quarta-feira, 28 de julho de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Uso de QR Codes explode durante a pandemia de Covid-19, mas isso pode não ser bom

Posted: 27 Jul 2021 05:31 PM PDT

Imagem: Stefanie Loos (Getty Images)

Com a vacinação contra Covid-19 avançando em vários países, inclusive aqui no Brasil, bares e restaurantes esperam ver o movimento aumentar gradativamente nos próximos meses. E não estranhe se, ao frequentar um desses lugares — devidamente vacinado e mantendo distanciamento social, claro! — você não se depare mais com menus em papel. A tendência é que, a partir e agora, os códigos QR estejam por toda a parte, e com eles o perigo de empresas fazerem rastreamento silencioso e direcionado no seu dispositivo.

Essa é a constatação de uma análise feita pelo jornal New York Times. De acordo com o veículo, os códigos QR podem coletar grandes quantidades de dados a cada utilização. Jay Stanley, analista sênior de política da União Americana de Liberdades Civis, afirma que empresas já conseguem montar um banco de dados grande o suficiente para saber preferências dos usuários. E mesmo que as informações coletadas não sejam lá muito interessantes — se resumem apenas ao histórico de pedidos ou dados de contato —, nada impede que elas sejam repassadas para outras companhias fora do estabelecimento visitado.

Os códigos QR são pequenas imagens de códigos de barras pixelados em formato quadrado que armazenam certos dados. Agora na pandemia, para evitar ao máximo o contato dos clientes com qualquer superfície ou papel, muitos restaurantes adotaram um menu virtual em que o consumidor apenas aproxima a câmera do smartphone para acessar o cardápio. A maioria dos telefones tem leitores de código QR integrados às câmeras, mas também é possível baixar ferramentas de terceiros em lojas de aplicativos.

Por conta dessa facilidade, boa parte das empresas que passaram a usar QR Codes parecem concordar que a tecnologia veio para ficar, mesmo depois que a pandemia de Covid-19 for controlada.

Mas, como aponta o artigo do NYT, essas pequenas peças de tecnologia não são tão inofensivas quanto podem parecer à primeira vista. Além de armazenar dados como cardápios ou opções de bebidas, os códigos QR costumam ser projetados para transmitir certos dados sobre a pessoa que os leu em primeiro lugar, como número de telefone ou endereço de e-mail. Essa coleta de dados vem com algumas vantagens para os restaurantes que usam os códigos — eles sabem quem são seus clientes habituais e o que podem pedir, por exemplo. O único problema é que não sabemos para onde vão esses dados.

Assine a newsletter do Gizmodo

Falta de regras específicas dificulta fiscalização

Nos EUA, o jornal falou com duas empresas diferentes: a Mr. Yum, que oferece menus digitais destinados a rastrear o histórico de compras de um cliente, conforme eles revisitam restaurantes específicos; e a Cheqout, que permite que os usuários peçam e paguem por suas refeições diretamente de seus smartphones. Ambas alegaram que não venderam nenhum dos dados coletados para nenhuma entidade terceirizada. Esses dados incluíam nomes de clientes, números de telefone e informações de pagamento.

A questão é que a lei de privacidade nos Estados Unidos não traz nada muito específico quanto ao uso de códigos QR, nem sobre o que uma empresa de tecnologia de médio ou pequeno forte pode fazer com os dados dos usuários. Logo, não há nada que impeça essas companhias de compartilhar as informações que quiserem e com quem quiserem. Se muitos desses dados acabarem nas mãos erradas, eles podem ser facilmente usados ​​para meios mais sinistros.

The post Uso de QR Codes explode durante a pandemia de Covid-19, mas isso pode não ser bom appeared first on Gizmodo Brasil.

iPhone 14 pode ser o primeiro celular da Apple com chassi de titânio

Posted: 27 Jul 2021 05:00 PM PDT

Imagem: TheRegisti/Unsplash

O iPhone 13 ainda nem foi anunciado, mas os rumores sobre seu sucessor já estão a todo o vapor. E entre uma novidade e outra, a linha iPhone 14 (por enquanto, vamos chamá-la assim) promete trazer uma mudança drástica em sua composição: a versão mais cara, possivelmente o iPhone 14 Pro Max, deverá ser o primeiro smartphone da Apple feito de liga de titânio.

A notícia vem de analistas do JP Morgan Chase. Ainda não se sabe se o uso do material acarretaria em um design completamente inédito para o iPhone. No entanto, só a presença da liga de titânio no chassi do dispositivo deve dar uma cara ainda mais premium ao produto — além de torná-lo ainda mais caro. Por outro lado, o titânio é um material mais resistente e leve.

De acordo com o MacRumors, a Apple tem dois pedidos de patentes que reforçam o rumor. O primeiro envolve uma maneira de dar ao titânio um acabamento mais brilhante. Enquanto isso, a segunda patente detalha um "revestimento de óxido" para reduzir as impressões digitais. Como é possível notar, ambos os documentos abordam a fraqueza do titânio quando se trata de eletrônicos de consumo. E mesmo que um produto tenha essas características, é muito difícil que o material seja à prova de marcas de dedos e outras manchas.

Esta não seria a primeira vez que a Apple usaria titânio. A empresa tem um histórico de utilizar o material em alguns produtos, mas somente em casos muito específicos. De 2001 a 2006, lançou os PowerBooks G4 Titanium. Depois, só anunciou um gadget feito de titânio em 2019 com o Apple Watch Edition (Series 5). O Apple Card, cartão de crédito disponível apenas nos Estados Unidos, é outro produto da Apple fabricado em titânio.

Mais sobre o iPhone 14

O rumor do JP Morgan Chase também ecoa alguns dos outros boatos envolvendo o iPhone 14. Para o ano que vem, a Apple deve encerrar de vez o iPhone mini. Em seu lugar, a companhia vai lançar duas versões do iPhone 14 com tela de 6,1 polegadas, e outras duas com display de 6,7 polegadas. Além disso, os analistas sugerem que as mudanças previstas para o iPhone 13 neste ano não serão tão impactantes quanto as que a Apple tem reservado para o iPhone 14.

Por fim, os analistas do JP Morgan Chase afirmam que a Apple trata os vindouros iPhones de 2022 como um "superciclo” — um ano em que os aparelhos ganham uma quantidade significativa de novidades em comparação com modelos anteriores. Por consequência, mais pessoas estariam dispostas a atualizar seus smartphones.

Assine a newsletter do Gizmodo

Como sempre, os rumores nem sempre se mostram verdadeiros. E ainda falta muito tempo até que o iPhone 14 comece a ser produzido em larga escala. Até lá, vamos nos concentrar no iPhone 13, que deve ser anunciado oficialmente entre setembro e outubro.

The post iPhone 14 pode ser o primeiro celular da Apple com chassi de titânio appeared first on Gizmodo Brasil.

Xbox revela 11 biomas de Forza Horizon 5, que promete ser “o maior” da franquia

Posted: 27 Jul 2021 04:34 PM PDT

Forza Horizon 5, game de corrida para Xbox e PC anunciado durante a E3 deste ano, terá nada menos que 11 biomas. A informação é do blog do Xbox, em uma publicação da última segunda-feira (26). 

Enquanto os jogos anteriores se passavam no sertão australiano (Forza Horizon 3) e os campos ingleses (Forza Horizon 4), o quinto game será inspirado no México. De acordo com a publicação, "cada um dos 11 biomas únicos terá uma transição diferente entre as estações", tal qual a mecânica implementada no antecessor.

"Sabíamos desde o início que queríamos que este fosse o maior Forza Horizon de todos os tempos. No entanto, para sermos maiores, sentimos que também precisávamos oferecer o máximo de diversidade", diz Mike Brown, diretor criativo da franquia na desenvolvedora Playground Games.

Os 11 biomas são:

  • Cânion: o local mais exibido durante o trailer de revelação terá rochas e, para ajudar na imersão, terá mais eco do que os demais.
  • Costa tropical: cenário de férias mexicanas, há palmeiras e vida animal nesta região paradisíaca.
  • Fazendas: plantas frutíferas coloridas e cercas quebráveis trazem um bioma que já estamos acostumados a ver em Forza.
  • Colinas áridas: digno de filmes de velho-oeste, há aridez e espaço para corridas off-road.
  • Floresta: vegetação densa, cachoeiras e riachos são encontrados aqui, junto a templos inspirados em locais reais do México.
  • Deserto vivo: pela primeira vez, cactos estão em Forza – além de formações rochosas únicas do bioma.
  • Costa rochosa: sem muitas árvores, nessa região você terá visão privilegiada dos oceanos.
  • Deserto de areia: dunas perfeitas para veículos 4×4, bem como ruas pavimentadas sem muitas curvas, o que pode ser uma boa oportunidade de testar a aceleração dos seus veículos.
  • Pântano: águas rasas do pântano apresentam a mecânica de criar atalhos quando você quebrar raízes de árvores (caso o veículo dê conta).
  • Cidade urbana de Guanajuato: marcada pela arquitetura, a região tem variedade vertical e vários túneis, com trajetos interessantes para circuitos de corrida.
  • Vulcão: ao lado do deserto há uma das regiões mais altas do mapa, sendo o único local onde os jogadores poderão encontrar neve.

Durante a transmissão ao vivo que aconteceu também na última segunda-feira, batizada de Let's ¡Go!, parte da equipe de Forza contou escolhas nos respectivos biomas. A live de meia hora pode ser assistida na íntegra a seguir (em inglês, com opção de tradução de legendas via player do YouTube):

Conar Cross (diretor de arte) comenta que houve certa preocupação ao conectar os biomas e, no caso do pântano, foi resultado da interseção entre a floresta e a costa tropical, com cenários verdes do game. “Tentamos capturar as nuances daquilo que faz parecer ser real e no caso da floresta (…) é incrível sair da floresta densa e ver os incríveis templos espalhados pelo mapa”, Conar conta. O diretor ainda diz que há uma referência da cultura pop: um dos tipos de arbustos foi inspirado em Predador, filme que estrela Arnold Schwarzenegger.

O vulcão, por outro lado, é descrito como a maior característica geológica trazida ao mundo de Horizon. A destruição dos cenários, como em Horizon 4, também resulta em pontos adquiridos pelo jogador, remetendo ao ar “arcade” do jogo, por mais que o visual realista e os gráficos da atual geração tentem te convencer do contrário.

Assine a newsletter do Gizmodo

Forza Horizon 5 será lançado em 9 de novembro para PC (via Steam e Microsoft Store), Xbox One e Xbox Series X/S.

The post Xbox revela 11 biomas de Forza Horizon 5, que promete ser "o maior" da franquia appeared first on Gizmodo Brasil.

Instagram vai limitar contas de menores de 16 anos e sugerir que tranquem seus perfis

Posted: 27 Jul 2021 04:29 PM PDT

Em março, documentos vazados indicavam que o Facebook estaria desenvolvendo uma versão do Instagram exclusiva para crianças com menos de 13 anos. Embora isso não tenha acontecido (ainda), a rede social de fotos e vídeos anunciou nesta terça-feira (27) uma novidade parecida, que também visa proteger menores de idade: todos os usuários com menos de 16 anos terão suas contas de Instagram pré-definidas como privadas.

“Queremos impedir, sempre que possível, que os jovens sejam contatados por adultos que eles não conheçam ou com quem não queiram interagir. Acreditamos que manter a conta privada no Instagram é a melhor maneira de evitar que isso aconteça. Portanto, a partir desta semana, todos os menores de 16 anos (ou menores de 18 em alguns países) terão suas contas pré-definidas como privadas ao entrar no Instagram", conta a rede em um comunicado de imprensa.

Até então, o Instagram já pedia aos jovens menores de 16 anos que, ao se inscreverem na plataforma, escolhessem ter uma conta pública ou privada — maiores de idade, por padrão, não visualizam essa opção. De acordo com a empresa, oito em cada dez jovens aceitaram manter as configurações padrão desconta privada ao entrar no serviço.

Apesar da novidade, a conta privada não será obrigatória para crianças e adolescentes. Esse público ainda poderá tornar seus perfis abertos e sem restrições de aprovação. No entanto, eles receberão uma notificação do Instagram destacando os benefícios da conta privada e explicando como alterar as configurações de privacidade.

Menores de 16 anos terão suas contas pré-definidas como privadas aos se inscreverem na rede social. Imagem: Instagram/Divulgação

Menores de 16 anos terão menos alcance

Como nem todo mundo talvez aceite trancar seus perfis, o Instagram vai dificultar que contas potencialmente suspeitas encontrem os jovens mais novos. Para tal, a plataforma pretende limitar o alcance de perfis de menores de idade. Segundo o Instagram, a empresa criou uma nova tecnologia interna para encontrar contas que mostrarem comportamento potencialmente suspeito, ajudando a companhia a agir com rapidez e impedir que essas contas interajam com crianças e adolescentes.

Usando essa tecnologia, esses adultos não verão mais contas de adolescentes em lugares como o Explorar, Reels ou em “Contas sugeridas para você”. Caso eles encontrem contas de jovens pesquisando pelos nomes de usuário, serão impedidos de segui-las. Eles também não poderão comentar nas publicações de adolescentes e não verão comentários feitos por adolescentes nas publicações de outras pessoas.

Anúncios direcionados apenas para maiores de 18 anos

Outra medida que o Instagram vai implementar nas próximas semanas é o fim da divulgação de propaganda direcionada com base nos interesses e atividades dos usuários. Neste caso, a veiculação de anúncios só será permitida para maiores de 18 anos. Usuários que ainda não alcançaram a maioridade ainda poderão receber anúncios e posts patrocinados, desde que eles atendam critérios baseados na idade, gênero e localização geográfica.

Na prática, isso significa o seguinte: supondo que o menor de idade goste de futebol, mas o tema só esteja disponível para maiores de 18 anos, empresas não poderão mostrar para aquele usuário anúncios que falem sobre futebol. Para esse público menor, toda e qualquer publicidade precisa atender aos três critérios citados no fim do parágrafo anterior (idade, gênero e localização). Lembrando que usuários que já atingiram a maioridade podem desativar o envio de anúncios direcionados pelas configurações do Instagram.

Assine a newsletter do Gizmodo

Quando as mudanças começam a valer?

Inicialmente, as novidades serão incorporadas ao aplicativo do Instagram nos Estados Unidos, Austrália, França, Reino Unido e Japão. Depois, mais países devem começar a receber as atualizações. Não há previsão para o Brasil

The post Instagram vai limitar contas de menores de 16 anos e sugerir que tranquem seus perfis appeared first on Gizmodo Brasil.

Funcionários da Blizzard assinam carta a líderes da empresa comentando ação judicial

Posted: 27 Jul 2021 03:10 PM PDT

No dia 22 deste mês a Califórnia processou a Activision Blizzard, conglomerado publisher de jogos, por má conduta de trabalho e assédio sexual. Hoje (27), mais de 2 mil atuais e ex-funcionários assinaram uma carta chamando a resposta da empresa ao caso de “abominável e insultuosa”.

De acordo com a Bloomberg, que teve acesso à carta, um porta-voz disse que a ação judicial possui descrições “distorcidas” e parcialmente “falsas” do passado da Blizzard. O presidente J. Allen Brack fez um pronunciamento público e afirmou que o comportamento detalhado é “completamente inaceitável”.

A presidente-executiva da Blizzard, Frances Townsend, disse que a ação é uma representação “distorcida” da companhia, com situações e fatos fora de contexto.

Em resposta, os funcionários que corroboraram as acusações via redes sociais alertam aos superiores que reconheçam a “seriedade das alegações” e exigem que tais demonstrem “compaixão pelas vítimas de assédio”.

No final do ano passado a Activision Blizzard tinha cerca de 9,500 funcionários.

Assine a newsletter do Gizmodo

Certo trecho da carta, em tradução livre:

Apoiamos todos os nossos amigos, companheiros de equipe e colegas, bem como os membros de nossa dedicada comunidade, que sofreram maus-tratos ou assédio de qualquer tipo. Não seremos silenciados, não ficaremos de lado e não desistiremos até que a empresa que amamos seja um local de trabalho do qual todos possamos nos sentir orgulhosos de fazer parte novamente. Nós seremos a mudança.

Activision Blizzard é responsável por jogos famosos como a série Call of Duty, Tony Hawk, Crash e o clássico World of Warcraft.

[Destructoid]

The post Funcionários da Blizzard assinam carta a líderes da empresa comentando ação judicial appeared first on Gizmodo Brasil.

Perguntamos sobre ciência a estes 5 líderes religiosos

Posted: 27 Jul 2021 03:05 PM PDT

Há quem diga que existem muitos conflitos entre religião e ciência. O estereótipo comum de um pesquisador é o de que, por ser pautado pela racionalidade e experimentações, ele não acredita em divindades e rituais. E as religiões, por acreditarem em uma força maior, negam os avanços científicos e se protegem do que é negativo a partir de suas crenças. Porém, a realidade não é essa. Em um momento no qual a ciência se tornou a protagonista da vida humana, conversamos com cinco líderes religiosos de diversas correntes para saber quais são as semelhanças e as diferenças entre a religião e a ciência na visão deles.

Leia mais no Bitniks

The post Perguntamos sobre ciência a estes 5 líderes religiosos appeared first on Gizmodo Brasil.

Em novo trailer de ‘007 – Sem Tempo Para Morrer’ Daniel Craig dá adeus a papel

Posted: 27 Jul 2021 02:50 PM PDT

Com a primeira data de estreia para abril de 2020, o filme 007 – Sem Tempo Para Morrer  foi adiado múltiplas vezes e se tornou um dos mais aguardados dos “tempos pandêmicos”, junto de Duna. Porém, diferente de Duna e de certos lançamentos de outros estúdios, como o recente Viúva Negra, este será exclusivo dos cinemas. Confira o mais novo trailer a seguir:

O longa será o último a estrelar Daniel Craig interpretando o agente. Já são 15 anos no papel. Tal qual o ator, no filme o personagem está “aposentado” como 007 e é obrigado a retornar para evitar uma grande ameaça tecnológica. O antagonista high-tech em questão é Safin, feito pelo ator Rami Malek (protagonista de Mr. Robot ou Freddie Mercury em Bohemian Rhapsody). Exceto por esta sucinta descrição, pouco sabe-se a respeito do enredo do longa, que conseguiu manter segredo por mais de um ano e meio.

Ana de Armas (de Entre Facas e Segredos) fará uma agente da CIA chamada Paloma e Lashana Lynch (Maria Rambeau, em Capitã Marvel) será a nova agente Nomi. Além dos novos atores, teremos o retorno de Naomie Harris, Ralph Fiennes, Léa Seydoux e Ben Wishsaw.

Conforme anunciado em 2018, o até então diretor Danny Boyle, de Trainspotting e Quem Quer Ser um Milionário?, foi trocado por Cary Fukunaga, de Beasts of No Nation (drama de guerra da Netflix). Sem Tempo Para Morrer será um dos primeiros grandes lançamentos mundiais nos cinemas no final deste ano, seguido pelas estreias da Marvel (Eternos e Homem-Aranha), com grande potencial de ser um forte representante da recuperação dos cinemas neste segundo semestre.

Logo, espera-se que este 007 arrecade algo próximo de Casino Royale (a primeira aparição de Daniel Craig), com seus 616 milhões de dólares, ficando bem abaixo de Skyfall, lançado há 9 anos, que arrecadou mais de 1 bilhão de dólares.

Outro grande impacto por conta da pandemia fica no portfólio completo da franquia. Os seis anos entre 007 Contra Spectre e Sem Tempo Para Morrer será empatado com uma das maiores distâncias entre estreias do agente secreto: Permissão para Matar (1989) e GoldenEye (1995), que coincidiu ser a mudança entre atores interpretando Bond.

Assine a newsletter do Gizmodo

007 Sem Tempo Para Morrer será lançado em 8 de outubro nos EUA, 30 de setembro no Reino Unido e espera-se que chegue em 7 de outubro aqui no Brasil.

The post Em novo trailer de ‘007 – Sem Tempo Para Morrer’ Daniel Craig dá adeus a papel appeared first on Gizmodo Brasil.

Próximos Samsung: novos dobráveis com S Pen e nada de Galaxy Note

Posted: 27 Jul 2021 02:28 PM PDT

Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

Faltando pouco mais de duas semanas para o próximo Unpacked da Samsung, o presidente da empresa e chefe de comunicações móveis, TM Roh, confirmou o que rumores de algumas semanas já apontavam: o foco evento online será nos dispositivos dobráveis, e ao menos um deles terá suporte para a caneta S Pen. Além disso, o executivo reforçou mais uma vez que não veremos um novo Galaxy Note este ano.

Em um artigo publicado no site de imprensa da Samsung, Roh abordou uma série de assuntos, incluindo a dedicação contínua da Samsung a dispositivos com telas dobráveis e as parcerias da empresa para fornecer aplicativos personalizados para esses aparelhos. Isso inclui versões otimizadas de ferramentas como Google Duo e Microsoft Teams. Por outro lado, Roh afirmou que a ideia é incentivar que outros desenvolvedores criem programas para gadgets dobráveis. Logo, é provável que vejamos apps de empresas menores.

Mas o mais importante, sem dúvida, é que Roh antecipou algumas novidades que as pessoas podem esperar sobre os tais dispositivos para o evento do dia 11 de agosto. "O próximo Galaxy Z Fold combina o melhor do que existe em smartphones e tablets, oferecendo formas completamente novas de trabalhar, conectar e criar, enquanto o próximo Z Flip conta com um estilo ainda mais refinado, composto por materiais mais duráveis ​​e resistentes", disse Roh.

Esse último trecho na fala de Roh parece ir de encontro com o anúncio do Gorilla Glass DX/DX+ na semana passada, quando a Corning sugeriu que um dispositivo da Samsung seria o primeiro equipado com o novo vidro reforçado. Vazamentos anteriores também indicam que tanto o Galaxy Z Fold 3 quanto o Z Flip 3 terão algum tipo de resistência a água, o que ajudaria muito a melhorar a durabilidade dos produtos.

Imagem: Samsung/Divulgação

Sem Galaxy Note

Roh também confirmou que a Samsung anunciará sua primeira caneta S-Pen projetada especificamente para celulares dobráveis. Isso deve abrir caminho para que mais dispositivo da sul-coreana sejam compatíveis com o acessório, principalmente este ano, em que não será lançado um novo integrante da linha Galaxy Note. “Em vez de revelar um novo Galaxy Note desta vez, iremos ampliar ainda mais os recursos do Note para mais dispositivos Samsung Galaxy", destacou.

Além de uma atenção especial para as novas gerações do Galaxy Z Fold e Galaxy Z Flip, a ausência de um novo Note também se justifica pela escassez global de chips. Anteriormente, a Samsung sinalizou ter adiado o anúncio do próximo Galaxy Note para 2022.

Assine a newsletter do Gizmodo

O próximo evento Unpacked acontecerá no dia 11 de agosto, às 11h00 da manhã pelo horário de Brasília, nos canais oficiais da Samsung no YouTube e redes sociais.

The post Próximos Samsung: novos dobráveis com S Pen e nada de Galaxy Note appeared first on Gizmodo Brasil.

Após 4 dias fora do ar, CNPq diz que está restaurando Lattes e não há perda de dados

Posted: 27 Jul 2021 12:18 PM PDT

Imagem: Herivelto Batista/MCTIC/Divulgação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou nesta terça-feira (27) que identificou os problemas relacionados a uma falha que interrompeu o acesso a seu site oficial e também à plataforma Lattes, que guarda currículos e publicações científicas, além de servir como um serviço de apoio a pesquisadores. Os dados estavam fora do ar desde sábado (24) e, segundo o CNPq, devem voltar a ser disponibilizados ao longo dos próximos dias.

Segundo o CNPq, o problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas, e que os procedimentos para sua reparação foram iniciados. Sem dar muitos detalhes, tudo leva a crer que a migração de servidores foi a causa do apagão de dados. O conselho declarou que não há perda de dados na plataforma Lattes, uma vez que “existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas”.

A pasta também explicou que o pagamento das bolsas implementadas não será afetado. O que continuam suspensos são os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a prestação de contas. Já os prazos de ofício serão prorrogados.

Nesta segunda-feira (26), o CNPq disse que o problema que provocou a queda dos serviços foi identificado já no sábado, atribuindo a indisponibilidade a um evento não especificado. Somente o site do conselho, que é hospedado no servidor central do governo federal, estava funcionando. Até o momento, o governo federal não se pronunciou sobre a paralização das plataformas da agência.

"O CNPq informa que segue em esforço conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para o restabelecimento dos sistemas após evento que causou a indisponibilidade das plataformas. A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível. Informamos, também, que todos os prazos estão suspensos e serão prorrogados", disse a agência federal de fomento à pesquisa.

Cerca de 84 mil pesquisadores são financiados co recursos d CNPq. Outros órgãos do governo, entre eles a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), também realizam operações com auxílio do Lattes.

Queima em servidor seria a causa do problema

Em entrevista a Yahoo! Notícias, o presidente do Sindicato Nacional dos Gestores Públicos em Ciência e Tecnologia (SindGCT), Roberto Muniz, criticou a falta de atualizações e manutenção no Lattes. Isso justificaria as quedas constantes de acesso.

"A falta de manutenção do CNPq tem gerado esse tipo de problema. Faz anos que nós estamos com problema nas plataformas, que estão se tornando obsoletas. Os pesquisadores têm dificuldade de acessar o sistema, que cai com frequência e às vezes perde registro", declarou.
O presidente do SindGCT disse que ainda é cedo para falar sobre perda de dados armazenados nesses sistemas, mas pesquisadores e funcionários do conselho estão apreensivos que informações podem ser perdidas caso as plataformas não voltem a funcionar o quanto antes.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Folha de S.Paulo alegou mais cedo nesta terça-feira (27) que funcionários apontam para a queima de um dispositivo de um equipamento que tem a função de controlar os servidores onde as plataformas ficam hospedadas. A falha teria ocorrido durante a migração para um novo equipamento.

Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, disse à Folha que a resolução da falha tem sido liderada pelo CNPq para que a normalidade dos sistemas seja reestabelecida nos próximos dias. Pontes também afirma que "não há problemas de orçamento, apenas questão de tempo de manutenção para o retorno".

Governo federal corta repasses para a pasta

Desde 2019, o governo do presidente Jair Bolsonaro tem feito cortes milionários nas pastas relacionadas a pesquisas científicas. Entre as principais estão os já citados CNPq e Capes, mas também houve redução de investimento no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Assine a newsletter do Gizmodo

Em 2020, o CNPq contou com apenas R$ 22 milhões para fomento à pesquisa, o que representa somente 18% do valor destinado em 2019. Também no ano passado, Capes perdeu R$ 1,2 bilhão em comparação com os R$ 4,2 bilhões no primeiro ano do governo Bolsonaro. No FNDCT, a situação foi ainda mais crítica: o corte para 2021 foi de R$ 4,8 bilhões.

Este ano, o CNPq teve o menor orçamento desde 2000. Segundo levantamento do jornal O Globo no Sistema Integrado de Operações (SIOP) do governo federal, a pasta tem R$ 1,21 bilhão de orçamento, contra R$ 2,35 bilhões de 21 anos atrás. O período com maior investimento para o setor foi em 2013, quando o valor chegou a R$ 3,13 bilhões.

[CNPq, Folha de S.Paulo, Estadão, Yahoo! Notícias, El País, O Globo]

The post Após 4 dias fora do ar, CNPq diz que está restaurando Lattes e não há perda de dados appeared first on Gizmodo Brasil.

Teve reação alérgica à primeira dose da vacina da Covid-19? Segunda dose será mais leve, sugere estudo

Posted: 27 Jul 2021 12:00 PM PDT

Vacina

A reações alérgicas à vacina da Covid-19 são extremamente raras. No entanto, aquelas pessoas que tiveram não precisam se preocupar com a segunda dose. É o que diz uma nova pesquisa publicada na JAMA Internal Medicine, na última segunda-feira (26).

O estudo, que incluiu várias instituições médicas dos Estados Unidos, descobriu que as pessoas que relataram reações após a primeira dose foram capazes de tomar a segunda com segurança, com uma em cada cinco experimentando apenas sintomas alérgicos leves e controláveis.

Logo após a autorização para o uso emergencial das vacinas Pfizer/BioNTech e Moderna em dezembro, surgiram relatos de pessoas que tiveram alergia. Em alguns casos, essas reações foram graves e exigiram tratamento médico, o que é conhecido como anafilaxia. Estas reações mais graves são consideradas muito raras. Uma pesquisa com profissionais de saúde, por exemplo, descobriu que apenas cerca de 2% das pessoas experimentaram alguma reação alérgica aguda após a primeira dose, enquanto apenas 0,025% desenvolveram anafilaxia.

Ainda assim, os casos levaram a rótulos de advertência sobre os riscos, especialmente para pessoas com alergia documentada anterior a qualquer um de seus componentes. A orientação federal dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças também começou a recomendar um período de espera padrão de 15 minutos para a maioria das pessoas após a vacinação, já que é quando os sintomas são mais prováveis ​​de aparecer, e 30 minutos para qualquer pessoa com maior risco de alergia. O CDC também recomendou que as pessoas que tomaram a primeira dose e experimentaram anafilaxia não tomassem a segunda dose, mas que ainda poderiam tomar a vacina de dose única da Johnson & Johnson.

Porém, essas novas análises discutem que esse cuidado precisa ser reavaliado. Os cientistas são afiliados a vários centros médicos do país, incluindo o Massachusetts General Hospital e o Brigham and Women’s Hospital, ambos em Boston, o Vanderbilt University Medical Center em Nashville, Tennessee, a Yale School of Medicine em Connecticut e a University of Texas Southwestern. Eles avaliaram 189 pessoas que tinham sintomas documentados de uma reação alérgica à primeira dose de qualquer uma das vacinas de mRNA. Destes, 159 pacientes decidiram receber uma segunda dose da vacina, incluindo 17 pessoas que já haviam sofrido anafilaxia. Seus resultados na segunda vez foram registrados pela equipe médica da época ou por meio de um telefonema de acompanhamento com os pacientes.

Todas as pessoas toleraram o imunizante sem problemas ou tiveram problemas menores. Vinte por cento relataram sintomas imediatos de uma possível reação alérgica pós-dose; estes incluíam tonturas, suores ou urticária. Mas nenhum relatou sintomas piores do que na primeira vez, incluindo anafilaxia, e todos os casos foram de curta duração, desapareceram por conta própria ou foram tratáveis ​​apenas com anti-histamínicos.

"Nossa mensagem é que os sintomas alérgicos imediatos após as vacinas não impedem seu uso futuro. Pudemos supervisionar a vacinação completa e segura de 159 indivíduos que tiveram reações com sua primeira dose de mRNA", disse a autora do estudo Kimberly Blumenthal, do Massachusetts General Hospital.

Curiosamente, a falta de reação na segunda vez sugere um questionamento sobre o que pode causar essas alergias. "Ao invés da alergia clássica, mediada por anticorpos IgE (imunoglobulina E), onde a exposição subsequente a um alérgeno reproduz reações semelhantes ou mais potentes, algumas das reações imediatas observadas às vacinas de mRNA COVID-19 podem ser devido a outros mecanismos que não são recorrentes e podem ser reduzidos com pré-medicação, como anti-histamínicos", disse Blumenthal (notavelmente, 30% dos pacientes tomaram anti-histamínicos antes de sua segunda injeção)."Um bom exemplo pode ser agentes de contraste intravenosos onde as reações imediatas – até mesmo anafilaxia – muitas vezes podem ser evitadas com pré-medicação, como anti-histamínicos e corticosteróides."

Como em qualquer estudo, esta pesquisa apresenta limitações. O estudo foi retrospectivo, o que significa que se baseou em dados coletados no passado. Diferentes centros médicos também podem ter usado critérios diferentes para medir os sintomas. E as pessoas no estudo foram encaminhadas a esses centros por causa de sua reação alérgica inicial, o que poderia torná-los diferentes de maneiras importantes para a população maior de pessoas com uma possível alergia à vacina.

Ainda assim, os pesquisadores dizem que suas descobertas devem fazer as pessoas reconsiderarem a estratégia não testada de misturar a primeira dose de uma vacina de mRNA com a vacina de J&J. "A vacinação completa com duas doses se tornou ainda mais importante com a variante delta e suspeitamos que haja muito mais pessoas que não receberam a segunda injeção por causa dos sintomas alérgicos", disse Blumenthal.

Assine a newsletter do Gizmodo

É provável que mais estudos sejam necessários para realmente convencer agências como o CDC a reconsiderar sua postura quanto às vacinas para essas pessoas alérgicas. Porém, pesquisas mais relevantes devem estar a caminho em breve. Em abril, o governo federal anunciou que iria estudar pessoas com certas condições alérgicas, como distúrbios de mastócitos, e comparar o que acontece com elas depois de tomar uma vacina de mRNA a um grupo de controle.

Quanto às pessoas preocupadas com seus próprios riscos após uma reação alérgica à primeira dose, Blumenthal aconselha que as pessoas conversem com seu médico e considerem a opinião de um alergista ao pesar os riscos e benefícios de uma segunda dose.

The post Teve reação alérgica à primeira dose da vacina da Covid-19? Segunda dose será mais leve, sugere estudo appeared first on Gizmodo Brasil.

Atualize seu iPhone, iPad ou Mac agora mesmo! Update corrige falha de segurança

Posted: 27 Jul 2021 11:35 AM PDT

Imagem: Frederik Lipfert/Unsplash

Mais um dia, mais um aviso importante de que, se você tem um iPhone, iPad ou Mac, deveria atualizar seu dispositivo agora mesmo. Na última segunda-feira (26), a Apple lançou repentinamente as novas versões do iOS, iPadOS e macOS que trazem um novo patch de segurança para corrigir uma falha grave, além de alguns bugs recorrentes nas plataformas.

Todos os aparelhos compatíveis já podem instalar o iOS 14.7.1, iPadOS 14.7.1 e macOS Big Sur 11.5.1. De acordo com a Apple, as atualizações corrigem uma vulnerabilidade de dia zero que a companhia diz ter sido amplamente explorada por hackers do mundo todo. A brecha em questão — chamada CVE-2021-30807 — pode permitir que um cibercriminoso execute código arbitrário com privilégios de kernel, garantindo que eles sequestrem o dispositivo com mais facilidade.

"Atualizações disponíveis para: iPhone 6s ou superior, iPad Pro (todos os modelos), iPad Air 2 ou superior, iPad de 5ª geração ousuperior, iPad mini 4 ou superior, e iPod touch (7ª geração). Um aplicativo pode ser capaz de executar código arbitrário com privilégios de kernel. A Apple está ciente de um relatório de que esse problema pode ter sido explorado ativamente", comentou a empresa.

O site The Record observa que, apesar de não estar exatamente claro quem está cometendo o hacking, existem alguns suspeitos notáveis:

“Embora haja uma chance bastante sólida de que esse ‘dia zero’ seja uma nova exploração usada pela comunidade de desbloqueio de iOS para fazer root em iPhones, também não está claro se o dia zero de hoje está de alguma forma relacionado ao Grupo NSO, uma empresa israelense que vende ferramentas de hacking do iPhone para governos em todo o mundo, e que recentemente esteve no centro de um grande número de relatórios investigativos que expuseram alguns de seus hackers anteriores.”

Assine a newsletter do Gizmodo

A atualização já está disponível para ser instalada nos dispositivos compatíveis. No iPhone e iPad, basta ir em Ajustes > Geral > Atualização de Software para iniciar o download manualmente.

The post Atualize seu iPhone, iPad ou Mac agora mesmo! Update corrige falha de segurança appeared first on Gizmodo Brasil.

São Paulo sanciona lei que barra ‘sommeliers de vacina’

Posted: 27 Jul 2021 11:15 AM PDT

Vacina. Crédito: Unsplash

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sancionou nesta terça-feira (27) uma lei que visa acabar com os chamados ‘sommeliers de vacina’ — que são aqueles que querem escolher a marca do imunizante que irão tomar. A nova regra põe no fim da fila quem se recusar a tomar a vacina disponível no posto.

A decisão, que entra em vigor hoje, diz que “aquele que for retirado do cronograma de vacinação por recusa do imunizante será incluído novamente na programação após o término da vacinação dos demais grupos previamente estabelecidos.”

Essas pessoas se responsabilizarão a partir da assinatura de um termo de recusa, que será anexado ao cadastro único do paciente na rede municipal de saúde, para que este não consiga se vacinar em outro lugar. Isso também vale para os inscritos na “xepa”. No entanto, há exceções: as gestantes, puérperas e quem tiver comorbidade comprovada por recomendação médica podem buscar as marcas indicadas por seu especialista.

São Paulo não é a primeira cidade que adotou a medida. Em São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, região metropolitana da capital, quem recusar a dose disponível também será mandado para o fim da fila. O mesmo acontece em Juruaia, no sudoeste mineiro e Criciúma, em Santa Catarina.

Essa busca por marcas específicas começou por diversos motivos: queixas de reações como dores de cabeça e dor no braço, interpretações errôneas da eficácia, vontade de tomar a dose única e até mesmo pela crença em fake news. Além disso, a alta procura pela Pfizer, por exemplo, se dá pelo índice de eficácia que chega a 95% e pela crença de que, tomando o imunizante americano, seria possível viajar para o exterior. Porém, é preciso lembrar todas elas passam por fases de testes de segurança antes de chegar ao nosso corpo. Dessa forma, cientistas afirmam que, quando aprovadas pelos comitês de saúde, os imunizantes são seguros e eficazes.

Assine a newsletter do Gizmodo

Na verdade, o que importa para barrar o vírus é a alta cobertura vacinal, ou seja, a quantidade de pessoas que tomam as duas doses e completam o esquema. De acordo com autoridades sanitárias, é preciso 70% da população vacinada para diminuir a circulação do Sars-CoV-2. Isso é preocupante pois um balanço de maio divulgado pelo G1 mostrou que 5 milhões de brasileiros ainda não voltaram para tomar a segunda dose.

The post São Paulo sanciona lei que barra ‘sommeliers de vacina’ appeared first on Gizmodo Brasil.

Nokia lança novo tijolão: XR20 é um celular “indestrutível” por US$ 550

Posted: 27 Jul 2021 10:51 AM PDT

Em abril deste ano, a HMD Global anunciou uma grande reformulação nos smartphones da marca Nokia, trazendo dispositivos de entrada e sem a promessa de atualização duradoura para Android. Agora, agora a empresa revelou oficialmente que o primeiro telefone da série X chegará aos Estados Unidos ainda este mês. E ele promete ser um dispositivo duro na queda. Literalmente.

O Nokia XR20 custa US$ 550 (cerca de R$ 2.750 na conversão direta) e será lançado em 24 de agosto. É o modelo mais caro do portfólio atualizado da Nokia. E justamente por isso ele traz especificações mais robustas, incluindo um painel de 6,67 polegadas (2.400 x. 1.080 pixels de resolução), processador Snapdragon 480 5G, memória RAM de 6 GB, 128 GB de armazenamento interno e bateria de 4.630 mAh compatível com carregamento sem fio de 15 Watts.

Completam as especificações as câmeras de 48 MP (principal) e 13 MP (ultra-angular) na parte traseira, sensor fotográfico de 8 MP para selfies, suporte para tecnologias de cancelamento de ruído e áudio espacial OZO da Nokia, porta USB-C, entrada para cartão microSD e conector P2 para fone de ouvido. Além disso, o Nokia XR20 receberá três anos de atualização do Android e quatro anos de updates com patches mensais de segurança.

À prova de vida

Mas, sem dúvida, o que mais chama atenção no Nokia XR20 é uma durabilidade potencialmente melhor do que outros aparelhos intermediários. A tela possui revestimento Corning Gorilla Glass Victus, considerada quatro vezes mais resistente a arranhões do que um display comum. A carcaça, por sua vez, pode suportar quedas de até 1,80 metro sem precisar de uma capa protetora, temperaturas de até 55°C e ficar submerso em água doce em 1,5 metro por até uma hora.

De acordo com a fabricante, o XR20 é o primeiro celular “à prova de vida” da empresa. Em um teaser divulgado no Twitter, a companhia sugere que o dispositivo tenta resgatar a alta durabilidade que era oferecida nos antigos telefones da Nokia. Lembra dos clássicos "tijolões", que se mantinham intactos mesmo após inúmeras quedas? É quase isso.

O XR20 não é tão chamativo ou inovador como alguns dos telefones mais premium da Nokia nos últimos anos. Contudo, é bom ver que a companhia tenta retornar às suas raízes com um modelo mais simples e bem projetado que é feito para durar.

Assine a newsletter do Gizmodo

Preço e disponibilidade

Nos EUA, as vendas do Nokia XR20 começam daqui cerca de um mês, em 24 de agosto, por US$ 550 (R$ 2.750). Ao que tudo indica, apenas a versão com 6 GB de memória RAM e 128 GB será vendida no país — em outros mercados, o smartphone pode ser adquirido com 4 GB de RAM e 64 GB de espaço interno. O celular estará disponível nas cores Ultra Blue (azul) e Granite Grey (preto).

Até o momento, não há previsão de lançamento no Brasil.

The post Nokia lança novo tijolão: XR20 é um celular “indestrutível” por US$ 550 appeared first on Gizmodo Brasil.

Trailer de ‘Ghostbusters Mais Além’ mostra elenco de peso

Posted: 27 Jul 2021 08:36 AM PDT

O novo filme da franquia Caça-Fantasmas ficou com a estranha tradução de Ghostbusters: Mais Além. Nele, crianças descobrirão o legado sombrio de seu avô. Adiado por conta da pandemia, o filme só será lançado em novembr deste ano.

Por ora ainda em inglês (sem legendas), assista ao mais novo trailer de Mais Além, divulgado hoje (27) pela Sony:

Nos últimos segundos vemos Dan Aykroyd interpretar Ray Stantz, personagem dos dois primeiros Caça-Fantasmas, que ainda tem sua loja de livros ocultos. O ator será acompanhado de outros dos filmes originais, como Bill Murray, Ernie Hudson, Sigourney Weaver e Annie Potts.

Em especial, temos outra referência aos originais quando mostram o personagem de Paul Rudd em um supermercado vendo dezenas de mini-monstros de marshmallow – fizeram até um “vídeo react” com o Bill Murray.

O filme é escrito e dirigido por Jason Reitman, filho de Ivan Reitman, o responsável pelos primeiros filmes. Além do “Homem-Formiga” Paul Rudd, o Ghostbusters conta coincidentemente com outras duas estrelas do Universo Marvel: McKenna Grace (a jovem Carol Denvers em Capitã Marvel) e Carrie Coon (Proxima Midnight de Vingadores: Guerra Infinita), além do rosto conhecido de Finn Wolfhard (o Mike de Stranger Things).

Assine a newsletter do Gizmodo

O trailer diz que o filme será lançado no Dia de Ação de Graças dos EUA, que seria no final de novembro. Porém, Ghostbusters Mais Além tem previsão de estreia para dia 11 do mesmo mês tanto no Brasil como no exterior.

The post Trailer de ‘Ghostbusters Mais Além’ mostra elenco de peso appeared first on Gizmodo Brasil.

Países latinos assinam acordo para criar uma nova agência espacial; Brasil está de fora

Posted: 27 Jul 2021 08:08 AM PDT

Seis países latino-americanos fizeram um acordo para criar a Agência Espacial Latino-Americana e Caribenha (Alce). A reunião, que aconteceu no último fim de semana, foi realizada na Cidade do México.

Ao todo, participam a Argentina, Bolívia, Costa Rica, Equador, México e Paraguai. Segundo a Época Negócios, que divulgou a informação, o assunto também será debatido no dia 18 de setembro, durante a reunião da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe (Celac).

A ideia foi criada pela Argentina e pelo México em novembro do ano passado para impulsionar o desenvolvimento espacial da região. O objetivo é “promover atividades de exploração e utilização do Espaço para fins pacíficos, com programas que tragam benefícios para a comunidade latino-americana”. O governo brasileiro não se manifestou sobre a participação na agência.

Assine a newsletter do Gizmodo

Em uma discussão sobre o tema em 2020, o Ministério das Relações Exteriores do México já havia dito que "nossa região já não estará à margem de grandes projetos como a volta do homem à Lua em 2024 e a exploração de Marte com voos não tripulados e tripulados." O plano inicial, segundo o Governo mexicano, é lançar uma constelação de nanossatélites (de pequeno porte) focados em monitoramento dos oceanos, mudança climática e agricultura.

 

The post Países latinos assinam acordo para criar uma nova agência espacial; Brasil está de fora appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário