quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


YouTube é processado por vídeos de abusos de animais

Posted: 20 Oct 2021 03:20 PM PDT

O YouTube está sendo processado por ainda permitir o upload de vídeos com cenas de abusos a animais. A plataforma também é acusada de não punir quem publica os conteúdos.

A Lady Freethinker, uma organização sem fins lucrativos de direitos dos animais, está movendo um processo contra o YouTube, acusando a plataforma de quebra de contrato. O processo alega que o YouTube falhou em cumprir o acordo com os usuários, permitindo que vídeos de abuso de animais fossem postados — e deixando de agir quando alertado sobre o conteúdo.

Esses conteúdos, encontrados aos milhares no site, foram objeto de uma ação judicial movida na segunda-feira (18), no Tribunal Superior da Califórnia em Santa Clara.

Alguns dos vídeos estão no site há anos, sendo assistidos centenas de milhares de vezes. Certos deles exibiam, inclusive, anúncios de rações para animais de estimação. Isso significava que a empresa-mãe do YouTube, a Google, estava compartilhando as receitas dos anúncios com as pessoas que postaram os vídeos.

A organização disse que o YouTube ignorou as repetidas denúncias do grupo sobre vídeos de abuso de animais, e também lamentou que, segundo eles, a plataforma se preocupe mais com os lucros do que com a causa animal.

"O YouTube está ciente desses vídeos e seu papel em distribuí-los, bem como seu apoio contínuo à sua criação, produção e circulação", disse a entidade. "É uma pena que o YouTube tenha optado por colocar os lucros acima dos princípios de tratamento ético e humano de animais inocentes”.

Já existe a proibição para vídeos em que humanos causam danos físicos a um animal para causar sofrimento. As diretrizes dizem que o YouTube também não permite vídeos nos quais humanos incitem animais a lutar ou encenem um resgate que coloque o animal em uma situação perigosa. Entretanto, diversos conteúdos com essas características foram encontradas na plataforma.

A porta-voz do YouTube, Ivy Choi, disse que a empresa expandiu sua política sobre vídeos de abuso de animais este ano. Desde então, ela disse, a plataforma removeu centenas de milhares de vídeos e encerrou milhares de canais por violações.

Em uma carta enviada ao Departamento de Justiça na segunda-feira (18), a Lady Freethinker também acusa o YouTube de ajudar e incitar a violação da lei de “esmagamento de animais”.

Criada em 1999 e alterada em 2010 e 2019, a lei federal americana proíbe a produção ou distribuição de vídeos em que os animais são "propositadamente esmagados, queimados, afogados, sufocados, empalados ou sujeitos a lesões corporais graves".

Assine a newsletter do Gizmodo

Nina Jackel, fundadora do Lady Freethinker, disse que, há um ano e meio, vem pedindo ao YouTube que tome medidas significativas em relação aos vídeos de abuso de animais.

Segundo ela, só no ano passado ela forneceu exemplos de violações em 146 canais com mais de 2.000 vídeos, assistidos coletivamente 1,2 bilhão de vezes. Ela disse que o YouTube não respondeu e que cerca de 70% desses vídeos ainda estavam no ar até o mês passado.

"Tentamos ter uma conversa substancial com eles por várias vezes e fomos impedidos", disse Jackel. "Estamos batendo na porta e ninguém atende. Portanto, este processo é uma espécie de gota d’água".

The post YouTube é processado por vídeos de abusos de animais appeared first on Gizmodo Brasil.

Nova espécie de caranguejo preso em âmbar tem 100 milhões de anos

Posted: 20 Oct 2021 02:41 PM PDT

Um caranguejo de 100 milhões de anos encontrado muito bem preservado em âmbar está lançando uma nova luz sobre neste grupo icônico de animais.

A nova pesquisa, publicada na Science Advances, descreve o primeiro caranguejo fóssil conhecido da era dos dinossauros. O fato de o caranguejo ter sido encontrado preservado em âmbar é uma grande vitória para os paleontólogos. Pedaços de resina de árvores são famosos por preservar insetos, microorganismos, material vegetal, penas e pássaros. Mas quanto à resina que captura caranguejos e outras criaturas marinhas aparentes, nem tanto. Na verdade, ao ficar emaranhado na substância da árvore, esse caranguejo está nos dizendo algo sobre seu comportamento e o ambiente em que viveu; uma criatura do mar, este animal não era.

O fóssil, encontrado em Mianmar, Ásia, é incrível. Mantido no Longyin Amber Museum em Yunnan, China, o conjunto único de características do caranguejo garantiu a criação de uma nova espécie, Cretapsara athanata, que significa “o espírito cretáceo imortal das nuvens e da água”. Em um e-mail, Javier Luque, o principal autor do estudo e pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Biologia Organísmica e Evolutiva da Universidade de Harvard, disse que o espécime de 100 milhões de anos “é o fóssil de caranguejo mais completo já descoberto”, é como “não perder um único fio de cabelo, literalmente!”

 

A microtomografia computadorizada do fóssil permitiu à equipe visualizar a anatomia do animal em três dimensões (3D), incluindo vistas de suas guelras (órgão respiratório), antenas, grandes olhos compostos e parte da boca revestida de pêlos finos. O caranguejo é bem pequeno, e a equipe não consegue dizer se é um bebê, um jovem ou um adulto desenvolvido.

Reprodução 3D do fóssil, mostrando o caranguejo em detalhes requintados. Imagem: Elizabeth Clark e Javier Luque

O crustáceo é menor do que a maioria das espécies de caranguejos vivos ou extintos, mas seu corpo, garras e pernas são semelhantes aos observados em vários desses animais modernos. Ao mesmo tempo, seu corpo bucal delgado e seu peito estreito lembram alguns invertebrados antigos. Luque disse que é o “caranguejo de aparência moderna mais antigo conhecido até hoje”.

O C. athanata, sem tecido pulmonar aparente e guelras bem desenvolvidas, era provavelmente capaz de viver na terra. Isso poderia explicar como o animal semi-aquático finalmente encontrou seu destino em uma gota de resina de árvore. Durante o Cretáceo, as árvores capazes de produzir resina eram principalmente perenes – designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo – o que significa que o caranguejo deve ter vivido em uma floresta perene (ou pelo menos perto de uma), explicou Luque.

"A presença de brânquias bem desenvolvidas sugere que era um juvenil de uma espécie maior de água salobra (com mais salinidade do que a água doce, mas não tanto quanto a água do mar) que vivia perto de um flúvio-estuarinoss (possui ligação com o mar) florestado até o litoral", disse ele. "Alguns caranguejos de água doce hoje também são anfíbios, o que também faria com que um animal principalmente aquático ficasse preso na seiva de uma árvore na floresta."

Múltiplas visualizações do fóssil no âmbar. Foto: Javier Luque e Lida Xing

Outra possibilidade, disse Luque, é que C. athanata fosse um caranguejo bebê pertencente a uma espécie terrestre semelhante aos caranguejos vermelhos da Ilha do Natal. Esses caranguejos são famosos por soltarem seus bebês no oceano, e eles então invadem a terra. Luque também citou os caranguejos modernos da família Sesarmidae, que escalam árvores. Se C. athanata fosse semelhante, isso poderia explicar da mesma forma sua conexão com a resina da árvore.

É importante ressaltar que o fóssil está ajudando os cientistas a compreender a origem dos caranguejos de água doce e a identificar o período durante o qual surgiram.

Os caranguejos verdadeiros, conhecidos como Brachyura, são crustáceos que surgiram há cerca de 200 milhões de anos durante o Jurássico. A maioria dos caranguejos, tanto naquela época como agora, são criaturas marinhas, mas alguns se adaptaram a habitats distintamente não marinhos, incluindo terra, poças de água salobra e água doce.

A evidência molecular sugere que a divisão entre caranguejos marinhos e não-marinhos aconteceu por volta de 130 milhões de anos atrás, enquanto a evidência fóssil mais antiga de caranguejos não-marinhos, embora de natureza muito fragmentada, remonta a entre 75 milhões e 50 milhões de anos atrás. 

Luque disse que o novo caranguejo fóssil de 100 milhões de anos, encontrado completo e envolto em âmbar, “faz uma ponte de forma espetacular entre o tempo molecular previsto de divisão dos caranguejos não-marinhos e o registro fóssil anteriormente conhecido”.

O novo achado sugere que os caranguejos se aventuraram em terra firme pelo menos 25 a 50 milhões de anos antes do que se supunha anteriormente. Luque disse que o fóssil âmbar está atrasando o tempo e a origem de muitos grupos de crustáceos, ao mesmo tempo que revela um novo ramo na árvore genealógica dos animais.

Assine a newsletter do Gizmodo

"Cada fóssil que descobrimos desafia nossas teorias sobre a hora e o local de origem de vários organismos, muitas vezes nos fazendo voltar no tempo no tempo para novas áreas geográficas", disse ele.

 

The post Nova espécie de caranguejo preso em âmbar tem 100 milhões de anos appeared first on Gizmodo Brasil.

Assista ao teaser vazado de Uncharted, estrelado por Tom Holland

Posted: 20 Oct 2021 02:15 PM PDT

Uncharted

Quem está ansioso para o lançamento de Uncharted, filme baseado na franquia de jogos de mesmo nome, pode finalmente matar a curiosidade. Está circulando no Twitter na tarde de quarta-feira (20) um suposto teaser da trama — que tem Tom Holland na pele Nathan Drake.

O vídeo, de apenas quarenta segundos e em baixa qualidade, mostra Nathan em perigo em diversas situações diferentes. O momento em que ele acorda entre os caixotes pendurados em um avião no ar, por exemplo, é uma referência direta de Uncharted 3: Drake’s Deception. Assista:

Não se sabe a origem e, até o momento, não foi confirmado se o teaser é mesmo oficial. Em agosto, a Sony revelou um trailer durante a CinemaCon, porém ele ficou restrito apenas aos participantes e não foi divulgado ao público.

Os relatos dizem que, pelo trailer, o longa aparentemente capturou o espírito da franquia de jogos. Foram exibidas cenas de Drake explorando o que parece ser uma caverna. Num outro momento, o protagonista cai do avião — cena que aparece no vídeo vazado.

Desde que foi anunciado que Uncharted receberia um filme, em 2019, o longa passou por uma série de problemas — que envolvem desde roteiro, elenco e até direção. Com a chegada de Tom Holland para interpretar Nathan Drake e as gravações acontecendo no final do ano passado, parece que as coisas acabaram entrando no lugar.

Assine a newsletter do Gizmodo

Além de Holland, Mark Walhberg (que chegou a ser cotado para interpretar Drake) será Victor “Sully” Sullivan, o mentor do protagonista. O elenco também conta com Antonio Banderas, Tati Gabrielle e Sophia Ali.

Uncharted é baseado na franquia de jogos da Naughty Dog, que narra as história de Nathan Drake, um caçador de tesouros antigos e entra em aventuras dignas de Indiana Jones. Durante a PlayStation Showcase, foi anunciado que a coletânea remasterizada de Uncharted chegará para PC e PlayStation 5.

O filme de Uncharted será lançado em 18 de fevereiro de 2022.

The post Assista ao teaser vazado de Uncharted, estrelado por Tom Holland appeared first on Gizmodo Brasil.

God of War está em pré-venda para PC, saiba onde comprar

Posted: 20 Oct 2021 12:44 PM PDT

Fãs de jogos para PC receberam uma boa notícia nesta quarta-feira (20): God of War, de 2018, será lançado para Steam e já tem até uma página própria na plataforma.

O game será lançado para a Steam com opção de resolução real em 4K, válida para dispositivos que tenham suporte ilimitado de quadros por segundo.

O game contará com diversas novidades exclusivas para o PC, como a opção de configurar a experiência visual baseado no equipamento que se está usando. O jogo prevê também integração total com a tecnologia NVIDIA Deep Learning Super Sampling (DLSS), que permite uma experiência mais responsiva, e suporte para telas 21:9 ultra-widescreen.

God of War é uma franquia exclusiva da PlayStation (tanto é que o game studio faz parte do selo da PlayStation Studios). Mas, com a Steam e outras plataformas digitais ganhando espaço no mercado, alguns jogos do guarda-chuva da Sony estão indo para os PC — como aconteceu com Horizon Zero Dawn e Death Stranding.

O jogo de 2018 é uma continuação da trilogia em que o deus grego Kratos vive como um mortal no reino dos deuses e monstros nórdicos. Além de lutas épicas, o espartano precisa lidar com os desafios da paternidade com seu filho Artreus, enquanto seu passado sangrento o persegue.

Assine a newsletter do Gizmodo

Premiado e aclamado pela crítica, a versão de PS4 do jogo registrou em agosto a marca de 19,5 milhões de cópias vendidas em todo o mundo e ganhou o prêmio de Jogo do Ano de 2018 pelo Game Awards. Em setembro, foi divulgado um trailer de Ragnarök, a continuação do jogo de 2018, que será lançado em algum momento em 2022 para PS4 e Ps5.

A versão para PC está em pré-venda e chega em 14 de janeiro de 2022 com o preço de R$199,90. 

The post God of War está em pré-venda para PC, saiba onde comprar appeared first on Gizmodo Brasil.

Transplante inédito coloca rim de porco em um ser humano

Posted: 20 Oct 2021 12:20 PM PDT

Cirurgiões americanos conseguiram um feito histórico: realizaram um transplante de rim de porco para um ser humano. O órgão foi geneticamente modificado, mas não apresentou qualquer efeito adverso no corpo do paciente. Os médicos acreditam que o sucesso do procedimento possa abrir portas para aliviar a falta de órgãos humanos para doação. 

À Reuters, os médicos disseram que a receptora era uma paciente com morte cerebral e sinais de disfunção renal. A família da paciente consentiu com o experimento antes que fossem desligados os aparelhos.

O procedimento foi realizado no centro médico Langone Health, em Nova York, com genes alterados de um porco. A mudança a nível genético foi feita para garantir que seus tecidos não contivessem mais uma molécula conhecida por desencadear a rejeição quase imediata.

De acordo com a reportagem, o experimento envolveu um único transplante, e o rim foi deixado no local por apenas três dias. A pesquisa ainda não foi revisada por grupos de cientistas independentes, e também não foi publicada em uma revista científica.

Ainda assim, Robert Montgomery, médico que liderou o estudo, disse à publicação que esse ensaio deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal, daqui um ou dois anos. 

Assine a newsletter do Gizmodo

Pesquisas desse tipo podem testar a abordagem como uma solução de curto prazo para pacientes em estado crítico até que um rim humano esteja disponível, como explicou Montgomery. 

No Brasil, 50 mil pessoas aguardam um transplante, sendo 5.312 pacientes na fila de espera por uma doação de rim. 

[Reuters]

The post Transplante inédito coloca rim de porco em um ser humano appeared first on Gizmodo Brasil.

Atriz Ruby Rose denuncia abusos e morte de dublês nas gravações de Batwoman

Posted: 20 Oct 2021 11:50 AM PDT

Batwoman

Nesta quarta-feira (20), a atriz Ruby Rose — que interpretou a protagonista Kate Kane em Batwoman até maio de 2020 — quebrou o silêncio e fez uma série de acusações contra os cabeças da Warner Bros. e CW, alegando condições precáriaos durante as gravações.

Em seus stories no Instagram, a atriz expôs que o produtor Peter Roth (que deixou o cargo no final do ano passado) e a showrunner Caroline Dries a fizeram voltar ao trabalho dez dias após ter feito uma cirurgia delicada.

Na época, ela havia se machucado durante uma acrobacia que deu errado, além de ter tido um tumor e uma fratura na costelas. “Para todos que disseram que eu estava muito travada em Batwoman, imagine voltar ao trabalho 10 dias depois disso… 10 DIAS!!!”, afirma Rose, que compartilhou vídeos que mostram um médico falando da gravidade dos ferimentos dela.

Não foi só a ex-protagonista que se machucou nas gravações. Dois dublês morreram, uma assistente de produção ficou paraplégica e um membro da equipe teve queimaduras de 3º grau. “Não tivemos um tempo após assistir a pele cair de seu rosto… nos falaram que tínhamos que gravar uma cena de sexo sem um minuto para processar”, continua a artista relatando que teve seu rosto cortado, próximo a seu olho — o que quase a deixou cega.

No começo da pandemia, Ruby acusa que Caroline queria continuar as gravações sendo que outras produções do mesmo grupo como Riverdale, The Flash e Supergirl foram suspensas. “Nós paramos de gravar no dia seguinte, não porque ela quase matou alguém, mas porque o Governo mandou.”

Em 2019, ela foi proibida de participar da Comic-Con de San Diego (um dos eventos mais importantes da cultura nerd) e teve que fazer um vídeo anunciando que não estaria na feira por conta das gravações. “Imagine já ter aceitado receber menos para poder fazer um projeto especial e estar super animada para ir na Comic-Con. E então ser informada de que eles não iriam adaptar as datas de gravação para eu poder participar”. Para gravar a mensagem ela foi orientada a cobrir as cicatrizes da cirurgia.

Em sua publicação, Ruby também alega mau comportamento dos colegas de elenco Dougray Scott e Camrus Johnson após sua saída.

Ela também afirma que Roth, atual presidente-executivo da Warner Bros. Television, assediava funcionárias e até chegou a colocar um detetive particular para arranjar um motivo falso para justificar sua saída da série.

Assine a newsletter do Gizmodo

Ela segue, "Então, finalizando, por favor meus queridos fãs, parem de me perguntar quando irei retornar para essa série horrível. Eu não voltaria por nenhuma quantia em dinheiro, nem se tivessem armas em minha cabeça. Eles arruinaram Kate Kane e destruíram Batwoman, não eu.”

Na segunda temporada, a atriz Wallis Day substituiu Rose para terminar a saga de Kate Kane. Na terceira e atual continuação, a personagem foi substituída por Ryan Wilder, interpretada por Javicia Leslie.

The post Atriz Ruby Rose denuncia abusos e morte de dublês nas gravações de Batwoman appeared first on Gizmodo Brasil.

Nova série da Netflix é baseada na disputa judicial contra o Google Earth

Posted: 20 Oct 2021 11:00 AM PDT

Batalha Bilionária: O Caso Google Earth

A Netflix lançou neste mês a Batalha Bilionária: O Caso Google Earth. Uma minissérie de ficção baseada na história real de uma briga jurídica envolvendo a gigante da tecnologia por violar uma das patentes mais importantes da atualidade.

A história se passa no começo da década de 1990 e mostra um mundo onde a internet era um campo pioneiro e para poucos. Os protagonistas são um artista e um programador que criaram  juntos na Alemanha o projeto TerraVision, algoritmo para ajudar na localização e mapeamento digital.

Parece uma ideia sci-fi “batida” atualmente pela presença do mapa do mundo na palma da mão, com os serviços de GPS e de geolocalização como o Google Earth, o Apple Maps entre outros. Entretanto, a série propõe um outro olhar para o Google Earth pela acusação que a dupla do TerraVision fez contra a empresa norte-americana: usar o código-fonte do projeto deles durante uma viagem ao Vale do Silício.

A trama é dividida entre duas linhas temporais, a primeira apresenta a criação da empresa ART+COM e o desenvolvimento do TerraVision pelo idealizadores em 1994. Já a segunda traz os detalhes do processo judicial contra o Google em 2005, o julgamento e os problemas legais durante o tempo que o processo durou.

Batalha Bilionária tem a direção de Robert Thalheim e o roteiro de Oliver Ziegenbalg, que criaram uma ficção baseada em acontecimentos reais. Ao situar o começo dos avanços da tecnologia e relatar a disputa, o diretor explica que queria expor “como o equilíbrio de poder mudou, e os próprios pioneiros da internet foram atropelados por esse desenvolvimento. Queríamos mostrar como tudo começou e contar a história de quem nunca esteve no centro das atenções”.

A produção utilizou entrevistas com envolvidos nos eventos, assim como documentos processuais –nesse ponto, o roteiro reproduz as declarações reais dadas no tribunal para evitar entrar em conflito com a Google.

Assine a newsletter do Gizmodo

Alguns elementos não foram tratados de forma fidedigna como a adição de alguns personagens, mas a plataforma também disponibilizou um making of para quem quiser se aprofundar no caso.

Batalha Bilionária: O Caso Google Earth está em sua primeira temporada e dividida em quatro episódios na Netflix.

[DW]

The post Nova série da Netflix é baseada na disputa judicial contra o Google Earth appeared first on Gizmodo Brasil.

Asa de pterossauros tinha mesma estrutura usada nos aviões

Posted: 20 Oct 2021 10:00 AM PDT

Os pterossauros foram os primeiros voadores vertebrados e viveram por mais de 160 milhões de anos. Contudo, alguns aspectos sobre sua anatomia de voo e desempenho de voo permanecem obscuros. Mas agora, um grupo de pesquisadores, com ajuda da fluorescência estimulada por laser, conseguiu entender mais sobre o voo destes animais. As descobertas foram publicadas no Proceedings of the National Academy of Sciences

Esses répteis voadores viveram durante os períodos Cretáceo e Jurássico e tinham cerca de 10 metros de comprimento (mesmo tamanho de um avião) e pesavam até 250 quilos. Pesquisas anteriores mostraram que suas asas eram feitas de membranas e evoluíram a partir de um quarto dedo muito alongado. Suas populações já estavam  em declínio antes do impacto do asteroide que os destruiu completamente (junto com os dinossauros) há aproximadamente 66 milhões de anos. 

Nesta nova pesquisa, os cientistas da Universidade de Hong Kong e do Instituto Dinossauro, do Museu de História Natural de Los Angeles, buscaram aprender mais sobre as propriedades físicas dos pterossauros que lhes permitiam voar. Para isso, eles usaram um laser azul junto com a fotografia de longa exposição para criar imagens fluorescentes do tecido mole (músculo) que os pesquisadores acreditavam estar envolvido na redução do atrito no ar e ajuste fino do voo.

Um pterossauro do Jurássico Superior com tecidos moles do ombro preservados mostrados em rosa. Crédito: Michael Pittman.

Ao analisarem as imagens que criaram, os pesquisadores encontraram evidências de uma carenagem de raiz de asa que servia para suavizar o fluxo de ar nas proximidades da junção das asas com o corpo. 

A carenagem já foi descrita nas aves e nos morcegos – feitos de penas ou pelos – e também na tecnologia dos aviões. Esse detalhe que faz toda diferença tem o objetivo de evitar a turbulência do ar, permitindo que o vento que se move sobre certas partes de uma criatura ou avião seja mais suave, tornando o voo mais eficiente.

Assine a newsletter do Gizmodo

No caso dos pterossauros, os músculos pareciam nivelar a parte frontal óssea da asa ao encontrar o corpo. Os pesquisadores acreditam que tal característica provavelmente deu aos répteis voadores um alto grau de força à asa e controle de voo.

The post Asa de pterossauros tinha mesma estrutura usada nos aviões appeared first on Gizmodo Brasil.

Netflix lança teaser diferentão de Cowboy Bebop, confira

Posted: 20 Oct 2021 09:11 AM PDT

Cowboy Bebop

Muitos ainda estão traumatizados com a adaptação em live-action de Death Note que a Netflix produziu. Apesar disso, parece as atualizações mais recentes sobre Cowboy Bebop indicam que a produção deverá ser algo que (talvez) agrade os fãs do animes.

Na terça (19), a plataforma lançou um teaser que, ao invés de apostar no real, mostra as sacadas metalinguísticas que a nova adaptação propõe — e o resultado ficou incrível. Confira:

O teaser traz uma visão lúdica da série, com referências do anime na forma de brincadeiras ou nas lutas. O protagonista aparece empunhando um bastão contra alguns bandidos — do mesmo jeitão que faz durante a excelente luta de vassouras em Cowboy Bebop: O Filme (2001).

Também aparecem algumas dicas sobre o “nêmesis” de Spike Spiegel (John Cho), Vicious (Alex Hassell). Ao que parece, série irá brincar bastante com o próprio cenário e estilo. Se este é o tipo de tom que a produção busca, certamente é uma maneira muito atrevida de mostrar a equipe de heróis. Ainda assim, seria interessante dar destaque um pouco maior ao adorável cão Ein e a Ed, personagem importante no anime que ainda não foi mostrado no live-action.

Assine a newsletter do Gizmodo

Lançado em 1998, o anime do gênero de ficção científica (neo-noir) tem 26 episódios. A história conta é focada nas aventuras de Spike Spiegel em pleno ano 2071, junto com sua equipe de caçadores de recompensas pelo espaço.

A série chega à Netflix em 19 de novembro. Mas quer quiser conhecer a franquia já poderá assistir aos episódios do anime na plataforma a partir de amanhã (21).

The post Netflix lança teaser diferentão de Cowboy Bebop, confira appeared first on Gizmodo Brasil.

Laboratório paga 30 mil reais para voluntários dispostos a pegar Covid

Posted: 20 Oct 2021 09:00 AM PDT

Um hotel em Londres, na Inglaterra,irá realizar um desafio humano em que os participantes serão infectados com o vírus da Covid-19 para contribuir com estudos de vacinas e medicamentos contra a doença. A informação é do jornal britânico The Telegraph

O hotel Whitechapel foi totalmente transformado para atender a padrões de biossegurança, que garantirão que o vírus Sars-CoV-2 não escape dali. A responsável pela proposta inusitada foi a companhia Open Orphan, que recebeu financiamento do governo inglês para a realização dos testes.

Os voluntários preparados para ver como se saem contra o vírus receberão cerca de 3 a 4 mil libras, 23 a 30 mil reais, Eles ficarão em 19 quartos por duas semanas, com TVs e PlayStations para mantê-los entretidos.

Segundo o site da empresa, nenhum dos participantes poderá ter comorbidades e serão monitorados durante 24 horas. De acordo com a publicação, esse tipo de estudo é mais barato e rápido que os convencionais, que podem envolver até 20 mil pacientes e demorar de dois a três anos. Esse  desafio humano tem média de 100 voluntários e dura três meses.

Em julho deste ano, a Pfizer anunciou que uma vacina contra a doença teve 95% de eficácia em testes de fase 2 —o imunizante é resultado desta pesquisa.

Assine a newsletter do Gizmodo

O ensaio envolveu isolar o vírus da “natureza”, cultivá-lo em laboratórios e produzi-lo de acordo com um padrão específico.

The post Laboratório paga 30 mil reais para voluntários dispostos a pegar Covid appeared first on Gizmodo Brasil.

Samsung agora permite customizar o Galaxy Z Flip 3 — com até 49 cores diferentes

Posted: 20 Oct 2021 08:27 AM PDT

*Com colaboração de Guilherme Eler

Donos de smartphones e smartwatches Samsung cansados do pretinho básico (ou de um branco/prata sem graça) agora podem colocar sua própria identidade nas cores de seus gadgets.

A Samsung anunciou num evento online nesta quarta-feira (20) que está lançando o Galaxy Z Flip 3 Bespoke Edition, uma nova roupagem para seu recém-lançado Galaxy Z Flip 3. Não há atualizações de hardware nem nada do tipo. O atrativo, aqui, é dar aos clientes a liberdade de customizar seu celular nas cores que desejarem.

A moldura do telefone continuará disponível nas cores preta ou prata. Para as cores das partes frontal e traseira (também conhecidas como parte superior e inferior, se o telefone estiver aberto), porém, agora há cinco opções: azul, amarelo, rosa, branco ou preto.

Isso permite que usuários criem até 49 combinações diferentes de smartphone. Tudo vindo de fábrica: você seleciona as cores que deseja diretamente no site da Samsung, sem precisar personalizar por fora.

"Os clientes atuais são multifacetados, e acreditamos a tecnologia que eles usam deve refletir seus estilos de vida únicos. A edição Bespoke abre novas experiências para os clientes mostrarem quem eles são, por meio da tecnologia que usam” disse Stephanie Choi, vice-presidente sênior e chefe de marketing da Samsung.

Fãs brasileiros ainda precisarão esperar mais um pouco pela novidade, que ainda não tem data para estrear no Brasil. De início, o Bespoke Edition Galaxy Z Flip 3 estará disponível apenas nos Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Coréia e Reino Unido.

Quem vive em um desses países pode montar seu novo smartphone sob medida no site da Samsung a partir de hoje. Os dispositivos têm prazo de entrega de 4 semanas. A personalização não vem de graça, claro. O preço anunciado da Bespoke Edition é US$ 1.099 — US$ 100 a mais do que o modelo básico do telefone.

Galaxy Watch4

Usuários poderão escolher entre os modelos tradicional e clássico. As cores da caixa disponíveis são preto, prata e verde. Há também uma série pulseiras esportivas, de couro e mais. Tudo combinando com os papéis de parede da tela principal e do display secundário. Para os smartwatches, os preços partem de US$ 245.

The post Samsung agora permite customizar o Galaxy Z Flip 3 — com até 49 cores diferentes appeared first on Gizmodo Brasil.

Conheça o Lo-fi, gênero musical que ajuda a ter foco para estudos e trabalho

Posted: 20 Oct 2021 07:00 AM PDT

Lo-Fi Girl Santo Puppy

Lo-fi é um gênero musical que estourou durante a pandemia e, enquanto você lê este texto, está no ouvido de milhares de pessoas ao redor do mundo — literalmente. Mas, afinal, o que é esse estilo, e como ele se tornou a trilha sonora perfeita para estudar, relaxar, trabalhar e outras tantas atividades?

Recomendamos que você ouça isto aqui enquanto lê o artigo. Só pra melhorar a imersão.

O que é Lo-fi?

A palavra é uma abreviação de low-fidelity (baixa fidelidade), com músicas feitas de forma despretensiosa, que mesclam ruídos de videocassetes, som ambiente ambiente, chuva, etc. O lo-fi apresenta traços mais caseiros, amadores ou, se preferir DIY (faça você mesmo).

É difícil definir qual foi sua origem. Possivelmente, o gênero bebeu de diversos estilos — como o rock, new wave, psicodélico, indie e, claro, das batidas do rap/hip-hop.

O lo-fi estourou na internet pra valer em 2013, com a criação do Chillhop Music, canal no YouTube dedicado à essa temática. Por se tratar de um conteúdo autoral, que não tem grandes gravadoras por trás, a plataforma de vídeo se tornou o maior nicho para ouvintes desse estilo — mas aparece também em outros serviços de streaming como o Spotify.

O lo-fi tem beats mais lentos, presença de instrumentos como baixo, piano, violão e até guitarra. Segundo o artigo “Fluxos sonoros-sensoriais no lo-fi hip hop“, do doutorando Sidarta Landarini da UFRJ, o ritmo tem as seguintes características.

  1. Ruído de "baixa qualidade", de vinil, chuva, mar, papel amassando, vento, rádio sintonizando
  2. Espírito DIY.
  3. Grande inspiração no hip-hop
    a) A construção dos Beats (desacelerados)
    b) Presença dos samples, podendo ser de Jazz, Bossa Nova e música instrumental
    c) Técnicas de produção, como Scratching (a técnica de arranhar o vinil), Punch (quando abaixam o volume de um instrumento e volta para causar um "impacto") e Looping (repetição).

Por que as pessoas escutam?

A audiência é atraída pela mistura de som ambiente com batidas marcantes e, geralmente, ausência de vocal. Tudo isso é perfeito para aquelas atividades que casam bem com um som de fundo, mas que exigem sua concentração a ponto de te impedir de prestar atenção em uma letra. Assim, o som se tornou a pedida para quem precisa se concentrar no trabalho, estudo — e até na transa, por que não.

A pandemia e as atividades remotas impulsionaram a busca por esse tipo de música. Com o isolamento e as pessoas passando mais horas trancadas em casa, surgiram a perda de foco, desânimo, ansiedade e outros sintomas. É aí que o lo-fi entra.

As músicas carregam um ar bucólico, melancólico, relaxante e até nostálgico para os ouvintes, mas sem fazer com que a pessoa durma durante a tarefa. Outro fator é que, pelo fato de as playlists terem diversas horas (há muitas rádios ao vivo) e soarem como música de fundo, o usuário não precisa ficar usando o tempo para criar a lista e selecionar quais músicas escutar. É só clicar e focar nos afazeres.

Outra ferramenta importante é a interação com outras pessoas. Canais de lo-fi no YouTube costumam oferecer chat durante as lives, onde os usuários, além de apreciar o som ,interagem entre si e criam uma comunidade, tentando de alguma forma lidar com o isolamento.

É possível achar lo-fi para programar, dormir, relaxar, ler e até fazer sexo.

“Pode copiar, mas não faz igual”. Imagem: Studio Ghibli / Santo Puppy

Além do som, o gênero ficou reconhecido pela imagem de uma garota que está estudando no conforto do quarto — desenho que estampa uma série de playlists de lo-fi por aí. A inspiração surgiu no filme Sussurros do Coração, em que a protagonista trabalha para escrever seu primeiro livro. Sua rotina de dedicação acabou se tornando inspiração para milhares de pessoas que precisam se concentrar para entregar seus estudos e trabalhos.

Quais canais seguir?

Para os que querem entrar de cabeça (ou de ouvido) no lo-fi, separamos abaixo alguns canais. As dicas vão desde opções de batidinhas mais relaxantes, até as agitadas e com toque brasileiro.

Lofi Girl

Antes chamado de ChilledCow, o canal foi fundado em 2015 e é um dos maiores do gênero (com 9 milhões de inscritos). Foi quem primeiro trouxe essa imagem da garota estudando ao conhecimento do grande público. O canal chegou a usar imagem da personagem do filme, mas, por questões de direitos autorais, acabou precisando trocar.

A live com músicas para estudar e relaxar é uma das mais longas da plataforma: são nada menos que 13 mil horas de conteúdo, e mais de 218 milhões de views (e contando).

Chillhop Music

Se você cansou de ver a menina estudando, você pode acompanhar a rotina tranquila do guaxinim do Chillhop Music, outro canal que está entre os pioneiros na criação desse tipo de conteúdo no YouTube.

A preferência, aqui, é por canções que misturam elementos de jazz, hip-hop. Há diversas playlists temáticas — como caminhada e leitura, e até sazonais, como as tématicas de outono e primavera.

College Music

Com mais de 1 milhão de seguidores no YouTube, o nome surgiu com um pequeno grupo de amigos na faculdade que estava em busca de uma música que tivesse originalidade e não se adequasse ao “pop” genérico.

O canal faz uma curadoria e apresenta artistas poucos conhecidos e independentes para os que procuram algo a mais no lo-fi.

Assine a newsletter do Gizmodo

Tangerina Music

O canal é brasileiro e lançou o primeiro álbum de lo-fi 100% brazuca. A coletânea "Chill Brazilian Storm" reuniu 18 produtores de sete estados (segundo o jornal O Globo).

Para quem ficou interessado, o canal criou, inclusive, um documentário sobre o cenário brasileiro do estilo é só clicar aqui para assistir de graça.

Existe também uma versão que mixa o lo-fi com clássicos da MPB, bossa nova e samba. Você pode conferir aqui. O destaque fica para versão brasileira da garota do lo-fi — com um cão caramelo, bichinho da Parmalat e um calendário de Nossa Senhora na cena. Nada mais Brasil.

The post Conheça o Lo-fi, gênero musical que ajuda a ter foco para estudos e trabalho appeared first on Gizmodo Brasil.

Tarantino dá pista e Kill Bill 3 vira um sonho possível

Posted: 20 Oct 2021 06:33 AM PDT

Quentin Tarantino quer fazer mais um filme antes de se se aposentar — apesar de ainda não saber ao certo qual será ele. O diretor não descarta a ideia de uma sequência de Kill Bill, uma de suas franquias mais conhecidas. “Poderia ser Kill Bill 3? Por que não?” afirmou Tarantino durante o Festival de Cinema de Roma, segundo a revista Variety.

"Mas, primeiro, eu quero fazer uma comédia", disse. O diretor disse ter outros projetos no horizonte, como um livro de crítica de cinema e uma série de TV onde a temática velho oeste aparece com um toque de humor.

“Eu quero filmar no estilo Spaghetti Western, em que todos falam uma língua diferente. O mexicano bandido é italiano; o herói é um americano; o xerife mau é alemão; a garota do salão mexicana é israelense. E todo mundo está falando uma língua diferente. E os atores só sabem que, quando o outro terminar de falar, é a vez deles", disse Tarantino, rindo.

Os dois primeiros longas de Kill Bill foram lançados em 2003 e 2004, e contam a história de uma ex-assassina conhecida apenas como “A Noiva” (Uma Thurman). Ela acorda de um coma de quatro anos decidida a se vingar de Bill, seu ex-amante e chefe, que tentou matá-la no dia do casamento.

Assine a newsletter do Gizmodo

A franquia faz uma homenagem à antigos gêneros de filmes com aqueles com temática de kung fu e samurais, além de exploitation — longas que utilizam elementos sensacionalistas, desde a temática até efeitos visuais.

The post Tarantino dá pista e Kill Bill 3 vira um sonho possível appeared first on Gizmodo Brasil.

Facebook pode mudar nome na próxima semana

Posted: 20 Oct 2021 06:00 AM PDT

Facebook planeja mudar seu nome já na próxima semana, de acordo com um novo relatório da Verge. Oficialmente a empresa quer mudar de alcunha para poder ir além dos servidos de mídia social, mas rumores apontam para outro motivo, o Facebook está se sentindo tóxico.

O CEO Mark Zuckerberg pode fazer um anúncio sobre a mudança de nome na conferência Connect do Facebook em 28 de outubro, ou pode ser feito antes, de acordo com o site de tecnologia, The Verge. Mas a companhia está mantendo sigilo sobre qualquer mudança que esteja no horizonte.

"Não comentamos rumores ou especulações", disse o porta-voz do Facebook, Joe Osborne, ao Gizmodo por e-mail na quarta-feira.

O The Verge relata que a mudança da marca seria apenas para sua empresa principal, da mesma forma que o Google mudou para Alphabet, tornando-se um produto sob o guarda-chuva de uma corporação maior. Nesse cenário, o Facebook provavelmente seria rebaixado ao nome de apenas um produto entre muitos que são de propriedade da empresa, incluindo Instagram, WhatsApp e Oculus.

The Verge

"Disseram-me que o novo nome da empresa do Facebook é um segredo bem guardado dentro de suas paredes e não é amplamente conhecido, mesmo entre sua liderança sênior completa. Um possível nome poderia ter algo a ver com Horizon, o nome da versão VR ainda não lançada de Facebook-meet-Roblox que a empresa tem desenvolvido nos últimos anos. O nome desse aplicativo foi alterado recentemente para Horizon Worlds, logo depois que o Facebook demonstrou uma versão para colaboração no local de trabalho chamada Horizon Workrooms"

A imagem da marca está envolvida em incontáveis ​​escândalos nos últimos anos, incluindo o desastre de Cambridge Analytica em 2016, a eleição do neofascista Donald Trump para a presidência, a insurreição do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 e a descoberta das Nações Unidas de que o Facebook contribuiu para o genocídio em Mianmar.

Mais recentemente, uma ex-funcionária que se tornou denunciante, Frances Haugen, afirmou a um subcomitê do Senado dos Estados Unidos no início deste mês que o que é bom para o Facebook tende a ser muito ruim para a sociedade.

Se a mídia social seguir em frente com a mudança de nome, se juntará a outras marcas com imagens tóxicas que tiveram que ajustar suas ofertas principais, como a Philip Morris, maior empresa de tabaco do planeta, mudou o nome de sua controladora para Altria Group. Até o Dunkin ‘Donuts mudou oficialmente seu nome para apenas Dunkin’ em 2018 porque queria diversificar e se concentrar em alimentos que são um pouco mais saudáveis.

 

Assine a newsletter do Gizmodo

The post Facebook pode mudar nome na próxima semana appeared first on Gizmodo Brasil.

Aprenda com profissionais que são referências mundiais em Metodologias Ágeis! Inscreva-se agora na Imersão Internacional do IGTI.

Posted: 20 Oct 2021 05:30 AM PDT

Há 15 anos, o IGTI, ou Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação, se compromete a oferecer a melhor e mais acessível educação em TI. Não é à toa que foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, TOP3 no ranking de empresas mais inovadoras no uso da TI no Brasil, na categoria Educação.

O Instituto oferece diversas modalidades de aprendizado à distância: bootcamps, pós-graduações, trilhas de especialização e uma imersão internacional. E é sobre essa última modalidade que vamos falar no artigo de hoje.

A imersão Agile World é uma oportunidade excelente para estudantes que:

  • Desejam fazer networking com professores que são referências mundiais em Metodologias Ágeis;
  • Querem conhecer tendências, iniciativas inovadoras e aplicações práticas de tecnologias no mercado;
  • Buscam aprender e se desenvolver de maneira interativa.

A formação conta com tradução simultânea e a segunda edição da imersão terá início já no dia 25 de outubro. Custa R$ 250,00 (que pode ser parcelado em até 3x de R$ 83,33) e o IGTI oferece uma promoção incrível:

  • Ao fazer a matrícula também em um bootcamp para aprender ainda mais, ganhe 40% de desconto no Programa de Imersão Internacional.

Ficou interessado? Perfeito! Então continue lendo para saber mais sobre ela:

Imersão Agile World

  • Inscrições até 25/10
  • 8 semanas de duração
  • 50 horas de curso
  • Aulas interativas às 13 e 19h
  • Tradução simultânea

Nesta formação, você vai estudar sobre a revolução que metodologias ágeis promovem em negócios, carreiras e empresas de vários segmentos.

Entrará em contato com aplicações reais que visam resolver problemas, aprimorar processos e construir ciclos de feedback.

Conheça os professores internacionais

Nesta imersão, você vai aprender com:

  • Teodora Bozheva, consultora de metodologias ágeis em empresas
  • Doug Kirkpatrick, CEO da D’Artagnan Advisors
  • Evan Leybourn, CEO do Business Agility Institute
  • Jurgen Appelo, CEO da Happy Melly e cofundador da Agile Lean Europe
  • Niels Pflaeging, fundador da Rede BetaCodex Network e co-fundador da Rede42
  • Pia-Maria Thorén, referência mundial em RH Ágil, Liderança e Motivação e autora de Agile People

Saiba o que vai estudar

Abertura – Mundo Ágil e Mindset Ágil

Aprenda sobre os benefícios das metodologias ágeis para carreiras, fundamentos ágeis e mais.

Módulo 1 – Agile e o Kanban Maturity Model

Estude sobre o método Kanban, a gestão do fluxo, a lente de serviços e mais.

Módulo 2 – Agile aplicado à liderança

Aprenda sobre gestão ágil de pessoas, segurança psicológica, o papel do Líder Ágil e mais.

Módulo 3 – Agile aplicado aos princípios do trabalho para o próximo século

Estude sobre transparência radical, transformação Top-Down e Bottom-Up, abordagem Test and Learn, e mais.

Módulo 4 – Agile e o Management 3.0 – Happiness, Colaboração, Complexidade

Aprenda sobre teoria da complexidade, alinhamento de restrições, empoderamento de times e mais.

Módulo 5 – Aplicações em Discipline Agile

Estude sobre funções ágeis disciplinadas, fases de iniciação, construção e transição, e mais.

Módulo 6 – Aplicações em Business Agility

Aprenda sobre transformação ágil, Mundo VUCA, Business Agility, e mais.

Módulo 7 – Agile aplicado ao design organizacional

Estude sobre modelo de gestão para complexidade, desenho organizacional para agilidade, e mais.

Módulo 8 – Futuro e Carreira – The future of Work

Aprenda sobre como começar uma carreira internacional em Agile, incluindo habilidades e perfis mais procurados pelas empresas.

Confira a ementa completa e faça a sua inscrição agora.

Conheça todas as formações oferecidas pelo IGTI clicando aqui e dê o salto do qual precisa para alavancar sua carreira de vez.

The post Aprenda com profissionais que são referências mundiais em Metodologias Ágeis! Inscreva-se agora na Imersão Internacional do IGTI. appeared first on Gizmodo Brasil.

Interruptor celeste: estrela anã branca “liga e desliga” para controlar seu brilho

Posted: 20 Oct 2021 05:00 AM PDT

Astrônomos da Universidade de Durham, no Reino Unido, avistaram pela primeira vez uma estrela anã branca acendendo e apagando seu brilho — como se piscasse um interruptor rapidamente.

Astrônomos chamam de anãs brancas estrelas que já esgotaram completamente o hidrogênio que usam como combustível. Localizada a cerca de 1,4 mil anos-luz da Terra, a tal estrela agiu dessa forma por apenas 30 minutos — o que, em termos astronômicos, é muito menos do que um piscar de olhos.

As observações, feitas com ajuda do telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey Satellite, da Nasa, foram descritas na revista científica Nature Astronomy.

Inicialmente, os pesquisadores acreditaram que as alterações eram algo que estava interferindo na maneira como a estrela se alimentava de uma estrela companheira. Só que não imaginavam que o motivo fosse tão único.

A tal estrela faz parte do sistema binário TW Pictoris — onde dois corpos astronômicos estão próximos o suficiente a ponto de sua atração gravitacional fazerem com que orbitem ao outro em torno de um baricentro. Não entendeu? É algo como o esquema abaixo.

Crédito: Infoescola / Simulação de um sistema binário em que duas estrelas com massas similares orbitam o mesmo baricentro.

O fluxo de material (ou seja, os fragmentos de rocha que se desprendem pela ação de gravidade) de uma estrela doadora para a anã branca é determinado principalmente pela gravidade. Como esse fluxo deve permanecer constante, não havia razão para que a luminosidade da estrela mudasse tão rapidamente.

 

Contudo, os pesquisadores perceberam que o que estava acontecendo era algo nunca visto antes: as mudanças de brilho eram repetidas e rápidas.

Imagine que o campo magnético giratório da estrela funciona como um portão magnético. Esse portão regula a entrada das substâncias hélio e hidrogênio para o disco de acreção — estrutura formada por materiais difusos, que orbitam ao redor da estrela. Isso acaba alterando a luminosidade que é vista pelos astrônomos até que o sistema acende de novo e a luz volta ao normal.

Simone Scaringi, cientista do Centro de Astronomia Extragaláctica de Durham que liderou o estudo, disse que as variações de brilho vistas nas anãs brancas que se acumulam são geralmente, relativamente lentas — ocorrendo em escalas de tempo de dias a meses. Mas, nesse caso, os astrônomos viram a estrela perder o brilho em 30 minutos.

Assine a newsletter do Gizmodo

A pesquisadora também explicou que este é um fenômeno nunca visto anteriormente, e analisar comportamentos semelhantes em estrelas de nêutrons muito menores pode ser um passo importante. Tudo por que esse estudo pode ajudar astrônomos a entender melhor o processo de como outros objetos de acreção se alimentam do material que os rodeia e o importante papel dos campos magnéticos nesse processo.

The post Interruptor celeste: estrela anã branca "liga e desliga" para controlar seu brilho appeared first on Gizmodo Brasil.

Saiba como fazer o dalgona, doce de Round 6 que virou hit no Tik Tok

Posted: 20 Oct 2021 04:00 AM PDT

Rouynd 6 - Dalgona doce

Que Round 6 se tornou um fenômeno e chegou a alcançar o status de maior audiência da história da Netflix, isso não é novidade. Como ninguém quer ficar de fora do hype, virou moda entre os tik tokers fazer desafios que envolvem a série — desde a brincadeira de Batatinha 1,2 e 3, até aqueles envolvendo o Dalgona Cady, o doce de açúcar que aparece na série.

No terceiro episódio, intitulado “O Homem do Guarda-Chuva“, os participantes devem esculpir com uma agulha o símbolo em destaque em cada biscoito. São quatro formatos: círculo, estrela, triângulo e guarda-chuva. Quem não terminar a tempo ou quebrar o formato errado, paga com a vida.

Muitos ficaram intrigados sobre o tal doce — conhecido na Coreia do Sul como Dalgona, ou Bbopgi, em algumas regiões. O doce é bastante simples e, por incrível que pareça, leva só dois ingredientes.

Basta colocar o açúcar em uma concha antiaderente de metal e esquentar em fogo bem baixo. Enquanto mexe, acrescente um pouco de bicarbonato de sódio e fique misturando. Com os ingredientes derretidos, despeje a mistura em uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe esfriar por alguns segundos. Aí é só cortar com a forma de preferência.

Confira um vídeo de como é feito:

@experimentaaerj

#round6 #dalgona #doce

♬ som original – experimentaaerj

Nas redes sociais, os usuários tem feito o doce e tentaram cortar com o formato escolhido, o que ficou conhecido como #dalgonachallenge

Separamos algumas reações de quem se deu bem. E outras que falhariam em Round 6:

@biteswithlily

Let's see if I'd survive the dalgona candy challenge in Squid Game 😳🍯⭐ #squidgame #squidgamenetflix #dalgona #squidgamecandy

♬ Squid Game – Green Light Red Light – Yovinca Prafika

@bakebeph

Don't throw them away after playing! 🥰☕ #tiktokfood #squidgame #dalgonachallenge #honeycomb #dalgona #dalgonacandy

♬ original sound – Bakebe Philippines – Bakebe Philippines

Assine a newsletter do Gizmodo

Nem o elenco de Round 6 ficou de fora da brincadeira. A Netflix divulgou um vídeo em que os atores tinham que recortar o doce Dalgona enquanto respondiam as perguntas. O resultado foi bem divertido, como você pode assistir no vídeo abaixo.

The post Saiba como fazer o dalgona, doce de Round 6 que virou hit no Tik Tok appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário