sábado, 12 de dezembro de 2020

Gizmodo Brasil

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Sony compra serviço de streaming de animes Crunchyroll por US$ 1,2 bilhão

Posted: 11 Dec 2020 01:56 PM PST

Crunchyroll

A Sony agora é a detentora de dois dos maiores streaming de anime do mundo: a Funimation e a Crunchyroll, esta última adquirida na quarta-feira (9) por US$ 1,2 bilhão. Até então, a plataforma pertencia à AT&T.

Com mais de três milhões de assinantes e 90 milhões de usuários espalhados em 200 países, a Crunchyroll é mais um dos serviços que a AT&T se desfaz, na tentativa de conter os prejuízos acumulados na TV paga nos EUA. A companhia, que faz parte da divisão de entretenimento da WarnerMedia, também estaria procurando um comprador para o DirecTV, adquirido pela AT&T por US$ 49 bilhões há cinco anos. Hoje, a divisão vale o equivalente a US$ 16 bilhões.

A princípio, nada irá mudar por enquanto, o que significa que Funimation e Crunchyroll vão coexistir como dois serviços separados. “Sabemos que vocês podem ter dúvidas sobre o que vai acontecer daqui para frente, mas pedimos desculpas que não podemos responder a tudo ainda. Até o fechamento do negócio, a Crunchyroll e a Funimation continuarão operando de forma independente. Apesar das grandes novidades, ainda somos a mesma Crunchyroll que éramos ontem e continuaremos a trazer mais anime para vocês", escreveu a empresa em nota oficial.

Mesmo a Sony tendo pago em espécie pela plataforma, a aquisição só deve ser concluída mesmo daqui alguns meses. Porém, a marca japonesa já estaria apta a implementar alterações no serviço de streaming. A aquisição também não representa uma ameaça para competidores maiores, como Netflix e Disney+, uma vez que os conteúdos da Funimation e Crunchyroll são bem mais segmentados.

A Crunchyroll está disponível no Brasil há alguns anos e custa a partir de R$ 25 por mês, com opção de plano sem anúncios (R$ 32) e no pacote anual (R$ 315). A Funimation, por sua vez, chegou recentemente ao país por R$ 24,90 mensais, ou R$ 249,90 por ano.

[Ars Technica]

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Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por COVID-19 no Brasil

Posted: 11 Dec 2020 01:18 PM PST

Estrutura do novo coronavírus COVID-19

Na quinta-feira (10), tivemos o primeiro caso confirmado de reinfecção por COVID-19 no Brasil. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde e divulgada pela Secretaria de Saúde no Rio Grande do Norte, onde o caso foi registrado.

A paciente de 37 anos, que mora em Natal, é profissional de saúde no Rio Grande do Norte e Paraíba. Sua primeira infecção foi em junho, quando ela cumpriu isolamento social e se curou. Os sintomas, na época, foram dor de cabeça, dor abdominal e coriza, sem a necessidade de internação.

Quatro meses depois, em outubro, ela realizou um novo teste, na Paraíba, após sentir fraqueza, dor muscular, dor de cabeça frontal e distúrbios gustativos e olfativos. O resultado do novo teste também foi positivo.

As amostras foram encaminhadas para análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, este primeiro caso de reinfecção foi confirmado após a identificação de linhagens distintas do vírus nas amostras da paciente.

Apesar de esta ser a primeira confirmação do país, outros cinco casos estão sendo investigados, sendo que centenas de outras suspeitas vêm sendo estudadas. Por enquanto, o caso do Rio Grande do Norte foi o único que preencheu os requisitos determinados pela Fiocruz, como o intervalo de mais de 90 dias entre as datas de contágio. No caso da paciente, a diferença foi de 116 dias.

De acordo com a Fiocruz, após as amostras serem submetidas à técnica de sequenciamento genético, foram identificadas duas linhas distintas de SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, cada um pertencente às duas épocas diferentes de infecção.

A notícia foi divulgada no mesmo dia em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou as regras para a autorização de uso emergencial de vacinas contra COVID-19.

[UOL, Fiocruz]

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Com queda na taxa de natalidade, Japão vai apelar à inteligência artificial para formar casais

Posted: 11 Dec 2020 12:43 PM PST

Japão. Imagem: Jerome Jome (Unsplash)

O Japão enfrenta um "problema” (vamos chamar assim) que acendeu o sinal vermelho nas autoridades do país: o número de recém-nascidos vem caindo drasticamente ano a ano. Para tentar a barrar a queda na taxa de natalidade, o governo tem buscado ajuda na inteligência artificial (IA), que está formando novos casais. Até o cupido tradicional agora virou eletrônico.

Pode parecer coisa futurista, mas esse tipo de estratégia não é novidade no Japão. De acordo com o jornal Sora News 24, cerca de 25 das 47 prefeituras japonesas já utilizam algum tipo de tecnologia baseada em IA para estimular o encontro entre solteiros. Os serviços de namoro trazem uma espécie de catálogo com potenciais matches, e os usuários podem inserir suas preferências na busca por um parceiro ou parceira. Isso inclui idade, nível educacional e até renda financeira.

A questão é que essas características não têm sido suficientes para o governo do Japão. E aí entra o uso da inteligência artificial, que pode aprimorar essas plataformas, que ainda não são avançadas a ponto de conectar pessoas com interesses em comum.

Com a IA, os novos sistemas de namoro devem oferecer um conjunto de perguntas mais personalizado, trazendo tópicos mais específicos relacionados aos valores pessoais de cada usuário. Obviamente, isso levanta dúvidas quanto à segurança e privacidade, já que as pessoas teriam que compartilhar mais informações para tornar esse sistema mais apurado. Se esse é o preço a se pagar para encontrar a alma gêmea, então a responsabilidade é de cada um.

E quem acha que o governo está de brincadeira, é melhor pensar duas vezes. As autoridades estão dispostas a pagar por dois terços (60%) dos custos de introdução e operação dos novos sistemas de inteligência artificial. O governo, inclusive, já pediu aprovação de um orçamento de dois bilhões de ienes (o equivalente a R$ 96,2 milhões) para colocar em prática o novo serviço de namoro. O lançamento está previsto para o terceiro trimestre de 2021.

Desde o início dos anos 2000, o Japão viu o número de novos matrimônios cair dos 800 mil anuais para 600 mil em 2019. A taxa de natalidade também é uma das mais baixas do mundo. No ano passado, o número de recém-nascidos caiu para 865 mil – uma queda de 5,8% em comparação com 2018. Foi a menor quantidade da história do Japão.

[CNET, Reuters]

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O fim da picada: vacinas do futuro poderão ser inaladas por spray

Posted: 11 Dec 2020 11:43 AM PST

Vacinas. Getty Images (Getty Images)

Já pensou em vacinas que dispensam injeção com seringa? No que depender de uma pesquisa recente, os imunizantes do futuro poderão ser apenas inalados.

O estudo em questão foi publicado no periódico Med, na última quinta-feira (10). Usando ratos e macacos como cobaias, os resultados preliminares sugerem que as próximas vacinas em desenvolvimento podem ser absorvidas com segurança por meio dos pulmões, e só então levadas para a corrente sanguínea. Os autores do artigo esperam que o trabalho também possa ser usado para criar novas terapias inaláveis ​​para asma e outras doenças respiratórias.

A tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Rutgers, em Nova Jersey (EUA), e se baseia no uso de fagos, que são vírus que infectam bactérias. Uma vez que os fagos caçam apenas seus companheiros micróbios, eles não são prejudiciais ao nosso organismo. Na verdade, os fagos têm sido usados ​​há décadas como uma alternativa aos antibióticos por sua capacidade de matar bactérias. E com a descoberta que os antibióticos estão menos eficazes, a terapia por fagos se mostrou uma solução mais eficaz.

Os pesquisadores também estão estudando se esses vírus podem ser transformados em novos tipos de vacinas. Eles podem ser modificados para exibir moléculas de proteínas específicas em sua superfície, enquanto as instruções para fazer essas proteínas podem ser definidas dentro de seus genes, permitindo que sejam altamente personalizáveis. Então, eles podem entrar nas células humanas e distribuir elementos, entre eles um antígeno que treinará o sistema imunológico para reconhecer uma ameaça, como, por exemplo, o coronavírus.

Como os fagos não são prejudiciais às pessoas, eles não se replicam dentro das células como uma infecção real, nem causam outros efeitos tóxicos. Além disso, são fáceis e baratos de produzir em massa, podem sobreviver em ambientes distintos e não precisam de temperaturas extremamente baixas para se manterem viáveis. Aliás, esse é um dos maiores desafios enfrentado por algumas vacinas, incluindo o imunizante desenvolvido pela Pfizer e BioNTech, que precisa ser armazenado em refrigeradores a -70°C.

De acordo com Wadih Arap, autor do estudo e pesquisador de câncer da Rutgers, o imunizante baseado em fago é seguro para inalar e lembra os tradicionais sprays em aerossol. Isso foi possível graças a uma molécula específica que interage com um receptor importante encontrado nas células pulmonares, para depois colocar esse receptor em contato com os fagos. Estes, por sua vez, deslizam pelos pulmões até chegar à corrente sanguínea, onde vão cumprir sua tarefa de imunizar o corpo contra qualquer germe que os cientistas predeterminarem.

Em experimentos com camundongos e primatas não humanos, a vacina conseguiu passar intacta pela barreira da corrente sanguínea do pulmão, embora não parecesse causar nenhuma alteração na função normal dos pulmões. Uma vez lá, o imunizante provocou uma resposta imune do corpo aos fagos e às proteínas que eles carregavam, que é exatamente o que os pesquisadores queriam observar.

Há anos os cientistas vem trabalhando em tentativas para criar uma vacina inalável. Além de ser uma alternativa menos dolorosa do que tomar uma injeção ou borrifar algo para dentro do nariz, a novidade poderia agir mais rapidamente dentro do nosso organismo e sem apresentar tantos efeitos colaterais.

O problema é que ainda existem algumas limitações no desenvolvimento desse tipo de vacina. Por exemplo, não se sabe muito como os pulmões humanos reagiriam ao medicamento, nem quais substâncias seriam transportadas dos pulmões para o resto do corpo. Mesmo que o trabalho dos pesquisadores não seja aplicável para vacinas, é possível que o relatório possa ser usado para aprimorar remédios para asma, fibrose cística e outras doenças respiratórias.

Lembrando que a pesquisa ainda é preliminar. No entanto, a equipe já está trabalhando em testes mais amplos, bem como adaptando a técnica para ser usada contra o SARS-CoV-2, vírus causador do COVID-19.

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Disney+ anuncia novidades da Marvel, Star Wars e Pixar e sobe preço nos EUA

Posted: 11 Dec 2020 09:44 AM PST

A Disney já avisou que seu serviço de streaming Disney+ será o novo filho preferido da empresa. Em um evento chamado "Dia dos Investidores da Disney", que, como o nome diz, é uma apresentação para investidores e acionistas sobre os planos para 2021, a companhia anunciou que atingiu um recorde de 86,8 milhões de assinaturas da plataforma. Para se ter uma ideia, isso corresponde ao resultado do primeiro ano de estreia, sendo que a meta era atingir 90 milhões em quatro anos.

Diante desses números tão otimistas, a Disney está pronta para investir pesado em sua plataforma de streaming. Claro, isso também irá se refletir no bolso dos assinantes. Nos Estados Unidos, pelo menos, o preço da assinatura vai aumentar em um dólar, passando para US$ 7,99 mensais (ou US$ 79,99 por ano) a partir de 26 de março de 2021. Vale lembrar que a Netflix adotou a mesma medida alguns meses antes, aumentando o preço da assinatura de US$ 13 para US$ 14.

No mesmo evento de quinta-feira (10) da Disney, foram anunciados os planos para lançar 10 séries da Marvel, 10 séries de Star Wars, além de 15 filmes e 15 séries de animação e live-action, o que inclui produções da Pixar.

Os fãs de Star Wars podem esperar duas séries derivadas de The Mandalorian, uma série sobre Lando Calrissian e um filme dirigido por Patty Jenkins, de Mulher-Maravilha. Outro título clássico da Lucasfilm anunciado no evento foi Indiana Jones, que está em pré-produção e deve ser lançado em 2022.

Passando para a Marvel, a Disney apresentou novos trailers de WandaVision, Loki e Falcão e o Soldado Invernal. Também foram anunciados um filme do Quarteto Fantástico, um especial de Natal dos Guardiões da Galáxia (apenas para 2022) e uma série de She Hulk.

Para quem curte animações, o lançamento mais próximo será Raya e o Último Dragão, com estreia marcada para 5 de março de 2021. Além disso, o Disney+ vai ganhar, em 2022, a série Baymax!, baseada em Big Hero 6; Zootopia Plus, do filme Zootopia da Pixar; uma série de comédia musical de Moana; uma série sobre os personagens do filme Carros; entre outros.

Se você é fã das produções da marca, mas ainda não assina o serviço, os próximos anos podem fazer valer o investimento. O Disney+ chegou no Brasil no mês passado com uma estratégia agressiva de lançamento, que incluía descontos e pacotes promocionais com diferentes parceiros, e já anunciou que pretende investir em produções locais, com uma lista de 70 originais só na América Latina.

[Omelete, The Verge]

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Tem R$ 790 mil sobrando aí? Este é o preço da TV de 110 polegadas da Samsung

Posted: 11 Dec 2020 07:54 AM PST

A Samsung anunciou na Coreia do Sul sua nova TV, e ela é um monstro baseado na tecnologia MicroLED da The Wall.

A The Wall (este é realmente o nome dela) foi anunciada em 2018 como “a primeira televisão modular MicroLED do mundo”. A ideia do produto é usar módulos para construir uma tela do tamanho que o cliente quiser. Como você pode imaginar, isso exige instalação profissional, e cada painel individual custa muitos milhares de dólares.

Com sua nova tela de 110 polegadas, no entanto, a Samsung está trazendo sua tecnologia microLED para TVs tradicionais. Com uma proporção tela-corpo de 99,99%, o painel usa luzes LED do tamanho de um micrômetro para fornecer cores e brilho realistas em 4K HDR. O display tem 8 milhões de pixels, e a Samsung afirma que a tecnologia pode oferecer precisão de cores em imagens capturadas até mesmo com câmeras DSLR de última geração.

A Samsung não retornou imediatamente um pedido de comentário sobre quanto custa sua TV. No entanto, a ZDNet informou que o preço seria de 170 milhões de won, o que equivale a cerca de US$ 156 mil, ou R$ 790 mil.

A tela ainda vem equipada com o Majestic Sound System, que oferece som de 5.1 canais e volume acima da média, sem precisar de alto-falantes externos. E como essa tela é muito grande — grande até demais, diriam alguns — dá para dividi-la em quatro, com cada parte em um canal ou app diferente.

De acordo com a Samsung, o display tem vida útil de até 100 mil horas, ou cerca de uma década. Mas sejamos sinceros: quem tem esse dinheiro para gastar em uma TV não está se importando com o tempo que ela vai durar, né?

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Com sete prêmios, The Last of Us Part 2 é o grande vencedor do Game Awards 2020

Posted: 11 Dec 2020 07:02 AM PST

The Last of Us Part 2. Imagem: Naughty Dog

A premiação anual The Game Awards anunciou na noite desta quinta-feira (10) os melhores jogos do ano de 2020. O vencedor da principal estatueta da noite foi The Last of Us Part 2, desenvolvido pela Naughty Dog e lançado com exclusividade pela Sony para PlayStation 4.

Além de levar na categoria Jogo do Ano, o título ganhou outros seis prêmios: melhor direção, narrativa, jogo de ação e aventura, design de som, acessibilidade e performance — este último para Laura Bailey, que deu vida à personagem Abby. Com tudo isso, The Last of Us Part 2 se consagrou como o jogo que mais ganhou em uma única edição do Game Awards.

Este ano também premiou diversos jogos independentes. O fenômeno Among Us levou para casa os troféus de melhor multiplayer e jogo mobile. Fall Guys: Ultimate Knockout ganhou na categoria de melhor comunidade, e Hades foi eleito o jogo independente de 2020.

Veja abaixo a lista completa de indicados e vencedores (em negrito) em suas respectivas categorias.

Jogo do Ano

  • The Last of Us Part 2 (Vencedor)
  • Doom Eternal
  • Animal Crossing: New Horizons
  • Final Fantasy 7 Remake
  • Hades
  • Ghost of Tsushima

Melhor direção

  • The Last of Us Part 2 (Vencedor)
  • Final Fantasy 7 Remake
  • Half-Life: Alyx
  • Hades
  • Ghost of Tsushima

Jogo Mobile

  • Among Us (Vencedor)
  • Call of Duty Mobile
  • Genshin Impact
  • Legends of Runeterra
  • Pokémon Café Mix

Jogo Independente

  • Hades (Vencedor)
  • Fall Guys: Ultimate Knockout
  • Carrion
  • Spelunky 2
  • Spiritfarer

Jogo Independente Estreante

  • Phasmophobia (Vencedor)
  • Carrion
  • Mortal Shell
  • Raji: An Ancient Epic
  • Röki

Melhor Performance

  • Laura Bailey, The Last of Us Part 2 (Vencedora)
  • Ashley Johnson, The Last of Us Part 2
  • Daisuke Tsuji, Ghost of Tsushima
  • Logan Cunningham, Hades
  • Nadji Jeter, Marvel's Spider-Man: Miles Morales

Design de som

  • The Last of Us Part 2 (Vencedor)
  • Doom Eternal
  • Half-Life: Alyx
  • Ghost of Tsushima
  • Resident Evil 3

Melhor Narrativa

  • The Last of Us Part 2 (Vencedor)
  • 13 Sentinels Aegis Rim
  • Final Fantasy 7 Remake
  • Ghost of Tsushima
  • Hades

Trilha Sonora

  • Final Fantasy 7 Remake (Vencedor)
  • Doom Eternal
  • Hades
  • Ori and the Will of the Wisps
  • The Last of Us Part 2

Jogo Impactante

  • Tell Me Why (Vencedor)
  • If Found…
  • Kentucky Route Zero: TV Edition
  • Spiritfarer
  • Through the Darkest of Times

Direção de Arte

  • Ghost of Tsushima (Vencedor)
  • Final Fantasy 7 Remake
  • Ori and the Will of the Wisps
  • Hades
  • The Last of Us Part 2

Jogo em Atualização

  • No Man's Sky (Vencedor)
  • Apex Legends
  • Destiny 2
  • Call of Duty Warzone
  • Fortnite

Jogo de Ação

  • Hades (Vencedor)
  • Doom Eternal
  • Half-Life: Alyx
  • Nioh 2
  • Streets of Rage 4

Jogo de Ação e Aventura

  • The Last of Us Part 2 (Vencedor)
  • Assassin's Creed Valhalla
  • Ghost of Tsushima
  • Marvel's Spider-Man: Miles Morales
  • Ori and the Will of the Wisps
  • Star Wars Jedi: Fallen Order

Jogo de RPG

  • Final Fantasy 7 Remake (Vencedor)
  • Genshin Impact
  • Persona 5 Royal
  • Wasteland 3
  • Yakuza: Like a Dragon

Jogo de Luta

  • Mortal Kombat 11 Ultimate (Vencedor)
  • Granblue Fantasy: Versus
  • Street Fighter V: Champion Edition
  • One Punch Man: A Hero Nobody Knows
  • UNDER NIGHT IN-BIRTH Exe: Late[cl-r]

Jogo para Família

  • Animal Crossing: New Horizons (Vencedor)
  • Crash Bandicoot 4: It's About Time
  • Fall Guys: Ultimate Knockout
  • Mario Kart Live: Home Circuit
  • Minecraft Dungeons
  • Paper Mario: The Origami King

Jogo de Estratégia ou Simulação

  • Microsoft Flight Simulator (Vencedor)
  • Crusader Kings 3
  • Desperados 3
  • Gears Tactics
  • XCOM: Chimera Squad

Jogo de Esporte ou Corrida

  • Tony Hawk's Pro Skater 1+2 (Vencedor)
  • Dirt 5
  • F1 2020
  • FIFA 21
  • NBA 2K21

Melhor Multiplayer

  • Among Us (Vencedor)
  • Valorant
  • Fall Guys: Utimate Knockout
  • Call of Duty Warzone
  • Animal Crossing: New Horizons

Suporte de Comunidade

  • Fall Guys: Ultimate Knockout (Vencedor)
  • Apex Legends
  • Destiny 2
  • Fortnite
  • No Man's Sky
  • Valorant

Inovação em Acessibilidade

  • The Last of Us Part 2 (Vencedor)
  • Assassin's Creed Valhalla
  • Grounded
  • HyperDot
  • Watch Dogs Legion

Melhor jogo de Realidade Virtual ou Realidade Aumentada

  • Half-Life: Alyx (Vencedor)
  • Dreams
  • Marvel's Iron Man VR
  • Star Wars: Squadrons
  • The Walking Dead: Saints & Sinners

Jogo mais esperado

  • Elden Ring (Vencedor)
  • God of War Ragnarok
  • Halo Infinite
  • Horizon Forbidden West
  • Resident Evil Village
  • The Legend of Zelda Breath of the Wild 2

[Variety]

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AMD Radeon RX 6900 XT traz suporte a 4K e ray-tracing por US$ 999

Posted: 11 Dec 2020 03:36 AM PST

A AMD lançou nesta nesta semana a placa Radeon RX 6900 XT, que integra a nova linha de GPUs da marca e chega para bater de frente com a GeForce RTX 3090, da Nvidia. A placa gráfica foi pensada e otimizada para oferecer o melhor desempenho de jogos em 4K, suporte para ray-tracing e altas taxas de quadros por segundo, além de recursos de overclock.

Em comunicado enviado à imprensa, a AMD descreve a RX 6900 XT como a "placa gráfica 4K definitiva". Baseada na arquitetura proprietária RDNA 2. Ela conta com 80 unidades de computação aprimoradas, 16 GB de GDDR6 VRAM e velocidades de clock superiores a 2,8 GHz rodando a 16 Gbps em uma interface de 256-bit. De acordo com a AMD, essa arquitetura traz 54% a mais de desempenho por watt, em comparação com a primeira geração da arquitetura RDNA de 7 nm.

A largura de banda alcança até 512 GB/s, mas pode ser ampliada graças ao chamado AMDInfinity Cache. Trata-se de um cache de d+ados "infinito” de 128 MB de alto desempenho e voltado para jogos na resolução 4K e 1440p. Segundo a AMD, isso aumenta a largura de banda da placa para incríveis 1.664 GB/s, além de reduzir drasticamente a latência e o consumo de energia.

O ray-tracing, tecnologia do momento para jogos de PC e nos consoles, também é compatível com a RX 6900 XT. O recurso adiciona efeitos de luminosidade mais naturais aos games – por exemplo, ao olhar para um espelho, em vez de ver imagens borradas, o reflexo dos personagens é muito mais realista. Para isso, a AMD equipou a nova GPU com o DirectXRaytracing (DXR), que adiciona um poderoso motor Ray Accelerator de função fixa a cada unidade de computação.

As placas gráficas baseadas em RDNA 2 são otimizadas para fornecer iluminação em tempo real, sombra e realismo de reflexão com DXR. Quando combinado com o AMD FidelityFX, que permite renderização híbrida, os desenvolvedores podem combinar efeitos de ray-tracing para garantir uma combinação ideal de qualidade de imagem e desempenho.

Por fim, a AMD incluiu o SmartAccess Memory (SAM), que permite que os processadores AMD Ryzen acessem diretamente a memória gráfica GDDR6 de alta velocidade, acelerando o processamento da CPU e aumentando a performance em títulos selecionados. O resultado é fruto de uma combinação das placas gráficas Radeon RX 6000 Series com processadores AMD Ryzen 5000 Series e placas-mãe AMD B550 ou X570.

Preço e disponibilidade

A Radeon RX 6900 XT já está à venda nos Estados Unidos pelo preço sugerido de US$ 999, o que equivale a R$ 5.020 na conversão atual, sem impostos. Ainda não há previsão de disponibilidade no Brasil, mas isso deve acontecer nos próximos meses por meio de fabricantes parceiras.

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Google vai mostrar na busca como está o andamento de vacinas contra COVID-19

Posted: 11 Dec 2020 03:27 AM PST

Google Coronavírus. Imagem: Nathana Rebouças (Unsplash)

Pelo menos meia dúzia de empresas farmacêuticas estão nos últimos estágios de desenvolvimento de suas vacinas contra o novo coronavírus. E com tantos imunizantes a caminho – longe de mim reclamar, isso é ótimo! -, talvez fique difícil acompanhar as notícias envolvendo esses avanços científicos. O Google sabe disso e está lançando uma atualização no mecanismo de buscas que mostra as últimas informações sobre vacinas em andamento.

Os dados ficarão em destaque nos painéis de informações sobre o COVID-19, lançados pelo Google em março, quando os casos da doença explodiram e deram início à pandemia. Agora, além de notícias pertinentes sobre o vírus na região, o painel mostrará uma lista das vacinas que já foram autorizadas naquela localidade.

Além da busca, outros serviços do Google receberão o novo recurso. O YouTube é um deles. Desde março, o site de vídeos já traz o painel informativo sobre COVID-19. Segundo a empresa, esses painéis já foram vistos mais de 400 bilhões de vezes.

Por enquanto, a novidade está disponível somente no Reino Unido, onde a vacina da Pfizer em parceria com a BioNTech, aprovada em caráter emergencial, começou a ser aplicada na população nesta semana. A tendência é que a função chegue a mais países quando os governos liberarem o uso de novas vacinas na prevenção do COVID-19.

"Conforme o mundo volta seu foco para a distribuição de vacinas, o tipo de informação que as pessoas precisam [visualizar] vai evoluir. Comunidades serão vacinadas em um ritmo e escala sem precedentes. Isso vai exigir o compartilhamento de informações que eduquem o público, incluindo a abordagem de percepções distorcidas sobre vacinas, e ajudando a trazer à tona orientações oficiais sobre quando, onde e como essas pessoas serão vacinadas", destacou Karen DeSalvo, diretora de saúde do Google Health.

A companhia também reforçou seu compromisso no direcionamento de verbas de receita com publicidade para ampliar o alcance de informações relevantes sobre o coronavírus. Desde o início da pandemia, foram US$ 250 milhões destinados à Ad Grants, que recebeu mais US$ 15 milhões no anúncio desta quinta-feira (10). Em abril, foram US$ 6,6 milhões para ajudar na checagem de dados que envolvam notícias de COVID-19.

[Google]

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Eclipse solar do dia 14 de dezembro poderá ser visto parcialmente no Brasil

Posted: 11 Dec 2020 03:16 AM PST

Na próxima segunda-feira (14), será um ótimo dia para ficar de olho no céu. Isso porque teremos um eclipse solar que deve durar cerca de 2 minutos e 9 segundos. Infelizmente, só será possível ver a Lua cobrir totalmente o Sol se você estiver no Chile ou na Argentina.

Ainda assim, no Brasil, será possível observar o eclipse parcial por volta do meio-dia. O escurecimento máximo do Sol deve ocorrer perto das 14h (horário de Brasília). Já no caso do eclipse total, o dia vai escurecer na Argentina e Chile, o que significa que será possível visualizar mais dois fenômenos: o cometa Erasmus e a chuva de meteoros Geminídeas.

Em entrevista à Forbes, Jay Pasachoff, professor de astronomia do Williams College, em Massachussetts, alertou que não devemos ficar muito esperançosos em relação ao cometa Erasmus, no entanto. Considerando que ele estará visível de um ângulo muito próximo ao Sol, talvez a área não esteja escura o suficiente para que possamos distingui-lo no céu.

No caso da chuva de meteoros Geminídeas, que estará em seu auge no dia 14, a expectativa é que ela possa ser observada em diferentes partes do mundo. Serão cerca de 60 meteoros por hora, de acordo com a NASA, sendo que no hemisfério sul, só poderemos ver cerca de 25% do fenômeno em relação à região norte do planeta. Ainda assim, é um espetáculo a ser acompanhado.

Para quem for tentar ver o eclipse solar, vale lembrar que nunca devemos olhar diretamente para o Sol, mas utilizar óculos especiais ou projeção indireta. Outro jeito de assistir ao evento é pela NASA TV, que irá transmitir o evento a partir das 12h30 do horário de Brasília.

[Forbes, CNET]

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