sexta-feira, 28 de maio de 2021

Gizmodo Brasil

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Sem tempo para filmes e séries longas? Assista aos curtas disponíveis no Disney+

Posted: 27 May 2021 06:30 PM PDT

Se você estiver procurando por obras que possam ocupar um pequeno tempo do seu dia, o  Disney+ disponibilizou recentemente em seu catálogo diversos curtas interessantes, desde o gênero drama até a comédia. Por isso, o Gizmodo Brasil organizou uma seleção especial para você curtir neste final de semana. Confira:

Bao (7 minutos)

Uma mãe chinesa que está triste quando seu filho crescido sai de casa tem outra chance de maternidade quando um de seus bolinhos ganha vida. Mas ela descobre que nada fica bonito e pequeno para sempre.

Guarda-chuva azul (6 minutos)

É apenas mais uma noite de viagem até que a chuva começa a cair, e a cidade ganha vida com o som de canos de chuva pingando, toldos assobiando e calhas borbulhantes. E no meio, dois guarda-chuvas, um azul e outro não, se apaixonam eternamente.

Toca (6 minutos) 

Uma jovem coelhinha embarca em uma jornada para cavar a toca dos seus sonhos, mesmo sem ter a mínima ideia do que está fazendo. Em vez de revelar suas falhas aos vizinhos, ela acaba cavando mais e mais problemas. Ao atingir o fundo, ela descobre que pedir ajuda não é vergonha.

Dia e Noite (7 minutos)

Dia encontra Noite, um estranho humor distintamente mais obscuro. Mas suas desconfianças logo se tornam curiosidade, e ficam encantados ao descobrir as alegras de sua amizade

Geri’s game (4 minutos)

Geri joga uma partida de xadrez o dia inteiro no parque contra si mesmo. De alguma maneira, ele começa a perder para seu oponente mais animado. Mas quando o jogo já está no final, Geri consegue virar a mesa.

Cabeça ou coração (6 minutos) 

Esta é uma história de luta entre a cabeça de Paul — pragmática, lógica, calculista — e seu coração — espírito livre, aventureiro, ansioso para se libertar.

Kitbull  (8 minutos)

Um relacionamento improvável surge entre duas criaturas: um gatinho feroz perdido e independente, e um pit bull. Juntos, eles desenvolvem uma amizade pela primeira vez.

La Luna (6 minutos) 

Uma fábula de um menino que cresce na mais peculiar das circunstâncias. É a primeira vez que o pai e o avô o levam ao trabalho. Será que ele será capaz de encontrar o seu próprio caminho?

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Lava (8 minutos) 

Inspirado na beleza isolada das ilhas tropicais e o fascínio explosivo dos vulcões oceânicos, este curta é uma história de amor musical que ocorre ao longo de milhões de anos.

Fitas (11 minutos)

Nesta obra duas crianças em uma canoa do acampamento se veem à deriva em um lago, sem poder se mover para frente até acharem uma maneira de se conectarem e virem o mundo através dos olhos um do outro.  Este filme abre novos caminhos para apresentar o primeiro personagem autista não verbal da Pixar.

Lorenzo (4 minutos) 

Lorenzo, um gato egocêntrico que provoca os outros gatos com sua comida e bela cauda, deve lutar contra a sua cauda depois que um misterioso gato de rua coloca um feitiço sobre ela.

A banda de um homem só (4 minutos)

Com uma moeda para fazer um pedido na fonte de Piazza, uma menina camponesa encontra dois artistas de rua concorrentes que preferem que a moda chegue aos potes das pontas. A garotinha, Tippy, é apanhada no meio quando um duelo musical acontece entre as bandas de um homem só.

Segredos mágicos (12 minutos)

Em um dia normal, a vida de Greg é repleta com a família, amor e um cachorrinho indisciplinado, mas, apesar de tudo isso, Greg tem um segredo. Mas hoje é um dia diferente. Com a ajuda de um cão habilidoso e um pouco de magia, Greg vai aprender que ele não tem nada a esconder e que merece ser feliz por completo.

O avião de papel (6 minutos)

Um jovem em um escritório vê a garota dos seus sonhos em uma das janelas do arranha-céus do outro lado da rua. Mas como poderia chamar a atenção dela? Com apenas seu coração, imaginação e uma pilha de papéis para chamar sua atenção, seus pensamentos não são páreo para os destinos reservados para ele.

Purl (12 minutos)

Uma diligente novelo de lã chamada Purl consegue uma emprego em um lugar acelerado, de alta energia, uma star-up absolutamente masculina. As coisas começam a se revelar quando ela tenta se encaixar neste grupo fechado. Purl tem que se perguntar até que ponto está disposta a ir para conseguir a aceitação que anseia e refletir o que realmente vale a pena.

Piper: Descobrindo o Mundo (6 minutos)

Piper conta a história de um filhote de passarinho que vive próximo à praia e se aventura pela primeira vez a sair do ninho em busca de comida.

Para assistir a todos os curtas, assine o Disney+ neste link. Assinando pelo link, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

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Pessoas com casos leves de Covid-19 podem criar anticorpos ao longo da vida, diz estudo

Posted: 27 May 2021 04:44 PM PDT

Pesquisadores da Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos, acreditam que pessoas que tiveram casos leves de Covid-19 podem continuar produzindo anticorpos contra o coronavírus por toda a vida.

A pesquisa, publicada na última segunda-feira (24) na Revista Nature, analisou amostras de sangue de 77 participantes, coletadas em intervalos de três meses a partir de um mês após a infecção pelo vírus Sars-CoV-2. A maioria deles teve casos leves da doença, mas seis precisaram ser hospitalizados. Também foi observada a medula óssea de 18 pessoas do grupo entre sete e oito meses após a infecção. Depois de quatro meses, cinco deles passaram por novas coletas. Por fim, os cientistas também recolheram amostras desse mesmo tecido em 11 pessoas que nunca tiveram Covid-19.

Os resultados mostraram que os níveis de anticorpos no sangue dos participantes com a doença caíram nos primeiros meses, estabilizando-se depois. Mas a novidade foi que havia células produtoras dessas substâncias em 15 das amostras de medula óssea de pessoas com Covid-19 leve. Essas células produtoras de anticorpos apareceram também após quatro meses nas cinco pessoas que forneceram uma segunda amostra de medula.

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As células imunológicas funcionam assim: primeiro, multiplicam-se durante a infecção viral no sangue. Depois, exercem sua função até morrerem e então o nível de anticorpos finalmente cai. Mas uma pequena parcela, chamada de células plasmáticas de longa vida (LLPCs, na sigla em inglês), migra para a medula óssea. Lá, elas secretam continuamente níveis baixos de anticorpos na corrente sanguínea.

"Há relatos de que os anticorpos diminuem rapidamente após a infecção com o vírus que causa COVID-19, e a grande mídia interpretou que isso significa que a imunidade não durou muito", disse, em nota, o autor Ali Ellebedy"Mas isso é uma interpretação errônea dos dados. É normal que os níveis de anticorpos diminuam após a infecção aguda, mas não chegam a zero; eles se estabilizam. Aqui, encontramos células produtoras de anticorpos em pessoas 11 meses após os primeiros sintomas. Essas células viverão e produzirão anticorpos pelo resto da vida das pessoas. Essa é uma forte evidência de imunidade duradoura".

 

 

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Nova tela touchscreen integrada da E Ink promete leitores digitais mais baratos

Posted: 27 May 2021 04:00 PM PDT

Imagem: E Ink

É raro encontrar um leitor de e-book que não venha com uma tela sensível ao toque, mas a tecnologia ainda não é tão intuitiva quanto o display touchscreen de um smartphone. No que depender da E Ink, isso pode mudar: a companhia anunciou uma nova tela de tinta eletrônica com sensor de toque integrado, que deve não apenas deixar o uso mais prático, mas também melhorar a qualidade das imagens e diminuir os custos de produção novos aparelhos.

A grande maioria dos leitores digitais possui uma tela dividida em duas partes: uma é o sensor de toque laminado, que fica na parte superior, e a outra é o display E Ink, responsável pela exibição dos textos. A E Ink é o nome da tecnologia de papel eletrônico fornecida pela E Ink Corporation, que por sua vez compartilha a tecnologia com outras fabricantes. O Amazon Kindle, por exemplo, é um dos dispositvos que utiliza esse método.

Por serem duas telas comprimidas uma em cima da outra, a luz que passa entre os painéis pode reduzir o contraste da tela E Ink — justamente um dos pontos que tornam a tecnologia bem semelhante a estar olhando para um livro de papel. Somam-se a isso os custos de produção. Afinal, é necessário fabricar duas telas distintas, e não uma que possua as duas tecnologias.

Nova tela E Ink promete mais qualidade de imagem

A novidade foi batizada de On-Cell Touch ePaper, e inclui uma camada sensível ao toque pré-integrada entre o filme de tinta eletrônica e o painel iluminado na parte superior. A solução deve ajudar a reduzir o custo dos componentes e simplificar a fabricação dos displays.

Também são esperadas melhorias na visualização de conteúdos, tanto nas telas preto e branco quanto nas coloridas. Nas versões em tons de cinza, a taxa de contraste é 30% maior se comparada ao modelo atual que equipa a maioria dos e-readers. Já para modelos em em que a tela é colorida, essa taxa sobe para 40%.

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O novo módulo On-Cell Touch pode ser especialmente útil para dispositivos que não possuem uma tela iluminada. Ou ainda, tornar leitores digitais mais finos, já que os dois painéis são integrados. A E Ink Corporation afirma que os primeiros aparelhos com a nova tecnologia serão compatíveis apenas com o toque dos dedos. A ideia é que, futuramente, seja possível utilizar canetas inteligentes, para fazer anotações, e outros acessórios.

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Depois do PC, Sony confirma que lançará jogos do PlayStation também nos smartphones

Posted: 27 May 2021 03:30 PM PDT

O lançamento de franquias dos consoles PlayStation no PC parece ser uma prioridade para a Sony, em especial depois da recepção favorável de títulos como Days Gone e Horizon Zero Dawn. Só que os games não vão se limitar apenas aos computadores: nesta semana, o presidente e CEO da Sony, Jim Ryan, confirmou que planeja levar jogos da família PlayStation para outras plataformas, entre elas o mobile.

“Estamos começando nossa jornada para tirar as IPs originais do PlayStation do console. Começamos no ano passado, publicando dois de nossos jogos para PC, Horizon Zero Dawn e Predator. Ambos foram lucrativos e tiveram uma estreia com muito sucesso. No ano fiscal de 2021, começaremos a publicar alguns de nossos icônicos PlayStation para mobile", disse Ryan durante uma sessão de perguntas e respostas com investidores.

O executivo também destacou que o lançamento dos títulos nos smartphones não deve trazer lucros significativos neste primeiro momento. "Prevemos que isso aconteça à medida que aprendemos com essa experiência e aumentamos o número de jogos que lançaremos para celular. A contribuição do PC e mobile se tornará cada vez mais importante com o passar do tempo", completou.

No mês passado, a Sony abriu uma nova unidade de negócios focada em PlayStation para adaptar as franquias mais populares da marca para os dispositivos móveis. Essa divisão já teria, inclusive, um cronograma completo de lançamentos previstos para um prazo de três a cinco anos.

Divisão mobile é um dos focos da Sony

Durante a reunião com acionistas nesta quinta-feira (27), Ryan apontou que o mercado de jogos para celular geraram US$ 121 bilhões em todo o mundo em 2020. No mesmo período, os consoles fizeram US$ 64 bilhões, e games para PC US$ 42 bilhões.

"Temos pensado em como os jogadores desfrutam de nosso conteúdo e tivemos algum sucesso inicial em experiências com jogos e aplicativos móveis para fornecer mais opções aos jogadores. O celular é apenas uma das áreas que estamos explorando para alcançar milhões de pessoas para além de nossas plataformas. Estamos explorando o mercado móvel com algumas franquias PlayStation", declarou.

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Ainda não há previsão de quando os títulos PlayStation comecem a chegar nos smartphones. Lembrando que o DualSense, controle do PlayStation 5, é compatível com celulares Android a partir da versão 11, iPhones e iPads, ambos da versão 14.5 em diante.

[Video Games Chronicle]

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Clearview AI é alvo de novas queixas legais na Europa por abuso de reconhecimento facial

Posted: 27 May 2021 03:15 PM PDT

Imagem: Kirill Kudryavtsev (Getty Images)

A Clearview AI, startup responsável por uma controversa ferramenta de reconhecimento facial usada principalmente pela polícia, está enfrentando uma onda de reclamações legais em toda a Europa. A companhia é acusada por violações de privacidade e abuso da tecnologia, com base em documentos internos que mostram como funciona o algoritmo da plataforma.

As queixas partem de algumas organizações de privacidade e direitos humanos e foram encaminhadas a órgãos de vigilância em cinco países. As entidades alegam "ilegalidade sistêmica" no serviço da Clearview AI, sob a justificativa de que a startup guardou inúmeras fotos de cidadãos nos países da União Europeia e usou os conteúdos sem consentimento dos usuários, violando regras de proteções de privacidade nos locais afetados.

Entre as organizações que integram as reclamações estão a Privacy International, na França e Reino Unido; a Homo Digitalis, na Grécia; o Centro Hermes para Transparência e Direitos Humanos Digitais, na Itália; e o Centro Europeu de Direitos Digitais, na Áustria.

"As leis europeias de proteção de dados são muito claras quando se trata dos objetivos para os quais as empresas podem usar nossos dados", disse Ioannis Kouvakas, diretor jurídico da Privacy International, um dos quatro grupos por trás das reclamações. "Extrair nossas características faciais exclusivas ou até mesmo compartilhá-las com a polícia e outras empresas vai muito além do que poderíamos esperar como usuários online", completou.

"A Clearview parece interpretar a internet como um fórum homogêneo e totalmente público onde tudo está à disposição", disse Lucie Audibert, da Privacy International, que vê as ações da empresa como uma ameaça aos "numerosos direitos e liberdades" possibilitados por uma web mais aberta e transparente.

As entidades afirmam que os órgãos reguladores têm até três meses para dar um parecer sobre as queixas.

Investigação na Alemanha

O processamento de dados pessoais da Clearview foi declarado ilegal este ano pela Autoridade de Proteção de Dados de Hamburgo (DPA), a segunda maior cidade da Alemanha. A decisão surgiu de uma reclamação feita por Matthias Marx, um cientista da computação alemão e membro do Chaos Computer Club, que diz que suas fotos foram usadas pela Clearview para gerar um perfil biométrico sem seu conhecimento ou autorização.

Marx soube desse processo ao enviar à Clearview uma solicitação de acesso do titular dos dados (DSAR, na siga em inglês), uma ferramenta legal na Europa que obriga as empresas a liberar cópias de dados pessoais armazenados para os usuários envolvidos. Em janeiro, depois de descobrir que a Clearview violou a lei, a DPA ordenou que a identidade biométrica de Marx fosse excluída.

Na época, a DPA rejeitou vários argumentos de defesa da Clearview, que negou que Marx tenha sido monitorado — apenas se limitou a dizer que o perfil biométrico foi gerado por meio de "algumas fotos [de Marx] disponíveis na internet". O órgão ainda acusou a startup de armazenar não apenas imagens, mas dados precisos adicionais, uma vez que o banco de dados da Clearview arquivava histórico de localização de algumas fotografias de Marx.

Um detalhe importante: apenas a solicitação de remoção de Marx foi atendida. Com base nas leis de alguns países da Europa, cada usuário precisa entrar em contato com a Clearview e fazer sua reclamação individualmente.

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Casos nos EUA

A Clearview utiliza um sistema de coleta de imagens públicas na internet, em especial as que são divulgadas em redes sociais, para alimentar seu banco de dados biométrico. A startup então vende o acesso ao software de inteligência artificial para agências e governos no mundo todo, que por sua vez utilizam o mecanismo para identificar os cidadãos.

A questão é que polícias e autoridades, principalmente nos EUA, têm feito uso discriminado do software da Clearview. Uma reportagem do BuzzFeed News constatou no início de abril que quase 2 mil órgãos públicos americanos usaram a ferramenta de reconhecimento facial da startup. Além disso, muitos agentes de segurança baixaram o app da Clearview e o usaram sem informar os superiores de seus respectivos departamentos.

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Funcionários da Amazon querem empresa que zere sua poluição até 2030

Posted: 27 May 2021 03:00 PM PDT

Mais de 600 funcionários da Amazon assinaram uma petição pressionando a empresa a reduzir seus níveis de poluição a zero até 2030. Isso porque os danos ambientais causados por seu império de logística costumam estar concentrados nos bairros negros, latinos, indígenas e imigrantes.

O documento pede que a empresa priorize tecnologias de emissão zero nas comunidades fortemente afetadas a fim de cumprir suas declarações sobre igualdade racial. "Como funcionários, estamos alarmados pois a poluição da empresa está desproporcionalmente concentrada em comunidades de cor", diz a carta. "A Amazon deve se comprometer com emissões zero até 2030 e implantar tecnologias para diminuir o impacto. Queremos ter orgulho de onde trabalhamos."

A petição foi iniciada por membros da Amazon Employees for Climate Justice, e começou a circular em resposta à rejeição da empresa a uma proposta dos acionistas que a obrigava a relatar quanta poluição ela emite nesses locais.

Os armazéns e fábricas da Amazon proliferaram nos Estados Unidos nos últimos anos junto com o aumento das compras online em razão da pandemia de Covid-19. Porém, defensores do clima preocupam-se com a poluição criada pelos milhares de caminhões a diesel, aviões e vans que a Amazon usa para transportar pedidos para cumprir sua promessa de entrega em dois dias. Por sua vez, os bairros de pessoas de cor tornaram-se uma espécie de epicentro de resíduos de plástico e escoamento de caminhões a diesel.

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"A Amazon aparece sem informar a comunidade sobre sua invasão. Eles aparecem com armazéns e caminhões de entrega que pioram nossas estradas, nosso ar" , disse Paola Dela Cruz-Perez, uma organizadora de jovens da organização sem fins lucrativos East Yard Communities for Environmental Justice, durante uma coletiva realizada antes da reunião de acionistas planejada para hoje (26). "A Amazon tem expandido suas operações em bairros do sudeste de Los Angeles por entender exatamente como funciona o racismo ambiental e escolher lucrar com essa opressão."

Apesar de rejeitar a resolução dos acionistas sobre os relatórios de poluição, os acionistas da Amazon ainda esperam votar em uma resolução separada que pede à empresa que relate quanto de suas embalagens de plástico vai parar no meio ambiente.

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Dying Light 2 chega em dezembro; veja gameplay inédito

Posted: 27 May 2021 02:28 PM PDT

Dying Light

A Techland anunciou várias novidades para o seu jogo Dying Light 2. O game de ação e sobrevivência virá com milhares de movimentos de parkour, vilões mais fortes e um gráfico assustadoramente bom.

Durante o dia, os humanos comandam a cidade, mas a noite pertence ao exército de mortos vivos. O cenário mostra uma cidade destruída após 15 anos do apocalipse.

A jogabilidade ajuda bastante a escapar da zumbizada. Segundo os desenvolvedores, existem cerca de 3 mil movimentos  de parkour possíveis. A maioria das passagens se parecem com beiradas de prédios ou suporte de guindastes – às vezes você vai precisar pular de um prédio para outro.

A versão dois está ainda mais insana, com zumbis mutantes cheios de habilidades assustadoras. Como se mata quem já morreu? Bom, primeiro tem o básico – acerta a cabeça do infeliz. Mas em Dying Light 2, você vai contar com armas caseiras bem eficientes produzidas "manualmente" durante o jogo.

É preciso usar bem a cabeça para conseguir escapar sem mordidas, e quando você pensar que os zumbis são seu único problema, lembre-se: os vivos também não estão nem aí para você.

Sobre o jogo

Dying Light 2 é um game de ação e sobrevivência em primeira pessoa ambientado em um mundo aberto pós-apocalíptico dominado por zumbis famintos. Nele, você vai percorrer uma cidade devastada por uma misteriosa epidemia de vírus. Procure suprimentos, crie armas e enfrente hordas de infectados.

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Além de tentar fugir dos mortos vivos, você terá que fazer uma escolha difícil para completar uma missão secreta. A lealdade aos seus superiores será mais forte do que a vontade de salvar os sobreviventes? A escolha é sua…

Dying Light 2 será lançado em 7 de dezembro e a pré-venda já está disponível para PS4, PS5, Xbox e PC. O jogo é dos mesmos criadores de "Dead Island" e "Call of Juarez".

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Apesar das altas velocidades de voo, moscas assassinas não têm controle de direção

Posted: 27 May 2021 02:19 PM PDT

Moscas assassinas podem atingir acelerações de mais de 3g no ar para chegar até suas presas. No entanto, há um problema: em velocidades altas, elas frequentemente erram porque perdem o controle da direção. Essas são as conclusões de um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Cambridge, Lincoln e Minnesota, publicadas no Journal of the Royal Society Interface.

Os bichos, da espécie Coenosia attenuata, realizam mergulhos aéreos de alta velocidade para atacar as presas que estão abaixo delas, atingindo acelerações de até 36 m/s², equivalente a 3,6 vezes a aceleração da gravidade (ou 3,6g). Isso acontece porque eles batem as asas ao cair, combinando a aceleração do voo motorizado com a aceleração da gravidade.

Porém, os pesquisadores acreditam que os animais não levam em conta o efeito da gravidade para atingir um alvo. Assim, eles construíram uma espécie de “arena de voo” transparente e inseriram uma presa falsa que voava em velocidade constante. As moscas foram filmadas com câmeras de vídeo enquanto atacavam o alvo, e os cientistas assistiram as imagens em câmera lenta. Usando esses dados, eles reconstruíram a sequência de ataque em um modelo 3D e analisaram o caso.

O estudo descobriu que as moscas assassinas atingiram acelerações muito mais altas ao decolar do teto da arena, em comparação com o chão ou paredes. Elas batem suas asas a uma taxa semelhante de onde quer que sejam lançadas, indicando que sua velocidade é determinada por uma combinação de força de asa e gravidade.

“Quando as moscas assassinas decolavam do chão ou das paredes da arena, elas se moviam no momento em que podiam pegar o caminho mais curto até o alvo. Mas não conseguiram fazer isso quando decolavam do teto porque a alta aceleração causada por gravidade muda a trajetória esperada”, disse, em nota, Sergio Rossoni, um estudante de doutorado no Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge e primeiro autor do artigo.

Ao mergulhar com aceleração superalta, a mosca às vezes pega sua presa rapidamente, mas muitas vezes erra porque sua velocidade torna difícil mudar de curso se o alvo se mover. Mas mesmo se a mosca não pousar no alvo, seu modo de voo reduz rapidamente sua distância da presa. “Esta pesquisa nos ajuda a entender quais atalhos são aceitáveis ​​quando a sobrevivência depende de decisões rápidas e ações precisas, mas as capacidades sensoriais e o poder de processamento do predador são fortemente restringidos”, disse o professor Gonzalez-Bellido da Universidade de Minnesota, que conduziu o estudo.

[Eurekalert]

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YouTube remove 12 vídeos que mostram Jair Bolsonaro falando sobre cloroquina e ivermectina

Posted: 27 May 2021 01:51 PM PDT

O YouTube removeu mais 12 vídeos do canal do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta quarta-feira (26). Pelo menos 10 deles traziam menções explícitas para a recomendação de cloroquina e ivermectina contra Covid-19, dois medicamentos que não têm eficácia comprovada contra a doença. O YouTube proíbe que vídeos recomendando os remédios sejam veiculados na plataforma.

Alguns vídeos removidos traziam o nome das medicações já no título, entre eles “A Hidroxicloroquina cada vez mais demonstra sua eficácia em portadores do COVID-19” e “Fox News mostra estudos sobre a eficácia da Hidroxicloroquina no combate ao Coronavírus". Outros vídeos trazem a cloroquina na descrição do conteúdo, o que também não é permitido de acordo com as políticas do YouTube.

Também na última quarta, foram removidos três vídeos de outros perfis apoiadores do presidente: um do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), outro do deputado Daniel Silveira (PSL) e um terceiro do ex-senador do Espírito Santo Magno Malta. Os três também apareciam citando a cloroquina.

Desde meados de abril deste ano, quando o YouTube implementou novas políticas que proíbem vídeos que recomendam o uso de hidroxicloroquina ou ivermectina para o tratamento ou prevenção da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro teve 17 vídeos retirados de seu canal na plataforma. Só no mês passado, foram cinco publicações, todas de transmissões ao vivo que ele faz às quintas-feiras. Há ainda a remoção de lives feitas em março e abril do ano passado.

Canal de Bolsonaro não saiu do ar

Apesar de os vídeos não estarem mais disponíveis, o canal do presidente Bolsonaro permanece funcionando. As novas regras do YouTube estipulam que, na primeira vez que um canal viola as diretrizes, o criador recebe um alerta "informando que ele precisa conhecer melhor as regras". Se as políticas forem desrespeitadas novamente, aí sim vem o primeiro aviso oficial — cada aviso leva 90 dias, a partir da data de emissão, para expirar. Caso o dono do conteúdo receba três desses avisos em um período de 90 dias, o canal é removido de forma permanente do YouTube.

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Como as políticas foram atualizadas recentemente, o YouTube contou ao G1 que existe um "período de carência" de um mês até que as novas regras comecem a valer. Elas foram anunciadas em 16 de abril, o que significa que as regras atualizadas só entraram em vigor no último dia 16 de maio. Portanto, qualquer conteúdo publicado antes dessa data não conta para a formação dos avisos, o que não significa que o YouTube deixará de remover vídeos que continuem insistindo em tratamento precoce e medicamentos que não possuem comprovação científica contra a Covid-19.

As novas políticas do YouTube se baseiam principalmente nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o site de vídeos do Google, não é permitido recomendar ivermectina ou hidroxicloroquina para tratamento ou prevenção da Covid-19; afirmar que estas duas medicações são tratamentos eficazes contra a Covid-19; ou afirmar que existem métodos de prevenção garantidos, ou que determinados remédios ou vacinas são uma cura garantida contra a Covid-19.

[G1]

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Diretor de Godzilla vs. Kong que fazer mais uma porrada de filmes geeks

Posted: 27 May 2021 01:48 PM PDT

Adam Wingard de Godzilla vs. Kong.

Após o sucesso de “Godzilla vs. Kong”, o diretor Adam Wingard continua segurando a peteca. Primeiro ele se ofereceu para fazer uma sequência do hit de ficção científica de John Woo, “A Outra Face”. Em seguida, ele revelou que tentaria fazer um live action do desenho Thundercats. Ah, e possivelmente outro filme de King Kong também. Agora, ele está se juntou ao criador de “The Walking Dead”, Robert Kirkman, para mais um projeto geek.

Segundo o site Deadline, Wingard dirigirá “Hardcore”, baseado em uma HQ de Kirkman e Marc Silvestri. A trama conta a história de um programa que pode assumir o controle do corpo de qualquer pessoa e transformá-la em um assassino, o que torna os verdadeiros criminosos praticamente indetectáveis. Isto é, até que alguém hackeie o programa e o melhor agente fique preso no corpo de uma pessoa.

O projeto é da Universal Pictures e Wingard irá co-escrever o roteiro, baseado em um esboço de Kirkman, com o escritor novato Will Simmons. O projeto ainda está em seus primeiros dias, então não há como cravar quando sairá do papel.

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De qualquer forma, Wingard está fazendo um ótimo trabalho alinhando projetos geek, que estão sendo um grande sucesso. Estamos entusiasmados para ver o que vem a seguir.

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Tribunal holandês ordena que Shell reduza em 45% a emissão de carbono até 2030

Posted: 27 May 2021 01:27 PM PDT

Shell

Um tribunal da Holanda acabou de proferir uma decisão histórica, ordenando que a Shell reduza sua poluição de carbono em 45% até 2030.

Milieudefensie, a filial holandesa da organização internacional Amigos da Terra, processou a Shell e acabou reunindo 17 mil holandeses como parte do processo em maio de 2018. O caso foi finalmente apreciado em dezembro (2020), com a decisão vindo na última quarta-feira (26).

O processo tinha uma questão bastante direta: se a Shell pudesse, por favor, parar de destruir o planeta e alinhar suas emissões com o Acordo de Paris, seria ótimo. Embora a Shell tenha falado muito sobre como reduzir as emissões líquidas zero até 2050, esse cronograma e suposições longínquas sobre a dependência de tecnologia de captura de carbono não comprovada significam que a empresa continuará a poluir nesse intervalo.

Uma análise do plano climático feito pela Oil Change International, apontou que em oito das 10 características do plano eram “grosseiramente insuficientes”. As outras duas eram simplesmente "insuficientes". A decisão do tribunal holandês agora exigirá que a gigante do petróleo realmente reduza suas emissões, em vez de fazer promessas vagas.

"A decisão contra a Shell é um divisor de águas para a indústria de petróleo e gás", disse Carroll Muffett, CEO e presidente do Centro de Direito Ambiental Internacional, em comunicado enviado por e-mail. "O tribunal reconheceu o crescente consenso internacional de que o mundo deve se esforçar para manter o aquecimento abaixo de 1,5ºC. O tribunal deixou claro que a Shell e atores em situações semelhantes devem assumir a responsabilidade por reduzir não apenas as emissões diretas que surgem de suas próprias operações. "

Embora a Shell possa contestar a decisão, ela é aplicável nesse período. É a segunda decisão climática monstruosa em menos de dois anos dos tribunais da Holanda. No final de 2019, os tribunais decidiram a favor do grupo ambientalista Urgenda, que processou o governo por não abordar as mudanças climáticas e definir metas climáticas muito mais convenientes para o país."Como Urgenda, esta decisão é absolutamente histórica", disse Harro van Asselt, professor de direito da University of East Finland, por e-mail, referindo-se ao caso Shell.

Assim como esse caso teve um efeito cascata em tribunais de outros países, a decisão da Shell também teve. Roger Cox, um dos advogados no caso, disse ao site de notícias holandês NU que "um juiz holandês pode impor uma sentença que deve ser executada nos oitenta países onde a Shell atua". Ele também observou que poderia seguir os passos da Urgenda, estabelecendo um precedente que poderia levar a mais processos como esse em todo o mundo. "Esses tipos de casos podem criar impulso próprio", completa.

É um desenvolvimento interessante ver dois casos climáticos pioneiros decididos em tribunais holandeses em um período tão curto.

"Talvez um aspecto único seja o dever holandês de obrigação de cuidar, que pode e tem sido interpretado de maneiras inesperadas, primeiro na decisão inicial de Urgenda e agora no caso Shell", disse van Asselt. "Além disso, os tribunais holandeses têm comumente aplicado o direito internacional dos direitos humanos em nível nacional, o que ajudou nas decisões mais recentes da Urgenda. A diferença no caso da Shell, entretanto, é que as leis de direitos humanos que criam obrigações para as empresas – e não para os governos – são muito menos estabelecidas. O fato de que também este corpo de lei teve influência direta no caso da Shell é, novamente, inovador. "

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Se alguma vez houve a necessidade de um impulso climático que centralizasse os direitos humanos, agora é a hora. O mundo tem uma janela de oportunidade cada vez menor para reduzir as emissões de carbono, e isso começa com o fim da produção de combustíveis fósseis. Na semana passada, a Agência Internacional de Energia (IEA) divulgou um importante relatório mostrando que o mundo deve parar o desenvolvimento de novos combustíveis fósseis no próximo ano para ter uma chance decente de cumprir a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5ºC.

Van Asselt observou que o relatório da IEA que vem em rápida sucessão e "reforça a mensagem de que as empresas e os governos precisam reduzir a produção de combustíveis fósseis para atingir as metas climáticas". O CEO da Shell também afirmou recentemente que o mundo precisaria das empresas de petróleo, apesar dessa crescente preponderância de evidências em contrário. A empresa dificilmente está sozinha como uma empresa de petróleo tentando se preservar com banalidades e planos climáticos incompletos. Mas a decisão holandesa significa que outras empresas, da Exxon à Chevron, poderão em breve enfrentar desafios legais para limpar seus atos também.

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Facebook não vai mais marcar como falsos posts dizendo que Covid-19 veio de laboratório

Posted: 27 May 2021 01:21 PM PDT

Imagem: Dan Kitwood/Staff (Getty Images)

Há quem diga que o coronavírus surgiu a partir do contato de pessoas com animais; e há os conspiratórios dizem que ele pode ter sido criado em laboratório e escapado. Até então, o Facebook não aceitava postagens que usassem esta segunda hipótese — e classificava esses conteúdos como falsos. Mas isso mudou: a rede social confirmou que não vai mais remover posts que afirmam que o vírus foi fabricado pelo ser humano.

"À luz das investigações em andamento sobre a origem da Covid-19, e em consulta com especialistas em saúde pública, não vamos mais remover em nossos aplicativos a alegação de que o vírus foi feito pelo homem", disse um porta-voz do Facebook em comunicado. "Continuamos trabalhando com especialistas em saúde para acompanhar a evolução da natureza da pandemia e atualizar regularmente nossas políticas à medida que novos fatos e tendências surgem", completou.

A mudança foi anunciada nesta quarta-feira (26), mesmo dia em que o presidente Joe Biden pediu para funcionários da inteligência dos Estados Unidos para “redobrar” seus esforços para investigar as origens da Covid-19, incluindo se o vírus foi resultado de um acidente de laboratório em Wuhan, na China, ou se surgiu do encontro de um humano com um animal infectado.

Biden ainda pediu às autoridades que investigam as origens do vírus que entreguem suas descobertas em 90 dias. O presidente disse que, embora a comunidade de inteligência esteja com opiniões divididas sobre como o vírus foi exposto pela primeira vez à população, todas as agências concordam que "não acreditam que haja informações suficientes para avaliar uma [causa] como sendo mais provável do que a outra".

Embora autoridades estadunidenses explorem possibilidade de que a pandemia tenha sido provocada por um acidente de laboratório, elas acreditam que o vírus não teria sido criado por mãos humanas. Isso torna a mudança de postura do Facebook um tanto confusa, se não totalmente irresponsável, à mudança abrupta de política para postagens que levantam essa teoria.

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OMS considera “extremamente improvável” que Covid-19 tenha surgido em laboratório

Em fevereiro deste ano, uma equipe internacional de cientistas, a pedido da Organização Mundial da Saúde, divulgou as primeiras descobertas de um extenso relatório, ainda em andamento, sobre as origens do novo coronavírus. O estudo constatou que os primeiros casos conhecidos da doença, relacionados a um mercado de frutos do mar em Wuhan, em dezembro de 2019, provavelmente não foram a fonte original do surto.

Na época, os cientistas também consideraram "extremamente improvável" a possibilidade de um acidente de laboratório ter criado o vírus. A explicação mais provável era que o vírus saltou de animais, provavelmente morcegos, para humanos, por meio de um hospedeiro intermediário chamado pangolim.

Um dos locais visitados pela equipe conjunta da OMS foi o Instituto de Virologia de Wuhan, apontado como a possível fonte de um acidente de laboratório que de alguma forma liberou o coronavírus. Nenhuma evidência definitiva para esta teoria surgiu até o momento, enquanto outros estudos não encontraram nenhuma indicação de que o coronavírus foi artificialmente feito em laboratório.

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AliExpress oferece ofertas relâmpago para todos os tipos de usuário, confira!

Posted: 27 May 2021 11:09 AM PDT

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Diabos-da-tasmânia nascem na Austrália pela primeira vez 3 mil anos

Posted: 27 May 2021 11:07 AM PDT

Os conservacionistas na Austrália estão celebrando o nascimento de sete filhotes de diabos-da-tasmânia — os primeiros no continente em 3 mil anos. Conforme relatado no The Land, o evento ocorreu no Parque Nacional Barrington Tops, um santuário selvagem em New South Wales.

No ano passado, 26 diabos da Tasmânia adultos, incluindo sete fêmeas reprodutoras, foram introduzidos no parque, que mede 400 hectares de tamanho. O esforço para devolver esses animais ao seu antigo habitat é uma colaboração entre os grupos conservacionistas Aussie Ark, Re: wild e WildArk.

O objetivo de tudo isso é não só preservar esses animais ferozes — o maior carnívoro marsupial do mundo — mas também manter as populações selvagens de gatos e raposas sob controle. Caçadores australianos e matilhas de dingos provavelmente contribuíram para a morte do diabo no continente australiano, com populações sobreviventes vivendo exclusivamente no estado da Tasmânia.

Mais recentemente, os demônios da Tasmânia foram associados a uma doença contagiosa, que eliminou aproximadamente 90% da população, de acordo com Aussie Ark. No final do ano passado, pesquisas mostraram que os animais podem estar se adaptando, mas eles ainda estão ameaçados de extinção, com apenas 25 mil indivíduos na selva.

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Remaster de Sonic Colors, crossovers e novas sérias animadas: o que foi anunciado nos 30 anos de Sonic

Posted: 27 May 2021 10:40 AM PDT

sonic colors jogo

A Sega, empresa responsável pelo ouriço mais famoso do mundo, fez uma série de anúncios para celebrar o aniversário de 30 anos de Sonic. Entre as novidades está o remaster "Sonic Colors: Ultimate", além de desenhos e muito mais.

A lista de jogos disponíveis é de deixar qualquer fã babando, mas infelizmente alguns ainda vão demorar um pouquinho.

Jogos

Sonic Colors: Ultimate – em 7 de setembro

Lançado originalmente para Nintendo DS e Wii, “Sonic Colors”  é um dos mais bem-sucedidos da polêmica fase tridimensional de Sonic. Agora, o jogo ganhará um remaster batizado de “Ultimate” com novos gráficos, controles aprimorados e  estará disponível para PS4, XBOX Séries e One, Nintendo Switch em 7 de setembro. A pré-venda já está disponível.

Two Point Hospital – Atualização do Sonic — em 30 de junho

O famoso jogo de gerenciamento de hospitais ganha um inusitado médico: O Dr. Sonic. Além do ouriço azul, haverão diversos itens de seu universo no game, que será disponibilizado gratuitamente para PS4, XBOX Séries e One, Nintendo Switch e Steam.

Two Point Hospital
Imagem: Reprodução/Sega

Lost Judgement – em 24 de setembro

Lost Jugement, dos criadores de Yakuza, é um suspense de terror. Assim como nos outros games da franquia Yakuza, você conseguirá jogar mini-games da Sega em fliperamas. No caso,  será "Sonic The Fighters" em um local abandonado. Nem é tão assustador assim, né? Dentro do jogo em HD, você vai curtir um remake do jogo clássico de 1995. Você pode jogar no seu PS4, Xbox Séries e One, Nintendo Switch e na Steam.

Lost Judgement
Imagem: Reprodução/Sega

Jogos mobile

Além das aventuras para consoles e PCs, a sega também anunciou muita diversão para quem prefere jogar no celular. O "Sonic Dash" é uma corrida com temática de praia, na qual Socnic e seus amigos vestem roupas de pirata.

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Já o "Sonic Force", mostra a turma do ouriço em uma paisagem futurista e conta com batalhas privadas e partidas entre times.

Ambos serão lançados ainda em 2021, mas sem data definida. Além dos jogos a empresa também vai lançar um novo visual de Halloween para o Sonic, em outubro (esse sim, bem assustador). O “ouriço das trevas” estará disponível para os jogos mobile.

Sonic de Helloween
Imagem: Reprodução/Sega

Produções para TV

Nas produções para a TV, teremos um vídeo do ouriço para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 22 de junho. Além dele, veremos ainda este ano desenho animado "Sonic Colors: Rise of the Wisps".

Por fim, a série animada "Sonic Prime" também foi citada e o lançamento será em 2022, na Netflix. O chefe de animação da série, Joe Kelly, falou um pouquinho das expectativas da equipe.

“Nós estamos muito animados para trabalhar com a Sega neste projeto durante o trigésimo aniversário do Sonic. Isso é um projeto dos sonhos para nós e estamos trabalhando duro para entregar aos fãs uma coisa que eles nunca viram antes”.

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Valve estaria fazendo seu clone do Switch, o SteamPal

Posted: 27 May 2021 08:19 AM PDT

Após o sucesso do Nintendo Switch, muitas fabricantes rivais vêm tentando copiar o conceito de console híbrido, que pode ser jogado tanto na TV quanto de maneira portátil. E segundo rumores recentes, a Valve é uma das empresas que também vai apostar nesse mercado.

Fontes familiarizadas com o assunto contaram ao site Ars Technica que a Valve tem planos de criar um clone do Switch, e que o projeto do console está em desenvolvimento há algum tempo internamente na companhia. O diferencial é que o dispositivo seria baseado na plataforma PC, o que significa que toda a biblioteca da Steam poderia ser compatível com o produto.

Para alimentar ainda mais os boatos, o criador do site SteamDB, Pavel Djundik, revelou no Twitter ter descoberto um novo código na Steam que faz referência a um dispositivo com o codinome "Neptune". Este já tinha aparecido pela primeira vez no ano passado, junto com um outro aparelho chamado "SteamPal".

Embora o nome final do suposto console da Valve ainda não tenha sido determinado, o Ars Technica indica que o SteamPal foi projetado para ser um clone Nintendo Switch, só que ligeiramente maior em termos de design. Ainda assim, o produto manteria as proporções para ser portátil. Já no hardware, especula-se que ele seja equipado com um processador da Intel ou AMD, além de uma tela sensível ao toque e controles destacáveis idênticos ao Joy Con, mas com um pequeno touchpad em sua superfície.

No sistema operacional, a expectativa é que o console rode uma plataforma baseada em Linux, mas os informantes destacam que a companhia também avalia compatibilidade com o Windows 10. Semelhante ao Nintendo Switch, o SteamPal (ou Neptune) deve vir com uma conexão USB-C para transmitir vídeo a monitores externos. O console, mesmo rodando jogos de PC, não deve vir com um teclado físico embutido, e o mais provável é que o periférico seja um acessório vendido separadamente.

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Portátil da Valve estaria em fase de protótipo

Apesar dos rumores recentes, o suposto SteamPal ainda estaria alguns anos de seu possível lançamento, uma vez que o projeto estaria em uma fase bastante inicial de desenvolvimento. Mas no que depender de pistas deixadas pelo presidente e cofundador da Valve, Gabe Newell, o aparelho poderia chegar mais cedo do que se espera — até o final deste ano.

Em todo o caso, se a Valve investir nesse produto, a empresa deve enfrentar alguns desafios. Primeiramente, a história da Valve com hardware próprio alterna entre acertos e fracassos. Em 2014, a empresa apostou na iniciativa Steam Machines, que permitia aos consumidores escolher máquinas pré-configuradas de acordo com suas necessidades. O projeto foi um fiasco. Enquanto isso, o Steam Link e o Steam Controller foram eventualmente substituídos por um app.

Por outro lado, o dispositivo mais recente da Valve, o Valve Index, continua sendo um dos fones de ouvido de realidade virtual mais sofisticados do mercado, mesmo que o produto seja voltado para um público muito específico e com muita grana para gastar.

Além disso, desde o lançamento do Nintendo Switch em 2017, não faltaram clones do console baseados em PC. Vimos dispositivos protótipos, como o Projeto UFO da Dell, que depois de quase um ano e meio ainda não viu a luz do dia; e o conceito LaVie Mini da Lenovo. Há rumores de que até a Qualcomm está trabalhando em um aparelho portátil para jogos nos moldes do Switch, que deve ser lançado no início de 2022.

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Netflix anuncia elenco de Sandman com “Morte” e muita fantasia

Posted: 27 May 2021 07:56 AM PDT

morte sandman dc comics netflix

Já sabíamos que a Netflix estava fazendo algo muito interessante com sua adaptação de Sandman, quando revelou que Tom Sturridge e Gwendoline Christie protagonizarão Sonho e Lúcifer. Mas agora, um novo pedaço dessa realidade mágica foi lançado, e é uma lista e tanto.

A Netflix anunciou uma nova parte do elenco da série baseada nas histórias em quadrinhos de Neil Gaiman, para a DC Comics. Em uma realidade abstrata e alucinante que mistura nosso mundo com o fantástico, Sandman conta a história do Sonho (Sturridge) e sua jornada para reconstruir seu reino metafísico enquanto ele se depara com as mudanças que tempo causou nele e em seus companheiros Endless.

Três desses Endless foram revelados hoje, com Kirby Howell-Baptiste no papel Morte, a irmã de Sonho. Mason Alexander Park interpretará Desejo, outro irmão de Sonho,  e Donna Preston, Desespero, gêmeo de Desejo.

Juntando-se ao lado menos abstrato da história, Jenna Coleman vai interpretar Johanna Constantine, uma exorcista do século 18. Joely Richardson e Niamh Walsh interpretarão, respectivamente, as versões velha e jovem de Ethel Cripps, uma garota problemática que se torna mestre do disfarce e do roubo. David Thewlis interpretará o filho "perigoso e louco" de Ethel, John Dee.

Ainda não terminamos! Kyo Ra interpretará Rose Walker, uma mulher à procura de seu irmão desaparecido apenas para cruzar o caminho de Sonho, descobrindo uma conexão misteriosa entre ela e o Endless. Enquanto Stephen Fry interpretará Gilbert, o protetor  de Rose, Razane Jammal fará Lyta Hall, companheira de viagem e melhor amiga de Rose. Completando a notícia do elenco está Sandra James Young como Unity Kincaid, uma rica herdeira e benfeitora de Rose. Já Patton Oswalt emprestará sua voz ao emissário corvo de Sonho, Matthew.

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Autor empolgado

"Todas as tardes, recebo um e-mail avisando que há ‘diários’ de The Sandman prontos para serem assistidos. É a melhor parte do dia", disse Gaiman, em um comunicado divulgado à imprensa com o elenco. "Uma vez a cada duas semanas, recebo um e-mail informando que há um episódio finalizado esperando por mim para assisti-lo. É a melhor parte do mês. O Sandman está sendo feito e é… bem, é o Sandman. Qual é a melhor coisa de tudo."

"Claro, há mais delícias e pesadelos lançados do que eu listei aqui, e temos mais alguns segredos em nossas mangas", acrescentou o autor. “Mal posso esperar até que vocês comecem a assistir.”

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Amazon compra MGM por R$ 45 bi e pode revolucionar mundo do streaming

Posted: 27 May 2021 07:36 AM PDT

james bond 007 mgm

É oficial! Jeff Bezos agora é dono de James Bond. Após alguns rumores, a Amazon anunciou hoje que adquiriu a MGM em um acordo de US$ 8,45 bilhões (cerca de R$ 45 bilhões). Essa nova aquisição de Bezos pode se tornar um ponto de virada dos serviços de stream.

Para ser claro, este acordo não é tanto sobre a competição da Amazon com outros rivais de streaming como Netflix, Hulu ou Disney+. É tudo sobre propriedade intelectual, baby. A MGM – aquele estúdio com o icônico leão que ruge – tem um vasto catálogo de mais de 4 mil filmes, incluindo James Bond, Robocop, O Silêncio dos Inocentes, Stargate, Tomb Raider e A Pantera Cor de Rosa. Ele também tem 17 mil programas de TV e séries populares como Fargo e The Handmaid’s Tale. A MGM ainda tem vários projetos interessantes em House of Gucci e o novo filme de James Bond.

Conteúdo exclusivo

Desde 2013, a Amazon investiu muito dinheiro na produção de seu conteúdo original. No momento, o império Bezos está injetando colossais R$ 2,5 bilhões na primeira temporada de sua próxima série do universo de O Senhor dos Anéis. Ao abocanhar a MGM, o assinante da Amazon terá menos probabilidade de cancelar sua conta e seu acesso ao Prime Video.

"O valor real por trás deste acordo é o grande catálogo que planejamos reimaginar e desenvolver com a talentosa equipe da MGM", disse Mike Hopkins, vice-presidente sênior da Prime Video e Amazon Studios, em um comunicado à imprensa. "É muito empolgante e oferece muitas oportunidades para contar histórias de alta qualidade."

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De acordo com a emissora NBC News e a revista Variety, o negócio de quase US$ 9 bilhões também é uma grande vitória para a MGM. Tanto a Apple quanto a Comcast aparentemente pensaram em comprar a MGM nos últimos anos por cerca de US$ 6 bilhões (incluindo a dívida da MGM). O negócio é a segunda maior aquisição da Amazon e a maior desde a compra da Whole Foods em 2017, por US$ 13,7 bilhões (R$ 74 bilhões).

Pedras no caminho

Dito isso, o negócio pode não ser um voo muito tranquilo a partir daqui. A Amazon terá que convencer os órgãos reguladores de que o negócio foi legal. Segundo o Recode, a Amazon provavelmente argumentará que o negócio não resultará em menos opções de streaming para os consumidores.

O outro obstáculo é que a franquia Bond não é propriedade exclusiva da MGM. Ela compartilha os direitos de 007 com a Eon Productions, que pertence à família Broccoli. A Eon Productions manteve controle sobre a franquia e a família Broccoli teve a palavra final em tudo, desde a distribuição até qual ator substituirá Daniel Craig. Citando fontes anônimas da indústria, a Variety diz ser improvável que a família Broccoli permita que filmes de Bond estreie no Prime Video. Além disso, eles não são grandes fãs de spin-offs ou séries de TV.

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Cabos USB-C serão terão mais do que o dobro da potência atual

Posted: 27 May 2021 07:24 AM PDT

Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

O USB Implementers Forum (USB-IF) revelou nesta terça-feira (25) uma atualização que aumenta o limite de transferência de potência via cabos USB-C para até 240 watts. Para efeito de comparação, isso é mais que o dobro do limite atual, que é de 100 watts.

O USB-IF lançou recentemente a revisão 2.1 do padrão USB Tipo C e as especificações dos cabos compatíveis com o formato. Com a nova taxa de potência, a expectativa é que futuros dispositivos, como smartphones e notebooks, possam ser recarregados mais rapidamente e sem a necessidade de um adaptador gigantesco entre as duas pontas do cabo.

Especificamente, o USB-IF chama a novidade de "Extended Power Range" (EPR), e as fabricantes precisarão cumprir alguns requisitos para utilizar o formato. O principal deles é que o cabo terá de suportar 5 A (cinco amperes) de potência de até 48 volts (5×48 = 240). Outra exigência é a inclusão de um capacitor de amortecimento em cada extremidade do cabo para evitar que ele contenha energia quando for desconectado do dispositivo.

Além disso, todos os acessórios deverão conter uma marcação eletrônica e um indicador para comprovar que são cabos EPR. Por fim, os produtos deverão ser compatíveis com aparelhos já existentes que fazem uso do USB Power Delivery (USB-PD).

Cabos atuais não serão atualizados

Quem quiser aproveitar as vantagens dos novos recursos do USB-PD vai precisar adquirir novos cabos, quando estes estiverem disponíveis para compra. Ou, em segundo caso, esperar até que as empresas incluam o acessório nas caixas de futuros produtos, uma vez que os acessórios USB-PD atuais suportam no máximo 100 watts de potência.

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Mesmo com um novo limite de 240 watts, dispositivos maiores que exigem mais energia para carregar ainda vão precisar de um adaptador gigante. Por exemplo, o EPR não deve chegar a notebooks gamer mais parrudos porque a capacidade não é suficiente para manter o aparelho ligado em segurança apenas por um cabo USB-C. Em contrapartida, laptops a partir de 16 polegadas, impressoras e monitores maiores que fazem uso mínimo de 90 watts para funcionar estarão na lista de principais beneficiados.

A previsão é que os primeiros cabos USB-C no padrão EPR comecem ser vendidos no fim de 2021. Enquanto isso não acontece, cabos no formato atual SPR (Standard Power Range) de 5 A estão em processo de descontinuação.

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Facebook vai diminuir alcance de perfis que compartilham mentiras

Posted: 27 May 2021 06:41 AM PDT

Imagem: Souvik Banerjee/Unsplash

O Facebook anunciou na última quarta-feira (26) uma série de medidas ainda mais rígidas para perfis que compartilham informações falsas com frequência na plataforma. Além disso, a rede social divulgou um relatório sobre remoção de contas que aponta para mais de 700 perfis apagados na rede social aqui no Brasil, alguns deles associados ao governo de Jair Bolsonaro.

Até então, postagens individuais que entravam na mira do Facebook como conteúdo falso só eram removidas depois que parceiros da rede social checavam os fatos. O problema é que essa verificação poderia demorar tempo suficiente para que o conteúdo falso se espalhasse por comunidades e perfis do Facebook, além de haver pouco incentivo para que os usuários não compartilhassem aqueles posts.

A partir de agora, usuários que publicarem repetidamente conteúdos considerados falsos não terão seus perfis bloqueados ou deletados, mas serão notificados pelo Facebook. Os posts dessas contas terão o alcance reduzido de forma drástica e vão incluir link para verificação de fatos, com a possibilidade de deletar o post. Membros do Facebook que tentarem seguir essas páginas também verão alertas sobre as contas infratoras.

Usuários serão alertados caso uma página que tentarem seguir seja marcada por compartilhar conteúdo falso. Imagem: Facebook/Divulgação

Se o dono do perfil deixar de publicar links marcados como falsos, o alcance da conta volta ao normal gradativamente. Mas se voltar a fazer esse tipo de publicação, o sistema de alertas entrar em vigor mais uma vez.

A companhia não especificou quantas postagens seriam necessárias para que essa redução do alcance seja aplicada. Segundo o Facebook, essa informação não será divulgada para evitar que usuários mal intencionados consigam driblar os mecanismos de checagem. No entanto, declarou que o serviço se baseia em um sistema semelhante ao que foi usado no ano passado para derrubar páginas que publicavam conteúdo conservador e teorias da conspiração.

Facebook removeu 714 perfis no Brasil

Em um relatório divulgado nesta quarta-feira (26), o Facebook detalhou quantos perfis foram apagados da rede social por fazerem parte do que a empresa chama de "operações de influência" — algo que a companhia descreve como um conjunto de “esforços coordenados para manipular ou corromper o debate público visando a um objetivo estratégico". Não se trata apenas do que é postado na plataforma, mas sim do comportamento de quem faz a postagem.

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O Facebook diz no relatório que os perfis excluídos tinham origens distintas, podendo ser páginas que compartilhavam notícias falsas, políticos, grupos conspirativos e os próprios perfis pessoais dos usuários. Todas as contas propagavam conteúdos falsos, e muitas delas usavam nomes e fotos irreais para espalhar boatos. Essa prática é considerada ilegal, segundo as diretrizes de uso do Facebook.

De 2017 a 2020, o Facebook removeu exatamente 714 perfis no Brasil por manipularem os usuários. Desse total, 323 eram de contas de usuário; 235 de páginas; 81 de grupos; e 69 de perfis no Instagram, que também foi objeto de estudo no relatório. Pelo menos sete ações distintas foram movidas para deletar esses perfis enganosos, alguns deles ligados ao Movimento Brasil Livre (MBL) e ao Partido Social Liberal (PSL), antiga sigla do presidente Jair Bolsonaro, hoje sem partido.

[Facebook, Engadget, Tecnoblog]

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