis por inteiro, e incluem Mistério no Mediterrâneo, Bird Box e Dois Papas. Vale destacar que há uma propaganda de 30 segundos que aparece antes do vídeo, mas que você pode pular.

Ao TechCrunch, um porta-voz da Netflix disse que a empresa está atenta a "diferentes promoções de marketing para atrair novos usuários e oferecer a eles uma ótima experiência" no serviço. A novidade foi vista primeiro no blog OnlyTech, e até o momento só é compatível com a versão web da plataforma. Em sua página de suporte, a Netflix diz afirma que usuários Android podem acessar a oferta pelo navegador de celular, mas browsers no iOS ainda não oferecem suporte.

Esta não é a primeira vez que a Netflix testa colocar alguns de seus principais títulos gratuitos para todo o público. Em fevereiro deste ano, lançou de graça o filme Para Todos Os Caras Que Já Amei, nos Estados Unidos, e um tempo depois a série Soneto de Sangue, mas apenas na Índia, país onde foi filmada e produzida. Contudo, esta é a primeira vez que a plataforma de streaming disponibiliza múltiplas atrações ao mesmo tempo.

[Netflix, OnlyTech, TechCrunch]

The post Filmes e séries da Netflix são disponibilizados de graça até se você não for assinante appeared first on Gizmodo Brasil.

China deve meter a colher na possível compra das operações do TikTok nos EUA

Posted: 31 Aug 2020 06:36 AM PDT

Smartphone com logo do TikTok com bandeira dos Estado Unidos ao fundo. Crédito: Olivier Douliery/Getty Images

A saga do TikTok nos EUA até agora teve o presidente Donald Trump como personagem principal, mas aparentemente o governo chinês não gosta de ficar de fora. O New York Times relata que a China está sinalizando que deseja ter a palavra final sobre qualquer potencial venda das operações do TikTok nos EUA para uma empresa americana.

A China indicou isso em duas grandes mudanças nos últimos dias, de acordo com o Times. Primeiro, o país atualizou suas regras de controle de exportação pela primeira vez em 12 anos — uma lista que dita quais tecnologias podem ser exportadas.

Algumas das tecnologias adicionadas à lista, como "tecnologia baseada em análise de dados para serviços de recomendação de informações personalizadas", parecem muito com o que TikTok usa, relatou o jornal norte-americano.

As tecnologias na lista da China não podem ser exportadas sem uma licença das autoridades de comércio.

Mas a China não parou com uma simples atualização. Em seguida, decidiu enviar uma mensagem mais direta para a ByteDance, a proprietária chinesa do TikTok, e presumivelmente para os pretendentes americanos do app, que incluem Microsoft, Walmart e Oracle.

No sábado (29), a agência de notícias oficial do país, Xinhua, publicou um comentário de um professor que disse que as novas regras de exportação significam que a ByteDance pode precisar de uma licença para vender o TikTok para uma empresa dos EUA.

Cui Fan, professor de comércio internacional da Universidade de Negócios Internacionais, disse que as mudanças na lista de exportação provavelmente se aplicariam ao TikTok, de acordo com o Times.

"Se a ByteDance planeja exportar tecnologias relevantes, ela deve passar pelos procedimentos de licenciamento", disse Cui em entrevista publicada pela Xinhua.

Ele adicionou que a venda do TikTok exigiria a transferência de código e serviços técnicos para o exterior.

"Recomenda-se que a ByteDance estude seriamente as leis e considere cuidadosamente se é necessário suspender a negociação substantiva das transações relacionadas, realizar os procedimentos de declaração legal e, em seguida, tomar as medidas necessárias", disse Cui.

Erich Andersen, conselheiro geral da ByteDance, disse à Reuters que a companhia estava estudando as novas regulações e que seguiria as leis aplicáveis relacionadas com transações fronteiriças, incluindo as dos EUA e da China.

Os pretendentes americanos na aquisição do TikTok têm corrido contra o tempo para fechar negócio antes de 12 de novembro, a data estipulada pela administração Trump. Se a ByteDance não vender o app a uma companhia americana até a data, o presidente ameaçou bani-lo do país.

A administração Trump diz que o TikTok oferece ameaça à segurança nacional e poderia fornecer dados de usuários dos Estados Unidos para o governo chinês. O TikTok nega veementemente isto. No entanto, uma reportagem do início do mês diz que a rede social tinha coletado persistentemente identificadores de dispositivos Android por 15 meses em uma aparente violação das políticas do Google.

[New York Times]

The post China deve meter a colher na possível compra das operações do TikTok nos EUA appeared first on Gizmodo Brasil.

Cientistas fazem viagem tranquila de navio até o Polo Norte — e isso é um péssimo sinal

Posted: 31 Aug 2020 05:50 AM PDT

Temos acompanhado de perto o derretimento histórico do gelo no Ártico neste verão no hemisfério norte, mas não tão de perto quanto Gunnar Spreen e sua equipe de pesquisa, que estão literalmente seguindo o gelo.

"Estamos atracados a um bloco de gelo agora", disse ele ao telefone de um navio de pesquisa chamado Polarstern, que está atualmente na latitude 88 graus ao norte, pouco menos de 230 quilômetros do Polo Norte. "Estamos à deriva com o gelo. Aonde quer ele que vá, nós vamos."

Spreen, pesquisador de gelo marinho e sensoriamento remoto da Universidade de Bremen, está participando de uma expedição de pesquisa conhecida como Observatório Multidisciplinar de Deriva para o Estudo do Clima Ártico, ou MOSAiC. É a maior campanha de pesquisa no Ártico da história, com cerca de 500 cientistas e funcionários se revezando no navio de pesquisa por meses a fio.

A equipe atual embarcou no Polarstern em 12 de agosto e, em apenas uma semana, eles chegaram ao Polo Norte. Para chegar lá, eles tomaram uma rota inesperada, ao norte da Groenlândia.

"Fomos para o norte; normalmente, teríamos ido para o leste. Ir para lá pelo norte é incomum porque normalmente há gelo bastante espesso naquela região, o que faz com que ela seja evitada por navios", disse. "Mas este ano, a concentração de gelo estava muito baixa. Vimos nos satélites que havia muito mar aberto pelo qual poderíamos passar."

A tripulação do Polarstern até encontrou alguns blocos de gelo, mas eles eram tão frágeis que o quebra-gelo da embarcação conseguiu removê-los com facilidade, abrindo caminho para passar.

Os cientistas do MOSAiC e a equipe de apoio no convés do navio Polarstern. Foto: Lianna Nixon/MOSAiC

É normal ter alguma quantidade de água aberta entre blocos de gelo no Ártico no verão. Embora se expanda e congele a ponto de cobrir quase todo o oceano no inverno, geralmente uma boa parte desse gelo derrete durante os períodos mais quentes do ano.

Mas não deveria haver tanta água aberta como há agora. No verão, o gelo agora cobre apenas metade da área que ocupava na década de 1980. Ele também se tornou mais jovem e mais fino. Ao todo, o Ártico perdeu 75% de seu volume de gelo nos últimos 30 anos.

Perto do Polo Norte, isso cria cenas de tirar o fôlego. O vasto oceano é de um azul profundo e está coberto por blocos de gelo brancos e fragmentados. Esses blocos flutuantes estão manchados com lagoas de derretimento, ou piscinas rasas de água que se formam em sua superfície e refletem o céu turquesa brilhante.

"É realmente muito bonito", disse Spreen.

O que estraga a cena, porém, é saber que esta cena representa a morte do gelo ártico no verão. A região está esquentando duas vezes mais rápido que o resto do planeta, fato ilustrado pelas recentes ondas de calor e incêndios que bateram recordes na Sibéria. No mês passado, os pesquisadores descobriram que a extensão do gelo marinho no Ártico atingiu seu menor nível desde que os registros começaram, na década de 1970. No próximo mês, quando atinge o mínimo anual, a projeção é de que a extensão do gelo seja ainda menor.

O Polarstern. Foto: Steffen Graupner/MOSAiC

Enquanto o mundo continua a aquecer em meio à crise climática, que cada vez fica pior, um número crescente de pesquisas mostra que o Ártico pode ficar sem gelo já em 2035. As recentes observações dos cientistas do MOSAiC fazem isso parecer mais um fato inevitável do que uma possibilidade remota.

Isso seria devastador para os animais, incluindo focas e ursos polares, que dependem do gelo do mar Ártico para sobreviver. As comunidades indígenas também contam com esse gelo: durante o inverno e a primavera, ele funciona como uma ponte para uni-las e permitir que continuem suas práticas culturais históricas, como a caça às focas e os trenós puxados por cães.

Spreen e seus companheiros passarão o próximo mês no Polarstern seguindo um bloco de gelo e conduzindo uma variedade de experimentos e medições científicas para melhorar os modelos climáticos científicos do Ártico, o que permitirá avaliar essas consequências em detalhes.

Quem está longe também tem motivos para ficar assustado. Mudanças na extensão do gelo marinho podem causar estragos na circulação dos oceanos, levando a mudanças generalizadas no clima global. O desaparecimento do gelo também pode alterar os padrões climáticos mais ao sul, onde vive a maior parte da humanidade.

Os cientistas estão descobrindo muitos desses efeitos só agora, e Spreen e seus colegas esperam contribuir para esse conhecimento. Mas, como mostram as observações da equipe do Polarstern, não há dúvidas de que a região está ficando mais quente rapidamente.

"É muito, muito claro que há grandes mudanças acontecendo no Ártico devido às mudanças climáticas", disse Spreen. "Para quem está acompanhando a jornada, espero que possam ver como isso é evidente."

The post Cientistas fazem viagem tranquila de navio até o Polo Norte — e isso é um péssimo sinal appeared first on Gizmodo Brasil.

Terra levará no mínimo 10 anos para começar a esfriar após redução de gases poluentes

Posted: 31 Aug 2020 04:16 AM PDT

Terra ainda levará anos para se recuperar dos gases do efeito estufa. Crédito: Brendan Smialowski/AFP (Getty Images)

Imagine uma realidade alternativa onde os líderes mundiais finalmente ouviram a ciência e implementaram medidas para reduzir os gases do efeito estufa. Esse seria o primeiro passo de uma nova política ambiental nível global, mas os resultados não seriam imediatos. É o que indica um novo estudo: com cortes significativos de gases poluentes, seria preciso esperar pelo menos dez anos até que o mundo começasse a esfriar. Dependendo do nível de redução de emissões, podemos ter que esperar até 2046 para ver as temperaturas globais caírem.

Publicado na Nature Communications em julho, o artigo mostra como o planeta poderia responder aos esforços globais para enfrentar a crise climática. Embora cortes severos de emissões sejam “necessários e urgentes”, o autor Bjørn Hallvard Samset, pesquisador sênior do Centro de Pesquisa Climática Internacional na Noruega, ressalva que os efeitos iniciais demorariam muito tempo para serem percebidos.

Para calcular quanto tempo levará para vermos o aquecimento global sofrer uma reversão visível, a equipe de cientistas usou modelos climáticos para avaliar quanto tempo o mundo levaria para esfriar em vários cenários. Em um deles, a equipe fez experimentos para analisar quando o clima reagiria de forma significativa à redução de diferentes tipos de emissões a zero em 2020, bem como o que aconteceria com uma redução de 5% ao ano.

Eles também analisaram como seguir Trajetórias Representativas de Concentração (RCPs, na sigla em inglês), especificamente a RCP2.6, que visa zerar as emissões de dióxido de carbono até 2100 – esse é considerado o melhor cenário de modelo climático para a humanidade. Além disso, o estudo explorou tipos específicos de emissões – incluindo dióxido de carbono, carbono negro e metano – para descobrir um possível caminho alternativo que poderia reduzir rapidamente a taxa de aquecimento. Dessa forma, a equipe analisou com que intensidade uma fonte de emissões afeta a temperatura global.

Acontece que não existe nenhum caminho mais fácil. A melhor solução para o futuro continua sendo cortar as emissões de carbono. Concentrando-se apenas na redução das emissões de dióxido de carbono, o mundo evitaria um aquecimento de mais de 0,7 graus Celsius até 2100. Apenas cortar o carbono negro, por outro lado, evitaria 0,09°C de aquecimento, mas por outro lado os benefícios limitados do resfriamento aumentariam muito mais rapidamente.

Os prazos para quando veríamos uma queda perceptível na temperatura média global variam para cada fonte de aquecimento. Se as emissões de dióxido de carbono zerassem até 2020, não veríamos a temperatura da superfície global refletindo significativamente essa redução até 2033. Sob o RCP2.6, o impacto demoraria ainda mais tempo e não surgiria até 2047. Na abordagem de redução de 5% ao ano – o cenário mais realista, de acordo com Samset -, 2044 é o ano em que veremos o aquecimento global começar a se reverter notavelmente se cortarmos o carbono emissões de dióxido.

"Isso é útil porque pode nos permitir sugerir estratégias combinadas de mitigação de emissões que podem ter um efeito rápido no aquecimento. Contudo, esperamos que essa sinceridade sobre a gravidade da temperatura global – e que há uma chance de vermos temperaturas crescentes por até uma década, mesmo se fizermos cortes muito fortes – ajude a evitar opiniões confusas no futuro. Seremos capazes de mostrar que os cortes estão surtindo efeito, mas talvez não em termos de temperatura global, que é a que a maioria das pessoas hoje está prestando atenção", disse Samset.

Naomi Goldenson, pesquisadora assistente do Centro para Ciência Climática da Universidade da Califórnia em Los Angeles e que não trabalhou neste artigo, destacou que essas descobertas “não são uma surpresa”. Esse atraso na resposta da temperatura é "inevitável", pois o dióxido de carbono tem uma vida útil bastante longa quando é lançado em nossa atmosfera.

Os negadores do clima podem tentar usar esse atraso no esfriamento do planeta para promover sua agenda – algo com que Samset se preocupa -, mas os pesquisadores estão um passo à frente deles. "Claro que veremos uma redução no aquecimento após os cortes, mas pode levar vários ciclos eleitorais. O público deve ver através dessas mentiras e saber que os cortes nos gases do efeito estufa são eficazes desde o primeiro dia", concluiu Samset.

The post Terra levará no mínimo 10 anos para começar a esfriar após redução de gases poluentes appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário