terça-feira, 8 de setembro de 2020

Gizmodo Brasil

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Vacina contra COVID-19 testada pelo Butantan é segura para idosos, mas resposta imune é um pouco menor

Posted: 07 Sep 2020 02:11 PM PDT

A vacina contra COVID-19 CoronaVac é segura para idosos, mas estimula uma resposta imunológica levemente menor nesse grupo.

Segundo informações reportadas pelo G1, a vacina não causou efeitos colaterais graves em testes de fase 1 e fase 2 realizados com 421 participantes de 60 anos ou mais.

Os testes foram feitos em três grupos, que receberam duas doses com quantidades baixas, médias e altas da CoronaVac. Mais de 90% tiveram altas significativas nos níveis de anticorpos, mas menores que as de jovens adultos.

Os resultados dos testes clínicos das fases 1 e 2 com pessoas entre 18 e 59 anos já haviam sido divulgados anteriormente.

A resposta imunológica em idosos é importante pois este é um dos grupos de risco, que tem chances maiores de vir a óbito em decorrência da doença.

As informações foram dadas por Liu Peicheng, representante do laboratório chinês Sinovac Biotech, à agência de notícias Reuters. Apesar do comunicado, nenhum estudo científico foi publicado acerca dessas descobertas.

A CoronaVac está sendo desenvolvida pela Sinovac Biotech e usa uma versão do vírus inativado para provocar uma resposta do sistema imunológico.

Os testes de fase 3 estão sendo feitos no Brasil e na Indonésia. A fase 3 é a última do protocolo, realizada depois de as duas primeiras fases mostrarem segurança e resposta imunológica nos indivíduos testados.

Na fase 3, a vacina é aplicada a grupos de milhares ou dezenas de milhares de pessoas — contra dezenas ou centenas das duas primeiras fases — e se compara o nível de infecção entre quem recebeu a vacina e quem recebeu um placebo. Também são observadas questões de segurança e efeitos colaterais, bem como a durabilidade da resposta imune.

Na China, a CoronaVac recebeu uma autorização emergencial para uso limitado em grupos de alto risco, como profissionais da saúde. Segundo o G1, ela já foi administrada em dezenas de milhares de pessoas, como 90% dos funcionários da própria Sinovac e suas famílias.

No Brasil, os ensaios estão sendo feitos em parceria com o Instituto Butantan, e a expectativa é de que ele produza a vacina para aplicação em massa caso ela se mostra segura e eficaz contra o coronavírus. A parceria prevê licenciamento de tecnologia, autorização de mercado e comercialização da vacina.

O Instituto espera produzir 120 milhões de doses até o fim de 2021 — se forem mesmo necessárias duas doses, isso é suficiente para imunizar 60 milhões de pessoas. A Sinovac diz que sua fórmula se mantém estável por três anos, o que pode facilitar a produção em larga escala e o armazenamento.

Segundo dados de 6 de setembro, o País já teve mais de 4,1 milhões de casos confirmados de COVID-19, com mais de 126 mil óbitos atribuídos à doença. No mundo todo, as mortes já passam de 890 mil.

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Semp TCL lança televisor 4K com Android TV por R$ 2.700 no Brasil

Posted: 07 Sep 2020 12:27 PM PDT

Semp TCL lança TV SK8300. Crédito: Semp TCL

A Semp TCL anunciou na última sexta-feira (4) um novo modelo de TV 4K no Brasil. A SK8300 possui tela de 50 polegadas, sistema operacional Android TV, suporte para comandos de voz e um preço mais camarada — bom, quase isso — para um televisor com esse tipo de resolução.

Com 50 polegadas e resolução 4K, o aparelho praz sete modos de imagem, sendo eles: dinâmica, padrão, smart HDR, esporte, cinema, jogos e PC. O aparelho com o sistema Android TV embarcado, inteligência artificial e comandos de voz pelo Google Assistente. Conta ainda com duas saídas de áudio com 16 W de potência, Dolby Audio e quatro opções de som: padrão, esporte, música e filmes.

Para quem prefere o bom e velho controle remoto, a SK8300 oferece o acessório com os botões básicos e também botões dedicados para Google Assistente, Netflix e Globoplay. Por falar nesses aplicativos, estes dois últimos já vêm pré-instalados no televisor, além dos apps do Spotify, YouTube e Amazon Prime Video. Vale ainda mencionar que a televisão possui Chromecast built-in, Bluetooth e Wi-Fi integrados, duas entradas USB 2.0 e três HDMI.

A TV SK8300 já está disponível no varejo nacional. O preço sugerido é de R$ 2.700.

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LG Wing é um smartphone de tela dupla que pode ficar em formato de T

Posted: 07 Sep 2020 10:16 AM PDT

Smartphone LG Wing. Crédito: Android Authority/Reprodução

Depois de mostrar um teaser há duas semanas, a LG confirmou no sábado (5) que seu próximo smartphone com uma segunda tela giratória se chamará LG Wing. E embora eu possa perceber que eles estão tentando mudar o formato em um mercado cada vez mais cheio de aparelhos flip ou de tela dupla, devo confessar que na minha cabeça isso é tipo um crucifixo.

O vídeo mostra que o dispositivo tem algum tipo de mecanismo de deslizamento que pode rotacionar uma de suas duas telas, de modo que tudo fique em um formato de T. Ou, se você teve uma infância religiosa, praticamente um crucifixo que roda Android.

O LG Wing será o primeiro dispositivo da empresa lançado sob a bandeira Explorer Project, uma série de "dispositivos que oferecem experiências de usabilidade distintas, mas ainda inexploradas", que ela afirma que criará um "território desconhecido na indústria". A linha exata está em grande parte em segredo até agora, mas dado que a LG está falando que isso é uma iniciativa móvel, é seguro assumir que o LG Wing não será o último.

"O mais novo e ousado smartphone da LG oferecerá um formato novo e diferente e uma experiência móvel que seria impossível de criar com smartphones convencionais", escreveu a empresa em um comunicado à imprensa no sábado.

O site Android Authority compartilhou o visual no mês passado, mostrando como as duas telas do LG Wind podem funcionar em conjunto. Em um dos exemplos é demonstrado como você pode usar um app de navegação em tela cheia e controla sua música ou chamadas simultaneamente enquanto dirige. Em outro exemplo, é exibido como a forma distinta do LG Wind pode criar uma experiência de jogo móvel única.

As especificações do aparelho ainda não foram confirmada, mas rumores dizem que o LG Wind terá suporte a 5G, deve ter processador Snapdragon 765 ou 765g, incluirá um conjunto de câmeras triplas traseiras e contará com tela de 6,8 polegadas e 4 polegadas. O pessoal do XDA Developers relatou no mês passado que ele custará US$ 1.000 no lançamento, embora um vazamento anterior sugeria que o preço sugerido seria de US$ 1.600.

Estou mais inclinada para o primeiro preço, dado o que a gente viu com o preço do Razr, da Motorola. A faixa dos US$ 1.500 é muito alta para smartphones com especificações de gama média. Sem contar que este é um formato novo, então, com certeza, não será um experiência redonda de início.

O LG Wing vai estrear oficialmente no evento Explorer Project da empresa em 14 de setembro às 11h (horário de Brasília). Você poderá acompanhar no canal do YouTube da LG ou na página do Facebook da marca.

Embora eu curta o formato em T, estou cética sobre se o LG Wing vai pegar. Claro, isso nunca foi feito antes, mas às vezes há um bom motivo para isso, mesmo em uma indústria como a de tecnologia, onde as pessoas estão constantemente produzindo inovações. Sempre que as empresas fazem coisas malucas como essa, sempre me faz pensar naquela grande citação de Jurassic Park: "Seus cientistas estavam tão preocupados em saber se poderiam que eles não pararam para pensar se deveriam".

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Clientes da Amazon nos EUA receberam sementes esquisitas e ninguém sabe o porquê

Posted: 07 Sep 2020 08:32 AM PDT

Algumas das sementes enviadas para clientes dos EUA. Crédito: Sameer Al-Doumy / AFP (Getty Images)

Algumas pessoas estão usando a Amazon para enviar milhares de sementes para pessoas que não as solicitaram nos EUA. Isto é mais preocupante do que parece, e gerou uma resposta da companhia: não será mais permitida a venda de sementes de vendedores estrangeiros.

De acordo com uma reportagem do fim de semana do Wall Street Journal, a Amazon informou os vendedores estrangeiros de sementes que a partir de 3 de setembro não permitiria mais a importação de produtos vegetais ou sementes para os Estados Unidos. A empresa também atualizou suas regras públicas e especificou que a importação de sementes para os EUA foi proibida. Na mesma linha, a Amazon também afirmou que não permitiria a venda de sementes dentro dos EUA por residentes não americanos.

"Daqui em diante, vamos permitir a venda de sementes apenas de vendedores baseados nos EUA", disse um porta-voz da Amazon ao jornal em um comunicado. Além disso, em um e-mail para vendedores estrangeiros de sementes obtido pelo WSJ, a Amazon afirmou que sua nova política era "parte dos nossos esforços contínuos para proteger nossos clientes e melhorar a experiência do cliente".

Como você pode imaginar, milhares de pedidos de sementes não solicitados atraíram alguma atenção do governo dos EUA. Os pacotes misteriosos — que vieram principalmente da China e foram classificados como itens como joias ou brinquedos — estão atualmente sendo investigados por várias agências governamentais dos EUA, incluindo o Departamento de Agricultura, Alfândega e Proteção de Fronteira dos EUA, o Serviço Postal dos EUA e os departamento estaduais de agricultura, relatou o jornal dos EUA. As sementes foram enviadas para destinatários em todos os 50 estados.

Agora, você pode se perguntar, qual é o mal em deixar algumas sementes aleatórias no país? Embora pareça trivial, não é uma questão pequena. Funcionários do USDA, Departamento de Agricultura dos EUA, estão preocupados que as sementes possam introduzir espécies invasivas, pragas ou doenças nos EUA que possam prejudicar a indústria agrícola. Considerando que já estamos lidando com uma pandemia, a última coisa que um país precisa em 2020 são espécies esquisitas ou potenciais novas doenças.

Osama El-Lissy, administrador adjunto do serviço de inspeção de saúde animal e vegetal do USDA, disse que a agência recebeu cerca de 20 mil relatos de sementes indesejadas. Ele acrescentou que o departamento coletou cerca de 9.000 pacotes e analisou mais de 2.500. Depois de coletar as sementes, o USDA as envia para botânicos para analisar se alguma delas está na lista federal de itens nocivos. O Wall Street Journal afirma que a agência encontrou várias nocivas, incluindo espinafre d'água e cuscuta. Também encontraram sementes com doenças que ocorrem na China e alguns insetos.

El-Lissy afirmou que nenhuma das descobertas de sementes gerou preocupação significativa ou exigiu o uso de um plano federal de resposta a emergências. No entanto, isso não significa que isso não seja perigoso. O administrador adjunto do USDA ainda está preocupado que um ou mais dos misteriosos pacotes de sementes possam conter uma ameaça que pode afetar a agricultura dos EUA. Se detectar uma ameaça, a agência pode se preparar para agir rapidamente.

Apesar da descoberta de alguns itens nocivos e doenças de plantas, as autoridades não acreditam que as sementes foram enviadas para atacar a indústria agrícola dos EUA. Na verdade, a teoria principal é algo muito mais simples: um esquema para postar comentários falsos e aumentar as vendas. Conhecido como "brushing scam", isso envolve o vendedor enviar produtos não solicitados para as pessoas e, em seguida, postar uma avaliação falsa do cliente sobre essa "venda".

A Amazon, por sua vez, negou que as entregas de sementes fizessem parte deste "brushing scam", de acordo com o Wall Street Journal, e disse que eram pedidos legítimos atrasados por causa da pandemia. E ok, claro, talvez isso seja verdade em alguns casos. Mas isso poderia ser verdade para os milhares de pacotes que o USDA vem coletando?

Sei não, Amazon. Parece que os remetentes podem ter intenções ruins aqui.

[The Wall Street Journal]

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Finalmente o ray tracing parece que vai entregar o prometido com as novas placas da Nvidia

Posted: 07 Sep 2020 06:39 AM PDT

Essas não são bolinhas de gude reais. São bolinhas de gude renderizadas em tempo real. Crédito: Nvidia

Na semana passada, a Nvidia nos mostrou a verdadeira promessa e visão da tecnologia ray tracing — tornando os ambientes virtuais tão reais quanto possível com base em como a luz é lançada e refletida em superfícies e objetos. Não é um conceito novo. Estúdios de animação como a Pixar vem trabalhando com efeitos de rastreamento de raios há anos. Mas sempre foi mais fácil usar esses efeitos em um filme de animação porque nada precisa ser renderizado em tempo real. A Nvidia mudou tudo isso quando lançou suas placas gráficas da série RTX 20. Pela primeira vez, o ray tracing em tempo real em videogames foi possível. Mas não era tão bom. Com as novas placas RTX 30, a Nvidia mostrou o que pode ser o Santo Graal do ray tracing que estávamos esperando.

Quando a Nvidia lançou sua primeira placa de vídeo com ray tracing, dois anos atrás, tinha poucos jogos e os efeitos de iluminação neles era em sua maioria limitados e simples reflexos ou sombras. A Nvidia havia passado tanto tempo promovendo sua mais nova arquitetura na época e divulgando a incrível realidade do ray tracing, mas não havia muitas evidências concretas, especialmente nas mãos dos consumidores, para corresponder a todo este hype.

Com o passar do tempo, jogos como Metro Exodus e Control começaram a incorporar iluminação mais complexa em suas cenas, mas o impacto no desempenho não foi tranquilo. Mesmo as melhores placas da Nvidia tiveram dificuldades. Uma placa de última geração como a RTX 2080 Ti pode lidar com jogos ray tracing a 1080p, mas aumentar a resolução para 4K pode muitas vezes diminuir a taxa de quadros para abaixo de 60 fps, às vezes com o ray tracing desativado também.

Mas com todas as melhorias que a Nvidia mostrou durante o anúncio da série RTX 30, este é o ray tracing que estamos esperando há dois anos. Descanse em paz, Big Navi [plataforma gráfica da AMD]. Descanse em paz, Xbox Series X. Descanse em paz, PlayStation 5.

A Nvidia mais uma vez fez tudo para manter seu reinado na área gráfica, e com preços surpreendentemente baixos na RTX 3080 e na RTX 3070, que talvez seja melhor juntar dinheiro para comprar uma nova placa de feriado neste fim de ano do que um novo console.

É uma declaração ousada, eu sei, mas a versão aprimorada da Nvidia de seu vídeo Marbles, que foi exibido pela primeira vez em seu evento GTC há alguns meses, me conquistou completamente. A versão original tinha texturas e iluminação que faziam você sentir o calor da sala, como se estivesse lá. Eu quase podia sentir o cheiro da tinta acrílica, a mistura de madeira fresca e gasta, e sentir a suavidade da bolinha de gude apenas de ouvir o barulho suave que fazia ao percorrer o caminho. Tudo parecia tão bom, talvez até melhor, como as cenas cortadas totalmente renderizadas nos melhores videogames. Isso porque o vídeo original de Marbles foi criado com gráficos fotorrealistas e com ray tracing em tempo real. Ele estava funcionando na placa de vídeo de última geração da Nvidia, uma Quadro X 8000 baseada na arquitetura Turing.

O vídeo da semana passada passada foi diferente. É mais como se alguém jogasse uma bola de gude passando por uma gama de latas de tinta e pincéis com uma câmera RED do que uma cena em um videogame.

É o mesmo vídeo, mas executado na nova arquitetura Ampere da Nvidia, que alimenta as novas placas gráficas da série RTX 30. Possui efeitos de iluminação mais complexos, todos renderizados em tempo real. Ainda posso sentir o cheiro da tinta e da madeira, mas agora há uma mistura de cascata de luz e sombras conforme o sol se põe, as luzes penduradas brilhando e zumbindo para a vida sobre o aparelho confortavelmente aninhado perto da janela, o brilho suave das bolinhas de gude enquanto espiralam descendo o escorregador…

É poesia pura.

Aqui estão algumas capturas de tela do vídeo Marbles original renderizado a 720p, 25 fps, e do novo vídeo Marbles renderizado a 1440p, 30 fps, apenas para fazer uma comparação rápida.

De acordo com a Nvidia, a versão aprimorada do Marbles está executando com mais de quatro vezes o desempenho da versão original — fácil de acreditar quando você compara a iluminação diurna e as sombras da primeira versão com os reflexos, sombras, iluminação brilhante e outra iluminação complexa efeitos da nova versão. Existem centenas de luzes de área, incluindo luzes de área esféricas. Nada é pré-carregado ou renderizado antes. Tudo é feito ao vivo. Há também profundidade de campo na nova versão, enquanto não havia na versão anterior do Marbles.

É tudo tão realista quanto o que você poderia filmar em sua própria casa se tivesse as habilidades cinematográficas de Wes Anderson.

E se isso não for impressionante o suficiente, dê uma olhada em como o Cyberpunk 2077 será executado em gráficos Ampere.

Lindo é mesmo uma palavra que faz justiça a isso? Como o Marbles original, todos os trailers e jogabilidade do Cyberpunk 2077 até este ponto pareceram fantásticos — mas a arquitetura Ampere leva isso a um outro nível. As placas RTX 3090, RTX 3080 e RTX 3070 também serão lançadas antes do jogo.

Em parte, isso se deve ao fato de que a Nvidia aprimorou seriamente as especificações ao passar da arquitetura Turing para a nova arquitetura Ampere. Os principais núcleos de Turing da Nvidia tinham 11 TFLOPS (teraflops) Shader, 34 RT Core TFLOPS e 89 Tensor Core TFLOPS. Todas essas coisas trabalhando juntas são o que faz o ray tracing em tempo real funcionar.

Com o sistema Ampere, existem agora 30 TFLOPS Shader, 58 RT TFLOPS e 238 Tensor Core TFLOPS, o que se traduz em um grande aumento de computação para fornecer gráficos mais realistas em resoluções mais altas e taxas de quadros mais altas. Vou repetir: este é o ray tracing que queríamos em 2018.

A Nvidia fez uma grande aposta ao lançar suas primeiras placas RTX. Ao fazer isso, você que provavelmente comprou uma placa RTX 20 dois anos atrás ou na semana passada, lamento dizer que você pode ter desperdiçado seu dinheiro. Espero colocar minhas mãos na RTX 3080 em breve e ver o quanto ela é superior a RTX 2080 Ti, especialmente porque a RTX 3080 começa com um preço mais baixo em comparação com a RTX 2080 Ti quando foi lançada inicialmente — US$ 700 em comparação com US$ 1.000. Mais potência e melhores gráficos por US$ 300 a menos? US$ 700 é um custo alto, mas é um preço mais atraente do que as GPUs da geração anterior.

Não tenho ideia em como a AMD, e mesmo a Intel, vai superar as placas RTX 30. Mas, francamente, dado que não ouvimos muito sobre placas de vídeo AMD por um tempo e a Intel apenas confirmou que suas GPUs terão ray tracing, não vejo como qualquer uma delas será capaz de competir, mesmo que elas sejam vendidas a um preço bem menor. A Nvidia acaba de tornar o espaço de GPUs muito mais interessante.

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Facebook quer “redefinir a audição humana” com som inteligente para realidade aumentada

Posted: 07 Sep 2020 04:41 AM PDT

Não é segredo que o Facebook tem interesse em realidade virtual e aumentada, mas a empresa resolveu falar sobre vários detalhes do componente de áudio desta tecnologia emergente. Simplificando, o Facebook está fazendo um esforço para transformar o “áudio inteligente” em uma coisa importante.

No centro da pesquisa do Facebook está um conceito chamado "presença social". O problema com VR e AR agora é que, mesmo se você colocar um headset e for transportado visualmente para um ambiente diferente, se os sons que você ouve não corresponderem, isso pode tirá-lo da experiência.

Uma divisão da empresa, Facebook Reality Labs Research (ou FRL Research), tem supostamente trabalhado para descobrir uma maneira de criar sons virtuais que sejam “indistinguíveis da realidade” e, talvez de forma ameaçadora, “redefinam a audição humana”.

A primeira parte é relativamente autoexplicativa, mas a FRL Research define o último como a capacidade de amplificar sons específicos enquanto reduz ruídos irrelevantes do ambiente. É mais ou menos como os super-heróis e espiões dos filmes que podem se concentrar em uma conversa de outras pessoas, apesar de estarem em um ambiente barulhento.

Então, como isso se relaciona com os óculos inteligentes? O blog da FRL Research se aprofunda muito na ciência do áudio por trás dele, mas a essência é que os equipamentos de realidade aumentada poderiam captar áudio por meio de microfones e, em seguida, ao analisar os movimentos da cabeça e dos olhos, identificar o que você está mais interessado em ouvir.

Nesse sentido, os óculos podem realçar certos sons enquanto abafam outros. Então, se você está em um bar barulhento e olha para uma TV, talvez os sons naquela TV fiquem um pouco mais claros, enquanto o bêbado tagarelando no canto fica um pouco mais baixo.

Isso também pode ser usado em conjunto com outra tecnologia baseada em AR do Facebook, como LiveMaps, um “mapa virtual com componentes compartilhados e privados”. O exemplo que o Facebook dá neste caso é se uma pessoa entra em um restaurante barulhento, os óculos podem identificar ruídos diferentes — o ar condicionado, talheres tilintando, conversas — e então, usando IA, remover essas distrações sonoras.

Outra aplicação possível: se você estiver em uma chamada, os óculos (ou talvez um fone de ouvido de realidade virtual) possam projetar áudio para partes específicas da sala. Então, se você estiver em uma chamada de conferência virtual e seu chefe estiver “sentado” na cadeira virtual à sua esquerda, pode ajustar o áudio para que realmente pareça que seu chefe está ao seu lado naquela mesma sala.

Tudo isso faz sentido de uma perspectiva de AR e VR, mas também há um ângulo de acessibilidade bacana. O que a FRL Research está descrevendo é semelhante à tecnologia usada atualmente em aparelhos auditivos. Então, teoricamente, é possível que esta pesquisa possa ser usada para ajudar pessoas com deficiência auditiva ou pessoas com perda auditiva.

"Ciências da audição são uma área que estamos começando a explorar separadamente de nosso trabalho com óculos AR", disse o Facebook em seu blog.

No que diz respeito ao panorama dos óculos inteligentes, o Facebook não é a única empresa que se envolveu em realidade aumentada com foco em áudio. A Bose também lançou um par de óculos AR apenas com áudio, os Bose Frames.

A realidade aumentada de áudio nos Frames era muito boa na prática, mas nem de longe tão avançada quanto a que a FRL Research descreve. Embora você pudesse receber instruções em tempo real ou ouvir em particular sua música em público, não era possível fazer coisas como cancelamento de ruído. E, infelizmente, a Bose fechou sua divisão de realidade aumentada há alguns meses.

Dito isso, levará muito tempo para que vejamos qualquer uma dessas tecnologias. Em setembro passado, a CNBC informou que o Facebook estava pensando em lançar seus óculos de realidade aumentada para o público geral em algum momento entre 2023 e 2025, o que significa que ainda estamos a pelo menos três anos de qualquer lançamento potencial.

Ainda assim, essa nova pesquisa pode muito bem ser fruto de uma mudança no ano passado, quando o Facebook alocou mais recursos para seu projeto de óculos inteligentes. Agora, só temos que torcer para que a suposta parceria do Facebook com a Ray-Ban signifique que esses produtos não serão tecnologicamente avançados e esteticamente horríveis.

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