sexta-feira, 21 de maio de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Android 12 dá dicas para novas versões do Google Pixel, incluindo celular dobrável

Posted: 20 May 2021 05:41 PM PDT

A primeira versão beta para Android 12 foi lançado no início desta semana, e escondidas no código estão algumas pistas que podem ter revelado os planos do Google para os novos telefones da linha Pixel que serão lançados em 2021, incluindo um modelo dobrável.

Descoberto pelo 9to5Google, a empresa incluiu trechos de código no beta do Android 12 que revelam o nome e o número do modelo do que parecem ser as versões japonesas dos próximos lançamentos.

Os quatro dispositivos mencionados no código são:

  • Barbet (número do modelo G4S1M): conhecido como o codinome do Pixel 5a 5G
  • Oriole (número do modelo GR1YH): um dos dois membros da linha Pixel 6
  • Raven (número do modelo GF5KQ): um segundo Pixel 6
  • Passaporte (número do modelo GPQ72): o que poderia ser o suposto Pixel dobrável do Google

A menção de duas versões do Pixel 6 é um tanto interessante, pois o Google só lançou um único modelo do Pixel 5 no ano passado. A empresa optou por lançar uma versão maior do Pixel 4a 5G, isso sugere que este ano o Google pretende lançar um smartphone regular e uma versão XL.

Assine a newsletter do Gizmodo

No entanto, o Passaporte é o mais intrigante de todos, pois pode ser a primeira tentativa do Google de fazer um dispositivo com tela flexível. Os rumores de que isso aconteceria começaram a surgir no último mês, mas até agora, os detalhes têm sido escassos. Ainda há uma boa chance de o passaporte ser adiado até 2022 ou até mesmo cancelado. Mas com o Google já tendo adicionado uma série de recursos e ferramentas de desenvolvimento ao Android 12 beta para ajudar a suportar dispositivos dobráveis, não seria surpresa se o eles lançassem sua própria versão sobre um telefone dobrável.

The post Android 12 dá dicas para novas versões do Google Pixel, incluindo celular dobrável appeared first on Gizmodo Brasil.

O que acontece no cérebro quando nos lembramos de algo? Estudo descreve a ativação da memória

Posted: 20 May 2021 05:07 PM PDT

Ilustração de cérebro

Uma famosa teoria na neurociência diz que, quando o cérebro exerce uma atividade intensa em uma parte do sistema nervoso central chamada córtex inferotemporal (IT), significava que a pessoa estava olhando para algo novo, como o rosto de um estranho, por exemplo. Em contrapartida, a diminuição da atividade indicava que o indivíduo estava diante de algo familiar. Uma nova pesquisa feita por neurocientistas da Universidade da Pensilvânia e a de Nova York, no entanto, a coloca em xeque.

Imagens diferentes produzem quantidades diferentes de ativação no cérebro, mesmo quando são novas. É o que diz Nicole Rust, neurocientista da Universidade da Pensilvânia e uma das autoras do estudo, em comunicado à imprensa. Ela explica que além disso, outros fatores como o brilho de uma imagem ou seu contraste, resultam num efeito semelhante. 

A pesquisa dela e de outros neurocientistas da Universidade da Pensilvânia e Nova York sugere que o cérebro deixa para trás o sinal de familiaridade, ativando outras partes no sistema sensorial e corrigindo-as. O grande problema central da visão é como colocar as informações do mundo em nossas cabeças de uma forma interpretável. Sabemos que nossos sistemas sensoriais precisam quebrar isso.

O processo é complicado e merece uma explicação. 

Quando o indivíduo capta todas as referências à sua volta por meio dos olhos, imediatamente as células do sistema visual chamadas fotorreceptores, recebem esses estímulos. Os fotorreceptores dividem-se em dois grupos: cones e bastonetes. A partir daí, as células têm a difícil missão de levar a informação, que viaja por milhares de neurônios, até o córtex IT, para que sejam decodificadas pelo sistema nervoso central. 

Rust explica que os 16 milhões de neurônios são ativados em padrões diferentes dependendo do que está sendo visto, e o cérebro deve interpretar cada um deles para decodificar a mensagem. Pode haver um padrão para um rosto, outro diferente para uma xícara de café, ou lápis. 

O co-autor da pesquisa Vahid Mehrpour esclarece que vários fatores afetam a quantidade total de atividade neural, o que eles chamam de picos no córtex IT, e o cérebro não consegue discernir o que está causando especificamente essa oscilação. Pode ser memória, contraste de imagem ou qualquer outra coisa, disse à publicação. 

Rust afirma que além de seu papel na visão, acredita-se que a ativação do córtex IT também desempenha um papel na memória. A supressão de repetição, a velha teoria, baseia-se na ideia de que existe um limite para a ativação do sistema sensorial, e segundo ela, isso é ultrapassado. Talvez, esse seja o ponto mais empolgante da pesquisa: a possibilidade de contribuição para alavancar os tratamentos e prevenção de doenças relacionadas à memória, como Alzheimer, por exemplo.

A neurocientista explicou que 'ao compreender como funciona a memória em um cérebro saudável, você pode lançar as bases para desenvolver medidas preventivas e tratamentos para os distúrbios relacionados à memória que assolam uma população idosa'. 

A pesquisa

Chegar a estes resultados não foi uma tarefa fácil. Os cientistas juntaram uma abordagem matemática muito precisa e monitoraram minuciosamente cada resultado. Para que os pesquisadores pudessem atingir o objetivo, eles precisaram usar uma nova técnica, já que o método geralmente utilizado, separava grupos de 10 mil células neurais. O que não era bom para a equipe de Rust. Nos novos testes, eles mediram individualmente cada neurônio para entender o pico de atividade neural no córtex IT, estamos falando de mais de 16 milhões de células.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os testes foram feitos em dois macacos rhesus adultos, ligados a aparelhos que mediam a atuação do cérebro. Os exercícios consistiam na apresentação de diferentes imagens em tons cinzas para os animais. Cada imagem foi repetida exatamente duas vezes por apenas meio segundo, a primeira exposta como imagem nova e a segunda como imagem familiar. Além disso, a equipe de Rust também exibiu uma sequência de fotos com diferentes contrastes.

Com a matemática exata, eles decifraram os padrões que explicavam como os macacos podiam distinguir a memória do contraste. Isso acabou por confirmar a hipótese deles. “Familiaridade e contraste mudam a taxa de pico do córtex IT geral”, explica a pesquisadora à reportagem.

Entender como a memória funciona é um passo muito importante não só para o tratamento de doenças, mas no desenvolvimento de novas tecnologias. Mehrpour vai além e prevê que, no futuro, será possível uma melhor compreensão desse processo que pode ter aplicações para inteligência artificial (AI). Se soubermos como o cérebro representa e reconstrói as informações na memória, na presença de mudanças na entrada sensorial como contraste, podemos projetar sistemas de AI que irão funcionar da mesma maneira, diz ele à EurekAlert! 

Já pensou? 

[EurekAlert]

 

The post O que acontece no cérebro quando nos lembramos de algo? Estudo descreve a ativação da memória appeared first on Gizmodo Brasil.

Iceberg 3 vezes maior do que a cidade de São Paulo se desprende da Antártica

Posted: 20 May 2021 04:54 PM PDT

Um iceberg, nomeado de A-76, se desprendeu de uma plataforma de gelo na Antártica nos últimos dias, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Com base em imagens de satélite do programa europeu Copernicus, eles detectaram que esse é o maior bloco de gelo existente.

Segundo os dados divulgados, o A-76 está localizado no Mar de Weddell e tem cerca de 170 km de comprimento por 25 km de largura e uma área total de 4.320 km². Ou seja, é três vezes maior do que a cidade de São Paulo e cerca de 80 vezes o tamanho de Manhattan, nos Estados Unidos. Anteriormente, o maior iceberg do mundo era o A-23A, que surgiu no mesmo local e tinha área de 3.380 km².

A ESA afirmou que o iceberg foi detectado pela primeira vez pelo oceanógrafo polar Keith Makinson, integrante do British Antarctic Survey, na semana passada, e foi confirmado pelo Instituto Nacional do Gelo dos Estados Unidos usando imagens do Copernicus Sentinel-1, que consiste de dois satélites de órbita polar.

Assine a newsletter do Gizmodo

Segundo cientistas, o desprendimento do bloco de gelo faz parte de seu ciclo natural e não foi causado pelas mudanças climáticas. Eles relembram, ainda, que grandes pedaços de gelo se quebram em intervalos regulares. Além disso, após derreter, o iceberg não levará ao aumento do nível do mar.

The post Iceberg 3 vezes maior do que a cidade de São Paulo se desprende da Antártica appeared first on Gizmodo Brasil.

Em parceria com a Multilaser, Toshiba volta ao Brasil com duas TVs 4K a partir de R$ 4.899

Posted: 20 May 2021 04:32 PM PDT

A Toshiba realizou um evento online nesta quinta-feira (20) para anunciar oficialmente seu retorno ao Brasil. A companhia, que esteve presente no País por mais de 40 anos, deixou o mercado nacional em 2016, quando ainda era parceira da Semp. Agora, a empresa volta ao varejo local em parceria com a Multilaser, e o fruto dessa união já está nas lojas: duas TVs 4K com tecnologia de pontos quânticos, Dolby Vision e suporte para Alexa. Os preços começam em R$ 4.899.

Os televisores da linha M550 serão vendidos nos tamanhos de 55 e 65 polegadas. Segundo a Multilaser, as telas têm 95% de aproveitamento frontal, brilho de 400 nits, contraste de 4000:1 (55") e 5000:1 (65"), taxa de atualização de 60 Hz e tempo de resposta de 8 ms. Vem ainda com uma antena Wi-Fi com suporte para redes de 2,4 GHz ou 5 GHz, Bluetooth 5.0 e o processador CEVO 4K HDR Engine compatível com Dolby Vision, HDR e Dolby Atmos.

Quanto às conexões, as TVs possuem três entradas HDMI 2.0, duas entradas USB Tipo A, uma entrada A/V, uma porta Ethernet para cabo de rede e entrada de 3,5 mm para fones de ouvido.

Na parte do software, as TVS M550 são equipadas com um sistema operacional chamado VIDAA e traz o que você espera de uma plataforma para Smart TVs: suporte para assistente de voz Alexa e apps dos principais serviços de streaming, como Netflix, Prime Video, YouTube e YouTube Kids, Dezzer e Facebook — todos pré-instalados de fábrica. A marca promete queda té o fim de 2022, serão incluídos os aplicativos do Globoplay, Disney+, Apple TV+, Telecine Play e Spotify.

Por falar nesse monte de app, o controle remoto vem com botões de acesso rápido à Netflix, Amazon Prime Video, YouTube e Claro Vídeo. A Toshiba diz que tem planos de acrescentar no acessório uma opção para o Globoplay, mas que ainda não há previsão de quando isso vai acontecer (se acontecer).

Assine a newsletter do Gizmodo

Preço e disponibilidade

A linha M550, que marca o retorno da Toshiba ao Brasil, é fabricada localmente e já pode ser encontrada no site da Multilaser. Outras lojas do varejo nacional receberão os produtos em breve. Os preços são de R$ 4.899, para o modelo de 55 polegadas, e R$ 6.199, para a versão de 65 polegadas.

The post Em parceria com a Multilaser, Toshiba volta ao Brasil com duas TVs 4K a partir de R$ 4.899 appeared first on Gizmodo Brasil.

Google cria ferramenta que detecta problemas de pele

Posted: 20 May 2021 03:48 PM PDT

Quem nunca pesquisou no Google sobre alguma manchinha diferente que surgiu na pele? Pensando nisso, a empresa anunciou uma ferramenta que planeja usar inteligência artificial para ajudar os usuários a aprender mais sobre doenças comuns da pele — ajudando-os a entender melhor o funcionamento do próprio corpo.

O aplicativo, chamado Derm Assist, usa técnicas semelhantes às usadas para identificar doenças oculares e câncer de pulmão. O funcionamento é simples: basta usar a câmera do celular para captar uma imagem da pele. A partir daí, a IA procura uma correspondência em um banco de dados de 288 doenças de pele. Em seguida, o recurso apresenta um resultado com taxa de precisão de até 97%.

A ferramenta só precisa de três fotos mas, para obter resultados mais precisos, será possível preencher um questionário opcional para fornecer mais detalhes sobre sua condição de pele. Ainda assim, o Google deixa claro que esta não é uma ferramenta de diagnóstico, mas sim uma maneira de ajudar a restringir as possíveis condições para que você possa determinar a urgência (ou não) de consultar um médico.

Assine a newsletter do Gizmodo

Ao construir este aplicativo, a empresa fez questão de obter diversos dados para ensinar a IA e o aprendizado de máquina a identificar doenças de pele em pessoas negras. A esperança é que indivíduos do mundo mundo todo possam ser beneficiados. A previsão de lançamento, por sua vez, é para o final de 2021.

[Cnet]

The post Google cria ferramenta que detecta problemas de pele appeared first on Gizmodo Brasil.

Um novo coronavírus pode ser transmitido de cães para as pessoas, relatam cientistas

Posted: 20 May 2021 03:28 PM PDT

Um grupo de cientistas descobriu um novo tipo de coronavírus capaz de infectar humanos. Ele foi identificado em um grupo de pacientes com pneumonia na Malásia e provavelmente veio de cachorros. Ainda não se sabe se ele realmente está adoecendo pessoas ou se ele pode se espalhar de humanos para humanos.

Mesmo antes de a pandemia da Covid-19 começar em 2019, pesquisadores de doenças infecciosas já estavam preocupados com os vários tipos de coronavírus. Esses vírus em forma de coroa infectam vários animais e experiências anteriores como a epidemia de SARS 2003 ou a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) em 2012, já mostravam que o coronavírus pode pode ser transmitido de animais para pessoas. A Covid-19 já também demonstrou que a combinação mudanças genéticas poderia permitir que esses vírus se tornassem um agente humano amplamente disseminado.

No início da pandemia, pesquisadores da Duke University, na Carolina do Norte (EUA), e de outros lugares começaram a desenvolver testes destinados a detectar todos os tipos de coronavírus em nosso sangue — tanto aqueles que já infectam humanos e outros animais,  quanto vírus ainda desconhecidos que podem representar uma corrente ou perigo futuro para nós. Agora, eles parecem ter identificado que ao menos uma nova ameaça.

Usando um teste altamente sensível de moléculas, a equipe analisou amostras de exames como RT-PCR, usado para diagnosticar a Covid-19, coletados de 301 pacientes em Sarawak, Malásia, que foram hospitalizados com pneumonia entre 2017 e 2018.

Em oito desses pacientes (2,7%), os cientistas encontraram traços de um código genético (RNA) de coronavírus de origem animal, mais precisamente de cachorros, embora as implicações de suas descobertas não fossem inteiramente claras.

Entretanto, em um novo estudo publicado nesta quinta-feira (20) na Clinical Infectious Disease, eles puderam usar testes mais convencionais e detectaram o vírus em dois dos pacientes. Eles também conseguiram isolar e cultivar o vírus em laboratório, para que pudessem sequenciar  a genética. Assim que o terminaram, eles determinaram que o vírus era uma mistura recombinada de coronavírus canino e felino, ambos pertencentes ao mesmo gênero chamado alfacoronavírus – que nunca havia sido documentado antes.

"Este é o primeiro relato de um novo alfacoronavírus canino-felino recombinante isolado de um paciente com pneumonia humana", escreveram os autores do estudo.

A descoberta é preocupante, já que parece ser o primeiro caso conhecido de um coronavírus de origem canina transmitido para um humano. O vírus também parece carregar uma mutação única entre os coronavírus caninos, mas não outros coronavírus humanos: uma mutação de material genético em sua proteína N que poderia estar permitindo que ele se adapte e se propague com mais facilidade. Aparentemente, a transmissão está de alguma forma associada com a adaptação do vírus durante o contágio do animal para o humano, explica o autor do estudo à NPR.

Os autores foram rápidos em alertar que eles não preencheram os postulados de Koch, o conjunto de critérios que é usado por cientistas para confirmar se um agente infeccioso suspeito está causando doenças nas pessoas.

Além disso, embora os pacientes neste estudo estivessem doentes com pneumonia e tivessem este vírus na corrente sanguínea, isso não significa necessariamente que a doença foi causada pelo vírus. Portanto, não é possível afirmar se seu novo vírus é realmente um germe humano. Embora seja confirmado, não seria motivo para alarme imediato.

Assine a newsletter do Gizmodo

Novas epidemias e pandemias surgem frequentemente de transmissão zoonótica (animal para humano), mas nem todas as transmissões zoonóticas se tornam uma grande ameaça à nossa saúde. No momento, nem sabemos se esse vírus é capaz de se espalhar entre as pessoas – a principal característica que permitiu que a Covid-19 se tornasse essa pandemia.

Isso não quer dizer que essa pesquisa não seja importante. Se o trabalho da equipe for validado, sua descoberta se tornaria o oitavo tipo de coronavírus conhecido em humanos, bem como o quarto descoberto em menos de 20 anos. O risco de o vírus se adaptar ainda mais às pessoas, de uma forma mais destrutiva, também faz com que valha a pena ficar de olho.

Para que isso aconteça, os pesquisadores dizem que mais tempo e mais trabalhos precisam ser feitos para descobrir com que frequência este (e outros coronavírus caninos) pode ser encontrado nas pessoas.

 

The post Um novo coronavírus pode ser transmitido de cães para as pessoas, relatam cientistas appeared first on Gizmodo Brasil.

Você sabe tudo que a Udemy pode oferecer para um profissional de TI? Nós contamos aqui!

Posted: 20 May 2021 03:00 PM PDT

Liberdade e flexibilidade no aprendizado e carreira são duas palavras que fazem os olhos dos profissionais de tecnologia brilharem. Poder trabalhar e estudar onde quiser e a hora que puder já são considerados benefícios para quem preza pelo controle em sua vida profissional.

Se você se identifica com isso, pode ter se perguntado como elevar seu conhecimento em TI sem precisar se preocupar com cursos longos e com sair de casa. Afinal, uma boa educação é o caminho para se destacar no mercado de trabalho.

O aprendizado online é uma forma de explorar seus interesses, adquirir habilidades ou até mesmo conseguir certificações no tempo que você tem disponível, sem precisar se preocupar com deslocamentos, preços elevados e horários regrados. A Udemy pode ser a plataforma de aulas flexíveis que você precisava para encontrar seu potencial e alcançar seus objetivos profissionais.

Com certeza você já ouviu falar na Udemy, até porque é uma das empresas líderes em cursos EAD no mundo. Mas você sabe aproveitar todo o potencial que a plataforma oferece?

Neste post, te contamos tudo o que você precisa saber sobre a Udemy e quais os melhores cursos voltados para tecnologia da informação disponíveis para quem quer alavancar sua carreira. Veja:

Os melhores cursos de TI oferecidos pela Udemy

Os cursos-chave da Udemy são voltados para tecnologia da informação. Não é à toa, já que esta é uma área em crescimento constante e que preza por profissionais antenados às mudanças do setor. Por isso, aprendizado para quem quer se destacar é o que não falta!

Separamos uma lista com os melhores cursos disponíveis na área de TI oferecidos pela Udemy. Veja quais são e o que você aprende em cada um deles:

Por que escolher a Udemy?

Pioneira no aprendizado online, a Udemy está conquistando cada vez mais alunos que buscam desenvolvimento profissional em diversas áreas, mas principalmente com foco em tecnologia.

O preço baixo, o vasto portfólio e a flexibilidade de poder estudar a qualquer hora e em qualquer lugar tornaram a Udemy uma das melhores referências que te ajudam a buscar pelo seu potencial e a alcançar seus objetivos profissionais.

Mas, a plataforma é muito mais do que apenas isso. Veja tudo o que você pode fazer com a Udemy:

Leve o conhecimento com você

Uma das grandes vantagens de ser aluno Udemy é a possibilidade de assistir às aulas diretamente em seu smartphone. Isso quer dizer que você pode aprender no caminho para o trabalho, por exemplo, ou na fila do banco.

O aplicativo da Udemy é fácil de usar e guarda todos os dados dos seus cursos, mesmo que você os tenha feito no computador. Reveja o que aprendeu, compartilhe seu progresso com colegas, ou comece uma nova jornada de aprendizado na ponta dos seus dedos.

Profissionais de todo o mundo

Com acesso a 150 mil cursos em mais de 140 categorias, você com certeza vai encontrar o curso adequado para as suas necessidades. Mas, além disso, a Udemy também te dá a opção de aprender com especialistas do mundo todo.

Explorar os cursos é divertido porque, apesar de poder encontrar aulas com o mesmo tema, você pode escolher como irá aprender, de acordo com as metodologias de cada profissional. Basta se decidir pelo o que é mais relevante para você.

Monte sua lista de desejos

Acha que não é o momento ideal para aprender certas habilidades? Não tem problema! Você pode montar sua lista de desejos na Udemy, com os cursos que gostaria de rever um dia. Basta clicar no coração ao lado do curso em questão que ele irá aparecer em sua lista de desejos particular.

Além de te ajudar a ter um controle do que você quer aprender, pode usar a lista de desejos para monitorar preços, por exemplo, e adquirir o curso quando couber no seu bolso. Se quiser ir além, dá até para enviar sua lista de desejos para amigos e familiares e pedir cursos de presente.

Garantia de 30 dias

A Udemy oferece uma garantia de 30 dias para todos os cursos. Quer dizer que você pode comprar, experimentar e se achar que o conteúdo não é para você, pedir um reembolso.

Isso faz com que você encontre exatamente o curso que precisa, de acordo com o seu nível de habilidade. 

Consiga certificados

Seja para guardar os certificados com você ou para comprovar no mercado de trabalho que você é competente para realizar determinadas atividades, a Udemy garante a certificação de conclusão dos cursos em sua base. 

Basta finalizar todas as aulas, que o ícone "obter certificado" será desbloqueado e você irá receber uma cópia em imagem e outra em PDF.

Aproveite agora: cursos a partir de R$ 22,90 cada

Todas essas vantagens ficam ainda melhores com as super promoções da Udemy. Separamos alguns dos melhores cursos com preço a partir de R$ 22,90 cada, da área de TI, marketing digital, desenvolvimento de carreira e  cryptocurrency. 

Uma coisa é certa: para quem busca diversidade de conteúdo, flexibilidade para aprender quando puder e preço acessível, a Udemy é uma boa opção de empresa de cursos online.

Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

The post Você sabe tudo que a Udemy pode oferecer para um profissional de TI? Nós contamos aqui! appeared first on Gizmodo Brasil.

Kevin Feige admite que Whitewashing de ‘Doutor Estranho’ foi um erro

Posted: 20 May 2021 02:53 PM PDT

maga surprema doutor estranho marvel

Antes tarde do que nunca.

Doutor Estranho tinha como objetivo principal trazer a magia para o Universo Cinematográfico Marvel antes do confronto entre os Vingadores e Thanos. Mas o filme também chamou atenção para algumas verdades racistas e decepcionantes sobre personagens cômicos da Idade de Prata como Stephen Strange.

Quando a Marvel Studios anunciou que planejava produzir Doutor Estranho, os quadrinhos já estavam em processo de mudar alguns dos elementos mais problemáticos e tradicionais do personagem. O estúdio, por outro lado, precisava descobrir como adaptá-lo para a telona para ganhar novos fãs e satisfazer os mais saudosistas.

A escalação de Tilda Swinton (que é branca) como o Ancião (que é um homem tibetano nos quadrinhos) acabou sendo a mudança mais visível do estúdio que presumiu que simplesmente por fazer do personagem uma mulher branca, estavam se esquivando de uma bala.

Enquanto tentavam mostrar para Marvel que a ação não deu certo, o Ancião de Swinton veio e foi, e voltou brevemente em "Vingadores: Ultimato", e o que está feito, está feito. Mas o diretor da Marvel, Kevin Feige, agora gostaria de deixar registrado que entende que algumas escolhas erradas foram feitas.

Em uma entrevista recente para Men’s Health, Feige admitiu que ele e o resto do estúdio realmente pensou ter feito algo inteligente com Swinton, mas que seu desejo genuinamente era tentar evitar colocar uma caricatura racista em um filme.

"Achamos que estávamos sendo muito inteligentes e inovadores", disse Kevin Feige. "Não vamos fazer o clichê do homem asiático enrugado, velho e sábio. Mas foi um alerta para dizer: ‘Bem, espere um minuto, há alguma outra maneira de descobrir isso? Existe alguma outra maneira de não cair no clichê e escalar um ator asiático?’ E a resposta para isso, claro, é sim."

Não há como separar a marca Doutor Estranho do orientalismo aberto do quadrinho original, que foi parte-chave do personagem. A jornada de Stephen para o Himalaia, onde ele conhece um homem tibetano místico que lhe ensina as habilidades para se tornar o feiticeiro mais poderoso do planeta é a origem do herói.

Assine a newsletter do Gizmodo

Tanto o Ancião sendo uma pessoa mágica de uma cidade secreta e mística, quanto sua concordância em ensinar um ocidental branco a usar magia são partes do cânone do Doutor Estranho. Isso sempre foi atravessado por um tipo de racismo bastante comum em gêneros de ficção.

Por mais que estúdios e editoras não queiram reconhecer que partes de sua propriedade intelectual estão contaminadas com racismo, essa é uma das armadilhas de ser um grande jogador no jogo que existe há décadas. Isso é algo que essas empresas deveriam estar atentas.
Tentar fugir da feiura do passado é uma opção presente, mas os estúdios não andam fazendo muitas coisas para abandonar isso. Realmente não se fala muito sobre como esses personagens poderiam ser reimaginados.

Dito isso, Feige reconhecer que o estúdio deu um passo à frente com o Ancião é a atitude certa, nem que seja apenas para deixar o público saber que eles estão cientes dos próprios erros e que pretendem corrigir o curso daqui para frente. Claro, teremos que realmente ver como isso se desenrola nas ações futuras da Marvel, em vez de suas palavras após o fato.

The post Kevin Feige admite que Whitewashing de ‘Doutor Estranho’ foi um erro appeared first on Gizmodo Brasil.

É tudo dela: Microsoft pode tornar Starfield, da Bethesda, exclusivo de Xbox/PC

Posted: 20 May 2021 02:30 PM PDT

Starfield

Após ter comprado a Bethesda, a Microsoft ainda não deu muitas pistas do que irá fazer com a exclusividade dos jogos. Um de seus principais futuros títulos, o Starfield, no entanto, deverá ser exclusivo de Xbox e PC. Pelo menos é o que afirma o jornalista, Jeff Grubb, do site VentureBeat.

Apesar do histórico que a Microsoft tem de distribuir jogos para diversos consoles, como ocorre com o Minecraft, os executivos têm planos diferentes para a Bethesda. No caso do Minecraft, trata-se é um jogo de desenvolvimento aberto e coletivo, por isso faz mais sucesso – e lucro – quando está disponível para mais pessoas.

Já o Starfield se torna mais valioso com os direitos de distribuição exclusivos para os consoles Xbox e PCs. De acordo com Grubb, a Microsoft deposita nele a esperança de expandir o serviço Game Pass, assim como a maioria dos lançamentos da Bethesda que ainda estão por vir.

Cadê a grana?

Porém, o dinheiro não viria do jogo em si, mas o interesse da Microsoft vai além. Os executivos estão de olho no marketing que conseguiriam tornando esses jogos exclusivos para seus clientes pelo Game Pass.

Assine a newsletter do Gizmodo

Se a Microsoft acertar nessa aposta, o ingresso de novos clientes no Games Pass poderia, sim, ser mais vantajoso que a comercialização para PS5.

Starfield será uma nova aventura espacial criada pela Bethesda Game Studios. O game é a primeira IP nova dos criadores de “The Elder Scrolls” e “Fallout” em 25 anos.

Confira o vídeo promocional do jogo:

The post É tudo dela: Microsoft pode tornar Starfield, da Bethesda, exclusivo de Xbox/PC appeared first on Gizmodo Brasil.

Lenovo lança Yoga 7i, notebook 2 em 1 com Intel de 11ª geração e bateria que dura até 16h

Posted: 20 May 2021 01:17 PM PDT

A Lenovo anunciou nesta quarta-feira (19) a chegada do notebook 2 em 1 Yoga 7i no Brasil. Além da tela reversível que transforma o aparelho em um tablet, o dispositivo se destaca pelo processador Intel de 11ª geração, SSD de 256 GB e bateria de longa duração. Por aqui, os preços começam em R$ 7.499.

O Yoga 7i é descrito como um notebook "premium que reúne design sofisticado e alto desempenho". E poder de fogo não deve faltar no produto, já que ele vem equipado com os processadores Intel de 11ª geração, nas opções Intel Core i5 (i5-1135G7) e i7 (i7-1165G7).

Acompanham o hardware o armazenamento SSD de 256 GB, 8 GB de memória RAM, placa gráfica Intel Iris Xe e bateria que promete durar até 16 horas. O componente também suporta carregamento rápido que devolve até 3 horas de uso com apenas 15 minutos na tomada. A Lenovo ainda promete mais otimização de performance graças à tecnologia Q Control, que usa inteligência artificial para controlar o desempenho da CPU.

Mesmo fabricado em um chassi de alumínio, o aparelho surpreende pelo corpo ultrafino e que pode ser rotacionado em 360 graus. Com isso, o usuário pode deixá-lo em diferentes posições: aberto com tampa para cima no modo tradicional de notebook; em "cabana", com a base e a tampa em pé em cima de uma superfície; ou totalmente próximo à parte traseira, para ser usado no modo tablet.

A tela do Yoga 7i é um painel de 14 polegadas Full HD WA (1.920 x 1.080 pixels), que também é sensível ao toque e inclui uma webcam HD (720p). Já o teclado tem retroiluminação, para facilitar digitação em ambientes escuros, além de leitor de impressão digital. Nas conexões, o produto traz duas portas Thunderbolt 4, uma porta UBS Tipo A e entrada P2 para fones de ouvido.

Outras características do Yoga 7i incluem Wi-Fi 6, suporte para caneta digitalizadora e dois alto-falantes com certificação Dolby Atmos.

Assine a newsletter do Gizmodo

Preço e disponibilidade

A Lenovo está vendendo o Yoga 7i em duas opções. O modelo de Intel Core i5 sai por R$ 7.499, enquanto a versão Intel Core i7 custa R$ 8.699. A marca ainda anunciou uma promoção em que os consumidores que adquirirem o notebook podem levar o mouse Lenovo Yoga com Apresentador a laser por mais R$ 1 na compra.

The post Lenovo lança Yoga 7i, notebook 2 em 1 com Intel de 11ª geração e bateria que dura até 16h appeared first on Gizmodo Brasil.

Médica relata em revista científica sua experiência com ECMO, também usado por Paulo Gustavo

Posted: 20 May 2021 12:28 PM PDT

Uma médica que foi uma das primeiras vítimas da pandemia Covid-19 no Reino Unido relatou sua experiência angustiante na revista Anesthesia Reports. No texto, ela descreve sua doença e tratamento, que incluiu semanas de uma intervenção de último recurso chamada oxigenação por membrana extracorporal (ou ECMO ), que assumiu completamente seus pulmões e coração. O ator Paulo Gustavo, que faleceu no início de maio, também havia passado por ECMO, mas sem sucesso.

Anushua Gupta, de 40 anos, foi infectada no final de março de 2020. Após uma semana lidando com uma tosse persistente e outros sintomas, ela foi internada no hospital em 1º de abril. Sua condição piorou rapidamente, e em poucos dias de admissão, ela ficou com tanta falta de oxigênio que começou a ter alucinações. Seus médicos decidiram, então que ela precisava de cuidados intensivos, o que exigiria intubação e ventilação mecânica. Como resultado, Gupta concordou em ser colocada em coma induzido. Antes de ser sedada, ela conseguiu ver o marido e a filha de 18 meses em uma videochamada.

"Eu temia nunca conseguir realizar o sonho que meu marido e eu tínhamos de vivermos juntos até a velhice. No entanto, eu tive que parecer bem por ele, que também teve que ser forte pela nossa filha ", escreveu Gupta. Mas ela não sairia do coma pelos próximos dois meses.

Durante esse tempo, ela se tornaria uma das primeiras pacientes no Reino Unido a ser tratada com ECMO. Este é um dispositivo especializado que consiste em uma bomba para fazer circular o sangue por um pulmão artificial fora do corpo, regressando depois à corrente sanguínea. Ao substituir essas funções pela ECMO, espera-se que os órgãos danificados possam cicatrizar o suficiente para salvar a pessoa em estado crítico.

Embora esse procedimento tenha se mostrado valioso na redução do risco de mortalidade por Covid-19 grave, poucos hospitais têm a tecnologia disponível e muitos pacientes ainda morrem apesar do tratamento — como foi o caso de Paulo Gustavo. Felizmente, Gupta não era um deles. Ela permaneceu em ECMO por 34 dias, e quatro dias depois de ser retirada da máquina, ela começou a mostrar sinais de melhora.

Depois de acordar, ela ainda precisou de meses de reabilitação para recuperar sua capacidade de falar, de se alimenta e de andar com suas próprias forças, bem como terapia para processar o trauma de sua experiência. Foram 150 dias no hospital, ou seja cinco meses. "Sete meses após minha alta do hospital, minha recuperação não está completa. Tenho mudanças significativas em meus pulmões. Ainda não se sabe se isso é reversível", escreveu ela. "Eu sofri muito com dores em várias articulações por muitos meses. Acho que isso pode muito bem ser o que outros descreveram como ‘Covid longo’."

Assine a newsletter do Gizmodo

Ainda assim, alguns aspectos de sua saúde, como a capacidade de respirar e tolerar exercícios, estão melhorando com o tempo. Sua saúde mental também melhorou significativamente, e ela pôde retornar ao trabalho (remotamente) em novembro do ano passado. Apesar de sua provação, ela se sente feliz por agora ter a oportunidade de contar o que passou.

"Me deu imensa alegria, satisfação e uma sensação de realização ser capaz de contar a história de minha batalha contra a Covid-19 e ter minha história lida por outras pessoas", disse Gupta. "Escrever isto marca o aniversário de um ano em que fiquei gravemente indisposta. Espero que este relatório aumente a conscientização e dê esperança a outras pessoas de que se pode ter um bom resultado, apesar dessa doença crítica."

The post Médica relata em revista científica sua experiência com ECMO, também usado por Paulo Gustavo appeared first on Gizmodo Brasil.

Cometa interestelar 2I/Borisov vazava níquel quando passou por nós em 2020

Posted: 20 May 2021 12:14 PM PDT

Segundo um estudo publicado na revista científica Nature, o cometa interestelar 2I/Borisov vazava níquel gasoso enquanto passava pelo sistema solar em janeiro de 2020. A equipe de cientistas liderada por Piotr Guzik, da Universidade Jagiellonian, na Polônia, identificou traços do elemento na coma cometária (nuvem de poeira e gás que circunda o núcleo de um cometa) de 2I/Borisov.

Os pesquisadores perceberam traços de emissões que não eram conhecidos naquela época e resolveram investigar a composição química. "Nosso objetivo era identificá-los e quantificá-los", explicou Guzik por e-mail. Para isso, eles usaram dados coletados pelo Very Large Telescope, no Chile, que permitiram uma análise espectroscópica do cometa. Essa técnica permite que os cientistas estudem a composição química dos corpos celestes, já que a luz do objeto alvo pode ser dividida por um espectrógrafo, criando um espectro de cores a partir do qual átomos ou moléculas específicas podem ser identificados.

"O níquel é um metal que sublima apenas em altas temperaturas", explicou Guzik. "Portanto, embora seja relativamente comum no sistema solar e além, não esperávamos encontrá-lo nos gases frios ao redor do núcleo cometário". Assim, a descoberta levantou uma questão sobre sua origem. 

Em um estudo relacionado, também publicado na Nature, uma equipe de pesquisadores liderada por Jean Manfroid, da Universidade de Liège, na Bélgica, calculou o quanto o ferro e o níquel vazava do núcleo de cometas nativos do sistema solar. Não é muito – apenas um grama por segundo – mas ainda assim é uma quantidade mensurável.

Assine a newsletter do Gizmodo

Juntos, os dois artigos apontam para uma origem cometária comum. Assim, é possível dizer que os cometas nativos e Borisov se formaram em condições e locais semelhantes dentro de seus respectivos sistemas estelares. Isso não é uma surpresa, já que as leis da física são consistentes em todo o universo. Ainda assim, é bom ter essas suspeitas apoiadas por evidências reais. Como esses estudos mostram, agora é possível estudar a composição química de outros sistemas estelares mesmo de longe.

The post Cometa interestelar 2I/Borisov vazava níquel quando passou por nós em 2020 appeared first on Gizmodo Brasil.

Cepa indiana do coronavírus chega ao Brasil, a variante é mais transmissível

Posted: 20 May 2021 12:02 PM PDT

Nova cepa do coronavírus cega ao Brasil

A cepa indiana (B.1.617.2) do coronavírus chegou ao Brasil. Os casos foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Maranhão por meio de entrevista coletiva à imprensa. Até o momento, um paciente segue internado no hospital particular da capital maranhense.

Segundo reportagem do jornal O Globo, o governo estadual informou no domingo (17) que foi notificado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre os sintomas e a hospitalização do paciente.

O vírus estava na tripulação a bordo do navio Shandong da Zhi, que veio da África do Sul e foi fretado pela Vale para entregar minério de ferro em São Luís. A embarcação com 24 tripulantes não tem permissão para atracar e está isolada em alto mar, numa área de fundeio (regulamentada pela marinha), segundo o secretário de saúde Carlos Lula.

Ele também informa que os tripulantes fizeram o teste de genes pelo Instituto Evandro Chagas, todos testaram positivo. Além disso, 14 deles continuam com Covid-19, dois com sintomas leves e 12 sem sintomas.

A variante preocupa os órgãos de saúde, porque ela apresenta mutações genéticas que a torna mais transmissível. O seu local de origem, a Índia, tem vivido o pior momento da pandemia, desde o final de abril deste ano.

A cepa é classificada como 'variante de atenção' pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Reino Unido, que já se preparava para rever as medidas de restrição, sofreu um aumento nos casos de Covid-19 por conta da nova cepa, com transmissão em massa nas escolas, reuniões religiosas e lares para idosos.  A OMS, no entanto, afirmou que as vacinas disponíveis e aprovadas são, até o momento, eficazes contra “todas as variantes do coronavírus”.  A Anvisa já havia recomendado ao governo a suspensão de voos da Índia por conta da nova variante do coronavírus. O governo federal acatou o conselho.

Assine a newsletter do Gizmodo

Carlos Lula conta que teve contato com o secretário de Segurança Sanitária do Ministério da Saúde e o ministro Marcelo Queiroga na manhã desta quinta-feira (20). De acordo com ele, o Ministério enviará uma equipe para o Maranhão que atuará em conjunto com a Anvisa. Ele reforça que todas as medidas estão sendo tomadas e que o navio não tem permissão para atracar.

Além dos tripulantes, o secretário informou que as pessoas que tiveram contato com eles, aproximadamente cem, também testaram positivo e estão sendo monitoradas por profissionais da saúde.  O único paciente que foi internado tem 54 anos e continua sendo monitorado. Ele apresentou sintomas da doença no dia 4 de maio, foi internado no sábado (15), no hospital de São Luís, e transferido de helicóptero para um hospital da rede privada.

(O Globo)

The post Cepa indiana do coronavírus chega ao Brasil, a variante é mais transmissível appeared first on Gizmodo Brasil.

Loja de Compras Internacionais da Amazon: veja as melhores ofertas!

Posted: 20 May 2021 11:40 AM PDT

A Amazon continua a expandir seu catálogo de produtos com o lançamento da Loja de Compras Internacionais. A página conta com milhares de itens importados que são tendência entre os brasileiros.

Com preços acessíveis, começando com produtos a partir de R$ 15, e tempo de entrega reduzido em até 40%, a plataforma ainda oferece mais vantagens para quem é assinante Prime: mesmo em compras internacionais, você consegue frete grátis em itens selecionados. Clique aqui para saber mais sobre o programa de assinaturas da Amazon.

As formas de pagamento também continuam as mesmas para residentes do Brasil. Você pode escolher entre boleto ou cartão, com parcelamento em até dez vezes.

Nós fizemos uma seleção com os melhores produtos da Loja de Compras Internacionais da Amazon. Veja só:

Acessórios para videogames

Jogos para videogames

Perfumes

Fones de ouvido

Drones

Smartwatches

Eletrônicos e acessórios

Celulares e acessórios

Computadores e acessórios

Casa e cozinha

Pets

Beleza

Preços conferidos na manhã do dia 19 de maio. Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

The post Loja de Compras Internacionais da Amazon: veja as melhores ofertas! appeared first on Gizmodo Brasil.

Engenheiros usaram WiFi para carregar equipamentos eletrônicos

Posted: 20 May 2021 11:29 AM PDT

Com o surgimento da era digital, a quantidade de fontes WiFi cresceu rapidamente, resultando em excesso de sinal que podem ser aproveitado para usos alternativos. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura e da Universidade Tohoku, no Japão, tiveram a ideia de aproveitar isso para abastecer aparelhos eletrônicos.

Eles desenvolveram, então, uma tecnologia que usa pequenos dispositivos conhecidos como osciladores de torque de rotação (STOs, em inglês) para captar o excesso de frequências de rádio sem fio em transformar em eletricidade. "Estamos cercados por sinais de WiFi, mas quando não os usamos para acessar a Internet, eles ficam inativos e isso é um grande desperdício. Nosso resultado é um passo para transformar ondas de rádio de 2,4 GHz prontamente disponíveis em uma fonte de energia verde, reduzindo a necessidade de baterias para alimentar os aparelhos eletrônicos”, afirma Yang Hyunsoo, líder do projeto. 

O experimento consistiu na criação de uma matriz com oito osciladores conectados em série para superar as limitações espaciais e a baixa frequência de saída de energia.  Usando essa matriz, as ondas de rádio eletromagnéticas de 2,4 GHz que o WiFi usa foram convertidas em um sinal de tensão direta, que foi então transmitido a um capacitor para acender um LED de 1,6 volts. Quando o capacitor foi carregado por cinco segundos, ele foi capaz de acender o LED por um minuto.

Os pesquisadores Yang Hyunsoo e Raghav Sharma. Imagem: Universidade Nacional de Singapura

Os pesquisadores também testaram a aplicação dos osciladores de torque de rotação em chips — o que possibilitaria a criação de sistemas autossuficientes. Assim, eles descobriram dois tipos de configuração: uma paralela, que seria mais útil para transmissão sem fio devido à melhor estabilidade no domínio do tempo, e outra, sem série, com vantagens na captação de energia devido a uma adição de tensão do diodo presente nos STOs.

Assine a newsletter do Gizmodo

"Esses resultados são importantes para aplicações em potencial de STOs sincronizados, como a computação neuromórfica de alta velocidade, dispositivos eletrônicos inteligentes e sensores para equipamentos vestíveis", afirma o pesquisador Raghav Sharma em comunicado à imprensa. Para o futuro, a empresa espera trabalhar com parceiros da indústria para explorar o desenvolvimento dos STOs para sistemas inteligentes autossustentáveis, que podem abrir possibilidades para carregamento sem fio e sistemas de detecção de sinal sem fio.

The post Engenheiros usaram WiFi para carregar equipamentos eletrônicos appeared first on Gizmodo Brasil.

Essas pessoas ganharam um “dedo robótico extra” e seus cérebros entenderam como parte do corpo

Posted: 20 May 2021 09:13 AM PDT

Um experimento no qual 36 pessoas receberam um terceiro polegar robótico demonstrou a incrível capacidade do cérebro humano de se adaptar a uma parte do corpo inteiramente nova — e de maneiras que os pesquisadores ainda estão tentando entender.

O chamado Third Thumb começou como um projeto de graduação premiado no Royal College of Art em Londres, Inglaterra, e foi feito para reformular a visão tradicional das próteses. "Ele era uma forma de entender melhor como era controlar algo extra preso ao meu corpo", explicou a designer Dani Clode, por e-mail. "Como designer de próteses de braço, eu queria entender a relação única entre elas e as pessoas. É um algo diferente de qualquer outro produto e eu queria explorar isso."

As respostas da pesquisa são importantes pois um polegar adicional pode levar a uma série de benefícios, como ajudar em tarefas repetitivas, difíceis e fisicamente exigentes, bem como beneficiar as pessoas que perderam permanente ou temporariamente o uso de uma das mãos. Além disso, pode resultar em capacidades e atividades inteiramente novas, seja uma nova maneira de tocar um instrumento musical ou a criação de uma atividade esportiva totalmente nova. "Em um nível mais cotidiano, alguns de nossos participantes relataram usar o polegar para virar as páginas de um livro enquanto descascavam uma banana ou abriam uma garrafa", escreveu a neurocientista Paulina Kieliba. "A maioria deles o usava para pegar e carregar pequenos objetos enquanto suas mãos estavam ocupadas com outras tarefas."

Imagem: Dani Clode

Como funcionou o experimento

Os participantes foram treinados e utilizaram os dispositivos para realizar uma variedade de tarefas, como construir uma torre de blocos, manipular várias bolas simultaneamente ou mexer uma xícara de café com uma colher. Eles até conseguiram realizar algumas dessas tarefas com os olhos vendados ou distraídos com problemas matemáticos.

"O terceiro polegar é uma extensão de polegar impressa em 3D flexível para sua mão, controlada por seus pés", disse Clode, um designer da UCL. O uso de pés pode parecer estranho, mas Clode o comparou a dirigir um carro, usar uma máquina de costura ou tocar piano — atividades que envolvem o uso de pedais.

Os participantes tiveram acesso ao dispositivo por cinco dias, e seus cérebros foram examinados antes e depois do experimento. Eles aprenderam rapidamente e o incorporaram em suas rotinas diárias, usando-o entre duas e seis horas por dia. Ao final dos testes, "alguns de nossos participantes até relataram que começaram a sentir que o polegar estava se tornando parte de seus corpos", disse Clode. "Também ficamos surpresos ao ver pessoas formando laços tão fortes com o polegar." Alguns participantes "precisaram de um pouco de tempo para se despedir" da prótese, e alguns até disseram que sentiam que "estava faltando alguma coisa após o término do treinamento", acrescentou ela.

No córtex cerebral, "cada dedo individual é representado distintamente dos outros, formando o que chamamos de representação da mão", explicou Kieliba. Depois de usar o dispositivo, essa representação da mão encolheu no cérebro dos participantes, na medida em que os padrões de atividade neural correspondentes aos dedos individuais se tornaram menos distintos e mais semelhantes.

Assine a newsletter do Gizmodo

Ao mesmo tempo, os cientistas observaram evidências de plasticidade cerebral ao estudar como as próteses são representadas nos cérebros de usuários, acrescentou Makin. A plasticidade cerebral pode ser entendida como um "processo bidirecional", no qual o cérebro vai adaptar tanto a representação da prótese quanto o corpo do usuário para melhorar a adaptabilidade, disse ela. Olhando para o futuro, a equipe gostaria de desenvolver um terceiro polegar que seja fácil de usar ao caminhar (um problema com o design atual) e também uma prótese que seja segura para usar em um scanner fMRI, o que permitiria um estudo do cérebro enquanto dispositivo está em uso.

The post Essas pessoas ganharam um “dedo robótico extra” e seus cérebros entenderam como parte do corpo appeared first on Gizmodo Brasil.

Novo trailer de “Resident Evil: No Escuro Absoluto” é assustadoramente confuso

Posted: 20 May 2021 08:56 AM PDT

resident evil série netflix

O universo de Resident Evil sempre foi um pouco complexo. Há reviravoltas, pessoas morrendo e ressuscitando e, em seguida, morrendo de novo, mocinhos virando vilões e vice-versa. E ainda, de alguma forma, a série animada da Netflix parece deixar tudo muito mais confuso.

Talvez seja a falta de conexão óbvia e significativa com os jogos, além de apenas reunir Leon S. Kennedy e Claire Redfield de Resident Evil 2. Ou  talvez seja porque o último trailer parecia tão direto e focado em um ataque à Casa Branca que faltou contexto. De qualquer maneira, cara, esse novo trailer parece quase impenetrável.

Se isso não foi claro para você, não se sinta mal. A nova sinopse oficial e totalmente  da série parece ainda ter muito o que explicar (mas nenhuma explica o Alien Coffee Motel):

"Seis anos atrás (2000), um helicóptero das forças especiais dos EUA que intervinha na guerra civil do Penamstan caiu. Os Mad Dogs do Exército dos EUA, que estavam no mesmo campo de batalha, recusaram as ordens do centro de comando e foram salvar os sobreviventes da queda. No entanto, as forças especiais já haviam sido aniquiladas. Os Mad Dogs, liderados por seu capitão Jason, também foram forçados a escapar para sobreviver.

No entanto, naquele lugar, Jason e sua unidade viram as forças especiais supostamente mortas se movendo de maneiras estranhas…

No presente (2006), ocorre um ataque hacker em um arquivo ultrassecreto da Casa Branca. Quatro agentes, incluindo Leon S. Kennedy e Jason, o "Herói do Penamstan", são convidados à Casa Branca para investigar o incidente. No entanto, quando as luzes se apagam de repente, eles são forçados a derrubar uma horda de zumbis misteriosos ao lado da equipe SWAT.

Posteriormente, o arquivo ultrassecreto está relacionado a um laboratório de biologia em Xangai, que Leon e os outros três agentes decidem investigar em busca de pistas. Enquanto eles se dirigem para Xangai em um submarino de última geração, um enxame de Armas Bio Orgânicas (BOW) semelhantes a ratos ataca repentinamente, levando-os a uma situação de vida ou morte.

Assine a newsletter do Gizmodo

Enquanto estava no Penamstan para fornecer apoio aos refugiados, a funcionária do Terra Save Claire Redfield encontra uma imagem estranha desenhada por uma criança. Assombrada por este desenho, que parece retratar uma vítima de infecção viral, Claire inicia sua própria investigação.

Ela finalmente encontra um experimento aterrorizante que foi conduzido durante a guerra civil do Penamstan. Leon e Claire se aproximam da terrível verdade: tudo começou no Penamstan. Eles também descobrem que um terror que pode destruir a paz está se aproximando lentamente…"

Há tanta coisa acontecendo aqui. Lembre-se, esta série tem apenas quatro episódios. Ou seja, “No Escuro Absoluto” terá um enredo muito grande para pouco tempo, o que pode ser extremamente excitante ou basicamente incompreensível. Se você já jogou um jogo Resident Evil, você deve estar pensando em como essa série terminará.

Resident Evil: No Escuro Absoluto vai estrear na Netflix em 8 de julho. É dirigido por Eiichiro Hasumi, da adaptação live-action de Assassination Classroom, e supervisionado pelo produtor de jogos Resident Evil, Hiroyuki Kobayashi. Nick Apostolides e Stephanie Panisello, que dublaram os personagens clássicos, Leon e Claire, no recente remake de Resident Evil 2, retornam aos seus respectivos papéis.

Confira o teaser legendado em português:

The post Novo trailer de “Resident Evil: No Escuro Absoluto” é assustadoramente confuso appeared first on Gizmodo Brasil.

Por que o pouso do Rover Zhurong da China conquistou cientistas entusiasmados?

Posted: 20 May 2021 07:15 AM PDT

O rover chinês Zhurong, da missão Tianwen-1, que pousou recentemente em Marte, deixou cientistas empolgados, em especial geólogos que esperam encontrar vulcões de lama, crateras, gelo subterrâneos e dunas de areia no caminho que o chamado rover Zhurong deve percorrer.

A primeira imagem do rover, que chegou em Marte no último sábado (14) já foi divulgada pela Agência Espacial da China (CNSA). Os sinais de rádio enviados depois que o rover desenrolou seus painéis solares, sugeriam que ele chegou à borda oeste de Utopia Planitia, maior bacia de impacto reconhecida em Marte, e posteriormente foi confirmado com o envio das imagens.

O local fica perto da fronteira entre as terras baixas do norte de Marte e as terras altas do sul. Os rovers da NASA Curiosity (há nove anos no planeta) e o Perseverance,  que chegou em fevereiro, também pousaram perto desta região. Tudo indica que a área pode ter sido a linha costeira de um antigo oceano que cobria o norte do planeta. "Muitas missões desejam detectar se existe uma costa real ou não", diz Xiao Long, geólogo planetário da Universidade de Wuhan.

Agora é hora de pensar no itinerário do Zhurong. De acordo com Long, "cientistas de toda China terão a oportunidade de influenciar na jornada da sonda." "Diversas equipes tentarão planejar a missão de 'onde você iria em um período de 90 dias para completar o máximo de metas possíveis'", disse Joseph Michalski, cientista planetário da Universidade de Hong Kong, à revista Nature.

Yuyan Zhao, geoquímica planetária do Instituto de Geoquímica da Academia Chinesa de Ciências, está animada e diz à Nature que sua prioridade é estudar a composição dos sedimentos para obter evidências de que eles foram alterados pela interação com a água, o que sugere que a área já foi imersa. Em contrapartida, Michalski argumenta que os processos geológicos mais recentes na área provavelmente obscurecem as evidências desse antigo corpo de água.

De grande interesse para os cientistas, uma rocha em forma de cone, pontilhada, vista em imagens aéreas, que fica a cerca de três quilômetros a noroeste da posição de Zhurong, indica que se trata de um vulcão formado de lava ou lama. Na Terra, os vulcões de lama estão associados à produção de metano por bactérias. "Sua presença em Marte pode ajudar a explicar grandes quantidades de metano que foram detectadas anteriormente na atmosfera marciana, mas ainda há um longo caminho", diz Michalski.

Para descobrir o que de fato é essa rocha, Long explica que seria necessário o uso de um sistema baseado em laser ligado ao espectrômetro da sonda para mapear as rochas e analisar sua composição, bem como um radar de penetração no solo para estudar estruturas abaixo da superfície.

Assine a newsletter do Gizmodo

Alfred McEwen, cientista planetário da Universidade do Arizona em Tucson, e principal investigador das imagens da HiRISE, câmera dentro da Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), sonda americana, defende à publicação que o cone perfurado também seria o "número um” em sua lista de objetos a serem investigados.

Mas, Zhao alerta que o cone pode estar fora do alcance de Zhurong. O objetivo da missão é cobrir uma distância de centenas de metros nos próximos três meses – embora o rover possa permanecer ativo por mais tempo.

Dunas de areia e gelo subterrâneo

A área onde Zhurong pousou também apresenta grandes dunas de areia que revelam que os ventos fluem em direção sudeste e noroeste,. É provável que o local também contenha rochas que foram ejetadas de crateras, então "haverá alguns tipos diferentes de rochas para explorar", completa.

Os pesquisadores também esperam encontrar gelo abaixo da superfície. "Os penhascos e vales rasos que aparecem nas imagens aéreas lembram muito as formas vistas em regiões com camadas de permafrost do Canadá e da Sibéria – o que sugere que as feições em Marte também podem ter sido formadas por processos impulsionados pelo gelo", analisa o cientista planetário.

Nos próximos dias, a equipe da CNSA verificará se os instrumentos de Zhurong estão funcionando, antes de dirigi-lo por uma rampa para fora do módulo de pouso. Para explorar todas essas características na superfície de Marte, o rover chinês pode se mover a uma velocidade de 0,2 km por hora. Mas é provável que o veículo espacial de 240 quilos se mova muito mais devagar, informa David Flannery, astrobiólogo da Queensland University of Technology em Brisbane, Austrália, que faz parte da equipe que trabalha no Perseverance.

O principal desafio será navegar pela paisagem rochosa complexa de forma autônoma, diz ele. Até mesmo o Perseverance – um veículo espacial do tamanho de um carro comum pesando mais de uma tonelada – provavelmente cobrirá apenas 100 metros por dia, tornando-o muito mais rápido do que qualquer outro veículo espacial antes dele.

[Nature]

 

The post Por que o pouso do Rover Zhurong da China conquistou cientistas entusiasmados? appeared first on Gizmodo Brasil.

Cientistas descobrem crocodilos de 8 milhões de anos que comiam aves gigantes

Posted: 20 May 2021 06:03 AM PDT

Imagem conceitual do extinto crocodilo Baru da Austrália pré-histórica.

Uma reavaliação em fósseis da Austrália central levou à descoberta de uma espécie de crocodilo até então desconhecida. O réptil gigante, já extinto, provavelmente se alimentava de animais de tamanho igualmente grande.

Os ossos de vários crocodilos com 8 milhões de anos, incluindo um crânio impressionante, foram encontrados há mais de 10 anos no local do fóssil Alcoota, centro da Austrália, no Território do Norte. Esta região, agora ressecada, já foi capaz de sustentar uma população de grandes crocodilos, pois apresentava rios cheios e poças de água doce.

Quando os paleontólogos encontraram esses ossos pela primeira vez, eles os atribuíram a um gênero extinto de crocodilo conhecido como Baru. Somente 10 anos depois eles descobriram, na verdade, que se tratava de uma espécie totalmente desconhecida e diferente.

Os crocodilos modernos que vivem atualmente na Austrália pertencem ao gênero Crocodylus e acredita-se que tenham chegado da África nos últimos milhões de anos. Já os Baru, pertencem a um antigo grupo chamado Mekosuchinae, que data de cerca de 45 milhões de anos atrás. Um aspecto interessante sobre a nova descoberta é a data que indica que os fósseis são de aproximadamente 8 milhões de anos. Tornando a nova espécie um dos crocodilos Baru mais recentes do continente. Os répteis, que logo serão nomeados, viveram durante o Mioceno Superior, cerca de 12 a 5 milhões de anos atrás.

"Isso torna nossa nova espécie de Baru talvez a mais conhecida de todos os crocodilos fósseis australianos", disse Adam Yates, co-investigador do projeto. A anatomia comparada, junto com técnicas filogenéticas modernas, permitiu à equipe colocar a nova espécie dentro da árvore genealógica dos crocodilos.

"Algumas das características distintivas são sua extrema robustez e dentes relativamente grandes", explica Yates. Além disso, o pesquisador também aponta que "o tamanho grande dos dentes significa que eles estão mais apinhados nas mandíbulas, e há menos deles do que os parentes mais próximos da nova espécie".

Os maiores fósseis sugerem que os répteis adultos atingiram cerca de 4 a 4,5 metros de comprimento. "É um crocodilo grande, sem dúvida, mas não quebra recorde”, comenta o pesquisador. Seu peso exato não pôde ser determinado, mas provavelmente pesava centenas de quilos. É importante ressaltar que essas estimativas foram baseadas em apenas 10 animais.

Essas criaturas também apresentavam mandíbulas grossas, pesadas e profundas. Yates suspeita que esses répteis atacavam animais de grande porte, incluindo um grande pássaro que não voa, chamado Dromornis stirtoni. Fósseis dessas aves, que tinham mais de 3 metros de altura e pesavam cerca de 650 kg, foram encontrados anteriormente no contexto dos crocodilos Baru, sugerindo que eram presas dos répteis.

Assine a newsletter do Gizmodo

A espécie recém-descoberta é importante, pois pode lançar uma nova luz sobre as condições ambientais da  Austrália central durante o Mioceno Superior, bem como por que essa espécie – e todo o gênero – eventualmente foram extintos.

De acordo com Yates, um artigo científico descrevendo e nomeando a nova espécie está em andamento, e deve ser publicado no início de 2022.

 

The post Cientistas descobrem crocodilos de 8 milhões de anos que comiam aves gigantes appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário