sábado, 7 de agosto de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Windows 11 terá aplicativo para te ajudar a se focar nas tarefas enquanto ouve Spotify

Posted: 06 Aug 2021 06:31 PM PDT

Faltando poucos meses para o lançamento oficial do Windows 11, a Microsoft segue revelando novidades da próxima versão do sistema operacional. E nesta quinta-feira (3), a companhia divulgou a ferramenta Focus Sessions, que ainda não foi traduzida para o português, e tem o objetivo de melhorar o foco e produtividade do usuário em atividade de trabalho. Uma das possíveis integrações da plataforma será com o Spotify.

A informação foi divulgada pelo chefe do Windows e de dispositivos na Microsoft, Panos Panay. A chamada "Sessões de Foco" (em tradução livre) poderá ser acessada pelo aplicativo Relógio. No caso do Spotify, demonstrado por Panay em seu Twitter, o usuário poderá criar um temporizador de foco para realizar uma determinada tarefa enquanto ouve uma playlist no serviço de streaming de música.

Por padrão, o cronômetro de tempo dura 30 minutos, mas o usuário tem liberdade para aumentar ou diminuir o temporizador para o que preferir. Também é possível definir pausas durante todo o período de trabalho ou pular esses intervalos de acordo com a rotina. Se você é adepto da técnica Pomodoro, usada para administrar melhor o tempo de trabalho com pequenos intervalos, com certeza vai se sentir familiarizado com o novo recurso do Windows 11.

Sim, já existem vários aplicativos e programas que fazem esse mesmo processo. Porém, é ótimo saber que o Windows 11 contará com essa função integrada, o que deve facilitar para assinantes do Spotify a ouvirem suas músicas favoritas direto pelo novo sistema da Microsoft. Inclusive, essa será a primeira integração de grande porte com um app de músicas desde que o Groove Music foi descontinuado em 2017.

Assine a newsletter do Gizmodo

Windows 11 chega no final de 2021

Anunciado oficialmente em junho, o Windows 11 promete trazer uma das maiores mudanças visuais na história da plataforma, incluindo uma nova barra de tarefas, uma Microsoft Store repaginada, suporte para aplicativos Android e atualizações de segurança liberadas com mais frequência. O software será gratuito para quem já possui uma licença oficial do Windows 10. Se você é um inscrito no Programa Insider, uma versão de testes pode ser baixada no seu computador ou notebook.

[Panos Panay via Twitter, The Verge]

The post Windows 11 terá aplicativo para te ajudar a se focar nas tarefas enquanto ouve Spotify appeared first on Gizmodo Brasil.

Estudantes de saúde têm formação defasada por conta da pandemia

Posted: 06 Aug 2021 03:03 PM PDT

A pandemia de Covid-19 mudou a educação de todos. Mas, os estudantes de áreas da saúde, sofreram um pouco mais. A convivência, a experiência do dia a dia e o chamado 'mão na massa' de quem estará nas próximas linhas de frente, aconteceram de um jeito não-habitual, já que as aulas práticas presenciais durante esse período deram lugar às plataformas de ensino à distância (EAD).

O professor e diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Rui Alberto Ferriani, explica que os cursos de saúde têm um comportamento diferente dos outros, já que eles necessitam de atividade presencial. "Todas as aulas que são teóricas e podem ser online, são bem desenvolvidas. Contudo, a área de saúde não pode prescindir de atividades presenciais, não existe curso de saúde à distância", disse ao Bitniks. Ainda que haja desagrado por parte de alguns estudantes, o Ministério da Educação (MEC), em 2019, publicou uma portaria que autoriza as universidades federais e particulares a oferecerem cursos presenciais com 40% das aulas à distância. Mesmo assim, Nicole de Micy, aluna do quinto ano de medicina da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) disse que as aulas remotas são 'mais longas e cansativas. "O maior impacto que sinto é na hora de tirar dúvidas. Numa aula gravada, por exemplo, não tem a possibilidade de perguntar em tempo real para seguir o raciocínio da aula. Depois de um tempo, aquilo não faz mais sentido", explica.

The post Estudantes de saúde têm formação defasada por conta da pandemia appeared first on Gizmodo Brasil.

Crianças deveriam ser atletas de alto rendimento?

Posted: 06 Aug 2021 02:53 PM PDT

Crianças Olimpiadas

Quando eu era pequena, queria ser jogadora de futebol. Não qualquer uma. Queria vestir a camisa da seleção e representar o Brasil. Joguei futebol na rua, em quadra de barro, na escola, nos ginásios, disputei campeonatos. Até que fui convidada para jogar no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires (COTP), em São Paulo. Eu tinha apenas 14 anos quando isso aconteceu.

Num breve momento, me vi conciliando treino, escola, adolescência, família, amigos, treino, mais treino e treino de novo. Eu precisava ser boa, queria ser a melhor. Num infeliz incidente, quebrei a perna. Meu objeto de trabalho – ou lazer – o que me sustentava, o que me fazia alcançar o meu objetivo: o gol. Gesso durante três meses e para voltar a jogar, teria que fazer fisioterapia. Não fiz. E com essa decisão, morreu um sonho. Eu desisti, mas muitas crianças e adolescentes encaram o esporte como um modelo de vida, não só aquilo que dá prazer. Querem fazer disso seus trabalhos, suas conquistas, seus futuros.

The post Crianças deveriam ser atletas de alto rendimento? appeared first on Gizmodo Brasil.

Indonésia quer criar “Jurassic Park” com dragões-de-komodo

Posted: 06 Aug 2021 02:19 PM PDT

O governo da Indonésia anunciou os planos de criar novos centros turísticos no Parque Nacional de Komodo — lar do majestoso dragão-de-komodo, uma espécie de lagarto que vive no local.

Estabelecido em 1980 como um refúgio protegido para as feras escamosas, o parque abrange uma constelação de três grandes ilhas indonésias e 26 menores, que são caracterizadas por terrenos acidentados e montanhosos e um clima quente. Em 1991, ele foi declarado Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

[foo_related_posts]

No entanto, o plano da Indonésia de transformar as ilhas em um "destino de ecoturismo de classe mundial" gerou um pouco de controvérsia. Parte do problema é que não está totalmente claro o que o governo está realmente planejando. As ilhas já desfrutam de uma certa quantidade de turismo anual, embora os patrocinadores do projeto esperem atrair até 500 mil visitantes anuais para a região.

Novamente, não está 100% claro como – embora se acredite que novos projetos de infraestrutura estejam sendo desenvolvidos. Devido a todo o mistério, no ano passado, as pessoas nas redes sociais começaram a comparar o projeto com “Jurassic Park”, relata a Reuters., em referência a outro exemplo de turismo e lagartos gigantes.

O mais problemático é que a UNESCO reclamou publicamente que o projeto pode perturbar o habitat dos dragões, bem como irritar a comunidade local das ilhas. Em uma reunião de conferência do Comitê do Patrimônio Mundial no mês passado, os funcionários disseram que o projeto precisava de uma nova avaliação de impacto ambiental para determinar se isso seria viável.

O órgão comunicou isso à Indonésia, mas nunca obteve resposta. Um alto funcionário do Ministério do Meio Ambiente da Indonésia disse posteriormente que eles estão trabalhando em uma avaliação e que estará pronta em setembro.

Embora os planos do país certamente não levem à carnificina spielbergiana, há dúvidas se é uma boa ideia incentivar uma grande quantidade de pessoas a visitar uma ilha cheia de lagartos carnívoros.

Ataques de Komodo em humanos são extremamente raros, mas quando acontecem, é um pesadelo. Eles podem correr 19 quilômetros por hora e têm grandes dentes mastigadores envenenados, o que permite que eles basicamente o incapacitem com uma única mordida (embora sejam conhecidos por mordê-lo muito).

Se não for tratada, uma porcentagem significativa de pessoas morre algumas horas após o ataque. Em 2001, o então marido de Sharon Stone tentou se comunicar com um desses animais em um zoológico de Los Angeles e, posteriormente, teve parte de seu pé arrancada na frente de um grupo de crianças.

Assine a newsletter do Gizmodo

Ainda assim os ataques são muito raros – podem ocorrer apenas se você invade seu território ou se estão passando fome por muito tempo. E, neste caso, os funcionários da UNESCO estão claramente mais preocupados com o bem-estar dos lagartos, não dos turistas. Autoridades escreveram que as novas instalações podem perturbar o ecossistema que permite que os cerca de 3 mil Komodos prosperem nas ilhas.

No entanto, o governo indonésio parece ter se decidido. Foi relatado em fevereiro que as autoridades estavam correndo para concluir a construção de seu projeto antes da cúpula do G20 do ano que vem, que será realizada na Indonésia. A cúpula foi programada originalmente para acontecer em Labuan Bajo, uma pequena vila de pescadores com fácil acesso ao Parque Nacional de Komodo, embora tenha sido alterado para um local em Bali.

The post Indonésia quer criar “Jurassic Park” com dragões-de-komodo appeared first on Gizmodo Brasil.

Netflix lança teaser e anuncia 4ª temporada de Stranger Things para 2022

Posted: 06 Aug 2021 01:57 PM PDT

Infelizmente não teremos Stranger Things em 2021. Hoje (06) a Netflix lançou um teaser de 30 segundos da 4ª temporada, confirmando que a estreia será em 2022, chegando (no mínimo) dois anos e meio após a estreia da anterior, de julho de 2019.

[foo_related_posts]

Como é possível conferir no vídeo, temos uma compilação de “melhores momentos” do restante da série com curtas cenas do que virá na 4ª temporada, mostrando um parque de diversões e um relógio antigo bastante misterioso.

Essa não é a primeira vez que temos um vislumbre da temporada, pois em 14 de fevereiro do ano passado tivemos um teaser de Hopper, intepretado por David Harbour. Em entrevista, o ator revelou que a nova temporada terá inspiração em Alien 3 e Fugindo do Inferno, sendo estas as principais referências dos criadores.

Na terceira temporada, Stranger Things nos mostrou Joyce levando seus filhos (incluindo a adotada Eleven!) para fora da cidade, em busca de começar uma nova vida. Em um epílogo quase pós-créditos, vemos que Hopper está vivo, sob “cuidados” dos russos. Ao que podemos ver no teaser de hoje, por algum motivo ele terá um lança-chamas.

Somado a Harbour, veremos a volta de Winona Ryder, Finn Wolfhard, Millie Bobby Brown, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Noah Schnapp, Sadie Sink, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Joe Keery, Maya Hawke, Priah Ferguson e outras crianças e adultos que atuaram na temporada anterior.

Assine a newsletter do Gizmodo

A próxima temporada de Stranger Things será lançada em 2022, com um total de 8 episódios.

The post Netflix lança teaser e anuncia 4ª temporada de Stranger Things para 2022 appeared first on Gizmodo Brasil.

4ª temporada de Cobra Kai será lançada em dezembro; veja trailer

Posted: 06 Aug 2021 12:32 PM PDT

A Netflix anunciou hoje (05) que a quarta temporada de Cobra Kai será lançada em dezembro no serviço de streaming, ainda sem data exata. Um vídeo promocional foi ao ar, como um comercial ao torneio dentro do universo da série. Assista:

[foo_related_posts]

No vídeo, os personagens praticam seus movimentos em um cenário épico, com direito a uma “voz de trailer” tradicional, relembrando o cenário do combate visto em Karate Kid e os ficcionais 52 anos de história. Temos meia dúzia de cenas como teaser ao que virá na nova temporada, mas a única grande diferença do conteúdo que vimos nas outras três temporadas é o parkour praticado por uma das lutadoras.

Os atores Ralph Macchio, William Zabka, Mary Mouser, Xolo Maridueña, Peyton List e Jacob Bertrand retornarão, junto ao ameaçador Martin Kove (que interpreta John Kreese). Mesmo sem estar no trailer, também sabe-se que Thomas Ian Griffith, de Karate Kid Part III, voltará à luta.

Por ora, a descrição oficial da temporada é: “Não é só mais um campeonato: é a batalha pela alma de West Valley. Novas lendas nascerão na Temporada 4 de Cobra Kai”. Após um breve acordo amigável nos episódios anteriores da série, ao que tudo indica, Johnny Daniel “San” podem sair na briga mais uma vez no futuro de Cobra Kai.

Assine a newsletter do Gizmodo

A quarta temporada foi confirmada pela Netflix logo após a estreia da terceira, no começo deste ano. Cobra Kai costuma fazer ganchos dramáticos desde que foi para o serviço de streaming (com a ideia comprada do YouTube), então não será surpresa caso isso aconteça da quarta para a quinta temporada também.

The post 4ª temporada de Cobra Kai será lançada em dezembro; veja trailer appeared first on Gizmodo Brasil.

Sony pretende investir em games híbridos para novo headset de realidade virtual do PS5

Posted: 06 Aug 2021 12:02 PM PDT

Conforme anunciado em uma conferência de desenvolvedores, a Sony planeja lançar jogos híbridos para realidade virtual compatíveis com a futura versão do PSVR para PlayStation 5. As informações foram divulgadas pelo UploadVR, responsável por registrar que a reunião aconteceu no início desta semana.

Eles também relatam uma primeira análise aprofundada das especificações para o fone de ouvido de próxima geração e os controles, sugerindo que o pacote será revelado no início de 2022, bem como data de lançamento e os preços respectivos.

[foo_related_posts]

Um dos outros detalhes revelados pela Sony foi que eles pretendem se afastar de experiências VR e focar nos títulos triple A. Logo, o foco será fazer games híbridos, que funcionem com controles e em VR também. A empresa planeja dar liberdade aos jogadores de baixar ambas as versões do jogo, potencialmente podendo escolher qual delas jogar.

A exemplo disso, temos games como Star Wars Squadrons, No Man’s Sky e Resident Evil 7 — todos podendo ser aproveitados em versões VR e na TV. Ainda não se sabe se os games, até então exclusivos de realidade virtual, terão versões para displays comuns.

Assine a newsletter do Gizmodo

Por fim, a Sony não afirmou retrocompatibilidade de jogos no PS5, mas eles farão versões remasterizadas do primeiro PSVR para o novo headset.

The post Sony pretende investir em games híbridos para novo headset de realidade virtual do PS5 appeared first on Gizmodo Brasil.

Moeda mais antiga do mundo é desenterrada na China

Posted: 06 Aug 2021 11:43 AM PDT

Arqueólogos da China descobriram uma fundição que data entre 640 e 550 aC. Além de ferramentas, ornamentos e peças diversas, ela produzia moedas padronizadas — o que a torna a mais antiga casa da moeda já conhecida no registro arqueológico.

[foo_related_posts]

A descoberta foi liderada pelo arqueólogo Hao Zhao, da Universidade de Zhengzhou, e publicada na revista científica Antiquity. Ela está lançando uma nova luz sobre a origem do dinheiro — uma inovação que alterou o paradigma e mudou o curso da história humana.

A “disponibilidade de moedas remodelou significativamente as instituições econômicas e sociais, tanto material quanto ideologicamente” e, além de promover o intercâmbio comercial, elas também “forneceram às sociedades humanas novas maneiras de avaliar riqueza, prestígio e poder”, escrevem os arqueólogos. Mas, como eles apontam, a “origem e história inicial” e a “dinâmica social sob a qual foram desenvolvidas… permanecem controversas”.

Os primeiros objetos têm origem na China, Lídia (Ásia Menor Ocidental) e Índia. As casas da moeda antigas desses locais datam aproximadamente do mesmo período, mas nenhuma foi investigada por radiocarbono. A fundição recém-descoberta, no entanto, experimentou essa tecnologia, tornando-a "o local mais antigo do mundo", de acordo com o estudo.

Vista aérea da antiga fundição. Imagem: Hao Zhao.

O local foi encontrado onde era Guanzhuang, uma cidade e um importante centro administrativo do estado de Zheng — uma potência regional que governou antes da ascensão da China Imperial. O local existiu por volta de 800 AC a 450 AC.

O novo artigo documenta a descoberta de muitos itens associados à fundição, incluindo dezenas de moldes usados ​​e não usados, fragmentos de moedas e detritos de metal, milhares de poços preenchidos com resíduos de produção e mais de 6 mil moldes de argila usados ​​para produzir artefatos, como vasos, armas, acessórios de carruagem, instrumentos musicais, ornamentos, ferramentas e, claro, as chamadas moedas de espadas.

A fundição foi colocada em serviço pela primeira vez por volta de 770 aC, mas não foi usada para fabricar moedas até 640 aC.

"As técnicas de cunhagem empregadas em Guanzhuang são caracterizadas pela produção em lote e um alto grau de padronização e controle de qualidade, indicando que a produção não foi um experimento esporádico em pequena escala, mas sim um processo bem planejado e organizado", diz o estudo.

É importante ressaltar que duas moedas de espadas foram recuperadas na fundição de Guanzhuang. A análise mostrou que elas eram feitas principalmente de cobre, estanho e chumbo. Elas tinham originalmente 14 centímetros de altura e 6 centímetros de largura.

Acredita-se que seu formato imitava as pás de metal usadas na agricultura e na jardinagem. Mas, com sua lâmina fina e tamanho pequeno, não sugerem nenhum outro propósito prático ou utilitário. Com o tempo, elas se tornaram mais sofisticadas, com inscrições aplicadas para significar valor. As moedas de espada foram usadas por centenas de anos até que o primeiro imperador Qin as aboliu em 221 aC.

Assine a newsletter do Gizmodo

A localização da fundição é notável, pois pode nos dizer algo sobre a origem do dinheiro. Alguns arqueólogos e antropólogos argumentam que os primeiros comerciantes tiveram a ideia de usar moeda de metal. Mas a localização, perto de portões que levam às seções administrativas do centro da cidade, sugere que autoridades estaduais estavam envolvidas.

A "descoberta da Casa da Moeda de Guanzhuang nos lembra de considerar o papel das autoridades políticas no desenvolvimento inicial da produção de moedas", escrevem os cientistas.

Dito isso, a procedência da fundição de Guanzhuang não foi determinada, mas, como apontam os pesquisadores, parece que as "atividades de cunhagem foram pelo menos reconhecidas pelo governo local". A descoberta também nos lembra que moeda é tecnologia e, como tal, está em constante evolução.

The post Moeda mais antiga do mundo é desenterrada na China appeared first on Gizmodo Brasil.

Crunchyroll revela abertura do anime Blade Runner: Black Lotus; assista

Posted: 06 Aug 2021 10:44 AM PDT

O anime Blade Runner: Black Lotus, produção do Crunchyroll e do Adult Swim, será lançado ainda em 2021. Durante o evento online Virtual Crunchyroll Expo, que acontece nestes próximos dias, foi revelada a abertura da série.

Assista:

[foo_related_posts]

A descrição oficial é a seguinte: “Los Angeles 2032. Uma jovem acorda sem memória e com habilidades mortais. As únicas pistas que ela tem para desvendar este mistério são um dispositivo de dados trancado e uma tatuagem de lótus negra. Juntando essas peças, ela deve caçar os responsáveis por seu brutal e sanguinário passado em busca de encontrar a sua identidade”.

Agora além de armas e carros, agora Blade Runner terá espadas samurai. Black Lotus com certeza está aumentando os apetrechos e objetos dessa lore.

O mais interessante é a série se passar entre os dois filmes, dos anos 1980 e sua sequência de 2017. Então até sabemos de onde essa história sai e onde ela vai chegar. No anime veremos Elle, interpretada por Jessica Henwick na versão em inglês e por Arisa Shida, personagem grudada à mitologia dessa Los Angeles futurista.

A temporada de 13 episódios de Black Lotus estreará entre setembro e novembro deste ano (a data prevista é “outono” norte-americano) no Adult Swim e no Crunchyroll, em inglês e japonês, respectivamente.

Assine a newsletter do Gizmodo

Não há expectativa de chegada ao Brasil, mas é bem possível que saia em simultâneo pelo Crunchyroll, ou pela HBO Max, que traz parte das séries do Adult Swim ao nosso país.

The post Crunchyroll revela abertura do anime Blade Runner: Black Lotus; assista appeared first on Gizmodo Brasil.

Falha de segurança permitia que hackers invadissem Kindle e roubassem informações

Posted: 06 Aug 2021 10:08 AM PDT

Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

Quando você pensa em dispositivos eletrônicos potencialmente vulneráveis a brechas de segurança e usuários mal-intencionados, o Kindle talvez seja um dos últimos aparelhos que vem à sua mente. No entanto, pesquisadores descobriram que o leitor digital da Amazon tinha falhas que permitiam que hackers tomassem o controle do gadget. E isso usando apenas um malware simples disfarçado de e-book.

[foo_related_posts]

As falhas foram descobertas e divulgadas pela empresa de segurança Check Point Research. As vulnerabilidades ficaram visíveis na forma como o dispositivo analisa e-books e, se exploradas, podem permitir que os hackers não apenas controlem o Kindle de um usuário, mas também roubem informações confidenciais, como senhas de conta da Amazon ou dados de faturamento. Os invasores também podem excluir toda a biblioteca e livros ou converter o Kindle em um bot que executa ataques a outros dispositivos conectados na mesma rede local.

Por mais improvável que pareça, especialistas em segurança dizem que a facilidade com que um livro pode ser publicado na Kindle Store pode ser um fator decisivo que facilita a entrada de malwares através do e-reader. Isso porque escritores carregam os próprios e-books na loja o tipo todo. Qualquer pessoa que use um leitor digital com frequência dirá que existem várias maneiras de carregar conteúdo não pertencente à Amazon em um Kindle. Logo, ninguém espera baixar um e-book com código malicioso.

"Neste caso, o que mais nos assustou foi o grau de especificidade da vítima em que a exploração poderia ter ocorrido. Naturalmente, as vulnerabilidades de segurança permitem que um invasor atinja um público muito específico", afirma Yaniv Balmas, chefe de pesquisa cibernética da Check Point Software.

Balmas explica que hackers mal-intencionados podem facilmente visar usuários de um determinado idioma. Tudo o que eles teriam que fazer para atingir, digamos, os romenos, é publicar um livro popular em formato de e-book nesse idioma. Como a maioria das pessoas que baixam esse livro provavelmente falam romeno, um hacker pode ter certeza de que quase todas as vítimas são daquela nacionalidade.

Assine a newsletter do Gizmodo

Felizmente, não parece que o exploit foi usado em larga escala. A Check Point diz que revelou as vulnerabilidades da Amazon em fevereiro de 2021, e um patch de correção foi implementado na atualização de firmware do Kindle 5.13.5 pouco tempo depois, em abril. Contanto que seu Kindle tenha acesso à internet desde então, seu aparelho deve estar com o software mais recente.

"Nossa pesquisa demonstra que qualquer dispositivo eletrônico, no final das contas, é uma porta de entrada para invasores. E, como tal, esses dispositivos de Internet das Coisas são vulneráveis ​​aos mesmos ataques que os computadores. Todos devem estar cientes dos riscos cibernéticos de usar qualquer coisa conectada, especialmente algo tão onipresente como o Kindle da Amazon", concluiu Balmas.

The post Falha de segurança permitia que hackers invadissem Kindle e roubassem informações appeared first on Gizmodo Brasil.

Estudo de DNA revela informações inéditas sobre primeiros humanos do Oriente Médio

Posted: 06 Aug 2021 08:50 AM PDT

Uma equipe de geneticistas sequenciou 137 genomas humanos modernos do Oriente Médio, dando uma pista sobre como os humanos chegaram à região e como as populações mudaram conforme a seca das regiões.

A pesquisa traça um longo caminho, em uma região onde há poucos registros de fósseis. A recente aridificação da península Arábica, especialmente, significa que os ossos podem ficar tão frágeis que podem simplesmente se desintegrar em uma mínima interação dos arqueólogos, como conta Mathew Stewart, zooarqueólogo do Instituto Max Planck para o Estudo da História Humana.

[foo_related_posts]

Evidências genéticas são facilmente perdidas no tempo. Os resultados da equipe baseiam-se em amostras modernas de oito grupos diferentes no Levante, Iraque e Arábia. Genomas antigos também foram incluídos em sua análise, publicada nesta semana pela Cell.

"O Oriente Médio é uma região importante para entendermos a história humana, as migrações e a evolução: é onde os humanos modernos se expandiram pela primeira vez para fora da África, onde caçadores estabeleceram-se e transformaram-se em agricultores. É também onde os primeiros sistemas de escrita se desenvolveram e onde o surgiram as primeiras grandes civilizações conhecidas por nós", disse Mohamed Almarri, principal autor do estudo e geneticista do Instituto Sanger na Inglaterra, em um comunicado à imprensa. "No entanto, apesar de tal importância, a região tem sido historicamente pouco estudada em termos de genômica."

Expansões para além da África, desenvolvimentos agrícolas e até eventos climáticos podem ser interpretados a partir dos dados genômicos, conforme afirma a equipe de Almarri. Observando genomas antigos de populações do Oriente Médio, a equipe determinou que elas eram capazes de crescer à medida que pessoas começavam a se estabelecer e iniciou-se o cultivo.

Os pesquisadores usaram uma abordagem de sequenciamento relativamente nova, chamada “sequenciamento de leitura vinculada”, permitindo a reconstrução de histórias populacionais de até 100 mil anos atrás. Os geneticistas podem então utilizar esta abordagem para analisar mais do respectivo genoma, neste caso, potencialmente identificando milhões de variantes genéticas exclusivas das populações do Oriente Médio.

Foi descoberto também que os habitantes do Oriente Médio descendem de uma população que deixou a África entre 50 e 60 mil anos atrás. Foi criado um pequeno mistério sobre o osso de um dedo humano de 88 mil anos, encontrado em um lago pré-histórico na Arábia Saudita; pode ser que o osso pertença a um grupo (humano) que se dispersou cedo sem contribuir para o pool genético moderno da região.

Muitos humanos anatomicamente modernos deixaram a África antes, mas esta genética sugere que as populações modernas do Oriente Médio descendem do grupo que deixou a África há cerca de 50 mil anos.

"Nosso estudo preenche uma grande lacuna nos projetos genômicos internacionais ao catalogar esta variação genética no Oriente Médio", disse o autor Chris Tyler-Smith, também geneticista do Instituto Wellcome Sanger, no comunicado da Cell. "Os milhões de novas variantes que encontramos em nosso estudo irão melhorar os próximos estudos de associações médicas na região. Nossos resultados explicam como a genética dos habitantes do Oriente Médio se formou ao longo do tempo, fornecendo novos insights, que complementam o conhecimento da arqueologia, antropologia e linguística”.

Imagem de satélite da Arábia Saudita e arredores em junho de 2007. (Reprodução/NOAA)

Almarri e o co-autor do estudo Marc Haber, geneticista da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, disseram que um dos benefícios da pesquisa é ser capaz de conectar dados arqueológicos e climáticos antigos com as mudanças genéticas da população local. Os gargalos populacionais na Arábia há 6 mil anos e Levante há 4,2 mil anos apontam para momentos em que o verdejante leste começou a secar, dizem os autores, com a rápida aridificação sendo responsável por causar diminuições no tamanho da população.

Com base na época quando diferentes grupos se misturaram, há milhares de anos, a equipe também avaliou como as línguas semíticas podem ter se espalhado além de Levante, apontando especificamente para a Idade de Bronze como marco dessa mistura. Os pesquisadores também observaram que as populações árabes têm menos ancestralidade neandertal do que outros eurasianos, indicando que havia menos mistura entre “nossos” parentes próximos extintos e os humanos árabes.

"É emocionante ver tantos novos dados genômicos de uma parte crucial do mundo. É interessante ver a coerência genética de grupos sociais recentes e, como dizem os autores, para entender a saúde moderna é importante ter uma boa amostra de pessoas ao redor do mundo ", diz Huw Groucutt, paleoantropólogo do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana, que não estava envolvido com o estudo. Ele acrescenta que há limitações para os estudos genômicos e que as interpretações da equipe devem ser consideradas exatamente desta forma.

Assine a newsletter do Gizmodo

A equipe pretende acompanhar a pesquisa examinando os sinais de adaptação do conjunto de dados, que podem indicar como as populações do Oriente Médio aprenderam a sobreviver naqueles ambientes quando a região secou. A recente descoberta de ossos de animais e restos humanos, em um tubo de lava saudita, provavelmente ajudará a dar corpo a este retrato genético do Oriente Médio.

The post Estudo de DNA revela informações inéditas sobre primeiros humanos do Oriente Médio appeared first on Gizmodo Brasil.

Agroquímicos estão matando mais abelhas do que se imaginava

Posted: 06 Aug 2021 08:30 AM PDT

As abelhas e outros polinizadores ocupam um papel importante para o ecossistema do planeta, principalmente para as plantações e habitats selvagens. Por isso, as evidências de quedas acentuadas nas populações de insetos geram temores de consequências negativas para a natureza.

[foo_related_posts]

Pensando nisso, uma equipe de pesquisadores da Universidade do Texas analisou dezenas de estudos publicados nos últimos 20 anos e examinou a interação entre agroquímicos, parasitas e desnutrição no comportamento das abelhas – como forrageamento, memória, reprodução da colônia e saúde.

Eles descobriram que, quando esse coquetel e os animais interagiam, eles tinham um efeito negativo, aumentando muito a probabilidade de morte dos insetos.

O estudo, publicado na revista científica Nature, também descobriu que a interação de pesticidas era provavelmente “sinérgica”, o que significa que seu impacto combinado era maior do que a soma de seus efeitos individuais.

Essas “interações entre vários agroquímicos aumentam significativamente a mortalidade das abelhas”, disse o co-autor Harry Siviter, ao Sciencealert. O estudo concluiu que as avaliações de risco que não permitem esse resultado “podem subestimar o efeito interativo dos estressores antrópicos na mortalidade dos animais”.

Os pesquisadores disseram que seus resultados demonstram que o processo regulatório em sua forma atual não protege as abelhas das consequências indesejáveis ​​da exposição a agroquímicos complexos.

“Uma falha em resolver isso resultará no declínio contínuo de seus serviços de polinização, em detrimento da saúde humana e do ecossistema”, concluiu o estudo.

Em um comentário também publicado na Nature, Adam Vanbergen, do Instituto Nacional de Pesquisa para Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da França, disse que os insetos polinizadores enfrentam ameaças da agricultura intensiva, incluindo produtos químicos como fungicidas e pesticidas, bem como a redução de pólen e néctar de flores silvestres.

Assine a newsletter do Gizmodo

Cerca de 75% das safras mundiais que produzem frutas e sementes para consumo humano dependem de polinizadores, incluindo cacau, café, amêndoas e cerejas, de acordo com a ONU.

Em 2019, os cientistas concluíram que quase metade de todas as espécies de insetos em todo o mundo estão em declínio e um terço pode desaparecer completamente até o final do século. Uma em cada seis espécies de abelhas já foi extinta regionalmente em algum lugar do mundo.

[Sciencealert]

The post Agroquímicos estão matando mais abelhas do que se imaginava appeared first on Gizmodo Brasil.

Anfíbio parecido com cobra é encontrado na Flórida pela primeira vez

Posted: 06 Aug 2021 08:10 AM PDT

Um anfíbio de um grupo conhecido como Ceciliano foi encontrado pela primeira vez na Flórida. A criatura foi capturada em 2019, no Canal C-4 (ou Tamiami), pelo Florida Fish and Wildlife. Sua aparência é o que mais intriga, já que sua pele é lisa e lembra uma cobra.

[foo_related_posts]

Cientistas do Museu de História Natural da Flórida usaram testes de DNA para identificar o espécime como sendo o Typhlonectes natans, um nativo da Colômbia e Venezuela. Eles caçam e vasculham vários tipos de pequenos animais, os especialistas dizem que é muito cedo para prever seu impacto potencial no ecossistema local.

Sabe-se que o animal pode crescer mais de meio metro, mas ainda não há tantas informações sobre ele. “Muito pouco se sabe sobre esses animais selvagens, mas não há nada particularmente perigoso sobre eles, e eles não parecem ser predadores sérios”, disse o herpetologista Coleman Sheehy, da Universidade da Flórida, ao Sciencealert. “Eles provavelmente comem animais pequenos e serão comidos por animais maiores. Esta poderia ser apenas mais uma espécie não nativa na mistura do sul da Flórida.”

O que os especialistas sabem sobre os cecilianos é que muitas vezes eles passam muito tempo no subsolo ou em água doce. Eles também podem parecer caçadores formidáveis. Ainda assim, têm uma visão muito fraca, daí o nome – ‘cecilianos’ se traduz em ‘cegos’ em latim.

Foi descoberto recentemente que os bichos têm glândulas de veneno semelhantes a cobras – os únicos anfíbios que as possuem – e eles podem, de fato, ser o animal mais antigo em termos evolutivos com uma picada venenosa.

Desde o primeiro avistamento, em 2019, mais relatos de criaturas parecidas chegaram do sul da Flórida. O trabalho de campo no canal é planejado para descobrir quão difundidas essas espécies podem estar nas águas. “Neste ponto, realmente não sabemos o suficiente para dizer se eles estão estabelecidos no Canal C-4”, disse Sheehy. “Isso é o que queremos descobrir.”

As condições  do local, porém, seriam adequadas para os animais: a espécie Typhlonectes natans vive entre a vegetação aquática em corpos de água rasa que são quentes e lentos.

Tecnicamente falando, os animais já estiveram nos Estados Unidos antes, mas não recentemente: 170 milhões de restos fossilizados de anos de idade foram encontrados no sudoeste americano, mas até a nova descoberta, nenhum descendente sobrevivente foi encontrado.

Assine a newsletter do Gizmodo

Quanto a como os cecilianos chegaram à Flórida, essa é outra questão sem resposta – mas dado que Typhlonectes natans é o tipo mais comum no comércio de animais de estimação e pode procriar em cativeiro, Sheehy acha que o espécime recém-identificado pode ser um animal de estimação que alguém não deseja. "Isso não estava no meu radar", diz Sheehy. “Não achei que um dia encontraríamos um ceciliano na Flórida. Foi uma grande surpresa.

The post Anfíbio parecido com cobra é encontrado na Flórida pela primeira vez appeared first on Gizmodo Brasil.

Smartwatch dissolvível pode ser uma resposta para combater o lixo eletrônico

Posted: 06 Aug 2021 07:50 AM PDT

Hoje em dia todos estão procurando produtos resistentes e que durem por um bom tempo. Mas e se você encontrasse um smartwatch que pode se dissolver na água? Pesquisadores da Universidade de Tianjin usaram um material nanocompósito de dois metais para criar um protótipo totalmente funcional, mas que se dissolve quando submerso.

[foo_related_posts]

De acordo com uma pesquisa, publicada na ACS Applied Materials & Interfaces, isso pode ser uma solução para combater o lixo eletrônico. Enquanto eletrônicos maiores podem ser desmontados para reciclar peças, dispositivos menores, como smartwatches, requerem um processo muito mais difícil.

Isso porque os componentes devem ser recuperados manualmente e isso pode envolver processos perigosos, como queima a céu aberto e lixiviação ácida. Seguindo essa linha de pensamento, os cientistas acreditam que um dispositivo solúvel poderia resolver esses problemas.

O desafio aqui é que essa tecnologia precisa ser durável. Embora nem todos sejam seguros para a piscina ou o chuveiro, a maioria pode suportar tarefas como lavar pratos, sessões de treino suadas e ser pego por uma tempestade.

Imagem: ACS Applied Materials & Interfaces 2021

Os pesquisadores modificaram um material à base de zinco que antes era usado para criar circuitos temporários solúveis. Para torná-lo condutor o suficiente para eletrônicos de consumo, os pesquisadores adicionaram nanofios de prata.

Eles então imprimiram a solução em um polímero degradável em água e “solidificaram os circuitos aplicando pequenas gotas de água que facilitam as reações químicas e depois evaporam”.

Usando esse método, eles criaram várias placas de circuito que foram alojadas dentro de uma caixa de álcool polivinílico impressa em 3D. (O álcool polivinílico é um material solúvel em água e biodegradável.)

O protótipo do smartwatch também inclui sensores que podem ler a frequência cardíaca, contagem de passos e níveis de oxigênio no sangue. Ele também é capaz de se conectar a um aplicativo de telefone via Bluetooth.

Durante o teste, os pesquisadores descobriram que o dispositivo era capaz de registrar dados biométricos com precisão, bem como enviar emojis, identificador de chamadas e mensagens de um telefone compatível.

Ele também foi capaz de resistir a respingos de gotas de água, indicando que o relógio poderia tolerar um certo grau de umidade. No entanto, quando submerso por 40 horas na água, o protótipo se desintegrou completamente. Tudo o que foi deixado para trás foram componentes como a tela e o microcontrolador.

Assine a newsletter do Gizmodo

O lixo eletrônico é um problema legítimo. Em 2019, o mundo gerou 53,6 milhões de toneladas, dos quais apenas 17,4% foram reciclados. Alguns anos antes, a quantidade de lixo eletrônico global era suficiente para construir 4.500 Torres Eiffel.

O problema também está piorando graças à obsolescência planejada. À medida que as empresas adicionam rapidamente novos recursos aos gadgets a cada ano – ou param de atualizar os mais antigos -, os consumidores são incentivados a jogar fora dispositivos perfeitamente bons.

Claro, os gigantes da tecnologia fizeram um grande alvoroço nos últimos anos sobre seus esforços de sustentabilidade, e 2020 viu uma redução no lixo eletrônico devido à pandemia – mas isso ainda não é o suficiente. Os eletrônicos dissolvíveis não chegarão às prateleiras tão cedo, mas talvez um dia isso possa ajudar a tornar a reciclagem um pouco mais fácil

The post Smartwatch dissolvível pode ser uma resposta para combater o lixo eletrônico appeared first on Gizmodo Brasil.

Esta estrela está saindo da Via Láctea a 3 milhões de km/h

Posted: 06 Aug 2021 07:30 AM PDT

Avançando pela Via Láctea a quase a quase 3 milhões de quilômetros por hora, a estrela LP 40-365 não mostra sinais de parar. Percebendo isso, uma equipe de astrônomos analisou o caso e descobriu que ela foi impulsionada  por uma explosão de supernova milhões de anos atrás.

[foo_related_posts]

A LP 40–365 é incomum. É uma anã branca pequena e compacta no final de sua vida, além de ser muito rica em metais. Ela também tem atmosfera própria, composta principalmente de oxigênio e neon.

Mas o mais importante para esta história é que a estrela é a fuga de uma enorme explosão estelar — que colocou em movimento sua corrida para fora da galáxia como se fosse um estilingue.

Quando uma anã branca está orbitando outra, uma estrela cede massa para a outra, que a engole continuamente. Esse sistema binário também pode emitir ondas gravitacionais enquanto orbitam entre si, com a estrela faminta (o agregador) detonando em uma enorme explosão termonuclear.

A equipe por trás da nova pesquisa não tem certeza se estrelas como LP 40-365 são normalmente os doadores ou os agregadores em seus sistemas binários, mas os cientistas acreditam que esta bola de metal quente em particular é basicamente estilhaços estelares da estrela de acréscimo, que eventualmente explodiu.

Essa descoberta foi publicada nesta semana no The Astrophysical Journal Letters.

"Ter passado por uma detonação parcial e ainda sobreviver é muito legal e único, e foi apenas nos últimos anos que começamos a pensar que esse tipo de estrela poderia existir", disse Odelia Putterman, pesquisadora da Universidade de Boston, ao The Brink.

Assine a newsletter do Gizmodo

A equipe encontrou a estrela usando observações do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) e do Telescópio Hubble, que revelou um objeto de movimento rápido com um padrão regular de escurecimento e brilho.

Isso sugeria que ela estava girando lentamente – completando sua rotação a cada nove horas – enquanto se movia pelo espaço.

Com base nos cálculos da equipe, eles acreditam que a LP 40-365 está viajando há pouco mais de 5 milhões de anos. "A estrela está basicamente sendo atingida pela explosão e estamos [observando] sua rotação ao sair", completou Putterman.

The post Esta estrela está saindo da Via Láctea a 3 milhões de km/h appeared first on Gizmodo Brasil.

Estudo indica que Machu Picchu é mais antigo do que se acreditava

Posted: 06 Aug 2021 07:10 AM PDT

Ao que parece, a história dos Incas não é tão precisa assim. Uma nova pesquisa que envolveu a datação por radiocarbono sugeriu que Machu Picchu é pelo menos duas décadas mais velha do que os registros históricos indicam.

[foo_related_posts]

De acordo com interpretações de documentos do século 16 pelo arqueólogo e antropólogo americano John Rowe, a cidade havia sido construída para o imperador inca Pachacuti, logo após sua ascensão ao poder em 1438 DC. A data serviu de base para todos desde que esse trabalho foi publicado em 1940, e repetido em livro após livro.

No entanto, uma nova datação de ossos e dentes humanos enterrados no local indica que, na verdade, Machu Picchu já estava ocupada por volta de 1420 DC, o que significa que provavelmente foi construída antes disso.

O artigo com as análises foi publicado na  revista científica Antiquity.

"Este é o primeiro estudo baseado em evidências científicas que fornece uma estimativa para a fundação de Machu Picchu e a duração de sua ocupação, dando-nos uma imagem mais clara das origens e da história do local", disse o antropólogo Richard Burger, da Universidade de Yale, ao Sciencealert.

O lugar é um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo, mas a razão de sua existência e como foi que ele surgiu ainda é um pouco incerto.

Com a morte do último monarca Inca no final do século 16, a cidade caiu em abandono, só chamando a atenção de historiadores ocidentais em 1911. A partir daí, cientistas do mundo todo tentam reconstruir a história, mas isso só está sendo possível com a invenção de novas tecnologias.

Assim, os avanços modernos na espectrometria de massa do acelerador (AMS) finalmente nos deram a chance de obter uma data adequada.

No total, os pesquisadores analisaram 26 amostras de ossos e dentes humanos que foram enterrados em vários cemitérios ao redor do local. Juntos, esses restos representam mais de 10% de todos os indivíduos enterrados.

Os ossos mostram poucos sinais de trabalho duro, o que significa que esses indivíduos provavelmente não estavam lá para construir Machu Picchu — mas sim morando.

“Pelo menos dois dos indivíduos estudados foram enterrados em Machu Picchu antes de 1440 DC e, a julgar pelas medianas das medições de radiocarbono, parece que o palácio rural de Machu Picchu estava funcionando por volta de 1420 DC, se não anteriormente”, escrevem os autores.

Se as descobertas forem verificadas, isso pode significar que as estimativas tradicionais para a ascensão de Pachacuti ao poder estão erradas.

Se ele assumiu o trono em 1438 e Machu Picchu realmente foi construído para ele, então o local não poderia ter sido ocupado antes disso, dizem os pesquisadores. Especialmente porque o imperador precisaria primeiro conquistar a região montanhosa antes de construir sua propriedade real.

“Talvez tenha chegado a hora de as evidências de radiocarbono assumirem prioridade nas reconstruções da cronologia dos imperadores e na datação de sítios monumentais incas como Machu Picchu”, sugerem os autores.

The post Estudo indica que Machu Picchu é mais antigo do que se acreditava appeared first on Gizmodo Brasil.

Confira o primeiro trailer de ‘Y: O Último Homem’, série inspirada em HQ pós-apocalíptica

Posted: 06 Aug 2021 06:50 AM PDT

Já se passaram mais de 13 anos desde a conclusão de Y: O Último Homem, de Brian K. Vaughan e Pia Guerra. A HQ imagina um mundo onde quase todos os homens morrem em uma epidemia repentina, com algumas exceções, incluindo o personagem principal Yorick e seu macaco de estimação.

Hollywood passou quase um século procurando fazer uma adaptação e, depois de obstáculos pelo caminho, como várias mudanças de elenco, uma série está quase chegando.

O primeiro grande trailer chegou somente um mês antes da estreia da série no Hulu, streaming americano, com produção da FX. Assista abaixo:

[foo_related_posts]

Y: The Last Man apresenta sua história como “um mundo pós-apocalíptico no qual um evento cataclísmico dizima todos os mamíferos com um cromossomo Y, exceto para um homem cisgênero e seu macaco de estimação. A série segue os sobreviventes neste novo mundo enquanto eles lutam com todos os esforços para restaurar o que foi perdido, na oportunidade de construir algo melhor”, em tradução livre.

Eliza Clark, dramaturga, é a showrunner de Y: The Last Man, com um elenco composto por Ben Schnetzer (Warcraft) como Yorick Brown, Ashley Romans (NOS4A2) como Agente 355, Olivia Thirlby (Dredd) como a irmã de Yorick e Diane Lane (Liga da Justiça) como a presidente Jennifer Brown.

Louise Friedberg dirigirá os dois primeiros episódios. Como observado pela Variety, a "FX fará com que todos os episódios da primeira temporada serão dirigidos por mulheres; os chefes de departamento do programa também são principalmente mulheres, incluindo diretoras de cinema, desenhista de produção, figurinista, diretora de elenco, editoras e coordenadora de dublês".

Assine a newsletter do Gizmodo

Y: The Last Man será lançado em 13 de setembro no Hulu, sem previsão de ser lançada no Brasil – ainda que a Netflix costume trazer uma coisa ou outra para cá.

The post Confira o primeiro trailer de ‘Y: O Último Homem’, série inspirada em HQ pós-apocalíptica appeared first on Gizmodo Brasil.

Assinantes de Crunchyroll ganharão 3 meses do Xbox Game Pass no PC

Posted: 06 Aug 2021 06:33 AM PDT

Hoje (05) o serviço de streaming Crunchyroll anunciou, em uma parceria com a Microsoft, que dará 3 meses de Xbox Game Pass para PC aos assinantes Premium da plataforma. Para ativar, basta ir até o site e criar uma conta, ou fazer o login caso a tenha.

[foo_related_posts]

Lembrando que os grandes atrativos do Game Pass são:

  • Mais de 100 jogos de PC para jogar sozinho ou com amigos
  • Uma assinatura do EA Play, que concede acesso aos títulos da Electronic Arts para PC, além de recompensas adicionais e conteúdo exclusivo
  • Títulos da Xbox Game Studios no mesmo dia de lançamento
  • Desconto especial para membros e mais

O motivo da oferta é celebrar o início da Virtual Crunchyroll Expo, evento virtual com conteúdo limitado para fãs de anime, como painéis de convidados, apresentações musicais e exibição de maratonas. Para quem não conhece o Crunchyroll, a assinatura Premium da plataforma dá direito à exibição de estreias dos animes uma hora após a exibição no Japão, com acesso simultâneo em múltiplas telas e opção de baixá-los para assistir offline.

Assine a newsletter do Gizmodo

A oferta da Crunchyroll dá direito a um código por pessoa, sendo válida para quem criar uma conta até 31 de outubro de 2021 (com resgate válido até o dia 30 do mês seguinte).

The post Assinantes de Crunchyroll ganharão 3 meses do Xbox Game Pass no PC appeared first on Gizmodo Brasil.

Dinsey apresenta sabre de luz que você poderá usar no mundo real

Posted: 06 Aug 2021 06:00 AM PDT

Sabre de luz realista de Star Wars

No próximo ano, é esperado que a Disney revele o sabre de luz de Star Wars do “mundo real” mais autêntico de todos os tempos, e ele apareceu em um novo vídeo do canal “Disney Parks” como nunca vimos antes.

No início deste ano, começou o boato de que a Disney estava trabalhando no que os fãs rapidamente chamaram de “sabre de luz da vida real” ou “de verdade”. Não que ele traga um raro cristal kyber dentro e transforme um tauntaun em um saco de dormir com um golpe rápido, mas porque uma lâmina de luz se estende sozinha, parecendo quase tão realista quanto nos filmes de Star Wars. (Não é uma lâmina de luz real, mas algo que parece melhor do que uma enorme lâmpada que você prende em algo, como a maioria das outras réplicas do sabre).

Quando o primeiro vídeo do sabre de luz foi lançado, foi anunciado que este sabre “de verdade” provavelmente estreará no Walt Disney World Star Wars: Galactic Starcruiser, uma experiência imersiva em Star Wars semelhante a um hotel que deve abrir as portas em 2022.

Agora, porém, um vídeo muito legal de Walt Disney Imagineering revela mais do visual do sabre e, embora seja apenas por um momento, é verdadeiramente glorioso. Aqui está o vídeo completo; a grande revelação está os 44 segundos mas vale a pena cada momento do vídeo.

Uau, aí está.

Tem muita coisa legal no vídeo além das referências a Star Wars, como o Groot animatrônico e uma olhada imersiva da aventura de Web-Slingers. Mas, vamos ser honestos, é tudo sobre o sabre.

O problema com o sabre de luz é que, se for apenas no hotel temático Star Wars: Galactic Starcruiser vai demorar um pouco antes que a maioria de nós coloque as mãos em um. Conforme revelado hoje, o Galactic Starcruiser vai ser muito, muito, muito caro, mesmo antes de você embarcar — que é onde, hipoteticamente, você teria a chance de comprar um. Ou, talvez, apenas use um e devolva. Nós ainda não sabemos.

O que pensamos, porém, é que essa tecnologia é muito legal para limitar a algumas centenas de pessoas ricas a cada dois dias. Mesmo que leve meses ou anos, os fãs acabarão por conseguir colocar as mãos em um e viver todas as suas fantasias com o sabre de luz de Star Wars.

Se isso acontecer, você vai incluir um na sua coleção?

The post Dinsey apresenta sabre de luz que você poderá usar no mundo real appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário