domingo, 3 de outubro de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Por que as big techs estão de olho nos games?

Posted: 03 Oct 2021 01:42 PM PDT

Netflix

A última semana foi marcada por grandes anúncios no setor de games — mas por empresas que não são conhecidas nesse ramo. Dois bons exemplos disso são o novo serviço de streaming de jogos da Microsoft e o novo jogo feito a partir de um filme da Netflix. Uma coisa é fato: as gigantes da tecnologia querem investir nos games, e esse é um caminho que não tem volta.

Que o mercado de jogos eletrônicos já superou o do cinema e o da música, ao menos no quesito lucro, isso não é novidade. Tentando surfar nessa onda, as big techs passaram a querer vender suas produções também em outras plataformas — na forma de novas franquias ou serviços.

O Newzoo, consultoria especializada em pesquisas de negócios e investimento na indústria de games e esports, indica que o mercado global de jogos pode gerar em torno de US$ 175,8 bilhões em 2021, podendo ultrapassar os US$ 200 bilhões em 2023.

Só no Brasil, o mercado deve atingir US$ 2,3 bilhões neste ano. Para o setor de esports, se espera US$1,1 bilhão até o final do semestre — um crescimento de 14,5% em comparação ao ano anterior.

Entretanto, ainda há dúvidas se essas empresas vão acertar o tom para emplacar suas próprias produções no mercado de games.

Deslizes

Imagem: Sam Rutherford

Por mais que as gigantes tenham o aparato e investimento necessários para se arriscar, muitos projetos nessa linha não tiveram sucesso no passado — o famigerado flop.

O caso recente mais marcante é o Google Stadia, lançado em 2019 no hemisfério norte e sem previsão de chegar ao Brasil. O Stadia prometia revolucionar a forma de jogar, rodando games direto da nuvem com resolução 4K e sem a necessidade de um console — apenas com um Chromecast Ultra e boa internet.

Porém, quando foi lançado, muitos dos recursos anunciados ainda não estavam disponíveis. Muitos usuários relataram problemas de lag, queda na qualidade da imagem, além de críticas à biblioteca de jogos, que era muito limitada. Além disso, muitos funcionários que estavam na liderança do projeto saíram durante a produção. Em fevereiro deste ano, dois estúdios que estavam desenvolvendo jogos exclusivos foram fechados.

Outra gigante do Vale do Silício que também está nessa briga é a Amazon. Apesar de já contar com o Prime Gaming, a empresa de Bezos prometeu também um serviço semelhante ao Luna, que em junho liberou para os membros do Prime testar.

Os planos de mensalidade começam a partir de US$ 2,99 e vão até US$ 14,99 com a adição dos jogos da Ubisoft. Por enquanto, o Luna está disponível apenas nos Estados Unidos e por mais que receba elogios, a biblioteca de jogos ainda é limitadas.

A Amazon vem apostando forte no desenvolvimento de jogos. Em 2020 foi lançado Crucible, um FPS multiplayer que concorria direto com CS:GO, Valorant e Apex Legends. Porém, mesmo sendo distribuído de graça para a Steam, o jogo acabou sendo um fracasso — chegando a ponto de ter cinco mil usuários no servidor. A empresa voltou para a fase de beta fechada e, no fim, encerrou a distribuição.

Os acertos

Apple Arcade

Mas nem todas as experiências foram negativas até agora. No quesito streaming, a Microsoft tem se dado melhor comparada as concorrentes, graças ao Xbox Cloud Gaming. O serviço permite que usuários tenham acesso a mais de 100 títulos do Xbox Game Pass que estão habilitados para a nuvem, e localizados com suporte para PCs Windows, celulares e tablets Android ou iOS.

Aparentemente, a Amazon aprendeu com seu erro no Crucible e lançou essa semana o New Word, um MMORPG que tem atraído tanto jogadores que tem causado instabilidade nos servidores e se tornou o game mais jogado no Steam, com 700 mil usuários simultâneos.

A Apple também vem avançando nesse setor. O Apple Arcade é o serviço de assinatura de games oferecido aos usuários de dispositivos da maçã que custa a partir de R$ 9,99 por mês. Apesar de ser exclusivo a usuários de iOS, o serviço vêm chamando atenção pelo fato de a empresa ter investido na plataforma e adicionando novos títulos na catálogo — inclusive, selecionamos aqui os 20 jogos do Apple Arcade que valem o seu dinheiro. A Apple também têm incentivado desenvolvedores de lançar jogos exclusivos na plataforma, como Wonderbox: The Adventure Maker feito pelos brasileiros da Aquiris Game Studio.

Assine a newsletter do Gizmodo

O que #vemai?

Photo: ALASTAIR PIKE/AFP (Getty Images)
Imagem: Alastair Pike/AFP (Getty Images)

Mesmo com as falhas que as big techs ainda precisam acertar, esse movimento se mostra promissor. Recentemente, uma outra gigante começou a dar seus primeiros passos nessa direção.

A Netflix anunciou que pretende investir também em jogos. Em julho, a companhia contratou um ex-executivo da EA e afirmou que, a partir do ano que vem, pretende oferecer jogos originais no serviço — sem custo adicional.

A ideia é expandir o catálogo desenvolvendo jogos baseado nas franquias de sucesso. como foi feito para mobile com Stranger Things: 1984 e Stranger Things 3: The Game. Alguns desses títulos não são recentes e até chegaram ao país, mas foram retirados. Agora, a empresa pretende investir ainda mais e disponibilizou os jogos baseado em ST em alguns países da Europa.

Nesta semana, a gigante do streaming anunciou que o filme Kate receberá um jogo. A produção será feito pela estúdio brasileiro Ludic Studios, e está prevista para ser lançada na Steam em 22 de outubro.

Outra que não pretende ficar de fora é o Tiktok, a ByteDance registrou uma patente com o nome de TikTok Cloud Game.

Ainda não há muitas informações sobre, segundo o relatório a empresa dona do Tiktok pretende atuar em jogos de entretenimento e educação. O usuários teriam acesso a esses jogos pelo oróprio aplicativo.

Não é novidade que a chinesa esteja investindo nesse ramo, uma vez que está impactando o mercado de jogos com transmissões na plataforma. O TikTok tá mobiliza, também, grupos de influenciadores do meio — como streamers e times de esport, por exemplo.

The post Por que as big techs estão de olho nos games? appeared first on Gizmodo Brasil.

Presidente de El Salvador diz que mineração de cripto feita a partir energia geotérmica gerou US$ 269 em bitcoins

Posted: 03 Oct 2021 01:31 PM PDT

Imagem: Dmitry Demidko (Unsplash)


Há algumas semanas, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a elevar o Bitcoin ao status de moeda oficial, gastando US$ 225 milhões e aumentando seu estoque governamental para 550 Bitcoins como parte de um lançamento projetado para consolidar o país como líder mundial em criptomoedas. Na sexta-feira, o presidente e populista de direita Nayib Bukele tuitou que a operação de mineração de Bitcoin administrada pela empresa estatal de energia LaGeo SA de CV gerou um total de US$ 269 em Bitcoins a partir da energia geotérmica (gerada a partir de vulcões).

Bukele tuitou na manhã de sexta-feira que o governo ainda estava "testando e instalando" a tecnologia. Mas, aquilo que ele chamou de "#volcanode" estava oficialmente operando.

Como mencionou a CNBC, o uso de energia geotérmica para alimentar a criação de criptomoedas não é novidade. Mas o anúncio vem no momento em que a atenção internacional se volta para as enormes quantidades de eletricidade que o Bitcoin e outras criptomoedas consomem para alimentar suas blockchains. Estima-se que apenas o Bitcoin consuma 91 terawatts-hora de eletricidade anualmente, de acordo com o New York Times, o que equivale a meio por cento da geração total mundial. Cerca de um quarto da energia de El Salvador já é gerada por usinas geotérmicas, e a iniciativa de Bukele é projetada para capitalizar em cima do boom da criptomoeda — mantendo uma imagem ecologicamente correta.

O governo de El Salvador criou sua própria carteira de Bitcoin, chamada Chivo, que está disponível para todos os cidadãos com carteira de identidade nacional. Quem se registra recebe 30 dólares em Bitcoin. Isso é muito, dado que a renda nacional bruta per capita em El Salvador era, segundo estimativas, cerca de US$ 3.600 em 2020.

Muitos salvadorenhos, no entanto, são extremamente céticos de que pular no trem Bitcoin seja uma decisão sábia, já que isso atrela a economia do país aos preços altamente flutuantes da criptomoeda — e pode torná-la vulnerável à especulação nos mercados mundiais. A CNBC informou que uma pesquisa da Universidade da América Central mostrou que 70% dos entrevistados no país não apoiavam a oferta de moeda legal no Bitcoin, com muitos dos entrevistados tendo pouca confiança no próprio Bitcoin ou dizendo que não sabem como usá-lo de fato.

De acordo com a Associated Press, protestos eclodiram na capital, San Salvador, na quarta-feira, com manifestantes protestando contra o que consideram a concentração antidemocrática de poder do governo Bukele. Muitos na multidão ficaram particularmente descontentes em relação a suas políticas de Bitcoin. Segundo a AP, alguns dos manifestantes usavam camisetas "NÃO ao Bitcoin". Um grupo de manifestantes vandalizou alguns dos 200 caixas eletrônicos criptomoedas administrados pelo governo que foram recentemente instalados em El Salvador. A AP notou que a rede já estava praticamente não havia funcionado ao longo da semana, após a Chivo ter sido sobrecarregada pelo grande número de novos usuários e por falhas no aplicativo criado pelo governo.

"O governo está apostando mais de US$ 200 milhões em um cassino virtual, e isso é dinheiro do contribuinte", disse o economista sênior do Instituto Centro-Americano de Estudos Fiscais, Ricardo Castañeda, ao Wall Street Journal.

Assine a newsletter do Gizmodo

Jorge Hasbún, dono de redes de lojas de roupas e chefe da Câmara de Comércio e Indústria de El Salvador, disse ao jornal que a implantação sob o governo de Bukele foi apressada e não deu às empresas tempo suficiente para se prepararem para aceitar a nova demanda. Ele também disse que o governo falhou em estabelecer um regime regulatório adequado antes de lançar a legislação sobre criptomoedas.

"Se um cliente vier pagar com bitcoin, não estou pronto para atendê-lo", disse Hasbún ao WST. "Poderíamos ter surfado na onda de uma forma positiva, mas a maneira como a lei foi imposta não foi positiva."

The post Presidente de El Salvador diz que mineração de cripto feita a partir energia geotérmica gerou US$ 269 em bitcoins appeared first on Gizmodo Brasil.

Xbox afirma que escassez de consoles deve durar até 2022

Posted: 03 Oct 2021 11:39 AM PDT

Texto: Zack Zwiezen

As más notícias vêm de ninguém menos que o vice-presidente de jogos da Xbox, Phil Spencer: Encontrar um console não ficará mais fácil tão cedo.

Conforme divulgado pelo site VGC, Phil Spencer falou recentemente ao The Wrap recentemente e explicou que, ainda que a falta de chips seja responsável pela atual carência de videogames em andamento, havia mais coisas contribuindo para essa situação.

"Acho que não dá para falar sobre isso apenas como sendo um problema causado pela falta de chips", disse Spencer. "Quando penso sobre o que significa comprar as peças necessárias para fabricar um console hoje e, depois, levá-lo aos mercados onde há demanda, há várias coisas que precisam ser consideradas. E acho que, lamentavelmente, isso estará conosco por meses e meses, definitivamente até o final deste ano e pelo próximo".

Spencer afirma que ele e todos na Microsoft vêm trabalhando duro para levar videogames para as casas das pessoas, mas ele espera que isso continue a ser um desafio por “um bom tempo”.

O que decepciona mais é a decepção dos fãs", admitiu Spencer. "As pessoas realmente desejam esta nova geração de consoles — eles são bons consoles, tanto nossos quanto de outras fabricantes –, e desejam suas novas funcionalidades."

Quase um ano após o lançamento dos consoles de última geração, os comentários de Phil Spencer são nada além da prova cabal de que as coisas não vão melhorar tão cedo. Os problemas contínuos criados pela escassez global de chips, problemas com a Covid-19, demanda extremamente alta e revendedores ruins se combinaram para criar uma tempestade terrível. É essa conjunção de fatores que faz com que a maioria dos jogadores ainda não consiga encontrar qualquer console de próxima geração.

Ficou complicado encontrar, até mesmo, consoles mais antigos. Eu me deparei com isso não muito tempo atrás, quando, no início deste ano, tentei ir a uma loja para comprar um Xbox One para um parente. Lá, eu descobri que a loja não tinha nenhum PS4 ou Xbox para me vender.

Este ator que gravou vozes para Deathloop foi capaz de usar seu poder de astro e suas conexões corporativas na Bethesda para arrematar um PS5 recentemente. Mas, para a maioria das pessoas, essa não é uma opção viável. Em vez disso, para colocar as mãos em um PS5 ou Xbox Series X, você precisará superar todos esses obstáculos.

The post Xbox afirma que escassez de consoles deve durar até 2022 appeared first on Gizmodo Brasil.

Missão espacial BepiColombo divulga primeira foto de seu sobrevoo por Mercúrio

Posted: 03 Oct 2021 10:07 AM PDT

Uma missão espacial lançada em conjunto pelas agências espaciais da Europa (ESA) e Japão (Jaxa) flagrou de perto o planeta Mercúrio.

No dia 1º de outubro, um par de orbitadores conhecidos como BepiColombo fez uma série de fotos durante seu sobrevôo pelo planeta mais próximo de nosso Sol. As imagens mostram o hemisfério norte de Mercúrio e as dezenas de crateras que recobrem sua superfície, incluindo uma que foi o local de várias explosões vulcânicas, de acordo com um comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA). Também aparecem na foto as antenas da espaçonave e o boom do magnetômetro.


A ESA e a Jaxa lançaram a missão BepiColombo em 2018, com o objetivo de capturar imagens de Mercúrio e, assim, descobrir mais sobre sua origem e evolução. Apenas duas sondas já viajaram para o planeta: Mariner 10, que sobrevoou Mercúrio de 1974 a 1975, e MESSENGER, que repetiu a visita entre de 2011 a 2015.

O sobrevoo desta semana foi o primeiro dos seis que a BepiColombo fará em torno de Mercúrio. As sondas espaciais passaram a 199 quilômetros da superfície do planeta.

"O sobrevôo foi impecável, e é incrível ver, finalmente, nosso planeta-alvo", disse Elsa Montagnon, gerente de operações da nave espacial da missão, em um comunicado à imprensa.

"Foi muito emocionante ver as primeiras imagens de Mercúrio da BepiColombo", acrescentou David Rothery, chefe do Grupo de Trabalho de Superfície e Composição de Mercúrio da ESA. "Isso me deixou ainda mais entusiasmado para estudar os dados científicos que devemos obter enquanto estivermos em órbita ao redor de Mercúrio, porque este é um planeta que realmente ainda não entendemos totalmente."

O próximo sobrevôo por Mercúrio está marcado para junho do ano que vem, seguido por mais quatro em junho de 2023, setembro de 2024, dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Se tudo correr conforme o planejado, BepiColombo desacelerará o suficiente para entrar na órbita de Mercúrio até o final de 2025. Em seguida, os dois orbitadores iniciarão sua principal missão científica: mapear a superfície de Mercúrio para estudar sua superfície, composição e campo magnético.

The post Missão espacial BepiColombo divulga primeira foto de seu sobrevoo por Mercúrio appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário