sexta-feira, 25 de junho de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Patente do Facebook sugere boné com tela dobrável de realidade aumentada

Posted: 25 Jun 2021 06:51 AM PDT

Um dos maiores obstáculos para dispositivos de realidade aumentada ainda é o design. Afinal, ninguém quer usar no rosto um trambolho enorme e pouco funcional. Percebendo os problemas que o Google Glass teve para ganhar popularidade do consumidor, parece que o Facebook pode adotar um formato mais amigável, mas igualmente estranho para um futuro headset: um boné.

Em uma patente originalmente registrada em 2019 e descoberta esta semana pelo Founders Legal, o Facebook descreve o acessório como uma alternativa aos headsets e óculos RV tradicionais, descritos pela companhia como "às vezes grossos, pesados e desequilibrados", além de gerarem “calor excessivo que é desconfortável contra a pele do usuário".

Portanto, em vez de um design mais para o lado da ficção científica, o Facebook pode partir para algo mais simples e familiar aos consumidores. Em um boné, chapéu ou viseira, o visor de realidade aumentada poderia ser dobrado para dentro, quando não estiver em uso, ou para fora, caso o usuário queira visualizar alguma coisa por meio da tecnologia.

Outro detalhe é que, mesmo se a tela no estilo "flip-down" (que se dobra para baixo) ficar à mostra, o usuário teria a opção de torná-la semitransparente. Com isso, ele continuaria enxergando o mundo real, ao mesmo tempo em que visualizaria elementos em realidade aumentada. Só não ficou claro no documento da patente se o usuário poderá interagir com esses elementos ou se eles só estariam lá como informações complementares.

Segundo a descrição do projeto do Facebook, o design traria não apenas mais conforto, mas também facilitaria posicionar melhor eletrônicos que acabam esquentando com o tempo — como o acessório não ficaria em contato direto com a pele, a empresa removeria esse problema. Além disso, ao usar chapéus com abas, o Facebook diz que há mais área de superfície para instalar componentes de RA, permitindo a inclusão de dispositivos mais sofisticados. Como a aba de um chapéu se estende para fora do rosto do usuário, o Facebook diz que há mais espaço para incluir câmeras e tecnologias de rastreamento corporal.

Assine a newsletter do Gizmodo

O conceito não termina aí. A empresa também imagina que o boné de realidade aumentada poderia se conectar a outros acessórios, como joysticks, smartphones, computadores e dispositivos táteis.

Como se trata de um registro de patente, pode ser que o Facebook nunca lance o projeto para os consumidores finais. É comum que as empresas façam esse tipo de solicitação a órgãos reguladores, apenas para manter a propriedade de uso do conceito e da tecnologia. Mas confesso que seria interessante ver um dispositivo de realidade aumentada mais próximo de acessórios que usamos no dia a dia (como um simples boné), sem abrir mão do conforto.

A pergunta que fica agora é: qual empresa vai ganhar essa corrida? Além do Facebook, a Apple, Microsoft e HTC são algumas que estão investindo nesse segmento — o que só comprova o quanto a realidade aumentada deve ter uma parte significativamente presente em nossas vidas num futuro próximo.

The post Patente do Facebook sugere boné com tela dobrável de realidade aumentada appeared first on Gizmodo Brasil.

Adeus, Marte? A missão InSight da NASA pode estar com os dias contados

Posted: 24 Jun 2021 06:00 PM PDT

O acesso cada vez menor à energia, resultado do acúmulo de poeira nos painéis solares, ameaça encerrar a missão InSight Mars da NASA em abril do ano que vem.

A notícia da condição preocupante do InSight foi anunciada em 21 de junho em uma reunião do Grupo de Análise do Programa de Exploração de Marte da NASA, as informações são do SpaceNews. O constante acúmulo de poeira nos painéis solares da sonda tem sido “considerável”, como Bruce Banerdt, principal investigador da missão InSight no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, explicou durante a reunião.

Com o espanador mais próximo a cerca de 359,9 milhões de quilômetros de distância, os sedimentos marcianos foram capazes de se acumular sem controle. Banerdt disse que 80% das superfícies da matriz do módulo de pouso estão agora bloqueadas do Sol, reduzindo a quantidade de energia diária disponível para menos de 700 watts-hora, em oposição aos quase 5 mil watts-hora que estavam disponíveis quando o InSight pousou em Elysium Planitia em novembro de 2018. É uma situação que só está piorando e as coisas podem parar durante o primeiro trimestre de 2022, acrescentou.

Que a missão InSight possa terminar em breve é ​​uma notícia triste, mas não totalmente inesperada. A missão foi projetada para durar um ano marciano completo, ou 687 dias terrestres, e a perda constante da energia era esperado, de acordo com o SpaceNews. No início deste ano, a NASA estendeu a missão até dezembro de 2022, com ênfase no monitoramento da atividade sísmica. Durante a fase primária da missão, o InSight coletou dados sobre a atmosfera marciana e o campo magnético, além de detectar terremotos. O instrumento Heat Probe and Physical Properties (HP3) do módulo de pouso é outra história, já que o dispositivo nunca foi capaz de penetrar profundamente na superfície marciana e foi finalmente abandonado como projeto científico em janeiro deste ano.

A NASA esperava por "eventos de limpeza", nos quais rajadas de vento fortuitas poderiam soprar um pouco de poeira das matrizes. A equipe tentou sacudir a poeira ativando os motores usados ​​para implantar os painéis, mas não funcionou.

Eles finalmente chegaram a uma solução criativa, embora contraintuitiva. O braço robótico do InSight foi usado para borrifar areia marciana perto, mas não diretamente acima, dos painéis cobertos com a areia. A equipe pensou que "seria possível espalhar poeira nos painéis com grãos maiores, dessa forma, os grãos maiores poderiam induzir as partículas de poeira menores no vento para fora do painel", de acordo com a NASA. Isso foi feito em 22 de maio de 2021 e funcionou em um pequeno grau: a técnica resultou em um ganho de cerca de 30 watts-hora de energia por dia marciano. Na reunião de 21 de junho, Banerdt disse que as tentativas subsequentes de saltação ofereceram um ligeiro aumento de energia e "um pouco de tempo que não tínhamos antes", como relatou o SpaceNews.

Uma solução inteligente de curto prazo, mas provavelmente não uma solução de longo prazo. Para piorar as coisas, Marte está caminhando para seu afélio, quando o planeta estará em seu ponto mais distante do Sol ao longo de seu caminho orbital. Isso acontecerá daqui a dois meses, período durante o qual o InSight terá acesso limitado à luz solar.

A missão é projetada de forma que a sonda possa funcionar sem seus instrumentos científicos durante este intervalo temporário. Durante a fase de afélio, que vai durar até o final de outubro, o InSight irá reservar energia para seus aquecedores, computadores e outros componentes críticos, enquanto mantém seu sismômetro (mede os movimentos no solo) ativo. Ao mesmo tempo, a NASA se absterá de transmitir comandos ao módulo de pouso estacionário. Banerdt disse que pode haver "um ou dois meses em que teremos que desligar o sismômetro, mas estamos tentando apertar nossos cintos e apontar nossos lápis para ver se podemos operar diretamente".

Infelizmente, a situação não vai melhorar muito após o afélio, já que Banerdt espera que mais poeira caia sobre as matrizes. Eventualmente, ele acredita que a energia caia abaixo dos níveis de sobrevivência, um evento que ele prevê para abril de 2022. Se o módulo de pouso não conseguir um “aumento significativo” na produção de painéis solares, é provável que encerremos nossa missão ano que vem", disse Banerdt.

Assine a newsletter do Gizmodo

Já vimos esse filme antes. O rover Opportunity da NASA parou de transmitir mensagens em 10 de junho de 2018  e foi oficialmente declarado morto em 13 de fevereiro de 2019. Uma tempestade de poeira global foi responsabilizada pelo fim do rover. Mas é importante não nos precipitarmos muito aqui, pois o InSight ainda não abandonou seu invólucro mortal. Esperamos que este módulo de pouso não 'morra' naquela areia marciana.

The post Adeus, Marte? A missão InSight da NASA pode estar com os dias contados appeared first on Gizmodo Brasil.

Paleontólogos encontram evidências de ninhos de dinossauros perto do Polo Norte

Posted: 24 Jun 2021 05:30 PM PDT

dinossauros

Em uma margem de rio no extremo norte do Alasca, uma equipe de paleontólogos está limpando a lama. Foi lá que eles descobriram evidências da reprodução de dinossauros no lugar que hoje é a América do Norte, um sinal de que no final do período Cretáceo, os dinossauros viviam em tempo integral em climas frios.

A descoberta tem implicações para a compreensão do sangue, morfologia e comportamento dos dinossauros. As explorações foram feitas na formação Prince Creek, em uma parte do Alasca tão ao norte que fica a uma jornada de quatro dias de Fairbanks e requer um carro, um avião e vários barcos. Por 70 anos, pesquisadores têm viajado para regiões distantes para entender como os dinossauros perseveraram.

As coisas estavam mais quentes 70 milhões de anos atrás, mas os dinossauros do norte ainda tinham que lidar com temperaturas um pouco acima de zero nos meses mais frios, que eram escuros e sombrios. Se os animais não houvessem migrando para o sul, haveria evidências de sua presença permanente durante os invernos árticos do Cretáceo.

"Os dinossauros se aninhavam no Ártico – não apenas no Ártico, praticamente no Polo Norte", disse Patrick Druckenmiller, paleontólogo do Museu da Universidade do Alasca e principal autor do artigo, em entrevista por vídeo. "Isso sugere fortemente que eles não eram migratórios, mas estavam hibernando. E se eles hibernaram, isso abre uma série de questões sobre como eles faziam isso", pontua.

Os répteis são de sangue frio, ou ectotérmicos, o que significa que a temperatura externa determina a temperatura interna do animal. É por isso que os lagartos vivem em trechos ensolarados do planeta, sejam secos ou úmidos, mas não se instalam em lugares que congelam. Mas os endotérmicos – animais que têm calor corporal e regulam sua própria temperatura – podem suportar esses ambientes frígidos, contanto que tenham uma fonte estável de alimento, água e abrigo contra as condições adversas.

A migração é muito mais fácil se for um grande dinossauro sem filhos. Apesar disso, a equipe de pesquisa encontrou dinossauros de todas as idades e tamanhos, de hadrossauros com bico de pato a tiranossauros carnívoros; eles encontraram até pequenos mamíferos e outros vertebrados. Tom Rich, um paleontólogo do Museums Victoria, na Austrália, que não fez parte dessa descoberta, havia relatado anteriormente a primeira evidência de um dinossauro não aviário em um ambiente polar. Rich disse que a migração para o sul durante o inverno não parecia possível para os animais que não podiam voar, devido à energia necessária.

Para as análises, o grupo de Druckenmiller pegou camadas de sujeira das margens do rio Colville e as levou para o laboratório, onde foi depositado em telas de dentes finos para peneirar os microfósseis. A equipe filtrou a sujeira em busca de grãos de material com mais de meio centímetro de diâmetro. "Agora temos sujeira limpa", disse Druckenmiller. "Então pegamos uma pequena colher de chá dessa areia seca e colocamos em uma bandeja, e olhamos cada grão no microscópio."

Eles estavam procurando por coisas muito pequenas e, no final das contas, elas encontraram, na forma de muitos ossos e dentes de dinossauros perinatais, evidências dos animais bebês no norte. Com a mesma cor fossil manchada e fragmentados, os ossos não ajudaram na identificação de nenhuma espécie em particular. Mas os pesquisadores podem atribuir os dentes a seus proprietários ancestrais com base em sua forma. Eles ainda não encontraram ovos de dinossauro, mas certamente bebês dinossauros são uma prova ainda melhor de dinossauros se estabelecendo naquele extremo norte.

Curiosamente, além dos dinossauros, os únicos animais até agora encontrados nas escavações em Prince Creek incluem pássaros e mamíferos de sangue quente do Cretáceo. Em outras palavras, criaturas que sabemos ter sangue quente. Animais de sangue frio como anfíbios e crocodilianos ainda não foram encontrados nessas latitudes. "Eu acho que esta é uma das evidências mais convincentes de que os dinossauros tinham, de fato, o sangue quente", disse o coautor Gregory Erickson, paleontólogo da Florida State University, em um comunicado.

Assine a newsletter do Gizmodo

Agora vem a dúvida: como os dinossauros sobreviveram ao inverno? Eles podiam ter penas, o que os cobriam do frio – imagine um tiranossauro na neve. "Ectotérmicos não têm coberturas externas como essa, mas faz muito sentido que um animal que vive no Ártico queira ter uma parka de penas", disse Druckenmiller. Além disso, ele acredita que os dinossauros possam ter hibernado durante os meses frios de inverno, embora a equipe ainda não tenha encontrado nenhuma evidência de tocas de dinossauros. Mas talvez isso aconteça, à medida que os pesquisadores continuam a raspar camadas do leito do riacho de 70 milhões de anos, em busca de respostas.

The post Paleontólogos encontram evidências de ninhos de dinossauros perto do Polo Norte appeared first on Gizmodo Brasil.

Microsoft alerta para novo golpe que usa falso call center para instalar ransomware em PCs

Posted: 24 Jun 2021 05:00 PM PDT

Imagem: Denis Charlet/AFP (Getty Images)

A Microsoft emitiu um novo alerta sobre um grupo de cibercrime chamado BazaCall que está usando call centers para induzir os usuários a instalar um malware poderoso. As informações são do ZDNet.

Conhecido como BazaLoader, o malware em questão foi usado para distribuir ransomware — quando o computador ou um sistema de arquivos é criptografado e só é liberado mediante o pagamento de resgate. De acordo com Brad Duncan, analista de inteligência de ameaças da Palo Alto Networks, o BazaLoader "fornece acesso backdoor a um host Windows infectado", e as infecções geralmente "seguem um padrão distinto de atividade". Desde fevereiro de 2021, pesquisadores de segurança vêm notando um padrão incomum de atividade de call center.

Duncan afirma que a primeira etapa do golpe é um e-mail de phishing informando ao alvo que uma assinatura de teste de algum serviço foi encerrada e em breve será cobrada, listando um número de telefone para atendimento ao cliente. Quando contatado, um operador de call center instrui o alvo a baixar uma planilha do Excel para completar o cancelamento da assinatura do serviço. Só que a planilha em questão está infectada com o BazarLoader e instala o ransomware na máquina da vítima, exigindo um pagamento para desbloquear o acesso ao dispositivo.

Além disso, Duncan diz que a operação de call center parece envolver mais de uma pessoa seguindo um script básico, indicando que o golpe é mais sofisticado e organizado do que parece.

Assine a newsletter do Gizmodo

“Um vídeo foi postado no YouTube documentando alguém se passando por vítima e tendo um operador de centro para orientá-lo através do falso processo de cancelamento de inscrição. Entramos em contato com esse call center em pelo menos cinco ocasiões distintas, e o atendente era uma pessoa diferente a cada vez. Todos os operadores pareciam não ter o inglês como língua nativa. Dois deles eram mulheres e o outros três homens. Cada operador seguia o mesmo script básico, mas havia variações", explicou Duncan.

Pelo Twitter, o Microsoft Security Intelligence disse na terça-feira (22) que está "rastreando uma campanha ativa do malware BazaCall que leva a ataques operados por humanos e implantação de ransomware". A companhia se referiu ao grupo hacker, que por sua vez tinha como alvo os usuários do Office 365.

Por já ter identificado a ameaça, a Microsoft assegura que mesmo os usuários que caírem no golpe estarão protegidos, pois as soluções de segurança da companhia já são capazes de localizar o malware e expulsá-lo do computador. Ainda assim, é recomendado não baixar arquivos suspeitos no PC e sempre desconfiar de chamadas telefônicas que podem solicitar a instalação de programas. Também é fundamental que, em caso de dúvida, procurar os canais oficiais da empresa.

The post Microsoft alerta para novo golpe que usa falso call center para instalar ransomware em PCs appeared first on Gizmodo Brasil.

Stranger Things ganhará HQ “estilo Goonies”; veja capas e sinopse

Posted: 24 Jun 2021 04:30 PM PDT

Stranger Things HQ

Enquanto a quarta temporada de Stranger Things não chega, é possível matar a saudade com a nova minissérie em quadrinhos lançada no segundo semestre pela Dark Horse (em inglês). O Gizmodo US tem o furo e deu uma olhada nas capas de Stranger Things: Tomb of Ybwen.

A HQ é escrita por Greg Pak com a arte de Diego Galindo, Francesco Segala como colorista e do letrista Nate Piekos. Tomb of Ybwen acontece após a segunda temporada da série.

Veja a sinopse da história:

“É janeiro de 1985. Os amigos de Hawkins sobreviveram à batalha contra o terrível Devorador de Mentes, mas Will ainda está se recuperando da recente morte de Bob Newby. Os amigos de Will têm estado muito ocupados com suas namoradas para perceber o quanto ele está enlutado. No entanto, Will encontra uma maneira de reunir a equipe novamente quando ele e o Sr. Clarke descobrem um mapa misterioso que Bob deixou em uma caixa de lembranças. Will junta os amigos para investigar e encontram mais do que poderiam ter imaginado. Stranger Things: Tomb of Ybwen explora a tristeza e a amizade, ao mesmo tempo em que captura o senso de aventura de Stranger Things."

A minissérie terá quatro edições, veja as capas:

"Estou emocionado por trabalhar com uma equipe tão incrível em uma história que combina a clássica caça ao tesouro dos anos 1980 com um desastre natural iminente e uma história emocional de alto risco enquanto Will luta com as consequências da morte de Bob Newby", diz Greg Pak em comunicado à imprensa. "Diego, Francesco e Nate estão capturando a maravilha, o perigo e a emoção em cada página e cada painel. E como sempre, é íncrivel estar trabalhando em uma história que preenche um contexto emocional importante para nossos heróis, enquanto dá aos personagens inesperados a chance de realmente brilhar. Eu só direi que se você gosta do Sr. Clarke, você vai adorar este livro".

Assine a newsletter do Gizmodo

Galindo acrescentou: "Como fã de Stranger Things, ser capaz de perceber as emoções das crianças e colocar a história de Greg Pak no papel é realmente emocionante. Eu coloquei meu coração e alma nas páginas e espero que os leitores encontrem nos quadrinhos os mesmos sentimentos que quando veem seus protagonistas na tela. Por enquanto, estou em uma viagem de curiosidade e preciso dos meus lápis para viajar. "

A primeira edição de Stranger Things: Tomb of Ybwen chega em 29 de setembro nos Estados Unidos; sem data no Brasil. A quarta temporada da série da Netflix ainda não tem data de estreia.

The post Stranger Things ganhará HQ “estilo Goonies”; veja capas e sinopse appeared first on Gizmodo Brasil.

Final Fantasy IX ganhará série animada

Posted: 24 Jun 2021 04:10 PM PDT

Final Fantasy IX

Final Fantasy IX, um dos games mais lembrados da franquia, receberá uma adaptação em série animada. A informação veio do site da Cyber Group Studios, empresa que firmou parceria com a Square Enix para fazer a animação.

Não foram divulgados número de episódios e a data de lançamento. No momento, foi anunciado que a série de aventura e “voltada principalmente para crianças de 8 a 13 anos e o público familiar”.

Dominique Bourse, COO da Cyber Group Studios, diz que  "a oportunidade de alcançar uma multidão tão grande com centenas de milhões de fãs ao redor do mundo, bem como um novo público de crianças e adultos é um imenso desafio do qual nos sentimos extremamente orgulhosos”.

A empresa francesa também pretende agradar os jogadores da franquia, uma vez que a Square Enix fará a supervisão do universo do jogo para a série.

"Estamos honrados e entusiasmados em participar com nossos amigos da Square Enix em uma aventura tão grande", declara Pierre Sissmann, Presidente do Conselho e CEO do Cyber Group Studio, em nota.

Assine a newsletter do Gizmodo

Sobre Final Fantasy

Lançado em 1987, Final Fantasy é uma série de jogo estilo RPG e se tornou a franquia mais vendida da Square Enix, com mais de 110 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro.

No ano passado foi lançado o remake de Final Fantasy VII, um clássico de 1997 e um dos jogos mais conhecidos da franquia. A nova versão recebeu críticas positivas e tem a nota 87 no agregador de notas Metacritic.

Muitos estão esperando uma continuação da saga de Cloud Strife, protagonista, mas por enquanto não tem previsão de quando será lançado.

The post Final Fantasy IX ganhará série animada appeared first on Gizmodo Brasil.

Vingança & Castigo: Idris Elba e Jonathan Majors protagonizam filme faroeste na Netflix; veja trailer

Posted: 24 Jun 2021 04:02 PM PDT

Vingança & Castigo

A Netflix divulgou hoje (24) o trailer de Vingança & Castigo, novo filme no estilo faroeste com elenco majoritariamente negro.

Na história, Rufus Buck (Idris Elba, de O Esquadrão Suicida) está solto da cadeia, o que faz Nat Love (Jonathan Majors, de Lovecraft Country) reunir seu bando em busca de vingança.

Nessa disputa, Love terá ajuda de três pessoas importantes: seu antigo amor, Stagecoach Mary (Zazie Beetz); um ex-adversário que agora se tornou seu aliado e Jim Beckwourth (R.J. Cyler), seu braço direito e amigo para todas as horas. Já o bando de Rufus conta com Trudy Smith (Regina King) e Cherokee Bill (Lakeith Stanfield)

O vídeo mostra várias cenas de ação, troca de tiros e muito derramamento de sangue.

O filme tem a direção de Jeymes Samuel, roteiro de Samuels e Boaz Yakin, produção de Shawn Carter, James Lassiter e Jeymes Samuel.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vingança & Castigo será lançado na Netflix em breve, sem data definida.

The post Vingança & Castigo: Idris Elba e Jonathan Majors protagonizam filme faroeste na Netflix; veja trailer appeared first on Gizmodo Brasil.

Quase um Xbox: Microsoft quer que Windows 11 seja um console no PC

Posted: 24 Jun 2021 03:43 PM PDT

No evento de anúncio do Windows 11, a Microsoft mostrou como ela quer tratar os PCs como um Xbox. A observação foi feita pelo pessoal do Kotaku, que lembrou que os dois principais destaques dos Xbox Series X e S (loading mais rápido e HDR automático) também apareceram no anúncio do Windows 11 — além do Game Pass, o carro-chefe de assinaturas da Microsoft.

O Game Pass terá sua própria interface integrada ao Windows 11. Os assinantes da versão para PC terão acesso a todos os seus jogos para download ou streaming, além de acesso rápido ao Xbox marketplace para comprar jogos.

A Microsoft mostrou o HDR automático em The Elder Scrolls V: Skyrim (game desenvolvido pela Bethesda, que foi comprada pela Microsoft). As capturas de tela fazem um trabalho razoável de demonstrar a diferença que as cores de alta faixa dinâmica fazem em um ambiente de jogo.

Windows 11

A Microsoft também anunciou que a interface de programação de aplicativos, originalmente projetada para a Xbox Velocity Architecture, chegaria ao PC em setembro passado. Os computadores com hardware compatível, que têm drives SSD super-rápidos, poderão desfrutar de jogos com carregamento mais curto graças às taxas de transferência de dados rápidas.

Assine a newsletter do Gizmodo

É importante lembrar que muito do material técnico depende do hardware. Não espere que o Windows 11 funcione mais rápido se você ainda tiver um HD antigo.

[Kotaku]

The post Quase um Xbox: Microsoft quer que Windows 11 seja um console no PC appeared first on Gizmodo Brasil.

Como testar o Windows 11 antes de todo mundo

Posted: 24 Jun 2021 03:40 PM PDT

Nesta quinta-feira (24), a Microsoft enfim revelou oficialmente o Windows 11. A próxima atualização no sistema operacional trará não apenas uma interface renovada e mais intuitiva de usar, mas também chegará com a promessa de updates mais constantes e menos pesados. Além disso quem tiver uma máquina rodando Windows 10 poderá baixar o novo software gratuitamente.

E quem não quiser esperar? Pois saiba que, a partir da semana que vem, já será possível usar o Windows 11 por meio do programa Insider, que disponibiliza recursos do Windows antes de serem lançados ao público em geral. No caso, é uma das primeiras prévias do novo Windows 11. Portanto, para quem deseja se antecipar, também é importante destacar alguns requisitos.

Requisitos mínimos para instalar o Windows 11

De acordo com a Microsoft, para um computador ou notebook ser compatível com a próxima versão do sistema Windows, ele precisará ter as seguintes configurações mínimas:

  • Processador: 1 GHz ou mais rápido, com 2 ou mais núcleos, em um chipset de arquitetura de 64 bits compatível ou SoC (system-on-chip);
  • Placa gráfica: compatível com DirectX 12 ou posterior, com driver WDDM 2.0;
  • Memória RAM: 4 GB ou superior;
  • Armazenamento interno: 64 GB ou superior;
  • Tela: HD (720p), com pelo menos 9 polegadas e 8 bits por canal de cor;
  • Firmware do sistema: UEFI e inicialização segura;
  • Chip TPM: Trusted Platform Module na versão 2.0.

Vale ressaltar que, na primeira utilização do Windows 11, será necessário estar conectado à internet. A Microsoft não especificou exatamente o motivo, mas este também será um ponto obrigatório.

Como ingressar no Windows Insider

Usuários inscritos no programa Insider poderão experimentar em primeira mão as novidades do Windows 11. No entanto, vale citar que a versão final só chegará durante o período das festas de fim de ano.

Imagem: Microsoft

Para se inscrever, você pode acessar este link e clicar no botão "Inscreva-se". Se estiver em um PC com Windows, também é possível acessar Configurações > Atualização e segurança > Programa Windows Insider. Logo de cara você saberá se a sua máquina é compatível com o Windows 11, que é a última versão do sistema disponível no programa de testes.

Se você já faz parte do programa Insider e o computador não atender aos requisitos mínimos, saiba que você ainda pode tentar instalar o software. Porém, a Microsoft recomenda fazer downgrade caso problemas comecem a aparecer. Logo, o procedimento precisa ser feito por sua conta e risco.

Assine a newsletter do Gizmodo

Quero esperar pela versão final do Windows 11. Quanto vai custar?

O Windows 11 será disponibilizado como uma atualização gratuita para quem já tem um computador ou notebook com Windows 10. Esse update sem custo adicional valerá até 2022. Usuários de Windows 7, 8 ou versões ais antigas não estão inclusos nessa leva, o que significa que essa parcela de consumidores precisará adquirir uma nova licença para utilizar a plataforma.

Agora, se mesmo assim você usa o Windows 10 e não está muito interessado em fazer a atualização, saiba que o suporte ao sistema só valerá até 2025, quando a Microsoft planeja interromper a distribuição de updates de segurança. Então tem mais quatro anos pela frente até que isso aconteça.

The post Como testar o Windows 11 antes de todo mundo appeared first on Gizmodo Brasil.

Projeto de conservação salva diabos-da-Tasmânia da extinção; mas eles acabaram com matar pinguins

Posted: 24 Jun 2021 03:22 PM PDT

Demônio-da-tasmânia

Um projeto estabelecido para conservar os demônios da Tasmânia saiu pela culatra, pois os marsupiais carnívoros foram um pouco bem-sucedidos em seu novo habitat. Eles mataram um grande número de aves marinhas desde sua chegada, há quase uma década, de acordo com a filial local da organização de conservação Birdlife.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os diabos-da-Tasmânia, como são conhecidos, foram trazidos para a Ilha Mari, a poucos quilômetros da costa da Tasmânia, em 2012, na tentativa de proteger os animais do câncer facial contagioso que ameaçava a espécie. Na época, o governo da Tasmânia divulgou vários relatórios mencionando a possibilidade de danos às colônias de pássaros costeiros, que incluíam pequenos pinguins (Eudyptula minor) e cagarras, uma ave costeira da família dos petréis.

"Está muito claro que os demônios causaram um impacto ecológico catastrófico na avifauna da Ilha Maria", disse Eric Woehler, ecologista de aves marinhas da Universidade da Tasmânia e pesquisador da BirdLife Tasmânia, à BBC.

Isso não significa subestimar o perigo que os marsupiais enfrentam. A espécie ameaçada de extinção tem sido o maior marsupial carnívoro da Terra desde que o tilacino, ou tigre da Tasmânia, foi extinto. 

A doença do tumor facial do demônio (DFTD sigla em inglês) exterminou até 90% das espécies desde que foi identificada pela primeira vez em 1996; ela se espalhou facilmente porque os diabos-da-tasmânia morderam uns aos outros durante as interações sociais. Pesquisas recentes sugeriram que a disseminação da doença pode estar diminuindo, mas as notícias chegaram um pouco tarde para as aves costeiras da Ilha Maria.

Woehler disse à BBC que os demônios desferiram um golpe irreversível na pequena colônia de pinguins na ilha, que tinha 3 mil casais reprodutores quando os carnívoros chegaram. Todos os pinguins se foram, e Woehler disse que os gansos estão fazendo ninhos nas árvores apenas para evitar os pequenos animais. Conforme observado no site da Tasmania Parks & Wildlife Service, os demônios são necrófagos e noturnos, como os pinguins que parecem ter sido expulsos da ilha.

Assine a newsletter do Gizmodo

Uma pesquisa publicada no ano passado na revista Biological Conservation descreveu como os demônios prosperaram em sua casa adotiva às custas das colônias de cagarras; essa pesquisa observou que outros predadores dos pássaros, como gambás e gatos, foram derrotados pelos demônios. Woehler disse que gostaria de ver a população demônio da ilha removida, dado o sucesso de outras populações estabelecidas, embora um porta-voz do governo da Tasmânia tenha dito ao Guardian que a população da Ilha Maria "continua sendo uma parte importante do programa mais amplo do demônio."

"Agora tem uma variedade de populações de animais seguros em torno da Tasmânia e no continente da Austrália", disse Woehler ao The Guardian. "Eu diria que a remoção de uma população segurada não terá consequências adversas para o diabo".

De acordo com o site do serviço de parques da Tasmânia, a Ilha Maria estará fechada de 27 de junho a 2 de julho para manutenção de rotina e operações de controle populacional dos macrópodes da região – animais como pademelons, cangurus e cangurus. Esperançosamente, esse tempo dará aos trabalhadores do parque uma chance de fazer um balanço do turbilhão de impactos causados pelos demônios e decidir como avançar de uma forma que beneficie todas as espécies.

 

The post Projeto de conservação salva diabos-da-Tasmânia da extinção; mas eles acabaram com matar pinguins appeared first on Gizmodo Brasil.

NASA ainda não sabe o que causou apagão no telescópio Hubble e luta para reativá-lo

Posted: 24 Jun 2021 03:00 PM PDT

Imagem: NASA/Smithsonian Institution/Lockheed Corporation

Um computador defeituoso da década de 1980 está causando dores de cabeça para uma equipe de operações da NASA que luta para colocar o Telescópio Espacial Hubble novamente online.

O problema começou em 13 de junho, quando a máquina de carga útil do Hubble, que controla e coordena os instrumentos científicos da espaçonave em órbita, parou de funcionar. O computador principal entrou em ação colocando todos os instrumentos científicos em modo de segurança, e tem sido assim desde então. Até o momento, todas as tentativas de reiniciar o telescópio falharam.

Um módulo de memória degradado teria provocado a falha de comunicação. Contudo, segundo a NASA explicou na última terça-feira (22), “uma parte diferente do hardware do computador pode ter causado o problema, sendo os erros de memória apenas um sintoma”. A agência agora considera o hardware de Interface Padrão (STINT) uma possível fonte da anomalia. O STINT fornece um link de comunicação para o Módulo de Processamento Central (CPM) do computador de carga útil e outros dispositivos, e o problema também pode ter a ver com o próprio CPM.

"A equipe de operações do Hubble trabalha para coletar todos os dados disponíveis para isolar o problema e determinar o melhor caminho a seguir para trazer o computador de volta às operações", explicou um porta-voz da NASA em comunicado por e-mail. Contudo, o representante da agência espacial destacou que ainda não há um cronograma definitivo para trazer o dispositivo de volta online.

Se o problema atual persistir, a equipe pode mudar para o hardware STINT e CPM no computador de carga útil de backup. Se isso acontecer, "vários dias serão necessários para avaliar o desempenho do computador e restaurar as operações científicas normais". Ligar o dispositivo de backup pode ser um movimento arriscado, uma vez que o aparelho não liga desde a sua instalação em 2009.

Um velho de guerra

Lançado em 1990, o telescópio espacial Hubble impactou todos os campos da astronomia. No entanto, o telescópio de US$ 2,5 bilhões (R$ 12,28 bilhões na conversão direta) está começando a mostrar sua idade. O computador com carga útil que está com defeito é um substituto do módulo original. E embora essa substituição tenha acontecido em 2009, os componentes usados datam da década de 1980.

Assine a newsletter do Gizmodo

Apesar da preocupação de astrônomos e cientistas terrestres, o Hubble deve permanecer em operação. Atualmente, instrumentos científicos funcionam em modo de segurança. Mas o telescópio de 2,4 metros continua de olho para o cosmos seguindo um cronograma pré-definido. Paul Hertz, diretor de astrofísica da NASA, disse que “a razão de fazermos isso é para que o telescópio continue mudando sua orientação em relação ao sol da maneira que havíamos planejado, e isso mantém sua estabilidade térmica".

O Hubble é um sobrevivente e tem superado problemas técnicos de forma consistente. O telescópio pode estar envelhecendo, mas espera-se que ele dure até 2030.

The post NASA ainda não sabe o que causou apagão no telescópio Hubble e luta para reativá-lo appeared first on Gizmodo Brasil.

Konami disponibiliza demo de surpresa de PES 2022; saiba como baixar

Posted: 24 Jun 2021 01:09 PM PDT

Pro Evolution Soccer 2022

A Konami, empresa que desenvolve o jogo Pro Evolution Soccer (PES), liberou de surpresa a demo de PES 2022 nesta quinta-feira (24).

O objetivo deste teste beta é “avaliar a qualidade do matchmaking online e da conexão com os servidores” segundo o site.

A empresa também alerta que a mecânica de jogo, o equilíbrio, as animações e os gráficos estão todos em desenvolvimento e serão aprimorados antes do lançamento oficial e que podem ocorrer alguns erros como fechar inesperadamente.

Este é o primeiro jogo da série desenvolvido pela Unreal Engine da Epic Games. Provavelmente a próxima geração do PES investirá em uma melhor qualidade gráfica e animação dos jogadores.

A demo está liberada para os consoles PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X e Series S e tem crossplay disponível.

Como baixar a demo

Para participar da demo, basta visitar as lojas digitais das respectivas plataformas e procurar por “New Football Game Online Performance Test.” Não é necessário efetuar nenhum registo para participar e nem precisa ser assinante de serviços como Game Pass (Xbox) e PS Plus (PlayStation).

Apenas um número limitado de times está disponível para jogar durante o teste.

Assine a newsletter do Gizmodo

A demo ficará disponível até o dia 08 de julho e novidades sobre o próximo título do simulador de futebol serão divulgadas em 21 de julho.

The post Konami disponibiliza demo de surpresa de PES 2022; saiba como baixar appeared first on Gizmodo Brasil.

Aves usam a mecânica quântica para ver campos magnéticos, aponta pesquisa

Posted: 24 Jun 2021 10:44 AM PDT

Pássaro

Muitos pássaros têm um sexto sentido. Mas calma, eles não estão vendo pessoas mortas. Essas aves detectam o campo magnético da Terra, capacidade que lhes permite retornar aos mesmos locais, ano após ano, durante a migração sazonal.  Os cientistas chegaram mais perto de identificar o mecanismo que nossos amigos emplumados usam para sentir o campo magnético da Terra – e isso envolve a mecânica quântica em seus olhos.

O novo estudo, publicado na Nature, se baseia em trabalhos já na década de 1960, quando cientistas colocaram robins europeus em uma câmara escura de aço e descobriram que eles reorientaram sua direção de acordo com campos magnéticos fracos. Desde então, os pesquisadores têm trabalhado continuamente para conectar o comportamento das aves com sua biologia. 

A equipe, liderada por cientistas da Universidade de Oldenburg, na Alemanha, e da Universidade de Oxford, na Inglaterra, estudou uma proteína conhecida como criptocromo-4, encontrada na retina de pássaros. Por 20 anos, os especialistas levantaram a hipótese de que essa proteína servia como sensor magnético dos pássaros, uma bússola microscópica que aponta a ave em uma direção específica. A proteína participa de reações químicas que produzem quantidades variáveis ​​de novas moléculas que dependem da direção do campo magnético da Terra. Os neurônios de um pássaro respondem, em última instância, à quantidade dessas moléculas para reorientar o animal. "Mas ninguém conseguiu confirmar ou verificar isso em laboratório", disse o biólogo Jingjing Xu, da Universidade de Oldenburg. 

Em um passo em direção à confirmação, a equipe de Xu agora observou, em grande detalhe, como a proteína responde a campos magnéticos quando isolada em um tubo de ensaio.. "Este artigo em particular adicionou uma importante pilha de evidências em apoio ao mecanismo do criptocromo", disse o neuroetolonegista Eric Warrant, da Universidade de Lund, que não esteve envolvido na pesquisa.

Neste estudo, a equipe de Henrik Mouritsen, biólogo da Universidade de Oldenburg, contou com uma nova técnica para observar sistemas microscópicos capazes de capturar mudanças na velocidade de nanossegundos na proteína para observar os detalhes das reações químicas.

Os pesquisadores estudaram o criptocromo-4 que eles próprios produziram, em vez de proteínas extraídas de pássaros reais. Para fazer o criptocromo-4, eles introduziram as instruções do DNA para produzir a proteína na bactéria E. coli. A bactéria leu as instruções e fez as proteínas. "A proteína que você obtém da bactéria é idêntica à do pássaro", disse o biólogo.

Então, a equipe orquestrou e observou a proteína passando por reações químicas dentro de um tubo de ensaio colocado em campos magnéticos cerca de cem vezes mais fortes que o da Terra. Comparando variantes da proteína encontradas em diferentes espécies de pássaros, eles descobriram que o criptocromo-4 do robin europeu migratório é mais sensível a campos magnéticos do que o criptocromo-4 encontrado em galinhas e pombos, que não migram.

Além disso, suas observações indicaram que o criptocromo-4 poderia, de forma plausível, desencadear a atividade neuronal – comunicando-se assim com o cérebro de um pássaro – por meio de suas reações químicas. "Os produtos de reação existem por tempo suficiente e são produzidos em quantidades suficientes para atuar como uma substância sinalizadora", disse Warrant.

Os pesquisadores buscavam entender melhor como a proteína ativa os neurônios das aves. Para isso, eles simularam as reações químicas do criptocromo-4 em um computador. Essas reações, que mudam a forma e a composição da proteína, envolvem o movimento de elétrons individuais – o que significa que estamos no reino da mecânica quântica.

Nessas reações, a luz atinge e deforma a proteína, que consiste em uma cadeia de moléculas dobradas sobre si mesma. Essa deformação faz com que os elétrons em parte da cadeia saltem de um elo para o outro para formar um par de moléculas. Ambas as moléculas têm um número ímpar de elétrons, que formam pares – deixando um elétron desemparelhado. Os dois elétrons desemparelhados de cada molécula então formam uma dupla, com seus spins – orientação das partículas – quânticos apontando em direções opostas.

É aqui que entra a mecânica quântica. Os spins dos dois elétrons começam a flutuar, com um elétron girando na direção de modo que seus spins fiquem alinhados e depois voltando, cerca de um milhão de vezes por segundo. Quando os spins dos elétrons estão alinhados, eles criam mais produtos de reação para que os neurônios respondam, em relação a quando os spins são opostos. A quantidade de tempo que os elétrons passam alinhados ou não depende da direção do campo magnético. Assim, a resposta dos neurônios do pássaro depende da direção do campo magnético.

Semelhante a como os neurônios em nossos próprios olhos respondem a diferentes comprimentos de onda de luz e enviam informações para nossos cérebros que são interpretadas como cores, é plausível que os neurônios dos pássaros também transmitam as informações sobre campos magnéticos – permitindo assim que os pássaros vejam os campos magnéticos e naveguem por eles.

É um passo significativo para verificar o papel do criptocromo-4 no sensoriamento magnético, especialmente porque a compreensão dos cientistas nesse sentido empalidece em comparação com seu conhecimento de outros sentidos, como visão e audição. "A forma como os animais percebem os campos magnéticos é um mistério", disse Warrant. "Não sabemos muito sobre isso. É quase uma santidade de estudo da biologia sensorial", explicou.

Assine a newsletter do Gizmodo

No entanto, o estudo não prova conclusivamente que as aves usam o criptocromo-4 para detectar campos magnéticos. Para fazer isso, os pesquisadores devem estudar a proteína em ação dentro de um pássaro vivo. "Estamos trabalhando nisso", disse Mouritsen. "Mas eu não posso garantir nenhum cronograma disso porque é muito, muito desafiador." É uma tarefa difícil, mas pelo menos eles estão batendo na direção certa

 

The post Aves usam a mecânica quântica para ver campos magnéticos, aponta pesquisa appeared first on Gizmodo Brasil.

China espera levar o primeiro ser humano para Marte em 2033

Posted: 24 Jun 2021 10:32 AM PDT

Agência espacial China

A China quer enviar o primeiro ser humano para Marte em 2033, de acordo com uma nova apresentação feita por Wang Xiaojun, chefe da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento, maior fabricante de foguetes chineses. Wang, fez o anúncio sobre os planos ambiciosos da China para Marte durante uma palestra recente na Conferência de Exploração Espacial Global (GLEX 2021) –  apresentação feita por vídeo, de acordo com o Global Times. Apesar disso, nada está garantido quando você planeja algo para daqui 10 anos. 

A China, que pousou com sucesso um rover em Marte, planeja enviar robôs, ou “androides” como a reportagem os chama, antes que qualquer ser humano seja enviado ao planeta vermelho. Mas parece que muitos detalhes ainda estão sendo resolvidos, como você pode imaginar. O foguete de energia nuclear é considerado a opção principal para as missões de exploração tripuladas a Marte, de acordo com o chefe da academia.

Além disso, um sistema "Sky Ladder", de acordo com Wang, está em estudo, como ponto de partida para tal viagem espacial, em uma tentativa de reduzir a escala das missões de sonda e transporte de Marte. A academia, contudo, não deu detalhes sobre o sistema Sky Ladder.

Empresas privadas nos Estados Unidos mencionaram planos de colocar um ser humano em Marte, mas ninguém ainda apresentou um plano sério para realmente fazer isso acontecer. O bilionário Elon Musk disse de forma infame que gostaria de morrer em Marte, mas sua intenção parece ser morrer de velhice no planeta. Ainda assim, se os programas espaciais originais dos anos 1950 e 60 dos Estados Unidos e da União Soviética fossem parâmetro para isso, muitas pessoas morreriam antes que os humanos de qualquer nação se vejam em Marte. Não dá para imaginar que Musk estaria entre os mortos.

A Reuters observou que a China enviou três astronautas – hángtiānyuán, literalmente navegadores do céu, como são conhecidos na China – para a estação espacial inacabada do país, tripulada desde 2016.

Assine a newsletter do Gizmodo

Mas aí vem a dúvida:será que a China pode realmente se tornar o primeiro país a colocar um ser humano em Marte? Isso vai depender, muito provavelmente, de como a economia do país se sairá durante a década de 2020. Os programas espaciais exigem muito dinheiro e não há muitos motivos para ir a Marte fora o orgulho nacional. Essa é precisamente a razão pela qual você ainda não viu uma base lunar. Honestamente, você não precisa disso para atingir o objetivo principal do programa de foguetes espaciais de todos os principais países: provar que você tem uma base de míssil balístico intercontinental (ICBM sigla em inglês) em qualquer lugar da Terra.

A primeira Guerra Fria levou os humanos à Lua. Mas a 'Nova Guerra Fria' pode muito bem nos levar a Marte.

 

The post China espera levar o primeiro ser humano para Marte em 2033 appeared first on Gizmodo Brasil.

Microsoft anuncia o Windows 11. Conheça as novidades do sistema operacional

Posted: 24 Jun 2021 10:15 AM PDT

A Microsoft oficializou nesta quinta-feira (24) a nova versão de seu sistema operacional. O Windows 11 é descrito pela empresa como uma plataforma personalizada que visa "trazer o usuário para as coisas que ele gosta". Se isso é verdade, só vamos descobrir quando o software for de fato lançado, o que ainda não tem data para acontecer. No entanto, já podemos afirmar que o software traz a maior mudança visual há anos, incluindo a nova barra de tarefas, uma Microsoft Store repaginada, suporte para apps Android e mais umas coisinhas.

Mesmo sem revelar muitos detalhes, a Microsoft também promete que essa será a versão mais segura na história do Windows. E que o sistema receberá updates com mais frequência e em tamanhos até 40% maiores do que os pacotes atuais. Então, hora de conhecer o novo Windows 11.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gratuito para quem tem Windows 10

É isso mesmo: quem já tem um computador ou notebook com Windows 10 poderá baixar o Windows 11 gratuitamente, desde que a máquina atenda a alguns requisitos mínimos: CPU de 64-bit, 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno.

A nova interface

O logo do Windows 11 mostra que a Microsoft quis dar um look mais minimalista e moderno ao sistema. Portanto, saem de cena os quadrados distorcidos das versões anteriores e entram blocos no mesmo tamanho, mas ainda na cor azul.

Os rumores das últimas semanas que apontavam um layout mais limpo e organizado no novo Windows eram mesmo verdadeiros. O Menu Iniciar, que ficava todo jogado para a esquerda, agora ficará com os apps centralizados, igual ao que já acontece no macOS e ChromeOS. As janelas passaram a ter cantos levemente arredondados e com um fundo mais neutro, embora o sistema ainda ofereça os tradicionais modos claro e escuro.

Inclusive, o fundo das janelas adota um tom translúcido quando várias páginas ficam sobrepostas. Também chama atenção que as animações entre uma janela e outra parecem mais naturais e fluidas.

De olho na produtividade

Pensado como um sistema operacional com foco em produtividade, o Windows 11 contará com o chamado Snap Layouts, que oferece diversos modos para dividir e agrupar as janelas dos apps — por exemplo, dividir as páginas em duas ou três colunas, uma coluna à esquerda e duas em cima da outra à direita, entre outras opções. Alguns programas de terceiros já faziam isso, mas agora a função estará inclusa como um recurso padrão da plataforma.

Se precisar usar algum outro serviço que não esteja nessa visualização, é possível agrupá-lo no Snap Group, que salva uma espécie de preset para cada configuração personalizada que você montar. Assim, fica mais fácil para alterar entre uma opção de trabalho, de estudo, jogo, ou qualquer outra atividade que você queira deixar bem separada.

O Edge também ganhará novidades. A mais legal delas é que as abas do navegador agora poderão ficar posicionadas na vertical. Isso deve ajudar a encontrar uma página específica em meio a múltiplas abas abertas, uma vez que elas não ficam espremidas umas nas outras na horizontal. Lembrando que o layout na vertical não é obrigatório.

Assine a newsletter do Gizmodo

Microsoft Teams sela o destino do Skype

O Teams agora é um aplicativo nativo do Windows. Pela exibição, o funcionamento será bem parecido ao FaceTime do macOS: ao abrir o programa (que ficará na barra de tarefas), será exibida uma lista com todos os seus contatos, facilitando o início de uma nova chamada. Me pergunto com fica a situação do Skype, que está cada dia mais esquecido no churrasco.

Widgets

O Windows também ganhará widgets, e a função se chama… Windows Widgets. A Microsoft diz que se trata de um recurso que funciona como um "feed personalizado e alimentado por inteligência artificial". O usuário pode acrescentar cards de previsão do tempo, notícias, mapas, imagens, calendário e outras opções. Parece uma extensão do que estamos acostumados a ver nos widgets do Android e mais recentemente do iOS, só que em tamanho maior.

Windows 11 para tablets

É verdade que o Windows 10X não vingou para dispositivos com duas telas. Mas ele está sendo reaproveitado em tablets. Uma das funções usadas como exemplo é no teclado, que pode ser "destacado” e ficar flutuando em um determinado ponto da tela — e isso sem afetar o restante da janela. Além disso, novos tablets com Windows 11 ganharão uma experiência de toque háptico ao utilizar uma caneta stylus. Pela demonstração, é praticamente o mesmo Windows 11 do PC, só que em uma tela menor e portátil.

Games

O Windows 11 terá configurações dedicadas para games. Isso inclui uma função de HDR automático, que adiciona essa característica sem que o jogador precise ativá-la manualmente, de um jeito semelhante ao que já acontece nos consoles Xbox. Por falar nisso, o serviço Game Pass, assim como o Teams, agora é integrado diretamente no novo sistema operacional, o que significa que games inclusos no catálogo de assinatura poderão ser iniciados pelo app do Xbox. Títulos também poderão ser comprados pelo aplicativo, que ainda oferece compatibilidade com a plataforma de streaming na nuvem xCloud.

Uma nova Microsoft Store

Uma das maiores mudanças no Windows 11 é a Microsoft Store. Com um design muito mais bonito e intuitivo, a loja terá suporte para qualquer aplicativo, no que a companhia afirma querer trazer "todo o tipo de tecnologia". Prova disso é que apps de Android serão compatíveis com o novo sistema. Na transmissão, foi possível ver o TikTok ser iniciado pela barra de tarefas e me pareceu funcionar bem, como qualquer outro programa construído para Windows.

Para completar, os desenvolvedores que hospedarem suas ferramentas na Microsoft Store terão 100% dos lucros, além de terem a possibilidade de usar o sistema de pagamento que desejarem caso ofereçam compras in-app. Certamente, uma estratégia agressiva para atrair mais interessados em desenvolver para a plataforma da Microsoft, ainda mais quando lembramos que a Apple fica com até 30% da receita de cada aplicativo hospedado na App Store.

The post Microsoft anuncia o Windows 11. Conheça as novidades do sistema operacional appeared first on Gizmodo Brasil.

Japão lança avião com tema de Pikachu e imagens são encantadoras

Posted: 24 Jun 2021 08:13 AM PDT

Avião Pikachu

A empresa aérea All Nippon Airways (ANA) divulgou que alguns aviões e serviços de voos estarão customizados com imagens do Pikachu, o icônico personagem do anime Pokémon.

Imagem: 時事通信トレンドニュース

Segundo o relato do portal Kai-You (via SoraNews), o novo avião foi revelado no início desta semana com o novo “Pokémon Jet” chamado Soratobu Pikachu Project (tradução livre para “Projeto Voe no Céu Pikachu”). O avião é  d companhia aérea Skymark Airlines, da ANA.

Imagem: The Pokémon Company

A empresa já ilustrava a franquia nos aviões desde 1998, o primeiro “Pokémon Jet”, um Boeing 747-400D para ANA, foi coberto com Clefairy, Pikachu, Togepi, Mew, Mewtwo, Snorlax, Jigglypuff, Psyduck, Squirtle e Bulbasaur. Este último revelado é o primeiro a ser somente do Pikachu.

Mas a customização vai além da parte de fora. Dentro do avião, as capas do encosto de cabeça mostram Pikachu amarrado a um monte de balões.

Imagem: 時事通信トレンドニュース

O personagem também é estampado em copos de papel, e os passageiros ganham Kit Kats da marca Pokémon Jet. Durante o serviço de bebidas e lanches, a tripulação também usará aventais elegantes com o tema Pikachu.

Imagem: The Pokémon Company

Antes de embarcar no avião, os quiosques de check-in ficaram amarelos e com imagens do Pikachu e no chão tem adesivos de Pokébolas sinalizando distanciamento social. Além do bilhete e a etiqueta de bagagem prioritária terem a ilustração do personagem.

Imagem: The Pokémon Company
Imagem: The Pokémon Company

O avião está voando de Okinawa para locais em todo o Japão, incluindo Fukuoka, Kobe, Nagoya e Ibaraki.

De acordo com o Traffic News, o avião do Projeto Soratobu Pikachu estará voando pelos próximos cinco anos, então, assim que o Japão começar a viajar para o exterior, os visitantes internacionais terão a chance de voar nos céus com Pikachu. Para saber mais sobre o avião, é possível ver esses vídeos aqui e aqui.

[Via Kotaku]

The post Japão lança avião com tema de Pikachu e imagens são encantadoras appeared first on Gizmodo Brasil.

Q-Force: Netflix divulga trailer de animação que mistura espionagem com personagens LGBTQI+

Posted: 24 Jun 2021 08:06 AM PDT

Q-Force

Quando a Netflix anunciou Q-Force pela primeira vez, em 2019, a série animada parecia uma lembrança esquisita da franquia James Bond e outras histórias sobre super espiões hiper masculinos que marcaram o gênero por décadas. Mas o primeiro trailer do Q-Force deixa bem claro que busca ser menos 007 e mais Três Espiãs Demais, voltado para jovens adultos que assistiram a animação pela primeira vez em 2001 aliando a temática LGBTQI+.

O trailer apresenta Steve Maryweather (Sean Hayes), um ex-membro da Agência de Inteligência Americana (AIA) que foi um dos mais cotados até que se assumiu gay. Com a revelação, a AIA tenta descartar Maryweather mandando-o para sua filial em West Hollywood, mas Steve rejeita os planos da organização de minimizar seus talentos e forma sua própria equipe.

O novo time é composto por gênios queer, como a especialista em mecânica Deb (Wanda Sykes), um especialista em disfarces chamado Twink (Matt Rogers), e a especialista em tecnologia do esquadrão Stat (Patti Harrison). Completando a Q-Force está o Agente Buck (David Harbor), o único homem heterossexual entre eles que está apenas na equipe porque a agência exige, apesar do fato de que todos os outros serem capazes de fazer o trabalho.

O Q-Force parece ter uma energia semelhante à da animação brasileira Super Drags, também da Netflix, que foi cancelada após a primeira temporada. Mas, ao contrário de Super Drags que tinha personagens que tendiam a zombar carinhosamente da cultura queer enquanto se concentrava na subversão do gênero, a premissa de Q-Force e as piadas no trailer parecem uma atitude muito mais mansa e reconhecível para o tipo de ode estranha que o próprio programa pede.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os trailers podem enganar, e o Q-Force pode acabar tendo algo interessante para dizer quando for lançado. A animação estreia em 2 de setembro nos Estados Unidos, sem confirmação de data para sair no Brasil, por enquanto.

 

The post Q-Force: Netflix divulga trailer de animação que mistura espionagem com personagens LGBTQI+ appeared first on Gizmodo Brasil.

Google aumenta segurança no Drive e YouTube, mas update pode “quebrar” links dos arquivos

Posted: 24 Jun 2021 08:01 AM PDT

Imagem: Florence Ion/Gizmodo

Recentemente, o Google liberou ferramentas do Workspace para todos os usuários, o que significa que não é mais necessário ter uma conta empresarial para usufruir de quase todos os recursos — incluindo aqueles anunciados no Google I/O 2021. Mais novidades estão a caminho, e uma delas, voltada especificamente para Google Drive e YouTube, merece a sua atenção.

Nesta quarta-feira (23), o Google anunciou que lançará uma atualização de segurança que pode “quebrar” alguns arquivos do Drive. Os links ganharão o que a empresa chama de "chave de recurso", para tornar os conteúdos mais protegidos e seguros. Por outro lado, isso vai exigir novas solicitações de acesso em algumas situações. Depois que o update for ativado — haverá uma opção para desabilitá-lo manualmente —, só será possível abrir determinados arquivos no Drive mediante um link com uma chave anexada a eles.

“Esta atualização de segurança está sendo aplicada a alguns arquivos no Google Drive para tornar o compartilhamento de links mais seguro. A atualização adicionará uma chave de recurso para compartilhar links. Depois que a atualização for aplicada a um arquivo, os usuários que não visualizaram o arquivo antes terão que usar um URL contendo a chave de recurso para obter acesso, e aqueles que visualizaram o arquivo antes ou têm acesso direto ou não precisarão do recurso para abrir o arquivo", explica o Google.

A atualização será aplicada a todos os usuários do Workspace a partir de 13 de setembro. Se a sua conta for corporativa, a migração para o novo protocolo de compartilhamento de links vai depender do administrador da empresa, que tem até 23 de julho para aplicar a atualização manualmente. Para os demais usuários, o Google começará a enviar avisos por e-mail a partir de 26 de julho sobre qualquer um dos seus arquivos do Google Drive que possam ser afetados.

Assine a newsletter do Gizmodo

YouTube também entra na jogada

As mudanças também vão afetar o YouTube. Neste caso, os vídeos classificados como "não listados" serão automaticamente colocados como privados na plataforma. A alteração vale para todos os clipes publicados antes de 2017 e entrará em vigor a partir do dia 23 de julho de 2021. “Vídeos privados só podem ser vistos por você e pelas pessoas que você escolher. Uma vez que esses vídeos são feitos privados a partir de 23 de julho, qualquer link usado anteriormente para incorporá-los ou compartilhá-los como Não listados não funcionará mais", disse.

No caso do YouTube, o prazo final é mesmo no dia 23 do próximo mês. Usuários que não quiserem que o site altere os vídeos colocados como "não listados" para privado pode, então, preencher um formulário solicitando que o Google não aplique as alterações. Mas de novo: isso precisa ser feito até julho deste ano.

The post Google aumenta segurança no Drive e YouTube, mas update pode “quebrar” links dos arquivos appeared first on Gizmodo Brasil.

Ofertas de acessórios de eletrônicos por até R$ 50 na Amazon

Posted: 24 Jun 2021 08:00 AM PDT

Está em busca de acessórios para seus eletrônicos? Preparamos hoje uma lista com capas, películas, fones, suportes e outros acessórios por até R$ 50, encontrados todos na Amazon.

Para assinantes Prime, muitas dessas ofertas possuem frete grátis. Clique aqui para saber mais sobre o programa de assinaturas da Amazon.

Capas e películas

Acessórios para relógio inteligente

Fones de ouvido

Suportes e fontes

Cabos, antenas e outros

Preços conferidos na tarde do dia 23 de junho. Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

The post Ofertas de acessórios de eletrônicos por até R$ 50 na Amazon appeared first on Gizmodo Brasil.

Projeto de lei no Canadá prevê multa de até R$ 200 mil para quem fizer discurso de ódio na web

Posted: 24 Jun 2021 07:59 AM PDT

Imagem: Olivier Matthys/AFP (Getty Images)

O governo do Canadá anunciou nesta quarta-feira (23) que planeja transformar o discurso de ódio online em crime com multas altas. Para o primeiro registro de infração, o acusado terá de pagar até 20 mil dólares canadenses (R$ 80 mil); se repetir o ato, o valor então sobe para até 50 mil dólares canadenses (R$ 200 mil). A proposta punirá usuários de mídia social que infringirem a lei, mas isentará de multas as empresas que hospedam esse tipo de conteúdo.

A notícia foi relatada pela emissora pública do Canadá. Em coletiva virtual no YouTube, o procurador-geral David Lametti garantiu que o projeto de lei não teria como alvo “simples expressões de antipatia ou desdém". Em vez disso, a lei destina-se a punir formas mais extremas de ódio que “expressem repulsa ou difamação de uma pessoa ou grupo com base em um fundamento proibido de discriminação”.

"O discurso de ódio contradiz diretamente os valores subjacentes à liberdade de expressão e à nossa Carta de Direitos. Isso ameaça a segurança e o bem-estar de seus alvos. Silencia e intimida, especialmente quando o alvo é uma pessoa ou comunidade vulnerável. Quando o discurso de ódio se espalha, suas vítimas perdem a liberdade de participar da sociedade civil online", disse Lametti.

O governo, chefiado pelo primeiro-ministro Justin Trudeau, divulgou um comunicado detalhando os objetivos da legislação proposta, que até então tem sido chamada de "C-36". Também foram listadas outras medidas para combater o discurso de ódio online. São elas:

  • alterar a Lei Canadense de Direitos Humanos para definir uma nova prática discriminatória de comunicação de discurso de ódio online e para fornecer aos indivíduos soluções
  • adicionais para lidar com discurso de ódio;
    adicionar uma definição de "ódio" à seção 319 do Código Penal com base nas decisões da Suprema Corte do Canadá;
  • criar um novo vínculo de paz no Código Penal projetado para evitar que crimes de propaganda de ódio e crimes de ódio sejam cometidos, e fazer emendas relacionadas à Lei de Justiça Criminal Juvenil.

Assine a newsletter do Gizmodo

O governo ainda afirma que lançará um "documento de discussão técnica detalhada" nas próximas semanas para informar os canadenses sobre os detalhes do novo projeto de lei.

"As plataformas online são fundamentais para a participação na vida pública e têm um enorme poder sobre a fala online e a vida cotidiana dos canadenses. Embora elas nos permitam, como canadenses, manter contato com seus entes queridos, aprender e debater, também podem ser usadas ​​para discriminar, prejudicar e silenciar ", declarou Steven Guilbeault, Ministro do Patrimônio Canadense, em comunicado online.

"Em consulta com os canadenses, o governo do Canadá está empenhado em tomar medidas para implementar uma estrutura legislativa e regulatória robusta, justa e consistente sobre os tipos de conteúdo nocivo mais flagrantes e repreensíveis. É por isso que, nas próximas semanas, vamos envolver os canadenses [nessa discussão] para pedir feedback sobre propostas específicas e concretas que formarão a base da legislação", continuou Giullbeault.

The post Projeto de lei no Canadá prevê multa de até R$ 200 mil para quem fizer discurso de ódio na web appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário