quarta-feira, 5 de maio de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Conselho do Facebook mantém suspensão de Donald Trump por mais seis meses

Posted: 05 May 2021 03:46 PM PDT

Imagem: Jacquelyn Martin (AP)

O Conselho de Supervisão do Facebook anunciou nesta quarta-feira (5) que vai manter a suspensão de Donald Trump na rede social e também no Instagram por mais seis meses. Os conselheiros definiram, no entanto, que o Facebook não tinha o direito de banir “indefinidamente” Trump — já que a decisão parecia arbitrária.

"O Conselho manteve a decisão do Facebook em 7 de janeiro de 2021, de restringir o acesso do então presidente Donald Trump para postar conteúdo em sua página do Facebook e conta do Instagram", escreveram representantes do Conselho. "No entanto, não era apropriado que o Facebook impusesse a pena sem um padrão e por tempo indeterminado. As penalidades normais do Facebook incluem a remoção do conteúdo infrator, a imposição de um período de suspensão com limite de tempo ou a desativação permanente da página e da conta".

O anúncio do Conselho também destaca que as duas postagens de Trump em 6 de janeiro violaram os padrões de comunidade do Facebook e as diretrizes de comunidade do Instagram. Os membros do Conselho acrescentam que, “ao manter uma narrativa infundada de fraude eleitoral e apelos persistentes à ação, o Sr. Trump criou um ambiente onde um sério risco de violência era possível".

"Dada a gravidade das violações e o risco contínuo de violência, o Facebook tinha justificativa para suspender as contas do Sr. Trump em 6 de janeiro e estender essa suspensão em 7 de janeiro", afirma. No entanto, o Conselho destaca que "não é permitido ao Facebook manter um usuário fora da plataforma por um período indefinido, sem critérios de quando ou se a conta será restaurada", e que, ao adotar essa prática, “o Facebook procura evitar suas responsabilidades".

Apesar da decisão favorável de manter o veto, vale lembrar que o Conselho disse ao Facebook que a rede social deverá rever o assunto novamente daqui seis meses. Quando isso acontecer, a empresa então vai decidir se tornará o banimento de Trump permanente ou liberar sua conta.

O Conselho de Supervisão é um órgão independente composto por acadêmicos, advogados, políticos e ativistas da liberdade de expressão que revisam e anulam virtualmente qualquer decisão de moderação do Facebook. O Conselho emitiu seu primeiro conjunto de decisões em janeiro, mas levou meses para chegar a uma conclusão se Trump violou as regras do site ao usar o Facebook para incitar um golpe de estado (resposta: foi exatamente isso o que aconteceu).

Assine a newsletter do Gizmodo

Trump parecia sempre mais preocupado com a proibição de @realDonaldTrump, sua agora extinta conta no Twitter, onde ele poderia influenciar mais diretamente ou pelo menos tentar irritar a massa da mídia e das elites políticas na plataforma. Seu perfil atingiu quase 89 milhões de seguidores antes de ser banida do site, também em janeiro. Trump continuou postando por contas de alternativas, incluindo seu perfil usado na campanha presidencial, que também foi banido. No Facebook, Trump tem 33 milhões de seguidores; no Instagram, mais 24 milhões.

The post Conselho do Facebook mantém suspensão de Donald Trump por mais seis meses appeared first on Gizmodo Brasil.

EUA decidem apoiar fim de proteção a patentes de vacinas contra Covid-19

Posted: 05 May 2021 02:05 PM PDT

Imagem: Hakan Nural (Unsplash)

“São tempos e circunstâncias extraordinárias, e elas pedem medidas extraordinárias.” Foi assim que a embaixadora Katherine Tai, representante de Comércio dos EUA, anunciou a decisão do país de apoiar a retirada dos direitos de propriedade intelectual das vacinas contra Covid-19 como forma de tentar aumentar o acesso global aos imunizantes.

O apoio dos EUA marca uma mudança nos rumos das discussões. Até então, os debates na Organização Mundial do Comércio (OMC) colocavam de um lado os países ricos e as indústrias farmacêuticas (e também o Brasil, destoando de sua posição histórica) no apoio à manutenção das patentes e, de outro, os países pobres liderados pela Índia e pela África do Sul defendendo a quebra dos direitos de propriedade intelectual. De acordo com a mensagem publicada por Tai, os EUA vão se juntar a essa segunda lista na OMC.

“A Administração [Biden] acredita fortemente nas proteções de propriedade intelectual, mas, para acabar com esta pandemia, apoia a dispensa dessas proteções para as vacinas contra Covid-19”, diz o comunicado. “O objetivo da Administração é levar a maior quantidade de vacinas efetivas e seguras ao maior número de pessoas o mais rápido possível. Como o abastecimento para a população americana está garantido, a Administração vai continuar a intensificar as iniciativas — trabalhando com o setor privado e todos os parceiros possíveis — para aumentar a produção e distribuição de vacinas. Ela também trabalhará para aumentar as matérias-primas necessárias para produzi-las.”

Até o momento, a produção global de vacinas foi incapaz de atender à alta demanda. Além disso, como observa o Stat, os países ricos já garantiram encomendas de 9 bilhões de doses, e países de renda média como Brasil e Índia puderam colaborar com o desenvolvimento de imunizantes, facilitando seu acesso. Enquanto isso, países pobres, que não têm capacidade de manufatura ou de realizar testes clínicos, não tiveram sequer acesso às negociações.

Iniciativas como o Covax, da Organização Mundial da Saúde, garantiram que 92 países pudessem receber vacinas, mas em quantidade suficiente para apenas 20% de suas populações. Mesmo assim, a desigualdade global é gritante: enquanto adultos já podem se vacinar nos EUA, Israel e Emirados Árabes Unidos, e países como Canadá e Reino Unido contrataram mais doses que o necessários, países da África e da Ásia não aplicaram nenhuma dose até o momento. A situação foi criticada pelo diretor-geral da OMS, Thedros Adhanom Ghebreyesus.

Mesmo que haja a quebra de patentes (quando as proteções intelectuais são simplesmente ignoradas) ou a licença compulsória (que obedece certas regras, como uma remuneração financeira considerada justa ao detentor da propriedade intelectual), ainda haverá problemas para fabricar vacinas, já que nem todos os países dominam as tecnologias necessárias para produzir os imunizantes. Especialistas ouvidos pela BBC Brasil dizem que o Brasil, por exemplo, não tem condições para produzir as vacinas modernas de RNA mensageiro, como a da Pfizer e da Moderna. Uma crítica levantada pelas indústrias farmacêuticas, aliás, diz respeito à qualidade do que será produzido caso haja a quebra de patentes.

Assine a newsletter do Gizmodo

A quebra de patentes e o licenciamento compulsório já foram usados várias vezes no Brasil. Ao longo dos anos 2000, essas medidas foram aplicadas nacionalizar a produção e reduzir o custo de medicamentos do tratamento do HIV/Aids. Apesar das críticas e ameaças da época, nenhuma empresa farmacêutica deixou o País.

The post EUA decidem apoiar fim de proteção a patentes de vacinas contra Covid-19 appeared first on Gizmodo Brasil.

Atualize seu iOS! A Apple corrigiu as falhas da versão 14.5.1

Posted: 05 May 2021 01:51 PM PDT

Imagem: Ming Yeung (Getty Images)

A Apple segue lançando atualizações de segurança para seus dispositivos. Uma delas, a do iOS 14.5 — que inclui o tão comentado recurso App Tracking Transparency —, trouxe à tona dois bugs que permitiam a usuários mal intencionados executar código malicioso remotamente em iPhone. Uma semana depois, chegou o iOS 14.5.1 para corrigir essas brechas. E aqui estamos nós novamente fazendo um alerta: atualize seu aparelho agora mesmo.

De acordo com o Ars Technica, a update 14.5.1 liberado na última segunda-feira (3) corrige as duas vulnerabilidades de dia zero e que possivelmente já foram exploradas no Webkit, um software de renderização que controla como o conteúdo da web é renderizado em aplicativos como Safari, E-Mail, entre outros. A própria Apple reconhece o impacto das brechas e está ciente que elas podem ter sido usadas em ataques cibernéticos.

A Apple identificou os bugs como CVE-2021-30663 e CVE-2021-30665. Ambos os problemas foram detectados e corrigidos no iPadOS 14.5.1 e no macOS 11.3.1, também disponibilizados na última segunda.

Segundo a companhia, uma das vulnerabilidades foi descrita como um "problema de corrupção de memória", "com gerenciamento de estado aprimorado", depois de ser sinalizado por pesquisadores da empresa chinesa Qihoo 360. A outra brecha, relatada à Apple por um engenheiro anônimo, tem a ver com "validação de entrada", possivelmente relacionada às credencias dos usuários.

Assine a newsletter do Gizmodo

O site ThreatPost diz ainda que a Apple também corrigiu outro problema (CVE-2021-30666) na atualização do iOS 12.5.3 para dispositivos mais antigos que poderia ter levado à "execução arbitrária de código". O Projeto Zero do Google, que mantém um registro contínuo das principais vulnerabilidades de dia zero, chegou a 21 casos só neste ano. Sete destes afetaram produtos da Apple — seis delas relacionadas ao Webkit. A Microsoft também tem oito vulnerabilidades de dia zero, enquanto o Google tem cinco, e a Adobe somente uma.

Uma parte separada no iOS 14.5.1 corrigiu um bug com o recurso App Tracking Transparency, que dá aos usuários maior controle sobre quais aplicativos têm acesso a quais dados. Segundo o Ars Technica, um bug separado em que o botão de alternância do recurso permanece indevidamente acinzentado no menu Configurações ainda não parece ter sido corrigido. No entanto, esse bug parece ser um erro de design no sistema, e não algo que possa comprometer os dados os usuários.

The post Atualize seu iOS! A Apple corrigiu as falhas da versão 14.5.1 appeared first on Gizmodo Brasil.

Últimas ofertas de Dia das Mães na Amazon: presentes que começam em R$ 40

Posted: 05 May 2021 12:49 PM PDT

Ainda dá tempo de garantir um presente para sua mãe com essas ofertas da Amazon de produtos com entrega rápida e com valores a partir de R$ 40.

Os itens estão disponíveis com frete grátis para assinantes Prime. Clique aqui para saber mais sobre o programa de assinaturas da Amazon e garanta um ótimo presente para a sua mãe nesse Dia das Mães.

Confira a seleção:

Joias

Celulares e acessórios

Smartspeakers e caixas de som

Livros

Discos de vinil

Tablets e iPads

Moda

Itens para casa

Preços conferidos na tarde do dia 04 de maio. Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

The post Últimas ofertas de Dia das Mães na Amazon: presentes que começam em R$ 40 appeared first on Gizmodo Brasil.

Sinais de rádio naturais são detectados na atmosfera de Vênus

Posted: 05 May 2021 12:42 PM PDT

Durante seu terceiro sobrevoo de Vênus, o Parker Solar Probe da Nasa registrou emissões de rádio naturais de dentro da atmosfera venusiana. A descoberta é a confirmação de que a atmosfera superior do nosso vizinho passa por grandes mudanças de acordo com o ciclo de 11 anos do Sol, fornecendo novos insights sobre este enigmático — e totalmente hostil — planeta semelhante à Terra.

A Parker Solar Probe foi projetada para estudar o Sol, mas alguns de seus melhores trabalhos até agora giraram em torno de Vênus. Lançada em 2018, a espaçonave está usando a gravidade do planeta para se aproximar cada vez mais do Sol. Esses sobrevoos eventualmente colocarão a Parker a 6,9 milhões de km de nossa estrela hospedeira, permitindo que a sonda estude os ventos solares e a coroa.

Essas assistências gravitacionais provaram ser frutíferas, já que os instrumentos da Parker estão sendo usados ​​com inteligência para estudar Vênus. Os dados adquiridos pela sonda recentemente permitiram que os astrônomos capturassem nossa primeira visão completa do anel orbital de poeira de Vênus e — inesperadamente — espiar através das nuvens e visualizar a superfície tostada do planeta.

E agora, como mostra uma nova pesquisa publicada na Geophysical Research Letters, a Parker conseguiu descobrir emissões de rádio naturais de dentro da atmosfera venusiana. O especialista em Vênus Glyn Collinson, da Divisão de Ciências da Heliofísica do Goddard Space Flight Center da Nasa, liderou a nova pesquisa.

A Parker fez as leituras em 11 de julho de 2020, quando realizava seu terceiro sobrevoo de Vênus. Faz todo o sentido que os astrônomos estejam usando esses momentos para estudar nosso vizinho, pois ainda temos muito que aprender sobre este planeta, que é muito semelhante ao nosso em termos de tamanho, composição química e localização no sistema solar. Mas, notoriamente, enquanto a Terra está repleta de vida, Vênus é um inferno escaldante.

Uma possível razão para essa grande diferença é que a Terra possui um campo magnético protetor, e Vênus não. Nosso campo magnético pode ser um fator que contribui para a habitabilidade, pois impede que nossa atmosfera vaze para o espaço. Pelo menos, essa é a teoria. Por essa lógica, Vênus, sem campo magnético, deveria apresentar uma atmosfera que vaza para o espaço durante os períodos de intensa atividade solar. O problema é que as observações feitas por telescópios terrestres mostraram o oposto, revelando ionosferas mais finas — o topo da atmosfera — durante os períodos em que o Sol está menos ativo. Isso apresentou um grande quebra-cabeça.

É por isso que o terceiro sobrevoo de Vênus, no qual a Parker chegou a 833 km da superfície venusiana, foi tão importante, já que os cientistas não estavam totalmente certos sobre a confiabilidade dos dados de sensoriamento remoto. Por um período de sete minutos, a sonda fez medições da atmosfera superior de Vênus, usando seu instrumento FIELDS a bordo (esta ferramenta será usada mais tarde para estudar os campos elétrico e magnético do Sol). Ao contrário do rádio em seu carro, este instrumento varre simultaneamente as frequências em todo o espectro de rádio.

A princípio, Collinson não sabia o que fazer com os novos dados da Parker, mas depois se lembrou de ter visto algo semelhante no orbitador Galileo da Nasa, que explorava Júpiter e suas luas. O sinal detectado pela Parker foi exatamente como o sinal captado por Galileo quando a sonda passou pelas ionosferas das luas de Júpiter.

Collinson percebeu que a Sonda Solar Parker tinha realmente viajado pela atmosfera de Vênus, fornecendo a primeira medição direta da atmosfera venusiana em quase 30 anos. A sonda havia detectado emissões naturais de rádio de baixa frequência, que estão associadas a ionosferas planetárias — uma região atmosférica repleta de plasma ou gases carregados.

Essas emissões de rádio permitiram a Collinson calcular a densidade da ionosfera de Vênus, ou pelo menos a parte da ionosfera explorada pela Parker. Sua equipe comparou essas descobertas com os dados registrados pela Pioneer Venus Orbiter da Nasa.

Quando a sonda Pioneer visitou Vênus em 1992, o Sol estava perto do ponto máximo de atividade em seu ciclo solar de 11 anos. O "legal sobre Parker é que seu sobrevoo aconteceu seis meses após o mínimo solar", explicou Collinson durante uma entrevista por telefone, o que lhe permitiu "localizar a ionosfera" durante este período, disse ele.
"Fomos capazes de provar matematicamente diferenças significativas entre esta atmosfera e aquela que a Pioneer viu há muitos anos", acrescentou Collinson.

Como os dados mostraram, a atmosfera de Vênus parecia ser consideravelmente mais fina em comparação com as medições anteriores feitas durante o máximo solar, o que na verdade confirma as observações feitas por telescópios terrestres.

"Ao medir a frequência dessa emissão, podemos calcular diretamente a densidade da ionosfera ao redor da Parker, mostrando que ela é muito menos densa do que foi visto nas missões anteriores", escreveram os cientistas em seu artigo. "Isso apoia a teoria de que a ionosfera de Vênus varia substancialmente ao longo do ciclo solar de 11 anos."

De fato, a equipe foi "capaz de confirmar o que pensávamos anteriormente a partir das medições de sensoriamento remoto", explicou Collinson.

Portanto, esse é um resultado muito bom, já que essa "variação era esperada", disse Collinson, mas os cientistas planetários agora têm um grande mistério em suas mãos: por que isso acontece? Vênus, ao que parece, está sujeito a vazamentos atmosféricos, resultando na fuga de plasma para o espaço — mas não durante os períodos em que o Sol está mais ativo.

Assine a newsletter do Gizmodo

"Isso nos diz que realmente não temos um bom entendimento de como funciona o planeta irmão mais próximo da Terra", disse Collinson. "Isso é uma indicação de que existe um planeta parecido com a Terra que experimenta grandes mudanças em sua atmosfera superior, revelando mecanismos que não entendemos totalmente."

Collinson disse que os novos dados fornecem uma "pista tentadora sobre como Vênus funciona", e devemos agora comparar isso a como as coisas funcionam aqui na Terra. Ao fazer isso, podemos descobrir "o que torna um planeta habitável e por que estamos aqui" e não em Vênus, disse ele.

The post Sinais de rádio naturais são detectados na atmosfera de Vênus appeared first on Gizmodo Brasil.

Samsung encerra suporte para linha Galaxy S8, que deixará de receber novos updates

Posted: 05 May 2021 11:27 AM PDT

Imagem: Alex Cranz/Gizmodo

Um dos melhores e mais populares smartphones já fabricado pela Samsung encontrou o seu fim: o Galaxy S8 (e a versão Galaxy S8+), não receberá mais nenhuma atualização de software daqui para frente, e isso inclui updates periódicos de segurança. No ano passado, a marca sul-coreana já havia alertado os usuários sobre o fim do suporte aos aparelhos, e agora isso se concretizou.

Não está claro quantos usuários atuais ainda utilizam o Galaxy S8, embora estatísticas recentes mostrem que as pessoas tendem a não trocar de smartphone por até três anos.

A Samsung prometeu até quatro anos de suporte de software para seus dispositivos, e foi exatamente esse o prazo cumprido pela fabricante quanto ao Galaxy S8. É verdade que a Apple ainda dá um banho na concorrência justamente por lançar updates com muito mais frequência, mas isso tem mudado. A própria Samsung, embora demore para entregar atualizações maiores, está entre as companhias que mais apoiam em updates mais consistentes no Android.

Vale lembrar que o Galaxy S8 Active ainda receberá atualizações trimestrais. O mesmo vale para o Galaxy S8 Lite que ganhará os updates em regime semestral. Ambos os modelos vão ter essa sobrevida porque foram lançados bem depois do início das vendas do S8 tradicional.

Lançados em 2017, o Galaxy S8 e S8+ chegaram ao mercado com muita expectativa e também algumas preocupações. Foi o primeiro smartphone que a Samsung apresentou após o fiasco do Galaxy Note 7 e sua bateria explosiva. Também foi um dos celulares que ditaram como deveriam ser os aparelhos Android naquela época em termos de design, ajudando a inaugurar a nova era de telefones Android sem moldura.

Assine a newsletter do Gizmodo

A linha S8 foi um sucesso de vendas, com 20 milhões de unidades do Galaxy S8 e do S8+ comercializadas apenas no primeiro ano. Agora que mais tecnologias chegaram ao consumidor, entre elas o 5G, não é uma má ideia deixar o passado para trás. Não só para ter um aparelho novo, mas também pelo fato de que, com o fim do suporte oficial da Samsung, a linha S8 fica vulnerável a possíveis ataques, uma vez que não ganhará novos updates de segurança.

The post Samsung encerra suporte para linha Galaxy S8, que deixará de receber novos updates appeared first on Gizmodo Brasil.

IGTI oferece mais de 30 cursos de tecnologia a preços acessíveis

Posted: 05 May 2021 10:44 AM PDT

Profissionais de Tecnologia da Informação estão sendo cada vez mais requisitados pelo mercado. Afinal, com tanta tecnologia sendo desenvolvida constantemente, é importante se manter atualizado e alinhado com as novidades do setor!

Pensando nisso, o IGTI surgiu com uma proposta inovadora de oferecer a melhor educação em TI para todos: os cursos da plataforma variam por tipo, tempo de duração e são mais acessíveis do que a maioria encontrada no mercado.

Além de pós-graduações e cursos de imersão, o IGTI também oferece bootcamps sem mensalidades — o único investimento é a taxa de matrícula. Esses cursos se baseiam na combinação entre demandas de mercado, experiência de profissionais atuantes nas áreas e desenvolvimento de skills requisitadas na atualidade,  e os capacitam para exercerem diferentes funções na área de TI.

Se você está buscando alavancar sua carreira e transformar seu currículo com conhecimentos em TI, veja todos os bootcamps oferecidos pelo IGTI.

Bootcamps IGTI

O IGTI disponibiliza mais de 30 bootcamps para você escolher, todos com uma taxa única de apenas R$ 150 — que equivale ao custo da matrícula.

Os cursos são das mais diversas áreas de TI: Data Science, Cibersegurança, Desenvolvimento, Cloud Computing, Inteligência Artificial e vários outros.

Os próximos bootcamps começam no dia 13/05 e possuem vagas limitadas, então corra para se inscrever e transformar a sua carreira!

Confira todas as opções:

Programador(a) de Software Iniciante

Entenda os conceitos fundamentais de lógica de programação e dê os primeiros passos na área, praticando a codificação com 3 linguagens de programação.

Profissional DevOps

Aprenda os conceitos fundamentais, práticos e ferramentas mais utilizados no movimento DevOps para o desenvolvimento ágil, operação e manutenção de softwares, processos e serviços.

Agile Expert

Você vai conhecer conceitos e práticas de gerenciamento ágil de projetos. Além disso, irá habilitar-se a atuar em times ágeis como Agile Coach, Product Owners ou Scrum Master, independentemente de sua área de atuação, baseado principalmente na metodologia Scrum.

Fique atento às vagas desse curso, pois tendem a acabar mais rápido!

Analista de Processos de Negócio

Compreenda os fundamentos básicos e avançados do ciclo de vida da gestão de processos de negócios (BPM), identificando processos de negócios para que sejam modelados utilizando a notação BPMN, simulados no intuito de melhoria e otimização, e finalmente automatizados em suítes BPMS.

Engenheiro (a) de Software Ágil

Entenda tudo sobre o ciclo de vida do desenvolvimento de software, com base em metodologias ágeis e cultura DevOps.

Product Owner

Aprenda a trabalhar com times de produto, combinando metodologias ágeis, práticas lean, técnicas e ferramentas que contemplam todo o ciclo de vida, passando pela descoberta, desenvolvimento e operação.

Analista de Dados

Você vai aprender, de forma intensiva, conceitos e práticas da Ciência de Dados, preparando-se para atuar profissionalmente na área.

Cientista de Dados

Conheça os conceitos e práticas fundamentais e avançados de modelagem de dados, de bancos de dados relacionais e não relacionais, das linguagens para criação de estruturas, manipulação de dados, programação e segurança de acesso aos dados.

Desenvolvedor(a) Business Intelligence

Neste bootcamp, você vai entender os fundamentos básicos e avançados do ambiente de desenvolvimento do Business Intelligence e realizar práticas nas ferramentas, desde a obtenção de dados, modelagem do Data Warehouse, ETL, relatório analíticos e dashboards.

Gestor(a) de Business Intelligence

Muito parecido com o curso anterior, além de entender todas as ferramentas e fundamentos, você também irá adquirir conhecimentos de gerenciamento de Business Intelligence.

Desenvolvedor(a) Full Stack

O bootcamp tem como objetivo fornecer uma formação prática e intensiva que habilite o profissional a atuar como desenvolvedor(a) Full Stack.

Engenheiro(a) de Dados

Aqui, você irá abordar de forma intensiva conceitos e práticas da engenharia de dados, tecnologias e métodos usados na construção do pipeline de dados (data flow) que envolvem processos de coleta, preparação, processamento, armazenamento e acesso a dados

Arquiteto(a) de Software

Aprenda como desenvolver projetos arquiteturais de software, além dos hard e soft skills necessários para se tornar um(a) arquiteto(a) de software de alto nível.

Arquiteto(a) de Soluções

Aprenda a projetar arquiteturas de soluções On-premises ou na nuvem, conhecendo os principais conceitos, recursos e tecnologias usadas nas camadas de infraestrutura, armazenamento de dados, rede, segurança e aplicações digitais

Analista de Banco de Dados

Aprenda modelagem de dados, de bancos de dados relacionais e não relacionais, e das linguagens para criação de estruturas, manipulação de dados, programação e segurança de acesso aos dados.

Desenvolvedor(a) Node.js

Tenha formação prática e intensiva que te habilite a atuar como desenvolvedor(a) back-end com foco em JavaScript.

Fique atento às vagas desse curso, pois tendem a acabar mais rápido!

Desenvolvedor(a) Mobile Apps

Entenda fundamentos de programação com JavaScript, React, Java e Dart e três das principais tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de aplicações móveis – Android Nativo, React Native e Flutter.

Desenvolvedor(a) Front-End

Conheça o desenvolvimento front-end e pratique codificação utilizando sistemas com Angular e/ou Vue.

Desenvolvedor(a) Python

Conheça a linguagem Python e sua aplicação nas áreas da análise de dados e programação Web.

Desenvolvedor(a) React

Aqui você vai aprender os conceitos fundamentais sobre o desenvolvimento front-end e terá orientação de como praticar codificação utilizando as três principais ferramentas de desenvolvimento front-end do mercado.

Fique atento às vagas desse curso, pois tendem a acabar mais rápido!

Analista de Defesa Cibernética

Capacite-se na área de defesa da segurança da informação e segurança cibernética através da aprendizagem de metodologias e o uso de ferramentas base nas melhores práticas reconhecidas pelo mercado.

Fique atento às vagas desse curso, pois tendem a acabar mais rápido!

Analista de Ataque Cibernético

Aprenda a atuar na segurança da informação e segurança cibernética na área de ataque, realizar o planejamento, arquitetura e execução de testes de intrusão, exploração de vulnerabilidades, auditoria de ativos de TI em relação à segurança cibernética

Fique atento às vagas desse curso, pois tendem a acabar mais rápido!

Administrador(a) Linux

Adquira conhecimentos básicos sobre implementação de sistemas operacionais Linux e aplicações Open Source, bem como o monitoramento e gerenciamento de servidores e desktops em ambientes corporativos.

Arquiteto(a) Cloud Computing

Entenda os conceitos fundamentais de computação em nuvem (Cloud computing), os modelos de serviços e os recursos dos principais players de mercado (Azure, AWS e GCP) para projetar e implementar soluções de infraestrutura de redes, armazenamento, servidores, dados, backup, monitoração e aplicações em nuvem.

Profissional Azure Cloud Computing

O objetivo do bootcamp é apresentar os conceitos fundamentais de computação em nuvem no Azure e os seus principais recursos para soluções de infraestrutura de redes, computação, armazenamento, backup, segurança, monitoração e desenvolvimento.

Engenheiro(a) de Deep Learning

Aprenda a arte da resolução de problemas complexos por meio da aplicação das ferramentas e técnicas de Deep Learning.

Engenheiro(a) de Machine Learning

O bootcamp tem como objetivo abordar de forma intensiva os principais conceitos, algoritmos e ferramentas de aprendizado de máquina para a solução de problemas reais.

Analista de Machine Learning

Entenda mais sobre a resolução de problemas em diferentes áreas através da aplicação dos conceitos e ferramentas de aprendizado de máquina.

Analista de Visão Computacional

Capacite-se para identificar conceitos, terminologias e teorias, aplicar modelos e métodos de aprendizado de máquina para construir, processar, filtrar, segmentar, classificar e resolver problemas através da visão computacional.

Educador(a) Digital

Tenha contato com os métodos, técnicas e ferramentas da Educação 4.0 aplicadas no ambiente corporativo, na educação básica e no ensino superior.

Analista de Transformação Digital

Aprenda conceitos e práticas de Transformação Digital, e habilite-se para atuar como analista de projetos de transformação ágil e digital nas organizações, cobrindo os pilares tecnologia, User Experience e cultura ágil.

Analista de Inovação

Atue como analista de projetos de Transformação Digital e Ágil, cobrindo pilares de tecnologia, User Experience e cultura Ágil para a inovação nas empresas.

Analista de Marketing Digital

Desenvolvia uma visão teórica e prática a respeito de marketing digital, bem como as ferramentas envolvidas, e aplique estratégias digitais nos seus negócios.

UX Designer

Entenda os conceitos fundamentais e avançados de UX Design e tenha contato com os métodos e técnicas mais adotados pelo mercado.

O que é um bootcamp?

Um bootcamp é um programa de educação que capacita alunos em 10 semanas, com carga horária de 148 horas. Nesses cursos, há interação ao vivo entre alunos e professores, além de materiais para leitura após as aulas. É um tipo de aprendizagem mais imersiva, que exige que o aluno seja seu próprio gestor para garantir melhor absorção do conteúdo.

Esse modelo de ensino já é muito comum nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo, e está ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil. O termo surgiu a partir dos treinamentos de soldados estadunidenses, mas logo começou a ser usado por empresas do Vale do Silício para se referir a um tipo de aprendizagem rápida e prática.

Os bootcamps do IGTI são melhorados frequentemente, sempre com base nos feedbacks de alunos antigos. Além disso, a instituição também oferece apoio ao aluno para que ele possa gerir o seu tempo de forma a não perder nenhuma aula. Isso quer dizer que os processos do IGTI são otimizados para permitir que os alunos também se dediquem às suas demandas profissionais e pessoais.

Diferenças entre graduação e bootcamp

Por serem mais acessíveis e de aprendizagem rápida, os bootcamps estão ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais que querem alavancar suas carreiras. Hoje, já vemos que 72% dos empregadores em TI acreditam que os alunos de um bootcamp estão tão preparados para atuar no mercado de trabalho quanto um graduando tradicional.

Os bootcamps do IGTI são vantajosos para quem procura se especializar rapidamente. São mais atrativos para pessoas que estão buscando mudar de carreira ou até mesmo queiram adquirir conhecimentos mais técnicos.

Sendo assim, os dois modelos de ensino não são excludentes. Pelo contrário: o número de pessoas que estão aliando o bootcamp com o ensino tradicional está só aumentando nos últimos anos. Além das vantagens citadas, os bootcamps também são benéficos para quem quer se manter atualizado no mercado e ficar por dentro das novidades do setor de TI.

Está preparado para se especializar na área de TI?

Se você quer dar um salto na sua carreira e aprender novas habilidades ou se especializar em uma área específica de TI, os bootcamps do IGTI oferecem caminhos mais acessíveis, com alta qualidade de ensino.

Fundado em 2006, o Instituto de Gestão e Tecnologia (IGTI) é uma instituição de ensino superior a distância que tem como propósito oferecer a melhor educação em TI para todos. A instituição oferece cursos e qualificações em diversas áreas da tecnologia, adotando um modelo educacional que oferece ampla interatividade entre alunos e professores e uma nova dimensão de qualidade aos cursos online. O IGTI é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, TOP3 no ranking de empresas mais inovadoras no uso da TI no Brasil, na categoria Educação.

Possui mais 30 professores especializados e mais de 40 mil alunos formados em bootcamps e cursos de pós.

Clique aqui e aproveite para se inscrever em um dos bootcamps do IGTI por apenas R$ 150 cada. Mas lembre-se: as aulas começam no dia 13/05, então corra se inscrever para evoluir em sua carreira.

The post IGTI oferece mais de 30 cursos de tecnologia a preços acessíveis appeared first on Gizmodo Brasil.

Estudo diz que é sim possível ter mais de 150 amigos

Posted: 05 May 2021 10:42 AM PDT

No início da década de 1990, um antropólogo britânico chamado Robin Dunbar argumentou que os humanos não conseguem lidar com mais de 150 relacionamentos estáveis ​​com base no tamanho do neocórtex do cérebro humano e nas observações da socialização de outros grupos de primatas. Agora, uma equipe de pesquisadores da Suécia afirma que esse número não é real.

A equipe argumenta que o número de Dunbar — na verdade um conjunto de números que definem diferentes círculos de intimidade e seus tamanhos, com o número 150 para amigos casuais sendo o mais citado — não é uma forma razoável de decifrar a sociabilidade humana. O novo estudo foi publicado na terça-feira (4) na revista Biology Letters.

Os pesquisadores conduziram as mesmas análises que Dunbar, mas com novos métodos e informações atualizadas do conjunto de dados agora com 30 anos. Eles descobriram que o tamanho máximo médio do grupo entre os primatas era na verdade menor do que 150 indivíduos, mas o número estava em um abismo de incerteza estatística, o que colocava o número máximo real do tamanho do grupo entre dois e 520 — dificilmente um intervalo para se trabalhar.

"O que fizemos foi replicar a análise original de Dunbar, mas com mais dados e métodos estatísticos atualizados", disse Patrik Lindenfors, ecologista zoológico do Institute for Futures Studies em Estocolmo, por e-mail. "Nosso ponto principal é que o intervalo de confiança de 95% é muito grande para permitir afirmar qualquer número, como fez Dunbar."

O 150 de Dunbar era realmente o ponto médio de um intervalo; uma pessoa pode ter cerca de 100 a 200 dessas relações estáveis. Mas esse intervalo também não se encaixa na nova análise. Os outros agrupamentos de Dunbar eram 1.500 (o número total de pessoas que você pode nomear), 500 (o máximo de conhecidos que uma pessoa poderia ter), 150 (relacionamentos estáveis, um conceito nebuloso que significa basicamente pessoas com quem você tem contato social regular), 50 (amigos mas não o seu círculo íntimo), 15 (máximo de amigos próximos) e, em seguida, a elite dos cinco (ou perto disso — estes são seus melhores amigos e entes queridos). Mas Dunbar disse que havia fluidez nesses grupos; as contagens podem variar ligeiramente e as pessoas podem entrar e sair dessas esferas.

De acordo com Lindenfors, há mais do que apenas biologia reforçando nossas capacidades sociais; em outras palavras, nem tudo se resume ao neocórtex e às nossas tendências inatas como criaturas humanas.

"A maioria das pessoas que estão lendo este artigo sabe mais de 20.000 palavras", disse ele. "As pessoas aprendem todo tipo de coisas. Por que não seríamos capazes de usar essa habilidade nas relações sociais?"

Talvez você sinta muita falta de multidões. Talvez você nunca mais queira ficar perto de uma. Foto: Marco Di Lauro/Getty Images (Getty Images)

Dunbar apresentou seus números nos primeiros dias da World Wide Web. Desde então, desenvolvemos redes sociais que remodelaram o que significa ser um "amigo". Há um tempo atrás, para testar o número de Dunbar, a Wired avaliou 1.000 amigos do Facebook, com alguns resultados interessantes (e mistos), nos lembrando o quão pouco alguém pode interagir com os chamados amigos em uma rede social.

"A cultura afeta tudo, desde o tamanho das redes sociais até se podemos jogar xadrez ou se gostamos de fazer caminhadas", disse o coautor Johan Lind, um cientista cognitivo da Universidade de Estocolmo, em um comunicado. "Assim como alguém pode aprender a lembrar um número enorme de decimais no número pi, nosso cérebro pode ser treinado para ter mais contatos sociais."

Assine a newsletter do Gizmodo

Claro, percorremos um longo caminho, mesmo desde o surgimento das redes sociais. Talvez a pandemia o tenha lembrado dos relacionamentos que mais importam em sua vida ou o tenha ajudado a se separar dos amigos de conveniência. Talvez você nunca mais queira ver 150 pessoas na mesma videochamada, muito menos na vida real. Como muitas "regras", o número de Dunbar pode não se sustentar em face da enorme diversidade da humanidade.

The post Estudo diz que é sim possível ter mais de 150 amigos appeared first on Gizmodo Brasil.

Novos Redmi Note 10 apostam em câmeras de alta resolução e carregador rápido a partir de R$ 2.799

Posted: 05 May 2021 09:39 AM PDT

A Xiaomi apresentou dois novos smartphones hoje para o mercado brasileiro: os modelos Redmi Note 10 Pro e Redmi Note 10 S. Com preços entre R$ 2.799 e R$ 3.399, eles apostam em telas grandes com tecnologia AMOLED, conjuntos quádruplos de câmera e bom desempenho.

Vamos começar pelo Redmi Note 10 Pro, o mais avançado dos dois. Ele vem com processador Qualcomm Snapdragon 732G, um chip octa-core que atinge 2,3 GHz de clock e é fabricado com processo de 8 nm, que não é o mais moderno da indústria mas é bem recente. Junto com ele, estão 6 GB de RAM.

A tela marca a estreia da tecnologia AMOLED nos intermediários premium da Xiaomi. Em conversa com o Gizmodo Brasil, Thiago Araripe, gerente de marketing da empresa no Brasil, disse que esse era um recurso bastante pedido pelos usuários. O display tem 6,67 polegadas e resolução FullHD+ e atinge 120 Hz de atualização, com taxa de resposta de 240 Hz. Além disso, há recursos de software para regular a textura e a temperatura da tela e colocá-la em modo de leitura. Um sensor de luz de 360 graus também ajuda a regular o brilho.

Redmi Note 10 Pro. Imagem: Xiaomi

Nas câmeras, o Redmi Note 10 Pro conta com um conjunto quádruplo, com sensor principal de 108 megapixels, uma lente telemacro de 5 megapixels, uma ultrawide de 8 megapixels e um sensor de profundidade de 2 megapixels. Na frente, uma câmera selfie de 16 megapixels. O aparelho conta com recursos de software para melhorar a qualidade de imagens, como um modo noturno 2.0 e um sistema dual ISO. Este último permite que o processamento use sensibilidades distintas em diferentes partes da imagem, para evitar zonas muito escuras ou estouradas pela luz. Há ainda um recurso que permite “clonar” pessoas na foto.

O Redmi Note 10 Pro conta com uma bateria de 5.020 mAh e vem com suporte a carregamento rápido de 33 W — um carregador com essa potência já vem na caixa. Segundo a empresa, são necessários só 30 minutos para atingir 59% da capacidade, e a bateria cheia dura mais de um dia. O aparelho roda a MIUI 12, sistema da Xiaomi construído sobre o Android 11.

Redmi Note 10 S. Imagem: Xiaomi

O outro aparelho é o Redmi Note 10 S, que tem visual parecido, mas é um pouco mais básico. A tela também é AMOLED, mas é um pouco menor (6,43 polegadas) e fica nos 60 Hz tradicionais. O processador é um MediaTek Helio G95, que atinge 2,2 GHz e é fabricado com o processo de 12 nm. O conjunto da câmera é quádruplo também, mas o sensor principal é de 64 megapixels e a câmera macro tem 2 megapixels — as outras duas têm a mesma resolução do modelo mais caro. De resto, praticamente tudo igual ao aparelho Pro.

Ambos os aparelhos são oferecidos em versões com 64 GB e 128 GB de armazenamento. O Redmi Note 10 Pro custa R$ 3.299 (64 GB) ou R$ 3.399 (128 GB), enquanto o Redmi Note 10 S sai por R$ 2.799 (64 GB) e R$ 2.999 (128 GB). Não dá para dizer que são aparelhos baratos, mas os preços estão próximos de concorrentes como o Moto G60 e o Samsung Galaxy A52 e A72.

Redmi Note 10 S. Imagem: Xiaomi

Luciano Barbosa, chefe do projeto Xiaomi Brasil, disse ao Gizmodo Brasil que a operação brasileira mantém o compromisso da matriz de operar com uma margem de lucro baixa, de até 5%, mas que grande parte do preço se deve ao custo Brasil, como impostos e logística. Já o dólar alto não é mais um fator que assusta: o executivo disse que o mais importante é a cotação da moeda americana estar estabilizada.

Assine a newsletter do Gizmodo

Perguntado sobre como a pandemia tem afetado os planos da Xiaomi, Barbosa disse que a empresa precisou segurar os planos de expandir as lojas próprias — hoje, são duas em São Paulo (SP) — mas que a nova loja online da marca, a presença do marketplace na Grande São Paulo e a venda direta para grandes redes de varejo. O executivo ainda diz que os pontos físicos de venda são importantes na estratégia da marca no país, pois é onde o consumidor pode pegar o aparelho na mão e vê-lo mais de perto. E a Xiaomi quer ocupar mais espaço nos displays das lojas, aproveitando a saída da LG.

The post Novos Redmi Note 10 apostam em câmeras de alta resolução e carregador rápido a partir de R$ 2.799 appeared first on Gizmodo Brasil.

EUA está rastreando lixo espacial chinês para saber quando e onde ele cairá na Terra

Posted: 05 May 2021 08:18 AM PDT

Os militares dos EUA estão rastreando um enorme pedaço de lixo espacial chinês que deve reentrar na atmosfera da Terra por volta de 8 de maio, de acordo com um comunicado de imprensa do Comando Espacial dos EUA. Mas, como o Pentágono aponta, ninguém sabe ao certo onde ele vai pousar ainda.

O lixo espacial em questão é formalmente conhecido como Long March 5B, o foguete que lançou parte da Estação Espacial Tianhe da China em órbita em 28 de abril. Como observa o Space News, a reentrada deste foguete é uma das maiores entradas não controladas da história e há preocupações de que ele possa pousar em uma área habitada por humanos.

"O Comando Espacial dos EUA está ciente e rastreando a localização do Long March 5B chinês no espaço, mas seu ponto de entrada exato na atmosfera da Terra não pode ser determinado até poucas horas após a reentrada, prevista para 8 de maio", disse o Comando Espacial em uma declaração. "Até lá, o 18º Esquadrão de Controle Espacial oferecerá atualizações diárias sobre a localização do corpo do foguete no site Space-track.org a partir de 4 de maio."

O Space News explica que é altamente improvável que detritos espaciais deste tipo esmaguem alguém aqui na Terra, mas ainda é uma possibilidade:

A alta velocidade do corpo do foguete significa que ele orbita a Terra aproximadamente a cada 90 minutos e, portanto, uma mudança de apenas alguns minutos no tempo de reentrada resulta em um ponto de reentrada a milhares de quilômetros de distância.

A inclinação orbital do estágio central do Long March 5B de 41,5 graus significa que o corpo do foguete passa um pouco mais ao norte do que Nova York, Madrid e Pequim e ao sul do Chile e Wellington, na Nova Zelândia, e pode fazer sua reentrada em qualquer ponto dentro desta área.

O evento mais provável será que quaisquer detritos sobreviventes ao intenso calor da reentrada caiam nos oceanos ou áreas desabitadas, mas o risco permanece de danos a pessoas ou propriedades.

E os militares norte-americanos garantiram aos cidadãos que esse é um dos motivos pelos quais eles estão vigilantes.

"O 18º SPCS na Base da Força Aérea de Vandenberg, Califórnia, tem a tarefa de fornecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana para a Rede de Vigilância Espacial e rastrear mais de 27 mil objetos feitos pelo homem no espaço, a maioria dos quais estão em órbita baixa da Terra", disse o Comando Espacial dos EUA em um comunicado.

Assine a newsletter do Gizmodo

"Todos os detritos podem ser ameaças potenciais à segurança do voo espacial e ao domínio espacial, e o 18º SPCS oferece defesa espacial de linha de frente e alertas para a comunidade espacial global."

The post EUA está rastreando lixo espacial chinês para saber quando e onde ele cairá na Terra appeared first on Gizmodo Brasil.

Trocou o número de celular? Pois saiba que seu número antigo ainda pode ser hackeado

Posted: 05 May 2021 05:30 AM PDT

STR/AFP (Getty Images)

Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, verificou os riscos de segurança e privacidade causados pela reciclagem de números de celular encabeçados pelas operadoras de telefonia móvel.

Supondo que você obtenha um novo número de telefone, as operadoras de celular geralmente "reciclam" seu número antigo, atribuindo-o a um novo cliente. As companhias dizem que a razão de fazer isso é evitar um futuro hipotético de "esgotamento numérico", em que todas as combinações possíveis cheguem a um limite.

Só que, na maioria das vezes, os números reciclados permitem que novos clientes acessem informações antigas dos donos anteriores. E mais: eles continuariam recebendo publicidade e avisos que seriam direcionados ao proprietário anterior. Isso, segundo os pesquisadores, poderia servir de brecha para que usuários mal intencionados se aproveitem e consigam dados que, até então, estavam fora de alcance.

O estudo relata um caso específico no qual um usuário de um novo número foi "bombardeado com textos contendo resultados de exames de sangue e reservas de consultas em um spa" — informações estas que, obviamente, eram destinadas a outra pessoa. Embora isso possa parecer mais cômico do que invasivo, há, sim, motivos para se preocupar.

Geralmente, os números de telefone são usados como alternativa na autenticação de dois fatores ou para outros fins de segurança. Acontece que nem todo mundo atualiza suas contas online ao trocar de número, e aí aparece mais um problema: os números antigos podem permanecer como métodos para redefinições de senhas autenticadas por SMS. Na prática, isso significa que os donos atuais podem usar seus números mais recentes para se conectar às contas de clientes anteriores.

Os pesquisadores também afirmam que outras informações pessoais podem ser facilmente coletadas para aumentar essas invasões de conta, normalmente de "sites de busca de pessoas" online, como BeenVerified ou Intelius — estes dois em especifico nem sempre têm os dados mais precisos e atualizados. Números de telefone também podem ser combinados com senhas obtidas em grandes violações de dados. Dessa forma, um hacker mal-intencionado pode cometer fraude ou sequestrar contas para roubar mais informações que permaneciam sigilosas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Arvind Narayanan, um dos integrantes que ajudou no desenvolvimento do estudo, disse que 66% dos números reciclados verificados ainda estavam vinculados a contas online de proprietários anteriores e, como resultado, eram potencialmente vulneráveis ​​ao sequestro de contas. Para o relatório, foram observados 259 números de telefone; destes, 215 foram reciclados e estavam suscetíveis a ataques.

Os pesquisadores escrevem:

"Obtivemos 200 números reciclados por uma semana e descobrimos que 19 deles ainda estavam recebendo chamadas e mensagens sensíveis à segurança/privacidade (por exemplo, senhas de autenticação, lembretes de recarga de receitas, entre outras coisas). Novos proprietários que sem saber recebem um número reciclado podem perceber os incentivos para explorar [o aparelho] ao receber comunicações confidenciais não solicitadas.”

Narayanan declarou que depois que ele e seu colega pesquisador, Kevin Lee, entraram em contato com as operadoras sobre esses problemas, “a Verizon e a T-Mobile melhoraram sua documentação, mas não tornaram o ataque mais difícil”. Basicamente, as empresas facilitaram o acesso do usuário a informações sobre essas vulnerabilidades, mas não fizeram nada para impedir que possíveis novos ataques aconteçam.

The post Trocou o número de celular? Pois saiba que seu número antigo ainda pode ser hackeado appeared first on Gizmodo Brasil.

Domestika lança “Conectados Criamos Mais” e estreia curso de Carlinhos Brown

Posted: 05 May 2021 05:00 AM PDT

A Domestika, a maior comunidade de criativos do mundo, que conta já com mais de 40 cursos online originais em português, está lançando a campanha Conectados Criamos Mais, que celebra a criatividade e convida cada um de nós a explorar nosso potencial, descobrir possibilidades e expressar quem somos. Tudo isso em comunidade, criando juntos e compartilhando experiências.

De acordo com os pesquisadores Barbot, Tan & Grigorenko no artigo "A genética da criatividade", nós, seres humanos, precisamos enxergar a criatividade como algo que vai além da 'habilidade individual'. Afinal, criar é um fenômeno cultural com forte papel social e recorte de tempo específico.

Isso quer dizer que criatividade e o ato de criar são coletivos. É necessário olhar ao redor para encontrar referências, buscar inspiração nos lugares que frequentamos, os livros que lemos, filmes que assistimos, comidas que experimentamos e, claro, criativos e artistas que encontramos ao longo da carreira e da vida.


Nós, brasileiros, temos usado nossa criatividade para avançar, criar coisas incríveis, aperfeiçoar estilos e superar todos os tipos de obstáculos e na Domestika, seja através da pintura, ilustração, design gráfico, fotografia, tipografia, marcenaria, performance, fotografia, vídeo, música, bordado ou crochê, essa mesma criatividade não tem limites.

E nessa campanha, além dos descontos em vários cursos de diferentes disciplinas, você também é convidado a fazer parte da Domestika de um jeito muito especial, através de um concurso criativo.

Seja lá qual for sua arte, técnica ou habilidade, sua visão criativa é muito importante. O Brasil é um país muito diverso e, além de cada região trazer suas particularidades, cada brasileiro tem uma forma diferente de se expressar criativamente. 

Para participar, basta acessar esta thread do Fórum Domestika para responder à pergunta “Como você expressa sua criatividade?”. O objetivo é construir o alfabeto da campanha Conectados Criamos Mais expressando o conceito com as letras A / C / D / E / I / M / N / O / R / S / T e a técnica que preferir. Você pode criar e enviar quantas letras quiser!

A partir disso, será criado um vídeo animação compondo a frase Conectados Criamos Mais. Cada vencedor ganhará um curso de sua escolha e será marcado, junto com sua criação, em um post no instagram da Domestika.

No site da Domestika você encontra mais de 2.000 cursos, com grandes especialistas em áreas como ilustração, fotografia, artesanato, design, arquitetura e muito mais. Tudo 100% online.

O lançamento do momento, aliás, é o curso com o grande compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown, Introdução à percussão: descubra a magia dos ritmos.

Neste curso, Carlinhos Brown convida você para desvendar a magia dos ritmos. Partindo de uma viagem pela história da percussão, você conhecerá diferentes instrumentos e aprenderá técnicas e práticas do artista para compor sua própria célula rítmica.


Carlinhos Brown é o primeiro músico brasileiro a receber o título de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e a fazer parte da Academia do Oscar. Além disso, é cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, artista visual, jurado do The Voice Brasil e parte do time do The Voice Kids.

Você deve conhecê-lo por suas composições e sonoridades que fizeram e fazem parte da vida de milhares de brasileiros (e não só!) com poesia, ritmo e sensibilidade. Magalenha, uma de suas composições, revolucionou a produção musical brasileira e foi gravada pela primeira vez em 1992 pelo músico brasileiro Sérgio Mendes, com participação de Brown, para o álbum Brasileiro.

Em 2002, ao lado dos amigos artistas Marisa Monte e Arnaldo Antunes, Carlinhos lançou o projeto Tribalistas, um dos mais importantes de sua carreira e marcante para a música brasileira.

E sabe o melhor?! Você não precisa ser músico ou trabalhar com música para explorar este curso, pois descobrirá que quando faltam palavras, a percussão é o caminho para se comunicar.

Junto com Carlinhos você fará uma viagem histórica ao passado para conhecer a linguagem universal da música e conhecerá os diferentes ritmos e instrumentos ancestrais – entre eles, o berimbau, considerado a primeira guitarra do mundo.

Descubra este e centenas de outros cursos no site da Domestika, ministrados pelos melhores profissionais de todo o mundo. Afinal, Conectados Criamos Mais!

 

The post Domestika lança "Conectados Criamos Mais" e estreia curso de Carlinhos Brown appeared first on Gizmodo Brasil.

Estudo indica que livros físicos ainda estão vendendo mais que os e-books

Posted: 05 May 2021 04:30 AM PDT

De acordo com um estudo da Statista's Advertising & Media Outlook, as vendas de e-books ainda não conseguem competir com as vendas de livros físicos, especialmente durante este período de pandemia. O estudo, que pediu aos entrevistados para descrever suas compras de livros em 2020, descobriu que os e-books ainda não substituíram o papel na maioria dos países.

"Nos Estados Unidos, por exemplo, onde os e-books são muito populares, estima-se que 23% da população tenha comprado um e-book no ano passado, em comparação com 45% que comprou um livro impresso", escreveu o pesquisador Felix Richter.

A China, em particular, é um caso interessante de ressaltar: os e-books e livros impressos estão quase se equiparando, com 24% dos entrevistados dizendo que compraram um livro digital contra os 32% que compraram o livro impresso. Essa disparidade não é bem explicada, mas considerando que a Ásia, de forma mais ampla, está na esteira da leitura por smartphone há muito tempo, testemunhada pela moda dos anos 2000 de best-sellers “escritos para celulares” no Japão, ainda é uma descoberta interessante.

Assine a newsletter do Gizmodo

Como um ávido leitor e escritor (e tecnófilo), sinto que sou um entusiasta dos e-books, e continuo esperando que eles superem os livros impressos em algum momento no futuro próximo. Por isso, acho que esses estudos podem ser tendenciosos com os leitores que participam de suas pesquisas, o que pode resultar na distorção de algumas descobertas. Dito isso, nada foi muito surpreendente. Mas, é sempre bom saber que temos muitos leitores ao redor do mundo.

Gráfico: Statista.

The post Estudo indica que livros físicos ainda estão vendendo mais que os e-books appeared first on Gizmodo Brasil.

Participação de Doutor Estranho foi cortada de WandaVision, diz presidente da Marvel

Posted: 05 May 2021 04:00 AM PDT

Benedict Cumberbatch havia sido contratado para aparecer como Doutor Estranho no final de WandaVision, mas a Marvel acabou voltando atrás e muitos planos foram modificados.

A Rolling Stone conversou com o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, e ele explicou como essa notícia surpreendente foi divulgada. Basicamente, a Marvel tinha anunciado que Wanda (Elizabeth Olsen) apareceria em Doctor Strange in the Multiverse of Madness, então o plano era que Cumberbatch aparecesse na série para vincular a esse filme. Uma versão o fez aparecer em um dos comerciais de WandaVision. Outra tinha os comerciais como mensagens reais de Strange para Wanda. Mas, eventualmente, eles simplesmente o cortaram.

"Algumas pessoas podem dizer: ‘Ai, teria sido tão legal ver o Doutor Estranho’", disse Feige à Rolling Stone. "Mas teria tirado o momento de Wanda, que é o que não queríamos fazer. Não queríamos que o fim do show fosse comoditizado para ir para o próximo filme — aqui está o cara branco, 'deixe-me mostrar como funciona o poder.'"

Uma vez que a ligação de Strange com Wanda foi cortada, o próprio filme teve que ser alterado também, provavelmente para adicionar um pouco de história para ligar o Mago Supremo à Feiticeira Escarlate. De acordo com o que temos do MCU até o momento, WandaVision terminou com Wanda sozinha em algum lugar distante, estudando seus novos poderes. Alguns sugeriram que ela escapou com muita facilidade, sem pagar o preço pelo que fez ao povo de Westview, mas a própria Olsen zomba disso.

Assine a newsletter do Gizmodo

"Ela precisava fugir antes que as pessoas que deveriam responsabilizá-la chegassem lá", disse Olsen à revista. "E para onde ela foi é um lugar onde ninguém poderia encontrá-la. Porque ela sabe que será responsabilizada e acho que ela tem uma enorme culpa. "

Parece que isso pode ser uma pista de como Wanda vai atuar no Multiverso da Loucura. Mas, só descobriremos tudo em 25 de março de 2022.

The post Participação de Doutor Estranho foi cortada de WandaVision, diz presidente da Marvel appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário