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- Oito anos depois, GTA V é um dos games mais lucrativos; por quê?
- Ama fotografia? Confira ofertas para quem sabe que não basta só clicar
- Em “Amazon Sem Limites” autor relativiza exploração e vira fã de estratégias de Jeff Bezos
- Tharsis e Speed Brawl são os jogos grátis desta semana na Epic Games Store
- Você consegue comprar todos esses gadgets pelos R$ 15.499 do iPhone 13
- Ministério da Saúde orienta suspensão da vacinação em adolescentes
- De gato em patinete a cão orelhudo: eis os novos recordistas do Guinness Books de 2022
- É possível o Brasil zerar desmatamento? Com Bolsonaro, parece que não
- Razer lança “camisinha de dedo” gamer pra jogar no celular
- Microsoft dá pontapé inicial para um futuro sem senhas
- Alavancando sua carreira em TI: inscreva-se nos Bootcamps do IGTI até 23 de setembro
- Cuba se torna o primeiro país a vacinar crianças contra a Covid-19
- Por que precisamos de mais astronautas com deficiência?
- “Instagram infantil” precisa morrer, defendem legisladores após escândalo no Facebook
- O Instagram é prejudicial para a saúde mental de adolescentes — e o Facebook sabe disso
- Como microchips podem ajudar no tratamento de distúrbios e lesões cerebrais
- Entenda a treta do fóssil de dinossauro que a Alemanha se recusa a devolver para o Brasil
Oito anos depois, GTA V é um dos games mais lucrativos; por quê? Posted: 16 Sep 2021 04:30 PM PDT ![]() A PlayStation Showcase da semana passada teve diversos anúncios que alegraram os fãs ao mostrar novidades de aguardadas continuações como God of War Ragnarök ou novos jogos como Marvel's Wolverine. Mas dentre as notícias, a que surpreendeu muitos – de forma positiva e negativa – foi que GTA V e GTA Online foram adiados para o PS5 e XBox Series X|S e só chegam em março do ano que vem. Em quase oito anos de lançamento, a Rockstar Games conseguiu fazer um jogo atravessar duas gerações de consoles (indo para a terceira), traz constante atualizações para o infinito universo de GTA se tornando uma das franquias mais lucrativas na indústria dos jogos. O caótico e fantástico mundo de Los Santos![]() Em 17 de setembro de 2013, chegou ao PlayStation 3 e Xbox 360 Grand Theft Auto V e era um dos mais ambicioso por trazer três protagonistas em uma extensa Los Santos com áreas que vão desde as praias ensolaradas de Vespucci Beach ao clima árido de Blaine County. O sétimo título carrega o DNA de GTA como o humor ácido, missões extravagantes, tiro, porrada e bomba ao som dos hits das diversas rádios ecléticas para ter de trilha sonora, tudo isso levado a enésima potência. O jogo foi um estrondoso sucesso ao conseguir fazer GTA ser mais….GTA. No Metacritic, o jogo tem a nota 97 e é um dosmais bem avaliadas pela crítica. E mesmo quem não é de “jogos violentos” deve admitir que GTA V tem o seu charme. Os três personagens que jogamos não tem nada em comum, Franklin é um gangster de rua, Michael é um ex-assaltante de bancos que recomeçou a vida ao mudar de identidade para proteger a família enquanto Trevor é um caipira (muito perturbado) que é o melhor amigo de Michael, mas pela obra do destino (no caso, da Rockstar) eles precisam trabalhar juntos. Essa dinâmica entre os três vai nos mostrando como os protagonistas e personagens secundários são insanamente desajustados, caóticos e isso faz com que a gente crie um vínculo entre eles com suas interações singulares e o toque de humor que faz ser GTA. Além da história, é possível explorar os 362,6 quilômetros quadrados inspirados em lugares reais como Los Angeles, Hollywood e entre outras regiões da costa oeste dos Estados Unidos. Seja para comprar roupas no centro de Los Santos, passear na praia ou completar as missões secundárias que não necessariamente envolva violência (apesar de ser uma solução mais fácil); como coletar peças de um submarino pelo mar, desvendar um assassinato, participar de uma passeata a favor da maconha ou caçar o Pé Grande. Para não perder essa grande história, a Rockstar fez a portabilidade para PlayStation 4 e Xbox One, para o PC em 2015 e em 2022 fará para os consoles da nova geração. Por enquanto, não há previsão se saíra para Nintendo Switch. De Los Santos para a internet![]()
A Rockstar soube aproveitar ao máximo o universo que criou ao disponibilizar também o GTA Online, em que é possível customizar seu próprio personagem, interagir com amigos e realizar assaltos e outras missões juntos. Desde 2013, a empresa faz diversas atualizações com eventos, pacotes de cosméticos, novas missões e itens para sempre manter o público ativo. E claro, isso abre uma infinidade de modificações (mods) que a comunidade vai criando, seja adicionando campeonatos de skate, modo caótico ou uma horda de zumbis. Mas é claro que parte do sucesso também é o GTA RP, servidores personalizados criados pela comunidade, que usa elementos de jogos de RPG. Os principais servidores do país são Cidade Alta (da equipe de eSports LOUD), Complexo (do time Fluxo), Hype e Bahamas e neles, ao contrário do modo livre que o GTA Online oferece, o GTA Roleplay tem regras em que os jogadores precisam seguir à riscae que devem simular a vida real (então se você escolhe ser taxista, deve trabalhar como um, por exemplo). Os servidores não-oficiais se tornaram uma febre entre os streamers e cada vez mais tem atraído interessados. E as empresas estão de olho nesse movimento tanto que a Brahma inaugurou um bar dentro do servidor brasileiro. Nomes conhecidos como Carol “funBABE”, Coringa da LOUD, Felipe “YoDa” e Renata “Reh” estçao entre os streamers que jogam GTA RP e tem alcançado grande audiência na Twitch e outras plataformas de streaming. Segundo o Newzoo, GTA V foi um dos jogos mais assistidos na Twitch em agosto com 144,3 milhões de horas totais. Lucros e mais lucros![]() Em maio deste ano, a Take-Two (empresa-mãe da Rockstar) divulgou os resultados financeiros e a empresa atingiu a receita de US $ 3,37 bilhões em ano recorde graças a algumas franquias que são suas galinhas dos ovos de ouro como NBA 2K, Red Dead Redemption e GTA V. No primeiro trimestre de 2021, GTA V alcançou 145 milhões de cópias vendidas desde o lançamento em 2013 e GTA Online registrou um aumento de 31% em gastos recorrentes de jogadores dentro do game. A gigante acredita que parte desses lucros foram devido a pandemia de Covid-19 em que mais pessoas ficaram em casa e investiram em videogame como forma de entretenimento. “Acreditamos que a pandemia iniciou uma mudança transformacional no consumo, revelando as possibilidades do entretenimento interativo para um mercado muito mais amplo, com o entretenimento interativo se tornando a vertical número um”. Outro fator que também pode ter beneficiado foi quando GTA V ficou de graça por alguns dias na Epic Game Store, em 2020. O anúncio atraiu diversos jogadores deixando os servidores instáveis e a loja conseguiu mais de 7 milhões de cadastros. Futuro da franquiaEnquanto a Take-Two fatura com seu lançamento de oito anos, muitos questionam quando a empresa lançará o desejado GTA 6? Uma pergunta difícil de responder. À medida que a empresa não comenta nada, a internet segue se alimentando de especulações com supostos vazamentos e rumores do novo título que estão indo desde ter uma protagonista mulher até se passar em Vice City. O fato é que teremos uma continuação, mas no momento a desenvolvedora parece estar investindo em títulos mais antigos que GTA V. No mês passado, o Kotaku divulgou que a Rockstar pode estar fazendo um remaster de três clássicos da franquia: o III, Vice City e San Andreas. Estava planejado para os três jogos remasterizados virem como um pacote para a chegada do GTA V e GTA Online para nova geração de PlayStation 5 e Xbox Series, mas por conta da pandemia os planos acabaram atrasados. The post Oito anos depois, GTA V é um dos games mais lucrativos; por quê? appeared first on Gizmodo Brasil. |
Ama fotografia? Confira ofertas para quem sabe que não basta só clicar Posted: 16 Sep 2021 03:48 PM PDT ![]() Não é só apontar e clicar para uma foto sair boa? Não, sabemos que não. Nem os melhores fotógrafos conseguem fazer boas fotos com equipamentos ruins. Por isso, aproveitamos para trazer ofertas incríveis da Amazon! A maior parte dos itens abaixo tem frete grátis para assinantes da Amazon Prime. Clique aqui para saber mais. Câmeras Digitais: para iniciantes e para profissionais
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Em “Amazon Sem Limites” autor relativiza exploração e vira fã de estratégias de Jeff Bezos Posted: 16 Sep 2021 01:34 PM PDT ![]() Exatos 27 após começar a vender livros online diretamente de sua casa (alugada), Jeff Bezos deixou de ser CEO da Amazon e se tornou presidente-executivo em julho deste ano. Semanas depois, foi um dos primeiros tripulantes da Blue Origin a decolar em direção ao espaço, ficando 100km acima da superfície do nosso planeta. Da garagem ao foguete, o ambicioso Bezos criou uma companhia descomunal. É esta cronologia que vemos/lemos em Amazon Sem Limites, livro de Brad Stone que chegou recentemente ao Brasil pela editora Intrínseca. Aqui não vemos a criação da Amazon, mas o crescimento da empresa que passou a casa do 1,5 trilhão de dólares. The post Em “Amazon Sem Limites” autor relativiza exploração e vira fã de estratégias de Jeff Bezos appeared first on Gizmodo Brasil. |
Tharsis e Speed Brawl são os jogos grátis desta semana na Epic Games Store Posted: 16 Sep 2021 01:26 PM PDT ![]() Entre hoje (16) e o dia 23 deste mês, a Epic Games Store disponibiliza dois jogos grátis para baixar e jogar. Tharsis e Speed Brawl podem ser adicionados à biblioteca de qualquer pessoa que crie uma conta no site da Epic, totalmente grátis. Tharsis é um jogo de estratégia de turnos onde astronautas investigam a área Tharsis, em Marte. Por conta de uma devastadora tempestade, a vida da equipe é dificultada. Cada membro pode realizar certas ações em seus turnos, com distintas tarefas ao redor da nave. Gradativamente, novos obstáculos aparecerão, com o jogador precisando confiar na sorte dos dados para prosseguir. Tharsis foi lançado em 2016, desenvolvido e publicado pelo Choice Provisions, o mesmo por trás de Bubsy: Paws on Fire!. ![]() Já Speed Brawl é um jogo animado de luta, pertencendo ao gênero beat em up, como Streets of Rage e Final Fight. Velocidade, ação e uma corrida contra o tempo definem este título lançado em 2018. Seu cenário é uma Inglaterra alternativa, onde uma raça alienígena atacou a região e controlou um homem responsável por criar um esporte, chamado Speed Brawl, ou “Briga Rápida”, em tradução livre. Os jogadores podem escolher entre lutadores únicos, evoluindo suas habilidades ao decorrer da narrativa. Tem opção de ser jogado na íntegra com um amigo local ou online. Por enquanto, sabe-se que The Escapists, jogo de estratégia em pixel art, será o título grátis a partir das 12h do dia 23, mas a loja virtual costuma liberar uma dupla de jogos – então até a próxima quinta-feira, poderemos ter mais um game na lista. The post Tharsis e Speed Brawl são os jogos grátis desta semana na Epic Games Store appeared first on Gizmodo Brasil. |
Você consegue comprar todos esses gadgets pelos R$ 15.499 do iPhone 13 Posted: 16 Sep 2021 01:17 PM PDT ![]() Mais um ano, mais uma oportunidade de reclamarmos dos preços dos iPhones. No Brasil, eles continuam sendo os mais caros do mundo. Veja abaixo os preços completos: iPhone 13 Pro Max
iPhone 13 Pro
iPhone 13
iPhone 13 Mini
O Pro Max de 1 TB chega a R$ 15.499. É um ótimo smartphone com muita memória, é claro. Mas já parou para pensar a quantidade de outros gadgets que da para comprar com esse dinheiro? Dá para adquirir não só um smartphone novo, mas também muitos outros aparelhos e ainda sobra. Fizemos uma pequena lista: Smart TV – R$ 4.274,05 |
Ministério da Saúde orienta suspensão da vacinação em adolescentes Posted: 16 Sep 2021 12:21 PM PDT ![]() O Ministério da Saúde volta atrás e retira indicação de vacinação para adolescentes sem comorbidades. No começo do mês, a pasta havia orientado que os jovens tomassem o imunizante, em uma nota técnica divulgada no dia 2 de setembro. Algumas cidades como Salvador, Natal e o Distrito Federal já interromperam a aplicação das doses, e outras, como São Paulo, mantiveram o calendário mesmo após a nova instrução. De acordo com o ministério, os imunizantes deverão ser aplicados em apenas alguns grupos entre 12 e 17 anos: adolescentes com deficiência permanente, com comorbidades, e adolescentes que estejam privados de liberdade. A decisão do governo vem em meio a queixa de falta de vacina da farmacêutica Pfizer em alguns municípios do país. O imunizante é o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em adolescentes. Em julho deste ano, a pasta recomendou que a vacinação nesse grupo começasse assim que todos os adultos tivessem tomado a primeira dose. A decisão foi tomada junto às cidades e estados, respeitando o Plano Nacional de Imunização (PNI). Reações adversas em adolescentes são raras |
De gato em patinete a cão orelhudo: eis os novos recordistas do Guinness Books de 2022 Posted: 16 Sep 2021 11:59 AM PDT ![]() Todo ano são divulgados os novos nomes que vão estar no Guinness World Records, livro que reconhece internacionalmente pessoas, animais, plantas e qualquer coisa que quebre (ou crie) um recorde tanto em termos de performances como de extremos da natureza. Na edição de 2022, que já está disponível para venda, temos desde o casal com mais modificações corporais, o gato Sashimi e o cachorro Lollipop que andam de scooter juntos, o adolescente mais alto, o mexicano com a maior coleção de Carros, entre outros. Confira: Dentre os destaques temos brasileiro para representar o país, no caso a atleta não apenas recebeu o título como quebrou o próprio recorde. Maya Gabeira recebeu o título ao surfar a maior onda de 22,4 metros, ultrapassado seu recorde de 2018 com uma onda de 20,7 metros. No universo pop, o grupo de k-pop BTS conquistou mais um de seus 23 títulos no livro ao bater recordes como o grupo mais ouvido no Spotify (derrotando a banda britânica Coldplay). Nas redes sociais, é o grupo musical mais seguido no Instagram, no Twitter as contas oficiais tiveram o maior engajamento na plataforma para um grupo musical (recorde que superaram quatro vezes). E o hype por Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa ajudou o longa da Marvel a entrar no livro, o longa ainda nem foi lançado e recebeu o recorde de trailer mais visto em 24 horas com 355,5 milhões de visualizações. The post De gato em patinete a cão orelhudo: eis os novos recordistas do Guinness Books de 2022 appeared first on Gizmodo Brasil. |
É possível o Brasil zerar desmatamento? Com Bolsonaro, parece que não Posted: 16 Sep 2021 11:17 AM PDT ![]() Faz pouco tempo desde que o Brasil prometeu acabar com o desmatamento ilegal na floresta Amazônica. Foi em abril de 2021 que, durante a Cúpula do Clima, o presidente Jair Bolsonaro destacou o compromisso de eliminar o desflorestamento até o fim da década. Ele também antecipou a meta de zerar as emissões de gás carbônico (CO2) até 2050. Ainda que a promessa tenha sido feita para gringo ver, o fato é que país está caminhando na direção contrária à preservação do ambiente. The post É possível o Brasil zerar desmatamento? Com Bolsonaro, parece que não appeared first on Gizmodo Brasil. |
Razer lança “camisinha de dedo” gamer pra jogar no celular Posted: 16 Sep 2021 10:14 AM PDT ![]() Admito que polegares suados não estão no meu top 10 de preocupações enquanto jogo, mas para aqueles que a sudorose atrapalha o AMA (ou KDA, média de Abates, Mortes e Assistências) no Fortnite ou Call of Duty: Mobile, então a Razer tem algo para você. A Razer os chama de Gamer Finger Sleeves (algo como mangas de dedo gamer), mas veja a foto acima e vamos chamar essas coisas do que realmente são: camisinhas de polegar. A marca diz que esses “preservativos de dedos” para jogos em smartphones vêm na cor cinza com reflexos verdes neon e são feitos de uma mistura de náilon, spandex e fibra de prata, e que possuem “alta sensibilidade para mira e controle aprimorados”, enquanto "Nossas mangas respiráveis mantêm seus dedos mortalmente frios no calor da batalha." Não tenho certeza de quais dedos suam muito enquanto jogam Fortnite , mas ok! Criticamente, ao contrário do tipo de protetores de látex que você pode ver no consultório médico ou usados por outros profissionais em laboratórios, os “preservativos” para jogos da Razer apresentam fibra de prata condutora para garantir que seu smartphone ainda possa reconhecer seus polegares enquanto “reduz a fricção” e fornece “máxima precisão”. Também é importante observar que, embora a Razer afirme que essas “camisinhas” são compatíveis com “a maioria dos dispositivos de jogos móveis”, há uma chance de que os dedais não funcionem bem no celular ou em dispositivos portáteis de jogos mais antigos, como o Nintendo 3DS , que dependem de uma tela de toque resistiva em vez de uma tela touch mais moderna. ![]() O produto têm apenas 0,8 mm de espessura, mas é quase certo que haja uma ligeira curva de aprendizado para quem está acostumado a jogar au naturel. Mas a Razer diz que seus “preservativos” de polegar são tamanho único e, bem, vamos deixar por isso mesmo. O objetivo é ajudar a dissipar a umidade de seus polegares e dedos, ao mesmo tempo que permite que as pessoas ao seu redor saibam que você não é um jogador casual. E embora a fibra prateada possa não ter um benefício ao jogar com um controle ou teclado, não há nada que o impeça de usá-los enquanto joga em console ou PC também. Você só recebe um desses acessórios em cada pacote de US $ 10, então pode ser necessário comprar alguns pares extras se sentir a necessidade de proteger dedos a mais dos perigos da umidade durante o jogo. Infelizmente, as pessoas que sofrem com as palmas das mãos suadas ficam de fora, porém quem sabe a Razer esteja testando fazer luvas para gamers no futuro. The post Razer lança “camisinha de dedo” gamer pra jogar no celular appeared first on Gizmodo Brasil. |
Microsoft dá pontapé inicial para um futuro sem senhas Posted: 16 Sep 2021 09:41 AM PDT ![]() Digitar senhas a cada vez que você precisa acessar uma conta pode se tornar algo desgastante com o tempo, especialmente se você está no esquema home office — trabalhando com o mesmo moletom pelos últimos dois anos e cumprindo a mesma rotina de manhã até a noite. A vida já não está morosa o suficiente? É o que eu me questiono. A Microsoft vislumbra um mundo livre de senhas, o que devo admitir que é algo interessante. A empresa agora permite que você acesse sua conta Microsoft sem digitar senhas, embora ainda seja necessário o aplicativo Microsoft Authenticator ou uma scan digital do rosto no Windows Hello para fazer login. É possível, também, usar uma chave de segurança externa ou habilitar a autenticação de duas etapas por SMS ou e-mail. A Microsoft começou a migrar para a autenticação sem senha no início deste ano, permitindo que usuários de contas comerciais acessem contas dessa forma. Agora, a novidade passa a chegar a todos os usuários. O fato é que ninguém gosta de precisar digitar sua chave de letras e números toda vez que deseja acessar algo. E embora existam muitas opções de gerenciamento de senha disponíveis, incluindo o navegador Edge da Microsoft, ele força você a confiar em um serviço de terceiros sempre que quiser fazê-lo. A existência das senhas está se tornando cada vez mais ultrapassada à medida que mais aplicativos e serviços possuem várias camadas de segurança. A Microsoft também está, tecnicamente, confiando nisso, ao transferir o trabalho de identificação para recursos como o Windows Hello, que requerem biometria. Quando estiver na página principal de sua conta Microsoft, vá na guia "Segurança". Role para baixo e selecione "Segurança avançada" e, em seguida, vá até a próxima página, selecionando a seção "Segurança adicional". Então, basta escolher a opção para uma conta sem senha. Ative a função e, em seguida, o aplicativo Authenticator cuidará do resto. De agora em diante, você só precisa do smartphone para aprovar o login. Se a qualquer momento você quiser desligar o recurso, você pode voltar ao mesmo painel de configurações de segurança e adicionar a opção de senha novamente. The post Microsoft dá pontapé inicial para um futuro sem senhas appeared first on Gizmodo Brasil. |
Alavancando sua carreira em TI: inscreva-se nos Bootcamps do IGTI até 23 de setembro Posted: 16 Sep 2021 09:31 AM PDT ![]() Quando falamos sobre o campo da tecnologia, investir na atualização de saberes é essencial para se manter relevante no mercado. Dessa maneira, os Bootcamps do IGTI são a melhor opção para quem deseja se especializar em Tecnologia da Informação, já que consistem em uma formação hands-on e imersiva, ideal para assimilar o aprendizado na prática, em um curto período. Os Bootcamps englobam diferentes áreas de conhecimento e são desenvolvidos por profissionais competentes, considerando as profissões em alta no mercado, e podem representar um grande diferencial no currículo. Com duração de apenas dois meses e 148 horas de conteúdo, esse tipo de formação foca em situações reais do ambiente corporativo. Os Bootcamps terão início no dia 23 de setembro e você pode fazer a sua inscrição até essa data. Continue lendo para conhecer opções interessantes de Bootcamps que selecionamos: Agile ExpertMódulos estudados:
Nesse Bootcamp, você aprenderá sobre os conceitos e práticas do gerenciamento Ágil de projetos, capacitando-se para conduzir projetos inovadores e implementar a transformação ágil em empresas de diversos tamanhos. Product OwnerMódulos estudados:
Prepare-se para atuar no gerenciamento de produtos, adotando metodologias ágeis e demais técnicas, que garantam a otimização de todo o ciclo de produção: descoberta, desenvolvimento e operação. Programador de Software InicianteMódulos estudados:
Aprenda os conceitos fundamentais de lógica de programação e dê o pontapé para iniciar a sua carreira no setor. Com esse Bootcamp, você conseguirá desenvolver o raciocínio lógico e atuar na resolução rápida de problemas em softwares. Engenheiro de Dados CloudMódulos estudados:
Esta formação abordará os principais conceitos relacionados à engenharia de dados, incluindo recursos de computação em nuvem, soluções de arquitetura e as funcionalidades mais usadas em provedores de serviços em nuvem. Cientista de DadosMódulos estudados:
Conheça as práticas mais recentes em relação ao aprendizado de máquina, técnicas estatísticas e principais frameworks do Big Data. Assim, poderá atuar na coleta e tratamento de dados, construindo soluções eficientes. Analista de DadosMódulos estudados:
Aqui, você aprenderá sobre os melhores modelos e tecnologias para analisar dados, resolver problemas e construir Dashboards, contribuindo para uma gestão orientada por indicadores e dados. Analista em Defesa CibernéticaMódulos estudados:
Torne-se um especialista em segurança cibernética, dominando técnicas que possibilitam a segurança de ativos de TI e protegem informações pessoais. Ao final do Bootcamp, você estará apto para gerenciar riscos e ameaças cibernéticas, eliminando vulnerabilidades. Desenvolvedor Front-EndMódulos estudados:
Escolha esta formação para se capacitar a trabalhar com a composição do Front-End de aplicações diversas, usando ferramentas modernas do mercado como Angular e Vue, e apoiando-se em linguagens de programação. Desenvolvedor PythonMódulos estudados:
Estude sobre o desenvolvimento da linguagem de programação Python para ser capaz de elaborar aplicações web, realizar análise de dados e automatizar tarefas. Clique aqui para ver todas as opções de Bootcamp oferecidas pelo IGTI. No que consiste o Desafio Final?Em todos os Bootcamps citados, você deve ter percebido que o último módulo estudado é sempre o Desafio Final. Essa é a oportunidade de desenvolver um projeto prático, aplicando os conhecimentos adquiridos durante o período da formação e conquistando maior segurança para utilizar essas ferramentas na sua carreira. Ao conquistar uma boa pontuação ao longo dos módulos, você terá a oportunidade de realizar o Desafio Final e, assim, receber o certificado de conclusão. Por que escolher o IGTI?O IGTI tem o propósito de oferecer a melhor educação em TI para todos. Para isso, oferece oportunidades de aprendizado à distância em diferentes formatos como graduação, pós-graduação, imersões internacionais, trilhas de especialização e Bootcamps. Os bootcamps são acessíveis e sem mensalidades, ou seja, o investimento é apenas a taxa de matrícula no valor de R$ 150. Os cursos atendem pessoas em diferentes momentos profissionais, desde quem busca aprimoramento a quem está em transição de carreira ou mesmo buscando o primeiro emprego na área de TI. Além disso, o IGTI, ou Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação, é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), e foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, TOP3 no ranking de empresas mais inovadoras no uso da TI no Brasil, na categoria Educação. The post Alavancando sua carreira em TI: inscreva-se nos Bootcamps do IGTI até 23 de setembro appeared first on Gizmodo Brasil. |
Cuba se torna o primeiro país a vacinar crianças contra a Covid-19 Posted: 16 Sep 2021 09:04 AM PDT ![]() Cuba começou a vacinar crianças a partir dos dois anos de idade contra a Covid-19 esta semana, tornando-se o primeiro país do mundo a vacinar os pequenos. Pelo menos 12 jovens menores de idade morreram da doença no país este ano, enquanto não houve mortes infantis pela doença naquele país em 2020, segundo o site Miami Herald. Cuba desenvolveu sua própria vacina do coronavírus, um esquema duplo conhecido como Soberana 2 que tem eficácia de 91,2% após um reforço chamado Soberana Plus, de acordo com estudos no país que ainda não foram revisados por pares. Isso é motivo de orgulho para os cubanos, devido às duras sanções ainda impostas pelos Estados Unidos, um resquício antiquado da Primeira Guerra Fria. Hoje o país, que tem uma média de cerca de 8 mil novos casos de Covid-19 todos os dias, relatou 3.727 novos casos da doença em crianças apenas na segunda e terça-feira, de acordo com a publicação, incluindo 236 bebês e 16 recém-nascidos. Vacinar as crianças será vital para deter a pandemia , principalmente porque o público infantil representa uma parcela cada vez maior dos casos. Houve pelo menos 243 mil casos de Covid-19 nesses jovens entre 2 de setembroe 9 de setembro nos Estados Unidos, de acordo com a Academia Americana de Pediatria, representando cerca de 29% de todas as infecções no país. É um aumento em comparação com a porcentagem de casos em crianças desde o início da pandemia no ano passado, que foi de 15%. Fica claro que o vírus está passando por crianças não vacinadas em uma velocidade alarmante. "Depois de diminuir no início do verão, o número de crianças infectadas aumentou drasticamente, com quase 500 mil casos nas últimas 2 semanas", de acordo com o Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas da Universidade de Minnesota. As pessoas mais jovens que podem ser vacinadas na maioria dos países têm entre 12 e 16 anos, com os Estados Unidos autorizando o imunizante da Pfizer para crianças de 12 anos. As vacinas Moderna e Johnson & Johnson só são autorizadas para maiores de 18 anos nos EUA. O mesmo acontece no Brasil. A Pfizer é a única dose aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para os adolescentes de 12 a 17 anos. Os principais fabricantes de vacinas nos EUA ainda não enviaram pedidos para o uso em crianças, mas isso é esperado para o fim do ano. Apesar disso, as crianças americanas não poderão ser vacinadas contra a Covid-19 tão cedo. Os pequenos de até cinco anos estão na fila da próxima geração que pode obter a aprovação para a vacinação pela agência reguladora norte-americana (FDA). "Se você olhar para os estudos que nós do (National Institutes of Health) estamos fazendo em colaboração com as empresas farmacêuticas, verá dados suficientes para solicitar uma autorização de uso emergencial tanto pela Pfizer, quanto um pouco mais tarde pela Moderna," Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, disse à CNN na terça–feira. "Acredito que os dois, primeiro com a Pfizer, muito provavelmente poderão ter uma situação em que seremos capazes de vacinar crianças. Se o FDA julgar os dados suficientes, podemos fazer isso até o outono", disse Fauci. Os EUA relataram 170.109 novos casos de Covid-19 na quarta-feira e 2.584 novas mortes pela doença. The post Cuba se torna o primeiro país a vacinar crianças contra a Covid-19 appeared first on Gizmodo Brasil. |
Por que precisamos de mais astronautas com deficiência? Posted: 16 Sep 2021 08:54 AM PDT ![]() Esta semana, Hayley Arceneaux (de 29 anos) se tornou a mais jovem americana a ir para o espaço. Outra novidade é que ela está em órbita após ter sobrevivido a um câncer de duas décadas atrás. Arceneaux foi a primeira pessoa no espaço com uma prótese, já que seu tratamento de câncer exigiu que os ossos de sua perna esquerda fossem substituídos. Felizmente ela não será a última, já que missões espaciais governamentais e privadas começaram a procurar astronautas com habilidades diferentes. A literatura de ficção científica e o cinema há muito usam o tropo de iniciar novas colônias em outro planeta. Nisso, deficientes sempre são deixados para trás, enquanto os “saudáveis” partem para explorar e se aventurar. Na ficção científica, a ausência de deficientes é muitas vezes aceita como um fato – em outras palavras, o quão profundo é o apaziguamento. Agora que o tropo de colônias espaciais sem deficientes está prestes a deixar de existir, os escritores terão que reimaginar as histórias que contam e os mundos que criam. Um dos argumentos para não retratar deficientes físicos no espaço é que “a inteligência artificial resolverá todos os problemas médicos no futuro”. O que é desconcertante sobre esse argumento é que, se a humanidade for para outro planeta, estaremos destinados a encontrar novos ambientes, novos desafios e novas doenças. A construção de uma nova colônia provavelmente resultará em pelo menos alguns ferimentos temporários e permanentes. Catástrofes imprevistas ocorrerão em cada esquina. Em vez de negar uma vaga aos deficientes, vejamos as vantagens que eles podem ter e o que podem ensinar a todos. Em fevereiro, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) procurou astronautas mais diversificados, incluindo deficientes. Eles anunciaram recentemente que havia um recorde de 22 mil candidatos para quatro a seis cadeiras, com 20 posições de reserva. 200 deles foram desativados. Um voo espacial administrado pelo governo com um astronauta deficiente seria o primeiro desse tipo. A ESA, através do seu projeto de viabilidade para paraastronautas, espera descobrir que tipo de acomodações precisam ser feitas para que os deficientes possam viajar para o espaço. Embora a ESA deva ser elogiada por sua iniciativa inovadora, ainda existem requisitos de exclusão para se tornar um astronauta com deficiência. A missão está atualmente procurando apenas:
As pessoas com deficiência podem oferecer benefícios únicos ao campo das viagens espaciais humanas. Isso é coisa velha. O astronauta canadense Chris Hadfield, que passou mais de cinco meses em órbita durante sua carreira, certa vez ficou cego durante uma caminhada no espaço. Ele não entrou em pânico, no entanto, porque a NASA treina seus astronautas para lidar com cenários com tripulantes incapacitados. ![]() Portanto, ele estava grato por seu colega astronauta estar por perto. Se astronautas deficientes pôde ajudar em uma missão de alguma forma, parece que a NASA está mais do que preparada para eles quando chegar a hora. Em seu artigo para a Scientific American, a Dra. Cheri Wells-Jensen aponta um incêndio a bordo da Estação Espacial Mir como um exemplo de como seria benéfico ter um tripulante cego a bordo. Enquanto os membros daquela tripulação tinham a visão turva pela fumaça e dificuldade para pegar o extintor de incêndio, um astronauta cego não se incomodaria, pois eles já podiam navegar no navio por tato, memória e som. Todas essas vantagens são contrárias a uma das grandes preocupações da NASA entre seus astronautas em missões de longa duração: a perda de visão. A NASA percebeu o problema pela primeira vez em 2005, quando a visão do astronauta John Phillips foi de 20/20 para 20/100 após seis meses na Estação Espacial Internacional. Acredita-se que o líquido cefalorraquidiano se acumula e causa pressão intracraniana, dando aos olhos uma forma achatada que resulta na perda. Outro medo dos astronautas é a atrofia muscular. É por isso que eles têm que se exercitar por duas horas por dia na Estação Espacial, coisa que, para quem não usa as pernas, não seria obstáculo. Aqueles com próteses teriam uma vantagem, pois o aço permaneceria robusto enquanto o membro humano médio poderia se tornar muito fraco para funcionar e realizar uma missão. Somente quando a sociedade não apenas compreender, mas aceitar de verdade os aspectos positivos que as pessoas com deficiência podem trazer para a mesa, elas poderão se sentir incluídas no futuro da humanidade. Como as missões de voo com tripulação certamente ficarão mais longas, isso significa que haverá mais oportunidades para erros catastróficos ocorrerem. Logo, seria crucial incluir os deficientes nas viagens espaciais: podemos ajudar a proteger as naves de futuras missões e podemos oferecer "as coisas certas" que os astronautas típicos não podem. The post Por que precisamos de mais astronautas com deficiência? appeared first on Gizmodo Brasil. |
“Instagram infantil” precisa morrer, defendem legisladores após escândalo no Facebook Posted: 16 Sep 2021 08:07 AM PDT ![]() Legisladores do partido Democrata, nos EUA, estão pedindo ao CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, que desista do plano de lançar um "Instagram para crianças". Eles citam a pesquisa interna da empresa que declara que a plataforma provoca problemas de saúde mental, incluindo ideia de suicídio entre seus usuários adolescentes, principalmente meninas. A pesquisa foi revelada pelo Wall Street Journal, como explicamos aqui. A exigência surge no momento em que os principais legisladores do Comitê de Comércio do Senado anunciam planos para investigar a empresa com a ajuda de um "denunciante do Facebook". "Crianças e adolescentes são populações especialmente vulneráveis online, e essas descobertas pintam uma imagem clara e devastadora do Instagram como um aplicativo que representa ameaças significativas ao bem-estar dos jovens", disseram os legisladores. A carta é assinada pelo senador Ed Markey, de Massachusetts, e pelos representantes Kathy Castor e Lori Trahan, da Flórida e Massachusetts. A conclusão da pesquisa interna, que o Facebook ignorou, foi que uma porcentagem considerável de adolescentes acreditava que o aplicativo era responsável por problemas de saúde mental relacionado a sua imagem. "Tornamos os problemas de imagem corporal piores para uma em cada três adolescentes", escreveram os pesquisadores em uma apresentação de slides publicada no quadro de mensagens interno do Facebook e obtida pelo WSJ. Segundo a pesquisa, 32% das meninas adolescentes disseram que o aplicativo as fazia se sentir pior com seus corpos. Os slides ainda mostraram que daqueles que tiveram pensamentos suicidas, "13% dos usuários britânicos e 6% dos usuários americanos demonstraram o desejo de se matar no Instagram", relatou o WSJ, citando outra parte da apresentação. 22 milhões de adolescentes nos Estados Unidos usam o Instagram diariamente, disse o jornal. Membros do Comitê de Comércio do Senado disseram que o Facebook provou ser incapaz de se responsabilizar, dizendo que sua abordagem de “crescimento a qualquer custo” coloca os lucros acima da “saúde e vida de crianças e adolescentes”. "Quando teve a oportunidade de nos esclarecer sobre seu conhecimento do impacto do Instagram sobre os usuários jovens, o Facebook forneceu respostas evasivas que eram enganosas e encobriram evidências claras de danos significativos", disseram os legisladores. Markey, Castor e Trahan comentaram nesta quarta-feira (15), que os documentos outrora secretos destacam "a responsabilidade do Facebook de mudar fundamentalmente sua abordagem para se envolver com crianças e adolescentes online". Eles sugerem que a empresa comece abandonando seus planos de lançar um aplicativo Instagram voltado diretamente para as crianças. "A medida que a Internet — e especificamente as mídias sociais — se torna cada vez mais enraizada na vida de crianças e adolescentes, estamos profundamente preocupados que sua empresa continue falhando em sua obrigação de proteger os usuários jovens e ainda não se comprometeu a interromper seus planos de lançar novas plataformas visando crianças e adolescentes", disse a carta do legislador a Zuckerberg. Em março, o BuzzFeed News revelou que o Facebook estava planejando construir uma versão do Instagram destinada a crianças menores de 13 anos. Adam Mosseri, o chefe do Instagram, confirmou que a empresa estava explorando a ideia na época. O Facebook pintou o conceito como uma "solução" para os desafios de verificação de idade em suas plataformas; uma plataforma com controles mais fortes e transparência para os pais (parecido com o YouTube Kids). Os críticos dizem que o negócio de um trilhão de dólares é motivado puramente pelo lucro e pelo desejo de atrair crianças a seus produtos mais cedo, para que possam ser monetizados como usuários no futuro, da mesma forma que o YouTube Kids atualmente leva os mais jovens a consumirem a plataforma. Quase todos os lucros do Facebook vêm de anúncios que visam seus usuários com base em uma análise de seus hábitos online. A carta dos legisladores também fazia perguntas específicas a Zuckerberg. Entre os questionamentos, se ele havia revisado pessoalmente a pesquisa sobre danos psicológicos causados pelo Instagram. Na carta também foi solicitado que o CEO divulgue qualquer plano futuro da empresa para atrair o público mais jovem e a quanto tempo o Facebook vinha estudando o impacto de seus produtos na saúde mental dos adolescentes. "Diante dessa nova evidência, nós fortemente encorajamos você a cessar todos os esforços para lançar quaisquer novas plataformas para crianças ou adolescentes", escreveram os legisladores em um trecho da carta. The post “Instagram infantil” precisa morrer, defendem legisladores após escândalo no Facebook appeared first on Gizmodo Brasil. |
O Instagram é prejudicial para a saúde mental de adolescentes — e o Facebook sabe disso Posted: 16 Sep 2021 08:02 AM PDT ![]() Uma reportagem do Wall Street Journal, publicada na última terça-feira (14), mostrou que o Facebook confirmou com pesquisas que seu aplicativo Instagram é prejudicial a vários adolescentes. O WSJ citou estudos da plataforma feitos nos últimos três anos que examinaram como o aplicativo afeta sua base de usuários jovens. Eles tiveram acesso aos slides de comunicação interna da empresa — o que possibilitou a análise de documentos em áreas como saúde mental, discurso político e tráfego de pessoas. Quem conduziu tudo isso foram funcionários do Facebook em áreas de ciência de dados, marketing e desenvolvimento de produtos que trabalham em uma série de questões relacionadas à forma como os usuários interagem com a plataforma. Muitos têm formação em ciência da computação, psicologia e análise quantitativa e qualitativa. O que o Facebook sabe"Trinta e dois por cento das meninas adolescentes disseram que quando se sentiam mal com seus corpos, o Instagram as fazia se sentir pior", disseram os cientistas em uma apresentação interna de março de 2020, revisada pelo jornal. "As comparações no Instagram podem mudar a forma como as jovens se veem e se descrevem". Isso confirmou uma pesquisa anterior, feita em 2019, que afirmava que a plataforma tornava pior o problema de imagem corporal para uma em cada três meninas adolescentes. Em um outro slide, o Facebook disse "os adolescentes culpam o Instagram pelo aumento da taxa de ansiedade e depressão. Essa reação foi espontânea e consistente em todos os grupos." Entre os adolescentes que relataram pensamentos suicidas, 13% dos usuários britânicos e 6% dos usuários americanos desenvolveram o problema pelo Instagram. Em cinco apresentações ao longo de 18 meses, os analistas também conduziram o que chamaram de "mergulho profundo na saúde mental de adolescentes" e estudos de acompanhamento. Com isso, eles chegaram à conclusão de que alguns dos problemas eram específicos da página, e não da mídia social de forma mais ampla. "A comparação social é pior no Instagram", diz a empresa. Ela avisa que a página Explorar, que exibe fotos e vídeos com curadoria de um algoritmo, pode enviar os usuários a conteúdos que podem ser prejudiciais. "Aspectos do Instagram se exacerbam para criar uma tempestade perfeita", afirma a pesquisa. O estudo foi revisado pelos principais executivos do Facebook e citada em uma apresentação feita em 2020 a Zuckerberg, de acordo com os documentos. Um problema de milhõesA rede social tem milhões de acessos diários e cresce a cada dia. Mais de 40% dos usuários têm 22 anos ou menos, e cerca de 22 milhões de adolescentes se conectam ao Instagram só nos Estados Unidos todos os dias. Em média, os adolescentes do país passam 50% mais tempo no Instagram do que no Facebook. A partir disso é possível ter, pelo menos um pouco, a dimensão do problema. Segundo a publicação do Journal, os cientistas estão tentando encontrar maneiras de reduzir esses danos e, ao mesmo tempo, manter as pessoas na plataforma. No entanto, o que tem sido feito até agora não tem surtido efeito. Durante anos, o Facebook experimentou ocultar a contagem de "curtidas" que as pessoas veem em suas fotos. Isso porque os adolescentes disseram que isso lhes causavam ansiedade e contribuíam para seus sentimentos negativos. Mas quando isso foi feito em um programa piloto chamado Projeto Daisy, descobriu-se que, na verdade, a ação não era efetiva. Mesmo assim, o Facebook lançou a mudança como uma opção, depois que executivos seniores argumentaram com Zuckerberg que isso poderia fazer com que parecessem bem por abordar o problema, de acordo com os documentos. Ou seja, a implementação foi uma fachada para a empresa parecer bem no mercado. "Um lançamento do Daisy seria recebido pela imprensa e pelos pais como uma forte indicação positiva de que o Instagram se preocupa com seus usuários, especialmente quando visto junto com outros lançamentos positivos para a imprensa", escreveram executivos do Facebook em uma discussão sobre como apresentar suas descobertas ao Sr. Zuckerberg. O que fazer agora?Enquanto o Instagram não encontra soluções para melhorar sua saúde mental, fica por conta do próprio usuário entender como está sendo impactado e detectar o que as redes sociais estão lhe causando. Fazer um detox digital pode ser o primeiro passo para melhorar sua disposição e cortar o vício. Além disso, seguir páginas que não pressionem por uma beleza estética ideal e mostram corpos reais pode ser bom para a autoimagem. Por fim, e é uma dica eficaz em qualquer situação de piora na saúde mental, entrar para o processo de psicoterapia — que irá ajudar não só nesse problema, mas em todos os outros aspectos da vida — nunca é tarde. The post O Instagram é prejudicial para a saúde mental de adolescentes — e o Facebook sabe disso appeared first on Gizmodo Brasil. |
Como microchips podem ajudar no tratamento de distúrbios e lesões cerebrais Posted: 16 Sep 2021 07:00 AM PDT ![]() Uma equipe de cientistas da Brown University criou microchips minúsculos, projetados para serem espalhados pela superfície do cérebro – ou mesmo dentro de seus tecidos – a fim de coletar uma riqueza sem precedentes de dados neurais. Os chamados "neurograins" têm o tamanho de um grão de sal e podem registrar a atividade cerebral. Segundo os especialistas, o mecanismo tem a finalidade de tratar distúrbios cerebrais como epilepsia e parkinson ou restaurar a função cerebral perdida por lesão. Pesquisa em laboratórioO sistema, conhecido como interface cérebro-computador, foi descrito em um artigo publicado na revista científica Nature Electronics. "Cada grão tem microeletrônicos suficientes para que, quando embutidos no tecido neural, possam assimilar a atividade neuronal por um lado e transmiti-la como um pequeno rádio para o mundo exterior", diz Arto Nurmikko, neuroengenheiro que liderou o desenvolvimento dos chips, à Wired. A equipe implementou os dispositivos apenas em roedores até agora, mas espera fazer o mesmo em humanos em breve. Durante um desses experimentos, eles colocaram 48 neurograins no córtex cerebral de um rato enquanto ele estava sob anestesia, concentrando-se principalmente nas áreas motoras e sensoriais do cérebro. Os cientistas conseguiram registrar a atividade cortical do animal, mas descobriram que a qualidade do sinal não era tão boa quanto a dos chips usados na maioria das interfaces cérebro-computador já existentes. Isso porque esses mais antigos estão em desenvolvimento desde a década de 1970 e já estão aprimorados. Nos últimos anos, inclusive, eles permitiram que um pequeno número de pacientes paralisados controlassem tablets e digitassem em um computador pelo pensamento. Assim, se eles puderem melhorar a qualidade de saída do sistema, poderão inovar a maneira de estudar áreas do cérebro, como as redes complexas que controlam coisas, incluindo a memória e a tomada de decisões. Sensores menores também significam menos danos ao cérebro, já que os arranjos atuais, embora minúsculos, podem causar inflamação e cicatrizes ao redor do local do implante. O caminho ainda é longoAntes de sair implantando chips no cérebro humano, ainda há muito o que se fazer. Primeiro, é preciso produzi-los em materiais biocompatíveis para o corpo não desencadear uma resposta imunológica contra o objeto. Outro grande obstáculo é tentar minimizar os danos durante a construção de um implante de longa duração para evitar o risco de cirurgias de substituição. Os arranjos atuais duram cerca de seis anos, mas muitos param de funcionar antes por causa do tecido cicatricial. Se, após todas as pesquisas, os neurograins forem a resposta para estudar mais o cérebro, ainda há a questão de como implantá-los. Em seu experimento com roedores, os pesquisadores removeram uma grande parte do crânio do rato, o que, por razões óbvias, não seria ideal em humanos. As matrizes implantadas atuais exigem a perfuração de um orifício na cabeça do paciente, mas a equipe da Brown quer evitar qualquer cirurgia invasiva. Para fazer isso, eles estão desenvolvendo uma técnica envolvendo agulhas finas que seriam enfiadas no crânio com um dispositivo especial. No final, eles esperam que sua pesquisa abra o caminho para a implantação de neurônios em cobaias humanas. Isso mostra a possibilidade de os chips ajudarem a estimular os neurônios com pulsos elétricos, potencialmente tratando doenças neurológicas graves, como parkinson, paralisia ou epilepsia. Para pessoas com lesões cerebrais e espinhais, esses sistemas podem, eventualmente, restaurar a comunicação e o movimento, permitindo que vivam de forma mais independente. Na prática, o próximo passo dos especialistas é testar os neurônios em roedores que estão acordados e livres para se movimentar. Depois disso, eles serão testados em macacos e, com sorte, humanos. The post Como microchips podem ajudar no tratamento de distúrbios e lesões cerebrais appeared first on Gizmodo Brasil. |
Entenda a treta do fóssil de dinossauro que a Alemanha se recusa a devolver para o Brasil Posted: 16 Sep 2021 05:54 AM PDT ![]() Você já deve saber que o brasileiro é irredutível, não é? Na internet, então, faz um barulho gigantesco. Memes e brincadeiras à parte, a treta agora é séria. Trata-se de Ubirajara jubatus, fóssil de um dinossauro que viveu nas terras brasileiras há mais de 100 milhões de anos, descoberto em Bacia do Araripe, no Sul do Ceará. Hoje, no entanto, é uma das peças que hoje compõe o acervo do Museu de História Natural de Karlsruhe (MSNK), na Alemanha. O que isso está fazendo na Europa? É aqui que começa o rolê todo. Segundo a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP), o material foi levado de forma ilegal à Alemanha. Já o Ministério da Ciência de Baden-Württemberg, vê isso de maneira muito diferente, é claro. O fóssil chegou à Alemanha em 1995, e em dezembro de 2020 o Ministério Público Federal começou a investigar a saída ilegal dele do Brasil. Acontece que os pesquisadores do fóssil disseram ter autorização para terem levado, e dizem que têm o documento assinado pela Agência Nacional de Mineração — antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Mas, a SBP alega que a autorização não tinha validade. Dado cenário, os brasileiros – com o apoio de alguns gringos – começaram um movimento na Internet com a Hashtag #UbirajaraBelongsToBR (Ubirajara pertence ao Brasil – na tradução livre) e floodou a página do MSNK, além de virarem Trends Topics no Twitter. No dia 9 de setembro, o museu alemão fez uma publicação no Instagram e no Facebook defendendo que os vestígios do animal eram de propriedade alemã, já que os pesquisadores seguiram os regulamentos da época: "Por favor, entendam que iremos deletar comentários sobre Ubirajara em todas as outras postagens que não tenham nada a ver com este assunto. Da mesma forma, desativaremos os comentários em nossas postagens mais antigas”. ![]() Alegação do Museu AlemãoAlém de dizerem que o Brasil autorizou a ida do fóssil em 1995, as autoridades do país europeu também argumentam que o fóssil foi adquirido antes da Convenção da Unesco sobre Medidas para Proibir e Prevenir a Importação, Exportação e Transferência Ilegal de Propriedade de Bens Culturais, em abril de 2007, e foi importado em conformidade com todos os regulamentos alfandegários e de entrada. De acordo com a Sociedade Paleontológica do Brasil, o Museu de História Natural se mostrou inicialmente pronto para falar no final do ano passado. No entanto, o museu mais tarde recuou e declarou, referindo-se à Lei de Proteção à Cultura, que não havia base legal para a devolução. Ouvido pelo G1, José Betimar Filgueira, aposentado, confirmou que emitiu e assinou a autorização do fóssil. No entanto, ele destaca que o documento era válido junto ao DNPM, mas que apesar disso, os pesquisadores responsáveis precisavam, também, da autorização do Ministério das Ciências e Tecnologia (MCT). "Coisa que eles não obtiveram porque não sabiam ou, porque não foram atrás", disse o servidor. Não é a mamãeSe você assistiu Família Dinossauro (1994) vai pegar a referência. O bebê dinossauro da série vive dizendo 'não é a mamãe', toda vez que seu pai aparece – possivelmente é assim que o fóssil brasileiro se sente em terras alemãs. A professora de paleontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Aline Ghilardi, que faz parte do movimento que se iniciou na Internet, tem defendido veementemente em suas redes sociais que o fóssil deve ficar no Brasil e que ele pertence a nós.
O mesmo é respaldado por outros membros da comunidade científica e dezenas de internautas.
A própria Constituição do Brasil de 1988 respalda nossos cientistas. Os artigos 20, 23 e 24 do texto deixam claros que fósseis são são bens da União e que há a responsabilidade dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na defesa de nosso patrimônio natural. Além disso, os artefatos são "sítios de valor paleontológico" como diz o artigo 216; patrimônio cultural brasileiro, o qual deve ser protegido pelo poder público através de todas as formas legais de acautelamento e de preservação. Um breve resumo do texto diz, são bens da União: I – os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vieram a ser atribuídos; IX – os recursos minerais, inclusive os do subsolo; X – as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos. Quer mais um motivo? Uma portaria de 1990, determina que materiais e dados científicos do país só podem ser estudados fora do Brasil sob algumas condições: o intermédio de uma instituição científica brasileira, a participação de pelo menos um cientista nacional na pesquisa e a devolução do material. Ghilardi ainda ressalta que no Brasil temos sucesso de paleontólogos produzindo ciência de qualidade reconhecida internacionalmente. Estes fósseis podem originar trabalhos para nossos excelentes cientistas e também podem estar formando novos cientistas por aqui. Como disse um internauta: "Alemão não está satisfeito em roubar nossa Copa, tem que vir e roubar nosso Ubirajara!" [O Globlo] The post Entenda a treta do fóssil de dinossauro que a Alemanha se recusa a devolver para o Brasil appeared first on Gizmodo Brasil. |
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