quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Mary Elizabeth Winstead estrelará ‘Kate’ na Netflix; assista ao trailer cheio de ação

Posted: 04 Aug 2021 05:40 PM PDT

Em Fargo e Aves de Rapina, pudemos ter um gostinho do que são as atuações de Mary Elizabeth Winstead enquanto corajosa protagonista em uma produção cheia de ação. Dessa vez veremos a atriz em Kate, novo filme da Netflix.

Além dela teremos Woody Harrelson, ator que estrelará próximo Venom. O filme é dirigido pelo francês Cedric Nicolas-Troyan, de O Caçador e a Rainha do Gelo. Pela sinopse de Kate, sabemos que ela será uma assassina refinada no auge de suas habilidades. “Quando ela estraga uma missão com um membro da yakuza em Tóquio, rapidamente descobre que foi envenenada, dando a ela menos de 24 horas para vingar-se de seus assassinos”.

Em entrevista para a Entertainment Weekly, Mary disse que sua personagem é uma “assassina brutal e sincera”. Cedric comenta que houve pouco uso de dublê e que "o mais difícil de filmar foi a cena com Mary e Miyavi dentro do apartamento (…) Não podíamos filmar isso com dublês, então eles tiveram que fazer tudo sozinhos”.

Caso as luzes de neon te lembrem de Atômica, filme de 2017 que estrela uma personagem igualmente badass, é porque ambos os filmes são produzidos por David Leitch, que também fez Deadpool 2 e John Wick.

Assine a newsletter do Gizmodo

Kate estreia na Netflix em 10 de setembro, simultaneamente a exibições em redes selecionadas de cinema nos EUA.

The post Mary Elizabeth Winstead estrelará ‘Kate’ na Netflix; assista ao trailer cheio de ação appeared first on Gizmodo Brasil.

Pokémons lendários de Sword e Shield chegam a Pokémon GO

Posted: 04 Aug 2021 05:17 PM PDT

Por conta de um evento limitado, os jogadores de Pokémon GO poderão encontrar personagens de Pokémon Sword & Shield no game mobile. Um vídeo de anúncio liberado ontem (04) pela desenvolvedora Niantic mostra os pokémons Skowvet, Wooloo e Falinks, que agora poderão ser encontrados na natureza.

Assista a seguir:

Entre 20 e 31 de agosto acontecerá o evento Ultradesbloqueio Parte 3. A descrição oficial das novidades é a seguinte:

  • Os Pokémon Skwovet e Wooloo aparecerão com mais frequência na natureza! Vocês também poderão encontrar Darumaka de Galar, Trubbish e muito mais! Com sorte, vocês poderão encontrar até mesmo o Falinks!
  • Os seguintes Pokémon chocarão em Ovos de 7 km: Meowth, Ponyta, Slowpoke, Farfetch, Zigzagoon, Darumaka e Stunfisk, todos da região de Galar.
  • Com sorte, vocês poderão encontrar os seguintes Pokémon da região de Galar: Meowth, Farfetch, Weezing ou Stunfisk em suas formas Brilhantes! Vejam abaixo quando alguns desses Pokémon aparecerão em reides durante o evento.
  • Completem a pesquisa temporária exclusiva do evento para ter a chance de encontrar Pokémon descobertos pela primeira vez na região de Galar!
  • Obtenham tarefas temáticas de pesquisa de campo de PokéParadas. Se vocês concluírem a pesquisa de campo, poderão encontrar os Pokémon Skwovet, Wooloo ou Falinks.
  • A partir de quinta-feira, 19 de agosto de 2021, às 15h PDT (19h, horário de Brasília), os uniformes que aparecerem na região de Galar estarão disponíveis como itens de avatar no Pokémon GO! Obtenham gratuitamente o uniforme de desafiante de ginásio, o item de avatar usado por Treinadores de Pokémon nas arenas de Galar. Se vocês quiserem mostrar seu orgulho do tipo Dragão ou Sombrio, comprem os itens de avatar de uniforme esportivo do Tipo Dragão e do Tipo Sombrio na loja.
  • A partir de sexta-feira, 20 de agosto de 2021, às 10h, horário local, adesivos para presente exclusivos do evento também estarão disponíveis! Girem os Fotodiscos em PokéParadas ou Ginários para pegá-los na loja.
  • Vocês também poderão desafiar diferentes Pokémon em reides em cada semana do evento.

Assine a newsletter do Gizmodo

O game Pokémon Sword & Shield, lançado em 2019 para o Nintendo Switch, foi responsável por introduzir diversos pokémons para a franquia, sendo excelente ver que até o game para celular resolveu incluir parte dos personagens.

Pokémon Go está disponível gratuitamente para iOS e Android.

The post Pokémons lendários de Sword e Shield chegam a Pokémon GO appeared first on Gizmodo Brasil.

Especialistas que identificam notícias falsas são suspensos do Facebook

Posted: 04 Aug 2021 04:40 PM PDT

Imagem: Thought Catalog/Unsplash

Com mais notícias falsas surgindo nas redes sociais, muitos pesquisadores em segurança voltam seus esforços para identificar e ajudar na remoção desses conteúdos. Mas e quando os especialistas são bloqueados nas plataformas? Pois foi o que aconteceu com membros de uma equipe de pesquisa da Universidade de Nova York (NYU): eles tiveram suas contas suspensas no Facebook na última terça-feira (3). A empresa justificou o bloqueio baseado em um acordo de privacidade entre a companhia e reguladores federais em 2019.

Laura Edelson, candidata a Ph.D. no Instituto Politécnico da NYU, disse que o Facebook suspendeu contas conectadas ao projeto "Cibersegurança pela Democracia", também da NYU, cortando o acesso de mais de vinte pesquisadores e jornalistas que examinavam a disseminação de desinformação online. O Facebook suspendeu as contas de três pesquisadores, bem como o acesso da equipe à biblioteca de anúncios e ao Crowdtangle do Facebook, que fornece dados sobre a frequência com que postagens específicas são visualizadas, curtidas e compartilhadas.

"O Facebook está nos silenciando porque nosso trabalho frequentemente chama a atenção para problemas em sua plataforma. Pior de tudo: o Facebook está usando a privacidade do usuário, uma crença central que sempre colocamos em primeiro lugar em nosso trabalho, como um pretexto para fazer isso", afirmou Edelson.

Entre os projetos afetados pela decisão do Facebook está o Virality Project, lançado pelo Observatório de Internet de Stanford, que trabalha para entender a disseminação de mentiras sobre a Covid-19 na rede social. A iniciativa é apoiada pela NYU e pela Universidade de Washington.

Damon McCoy, professor de ciência da computação e engenharia na escola da NYU, criticou a decisão, acusando o Facebook de tentar “suprimir a pesquisa legítima” sobre o papel da empresa na disseminação de conteúdo prejudicial. "Com sua plataforma inundada de desinformação de vacinas e campanhas partidárias para manipular o público, o Facebook deveria dar as boas-vindas à pesquisa independente, não fechá-la", comentou.

O que diz o Facebook

O diretor de gerenciamento de projetos do Facebook, Mike Clark, escreveu em um blog nesta terça-feira que a decisão foi motivada por um acordo com a Federal Trade Commission (FTC) para proteger a privacidade do usuário. O órgão federal, por sua vez, não comentou o assunto.

Jonathan Mayer, professor assistente da Universidade de Princeton, disse que a justificativa do Facebook era apenas um pretexto para obstruir a pesquisa acadêmica que responsabilizaria a rede social. "O argumento legal do Facebook é falso", publicou Mayer em seu Twitter.

Além disso, o Facebook argumenta que um dos motivos que levaram ao bloqueio de mais de 20 pesquisadores e jornalistas é por causa de uma extensão de navegador chamada Ad Observer. Usada pela equipe de pesquisa, a ferramenta permite que usuários participem dos estudos da NYU ao copiar automaticamente todos os anúncios que encontrarem no Facebook. Para que isso aconteça, a extensão, por padrão, solicita que os usuários autorizem o uso em seus respectivos perfis. Nenhuma informação pessoal é coletada.

O Facebook afirma que a extensão Ad Observer "coletou dados sobre usuários do Facebook que não a instalaram ou autorizaram o uso". No entanto, o que a empresa está realmente se referindo são os nomes das páginas que os anunciantes pagaram ao Facebook para injetar nos feeds dos usuários. Ironicamente, a extensão não foi afetada pelas suspensões. Os milhares de usuários que baixaram o Ad Observer continuam capturando esses dados. Uma das contas suspensas do Facebook também pertence a uma pessoa cujo trabalho não é afiliado à ferramenta.

Ainda segundo o Facebook, a empresa tentou oferecer uma ferramenta mais "protetora de privacidade". A companhia só não mencionou que a ferramenta em questão, conhecida como FORT, tem limitações significativas. Seu conjunto de dados, por exemplo, inclui apenas anúncios que o próprio Facebook identificou como políticos. E os comerciais não têm mais nenhuma utilidade atualmente, já que datam de três meses anteriores à eleição de 2020 nos EUA.

Senador critica decisão do Facebook

O senador Mark Warner, presidente do Comitê de Inteligência do Senado, criticou o Facebook por sua decisão, dizendo que a equipe da NYU expôs fraudes e esquemas financeiros predatórias na plataforma, desenterrando provas de que o Facebook veiculava anúncios que violam os próprios termos de serviço.

"Há vários anos, tenho convocado plataformas de mídia social como o Facebook para trabalhar e ajudar na capacitação de pesquisadores independentes, cujos esforços melhoraram consistentemente a integridade e segurança das plataformas de mídia social, expondo atividades prejudiciais e exploradoras. Em vez disso, o Facebook parece ter feito o oposto", disse Warner.

Assine a newsletter do Gizmodo

"Infelizmente, esta é apenas a última de uma série de manobras descaradas do Facebook para esconder como seu modelo de negócios está prejudicando as pessoas e nossa democracia. É inaceitável", comentou Jessica González, co-CEO do grupo de defesa Free Press, em entrevista ao Gizmodo.

"O Facebook se esquivou de líderes de direitos civis, ativistas, acionistas, acadêmicos e até mesmo legisladores que estão tentando responsabilizar a empresa por seu ódio, mentira, lucro e outros abusos. Enquanto lutamos contra a pandemia e ataques à nossa democracia, precisamos de mais pesquisas que a equipe de Cibersegurança e Democracia da NYU estava conduzindo, e não de táticas que dizem respeito apenas ao interesse próprio do Facebook", completou González.

The post Especialistas que identificam notícias falsas são suspensos do Facebook appeared first on Gizmodo Brasil.

Street Fighter 5 revela novo lutador e dá pistas sobre próximo game

Posted: 04 Aug 2021 04:20 PM PDT

A Capcom revelou o último personagem de Street Fighter 5, o 45º lutador do game. Luke é um lutador totalmente novo apresentado como aquele que “se especializou em se mover rápido e bater forte”.

A revelação de Luke veio acompanhada do que foi tratado pela empresa como uma “introdução” ao sexto game da franquia, visto que ele provavelmente será um dos principais de Street Fighter 6 – game ainda não oficializado pela empresa, mesmo com muitos rumores sobre sua produção.

Um vídeo com gameplay foi liberado nesta terça-feira (03), conforme você confere a seguir:

Não sabe-se sobre o passado do lutador e nem todos os golpes que será possível fazer com Luke, mas sua expansão é parte dos passes premium e de personagem. Acredita-se que teremos mais informações sobre ele antes do lançamento da DLC, em novembro. Além dele, dois lutadores nostálgicos serão lançados: Oro (Street Fighter 3) e Akira Kazama (de Rival Schools), em 16 de agosto.

Os pacotes de expansão podem ser adquiridos com a moeda do jogo, a 100.000 Fight Money, ou comprada à parte na loja da Sony. Com desconto de 30%, atualmente o Premium Pass é vendido por R$146,93 na PS Store.

Assine a newsletter do Gizmodo

Street Fighter 5: Champion Edition, está disponível para PS4, PS5 e PC.

The post Street Fighter 5 revela novo lutador e dá pistas sobre próximo game appeared first on Gizmodo Brasil.

Pessoas totalmente vacinadas têm três vezes menos probabilidade de contrair Covid-19

Posted: 04 Aug 2021 03:40 PM PDT

Uma nova pesquisa do Reino Unido reforça a crença de como as pessoas vacinadas com as duas doses estão protegidas da variante Delta do coronavírus. Com base nos dados de monitoramento constante, os pesquisadores estimam que as vacinas desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech e Oxford University/AstraZeneca são 50% a 60% eficazes na prevenção da infecção pela Delta, incluindo casos assintomáticos. Porém, embora as descobertas indiquem que elas ainda podem limitar a transmissão, elas também refletem uma queda substancial em sua capacidade de prevenir a infecção em comparação com as cepas anteriores.

Os novos dados são cortesia do estudo REACT-1, um projeto em andamento liderado por pesquisadores do Imperial College London para monitorar a propagação da pandemia no Reino Unido. Como parte do estudo, os voluntários foram recrutados aleatoriamente e fizeram testes regularmente para detectar o vírus. Em uma última rodada, isso envolveu cerca de 100 mil pessoas. É preciso ressaltar que a Delta já se tornou a cepa dominante em circulação no local.

Segundo os cientistas, cerca de 0,63% dos voluntários foram infectados, ou uma em cada 158 pessoas. Mas aqueles que foram vacinados com as duas doses tiveram três vezes menos probabilidade de teste positivo do que os não vacinados. Com base nesses dados, os cientistas estimam que completar o esquema vacinal proporciona uma eficácia entre 50% e 60%. Os resultados são diferentes de outros estudos porque essas análises contabilizam toda e qualquer infecção causada pelo vírus, incluindo as assintomáticas.

Algumas pesquisas recentes sugeriram que a Delta tem maior probabilidade de atingir pessoas vacinadas e que as pessoas vacinadas infectadas podem ter uma carga viral semelhante às pessoas não vacinadas, levantando temores de que elas possam ser tão contagiosas quanto as não vacinadas. Mas essa nova pesquisa mostrou que as pessoas vacinadas tinham cargas virais menores. Enquanto isso, outros estudos já descobriram que, quando infectadas, as pessoas vacinadas eliminam o vírus mais rapidamente, limitando a janela de transmissão.

Unir todos esses dados nos dá um bom sinal de que os imunizantes ainda reduzem significativamente as chances de alguém espalhar o vírus para outras pessoas. Ao mesmo tempo, a Delta assusta, pois a eficácia das vacinas caem. Isso porque as de mRNA da Pfizer e Moderna, em particular, foram feitas para prevenir mais de 90% de todas as infecções. Portanto, embora elas estejam resistindo aos piores efeitos da variante, o melhor cenário não está sendo alcançado.

Assine a newsletter do Gizmodo

"Essas descobertas confirmam nossos dados anteriores, mostrando que ambas as doses de uma vacina oferecem uma boa proteção contra a infecção. No entanto, também podemos ver que ainda há risco de infecção, já que nenhuma vacina é 100% eficaz, e sabemos que algumas pessoas duplamente vacinadas ainda podem ficar doentes com o vírus", disse Paul Elliott, diretor do programa REACT.

Embora o Reino Unido esteja saindo de seu pico mais recente da pandemia, criado pela Delta, os EUA estão passando por um momento complicado. Estados como a Flórida estão experimentando agora seus níveis mais altos de hospitalizações, enquanto a maioria dos estados está reportando aumentos diários de casos. Pode-se dizer, então, que uma taxa de vacinação regular evitará muitos dos danos potenciais causados ​​pela Delta, mas não todos. É preciso acelerar a imunização e continuar mantendo os cuidados sanitários.

The post Pessoas totalmente vacinadas têm três vezes menos probabilidade de contrair Covid-19 appeared first on Gizmodo Brasil.

AliExpress agora aceita pagamentos via Pix para compras internacionais

Posted: 04 Aug 2021 03:20 PM PDT

Imagem: Baco Central

O Pix tem se tornado o novo queridinho dos brasileiros para pagamentos de contas e transferências. E, aos poucos, o sistema do Banco Central também está sendo adotado para compras. É o caso do AliExpress, que nesta terça-feira (3) anunciou que todos os consumidores poderão pagar por transações na plataforma usando suas chaves Pix, tanto no site quanto no aplicativo do varejista chinês.

O uso do Pix no AliExpress estava em fase de testes desde julho para um pequeno grupo de usuários, mas só agora foi liberado para todos os compradores brasileiros. A opção pode ser usada para adquirir qualquer item na plataforma, sem a adição de taxas extras, ao menos por enquanto. Outros métodos de pagamento, como boleto bancário, transferência bancária e cartões de crédito e débito continuam funcionando normalmente.

Para usar o Pix como pagamento, basta selecionar os itens que deseja, colocá-los no carrinho e, na hora de pagar, haverá uma nova caixinha indicando que o Pix está disponível para ser selecionado. Depois, é só autorizar a compra usando o leitor de QR Code com o celular ou copiar e colar a chave de transferência Pix previamente cadastrada — e-mail, endereço, CPF, entre outras.

De acordo com o AliExpress, o Pix foi inserido como uma alternativa ao boleto bancário. Muita gente optava por esse método, justamente por não possuírem um cartão de crédito ou por preferirem não fornecer dados bancários. "O uso do boleto, porém, exige que sua compensação seja confirmada pelas instituições financeiras, o que pode levar até três dias úteis, prazo em que a ordem de compra fica parada a espera da confirmação do pagamento", comentou a empresa.

Agora com o Pix, o AliExpress espera acelerar o processo de compra, uma vez que o Pix leva no máximo 10 segundos para aprovar uma transação. "Como a compensação do Pix é imediata, o embarque do produto para o consumidor final ocorre de maneira mais veloz", disse. É a primeira companhia no Brasil a utilizar o Pix para compras internacionais.

Assine a newsletter do Gizmodo

De olho no Brasil

A liberação do Pix reforça a atenção especial que o AliExpress tem dado aos usuários brasileiros. Além dessa novidade, a empresa anunciou em junho que as entregas internacionais entre Brasil e China aconteceriam em até sete dias — isso graças ao uso de cinco voos fretados entre os dois países. Contudo, é importante destacar que esse prazo diz respeito apenas ao desembarque dos pacotes no território nacional. Após a chegada, todos os processos restantes ficam sob responsabilidade dos Correios. Para residentes da cidade de São Paulo, a empresa também encurtou a previsão de remessas internacionais para até 12 dias em produtos selecionados.

The post AliExpress agora aceita pagamentos via Pix para compras internacionais appeared first on Gizmodo Brasil.

A violência doméstica continua aumentando na pandemia; o que fazer?

Posted: 04 Aug 2021 02:51 PM PDT

Com a chegada da pandemia de Covid-19, cientistas e autoridades ao redor do mundo determinaram medidas necessárias de isolamento social a fim de diminuir o contágio da doença. A partir daí, estudos de gênero se debruçaram sobre o que isso significaria para as mulheres e alertaram para o agravamento de casos de violência doméstica. Segundo especialistas, a preocupação se dá pelo fato delas conviverem mais tempo com seu agressor e, por isso, terem dificuldade de formalizar denúncias e buscar ajuda.

Em um relatório divulgado em abril de 2020, logo no início do surto, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) informou que o total de socorros prestados para mulheres no estado de São Paulo passou de 6.775 (em março de 2019) para 9.817 (em março de 2020).

The post A violência doméstica continua aumentando na pandemia; o que fazer? appeared first on Gizmodo Brasil.

ISS perdeu o controle e deu cambalhotas após erro com o módulo russo, diz Nasa

Posted: 04 Aug 2021 01:20 PM PDT

Um diretor de voo da NASA forneceu novos detalhes sobre o assustador incidente em órbita que ocorreu semana passada, no qual um módulo russo recém-acoplado disparou seus propulsores, fazendo com que a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) se movesse para trás.

O incidente aconteceu na quinta-feira (29), cerca de três horas depois que o módulo Nauka atracou na estação. Enquanto os membros da tripulação russa trabalhavam para integrar a seção recém-chegada, os propulsores começaram a disparar, fazendo com que a ISS se desequilibrasse. Os astronautas finalmente recuperaram o controle, mas, por um período de 47 minutos, a situação parecia perigosa.

Em uma conferência de imprensa realizada mais tarde naquele dia, a NASA disse que a estação espacial mudou cerca de 45 graus. "Isso foi relatado um pouco incorretamente", disse Zebulon Scoville, o diretor de voo da NASA responsável na época, ao New York Times. O número real, disse ele, está perto de 540 graus, o que significa que a ISS realizou 1,5 cambalhota, em uma performance improvisada que deixaria um atleta olímpico com ciúmes. Quando a ISS parou de girar, estava totalmente de cabeça para baixo, exigindo um giro de 180 graus para frente para recuperar a posição original, como relata o jornal.

Em um e-mail, um porta-voz da NASA disse que o “valor inicial relatado pelos controladores de voo, que foi chamado aos astronautas da estação em tempo real e compartilhado via tuítes/cobertura ao vivo, foi de 45 graus”. Esse valor, segundo ele, vinha sendo relatado à medida que o evento ainda estava se desenrolando, ou seja, enquanto Nauka ainda disparava seus propulsores e os controladores continuavam trocando as orientações da estação. O valor oferecido pela Scoville – 540 graus – foi "confirmado somente após a conclusão da análise pós-evento".

A NASA afirma que a tripulação nunca esteve em perigo, mas como o astrofísico de Harvard-Smithsonian Jonathan McDowell me disse na semana passada, este foi “um dos incidentes mais sérios nos 24 anos de história da ISS”. A perda de controle, disse ele, "arrisca a ruptura" de toda a estrutura.

Scoville não estava escalado para trabalhar na quinta-feira, mas, após a atracação de Nauka, ele foi convidado a substituir o diretor de voo Gregory Whitney, que tinha que comparecer a uma reunião. Às 12h34, ele notou uma mensagem de erro relacionada aos quatro giroscópios da ISS, que mantêm o controle de atitude da estação. Como relata Kenneth Chang do NYT:

"No início, eu pensei, ‘Oh, isso é uma indicação falsa?’", Disse. "E então eu olhei para os monitores de vídeo e vi todos os disparos de gelo e propulsor. Isso não é brincadeira. Um verdadeiro acontecimento. Então vamos fazer isso. Você consegue respirar pela metade e pensa ‘Nossa, e agora?’ e então você apenas resolve o problema."

Quando os propulsores começaram a disparar, tentando se afastar de uma estação espacial em que ela estava ancorada com segurança, não havia como desligá-los. Os cientistas no controle da missão na Rússia lhe disseram que o Nauka foi configurado para receber comandos diretamente apenas de uma estação terrestre na Rússia.

Nauka, presa à parte inferior da ISS, começou a puxar a seção de popa para baixo, fazendo-a realizar cambalhotas a uma taxa de 0,56 graus por segundo. Esta taxa de rotação não foi rápida o suficiente para a tripulação perceber, mas foi potencialmente suficiente para causar danos estruturais e apontar as antenas da estação para longe de seus alvos pretendidos. E, de fato, os controladores de solo perderam a comunicação em duas instâncias, uma por quatro minutos e outra por sete minutos, de acordo com o NYT. Os painéis solares e radiadores da estação foram bloqueados para evitar danos.

Incapaz de desativar os propulsores de Nauka, os controladores neutralizaram o impulso disparando propulsores anexados ao Módulo de Serviço Zvezda. Temendo que isso não fosse o suficiente, eles também dispararam propulsores em um navio de carga Progress atracado na estação. Este cabo de guerra de 15 minutos finalmente parou quando os propulsores de Nauka pararam de repente, por razões desconhecidas (provavelmente acabou o combustível). Com o controle de atitude recuperado, os controladores de voo conseguiram endireitar o navio. Nenhum outro problema foi relatado, e a tripulação russa agora está ocupada no trabalho de integração do módulo de 23 toneladas recém-chegado.

O vídeo abaixo mostra a equipe abrindo a escotilha para o novo módulo, seguido por um tour pela própria Nauka. O fato de a estação rodar 540 graus em vez de 45 não é grande coisa, de acordo com a NASA.

"O maior grau de rotação não muda o resultado – todos os outros sistemas da estação responderam normalmente ao evento e retomaram as operações regulares assim que o controle de atitude foi recuperado", explicou o porta-voz da NASA por e-mail.

Assine a newsletter do Gizmodo

Escrevendo em um tweet, Scoville disse que foi a primeira vez que ele teve que declarar emergência de uma nave espacial e que ele nunca ficou tão feliz em ver todos os painéis solares e radiadores ainda conectados. Vladimir Solovyov, diretor de voo do segmento russo da ISS, disse que uma “falha de software de curto prazo” foi a culpada pelo incidente, no qual um “comando direto foi implementado por engano para ligar os motores do módulo para retirada, o que levou a alguma modificação da orientação do complexo como um todo."

O acidente forçou a NASA e a Boeing a atrasar o lançamento do CST-100 Starliner para 3 de agosto. Um problema técnico causou ainda outro atraso hoje, e o lançamento está agendado para o dia 4 do mesmo mês.

The post ISS perdeu o controle e deu cambalhotas após erro com o módulo russo, diz Nasa appeared first on Gizmodo Brasil.

Vai deixar o seu pai sem presente? Aproveite as últimas ofertas de Dia dos Pais na Amazon!

Posted: 04 Aug 2021 12:43 PM PDT

Você já comprou o presente do seu pai? Saiba que as ofertas estão acabando! Por isso, trouxemos uma lista de presentes de acordo com o que seu pai gosta.

Aproveite que muitas possuem frete grátis e desconto especial para assinantes Prime. Clique aqui para saber tudo sobre o programa de assinaturas da Amazon.

Seu pai gosta de ler?

Seu pai se preocupa com a aparência?

Seu pai gosta de beber?

Seu pai gosta de esportes?

Seu pai gosta de cozinhar?

Preços conferidos na manhã do dia 04 de agosto. Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

The post Vai deixar o seu pai sem presente? Aproveite as últimas ofertas de Dia dos Pais na Amazon! appeared first on Gizmodo Brasil.

Disney finalmente revela como Imperador Palpatine sobreviveu em ‘O Retorno de Jedi’

Posted: 04 Aug 2021 12:40 PM PDT

Desde a revelação que Palpatine estaria em A Ascensão Skywalker, fãs se perguntam como Imperador voltou à vida após cair de um fosso no Episódio VI de Star Wars.

Em uma nova postagem do blog oficial de Star Wars, um membro do Lucasfilm Story Group explicou "A Contingência", nome cânone à explicação de como isso ocorreu.

Aparentemente, Palpatine planejava isso antes mesmo de reunir Luke e Darth Vader no final de O Retorno de Jedi.

Pela primeira vez a história é oficializada e reunida em um só local, coletando informações que antes estavam em livros, quadrinhos e até em Fortnite.

Em resumo da extensa coluna escrita por Emily Shkoukani, o plano dele consistia em ter sua consciência transferida a um clone em Exegol, onde costumava fazer experimentos (ainda vivo) com clones, recrutando certas pessoas do Império para reformular o passado. Essas missões foram batizadas “Operation: Cinder”, traduzida às vezes como Operação Cinzas.

Enquanto executava planos para exterminar o antigo Império,  Palpatine “clonado” fez certas coisas em Exegol. Primeiro, ele um novo exército, que seria a Ordem Final, procurando por um receptáculo para renascer. Ele então encontrou um corpo ideal: sua neta, Rey.

Tudo começou quando um clone dele, Snoke, que por meio de Luke e Kylo Ren teria ajudado a guiá-la para seu avô. Na história não é explicado se foi algo bem arquitetado ou se há conexões com a Força, por sinal. Rey poderia juntar-se ao Lorde Sith e virar a “Dark Rey” que vimos no Episódio IX e isso resultaria no retorno de Palpatine. Ao invés disso, ela usou a Força (e ajuda de outros Jedi) para matá-lo de uma vez por todas.

A princípio, este é o fim da Contingência. De certa forma, faz algum sentido, porém, ainda soa como o resultado de uma ação preguiçosa da Lucasfilm, como se eles tivessem só metade do quebra-cabeça e quiseram colar todas as peças de uma forma que fizesse um pouco de nexo.

Assine a newsletter do Gizmodo

Há furos de roteiro e perguntas não respondidas, como: a Contingência tinha uma própria Contingência? Por ora, a pergunta parece ser não.

Caso outro cineasta queira surgir com uma nova ideia, qual garantia há de o que foi oficializado, de repente, mudar? Como tudo é possível, até a morte de Palpatine, não temos nada a duvidar.

The post Disney finalmente revela como Imperador Palpatine sobreviveu em ‘O Retorno de Jedi’ appeared first on Gizmodo Brasil.

Estudo prova o que sabíamos: hospitalizações e mortes são muito menores entre vacinados

Posted: 04 Aug 2021 12:40 PM PDT

Uma pesquisa preliminar da Índia pode oferecer mais algumas boas notícias para as pessoas que se vacinaram contra a Covid-19, mesmo diante da variante Delta, que é mais transmissível. O estudo descobriu que pessoas totalmente vacinadas que acabaram hospitalizadas – um risco raro entre os vacinados – ainda tinham uma chance menor de piorar e morrer do que aquelas que não foram vacinadas.

Pessoas parcialmente vacinadas, no entanto, parecem ter um risco semelhante de doença grave e morte como as não vacinadas.

O artigo é um preprint (não foi revisado por pares) publicado no mês passado no site medRxiv.

Os pesquisadores analisaram os resultados clínicos de mais de mil pacientes hospitalizados na cidade de Hyderabad, documentados entre 24 de abril e 31 de maio deste ano. De acordo cp, eles, mais de 90% dos casos envolveram a variante Delta do coronavírus, com base em dados de sequenciamento genético.

As duas vacinas Covid-19 mais comumente usadas no país são a Covishield (a versão indiana da vacina Oxford/AstraZeneca baseada em adenovírus) e a vacina Covaxin, desenvolvida localmente. Acredita-se que ambas forneçam proteção contra qualquer uma das variantes (mais de 65% da Delta) e proteção muito alta (mais de 90%) contra casos graves.

No estudo, havia cerca de 500 pacientes hospitalizados vacinados com a vacina Covishield ou Covaxin, que requerem duas doses para eficácia total. Apesar de sua hospitalização, no entanto, aqueles totalmente vacinados ainda estavam em melhor situação do que todos os outros.

Os que tomaram vacina eram menos propensos a piorar, precisar de ventilação e morrer do que os não vacinados, embora o grupo vacinado fosse mais velho em geral e tivesse níveis mais elevados de outros fatores de risco.

Os vacinados também tinham níveis mais altos de anticorpos neutralizantes, uma parte fundamental da resposta imunológica do corpo ao coronavírus.

No geral, os pesquisadores descobriram que as pessoas totalmente vacinadas tinham cerca de metade da probabilidade de morrer do que as não vacinadas, com uma taxa de mortalidade de 1,51% vs 3,45% para as últimas.

Infelizmente, essa redução não foi observada nos vacinados parcialmente (a taxa de mortalidade para eles foi de 3,35%).

"Nossos resultados demonstram que as vacinas são eficazes na prevenção da gravidade da doença e da mortalidade contra a variante Delta em pacientes hospitalizados completamente vacinados", escreveram os pesquisadores.

Esta pesquisa tem ressalvas, nomeadamente que ainda é preliminar e ainda não passou pelo processo tradicional de revisão por pares.

E os resultados são mais relevantes para as pessoas que receberam essas duas vacinas específicas.

Mas outras vacinas nos EUA mostraram eficácia semelhante ou maior contra o Covid-19, e se alinha com outros dados emergentes sobre os resultados de pessoas vacinadas expostas ao coronavírus. Vários estudos têm sugerido que as pessoas vacinadas podem experimentar cargas virais semelhantes às não vacinadas se uma infecção acontecer.

As chances de uma infecção invasiva acontecer ainda parecem ser muito baixas nos totalmente vacinados, até mesmo da Delta.

Assine a newsletter do Gizmodo

O risco de doença grave e hospitalização é raro comparativamente para pessoas vacinadas, mas se houver níveis suficientemente altos de transmissão na comunidade, como está acontecendo atualmente em grande parte dos EUA, então ainda pode haver muitas pessoas vacinadas que acabam hospitalizadas.

Para essas vítimas infelizes, pelo menos há motivos para acreditar que a vacinação continuará a fornecer-lhes algum nível de proteção adicional

The post Estudo prova o que sabíamos: hospitalizações e mortes são muito menores entre vacinados appeared first on Gizmodo Brasil.

Após problemas de assédio, Activision Blizzard perde patrocínios em Overwatch e Call of Duty

Posted: 04 Aug 2021 12:20 PM PDT

Mais um dia, mais um problema na Activion Blizzard. Após as várias denúncias de assédio, que derrubaram até mesmo presidente da empresa, agora ela está com problemas com patrocinadores. A publisher de jogos populares de eSports, como Overwatch e Call of Duty, perdeu apoio da operadora T-Mobile nas ligas profissionais de ambos os IPs.

Quem descobriu a novidade foi o site Dexerto, focado em eSports, na última segunda-feira (02). Em comparação direta aos banners de patrocinadores dos eventos, que exibiam dentre outros patrocinadores a T-Mobile, agora há a exclusão da operadora e, por consequência, a reorganização dos demais logotipos.

Além disso houve uma mudança “física”, de acordo com o site: os jogadores do New York Subliners precisaram também cobrir o logo da T-Mobile em suas camisas com uma fita.

Tanto a T-Mobile como Activision Blizzard ainda não fizeram pronunciamentos oficializando o término de contrato, o que pode significar apenas uma suspensão do patrocínio.

Na semana passada os funcionários entraram em greve presencial e virtual (para os que estão atuando de maneira remota), subindo a hashtag “ActiBlizzWalkout” em um evento transmitido ao vivo.

O objetivo foi promover mudanças ao ambiente de trabalho, com melhores condições às mulheres, transgêneros e minorias marginalizadas/assediadas pelos funcionários.

Assine a newsletter do Gizmodo

No último dia 20 de julho o estado americano da Califórnia processou a Activision Blizzard por má conduta de trabalho e assédio sexual. Somado às acusações que demoraram a tornar-se de conhecimento público, os líderes da empresa falharam em tomar medidas para prevenir a discriminação e assédio.

The post Após problemas de assédio, Activision Blizzard perde patrocínios em Overwatch e Call of Duty appeared first on Gizmodo Brasil.

Após 10 anos de vida, Android Gingerbread será oficialmente encerrado em setembro

Posted: 04 Aug 2021 11:12 AM PDT

Imagem: Gizmodo

Como tudo na vida, os serviços tecnológicos também encontram o seu fim. E este é o caso do Android Gingerbread, uma das versões mais populares do sistema operacional do Google, que perderá oficialmente suporte da empresa após uma década na ativa.

De acordo com a companhia, todos os smartphones rodando a versão do Android 2.3.7 ou inferior não poderão mais se conectar aos serviços do Google a partir de 27 de setembro. A desenvolvedora do Android afirma que, depois dessa data, os usuários que ainda permanecerem utilizando a plataforma podem se deparar com erros ao tentar acessar Gmail, YouTube, Maps e outros programas proprietários do Google.

Se o dispositivo que você está usando puder ser atualizado para Android 3.0 ou superior, o Google solicitará que você faça isso para continuar acessando aplicativos da Play Store. Caso o contrário, os serviços só poderão ser acessados por meio de um navegador de internet no celular.

Como Ars Technica explica, bloquear o acesso do Gingerbread aos aplicativos e serviços do Google já era algo esperado e fundamental para ecossistema Android como um todo. Essas versões mais antigas do Android não têm acesso a recursos de segurança mais recentes, como a autenticação de dois fatores, o que significa que não são tão seguras atualmente. De qualquer forma, menos de 0,2% dos usuários estão no Gingerbread, o que não deverá representar um baque significativo quando a plataforma for oficialmente encerrada.

Android Gingerbread (ou pão de mel)

Lançado em dezembro de 2010, o Gingerbread (também conhecido como Android "pão de mel" no Brasil) foi a sétima versão do Android e, indiscutivelmente, uma das mais icônicas na história da plataforma, pois foi a primeira a iniciar um cronograma anual de atualização para o sistema — durou 10 meses antes da estreia do Android 3.0 Honeycomb. Antes disso, o software ganhava um update principal a cada três meses. Dá para acreditar?

Assine a newsletter do Gizmodo

O Gingerbread introduziu uma série de recursos no Android com os quais estamos acostumados, como o método pressionar e selecionar para copiar e colar, a capacidade de alternar entre duas câmeras (uma frontal e uma traseira) e suporte para NFC, abrindo caminho para pagamentos sem fio. O sistema também trouxe o primeiro Easter Egg do Android, se tornando uma tradição da plataforma, que passou a esconder mini-jogos e outras surpresas dentro do próprio software.

The post Após 10 anos de vida, Android Gingerbread será oficialmente encerrado em setembro appeared first on Gizmodo Brasil.

WhatsApp lança recurso de fotos e vídeos que somem depois de serem visualizados

Posted: 04 Aug 2021 10:43 AM PDT

WhatsApp. Imagem: Tim Reckmann (Flickr)

O WhatsApp lançou nesta terça-feira (3) um recurso que aproxima o mensageiro a seus parentes de empresa, como Instagram e Facebook Messenger: a possibilidade de enviar fotos ou vídeos de visualização única que desaparecem após serem abertos. O recurso estava em fase de testes há algum tempo e foi descoberto cerca de um mês atrás, mas até então apenas usuários que utilizam o aplicativo na versão beta conseguiam experimentar a função.

Agora disponível para Android e iOS, a funcionalidade é autoexplicativa: quando você for enviar uma imagem ou vídeo, o WhatsApp mostrará o símbolo com o número "1", indicando que você definir aquele conteúdo para ser visualizado apenas uma vez pelo remetente. Lembrando que é necessário selecionar uma foto ou vídeo e esperar o aplicativo carregar a prévia para que o botão do novo recurso apareça — ele fica no campo de texto, bem ao lado do botão de Enviar.

Imagem: WhatsApp/Divulgação

A novidade vale tanto para conversas individuais quanto em grupos. Se o envio for para salas com mais de uma pessoa, você poderá visualizar quais membros abriram o conteúdo temporário, mesmo se tiver bloqueado algum dos contatos que integram aquele grupo. Além disso, se você e o destinatário desabilitarem o "visto por último" (que deixa o visto em azul) nas mensagens, não será possível saber quando o contato abriu o arquivo enviado.

Assine a newsletter do Gizmodo

Outra coisa: qualquer um poderá fazer capturas de tela dos conteúdos temporários sem que o remetente seja avisado. O WhatsApp não informou se há planos de mudar essa característica futuramente, mas por enquanto é assim que essa opção de "dedo duro" funciona. Em todo o caso, tudo o que for enviado por meio da nova função continua protegido por criptografia de ponta a ponta.

"Esperamos que as pessoas continuem atentas ao que compartilham e que, com o recurso de visualização única, possam se sentir mais confiantes e confortáveis para enviar coisas que podem ser confidenciais, como a senha do Wi-Fi, para pessoas que elas conhecem e confiam", escreveu o WhatsApp em comunicado.

The post WhatsApp lança recurso de fotos e vídeos que somem depois de serem visualizados appeared first on Gizmodo Brasil.

Depois da saída de presidente, chefe de recursos humanos da Blizzard também deixa a empresa

Posted: 04 Aug 2021 09:15 AM PDT

Imagem: Tarcil Tarcil/Flickr

Menos de um dia após o presidente da Blizzard Entertainment, J. Allen Brack, anunciar que está de saída da empresa, mais um nome do alto escalão deixou de compor o quadro de funcionários da companhia. Desta vez, Jesse Meschuk, vice-presidente sênior de recursos humanos para a Blizzard e Activision Blizzard, é quem não trabalha mais para a corporação. Há cerca de duas semanas, a empresa virou alvo de uma investigação movida pelo estado da Califórnia (EUA) por assédio e má conduta no ambiente profissional.

As informações foram divulgadas pela Bloomberg e confirmadas à PC Gamer por um porta-voz da Activision Blizzard. Meschuk deixou a empresa "nesta semana", mas detalhes sobre sua saída não foram revelados. O executivo comandava o departamento de RH que, segundo um relatório da Axios, tinha práticas "disfuncionais" e trabalhava para encobrir abusos dentro da companhia. O documento ainda detalha relatos de atuais e ex-funcionários, que contam que o setor de recursos humanos "protegeu ativamente" os abusadores.

Em um dos casos, uma ex-funcionária chamada Nicki Broderick disse ter denunciado seu gerente depois que eles tiveram uma discussão e o líder impediu que ela saísse de sua sala. Broderick declarou ter se sentido retaliada pela companhia, e que o representante de RH da Blizzard não culpou, nem penalizou o gerente. "Eu não recebi nenhum projeto novo. Não fui considerada para ser promovida três anos depois do incidente", disse Broderick.

Outros ex-funcionários da empresa também disseram aos veículos que o departamento de RH tinha protocolos confusos para relatar problemas, além de não adotar procedimentos adequados para documentar os abusos denunciados. Na verdade, o setor de pessoas enfrentava tanta rotatividade de funcionários que o departamento por inteiro acabava sobrecarregado.

Assine a newsletter do Gizmodo

Blizzard é processada pelo governo da Califórnia

O processo movido contra a Activision Blizzard veio a público em julho, quando o Departamento de Emprego e Habitação da Califórnia acusou a empresa por casos de agressão, assédio sexual e manter um ambiente hostil contra funcionárias mulheres, que não têm as mesmas oportunidades de promoção e recebiam salários desiguais quando comparadas aos trabalhadores do sexo masculino.

O governo da Califórnia acusa a companhia de criar uma cultura de "assédio sexual constante" e discriminação de gênero. Muitas funcionárias disseram que eram submetidas a comentários sexuais, cantadas e outras formas de abuso. Para piorar, alguns líderes em cargos de confiança incentivavam os empregados homens a cometer tais crimes. No processo, também há citação de uma funcionária que teria cometido suicídio após sofrer assédios.

[Bloomberg, PC Gamer]

The post Depois da saída de presidente, chefe de recursos humanos da Blizzard também deixa a empresa appeared first on Gizmodo Brasil.

Exposed: Japão divulga nomes de quem não está seguindo protocolos de saúde

Posted: 04 Aug 2021 08:53 AM PDT

Cumprir todos os mandatos de saúde pública contra a Covid-19, como máscaras e distanciamento social é essencial para a diminuição do contágio da doença. Ainda assim, há quem não siga essas recomendações. Portanto, algumas autoridades de saúde começaram a adotar uma tática diferente: denunciar publicamente e envergonhar as pessoas que se recusam a obedecer, na esperança de que a culpa os leve a fazer a coisa certa.

O ministério da saúde pública do Japão divulgou os nomes de três indivíduos pegos desrespeitando as regras para viagens internacionais depois de retornar do exterior no mês passado. Segundo o documento, entre os três visitantes estavam dois japoneses na casa dos 20 anos vindos da Coreia do Sul e uma pessoa na casa dos 30 anos vinda do Havaí. Embora os três tenham testado negativo para a Covid-19 em sua chegada, todos se recusaram a atender chamadas de vídeo de acompanhamento das autoridades de saúde.

O Japão tem algumas diretrizes bastante rígidas para quem viaja dentro e fora do país, incluindo um período de monitoramento de 14 dias. As pessoas são convidadas a ficar em casa durante o período, não se deslocarem via transporte público e manterem contato com qualquer autoridade pública. De acordo com a declaração do Ministério, eles evitaram deliberadamente cumprir essa etapa final; então seus nomes foram colocados no ar. Esta é a primeira vez que o país realmente nomeou e envergonhou os violadores desde o primeiro anúncio da política em maio passado.

Assine a newsletter do Gizmodo

No momento, hospitais em todo o Japão estão sofrendo com uma nova onda de casos de coronavírus. Na terça-feira, o primeiro-ministro Yoshihide Suga anunciou que, para conservar os poucos leitos que lhes restavam, apenas aqueles que estavam em estado terminal ou em sério risco seriam admitidos em unidades de tratamento – pelo menos por enquanto. Na semana passada, o número de casos diários ultrapassou 10 mil pela primeira vez desde o início da pandemia, e as Olimpíadas de Tóquio também não ajudaram muito nesse sentido. No momento em que este artigo foi escrito, havia quase 300 atletas e funcionários olímpicos que confirmaram testes positivos para o coronavírus.

The post Exposed: Japão divulga nomes de quem não está seguindo protocolos de saúde appeared first on Gizmodo Brasil.

Pássaros estão roubando pelos de pessoas para fazer ninho

Posted: 04 Aug 2021 07:00 AM PDT

Algumas espécies de pássaros arrancam o pelos de animais desavisados, incluindo humanos, para fazer forros para seus ninhos, dizem os cientistas.

Em um estudo recente, eles detalham o fenômeno, citando vários vídeos do YouTube que capturam os animais em flagrante. Não está totalmente claro por que esse é um material de construção tão atraente para essas aves, mas pode servir para deter predadores ou simplesmente ser um ótimo isolante térmico.

As espécies da família Paridae são as que mais fazem isso. O pesquisador Jeffery Brown, professor de recursos naturais e ciências ambientais da Universidade de Illinois, notou o comportamento e fez um vídeo de um Chapim roubando cuidadosamente tufos de cabelo de um guaxinim adormecido (que não pareceu notar).

O roubo deixou Brown e seus colegas curiosos o suficiente para olhar mais profundamente para o fenômeno, que eles agora apelidaram de “cleptotriquia” – que se traduz aproximadamente em grego como “roubo de cabelo”.

Seu novo artigo foi publicado na revista Ecology. Nele, a equipe descreve o incidente original (considerado o primeiro roubo de cabelo de guaxinim documentado no mundo da ciência de pássaros), bem como outros que eles descobriram em pesquisas subsequentes.

Na literatura acadêmica, eles encontraram apenas 11 exemplos de cleptotriquia mencionados por outros cientistas, a maioria envolvendo a família de pássaros Paridae.

Mas assim que eles se voltaram para a comunidade de pássaros e começaram a procurar por vídeos no YouTube, os cientistas encontraram um tesouro de pássaros capturados em flagrante. Ao todo, foram encontrados 99 incidentes cometidos por pássaros contra humanos, cães, gatos, guaxinins e até mesmo um porco-espinho.

A grande maioria desses avistamentos, incluindo o roubo do guaxinim original, envolveu o chapim tufado (Baeolophus bicolor), mas duas outras espécies de Paridae também foram vistas nos registros.

O grande número de gravações, escreveram os pesquisadores, sugere que a cleptotriquia “pode ​​ser um comportamento muito mais comum do que o indicado pela literatura científica”.

Quanto ao motivo pelo qual essas aves potencialmente arriscariam vidas e membros apenas para agarrar um pouco de cabelo, isso ainda precisa ser explorado.

O pelo dos mamíferos é conhecido por ser ótimo como isolante do frio, então as aves podem estar apenas aproveitando isso. Mas também é possível que o odor exalado por eles seja o suficiente para confundir ou assustar predadores e parasitas.

Assine a newsletter do Gizmodo

“Interações inesperadas como essas nos lembram que os animais exibem todos os tipos de comportamentos interessantes e muitas vezes esquecidos e destacam a importância de observações cuidadosas da história natural para lançar luz sobre os meandros das comunidades ecológicas”, disse o co-autor Henry Pollock, pesquisador de pós-doutorado em da Universidade de Illinois Urbana-Champaign, em comunicado divulgado pela universidade.

Seja qual for a razão para esse hábito estranho, o cabelo é claramente tentador o suficiente para que eles corram o risco de serem pegos roubando-o de alvos vivos. É mais um exemplo de quão pouco ainda entendemos sobre a vida dos animais ao nosso redor.

The post Pássaros estão roubando pelos de pessoas para fazer ninho appeared first on Gizmodo Brasil.

Rover Curiosity, da Nasa, detecta estranha formação rochosa em Marte

Posted: 04 Aug 2021 06:27 AM PDT

Para não ficar atrás do Perseverance, o rover Curiosity, da NASA, gastou seus últimos dias analisando rochas interessantes na base do Monte Sharp — uma montanha no centro de Marte —, onde chegou em agosto de 2012. Durante as buscas, ele encontrou um arco semelhante a algumas das altíssimas formações geológicas presentes na Terra, mas com a diferença de ter apenas cerca de 15 centímetros de altura.

Imagens do arco tiradas no final da semana passada foram recentemente disponibilizadas no portal do Curiosity. A estrutura está localizada na cratera Gale de Marte, que é um local de impacto de meteoros de quase 4 bilhões de anos que provavelmente reteve água em algum ponto de sua história antiga, com base nos depósitos minerais de argila e sulfato localizados nela.

Essa formação foi única o suficiente para despertar o interesse dos cientistas da NASA. Eles fizeram o robô inspecionar a rocha de perto usando a ferramenta Química e Câmera, ou ChemCam, que pode criar imagens de rochas e descompactar sua composição química, e sua Câmera Mast, que tira fotos do terreno.

O arco de pedra fica no chão da cratera Gale e é um pouco deslocado, com um lado encontrando-se com o outro um pouco abaixo de seu cume. Comentaristas nas redes sociais disseram que a formação parece um gato em um jet ski ou a espinha de uma serpente. Se você olhar no espaço negativo do arco, ele se parece um pouco com um mapa achatado da Grã-Bretanha.

Seja o que for que você veja, a textura da rocha é um exemplo "particularmente caprichoso" do terreno na área, como explica Abigail Fraeman, geóloga planetária do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA,  em blog da Nasa.

Assine a newsletter do Gizmodo

Perseverance, o rover marciano mais novo, atualizou os instrumentos em comparação com Curiosity, mas esta rocha está tão longe do Perseverance quanto Nova York está de Los Angeles, então nossas chances de vê-lo com mais detalhes são quase nulas. Porém, daqui a alguns anos, a NASA planeja enviar uma espaçonave para trazer rochas marcianas para a Terra. Assim, a Perseverance estará coletando e armazenando exemplares para eventual recuperação, um dos objetivos científicos mais ambiciosos até hoje no espaço. Essas rochas marcianas serão os objetos mais distantes do sistema solar a serem recuperados pela humanidade.

The post Rover Curiosity, da Nasa, detecta estranha formação rochosa em Marte appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário