domingo, 7 de fevereiro de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Desenvolvedor hackeia iPod Classic de quase 20 anos para rodar músicas do Spotify

Posted: 06 Feb 2021 01:34 PM PST

O iPod Classic foi perdendo espaço entre os principais produtos da Apple desde que o iPhone foi lançado. E nem todo mundo gostou disso, já que o gadget tem uma proposta bastante simples e uma ótima interface de usuário para um player de música. Foi pensando nisso que um desenvolvedor resolveu tornar o iPod relevante novamente ao colocar o aplicativo do Spotify dentro do pequeno aparelho.

O hack não consiste simplesmente em carregar um software personalizado para adicionar mais funcionalidades – lembre-se que o iPod Classic é um dispositivo com quase uma década de vida e não tem suporte a conexões sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth. Para alcançar o feito, o usuário Guy Dupont deu a um iPod de 17 anos um novo hardware completo, substituindo todos os componentes originais da Apple com exceção da icônica click wheel na parte frontal.

Após remover todas as peças originais, Duont colocou no iPod um Raspberry Pi Zero W com uma interface integrada à click wheel, além de um display LCD colorido, um pequeno motor com feedback tátil e uma bateria recarregável de 1.000 mAh. Pode parecer muita coisa, mas aparentemente dispositivos mais antigos possuem bastante espaço interno.

Com todo o hardware original da Apple, Dupont também teve que recriar completamente a interface do usuário de rolagem do iPod – isso a partir do zero e usando Python. Embora o iPod modernizado agora possa reproduzir quase qualquer formato de áudio digital, sua capacidade sem fio de acessar toda a biblioteca do Spotify, incluindo recursos de pesquisa, é o que faz este hack se destacar. Além do tema de cores verde e preto do app, o iPod parece ter vindo direto de uma loja da Apple em alguma dimensão vizinha onde o iPhone nunca existiu.

The post Desenvolvedor hackeia iPod Classic de quase 20 anos para rodar músicas do Spotify appeared first on Gizmodo Brasil.

Transplantes de cocô podem ajudar nos tratamentos contra câncer, revela estudo

Posted: 06 Feb 2021 11:10 AM PST

Thierry Zoccolan (Getty Images)

Transplantes fecais já servem como objeto de estudo para o tratamento de infecções de cólon e diabetes Tipo 2, mas agora também podem ajudar o corpo a combater o câncer. É o que sugere uma nova pesquisa financiada pelo governo dos EUA. Em um pequeno ensaio clínico, alguns pacientes com câncer avançado que receberam os transplantes começaram a responder a tratamentos que estabilizaram ou reduziram seus tumores. Os resultados foram publicados na revista Science na última quinta-feira (4).

O objetivo de um transplante fecal é usar as fezes de um doador para reiniciar o microbioma intestinal de uma pessoa, que abriga as bactérias que vivem ao longo do nosso trato digestivo. O microbioma intestinal ajuda o corpo a regular tudo, desde o metabolismo até o funcionamento adequado do sistema imunológico, e acredita-se que um microbioma desequilibrado causa ou aumenta o risco de muitos problemas de saúde, como diabetes, doenças inflamatórias intestinais e certas infecções. Semeando seu trato digestivo com a bactéria das fezes de um doador, parece ser possível desenvolver um microbioma intestinal mais saudável.

Atualmente, o transplante de microbiota fecal (FMT, na sigla em inglês) é considerado um tratamento eficaz apenas para infecções gastrointestinais recorrentes causadas por Clostridioides difficile, que podem ser fatais. No entanto, existem ensaios em andamento testando seu uso para outras condições. Este novo estudo foi conduzido por pesquisadores do Hillman Cancer Center da University of Pittsburgh Medical Center, bem como cientistas do National Cancer Institute. Eles olharam para a FMT como uma espécie de reforço para outro tratamento emergente: a imunoterapia contra o câncer.

A imunoterapia usa drogas para amplificar a capacidade do sistema imunológico em encontrar e matar células cancerosas. Essas drogas incluem inibidores do ponto de controle imunológico, que removem o limitador natural que alguns tipos de câncer usam para evitar a detecção pelas células T. Embora os inibidores do ponto de controle imunológico tenham mostrado grande promessa no tratamento de formas avançadas de câncer, os tumores de algumas pessoas continuam a resistir à supressão pelo sistema imunológico, mesmo após o tratamento. Alguns pesquisadores teorizaram que redefinir o microbioma intestinal desses pacientes também tornará esses tumores vulneráveis ​​à imunoterapia.

“As terapias do câncer muitas vezes dependem da estimulação de respostas imunes antitumorais, aumentando a possibilidade de que a microbiota intestinal possa influenciar as respostas do hospedeiro à terapêutica do câncer por meio do sistema imunológico”, disse por e-mail Giorgio Trinchieri, autor do estudo e chefe do Laboratório de Imunologia Integrativa do Câncer no Centro do NCI para a Pesquisa do Câncer.

Os pesquisadores da UPMC trataram 15 pacientes com melanoma avançado, a forma mais letal de câncer de pele, que anteriormente não respondiam ao tratamento com inibidores do ponto de controle imunológico. Eles receberam transplantes de outros pacientes com melanoma avançado que responderam à terapia (frequentemente, os pacientes recebem primeiro uma dose de antibióticos para ajudar a limpar o microbioma existente, mas não neste estudo). As fezes do doador foram examinadas em busca de quaisquer germes potencialmente perigosos – uma precaução que se tornou padrão após várias doenças e uma morte ligada a transplantes fecais com bactérias resistentes a medicamentos em 2019.

Posteriormente, seis dos 15 pacientes começaram a responder ao tratamento. Em um paciente, seus tumores continuaram a diminuir por mais de dois anos e aumentando, enquanto outros quatro tiveram o câncer estabilizado, sem sinais de progressão da doença por pelo menos mais de um ano. Um sexto paciente pareceu responder completamente à imunoterapia, mas morreu logo após o tratamento de complicações de uma cirurgia não relacionada.

"Nesses pacientes, o tumor estava progredindo rapidamente e a expectativa de vida era curta. A doença estável e a redução do tumor representariam uma melhoria significativa na sobrevida e qualidade de vida dos pacientes e podem resultar em sobrevida a longo prazo. Em alguns casos, até cura", observou Trinchieri.

Tanto o microbioma intestinal quanto o sistema imunológico desses pacientes também mostraram sinais de alteração favorável após o transplante, permitindo uma melhor resposta à terapia. E os próprios transplantes foram bem tolerados, embora a imunoterapia provavelmente tenha causado efeitos colaterais menores em alguns pacientes, incluindo fadiga.

Segundo Trinchieri, o estudo é um dos primeiros a mostrar que alterar o microbioma intestinal pode melhorar a resposta de uma pessoa à imunoterapia. E apesar de ser apenas um estudo de prova de conceito, ele também demonstra o potencial de direcionar o microbioma em geral para o tratamento do câncer.

Apesar desse potencial, mais trabalho precisa ser feito com grupos maiores de pacientes antes que os transplantes de cocô possam se tornar um padrão de tratamento para casos difíceis de câncer. A pesquisa começou a identificar os tipos de bactérias com maior probabilidade de melhorar a resposta da imunoterapia, bem como os pacientes com mais chances de se beneficiar de um transplante. Eles também estão monitorando os pacientes que responderam à FMT, enquanto usam seu cocô doado para outros estudos.

No futuro, essa técnica de transplante, que hoje requer uma colonoscopia, pode não ter o método mais convidativo. Em vez disso, Trinchieri afirma que talvez possamos sobreviver usando apenas uma pílula que contenha a bactéria. Felizmente, alguns estudos já estão explorando essa possibilidade, bem como usar FMT para outros tipos de câncer.

The post Transplantes de cocô podem ajudar nos tratamentos contra câncer, revela estudo appeared first on Gizmodo Brasil.

As negociações entre Apple e Hyundai estão “pausadas”

Posted: 06 Feb 2021 08:41 AM PST

Imagem: Jung Yeon-Je/AFP (Getty Images)

Tenho boas e más notícias para os fãs da Apple que estavam esperando pelo carro da empresa. A boa: ela realmente estava conversando com a Hyundai e a Kia sobre criar um carro elétrico. A má: essas conversas, aparentemente, pararam.

Pessoas familiares com o assunto disseram que a Apple resolveu interromper as negociações com as fabricantes coreanas. Uma fonte anônima conversou com a Bloomberg e disse que a Apple ainda está conversando com outras montadoras.

Não está claro se as conversas com a Kia e a Hyundai poderão voltar. A Apple se recusou a comentar a notícia com a Bloomberg. O Gizmodo entrou em contato com a Apple, Kia e Hyundai e irá atualizar esse post caso eles respondam.

Os rumores de que a Apple quer criar um carro autônomo e elétrico, batizado de Project Titan, circulam desde 2014. Mas eles ganharam forças nas últimas semanas com a Hyundai, que tem ações da Kia e da própria Apple.

Executivos da Hyundai ficaram um pouco empolgados demais com a possível parceria e acabaram abrindo a boca para a imprensa local — o que é um sacrilégio para uma empresa discreta como a Apple. Logo após dizerem que estavam negociando com, os coreanos tiveram que voltar atrás e afirmar que várias outras montadoras também conversavam com a Apple. Mais tarde,  a Hyundai recuou ainda mais e removeu qualquer menção à criadora do iPhone.

Outros rumores sobre a parceria já haviam surgido, mas todos devem ser lidos com cautela. Em janeiro, a Reuters, citando um jornal coreano chamado IT News, afirmou que a Apple e a Hyundai planejavam fechar o acordo já em março. A agência dizia que a ideia era produzir 100 mil carros até 2024, tanto com a fábrica da Kia na Georgia quanto com uma nova fábrica que seria montada nos EUA. Essa nova unidade seria capaz de produzir 400 mil carros por ano no futuro. A publicação ainda afirmava que uma versão beta do carro da Apple seria apresentada já em 2022.

Não parece que as partes envolvidas estavam muito entusiasmadas com a divulgação desses detalhes. Agora, com a pausa nas discussões, não sabemos se a Apple pretende seguir tal calendário. Já havíamos teorizado antes de que a Hyundai havia queimado o filme com os estadunidenses abrindo a boca muito cedo. As novidades parecem confirmar nossas suspeitas.

The post As negociações entre Apple e Hyundai estão “pausadas” appeared first on Gizmodo Brasil.

Faça um tour pelo parque temático da Nintendo no Japão nestes vídeos do YouTube

Posted: 06 Feb 2021 06:42 AM PST

Imagem: Nintendo

O parque temático da Nintendo em Osaka, no Japão, já teve algumas imagens divulgadas nas últimas semanas – e elas podem desapontar se vistas de cima, uma vez que a instalação não parece ser tão gigantesca quanto parecia em materiais promocionais. Mas agora surgiram vídeos da parte interna do local, e eles prometem levar os fãs da Big N à loucura.

O canal Universal Parks News Today, no YouTube, publicou alguns vídeos fazendo um tour detalhado por algumas das principais atrações do parque. A de maior destaque é o Mario Kart: Koopa's Challenge, a montanha russa inspirada no jogo de corrida da Nintendo e construída dentro de uma réplica do castelo do Bowser. O diferencial do brinquedo é que cada assento (ou kart) vem equipado com um visor de realidade virtual para as pessoas jogarem cascos e coletarem power-ups contra os adversários.

São mais de 10 vídeos no canal mostrando minuciosamente as principais áreas do parque, incluindo a Yoshi's Adventure, a praça de alimentação (com direito a um espaço dedicado ao Yoshi) e as lojas que os visitantes poderão comprar produtos licenciados. Além disso, algumas vezes durante o dia, personagens como Mario, Luigi, Princesa Peach e Toad passeiam pelo parque para tirar fotos com os visitantes.

A inauguração do espaço de Super Nintendo World, que fica dentro do parque na Universal Studios Japão, estava prevista para o último dia 4 de fevereiro. No entanto, devido ao estado de emergência decretado no país devido à pandemia de COVID-19, a abertura foi novamente adiada e agora não tem uma nova previsão para acontecer. O parque fica em Osaka, uma das cidades mais atingidas por uma terceira onda do novo coronavírus.

[Engadget]

The post Faça um tour pelo parque temático da Nintendo no Japão nestes vídeos do YouTube appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário