domingo, 11 de abril de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Cientistas finalmente descobriram como fazer corante alimentar azul natural

Posted: 10 Apr 2021 01:34 PM PDT

Usando pigmentos encontrados no repolho roxo, uma equipe internacional de cientistas criou um corante alimentar azul natural que poderia eventualmente substituir as versões sintéticas.

A aparência dos alimentos e bebidas é muito importante, principalmente a cor, que pode transmitir informações como sabor, valor nutricional e sua condição física. Afinal, ninguém quer morder uma maçã marrom, uma banana escurecida ou um morango branco felpudo.

Frutas e vegetais tendem a ter cores como vermelho, laranja, amarelo e verde, mas, quanto ao azul, nem tanto. Outras coisas na natureza, seja animal, vegetal ou mineral, são também desprovidos de cores azuis, forçando os fabricantes a encontrar soluções alternativas para colorir seus produtos. E, claro, existem muitos doces, sorvetes e bebidas energéticas azuis, mas os corantes também são importantes para as indústrias cosmética, farmacêutica e têxtil.

Corantes azuis sintéticos incluem o FD&C Azul No. 1 para o ciano e indigotina FD&C Azul nº 2 para índigo. As opções naturais, como os corantes produzidos a partir da espirulina, huito e gardênia, não captam bem o azul ciano desejado e, muitas vezes, não se misturam bem com outros corantes, levando a resultados indesejáveis.

Sorvete feito de um sintético popular (canto superior esquerdo), o novo composto P2 (canto superior direito) e espirulina (parte inferior). Imagem: PR Denish et al., 2021/Science Advances

Consequentemente, a busca para encontrar um corante azul natural — ciano em particular — capaz de servir como um substituto para os sintéticos “permanece um desafio de toda a indústria e o assunto de vários programas de pesquisa em todo o mundo”, de acordo com um novo artigo publicado na Science Advances.

A boa notícia é que os autores do artigo, incluindo especialistas da Universidade da Califórnia Davis, no estado de Ohio; da Universidade de Nagoya, no Japão; e da Universidade de Avignon, na França; entre outras instituições, parecem ter desenvolvido exatamente isso: um corante alimentar ciano natural. O novo azul pode ser obtido do repolho roxo em quantidades significativas, sugerindo a possibilidade de o corante ser usado em uma ampla gama de aplicações.

Extratos derivados do repolho roxo tendem a vir em vermelhos e roxos. Este tipo de repolho produz um pigmento, chamado antocianina azul, que gera os resultados desejáveis, mas os cientistas só conseguiram extrair a molécula em pequenas quantidades.

Daí a importância da nova pesquisa, que descreve um método para converter outras moléculas de antocianina do repolho roxo em um composto azul. Os cientistas obtiveram os resultados a partir da análise de milhões (sim, milhões) de enzimas catalogadas na literatura científica e testes feitos com as melhores candidatas em laboratório. Com informações reunidas da biologia sintética e usando uma ferramenta de design de proteína computacional, os pesquisadores construíram uma enzima capaz de realizar a conversão desejada com um alto grau de eficiência. Esta não foi uma tarefa simples, pois envolveu um grande número de potenciais sequências de proteínas, de acordo com um comunicado de imprensa da UC Davis.

Cobertura de donut feita de um corante sintético (parte superior), o novo composto P2 (parte inferior esquerda) e espirulina (direita). Imagem: PR Denish et al., 2021/Science Advances

"Usamos essas ferramentas para pesquisar a enzima em que estamos interessados", disse Justin Siegel, coautor do artigo e professor do Departamento de Química e Inovação do Instituto para Alimentos e Saúde da UC Davis, no comunicado.

Os testes de laboratório mostraram que funcionou: A enzima personalizada pegou antocianinas vermelhas e as transformou em um extrato azul útil, apelidado de P2-Al complexo, ou P2 para abreviar. Tão útil, na verdade, que os cientistas usaram para criar sorvete azul, glacê azul e lentilhas revestidas de açúcar.

Em testes, o P2 também funcionou bem com diferentes substâncias, misturando-se com outros compostos para produzir corante alimentar verde vivo. É importante ressaltar que a "estabilidade deste novo corante nessas aplicações de produtos também é excelente, sem decadência notável da cor em um período de 30 dias quando armazenado em condições ambientais", escreveram os autores do estudo.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os cientistas ainda não avaliaram se o corante é totalmente seguro para ser ingerido, mas como a coautora Kumi Yoshida, da Universidade de Nagoya, disse à New Scientist, as antocianinas do repolho roxo “têm um longo, longo histórico em nossas dietas”. Bom ponto, mas ainda precisamos ter certeza de que esse material — produzido por uma nova enzima — não resultará em nenhum efeito adverso à saúde.

Se tudo der certo, incluindo o complicado desafio da produção em massa, poderemos ver o P2 na lista de ingredientes de nossos produtos favoritos.

The post Cientistas finalmente descobriram como fazer corante alimentar azul natural appeared first on Gizmodo Brasil.

Parece que a moda do bate-papo por voz chegou até no Reddit

Posted: 10 Apr 2021 11:01 AM PDT

Rumores dizem que o Reddit pode ser a mais recente plataforma online a criar um recurso de áudio como o aplicativo de bate-papo por voz Clubhouse.

O Reddit está trabalhando discretamente em um recurso de bate-papo por voz para moderadores, disse uma pessoa familiarizada com o assunto em uma reportagem do Mashable na sexta-feira (9). Em entrevista ao site, a fonte descreveu o desenvolvimento da ferramenta como confidencial e ainda em seus estágios iniciais.

Se o bate-papo por voz algum dia se tornar realidade na plataforma, ele provavelmente será lançado como um "power-up" do Reddit, uma iniciativa que a empresa lançou no ano passado para experimentar novos recursos baseados em assinatura específicos para subreddits individuais.

Em seu anúncio inicial, o Reddit listou vários exemplos desses recursos, chamados de power-ups, como a “capacidade de fazer upload e streaming de vídeo com qualidade HD”, “o dobro de limites de arquivo de vídeo”, “GIFs nos comentários”, entre outros. Os subreddits podem desbloquear essas vantagens depois que um número suficiente de seus membros adquirir assinaturas de power-up mensais, sendo que o limite mínimo para cada comunidade é determinado de acordo com seu tamanho.

Na época, o Reddit deixou claro que queria ouvir as sugestões dos usuários para melhorias futuras.

"O novo experimento ajuda a criar uma estrutura que nos permite adicionar recursos ‘bons e necessários’ para subreddits", disse a plataforma em seu anúncio em agosto. "Estamos começando com alguns recursos escolhidos a dedo e esperamos adicionar mais à medida que recebermos sua opinião e das comunidades que optaram por participar de nossos primeiros testes."

Diante do hype dos serviços de áudio em redes sociais nos dias de hoje, eu suspeito que "chat por voz" foi um tópico popular na lista de sugestões. No entanto, eu entendo por que o Reddit prefere manter as coisas em segredo por enquanto, dado o fracasso que foi a sua tentativa de introduzir salas de bate-papo no ano passado. Resumindo: o Reddit empurrou o recurso sem aviso prévio e aparentemente sem considerar a moderação, já que os moderadores do subreddit não podiam desativar o bate-papo ou controlá-los. Foi um desastre.

Assine a newsletter do Gizmodo

O Reddit não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Gizmodo até a data de publicação deste post.

O tempo dirá se essa moda de chat com áudio é apenas passageira, mas o que está claro é que o mercado está ficando saturado rapidamente. O Clubhouse inspirou vários imitadores desde seu lançamento em março de 2020, com Twitter, LinkedIn, Slack e a controladora da TikTok, Bytedance, supostamente correndo para lançar seus próprios recursos de bate-papo com áudio. O Facebook também começou o teste beta de seu clone do Clubhouse, uma plataforma de perguntas e respostas chamada Hotline, esta semana.

The post Parece que a moda do bate-papo por voz chegou até no Reddit appeared first on Gizmodo Brasil.

Cão-robô Spot participa de treinamento do exército francês

Posted: 10 Apr 2021 08:37 AM PDT

O cão-robô Spot, da Boston Robotic, parece estar se preparando para entrar no campo de batalha junto com um grupo de estagiários do exército francês em uma série de exercícios e simulações que exploram como esses robôs (que andam desarmados) podem trabalhar lado a lado com humanos.

Os soldados em treinamento usaram o Spot para várias tarefas de reconhecimento durante dois dias. Conforme relatado pelo meio de comunicação Ouest-France, Spot e alguns amigos robôs estão fornecendo inteligência e apoio para as tropas terrestres. As outras máquinas incluíam o robô de carga de fabricação francesa chamado Nexter ULTRO, além do Shark Robotics Barakuda, um drone com rodas que carrega um escudo para proteger os alunos.

Os testes, que aconteceram no final de março, faziam parte de um projeto da escola École Militaire Interarmes, no acampamento do exército francês de Saint-Cyr Coëtquidan.

The post Cão-robô Spot participa de treinamento do exército francês appeared first on Gizmodo Brasil.

Dicas de apps da semana: fotografia e edição de imagens

Posted: 10 Apr 2021 06:00 AM PDT

Toda semana, o Gizmodo Brasil traz uma seleção temática de aplicativos para smartphone, web e desktop para ajudar você em diversas tarefas. Na edição de hoje, o assunto é fotografia. Seja para deixar seus retratos mais bonitos, seja para tirar aquele detalhezinho que estraga um clique perfeito, trouxemos algumas ferramentas para elevar o nível das suas fotografias.

TouchRetouch

Desde que o Photoshop está aí, há muito tempo, é possível consertar pequenos defeitos de uma fotografia. Só que nem todo mundo tem paciência para aprender a mexer com uma ferramenta tão completa e abrangente. Se você é desses que quer que as coisas se resolvam por mágica, o TouchRetouch é uma ótima opção.

A ideia do aplicativo é justamente tirar detalhes que estão estragando sua fotografia — pense em manchas na parede, objetos indesejados, cabos de força estragando a paisagem e outras coisas desse tipo. O TouchRetouch tem ferramentas específicas pra isso, e você consegue bons resultados.

Eu testei com algumas fotos minhas e fiquei bem satisfeito em alguns casos: consegui tirar alguns descascados da parede no fundo desta imagem em alguns segundos. Nem tudo é perfeito, porém: o app se enrola bastante quando você tenta apagar um objeto que está na frente de uma parede de azulejos, por exemplo. Ah, e também o preço: no Android ele é gratuito com anúncios, mas no iOS, custa R$ 10,90.

TouchRetouch: Android | iOS

Lensa

O modo retrato foi uma das últimas grandes novidades nas câmeras dos smartphones. O Lensa leva o recurso a outro patamar: com ele, há mais opções de desfoque do fundo e até mesmo de substituição do que está atrás da pessoa. Ele também tem outros efeitos, como filtros pré-programados e retoques para o rosto — mas vá com calma, porque o resultado pode ficar bem artificial. Dá até para dar uma atenuada nas olheiras e disfarçar o cansaço.

Infelizmente, a versão gratuita do Lensa tem limitações, mas, para quem quer dar um upgrade nas selfies, pode valer a pena.

Lensa: Android | iOS

Halide Mark II

Se você quer tirar o máximo das câmeras do seu iPhone, o Halide Mark II é uma boa opção. O app é meio caro — R$ 49,90 por ano ou R$ 224,90 pela assinatura vitalícia — mas entrega controles manuais de velocidade do obturador e ISO, foco manual, histogramas e outras ferramentas típicas de câmeras profissionais. O aplicativo de câmera nativo do iOS certamente é mais rápido e simples; aqui, o negócio é explorar as possibilidades.

Os controles são bastante intuitivos: basta deslizar o dedo para cima, para baixo ou para os lados para alterar os parâmetros da câmera, e o controle de foco fica na parte inferior da interface, bem à mão. Há também um modo de profundidade que mapeia as distâncias dos objetos da fotografia e é bem útil para criar modo retrato. Seja qual for seu estilo de fotografia, o Halide tem uma ferramenta para ajudar.

Halide Mark II: iOS

The post Dicas de apps da semana: fotografia e edição de imagens appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário