sábado, 4 de setembro de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Por que políticos se aproximam dos games, mas os games não se assumem políticos?

Posted: 03 Sep 2021 03:45 PM PDT

A relação entre a indústria dos games e a política tem ficado mais explícita recentemente, sobretudo em certos nichos. É o que argumenta Erick Santos, advogado e doutorando em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP). Só que isso ainda não acompanha totalmente o comportamento de quem consome. Em conversa com o Bitniks, Erick diz que o público dos games é, em sua grande maioria, despolitizado.

"Vemos isso mundialmente, não só no Brasil. Existe um certo medo das desenvolvedoras de se assumir politicamente ao incluir elementos políticos em jogos". Afinal, por mais que um protagonista não deixe a própria visão de mundo explícita, um jogador atento não demora a interpretá-la. E, devido ao desprezo à política, a recepção tende a ser negativa.

O medo existe porque pode afastar certos jogadores que têm essa tendência de repúdio à política, que é um movimento global, fazendo-os não se interessar pelos próprios jogos.”

Se os jogos costumam evitar temas politizados, a onda de políticos que, ironicamente, mantém discurso "anti-política", também virou moda. Erick afirma que figuras públicas que buscam essas pautas "geralmente são os que querem se afastar da política tradicional”, diz. “Temos Bolsonaro e Kim Kataguiri, por exemplo. Parte do pessoal do MBL tem essa pauta também". Fazendo isso, políticos dizem a grupos despolitizados (como o dos gamers) que eles estão sendo notados. Mas o que torna esse público relevante enquanto eleitor? De acordo com Erick, a resposta está na rejeição à política tradicional. Mirar em jovens que acabaram de chegar à idade de votação (16 anos no Brasil), e que ainda estão por formar sua própria percepção política, assim, se torna parte da estratégia para conquistar o espectro de brasileiros que não ligam para política.

"Esse é o candidato dos games", define a desenvolvedora de games e produtora cultural Tainá Felix, em entrevista ao Bitniks. "Pode ser que a intenção não seja de fato construir estratégias e atender demandas para a melhoria do setor, e que seja só um discurso vazio e superficial para angariar votos de pessoas que amam muito aquela arte", afirma.

Os 89 milhões de jogadores brasileiros gastaram um acumulado de R$ 11,7 bilhões só em 2020. Não à toa, propostas de "políticos dos games" costumam girar em torno da diminuição de impostos. Acontece que o consumidor é apenas uma fração da indústria. "[A diminuição de impostos] não é um argumento que amplia as possibilidades de trabalho, formação e desenvolvimento do setor. O consumidor é só uma parte. Vemos que essas promessas, inclusive, não são reais (considerando que o dólar não coopera e os consoles estão cada vez mais caros)", diz Tainá.

A desenvolvedora lembra que, em 2018, o Ministério da Cultura apresentou editais para investimento de R$45 milhões no setor. "Vi projetos incríveis, vindos de várias partes do país, que possivelmente não iriam existir se não fosse a grana do poder público. Infelizmente, de 2018 para 2019, o Ministério virou Secretaria e as pessoas não receberam esse valor", conta. O discurso dos políticos, por sua vez, recorre a questões tributárias por esse ser justamente o ponto mais palpável ao consumidor.

Vez e voz

Ainda que tente dialogar com questões da comunidade gamer, o discurso de desprezo pela política tradicional pode ser perigoso. Isso porque ele pode impactar outras formas de expressão política, como questões de diversidade — comumente associadas à militância. Essa repulsa abre campo para o repúdio a pautas mais progressistas e para a reprodução de preconceitos, verbalizados por discursos machistas e racistas.

Para Erick, esta acaba sendo a parcela mais vocal da comunidade gamer — representada, especialmente, por streamers e influenciadores da comunidade. "Como é um padrão reproduzido pela sociedade e em qualquer jogo online, isso dialoga com o que os políticos (que querem conversar com o público gamer) pregam ultimamente”, opina.

Erick, ativo em diversos debates (e defensor de causas sociais em suas redes) foi essencial para a exposição, que no futuro levaria à derrubada, de um grande canal gamer acusado de reproduzir falas racistas no YouTube. Ele opina:

"Não acho que jogos ‘devem’ ser políticos. Mas é inevitável que eles tenham uma colocação política, ainda mais quando temos uma diversificação das pessoas que desenvolvem jogos, cada vez com mais visões diferentes.

Quem “lacra” não lucra?

Alavancados por uma visão de mundo mundo mais progressista, certos estúdios de jogos vêm decidindo tomar partido ao contar suas histórias. A escolha de quem será o protagonista, o cenário e até a distribuição das mídias são capazes de passar uma mensagem. O grande exemplo vem de The Last of Us II. O jogo, lançado há pouco mais de um ano, foi o terceiro mais vendido da história para os consoles da Sony, e contava com três personagens LGBTQ+ de destaque.

A questão de gênero de TLOU não é o centro da narrativa, mas, mesmo assim, há brecha para a representatividade. Logo, um jogo não precisa mirar sempre em agradar todo o público gamer. “No fim das contas, o mundo é diverso. Temos nichos e você vai vender o seu jogo para um tipo de público. É impossível você criar um projeto de venda para seu produto que atenda todo mundo", explica Tainá.

Mesmo que um jogo feito por estúdios grandes afaste parte do público por trazes mensagens explícitas (e visão política menos camuflada), ele, ainda assim, vai vender. "É uma escolha que afasta a parcela de jogadores mais politizados que não vão aceitar a mensagem política, ou a parcela mais anti-política", esclarece Erick.

O sucesso do game prova que desenvolvedores de médio e grande porte também podem abordar assuntos com um alinhamento político, ainda que para desenvolvedores independentes essa escolha de posicionamento possa parecer mais fácil. Afinal, mirando em menos gente, menor será o tombo no caso de um fracasso.

“O [desenvolvedor] independente, como o nome diz, não depende de determinados parâmetros da indústria ou de um publisher para ser criado. O independente tem mais liberdade de criação para arriscar mecânicas, histórias e personagens e principalmente o teor, se é mais ou menos, se vai ter aquilo como um ponto de partida dentro do seu jogo ou não”.

Desse lado do espectro gamer, encontramos os “jogos diversos“, classificação dada a games que apostam na representatividade. “Enquanto desenvolvedores pretos, somos poucos", diz Tainá. Ela, que há 12 anos trabalha com games junto de seu sócio, Jaderson Souza, gradualmente teve interesse em descobrir quais outros criadores de jogos aplicavam um recorte racial em suas obras. "Comecei a fazer esse recorte e essa pesquisa também dentro dos jogos, para investigar a imagem e representação de corpos pretos dentro dos videogames.”

À parte de pesquisas e cursos, a dupla decidiu que iria começar a desenvolver jogos. Tainá é também produtora no estúdio Game e Arte, sua criação. A Nova Califórnia e Amora foram dois jogos produzidos e distribuidos pelo estúdio, ambos com storytelling focado em conscientizar quanto a pautas sociais.

Ela também diz ser importante a identificação com os personagens na tela. Tainá conta já ter ouvido de amigos, colegas e de crianças (que participam de seus projetos) sobre "o quanto elas se empolgam infinitamente mais quando veem um semelhante na tela". Santos diz que isso ganha mais peso do lado feminino, pois após a representação de mulheres não ser mais sexualizada, o interesse tende a aumentar. Afinal, corpos mais próximos à realidade diminuem esse espaço entre real e virtual.

Assine a newsletter do Gizmodo

De acordo com a Pesquisa Games Brasil, cerca de 75% dos brasileiros jogam algum tipo de jogo eletrônico. O público está bem dividido, visto que mais da metade são mulheres. Há também um mínimo equilíbrio em relação à cor da pele: 46% são brancos, 36,7% são pardos e 13,6% são pretos.

Jogadores que não representam minorias também podem ganhar com a diversificação. Afinal, estar nos sapatos de um personagem que passa por determinadas situações pode levantar novos pontos de vista. Segundo Erick, o protagonismo vem carregado se um jogo se assume politicamente. "O jogador está controlando, então ele vai ter, em algum momento, que refletir sobre as escolhas que ele toma, o rumo que a história vai, porque é a ‘sua’ história".

Por fim, Erick diz acreditar que um game se assumir político não é um dos maiores problemas. "Acho que o desafio, hoje, seria alguém que se dispõe a se fazer um jogo que não tenha nenhum elemento político. Boa sorte para quem quiser tentar."

The post Por que políticos se aproximam dos games, mas os games não se assumem políticos? appeared first on Gizmodo Brasil.

Diretor de Duna quer que você assista ao filme em IMAX

Posted: 03 Sep 2021 02:15 PM PDT

Duna, um dos filmes mais aguardados de 2021 (e um dos mais adiados também), é a adaptação do livro homônimo de ficção científica pelas mãos do diretor Denis Villeneuve — a mente brilhante por trás de Blade Runner 2049, Sicario e A Chegada.

A primeira exibição do filme aconteceu hoje (03) no Festival Internacional de Cinema de Veneza e as críticas são fortemente positivas. Em uma coletiva de imprensa (que você pode conferir na íntegra), Villeneuve disse que a segurança está em primeiro lugar, mas reforça que a experiência completa está no IMAX.

[foo_related_posts]

“Foi sonhado, desenhado, feito e filmado em IMAX. O design de som também. Quando você vê este filme em tela grande, em IMAX, é como uma experiência física. Tentamos fazer o mais imersivo o possível”, declara.

A maior concentração de salas IMAX, formato de altíssima qualidade – e altíssimo preço – do Brasil está no estado de São Paulo. São 12 unidades ao redor do país, sendo 3 somente na capital paulista. Os ingressos no Bourbon Shopping, para referência, vão de R$30 a até R$58.

O diretor também afirmou que o maior desafio de adaptação foi se ater ao nível de detalhe do livro, enquanto tentava equilibrar a quantidade de informações a quem desconhece o material original – assegurando que o espectador não precisará ler o livro antes de ver o filme. Por contexto: Duna contará somente a metade da história da primeira obra da série.

Assine a newsletter do Gizmodo

O diretor foi transparente em suas declarações sobre a volta do público ao cinema, dizendo em certas instâncias que a pandemia é um grande vilão. No entanto, encorajou o público a ver Duna em IMAX, pois o filme foi projetado considerando a melhor experiência possível dos espectadores.

Logo após a declaração de Villeneuve, Timothée Chalamet, que interpreta o protagonista, disse que “seria um sonho” fazer o segundo filme. Duna estreia em 09 de outubro no Brasil.

The post Diretor de Duna quer que você assista ao filme em IMAX appeared first on Gizmodo Brasil.

Você (provavelmente) não vai conseguir comprar PS5 e Xbox Series X/S até 2023

Posted: 03 Sep 2021 01:19 PM PDT

A produção dos consoles da nova geração foram impactados pela escassez de chips. Antes, acreditava-se que isso iria durar poucos meses, até o segundo semestre de 2021, mas recentemente a Toshiba disse que este não parece ser o caso.

Em uma publicação da Bloomberg, representantes da multinacional japonesa dizem que isso acontecerá pelo menos até ano que vem. Takeshi Kamebuchi, diretor no setor de semicondutores, relata que a situação pode, inclusive, piorar.

[foo_related_posts]

Falando sobre consoles em específico, Kamebuchi diz: “as fabricantes estão entre os clientes que fazem as maiores demandas e eu sinceramente lamento pela frustração, pois nenhum deles está 100% satisfeito”.

A previsão da AMD (que fornece os processadores para PlayStation 5 e Xbox Series X/S) era que isso iria continuar até o fim deste ano, porém, a falta de recursos da fabricante Foxconn é menos otimista, projetando a normalização para metade de 2022.

Pat Gelsinger, CEO da Intel, já havia dito em julho deste ano que estimava que isso duraria por mais “um ou dois anos”. Os consoles não são os únicos produtos a entrar em colapso com a falta de chips. Todos os gadgets, por maiores ou menores que sejam, dependem da normalização – isso vai de automóveis e smartphones até a consoles e computadores.

Assine a newsletter do Gizmodo

Mesmo com as más notícias, vale lembrar o sucesso da chegada dos dois consoles no fim de 2021: o PS5 já bateu a marca de 10 milhões de unidades vendidas e o Xbox Series X/S teria ultrapassados as 6,5 milhões de unidades ainda em junho deste ano.

The post Você (provavelmente) não vai conseguir comprar PS5 e Xbox Series X/S até 2023 appeared first on Gizmodo Brasil.

Minas Gerais identifica cinco casos da variante Mu

Posted: 03 Sep 2021 12:41 PM PDT

O painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) divulgou, nesta sexta-feira (3), que Minas Gerais registrou os 5 primeiros casos da variante do coronavírus denominada Mu, descoberta inicialmente na Colômbia, em janeiro.

[foo_related_posts]

A caracterização dessa variante foi realizada pelo Centro de Tecnologias de Vacinas (CT-Vacinas), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para o G1, Flávio Guimarães da Fonseca, professor e pesquisador do CT-Vacinas, disse que ainda não há informações se os casos foram importados ou se há transmissão comunitária da cepa no estado.

Segundo ele, as amostras foram coletadas e enviadas para testagem entre os dias 13 de julho e 5 de agosto.

É preciso lembrar que o Brasil já registrou 10 casos da variante. Também conhecida como B.1.621, ela foi detectada primeiramente durante os Jogos da Copa América. Duas pessoas da delegação colombiana, que jogaram em Cuiabá contra o Equador em 13 de junho, testaram positivo para ela.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando a situação, uma vez que declarou a Mu como variante de interesse — e isso é preocupante. Uma cepa do SARS-CoV-2 recebe essa definição quando apresenta mutações no material genético que podem implicar em uma alta taxa de transmissão ou resistência às vacinas.

"A variante Mu tem uma constelação de mutações que indicam propriedades potenciais de escape imunológico. Dados preliminares apresentados ao Grupo de Trabalho de Evolução do Vírus mostram uma redução na capacidade de neutralização de soros de convalescentes e de vacinados semelhante à observada para a variante Beta, mas isso precisa ser confirmado por estudos adicionais", diz um relatório da OMS.

Assine a newsletter do Gizmodo

Ao todo, a cepa já é responsável por 4,6 mil casos em pelo menos 40 países, sendo quase 2 mil somente dos Estados Unidos. Para evitar a contaminação, é essencial manter as medidas sanitárias, como higienização das mãos, vacinação e distanciamento social.

The post Minas Gerais identifica cinco casos da variante Mu appeared first on Gizmodo Brasil.

4 jogos em promoção no Xbox: Crash, Control, Mafia e Surviving Mars

Posted: 03 Sep 2021 11:10 AM PDT

O Gizmodo Brasil traz uma curadoria de jogos em promoção para você experimentar no seu Xbox. A ideia aqui é levar até você sugestões de títulos que possam ser do seu interesse — e te ajudar a pagar menos para se divertir.

Lembrando que os jogos podem ter seus valores alterados a qualquer momento. A disponibilidade de cada um também depende das desenvolvedoras.

[foo_related_posts]

Control – Ultimate Edition (R$ 64,50)

Jogue Control no Xbox Series X/S em resolução 4K a até 60 frames por segundo com a edição Ultimate. O pacote Control Ultimate Edition contém o jogo principal e todas as expansões lançadas anteriormente (“A Fundação” e “EMA”). Vencedor de mais de 80 prêmios, ele é uma aventura de ação em terceira pessoa visualmente impressionante.

Adquira Control – Ultimate Edition na loja da Microsoft.

Surviving Mars – First Colony Edition (R$ 32,25)

A edição First Colony de Surviving Mars fornece aos ambiciosos colonos uma grande variedade de novos modos de personalizar seus lares e redomas. Incluído nesta edição está o Passe de Temporada, que irá adicionar duas expansões completas e dois pacotes de conteúdo a Surviving Mars nos meses após o lançamento. Adquira Surviving Mars – First Colony Edition na loja da Microsoft.

Crash Bandicoot – Quadrilogia (R$ 198,00)

Experimente quatro jogos completos de puro caos marsupial neste pacote de jogos do Crash Bandicoot que inclui a N. Sane Trilogy (trilogia remasterizada para a geração passada) e o Crash Bandicoot 4: It's About Time, jogo lançado há menos de um ano. Adquira a quadrilogia Crash Bandicoot na loja da Microsoft.

Assine a newsletter do Gizmodo

Mafia: Definitive Edition (R$ 98,97 com Gold)

A edição definitiva de Mafia é um remake do jogo lançado há quase 20 anos. Conheça a primeira parte da saga criminosa em Lost Heaven (Illinois, EUA) nos anos 1930. Após um encontro acidental com a máfia, o taxista Tommy Angelo entra para o mundo do crime organizado. Apesar da relutância inicial em se relacionar com a família Salieri, em pouco tempo as oportunidades ficam grandes demais para ignorar.

Para assinantes do Game Pass Ultimate/Gold, Mafia: Definitive Edition está R$ 98,97 na loja da Microsoft.

The post 4 jogos em promoção no Xbox: Crash, Control, Mafia e Surviving Mars appeared first on Gizmodo Brasil.

Fifa 21, Call of Duty e mais: plataforma de e-commerce da China deixa de vender 86 jogos

Posted: 03 Sep 2021 09:50 AM PDT

A vida dos fãs de games que vivem na China está ficando cada vez mais difícil. Dias após o governo diminuir o limite de horas semanais que menores de 18 podem jogar online, outro golpe certeiro veio — dessa vez, no número de títulos disponíveis para compra.

[foo_related_posts]

A JD.com, segunda maior plataforma de e-commerce do país, atrás apenas da Alibaba, retirou 86 jogos de seu catálogo online. Entre os títulos que saíram de circulação estão nomes gigantes do mercado de games, como Call of Duty, Animal Crossing: New Horizons, Fifa 21, Super Mario Maker 2, The Last of US Part 2, além de toda a saga GTA.

De acordo com o jornal South China Morning Post, de Hong Kong, a Jd.com anunciou, em um comunicado publicado nesta sexta-feira (3), que pretende banir qualquer jogo que viole a constituição ou leis de segurança chinesas. Entram aí jogos que promovam pornografia, violência, apostas e etc.

Pensando por essa lógica, o corte de títulos na linha de Call of Duty e GTA é até entendível. Não dá para saber ao certo, no entanto, a associação que games como Super Mario e Fifa 21 tem com esses temas sensíveis. O fato é que, com a mudança, a JD.com sinaliza ao governo que pretende se adequar ao novo momento da indústria de games no país.

Segundo as novas regras, gamers com menos de 18 anos, só poderão jogar entre 20h e 21h às sextas, sábados, domingos ou feriados. As restrições, segundo o governo, refletem a preocupação quanto ao vício em jogos entre adolescentes do país. Isso fez com que a China fechasse o cerco contra as gigantes do setor nas últimas semanas.

Empresas de jogos vão ser fiscalizadas mais de perto para que dificultem o acesso dos jovens fora dos horários estabelecidos. Companhias não poderão ter serviços que não cobrem o nome real dos usuários na hora de fazer o registro — uma forma de acirrar ainda mais o controle.

Assine a newsletter do Gizmodo


Se o ambiente online conta com ferramentas mais severas de controle, o mesmo não dá para dizer da jogatina que acontece sem conexão com a internet.

Boa parte do mercado de jogos chinês, afinal, sobrevive de forma a contornar essa fiscalização severa. Jogadores hardcore costumam importar seus jogos de lojas online no exterior e negociar a compra com importadores paralelos em sites de e-commerce. Jogos não licenciados, da mesma forma, também acabam operando sob o radar — o que dificulta a marcação de órgãos de controle.

[SMCP]

The post Fifa 21, Call of Duty e mais: plataforma de e-commerce da China deixa de vender 86 jogos appeared first on Gizmodo Brasil.

3 jogos para PlayStation em promoção: Call of Duty, Code Vein, For Honor

Posted: 03 Sep 2021 08:54 AM PDT

O Gizmodo Brasil traz uma curadoria de jogos em promoção para você experimentar no seu PlayStation. A ideia aqui é levar até você sugestões de títulos que possam ser do seu interesse — e te ajudar a pagar mais barato para se divertir.

Lembrando que os jogos podem ter seus valores alterados a qualquer momento e a disponibilidade de cada um depende das desenvolvedoras.

[foo_related_posts]

Call of Duty: Black Ops Cold War (Grátis)

Grátis (para jogar) até o feriado, Call of Duty: Black Ops Cold War é o último jogo da franquia de tiro em primeira pessoa, com dezenas de modos multijogador e uma história cativante que se passa durante a Guerra Fria.

Na PlayStation Store você encontra todas as versões do game, desde a edição padrão (R$ 139,95) até a definitiva (R$ 236,10) com dezenas de itens e acesso ao Passe de Batalha. Quem tem PlayStation 5 pode adquirir a versão cross-geração (R$ 159,95) e jogar também no PS4.

Code Vein (R$ 74,97)

Em um futuro não muito distante, um desastre misterioso trouxe o colapso para o mundo como o conhecemos. No centro da destruição está uma sociedade oculta de Revenants chamada Vein. Code Vein é um RPG cooperativo com estilo de anime, do gênero hack and slash. Adquira na PlayStation Store.

Assine a newsletter do Gizmodo

For Honor (R$ 24,99)

Com modo história rico em detalhes e o modo PvP viciante, For Honor te permite escolher entre controlar um cavaleiro destemido, um viking brutal ou um samurai letal. É o puro combate corpo a corpo, contendo 12 heróis e 18 mapas únicos em um servidor dedicado para partidas online (competitivas ou co-op). Adquira For Honor na PlayStation Store.

The post 3 jogos para PlayStation em promoção: Call of Duty, Code Vein, For Honor appeared first on Gizmodo Brasil.

Jogos da semana em promoção para PC: Ghostrunner, Death Stranding e mais

Posted: 03 Sep 2021 08:47 AM PDT

O Gizmodo Brasil trouxe uma curadoria de jogos em promoção para você experimentar no PC! A ideia aqui é levar até você sugestões de títulos interessantes e te ajudar a pagar menos para se divertir. Lembrando que os valores podem ser alterados a qualquer momento e disponibilidade de cada um depende de seus desenvolvedoras.

[foo_related_posts]

Ghostrunner (R$ 39,60)

Ghostrunner é um jogo hack and slash em primeira pessoa que passa em um mundo distópico, ideal para fãs de cyberpunk (que gostam de neon e chuva). Trata-se uma história de vingança com violência e muita ação, onde você deve fazer corridas perfeitas pulando pelas paredes e desviando de ataques dos inimigos. Recomendado para quem gosta de Mirror’s Edge que querem um desafio extra.

Adquira Ghostrunner na Steam.

Death Stranding (R$ 95,60)

Death Stranding te coloca na pele de um entregador cuja missão é salvar a humanidade. Além de Norman Reedus como o protagonista Sam Porter Bridges, o jogo estrela Mads Mikkelsen (Hannibal), Léa Seydoux (Azul é a Cor Mais Quente) e Lindsay Wagner (A Mulher Biônica). Originalmente para PS4, a versão de PC tem alta taxa de quadros por segundo, modo foto e compatibilidade para monitores ultra-wide.

Adquira Death Stranding na Steam.

The Witcher 3: Wild Hunt – GOTY (R$ 19,99)

A edição jogo do ano de The Witcher 3: Wild Hunt reúne todas as expansões lançadas, como Hearts of Stone e Blood & Wine, te dando 50 horas adicionais e mais áreas exploráveis deste popular RPG. Atualizações mais recentes, itens e cartas de Gwent também fazem parte do pacote, vencedor de mais de 250 prêmios da indústria desde seu lançamento.

Adquira The Witcher 3: Wild Hunt – GOTY na Steam.

Yoku’s Island Express (Grátis)

Misturando pinball e os gêneros de sandbox e plataforma, Yoku’s Island Express foi feito para fãs de jogos casuais que desejam uma jogabilidade tranquila, mas não menos divertida. Quem jogou Rayman Legends e similares títulos coloridos (pintados à mão) sabe o que esperar em termos de história e de batalhas contra chefões.

Adquira Yoku’s Island Express na Epic Store.

The post Jogos da semana em promoção para PC: Ghostrunner, Death Stranding e mais appeared first on Gizmodo Brasil.

Ouça este pássaro-lira australiano imitando o choro de um bebê

Posted: 03 Sep 2021 08:09 AM PDT

Alguns pássaros são conhecidos por suas belas canções. Porém, um pássaro-lira do Zoológico Taronga, na Austrália, inovou seu repertório ao imitar perfeitamente o choro de um bebê humano.

[foo_related_posts]

A espécie, conhecida como Menura novaehollandiae, imita os sons de seu ambiente com habilidade e precisão requintadas. Mas, ao invés de música, este pássaro, chamado Echo, de sete anos, imita os lamentos das crianças.

“Só posso presumir que ele o pegou de nossos convidados. Obviamente, ele tem trabalhado em sua performance durante o lockdown”, disse a supervisora ​​de pássaros da unidade de Taronga, Leanne Golebiowski, ao jornal The Guardian. "Há dois outros sons que ele faz no momento: um é o som de uma furadeira, que é assustadoramente preciso e o segundo é o nosso alarme de incêndio. Ele ainda diz o anúncio ‘evacue agora’ de forma bem clara.”

Também não está totalmente claro por que essas aves imitam os sons que ouvem. Mas sabemos que elas cantam o ano todo. Os machos cantam mais na estação reprodutiva de inverno, o que sugere que suas imitações têm a ver com o namoro, mas as fêmeas imitam com mais frequência o canto dos predadores, sugerindo que isso também pode ser um mecanismo de defesa.

Veja abaixo a impressionante imitação de Echo:

Assine a newsletter do Gizmodo

The post Ouça este pássaro-lira australiano imitando o choro de um bebê appeared first on Gizmodo Brasil.

Um novo tipo de supernova foi detectado por cientistas

Posted: 03 Sep 2021 07:13 AM PDT

Um tipo nunca visto antes de supernova foi detectado pela primeira vez por especialistas. Graças ao radiotelescópio Very Large Array Sky Survey, os astrônomos encontraram evidências de uma estrela “explodindo” prematuramente devido a uma colisão com um objeto extremamente compacto, uma estrela de nêutrons ou um buraco negro.

[foo_related_posts]

A primeira pista da nova descoberta veio quando os cientistas examinaram imagens do VLASS, em 2017, e encontraram um objeto emitindo ondas de rádio brilhantes que não haviam aparecido em pesquisas anteriores.

Com isso, os cientistas analisaram dados e descobriram que o fenômeno era um candidato de supernova. Porém, não era uma supernova qualquer. A chamada VT 1210 + 495 formou-se a partir de uma estrela morta que colidiu com sua estrela companheira, fazendo-a explodir precocemente.

“Estrelas massivas geralmente explodem como supernovas quando ficam sem combustível nuclear”, disse o co-autor do estudo, Gregg Hallinan, professor de astronomia da Caltech, em um comunicado. “Mas, neste caso, um buraco negro ou estrela de nêutrons invasores fez com que sua estrela companheira explodisse prematuramente.” Esta é a primeira vez que uma supernova desencadeada por fusão foi confirmada.

Após a descoberta inicial da fonte luminosa incomum, estudos de acompanhamento são consistentes com um remanescente de supernova interagindo com o material circundante, possivelmente ejetado pela estrela nos últimos séculos. Além do mais, eles descobriram que, em 2014, uma fonte não identificada de raios-X foi observada no mesmo local, o que pode ter sido causado pela explosão da estrela que emite jatos de material quase que na velocidade da luz — e tudo isso sugere uma supernova de colapso do núcleo desencadeada por fusão.

A equipe acredita que há muito tempo o sistema consistia em duas estrelas orbitando próximas uma da outra — uma configuração comum no Universo. Assim, uma das estrelas se transformou em supernova, deixando para trás um objeto extremamente compacto, sendo um buraco negro ou uma estrela de nêutrons. Com o tempo, os dois se aproximaram cada vez mais um do outro e o objeto compacto tirou uma das camadas da estrela, criando um grande círculo de gás ao redor do sistema e acelerando sua colisão.

Assine a newsletter do Gizmodo

Eventualmente, o companheiro atingiu a estrela e mergulhou em seu núcleo. Isso fez com que a estrela colapsasse, provocando uma explosão de supernova. Em particular, o colapso liberou um jato relativístico de material que brilhou fortemente em raios-X, visto nos dados de 2014. Em vez disso, a emissão de rádio foi produzida anos depois, vista em 2017, quando o material da supernova se chocou contra a rosca de gás ao redor do sistema.

“As emissões de raios-X foram um evento incomum”, explicou o pesquisador Dillon Dong. “E o brilho luminoso do rádio indicou que o material daquela explosão mais tarde colidiu com um gás denso que havia sido ejetado da estrela séculos antes. Esses dois eventos nunca foram associados um ao outro, e por conta própria, eles ‘são muito raros.”

 

The post Um novo tipo de supernova foi detectado por cientistas appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário