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- Apple pode lançar até três MacBooks com chip próprio na semana que vem
- Disney+ vai custar R$ 27,90 por mês (mas tem alguns descontos)
- Sony anuncia redução de até R$ 300 nos preços do PlayStation 5 e acessórios
- Snappea, uma solução poderosa de Youtube download para todas as plataformas
- IA consegue identificar COVID-19 em pessoas assintomáticas apenas pelo som da tosse
- Como a chegada de PS5 e Xbox Series X pode servir de trampolim para impulsionar o Apple TV
- Samsung lança Galaxy S20 FE no Brasil por até R$ 4.999
- Spotify quer cobrar artistas para colocar músicas em playlists criadas por algoritmos
- Novo gerenciador de armazenamento do WhatsApp ajuda a limpar memória do celular
- Microsoft Edge rouba usuários do Google Chrome e chega a 10% do mercado
Apple pode lançar até três MacBooks com chip próprio na semana que vem Posted: 03 Nov 2020 01:59 PM PST Depois de muita especulação, a Apple finalmente anunciou seu terceiro evento neste segundo semestre: será na terça-feira, 10 de novembro. Transmissões anteriores online foram focadas em Apple Watch, iPad e iPhone, então este é sobre o Mac – pelo menos essa é a aposta mais lógica. E embora ainda não tenhamos detalhes concretos, uma onda recente de rumores e reportagens mostra um quadro bastante detalhado do que pode dar as caras. Aqui está o que esperamos ver na semana que vem. De acordo com a Bloomberg, a Apple está aumentando a produção de três novos laptops Mac que virão equipados com processadores da própria marca: um MacBook Air de 13 polegadas, um MacBook Pro de 13 polegadas e um MacBook Pro de 16 polegadas. A empresa não deve tirar seu MacBook com processador Intel das lojas no futuro próximo. Mesmo assim, anunciar três novos MacBooks com processadores Apple baseados em ARM sinalizaria um forte começo da transição de dois anos de toda a linha de computação para seus chips próprios. A Bloomberg diz que as CPUs desses novos MacBooks serão baseadas no chip A14 apresentado em iPhones e iPads lançados recentemente, junto com novas GPUs e chips de aprendizado de máquina projetados pela empresa. Em uma confirmação no mínimo parcial da reportagem da Bloomberg, o vazador L0vetodream também postou um tweet dizendo “13 polegadas X 2”, sugerindo que os dois novos MacBooks menores estão provavelmente programados para ser anunciados na próxima terça. Iniciar a transição para os chips próprios com novos laptops de 13 polegadas faz muito sentido, porque estes são os computadores mais populares da empresa. Além disso, começar com sistemas mais convencionais poderia dar tempo extra para portar mais aplicativos sofisticados, como Photoshop ou AutoCad, para a arquitetura ARM. Além de novos notebooks, a outra grande parte da transição da Apple para o ARM é o software — muitos aplicativos e programas populares precisarão ser ajustados ou recompilados para rodar em chips baseados em ARM. Então, para resolver isso, de acordo com o The Verifier (via 9to5Mac), a Apple também está planejando portar oficialmente o TestFlight para o Mac para ajudar a testar novos aplicativos.
Embora não esteja claro se a Apple vai anunciar novos desktops baseados em ARM na próxima semana, a Bloomberg observou que a empresa está trabalhando em um iMac redesenhado e um novo desktop que se parece com o Mac Pro atual, mas que tem cerca de metade do tamanho. Para mim, uma versão menor do Mac Pro é a notícia mais interessante, porque após a morte do Mac Pro anterior (também conhecido como lixeira), a linha de desktops da Apple ficou sem um PC de torre média com preço razoável e realmente projetado para usuários domésticos. O atual Mac Pro é tão caro que realmente só faz sentido para grandes estúdios ou empresas. E quem sabe? A Apple ainda pode ter algumas surpresas reservadas – possivelmente AirTags? Saberemos disso na terça que vem. The post Apple pode lançar até três MacBooks com chip próprio na semana que vem appeared first on Gizmodo Brasil. |
Disney+ vai custar R$ 27,90 por mês (mas tem alguns descontos) Posted: 03 Nov 2020 12:00 PM PST O Disney+ deve chegar ao Brasil em breve: a data marcada para lançamento do streaming do Mickey no País é 17 de novembro. E finalmente sabemos quanto vai custar: R$ 27,90 por mês. Esse valor pode sair ainda mais barato no plano anual, na pré-venda e em promoções. O Disney+ terá também uma opção de assinatura anual com desconto, como já acontece com outros streamings e serviços. Neste caso, o serviço sai por R$ 279,90 por ano — ou seja, uma média de R$ 23,32 por mês ou, para facilitar a conta, você paga o equivalente a dez meses e leva 12. O streaming também está disponível em pré-venda — é a primeira vez que eu vejo algo do tipo para streaming, aliás. Funciona assim: quem assinar o plano anual até o dia 16 de novembro (um dia antes da estreia, portanto) paga R$ 237,90. Neste caso, sai pelo equivalente a R$ 19,82 por mês. E como dizem os canais de vendas na TV, não é só isso! Logo na chegada ao Brasil, deu a louca no gerente e tem promoções para clientes Bradesco e combos com o Globoplay. Globoplay e Disney+A Globo fará um pacote do Globoplay com o Disney+ e você pode levar os dois serviços. Os preços são R$ 43,90 no plano mensal ou R$ 454,80 (em 12 parcelas de R$ 37,90) no plano anual. Também dá para assinar o Globoplay + canais ao vivo, que inclui a programação da Globosat, em um pacote com o Disney+. Neste caso, os valores são R$ 69,90 no plano mensal ou R$ 718,80 (em 12 parcelas de R$ 59,90) no plano anual. Caso você não saiba ou não se lembre, estes são os valores do streaming da Globo:
Colocando tudo na ponta do lápis, ficamos assim: Globoplay e Disney+ no plano mensal
Globoplay e Disney+ no plano anual
Globoplay + canais ao vivo e Disney+ no plano mensal
Globoplay + canais ao vivo e Disney+ no plano anual
BradescoComo informou o Tecnoblog, clientes Bradesco e Next também terão vantagens no Disney+. Dependendo do cartão, dá para ganhar dois, três ou seis meses grátis na plataforma, mas aí é preciso assinar o plano mensal — a promoção não vale para o plano anual nem para a pré-venda. Mais detalhes do que cada cartão ganha estão lá no site do banco. The post Disney+ vai custar R$ 27,90 por mês (mas tem alguns descontos) appeared first on Gizmodo Brasil. |
Sony anuncia redução de até R$ 300 nos preços do PlayStation 5 e acessórios Posted: 03 Nov 2020 12:00 PM PST Após a Microsoft anunciar a redução nos preços do Xbox Series X e Series S, a Sony também publicou em seu blog, nesta terça-feira (3), que o PlayStation 5 chega em 19 de novembro no Brasil mais barato do que havia sido divulgado anteriormente. A redução de preços sugeridos também inclui outros produtos, conforme listado pela Sony:
De acordo com a Sony, a mudança reflete a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) anunciada no mês passado pelo presidente Jair Bolsonaro. O decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) estabeleceu uma alterações nas alíquotas do IPI de 40% para 30% em consoles e máquinas de jogos que precisam ser conectados a uma televisão. No caso de acessórios de consoles e máquinas de jogos que precisam ser conectados a uma televisão, a queda foi de 32% para 22%. Se você já comprou seu console na pré-venda, não se preocupe. A Sony garante que os varejistas entrarão em contato com os consumidores nos próximos dias para que todos sejam beneficiados com a redução dos preços. Há algum tempo, a Amazon mantém uma página do PlayStation 5. Caso você queira comprar na pré-venda, aí vão os links dos itens já disponíveis:
Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais, e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão. The post Sony anuncia redução de até R$ 300 nos preços do PlayStation 5 e acessórios appeared first on Gizmodo Brasil. |
Snappea, uma solução poderosa de Youtube download para todas as plataformas Posted: 03 Nov 2020 10:52 AM PST O streaming é uma tendência no mundo de entretenimento devido a uma maior velocidade de Internet que as pessoas têm hoje em dia. No entanto, a restrição de download de vídeos ainda é aplicada em quase todos os sites que fornecem serviços de streaming. O YouTube é atualmente a maior plataforma de streaming onde encontramos vídeos interessantes do mundo inteiro, desde videoclipes a filmes, tudo está disponível para entretê-lo 24 horas por dia. Às vezes, a gente gosta de um vídeo ou áudio e quer reproduzi-lo no modo de repetição. Aí está a questão, você precisa gastar dados móveis toda vez que for dar play no vídeo/áudio. Além disso, em alguns lugares, a gente não tem conexão de Internet e precisa de arquivos offline. Nessas situações, o download é a única solução. Os usuários do sistema Android ainda podem usar alguns truques para baixar os vídeos, mas outros sistemas operacionais, como Windows e IOS, proíbem completamente o download por meio de seus aplicativos. Nessas horas, Snappea é uma solução confiável para esse problema. Esta ferramenta pode ajudá-lo a baixar arquivos multimídia do YouTube em qualquer dispositivo, incluindo fazer download em Iphone, Android e Windows. Continue lendo para conhecer mais pontos interessantes sobre Snappea. Recursos úteis da ferramenta online Snappea
Como usar a ferramenta online Snappea?
No canto inferior do site oficial, há também um botão de “Download”. Se você clicar nele, o arquivo apk do Snaptube será baixado automaticamente. Ele oferece suporte ao sistema operacional Android. Venha conhecer a fantástica ferramenta online de download de arquivos do YouTube – Snappea. The post Snappea, uma solução poderosa de Youtube download para todas as plataformas appeared first on Gizmodo Brasil. |
IA consegue identificar COVID-19 em pessoas assintomáticas apenas pelo som da tosse Posted: 03 Nov 2020 10:28 AM PST Parece que sempre que eu tusso hoje em dia, isso desencadeia um mini ataque de pânico que imediatamente tento suprimir com uma grande quantidade de chá de camomila. Felizmente, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descobriram uma maneira de avaliar se uma pessoa tem COVID-19 apenas pelo som da sua tosse, de modo que em breve poderei tranquilizar o meu hipocondríaco interior. A ferramenta usa redes neurais que podem detectar mudanças sutis na tosse de uma pessoa que indicam se ela está infectada, mesmo que não tenha nenhum outro sintoma. Pessoas assintomáticas infectadas com COVID-19 são um vetor do vírus particularmente difícil de controlar, já que é menos provável que elas sejam testadas — afinal, por que fazer um exame se você está se sentindo bem, certo? Assim, os portadores podem infectar outras pessoas mesmo sem perceber. Mas mesmo os assintomáticos têm uma pista que mostra que estão infectados, descobriram os pesquisadores do MIT. Está tudo na tosse. A diferença entre a tosse de uma pessoa saudável e a tosse de alguém infectado com o vírus é tão pequena que é imperceptível ao ouvido humano. Portanto, a equipe desenvolveu uma IA para detectar essas diferenças mínimas usando dezenas de milhares de amostras registradas de tosses e palavras faladas. E ela tem sido surpreendentemente precisa nos testes iniciais, reconhecendo 98,5% das tosses de pessoas com casos confirmados de COVID-19 e 100% das tosses de pessoas assintomáticas. Funciona da seguinte forma: uma rede neural mede sons associados à força das cordas vocais, enquanto outra detecta pistas relacionadas ao estado emocional de uma pessoa, como frustração, que pode produzir um “efeito plano”. Uma terceira rede detecta mudanças sutis no desempenho pulmonar e respiratório. A equipe então combinou os três modelos e os submeteu a um algoritmo para detectar degradação muscular. Os médicos sabem há anos que a tosse de um paciente pode revelar pistas importantes sobre sua saúde. Mesmo antes dos tempos de pandemia (lembra dessa época?), grupos de pesquisa treinavam inteligências artificiais para detectar outras doenças como pneumonia e asma apenas pelo som. A pesquisa tem seus limites, no entanto. Os cientistas do MIT alertaram que, mesmo com o nível de precisão alcançado até agora, as pessoas não deveriam usar esta IA como um substituto para o teste de COVID-19. Eles também afirmaram que ela não foi construída para diagnosticar pessoas que estão exibindo ativamente os sintomas do covid-19. No entanto, a tecnologia ainda pode desempenhar um papel vital como ferramenta de triagem para o vírus. A equipe está desenvolvendo um aplicativo gratuito "amigável" que pode ser usado como uma ferramenta conveniente de pré-triagem para indivíduos que não apresentam sintomas, mas temem estar infectados. Pesquisadores da Carnegie Mellon University têm trabalhado em um aplicativo semelhante chamado COVID Voice Detector (detector de voz para COVID, em tradução livre) que, como o nome indica, seria capaz de determinar se alguém tem COVID-19 apenas pelo som de sua voz. Em breve, você só precisará tossir ou falar ao telefone para saber se é seguro sair para se encontrar com pessoas. Ou, talvez, nem isso: "A pandemia pode ser uma coisa do passado se as ferramentas de pré-triagem estiverem sempre ativas em segundo plano e constantemente aprimoradas", escreveram os pesquisadores, sugerindo uma espécie de Minority Report (filme de ficção científica de 2002) biológico que, sem dúvida, seria um pesadelo de privacidade. Aí eu não gostei. Eu não teria problemas em tossir em meu telefone para realizar o teste, mas eu já tenho ansiedade suficiente sem a polícia da saúde me rodeando como aqueles caras com trajes amarelos do filme Monstros S.A. sempre que eu tossir. The post IA consegue identificar COVID-19 em pessoas assintomáticas apenas pelo som da tosse appeared first on Gizmodo Brasil. |
Como a chegada de PS5 e Xbox Series X pode servir de trampolim para impulsionar o Apple TV Posted: 03 Nov 2020 08:31 AM PST O aplicativo da Apple TV estará disponível nos consoles de nova geração — PlayStation 5 e Xbox Series S e Series X — já no lançamento. E isso promete ser um excelente negócio para a Apple. Na última segunda-feira (2), foi a Microsoft quem anunciou que o Apple TV poderá ser acessada não só pelos novos videogames, mas também pela geração passada, a do Xbox One. O lançamento acontece no dia 10 de novembro. Semanas antes, a Sony também divulgou que o aplicativo será incluído tanto no PS5 quanto no PlayStation 4. Isso dará aos aos donos de consoles de próxima geração a oportunidade de acessar o conteúdo comprado, séries e filmes originais do Apple TV+ e canais de assinatura diretamente de seu console de jogos. Sony e Microsoft não dependem da Apple, mas a Apple precisa do PlayStation e do Xbox. No ano passado, a Apple conseguiu preencher sua plataforma de streaming com títulos e ofertas mais recentes, como o pacote de assinatura de Showtime e CBS All Access, para atrair usuários ao serviço. Também está abocanhando filmes antigos e novas produções para ajudar a fortalecer a programação de conteúdo oferecido pelo Apple TV+. No lançamento, o serviço foi limitado principalmente aos produtos da Apple, com algumas exceções, criando acesso quase exclusivo ao serviço antes de se expandir para mais dispositivos, como alguns modelos de smart TVs. Isso não fazia muito sentido para uma plataforma muito recente e com poucas atrações, ainda mais levando em conta a quantidade de serviços de streaming rivais. Em vez disso, faz sentido que a empresa queira que o Apple TV esteja disponível no maior número de plataformas e dispositivos possíveis visando manter os espectadores envolvidos — especialmente em consoles de nova geração, que podem muito bem aumentar o número de usuários. A Sony faz muito barulho sobre o “carregamento ultrarrápido” do PS5, e a Microsoft chama o Xbox Series de “o Xbox mais rápido e poderoso de todos os tempos”. Por serem consideravelmente mais rápidos, os consoles podem substituir qualquer outro aparelho — basta que os usuários saibam que podem ter acesso aos mesmos aplicativos e serviços em um aparelho dessa categoria. E isso é um benefício tremendo para a Apple, cuja principal preocupação agora é manter os assinantes quando acabarem os períodos de teste gratuito. Recentemente, ela estendeu esse tempo para alguns usuários até o começo do ano que vem. Existem muitos serviços de streaming que poderíamos listar agora — a maioria deles é apenas ok. Se a Apple não encontrar pessoas para assistir seus conteúdos em diferentes dispositivos, ela mesma será a maior prejudicada. The post Como a chegada de PS5 e Xbox Series X pode servir de trampolim para impulsionar o Apple TV appeared first on Gizmodo Brasil. |
Samsung lança Galaxy S20 FE no Brasil por até R$ 4.999 Posted: 03 Nov 2020 07:33 AM PST Há pouco mais de um mês, a Samsung anunciava o Galaxy S20 FE, uma versão do Galaxy S20 "para fãs" — "FE” quer dizer “Fan Edition”. O aparelho tem uma carcaça de plástico, o que reduz os custos de produção, mas mantém as mesmas especificações de ponta do modelo tradicional do S20 por alguns dólares a menos. E nesta terça-feira (3), a empresa sul-coreana está lançando o smartphone aqui no Brasil. O valor sugerido no varejo é a partir de R$ 4.499. Se você já conhece o Galaxy S20, é provável que não veja nenhuma diferença significativa no S20 FE, tirando a parte externa. Além do corpo em plástico, ele agora vem em seis cores diferentes: Cloud Red (vermelho), Cloud Orange (laranja), Cloud Lavender (lavanda), Cloud Mint (verde), Cloud Navy (azul) and Cloud White (branco). Mesmo com materiais mais baratos, vale notar que a Samsung colocou a certificação IP68, que configura resistência contra poeira e água para até 3 metros de profundidade. No mais, as especificações do Galaxy S20 FE são as mesmas de seu irmão mais velho. Isso inclui a tela de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ (2.400 x 1.080 pixels) e taxa de atualização de 120 Hz, processador Exynos 990 octa-core de até 2,73 GHz, opções de memória RAM de 6 GB e 8 GB, armazenamento de 128 GB e 256 GB, bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido, recarga sem fio e carregamento reverso (para carregar outros dispositivos) e sistema operacional Android 10 com a interface One UI na versão 2.0. As câmeras traseiras ficam alocadas naquele módulo retangular que vimos nos últimos modelos topo de linha da Samsung. São três sensores: principal de 12 MP (f/1.8), ultra-angular de 12 MP (f/2.2) e teleobjetiva de 8 MP (f/2). Já a câmera frontal tem 32 MP e está posicionada em um furinho no centro da borda superior do display. No Brasil, o Galaxy S20 FE será vendido em duas versões. A primeira tem 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento por R$ 4.499, enquanto a segunda oferece 8 GB de RAM e 256 GB de espaço interno por R$ 4.999. A pré-venda tem início hoje (3) e vai até o dia 12 de novembro. Quem adquirir o smartphone nesse período, ganhará um voucher de R$ 700 para gastar em outros produtos do ecossistema Galaxy, no site da Samsung. As vendas oficiais do dispositivo começam em 13 de novembro. Samsung Galaxy S20 FE — Ficha técnica (no Brasil):
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Spotify quer cobrar artistas para colocar músicas em playlists criadas por algoritmos Posted: 03 Nov 2020 06:19 AM PST Assim como em outras grandes empresas de mídia de tecnologia, os algoritmos do Spotify têm evitado o escrutínio. Mas estamos entrando em uma nova era para o relacionamento da gigante do streaming de música com os algoritmos. As pessoas estão aos poucos tomando consciência do potencial do Spotify para vigilância emocional — um modelo para perfis de personalidade que faz com a música o que o Facebook fez com os amigos. E na segunda-feira (2), a empresa anunciou uma nova iniciativa que oferece aos artistas a opção de pagar para entrar nas recomendações automatizadas. Em um comunicado cuidadosamente redigido, o Spotify está enquadrando seu último movimento como um teste que dará aos artistas mais “entrada” nos algoritmos de recomendação que povoam playlists personalizadas com faixas novas. A empresa escreve que seus algoritmos levam "em consideração milhares de tipos de sinais: o que você está ouvindo e quando, quais músicas você está adicionando às suas listas de reprodução, os hábitos de consumo de música de pessoas que têm gostos semelhantes e muito mais". O Spotify está adicionando um novo sinal à mistura: dinheiro. Os artistas que enviarem novas faixas para o Spotify poderão escolher “músicas que são uma prioridade para eles” e, em troca de aceitar uma “taxa promocional de royalties de gravação”, os algoritmos do Spotify podem apenas abençoá-las com exposição. A empresa não está fazendo promessas, está apenas oferecendo uma oportunidade, em suas palavras. Não há garantia de inserção nas playlists e a taxa reduzida de royalties só se aplica às músicas que acabam sendo veiculadas pelo novo sistema de recomendação. O que é exatamente uma "taxa promocional de royalties de gravação"? O Spotify não respondeu imediatamente ao nosso pedido de comentário, mas um porta-voz do serviço disse ao The Verge que eles não vão divulgar qual é a taxa enquanto ela ainda estiver em testes e o Spotify vai "calibrar para ter certeza de que o mais vasto grupo de artistas e gravadoras possam ter sucesso". Não é de se surpreender que o Spotify esteja sendo extremamente cuidadoso em relação a esse assunto. O conceito de "pay-for-play" (“pagar para tocar”, em tradução livre) na indústria do rádio é ilegal caso não fique explícito que uma música está sendo patrocinada para ser tocada em uma transmissão normal. No Brasil, a prática é conhecida como “jabá” ou “jabaculê” e também é considerada crime. As regras da web são definidas de modo menos claro, mas o tipo de estratégia que o Spotify está delineando garante que não haja pagamento direto e nenhuma garantia de exposição extra — apenas alguns truques algorítmicos até que os resultados comecem a aparecer. O maior risco a curto prazo é que essa abordagem cause mais danos ao relacionamento entre o Spotify e os músicos. Uma nova campanha mostra que o Sindicato de Músicos e Trabalhadores Aliados está exigindo que a empresa pague aos artistas pelo menos US$ 0,01 por reprodução de uma música. O Spotify não divulga quanto paga aos artistas, mas analistas descobriram que o valor é de cerca de US$ 0,00318 por reprodução. E, claro, não vamos desconsiderar a possibilidade de que os artistas utilizem esse serviço, gostem, e todos saiam ganhando. Mas ainda é um sinal estranho de que o Spotify está experimentando métodos que, por sua natureza, tornam as recomendações menos orgânicas. The post Spotify quer cobrar artistas para colocar músicas em playlists criadas por algoritmos appeared first on Gizmodo Brasil. |
Novo gerenciador de armazenamento do WhatsApp ajuda a limpar memória do celular Posted: 03 Nov 2020 05:05 AM PST Se você recebe um monte de memes, imagens de bom dia e vídeos aleatórios no seu WhatsApp, sabe que ele pode encher a memória do seu celular. E o app vai dar uma ajuda para resolver isso com um novo gerenciador de armazenamento. O recurso fica dentro do próprio aplicativo e ajuda na hora de limpar a memória. O novo gerenciador destaca os arquivos mais pesados e separa fotos e vídeos que foram encaminhados várias vezes no app – assim, fica mais fácil deletar o que não interessa e manter fotos e vídeos que são realmente importantes para você. O novo gerenciador de armazenamento do WhatsApp já vinha sendo testado há algum tempo e deu as caras na versão beta do app lançada no início de outubro, junto com a opção de silenciar grupos para sempre. Agora, a ferramenta será disponibilizada para todos os usuários do mensageiro. Para acessá-la, abra o aplicativo e entre em Configurações, Uso de dados e armazenamento e Uso de armazenamento. Por aqui, em um LG Velvet com Android 10, a atualização ainda não chegou – o aplicativo mostra o gerenciador antigo, que só destaca as conversas que ocupam mais memória. O novo gerenciador de armazenamento ajuda, mas há algumas opções atualmente disponíveis no WhatsApp que já podem ser ativadas para poupar um pouco da memória do celular, como desativar o download automático de fotos e (principalmente) vídeos e optar por não mostrá-los na galeria do celular. The post Novo gerenciador de armazenamento do WhatsApp ajuda a limpar memória do celular appeared first on Gizmodo Brasil. |
Microsoft Edge rouba usuários do Google Chrome e chega a 10% do mercado Posted: 03 Nov 2020 03:32 AM PST Pouco a pouco, a decisão de reconstruir o navegador Edge com base no mesmo motor do Chrome, o Chromium, vai se mostrando um acerto da Microsoft. O aplicativo da empresa já havia conquistado o segundo lugar em porcentagem de usuários. Agora, ele deu mais um passo e superou a marca dos 10%. De acordo com dados da NetMarketShare, o Edge chegou a 10,22% entre os navegadores de computador, uma alta de 1,38% em relação ao mês passado. Já o Chrome caiu um pouco, mas continua na liderança com larga vantagem: foi de 69,94% em setembro para 69,25% em outubro. (Dados da Stat Counter mostram o Edge com uma popularidade bem menor, pouco mais de 6%, mas também identificaram esse crescimento recente na nova versão.) Como observa o 9to5Google, ao longo dos últimos meses, o Edge ganhou cerca de 3% do mercado, enquanto o Chrome caiu por volta de 2%. Opera, Firefox e até o Safari também tiveram quedas pequenas nesse meio tempo — e sim, você pode baixar o Edge até no Mac. Também é preciso levar em consideração que a Microsoft fez uma campanha bem agressiva para promover seu novo browser. Logo após instalar a atualização do Windows que trazia o novo aplicativo, que foi distribuída no último mês de julho, o sistema mostrava um anúncio de tela inteira apresentando o novo programa, oferecendo inclusive para importar dados do navegador padrão atual. O sistema também colocava automaticamente um atalho na barra de tarefas e perguntava se você queria mudar o browser padrão. Isso não explica tudo, obviamente. O Internet Explorer e o Edge antigo também davam suas forçadas de barra, mas quase sempre eram trocados por outro navegador sempre que possível. O fato de mais de 10% dos usuários de desktop adotarem o novo Edge também indica que o navegador vem sendo bem aceito pelo público. E esse número pode subir um pouco mais em breve. Como notou o TechRadar, o Internet Explorer ainda tem 5,57% do mercado. Só que vários serviços da própria Microsoft deixarão de oferecer suporte ao antigo navegador, como o Teams e o Microsoft 365. Se a empresa conseguir convencer esses usuários a não usar o Edge apenas para baixar o Chrome, ela deve ver mais um bom crescimento. The post Microsoft Edge rouba usuários do Google Chrome e chega a 10% do mercado appeared first on Gizmodo Brasil. |
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