quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Missão Inspiration4, da SpaceX, é lançada com sucesso

Posted: 15 Sep 2021 05:49 PM PDT

O lançamento da missão Inspiration4, da SpaceX, foi um sucesso. O foguete Falcon 9, que conduziu a tripulação de quatro civis inexperientes para um rolezinho de três dias ao redor da Terra, partiu do Kennedy Space Center, da Nasa, às 21h do horário de Brasília (15h no horário local).

Às 21h13, os motores do segundo estágio do foguete foram desligados. Isso significa que a tripulação já estava na órbita da Terra. Um minuto depois, o booster, parte do foguete que empurrou a tripulação na saída da atmosfera, retornou ao planeta. Às 21h16, a cápsula da Crew Dragon se separou do segundo estágio. A missão Inspiration4, agora, gira em torno da Terra — e assim deve ficar pelos próximos dias.

A ideia é manter a Inspiration4 a uma altura de até 575 quilômetros, superando as órbitas da Estação Espacial Internacional e do telescópio Hubble. Segundo informa a SpaceX, a missão Inspiration4 dará uma volta ao redor do nosso planeta a cada 90 minutos.

Assine a newsletter do Gizmodo

A cápsula Crew Dragon, que viajou à bordo do foguete Falcon 9 e será a casa dos astronautas amadores até o fim desta semana, tem 8,1 metros de altura e 4 metros de diâmetro, com duas janelas e uma cúpula de vidro na parte superior. Não é o que podemos chamar de conforto, claro. Mas a vista compensa.

Você pode assistir ao momento do lançamento no vídeo abaixo.

The post Missão Inspiration4, da SpaceX, é lançada com sucesso appeared first on Gizmodo Brasil.

Anonymous afirma roubar dados da Epik, webhost da extrema direita

Posted: 15 Sep 2021 05:30 PM PDT

Membros do coletivo hacktivista Anonymous afirmaram ter invadido a Epik (empresa de webhost/hospedagem), supostamente roubando “dados de uma década”, incluindo resmas de informações sobre clientes e seus domínios.

O Epik hospeda uma variedade de clientes da direita, incluindo aqueles abandonados por outros provedores de webhost, como GoDaddy. Entre os usuários há as redes sociais conservadoras Parler e Gab, bem como a “aspirante a conspiração” no YouTube Bitchute e o fansite do ex-presidente Trump, The Donald.

A empresa hospedou recentemente o “prolifewhistleblower.com”, site projetado para ajudar pessoas a delatar residentes do Texas que desejam abortos, mas posteriormente removeu à força a plataforma de coleta de dicas após determinar que ela violou os termos da Epik: foram coletadas informações de terceiros de forma não consensual.

O aparente hackeamento de sua plataforma significa que todos os clientes da Epik podem ter, em breve, suas informações de back-end disponibilizadas ao público.

A notícia do aparente incidente foi relatada pela primeira vez por Steven Monacelli, jornalista independente do Texas que tuitou na segunda-feira sobre um “grande conjunto de dados” pertencente à empresa ter sido roubado.

As informações de Monacelli vêm de um “comunicado à imprensa” do 4Chan divulgado pelos supostos hackers. No lançamento, o grupo afirma ter roubado compras e transferências de domínio, credenciais de conta para “todos os clientes da Epik”, bem como dados do e-mail de um funcionário da Epik, entre outros.

"Este conjunto de dados é tudo o que precisamos para rastrear a real propriedade e gestão do lado fascista da Internet que iludiu pesquisadores, ativistas e, bem, quase todo mundo", afirma o comunicado.

Quando contatada, a Epik disse ao Gizmodo (EUA) que eles não estavam cientes de um incidente hacker. "Não temos conhecimento de nenhuma violação. Levamos a segurança dos dados de nossos clientes muito a sério e estamos investigando a alegação ", disse um porta-voz, por e-mail.

Assine a newsletter do Gizmodo

Estejam eles cientes da violação ou não, os supostos dados agora estão nas mãos de ativistas online que planejam publicá-los. O grupo hacktivista Distributed Denial of Secrets disse na terça-feira que uma fonte havia fornecido a eles o vazamento e que eles planejam fazer a curadoria para consumo público em seu site. O site afirma que o dump inclui "180 gigabytes de usuários, registros, encaminhamentos e outras informações por trás do serviço de hospedagem e registro de ‘privacidade’ Epik".

Os links para destes dados estão amplamente disponíveis online, mas não recomendamos que usuários comuns façam download de materiais hackeados não controlados.

The post Anonymous afirma roubar dados da Epik, webhost da extrema direita appeared first on Gizmodo Brasil.

6 fobias totalmente compreensíveis ​​provocadas pela tecnologia

Posted: 15 Sep 2021 04:50 PM PDT

Nem por todos os vídeos de gatos e atores engraçados nos GIFs que têm no mundo, não há como negar que estar muito online não é a melhor coisa para a saúde mental de ninguém. Estamos ansiosos e irritados com o tempo que passamos nas redes sociais, somos oprimidos por nossas caixas de entrada de e-mail e pelas manchetes deprimentes sobre o comportamento das empresas de tecnologia que deixam muitos de nós deprimidos.

No meu caso – e talvez no seu também – as coisas param são, num sentido geral de "ahhhhhhhhhh". Não é possível que todo mundo seja tão sortudo. Cada vez mais, vemos o desespero das pessoas em relação à nossa entediante distopia transformar-se em fobias reais: um tipo específico de transtorno de ansiedade que é intenso o suficiente para impedir que uma pessoa viva ativamente uma vida desimpedida.

Embora certos medos da tecnologia não tenham entrado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (o livro de referência principal que os profissionais de saúde mental usam para diagnosticar seus pacientes), alguns especialistas em psicologia estão pressionando para que isso seja mudado no futuro. Nesse espaço, sinta-se à vontade para tentar se encontrar dentro de uma dessas fobias;

1. Nomofobia 

Foto: Paul Ellis (Getty Images)

Em 2008, os Correios do Reino Unido recorreram a uma empresa de pesquisa externa para pesquisar 2.163 usuários de telefones celulares em toda a região, procurando descobrir o quão ansiosos esses aparelhos ultramodernos estavam deixando os clientes. Você não ficará surpreso ao descobrir que a resposta foi: extremamente ansioso! Mais da metade dos entrevistados – cerca de 53%, para ser preciso – relatou sentir um tipo específico de nervosismo nervoso sempre que o telefone perdia o sinal, era desligado ou simplesmente … ficava algum tempo sem usar.

Os pesquisadores decidiram chamar a condição dessas pessoas de "nomofobia" – literalmente uma abreviação de "fobia de ficar sem o celular" ou medo de ficar sem acesso ao telefone celular por um período prolongado de tempo. Desde a primeira pesquisa, pesquisadores de todo o mundo publicaram estudos e mais estudos detalhando como essa fobia está intimamente relacionada a outros problemas, como depressão crônica, distúrbios do sono e baixa auto-estima.

2. Escopofobia

Foto: Steve Parsons (Getty Images)

Em 2018, um jornal indiano de psicologia publicou um estudo de caso descrevendo como a obsessão de privacidade digital de uma mulher estava enviando sua vida para uma realidade paralela. A paciente de 54 anos apareceu na porta do médico mostrando "angústia e medo significativos sobre sua segurança", após ler o relatório detalhado de hackers roubando dados pessoais dos indivíduos.

É um medo bastante racional (e comum!). Mas também fez com que a vida dessa mulher desmoronasse. Ela começou a perder e-mails importantes porque estava com muito medo de verificar sua caixa de entrada e parou de pagar suas contas online porque estava receosa sobre usar o aplicativo de pagamentos online do banco.

"Embora a segurança computada deva ser levada a sério, ela pode se tornar excessiva para algumas pessoas, levando a evitar o uso do computador", chamando seu diagnóstico de "fobia de internet". Esse nome não pegou, mas alguns pesquisadores no mundo da privacidade digital começaram a usar outro termo: "escopofobia", que apenas se traduz em um medo excessivo de ser olhado por outra pessoa. Graças à pandemia global que força todos nós a viver a maior parte de nossas vidas no plano digital, isso significa – como disse um analista de privacidade – que todos estamos sendo vistos digitalmente de forma quase constante. Quem não ficaria paranoico com isso?

3. Radiofobia

Foto: Darren McCollester (Getty Images)

No momento em que todos os tiozões começaram a jorrar teorias ligando a tecnologia 5G ao câncer e à Covid-19, as conspirações infundadas das pessoas sobre ondas de rádio e radiação já circulavam pelo país há décadas. O termo para esse medo específico – radiofobia, literalmente o medo da radiação em todas as suas formas – surgiu pela primeira vez no debate público no início dos anos 1900, poucos anos depois que os médicos começaram a usar raios-X em seus pacientes.

Naquela época, fazia sentido ter um pouco de cuidado com a máquina que o médico estava lançando. Nos primeiros dias dessa tecnologia, trabalhadores de fábricas encarregados de fabricar tubos de raios-X acabariam com queimaduras de radiação tão graves que em pelo menos um caso a mão de um funcionário precisou ser amputada. Alguns dos pacientes expostos a esses primeiros dispositivos, entretanto, não se saíram muito melhor.

Assine a newsletter do Gizmodo

Por alguma razão, esses temores persistiram até a era moderna, apesar de agências federais e autoridades médicas divulgarem estudos intermináveis mostrando que as máquinas modernas são, digamos, modernas. No século desde que essa tecnologia foi testada pela primeira vez, criamos máquinas que injetam nos pacientes doses relativamente baixas de radiação que são muito mais seguras do que as que as pessoas usavam em 1903.

4. Aviofobia 

Foto: John Moore (Getty Images)

Você provavelmente conhece ambos pelos nomes mais comumente usados: medo de dirigir e medo de voar. Digo "provavelmente" porque essas duas fobias são, de modo geral, as mais comuns nesta lista. Um estudo publicado no início deste ano descobriu que entre 33% e 40% dos passageiros relatam sentir algum tipo de ansiedade na hora da decolagem, com um pequeno subconjunto – entre 2,5% e 5% – ficando ansioso o suficiente para ser classificado como completo aviofobia crônica. 

5. Amaxofobia

As cidades devem eliminar os carros para serem habitáveis, dizem pesquisadores

As estatísticas sobre amaxofobia, por outro lado, são mais difíceis de encontrar, mas os pesquisadores descobriram que ela está intimamente ligada ao transtorno de estresse pós-traumático que as pessoas costumam sentir depois de escapar de um acidente de carro. E, honestamente, você pode culpar alguém por não querer assumir o volante depois disso?

Mesmo ignorando seus destroços comuns, empresas como a Tesla nos deram muitos outros cenários de pesadelo para os motoristas entrarem em pânico. Existem carros sem motorista que provavelmente não deveriam estar sem motorista, problemas de bateria que fazem os veículos pegarem fogo com o motorista dentro e, claro, idiotas como esse cara.

6. Fobofobia 

Foto: Sean Gallup (Getty Images)

A fobofobia é literalmente um medo de desenvolver mais fobias do que as que você já tem – que é exatamente o que estou sentindo depois de examinar dezenas de sites centrados em fobia para escrever esta lista. Agora, se você me dá licença, preciso fazer logoff para queimar todos os celulares e laptops que já tive.

 

The post 6 fobias totalmente compreensíveis ​​provocadas pela tecnologia appeared first on Gizmodo Brasil.

O Nintendo Switch finalmente terá suporte para fones bluetooth

Posted: 15 Sep 2021 04:20 PM PDT

Imagem: Sam Rutherford

Para um console feito para ser jogado em praticamente qualquer lugar, era estranho que o Nintendo Switch não tivesse compatibilidade com headphones sem fio — ainda que contasse com conexão bluetooth. Antes, o usuário tinha que conectar fones de ouvido com fio ou um adaptador para fones wireless. Mas, com a atualização 13.0.0, que acabou de ser lançada, o Switch finalmente oferece suporte a dispositivos de áudio bluetooth.

A Nintendo dos Estados Unidos anunciou o recurso na última terça-feira (14), em sua conta do Twitter — ainda que, pelo tempo que os gamers pediram a função bluetooth, o ideal fosse uma divulgação mais assertiva. Antes tarde do que nunca, certo?

Com o update para a versão 13.0.0 instalado, a nova seção de áudio bluetooth aparece no menu de configurações do Switch entre as opções Controles e Sensores, junto a uma lista de limitações de uso, detalhadas em uma página de suporte no site da Nintendo. Com um dispositivo bluetooth conectado — quer sejam headphones sem fio, fones de ouvido ou um speaker — o Switch só consegue se conectar de forma wireless a dois controles. Isso significa que batalhas para quatro jogadores no Super Mario Party estão fora de questão. Dispositivos bluetooth também se desconectam automaticamente quando dois Switches são  emparelhados para partidas multiplayer sem-fio.

Assine a newsletter do Gizmodo

O Switch também permite que um único dispositivo de áudio bluetooth seja pareado por vez, ainda que ele consiga se lembrar de conexões recentes feitas com os últimos 10 dispositivos. O console também não permite o uso do microfone de headphones, provavelmente porque a funcionalidade de bate-papo por voz no Switch depende de um aplicativo para smartphone. A Nintendo avisa, também, que jogadores podem experimentar certo delay de áudio dependendo do tipo de dispositivo bluetooth que está sendo usado.

Essas limitações não são insignificantes, e é por isso, provavelmente, que a Nintendo não incluiu a funcionalidade desde o lançamento. Mas, com o Switch se tornando um videogame cada vez mais antigo, a atualização o torna o mais atrativo para aqueles que ainda não compraram.

The post O Nintendo Switch finalmente terá suporte para fones bluetooth appeared first on Gizmodo Brasil.

Por que a missão Inspiration4 é mais complexa que outros voos espaciais de 2021?

Posted: 15 Sep 2021 03:50 PM PDT

Hoje (15) está agendado para acontecer o mais novo rolê espacial de uma tripulação composta por civis. Diferente do feito pelas companhias de Jeff Bezos (Blue Origin) e Richard Branson (Virgin Galactic), a SpaceX de Elon Musk colocará quatro inexperientes à bordo de um foguete, passando três dias em órbita ao redor da Terra.

A missão Inspiration4 é mais um marco no longo calendário da privatização de voos espaciais, com lançamento previsto para uma janela de cinco horas, a partir das 21h (no horário de Brasília). Esta será a 23ª missão do foguete Falcon 9 em 2021, sendo o segundo lançamento só nesta semana.

Afinal, como isso se diferencia das missões dos bilionários que aconteceram ao longo do ano? Os procedimentos do voo foram recentemente explicados pelo Space. Antes de qualquer coisa precisamos entender dois termos principais: voo orbital e suborbital.

O voo suborbital é uma parábola: sobe até certo limite e volta para a Terra. No voo orbital, a nave vai além, sendo ainda mais rápida. Por referência, as companhias Blue Origin e a Virgin Galactic atingiram 3,7 mil km/h em seus voos (suborbitais), enquanto o alvo da SpaceX é nada menos que 27 mil km/h (orbital).

No caso da missão Inspiration4, pretende-se subir a até 575km, superando as órbitas da Estação Espacial Internacional e do telescópio Hubble. A SpaceX informa que a cada 90 minutos será dada uma volta ao redor do nosso planeta.

Chris Sembroski, Sian Proctor, Jared Isaacman e Hayley Arceneaux (Divulgação/Inspiration4)

Porém, como conseguirão chegar lá sem um “piloto”? O foguete e a cápsula da tripulação são totalmente automatizados. Ninguém a bordo da Falcon 9 precisará controlar qualquer parte do lançamento/pouso.

Os quatro ainda precisaram passar por treinamentos, indo além do que os participantes de voos suborbitais enfrentaram. Simulador e aulas de pilotagem de avião foram parte do processo, bem como horas em centrífuga para prepará-los para as forças G durante lançamento.

A equipe estará na espaçonave Crew Dragon, separando-se do foguete reutilizável Falcon 9. A cápsula tem 8,1 metros de altura e 4 metros de diâmetro, com duas janelas e uma cúpula de vidro na parte superior. Durante a viagem orbital, a equipe coletará amostras de sangue e conduzirá pesquisas médicas.

Com zero privacidade (sem compartimentos para comer, dormir e trabalhar), se alimentarão de pizza fria e comidas mais “tradicionais” de astronauta, desidratada e embalada a vácuo.

Assine a newsletter do Gizmodo

Da perspectiva de impacto social a respeito do Inspiration4, a SpaceX tem sido mais benquista que Blue Origin e a Virgin Galactic, duas vistas como simples hobbies de bilionários. A inexperiência dos tripulantes calha de aproximar o turismo espacial do público.

Outra responsável por isso é a Netflix, que transmitirá o lançamento em sua plataforma e atualmente conta com 4 episódios do documentário Inspiration4: Viagem Estelar.

The post Por que a missão Inspiration4 é mais complexa que outros voos espaciais de 2021? appeared first on Gizmodo Brasil.

8 pós-graduações online que vão melhorar o seu currículo

Posted: 15 Sep 2021 03:24 PM PDT

A possibilidade de adquirir conhecimento online mudou o mundo. Hoje, você pode até mesmo fazer uma pós-graduação sem sair de casa e com a possibilidade de pegar seu diploma após 6 meses de curso, como acontece na Descomplica.

Você pode escolher entre cursos de áreas diferentes – Tecnologia, Direito, Gestão, Marketing, Educação, Engenharia, Saúde e Diversidade. Nós fizemos uma curadoria de 8 cursos que você precisa conhecer se quer melhorar o seu currículo. Confira:

Meio Ambiente e Saneamento Básico

Esta pós é para quem quer atuar em qualquer área que envolva o Meio Ambiente, não só os recursos naturais. Você aprenderá a avaliar diversos outros aspectos, que podem até ser incluídos nos negócios.

Clique aqui e se inscreva para pagar o curso em até 12x de R$ 169,90.

Gestão de Processos

Para organizar e executar bem uma atividade, é necessário ter um bom processo. E, com uma gestão de excelência, é possível otimizar as tarefas, bem como atingir resultados de forma mais rápida.

Clique aqui e se inscreva para pagar o curso em até 12x de R$ 169,90.

Gestão da Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Com esta pós, você vai poder criar produtos e serviços inovadores; descobrir como identificar os elementos indispensáveis para criação de valor por meio da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo e conhecer as principais ferramentas, aplicativos e softwares que ajudam a construção desse processo.

Clique aqui e se inscreva para pagar o curso em até 12x de R$ 169,90.

MBA em Comunicação e Marketing

Este MBA te dará uma base para desenvolver marcas, criar identidades e ter visão estratégica dos negócios. Aprenda com conteúdos práticos e teóricos a atuar no meio das comunicações.

Clique aqui e se inscreva para pagar o curso em até 12x de R$ 169,90.

MBA Online em Business Intelligence

Profissionais da área de Business Intelligence verificam dados para tomadas de decisões assertivas. E este curso vai te ensinar tudo sobre isso, além de te mostrar o mundo dos algoritmos e da pesquisa de mercado.

Clique aqui e se inscreva para pagar o curso em até 12x de R$ 169,90.

Marketing Digital & Vendas

Aprenda a converter público em clientes e a transformar compradores ocasionais em fiéis, através de mídia orgânica e paga. Com esta pós-graduação, você vai saber como montar estratégias online para aumentar a receita através da distribuição dos produtos.

Clique aqui e se inscreva para pagar o curso em até 12x de R$ 169,90.

Diversidade Sexual e de Gênero

Neste curso, você vai aprender a importância da diversidade e como combater o preconceito, principalmente quando falamos dos direitos da população LGBTQIA+. Se você tem interesse em estudar temas ligados à diversidade sexual e de gênero, clique aqui e se inscreva agora para pagar o curso em até 12x de R$ 89,90.

Gestão Estratégica de Projetos e Metodologias Ágeis

Aqui, você irá desenvolver um perfil profissional prático, veloz e eficaz que busca, por meio de projetos tecnológicos, encontrar soluções.

Clique aqui e se inscreva para pagar o curso em até 12x de R$ 189,90.

Porque escolher a Descomplica

A pós-graduação online da Descomplica oferece muitas vantagens para os seus alunos, como:

  • Avaliação 100% online;
  • Aulas com professores renomados;
  • Baixar aulas para assistir offline, onde e quando quiser;
  • Aulas 100% em vídeo;
  • Certificados de conclusão em menos de um ano;
  • Entrega de TCC online;
  • Time de especialistas prontos para tirar suas dúvidas.

Além disso, é considerada a 1ª empresa de educação digital do Brasil. A Descomplica está no mercado há 10 anos ajudando estudantes a passar no Enem e nos principais vestibulares do país. Desde 2016, seu portfólio de cursos aumentou e agora eles oferecem cursos de pós-graduações em diversas áreas. Clique aqui para conhecer todos.

The post 8 pós-graduações online que vão melhorar o seu currículo appeared first on Gizmodo Brasil.

Hypado para Star Wars: Visions? Conheça os principais animes dos estúdios por trás da nova série

Posted: 15 Sep 2021 03:23 PM PDT

Em algumas semanas, veremos a galáxia mais famosa da cultura pop através das lentes de alguns estúdios de animes em Star Wars: Visions. Estreando no Disney +, a série é uma antologia de curtas que apresenta narrativas únicas na saga.

Os estúdios possuem uma extensa lista de animes de alto nível; separamos alguns títulos para assistir e ter uma noção do que está por vir.

Lembrando que Star Wars: Visions estreia em 22 de setembro.

Keep Your Hands Off Eizouken! (Science Saru)

Imagem: Science Saru

O famoso estúdio de Masaaki Yuasa tem muitos sucessos certificados em seu currículo, e a adaptação do mangá de Owara Sumito de mesmo nome não é exceção.

Acompanhamos três estudantes – Midori, Tsubame e Sayaka – que usam um clube pós-aula de fachada para abrir um estúdio de animação. Eizouken! é um pequeno slice of life de comédia sobre o romance de fazer anime. A série confunde as linhas entre as fantasias sonhadas nas sessões de brainstorm criativo de Midori e Tsubame, com lindas sequências oníricas, de forma que contrasta com Tsubame tentando arrastá-las de volta para o mundo real com os problemas de programação e orçamento.

Keep Your Hands Off Eizouken! está disponível no Crunchyroll.

The Night is Short, Walk On Girl (Science Saru)

Imagem: Science Saru

Science Saru é um dos dois estúdios que fornecem dois curtas para Star Wars: Visions, então por que não dar duas recomendações também? Quando Yuasa não está dirigindo grandes séries de TV, ele também cria filmes lindos e alucinantes que enquadram o real e o surreal de maneiras verdadeiramente incríveis. The Night Is Short, Walk On Girl (outra adaptação, desta vez do romance de Tomihiko Morimi) não fica de fora.

É a história de uma noite selvagem para um par de jovens estudantes universitários anônimos enquanto eles são levados por uma noite de conexões perdidas e escapadas de bêbados , e talvez, alguns encontros fantásticos ao longo do caminho enquanto o jovem tenta confessar seus sentimentos por sua colega.

É uma sobrecarga sensorial que mais uma vez usa alguma animação incrivelmente inventiva para borrar as linhas entre a mundanidade da vida e um mundo de sonhos e ideias, e uma noite que vale a pena conferir.

Batman Ninja (Kamikaze Douga)

Imagem: Kamikaze Douga

Kamikaze Douga é mais conhecido por seus curtas, videogames e estreias de shows e videoclipes. Mas se você está procurando uma amostra de como um desses estúdios se adapta a uma franquia ocidental, então procure por Batman Ninja, um filme de animação original da Warner Bros. que leva o Cavaleiro das Trevas de volta ao Período Sengoku (1467-1615). Um espetáculo audacioso e cheio de ação em uma época intensa – e ainda assim carrega um carinho pelo legado de Batman.

Você pode assistir Batman Ninja na Netflix.

Golden Kamuy (Geno Studio)

Imagem: Geno Studio

A série de mangá de grande sucesso de Satoru Noda tem uma adaptação para anime (ainda em andamento) igualmente intrigante que explora uma Hokkaido pós-guerra russo-japonês na virada do século 20.

Na história, o soldado japonês Saichi Sugimoto viaja em busca de um tesouro de um lendário conto folclórico, para isso será preciso derrotar os grupos rivais que também cobiçam. Sugimoto acaba se apaixonando pela companheira de viagem Ainu Asirpa, que pertence a um dos povos indígenas originários da ilha, e percebe a exploração de sua cultura revela um Japão que está lentamente os deixando para trás.

Golden Kamuy se encontra no Crunchyroll.

Moriarty the Patriot (Production I.G.)

Imagem: Production I.G.

Production I.G. tem muitos, muitos projetos em seu currículo, e muitos deles são opções excelentes para conferir. Ghost in the Shell e Standalone Complex, FLCL, Psycho-Pass, Haikyuu!!, Patlabor 2 e por aí vai. Se você quiser ver algo mais próximo de Star Wars, o estúdio animou o curta na antologia de anime Halo Legends.

Mas se você quer algo diferente e divertido, Moriarty the Patriot é a adaptação do mangá de Ryōsuke Takeuchi e Hikaru Miyoshi que vale a pena conferir. A história utiliza versões mais jovens das icônicas criações de Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes e William James Moriarty, e é um emocionante mistério de gato e rato que se volta para as corruptas estruturas de classe da Inglaterra do século XIX.

Segue a perspectiva de Moriarty enquanto busca destruir a elite do país por dentro, enquanto dança ao redor das habilidades geniais de investigação do homem que se tornará seu lendário rival.

Promare (Trigger)

Imagem: Trigger

The Twins“, de Hiroyuki Imaishi, já é um curta-metragem que se destaca no trailer de Visions, mesmo que apenas por sua estética exagerada em tecnicolor. Se você deseja mais dessa ação cinética incrivelmente colorida, não procure mais do que um dos filmes de animação mais deliciosos dos últimos tempos, Promare.

Se passa em um futuro onde uma parte da humanidade é transformado em “Burnished”, que sofre uma combustão instantânea gerando uma pirocinética tingida em neon e são condenados ao ostracismo pela população humana sobrevivente. Nessa sociedade, existem dois grupos: os "Mad Burnish" que são uma espécie de grupo terrorista anarquistas e "Burning Rescue" que são bombeiros que resgatam as pessoas-mutantes.

A história mostra o bombeiro Galo Thymos que descobre algo mais complexo acontecendo nos bastidores da perseguição dos Burnished ao conhecer Lio Fotia, o líder dos "Mad Burnish". É animado, completamente maluco e uma montanha-russa de diversão com hiper-ação do início ao fim.

Promare está no Amazon Prime Video.

SSSS.Gridman (Trigger)

Imagem: Trigger

Trigger também tem dois curtas em Visions, então estamos oferecendo duas recomendações que remetem a temas centrais semelhantes – super-herói movidos a mecha – mas com abordagens muito diferentes.

O anime é uma versão de Gridman the Hyper-Agent, tokusatsu dos anos 90 produzido pela Tsuburaya (responsável pelo clásico Ultraman). SSSS. Gridman segue três alunos do ensino médio: Yūta Hibiki, que perdeu a memória, e seus colegas de classe Rikka e Shō, enquanto eles encontram a cidade infestada por violentos ataques de kaiju que misteriosamente resetam a cidade de volta ao normal após cada invasão. Encontrando o espírito de Gridman em um computador antigo, o trio forma a Aliança Gridman para resolver o mistério das criaturas e do desaparecimento da população de sua cidade.

O que se segue é um tributo glorioso ao tokusatsu como gênero e uma comovente história sobre trauma e conexão que torna um dos robôs de anime mais fascinantes que existe. Para os fãs do gênero, vale assistir seu sucessor espiritual que foi ao ar este ano, SSSS. Dynazenon.

Made in Abyss (Kinema Citrus)

Imagem: Kinema Citrus

Uma adaptação linda e agridoce do mangá de Akihito Tsukushi, esta série de fantasia segue uma jovem chamada Riko que vive em uma cidade construída em torno de uma enorme abertura cavernosa para o “abismo”. O sistema cavernoso enterrado na terra está cheio de vestígios de uma civilização passada e atrai caçadores de tesouros e invasores, apesar de uma doença misteriosa que reside lá. Enquanto Riko sonha em se tornar uma invasora de cavernas seguindo os passos de sua mãe desaparecida, ela encontra um jovem robô chamado Reg nos primeiros níveis do abismo, partindo juntas em aventuras para descobrir mais e mais segredos do abismo.

Assine a newsletter do Gizmodo

Olhos de Gato (Studio Colorido)

Imagem: Studio Colorido

Colorido é outro estúdio interessante, talvez mais conhecido pela antologia de Pokémon: Twilight Wings (ou os vários anúncios de recrutamento viral do McDonalds). Mas um de seus projetos mais recentes e intrigantes é o doce e sobrenatural Olhos de Gato.

O filme segue uma jovem estudante do ensino fundamental chamada Miyo, que se vê incapaz de se conectar com um garoto da escola por quem ela tem sentimentos, Kento, que a rejeita repetidamente. Mas quando um misterioso vendedor de máscaras dá a Miyo uma máscara Noh mágica que a transforma em uma gatinha adorável, a estudante aproveita a oportunidade para se aproximar de Kento.

Você pode assistir Olhos de Gato na Netflix.

The post Hypado para Star Wars: Visions? Conheça os principais animes dos estúdios por trás da nova série appeared first on Gizmodo Brasil.

Samsung lança linha Galaxy Watch 4 e fones sem fio Galaxy Buds 2 no Brasil

Posted: 15 Sep 2021 02:39 PM PDT

Além da nova linha de smartphones, a Samsung também lançou no Brasil seus novos modelos de smartwatches, o Galaxy Watch 4, Watch 4 Classic e seu novo fone de ouvido sem fio Galaxy Bud 2. Ambos os aparelhos trazem atualizações em seus sistemas e um novo design.

Galaxy Watch 4 e Watch 4 Classic

A nova linha do Galaxy Watch 4 chega em duas versões, uma clássica e outra mais moderna. Com um processador de 5 nanômetros (nm), o Watch 4 tem CPU 20% mais rápida e 50% mais RAM, além de GPU (Unidade de Processamento Gráfico, do inglês) 10 vezes mais veloz do que o modelo anterior.

A nova linha da Samsung trará o primeiro smartwatch do mercado que faz análise de composição corporal (ou seja, um teste que detalha a constituição física do usuário; falaremos mais dele adiante) por impedância bioelétrica. Isso é feito graças ao sensor bioactive da Samsung, capaz de realizar exames de eletrocardiograma.

Ao posicionar dois dedos sobre os botões laterais do Watch 4, o usuário recebe medições que incluem massa de músculo esquelético, taxa metabólica basal, nível de água corporal e porcentagem de gordura no corpo. Essa função fornecerá uma maior compreensão saúde e forma física para o usuário.

O novo Watch 4 também chega com um novo sistema operacional Wear OS, desenvolvido em parceria com o Google que traz melhorias em desempenho, integração e animações mais fluidas. Além disso, os usuários poderão instalar diversos aplicativos do Google Pay e até mesmo apps de terceiros que auxiliem no treino e no condicionamento físico. Entram aqui, por exemplo, Adidas Running, Strava, entre outros.

Os preços sugeridos dos relógios variam entre R$ 1.999 e R$ 2.799, dependendo do modelo.

Ação especial da pré-venda 

Aqueles que comprarem um dos novos smartwatches entre 15 de setembro e 3 de outubro, (período da pré-venda) ganham um Galaxy Buds Live ou Galaxy Buds+ para completar o ecossistema Galaxy.

Galaxy Buds 2

O novo fone sem fio da Samsung, o Galaxy Buds 2, conta com um icônico formato curvo. O Buds 2 é o menor e mais leve fone de ouvido da marca, e promete oferecer conforto prolongado — e recursos de primeira. Entre eles, estão uma qualidade de som mais mais potente e o cancelamento ativo de ruído inteligente, que pretende garantir uma melhor imersão para os usuários curtirem músicas, podcasts e reuniões sem barulhos externos.

O Galaxy Buds 2 também terá novidades em sua bateria. Ela garante até 5 horas de áudio com o cancelamento de ruído ativado, e até 20 horas quando totalmente carregada. O estojo do Buds 2 possui carregamento rápido, que diz garantir até uma hora de reprodução de música com apenas cinco minutos de carga.

Assine a newsletter do Gizmodo

O Bud2 chega ao Brasil por R$ 899, disponível em quatro cores: branco, preto, violeta e verde. As vendas já estão disponíveis a partir de hoje (15).

The post Samsung lança linha Galaxy Watch 4 e fones sem fio Galaxy Buds 2 no Brasil appeared first on Gizmodo Brasil.

Confira as melhores fotos do mundo microscópico de 2021

Posted: 15 Sep 2021 12:55 PM PDT

Nesta semana a Nikon anunciou os vencedores do concurso de fotografia Nikon Small World, apresentando imagens do mundo que não pode ser visto a olho nu. A 46ª edição reconhece técnicas de iluminação e ferramentas de tecnologia que produzem imagens criativas e essenciais para a ciência. [foo_related_posts] “O Nikon Small World foi criado para mostrar ao mundo como a arte e a ciência se unem sob o microscópio”, disse, em nota, Eric Flem, gerente de comunicações da Nikon Instruments. “Continuo surpreso com o nível de talento que vemos todos os anos, e a galeria vencedora deste ano não é exceção. Conforme a tecnologia de imagem continua a progredir, a 47ª competição anual nos forneceu algumas capturas surpreendentes de pesquisa científica e criatividade em uma infinidade de disciplinas.” Confira abaixo as imagens vencedoras:

1º lugar — Jason Kirk

Jason Kirk

O vencedor do primeiro lugar deste ano se interessou pela primeira vez em microscopia em meados dos anos 90, quando a fotografia digital ainda estava em sua infância. Desde então, a tecnologia progrediu, assim como a carreira de Jason Kirk em microscopia. Ele venceu por sua impressionante imagem dos tricomas, estômatos e vasos de uma folha de carvalho do sul.

2º lugar — Esmeralda Paric e Holly Stefen

Esmeralda Paric e Holly Stefen

O segundo lugar foi para Esmeralda Paric e Holly Stefen do Centro de Pesquisa de Demência em Macquarie Park na Austrália. Sua imagem, colorida com fluorescência, mostra um dispositivo microfluídico (uma ferramenta para gerenciar o fluxo de líquidos dentro de canais microscópicos) consistindo de 300 mil neurônios em rede em duas amostras de cérebro isoladas.

3º lugar — Frank Reiser

Frank Reiser

Essa imagem impressionante rendeu a Frank Reiser, do Nassau Community College, o terceiro lugar na competição deste ano. A imagem, com uma ampliação de cinco vezes, mostra a perna de trás, a garra e a traqueia respiratória de um piolho.

4º lugar — Paula Diaz

Paula Diaz

Usando fluorescência, Paula Diaz, da Pontifícia Universidade Católica de Chile, foi capaz de mostrar os detalhes mais sutis de um neurônio sensorial de um rato embrionário. A imagem é mostrada com uma ampliação de 10 vezes.

5º lugar — Oliver Drum

Oliver Drum

Este apêndice semelhante a um alienígena é a tromba, ou boca, de uma mosca doméstica comum (Musca domestica), mostrada com uma ampliação de 40 vezes. A imagem foi capturada por Oliver Dum, da Medienbunker Produktion, na Alemanha.

6º lugar — Andrea Tedeschi 

Andrea Tedeschi

Andrea Tedeschi, da Ohio State University, ganhou o sexto lugar por uma imagem que mostra a intrincada – senão caótica – vasculatura tridimensional do cérebro de um rato adulto.

7º lugar — Tong Zhang e Paul Sgetherley

Tong Zhang e Paul Sgetherley

Esta imagem do sétimo lugar, mostrada com uma ampliação de 10 vezes, revela a estranheza que é uma cabeça de carrapato.

8º lugar — Amy Engevik

Amy Engevik

Está é uma seção transversal de um intestino de camundongo, de Amy Engevik, do Departamento de Medicina Regenerativa e Biologia Celular da Medical University of South Carolina.

9º lugar — Jan van IJken

Jan van IJken

Uma pulga d’água grávida carregando embriões e peritriques parasitas (os crescimentos de cor branca mostrados ao longo de suas porções externas). Jan van IJken, da Holanda, foi premiado com o nono lugar por esta imagem.

Assine a newsletter do Gizmodo

10º lugar — Sébastien Malo

Sébastien Malo

Sébastien Malo, da França, ganhou o 10º lugar por esta visão de perto de uma asa de borboleta (Morpho didius), mostrando veias e escamas.

Para conferir a lista completa dos ganhadores, confira o site oficial do evento.

The post Confira as melhores fotos do mundo microscópico de 2021 appeared first on Gizmodo Brasil.

Poluição do ar está diminuindo a expectativa de vida da população

Posted: 15 Sep 2021 10:37 AM PDT

Ar poluído em Los Angeles. Imagem: David McNew (Getty Images)

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Chicago analisou como a poluição do ar está afetando a vida das pessoas. Eles desenvolveram um Índice de Qualidade de Vida do Ar (AQLI), que associa os níveis de poluição ao impacto na expectativa de vida.

O relatório é feito a partir de estudos que comparam as taxas de mortalidade de pessoas que vivem em lugares mais e menos poluídos, onde problemas cardíacos e pulmonares são a maior fonte de mortes prematuras. As estimativas de poluição em todo o mundo foram obtidas por dados de satélite.

De onde vem a poluição?

A queima de combustíveis fósseis é a principal causa da poluição do ar — e, por tabela, da crise climática. A combustão cria poluição por partículas e emissões de gases de efeito estufa, sendo que a última aumenta os incêndios florestais. Os incêndios, por sua vez, alimentam a poluição e as emissões de gases de efeito estufa, criando um círculo vicioso.

"O carvão é a fonte do problema na maior parte do mundo", disse o professor Michael Greenstone, co-autor do relatório, ao jornal The Guardian. "Não estamos apenas deixando acontecer, estamos realmente causando isso. O mais impressionante é que existem grandes países onde, efetivamente, uma combinação de normas governamentais e [sociais] estão optando por permitir que as pessoas vivam vidas dramaticamente mais curtas e mais doentes."

Resultados da pesquisa

Os cientistas descobriram que o cidadão global médio está perdendo 2,2 anos de vida. Isso significa que a poluição do ar está se tornando uma causa mais letal do que fumar, acidentes de carro ou HIV/Aids.

Eles calculam que até 17 bilhões de anos de vida poderiam ser salvos se a poluição do ar fosse reduzida ao nível de referência para ar limpo: a diretriz da OMS, de 10 µg/m3. Surpreendentemente, a exposição média da população mundial à poluição é atualmente três vezes maior, em concentrações de 32 µg/m3.

Na Índia, por exemplo, as pessoas estão perdendo 5,9 anos em sua expectativa de vida. Isso porque, no norte do país, 480 milhões de pessoas respiram 10 vezes mais poluição do que em qualquer outro lugar do mundo. A redução da poluição acrescentaria 5,4 anos em Bangladesh e Nepal e 3,9 anos no Paquistão.

Na África Central e Ocidental, os impactos na expectativa de vida são comparáveis ​​ao HIV/Aids e malária, mas recebem muito menos atenção, diz o relatório. Por exemplo: um cidadão médio no delta do Níger pode perder quase seis anos de vida, com 3,4 anos perdidos pela média no país.

“O Sul da Ásia é consistentemente a região mais poluída, com as pessoas tendo suas vidas encurtadas em 5 anos, em média, em relação ao que seria se a região atendesse a diretriz da OMS”, conclui o estudo.

Como resolver o problema?

A publicação citou as melhorias nas condições ambientais da China desde que o país iniciou uma "guerra contra a poluição" em 2013, e reduziu esses níveis em 29%. Eles adotaram políticas fortes, como restrições às usinas movidas a carvão, à fabricação de ferro e aço e ao número de carros nas cidades. Os resultados são promissores: o esforço está adicionando uma média de 1,5 anos à expectativa de vida dos cidadãos.

Assine a newsletter do Gizmodo

Assim, as descobertas mostram que é nosso dever investir em energia limpa e reduzir as taxas de poluição. Também já falamos por aqui sobre um estudo publicado na revista científica Nature, feito por pesquisadores da University College London (UCL), que afirmou que precisamos manter quase todas as reservas mundiais de carvão e mais da metade do petróleo e gás no solo se quisermos manter o aquecimento abaixo de 1,5ºC. Essa mesma pesquisa também destacou que a produção global precisa diminuir a uma taxa de cerca de 3% ao ano até 2050.

The post Poluição do ar está diminuindo a expectativa de vida da população appeared first on Gizmodo Brasil.

Samsung lança Galaxy Z Fold3 e Z Flip3 por valores entre R$ 6.999 e R$ 13.799

Posted: 15 Sep 2021 09:42 AM PDT

Galaxy Z Fold3 e Flip3

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (15), a chegada da sua nova geração de smartphones dobráveis: o Galaxy Z Fold3 5G e o Galaxy Z Flip3 5G ao Brasil.

O modelo Z Fold3 5G é o maior, que quando aberto lembra um tablet. Ele e está disponível nas cores preto, prata e verde. Os valores sugeridos desse modelo são: R$ 12.799 para a versão de 256GB e R$ 13.799 para a de 512 GB.

O smartphone tem tela AMOLED dobrável de 7,6″ e 347 ppi com taxa de atualização de 120 Hz.

O Galaxy Z Fold3 5G Vem equipado com duas câmeras frontais: uma sob a tela de 4 MP e uma externa de 10 MP. Na traseira, ele tem três câmeras de 12 MP — uma ultra wide, uma principal e uma de zoom.

Ele vem equipado com um processador Octa-Core de 5nm e 2,84 Ghz (velocidade máxima do clock e 12 GB de memória RAM. A bateria é de 4.400 mAh.

É o primeiro smartphone da linha Fold que trabalha com a caneta S Pen, que deixou sua história no Galaxy Note.

O dispositivo ainda vem com Android 11, Corning Gorilla e certificação IPX8, que aguenta submersão em até 1,5m de água doce por 30 minutos, mas não é resistente à poeira, areia, água com alta pressão ou líquidos que não sejam água doce.

Já o modelo Z Flip3 5G, que lembra os antigos celulares que dobram, tem preço sugerido de R$ 6.999 na versão de 128GB e R$ 7.499 com 256GB. Estarão disponíveis nas cores preto, creme e violeta.

Ele conta com uma tela AMOLED de 6,7″, 425 ppi de resolução e taxa de atualização de 120 Hz.

O dispositivo tem uma câmera frontal de 10 MP e uma duas traseiras de 12 MP — uma ultra wide e uma principal.

Também conta com um processador 64-bit Octa-Core de 5 Nm, com 2,84 GHz de clock máximo e 8 GB de RAM.

A bateria é dupla de 3.300 mAh, o sistema é Android 11 e a certificação também é IPX8, que aguenta submersão em até 1,5m de água doce por 30 minutos, mas não é resistente à poeira, areia, água com alta pressão ou líquidos que não sejam água doce.

A pré-venda de ambos smartphones começam hoje mesmo e a venda geral será a partir do dia 8 de outubro. Na pré-venda, a Samsung está dando Galaxy Watch4 e Buds2 para quem comprar o Z Fold3 e dando Watch4 para quem comprar o Z Flip3.

Errata: Uma versão anterior desse texto dizia que seria dado um Buds2 para quem comprasse um Fold3, mas na verdade era um Watch4. O texto foi corrigido para refletir a informação correta.

The post Samsung lança Galaxy Z Fold3 e Z Flip3 por valores entre R$ 6.999 e R$ 13.799 appeared first on Gizmodo Brasil.

Depois de 10 mil anos cruzando com parentes, esses papagaios continuam saudáveis

Posted: 15 Sep 2021 07:59 AM PDT

O papagaio kakapo, da Nova Zelândia, são os mais pesados ​​do mundo. Apesar de estarem ameaçados de extinção, eles estão com uma saúde genética surpreendentemente boa mesmo após 10 mil anos de endogamia (ou consanguinidade), de acordo com uma nova pesquisa.

Uma equipe internacional de geneticistas, biólogos e ecologistas examinou 49 genomas de pássaros para entender como as pequenas populações estavam se saindo geneticamente, devido à sua quase extinção há 30 anos. Mas todos ficaram surpresos com a forma como a espécie, que agora soma pouco mais de 200, evitou o tipo de mutação prejudicial que assola outros animais à beira da extinção.

"A principal descoberta deste estudo é que, embora o kakapo seja uma das espécies de aves mais consanguíneas e ameaçadas de extinção do mundo, ele tem muito menos mutações prejudiciais do que o esperado", disse Nicolas Dussex, principal autor do artigo e pesquisador da Universidade de Estocolmo, em um e-mail para o Gizmodo.

Para explicar esse resultado inesperado, os especialistas sugerem um fenômeno genético chamado purgação, pelo qual as populações consanguíneas acabam tendo menos mutações prejudiciais em seu código genético, em vez de mais.

"Parece que um fator que favorece a purificação é a velocidade do declínio e a taxa de aumento da endogamia", acrescentou Dussex. "Se a consanguinidade aumenta muito rapidamente, um grande número de mutações prejudiciais será exposto à seleção natural em um período de tempo muito curto… Por outro lado, se a consanguinidade aumenta gradualmente, as mutações prejudiciais são expostas pouco a pouco, ao longo de um número maior de gerações e não em todas indivíduos ao mesmo tempo." Em outras palavras, como o kakapo foi consanguíneo há mais de 10 mil anos isolado nas ilhas da Nova Zelândia, nunca aconteceu um acidente populacional fatal devido à corrupção genética.

Mas eles não parecem sobreviventes. O pássaro, também chamado de papagaio-coruja, gostam de comer frutas, nidificam em abrigos no nível do solo e podem viver bastante, talvez até 80 anos.

Caçado por uma espécie de furão (que foram introduzidos por humanos para abater populações de coelhos em expansão), o kakapo poderia facilmente ter seguido os passos do dodô terrestre, mas as populações sobreviventes das aves foram movidas para ilhas livres de predadores ao redor da Nova Zelândia em década de 1980. Desde então, as tentativas de reduzir a endogamia e manter a diversidade genética na minúscula população têm sido fundamentais.

"Nós mostramos que o único sobrevivente masculino do continente, Richard Henry, tem mutações mais prejudiciais do que os pássaros da Ilha Stewart", disse o co-autor do artigo Love Dalén, pesquisador do Centro de Paleogenética e do Museu Sueco de História Natural, em um declaração. "Portanto, pode haver o risco de que essas mutações prejudiciais se espalhem nas gerações futuras."

Assine a newsletter do Gizmodo

Richard Henry, o kakapo, foi encontrado em Fiordland, no sudoeste da Nova Zelândia, e sua diversidade genética e virilidade foram fundamentais para tirar os pássaros da extinção. Ao mesmo tempo, o DNA de Henry abriga mutações prejudiciais. Se os pesquisadores conseguirem manter a população kakapo geneticamente saudável, será uma grande vitória na batalha pela sobrevivência do animal. Há muitas ameaças à frente, mas o corpulento pássaro verde tem uma chance.

The post Depois de 10 mil anos cruzando com parentes, esses papagaios continuam saudáveis appeared first on Gizmodo Brasil.

Por que cientistas querem “ressucitar” mamute extinto há 10 mil anos?

Posted: 15 Sep 2021 07:34 AM PDT

Onde você estava quando a novela O Clone passava na televisão entre 2001 e 2002? Se você não lembra, a narrativa foi responsável por levar ao debate público um tema de desenvolvimento social. A 'clonagem' que foi abordada na trama envolvia o surgimento de um personagem (Murilo Benício) a partir de DNA humano. Apesar de ser um produto da cultura de massa, o drama de ficção trouxe ao público a divulgação da ciência.

Eu estou trazendo essa referência para explicar que o processo de clonagem é real, já aconteceu anteriormente em animais, mas é proibido em humanos no Brasil. 

Em 1997 nasceu a ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado a partir de uma célula somática adulta. Uma cópia perfeita de outra ovelha. Três animais (mães) contribuíram para seu nascimento. Numa mistura incrível, uma das mães forneceu ovócito (células germinativas produzidas no ovário), outra foi responsável pelos cromossomos (DNA) que foram inseridos no ovócito, e por último, a que segurou o B.O – responsável pela gestação.  

Você deve ter aprendido lá no ensino médio que, para reproduzir, apenas o óvulo não é suficiente. Precisa da outra parte do cromossomo para que a geração seja completa, ou seja, um espermatozoide que vem do macho. No entanto, para fazer o clone ou híbridos, é necessário tirar parte do DNA que já está acoplada ao óvulo e substituí-la por uma carga genética. A partir disso é necessário um estímulo artificial para que o óvulo (completo com a carga originária e com a inserida) se torne uma vida dentro do útero da 'barriga de aluguel’. 

Isso não acontece somente por reprodução induzida. Você sabia que organismos que apresentam reprodução assexuada, como algumas espécies de bactérias, hidras, entre outras podem gerar clones? Nela, um único indivíduo origina seus descendentes, e não existe troca de material genético com outro organismo, assim, todos os 'filhos' – por assim dizer – são idênticos a quem os gerou. 

Parece surreal imaginar que a ciência avançou tanto que daqui a pouco consegue até copiar seres vivos – imagine uma cópia de Hitler? Ainda que estejamos falando do futuro, uma vez o cientista responsável pela clonagem da ovelha Dolly disse anos atrás ao The Guardian que a inovação abriria caminho para um 'banco de amostras genéticas' que seriam usadas por cientistas do futuro, com técnicas muito mais avançadas que permitiriam uma 'Arca de Noé' genética – capaz de trazer de volta animais já extintos e preservar aqueles que estão ameaçados. E isso graças à engenharia genética. 

Estou te contando isso porque Sir Ian Wilmut, o pesquisador que prometia isso, estava certo. A empresa americana Colossal anunciou que tem planos de trazer à vida um mamute extinto há 10 mil anos. Como? Utilizando reprodução híbrida a partir do DNA. 

A volta dos que não foram 

Se você já assistiu A Era do Gelo dificilmente vai se esquecer de como um mamute se parece. Nunca vimos um ao vivo, mas o fato é que ele nunca se foi – pelo menos não animações. Aliás, se você vir um elefante irá lembrar do mamute e está tudo bem – eles são parentes distantes. 

A vontade de ver o animal é tanta – além da adição para a ciência – que a empresa americana quer replicar o DNA. Foi analisando os genomas de mamutes-lanosos coletados de fósseis, que Eriona Hysolli, ex-pesquisadora do laboratório de Churc, Estados Unidos, juntamente com seus colegas, elaboraram uma lista das diferenças mais importantes entre os animais e os elefantes. Eles se concentraram em 60 genes que seus experimentos sugerem serem importantes para as características distintivas dos mamutes, como cabelo, gordura e o crânio com uma cúpula alta do mamute. 

Apesar de toda essa história que te contei sobre clones, dificilmente vamos ver um mamute 100% fiel ao que imaginávamos. Segundo os pesquisadores, o experimento não vai representar uma cópia exata do animal extinto – estaria mais para algo híbrido com outros animais. Ainda assim, a não-cópia, pode ter pelos, presas e outras características do mamute.

O novo desenvolvimento, que arrecadou cerca de 80 milhões de dólares, quer, na verdade, adaptar partes do material genético de elefantes asiáticos – o mamífero possui carga genética semelhante às do mamute. 

Os pesquisadores disseram que isso é possível graças ao habitat do animal, que normalmente era em regiões congeladas em que muitos mamutes morreram, mas nunca se deterioraram completamente. (As baixas temperaturas permitiram que amostras de tecido dos animais continuassem com o DNA inato). 

Para fazer isso, os cientistas vão tentar fazer um embrião de elefante com seu genoma (sequência completa do DNA) modificando para se parecer com um mamute antigo, removendo o DNA de um óvulo de elefante e substituindo-o pelo código genético do mamute – formando um embrião. (Lembra de toda história que te contei sobre reprodução? Ela entra aqui).

Restos mortais de um bebê mamute bem preservado, chamado Lyuba, exibidos em Hong Kong em 2012. Foto: Aaron Tam (Getty Images)

Esses embriões seriam então levados a uma mãe de aluguel (que seria algum elefante fêmea) ou potencialmente em um útero artificial – semelhante ao órgão do mamute. Se tudo correr conforme o planejado – e os obstáculos estão longe de serem triviais – os cientistas esperam ter seu primeiro par de filhotes em seis anos. 

E isso pode ajudar o meio ambiente

Cerca de 13 mil  anos atrás, mamutes lanudos foram fundamentais na pavimentação de um ecossistema chamado estepe de mamutes, uma vasta pastagem glacial que ajudou a moderar o clima mundial. O ambiente, que seria quase que uma paisagem coberta por musgos, não só prende o carbono, como também cria um local que reflete a luz do sol e o calor com um fenômeno chamado efeito albedo

Os cientistas acreditam que trazer de volta o mamute em uma forma híbrida poderia ajudar a restaurar o frágil ecossistema da tundra ártica, ajudar na crise climática e preservar o elefante asiático, ameaçado de extinção

Não veremos um clone de mamute tão cedo, como foi a ovelha Dolly ou Murilo Benício, mas seria ótimo ter um Manny de A Era do Gelo para chamar de nosso. 

The post Por que cientistas querem “ressucitar” mamute extinto há 10 mil anos? appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário