terça-feira, 11 de maio de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Ingenuity realiza seu último voo programado em Marte e se prepara para novos desafios

Posted: 10 May 2021 06:00 PM PDT

Depois do que vimos nas últimas semanas, nem é preciso dizer que um pequeno helicóptero construído pela Nasa pode ter um grande impacto. O Ingenuity realizou com sucesso seu quinto voo programado em Marte na sexta-feira e completou seus objetivos iniciais. Agora, ele embarcará em uma nova missão no planeta distante.

Para seu quinto voo programado, o Ingenuity realizou sua primeira viagem apenas de ida do Wright Brothers Field, o local oficial de decolagem e pouso, para outro campo de aviação a 129 metros ao sul. Assim que chegou ao seu novo local, o pequeno helicóptero subiu a uma altitude de 10 metros — um novo recorde para o Ingenuity — e tirou algumas fotos de alta resolução de seu “novo bairro”, como a Nasa o descreve, antes de pousar. O voo durou um total de 108 segundos.

"Damos adeus à nossa primeira casa marciana, Wright Brothers Field, com agradecimento pelo apoio fornecido aos históricos primeiros voos de uma aeronave planetária", disse Bob Balaram, engenheiro-chefe do Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em um comunicado.

Quando comparado ao quarto voo bem-sucedido do Ingenuity, o quinto voo foi um pouco mais curto tanto em distância quanto em tempo. Em seu quarto voo, ele fez uma viagem de ida e volta de 266 metros em 117 segundos. Na sexta-feira, porém, o Ingenuity voou duas vezes mais alto, passando de cinco metros no quarto voo para 10 metros no quinto voo.

No entanto, isso não significa que o evento recente foi menos impressionante ou difícil. A equipe do Ingenuity escolheu o novo campo de aviação do helicóptero com base nas informações coletadas em seu quarto voo, o que permitiu a criação de mapas digitais de elevação. Os mapas indicaram que o novo local era composto por um terreno quase totalmente plano e sem obstruções, um fator importante na hora de pousar o helicóptero. De acordo com a Nasa, esta foi a primeira operação de "reconhecimento aéreo" em outro planeta.

O Ingenuity agora permitirá que a Nasa analise como as operações com helicópteros de próxima geração podem beneficiar a exploração futura de Marte. Embora o helicóptero tenha chegado a Marte como uma demonstração de tecnologia — ou um projeto de escopo limitado que busca testar uma capacidade pela primeira vez — na tentativa de realizar um voo controlado em outro planeta, ele recebeu uma nova missão no final de abril.

Essa nova missão consiste em uma fase de demonstração de operações. Ela se concentrará no estudo dos tipos de recursos que um helicóptero pode fornecer em missões a Marte, como reconhecimento, observação aérea de regiões que os rovers não podem alcançar e imagens estéreo detalhadas de altitudes atmosféricas.

Você pode estar se perguntando por que o Ingenuity teve que mudar os aeródromos. Em primeiro lugar, o Ingenuity já concluiu tudo o que ele havia sido enviado para fazer em sua janela de demonstração de 31 dias terrestres, então qualquer coisa que fizer a partir de agora é um bônus para todos nós aqui na Terra e, claro, para a ciência.

No entanto, para prosseguir com sua fase de demonstração de operações, o Ingenuity precisa ficar perto de seu amigo — ou, como gosto de dizer, de seu orgulhoso pai — o rover Perseverance. A Perseverance funciona como um relé (um componente que funciona como uma espécie de interruptor) de comunicação entre o Ingenuity, os orbitadores de Marte e os controladores de missão na Terra. O rover tem sua própria programação para seguir em sua jornada em busca de sinais de vida microbiana antiga em Marte, estudar o clima e a geologia do planeta e coletar amostras para um futuro retorno à Terra.

"Estamos viajando para uma nova base porque esta é a direção que a Perseverance está tomando, e se quisermos continuar a demonstrar o que pode ser feito de uma perspectiva aérea, temos que ir aonde o rover vai", Josh Ravich, principal engenheiro mecânico do Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, disse em um comunicado.

A Nasa afirmou que os voos durante a fase de demonstração de operações do Ingenuity diminuirão de uma vez a cada poucos dias para uma vez a cada duas ou três semanas. Eles também serão programados de forma que não interfiram nas operações científicas da Perseverance. A equipe do Ingenuity avaliará as operações de voo após 30 Sols, ou 31 dias terrestres, e deve concluí-las até o final de agosto.

Assine a newsletter do Gizmodo

No anúncio sobre a nova missão do Ingenuity nas próximas semanas, MiMi Aung, gerente de projeto do Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, disse que sua equipe agradece muito o apoio oferecido pela equipe do rover Perseverance durante a fase de demonstração da tecnologia do Ingenuity.

"Agora temos a chance de retribuir, demonstrando para futuras missões robóticas e até mesmo com tripulação os benefícios de ter um parceiro por perto que pode fornecer uma perspectiva diferente — uma do céu", disse Aung. "Vamos aproveitar esta oportunidade e correr com ela — e voar com ela."

The post Ingenuity realiza seu último voo programado em Marte e se prepara para novos desafios appeared first on Gizmodo Brasil.

Novo trailer do segundo filme de Venom mostra Carnificina

Posted: 10 May 2021 05:00 PM PDT

Embora o primeiro filme de Venom, da Sony Pictures, tenha transformado Eddie Brock e seu parceiro simbionte em heróis ao fazê-los enfrentar outro simbiose, o filme também estabeleceu que havia pelo menos uma outra ameaça significativa na Costa Oeste que precisaria ser derrotada em um futuro próximo.

Ao que parece, no primeiro filme, o Cletus Kasady de Woody Harrelson não levou em consideração como algumas perucas podem parecer estranhas. E por falar nele, não havia dúvidas sobre o seu retorna na sequência, chamada de “Venom – Tempo de Carnificina“. Mas, o novo trailer ainda trouxe outro detalhe bem importante: a sequência está trazendo um simbionte letal para a festa.

Por mais que o trailer entregue alguns detalhes do enredo, além de Kasady finalmente se transformar em Carnificina, ele mostra como o relacionamento de Eddie e Venom cresceu desde o último filme. A obra parece ter mantido o senso de humor que experimentamos no primeiro longa, como percebemos nas cenas em que Venom e Eddie não estão em ação, babando ou ameaçando comer vítimas inocentes.

Assine a newsletter do Gizmodo

Nós sabíamos anteriormente que Michelle Williams foi convidada para repetir seu papel como Anne Weying, o que levou a uma reviravolta muito interessante e inesperada para toda a trama. Mas, para descobrir o que sua participação influenciou nesta sequência, só esperando pelo dia 24 de setembro. No Brasil, o filme estreia em 16 de setembro.

The post Novo trailer do segundo filme de Venom mostra Carnificina appeared first on Gizmodo Brasil.

Esta espécie de tubarão utiliza os campos magnéticos da Terra para se orientar

Posted: 10 May 2021 04:30 PM PDT

Enquanto muitos de nós, humanos, enfrentamos dificuldades em lembrar um percurso, os animais marinhos apresentam habilidades incríveis para se orientar enquanto migram. Exemplo disso são os tubarões-de-pala, conforme mostra um novo estudo publicado na última semana na revista Current Biology.

A pesquisa descreve como a espécie de tubarão Sphyrna tiburo utiliza o campo magnético da Terra como uma espécie de "GPS da natureza", nas palavras do autor principal do estudo, Bryan Keller, ao Sci News.

Os pesquisadores sabiam que os tubarões-de-pala retornam para os mesmos estuários todos os anos, mas eles queriam descobrir se os campos magnéticos eram os responsáveis por oferecer esse direcionamento para casa. Assim, eles decidiram realizar testes com 20 espécimes juvenis.

Os tubarões foram expostos a condições magnéticas que representavam locais a centenas de quilômetros de distância de onde eles foram capturados. A ideia do experimento era observar o comportamento dos animais para compreender se eles dependiam, de fato, das informações magnéticas.

A expectativa era que, quando expostos ao campo que simulava um deslocamento ao norte do seu local de origem, os tubarões tentariam retornar indo em direção ao sul. Já no caso do campo simulando um deslocamento para o sul, eles nadariam para o norte. Caso eles fossem expostos a um campo magnético que correspondesse ao local em que foram capturados, os pesquisadores imaginaram que não haveria uma preferência de orientação.

O resultado foi que o comportamento dos animais correspondeu às expectativas dos cientistas, provando que a teoria estava correta. Ainda de acordo com os pesquisadores, essa habilidade pode exercer um papel importante na estrutura populacional dos tubarões.

Assine a newsletter do Gizmodo

Keller descreveu as descobertas do estudo como algo impressionante, já que "em um mundo onde as pessoas usam GPS para navegar em quase todos os lugares, essa capacidade é realmente notável".

[Sci News]

The post Esta espécie de tubarão utiliza os campos magnéticos da Terra para se orientar appeared first on Gizmodo Brasil.

Vai ser difícil encontrar PS5 nas lojas até 2022, diz Sony

Posted: 10 May 2021 04:00 PM PDT

Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

Para quem esperava que fosse mais fácil encontrar um PlayStation 5 nas próximas semanas, aqui vão as más notícias: em reunião com um grupo de analistas, a Sony avisou que muito provavelmente não poderá atender à demanda. Com isso, o console deverá continuar como um item escasso em praticamente todas as lojas pelo menos até 2022.

De acordo com a Bloomberg, até o dia 31 de março deste ano, a Sony vendeu 7,8 milhões de unidades do PS5. Segundo dados do NPD Group, foi o console que vendeu mais rapidamente na história dos Estados Unidos. A meta da companhia para o próximo ano fiscal, que se encerra em março do ano que vem, é de comercializar mais 14,8 milhões de consoles.

Contudo, embora o dispositivo esteja vendendo bem nestes seis meses desde o lançamento, a Sony admitiu que ainda enfrenta sérias dificuldades para acompanhar o número de pedidos. Na verdade, não há nem previsão da própria empresa para que a escassez acabe, contrariando declarações do presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, que deu a entender que a oferta de PS5 aumentaria no segundo semestre de 2021.

De acordo com a Sony, a principal culpada por essa falta de estoque é a escassez global de chips, que afetou não apenas a fabricante japonesa, mas praticamente toda a indústria. Hiroki Totoki, diretor financeiro da Sony, afirmou que, mesmo se a empresa assegurasse mais aparelhos e aumentasse a produção no ano que vem, o “fornecimento da Sony não seria capaz de acompanhar a demanda".

Segundo a Bloomberg, Totoki também disse que a demanda pelo console permaneceria alta, mesmo que em alguns países as pessoas agora começam a sair mais de casa com um possível início do fim da pandemia, já que mais gente está sendo vacinada. A Sony declarou que os usuários ativos mensais da Playstation Network caíram para 109 milhões no último trimestre, ante 114 milhões no trimestre anterior.

Assine a newsletter do Gizmodo

O PlayStation 5 não é o único console que enfrenta problemas de abastecimento. A Microsoft também tem se esforçado para atender à demanda para o Xbox Series X|S.

Já o Nintendo Switch parece ser o que menos foi afetado até então. Em partes porque não era uma tarefa fácil encontrar o videogame mesmo antes da pandemia — algo que a Nintendo prometeu corrigir ao aumentar a produção do console. Ainda assim, a companhia japonesa declarou a investidores na semana passada que as vendas do Switch devem perder força nos próximos meses, seja pela falta de chips ou pela adoção dos consoles da concorrência.

No Brasil, o cenário é o mesmo. E até pior, levando em consideração que o valor cobrado pelos consoles no País está entre os mais caros do mundo.

The post Vai ser difícil encontrar PS5 nas lojas até 2022, diz Sony appeared first on Gizmodo Brasil.

Nasa “dá bronca” na China por foguete que caiu no Oceano Índico

Posted: 10 May 2021 03:30 PM PDT

Após dias de preocupação sobre quando e onde um foguete chinês fora de controle cairia na Terra, a China anunciou no início do domingo que o foguete havia caído no Oceano Índico, perto das Maldivas. Embora não esteja claro se os destroços causaram algum dano, a Nasa repreendeu duramente a China pela irresponsabilidade em relação aos seus destroços espaciais.

Em um comunicado divulgado no domingo após a queda do foguete, o administrador da Nasa, Bill Nelson, disse que as nações que viajam pelo espaço devem minimizar os riscos para as pessoas e propriedades na Terra quando se trata de reentradas de objetos espaciais. Nelson também afirmou que era importante maximizar a transparência em relação a essas reentradas. Neste caso, os detritos espaciais consistiam no estágio central de um foguete Longa Marcha 5B, que tinha 30 metros de comprimento e 5 metros de largura.

Com um peso de 23 toneladas, o estágio principal é um dos maiores objetos de fabricação humana a realizar uma reentrada descontrolada.

"Está claro que a China não está cumprindo os padrões responsáveis ​​em relação aos seus detritos espaciais", disse Nelson. "É fundamental que a China e todas as nações e entidades comerciais espaciais ajam com responsabilidade e transparência no espaço para garantir a segurança, estabilidade, proteção e sustentabilidade de longo prazo das atividades espaciais."

Especialistas observaram o foguete de perto nos últimos dias, preocupados com a possibilidade, embora muito pequena, de os destroços caírem sobre áreas habitadas. No entanto, as chances sempre foram fortemente inclinadas para uma queda no oceano, que cobre a maior parte da Terra, ou em áreas desabitadas.

A Agência Espacial Tripulada da China disse em um comunicado no domingo, que só pode ser visto no Wayback Machine porque o site estava fora do ar no momento da publicação, que grande parte do Longa Marcha 5B queimou durante a reentrada.

A China lançou o foguete no final de abril como parte de seu ambicioso projeto de criar sua própria estação espacial, que se chamará Tiangong. O Longa Marcha 5B carregava o Tianhe, ou Harmonia dos Céus, de 16 metros, que é o módulo principal da estação. Se tudo correr conforme o planejado, Tianhe será a parte da estação que abrigará os astronautas da China, que ficarão na estação por períodos de até meio ano.

O lançamento de Tianhe foi o primeiro de 11 lançamentos programados necessários para tornar Tiangong operacional no final de 2022.

Por que tivemos um Longa Marcha 5B descontrolado? Neste caso, o estágio central do foguete carregou e colocou o módulo Tianhe em órbita. (Vários boosters menores caíram logo após o lançamento e pousaram com segurança no Oceano Pacífico). Depois de lançar o módulo Tianhe, a China optou por não disparar o motor do Longa Marcha 5B para que ele pudesse sair de órbita e eventualmente pousar em uma área desocupada. Isso fez com que o estágio central fizesse uma reentrada descontrolada.

Esta não é a primeira vez que vimos um Longa Marcha 5B chinês fazer uma reentrada descontrolada. No ano passado, um foguete carregando um protótipo da cápsula de tripulação de próxima geração da China passou pela mesma situação. Esse incidente resultou em destroços do foguete danificando vários edifícios na Costa do Marfim, embora felizmente não tenha havido vítimas relatadas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Considerando o projeto da estação espacial da China, mais lançamentos do Longa Marcha 5B são esperados. Portanto, há uma chance de que isso aconteça novamente. Também é possível que futuras reentradas descontroladas possam causar sérios danos à Terra. A possibilidade não apenas justifica a declaração da Nasa, mas a torna necessária.

"Uma reentrada no oceano sempre foi estatisticamente a mais provável. Parece que a China ganhou sua aposta (a menos que recebamos notícias de destroços nas Maldivas). Mas ainda foi imprudente", disse Jonathan McDowell, astrofísico do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics.

The post Nasa “dá bronca” na China por foguete que caiu no Oceano Índico appeared first on Gizmodo Brasil.

Ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não pioram o quadro de Covid-19, diz estudo

Posted: 10 May 2021 03:05 PM PDT

Uma nova pesquisa divulgada na sexta-feira deve aliviar qualquer pessoa preocupada em ter tomado analgésicos de venda livre, como o ibuprofeno, antes de contrair a Covid-19. O amplo estudo não encontrou evidências de que o uso anterior recente de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) levou a sintomas mais graves ou morte entre pacientes hospitalizados à doença.

No início da pandemia, alguns médicos levantaram preocupações de que os AINEs deveriam ser evitados no caso de pacientes com Covid-19. Em ratos de laboratório, os AINEs como o ibuprofeno são conhecidos por elevar os níveis da enzima conversora da angiotensina 2 (ECA2), que também é usada pelo coronavírus para entrar nas células humanas. O medo era que os AINEs, junto com dois outros tipos de medicamentos (inibidores da ECA e bloqueadores do receptor ECA2), pudessem potencialmente aumentar a capacidade do vírus de infectar pessoas e causar quadros graves da doença. Também havia evidências na época de que as pessoas com diabetes e/ou hipertensão eram mais vulneráveis ​​a complicações causadas pela Covid-19, possivelmente porque eram mais propensas a tomar esses medicamentos.

A ligação entre Covid-19 grave e essas condições crônicas tornou-se bem estabelecida neste ponto. Mas algumas, se não todas, as pesquisas sugerem que os AINEs e outros medicamentos não têm qualquer impacto real sobre a Covid-19. Para ajudar a finalmente resolver o debate, os pesquisadores divulgaram o que eles dizem ser o maior estudo desse tipo feito até agora. O trabalho foi publicado na revista Lancet Rheumatology.

Os autores analisaram os registros hospitalares de mais de 70 mil pacientes no Reino Unido que foram hospitalizados com Covid-19. Destes pacientes, 4.211 foram relatados como tendo tomado AINEs antes da admissão. Quando comparado com pessoas que não tomaram AINEs, aqueles que se medicaram tinham a mesma probabilidade de eventualmente morrer (cerca de 30%) durante ou logo após a sua visita ao hospital. Eles também não se mostraram mais propensos a precisar de cuidados intensivos ou intervenções como oxigênio e ventilação. O mesmo padrão foi observado quando os pesquisadores analisaram apenas pacientes com doenças inflamatórias ou relacionadas ao sistema imunológico.

"Quando a pandemia começou há mais de um ano, precisávamos ter certeza de que esses medicamentos comuns não levariam a piores resultados em pessoas com Covid-19", disse a autora principal do estudo, Ewen Harrison, pesquisadora da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, em um comunicado divulgado pela Lancet. "Agora temos evidências claras de que os AINEs são seguros para uso em pacientes com Covid-19, o que deve fornecer garantias aos médicos e aos pacientes de que podem continuar a ser usados ​​da mesma forma que antes do início da pandemia."

Assine a newsletter do Gizmodo

As conclusões do estudo ainda devem ser confirmadas por mais pesquisas, mas a maior parte dos dados relevantes coletados antes e durante a pandemia parecem apontar para nenhum efeito de AINEs na Covid-19. Uma revisão conduzida pela Organização Mundial da Saúde em abril de 2020, por exemplo, concluiu que não havia nenhuma evidência de que os AINEs tivessem um efeito na saúde ou sobrevivência dos pacientes com Covid-19.

The post Ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não pioram o quadro de Covid-19, diz estudo appeared first on Gizmodo Brasil.

Aproximação com Jeffrey Epstein, empresário acusado de pedofilia, motivou divórcio de Bill Gates, diz jornal

Posted: 10 May 2021 02:41 PM PDT

Imagem: Elaine Thompson (AP)

Segundo uma reportagem do jornal Wall Street Journal, Melinda Gates teria começado a conversar com advogados sobre o divórcio em outubro de 2019. O gatilho teria acontecido depois que o New York Times revelou que Bill Gates se reuniu com Jeffrey Epstein, empresário acusado de manter uma rede de pedofilia, em várias ocasiões. Bill e Melinda anunciaram a separação na semana passada.

Em outubro de 2019, o NYT relatou pela primeira vez sobre os encontros de Bill Gates com Epstein, um deles com direito a uma foto no apartamento de Epstein, em 2011. Na época, a reunião teria ocorrido após Epstein ter sido declarado culpado de duas acusações estaduais na Flórida, uma delas sendo por "solicitação de prostituição" e a outra por "solicitação de prostituição com menor de 18 anos".

Especulações já apontavam que os laços entre Bill e Epstein teriam sido um dos motivos causadores do fim do casamento de quase 30 anos entre o casal. No entanto, essa é a primeira vez que uma reportagem insinua essa possibilidade tão diretamente, embora as fontes do WSJ permaneçam no anonimato.

Do WSJ:

“A Sra. Gates consultou advogados de divórcio cerca de dois anos antes de pedir o divórcio do Sr. Gates, dizendo que seu casamento estava ‘irremediavelmente rompido’, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto e documentos revisados ​​pelo The Wall Street Journal.

[…]

O casal não disse o que motivou a separação. Uma fonte de preocupação para a Sra. Gates eram as negociações de seu marido com o criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, de acordo com pessoa e um ex-funcionário de sua instituição de caridade, a Fundação Bill & Melinda Gates. As preocupações da Sra. Gates sobre o relacionamento datavam de 2013, disse a ex-funcionária.”

A reportagem do NYT em 2019 revelou que Bill Gates tinha visitado o apartamento de Epstein em Manhattan pelo menos três vezes, ficando “até tarde da noite” em uma das ocasiões. Naquele mesmo ano, quando as reuniões foram reveladas, Gates disse que estava apenas se encontrando com Epstein para falar sobre o trabalho de filantropia. A Fundação do agora ex-casal é uma organização sem fins lucrativos, e não se sabe por que precisaria da ajuda de Epstein.

Segundo o WSJ, Bill Gtates afirma que só se encontrou com Epstein por motivos inocentes

“De acordo com os documentos analisados ​​pelo WSJ, a Sra. Gates e seus assessores realizaram uma série de ligações em outubro de 2019, quando o New York Times informou que Gates havia se encontrado com Epstein em várias ocasiões. Gates certa vez ficou até tarde da noite na casa de Epstein em Manhattan, informou o Times.

Bridgitt Arnold, porta-voz de Gates, disse em 2019 que o magnata do software e Epstein se encontraram várias vezes para discutir filantropia. ‘Bill Gates lamenta nunca ter se encontrado com Epstein e reconhece que foi um erro de julgamento fazê-lo’, disse Arnold na época.”

Segundo o Daily Beast, a própria Melinda conheceu Epstein em uma ocasião em 2013. Foi quando ela soube que algo não estava certo, mesmo que o veículo não tenha revelado informações exatas do que ela teria descoberto.

“‘Eu não posso fazer a alegação que tantos estão reivindicando’, disse o informante ao The Daily Beast na condição de anonimato, referindo-se às pessoas no convívio de Epstein, que disseram não ter suspeitas do abuso de Epstein.

‘As pessoas ao seu redor’, acrescentou a pessoa, referindo-se a Epstein, ‘tinham um espectro variado do que sabiam e do que não sabiam e como o racionalizaram.’

Essa pessoa não ficou surpresa que Melinda Gates não gostou do encontro com Epstein, dizendo ‘muitas pessoas se sentiam desconfortáveis ​​com Epstein, independentemente de sua’ má conduta sexual. ‘Ele era apenas um cara desagradável. Quase fazia questão de ser mal educado, de não prestar atenção no jantar… Pude perceber como alguém, mesmo sem suspeitar, não gostaria de estar perto dele.'”

O que Bill Gates sabia e quando ele soube? Isso ainda parece muito incerto neste momento. No entanto, por meio da reportagem do WSJ, agora é possível ter uma ideia da rapidez com que Melinda conseguiu advogados para tratar do divórcio — e ele teria acontecido bem na época em que a relação de Bill com Epstein se tornou pública. O que quer que Bill soubesse sobre Epstein, parece que Melinda estava claramente desconfortável com toda a situação.

Jeffrey Epstein morreu na prisão em agosto de 2019.

The post Aproximação com Jeffrey Epstein, empresário acusado de pedofilia, motivou divórcio de Bill Gates, diz jornal appeared first on Gizmodo Brasil.

Os lançamentos da semana no Prime Vídeo, Globoplay, Netflix e Disney+ (10/05 a 16/05)

Posted: 10 May 2021 11:47 AM PDT

Todas as semanas trazemos até você os lançamentos nos principais serviços de streaming, como Netflix, Globoplay Prime Vídeo e Disney+. Estas são as novidades entre os dias 10 e 16 de maio.

É importante ressaltar que nem tudo chega na mesma data, por isso separamos na ordem de disponibilidade. As sinopses de filmes e séries abaixo são fornecidas pelas próprias plataformas. E sempre é bom lembrar: os títulos estão sujeitos a alteração por parte de cada serviço, a qualquer momento e sem aviso prévio, então é importante ficar de olho caso algum deles não seja liberado de imediato. Confira:

Netflix

10/05

  • Boi Neon

Iremar (Juliano Cazarré) é um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste trabalhando em vaquejadas. Seu maior sonho é largar tudo e começar uma nova carreira na moda como estilista no Polo de Confecções do Agreste.

11/05

  • Outlander (Temporada 5)

A quinta temporada de Outlander encontra os Frasers lutando por sua família e pela casa que forjaram em Fraser’s Ridge. Jamie deve encontrar uma maneira de defender tudo o que ele criou na América e proteger aqueles que procuram sua liderança e proteção — enquanto esconde seu relacionamento pessoal com Murtagh Fitzgibbons, o homem que o governador William Tryon ordenou que ele caçasse e matasse. Com sua família finalmente reunida, Claire Fraser deve usar seu conhecimento médico moderno e suas previsões para evitar que tudo se perca novamente. No entanto, enquanto se concentra em proteger os outros, ela corre o risco de esquecer de proteger a si mesma. Enquanto isso, Brianna Fraser e Roger MacKenzie se reuniram, mas o espectro de Stephen Bonnet ainda os assombra. Roger se esforça para encontrar seu lugar neste tempo novo e perigoso. Os Frasers devem se unir, navegando pelos muitos perigos que prevêem — e aqueles que não podem.

  • Explicando… Dinheiro

Nós o gastamos, emprestamos e poupamos. Mas agora vamos falar sobre as armadilhas do dinheiro, como os cartões de crédito, os cassinos, os golpes e o crédito estudantil.

12/05

  • Oxigênio 

Após acordar e perceber que está presa em um câmara criogênica, Liz (Mélanie Laurent) precisa recuperar sua memória como forma de sobrevivência. Um filme de Alexandre Aj.

  • O Grinch

Uma criatura ranzinza quer acabar com o Natal de uma alegre cidade. Mas, uma garotinha sabe o caminho para conquistar o seu coração.

  • Família Upshaw (Temporada 1)

Nesta série de comédia, uma família cheia de histórias para contar tenta equilibrar os desafios e alegrias do dia a dia.

  • Peter Tatchell: Do Ódio ao Amor

Este documentário conta a história do ativista de direitos LGBTQIA+ Peter Tatchell e sua luta por justiça em meio a controvérsias e comoções políticas.

13/05

  • Amor, Casamento e Divórcio (Temporada 1)

A vida três mulheres bem-sucedidas que trabalham em um programa de rádio vira de cabeça para baixo quando seus casamentos são ameaçados por segredos e reviravoltas.

  • Castlevania (Temporada 4)

Inspirada na série clássica de videogames, 'Castlevania' é uma animação de fantasia medieval sombria sobre a luta do último sobrevivente do clã Belmont para tentar salvar a Europa Oriental da destruição. Para isso, será preciso combater Vlad Tepes, o Conde Drácula.

14/05

  • A Mulher na Janela

Confinada em casa devido à agorafobia, uma psicóloga fica obcecada pelos novos vizinhos — e por solucionar um crime que viu pela janela.

  • Halston

Seu nome construiu um império. Seu estilo definiu uma era. A carreira do estilista de moda Halston decola, mas sua vida logo foge do controle.

  • Eu Sou Todas as Meninas

Uma detetive implacável se une a uma assassina que ataca os integrantes de uma quadrilha de tráfico de crianças.

  • Ferry

Ferry Bouman ainda não é o chefão do tráfico: é só um homem que precisa voltar á sua cidade natal em uma missão de vingança. Mas esse retorno trará, também, um novo amor.

  • O Mistério da Casa Assombrada

Quando uma família se muda para o interior, dois irmãos e seus novos amigos tentam resolver o mistério que assombra a nova casa.

Assine a newsletter do Gizmodo

  • O Ritmo da Selva: O Filme

Um alien cai na Terra e é encontrado por animais falantes que tentam ajudá-lo a voltar pra casa e, de quebra, salvar o mundo.

  • Eu Vi (Temporada 3)

Dos produtores executivos da franquia 'The Purge' e de 'Lore', 'Eu Vi' é um relato em primeira pessoa de assustadoras experiências sobrenaturais e outros fenômenos inexplicáveis que marcaram para sempre a vida daqueles que os presenciaram.

  • Love, Death & Robots (Volume 2)

Para a temporada 2, Tim Miller ('Deadpool') tem a companhia de Jennifer Yuh Nelson como diretora supervisora. Juntos, eles procuraram diretores de animação talentosos do mundo todo para uma mistura de estilos e histórias que vai de comédia violenta à filosofia existencial.

  • A Caminho do Céu (Temporada 1)

Existe vida nos pertences de quem já faleceu. Um jovem com síndrome de Asperger e seu tio ex-presidiário descobrem e relatam historias para aqueles que ficaram.

15/05

  • Kuroko no Basket (Temporada 2)

Cinco astros do basquete vão para escolas diferentes no ensino médio. Eles são talentosos e estão dispostos a tudo para trazer glória para seus novos times.

16/05

  • Quem Matou Sara? (Temporada 2)

Condenado por um assassinato que não cometeu, Álex passa 18 anos na cadeia. Depois de cumprir a pena, tudo o que ele quer é se vingar de Rodolfo Lazcano, suposto responsável pelo crime. Mas as coisas se complicam quando Álex se envolve com Elisa, filha mais nova de Lazcano, e acaba descobrindo que a verdadeira causa de sua desgraça era outra pessoa.

  • The Last Days

Este documentário, vencedor do Oscar, conta as histórias de cinco judeus húngaros que viveram o horror do Holocausto.

Assine a newsletter do Gizmodo

Prime Vídeo

14/05

  • The Underground Railroad (Temporada 1)

Do ganhador do Oscar Barry Jenkins e baseada no romance de Colson White, vencedor do Prêmio Pulitzer, a minissérie “The Underground Railroad” narra a luta desesperada por liberdade de Cora Randall, no período que antecede a Guerra Civil no sul dos EUA.

Disney+

14/05

  • High School Musical: O Musical: A Série (Temporada 2)

Treze anos após High School Musical ter sido filmado na East High, o departamento de teatro está criando uma nova montagem ambiciosa: "High School Musical: O Musical!" Uma nova turma de jovens irá encarar os papeis de Gabriela, Troy, Ryan, Sharpay e todos os outros – com bastante drama escolar dentro e fora do palco.

Globoplay

10/05

  • Mulheres Apaixonadas

A protagonista da trama é Helena (Christiane Torloni), diretora de uma escola no Rio de Janeiro. Ela mora no bairro nobre do Leblon, é casada com o saxofonista Téo (Tony Ramos), mas tem uma recaída ao reencontrar um amor do passado, César (José Mayer). Com medo de perder a esposa, Téo esconde um segredo: no passado, teve um filho com a ex-garota de programa Fernanda (Vanessa Gerbelli). Ele e Helena adotam o menino, sem que ela saiba da verdade. Entre os outros arcos trabalhados na novela, as histórias exploram relações do universo familiar. Foram mais de cem personagens e muitas tramas paralelas. A ideia de Manoel Carlos era fazer uma novela como se ela contivesse minisséries, contando várias histórias ao mesmo tempo.

13/05

  • Caso Evandro 

O Caso Evandro, popularmente conhecido no Paraná como As Bruxas de Guaratuba, virou série documental no Globoplay. Os áudios foram publicados pelo jornalista Ivan Mizanzuk e conta história da investigação sobre o desaparecimento de uma criança no início dos anos 90.

The post Os lançamentos da semana no Prime Vídeo, Globoplay, Netflix e Disney+ (10/05 a 16/05) appeared first on Gizmodo Brasil.

Médicos descobrem mutação genética que inibe a produção de anticorpos

Posted: 10 May 2021 11:26 AM PDT

Médicos dizem ter descoberto novo distúrbio genético que mina a capacidade de uma pessoa de produzir anticorpos. A condição, provavelmente muito rara e tratável, foi identificada pela primeira vez em um menino da Filadélfia, nos EUA, e pode um dia ajudar os cientistas a entender melhor o sistema imunológico.

As  descobertas da investigação foram publicadas na última quarta-feira (5) no Journal of Experimental Medicine.

Vários anos atrás, os médicos do Hospital Infantil da Filadélfia (CHOP) encontraram um caso misterioso. Em seu primeiro ano de vida, o paciente Luke Terrio havia experimentado muito mais infecções do que o normal — infecções que não respondiam mais aos antibióticos e estavam começando a retardar seu desenvolvimento.

A equipe de especialistas concluiu rapidamente que o menino tinha agamaglobulinemia, um tipo de deficiência imunológica em que as pessoas produzem quase nenhuma célula B, que ajudam a evitar infecções. Uma função fundamental das células B é a produção de anticorpos, que são especialmente úteis na neutralização de infecções de germes que o corpo já encontrou. Mas Terrio não parecia ter agamaglobulinemia ligada ao X (XLA), uma forma comum da doença, como os médicos inicialmente suspeitaram. Eles logo teorizaram que sua condição era causada por uma falha genética desconhecida.

O estudo mostra uma nova forma de agamaglobulinemia, que os médicos chamam de PU.1 agamaglobulinemia mutada, ou PU.MA. Ao contrário de outras formas da condição, a PU.MA. não parece ser causada por mutações herdadas transmitidas por famílias, mas por mutações que surgem espontaneamente em um embrião em desenvolvimento.

"Suspeito que os pacientes com PU.MA, embora muito raros, têm muito a ensinar aos cientistas do mundo sobre doenças mais comuns, como câncer e também doenças inflamatórias."

Para desvendar esse mistério, eles sequenciaram todo o exoma de Terrio, a parte do nosso DNA que codifica as proteínas. Por fim, eles também compararam seu exoma a outras pessoas com agamaglobulinemia. E em seis desses pacientes, incluindo Terrio, eles encontraram uma ligação comum: mutações que dificultavam a capacidade de produzir uma proteína importante para a formação de células B chamada PU.1. Assim que descobriram essa ligação, eles fizeram experimentos com a tecnologia de edição de genes CRISPR, descobrindo que células-tronco (retiradas de cordões umbilicais de doadores não afetados) editadas em laboratório para ter essas mutações começaram a apresentar disfunção da mesma maneira.

 

Neil Romberg examinando Luke Terrio de 15 meses. Foto: Hospital Infantil da Filadélfia

"Com base em nossa experiência, acreditamos que as mutações PU.1 são responsáveis ​​por cerca de 20% dos casos de agamaglobulinemia atualmente não diagnosticados", disse o autor sênior Neil Romberg, médico assistente da Divisão de Alergia e Imunologia do CHOP, ao Gizmodo por e-mail. "A agamaglobulinemia é uma doença incomum, então esperaríamos que casos de PU.MA ocorressem na faixa de 1 em 1. milhão -7 milhões de nascidos vivos. Então, acreditamos que é bem raro."

A descoberta de Romberg e sua equipe é a primeira a identificar mutações envolvendo a PU.1 em doenças humanas. Mas estudos anteriores com animais sugeriram que ratos com esses defeitos não apenas desenvolveriam um sistema imunológico fraco, mas também teriam maior risco de câncer. Essa possibilidade preocupou sua equipe o suficiente para evitar o tratamento padrão para agamaglobulinemia para Terrio — infusões regulares de anticorpos de reposição. Em vez disso, Terrio recebeu um transplante de medula óssea de seu irmão mais velho, Jack.

"Eu perdi um pouco do sono pensando sobre a possível disposição ao câncer quando identificamos pela primeira vez a mutação de Luke, e esta foi uma das principais razões pelas quais ele fez um transplante, em vez de optar pela terapia de reposição de anticorpos para o resto da vida", disse Romberg. "Assim que identificamos outros pacientes com PU.MA, alguns na meia-idade, e percebemos que nenhum tinha câncer, minha preocupação diminuiu. Esperamos que essa tendência promissora persista. Vamos acompanhar de perto esses pacientes ao longo do tempo."

O transplante deve permitir que Terrio eventualmente produza um grande suprimento de anticorpos. Nesse ínterim, ele também está recebendo infusões regulares de anticorpos. Agora com 4 anos, ele está muito melhor e é capaz de correr e brincar como crianças de sua idade. E com o tratamento, espera-se que pacientes como Terrio tenham vidas longas e produtivas, disse Romberg.

Assine a newsletter do Gizmodo

Ainda existem muitos mistérios sobre a PU.MA e a PU.1 a serem resolvidos. A maioria dos pacientes que eles identificaram começou a ficar doente no primeiro ano de vida, mas em pelo menos um paciente, a perda de anticorpos não pareceu começar até que ele atingir a idade adulta — então, pode haver maneiras diferentes com as quais essas mutações estão interagindo com o ambiente de uma pessoa para causar problemas. Outra pesquisa mostrou que a PU.1 é crucial para o sistema imunológico e que as variações genéticas que o envolvem podem desempenhar um papel em outras condições relacionadas à imunidade.

"Eu suspeito que os pacientes PU.MA, embora muito raros, têm muito a ensinar aos cientistas do mundo sobre doenças mais comuns, como o câncer e também doenças inflamatórias", disse Romberg. "Os pacientes PU.MA com os quais trabalhamos certamente ensinaram muito à nossa equipe sobre biologia e também sobre perseverança. Como grupo, eles passaram por muita coisa."

The post Médicos descobrem mutação genética que inibe a produção de anticorpos appeared first on Gizmodo Brasil.

Inscreva-se em um bootcamp e ganhe 40% de desconto no curso de Imersão Internacional do IGTI

Posted: 10 May 2021 08:39 AM PDT

Detalhe da ponte Golden Gate, em San Francisco, Califórnia. Uma torre metálica vermelha se erguendo. Ao fundo, o céu azul.

O IGTI (Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação) é referência no ensino remoto para profissionais ou pessoas que querem se especializar em áreas de TI. Além de pós-graduações reconhecidas pelo MEC, a plataforma tem ganhado cada vez mais importância em cursos hands-on, como bootcamps e programas de imersão.

Pensando em capacitar cada vez mais profissionais na área da tecnologia da informação, o IGTI separou uma promoção especial para os interessados em alavancar sua carreira: ao fazer a inscrição em um bootcamp, você ganha 40% de desconto no Programa de Imersão Internacional – edição Vale do Silício Tecnologias Disruptivas. 

Vem conhecer mais sobre este programa e os bootcamps oferecidos pela empresa:

O Programa de Imersão Internacional – Edição Vale do Silício Tecnologias Disruptivas

Com início em 14 de junho, o programa é totalmente online e sem mensalidade. Serão 10 semanas imersivas, com 62 horas de carga horária de palestras e módulos com especialistas internacionais do Vale do Silício.

Neste programa de imersão, você terá interações ao vivo e tradução simultânea com peritos de TI. Os temas das palestras serão:

  • Mindset do Vale do Silício.
  • Machine Learning.
  • Internet das Coisas.
  • Blockchain.
  • Realidade Virtual/Aumentada.
  • Arquitetura de Software.
  • Cyber Security.
  • Visão Computacional/Inteligência Artificial.
  • Cloud Computing.
  • Uma sessão especial sobre carreira fora do Brasil.

As palestras internacionais são semanais e complementadas por outras palestras e atividades ministradas por profissionais nacionais da área.

Além das vídeo-aulas, você verá atividades práticas baseadas em cases reais. Assim, terá uma noção melhor de como inovar, liderar e empreender na área de TI.

Esse é o primeiro evento internacional promovido pelo IGTI e os participantes pagarão apenas o custo de matrícula, que é de R$ 250,00. As inscrições podem ser feitas até 11 de junho pelo site. Clique aqui para se inscrever. Mas corra, porque restam apenas 65 vagas!

Faça o seu combo e garanta 40% de desconto

Ao comprar um dos bootcamps oferecidos pelo IGTI, você garante 40% de desconto na inscrição do programa de imersão.

Bootcamps são cursos que garantem a capacitação do profissional de maneira mais rápida e prática do que uma graduação tradicional. Nos bootcamps do IGTI, você só paga a taxa de matrícula, que é de R$ 150, e tem acesso a aulas ao vivo e materiais complementares. São uma ótima opção para quem busca adquirir conhecimento intensivo para subir ou mudar de carreira.

Veja alguns dos bootcamps mais famosos do IGTI e inspire-se para alavancar suas habilidades profissionais:

Você tem até 13 de maio para fazer sua inscrição em um bootcamp e garantir o desconto de 40% para o programa de imersão!

Clique aqui para ver todas as opções de bootcamp oferecidas pelo IGTI.

Como garantir o desconto

É simples: ao realizar a inscrição do bootcamp escolhido, você terá a opção de também acrescentar o programa de imersão já com os 40% de desconto.

Assim, é só selecionar o Programa de Imersão Internacional – edição Vale do Silício Tecnologias Disruptivas antes de finalizar o pagamento.

O IGTI

Fundado em 2006, o Instituto de Gestão e Tecnologia (IGTI) é uma instituição de ensino superior a distância que tem como propósito oferecer a melhor educação em TI para todos. A instituição oferece cursos e qualificações em diversas áreas, como Desenvolvimento de Software, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Transformação Digital, Blockchain e Segurança Cibernética, adotando um modelo educacional que oferece ampla interatividade entre alunos e professores e uma nova dimensão de qualidade aos cursos online. O IGTI é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, TOP 3 no ranking de empresas mais inovadoras no uso da TI no Brasil, na categoria Educação.

Faça parte dos mais de 40.000 mil alunos do IGTI e se inscreva agora para um bootcamp e para o programa de imersão.

Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

The post Inscreva-se em um bootcamp e ganhe 40% de desconto no curso de Imersão Internacional do IGTI appeared first on Gizmodo Brasil.

Sony vai aumentar preços da PS Plus no Brasil em julho, que fica até R$ 50 mais cara

Posted: 10 May 2021 08:27 AM PDT

DualSense PS5. Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Oo preço o serviço de assinatura da PS Plus, do PlayStation vai subir até R$ 50 em julho. Desde a última sexta-feira (7), a Sony está enviando um e-mail aos usuários da PSN para informar o reajuste dos valores que, dependendo do modelo escolhido, pode chegar a uma alta de até 34%.

Todas as modalidades ofertadas pela PS Plus no Brasil vão ficar mais caras a partir do dia 7 de julho, às 15h00 pelo horário de Brasilia. Isso vale, inclusive, para renovações automáticas da Plus após essa data, o que significa que quem quiser aproveitar os valores atuais precisa renovar a assinatura antes de julho.

O último aumento na PS Plus no País havia sido em maio de 2019, quando o valor anual de R$ 130 passou para os atuais R$ 150.

Com os reajustes, os preços ficam assim:

  • 1 Mês — de R$ 25,90 para R$ 34,90;
  • 3 Meses — de R$ 64,90 para R$ 84,90;
  • 12 Meses — de R$ 149,90 para R$ 199,90.
Captura de tela: Sony, Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

As maiores altas são para as assinaturas de 1 mês e 1 ano, que tiveram 34% e 33% de reajuste, respectivamente. A assinatura de 3 meses, por sua vez, teve uma alta de 30% no valor atual. Para quem joga bastante online, o pacote mais vantajoso ainda é o anual, pois o preço total dividido por 12 meses fica em torno de R$ 16 por mês.

A Sony cita no e-mail que "os novos preços refletem a atual situação do mercado e nos permitem oferecer um serviço de qualidade para os nossos assinantes". A alta do dólar, que há meses está acima dos R$ 5, certamente contribuiu para os novos reajustes. Nos Estados Unidos, a assinatura anual custa US$ 60, o equivalente a R$ 310 na conversão direta.

Assine a newsletter do Gizmodo

Lembrando que membros da PlayStation Plus ainda têm direito a descontos exclusivos e recebem dois games gratuitamente todos os meses que podem ser baixados enquanto o usuário for assinante. Mesmo se ele cancelar a assinatura e voltar um tempo depois, os títulos permanecem na biblioteca, desde que tenham sido resgatados anteriormente.

Para quem tem ativada a renovação automática e deseja desmarcá-la, precisa entrar na conta da PlayStation Network e, na seção "Assinatura", escolher "Desativar renovação automática". É possível realizar esse processo tanto em um navegador web quanto no PS4 ou PS5.

The post Sony vai aumentar preços da PS Plus no Brasil em julho, que fica até R$ 50 mais cara appeared first on Gizmodo Brasil.

Clubhouse entra em fase beta no Android, mas ainda exige convite

Posted: 10 May 2021 08:01 AM PDT

Imagem: Mark Schiefelbein (AP)

Após mais de um ano exclusivo para dispositivos iOS, o Clubhouse enfim está disponível para Android. Mas há algumas ressalvas: o app está na versão beta, só pode ser baixado por usuários nos Estados Unidos e, assim como com nos aparelhos da Apple, a ferramenta funciona por meio de convite.

Em uma postagem no último domingo (9), o Clubhouse disse que planeja lançar gradualmente a versão do Android para outros mercados de língua inglesa e, em seguida, para o resto do mundo. Para quem está fora dos EUA, você pode fazer o pré-registro para acesso na página do Clubhouse na Play Store e ser alertado assim que o aplicativo estiver disponível perto de você.

"Nosso plano nas próximas semanas é coletar feedback da comunidade, corrigir quaisquer problemas que virmos e trabalhar para adicionar alguns recursos finais, como pagamentos e criação de clubes, antes de implementá-los de forma mais ampla", escreveu a empresa.

Nos próximos meses, o Clubhouse também planeja aceitar milhões de usuários iOS que ficaram presos na lista de espera, ao mesmo tempo que melhora a infraestrutura do aplicativo, que inclui a expansão do suporte a mais idiomas e a adição de mais recursos de acessibilidade.

O lançamento do Clubhouse para Android somente agora parece ser estratégico. Isso porque os downloads do aplicativo têm despencado nos últimos meses no iOS — logo, é provável que o serviço queira dar boas vindas aos usuários do maior sistema operacional móvel do mundo. De acordo com dados da empresa de análise Sensor Tower, em fevereiro deste ano, o app foi baixado 9,5 milhões de vezes; no mês seguinte, esse número caiu para 2,7 milhões. Em abril, a situação foi ainda pior: apenas 900 mil.

As taxas de download do Clubhouse podem estar diminuindo por vários motivos. Alguns especialistas teorizaram que a mania das mídias sociais apenas de áudio pode ter sido uma moda da era pandêmica que ajudou as pessoas a se sentirem conectadas enquanto estão presas em suas casas. Também é possível que o interesse esteja diminuindo porque várias outras empresa lançaram ou estão preparando um clone do Clubhouse, entre elas Facebook e Twitter.

Outro fator possível: dois problemas de segurança de alto perfil atingiram a empresa em fevereiro por conta da rápida ascensão. O Clubhouse reconheceu que tem lutado para acompanhar o crescimento vertiginoso de sua plataforma no início deste ano.

"No início deste ano, o Clubhouse começou a crescer muito rapidamente, à medida que pessoas em todo o mundo começaram a convidar seus amigos mais rápido do que esperávamos. Isso teve suas desvantagens, pois a carga estressou nossos sistemas — causando interrupções generalizadas do servidor e falhas de notificação, e ultrapassando os limites de nossos algoritmos de descoberta iniciais. Isso fez mudar nosso foco para contratação, conserto e construção de empresa, em vez de encontros com a comunidade e recursos de produto que normalmente gostamos de enfocar.”

Ainda não há previsão de lançamento do Clubhouse para Android no Brasil.

The post Clubhouse entra em fase beta no Android, mas ainda exige convite appeared first on Gizmodo Brasil.

Apenas 12% dos usuários do iOS 14.5 permitem o rastreamento em apps

Posted: 10 May 2021 07:14 AM PDT

A Apple lançou recentemente seu recurso App Tracking Transparency ("Transparência do Rastreamento de Apps") com o iOS 14.5, que permite aos usuários decidir se os aplicativos podem rastrear suas atividades para publicidade direcionada. E muitos usuários parecem preferir deixar o rastreamento de aplicativos desativado. Apenas 12% dos usuários do iPhone no mundo concordaram em deixar o rastreamento ativado após atualizar seu dispositivo, de acordo com os dados mais recentes da Flurry, empresa de análise de dados de propriedade da Verizon.

Essa é uma má notícia para empresas como Facebook, que vendem segmentação para anunciantes a partir da coleta de dados do usuário. Com o iOS 14.5, se uma pessoa tiver habilitado o pedido de permissão para rastrear aplicativos, sempre que ela baixar ou atualizar um app, a ferramenta terá que pedir permissão antes de rastrear a atividade. E está claro que a maioria dos usuários não quer isso.

Quem quiser desativar o rastreamento por completo sem precisar rejeitar as permissões de cada aplicativo individualmente pode desabilitar a opção "Permitir que os aplicativos solicitem rastreamento" nas configurações de privacidade do iPhone. Desde a atualização lançada em 26 de abril, os dados da Flurry mostram que, em média, cerca de 3% dos usuários iOS nos Estados Unidos e 5% dos usuários iOS internacionais restringiram o rastreamento de aplicativos.

A Flurry baseou suas descobertas em uma amostra de 2,5 milhões de usuários ativos móveis diários com iOS 14.5 nos Estados Unidos e uma amostra de 5,3 milhões desses usuários em todo o mundo. De acordo com a empresa, sua ferramenta de análise está instalada em mais de 1 milhão de aplicativos móveis e agrega dados de cerca de 2 bilhões de dispositivos por mês.

Como oponente declarado do novo recurso da Apple, o Facebook lançou uma campanha abrangente para convencer os usuários de que essas medidas de privacidade são, na verdade, uma coisa ruim. A gigante das redes sociais publicou vários anúncios do tamanho de uma página inteira argumentando que o recurso da Apple vai acabar com as pequenas empresas que dependem de seus serviços de segmentação de anúncios e alertando que muitos sites gratuitos podem ter que começar a cobrar assinaturas ou oferecer compras dentro do aplicativo. Outras empresas de tecnologia como Snapchat, Google e Twitter também disseram que, se a maioria dos usuários decidir abrir mão do rastreamento de aplicativos, isso provavelmente afetará seus resultados financeiros.

Assine a newsletter do Gizmodo

Esses dados são apenas nosso primeiro vislumbre da resposta dos usuários. O iOS 14.5 foi lançado há pouco menos de duas semanas e, com o tempo, provavelmente iremos compreender melhor o número médio de usuários que optam ou não pelo rastreamento de aplicativos. Mas uma coisa está absolutamente clara: as pessoas valorizam sua privacidade. E se isso significa perder alguns anúncios personalizados, bem, muitas pessoas parecem felizes em fazer esse sacrifício.

The post Apenas 12% dos usuários do iOS 14.5 permitem o rastreamento em apps appeared first on Gizmodo Brasil.

Esta impressora 3D usa serragem para criar objetos de madeira

Posted: 10 May 2021 05:24 AM PDT

Uma nova impressora chamada Forust utiliza restos de madeira para imprimir objetos em 3D que são estruturalmente sólidos como madeira entalhada normal. Criada por Andrew Jeffery e uma equipe de pesquisadores da Desktop Metal, a máquina imprime usando serragem fina, que é transformada em objetos sólidos.

"Desde que começamos em 2019, nosso foco tem sido usar serragem para criar produtos de madeira de forma sustentável", disse Jeffery. "Esse esforço de R&D [sigla em inglês para "Pesquisa e Desenvolvimento"] levou à Desktop Metal lançando hoje nosso processo Forust."

A impressora funciona de forma semelhante a uma impressora que usa jato de tinta e injeta um agente aglutinante em uma camada de serragem. Como a maioria das impressoras 3D, o objeto se eleva da camada de serragem e, quando concluído, pode ser lixado e acabado como madeira normal.

Foto: Desktop Metal

Jeffrey vê o sistema como uma forma de salvar árvores.

"Dois anos atrás, começamos a estudar como poderíamos imprimir em 3D em um novo material", disse ele. "Resíduos de madeira foi um dos materiais com os quais começamos desde o início e percebemos que ele poderia ser reaproveitado e reciclado com tecnologia de impressão 3D. A partir daí, nos concentramos em construir o processo usando subprodutos de madeira para criar resultados reais de madeira trabalhada. Formamos a empresa realmente para salvar as florestas".

Assine a newsletter do Gizmodo

A Desktop Metal tornou-se pública em agosto passado por meio de uma SPAC (sigla em inglês para "Empresa de Aquisição de Fins Especiais", que tem o objetivo de angariar fundos e que não tem exatamente uma atividade comercial), e o Forust é um produto derivado que incluirá um sistema de design de amostra online para os fabricantes experimentarem a tecnologia.

The post Esta impressora 3D usa serragem para criar objetos de madeira appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário