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- Guardiões da Galáxia, Final Fantasy, Life is Strange e todas as novidades da Square Enix na E3 2021
- Stalker 2, Forza Horizon 5, Starfield e os 30 anúncios da Xbox + Bethesda na E3
- Google muda algoritmo nas buscas para diminuir exibição de sites com conteúdo difamatório
- Agência Espacial Europeia anuncia sonda EnVision para explorar Vênus
- Em 2021, “Oscar das HQs” ainda é dominado por homens brancos
- Biomutant: A projeção ideal de uma Terra sem humanos
| Guardiões da Galáxia, Final Fantasy, Life is Strange e todas as novidades da Square Enix na E3 2021 Posted: 13 Jun 2021 01:25 PM PDT ![]() Na tarde deste domingo (13), a desenvolvedora e publisher Square Enix fez alguns anúncios e mostrou mais conteúdo de seus jogos já anunciados durante a apresentação na E3 2021. Veja todos a seguir. Guardians of Galaxy: uma nova tentativa com a MarvelFicando somente atrás de de Cyberpunk 2077, Marvel’s Avengers foi um dos games com maior potencial e que mais decepcionou gamers no ano passado. Atualizações e melhorias sutis ao jogo tentam revigorá-lo desde então, e a Square Enix continua a apostar na Marvel em 2021 — agora com o jogo dos Guardiões da Galáxia. Nos trechos de jogabilidade mostrados durante a conferência, os personagens da equipe reagem às escolhas feitas por você, algo que deve interferir no rumo da narrativa. Ao que foi mostrado, você controlará Starlord e coordenará ataques em equipe entre os outros quatro personagens. Marvel Guardians of the Galaxy será lançado em 26 de outubro para PC e ambas as gerações do Xbox e PlayStation. Marvel’s Avengers: ainda não desistiramSem deixar de lado o próprio jogo dos Avengers, a empresa também mostrou os próximos planos a longo prazo. Black Panther War for Wakanda será uma expansão gratuita que chegará depois de Cosmic Cube e Wasteland Patrol, em uma sequência de updates a partir deste mês.
Final Fantasy pra dar e venderFinal Fantasy terá todos os seis primeiros jogos principais em versão “remasterizada” para mobile e PC, ainda sem data confirmada para lançamento. Final Fantasy VII The First Soldier será outro game mobile, para iOS e Android, que chegará ainda em 2021. Um anúncio inesperado foi Stranger Paradise, um soulslike inspirado no primeiro jogo e que promete aprofundar a lore. O game será lançado em 2022 para PC e as duas gerações de Xbox e PlayStation. Suspendeream os jardins da Babilônia em Babylon’s FallOutro jogo de fantasia do estúdio será Babylon’s Fall, jogo já anunciado, que teve trechos de gameplay exibidos nesta E3. Desta vez, tivemos mais um trailer e a revelação de um beta fechado por registro no site oficial. Babylon’s Fall será lançado para PC, PS4 e PS5. As verdadeiras cores de Life is StrangePor fim, vimos mais trechos de True Colors, mais um jogo da série Life is Strange, que foi anunciado há mais de um ano. A protagonista do game consegue “ver” os sentimentos dos outros e isso guiará todos os relacionamentos, girando em torno de um grande segredo. Faça escolhas, controle seus poderes e escolha seu destino com base nestas consequências. Life is Strange: True Colors será lançado para PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PS4 e PS5 em 10 de setembro. A coleção remasterizada do primeiro game e do standalone Before the Storm será lançada em 30 de setembro. Há ainda uma versão Ultimate com o novo jogo e os outros dois por cerca de R$400 na Steam. The post Guardiões da Galáxia, Final Fantasy, Life is Strange e todas as novidades da Square Enix na E3 2021 appeared first on Gizmodo Brasil. |
| Stalker 2, Forza Horizon 5, Starfield e os 30 anúncios da Xbox + Bethesda na E3 Posted: 13 Jun 2021 12:19 PM PDT ![]() Meses após a aquisição da Bethesda pela Microsoft por mais de 7 bilhões de dólares, tivemos na tarde deste domingo (13) a primeira grande apresentação do estúdio. No bloco “Xbox & Bethesda Showcase”, que integra a grade da E3 2021, foram revelados aguardados títulos e outras novidades do mundo dos games. Lembrando que 27 dos 30 jogos anunciados hoje estarão disponíveis no dia de lançamento pelo Game Pass, serviço de assinatura/aluguel do Xbox. StarfieldTood Howard, produtor executivo da Bethesda, revelou esta espécie de Fallout espacial em um universo “construído por 25 anos“. Sem mais informações, mas será um exclusivo de Xbox. Starfield será lançado em 11 de novembro de 2022 para Xbox Series X/S e PC. Stalker 2: Heart of ChernobylA franquia de jogos ucraniana ganhará mais um título no ano que vem. O jogo de tiro em primeira pessoa tem atmosfera similar a Metro, focando na imersão e interação com personagens, sem decepcionar na dose de terror. Stalker 2: Heart of Chernobyl será lançado em 11 de novembro de 2022 para Xbox Series X/S e PC. Sea of Thieves: A Pirate’s LifePara quem tiver Sea of Thieves, game de piratas focado na jogabilidade multiplayer, haverá atualização grátis com o universo de Piratas do Caribe da Disney. Sea of Thieves: A Pirate’s Life será uma atualização gratuita para Sea of Thieves que será lançada em 22 de junho. Battlefield 2042Foi mostrada a primeira gameplay de Battlefield 2042. Espere tanques sendo entregues via drop aéreo, explosões com veículos e troca de tiros em ambiente interno e externo. Battlefield 2042 será lançado em 22 de outubro para as duas gerações. Twelve MinutesEstrelando os atores James McAvoy, Willem Dafoe e Daisy Ridley, o jogo de loop temporal tem estilo artístico e uma jogabilidade guiada por narrativa, exploração dos pequenos mapas e diálogos. Twelve Minutes será lançado em 19 de agosto. Psychonauts 2Aguardado por mais de uma década, fruto de crowdfunding, Psychonauts 2 foi um projeto constantemente mostrado em eventos de games, mas pela primeira vez tivemos trechos compilados de jogabilidade e uma data definitiva. Psychonauts 2 será lançado em 25 de agosto para ambos os Xbox e PC. Party AnimalsAgradando ao público que gosta de Fall Guys e Human: Fall Flat, este game com animais será um arcade “violento” multiplayer. Party Animals será lançado para os dois consoles da Microsoft. HadesFazendo sua estreia nos consoles da Microsoft, este vencedor de grandes prêmios da indústria é um roguelike desafiador feito por um estúdio indie que conquistou o coração do público em seu lançamento no final de 2018. Já em pré-venda, Hades será lançado em 13 de agosto (inclusive no Game Pass). Halo InfiniteO queridinho dos caixistas não poderia ficar de fora da apresentação da Microsoft. Halo teve exibição do primeiro trecho de jogabilidade multiplayer que, vale lembrar, terá uma “temporada free to play” para todos os interessados. Halo Infinite sairá no “holiday” americano, ou seja, no fim do ano. A Plague Tale: RequiemO primeiro A Plague Tale foi lançado há dois anos, sendo bem recebido pelo público. Teremos finalmente uma sequência, A Plague Tale: Requiem. A Plague Tale: Requiem será lançado em 2022 para Xbox Series X/S e PC. ReplacedReplaced mistura pixel art e um cenário tridimensional com texturas/iluminação realistas. Replaced será lançado em 2022 para os dois consoles da Microsoft. Slime Rancher 2Uma nova aventura do mundo de Slime Rancher chegará em breve, com jogabilidade que lembra (e muito!) seu antecessor. Slime Rancher 2 será lançado em 2022 para Xbox Series X/S. Outer Worlds 2Mais uma sequência que foi revelada durante a apresentação do Xbox foi a de Outer Wilds, sucesso marcante de quem adquiriu-o pelo Game Pass. Outer Worlds 2 não tem data de lançamento anunciada. Microsoft Flight SimulatorO simulador de voo mais fiel ao mundo real, que representa nosso planeta em escala 1:1, chegará para a nova geração. Também foi anunciado que haverá uma parceria com Top Gun para adicionar a aeronave do futuro filme (estrelado por Tom Cruise) no universo do game, por meio de uma expansão gratuita. Microsoft Flight Simulator estará disponível em 27 de julho para Xbox Series X/S. Forza Horizon 5O título “urbano” da franquia Forza terá uma adição, com um trailer que mostrou bastante trajetos off-road e mudanças climáticas características do Horizon 4. Forza Horizon 5 será lançado em 9 de novembro para as duas gerações do Xbox e para PC. RedfallPor fim, a apresentação do Xbox foi concluída com um novo game de vampiros, unindo protagonistas cômicos, armas de fogo e poderes surreais. Redfall será lançado no verão americano de 2022, ou seja, entre os meses de junho e setembro, para Xbox Series X/S e PC. The post Stalker 2, Forza Horizon 5, Starfield e os 30 anúncios da Xbox + Bethesda na E3 appeared first on Gizmodo Brasil. |
| Google muda algoritmo nas buscas para diminuir exibição de sites com conteúdo difamatório Posted: 13 Jun 2021 11:14 AM PDT ![]() O Google está mudando seu algoritmo de busca para ajudar vítimas de calúnias online e da chamada “pornografia de vingança", que é quando alguém publica conteúdos de outra pessoa sem autorização a fim de difamá-la. De acordo com o New York Times, a empresa quer evitar que sites que hospedam conteúdo difamatório apareçam na lista de resultados durante a busca por um nome. O Google também vai excluir endereços com nomes duvidosos ou que cobram das vítimas a remoção do conteúdo de assédio. "Alguns tipos de consultas são mais suscetíveis a agentes mal-intencionados e requerem soluções especializadas", escreve Pandu Nayak, pesquisador do Google e vice-presidente de pesquisa, no blog da empresa. Nayak continua:
No entanto, o Google admite que esta não é uma solução definitiva para o assédio online "Realmente deve ter um impacto significativo e positivo. Não podemos policiar a web, mas podemos ser cidadãos responsáveis", disse David Graff, vice-presidente do Google para políticas e padrões globais e confiança e segurança. O público agora está mais ciente da pornografia de vingança e das calúnias online. Não apenas devido ao número de vítimas que relataram os ataques, mas por causa da dificuldade de remover esse tipo de conteúdo. O Google, que lida com cerca de 90% do tráfego global de buscas online, não tem um histórico muito eficaz em ajudar vítimas de assédio. Parte disso acontece porque a companhia se orgulha em se posicionar como um serviço "imparcial". Mas quando vidas fora da Internet estão em jogo, é difícil permanecer imparcial. Mudanças só acontecem agoraConforme o Google ajustava seu algoritmo de busca para revelar mais "conteúdo autorizado", isso acabava propiciando o surgimento de sites enganosos, falsos e ofensivos. Foi quando a empresa passou a ser mais proativa na remoção de resultados prejudiciais da pesquisa. Caso você tenha sido vítima de alguma situação citada pelo Google, é possível preencher um formulário neste link. Entre as categorias listadas para remoção estão:
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| Agência Espacial Europeia anuncia sonda EnVision para explorar Vênus Posted: 13 Jun 2021 09:00 AM PDT ![]() Passou-se apenas uma semana desde que a Nasa anunciou suas duas missões em Vênus e, agora, já temos mais uma programada programada. Desta vez, pela Agência Espacial Europeia (ESA em inglês) que anunciou na quinta-feira (10) a sonda 'EnVision', sua própria espaçonave com destino a Vênus e lançamento previsto para o início de 2030. "Uma nova era na exploração de nosso vizinho mais próximo, mas totalmente diferente, do Sistema Solar nos espera", disse Günther Hasinger, diretor de ciência da agência, em um comunicado à imprensa. "Junto com as recém-anunciadas missões Vênus lideradas pela Nasa, teremos um programa científico extremamente abrangente neste planeta enigmático até a próxima década." Enquanto a última viagem da Nasa a Vênus foi a missão Magalhães, concluída em 1994, a ESA esteve lá mais recentemente. A Venus Express chegou ao planeta em 2006 e concluiu seus trabalhos no final de 2014. A agência espacial japonesa JAXA também mantinha uma nave nas proximidades de Vênus desde 2015, inspecionando a atmosfera. Contudo, o lançamento da ESA significará uma espaçonave carregada com tecnologia 25 anos mais avançada. Assim como as missões Vênus da NASA saíram do programa Discovery, que coloca grandes conceitos de espaçonaves um contra o outro em uma competição por financiamento, o orbitador EnVision estava competindo com Teseu (Transient High-Energy Sky e Early Universe Surveyor) para ser construído. O EnVision acabou recebendo a aprovação do comitê de ciência da agência, embora Teseu continue sendo interessante. Mas vai ficar para a próxima. "Estamos entusiasmados em contribuir para essa missão tão empolgante que irá de investigar Vênus", disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA para a ciência, no comunicado à imprensa. A sonda EnVision junta-se ao Orbitador Solar, Euclides, Platão e Ariel como missões da ESA que estão a caminho. O Solar Orbiter é a única missão lançada até agora; o resto virá ao longo da década de 2020. Depois disso, se tudo correr bem, o EnVision deixará sua marca na pesquisa espacial, sendo lançado entre 2031 e 2033 e chegando a Vênus cerca de três anos depois. O que a ESA quer descobrir em Vênus?Há vários mistérios sobre nosso vizinho quente, deserto e amarelo: Como o planeta ficou tão quente? Por que é tão tóxico? Ainda tem vulcões ativos? A vida poderia de alguma forma existir em sua atmosfera? Em resumo, por que Vênus é tão diferente da Terra? Quase ao mesmo tempo que as missões VERITAS e DAVINCI + da NASA, o EnVision também irá a Vênus para descobrir. O EnVision é mais comparável ao VERITAS porque ambos são orbitadores; O DAVINCI + visa pousar na superfície. A nova sonda da ESA será equipada com instrumentos para desvendar a geologia do planeta, a estrutura interna, o campo gravitacional, a atmosfera e a composição da superfície. Juntos , as próximas missões nos darão uma visão refinada e abrangente do estado atual e da evolução de Vênus. "A EnVision alavanca os pontos fortes no desenvolvimento de instrumentos de ambas as nossas agências. Combinado com as missões de descoberta da NASA para Vênus, a comunidade científica terá um conjunto poderoso e sinérgico de novos dados para entender como Vênus se formou e como a superfície e a atmosfera mudaram ao longo do tempo", disse Zurbuchen no comunicado. The post Agência Espacial Europeia anuncia sonda EnVision para explorar Vênus appeared first on Gizmodo Brasil. |
| Em 2021, “Oscar das HQs” ainda é dominado por homens brancos Posted: 13 Jun 2021 07:00 AM PDT ![]() A San Diego Comic-Con de 2021 será reduzida novamente a um evento virtual, mas o Prêmio Eisner — evento de maior prestígio no campo dos quadrinhos em homenagem ao pioneiro e criador do The Spirit, Will Eisner — vai continuar. A safra de indicados deste ano não tem tanta participação da Marvel e DC Comics. Em vez disso, destaca uma quantidade expressiva e diversificada de títulos independentes e não de super-heróis. Como de costume, haverá um período de votação online, mas depois de problemas com o sistema no ano passado, os profissionais da indústria de quadrinhos precisarão se inscrever primeiro para votar. Embora as coisas certamente pareçam ter melhorado, há um número significativo e desproporcional de homens na grande maioria das categorias. Os indicados ao Writers Award, em particular, são compostos de homens brancos, conhecidos principalmente por seus trabalhos em quadrinhos de super-heróis — todos eles excelentes escritores com certeza, mas essa falta de diversidade nos autores não é boa. É importante notar que dois dos membros do painel de seis jurados do prêmio eram mulheres, porém todos os integrantes estavam localizados no sul da Califórnia, presumivelmente por motivos relacionados à pandemia de Covid-19. De qualquer forma, sem mais delongas, aqui está sua lista completa dos indicados. Melhor conto
Melhor edição individual
Melhor série continuada
Melhor série limitada
Melhor nova série
Melhor publicação para primeiros leitores (até 8 anos)
Melhor publicação para crianças (de 9 a 12 anos)
Melhor publicação para adolescentes (de 13 a 17 anos)
Melhor Publicação de Humor
Melhor antologia
Melhor Trabalho Baseado em Fatos Reais
Melhor Memória Gráfica
Melhor Álbum Gráfico – Novo
Melhor Álbum Gráfico – Reimpressão
Melhor Adaptação de Outro Meio
Melhor Edição Americana de Material Internacional
Melhor Edição Americana de Material Internacional – Ásia
Melhor Coleção/Projeto de Arquivos – Tiras
Melhor Coleção/Projeto de Arquivo – HQs
Melhor Escritor
Melhor Ascritor/Artista
Melhor Quadrinista/Ilustrador ou Melhor Time de Quadrinistas/Ilustradores
Melhor Pintor/Artista Multimidia (arte interna)
Melhor Capa
Melhor Coloração
Melhor Letra
Melhor Jornalismo/Periódico Relacionado a Quadrinhos
Melhor Livro Relacionado a Quadrinhos
Melhor Trabalho Acadêmico
Melhor Design de Publicação
Melhor Quadrinho Digital
Melhor Webcomic
O 2021 Eisner Awards acontecerá como parte da programação virtual Comic-Con at Home deste ano, em julho. The post Em 2021, “Oscar das HQs” ainda é dominado por homens brancos appeared first on Gizmodo Brasil. |
| Biomutant: A projeção ideal de uma Terra sem humanos Posted: 13 Jun 2021 06:00 AM PDT ![]() Anos após a Terra ser tratada como lixeira por uma grande corporação, responsável por espalhar materiais químicos por terra e mar, houve o surgimento de animais mutantes. Ao ver o estrago, a humanidade (covarde) decidiu fugir galáxia adentro, deixando seu “berço” para trás. A seleção natural tomou conta e, em seguida, bichos inteligentes foram capazes de desbancar a lei do mais forte e dominaram o planeta. Assim resume-se o mundo de Biomutant, game que mistura RPG e artes marciais em um mundo pós apocalíptico. O jogo foi lançado há poucas semanas, desenvolvido pelos suecos do Experiment 101 e publicado pela THQ Nordic – que adquiriu o estúdio em 2017, próximo ao anúncio do game. O que mais impressiona à primeira vista (e também nos primeiros minutos de jogatina) é ver a profundidade da mitologia deste universo e saber que Biomutant foi feito por apenas 20 pessoas. A aquisição pela gigante THQ, contudo, não teria afetado o ritmo de produção, um alívio enorme a todos os envolvidos.
Logo, muito do poder imersivo do jogo pode ser resumido na atenção aos detalhes. Do mesmo modo, o progresso do game está diretamente ligado ao quanto você explora o mapa, fortificando a variante looter do gênero de RPG. Há biomas tomados por zonas radioativas, lixos tóxicos, ondas de calor e temperaturas negativas extremas, fruto da atuação humana. No Biomutant, a tarefa do jogador é conquistar os territórios ajudando as tribos locais em prol de salvar a Árvore da Vida. A Terra está morrendo e há quatro “devoradores” (chefões), um para cada raiz. O game diverte desde o começo, na criação do protagonista: cada atributo padrão de RPGs (agilidade, sorte, carisma, etc.) interfere no visual do seu personagem. O material de estudo de Darwin há mais de um século e meio também se faz presente aqui, já que a inteligência da criatura determina o tamanho do crânio, bem como a força deixa-o com ombros largos – e isso se aplica de maneira dinâmica em todos os seis atributos. O jogador leva pouco tempo até perceber que o jogo se apresenta como um sandbox digno por colocar o espectador imerso neste mundo. Portanto, quem espera uma história emocionante pode ficar ligeiramente decepcionado. O passado do protagonista é rodeado de mistérios. Kung fofuraImagine o personagem principal desta aventura (sem nome) como o Rocket Racoon, personagem de Guardiões da Galáxia, se ele dominasse kung fu tão bem como domina armas de fogo. Você pode escolher a raça e os atributos iniciais, mas sua narrativa sempre será a mesma. O ponto comum entre você e os antagonistas, revelado com parcimônia, é que todos foram discípulos de uma sábia dominadora de Wung-Fu (como chamam kung fu), que calha de ser a mãe do protagonista. Em flashbacks, temos a explicação de que ela acreditava que só certas tribos de animais poderiam coexistir. Isso era ditado pela linhagem dos carnívoros, criaturas naturalmente mais violentas.
Se engana quem pensa que Biomutant é só uma fábula para aquecer o coração. Famílias de raças ameaçadoras são exterminadas por sua mãe, exceto por um bebê. Um bom tempo depois, temos a vingança: o sobrevivente cresce e mata a família do protagonista. Ao que podemos concluir, mesmo sem humanos dominando a Terra, nossas filosofias e dilemas ainda “assombram” a natureza. Todas essa história é contada por meio de texto, ambiente e, acima de tudo, pela narração. O narrador existe única e exclusivamente para o jogador, traduzindo em tempo real os grunhidos de animais que conversam com você.
Com diálogos, temos pistas sobre a importância da Árvore e suas simbologias. Galhos representam as espécies, a sucessão dos antepassados. Todas as ramificações servem como ilustração do tempo, conectando o passado (espécies extintas), presente (vivas) e futuro (mutações). Muito 'carma' nessa hora
Em Biomutant, suas interações com líderes das tribos são poesia e filosofia na pura prática. A verdade absoluta defendida por um, ou o significado de trazer "paz" para as regiões defendida por outro, obrigam o jogador a colocar sobre a mesa a ética desta luta por territórios. Sendo apenas duas tribos iniciais, os paralelos políticos são nítidos. A Jagni é a guerreira que quer ser temida e Myriad é a que preza pelo bem maior, na tentativa de proteger o código de honra. Seguir os diálogos certos pode resultar no desbloqueio instantâneo de regiões, caso você escolha criar fortes alianças ao invés de partir para a luta. A moralidade de "perdão ou vingança" não poderia ser mais explícita: seu personagem ganha pontos de luz ou sombra para cada momento crucial de seu progresso.
Para quem acredita (ou se deixa levar), o carma é tratado de maneira criativa. Em minha jogatina, optei por fazer mais de 80% das escolhas que o game coloca como "positivas". É importante lembrar que você realmente pode falhar na missão final, diminuindo suas chances de salvar a Árvore da Vida. Reduzir, reutilizar, reciclarDa armadura às armas, tudo em Biomutant funciona na base do reaproveitamento de recursos. Quem jogou Fallout 4 vai se sentir em casa. Com aspecto inocente e quase infantil, um teclado de computador vira o cabo de uma espada, um telescópio de metal pode ser usado como mira da arma e o assento de uma bicicleta cabe perfeitamente no seu ombro direito, somando pontos de resistência para o bicho.
O lixo reciclável está espalhado por todo o mapa. Além de ser um incentivo para exploração cautelosa (em especial de ambientes internos, como bunkers e lojas abandonadas), isso combina com a reafirmação ecológica do game. Outro ponto que exige o loot de itens é o custo de construção, gastando seu plástico, madeira e metal. Tais objetos estão em "totens" compostos pelo material respectivo, que podem ser adquiridos quando você os destrói. Isso levanta o questionamento: os animais se importaram em demarcar território como pontos de referência ou seriam somente estátuas decorativas? Estas e outras perguntas não são respondidas, nem mesmo de forma indireta. Biomutant peca um pouco em explicar sua construção de universo em menor escala, ainda que seja capaz de diversificar biomas e introduzir personagens, reinos e veículos únicos. Não é para menos: são mais de 32 quilômetros quadrados, exploráveis de ponta a ponta. Sobre Meninos e LobosPor sinal, este RPG coloca dezenas de pontos de viagem rápida, onde seu animal pode ser teleportado à sua escolha. Porém, antes estes precisam ser desbloqueados com uma simples interação. Basta urinar nas placas – e sim, você vê essa animação no game. É a literal demarcação de território.
Situações animalescas do tipo te faz relembrar que você está controlando um animal antropomorfizado. Similar às animações da Pixar, temos uma maneira mais inocente de contar histórias humanas sem humanos, com essa liberdade poética de transformar estas criaturas quase que por completo – não é humano, mas faz tudo o que fazemos. O jogador que for conquistado pelo aspecto da criação de itens irá aproveitar o potencial criativo de Biomutant. Às vezes, vale sacrificar pontos de dano em troca de munição explosiva, por exemplo, criando uma arma mais prazerosa para atirar. Uma máscara com certeza será menos resistente que um capacete, mas em um jogo com câmera em terceira pessoa a fadiga visual é igualmente importante.
O crafting não elimina, porém, a existência de uma moeda. Temos então mais uma prova de que a sociedade se desenvolveu além do “nosso” escambo. Depois de conquistar um novo território com a tribo de sua escolha, vendedores abrirão barracas para compra e venda de itens. A moeda é o Verde, adquirida ao atacar um tipo de planta (em todas as regiões) ou vendendo itens coletados por você. O interessante foi descobrir que seu nível de carisma interfere de forma direta na quantia de dinheiro recebida a cada venda. A pechincha pode ser discreta e os animais podem falar idiomas diferentes, mas ela existe. Na tomada de novas áreas também percebemos referências orientais em certas comunidades, onde as trilhas são demarcadas portais idênticos aos torii (o mesmo que, tradicionalmente, limita o plano mundano do sagrado). Guiado pelo kung fu e carma, as crenças dos animais parece seguir pilares do budismo, por exemplo, e de outras religiões asiáticas. Em Biomutant não faltam provas de que o planeta pode “se virar” muito bem sem a gente. Humanos são a causa da deterioração do planeta. Filosofia, mitologia, tradição e religião são conceitos inventados por nós que, ao que o jogo defende, viverão além de nossa existência. Exceto a introdução, em nenhum momento sabemos por onde andam os humanos. E isso não importa. Como bem dito pelo cientista russo Konstantin Tsiolkovsky, em uma frase que serviu de inspiração para Kubrick fazer 2001, “A Terra é o berço da humanidade, mas não se pode viver no berço para sempre“. Querendo ou não, pensar que este solo será dominado por animais inteligentes é reconfortante. Soa como um desfecho ideal para a nossa história. Biomutant está disponível para PC (Epic e Steam) Xbox e PlayStation, em ambas as gerações, com valores entre R$199 e R$330. The post Biomutant: A projeção ideal de uma Terra sem humanos appeared first on Gizmodo Brasil. |
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