sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Novo detector de matéria escura registra eventos raros de alta frequência

Posted: 26 Aug 2021 03:11 PM PDT

Físicos do Advanced Center for Dark Matter Physics e da Universidade da Austrália criaram um pequeno ressonador para detectar ondas gravitacionais. E, de forma impressionante, em seus primeiros 153 dias de operação, ele já detectou alguns eventos que os pesquisadores acreditam poder ser ondas gravitacionais de alta frequência — que nunca foram registradas antes.

O disco mede 2 centímetros de diâmetro e é composto por placas condutoras de disco de quartzo e um amplificador, colocados dentro de vários escudos de radiação e resfriados para proteção contra ruídos.

Funciona assim: ele vibra quando ondas acústicas de alta frequência passam por ele. Essas ondas induzem uma carga elétrica no quartzo que é captada pelas placas condutoras. Já o amplificador, por sua vez, torna o sinal de baixa voltagem mais fácil para os pesquisadores verem.

O detector que recentemente ouviu alguns sinais intrigantes. Imagem: Serge Galliou

Os cientistas tiveram a certeza de seu funcionamento quando ele detectou algo entre os dias 12 de maio de 2019 e 27 de novembro de 2019. Os resultados foram publicados na revista científica Physical Review Letters.

"É empolgante que este evento tenha mostrado que o novo detector é sensível e está nos dando resultados, mas agora temos que determinar exatamente o que esses resultados significam", disse William Campbell, coautor do o jornal, em um comunicado.

As ondas gravitacionais são ondulações no espaço-tempo produzidas pelo movimento (ou colisões) de objetos massivos, como buracos negros e estrelas de nêutrons. Mas aquelas detectadas até agora são sinais de baixa frequência e, embora ainda não esteja provado, alguns astrofísicos acreditam que as ondas gravitacionais também podem existir em frequências mais altas, emitidas por objetos como buracos negros primordiais ou nuvens de matéria escura. E se essas ondas existem, os cientistas querem encontrá-las.

Além das ondas gravitacionais, outras explicações para o sinal recebido podem ser a interferência de outras partículas que passam pelo detector, um meteoro próximo, o próprio detector tendo um problema técnico ou, talvez, a maioria tentadoramente – candidatos de matéria escura de alta massa.

Assine a newsletter do Gizmodo

Um problema maior, porém, é que as ondas gravitacionais de alta frequência podem não existir. Atualmente, eles são apenas uma ideia. "A questão de saber se as ondas de gravidade de alta frequência existem deve ser investigada, porque isso implica em uma nova física", explicou Michael Tobar, coautor do artigo, ao Gizmodo.

Na próxima fase do experimento, a equipe construirá um detector duplicado, bem como um detector de múons; o segundo detector expandirá a faixa de frequência do dispositivo e permitirá aos pesquisadores correlacionar suas descobertas, disse Tobar. Se a próxima geração de dispositivos captar um sinal, as coisas podem ficar muito interessantes.

The post Novo detector de matéria escura registra eventos raros de alta frequência appeared first on Gizmodo Brasil.

Artéria extra em humanos do século 20 mostra que ainda estamos evoluindo

Posted: 26 Aug 2021 02:48 PM PDT

A nossa espécie está sempre em evolução e, de vez em quando, podemos reparar mudanças sutis. No campo da anatomia, por exemplo, cientistas notaram que há um vaso sanguíneo extra em nossos braços.

Acontece que uma artéria que desce temporariamente no centro de nossos antebraços enquanto ainda estamos no útero não está desaparecendo com a frequência que costumava, de acordo com pesquisadores australianos. Isso significa que há mais adultos do que nunca com o que parece ser um canal extra de tecido vascular.

“Desde o século 18, os anatomistas têm estudado a prevalência desta artéria em adultos e nosso estudo mostra que ela está claramente aumentando”, disse o anatomista da Universidade Flinders, Teghan Lucas, ao Science Alert.

“A prevalência era de cerca de 10% nas pessoas nascidas em meados da década de 1880, em comparação com 30% nas nascidas no final do século 20, de modo que é um aumento significativo em um período bastante curto de tempo quando se trata de evolução.”

A artéria mediana se forma bem no início do desenvolvimento em todos os humanos, transportando sangue pelo centro de nossos braços para alimentar nossas mãos em crescimento. Mas, por volta das oito semanas, ela geralmente regride, deixando a tarefa para dois outros vasos, o radial e as artérias ulnar.

Para comparar a prevalência deste canal sanguíneo persistente, Lucas e sua equipe examinaram 80 membros de cadáveres doados. As idades de falecimento estavam entre 51 a 101 anos, o que significa que quase todos nasceram na primeira metade do século 20.

Assim, eles descobriram que a artéria aparece três vezes mais em adultos hoje do que era há mais de um século. Essa é uma descoberta surpreendente que sugere que a seleção natural está favorecendo aqueles que mantêm a passagem de sangue.

"Esse aumento pode ter resultado de mutações de genes envolvidos no desenvolvimento da artéria mediana, problemas de saúde nas mães durante a gravidez, ou ambos", diz Lucas.

Podemos imaginar que ter uma artéria mediana persistente poderia ser bom. No entanto, isso também nos coloca em maior risco de contrair a síndrome do túnel do carpo, uma condição que nos torna menos capazes de usar as mãos.

Assine a newsletter do Gizmodo

Desse modo, identificar os tipos de fatores que desempenham um papel importante nos processos de seleção de uma artéria mediana persistente exigirá muito mais investigações. Quaisquer que sejam, é provável que ela continue a aparecer nos próximos anos.

“Se essa tendência continuar, a maioria das pessoas terá a artéria mediana do antebraço em 2100”, disse Lucas. Por menores que sejam essas diferenças, pequenas mudanças microevolutivas somam-se a variações em grande escala que definem uma espécie.

The post Artéria extra em humanos do século 20 mostra que ainda estamos evoluindo appeared first on Gizmodo Brasil.

Astrônomos descobrem nova classe de exoplanetas que podem ser habitáveis

Posted: 26 Aug 2021 01:55 PM PDT

As buscas por planetas habitáveis são constantes entre os cientistas. Até agora, acreditava-se que os extraterrestres, caso existam, habitariam planetas rochosos como o nosso. No entanto, uma nova pesquisa mostrou o contrário.

Segundo o artigo, publicado na revista científica The Astrophysical Journal, uma classe de planetas chamada "Hycean" também poderia abrigar vida. Este tipo de planeta não existe em nosso sistema solar, mas é bastante abundante na galáxia. O que se sabe é que eles são grandes, muito quentes, têm atmosferas cheias de hidrogênio e estão cobertos por um enorme oceano.

A equipe liderada por Nikku Madhusudhan, do Instituto de Astronomia de Cambridge, sugeriu um conjunto de bioassinaturas que os astrônomos deveriam procurar ao estudar esses lugares, junto com uma lista de candidatos promissores.

Em uma entrevista ao Gizmodo, Madhusudhan disse que a nomenclatura é uma junção das palavras hidrogênio e oceano. O astrônomo teve a ideia enquanto estudava um mini-Netuno potencialmente habitável conhecido como K2-18b. Intrigado com as condições vistas neste exoplaneta, ele e seus colegas embarcaram em uma investigação mais completa para explorar o potencial de planetas do mesmo tipo.

A classe pode ter até 2,6 vezes o tamanho da Terra e temperaturas atmosféricas de 200 graus Celsius. Quando questionado sobre quais características os Hycean são passíveis de habitabilidade, o especialista explicou: “a superfície seria coberta por oceano, a presença de pressão atmosférica semelhante à da Terra, temperaturas na superfície do oceano e o hidrogênio- rica atmosfera, fornecem as condições necessárias e proteção contra radiação prejudicial”.

O novo artigo será de interesse dos astrobiólogos. Os Hycean são muito comuns na Via Láctea, o que significa que os exoplanetas habitáveis ​​podem ser muito mais numerosos do que se pensava. Os pesquisadores também forneceram uma lista de bioassinaturas que os cientistas deveriam procurar ao observar esses exoplanetas, incluindo oxigênio, ozônio, metano e óxido nitroso, e também gases incomuns, como cloreto de metila e sulfeto de dimetila, que poderiam sinalizar vida.

Assine a newsletter do Gizmodo

A equipe identificou 11 Hycean candidatos orbitando estrelas próximas – todas anãs vermelhas. O mais promissor deles é o K2-18b, "para o qual já temos observações planejadas com o Telescópio Espacial James Webb", conta Madhusudhan.

O legal da hipótese proposta neste artigo é que ela é testável. Se as varreduras espectroscópicas dos mundos Hycean não produzirem nenhum traço das bioassinaturas propostas, é provavelmente um sinal de que esses exoplanetas estão mortos, em mundos inóspitos. Mas se essas bioassinaturas aparecessem em nossas observações, seria uma história completamente diferente e um resultado tentador.

The post Astrônomos descobrem nova classe de exoplanetas que podem ser habitáveis appeared first on Gizmodo Brasil.

eFootball: novo Pro Evolution Soccer ganha trailer de jogabilidade

Posted: 26 Aug 2021 01:39 PM PDT

Gratuito para consoles, mobile e PC, eFootball é a nova plataforma do jogo de futebol feito pela Konami – a evolução do Winning Eleven e do Pro Evolution Soccer. Os desenvolvedores afirmam ser um novo jogo de futebol, com um sistema melhorado de animações e de controles.

Assista ao primeiro trailer de jogabilidade:

Como exibido no trailer, os jogadores Iniesta e Piqué participaram de sessões de jogo com captura de movimentos, alimentando a inteligência artificial do jogo para desenvolver técnicas de ataque e defesa em disputas um contra um.

Donos de PlayStation 5 poderão “sentir” o poder dos toques de bola graças aos gatilhos adaptativos do controle DualSense. Certos dribles, nos comandos padrão, estão fortemente guiados pelo botão R2, mas fica a dúvida se você poderá remapear o chute em direção ao gol e ainda ter o mesmo efeito.

De acordo com o anúncio há pouco mais de um mês, eFootball será gratuito desde o lançamento. Também há planos a longo prazo para o game, com partidas cross-geração (entre PS4 x PS5 e Xbox One x Xbox Series X/S) chegando logo após o lançamento, ligas online e modo cross-plataforma (entre consoles e PC) até o final do ano e suporte para cross-play também entre dispositivos mobile, entre dezembro e março.

Outro detalhe curioso é o sistema Match Pass, uma espécie de Passe de Batalha de outros jogos free to play (grátis para jogar) como Call of Duty Warzone, Fortnite e Apex Legends. Como eFootball segue a pegada esportiva, o seu progresso em diferentes níveis resultará em prêmios como moedas virtuais e jogadores de alto nível.

Conforme descrito pelo perfil oficial do game no Twitter, o Match Pass é “um sistema para receber itens com base nas partidas disputadas. Passes de jogo gratuitos e pagos estarão disponíveis”.

Assine a newsletter do Gizmodo

A Konami declara que a mudança da marca foi pensada do zero, nesta franquia que dura mais de 25 anos. “Para simbolizar essa nova era, decidimos deixar nossa tão querida marca ‘PES’ para trás e dar um novo nome para essa plataforma: eFootball“. O título já fazia parte do game desde o rebranding no fim de 2019, com o lançamento do eFootball PES 2020. Agora a Konami deixa de lado a sigla PES em definitivo.

eFootball é um game gratuito com uma janela de lançamento prevista para setembro e dezembro. Estará disponível para PS4, PS5, Xbox Series X/S, Xbox One, PC e smartphones Android e iOS.

The post eFootball: novo Pro Evolution Soccer ganha trailer de jogabilidade appeared first on Gizmodo Brasil.

Instagram trabalha em sistema de busca que prioriza fotos e vídeos nos resultados

Posted: 26 Aug 2021 01:07 PM PDT

No novo formato de busca, pesquisas genéricas levarão, primeiro, a fotos e vídeos. Imagem: Reprodução/Instagram

O sistema de pesquisa do Instagram deve ficar menos literal no futuro. Hoje, se um usuário escreve uma palavra-chave no campo de busca, ele é recomendado para uma sequência de "arrobas", localizações ou hashtags que contenham exatamente o termo digitado. A ideia é que os resultados apareçam também na forma de imagens e vídeos.

A experiência do usuário ajuda a definir o que irá dar as caras primeiro nos resultados. É o que o próprio Instagram chama de "sinais", que são usados pelo algoritmo para refinar a pesquisa.

Além da sequência exata de caracteres que a pessoa digitou, o app considera também as páginas que ela visitou recentemente e as interações com essas contas. Depois, escolhe mostrar os resultados que julga potencialmente mais relevantes — que tenham mais curtidas, visualizações e compartilhamentos — para aquela demanda.

Usando esses mecanismos, o Instagram garante, por exemplo, que um fã de futebol no Brasil que pesquisou pelo termo "Serie A" receba primeiro os conteúdos do Brasileirão, e não da Serie A italiana — ou, então, mais equivocadamente ainda, de uma série de TV qualquer cujo nome começa com a letra "a".

Você pode ver, na imagem abaixo, como o mecanismo atual de pesquisa funciona. No exemplo, uma pessoa que pesquisa, em inglês, pelo termo "espaço", recebe resultados como os seguintes:

Ao pesquisar por um termo no Instagram, o usuário recebe uma lista de contas e hashtags que contenham exatamente aquela palavra-chave
Ao pesquisar por um termo no Instagram, o usuário recebe uma lista de contas e hashtags que contenham exatamente aquela palavra-chave. Imagem: Reprodução/Instagram

Os novos planos do Instagram, anunciados neste post de blog na última quarta-feira (25), devem alterar significativamente a experiência de quem usa. No novo sistema de recomendação que vem sendo desenvolvido pela rede social, buscas por palavras-chave soltas levarão, primeiro, a fotos e vídeos. O TikTok, por exemplo, usa uma fórmula parecida.

Ou seja, se o usuário tiver em mente o nome da arroba que procura, mas digitar um termo mais genérico no campo de pesquisa, ele não receberá de imediato sugestões de contas ou hashtags — mas uma coletânea de imagens sobre o tema pesquisado. Haverá abas específicas para separar os resultados em texto, como arrobas, locais e hashtags. Você pode visualizar essas abas na imagem que está no início deste texto.

Assine a newsletter do Gizmodo

Apesar de parecer simples a princípio, a mudança é relativamente sofisticada. Isso porque, além de identificar posts que contenham a palavra buscada na legenda ou hashtags, o desafio do algoritmo será sugerir também, no futuro, imagens sem esses metadados. Afinal, não é automático para um robô associar o termo "sol" a uma imagem do astro-rei que foi postada sem uma legenda explicativa, por exemplo.

Ainda não há uma data de lançamento para o novo sistema de pesquisa. De acordo com o Instagram, a alteração acontecerá primeiro na gringa — para só depois chegar no Brasil. "No momento, estamos focados em obter resultados corretos de pesquisa de palavras-chave em inglês. Pretendemos adicionar suporte para outros idiomas no futuro", diz o texto do anúncio.

The post Instagram trabalha em sistema de busca que prioriza fotos e vídeos nos resultados appeared first on Gizmodo Brasil.

Preço do iPhone 13 pode ficar mais caro, sinaliza indústria de chips

Posted: 26 Aug 2021 12:08 PM PDT

Imagem: Giuseppe Cacace/AFP (Getty Images)

A TMSC, maior produtora de chips eletrônicos do mundo e responsável por atender a Apple, avisou aos seus clientes que deve aumentar os preços. E a alta pode respingar nos custos do iPhone 13. O modelo, segundo rumores revelados ontem pelo site chinês IT Home, tem estreia prevista para o dia 17 setembro. Ainda não há, no entanto, uma confirmação oficial da data de lançamento.

A fabricante taiwanesa informou que vai elevar em até 10% os custos de produção de chips de silício projetados em 7 nanômetros ou menos. Para chips com 16 nanômetros ou mais, o aumento pode chegar à casa dos 20%. As informações aparecem em uma reportagem do site especializado DigiTimes.

No caso do iPhone 13, o chip utilizado é A15 bionic, projetado com tecnologia de 5 nanômetros. Quase metade do lucro da TSMC no segundo trimestre de 2021, aliás, vem da venda de chips desse tipo, entre 5 e 7 nanômetros. Só as compras da Apple garantem 20% dos lucros da companhia.

A mudança nos preços dos chips está cotada para começar a valer para pedidos feitos a partir de dezembro deste ano. Espera-se, porém, que a Apple já repasse os custos para o seus consumidores desde o lançamento. O anúncio de setembro trará quatro versões: iPhone 13, iPhone 13 Mini, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max.

Antes de começar a fazer as contas da grana que você vai dar para a Apple, vale lembrar que não se sabe ao certo quanto a alta dos chips pode pesar, em porcentagem, no valor final. Fontes ouvidas pelo DigiTimes, no entanto, projetam um aumento de custos de fabricação entre 3 e 5% para a companhia da maçã.

Menos chips no mundo

A demanda mundial por chips eletrônicos foi às alturas durante a pandemia de Covid-19. Com as pessoas passando mais tempo em casa — e, por tabela, gastando uma parte maior de seus dias em frente às telas — a compra de eletrônicos disparou.

Nessa, a TSMC (sigla para Taiwan Semiconductor Manufacturing Corp) nadou de braçada. O problema é que, apesar da alta demanda, a companhia precisou cortar a produção em 2021. O motivo foi uma seca intensa em Taiwan — a mais severa dos últimos 50 anos — que obrigou a fabricante a puxar o freio, aumentando os preços.

Assine a newsletter do Gizmodo

"Se os componentes ficaram mais caros, em vez de repassar ao consumidor, basta a Apple encontrar uma empresa que tope produzir o mesmo chip por um valor mais em conta", você poderia pensar. Mas a solução do problema não é tão simples.

Procurar outra fabricante para atender a demanda do novo iPhone não é uma possibilidade. O investimento para montar uma fábrica de chips, afinal, é altíssimo. E toda essa grana pode acabar no lixo se a tecnologia de produção escolhida ficar obsoleta cedo demais. Não à toa, o mercado mundial de produção de semicondutores é ultra concentrado: a TMSC, sozinha, é responsável por 51% da produção de chips do mundo. A escassez global de chips deve se estender até pelo menos 2022.

[DigiTimes, MacRumors]

The post Preço do iPhone 13 pode ficar mais caro, sinaliza indústria de chips appeared first on Gizmodo Brasil.

Pensando em economizar? Confira produtos por até R$ 30 no AliExpress

Posted: 26 Aug 2021 12:03 PM PDT

O AliExpress está com uma seleção de produtos com até 50% de desconto e frete grátis. Ou seja, você consegue comprar itens por até R$ 30!

Eletrônicos, beleza, itens para casa e diversos acessórios entram na lista de ofertas até dia 31 de agosto. Confira toda promoção aqui.

Nós separamos os melhores produtos. Confira!

Eletrônicos & acessórios

Itens para casa

Beleza

Mais ofertas

Preços conferidos na manhã do dia 25 de agosto. Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

The post Pensando em economizar? Confira produtos por até R$ 30 no AliExpress appeared first on Gizmodo Brasil.

Lançamentos no Xbox Live Gold: os jogos que chegam em setembro de 2021

Posted: 26 Aug 2021 11:05 AM PDT

A Microsoft anunciou no blog oficial do Xbox o lineup dos jogos grátis via assinatura Gold (R$ 34,99 por mês) para setembro. São quatro títulos para Xbox One e Xbox Series X|S, acessíveis também para quem assina o Game Pass Ultimate (R$ 44,99).

Warhammer: Chaosbane

Disponível entre 1º e 30 de setembro

Em um mundo destruído pela guerra e dominado pela magia, você é a última esperança para o Império do Homem. Escolha seu herói entre quatro classes diferentes de personagens. Prepare-se para lendárias batalhas com até quatro amigos contra as poderosas hordas do Caos neste jogo de RPG de ação.

Mulaka

Disponível entre 16 de setembro e 15 de outubro

Neste título de aventura e ação com base na rica cultura indígena do povo Tarahumara, batalhe contra uma estranha entidade malígna que está corrompendo suas terras. Como o xamã local, Sukurúame, use o poder dos semideuses, solucione puzzles e trave batalhas nos cenários inspirados em regiões da Sierra, no México.

Zone of the Enders HD Collection

Disponível entre 1º e 15 de setembro

De Hideo Kojima, o criador da franquia Metal Gear, chega um épico espacial como nenhum outro. Controle a Orbital Frame Jehuty e ajude a Space Force a derrotar as forças Bahram de uma vez por todas. Este título contém Zone of the Enders e Zone of the Enders: The 2nd Runner, tudo em uma única coleção.

Assine a newsletter do Gizmodo

Hydro Thunder

Disponível entre 16 e 30 de setembro

Pilote lanchas de velocidade impressionante por cenários interativos nesta sequência do lendário sucesso dos arcades, lançado originalmente há mais de 20 anos.

The post Lançamentos no Xbox Live Gold: os jogos que chegam em setembro de 2021 appeared first on Gizmodo Brasil.

Martin Luther King Jr. é homenageado dentro no Fortnite

Posted: 26 Aug 2021 10:03 AM PDT

Em parceria com a revista Time, Fortnite organizou o modo Marcha Pela História, uma experiência interativa onde é possível assistir ao famoso discurso de Martin Luther King Jr. em uma versão colorida do mapa de Washington D.C. e a recriação dos monumentos históricos.

Há um trailer de anúncio, mostrando o novo modo. Confira abaixo:

A Epic também incentiva participações pelas redes sociais, via publicação no site deles. “A atual luta pelos direitos civis como movimento global se beneficiou do esforço coletivo de milhões de pessoas do mundo inteiro. Conte-nos como o Dr. King, Washington D.C. 1963 ou alguém na sua vida inspirou você usando a hashtag #FNDC63 e compartilhando suas experiências no Twitter, no Instagram ou no TikTok”.

Jogando em Washington D.C.

(Captura de tela/Gizmodo Brasil)

Para entrar em Washington D.C. no Fortnite basta seguir ao Battle Royale, ir para o lobby e encontrar a Marcha Pela História na seção do “Modo Criativo”. É possível entrar sozinho ou com amigos, como nos jogos padrão.

No momento da publicação deste texto, em um teste rápido foram menos de 15 segundos para logar e entrar em Marcha Pela História. Os jogadores são redirecionados para um pré-jogo, onde há uma contagem regressiva tendo a capa da revista Time como “portal”, antes de entrarem no modo de mundo aberto para assistir ao discurso, podendo completar os desafios.

(Captura de tela/Gizmodo Brasil)

Em cada local você é convidado a fazer minigames bastante simples, como um labirinto, um jogo de gravidade zero, uma corrida de revezamento, dentre outros. Também é possível ficar à frente do monumento de Washington, ir ao Memorial de Lincoln, entrar na biblioteca e no museu, local onde é “projetado” o discurso de Luther King.

Há um limite de quase 4 horas para cada partida da Marcha Pela História. Ao contrário do que foi divulgado pela Epic, você não precisa completar nenhum dos desafios para obter a recompensa. Os jogos estão lá por pura interação, enquanto o discurso é reproduzido (com legendas em português). Então basta entrar neste modo e, ao voltar para o menu inicial, você desbloqueará o spray “Washington D.C. 1963”.

Como não é novidade para ninguém, a comunidade gamer faz o que sempre faz. Poucos minutos após o vídeo de anúncio ir ao ar no canal da PlayStation (em inglês), houve chuva de dislikes e comentários dizendo como o modo é desrespeitoso ao legado de Luther King. Alguns dizem que foi uma boa tentativa, mas para o público errado. Outro comentário com grande número de votos positivos diz: “Isso parece mais uma sátira do que um movimento sincero para promover MLK”.

Fortnite é um jogo gratuito, disponível para Nintendo Switch, PS4, Xbox One, PS5, Xbox Series X/S, PC, macOS e para smartphones Android e iOS.

The post Martin Luther King Jr. é homenageado dentro no Fortnite appeared first on Gizmodo Brasil.

Laricel, operadora da atriz Larissa Manoela, lança plano com TikTok ilimitado

Posted: 26 Aug 2021 09:13 AM PDT

Imagem: Divulgação

Você provavelmente conhece a Larissa Manoela das novelas infantis, como Carrossel e Cúmplices de Um Resgate — se não você, com certeza seus filhos, sobrinhos ou conhecidos crianças e adolescentes. O que muita gente talvez ainda não saiba é que a atriz lançou há algumas semanas uma operadora móvel chamada Laricel, com vantagens para fãs da artista. E uma das novidades mais recentes é acesso ilimitado ao TikTok.

Primeiro, um breve resumo. A Laricel não é uma dessas operadoras tradicionais que estamos acostumados a ouvir falar. Trata-se de uma operadora móvel virtual que utiliza a infraestrutura de outra companhia de telefonia móvel par oferecer serviços. No caso da Laricel, a empresa compra um espaço de infraestrutura da Dry Company, que por sua vez usa a Surf Telecom e, por fim, utiliza as torres e antenas da rede da TIM, para então vender planos de dados móveis no celular.

Todos os planos ofertados pela Laricel são pré-pagos e sem contrato de fidelidade, o que significa que o consumidor pode comprar créditos para serem usados quando ele preferir. Além disso, os dados que não forem utilizados ficam acumulados por tempo ilimitado. Ou seja, se o cliente fizer uma nova recarga, ela é somada aos dados que ficaram parados.

Imagem: Divulgação
O chip da Larissa Manoela. Imagem: Divulgação

E o plano com TikTok?

Nesta semana, a Laricel disponibilizou duas novas modalidades que incluem WhatsApp e TikTok, sem que eles sejam descontados do plano de dados. Para um pré-pago, os preços são bem salgados: R$ 50, para 9 GB de internet e ligações ilimitadas; e R$ 75, para 15 GB, também sem limite dele ligações.

Ainda pensando na rede social das dancinhas, a Laricel agora permite que o cliente troque pontos obtidos por utilização no TikTok por um dos pacotes disponíveis na operadora móvel. Para se ter uma ideia, são necessários 15 mil pontos do TikTok para adquirir o chamado Plano 30, que tem 3 GB de internet e 100 minutos de ligações. Normalmente, o plano em questão custo R$ 30 por cada recarga. Há ainda modalidades de R$ 25 e R$ 40.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vale lembrar que, com exceção dos planos de R$ 50 e R$ 75, nenhum dos outros conta com TikTok ilimitado, apenas WhatsApp. E se o consumidor quiser resgatar o bônus obtido pelo TikTok, ele ainda terá de pagar o frete para entrega do chip Laricel, que custa R$ 8,30 para todo o Brasil, mais o valor do chip, que não foi informado pela operadora.

[Tecnoblog]

The post Laricel, operadora da atriz Larissa Manoela, lança plano com TikTok ilimitado appeared first on Gizmodo Brasil.

Pfizer e Eurofarma firmam acordo para produção de vacina contra Covid-19 no Brasil

Posted: 26 Aug 2021 08:54 AM PDT

Pfizer vacina COVID-19. Imagem: Kojach (Flickr)

A Pfizer e a BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (26) um acordo com a Eurofarma para produzir sua vacina contra Covid-19 no Brasil. A carta de intenção diz ainda que a distribuição das doses será feita exclusivamente na América Latina. A expectativa é que, em plena capacidade operacional, a produção anual excederá 100 milhões de doses — que começarão a ser produzidas já em 2022.

De acordo com o G1, Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer, afirmou que o acordo vai permitir um acesso justo e equitativo ao imunizante. "Todos – independentemente da condição financeira, etnia, religião ou geografia – merecem acesso às vacinas contra a Covid-19, que salvam vidas. Nossa nova colaboração com a Eurofarma expande nossa rede global de cadeia de suprimentos, nos ajudando a continuar fornecendo acesso justo e equitativo à nossa vacina", comentou.

Assine a newsletter do Gizmodo

Esta é a primeira vacina contra o novo coronavírus aprovada de forma definitiva pela Food and Drug Administration (FDA, sigla em inglês), agência reguladora dos Estados Unidos. Ela foi autorizada para uso emergencial nos Estados Unidos, em dezembro de 2020, para pessoas com 16 anos ou mais. No entanto, em maio deste ano, a autorização foi estendida a maiores de 12 anos.

Além disso, foi o primeiro imunizante a obter registro definitivo no Brasil. Segundo dados do Localiza-SUS, mais de 30 milhões de doses já foram aplicadas no país. Esta será a terceira vacina fabricada no país. A CoronaVac, da Sinovac, é fabricada em parceria com o Instituto Butantan (SP). Já a vacina da AstraZeneca/Oxford é fabricada pela Fiocruz (RJ).

The post Pfizer e Eurofarma firmam acordo para produção de vacina contra Covid-19 no Brasil appeared first on Gizmodo Brasil.

Vespas estão fazendo ninhos fluorescentes; mas por quê?

Posted: 26 Aug 2021 07:35 AM PDT

Um ninho de vespa da espécie P.brunetus, visto sob a luz convencional à esquerda e sob luz fluorescente à direita

Uma equipe de pesquisadores disse ter encontrado a primeira evidência de que animais são capazes de construir casas fluorescentes. Em um novo estudo, eles detalham a descoberta de ninhos de uma certa espécie de vespa que brilha no escuro quando são expostos a luz ultravioleta. E o mais interessante é que vespas semelhantes, encontradas em outras partes do mundo, também parecem ser capazes de fabricar as mesmas estruturas estranhas.

A descoberta aconteceu por acidente durante um trabalho de campo no norte do Vietnã, segundo os cientistas. Bernd Schöllhorn, professor de química da Universidade de Paris que assina o estudo, disse ao site Live Science que eles viajaram carregando luzes UV na esperança de achar insetos fluorescentes enquanto caminhavam no escuro.

Em vez disso, deram de cara com ninhos de vespa com casulos (estruturas feitas de seda que fecham o ninho e ajudam a manter a larva segura) que, à noite, emitem uma luz brilhante — e com cor de meleca de nariz — quando exposta a uma luz UV com frequência entre 360 e 400 nanômetros.

"Nós ficamos muito surpresos em encontrar uma fluorescência tão grande na matéria orgânica", disse Schöllhorn ao Live Science. "Acreditamos que esse fenômeno jamais havia sido observado até hoje, seja por pesquisadores ou por fotógrafos."

Todos os ninhos brilhantes que eles encontraram pertencem a espécies de vespa do gênero Polistes, também conhecido popularmente como vespas-do-papel. Quando os cientistas examinaram ninhos de outras duas espécies de Polistes que vivem na floresta Amazônica e na França e as colocaram sob luz UV, eles descobriram que seus ninhos também brilhavam — ainda que todos os ninhos tivessem intensidades e cores diferentes uns dos outros. Os achados da equipe foram publicados esta semana na revista científica Royal Society Interface. Na aba "materiais complementares", você pode ver diversas imagens desses ninhos brilhantes.

Ainda que brilhar no escuro pareça uma característica exótica, cientistas já catalogaram uma lista extensa de criaturas, das mais diferentes possíveis, que possuem essa estranha habilidade – incluindo mamíferos. Mas a ciência ainda tenta entender, primeiro, os motivos que tornam a fluorescência uma vantagem evolutiva. Ter ninhos fluorescentes pode ajudar vespas a se orientar na volta para casa, por exemplo, ou ajudá-las a separar um ninho do outro. Isso também pode ter alguma participação no desenvolvimento das larvas, uma vez que o brilho pode servir como uma luz auxiliar durante as épocas mais chuvosas. Pode ser, ainda um incidente evolutivo ou um traço vestigial que nunca teve um propósito específico, ou que perdeu sua função mas continua ali porque não representa uma desvantagem para as vespas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os pesquisadores planejam continuar estudando essas vespas e suas casas brilhantes para revelar quais são os compostos químicos que ajudam a garantir essa fluorescência. De agora em diante, a ideia é entender se algum desses compostos pode ter alguma aplicação para uso humano – como um novo marcador fluorescente para estudos científicos ou na área de diagnóstico por imagem.

The post Vespas estão fazendo ninhos fluorescentes; mas por quê? appeared first on Gizmodo Brasil.

Saiba como jogar o beta de Riders Republic, jogo de esportes radicais da Ubisoft

Posted: 26 Aug 2021 06:49 AM PDT

Dois meses antes do lançamento de Riders Republic, game de esportes radicais que abriga até 50 jogadores simultâneos em uma só arena, a desenvolvedora Ubisoft liberou o beta aberto, permitindo que qualquer interessado possa aproveitá-lo sem pagar nada.

Conforme anunciado ontem (25) durante a Gamescom 2021, o período de testes poderá ser acessado por qualquer jogador de PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e Series S – as mesmas plataformas da versão final do jogo, que será lançado em 28 de outubro. Assista ao trailer mostrando tudo o que é possível fazer em Riders Republic:

A depender da plataforma, o beta do game ocupará até 21GB. Todo o seu progresso fica exclusivo deste período, sem carregar consigo quaisquer itens desbloqueados (como equipamentos de personalização do personagem) para a versão final de Riders Republic. A prática costuma ser comum entre betas abertos.

Pela descrição oficial do beta, você poderá aproveitar:

  • Os cinco esportes do jogo: Bike, esquis, snowboard, wingsuit e wingsuit a jato.
  • Três carreiras esportivas: Corridas de bike, manobras de neve e esportes aéreos.
  • Os três modos multijogador: Corridas em massa, Tricks Battle e Vale Tudo.
  • Acesso livre ao mundo aberto, incluindo algumas atividades secundárias.

Ao que informa a Ubisoft por meio de uma publicação no blog do jogo, há matchmaking para organizar partidas e as funções cross-gen e cross-play estão liberadas também. Assim, você pode jogar com amigos ou outros competidores aleatórios, independente da plataforma utilizada.

Assine a newsletter do Gizmodo

Atualmente em pré-venda nas versões física e digital, Riders Republic será lançado em 28 de outubro para PC (R$249,90), PS4, PS5 (R$279,90), Xbox One, Xbox Series X e Series S (R$279,95). 

The post Saiba como jogar o beta de Riders Republic, jogo de esportes radicais da Ubisoft appeared first on Gizmodo Brasil.

Veneno de cobra pode ser eficaz contra a Covid-19

Posted: 26 Aug 2021 06:43 AM PDT

Pesquisadores brasileiros descobriram que uma substância do veneno da cobra brasileira jararacuçu pode ajudar no tratamento da Covid-19. Isso porque ela tem a capacidade de inibir em até 75% a capacidade do vírus de se replicar.

O estudo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), publicado na revista científica Molecules, não foi feito em humanos, mas em macacos.

A equipe usou essas células e incluiu o peptídeo da cobra nessas culturas. Após o início do teste, o vírus Sars-CoV-2 foi adicionado. Passados dois dias, os cientistas avaliaram os resultados e descobriram a capacidade de reprodução do vírus.

À Agência Brasil, o professor do Instituto de Química Eduardo Maffud disse que o grupo já havia identificado toxinas no veneno da jararacuçu que tinham atividade antibacteriana. "Com o avanço da Covid-19, a gente posicionou vários dos nossos peptídeos para ver se eles apresentavam atividade contra o SARS-CoV-2. Felizmente, a gente obteve esse resultado interessante", afirmou o pesquisador.

Ainda de acordo com ele, é possível a produção de um remédio com o composto descoberto e isso ajudaria o organismo a ganhar mais tempo para agir e criar anticorpos para combater a infecção. "Isso ainda está em andamento, precisaria de estudos adicionais, mas a gente viu que esse peptídeo impede a replicação ou a multiplicação das partículas virais", acrescenta Maffud.

Assine a newsletter do Gizmodo

O próximo passo dos especialistas é avaliar a eficiência de diferentes dosagens da molécula e testar como ela protegerá as células. Além disso, os estudos vão seguir com a identificação de outros alvos em que esse peptídeo pode agir e quais seriam seus possíveis efeitos colaterais. Por fim, serão feitos testes em cobaias, como camundongos. "Se o resultado for positivo, vamos desenvolver um tratamento", conclui o professor.

The post Veneno de cobra pode ser eficaz contra a Covid-19 appeared first on Gizmodo Brasil.

[Review] Asus VivoBook 15 X512JP: desempenho e portabilidade na medida certa

Posted: 26 Aug 2021 06:23 AM PDT

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Com mais pessoas trabalhando de casa por conta da pandemia de covid-19, muito empresa correram para lançar notebooks focados em produtividade. A Asus é uma delas, e há alguns meses lançou aqui no Brasil o VivoBook 15 X512JP, um modelo intermediário específico para trabalho, mas que também funciona para estudos e flerta com a possiblidade de rodar alguns jogos.

Disponível no Brasil apenas na cor prata, o dispositivo ainda tem um olhar especial para a portabilidade, trazendo um design compacto e leve, mesmo sendo um laptop ligeiramente maior, com 15,6 polegadas. Claro que tudo isso tem um preço, e ele não é muito convidativo: R$ 6.999, mas já é possível encontrá-lo com promoções em algumas varejistas. Será que vale a pena? A seguir eu conto minhas impressões.

Asus VivoBook 15 X512JP

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

O que é
Um notebook de 15,6 polegadas com tamanho reduzido e foco na portabilidade

Preço
Sugerido: R$ 6.999. No varejo: em média, R$ 5.199

Gostei
Tela grande que não interfere tanto no tamanho ou peso; ótima oferta de conexões; boa webcam para videochamadas

Não gostei
Teclado barulhento e sem retroiluminação; para um notebook focado em trabalho e estudo, poderia ter uma bateria que durasse mais; por esse preço, melhor segurar o escorpião no bolso

Assine a newsletter do Gizmodo

Design e conexões

Por ser projetado pensando na produtividade e no home office, o VivoBook 15 tem entre os principais destaques a leveza, para que você o transporte para qualquer lugar sem se preocupar muito com o tamanho de bolsas e mochilas. É fato que não chega nem perto das características do Samsung Galaxy Book S, mas o notebook da Asus não é de todo ruim: ele tem 1,9 cm de espessura com a tampa fechada e pesa 1,75 kg. O uso é confortável mesmo se você for utilizá-lo por um tempo em cima do colo, apesar da carcaça esquentar bastante ao abrir programas mais pesados.

O aparelho é do tipo que vai aumentando a espessura de baixo para cima — é mais fino na parte inferior —, e isso por uma boa razão: para abrigar as portas necessárias que estão cada vez mais raras em notebooks ultracompactos. Do lado esquerdo ficam duas portas USB 2.0, enquanto do lado direito encontramos slot para cartão microSD, saída de áudio 3,5 mm para fone de ouvido, porta USB-C, entrada HDMI, porta USB-A e o conector para recarga. É uma oferta bastante atrativa e que não deve deixar na mão quem precise de um número significativo de conexões, ainda mais por se tratar de um aparelho focado em portabilidade.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Já para conectividade sem fio, o VivoBook 15 conta com Bluetooth 4.1 e Wi-Fi 5 802.11ac em redes de 5 GHz, para velocidades mais rápidas.

Teclado e touchpad

O teclado do VivoBook 15 é bom, mas de longe foi a coisa que eu menos gostei no notebook da Asus. Por duas razões: primeiro porque ele não é retroiluminado, o que dificulta a visualização das teclas em ambientes com pouca luz. Isso fica ainda mais perceptível quando se leva em consideração que as teclas possuem letras na cor cinza, a mesma do chassi. Em segundo lugar, a digitação não é a mais confortável; tanto é que, na maioria das vezes, eu preferi conectar um teclado externo para conseguir trabalhar por várias horas seguidas sem que o meu pulso ficasse cansado. Além disso, as teclas emitem um barulho bem alto quando são pressionadas.

Mas nem tudo são pedras no caminho. O modelo tem um teclado numérico no lado direito que facilita a digitação de números. Outra vantagem é que a Asus colocou o padrão ABNT, que inclui a tecla "ç" — não que isso seja um grande diferencial, mas certamente simplifica o uso.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

No entanto, o maior chamariz do teclado é a dobradiça ErgoLift, que ergue o teclado a um ângulo de 2° para, teoricamente, facilitar a digitação. Dois pinos emborrachados fazem esse papel de manter o teclado levemente inclinado, além de ajudar na dissipação do calor e amplificar a potência dos alto-falantes que ficam na parte de baixo do notebook.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

O touchpad, por sua vez, tem uma área consideravelmente grande para deslizar os dedos e se mostrou preciso dentro daquilo que eu esperava. Foram poucas as vezes que eu precisei repetir um comando porque na primeira tentativa o notebook não o reconheceu, mas nada muito comprometedor. Ele ainda suporta recursos de multitoque, para realizar ações do Windows com dois ou três dedos. E do mesmo jeito que acontece no teclado, o "tec tec" na hora de apertar o touchpad tem um ruído bem alto.

Tela e som

O VivoBook 15 vem equipado com um painel de 15,6 polegadas LED Full HD (1.920 x 1.080 pixels) e tecnologias TN e antirreflexo. Não chega a ter o mesmo nível de qualidade de uma tela IPS, mas se você usar o aparelho bem de frente para você, a visualização fica excelente e sem tanta interferência no brilho. Inclusive, você pode escolher entre 11 níveis de intensidade nas configurações do laptop. A taxa de atualização do display é de 60 Hz, que é o mínimo recomendado para quem gosta de jogar, apesar de este não ser o foco do produto.

A Asus também construiu o VivoBook 15 com uma tecnologia batizada de NanoEdge, que comprime as bordas laterais do aparelho para apenas 5,7 mm de espessura. Dessa forma, o aproveitamento de tela alcança 88%. E ainda tem espaço para uma webcam na borda superior, que tem resolução satisfatória para chamadas de vídeo.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Já o som entrega graves proeminentes, mas de resto eu notei que a potência dos alto-falantes não é das maiores. A Asus trouxe para o dispositivo uma tecnologia chamada SonicMaster, que tem justamente esse papel de aumentar os graves. Contudo, os médios e agudos parece terem sido deixados de lado e ficam baixos, mesmo com o volume nas alturas. Se ainda assim você quiser customizar o som, a fabricante oferece a ferramenta AudioWizard, para equalizar os sons de acordo com suas preferências pessoais.

Hardware e bateria

Para tarefas de produtividade e apenas isso, o VivoBook 15 faz bonito nas especificações. Ele tem um processador Intel Core i7-1065G7 (10ª geração), placa de vídeo dedicada Nvidia GeForce MX330 com 2 GB, 16 GB de memória RAM (8 GB onboard + 8 GB offboard) e 512 GB de armazenamento SSD PCIe NVME M.2. Para escrever textos no Word, usar cerca de cinco abas abertas no Chrome e usando o Spotify, não percebi nenhum travamento. Assisti algumas séries no Prime Video e Disney+, também sem notar esse tipo de problema.

As coisas mudam um pouco de figura ao tentar forçar programas mais pesados, como Premiere e Photoshop, ou no acesso do multitarefa. Rola sim uma lentidão nas transições de ferramentas que pode atrapalhar sua experiência se você usa plataformas como essas com uma certa frequência. Para jogos, a mesma situação: eu baixei DOOM Eternal e Destiny 2 pela Steam, e ficou nítido que o notebook passou por alguns engasgos para conseguir rodar os títulos.

Vale lembrar que o hardware do VivoBook 15 não permite upgrades simplificados para trocar RAM, SSD e outros componentes. Para quem não quiser se arriscar, o ideal é procurar uma assistência especializada.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

A bateria de 37 Wh durou entre quatro e cinco horas durante os meus testes diários trabalhando com o notebook. Ao deixá-lo rodando séries continuamente na Netflix, a autonomia também ficou nessa média — cerca de quatro episódios de O Gâmbito da Rainha até que o aparelho alertasse sobre o fim da bateria. Poderia ser uma autonomia maior? Sem dúvida, ainda mais por se tratar de um dispositivo voltado para trabalho e estudo.

Segundo a Asus, 49 minutos são suficientes para carregar 60% de bateria graças à tecnologia Fast Charger. Foi mais ou menos esse o tempo que ela foi do zero aos 60% no meu dia a dia. Já para alcançar os 100%, o tempo foi de aproximadamente 2h20. O carregador que acompanha na caixa tem 65 Watts de potência.

Vale a pena?

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Eu recomendaria o Asus VivoBook 15 X512JP para quem precisa de um laptop portátil e que, apesar de não ser o mais leve, é um dos mais compactos e com excelente oferta de conexões nas portas e saídas laterais. É verdade que R$ 6.999 — e já é possível encontrá-lo por menos que isso na internet — ainda é um valor bastante salgado, mas compensa se você for usar o aparelho apenas para trabalho moderado e estudo. Se jogos ou atividades de edição forem o seu objetivo, definitivamente é melhor partir para modelos mais específicos, já que o dispositivo da Asus entrega um desempenho mediano.

The post [Review] Asus VivoBook 15 X512JP: desempenho e portabilidade na medida certa appeared first on Gizmodo Brasil.

Primeiras reações a ‘Caça-Fantasmas: Mais Além’ são extremamente positivas

Posted: 26 Aug 2021 06:22 AM PDT

Durante o evento CinemaCon, que acontece em Las Vegas (EUA), a Sony Pictures exibiu na íntegra o filme Os Caça-Fantasmas: Mais Além, sequência direta aos Caça-Fantasmas dos anos 1980. Na produção temos Ivan Reitman, o diretor do original e pai de Jason Reitman, diretor da versão 2021.

Ainda dentro do embargo para críticas completas, reações da imprensa “sortuda” que conferiu o filme meses antes do lançamento foram majoritariamente positivas, como vemos no Twitter.

Germain Lussier, do Gizmodo US:

Os Caça-Fantasmas: Mais Além é a sequência que os fãs esperam há décadas, por bem ou mal. Tem ótimos novos personagens, muitas surpresas e risadas com a quantidade certa de nostalgia. Eu amei muito . No entanto, não é livre de problemas.

Principalmente, ele tem muito a ver com isso: há grandes saltos de lógica e de enredo que impedem-no de realmente disparar em todos os aspectos. E quando funciona? Especialmente as coisas das crianças? Funciona muito. Às vezes, isso não acontece. No geral, porém, eu torci, chorei e mal posso esperar para assistir novamente.

Lauren Huff, do Entertainment Weekly:

Os fãs de Ghostbusters ficarão maravilhados com Os Caça-Fantasmas: Mais Além, eu acho. Tenho medo de dizer algo além disso, mas há muito o que amar. Referências e nostalgia preenchem quase todos os quadros, mas a história ainda consegue parecer fresca e nova.

Beatrice Verhoeven, do The Wrap:

Fiquei agradavelmente surpresa com Os Caça-Fantasmas: Mais Além! Uma história realmente ótima e me fez gargalhar muito #CinemaCon

Scott Menzel, do We Live Entertainment:

Os Caça-Fantasmas: Mais Além é a sequência de Caça-Fantasmas que eu esperei toda a minha vida para ver. É nostalgia bem feita. Uma mistura perfeita de momentos clássicos de Caça-Fantasmas com um toque novo e único para uma nova geração desfrutar. Arrepiei.

Andy Signore, do Popcorned Planet:

Acabei de ver Os Caça-Fantasmas: Mais Além e ainda estou em choque (…) Eu amei. Preciso tirar um dia para processar e não consigo tirar o sorriso do meu rosto! Vou gravar uma reação adequada amanhã (sem spoilers!) #CinemaCon

Jason Guerrasio, do Insider:

Os Caça-Fantasmas: Mais Além… Uau! Não estava esperando ser tão sincero assim. Tem muito uma vibração infantil do Spielberg. E @JasonReitman é extremamente leal ao original. #CinemaCon

Assine a newsletter do Gizmodo

Mais Além mostrará uma mãe e seus dois filhos, descobrindo a conexão com os Caça-Fantasmas de Dr. Egon Spengler. O longa estrela Finn Wolfhard, Mckenna Grace, Carrie Coon, Paul Rudd e será o retorno de Bill Murray e Dan Aykroyd ao traje de caçadores.

Assista ao último trailer divulgado, abaixo:

A estreia de Os Caça-Fantasmas: Mais Além está prevista para 11 de novembro nos cinemas de todo o Brasil.

The post Primeiras reações a ‘Caça-Fantasmas: Mais Além’ são extremamente positivas appeared first on Gizmodo Brasil.

Biden se reúne com Amazon, Google e Apple após onda de ataques cibernéticos nos EUA

Posted: 26 Aug 2021 05:53 AM PDT

Alex Wong/Getty Images (Getty Images)

O presidente estadunidense Joe Biden se encontrou com lideranças de gigantes do setor de tecnologia dos Estados Unidos nesta quarta-feira (25). A reunião foi convocada para cobrar a maior participação de empresas em assuntos ligados à segurança no meio digital, e tem como pano de fundo a escalada no número de ataques cibernéticos no país nos últimos meses.

[foo_related_posts]

Entre os representantes que visitaram a Casa Branca estão lideranças de companhias do Vale do Silício como Apple, Google, Microsoft e IBM. Além disso, a conversa envolveu, também, líderes de empresas importantes do setor bancário e financeiro, dos ramos de água e energia e de educação.

Segundo o governo americano, a ideia é desenvolver, em parceria com nomes-chave da economia nacional, uma estratégia de segurança digital mais sofisticada. Em fala durante entrevista coletiva, Biden definiu a cibersegurança como "um desafio central de segurança nacional". “Vimos várias vezes como as tecnologias nas quais confiamos, de nossos celulares até a rede elétrica, podem se tornar alvos de hackers e criminosos”, disse.

A Casa Branca destacou, também, que esta "não será a última vez" que o poder público irá envolver o setor privado em decisões estratégicas ligadas à segurança cibernética.

As ameaças em segurança digital dispararam durante a pandemia no mundo todo – como você pode conferir nesta lista elaboradora pelo CSIS (Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais). Órgãos internacionais importantes no combate à Covid-19, como o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), tiveram que lidar com ataques hackers nos seus servidores.

Esse aumento deu as caras também no Brasil: empresas como a farmacêutica Fleury e, mais recentemente, a Renner, do setor de varejo, foram alvos de ransomwares – ataques cibernéticos em que hackers bloqueiam sites e bancos de dados e exigem fiança para devolver o acesso. Nem o Ministério da Economia passou ileso: em agosto de 2021, hackers também usaram um ransomware para invadir os sistemas da Secretaria do Tesouro Nacional.

Cada vez mais sofisticados, os softwares para invasão de sistemas também fizeram vítimas no próprio setor de tecnologia dos Estados Unidos. No início de 2021, uma falha de segurança nos servidores de e-mail da Microsoft foi explorada por um grupo de hackers chineses. Em agosto deste ano, a T-Mobile, gigante do setor de telecomunicações, foi alvo de um vazamento criminoso que expôs dados de 40 milhões de pessoas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Apesar dos fortes esquemas de segurança de informação da Casa Branca, membros do governo dos EUA também foram alvo de ações criminosas no meio on-line. Entre os meses de maio e dezembro de 2020, 24 oficiais federais do Departamento de Justiça Americano tiveram ao menos um de seus e-mails hackeados.

O ataque mais recente à administração pública envolveu servidores do Departamento de Estado – agência do governo americano responsável pela política exterior do país. Servidores do órgão foram tomados por hackers no último dia 21 de agosto.

The post Biden se reúne com Amazon, Google e Apple após onda de ataques cibernéticos nos EUA appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário