quarta-feira, 26 de maio de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Anvisa autoriza Instituto Butantan a iniciar testes de soro anti-Covid em humanos

Posted: 25 May 2021 05:54 PM PDT

Coronavírus. Crédito: Prasesh Shiwakoti (Unsplash)

Em março deste ano, o Instituto Butantan havia submetido um pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar testes com humanos de um soro anti-Covid. A autorização foi concedida nesta terça-feira (25) e os testes devem começar já na próxima semana.

Conforme explicamos aqui, o soro é feito a partir do plasma de cavalos e tem como objetivo amenizar os sintomas de pacientes já infectados; ele não é capaz de curar ou prevenir a doença.

O Butantan já dispõe de 3 mil frascos para iniciar os testes, que serão feitos com pacientes transplantados de rim, no Hospital do Rim, e em pacientes com comorbidades do Hospital das Clínicas. Com a autorização, o soro poderá ser aplicado nas pessoas infectadas para que a dose necessária seja determinada posteriormente.

Conforme apontado pelo G1, essa é a primeira vez que a Anvisa analisa um pedido de autorização de um soro, já que aqueles que são utilizados atualmente já haviam sido aprovados por órgãos internacionais quando a agência foi criada. No caso, os testes só foram liberados após o Butantan realizar adequações que haviam sido solicitadas pela Anvisa.

Como os testes clínicos serão realizados apenas no Brasil, a avaliação da proposta do Butantan não contou com a participação de nenhuma agência estrangeira.

Como funciona o soro desenvolvido pelo Butantan

O primeiro passo para criar o soro do Butantan é inativar o vírus SARS-CoV-2 por radiação e injetá-los em cavalos. Exatamente pelo fato de estar inativo, o vírus não prejudica os animais e nem se multiplica no organismo; a ideia é apenas estimular a produção de anticorpos.

A partir de então, o plasma sanguíneo contendo as proteínas de defesa produzidas pelos cavalos é extraído e submetido a uma série de processamentos para que o produto final seja apenas os anticorpos capazes de combater o vírus.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vale lembrar que esse não é o primeiro soro desenvolvido para uma doença que já conta com uma vacina — alguns exemplos são difteria e tétano. O objetivo é que a vacina e o soro atuem de forma complementar, ajudando a prevenir novas contaminações e tratar aqueles que já foram infectados ao mesmo tempo.

[G1]

The post Anvisa autoriza Instituto Butantan a iniciar testes de soro anti-Covid em humanos appeared first on Gizmodo Brasil.

WhatsApp bloqueia contas de jornalistas palestinos que cobrem conflitos em Gaza

Posted: 25 May 2021 04:11 PM PDT

Vários jornalistas palestinos afirmam que tiveram suas contas no WhatsApp bloqueadas sem aviso prévio, poucas horas após o último cessar-fogo na Faixa de Gaza, depois de 11 dias dos recentes confrontos entre Israel e o movimento islâmico Hamas. O app tem sido uma ferramenta crucial de comunicação entre os profissionais de imprensa com fontes, editores e cidadãos da região.

Assine a newsletter do Gizmodo

Pelo menos 17 jornalistas contaram à agência de notícias Associated Press que suas contas no mensageiro foram bloqueadas desde às 2h00 (horário local) da última sexta-feira (21), mas o número pode chegar a 100, segundo o Sindicato de Jornalistas Palestinos. Por volta do meio-dia desta segunda-feira (24), quatro jornalistas disseram que suas contas foram restauradas, mas o restante ainda segue com restrições no aplicativo.

A AP diz que 12 dos 17 jornalistas contatados afirmaram ter feito parte de um grupo no WhatsApp que divulga informações relacionadas às operações militares do Hamas. Este, por sua vez, é visto por Israel e pelos Estados Unidos (onde fica a sede do Facebook, que controla o WhatsApp) como uma organização terrorista.

Al-Dahdouh, correspondente da Al Jazeera em Gaza, disse que os profissionais entram nesses grupos para obter as informações necessárias para o trabalho jornalístico. O próprio Al-Dahdouh se surpreendeu ao receber uma mensagem na sexta passada informando sobre o bloqueio de sua conta, que já foi restaurada nesta segunda. Todo o histórico anterior de mensagens, incluindo arquivos de mídia e contatos, foi apagado.

Hassan Slaieh, jornalista freelance em Gaza, também teve a conta bloqueada no WhatsApp. O repórter acredita que isso aconteceu por ele participar de um grupo chamado "Hamas Media", que servia como uma central de informações sobre os conflitos na Faixa de Gaza. Outros dois jornalistas, estes da agência francesa AFP, também foram afetados pelo bloqueio.

O que diz o WhatsApp

Imagem: Dimitri Karastelev/Unsplash
Imagem: Dimitri Karastelev/Unsplash

Um porta-voz do WhatsApp disse que a empresa bloqueia determinadas contas com base em suas políticas de uso e que podem violar tais regras. O objetivo, segundo o mensageiro, é "evitar danos, bem como aplicar a legislação necessária". A ferramenta também se comprometeu a restaurar as contas de jornalistas, “caso algum tenha sido afetado".

A Al Jazeera declarou que, ao buscar informações sobre os quatro jornalistas da emissora que tiveram suas contas no WhatsApp bloqueada, recebeu um comunicado do Facebook que a empresa bloqueou apenas números listados de fora de Gaza. Mesmo que os tais números fossem usados pelos repórteres para se infiltrar nos grupos do aplicativo.

Além disso, a Al Jazeera confirmou que os jornalistas continuarão usando o WhatsApp para fins de coleta de notícia e comunicação pessoal, uma vez, "em nenhum momento, jornalistas da Al Jazeera usaram suas contas para qualquer meio que não seja para uso pessoal ou profissional".

Vale lembrar que o prédio de 12 andares em Gaza onde ficava a sede da emissora e da agência AP, bem com de outros veículos de comunicação, foi bombardeado por Israel no último dia 15 de maio. Na época, o exército israelense telefonou para os residentes evacuarem o local cerca de uma hora antes do edifício ser atingido por um míssil.

Assine a newsletter do Gizmodo

Facebook já tinha bloqueado contas de palestinos

O Centro Árabe de Desenvolvimento de Redes Sociais disse que o bloqueio de contas do WhatsApp não é um incidente isolado. Em um novo relatório publicado este mês, o grupo baseado em Haifa disse que o Facebook aceitou 81% dos pedidos feitos pela Unidade Cibernética de Israel para remover conteúdo palestino em 2020. Também foram documentados pelo menos 500 casos de violação de direitos digitais de cidadãos palestinos, entre os dias 6 e 19 de maio deste ano.

O New York Times também informou que cerca de 100 grupos de WhatsApp foram usados por extremistas judeus em Israel, com o propósito de cometer violência contra cidadãos palestinos morando em Israel.

[AP]

The post WhatsApp bloqueia contas de jornalistas palestinos que cobrem conflitos em Gaza appeared first on Gizmodo Brasil.

Intel termina penúltima fase do desenvolvimento de chips de 14ª geração Meteor Lake

Posted: 25 May 2021 03:57 PM PDT

A Intel ainda nem lançou a 12ª geração de processadores Alder Lake e já está com os olhos dois anos no futuro. Isso porque a companhia confirmou ter finalizado o design da plataforma Meteor Lake de 14ª geração que, levando em conta o cronograma de últimos lançamentos, só deve chegar ao mercado no final de 2023.

Gregory Bryant, vice-presidente executivo da Intel Client Computing, e o CEO Pat Gelsinger comemoraram o feito no Twitter, destacando o trabalho da equipe e um "bom progresso" no desenvolvimento da arquitetura baseada em 7 nanômetros. A previsão inicial da empresa era finalizar o design até o segundo trimestre de 2021, então as coisas estão seguindo como o planejado.

Tape-in do Meteor Lake

Essa é a chamada fase "tape-in", a penúltima na criação de processadores antes de serem enviados para a fabricação em massa (“tape out”). Nessa etapa, os blocos individuais que serão colocados no hardware são verificados e validados. É quase como uma última checagem completa, para ter certeza que tudo está ocorrendo bem e da maneira como os chips foram programados para funcionarem nos dispositivos em que eles serão equipados.

A 14ª geração de processadores Meteor Lake vai suceder as gerações Raptor Lake, programada para o ano que vem, e Alder Lake, que chega no final de 2021. Segundo a Intel, o processo de empilhamento dos componentes em três dimensões usará a tecnologia proprietária Forevos, a mesma utilizada nos processadores Intel Lakefield, e que permite fabricar chips menores, mas com melhor desempenho e autonomia de bateria.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os chips Meteor Lake serão os primeiros a trazer litografai abaixo dos 10 nanômetros, servindo como um híbrido entre as melhorias alcançadas com o Alder Lake e Raptor Lake. Os núcleos do Meteor Lake serão fabricados em 7 nanômetros por meio do processo SuperFin e usando o soquete LGA1700 — este último programado para estrear partir da 12ª geração. Além disso, é esperado suporte para a interface PCI Express 5.0.

[Tom's Hadware]

The post Intel termina penúltima fase do desenvolvimento de chips de 14ª geração Meteor Lake appeared first on Gizmodo Brasil.

Virtua Fighter 5 vai ganhar remake exclusivo para PS4 na semana que vem

Posted: 25 May 2021 03:41 PM PDT

Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown

É isso mesmo o que você leu! O tradicional jogo de luta “Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown” ganhará uma versão exclusiva para PS4. O game atualizado estará disponível no dia 1 de junho, conforme anunciado pela Sega, no Twitter.

“Desafie os maiores lutadores do mundo na remasterização do clássico de luta. Agora com lindos gráficos em HD, novos recursos online e artes marciais de quebrar os ossos iguais aos da versão original”, prometeu a empresa.

Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown arena
Imagem: Divulgação/Sega

O jogo contará com 20 personagens, entre eles,  Akira, Sarah e Pai. O game foi lançado pela primeira vez, em 2006, para fliperamas, e depois recebeu versões atualizadas para PS3 e Xbox 360, como lembrou o site americano IGN.

Assine a newsletter do Gizmodo

Além dos gráficos, o Virtua Fighter permitirá que os jogadores assistam às partidas ao vivo e a criem torneios online. Os sistemas público e privado de lobby vão suportar até 16 jogadores.

Claro, é sempre bom poder aproveitar os jogos que marcaram nossas infâncias com mais qualidade. É uma nostalgia que não tem preço. Mas não seria melhor que as empresas investissem mais em novos games em vez de tantos remakes (e com preço de novidade)?

A Sega ainda não divulgou o preço do Virtua Fighter 5 – nem se haverá custo. Entretanto, o lançamento dele faz parte da celebração do aniversário de 60 anos da empresa.

The post Virtua Fighter 5 vai ganhar remake exclusivo para PS4 na semana que vem appeared first on Gizmodo Brasil.

Microsoft diz logo lançará “nova geração do Windows”

Posted: 25 May 2021 03:36 PM PDT

Imagem: Alex Cranz/Gizmodo

A Microsoft realizou hoje um evento para contar diversas novidades sobre os seus produtos para imprensa e desenvolvedores.

Uma das novidades é que uma nova versão do Windows será lançada “em breve” com uma loja de aplicativos atualizada e novos recursos para programadores.

"Em breve, compartilharemos uma das atualizações mais significativas do Windows da última década para desbloquear maiores oportunidades econômicas para desenvolvedores e criadores”, anunciou o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

“Nossa promessa para você é a seguinte: criaremos mais oportunidades para todos os desenvolvedores do Windows hoje e daremos as boas-vindas a todos os criadores que procuram a plataforma inovadora, nova e aberta para construir, distribuir e monetizar aplicativos. Estamos ansiosos para compartilhar mais em breve."

Além dos anúncios sobre a tal nova geração do sistema operacional, o executivo também prometeu novidades nos aplicativos colaborativos e multiplataforma que rodem no Windows, Linux e macOS.

Assine a newsletter do Gizmodo

Não é o 10X

A empresa anunciou que não está mais desenvolvendo o sistema operacional Windows 10X, que era uma versão do sistema para dispositivos com duas telas.

"Em vez de lançarmos um produto chamado Windows 10X no mercado em 2021, como planejamos originalmente, estamos aproveitando os aprendizados de nossa jornada até agora e acelerando a integração da tecnologia fundamental do 10X em outras vertentes do Windows e produtos da empresa", explicou John Cable, chefe de manutenção e entrega da divisão Windows.

The post Microsoft diz logo lançará “nova geração do Windows” appeared first on Gizmodo Brasil.

Como autônomos podem levar a mais poluição, sugere pesquisa

Posted: 25 May 2021 03:32 PM PDT

Os carros que dirigem sozinhos ainda estão a alguns anos de virarem realidade. Mas há muito trabalho a ser feito para prepará-los para o horário de pico, incluindo garantir que sejam ecologicamente corretos.

Um novo estudo ressalta a dificuldade dessa última parte, visto que quase um terço das pessoas escolheria um veículo autônomo como opção de transporte regular — e isso pode fazer com que as emissões aumentem à medida que a demanda por esse tipo de carro também. "Vimos que há muito interesse aqui, e esse interesse pode mascarar alguns impactos potenciais", disse o pesquisador Wissam Kontar, da Universidade de Wisconsin-Madison.

Para entender como esse tipo de carro pode mudar nosso sistema de energia, Kontar e sua equipe avaliaram a preferência da população. Assim, eles desenvolveram um questionário que perguntou aos entrevistados suas preferências para se locomover pela cidade com base em quatro opções diferentes: um carro particular, um veículo autônomo de táxi operando como Uber e Lyft, um ônibus e uma bicicleta. Ao todo, foram 600 respondente que vivem em Wisconsin, nos Estados Unidos.

Na pesquisa, os participantes viram exemplos de diferentes viagens e receberam todos os tipos de informações com cada opção de transporte, incluindo tempo de espera, custo, tempo de caminhada até um ponto de embarque ou estação de ônibus e facilidade de estacionamento. As descobertas gerais foram muito boas para veículos autônomos. Nos cenários, a maioria das respostas foram divididas entre o uso de veículo pessoal (32%) e autônomo (31%). As bicicletas ganharam cerca de 21% das vezes, enquanto os ônibus obtiveram 16%.

Isso poderia significar um ar mais sujo e mais emissões de gases de efeito estufa para Madison porque mais veículos autônomos movidos a gás nas estradas e menos passageiros em ônibus aumentaria o uso de energia do transporte na cidade em quase 6%. Esse dado também se correlacionaria com um aumento de 5,7% nos gases de efeito estufa. Enquanto isso, as emissões de partículas nocivas, enxofre e óxido de nitrogênio de mais carros nas estradas também subiria entre cerca de 6% e 7%.

A solução aqui, ao que parece, seria garantir que todos os carros autônomos colocados nas estradas de Madison fossem elétricos. Mas Kontar e sua equipe também alertam que a eletrificação dos veículos precisa vir com uma reforma radical de nosso sistema elétrico. Wisconsin, observa o estudo, ainda gera mais de 40% de sua eletricidade a partir do carvão. Enquanto a eletrificação de veículos autônomos ajudaria a reduzir as emissões de mais carros na estrada e partículas nocivas ligadas a eles, carregar uma rede elétrica movida a combustível fóssil como a de Wisconsin com mais demanda poderia ter impactos adversos.

Assine a newsletter do Gizmodo

"Se você está gerando eletricidade a partir do carvão em vez de gerar eletricidade a partir do vento, os impactos ambientais são completamente diferentes", disse Kontar.

Esta pesquisa e o estudo foram, por definição, bastante específicos para Madison. A popularidade dos veículos autônomos e as emissões associadas a eles podem variar com base em outras opções disponíveis para pessoas em outras cidades. Mas parece bastante claro que um carro sem motorista, barato e rápido, seria uma opção atraente para a maioria das pessoas, especialmente em outras cidades com menos infraestrutura para bicicletas, caminhadas ou transporte público. Agora é a hora de começar a pensar no que essa opção pode significar para o planeta no longo prazo.

The post Como autônomos podem levar a mais poluição, sugere pesquisa appeared first on Gizmodo Brasil.

J.J. Abrams em filme sobre o game “Portal”

Posted: 25 May 2021 12:33 PM PDT

jogo portal valve

J.J Abrams, diretor de alguns filmes de Star Wars e Lost, trabalha um roteiro de um filme baseado no jogo “Portal”, da Valve. O longa será produzido pela Warner Bros. e ainda não não tem data para ser lançado.

Em entrevista ao site americano IGN, o diretor confirmou que a produção do filme ainda está viva e contou como está o trabalho. “Na verdade, temos um roteiro que está sendo escrito para o filme Portal agora na [Warner Bros.]. Estamos muito entusiasmados com o projeto, então parece que essa coisa está finalmente nos trilhos”, disse ele.

A primeira versão do jogo mostra o protagonista Chell, uma cobaia da empresa Aperture Science que tenta escapar de uma instalação usando apenas uma arma que cria portais limitados. É importante frisar o limitados. Afinal, a arma tem o poder de criar passagens conectadas e próximas umas das outras. Se ele pudesse escapar com um único tiro, o jogo nem existiria.

Mas o que mais tem potencial para um filme, no caso de Portal, é a vilã GLaDOS, uma inteligência artificial bem sacana que fica provocando o protagonista o tempo todo. Se conseguirem reproduzir seu sarcasmo e ódio na tela, vai ser incrível.

Assine a newsletter do Gizmodo

J.J Abrams não revelou quem está trabalhando no roteiro do filme, mas prometeu muita diversão para os espectadores. “Tem um potencial enorme por uma série de razões, uma das quais é a narrativa limitada do jogo, tão engenhosamente contada como é, o potencial disso é enorme. Vai ser super divertido.”

Fogo cruzado nas estrelas

Abrams viu sua carreira entrar no olho do furacão por causa da repercussão dos filmes “Star Wars Ascensão Skywalker” e “Star Wars O Despertar da Força”. Muitos dos fãs da saga não gostaram da trilogia final e não pouparam críticas.

Você pode até não gostar dos filmes e achar que eles não têm conexão com as trilogias prequels e sequels – e talvez tenha razão. Entretanto, a importância dos filmes foi ímpar para termos um desfecho do trio que trouxe a galáxia até nós (Luke, Leia e Han Solo), mesmo não sendo o melhor.

The post J.J. Abrams em filme sobre o game “Portal” appeared first on Gizmodo Brasil.

Dia do orgulho geek: 7 filmes para assistir nos streamings

Posted: 25 May 2021 12:19 PM PDT

Hoje é comemorado o famoso dia do orgulho nerd, geek ou se preferir apenas “Dia da Toalha”. A data é uma homenagem ao “Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams.

Resumindo a história: na trama de Adams, o protagonista Arthur Dent precisa sair às pressas do planeta Terra, que será demolido por alienígenas. Dent consegue escapar da destruição iminente levando consigo apenas uma toalha (sim).

Quando Adams faleceu, em 2001, os fãs da trama resolveram fazer uma homenagem no 42º dia da morte dele. O número 42 foi a resposta que um supercomputador deu para perguntas complexas como “Qual o sentido da vida?”.  Não deu certo. Nesse modelo, a data só seria comemorada em 22 de junho e os fãs revolveram antecipar. Ficou decidido que o “Dia da Toalha” seria comemorado em 25 de maio, dia em que o primeiro filme da saga Star Wars chegou aos cinemas, em 1977.

Achou complicado? Tudo bem! Não é sobre fazer sentido, mas sobre curtir o dia.

Por esse motivo, o Gizmodo Brasil preparou uma lista com sete filmes para vocês assistir hoje. Entre eles, alguns clássicos “clichês” e produções que você deveria dar uma chance. Todos eles disponíveis nos principais serviços de streaming.

HBO Go

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

Um manso hobbit do Condado e oito companheiros partem em uma jornada para destruir o poderoso Um Anel e salvar a Terra-média das terríveis forças do mal.

Disney+

Star Wars – Uma nova Esperança

Luke Skywalker une forças com um cavaleiro Jedi, um arrogante piloto e dois dróides para salvar a galaxia enquanto tentam resgatar a princesa Leia do impiedoso Darth Vader.

Assine a newsletter do Gizmodo

Netflix

Homem-Aranha

Após ser picado por uma aranha geneticamente modificada, o tímido Peter Parcker usa seus superpoderes para combater a injustiça e derrotar um supervilão.

MIB – Homens de Preto

Um policial se une a uma organização secreta que controla as interações extraterrestres na Terra.

Além da Escuridão – Star Trek

Depois que a equipe da Enterprise encontra uma força de terror dentro de sua própria organização, o Capitão Kirk lidera uma caçada humana em uma zona de guerra para capturar uma arma individual de destruição.

Prime Video

Watchman – O Filme

O assassinato de um colega faz um vigilante abrir uma investigação, descobrindo algo que poderia mudar completamente o curso da história como a conhecemos.

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas

Uma força obscura ameaça Alpha e os agentes Valerian e Laureline são enviados para identificar a ameaça e salvar o universo.

 

The post Dia do orgulho geek: 7 filmes para assistir nos streamings appeared first on Gizmodo Brasil.

Agora você pode colocar texto em imagens no Google Docs; recurso existe no Word desde 1997

Posted: 25 May 2021 12:11 PM PDT

Há cerca de uma semana, o Google anunciou novidades para a suíte de aplicativos Workspace, com destaque especial para o Google Docs. Agora, as primeiras funções daquele anúncio começam a chegar aos usuários, começando por um recurso que permite colocar imagens na frente ou atrás dos textos. E o melhor: essa funcionalidade estará disponível para todos os usuários, sem precisar ser assinante do Workspace.

O recurso é bem autoexplicativo: em um texto aberto no Google Docs, você poderá acrescentar uma imagem e posicioná-la na frente ou atrás do texto. Usuários de longa data do Microsoft Word vão se familiarizar com a função, uma vez que ela existe no editor de textos da Microsoft desde o Word 97.

O Docs vai oferecer dois caminhos para escolher a posição da imagem em um texto. Logo ao anexar uma figura, basta clicar sobre ela para que um menu flutuante seja exibido na parte inferior do contorno da imagem. Note que haverão cinco opções à sua esquerda: as duas últimas correspondem ao novo recurso para colocar a fotografia na frente ou trás.

Esse mesmo procedimento pode ser realizado pela barra lateral "Opções de Imagem", para alterar a formatação de mídia dentro do documento. Em "Ajuste de texto", serão exibidas as mesmas cinco opções citadas no parágrafo anterior, só que em tamanho maior.

Imagem: Google/Divulgação

Eu tentei usar a novidade no Google Docs, tanto na conta do Workspace quanto no meu Gmail pessoal, mas nenhuma delas mostrava as opções. O recurso começou a ser liberado na última segunda-feira (24) gradativamente para todos os usuários do Gmail e assinantes do Google Workspace.

Assine a newsletter do Gizmodo

Mais novidades para o Docs em breve

Quem for assinante do Google Workspace verá nos próximos meses uma série de novas funções que o Google apresentou na última semana durante a conferência Google I/O. Não apenas no Docs, mas em todos os aplicativos da suíte, que a partir de agora estarão ainda mais integrados. O Google Meet, por exemplo, poderá ser aberto dentro de um documento do Docs, sem a necessidade de executar o programa de chamadas de vídeo separadamente.

[Android Police]

The post Agora você pode colocar texto em imagens no Google Docs; recurso existe no Word desde 1997 appeared first on Gizmodo Brasil.

Eclipse de “Superlua de Sangue” ocorrerá nesta quarta, saiba como assistir

Posted: 25 May 2021 11:46 AM PDT

Na manhã desta quarta-feira (26) ocorrerá a última, e maior, superlua de 2021. E ela não vem sozinha, mas acompanhada de uma “lua de sangue” e de um eclipse lunar total. No Brasil, este último não poderá ser visto devido à luminosidade do dia. Porém, a “lua de sangue” poderá ser apreciada em qualquer lugar. Entenda cada um dos fenômenos:

[foo_related_posts]

Eclipse lunar total: Acontece quando Sol, a Terra e a Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite. Diferente de um eclipse solar total – quando o que é “escondido” é o Sol – a observação não exige um óculos de proteção. O ideal é tentar acompanhá-lo de lugares mais escuros.

Lua de sangue: Durante o eclipse, a Terra bloqueará a passagem de raios solares até o satélite. No entanto, parte dessa luz será filtrada pela atmosfera e as cores avermelhadas e laranja serão projetadas em na Lua.

Superlua: Ela ocorre quando uma lua cheia ou nova coincide estará próxima de seu perigeu – ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parecerá maior para quem a observar da perspectiva daqui.

Um eclipse parcial poderá ser observado estão Manaus, Campo Grande, Curitiba e Porto Alegre. Já Belém, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo poderão ver um eclipse penumbral, que não encobre a Lua, mas a deixa mais escura que o normal.

Assine a newsletter do Gizmodo

O observatório Griffith, de Los Angeles, irá transmitir o evento ao vivo a partir das 5h45 (horário de Brasília), pouco antes da Lua chegar à Penumbra, até as 10h, quando o eclipse termina. Será possível ver o espetáculo pelo Youtube:

The post Eclipse de “Superlua de Sangue” ocorrerá nesta quarta, saiba como assistir appeared first on Gizmodo Brasil.

Virologista identifica nova variante do coronavírus, a P4, no interior de São Paulo

Posted: 25 May 2021 11:35 AM PDT

Nova cepa do coronavírus cega ao Brasil

João Pessoa Araújo Júnior, pesquisador da Unesp de Botucatu e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, afirmou nesta terça-feira (25) a identificação de uma nova variante do novo coronavírus, a P4.

[foo_related_posts]

Ao G1, o especialista disse que a origem da variante ainda é desconhecida, mas ela foi identificada primeiro em Mococa, no interior de São Paulo, e tem alta circulação em Porto Ferreira. Por mais que não seja possível saber se ela é mais contagiosa ou perigosa, Porto Ferreira sofre o seu mês mais letal da pandemia, com 25 mortes até o momento.

A mutação L452R na proteína S, que também está presente na variante indiana do coronavírus, foi identificada do início de maio em amostras de Descalvado e Porto Ferreira. A partir daí, a universidade fez análises que foram submetidas ao Global Initiative on Sharing All Influenza Data (GISAID) — iniciativa internacional de acesso aberto a informações sobre genomas de vírus influenza e coronavírus. O grupo então fez a designação do nome P4.

“Essa nova variante é parente da P1, porque ela tem a mesma origem, a B.1.1.28, que é uma linhagem que deu origem à P2, que foi identificada no Rio de Janeiro, e à P3, que foi identificada nas Filipinas. E agora foi identificada a P4, que tem origem ainda desconhecida, mas ela foi primeiramente reconhecida no leste de São Paulo, primeiramente em Mococa, depois nós vimos uma alta frequência dela na cidade de Porto Ferreira, onde nós concentramos o nosso estudo”, explica Júnior.
Assine a newsletter do Gizmodo
Este reconhecimento é importante, pois mostra que ela está em ascensão. “Ela está num ambiente onde a P1 predomina, onde a variante britânica predomina também, mas ela está subindo com uma frequência que nos preocupa muito. Então, isso foi reconhecido pelo GISAID e agora, com esse nome, a gente vai ter condição de acompanhar melhor qual vai ser a disseminação”, afirma o pesquisador. “A gente quase que implora para os órgãos competentes de saúde para olhar com mais cuidado para essa região, pra gente minimizar a transmissão dessa variante P4. pra outras regiões, como aconteceu com a variante P1”. Para esclarecer dúvidas e dar mais informações, a Prefeitura de Porto Ferreira vai fazer uma live no Facebook nesta terça, às 17h, com a presença do pesquisador.

[G1]

The post Virologista identifica nova variante do coronavírus, a P4, no interior de São Paulo appeared first on Gizmodo Brasil.

Filme sobre a origem Willy Wonka terá ator de Duna como protagonista

Posted: 25 May 2021 11:28 AM PDT

Timothée Chalamet

Depois de parar a produção de uma prequel sobre Willy Wonka, em 2016, agora a Warner está interessada em trazer o homem dos doces mais perturbador do mundo de volta às telonas.

O Deadline informou que Timothée Chalamet, de Duna, assinou contrato para participar do sobre o jovem Wonka, dirigido por Paul King . A história vai retratar a vida do pequeno Willy antes de ele se tornar o magnata dos chocolates.

Os detalhes do roteiro escrito por Simon Farnaby são assustadores. Porém, Chalamet irá “mostrar suas habilidades de canto e dança” em um punhado de números musicais. Isso não será, necessariamente, uma exploração do lado "ridículo" que já foi exibido nas duas versões de "A Fantástica Fábrica de Chocolates".

Assine a newsletter do Gizmodo

Até agora, não temos mais nenhuma dica sobre quem mais poderia integrar o elenco ou quando a produção pode começar. Porém, a Warner Bros. escalar Chalamet como protagonista, e o ator se dedicar a isso, pode significar um filme interessante. A história de Wonka pode se tornar algo que vale a pena conferir nos cinemas em 17 de março de 2023.

The post Filme sobre a origem Willy Wonka terá ator de Duna como protagonista appeared first on Gizmodo Brasil.

Tesla é multada na Noruega em US$ 480 mil por limitar bateria de veículos

Posted: 25 May 2021 09:15 AM PDT

Imagem: Tesla/Divulgação

A Justiça da Noruega condenou a Tesla em US$ 480 mil, o equivalente a R$ 2,5 milhões na conversão atual, por limitar a velocidade de carregamento e capacidade de bateria nos carros elétricos da marca. O valor será dividido entre 30 motoristas que moveram uma ação contra a companhia, e cada um deles vai receber 136 mil coroas norueguesas (R$ 87 mil).

De acordo com o jornal norueguês Nettavisen (via Business Insider), foi descoberto que uma atualização de software liberada em 2019 afetou a vida útil da bateria e as velocidades de carregamento de alguns Tesla Model S fabricados entre 2013 e 2015 — todos estes já descontinuados da linha de produção. Dezenas de noruegueses donos do modelo procuraram o conselho de conciliação do país em dezembro do ano passado para relatar o problema.

A Tesla não se manifestou sobre o caso, que então foi favorável aos demandantes da ação no último dia 29 de abril. Segundo a decisão do tribunal norueguês, a companhia de Elon Musk tem até o dia 30 de maio para pagar a multa de quase meio milhão de dólares. Se a empresa não ressarcir os clientes, ela pode entrar com um recurso no conselho de Oslo e levar o caso para uma segunda instância.

Em nota enviada ao site Electrek, a Tesla declarou que a atualização liberada em 2019 tinha com objetivo "proteger a bateria e melhorar a longevidade" do veículo. No entanto, reconheceu que o update causou uma perda de alcance para "uma pequena porcentagem dos proprietários". Estima-se que mais de 10 mil consumidores possam ter seus automóveis da Tesla afetados pela atualização.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os mesmos problemas, também nos EUA

Além da Noruega, clientes nos Estados Unidos entraram com uma ação coletiva contra a Tesla alegando que veículos antigos estão com dificuldades para carregar mais rapidamente. A ação, que foi movida no tribunal federal do Norte da Califórnia, alega fraude contra a montadora. Segundo a Reuters, a limitação de bateria pode ter atingido milhares de carros das linhas Model S e X — não só nos EUA, mas em outros países em que a Tesla está presente.

[Nettavisen, Business Inisder, Electrek]

The post Tesla é multada na Noruega em US$ 480 mil por limitar bateria de veículos appeared first on Gizmodo Brasil.

Testamos o Android 12: novo sistema do Google é customizável sob medida para você

Posted: 25 May 2021 09:14 AM PDT

Imagem: Florence Ion/Gizmodo

O beta do Android 12 já está entre nós.

O Android 12 está trazendo um novo design chamado Material You — a maior mudança visual no sistema desde que o Google apresentou o Material Design original, em 2014. Embora você possa baixar o Android 12 beta agora, o design repaginado não está disponível em sua totalidade.

Mas há outras partes da nova interface do Android 12 que você pode experimentar agora. O beta oferece fragmentos de Material You, incluindo blocos coloridos em negrito no painel das configurações rápidas, cantos arredondados para widgets e novas animações.

Há cerca de uma semana eu venho testando o beta do Android 12. Abaixo eu conto como tem sido minha experiência.

Um visual mais colorido

No que diz respeito à navegação básica do Android, a nova interface não muda nada. O que está diferente é a estética no geral: tudo, desde botões a telas de menu, parece mais moderno. O Material You apresenta uma série de novas formas, cores, iluminação, tipografia e até animações em todo o quadro.

O novo design é ainda mais evidente na aba de notificações. O menu suspenso foi retrabalhado de um centro de controle de configurações rápidas sobrecarregado para, de fato, uma tela de menu que lembra as janelas desse menu introduzidas no Android 11.

Imagem: Google

Os blocos de configurações rápidas começam como quatro botões no primeiro puxar do menu, podendo ser expandido em oito cards maiores. No topo da aba de notificação há um controle deslizante de brilho, que é pouco intuitivo de tocar e arrastar quanto nas últimas versões do Android. O controle deslizante de volume também foi um pouco remodelado. É mais redondo e ousado, embora o Google planeje diminuí-lo até o lançamento final.

A tela de bloqueio também oferece um pouco do novo estilo Material You. A diferença visual perceptível é uma atualização na tipografia. A hora atual tem o título maior, com a data e a previsão do tempo empilhadas abaixo dela em uma fonte muito menor. Se não houver novas notificações, o relógio fica centralizado e amplia seu tamanho automaticamente.

A nova central de notificações é mais bonita e fácil de usar. Imagem: Florence Ion/Gizmodo

Nas últimas versões do Android, a tela de bloqueio permaneceu um tanto simplificada para facilitar a navegação em caso de sobrecarga de notificação. A fonte maior enche um pouco a tela de bloqueio quando há várias notificações não endereçadas, mas imagino que tudo ficará muito mais polido depois que as cores do Material You entrarem para valer.

Os widgets estão melhores

O Android possui widgets há muito mais tempo do que o iOS. No entanto, por incrível que pareça, o Google agora precisa alcançar o excelente trabalho que a Apple fez com o recurso no iOS. E isso principalmente no que diz respeito à personalização e organização desses widgets. A boa notícia é que o Google atualizou a API de widgets para que eles se adequem sozinhos às especificações do Material You que você escolher.

Imagem: Google

No beta atual do Android 12, os widgets possuem cantos arredondados, e o menu de seleção foi reformulado para parecer mais organizado. Nas próximas versões de teste do sistema, será possível definir cores como tema.

O Google também redesenhou os próprios widgets, como calendário e relógio, mas eles não estão disponíveis nesta primeira versão beta. De acordo com o The Verge, os widgets do Google mudam de cor conforme você os move pelo papel de parede, para “sintonizar” as tonalidades com o resto da tela inicial. Eu mesma mal posso esperar para experimentar isso.

Os widgets ainda não estão totalmente disponíveis no beta do Android 12, mas já existe um novo menu para pesquisar novos cards. Imagem: Florence Ion/Gizmodo

Um sistema mais dinâmico

As animações e a maneira como você navega entre as telas da interface do Android 12 também mudaram com a chegada do Material You. Agora, essas animações estão mais simples e acontecem de forma mais sutil, mas acontecem mais repetidamente. Isso me faz questionar como elas irão funcionar em telefones mais antigos, ou ainda, na versão básica Android Go, para aparelhos de entrada.

A tela de bloqueio também tem novos efeitos — por exemplo, se você usar um PIN para desbloquear o dispositivo, vai notar que cada número muda de formato conforme o código é inserido. Outra mudança é algo que já acontece há anos em smartphones da Samsung e OnePlus: o Android 12 mostra uma animação quando o celular for conectado a um cabo de carregamento, indicando quanto da bateria está sendo carregado.

Mais novidades a caminho

Existem mais três lançamentos beta do Android 12 programados para o próximo trimestre, então esta é apenas a primeira versão do Material You. Logo, podemos esperar por funções que ainda não foram liberadas agora de início, como o novo Painel de Privacidade e botões de acesso rápido para desligar câmera e microfone.

Assine a newsletter do Gizmodo

O Android 12 beta está disponível para os seguintes smartphones:

  • Asus Zenfone 8 (ZS590KS)
  • Google Pixel 3, 3 XL, 3a, 3a XL, 4, 4 XL, 4a, 4a (5G), 5
  • Nokia X20
  • OnePlus 9 e 9 Pro
  • Oppo Find X3 Pro (CPH2173)
  • TCL 20 Pro 5G
  • Tecno Camon 17
  • Vivo iQOO 7 Legend
  • Xiaomi Mi 11, Mi 11 Ultra, Mi 11i e Mi 11X Pro
  • ZTE Axon 30 Ultra 5G (China)

Lembrando que, por se tratar de uma versão de testes, o sistema pode apresentar problemas de funcionamento, lentidão e outros bugs. Portanto, instalá-lo no aparelho é por sua conta e risco. A versão final do Android 12 será lançada no terceiro trimestre de 2021.

The post Testamos o Android 12: novo sistema do Google é customizável sob medida para você appeared first on Gizmodo Brasil.

Hong Kong pode jogar fora milhares de dose de vacinas contra a Covid-19 

Posted: 25 May 2021 07:43 AM PDT

Mulher andando na China

Hong Kong pode ser forçada a jogar fora milhões de doses expiradas da vacina Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 nos próximos três meses, de acordo com um membro da força-tarefa contra o coronavírus de Hong Kong.

A cidade chinesa garantiu doses de vacina suficientes para sua população de 7,5 milhões de habitantes, tanto com a vacina da Pfizer quanto com a Sinovac da China, mas ainda tem dificuldades com as baixas taxas de vacinação.

"Temos apenas uma janela de talvez três meses para vacinar com Pfizer", disse Thomas Tsang, membro da força-tarefa de coronavírus de Hong Kong, ao programa de rádio pública local Hong Kong Today nesta terça-feira (25).

Tsang observou que menos de 20% da população de Hong Kong recebeu pelo menos uma dose, devido em grande parte às taxas relativamente baixas de infecção na região. As pessoas simplesmente não acham que precisam tomar a vacina se não houver Covid-19 se espalhando amplamente na comunidade. Outro problema relatado é a hesitação na vacinação porque as pessoas acreditam que podem esperar para ver se quem já tomou a dose terá efeitos colaterais, algo que tem obtido muita cobertura na mídia de Hong Kong.

"A falsa concepção sobre segurança é bastante infeliz", disse Tsang, referindo-se a histórias da mídia sobre os graves efeitos colaterais das vacinas contra o coronavírus, algo incrivelmente raro.

Até mesmo os profissionais da saúde em Hong Kong não estão sendo vacinados em taxas suficientes, como observa a AFP (agência de notícia chinesa) , com apenas cerca de um terço dos médicos e enfermeiras recebendo as vacinas.

"Temos muita sorte de não termos um surto de Covid-19 no momento", disse Tsang. "Mas a linha do tempo em Cingapura nos ensina que podemos ter problemas com bastante facilidade."

Cingapura tem visto um aumento de novos casos que as autoridades de saúde não foram capazes de rastrear adequadamente até uma fonte conhecida. Cingapura e Hong Kong foram forçados a cancelar uma chamada bolha de viagens devido às infecções recentes em Cingapura.

Ironicamente, os países que se saíram relativamente bem durante o primeiro ano da pandemia são agora áreas que estão lutando para vacinar seu povo. E isso torna essas mesmas regiões vulneráveis ​​a novos surtos, já que a doença ainda assola grande parte do mundo.

A Austrália, por exemplo, tem visto uma tremenda hesitação na vacinação, resultado tanto de baixas taxas de infecção quanto de uma implementação de vacina malfeita pelo governo australiano. A Austrália relatou 29,9 mil casos de Covid-19 e 910 mortes desde o início da pandemia, mas administrou apenas 3,6 milhões de doses da vacina para sua população de aproximadamente 25 milhões de pessoas.

Assine a newsletter do Gizmodo

O país está começando a perceber como isso poderia resultar em números ruins para o restante de 2021. O estado australiano de Victoria introduziu novas restrições contra a doença na terça-feira (25), depois que quatro novos casos foram descobertos na cidade de Melbourne. Um sobe e desce no número de casos depois que a cidade optou por reduzir o regime de restrições. Agora os australianos começaram a se acostumar com surtos que vêm e vão.

O membro da força-tarefa chinesa ressalta que vários países buscam por vacinas e que se a cidade perder essas doses agora, "pode ser muito mais difícil depois, já que o mundo inteiro está lutando por vacinas", acrescentou Tsang.

The post Hong Kong pode jogar fora milhares de dose de vacinas contra a Covid-19  appeared first on Gizmodo Brasil.

Quais os problemas da proposta de Bolsonaro para impedir moderação de conteúdo nas redes sociais

Posted: 25 May 2021 06:43 AM PDT

Jair Bolsonaro deitado e mexendo no celular

Ao longo das últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou em baixar um decreto para regulamentar o Marco Civil da Internet. Uma minuta do texto circulou em publicações desde quarta-feira (19). Caso o texto seja tornado oficial e entre em vigor, redes sociais só poderiam retirar conteúdos do ar ou suspender contas e perfis com ordem judicial ou em exceções definidas pelo próprio texto.

O decreto também instituiria a Secretaria Nacional de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual (ligada à Secretaria Especial da Cultura, subordinada, por sua vez, ao Ministério do Turismo) como "fiscal" da moderação das plataformas. Desde então, a tramitação do decreto foi fechada e não pode mais ser acessada.

A justificativa do texto é uma defesa da liberdade de expressão contra uma suposta censura das empresas, mas especialistas ouvidos pelo Gizmodo Brasil consideram que o texto vai na contramão das discussões atuais, é ilegal e inconstitucional, abre a porta para uma censura do poder executivo nas redes e aplica penalidades não previstas em lei.

O primeiro problema do possível decreto é que ele vai além de regulamentar o Marco Civil da Internet e o altera — o que é ilegal e inconstitucional para um instrumento desse tipo. Órgãos do próprio governo federal parecem estar cientes disso. Na minuta que circulou, havia também um parecer da Advocacia-Geral da União que alerta para essa questão, recomendando que as mudanças não sejam feitas por decreto, mas sim por medida provisória ou projeto de lei.

Mas nem mesmo esse caminho parece estar garantido. "Eu vejo muita dificuldade jurídica e política para um texto desses", diz a advogada e doutora em sociologia do direito pela USP, Nathalie Fragoso. Ela considera que mesmo uma medida provisória — que passa a valer assim que promulgada e só depois é apreciada pelo Legislativo — teria grande chance de ser questionada na Justiça, como ocorreu com diversas medidas do governo Bolsonaro em 2020.

Censura estatal das redes e penalidades descabidas

Mesmo que a forma seja adaptada para evitar problemas jurídicos, o texto ainda teria um conteúdo muito questionável. Para Carlos Affonso Souza, diretor do Instituto Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, a minuta do decreto interfere nos termos de uso das empresas de redes sociais e interfere na sua liberdade.

Já para Artur Pericles Lima Monteiro, coordenador da área de liberdade de expressão do InternetLab, a medida é problemática pois institui arbitrariamente novos critérios para quais tipos de postagens podem ou não sofrer moderação de conteúdo. Além disso, ele lembra que o texto institui o poder executivo para fiscalizar essa atuação das redes sociais.

Para Monteiro, essas duas medidas em conjunto abrem a porta para que haja uma censura estatal nas redes, já que o órgão poderia questionar a não moderação de conteúdos de acordo com seu entendimento e interesse. Vanessa Koetz, fellow da Coding Rights, concorda com esse ponto. “A avaliação do conteúdo passa para um órgão do governo federal, com uma dimensão política.”

Outro ponto é que a minuta do decreto prevê a aplicação de penalidades às empresas que desrespeitarem as novas diretrizes de moderação que o governo deseja. Essas penalidades podem ser advertências, multa de 10% do faturamento, suspensão e até proibição das atividades no País. Para Fragoso, o procedimento para a adoção dessas punições não está definido de maneira bem explicada no decreto.

Monteiro, do InternetLab, também explica que as penalidades constam no Marco Civil da Internet, mas dizem respeito a outro tipo de regras relacionadas a questões de privacidade de usuários. Ao aplicá-las nos artigos que tratam de liberdade de expressão, o governo estaria extrapolando o que a lei diz.

Liberdade de expressão não é um direito absoluto

A argumentação de que o decreto existiria para garantir o direito dos usuários à liberdade de expressão também não se sustenta, dizem os especialistas. Para Souza, do ITS Rio, quando uma plataforma remove um post de um usuário, não há como se falar em censura, pois o uso da rede é regulado pelos termos de uso de cada empresa, com os quais a pessoa concorda ao acessá-la.

Monteiro, do InternetLab, considera que a questão é mais complexa. "Eu não acho que seja sempre descabido falar em censura por parte das plataformas. É uma questão em aberto. Mas o que o decreto faz é abrir a porta para a censura por órgãos do poder executivo."

Ele lembra que, enquanto nos EUA, a primeira emenda da Constituição só garante a liberdade de expressão de interferência do Estado; no Brasil e na tradição europeia do direito, os direitos também protegem os cidadãos contra entes privados. Ele não acredita, porém, que a resposta à questão da liberdade de expressão nas redes seja proibir as redes de exercerem moderação sobre seus conteúdos e impor uma moderação do poder executivo no lugar.

Koetz, da Coding Rights, também comenta que a discussão sobre liberdade de expressão é diferente nos EUA e no Brasil. "O direito norte-americano é diferente do direito brasileiro. Não existe nenhum direito absoluto à liberdade de expressão no Brasil, nem um direito à liberdade de expressão incondicionada", destaca. "A maioria dos direitos no Brasil tem relação com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e com o fato de que racismo, LGBTQIfobia e violência contra a mulher são crimes tipificados, assim como diversas formas de discriminação."

Fragoso explica que o decreto inverte o que o Marco Civil da Internet define. De acordo com a lei, as plataformas só são responsabilizadas pelos danos dos conteúdos de terceiros em suas redes caso as empresas descumpram uma decisão judicial determinando a retirada. O texto da minuta de decreto opera em outra lógica: as ordens judiciais passam a ser exigidas para qualquer medida de moderação, exceto em alguns casos definidos no texto. Isso poderia, inclusive, atrasar medidas de combate à desinformação e a discursos de ódio e ocupar ainda mais o judiciário.

Medida ecoa atos do Partido Republicano nos EUA

Nos últimos anos, as empresas de mídia social entraram sob escrutínio da sociedade e de autoridades no mundo todo, em grande parte devido ao aumento da desinformação — com as já famosas fake news circulando livremente — e do discurso de ódio contra grupos minorizados, geralmente usado para fins extremistas. A pandemia de Covid-19 tornou a situação ainda mais delicada, com informações falsas sobre vacinas, uso de máscaras, tratamentos comprovadamente ineficazes e distanciamento social.

"A gente viu vários provedores de aplicação fazendo esse esforço de filtrar esse conteúdo que é falso ou não está amparado em boas evidências. As plataformas agiram para credibilizar alguns discursos e descredibilizar outros", comenta Fragoso. "Elas agiram em um contexto de absoluta necessidade, de pandemia, em que a desinformação estava incidindo sobre os comportamentos, impactando em como as pessoas se cuidam ou deixam de se cuidar."

Por aqui, posts do presidente Jair Bolsonaro e até mesmo do Ministério da Saúde foram ocultados pelas plataformas por conterem informações sem evidência sobre a pandemia.

As críticas às redes sociais não são exclusividade de Bolsonaro. Nos EUA, conservadores há muito reclamam de censura nas redes sociais. Políticos do Partido Republicano e até mesmo o então presidente Donald Trump tentaram mexer nas leis do país que dizem respeito às redes sociais. Trump acabou sendo expulso de redes como Twitter e Facebook.

Souza, do ITS Rio, lembra da ordem executiva de Trump para tentar revisar a Seção 230 da Lei de Decência das Comunicações dos EUA, que exime provedores de serviços online de responsabilização pelos conteúdos publicados pelos usuários e pelas decisões de moderação em suas plataformas.

"É esse ponto [da imunidade pelas decisões de moderação] que os Republicanos, em especial o ex-presidente Donald Trump, estavam achando que precisava ser revogado."  Isso, para Souza, teria inspirado apoiadores de Trump e Bolsonaro por aqui. A diferença, porém, é que essa imunidade não existe no Brasil.

"As plataformas já são processadas caso removam algum conteúdo [de modo errado]. A gente tem mais de uma centena de decisões só no Tribunal de Justiça de São Paulo, com o Google condenado por remoção equivocada de vídeo no YouTube, Facebook condenado porque removeu conta de maneira equivocada" relata o diretor do ITS Rio. "Esse debate está muito mal colocado. O decreto vai além do que está sendo discutido nos EUA."

Monteiro, do InternetLab, lembra que não é só esse decreto que tenta trazer para o Brasil as tentativas do Partido Republicano para impedir a moderação de conteúdo das redes sociais. "Alguns projetos de lei apresentados por parlamentares do PSL são claramente inspirados pelo Partido Republicano. Quando esses projetos de lei dizem, por exemplo, que as plataformas não podem fazer censura em razão da opinião política do usuário, isso é um tipo de regulação que têm aparecido em projetos de lei de Republicanos."

Assine a newsletter do Gizmodo

Decreto só piora as questões da moderação de redes sociais

Por mais que o decreto erre totalmente ao tentar impedir a exclusão de publicações e contas de usuários, isso não quer dizer que a moderação de conteúdo das redes sociais é perfeita. Para Koetz, da Coding Rights, falta transparência. "A gente já teve relatos, por exemplo, do movimento LGBT, de conteúdos bloqueados quando se usa a palavra 'sapatão', e a gente não sabe o motivo", comenta.

"Como funciona o algoritmo que dá menos visibilidade para essa luta e dá mais visibilidade para fake news? Quando o discurso de ódio da extrema-direita é retirado das redes, qual a dimensão [do post antes de ser excluído]? Para onde ele se espraiou? Qual foi o dano? Essas coisas não estão nítidas." Para a pesquisadora, o decreto vai tratar de um problema de moderação de conteúdo sem entender essa questão da transparência. "Nem o próprio decreto é tão nítido. Ele vai na contramão da transparência. Ele vai exigir medidas e criar deveres para as plataformas, mas não vai fazer um debate que é muito necessário."

Monteiro também concorda que a questão é mais ampla do que a solução do decreto. "Eu diria que a gente tem liberdade de expressão nas plataformas, mas a proposta do decreto é inconstitucional", comenta. Ele também ressalta que o contexto deixa nítida qual a intenção do texto. "Essa minuta vem depois de a Secretaria Especial da Cultura intervir em favor de um canal do YouTube, o Terça Livre, que foi objeto de moderação pelo Google. Ela estar preocupada com esse tipo específico de discurso é, sim, um problema. O combate à desinformação e ao discurso de ódio foi trazido a partir de preocupações da sociedade civil."

The post Quais os problemas da proposta de Bolsonaro para impedir moderação de conteúdo nas redes sociais appeared first on Gizmodo Brasil.

Cloudflare pede desculpas por serviço de gateway bloquear sites LGBTQ

Posted: 25 May 2021 06:20 AM PDT

Imagem: Divulgação

A empresa de hospedagem Cloudflare confirmou que seu serviço próprio de gateway de filtragem de tráfego não conta mais com um recurso pré-definido que bloqueia sites LGBTQ. A companhia fez o anúncio em resposta a uma mensagem enviada por um analista britânico, que notou que uma das categorias bloqueadas pelo gateway era essa relacionada ao público LGBTQ.

O serviço de gateway de filtragem de tráfego da Cloudflare tem como objetivo proteger os navegadores de acessar sites repletos de malware ou golpes. Além de dar aos clientes a chance de restringir o acesso a determinados sites associados a spyware ou spam, o Cloudflare oferece a opção de bloquear páginas em categorias específicas, como "jogos de azar" ou "violência".

Até a última semana, o gateway também permitia que os clientes filtrassem páginas que hospedavam determinados conteúdos — algo que, segundo a companhia, estava no controle de uma empresa parceira.

Enquanto vasculhava sites de “sociedade e estilo de vida” que a Cloudflare poderia filtrar, o analista de tecnologia Henry Cole, que mora em Londres, encontrou uma subcategoria de páginas bloqueadas ​​que foi rotulada apenas como "LGBTQ". Foi então que Cole publicou um tweet mostrando algumas das categorias inclusas nessa lista de bloqueio. A Cloudflare prontamente removeu a categoria.

Segundo Dane Knecht, vice-presidente sênior da empresa, disse que, apesar do apontamento de Cole, sua companhia não "categoriza sites internamente", mas sim "categoriza [a compra] de várias fontes externas".

Cloudflare já registrou caso semelhante em 2020

Essa não é a primeira vez que essas “fontes externas” fizeram com que a Cloudflare cortasse o acesso a sites dedicados à comunidade LGBTQ. Há cerca de um ano, a empresa lançou um produto de filtragem de tráfego voltado especificamente para famílias, dizendo que o objetivo era impedir que as crianças acessassem acidentalmente “conteúdo adulto”. No final das contas, esse amplo guarda-chuva não cobriu apenas sites que hospedavam pornografia pesada ou conteúdo educacional, mas serviços dedicados a apoiar a comunidade gay — incluindo alguns que eram voltados para crianças gays e trans.

Assine a newsletter do Gizmodo

Na época, a Cloudflare pediu desculpas e culpou um parceiro externo pelo problema, dizendo que um dos fornecedores tinha várias categorias de "conteúdo adulto" para bloquear. A empresa explicou que uma delas espelhava a definição usada pelo Google Safesearch, que filtra pornografia explícita ou sites que descrevem pornografia especificamente. Embora a Cloudflare tivesse a intenção de usar esse filtro como parte de seu produto para famílias, a empresa escolheu uma categoria diferente de "conteúdo adulto" que usava uma definição mais liberal, bloqueando sites relacionados a LGBT no processo.

"Configuramos uma série de verificações de sites conhecidos que deveriam estar fora das categorias pretendidas, incluindo muitos que listamos de maneira equivocada. Esperamos que isso ajude a detectar erros como esse no futuro", completou a Cloudflare.

The post Cloudflare pede desculpas por serviço de gateway bloquear sites LGBTQ appeared first on Gizmodo Brasil.

Homem cego há 40 anos tem visão parcialmente restaurada graças à terapia genética

Posted: 25 May 2021 05:41 AM PDT

Pesquisadores nos Estados Unidos afirmam que uma terapia genética experimental foi capaz de restaurar parcialmente a visão de um homem 40 anos depois que ele perdeu a maior parte de sua capacidade de enxergar. As descobertas são empolgantes, mas os autores do novo estudo alertam que mais pesquisas serão necessárias para confirmar a eficácia desse tratamento.

A terapia genética surgiu como uma abordagem promissora para doenças incuráveis ​​que costumam ser causadas por mutações. O procedimento pode editar os genes de células coletadas do corpo no laboratório e, em seguida, colocá-los de volta — a terapia com células CAR T para câncer é um exemplo disso — ou editar células diretamente dentro do corpo, esta última técnica também conhecida como terapia genética in vivo.

Em 2017, a primeira terapia genética in vivo foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), órgão dos EUA equivalente à nossa Anvisa. O tratamento, denominado Luxterna, ajuda a prevenir que pessoas com distrofia retiniana hereditária, uma doença genética rara, percam completamente a visão.

O tratamento via Luxterna só é útil para pessoas com uma forma de distrofia retiniana causada por uma mutação específica e apenas antes de perderem completamente as células retinais funcionais, o que geralmente acontece antes da idade adulta. A partir disso, os cientistas têm tentado desenvolver outros tipos de terapia genética que possam ajudar pessoas com esses distúrbios da retina, independentemente da mutação que a causa e muito depois de seu início.

Uma abordagem que está sendo testada agora depende de algo chamado optogenética. A ideia é editar células nervosas coletadas de um paciente para que respondam à luz de uma maneira particular, o que deveria transformar essas células em uma versão das células fotossensíveis normalmente encontradas na retina, que nos permitem ver.

Assine a newsletter do Gizmodo

Novos estudos

Pesquisadores na Europa e nos EUA têm trabalhado em uma dessas terapias como parte de um ensaio clínico de Fase 1/2 chamado PIONEER. Assim como outras terapias genéticas, este tratamento usa um adenovírus castrado para entregar sua carga às células. Neste caso, é o código genético que permite que as células da retina produzam uma proteína chamada ChrimsonR que responde à luz âmbar. Eles então usam óculos especializados para coletar informações do mundo exterior e transformar esses dados em pulsos de luz âmbar.

A esperança era que esses pulsos permitissem que a retina editada pelo gene e, por extensão, o cérebro, percebessem as informações visuais da mesma forma que as pessoas com retinas não danificadas, restaurando a visão.

Em um artigo publicado na segunda-feira (24) na Nature Medicine, a equipe detalhou o caso de um paciente de 58 anos envolvido no estudo, que recuperou a visão após o tratamento, embora com algumas ressalvas.

Os óculos especializados captam informações do mundo exterior e as traduzem em pulsos de luz. Os pulsos, então, ajudam as retinas editadas por genes a perceber os dados da mesma forma que a retina em pessoas sem esses distúrbios genéticos. Imagem: Sahel, et al.; Nature Medicine

O paciente, que manteve a capacidade de perceber a luz mesmo com seu distúrbio, recebeu o tratamento em um dos olhos. Naquele olho, e enquanto usava os óculos de proteção, ele conseguiu ver objetos próximos, a ponto de poder distingui-los e estender a mão para tocá-los — algo que ele não podia fazer antes. As leituras de eletrocardiogramas também mostraram atividade cerebral ligada à visão.

Segundo os pesquisadores, todas essas melhorias permaneceram até cinco meses após o tratamento inicial. A visão restaurada do homem só foi possível com os óculos de proteção, e a visão que ele recuperou era embaçada e com alcance limitado. Contudo, os autores do estudo dizem que esta é a primeira evidência em humanos que demonstra o potencial da terapia genética para tratar essa forma rara de cegueira algum dia no futuro.

Outros pesquisadores estão desenvolvendo tratamentos para a cegueira usando optogenética, alguns com abordagens diferentes dos óculos de proteção de luz âmbar usados ​​neste estudo. O tempo terá de dizer se alguma dessas pesquisas finalmente dará certo. Mas, por enquanto, as esperanças são grandes.

The post Homem cego há 40 anos tem visão parcialmente restaurada graças à terapia genética appeared first on Gizmodo Brasil.

AliExpress oferece ofertas relâmpago para todos os tipos de usuário, confira!

Posted: 25 May 2021 05:00 AM PDT

Durante todo os meses, a AliExpress oferece promoções imbatíveis em seu site e aplicativo. A bola da vez é a semana de Super Ofertas, que vai de 24 a 30 de maio.

Além de cupons de desconto, você também consegue comprar produtos a partir de U$ 1, se for novo usuário e o melhor: leitor do Gizmodo tem cupom de desconto exclusivo. Veja abaixo todas as ofertas relâmpago que acontecem nesta semana:

Cupom de desconto exclusivo

O Gizmodo Brasil, em parceria com a AliExpress, oferece um cupom de desconto exclusivo para todos os novos usuários do site. Basta criar sua conta, ir neste link, selecionar o produto que deseja e usar o cupom 12brsuper2 antes de finalizar a compra para receber  U$ 12 off em compras acima de U$ 20.

Ofertas relâmpago flash

Independentemente se você é novo usuário ou comprador frequente do AliExpress, tem direito a participar das ofertas relâmpago flash.

Funciona assim: além dos produtos já em promoção, todos os dias entre 24 e 30 de maio, você pode usar cupons específicos para garantir ainda mais desconto na sua compra. Confira:

  • Use SD305BR para receber U$5 de desconto em compras acima de U$30.
  • Use SD949BR para receber U$9 de desconto em compras acima de U$94.

Lembrando que esses cupons só são válidos entre 21h e 21h30 de 24 a 30 de maio.

Mas você pode clicar aqui para ver todos os produtos em oferta e escolher os que você deseja. Nós separamos os melhores abaixo. Fique atento, porque os estoques são limitados, ou seja, corra para garantir seus produtos antes que acabem!

Ofertas a partir de U$ 1 para novos usuários

Se você nunca comprou no AliExpress, tem uma chance de comprar produtos a partir de U$ 1 nessas ofertas relâmpago.

Essa promoção também é válida de 24 a 30 de maio. Clique aqui para conferir a lista completa de produtos disponíveis, mas lembre-se: cada item tem um estoque de apenas 500 unidades, ou seja, corra para garantir!

Para você ter uma ideia do que te espera nesta promoção, fizemos uma seleção com as melhores ofertas:

Preços conferidos na tarde do dia 24 de maio. Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

The post AliExpress oferece ofertas relâmpago para todos os tipos de usuário, confira! appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário