quinta-feira, 22 de julho de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Covid-19 faz expectativa de vida cair 1,5 ano nos EUA, maior queda desde 2ª Guerra Mundial

Posted: 21 Jul 2021 04:08 PM PDT

O primeiro ano da pandemia da Covid-19 reduziu a expectativa de vida de quem mora nos Estados Unidos. Pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) relataram esta semana que a expectativa de vida ao nascer caiu 1,5 anos de 2019 a 2020, com a maior parte do declínio atribuído à pandemia. As populações negras e hispânicas-americanas sofreram um impacto ainda maior.

A expectativa de vida ao nascer é uma estimativa de quanto tempo espera-se que uma pessoa nascida nesse ano específico viva. Ela é calculada observando as tendências atuais das taxas de mortalidade em diferentes idades, tornando-se um parâmetro confiável para a saúde geral de um país.

As coisas já não eram boas para os EUA nesse aspecto, mesmo antes da pandemia. Entre 2015 e 2018, o país experimentou um declínio anual na expectativa de vida, com a queda liderada por tendências crescentes em mortes evitáveis ​​por overdose de drogas e outras causas importantes que afetam predominantemente adultos jovens e americanos de meia-idade. O país viu um aumento em 2019, mas outros países continuaram a experimentar ganhos na expectativa de vida o tempo todo. Outra pesquisa sugeriu que os Estados Unidos têm apresentado um valor atípico na expectativa de vida por décadas, com o pior desempenho desde a década de 1990.

Quaisquer que sejam as melhorias ocorridas em 2019, elas agora foram eliminadas pela pandemia. Em seu último relatório de vigilância, com base em dados de mortalidade “quase finais”, pesquisadores do National Center for Health Statistics calcularam que a expectativa de vida em 2020 era de 77,3 anos. Isso representa uma queda de 1,5 ano em relação a 2019, que era de 78,8 anos — esse foi o menor número desde 2003. É também a maior queda anual desde 1942-1943, durante a Segunda Guerra Mundial, que teve uma queda de 2,9 anos, de acordo com a NPR.

"A mortalidade devido a Covid-19 teve, de longe, o maior efeito isolado no declínio da expectativa de vida ao nascer entre 2019 e 2020", escreveram os autores. Em 2020, a doença viral foi a terceira principal causa de morte nos Estados Unidos, matando menos mais de 345 mil pessoas no país. Em julho de 2021, o número oficial de mortes causadas pelo coronavírus nos EUA era de cerca de 606 mil.

Esse efeito não foi sentido de maneira uniforme entre todos os americanos. Enquanto cerca de 74% do declínio geral na expectativa de vida foi atribuído à pandemia, a porcentagem foi ainda maior (90%) para os hispânicos, que também viram queda mais acentuada na expectativa de vida entre qualquer grupo racial e étnico, de 81,8 para 78,8 anos. Os negros já tinham a menor expectativa de vida entre esses grupos, de 74,7 anos em 2019, mas apresentaram uma queda para 71,8 anos em 2020. Cerca de 60% desse declínio foi atribuído à pandemia.

Nem toda a queda adicional na expectativa de vida veio diretamente da pandemia. No ano passado, também houve mais de 93 mil mortes ligadas a overdoses de drogas — o maior número anual de mortes, responsável pela maior parte das mortes atribuídas a lesões não intencionais. Mas uma parte dessas mortes por overdose foi alimentada pelos efeitos da pandemia na sociedade e no emprego. Por outro lado, a pandemia pode ter tido um efeito moderador sobre outras causas de mortes, como câncer e doenças cardíacas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Embora a rápida implantação das vacinas contra Covid-19 tenha evitado muitas mortes de americanos em 2021, a pandemia certamente ainda terá um impacto devastador na expectativa de vida este ano. Estima-se que o vírus seja a terceira causa de morte em dois anos consecutivos, com mais de 250 mil americanos morrendo em 2021, já que, apesar da vacina, centenas de pessoas continuam morrendo diariamente.

The post Covid-19 faz expectativa de vida cair 1,5 ano nos EUA, maior queda desde 2ª Guerra Mundial appeared first on Gizmodo Brasil.

Warner divulga primeiro trailer de “Maligno”, novo filme de terror dirigido por James Wan

Posted: 21 Jul 2021 03:33 PM PDT

Maligno

A Warner Bros. divulgou nesta terça-feira (20) o primeiro trailer de Maligno, que marca o retorno do diretor James Wan (Jogos Mortais) ao gênero de terror. O longa promete uma trama na qual a protagonista tentará desvendar uma série de assassinatos brutais que de alguma forma estão ligados a eventos sobrenaturais.

Assista:

Maligno foca em Madison (Annabelle Wallis), que se vê afligida por visões horripilantes durante o sono, transformando o seu redor em fragmentos dos momentos finais das vítimas de assassinato. Quando Madison começa a investigar as circunstâncias misteriosas em torno de suas visões, ela descobre que o assassino está ligado ao seu passado traumático e, possivelmente, a uma encarnação do diabo.

Assine a newsletter do Gizmodo

Escrito por Akela Cooper (A Freira 2) e baseado em uma história de James Wan, Cooper e Ingrid Bisu (que também estará no elenco), Maligno contará ainda com George Young, Michole Briana White, Jacqueline McKenzie e Jake Abel.

Maligno estreia nos cinemas brasileiros em setembro, ainda sem uma data específica definida. Nos Estados Unidos, o lançamento acontecerá no dia 10 de setembro, com estreia simultânea no HBO Max.

The post Warner divulga primeiro trailer de “Maligno”, novo filme de terror dirigido por James Wan appeared first on Gizmodo Brasil.

Leslie Grace será Batgirl em novo filme da DC para o HBO Max

Posted: 21 Jul 2021 03:06 PM PDT

A Warner Bros. anunciou nesta quarta-feira (21) que a atriz Leslie Grace viverá a personagem Barbara Gordon, mais conhecida como Batgirl, no primeiro filme solo da heroína. Nascida nos Estados Unidos e descendente de dominicanos, Grace tem 26 anos e também é conhecida por seus trabalhos na música. Ela já tem dois discos gravados, dos quais lhe renderam três indicações ao Grammy Latino.

Segundo o portal Deadline, Grace competia com várias outras atrizes que surgiram em uma suposta lista no início desta semana, ao lado de Isabella Merced, Zoey Deutch e Haley Lu Richardson. O site afirma que a Warner ficou muito satisfeita com a atuação de Grace no filme Em um Bairro de Nova York, e que os testes para Batgirl reforçaram a ótima relação entre o estúdio e a atriz.

No Twitter, Grace comemorou o papel. “Estou mais do que animada em dar vida para Barbara Gordon, a sua Batgirl!. Não posso acreditar no que estou escrevendo agora. Obrigada, DC, por me receber na família! Estou pronta para dar tudo o que tenho!”, disse.

O longa ainda não tem uma data de lançamento confirmada, mas sabe-se que o título será exclusivo da plataforma de streaming HBO Max. Adil El Arbi e Bilall Fallah, de Bad Boys, dirigirão o filme, baseado no roteiro de Christina Hodson, de Aves de Rapina.

Assine a newsletter do Gizmodo

Próximos lançamentos da DC

Batgirl é apenas um dos muitos filmes ligados ao universo do Homem-Morcego que a DC tem em andamento na Warner Bros. Um dos próximos longas do estúdio é The Batman, que tem estreia prevista no ano que vem, com Robert Pattinson no papel do Cavaleiro das Trevas.

Chris McKay, que recentemente dirigiu A Guerra do Amanhã, do Amazon Prime Video, estaria ligado a um filme do Asa Noturna. E isso não exclui ofertas da HBO Max como a próxima temporada de Titãs, que contará com Savannah Welch como Barbara Gordon – mais especificamente como Oráculo, em vez de Batgirl.

The post Leslie Grace será Batgirl em novo filme da DC para o HBO Max appeared first on Gizmodo Brasil.

Instagram lança recurso de tradução de textos em Stories para mais de 90 idiomas

Posted: 21 Jul 2021 02:45 PM PDT

Imagem: Solen Feyissa/Unsplash

O Instagram anunciou nesta quarta-feira (21) que a função Stories terá um recurso de tradução automática compatível com mais de 90 idiomas. Não é necessário baixar nenhum plug-in, nem acessar manualmente as configurações para habilitá-lo, pois trata-se de uma funcionalidade padrão da rede social. Segundo a empresa, o recurso está sendo liberado aos poucos para todos os usuários.

Funciona assim: ao abrir um Stories que tenha alguma palavra ou frase em um idioma estrangeiro do seu, você verá a opção "Ver tradução" logo abaixo do nome do usuário que fez a publicação, no canto superior esquerdo da tela. Ao tocar nesse botão, uma janela pop-up será exibida na parte inferior da tela, mostrando a frase no idioma original seguida pela tradução.

“Com a novidade, as pessoas poderão se conectar mais facilmente com amigos, familiares e criadores de todo o mundo e quebrar possíveis barreiras linguísticas com um único toque. Além disso, o recurso também facilita para criadores se aproximarem de audiências que falam outros idiomas e para que seu conteúdo seja compreendido por mais pessoas da comunidade global do Instagram", diz a rede social em comunicado.

Imagem: Instagram/Divulgação

Lembrando que, por quanto, as traduções estão disponíveis apenas para texto, nas versões do aplicativo para Android e iOS. O Instagram comenta que não há suporte para áudio "no momento", o que sugere que, futuramente, haverá uma opção compatível com o formato.

Assine a newsletter do Gizmodo

Legendas automáticas no Instagram

Em maio deste ano, os Stories ganharam a função de adicionar legendas automaticamente às falas dos usuários, mas em países de língua inglesa. Apesar das legendas não ficarem 100% sincronizadas, o visual é bem parecido a uma das opções usadas no sticker de legendas de músicas, com o texto aparecendo em caixa alta e na cor branca. Não é possível modificar o tipo da fonte, nem o tamanho.

Desde setembro de 2020, o IGTV, que agrupa vídeos mais longos do Instagram, já conta com um recurso para gerar legendas em tempo real. O texto é criado por inteligência artificial e foi lançado com o objetivo de tornar a aba do IGTV mais acessível, em especial ao público portador de alguma deficiência auditiva. Até agora, são 15 idiomas compatíveis, entre eles o português brasileiro.

The post Instagram lança recurso de tradução de textos em Stories para mais de 90 idiomas appeared first on Gizmodo Brasil.

Em testes no iOS, botão de dislike pode virar realidade no Twitter

Posted: 21 Jul 2021 02:15 PM PDT

Imagem: Brett Jordan/Unsplash

O Twitter segue fazendo testes com funções que um dia poderão chegar à plataforma. E uma das mais controversas parece estar entre as prioridades da rede social: um botão para os usuários mostrarem que não curtiram uma publicação. A novidade começou a aparecer para um pequeno grupo de pessoas que utilizam o serviço no aplicativo do Twitter para iOS.

"Alguns de vocês no iOS podem visualizar diferentes opções para curtir ou não curtir replies. Estamos testando essa função para entender os tipos de respostas que vocês acham relevante, para então trabalharmos em formas de mostrar mais dessas respostas. Suas curtidas negativas não são públicas, enquanto curtidas positivas aparecerão como likes", diz o Twitter em sua conta oficial de suporte.

A partir dessa explicação, o Twitter também mostrou possíveis designs de como um botão de deslike deverá aparecer para os usuários da plataforma. Entre os formatos estão setas para cima e para baixo, um coração e uma seta para baixo, e um polegar para cima ou para baixo. É um visual que lembra as reações do Facebook, que também já declarou publicamente ter testado um botão de dislike no passado.

Fato é que há tempos o Twitter flerta com a ideia de um botão voltado para não curtir posts no serviço, mas nunca lançou a funcionalidade em sentido literal — que é justamente o que a rede social tem sugerido com a divulgação pública desses testes. Em todo o caso, a companhia reforçou que a implementação de um botão assim depende de como o recurso será utilizado. Logo, pode ser que ele passe por algumas adaptações caso seja lançado a todos.

Assine a newsletter do Gizmodo

Mais mudanças vindo aí?

As últimas semanas comprovam que o Twitter está atirando para quase todos os lados, talvez na tentativa de aumentar sua base ativa de usuários. Além do encerramento da função Fleets, que não obteve a audiência esperada pela empresa, a plataforma está testando uma interface mais próxima ao Instagram, com maior destaque para fotos e vídeos. O Twitter Spaces, por sua vez, será melhor aproveitado, o que deve intensificar o número de salas de bate papo no estilo Clubhouse.

[Twitter Support]

The post Em testes no iOS, botão de dislike pode virar realidade no Twitter appeared first on Gizmodo Brasil.

História das geleiras: pesquisadores identificam vírus de 15 mil anos

Posted: 21 Jul 2021 01:19 PM PDT

Os oceanos e geleiras da Terra ainda são um mistério para os pesquisadores. Cada nova exploração é uma descoberta diferente. Dessa vez, cientistas se aventuraram na China e descobriram micróbios congelados que têm quase 15 mil anos. O mais curioso é que os vírus permanecem vivos. E detalhe: alguns deles não se parecem com nada do que foi visto antes. As descobertas foram publicadas na revista científica Microbiome

A área de estudo foi a calota polar de Guliya. Em 2015, os pesquisadores retiraram gelo da região que estava a mais de 6.700 metros acima do nível do mar. O mais fascinante é que esses blocos de gelo retirados, marcam uma história. A altitude ajuda as calotas a prenderem toda 'memória' que estava na atmosfera, dessa forma, os picos criam camadas de gelo que formam uma linha do tempo. 

Zhi-Ping Zhong, principal autor do estudo e pesquisador da Universidade Estadual de Ohio Byrd Polar and Climate Research Centro, disse à PHYS que essas geleiras foram formadas gradualmente e, junto com a poeira e os gases, muitos, muitos vírus também foram depositados naquele gelo. Ele ainda comentou que as geleiras da China são pouco estudadas e que o objetivo da pesquisa é fornecer informações para entender a mudança do ambiente ao longo dos anos. 

Utilizando uma tecnologia que data o núcleo do gelo, eles chegaram à conclusão de que ele tinha 14.400 mil anos. Além disso, encontraram genoma de 33 vírus, sendo 4 já identificados anteriormente e 28 deles nunca vistos antes. O código genético era totalmente novo. Com cuidado, os cientistas tiraram os micróbios dos gelo — pouco mais da metade sobreviveu todo esse tempo graças às baixas temperaturas.

Matthew Sullivan, co-autor do estudo, professor de microbiologia do estado de Ohio falou à publicação que esses vírus têm uma genética que ajudam a infectar células em ambientes frios, mais o que isso, segundo ele, esses microorganismos “teriam prosperado em ambientes extremos”.

Apesar de o estudo de vírus em geleiras ser consideravelmente novo, algumas outras descobertas intrigam os cientistas, como por exemplo um animal microscópico que voltou à vida após 24 mil anos congelado. O autor sênior do artigo, Lonnie Thompson, professor de ciências da terra no estado de Ohio e pesquisador do Byrd Center, falou à publicação que essa é uma área da ciência que está se tornando mais importante à medida que as mudanças climáticas avançam. 

De fato, as análises mostraram que esses micróbios provavelmente se originaram do solo ou das plantas, não de animais ou humanos, com base no ambiente e nos bancos de dados de vírus conhecidos.

Assine a newsletter do Gizmodo

“Sabemos muito pouco sobre vírus e micróbios nesses ambientes extremos e o que realmente existe”, disse Thompson. Ainda assim, os resultados do estudo darão margem para pesquisas posteriores sobre como bactérias e vírus respondem às mudanças climáticas, por exemplo. Se serão resistentes às altas temperaturas, entre tantas outras perguntas que ainda estão sem respostas. 

[PHYS]

The post História das geleiras: pesquisadores identificam vírus de 15 mil anos appeared first on Gizmodo Brasil.

Netflix vai oferecer jogos originais no serviço sem custo adicional a partir de 2022

Posted: 21 Jul 2021 12:20 PM PDT

A Netflix é uma das gigantes do streaming, e agora vai entrar de vez para os games. Em seu relatório para investidores, a empresa revelou que jogos originais irão aparecer ao lado de suas produções originais, como séries, filmes e animações, direto na plataforma. Segundo a Bloomberg, os primeiros jogos chegam a partir de 2022.

Neste primeiro momento, os títulos serão apenas mobile e estarão inclusos nas assinaturas de forma totalmente gratuita. “Os jogos serão incluídos na assinatura Netflix dos membros sem custo adicional, semelhante a filmes e séries. Inicialmente, estaremos focados em jogos para dispositivos móveis”, diz a empresa em um comunicado.

Na semana passada, a Bloomberg informou que a Netflix selecionou Mike Verdu, ex-executivo da Electronic Arts e vice-presidente de realidade aumentada e conteúdo de realidade virtual do Facebook, para cuidar do desenvolvimento da divisão responsável por jogos na empresa.

Assine a newsletter do Gizmodo

A Netflix não está sozinha nesta expansão de jogos. A Amazon , que é dona do Prime Video e da Twitch, investiu no Luna , serviço de jogos em nuvem que, por enquanto, ainda não chegou ao Brasil. O Google tem o Stadia, plataforma de streaming que está em baixa comparada aos outros serviços das concorrentes. E a Apple, por sua vez, tem os próprios títulos exclusivos através do serviço de assinatura Apple Arcade.

The post Netflix vai oferecer jogos originais no serviço sem custo adicional a partir de 2022 appeared first on Gizmodo Brasil.

Transformação digital: Empresas aceleram a adoção da telefonia em nuvem e das comunicações unificadas

Posted: 21 Jul 2021 11:50 AM PDT

A net2phone, pioneira e uma das empresas líderes mundiais na oferta de soluções VoIP e Comunicações Unificadas, destaca que uma das alternativas mais escolhidas pelas empresas é o PABX em nuvem. A operadora de telecomunicações oferece aos seus clientes um serviço de alta qualidade por meio de plataforma em nuvem própria, com múltiplas funcionalidades, que permitem às empresas fornecer um atendimento de forma mais eficiente e inteligente aos seus clientes.

Eliseu Carnizello, diretor da net2phone Brasil, ressalta “As principais vantagens do PABX em nuvem são que as empresas não necessitam mais de espaço físico para instalação de equipamentos em suas dependências, não há necessidades de modificações em hardwares, no caso de adição ou diminuição de ramais, e evitam manutenções, atualizações de softwares, aquisição de licenças. Ao mesmo tempo em que dispõem de todas as funcionalidades de um PABX sofisticado, com gravações das chamadas, e permite, por meio do aplicativo no celular, atender ligações em qualquer lugar, basta ter acesso à internet".

"Além disso, nossa solução permite a gestão das chamadas, uma vez que a tecnologia disponibiliza relatórios gerais, tais como de desempenho dos colaboradores, chamadas atendidas, duração das chamadas e um conjunto de informações importantes à organização. Paralelamente, nossa solução pode ser integrada ao Microsoft Teams, aos principais CRMs do mercado – Zoho e Salesforce, e, também, ao Zapier, possibilitando por meio da plataforma a integração com um grande número de aplicações", completa Carnizello.

O que é PABX em nuvem?

PABX em nuvem é uma tecnologia que usa a internet para armazenar e gerenciar um sistema de telefonia. Dessa forma, permite efetuar todas as funcionalidades de uma central de atendimento. Isso quer dizer que todo fluxo de chamadas é configurado na nuvem, eliminando equipamentos e estruturas físicas, e proporcionando atualizações sem custo e recursos de telefonia por um valor fixo mensal.  Clique aqui para saber mais.

Benefícios do PABX em nuvem

Há mais benefícios em relação ao PABX em nuvem que você precisa conhecer:

Integração

O PABX pode ser integrado às principais plataformas de colaboração em nuvem, como Microsoft Teams, Zoho CRM, Salesforce e Zapier. Isso quer dizer que se sua empresa já possui essas ferramentas, pode contratar apenas a integração delas com o PABX da net2phone, facilitando ainda mais a sua comunicação.

Economia

Com o PABX em nuvem, você pode evitar gastos com manutenção, atualizações e itens físicos – como um telefone na mesa de cada colaborador. Além disso, tem em mãos o que há de última geração em telefonia, somente com um custo fixo por mês.

Gerenciamento inteligente

O PABX em nuvem permite um gerenciamento de chamadas mais completo e inteligente. Com o sistema, você pode, por exemplo, coletar dados de qual horário seu negócio recebe mais ligações. 

Você ainda consegue acompanhar a fila de chamadas e a performance dos seus atendentes, visando sempre oferecer um melhor serviço para o seu cliente.

E, é claro, com o PABX em nuvem, você consegue fazer tudo o que faria com um sistema de telefonia convencional – gravar mensagens, receber mensagens, transferir ligações, dividir ramais, entre outros -, porém, com a mobilidade de ter tudo isso em uma única plataforma.

Crescimento com o negócio

A tecnologia em nuvem do PABX permite que o sistema cresça sem limites. Ou seja, novas funções podem ser adicionadas sem a necessidade de novos hardwares, conforme sua empresa for precisando.

Ativação rápida e simples

A instalação do PABX é rápida e simples, pois caso o usuário escolha receber o telefone, incluso no pacote, é só conectá-lo à internet e a um ponto de energia, se o aparelho necessitar. A opção por aparelhos POE, desde que a rede do usuário suporte POE, evita a necessidade do ponto de rede. Caso o usuário opte por utilizar Softphone, basta um computador e um link de internet. Baixando o Softphone, o usuário já está apto a utilização de todas as facilidades do serviço.

Além das opções de aparelho e softphone no computador, tem a opção do aplicativo no celular ou em qualquer dispositivo móvel Android ou iOS. Isso porque todo o fluxo de chamadas é configurado na nuvem, desde os ramais, fila de espera, gravações e muito mais. 

Se você se interessou pelo PABX em nuvem, clique aqui e conheça todas as funcionalidades que a net2phone pode oferecer para você neste tipo de serviço. Entre em contato com a net2phone.

As soluções de colaboração e comunicação em nuvem da net2phone oferecem:

  • Planos com ligações locais ILIMITADAS;
  • Planos com ligações ILIMITADAS para telefones fixos de 25 destinos internacionais, que incluem Brasil, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Espanha, Colômbia, Chile e Argentina, entre outros;
  • PABX rico em funcionalidades versáteis, incluindo recepcionista virtual personalizada, gravação de chamadas, encaminhamento avançado de ligações, correio de voz por e-mail, chamadas via web e muito mais;
  • Aplicativo móvel para iOS e Android para ficar conectado, seja no escritório ou onde estiver;
  • net2phone Huddle – plataforma segura de videoconferência da net2phone;
  • Integrações com aplicativos como Microsoft Teams, Zoho, Salesforce e Zapier;
  • Recursos de integração de API personalizados;
  • Opções com telefones IP de última geração INCLUSOS.

Sobre o net2phone

A net2phone é uma empresa do grupo IDT Corporation, satisfazendo as necessidades de seus clientes desde 1996.

É pioneira em serviços VoIP e uma das empresas líderes mundiais na oferta de soluções de IP e Comunicações Unificadas (UcaaS). Licenciado pela ANATEL, A net2phone (IDT Brasil Telecomunicações Ltda.) está no mercado brasileiro há mais de 15 anos.

The post Transformação digital: Empresas aceleram a adoção da telefonia em nuvem e das comunicações unificadas appeared first on Gizmodo Brasil.

Floresta Amazônica perdeu quase 3 bilhões de árvores em três anos

Posted: 21 Jul 2021 11:14 AM PDT

Que os impactos das mudanças climáticas são imensos, nós sabemos, estamos sentindo e continuaremos a descobrir e presenciar. Agora, em um estudo feito por pesquisadores brasileiros e britânicos, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), os cientistas apresentam as consequências causadas na Floresta Amazônica pelo evento El Niño, mas agravado pelas ações humanas. 

O El Ninõ é um fenômeno atmosférico-oceânico que ocasiona o super aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Como consequência, tem impacto na distribuição das temperaturas da água de todo o planeta e impacto no clima do mundo inteiro.

A passagem do fenômeno em 2015 e 2016, que foi considerada no Brasil uma das mais fortes da história, deixou um péssimo legado de secas e incêndios florestais. De acordo com o estudo, esse evento teve consequências nos anos seguintes e matou mais 2,5 bilhões de árvores e cipós em apenas uma pequena parte da floresta. A região chamada Baixo Tapajó foi a que concentrou a maior devastação. 

Além disso, o estudo também mostrou que 495 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), nocivo à atmosfera, foi liberado pela floresta. Estima-se que esse valor seja maior do que um ano inteiro de desmatamento. 

A pesquisadora brasileira Erika Berenguer, das Universidades Lancaster e de Oxford, do Reino Unido, e principal autora do estudo, disse à Agência Fapesp que a equipe viu que “as árvores localizadas em áreas da floresta que já tinham sofrido algum distúrbio antrópico no passado, como queimada ou extração de madeira, foram mais vulneráveis aos efeitos da combinação de seca e do fogo associados ao El Ninõ de 2015 do que as que estavam situadas em regiões mais conservadas do bioma". 

E esse foi exatamente o ponto da pesquisa. Desde 2010, a equipe de pesquisa monitorava “21 parcelas” de terras da floresta amazônica espalhadas com até 100 km de distância umas das outras na região do Baixo Tapajós. Foi quando o El Ninõ causou imensa seca que os pesquisadores resolveram averiguar como o evento afetaria as plantas daquela região.

Nos três anos que sucederam o fenômeno, os pesquisadores voltaram a cada três meses para mapear aquelas 21 áreas marcadas e saber qual destino teria a vegetação. 

"O fogo iniciado em outras áreas entrou nas parcelas que monitoramos desde 2010 e queimou tudo", disse Berenguer. Normalmente, esses incêndios podem ser causados pela seca ou por fogo humano (desmatamento ilegal). Quando as árvores são derrubadas, o fogo serve para “limpar” o mato no chão. A pesquisadora explicou, no entanto, que a Amazônia é muito úmida, e que se esse fogo “escapasse”, morreria como se estivesse em um pedaço de pano molhado. 

Para entender melhor a imensidão da devastação, as parcelas estudadas na floresta foram divididas em: floresta primária, que nunca sofreu qualquer impacto; floresta primária que já tinha sido cortada; um grupo que foi nomeado floresta primária que sofreu extração de madeira ou queimada; e mais uma parcela foi chamada de floresta secundária, locais totalmente desmatados que teve uma nova leva de vegetação.

Como resultado, os pesquisadores perceberam que os efeitos do El Niño, somados à interferência humana na área, desmataram cerca de 3 bilhões de árvores na área estudada, ou 1,2% do território da Amazônia brasileira. “Ver grande parte da floresta que monitorava havia anos de repente morta foi ‘difícil emocionalmente”', lamenta Berenguer à BBC.

A pesquisa também apontou que as áreas de floresta secundária sofreram um impacto ainda maior. Isso pode ser explicado porque as árvores que cresceram em regiões já desmatadas podem ser mais suscetíveis a sofrerem com seca e incêndios, já que têm a casca muito fina e não possuem isolamento térmico. 

Carlos Joly, professor do Instituto de Biologia da Unicamp, disse à publicação que "os resultados do estudo estão em consonância com trabalhos publicados recentemente por outros grupos que mostram que a Amazônia pode deixar de ser um sumidouro e se tornar uma fonte de carbono". E isso condiz com a pesquisa publicada recentemente na revista científica Nature, que indica que parte da floresta, impactada pelos efeitos climáticos, perdeu a capacidade de captar o carbono no ar. 

Assine a newsletter do Gizmodo

Mas nem tudo está perdido. Joice Ferreira, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental e da Rede Amazônia Sustentável e uma das autoras do estudo, disse à BBC que é possível diminuir as consequências do El Ninõ reduzindo a degradação da floresta, e principalmente, investindo nos cuidados para manter o que já tem e restaurar o que foi perdido. 

[Revista Galileu, BBC]

The post Floresta Amazônica perdeu quase 3 bilhões de árvores em três anos appeared first on Gizmodo Brasil.

Conheça o traje que Jeff Bezos os tripulantes do New Shepard usaram no espaço

Posted: 21 Jul 2021 10:17 AM PDT

O que há de diferente nos trajes que Jeff Bezos e sua equipe de tripulantes usaram na viagem desta terça-feira (20)? Como quem vai — ou pode ir — ao espaço rotineiramente, ex-CEO da Amazon disse ao programa Today, da NBC, que não precisaria de muito para viajar os 118 quilômetros da Terra até o espaço.

Macacões azuis, com a inicial e o sobrenome dos viajantes, e um acabamento com o nome da Blue Origin estampado, o traje mais parece uma roupa de um piloto de fórmula 1, sem aquele capacete. Além disso, uma bandeira do país de origem dos tripulantes estava estampada no braço; para os irmãos Bezos e a comandante Wally Funk, a bandeira dos EUA; para o holandês, Oliver Daemen, a bandeira da Holanda.

Em uma publicação no Instagram, Bezos disse que “é bom estar no uniforme de voo”. O traje tem um emblema gigante da Blue Origin estampado no peito e a frase destacando o feito de “primeiro voo de humanos” — civis, no caso.

Imagem: Blue Origin (Twitter)

Na competição de “melhores trajes para o espaço”, Richard Branson, que voou semana passada no foguete da Virgin Galactic, optou por um azul mais escuro, comparado ao azul de Bezos. O design foi feito pela Under Armour, que deixou também em evidência o logotipo onipresente da empresa.

Assine a newsletter do Gizmodo

Se você acha que parou por aqui, espere até saber que outro bilionário está na disputa. Elon Musk, da Tesla, contratou o figurinista Jose Fernandez, que produziu trajes para Batman vs Superman, Quarteto Fantástico, Vingadores e X-Men II para criar um traje que passasse a “elegância de um terno” e que foi usada por astronautas que voaram na nave Crew Dragon da SpaceX.

[New York Times]

The post Conheça o traje que Jeff Bezos os tripulantes do New Shepard usaram no espaço appeared first on Gizmodo Brasil.

Netflix divulga primeiro trailer de “Lenda do Lobo”, novo anime do universo The Witcher

Posted: 21 Jul 2021 09:31 AM PDT

The Witcher: Lenda do Lobo

A Netflix divulgou nesta quarta-feira (21) um novo trailer de The Witcher: Lenda do Lobo. Na prévia, conhecemos um pouco mais sobre Vasemir, mentor de Geralt de Rívia, em seu passado cheio de aventuras e monstros para derrotar.

Assista:

A animação foi anunciada no começo do mês durante a WitcherCon, evento dedicado ao universo The Witcher, e organizado pela Netflix e CD Projekt Red, desenvolvedora do game para PC e consoles.

A história se passa antes da série live-action e conta as origens do bruxo Vesemir, mentor de Geralt de Rívia, antes de sua aparição na segunda temporada. O estúdio responsável pela animação é o Studio Mir, de A Lenda de Korra.

Assine a newsletter do Gizmodo

The Witcher: Lenda do Lobo estreia na plataforma de streaming no dia 23 de agosto.

The post Netflix divulga primeiro trailer de “Lenda do Lobo”, novo anime do universo The Witcher appeared first on Gizmodo Brasil.

De volta à ativa, Hubble captura novas fotos de galáxias

Posted: 21 Jul 2021 09:14 AM PDT

Felizmente, o Hubble está de volta. Depois que uma falha manteve o telescópio espacial de 31 anos desligado por mais de um mês, a equipe corrigiu o erro e, sem tempo a perder, já está capturando novas imagens vívidas de galáxias estranhas.

O famoso telescópio representa tudo o que há de bom em nossas aventuras no espaço. Até o momento, o Hubble fez mais de 1,5 milhão de observações de objetos próximos e distantes, e seus dados foram citados em mais de 18 mil publicações científicas, de acordo com a NASA.

Admito que, quando foi descoberta a falha, temi o pior e comecei a me preparar mentalmente para redigir um obituário. Em retrospecto, podemos agora dizer que os relatos da morte de Hubble foram muito exagerados. A equipe de recuperação da NASA corrigiu o problema com o hardware de backup, permitindo que as operações científicas recomeçassem em 17 de julho. É uma notícia boa, mas preciso dizer que não fui a única pessoa preocupada.

O par de galáxias ARP-MADORE2115-273. Imagem: NASA, ESA, STScI, Julianne Dalcanton (UW), Alyssa Pagan (STScI)

"Confesso que tive alguns momentos de nervosismo durante o desligamento do Hubble, mas também confiei nos incríveis engenheiros e técnicos da NASA. Todos estão extremamente gratos e estamos animados para voltar à ciência", disse Julianne Dalcanton, astrônoma da Universidade de Washington em Seattle, em um comunicado.

Dalcanton é uma das primeiras beneficiárias da ressuscitação de Hubble, pois sua equipe está usando o telescópio para coletar imagens de galáxias peculiares, incluindo um par de galáxias interagindo e uma grande galáxia espiral com um apêndice extra.

O par de interação é chamado ARP-MADORE2115-273 e está localizado a 297 milhões de anos- luz de distância. A visão recém-lançada é a primeira imagem de alta resolução do sistema do Hubble. Os cientistas pensaram que ARP-MADORE2115-273 era uma galáxia anelada causada por uma colisão, mas a nova imagem sugere que “a interação contínua entre as galáxias é muito mais complexa, deixando para trás uma rica rede de estrelas e gás empoeirado”, como explica a NASA.

A galáxia espiral ARP-MADORE0002-503. Imagem: NASA, ESA, STScI, Julianne Dalcanton (UW), Alyssa Pagan (STScI)

Assine a newsletter do Gizmodo

Como a Via Láctea, a ARP-MADORE0002-503 é uma galáxia espiral. Ao contrário da Via Láctea, entretanto, ela tem três braços espirais em vez dos dois usuais. Também é cerca de três vezes maior do que a nossa galáxia, apresentando um raio de 163 mil anos-luz.

Outras tarefas pendentes na lista de afazeres do Hubble incluem observações de aglomerados globulares em galáxias distantes e varreduras de auroras em Júpiter. Após três décadas de serviço zeloso, o Hubble continua a atuar como nosso olho vigilante no cosmos, e há algo muito reconfortante nisso.

The post De volta à ativa, Hubble captura novas fotos de galáxias appeared first on Gizmodo Brasil.

Apple deve abandonar iPhone Mini para apostar nos modelos SE 5G e Pro Max mais acessível

Posted: 21 Jul 2021 08:44 AM PDT

Traseira do iPhone SE 2020 vermelho

O destino do iPhone Mini continua uma grande incógnita. No início deste ano, o boato era que a Apple encerraria a fabricação do aparelho devido às vendas fracas. Mesmo assim, rumores sobre o iPhone 13 ainda incluem o Mini no cronograma de lançamentos. Só que um novo relatório da Nikkei Asia joga um balde de água fria em um possível sucessor do iPhone 12 Mini.

De acordo com a publicação, a Apple teria desistido de investir no aparelho menor para apostar em uma versão 5G do iPhone SE, que deverá estar disponível a partir do início de 2022. O dispositivo ainda seria baseado no iPhone 8, o que significa que ele deve manter o botão Home (com leitor biométrico Touch ID integrado) e uma tela LCD de 4,7 polegadas — todos os outros modelos de iPhone lançados em 2020 contam com um display OLED.

As maiores novidades ficariam com o processador A15, que deve ser o mesmo que vai equipar a linha iPhone 13, bem como o modem Snapdragon X60 da Qualcomm, garantindo ao aparelho compatibilidade com as redes 5G. De resto, não espere por funções mais avançadas, como Face ID ou suporte para carregamento via MagSafe.

Um iPhone SE 5G não seria o único responsável pelo suposto fim do iPhone Mini. Citando uma fonte anônima, o Nikkei Asia também afirma que a Apple planeja um novo iPhone Pro Max de 6,7 polegadas. Ele manteria as proporções da variante mais poderosa, mas seria um modelo "relativamente econômico", talvez com menos recursos de câmera.

Em novembro de 2020, o iPhone 12 Mini representava apenas 6% das vendas, enquanto o 12 Pro Max superou as expectativas, respondendo por 20% do montante de iPhones comercializados.

Assine a newsletter do Gizmodo

Novos AirPods devem ser revelados este ano

Quanto aos outros produtos da Apple, o Nikkei Ásia afirma que novos AirPods entrarão em produção no próximo mês, o que se alinha com o cronograma de fabricação da companhia para os novos iPhones. Até agora, rumores sobre o AirPods 3 (ou seja lá como ele vai se chamar) indicam que os fones de ouvido de entrada terão um design muito parecido com o AirPods Pro.

Além disso, o rumor implica que a Apple deve voltar à rotina anual de lançamentos do período anterior à pandemia de Covid-19. Logo, é possível que a empresa realize um novo evento em setembro, e não mais em outubro, como aconteceu no ano passado.

The post Apple deve abandonar iPhone Mini para apostar nos modelos SE 5G e Pro Max mais acessível appeared first on Gizmodo Brasil.

Konami muda PES para eFootball, que será gratuito e cross-plataforma

Posted: 21 Jul 2021 08:07 AM PDT

eFootball

A Konami anunciou nesta quarta-feira (21) uma mudança radical na franquia PES (Pro Evolution Soccer). Agora, a série deixa de usar esse nome para se chamar eFootball. Além disso, o título será gratuito e terá versões para PC, tablets, smartphones e consoles.

Segundo o site oficial, a decisão de mudar drasticamente a franquia aconteceu após a Konami trabalhar em novo motor gráfico, responsável por novas animações e controles para o simulador de futebol. “O resultado final ficou ainda mais impressionante do que imaginamos inicialmente. Ultrapassamos os limites do PES e entramos em um novo mundo de futebol virtual”, diz a desenvolvedora.

Além das melhorias gráficas e nome, a Konami atendeu o pedido dos fãs e eFootball se tornará gratuito e cross-play, sistema que permite que jogadores de consoles e PC possam jogar entre si. “O eFootball elevará o nível dos eSports e se tornará a melhor experiência de futebol”, completa a empresa.

Também foram também divulgados novos recursos, modos e eventos que serão lançados em breve. Uma primeira versão do game será disponibilizada em setembro deste ano e terá um cronograma de lançamentos até março de 2022, com atualizações constantes.

eFootball
Calendário de atualizações que o eFootball receberá ao longo dos próximos meses. Imagem: Konami

A Konami apostou alto e os jogadores Neymar Jr. e Lionel Messi serão embaixadores do novo jogo.

“Estou muito feliz em anunciar que fiz uma parceria com a Konami como Embaixador Oficial para #PES2021 e além. Em breve teremos um momento icônico do PES, então venha e jogue!”

Não é a primeira vez que a empresa muda o nome do jogo de futebol. A primeira versão se chamava Winning Eleven, e em 2008 passou a se chamar Pro Evolution Soccer.

Assine a newsletter do Gizmodo

eFootball suportará consoles da nova geração, como PlayStation 5 e Xbox Series X|S, além do Xbox One e PlayStation 4 e PC. No futuro, o jogo irá para dispositivos móveis como iOS e Android. Não foi revelada nenhuma informação sobre compatibilidade com o Nintendo Switch.

The post Konami muda PES para eFootball, que será gratuito e cross-plataforma appeared first on Gizmodo Brasil.

Correios usam tecnologia RFID para rastrear encomendas em tempo real

Posted: 21 Jul 2021 07:35 AM PDT

Imagem: Agência Brasil

Os Correios anunciaram na última segunda-feira (19) uma novidade que deve tornar o rastreio de encomendas ainda mais preciso. Segundo a companhia, os pacotes passarão a ter a tecnologia RFID (Identificador por Rádio Frequência), o que, na prática, vai permitir que os envios sejam acompanhados em tempo real.

Hoje, para rastrear uma entrega, os Correios precisam fazer uma leitura manual e individual de cada pacote que passa pelas agências da entidade. Isso usando o código de barras de cada encomenda ao longo dos pontos pelos quais ela passa durante a rota de entrega. É por isso que, muitas vezes, é comum abrir o site dos Correios e o status da entrega não ser exatamente aquele — por exemplo, o pacote já pode ter sido entregue ou estar retido em uma agência.

Embora o RFID não deva substituir por completo esse sistema, a tecnologia certamente deve agilizar o processo de cadastro das encomendas no sistema dos Correios, e, por consequência, tornar as entregas mais rápidas e eficientes. O RFID também deve diminuir possíveis erros de logística, evitando que pacotes sejam enviados para destinos incorretos.

No momento, o uso de RFID depende do emissor do pacote. A novidade já está disponível para clientes que possuem contrato com os Correios.

Assine a newsletter do Gizmodo

Com funciona o RFID

O RFID funciona por meio de uma etiqueta (tag) que possui em seu interior uma pequena antena, que por sua vez é responsável por identificar objetos por meio de radiofrequência. Os Correios afirmam que a "tecnologia tem sido adotada por diversos setores da indústria, para otimizar os sistemas de informação". Sabe aqueles "chaveiros” colocados em roupas, para evitar furtos em lojas? Aquilo é um tipo de tag, mas o formato da etiqueta pode ser ainda menor.

GIF: Correios

Os próprios Correios dizem que as tags poderão ser incorporadas aos pacotes sem que o usuário perceba. Isso porque as tags podem ser lidas dentro e fora das caixas — o alcance de litura é entre 8 e 10 metros —, nem é preciso aproximar o código de barras de uma encomenda de um leitor específico. Além disso, a empresa poderá ler múltiplas tags RFID ao mesmo tempo, para facilitar a logística de rastreio.

[Correios]

The post Correios usam tecnologia RFID para rastrear encomendas em tempo real appeared first on Gizmodo Brasil.

Samsung marca evento no dia 11 de agosto para apresentar novos smartphones e acessórios

Posted: 21 Jul 2021 07:05 AM PDT

Imagem: Samsung/Divulgação

Após meses de vazamentos e rumores, a Samsung anunciou oficialmente que seu próximo evento Unpacked acontecerá no dia 11 de agosto, às 11h00 da manhã pelo horário de Brasília. A imprensa especializada já começou a receber convites para a conferência que, por conta da pandemia de Covid-19, será realizada mais uma vez totalmente online.

No convite, a sul-coreana diz a seguinte frase: "Prepare-se para abrir o novo". Ela vem acompanhada por uma ilustração que remete ao Galaxy Z Fold e Galaxy Z Flip, o que sugere que estes serão os principais focos da apresentação.

O que esperar do evento Unpacked

Com base em vazamentos recentes, a expectativa é que os dispositivos de maior destaque sejam o Galaxy Z Fold 3 e o Galaxy Z Flip 3. O Z Fold 3 deve trazer uma tela dobrável de 7,6 polegadas e suporte para a caneta S Pen, tornando o produto em um híbrido entre tablet e smartphone. Especula-se que apenas o modelo mais recente da S Pen, lançado no início do ano junto com o Galaxy S21 Ultra, seja compatível com o novo dobrável.

Enquanto isso, o Galaxy Z Flip 3 parece ser mais voltado para consumidores convencionais que procuram algo um pouco mais compacto em um design flip (que se abre na vertical), mas com algumas especificações de ponta. Também deve incluir duas baterias que, em conjunto, alcançam 3.203 mAh de capacidade.

Imagem: Steve Hemmerstoffer (OnLeaks)
O Galaxy S21 FE pode ser apresentado no próximo Unpacked. Imagem: Steve Hemmerstoffer (OnLeaks)

Outro celular que pode dar as caras é o Galaxy S21 FE. Surfando no sucesso do Galaxy S20 FE do ano passado, o dispositivo deve manter as principais características da linha Galaxy S21, mas com materiais mais baratos. Logo, o preço do aparelho será bem menor do que o praticado pelas variantes mais caras do Galaxy S21. Sem contar nas opções de cores, que devem ser quatro.

Além dos smartphones, a Samsung deve apresentar alguns acessórios da família Galaxy. Entre eles estão os relógios Galaxy Watch 4 e Galaxy Watch 4 Classic, ambos equipados com a nova versão do Wear OS rodando a One UI Watch. Eles também devem manter o formato circular e botões físicos nas laterais. O Galaxy Watch 4 deve vir em três tamanhos diferentes e incluir recursos como monitoramento de saúde aprimorado, medidor de oxigênio no sangue e acompanhamento contínuo de frequência cardíaca.

Novos fones de ouvido Galaxy Buds 2 também podem ser anunciados. Imagem: Evan Blass/Twitter

Por fim, outro acessório que pode dar as caras no evento Unpacked é o Galaxy Buds 2, que substituiria o Galaxy Buds original. Para os novos fones de ouvido, a Samsung teria incluído função de cancelamento ativo de ruído e um preço bastante competitivo para fones com essa características — em torno dos US$ 100, que em conversão direta equivale a R$ 525.

Assine a newsletter do Gizmodo

Sem Galaxy Note?

O único dispositivo que não esperamos ver no Unpacked é um novo Galaxy Note. A própria Samsung já deu declarações de que adiou o lançamento do aparelho para o ano que vem, em partes devido à falta de componentes causada pela crise global de chips. Portanto, fãs da linha Note terão de esperar até 2022 até que uma nova geração do dispositivo seja apresentada.

The post Samsung marca evento no dia 11 de agosto para apresentar novos smartphones e acessórios appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário