terça-feira, 17 de agosto de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Como Dodgeball Academia, game nacional de queimada, se inspira na cultura oriental

Posted: 16 Aug 2021 05:06 PM PDT

Sua introdução para queimada pode ter sido no colégio, nos videogames, na TV (assistindo Hora do Recreio), ou entendendo um "outro lado" do esporte pela comédia pastelão Com a Bola Toda – aquele, do Ben Stiller. Independente da origem, para muita gente a queimada é sinônimo de nostalgia. Como forma de materializar este sentimento, desenvolvedores brasileiros criaram o jogo Dodgeball Academia, lançamento para Xbox One, PS4, PC e Nintendo Switch. Em uma salada de frutas de referências da cultura pop, somadas a games dos anos 1990,  temos um divertido RPG recheado de animações 2D, desenvolvido pela Pocket Trap e publicado pela Humble Games.

Em entrevista ao Bitniks, Henrique Caprino (produtor executivo) e Ivan Freire (diretor de arte) contaram tudo sobre os bastidores deste estiloso agradável game, que pude jogar nos últimos dias.
https://www.youtube.com/watch?v=md3nTeKJgGM
Se passando em uma "escola de queimada", Dodgeball Academia te coloca na pele de Otto, em busca de treinamento rumo ao grande torneio que se aproxima. Deste plano inicial até o que se prossegue no game, temos forte alusão a RPGs nipônicos e até animes – a academia de Boku no Hero, talvez? Por padrão, há dois amigos que te acompanham: Mina e Bexigo, cada um com power-ups e habilidades distintas. Ao longo da semana de treinamento você tem desafios diários, missões secundárias, itens para coletar e o grande arco que compõe a história principal, se desdobrando enquanto você recruta novos jogadores para sua equipe. Em uma sessão de jogo, você deve explorar o campus e interagir com professores e alunos. Há poucas aulas práticas, poucos tutoriais e diversos tipos de bolas de queimada, com efeitos diferentes. Você aprende mais em quests secundárias do que em missões da história, como um bom RPG deve ser. Por sinal, o game tem balões de fala, sem dublagem – o que combina com o gênero e é um mérito da ótima escrita de roteiro. Enquanto caminha, Otto pode esbarrar com um colega que quer partir para briga. Vocês então são transportados para uma das quadras mais próximas. Por isso, isso pode ser familiar para quem gosta de jogos arcade como Street Fighter, ou RPGs baseados em lutas por turno, turn based, como Pokémons e os (também animados) jogos de South Park. Henrique conta que a grande inspiração neste aspecto foi Super Dodgeball, mas se basear nele não seria o suficiente. "Os jogos que a gente gostava eram muito antigos e precisávamos encontrar uma forma de modernizar algumas mecânicas e trabalhar em cima da limitação da queimada em si", conta.
Otto e sua equipe disputam jogos no ginásio (Captura de tela/Bitniks)
Para gamers e não-gamers, o jogo consegue ter uma atmosfera nostálgica, a começar pela posição das mãos no teclado. Tal qual fliperamas retrô, o jogador deve ficar com ambas sobre as teclas certas (no caso, WASD e JKL), em um combo de movimentação e ação que recriam fisicamente a sensação de jogar um arcade. Também há como conectar um controle externo de videogame, mas recomendo pelo menos testar o "modo teclado". O que refresca a experiência de mais de 13 horas de Dodgeball é que as regras são modulares. A depender da disputa, seus oponentes podem ficar fora da quadra por completo, ou podem pegar as bolas que “sobram” do seu lado da quadra. E posso afirmar que a inteligência artificial foi muito bem programada, pois a depender do formato, você deve ficar atento também a quais colegas podem trazer benefícios à partida. Por exemplo, caso o adversário costume te matar rápido, talvez trocar pelo colega que te cura seja uma opção; caso a barra de vida do oponente seja grande, um colega com mais força pode te ajudar a acabar mais rápido, e assim por diante. "Foram muitas iterações até chegarmos nessa mecânica final das batalhas de queimada", explica Caprino. Curiosamente, o modo versus incluso no jogo (à parte da história) existe por ser uma necessidade dentre os desenvolvedores. "Antes de elaborar a I.A. dos oponentes, testávamos jogando um contra o outro. Por isso meio que já existia esse modo versus, pois foi uma das primeiras coisas criadas", ele explica. Em termos de arte, há animações 2D tradicionais, com uma vibe Cartoon Network. O motivo é simples: Ivan Freire, diretor de arte que trouxe seus personagens à vida com o game, tem sua arte fortemente absorvida do canal – e hoje é revisor de storyboard para lá. “Foi meio uma junção de coisas que não deram certo em algum momento e eu sabia que aqui elas funcionariam”, ele diz a respeito de seus personagens criados em outras instâncias, adaptados ao que ele sabia que daria certo com Dodgeball.
Conceito de Dodgeball, feito por Ivan (Reprodução/freireivan.tumblr.com)
Ivan estava inserido no mercado de animações, mas tinha desencanado de trabalhar com jogos, apesar de ter feito a mesma faculdade que o Henrique (Design de Games). "Me formei e fui para esse lado, mas sempre tive vontade e tinha embriões de projetos guardados que queria tocar em algum momento". Ele estava com um projeto para uma outra animação, que necessitou de suspensão pelo estúdio em questão, e decidiu levar a ideia de Dodgeball até Caprino e o pessoal da Pocket Trap.
"Foi em parte um desejo nosso de ‘a gente quer jogar e não tem’. Juntamos elementos dos jogos que gostamos, como as batalhas e um mundo para explorar. Por eu ter aproveitado muitos dos personagens foi fácil colocar todo mundo em uma sala de aula e desenvolver em cima". Ivan Freire, sobre a criação de Dodgeball Academia
Henrique e Ivan trabalharam juntos no game Ninjin: Clash of Carrots, lançado em 2018. Entre o desenvolvimento e a estreia deste, no final de 2016, entraram no edital da SP Cine e tiveram financiamento inicial do projeto que virou o tal "Queimadinha", apelido dado por Freire. O game foi polido, baseando-se em inspirações esportivas como os títulos da Camelot para Gameboy Color (famosos por Mario Golf e Mario Power Tennis), e então apresentado para publishers, sendo escolhido pela Humble Bundle. "Quando fechamos com a Humble começamos a produzir de verdade, há mais ou menos dois anos. Preferi focar na direção de arte (e animação) e soltei os argumentos de história que tinha para o roteirista, Tiago Rech", conta Freire. Uma das mudanças da época foi a repensar um conceito propício a furos de roteiro. Ivan diz que "a ideia inicial era você poder fazer um time com quem quisesse dentro da escola, mas isso iria abrir uma margem para ter muitos buracos (…). Achamos melhor focar em um RPG mais linear, com ramificações pequenas, que não afetassem tanto na narrativa." E essas referências gamers não se limitaram aos jogos de queimada, como conta Henrique: “tentamos colocar um pouco de tudo o que a gente gosta, então tem coisa de Pokémon e  Mario, mas são só nuances”. Outra notável referência pop acontece no meio de uma partida, pois é possível carregar a barra de poder especial similar ao Goku, de Dragon Ball.
A ficha técnica dos personagens ajuda a entender quais são suas habilidades passivas e seus poderes especiais (Captura de tela/Bitniks)
Sobre animes, vemos também influências na composição da trilha sonora – que também tem um pacote adicional a quem comprá-lo na versão para PC. Ter reprises de cenários e a exploração do mundo pede muito por músicas que combinem e isso eles souberam fazer muito bem. Dentre referências externas e easter eggs, temos características de alguns dos personagens. Ivan cita três: o Tonhão (e seu Clube da Luta particular) é uma piada interna de uma "lenda" da faculdade, a professora Kat é apelido do nome da mãe do artista (o pirulito na boca é porque Catarina é fumante, na vida real) e outra ligação à progenitora se deu em sua profissão, pois a bibliotecária do game é a única com a pele avermelhada como a do protagonista. A conexão mais óbvia a quem conhece Ivan é sobre Otto, uma homenagem dele ao falecido cachorro. "O Otto foi meu melhor amigo a vida toda e tenho uma história pessoal muito forte. As pessoas falarem o nome dele, mesmo que não saibam [sobre a origem], é muito especial", conta emocionado. Se aproximando de Harvest Moon, onde há a lógica de alguns personagens gostarem de certo alimento e outros serem alérgicos, o jogo coloca comidas brasileiras para te dar pontos de HP, encher a barra de experiência, ressuscitar membros do seu time ou ganhar pontos fixos de habilidades. "Como a gente joga jogo japonês, acabamos absorvendo um pouco da cultura quase que por osmose. Quisemos fazer isso do nosso jeito, colocando uma coxinha, pastel e brigadeiro na cantina da escola para servir como consumíveis", conta Ivan.
Animação 2D e 3D nunca casou tão bem como neste game. (Captura de tela/Bitniks)
“A gente não queria, só por o jogo ser vendido para o mundo, colocar comidas padrão. A cantina é um dos meus locais favoritos, por ter a vitrine de salgados”, o que qualquer brasileiro pode se identificar, como afirma Henrique. O produtor lembra de quando Dodgeball teve uma demo jogável na época da E3 (há poucas semanas), quando a pizza com ketchup foi um dos assuntos comentados pela comunidade. Infelizmente eles perderam a chance de colocar uma disputa de biscoito versus bolacha, mas aceito se isso ficar para uma próxima expansão. E certas coisas podem até se perder na tradução, tal qual as piadas, mas havia uma mínima vontade de imprimir a brasilidade no exterior. "Gostaria de ter 'coxinha' lá fora e eles se virem com a pronúncia! [risos]", comenta o artista. Junto do anúncio de Dodgeball, houve um crescimento nacional e internacional de hype sobre o título desde sua exibição na E3 deste ano, o maior evento da indústria, que ocorreu de forma virtual. Em nossa conversa, os dois demonstraram que a noção de ter o trailer do próprio jogo nos canais da Nintendo, Sony e Microsoft é surreal.
"Quando decidimos entrar na carreira de fazer jogos, parece que foi algo muito distante. Estamos desde 2013 ‘na luta’. Ficamos lisonjeados de ficar junto dos outros e sendo destaque para algumas pessoas. Teve gente que viu o PC Gaming Show e deu destaque pro jogo de queimada. Poxa, você tem tanto jogo imenso nessas conferências e estamos nos destacando para algumas pessoas… é especial". Henrique Caprino, sobre o sucesso de Dodgeball desde o anúncio
Falando sobre performance e o ritmo de jogatina em si, Dodgeball roda bem até em notebooks sem placa de vídeo dedicada. Essa foi uma preocupação no meio do desenvolvimento, visto que eles focavam em lançar para o Switch – claramente uma forma de fechar o ciclo, desde a inspiração nos jogos do Gameboy, por mais que isso não fosse intencional para a equipe. Por pura ironia do destino, Dodgeball Academia não é o único lançamento de queimada do ano, pois além dele tivemos Knockout City, anunciado em fevereiro e lançado três meses depois. O jogo da Electronic Arts se baseia em partidas multiplayer, um shooter com câmera em terceira pessoa. "Quando anunciaram pensei que fosse algo mais para Battle Royale, mas achei muito divertido em termos de mecânica; os modos e as animações são bons até", relata Caprino.
Alguns cenários diferenciados tem tipos diferentes de quadra, como este de grama alta (Captura de tela/Bitniks)
Ivan e Henrique levaram isso pelo lado positivo. "Ninguém estava mais falando de queimada e aí sai esse jogo relativamente grande, um Spaltoon de queimada. Na hora de um susto, mas a gente levou para o lado bom", diz o artista. "Nenhuma ideia é tão ‘exclusiva’ que nenhum outro estúdio possa pegar e lançar. Vi isso com bons olhos, porque eles não disputam pelo mesmo espaço", completa o produtor. Por fim, o que nos aguarda sobre a expansão da lore do Queimadinha? "Ideia a gente tem de sobra. Muita coisa gostaríamos de ter lançado com o jogo, mas durante o desenvolvimento acabamos tendo que cortar certas coisas. Sem promessas por enquanto", afirma Henrique. Dodgeball Academia está disponível desde já para PC (Steam), PlayStation 4, Nintendo Switch e integra a biblioteca do Game Pass, modelo de assinatura do Xbox.

The post Como Dodgeball Academia, game nacional de queimada, se inspira na cultura oriental appeared first on Gizmodo Brasil.

Piloto automático de carros da Tesla é alvo de investigação após acidentes nos EUA

Posted: 16 Aug 2021 05:00 PM PDT

Imagem: Spencer Platt (Getty Images)

O governo dos Estados Unidos está abrindo uma investigação formal para averiguar o software de piloto automático (Autopilot) da Tesla. O inquérito chega após inúmeros casos de motoristas que relataram ter sofrido algum tipo de acidente ao utilizar o sistema de direção semi-autônoma dos carros, principalmente em colisões com ambulâncias e outros veículos de emergência estacionados.

[foo_related_posts]

A investigação é liderada pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA, na sigla em inglês), e abrange os modelos Tesla Y, X e S, além de outros três automóveis lançados pela companhia entre 2014 e 2021. Ao todo, cerca de 765 mil carros farão parte da investigação, o que equivale a praticamente toda a frota da Tesla nos EUA.

De acordo com a Reuters, a NHTSA disse ter identificado pelo menos 11 acidentes desde 2018, em que carros da Tesla no piloto automático ou controle assistido “encontraram cenas de primeira resposta e, posteriormente, atingiram um ou mais veículos envolvidos com essas cenas”, incluindo aqueles em locais onde o software falhou em reconhecer luzes vermelhas piscantes, sinalizadores, placas de setas iluminadas ou cones de perigo que foram usados ​​para indicar uma situação de emergência. Como resultado desses acidentes, a agência informou que uma pessoa morreu e outras 17 ficaram feridas.

A investigação ainda está nos estágios iniciais. Contudo, a agência reguladora declarou que visa “avaliar as tecnologias e métodos usados ​​para monitorar, auxiliar e reforçar o envolvimento do motorista com o controle de direção dinâmica durante a operação do piloto automático".

O anúncio da investigação da NHTSA ocorre apenas quatro meses depois que senadores dos EUA cobraram a agência para investigar a Tesla após um acidente fatal no Texas. Durante esse incidente, os dois homens mortos — um sentado no banco do passageiro da frente e o outro no banco de trás — viajavam quando o veículo totalmente elétrico falhou em executar uma curva em alta velocidade e colidiu com uma árvore.

Em uma declaração à Reuters, a NHTSA lembrou aos consumidores que “nenhum veículo motorizado disponível comercialmente hoje é capaz de dirigir sozinho". “Certos recursos avançados de assistência à direção podem promover a segurança, ajudando os motoristas a evitar acidentes e mitigar a gravidade dos acidentes que ocorrem, mas como em todas as tecnologias e equipamentos em veículos motorizados, os motoristas devem usá-los de forma correta e responsável", completou o órgão.

Assine a newsletter do Gizmodo

Tesla vem registrando histórico de acidentes

Apesar do fato de que o manual de assistência de direção da Tesla avisa os usuários que eles devem estar preparados para substituir manualmente o sistema automatizado em todos os momentos, muitos condutores usam e abusam do software. Há casos em que esses usuários imprudentes ligam o Autopilot quando estão embriagados, cansados ​​ou incapacitados de alguma forma.

Por sua vez, objetos estacionários, incluindo veículos de emergência parados no acostamento de uma estrada perto do local de um acidente, parecem representar um problema particularmente comum em carros semi ou totalmente autônomos. Como os especialistas observaram para a Wired em 2018, sistemas semi-autônomos de direção usam um radar que é adequado para detectar objetos em movimento, mas são menos sensíveis para identificar objetos estacionados.

The post Piloto automático de carros da Tesla é alvo de investigação após acidentes nos EUA appeared first on Gizmodo Brasil.

Mozilla lança Firefox 91 com novos recursos para gerenciamento de cookies

Posted: 16 Aug 2021 04:00 PM PDT

Imagem: Mozilla/Divulgação

A Mozilla lançou na última terça-feira (10) a versão 91 do navegador Firefox, que traz entre suas principais novidades um recurso para gerenciamento de segurança e privacidade focado na exclusão de cookies. Há ainda um botão dedicado para remover instantaneamente do histórico as visitas em um site específico, além de integração com alguns serviços da Microsoft.

[foo_related_posts]

Os cookies seguem ganhando uma atenção especial da Mozilla nas últimas versões do browser. Agora na versão 91, a ferramenta ganhou o chamado "Enhanced Cookie Clearing" (Limpador Aprimorado de Cookies, na tradução livre), que é uma evolução de um outro recurso, o Proteção Total de Cookies, lançado no Firefox 86, em fevereiro de 2021. A função mais recente ainda tem como principal objetivo dar mais controle ao usuário para saber o que exatamente estão sendo guardados pelos cookies após acessar páginas na web que solicitam esse tipo de permissão.

A diferença é que o Limpador Aprimorado separa os cookies de acordo com o site em que foram usados, e não mais conforme o domínio — isso já funcionava no back-end, mas não ficava visível. Agora, ao acessar o Facebook, por exemplo, o usuário poderá diferenciar quais cookies a rede social utiliza fora do domínio principal (facebook.com), impedindo o rastreamento nos endereços que preferir. A opção para remover todos os cookies ao mesmo tempo continua ativa.

Imagem: Mozilla/Divulgação

Outra novidade no Firefox 91 que atinge diretamente os cookies é uma função para remoção de vestígios de acesso. Em vez de apagar todo o histórico de busca e navegação, o usuário poderá escolher um endereço específico para ter tudo o que estiver relacionado a ele — dos cookies até imagens, scripts e cache. Para chegar nesta opção, basta abrir o menu de três linhas no canto superior direito da janela, depois Histórico, Histórico recente, clicar com o botão direito do mouse sobre o site que deseja apagar qualquer vestígio e por fim Esquecer este site.

É importante destacar que as novas opções de segurança e privacidade atreladas aos cookies precisam ser ativadas manualmente nas configurações do Firefox 91. Para isso, abra a guia Privacidade e Segurança e marque a caixa Rigoroso. Você ainda verá um descritivo com tudo aquilo que mudará assim que o recurso for habilitado.

Assine a newsletter do Gizmodo

Firefox 91 tem integração com serviços da Microsoft

Vale ainda mencionar que a nova versão do Firefox agora conta com um mecanismo de login único em contas de serviços da Microsoft. Na prática, isso quer dizer que o usuário pode acessar seus perfis de trabalho ou pessoal utilizando as mesmas credenciais já cadastradas no Windows 10. Obviamente, essa opção só é compatível em máquinas rodando o sistema operacional da Microsoft.

O Firefox 91 já está disponível como uma atualização automática. Quem quiser, pode baixar o update por meio deste link.

[Mozilla]

The post Mozilla lança Firefox 91 com novos recursos para gerenciamento de cookies appeared first on Gizmodo Brasil.

“Made for Love”: série de ficção científica é engraçada e traz reflexões sobre o amor

Posted: 16 Aug 2021 03:51 PM PDT

A HBO Max chegou ao Brasil com a promessa de um catálogo diverso e produções de alta qualidade. Uma delas é a série Made for Love, estrelando a formidável Cristin Milioti — também conhecida como a Mãe de How I Met Your Mother. A história é uma ficção científica que foge dos moldes de suspense e aposta em uma comédia dramática. A série é baseada no romance homônimo de Alissa Nutting, que produz a trama.

[foo_related_posts]

Tudo começa com o que parece ser uma história de amor e luxo: Hazel Green (Cristin Milioti), é uma mulher que está em um relacionamento de 10 anos com seu marido, Byron Gogol (Billy Magnussen), um magnata da tecnologia. Eles vivem sem contato com a sociedade em uma espécie de mansão criada a partir de cubos computadorizados que projetam todas as paisagens que os donos desejam.

No entanto, a trama toma forma quando Byron anuncia que está desenvolvendo um dispositivo que permite conectar duas pessoas apaixonadas — chamado Made for Love — e diz que o casal será o usuário um. Quando Hazel descobre que seu parceiro já implantou o chip em seu cérebro sem consentimento, a garota foge de casa e vai para sua cidade natal. Lá, ela encontra seu pai, Herbert (Ray Romano), que mora com uma parceira sintética, Diane, porque nunca superou a morte da esposa e a partida da filha.

O humor irônico da trama fica ainda mais forte quando Hazel tenta se proteger do marido, que a vigia constantemente. É aí que Made for Love se mune de metáforas e traça um paralelo com a sociedade atual, que é cheia de aplicativos e redes sociais que mostram cada passo que damos mas, ao mesmo tempo, são superficiais e não dizem o que estamos sentindo de verdade.

A procura por companhia e o medo da solidão aparece em quase todos os personagens: Hazel, Byron, Herbert e até uma freira que decide ajudar a protagonista. Em geral, a série é lúdica, engraçada e exagera o futuro da tecnologia. No último episódio, Let's Meet, os roteiristas não nos preparam para a reviravolta de Hazel e propõem uma reflexão: será que o amor acontece quando sabemos tudo sobre o outro ou quando este escolhe, por vontade própria, dizer o que está sentindo e se mostrar vulnerável?

Ainda assim, há questões que precisam ser respondidas na próxima temporada, já confirmada pela HBO Max. Não é possível saber, por exemplo, o que levou Byron a se distanciar das pessoas, da cultura e dos prazeres humanos como comer, beber ou até simplesmente sentir cheiros. Por enquanto, não sabemos quase nada de sua história e como ele se tornou um empresário de sucesso.

Assista ao trailer abaixo:

 

The post “Made for Love”: série de ficção científica é engraçada e traz reflexões sobre o amor appeared first on Gizmodo Brasil.

Fortnite terá skin de Mulher-Maravilha e torneio comemorativo; saiba como ganhar

Posted: 16 Aug 2021 02:49 PM PDT

Fortnite Mulher-Maravilha

A Epic Games anunciou hoje (16) a chegada de Mulher-Maravilha à Ilha do Fortnite. A guerreira da DC chegará ao jogo com conjunto de skins, além da Asa-delta Asas da Águia Dourada, o Machado de Atena, a Tela de Carregamento Trindade da DC e o Acessório para as Costas Manto de Diana, que vem em duas variantes.

[foo_related_posts]

Fortnite
Imagem: DC / Epic Games

Para conseguir a skin Mulher-Maravilha e outros cosméticos, o jogo disponibilizará na loja de itens a partir das 21h no dia 19 de agosto. Para ganhar o traje antes do dia, será lançado no dia 18 o Campeonato Wonder Woman em que o jogador e a dupla ou equipe terão três horas para concluir até 10 partidas e ganhar o máximo de pontos possível. Os melhores colocados de cada região recebem o Traje Mulher-Maravilha e o Acessório para as Costas Manto de Diana. Para conseguir também a tela de carregamento as equipes precisam marcar oito pontos ou mais.

Vale lembrar que os jogadores precisam ter a Autenticação de Dois Fatores habilitada na conta Epic e estar no nível 30, ou superior, no jogo.

Lançado em 2017, Fortnite é o battle royale da Epic Games que conta com diferentes modos, sendo o principal em que cem jogadores entram em campo para disputar a Vitória Royale enquanto o círculo (conhecido como Tempestade) vai diminuindo a zona segura.

Assine a newsletter do Gizmodo

O jogo consegue ser um Norvana ao colocar no jogo personagens de diversas franquias dentro da ilha, mesmo que sejam concorrentes entre si como Kratos de God of War, Master Chief de Halo, os Vingadores da Marvel/Disney e outros heróis da DC como Superman e Batman.

The post Fortnite terá skin de Mulher-Maravilha e torneio comemorativo; saiba como ganhar appeared first on Gizmodo Brasil.

Call of Duty: Vanguard, novo jogo da Activision, é anunciado com teaser

Posted: 16 Aug 2021 01:49 PM PDT

Call Of Duty: Vanguard

Após alguns rumores e vazamentos, finalmente a Activision anunciou hoje (16) Call of Duty: Vanguard, novo jogo da franquia de tiro, que situará durante a Segunda Guerra Mundial.

[foo_related_posts]

No teaser, é possível observar diversos cenários destruídos que vão desde desertos a florestas – possíveis ambientes do game – e a câmera vai revelando rostos feito pelos destroços, provavelmente os personagens que estarão centrado na nova narrativa. Confira:

No Twitter, a franquia informou que a revelação mundial de Call of Duty: Vanguard acontecerá no dia 19 de agosto às 14h30 no game free-to-play Warzone durante a Batalha de Verdansk.
Assine a newsletter do Gizmodo

Mesmo com o sucesso de Call of Duty Warzone e as constantes notícias de baixas com a Blizzard e após as denúncias de abuso e perda de patrocínio, a Activision planeja em cumprir o calendário elançar um Call of Duty por ano. Ainda não tem data de quando Call of Duty: Vanguard será lançado.

The post Call of Duty: Vanguard, novo jogo da Activision, é anunciado com teaser appeared first on Gizmodo Brasil.

[Review] Galaxy A52: mais recursos e preço maior em um dos melhores intermediários da Samsung

Posted: 16 Aug 2021 01:41 PM PDT

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

A Samsung tem feito um bom trabalho em suas linhas de smartphones intermediários, com opções para todos os gostos e bolsos. Uma das famílias é a Galaxy A, que é um pouco mais cara por pegar emprestado algumas funções que até então só estavam disponíveis em aparelhos premium. Essa estratégia continua em 2021 com o Galaxy A52.

O aparelho tem uma tarefa difícil: manter a excelente reputação do Galaxy A51, um dos melhores intermediários que conseguiu aliar recursos de ponta a um preço bastante competitivo. Para o atual sucessor, a Samsung encareceu um pouco o dispositivo, mas compensou esse aumento ao trazer algumas novidades muito bem-vindas, incluindo a tela Super AMOLED de 90 Hz e certificação IP67 contra água e poeira.

Nas últimas semanas, eu venho testando o Galaxy A52 na versão 4G como meu dispositivo principal. Agora, eu te conto como tem sido minha experiência.

Samsung Galaxy A52

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

O que é
Um smartphone intermediário da Samsung com tela 90 Hz e proteção contra água e poeira

Preço
Sugerido: R$ 3.299. No varejo: em média, R$ 1.999

Gostei
Excelente construção; certificação IP67 contra água e poeira; tela com imagens mais fluidas a 90 Hz; software matador com promessa de atualização

Não gostei
Bateria pode não agradar todo mundo; o preço, né?

[foo_related_posts]

Design e construção

Todo ano é a mesma coisa: a Samsung lança a linha Galaxy S e a usa como referência para elaborar o design da grande maioria de aparelhos abaixo dela. Com o Galaxy A52, a coisa não é diferente. Ele tem o mesmo formato reto do Galaxy S21, com bordas finas e um furo minúsculo para a câmera frontal no display. Assim como nas versões mais baratas do S21, o material usado na carcaça do telefone é plástico, e a disposição das câmeras traseiras também é em um módulo vertical que parece ter sido construído em uma única peça.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

A cor usada nos meus testes é um violeta quase gelo que, na minha opinião, é a mais bonita entre as disponíveis no Brasil. A traseira tem um tom fosco bem bonito que não é totalmente à prova de marca de dedos, mas consegue disfarçar. As laterais, por sua vez, possuem moldura com efeito metálico. O dispositivo pesa apenas 189 gramas, e durante os testes seu uso foi muito confortável.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Nas conexões, o Galaxy A52 mantém o que você espera de um celular intermediário: entrada P2 para fone de ouvido, entrada para cartão microSD e porta USB-C. A grande novidade é a certificação IP67, que configura ao aparelho resistência contra água doce e poeira. Essa é uma característica que a gente está habitado a ver apenas em smartphones topo de linha, então só por esse fato o A52 ganha pontos extras. Não que eu tenha testado ele em piscina, mas saber que ele aguenta ser molhado por um curto período de tempo já passa uma certa tranquilidade.

Tela e som

Outra melhoria perceptível no Galaxy A52, em comparação com a geração anterior, é a tela, que agora é um painel Super AMOELD de 6,5 polegadas com taxa de atualização de 90 Hz e resolução Full HD+ (2.400 x 1.080 pixels). Para se ter uma ideia, é a mesma qualidade do display do Galaxy A72. Portanto, você paga menos para ter a tela do modelo mais caro da linha Galaxy A atual.

O painel também suporta taxa de atualização de até 90 Hz; se você optar pela variante 5G, essa taxa salta para 120 Hz. No meu caso, o Galaxy A52 4G já deve atender a grande maioria dos consumidores que gostam de jogar pelo smartphone, uma vez que, quanto maior for essa especificação, mais fluidas as imagens e animações são exibidas no display. Além disso, o telefone tem brilho, contraste e cores excepcionais para um aparelho intermediário, garantindo mais definição durante o uso, mesmo sob a luz intensa do Sol.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

O celular tem duas saídas de áudio que entregam som estéreo, mas olha que bacana: o A52 tem suporte para Dolby Atmos que aprimora o efeito surround. Não é nada muito potente, e os graves, dependendo do volume, às vezes podem sair meio distorcidos. A Samsung até oferece alguns modos pré-configurados para alterar som em filmes, músicas ou jogos. No geral, o dispositivo cumpre o básico esperado para esse quesito.

Hardware, desempenho e bateria

Se você é daqueles consumidores que prestam atenção em muitos detalhes, vai ficar feliz em saber que a Samsung optou por não seguir com o chip próprio Exynos no Galaxy A52. Agora, ele vem equipado com o Snapdragon 720G, da Qualcomm, que também é usado no Galaxy A72, com oito núcleos rodando a até 2,3 GHz. Soma-se a isso 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno, podendo expandir essa capacidade para até 1 TB via microSD.

A performance do Galaxy A52 mantém o que eu já tinha visto no Galaxy A51 do começo do ano passado. Aplicativos de rede social (WhatsApp, Instagram, Twitter) abrem e fecham com muita rapidez, sem travamentos. A alternância entre janelas, seja nos menus de configurações ou entre os próprios apps no multi-tarefa, também trouxe resultados satisfatórios. Jogos como Asphalt 9, Free Fire e Dead by Daylight rodaram sem problemas. O único caso de exceção foi ao jogá-los com os gráficos no máximo — foram nítidas as quedas constantes na taxa de quadros.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

A bateria ganhou um incremento no Galaxy A52, indo dos 4.000 mAh do antecessor para os atuais 4.500 mAh. Era de se esperar que o componente fosse maior justamente devido às melhorias na tela e processador. Talvez seja por isso que eu não tenha percebido nenhuma diferença significativa na autonomia de bateria. Mas calma, porque a vida do aparelho antes de precisar ser recarregado ainda é ótima.

Ao reproduzir quatro horas de conteúdo na Netflix, 30 minutos jogando Free Fire e uma hora navegando pelo Google Chrome, a bateria caiu de 100% para 62%. Lembrando que, para esses testes, deixei a configuração no talo, incluindo a tela em 90 Hz, brilho no máximo e com Wi-Fi e Bluetooth ligados. Reduzindo a taxa de atualização para 60 Hz, autonomia foi ligeiramente maior, de 68%. Com isso, é seguro afirmar que, no uso comum do dia a dia, o Galaxy A52 deve aguentar tranquilamente dois dias sem precisar de uma nova recarga.

Por falar no carregamento, o Galaxy A52 mantém o adaptador na caixa. O acessório tem 15 W, e comigo levou exata 1h52 para ir do zero a 100%. O aparelho tem suporte para recarga de até 25 W, mas aí você precisa comprar um adaptador compatível separadamente caso queira atingir essa capacidade.

Assine a newsletter do Gizmodo

Câmeras

O Galaxy A52 vem com quatro câmeras na parte traseira. São elas: principal de 64 MP com abertura de f/1.8; ultra grande-angular de 12 MP (f/2.2); profundidade de 5 MP (f/2.4); e macro de 5 MP (f/2.4).

Eu já gostava das câmeras do Galaxy A50, de 2019, e do A51, do ano passado, porque elas entregam bastante equilíbrio de saturação e contraste. E agora no A52 essa caraterística permanece. O sensor principal é consistente e deve ser o mais usado para quem não gosta de pensar muito na hora de abrir o app de câmera para fazer uma foto. Também não precisa de ajustes de luz ou brilho, uma vez que os resultados são excelentes mesmo em ambientes com pouca luminosidade. Inclusive, o modo noturno, apesar das imagens ainda saírem um tanto artificiais, é um dos melhores que eu já usei em um smartphone intermediário.

A lente ultra-angular quase alcança o mesmo nível de qualidade do sensor principal. Eu digo "quase” porque o efeito ampliado nas laterais não é dos melhores, distorcendo as bordas da imagem. Dá para fazer fotos legais com a ultra-angular? Com certeza. Mas pode esperar por esse efeito esticado e com menos resolução nas laterais, principalmente em fotos noturnas.

A câmera macro do Galaxy A52 é boa para esse tipo de sensor. No entanto, não crie expectativas: sensores macro em smartphones ainda não mostraram a que veio, pois os resultados são muito voláteis. Houve casos em que eu captei imagens aceitáveis embaixo de muita luminosidade e com o celular imóvel em um tripé, mas na maioria das vezes o conteúdo final é apenas regular.

Para o sensor de profundidade, que no Galaxy A52 substitui a lente telefoto, o aparelho da Samsung mantém boa qualidade no recorte e não deixa o foco da captura com os cantos borrados. Os níveis de cor e contraste também são ótimos, sem efeitos de beleza artificial, embora eles estejam lá para serem ativados a hora que você quiser.

Eu também gostei das selfies feitas com a câmera frontal de 32 MP, pois não exagera no controle de saturação e contraste. O recorte usando a função de desfoque é satisfatório, mas o resultado final é bem menos natural do que o sensor de profundidade traseiro. Felizmente, você pode modificar a intensidade do desfoque antes ou depois de tirar a foto.

O Galaxy A52 pode gravar vídeos em quatro definições: HD a 30 quadros por segundo; Full HD a 30 fps com OIS (estabilização óptica de imagem); Full HD a 60 fps; e 4K a 30 fps. Já a câmera frontal ainda vem com o diferencial de filmar em até 4K.

Software e recursos

De fábrica, o Galaxy A52 roda o Android 11 adaptado à interface One UI 3.1. Desde a primeira versão dessa identidade visual própria, a Samsung vem aprimorando o layout da plataforma, mas sem complicar a utilização do sistema operacional. Isso se deve ao excelente trabalho da companhia em tornar a interface o mais simples possível, ao mesmo tempo que a torna familiar para qualquer pessoa que já tenha usado algum dispositivo da marca nos últimos dois anos.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

É verdade que algumas funções de smartphones mais caros da Samsung não são compatíveis com o A52, entre eles o DeX, que permite usar o smartphone como um PC ao conectá-lo em uma TV ou monitor externo. Contudo, a experiência no modelo intermediário não sofre tantas mudanças. O menu Edge, na lateral direita, e a central de notícias, à esquerda, estão firmes e fortes por aqui. O que eu ainda sinto falta é uma integração maior da Bixby, que continua sem grandes atrativos para ser utilizada.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Além do visual limpo e simples de usar da One UI, o Galaxy A52 é mais um dispositivo da Samsung com a promessa de receber três novas versões do Android e quatro anos de atualizações de segurança. Isso significa que o A52 será atualizado até o Android 14, até 2023, e receber updates menores até o começo de 2026. Para quem preza por esse tipo de política, o A52 se posiciona como um grande acerto para Samsung, principalmente quando se leva em consideração que as outras fabricantes oferecem no máximo dois anos de atualizações no Android. E isso quando oferecem ou não mudam de estratégia. A Motorola e a Nokia, por exemplo, não garantem mais futuras versões do Android para alguns de seus intermediários.

Vale a pena?

Quando foi lançado no Brasil no início de abril, o Galaxy A52 4G era uma opção inviável para um smartphone intermediário: R$ 3.299. A versão 5G era ainda mais cara, saindo por R$ 3.499. Se fosse naquela época, eu com certeza diria que não valeria a pena gastar essa grana toda, uma vez que existem opções equivalentes por menos da metade desse valor. Entre os exemplos estão o Moto G9 Plus, o Galaxy M51 e o próprio Galaxy A51 que, apesar de ter mais de um ano de vida, ainda dá conta do recado.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Como de costume, o preço do Galaxy A52 já caiu consideravelmente em cerca de dois meses desde o lançamento, podendo ser encontrado em uma média de R$ 1,6 mil até a publicação deste review. Por esse valor, agora sim é mais vantajoso apostar no dispositivo, que entre suas principais características traz uma tela Super AMOLED de 90 Hz, processador Snapdragon 720G, bateria maior que a geração passada e certificação IP67, algo raro em modelos mais simples. Isso sem contar na ótima política de atualização do Android que foi adotada pela Samsung.

Nessa mesma faixa de R$ 1,6 mil, uma opção semelhante é o Galaxy M51, que inclui algumas especificações do irmão mais novo e uma bateria ainda maior, de 7.000 mAh. Mas se você prefere algo mais recente, além do fato de ter forte inspiração na linha Galaxy S21, então o Galaxy A52 é uma compra certeira.

The post [Review] Galaxy A52: mais recursos e preço maior em um dos melhores intermediários da Samsung appeared first on Gizmodo Brasil.

Até 99% de desconto em eletrônicos e acessórios no AliExpress. Confira!

Posted: 16 Aug 2021 01:40 PM PDT

Todo mês, o AliExpress oferece descontos nas Semanas das Super Ofertas. Dessa vez, você consegue comprar produtos com até 99% de desconto se for sua primeira compra. Se for usuário recorrente, também há uma seção de promoções só para você!

Confira abaixo as melhores ofertas. Mas corra para comprar, porque a promoção vai só dia 16 a 22 de agosto!

Ofertas Relâmpago Flash

Esses produtos fazem parte da promoção exclusiva para compradores recorrentes do AliExpress. Clique aqui para conferir todos os itens da promoção.

Além dos preços imbatíveis, você consegue descontos matadores se usar os cupons abaixo:

  • Use SDBR02 para ganhar U$ 2 de desconto em compras acima de U$ 15
  • Use SDBR10 para ganhar U$ 10 de desconto para compras acima de U$ 80

Abaixo, separamos as melhores ofertas em eletrônicos, celulares, TV e acessórios da semana:

Ofertas para novos usuários

Se você nunca comprou no AliExpress, pode se cadastrar aqui e encontrar produtos com até 99% de desconto.

As ofertas só são válidas a partir das 21h do dia 16 de agosto. Cada produto terá um estoque de apenas 300 peças no total, por isso corra para garantir o seu!

Confira os itens em eletronicos, celulares, TV e acessórios em promoção:

Preços conferidos na tarde do dia 16 de agosto. Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

The post Até 99% de desconto em eletrônicos e acessórios no AliExpress. Confira! appeared first on Gizmodo Brasil.

Veja o ranking do Procon-SP com empresas que mais perturbam com telemarketing

Posted: 16 Aug 2021 11:39 AM PDT

Imagem: Hassan OUAJBIR/Unsplash

O Procon-SP costuma divulgar com uma certa frequência uma lista de empresas que os consumidores devem evitar, tanto no que diz respeito a fraudes quanto aquelas que insistem em vender coisas pelo telefone. Para este último caso, o órgão paulista divulgou uma atualização com o ranking das companhias que mais perturbam as pessoas, mesmo após o lançamento da plataforma "Não Me Ligue", em 2009.

[foo_related_posts]

Com um nome autoexplicativo, o Não Me Ligue foi criado com o objetivo de proibir que empresas façam ligações de telemarketing para usuários, desde que eles estejam cadastrados no serviço. Entidades que descumprirem a lei ficam sujeitas a suspensões e pagamento de multas. A plataforma também serviu de inspiração para que outros Procons estudais adotassem a medida, e até a Anatel ganhou uma solução própria — o "Não Me Perturbe".

Pois bem. Eis que, na última semana, no caso de São Paulo, o Procon-SP fez sua atualização mensal de companhias que continuam desrespeitando a lei. No ranking das dez primeiras empresas aparecem três operadoras de telefonia móvel, incluindo Vivo, Claro e Tim. O levantamento ainda é dominado por instituições bancárias, como os bancos Itaú e Santander.

Veja abaixo o ranking das dez empresas que mais tiveram registro de reclamação por importunar os consumidores:

  1. Vivo — 3.743 ligações;
  2. Dr. de todos — 3.077 ligações;
  3. Claro — 2.524 ligações;
  4. Banco Pan — 2.522 ligações;
  5. Banco Itaú — 2.308 ligações;
  6. Tim — 2.294 ligações;
  7. Viva Mais — 2.256 ligações;
  8. Santander — 1.838 ligações;
  9. Banco BMG — 1.618 ligações;
  10. Safra — 1.167 ligações.

“O Procon-SP pretende expor ao consumidor quais são as marcas e fornecedores que não têm respeito por ele, e continuam assediando e fazendo ofertas contra a sua vontade. É importante o consumidor lembrar o nome dessas empresas na hora de prestigiar uma marca", diz Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

De acordo com Capez, desde 2010, 346 processos administrativos foram instaurados para apurar reclamações de pessoas que estão inscritas no Não Me Ligue, mas que mesmo assim continuaram recebendo ligações indesejadas. Ao todo, R$ 250 milhões em multas foram aplicadas a empresas que desrespeitaram a lei. As campeãs em processos são a operadora Claro, em primeiro lugar, Brasfilter (2°) e Telefonica-Vivo (3°).

Assine a newsletter do Gizmodo

Quem ainda não é cadastrado no serviço e deseja não receber mais esse tipo de ligação, é só entrar na página do Não Me Ligue e completar o cadastro — hoje, quase 3 milhões de números de telefone foram inscritos no serviço. O mesmo procedimento pode ser feito no Não Me Perturbe, da Anatel. Em ambos os casos, o bloqueio ocorre em até 30 dias após se inscrever no site.

[UOL Tilt]

The post Veja o ranking do Procon-SP com empresas que mais perturbam com telemarketing appeared first on Gizmodo Brasil.

Conheça o elenco de The Witcher Blood Origin, prequel da Netflix

Posted: 16 Aug 2021 11:34 AM PDT

The Witcher Blood Origin

A animação de The Witcher: Lenda do Lobo ainda não chegou na Netflix, mas já temos novidades de outra produção do universo do bruxão. A plataforma anunciou nesta segunda-feira (16) os atores que se juntarão a Blood Origin, minissérie live-action ambientada antes da série principal.

[foo_related_posts]

O anúncio foi feito pelo Twitter da série fazendo uma thread com os atores e o personagens que darão vida:

A lista inclui Sophia Brown como Élie e Laurence O'Fuarain (Vikings) como Fjall, confira:

  • Mirren Mack (O Ninho) como Merwyn
  • Lenny Henry (série O Senhor dos Anéis) como Balor
  • Jacob Collins-Levy (O Jovem Wallander) como Eredin
  • Lizzie Annis como Zacaré
  • Huw Novelli (The Capture) como Callan "Brother Death"
  • Francesca Mills (Harlots) como Meldof
  • Amy Murray como Fenrik
  • Nathaniel Curtis (It's a Sin) como Brían
  • Zach Wyatt (Karen Pirie) como Syndril
  • Dylan Moran (Black Books) como Uthrok One-Nut

Uma vez que Blood Origin é uma série prequela e não baseada nos romances de Andrzej Sapkowski (criador da franquia), sabe-se pouco sobre os personagens. Tudo o que temos é a sinopse oficial do programa:

"Ambientada no mundo élfico 1200 anos antes do universo de The Witcher, Blood Origin contará uma história perdida no tempo – a origem do primeiro Bruxo, e os eventos que levaram à crucial 'conjunção das esferas', quando o mundo de monstros, homens e elfos fundiu-se para se converter em um só".

Por enquanto, não há uma data de quando Blood Origin chegará ao streaming.

Mas outra animação ,The Witcher: Lenda do Lobo chega em 23 de agosto e a aguardada segunda temporada de The Witcher estreará em 17 de dezembro.

Assine a newsletter do Gizmodo

Em julho aconteceu a WitcherCon, evento dedicado a The Witcher, que junto com a Netflix e a CD Projekt Red revelaram novidades sobre a franquia e que teremos ainda muito conteúdo – seja na TV ou nos jogos – sobre Geralt e seu universo fantasioso.

The post Conheça o elenco de The Witcher Blood Origin, prequel da Netflix appeared first on Gizmodo Brasil.

Ferramenta da NASA mostra quanto o nível do mar vai subir em todo o mundo

Posted: 16 Aug 2021 09:33 AM PDT

A NASA criou uma ferramenta que irá medir o nível dos mares baseando-se na evolução da emissão de gases do efeito estufa. O projeto vem junto a divulgação do relatório do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC), segunda-feira (09), que deixou o mundo em alerta. É tentador pensar que poderemos projetar quais regiões serão afetadas pelas mudanças climáticas – isso daria uma visão melhor do que pode e deve ser feito.

O impacto causado pela crise já é uma realidade que está afetando todos nós (nem precisamos esperar o final da década). A Europa e a América do Norte viram imensas ondas de calor, incêndios florestais e inundações sem precedentes. Até o Brasil já viu neve esse ano.

[foo_related_posts]

O novo aplicativo, hospedado no Portal do Nível do Mar da Nasa, permitirá que qualquer usuário visualize o oceano entre 2020 e 2150 com finalidade de acompanhar a elevação no nível do mar causada pelo aquecimento global de uma forma interativa e prática.

A cientista do programa, que dirige a equipe de ciência da Mudança do Nível do Mar da NASA, Nadya Vinogradova Shiffer, explicou que a ferramenta fornece a oportunidade de qualquer pessoa acessar para entender e propagar o conhecimento sobre o clima, de forma mais 'amigável' e acessível.

Mais do que isso, os pesquisadores acreditam que a interface dará uma oportunidade de visualizar a região afetada para que as autoridades responsáveis possam tomar decisões econômicas e trabalhar na criação de políticas públicas. Dessa forma, segundo eles, seria possível proteger as comunidades dos efeitos devastadores do aumento do nível do mar.

Ben Hamlington, pesquisador do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, disse que o objetivo é fornecer os dados de projeção no relatório do IPCC de uma forma utilizável, ao mesmo tempo em que fornece uma visualização fácil dos cenários futuros.

O IPCC

A cada cinco ou sete anos, desde 1988, o IPCC fornece uma análise global do clima na Terra. O documento tem foco na avaliação da temperatura do planeta, cobertura do gelo, emissão de gases do efeito estufa e variação do nível do mar, com base em dados coletados via satélite  e instrumentos de simulação via computador.

Todavia, esta é a primeira vez que o relatório ganha uma versão gráfica, possibilitando a interação do público por meio de uma ferramenta online.

O relatório está muito completo e claro quanto ao futuro do planeta e quais ações devem ser tomadas – o famoso 'agora ou nunca'.

Utilize a ferramenta

A interface do app é Intuitiva e fácil de usar. Para navegar, você precisa clicar neste link. Acessar a ferramenta e escolher um local no mapa. Clique em um ponto determinado e um pop-up mostrará a estimativa do aumento para aquela área. Você pode ampliar os detalhes clicando em 'full projection'.

Foto: Captura de tela / NASA
Assine a newsletter do Gizmodo

Neste ponto, você será redirecionado para uma nova página em que é possível navegar pelos diferentes cenários, desde um mundo com pouca ou nenhuma emissão de gases de efeito estufa, até cenários em que reduziríamos consideravelmente todo o impacto causado pelo homem na Terra – o que seria a possível salvação do planeta e nosso sonho.

Falando em Nasa, você já leu a reportagem do Bitniks (a nova revista do Gizmodo Brasil) sobre a Base de Alcântara, no Maranhão? Nela discutimos um pouco mais sobre as possibilidades de conquistar o espaço a partir do Brasil.

[SciTechDaily]

The post Ferramenta da NASA mostra quanto o nível do mar vai subir em todo o mundo appeared first on Gizmodo Brasil.

Lemos ‘Assassinos da Lua das Flores’, livro que vai virar filme do Martin Scorsese

Posted: 16 Aug 2021 09:09 AM PDT

Após anos de pesquisa, David Grann escreveu o livro Assassinos da Lua das Flores, contando a história real de assassinatos dos índios (ricos) osages, nos anos 1920. Os nativos que moravam em Oklahoma não estavam lá por acaso: foram realocados pelos "novos americanos" brancos. Acontece que suas residências foram erguidas sobre enormes reservas de petróleo e, não muito tempo depois, a essência capitalista norte-americana tomou conta.

O centro da obra – e parte do motivo de torná-la tão arrebatadora – está em uma das famílias osages, rodeada de mortes peculiares naquele contexto. Envenenamento, explosão da residência, tiro a sangue frio. Fisgado por este início, no primeiro capítulo, o leitor de Lua das Flores tem fôlego para imaginar o restante das tramas horrivelmente arquitetadas que se desenrolarão nas próximas 300 páginas. Quando o terror passa para a escala nacional, envolvendo morte de autoridades que investigam a “Maldição Negra”, temos uma melhor percepção do que foi o medo de qualquer um remotamente próximo aos índios.

Grann descobriu a história que trouxe ao grande público em uma visita a um museu osage. Ele questionou a a eliminação da seção de um mural que tinha uma foto de 1920. O motivo, de acordo com a curadoria, era que naquela parte da imagem havia uma criatura demoníaca. A figura era um dos assassinos, como David conta:

“Os osages removeram aquela figura não por esquecer os assassinatos, como fizeram muitos americanos, mas porque não podem esquecer"

O autor/jornalista também diz que o livro surgiu a partir de uma tentativa de preencher o espaço sua ignorância.

Assassinos da Lua das Flores não esconde as raízes racistas dos brancos da época ao contar as histórias sem filtros. Mesmo legalmente sendo donos das terras e de tudo o que era extraído delas, os índios precisavam de supervisores formais, os chamados guardiões. A estimativa de 30 milhões de dólares arrecadada pelos osages hoje, com inflação e conversão, facilmente passa de 1 bilhão de reais.

Minnie, Anna e Mollie Smith: três das vítimas, em casos que dizem muito sobre o contexto da época. (Reprodução/The New Republic)

Outra ausência de barreiras está para a violência, contada de forma gráfica, te transportando para tais momentos. São detalhes mórbidos, mas necessários. A obra é escrita com tom de livro-reportagem, mas em escala quase cinematográfica quando foca em investigações e momentos de mais ação. Grann fez uma boa pesquisa e não dá pistas de haver grande liberdade poética, o que acaba por engrandecer sua pesquisa como parte de arquivo histórico.

Na capa da edição nacional, lançada em 2018, temos outra curiosidade explorada na obra: ela promete retratar a "criação do FBI". Na realidade, o FBI da época era exclusivamente uma "polícia da polícia", mas a pura necessidade de investigação fez com que o Departamento Federal de Investigação fosse algo mais próximo ao que conhecemos hoje, dentro e fora da cultura pop.

O que mantém interesse além dos momentos de maior carga emocional é a construção de cenários e exposição provas (e soluções a curto prazo) para pistas. Partimos ora da ótica de quem foi vítima, ora da ótica de quem descobriu aquilo que realmente aconteceu. Não há grande criação de suspense, nem desvio brusco de narrativa. Pensando que o FBI não documentava como hoje e havia ainda menos liberdade de imprensa, o desafio de investigação pelo próprio David parece ser infinitamente complexo.

O governo norte-americano deu as costas à maioria dos casos. Parte deles só teve progresso na investigação por única e exclusiva responsabilidade dos familiares. Tal qual centenas de histórias como esta, incluindo até o musical Hamilton, o legado do que é contado funciona como retrato da época e também da atualidade.

Lily Gladstone e Leonardo DiCaprio na primeira imagem da adaptação (DIvulgação/Apple TV+)

Em 2021, a obra será adaptada em longa-metragem nas mãos de ninguém menos que Martin Scorsese, via Apple TV+. A produção terá também a dupla Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, os xodós do diretor, que com certeza devoraram parte dos 200 milhões de dólares de orçamento. Fato é que, em 2022, quando espera-se que veremos o filme de Lua das Flores, o sangue e os traumas deste passado continuarão correndo pelos EUA.

The post Lemos ‘Assassinos da Lua das Flores’, livro que vai virar filme do Martin Scorsese appeared first on Gizmodo Brasil.

Depois de Taleban assumir o controle, equipe feminina de robótica quer fugir do Afeganistão

Posted: 16 Aug 2021 08:42 AM PDT

A equipe feminina de robótica do Afeganistão, que ganhou as manchetes nos últimos anos por suas invenções, está tentando desesperadamente escapar do país depois que o Taleban assumiu o controle da capital, Cabul, no fim de semana, de acordo com uma reportagem da canadense CBC News.

"Elas estão preocupadas com o que o amanhã trará. Elas querem continuar a ser educadas, querem continuar a ser o futuro do Afeganistão. Mas é uma situação extremamente tênue e perigosa para elas", disse a advogada de direitos humanos Kimberley Motley à CBC no domingo.

Motley explicou que o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, foi um “apoiador incrível” das meninas e se reuniu com elas em 2018. Motley gostaria que o Canadá tirasse as meninas do Afeganistão com segurança e, presumivelmente, lhes desse status de refugiadas, algo que o país prometeu a 20 mil outros afegãos vulneráveis.

A equipe de robótica de 20 membros, que inclui meninas de 12 a 18 anos, foi saudada na mídia ocidental como o futuro do Afeganistão e como um exemplo brilhante de como os direitos das mulheres no país melhoraram após a invasão dos Estados Unidos. Mas a retirada dos EUA colocou em dúvida o futuro do país, já que o Taleban assumiu o controle de Cabul no domingo sem disparar um único tiro.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, supostamente fugiu do país e não ofereceu nenhum tipo de luta contra o Taleban, grupo conhecido por tomar mulheres e meninas como escravas sexuais.

"Infelizmente, o que tem acontecido com as meninas na última semana é que o Taleban está literalmente indo de porta em porta e levando as meninas para fora e forçando-as a se tornarem crianças noivas. E estamos muito, muito preocupados que isso aconteça com essa equipe de robótica feminina afegã – essas meninas que querem ser engenheiras, querem estar na comunidade de IA e ousam sonhar em ter sucesso", disse Motley.

Foto: AFP (Getty Images)

"Estamos implorando ao governo canadense. Estamos implorando ao primeiro-ministro Trudeau, que tem sido um grande apoiador da equipe feminina de robótica afegã, que permita que elas venham ao Canadá."

Por que Canadá?

"O Canadá foi muito gentil com a equipe de robótica feminina afegã. Quando elas conheceram o primeiro-ministro Trudeau, em 2018, foi uma grande experiência de mudança de vida para elas. A equipe veio ao Canadá, competiram no Canadá e, na verdade, venceram a competição e ganharam o prêmio Rookie Star, que foi a maior homenagem que elas poderiam ganhar em sua categoria para uma competição de robótica", disse Motley.

"Elas só querem ser educadas e estar em um lugar seguro. Querem deixar o Afeganistão orgulhoso com seus projetos de inteligência artificial", continuou Motley. "Elas acreditam que o Canadá seria um lugar incrível para continuar a ter um futuro."

As cenas do aeroporto de Cabul durante a noite foram, no mínimo, horríveis. Imagens que circulavam nas redes sociais mostraram pessoas agarradas aos motores de um avião americano na tentativa de fugir do país, enquanto dois outros vídeos mostram pelo menos duas pessoas caindo de um avião.

Outros vídeos simplesmente mostravam o caos de pessoas tentando embarcar no aeroporto, muitas delas sem passagens e passaportes.

Os EUA voaram em tropas para garantir a segurança dos americanos que fugiam do país, mas a situação se deteriorou rapidamente, com militares americanos atirando contra uma multidão e matando pelo menos três pessoas no aeroporto de Cabul durante a noite.

Assine a newsletter do Gizmodo

O Wall Street Journal, que não associou diretamente as tropas americanas na morte dos três homens, relata que cerca de 6 mil soldados americanos estão no Afeganistão. Leia trecho traduzido da reportagem:

Os fuzileiros navais dos EUA deram tiros de alerta na noite de domingo, quando centenas de afegãos que violaram o perímetro correram para embarcar em uma aeronave de transporte C-17 em marcha lenta, disse um oficial militar ocidental.

De acordo com pessoas presas no aeroporto, as tropas americanas também dispararam repetidamente no ar para dispersar a multidão durante a noite. Centenas de civis afegãos foram vistos perto da pista e ao redor de aviões estacionados na manhã desta segunda-feira, alguns pendurados em rampas de embarque enquanto lutavam para entrar na aeronave, dificultando os esforços de evacuação.

Os militares dos EUA usaram dois helicópteros militares voando baixo para tentar dispersar a multidão, usando granadas de fumaça e disparando para o ar, disseram os passageiros.

Havia cerca de 6 mil soldados americanos no aeroporto de Cabul ou indo para lá, disseram autoridades militares dos EUA. Outros permanecem de prontidão no Kuwait.

Afegãos correram para o aeroporto depois que circularam rumores de que voos estavam levando passageiros mesmo sem passaportes e passagens.

Não está claro onde a equipe de robótica feminina pode estar no momento, embora relatos não confirmados no Twitter afirmem que um jornalista da BBC viu as meninas no aeroporto de Cabul. Se isso for verdade, só podemos esperar que elas estejam seguras, algo que não é garantido para quem se opõe à interpretação extrema anti-mulher do Islã do Taleban.

The post Depois de Taleban assumir o controle, equipe feminina de robótica quer fugir do Afeganistão appeared first on Gizmodo Brasil.

Jogos da semana em promoção (e de graça) para PC: Doom Eternal, Fallout 4, Disco Elysium e mais

Posted: 16 Aug 2021 07:45 AM PDT

Doom Eternal

O Gizmodo Brasil traz uma curadoria de jogos para você experimentar no seu PC. Alguns deles podem não ser inéditos, nem terem sido lançados recentemente. A ideia aqui é levar até você sugestões de títulos que possam ser do seu interesse — e quem sabe valham a pena dar uma oportunidade.

Lembrando que os jogos podem ter seus preços alterados a qualquer momento. A disponibilidade de cada um também pode ser alterada por parte das desenvolvedoras.

[foo_related_posts]

Doom Eternal

Doom Eternal
Imagem: Id Software

A franquia que revolucionou o gênero de FPS (first person shooter) está com em promoção no Steam. DOOM Eternal Standard Edition está com 75% de desconto e ficará até o dia 24 de agosto.

Na história, os exércitos do Inferno invadiram a Terra. Torne-se o Slayer em uma campanha épica para um jogador e derrote demônios entre dimensões para impedir a derradeira destruição da humanidade. Doom Eternal foi indicado na categoria “Jogo do Ano” pelo The Game Awards.

Além desse, outros pacotes e edições estão em promoção que você pode conferir no Steam.

Fallout 4

Ganhador do Jogo do Ano do TGA, em 2015, Fallout 4 também se encontra com 75% de desconto no Steam até o dia 24 de agosto.

Como o único sobrevivente do Vault 111, o jogador entra em um mundo destruído pela guerra nuclear. Após o personagem testemunhar a morte do seu cônjuge e o sequestro do filho, o “sobrevivente solitário” viaja pela Commonwealth de Massachusetts, nas áreas ao redor de Boston. O game possui mais de 111 mil linhas de diálogo, o que é mais do que Fallout 3 e The Elder Scrolls V: Skyrim, dois jogos da empresa que o antecederam, combinados.

Fallout 4 está em promoção no Steam.

Disco Elysium

Aclamado pela crítica, Disco Elysium inovou ao trazer novos elementos do RPG em uma temática cheia de mistérios, caminhos únicos e personagens memoráveis.

Na história, o jogador é um detetive que perde a memória e não sabe quem é e o que estava fazendo. Para encontrar essas e outras respostas, será preciso interrogar personagens inesquecíveis, desvendar assassinatos e até receber propina. Torne-se um herói ou uma calamidade de ser humano.

Disco Elysium – The Final Cut está em promoção com 40% de desconto no Steam.

Jogos de graça na Epic Games

Além de ser dona de Fortnite e da Engine Unreal, a Epic também tem uma loja virtual de jogos em que, a cada semana, um jogo ou mais jogos ficam grátis na plataforma.

Confira quais games estarão de graça essa semana:

Rebel Galaxy

Lançado em 2015, o jogo utiliza mecânicas de combates, exploração, descobertas, transações e "negociações” com os seres estranhos que habitam a borda do universo que conhecemos.

Você lutará contra piratas, explorará anomalias, fará amizade com alienígenas, percorrerá destroços de batalha, explorará asteroides e descobrirá artefatos. Escolha seu caminho como um rebelde bom-samaritano, um comerciante espacial ardiloso ou um pirata sedento por poder nesta aventura espacial heroica e implacável.

A promoção termina no dia 19 de agosto na Epic Games Store

Void Bastards

Void Bastards

O jogo de tiro irá testar a inteligência e mira dos jogadores em Void Bastard.

A missão é liderar a escória dos Void Bastards para fora da Nebulosa Sargasso. As decisões são suas: para onde ir, o que fazer e com quem lutar. Depois só precisa executar o plano enfrentando inimigos estranhos e terríveis.

Void Bastards ficará de graça de 19 até o dia 26 de agosto na Epic Games Store

Assine a newsletter do Gizmodo

Yooka-Laylee

O jogo de plataforma de mundo aberto e totalmente novo criado pela Playtonic, uma veterana do gênero.

Explore mundos belos e imensos, encontre (e vença) um grupo de personagens inesquecíveis e monte um cofre cheio de colecionáveis brilhantes enquanto a dupla Yooka (a criatura verde) e Laylee (a morcega brincalhona e nariguda) embarca em uma aventura épica para deter o canalha corporativo Capital B e seu esquema tortuoso para absorver todos os livros do mundo… e convertê-los em puro lucro!

Yooka-Laylee ficará de graça de 19 até o dia 26 de agosto na Epic Games Store

The post Jogos da semana em promoção (e de graça) para PC: Doom Eternal, Fallout 4, Disco Elysium e mais appeared first on Gizmodo Brasil.

Xiaomi anuncia os tablets Mi Pad 5 e Mi Pad 5 Pro com design de iPad Pro por até R$ 2,8 mil

Posted: 16 Aug 2021 07:44 AM PDT

A Xiaomi não quer ficar para trás na guerra dos tablets de última geração. Prova disso é que a companhia anunciou na semana passada o Mi Pad 5 e o Mi Pad 5 Pro. Os novos modelos se destacam pelo design ultra-fino, processadores Qualcomm Snapdragon e rodam sistema operacional Android 11. Na China, os preços podem chegar ao equivalente de R$ 2.830 na conversão direta.

[foo_related_posts]

Basicamente, os dois dispositivos compartilham quase as mesmas especificações. Mas comecemos pela versão "de entrada": o Mi Pad 5 conta com uma tela LCD de 11 polegadas com resolução 2.5K (2.560 x 1.600 pixels), 275 ppi, brilho de 500 nits e taxa de atualização de 120 Hz. O painel também possui a tecnologia TrueTone, que já é bastante conhecida por usuários de dispositivos da Apple, além de Dolby Vision e HDR10.

O chipset é um Snapdragon 860. Outras especificações incluem memória RAM de 6 GB, 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno, bateria de 8.720 mAh com carregador de 33 W na caixa (recarga via entrada USB-C), câmera traseira de 13 MP e frontal de 8 MP para selfies, sensor biométrico na lateral e suporte para a tecnologia Dolby Atmos. Quanto à conectividade, o tablet é compatível com Wi-Fi, Bluetooth, GPS e 5G. O sistema é o Android 11 rodando a interface MIUI.

Já o Mi Pad 5 Pro mantém boa parte dessas características, incluindo a tela de 11 polegadas, até 256 GB de capacidade, Android 11, Dolby Atmos e Dolby Vision e os mesmos recursos de conectividade. O que muda é a memória RAM, que pode chegar até 8 GB; o processador Snapdragon 870; bateria menor de 8.600 mAh, mas com um carregador de 67 W na embalagem; e suporte para caneta Stylus proprietária da Xiaomi que recarrega ao ser colocada na lateral.

Outra diferença é que o Mi Pad 5 Pro virá em versões com câmera dupla frontal, de 5 MP e 8 MP, e traseira de 13 MP (modelo Wi-Fi) ou 50 MP (5G). E além da canetinha Stylus, o tablet mais premium poderá ser usado com um teclado físico com suporte ajustável. O acessório, assim como o Mi Pad 5 por inteiro, é idêntico ao Magic Keyboard para iPad Pro da Apple. O chassi de ambos os modelos são feitos em alumínio.

Assine a newsletter do Gizmodo

Preços e disponibilidade

Inicialmente, a linha Mi Pad 5 Pro será vendida apenas na China, sendo ampliada posteriormente para outros países ao longo dos próximos meses. Os preços são os seguintes:

  • Mi Pad 5 6 GB de RAM + 128 GB — 1.999 yuan (R$ 1.620);
  • Mi Pad 5 6 GB de RAM + 256 GB — 2.299 yuan (R$ 1.860);
  • Mi Pad 5 Pro 6 GB de RAM + 128 GB — 2.499 yuan (R$ 2.020);
  • Mi Pad 5 Pro 6 GB de RAM + 256 GB — 2.799 yuan (R$ 2.270);
  • Mi Pad 5 Pro 8 GB de RAM + 256 GB — 3.499 yuan (R$ 2.830).

Até o momento, não há previsão de lançamento no Brasil.

[TechRadar]

The post Xiaomi anuncia os tablets Mi Pad 5 e Mi Pad 5 Pro com design de iPad Pro por até R$ 2,8 mil appeared first on Gizmodo Brasil.

Os lançamentos da semana no HBO Max, Netflix, Disney+, Globoplay, Prime Video e mais (16 a 22/08)

Posted: 16 Aug 2021 07:08 AM PDT

Todas as semanas trazemos até você os lançamentos nos principais serviços de streaming, incluindo Apple TV+, Disney+, Globoplay, Netflix e Prime Video. Estas são as novidades entre os dias 9 a 15 de agosto. A HBO Max não divulgou as datas oficiais de lançamentos programados, por enquanto só foi revelado que chegará nesta semana a continuação de Space Jam.

Nem tudo chega na mesma data, por isso separamos na ordem de disponibilidade. As sinopses de filmes e séries abaixo são fornecidas pelas próprias plataformas. E sempre é bom lembrar: os títulos estão sujeitos a alteração por parte de cada serviço, a qualquer momento e sem aviso prévio. Então, é bom ficar de olho caso algum deles não seja liberado de imediato.

[foo_related_posts]

HBO Max

20 de agosto

Space Jam: Um Novo Legado

A inteligência artificial, Al G (Dom Cheadle) sequestra o filho de Lebron James e envia o lendário jogador dos Los Angeles Lakers para uma realidade paralela, onde vivem apenas os personagens de desenho animado da Warner Bros. Para resgatar o seu filho, ele precisará vencer uma partida épica de basquete contra superversões digitais das maiores estrelas da história da NBA e da WNBA. Para essa dura missão, King James terá a ajuda de Pernalonga, Patolino, Lola Bunny, dentre outros personagens consagrados de Looney Tunes.

Globoplay

16 de agosto

Era Uma Vez

Escrita por Walther Negrão e dirigida por Jorge Fernando, a trama dos anos 90 mostra como o namoro do viúvo Álvaro (Herson Capri) com a advogada Bruna (Andréa Beltrão) fica estremecido com a chegada da doce Madalena (Drica Moraes) à fictícia Nova Esperança.

18 de agosto

O Enigma da Energia Escura – GNT

Ao longo de 5 episódios produzidos por diretores e diretoras negras, Emicida apresentará outras possibilidades da realidade sugeridas pela perspectiva não branca da sociedade. O assunto central do programa será abordado através de diálogos com convidados variados e cada episódio será um novo convite à imersão mais profunda dentro do tema. Novos episódios toda Quarta, às 23h30, ao vivo.

Apple TV+

20 de agosto

Truth Be Told — Temporada 2

A série estrelada e produzida pela vencedora do Oscar, Octavia Spencer, chega com sua nova temporada da antologia dramática, que também é estrelada pela indicada ao Oscar, Kate Hudson, em seu primeiro papel principal em uma série de televisão.

Na segunda temporada, a repórter investigativa que se tornou a verdadeira podcaster do crime, Poppy Parnell (Spencer) mergulha em um novo caso que envolve profundamente seu amigo de infância, o magnata da mídia Micah Keith. À medida que os desenvolvimentos se desenrolam, sua amizade ao longo da vida é colocada no teste final. A série mostra um vislumbre da obsessão dos norte-americanos por podcasts de crimes reais. O seriado terá seu episódio de estreia em 20 de agosto e os episódios seguintes serão liberados semanalmente sempre às sextas-feiras.

Disney+

20 de agosto

Quando em Roma

Uma mulher ambiciosa, mas frustrada com o amor, viaja para Roma. Lá, ela joga moedas mágicas em uma fonte especial e acaba atraindo alguns pretendentes, incluindo um vendedor de salsicha, um mágico de rua e um artista. Mas quando um persistente repórter a procura, ela se pergunta se o amor é verdadeiro.

Topa em Junior Express: A qual estação vamos?

Bem-vindo a bordo do Junior Express! Siga as pistas e adivinhe o destino da viagem enquanto se junta a Topa e a turma cantando, dançando e brincando.

18 de agosto

O Mundo dos Animais — Temporada 1

A aventura íntima e extraordinária de bebês animais, da segurança do útero às incertezas do nascimento e as tentativas de seus primeiros passos. Cada episódio mostra a incrível transformação de um animal icônico diferente, pleno de maravilhas e emoções. O Mundo dos Animais é a história mágica do instinto de uma mãe de nutrir e o impulso do seu bebê de sobreviver.

Diário de uma Futura Presidente – Temporada 2

Diário de uma Futura Presidente conta a história de Elena Cañero-Reed, uma garota cubano-americana de 12 anos que, um dia, será presidente dos Estados Unidos. Mas, no momento, ela vivencia seu primeiro ano nessa selva conhecida como Fundamental 2. Nessa nova comédia familiar, Elena fala, por meio de seu diário, sobre os problemas que enfrenta na escola e que a levarão a se tornar uma líder.

Família Dinossauro — Temporadas 1 a 4

A série acompanha o dia a dia da família Silva Sauro (Sinclair, em inglês), que é formada por dinossauros, mas que vive em um mundo moderno, com roupas, televisão, telefone, trabalho e tudo mais. Dino é o chefe da família. Ele é casado com Fran, com quem tem três filhos, Bobby, Charlene e Baby.

 

Nat Geo Lab — Temporadas 1 e 2

A produção original Nat Geo Lab torna a ciência fácil e divertida para experimentar em casa. Em um colorido laboratório, a youtuber e apresentadora Paula Stephânia nos ensina experiências e descobertas incríveis que surpreendem crianças e adultos, despertando em todos o entusiasmo pelo mundo da ciência.

Prime Video

20 de agosto

Nove Desconhecidos — Temporada 1

O drama se passa em um resort de luxo de saúde e bem-estar que promete cura e transformação, onde nove moradores estressados da cidade tentam encontrar um caminho para uma vida melhor. Cuidando deles durante este retiro de dez dias está a diretora do resort, Masha (Nicole Kidman), uma mulher com a missão de revigorar seus corpos e mentes cansados. No entanto, esses nove estranhos não têm ideia do que está prestes a atingi-los.

Netflix

17 de agosto

Go! Go! Cory Carson — Temporada 5

Cory está sempre pronto para ajudar os amigos e viver grandes aventuras a toda velocidade!

18 de agosto

Demais pra Mim

Cansada de encontros casuais, uma jovem com uma rara doença genética decide que quer viver um grande amor.

Diários de Intercâmbio

As melhores amigas Bárbara (Larissa Manoela) e Thaila (Thati Lopes) decidem fazer um intercâmbio para fora do país na esperança de resolver todos os seus problemas. Nas montanhas geladas do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, as duas garotas se metem em todos os tipos de situações absurdas e hilárias e percebem que há mais em seus sonhos do que elas imaginavam.

20 de agosto

The Loud House: O Filme

Filho do meio e único menino da enorme família Loud, Lincoln nunca se sente especial. Mas tudo muda em uma viagem à Escócia.

The Chair

A primeira mulher não-branca a se tornar chefe em uma grande universidade tenta satisfazer as altas expectativas do departamento de inglês, que vai de mal a pior. Estrelando Sandra Oh.

Todo va a estar bien

O casamento acabou, mas, pelo bem da filha, eles criaram regras pouco convencionais para manter a família unida.

Assine a newsletter do Gizmodo

Justiça em Família

Um homem (Jason Momoa) leva à justiça o laboratório farmacêutico responsável pela morte de sua esposa enquanto tenta proteger o que resta de sua família: sua única filha (Isabela Merced).

22 de agosto

Bravura Indômita

Após o assassinato de seu pai, uma garota de 14 anos contrata o oficial beberrão Reuben Cogburn para ajudá-la a se vingar do assassino. Dirigido pelos irmãos Coen.

The post Os lançamentos da semana no HBO Max, Netflix, Disney+, Globoplay, Prime Video e mais (16 a 22/08) appeared first on Gizmodo Brasil.

Mortal Kombat 11, Star Wars Jedi Fallen Order e Far Cry 5 em promoção no PlayStation

Posted: 16 Aug 2021 05:30 AM PDT

Mortal Kombat 11

Todos os fins de semana, o Gizmodo Brasil traz uma curadoria de jogos para você experimentar no seu console PlayStation. Alguns deles podem não ser inéditos, nem terem sido lançados recentemente. A ideia aqui é levar até você sugestões de títulos que possam ser do seu interesse — e quem sabe valham a pena dar uma oportunidade.

Lembrando que os jogos podem ter seus preços alterados a qualquer momento. A disponibilidade de cada um também pode ser alterada por parte das desenvolvedoras.

Mortal Kombat 11 — R$ 59,97

A versão padrão do último jogo da NetherRealm traz vários dos principais lutadores clássicos da saga e suas novas versões para se enfrentar em uma narrativa que choca passado e futuro de forma única. O combate, como sempre, está brutal e imperdível.

Star Wars Jedi Fallen Order — R$ 119,45

Nesta aventura em terceira pessoa em alguma galáxia muito distante, você controla um padawan perdido que precisa completar seu treinamento e dominar a Força. Com um estilo de combate soulslike e sistema de progresso de ida e volta nos mapas com um jeitinho de metroidvania, o jogo é o melhor Star Wars dos últimos anos (não que a concorrência seja alta).

Far Cry 5 — R$ 39,78

Enquanto esperamos pelo lançamento de Far Cry 6, você pode aproveitar esse desconto para se divertir com o último título da famosa franquia de FPS em mundo aberto da Ubisoft. Desta vez você está em Montana, nos EUA, lutando contra uma seita de religiosos fanáticos. E, como sempre, pode esperar muitos tiroteios, exploração e vilões insanos.

The post Mortal Kombat 11, Star Wars Jedi Fallen Order e Far Cry 5 em promoção no PlayStation appeared first on Gizmodo Brasil.

Últimos dias para se inscrever nas imersões internacionais do IGTI

Posted: 16 Aug 2021 05:15 AM PDT

Se você busca conhecer as tecnologias disruptivas que estão mudando o mundo, entender o impacto delas no futuro das organizações e identificar as oportunidades que esse novo cenário pode trazer para a sua carreira, precisa conhecer os programas de imersões internacionais Vale do Silício – Tecnologias Disruptivas e Agile World, organizados pelo IGTI.

Conhecido pelos cursos de curta duração e aprendizado de qualidade – os bootcamps -, o IGTI prepara, também, diversos cursos com palestrantes de renome no setor de tecnologia mundial. Tanto que o programa de imersão Vale do Silício – Tecnologias Disruptivas terá sua segunda edição agora em agosto.

Ambos os eventos contam com professores internacionais para garantir conhecimento de ponta para todos os inscritos.

Nesse post, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre os programas de imersão Vale do Silício – Tecnologias Disruptivas e Agile World

Programa de Imersão Vale do Silício – Tecnologias Disruptivas

Ao longo de 8 semanas, você irá aprender tudo sobre o mindset e as inovações tecnológicas que ajudam a transformar as organizações. Além de poder fazer networking e aprender com as mentes mais brilhantes do Vale do Silício, você também vai descobrir como:

  • Desenvolver novos modelos de negócios, produtos e soluções com inovações de base tecnológica;
  • Preparar-se para os desafios desse novo paradigma da tecnologia;
  • Alinhar sua carreira ao que se espera do profissional do futuro;
  • Pensam os líderes mundiais da inovação e;
  • Desenvolver sua capacidade de liderar, inovar e empreender.

Também irá interagir, ao vivo e com tradução simultânea, com grandes nomes do mercado tecnológico internacional e entender mais do seu dia a dia, ficando por dentro de como trabalham as empresas de sucesso do Vale do Silício.

Essa formação pode ser o ponto que faltava para dar um passo além em sua carreira. Afinal, você terá conteúdos que variam desde máquinas inteligentes, blockchain, até carreiras internacionais. 

O programa começa no dia 26 de agosto e você só paga o custo da matrícula, ou seja, R$ 250. Clique aqui para se inscrever.

Conheça os palestrantes

Veja quais profissionais estarão presentes durante as 8 semanas de curso:

  • Michelle E. Messina, autora do livro Decoding Silicon Valley;
  • Sergio Scaglia, líder de equipe e executivo de tecnologia;
  • Mazhar Hussain, que assegurou a posição de liderança HP No.2 Analytics, com receita de US$ 300 milhões;
  • Anu Kirk, gerente de grandes equipes e projetos, que ajuda empresas a criarem produtos e negócios de sucesso;
  • Rodrigo de Sá, executivo global multicultural de alta tecnologia;
  • Carolina Reis Oliveira, empreendedora na área de biotecnologia.

Fora vários outros que possuem destaque no mercado. Clique aqui para conferir a lista completa.

Programa de Imersão Agile World

Este é um curso de imersão internacional, onde você irá aprender tudo sobre metodologias ágeis com os maiores experts do mundo no assunto. 

Com duração de 8 semanas, você vai entender como trabalhar com o sistema agile – uma abordagem colaborativa de gestão de projetos, focada em resolução de problemas, aprimoramento de processos, tomada de decisões, priorização do trabalho e comunicação aberta.

Além disso, poderá:

  • Se conectar com as referências mundiais do agile;
  • Estudar online;
  • Ampliar seu networking;
  • Conhecer e aplicar práticas agile no mercado de trabalho.

Tudo isso sem mensalidade, com aulas ao vivo e com tradução simultânea, e com aquisição de certificado após a conclusão do curso.

Esse treinamento intensivo te dará conhecimento em áreas de gestão de equipes, design organizacional, mindset ágil e muito mais, aprendizado essencial para quem quer se destacar no mercado e alavancar sua carreira.

O programa começa no dia 26 de agosto e você só paga o custo da matrícula, ou seja, R$ 250. Clique aqui para se inscrever.

Conheça os palestrantes

Veja quem irá compartilhar o conhecimento com você durante essas 8 semanas de curso:

  • David Anderson, referência mundial em Agile;
  • Doug Kirkpatrick, consultor de mudança organizacional;
  • Evan Leybourn, fundador e CEO do Business Agility Institute;
  • Pia-Maria Thorén, primeira pessoa a vincular os termos Agile e RH;
  • Scott Ambler, vice-presidente e cientista-chefe do Disciplined Agile no Project Management Institute (PMI);
  • Jeff Gothelf, co-autor do livro "Lean UX" e do livro "Sense & Respond" da Harvard Business Review Press;
  • Jurgen Appelo, eleito pela Inc. Com como Top 50 Leadership Expert;
  • Niels Pflaeging, autor do livro "Liderando com metas flexíveis”. Beyond Budgeting: a revolução do desempenho", e vencedor do prêmio Melhor Livro de Gestão do Ano da Financial Times, em 2006, na Alemanha.

Clique aqui para conferir mais informações sobre os palestrantes.

Sobre o IGTI

Fundado em 2006, o Instituto de Gestão e Tecnologia (IGTI) é uma instituição de ensino superior a distância que tem como propósito oferecer a melhor educação em TI para todos. A instituição oferece cursos e qualificações em diversas áreas, como Desenvolvimento de Software, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Transformação Digital, Blockchain e Segurança Cibernética, adotando um modelo educacional que oferece ampla interatividade entre alunos e professores e uma nova dimensão de qualidade aos cursos online. O IGTI é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, TOP3 no ranking de empresas mais inovadoras no uso da TI no Brasil, na categoria Educação.

Inscreva-se no programa Vale do Silício – Tecnologias Disruptivas ou no treinamento Agile World e adquira conhecimento essencial para crescer na sua carreira.

The post Últimos dias para se inscrever nas imersões internacionais do IGTI appeared first on Gizmodo Brasil.

Doom Eternal, Immortals Fenyx Rising e Fallout 4 em promoção no Xbox

Posted: 16 Aug 2021 05:00 AM PDT

Todos os fins de semana, o Gizmodo Brasil traz uma curadoria de jogos para você experimentar no seu console Xbox. Alguns deles podem não ser inéditos, nem terem sido lançados recentemente. A ideia aqui é levar até você sugestões de títulos que possam ser do seu interesse — e quem sabe valham a pena dar uma oportunidade.

Lembrando que os jogos podem ter seus preços alterados a qualquer momento. A disponibilidade de cada um também pode ser alterada por parte das desenvolvedoras.

Doom Eternal — Standard Edition — R$ 62,52

O segundo jogo após o reboot da série traz ainda mais ação e complexidade para um dos melhores FPS dos últimos anos. Com muito heavy metal, demônios e armas letais, você vai se divertir demais.

Immortals Fenyx Rising — R$ 111,98

A última franquia criada pela Ubisoft é uma mistura bem executada de Zelda Breath of The Wild, com God of War e uma pitada de Assasin’s Creed. No jogo você tem que lidar com os deuses gregos em uma versão meio piadista enquanto explora um lindo mundo aberto. Considerando que o jogo foi lançado no final de 2021, a promoção vale bastante a pena.

Fallout 4 — R$ 39,98

Vencedor de vários prêmios em 2016, a nova versão do clássico RPG da Bethesda honra a franquia apocalíptica com um vasto mundo aberto, uma ótima história e muitas bizarrices atômicas. Pelo preço, se você nunca jogou, é compra obrigatória.

The post Doom Eternal, Immortals Fenyx Rising e Fallout 4 em promoção no Xbox appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário