sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Agora qualquer um pode abrir uma sala de áudio no Twitter Spaces

Posted: 21 Oct 2021 03:30 PM PDT

Após ter expandido o acesso a um número cada vez maior de usuários ao longo do ano, o Twitter anunciou nesta quinta-feira (21), que o Spaces, ou “Twitter Espaços” no Brasil, pode ser aberto por qualquer pessoa. Se você gosta de participar de salas de conversa por áudio, chegou a sua hora.

O Twitter Espaço é uma sala de áudio onde vários usuários podem conversar entre si, no qual o host — ou hosts — libera o microfone de quem quer falar. Muito parecido com o Clubhouse, rede social que fez barulho no Brasil há alguns meses. A novidade está disponível nos aplicativos Android e iOS.

No início deste ano, a empresa limitou o acesso à hospedagem do Spaces a contas com pelo menos 600 seguidores, dizendo que descobriu que essas contas teriam mais chances de ter uma boa experiência porque tinham um público razoável. O esquema de “soft opening” finalmente terminou.

"Criamos o Spaces para reunir pessoas de forma íntima para compartilhar pensamentos e tweets com o poder que só a voz humana pode trazer. O Spaces está agora disponível para milhões de pessoas, mas o trabalho não está concluído porque é parte de uma visão maior construída com vocês, nossa comunidade", afirmou a plataforma.

Aparentemente, os usuários podem iniciar seu primeiro Espaço clicando no botão de "+" — o botão que usariam para postar um tweet.

No vídeo compartilhado pela plataforma, o Twitter mostra que o botão agora vai abrir uma série de opções, incluindo aquelas para escrever um tweet, postar um GIF ou iniciar um Space.

A escolha por colocar o Spaces nesse botão, sem dar um destaque maior em outra parte de layout, até faz sentido, já que muitos dos comentários do Twitter são postados por meio de um tweet rápido.

Anteriormente, o Twitter estava experimentando dar ao Spaces sua própria guia no aplicativo. Mas isso não foi lançado para o público, aparentemente.

Assine a newsletter do Gizmodo

Recentemente, a empresa fez outra atualização na ferramenta e adicionou a possibilidade de adicionar dois co-hosts e até 10 “porta-vozes” ao Spaces — o que permite eventos maiores, com mais moderadores. A rede social também encerrou seu recurso de stories, o Fleets, o que fez do Spaces o único produto que aparece na primeira fila do app do Twitter.

Desde que anunciou o Spaces, várias grandes plataformas lançaram seus próprios produtos de salas de áudio — seguindo a onda do Clubhouse, que nadou de braçada no auge da pandemia. Agora, Spaces e Clubhouse competem com as Salas de áudio do Facebook, Spotify Greenroom, Discord e outros.

The post Agora qualquer um pode abrir uma sala de áudio no Twitter Spaces appeared first on Gizmodo Brasil.

Kristen Stewart abre o jogo sobre ser o Coringa no Batman vivido pelo ex

Posted: 21 Oct 2021 03:07 PM PDT

Kristen Stewart / Robert P. como Batman

Desde que a internet descobriu que Robert Pattinson — conhecido por ter vivido Edward Cullen na saga Crepúsculo — interpretaria Batman, usuários de redes sociais tem se questionado se Kristen Stewart participaria no filme do The Batman na pele de Coringa. Afinal, além de ter namorado o ator, ela atuou ao lado de Pattinson na franquias de vampiros e lobisomens. Só que a resposta pode decepcionar quem está torcendo para isso acontecer.

Em entrevista à revista Variety, a atriz negou que participaria, mas disse que esta não é uma decisão definitiva. “Não é um ‘não’, mas não é o que mais me empolga. Vamos fazer algo novo", disse Stewart.

A atriz disse que adora a ideia de pensar em ser uma vilã. "Eu amo a energia por trás disso. Estou totalmente pronta para interpretar uma pessoa estranha e assustadora".

Vários atores interpretaram (ou dublaram) o Coringa — como Jack Nicholson, Jared Leto, Mark Hamill. Tanto Joaquin Phoenix quanto o falecido Heath Ledger ganharam o Oscar por suas interpretações como o antagonista da DC. Agora, Robert Pattison veste o manto do justiceiro.

Apesar de existir a Arlequina como uma “versão feminina” do Coringa, seria interessante uma interpretação feminina tão estranha e insana de Joker.

O novo longa de Batman, que terminou de ser filmado em março de 2021, passou por uma série de problemas durante a pandemia. As gravações tiveram que ser interrompidas durante vários momentos, por conta de casos de Covid-19 no elenco — incluindo o de Robert Pattinson —, o que atrasou a edição e sua data de lançamento.

Assine a newsletter do Gizmodo

Além de Pattinson, o longa conta com Zoë Kravitz (Mulher-Gato), Jeffrey Wright (Comissário Gordon), Paul Dano (Charada), Andy Serkis (Alfred) e Colin Farrell (Pinguim). O filme chega aos cinemas em 4 de março de 2022.

The post Kristen Stewart abre o jogo sobre ser o Coringa no Batman vivido pelo ex appeared first on Gizmodo Brasil.

No aniversário de Carrie Fisher, relembre a entrada triunfal da Princesa Leia em Star Wars

Posted: 21 Oct 2021 02:45 PM PDT

Muito se tem falado sobre Carrie Fisher, que faria 65 anos nesta quarta-feira (21), e sua interpretação da Princesa Leia nas telonas. No entanto, há algo profundamente inspirador em voltar aos primeiros momentos em que somos apresentados a ela em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança.

A figura sombria de Darth Vader andando no corredor branco e brilhante envolto em fumaça, o desleixo casual de Han Solo na Cantina de Mos Eisley, até mesmo a angústia infantil de Luke Skywalker só querendo ir para a Estação Tosche e pegar alguns conversores de energia. Star Wars — mesmo antes de virar um fenômeno — introduziu de forma hábil e brilhante os seus personagens. Mas, como sempre, foi a princesa Leia que nos deu o a estreia mais épica de todos.

Antes de ler, assista a intro para imergir melhor no assunto:

A bordo do Tantive IV, enquanto o Império a persegue e nós, da perspectiva de C-3PO e R2-D2, somos convidados a este mundo estranho em um momento de puro medo e pânico, nosso primeiro vislumbre de Leia é (com o perdão da palavra) como um alien tentando existir nesse universo fantástico e perigoso.

Vista de longe, encapuzada enquanto se aninha para passar uma mensagem para R2-D2, esta é talvez a entrada digna de uma princesa que podemos esperar de um mundo fantástico como Star Wars e outras histórias sci-fi. Em suas vestes brancas esvoaçantes, ela é etérea, misteriosa, fugaz e graciosa. Mas, em questão de segundos, temos essa imagem quebrada na cena seguinte mostrando um lado mais destemida.

Imagem: Lucasfilm

Leia, em uma missão tão secreta para nós quanto para seus perseguidores, desliza em nossa visão por trás da cobertura enquanto Stormtroopers vasculham os corredores. Imediatamente, a vemos com um blaster (arma espacial), assim que um capanga a vê, ela atira sem medo — mesmo que isso denuncie sua presença.

Mesmo depois ser capturada, ela é apenas uma sonhadora com um título extravagante (afinal, é uma princesa. Leia tem que ser capturada sem ser tocada e tudo o que precisamos aprender sobre ela, se resume a esta questão simples: quem tenta capturá-la tenta pegá-la com vida, e ela apenas os quer mortos. Esta não é uma princesa de conto de fadas, mas uma rebelde por seus próprios méritos — um soldado igual a qualquer um que tínhamos acabado de ver tentar se livrar do ataque imperial.

Imagem: Lucasfilm

Todo aquele momento mostra uma praticidade simples e uma confiança determinada que transparece ao longo da atuação de Fisher no filme, e é algo a que retornamos cena após cena. Seu desafio quando ela reconhece o perverso Governor Tarkin, a forma como, mesmo cativa, ela resiste à intimidação de Vader. Mesmo quando ela deveria ser resgatada por Han e Luke, ela fica abalada por quão distintamente impressionada ela está por seus supostos heróis, imediatamente assumindo o controle e abrindo caminho para fora do cativeiro: um líder e um lutador.

Assine a newsletter do Gizmodo

Toda vez que temos a chance de fazer com que Leia seja percebida como a típica protagonista coadjuvante — o objeto de desejo, o símbolo subjugado pelo qual os homens devem lutar pelo controle — Fisher está pronta para o que vier com carisma e confiança exalando de suas expressões e ações mais nítidas para nos dizer que Leia é tudo, menos alguém para ser controlada.

E tudo começa com aquela simples intro, para dar seu primeiro tiro (de muitos) contra o Império. A Princesa (e depois, General) Leia nunca seria nada do que poderíamos esperar desde o início, e Carrie Fisher nos disse isso imediatamente.

The post No aniversário de Carrie Fisher, relembre a entrada triunfal da Princesa Leia em Star Wars appeared first on Gizmodo Brasil.

Descubra os códigos mais secretos do seu iPhone e facilite sua vida

Posted: 21 Oct 2021 02:05 PM PDT

A maioria das pessoas talvez não saiba como usar os atalhos, os tais “códigos secretos” do iPhone. Na verdade, pouca gente sabe que o aparelho tem esses códigos. Mas eles existem, para diversas funções e… Funcionam!

Os códigos estão na tela de discagem do aparelho e podem fazer muitas coisas legais como,  por exemplo, permitir que você tire seu identificador de chamadas ao discar outros números. Outra coisa interessante é poder mostrar a força do seu sinal de celular atualizado. Os códigos podem alterar as configurações ou mostrar dados que você nem imagina que estão no seu smartphone.

Vale ressaltar que muitos são específicos da operadora, portanto, podem não funcionar dependendo de como estiver a rede de sinal do celular. E outros podem não funcionar dependendo do modelo do aparelho.

Aqui estão alguns dos códigos mais interessantes e úteis:

Realizar chamadas anônimas

Todo smartphone já vem com o identificador de chamadas, é possível mudar isso nas configurações do aparelho, mas até encontrar a bendita configuração para mudar pode levar um tempo. Então, para "cortar caminho" e ativar essa função, basta adicionar * 67 na frente do número de telefone que você está tentando ligar e sua chamada aparecerá como "SEM IDENTIFICAÇÃO DE CHAMADA" na outra linha. Se você achar que esta opção não funciona para você, #31# também funciona.

Mostrar seu identificador de chamadas

Caso você tenha ativado o bloqueio do identificador em seu celular e precise fazer apenas uma chamada sendo identificado, tudo o que você precisa fazer é adicionar *82 ao número que está discando. Alguns números não permitem chamadas de pessoas desconhecidas. Esse código funciona para uma chamada por vez.

Bloquear chamadas de saída

Emprestar seu smartphone para alguém, muitas vezes pode causar um desconforto em relação à exposição, é definitivamente um exercício de confiança. Se uma de suas preocupações for para quem essa pessoa pode ligar com o seu telefone, saiba que há um código de discagem rápida para bloquear todas chamadas feitas.

Basta discar *33* seguido por um PIN de quatro dígitos e # (exemplo: * 33 * 1234 # ). Esse PIN garante que ninguém consiga desativar o bloqueio facilmente. Após apertar o botão de chamada, o recurso deve carregar e, em seguida, entrar em vigor. Você pode desativá-lo digitando a mesma combinação de código e PIN.

Verificar a força do sinal do seu smartphone

Esse “teste de campo” pode ser bem útil. Um menu oculto contém muitos dados sobre o sistema do seu celular, mas a única coisa que estamos procurando é o quão forte é a conexão.

Observação para iPhones: este é o momento em que os modelos mais antigos têm um recurso que os iPhones mais novos não possuem. Se você tem um iPhone 5G (iPhone 12 ou iPhone 13), não pode usar esta dica; todos os iPhones podem usar o menu de teste de campo, mas os iPhones somente LTE conseguirão ver a intensidade do sinal de seu celular.

Basta usar o código no discador *3001#12345 # * para abrir o menu de teste de campo, toque no ícone do menu à direita. Depois role para baixo até LTE e escolha Serving Cell Meas .

Verifique os números ao lado de rsrp0 e rsrp1, que representam sua torre de celular atual e a torre de backup, respectivamente. Quanto mais próximo o número estiver de zero, melhor será sua conexão com a torre. Quanto mais longe estiver, pior será a conexão.

Como verificar o IMEI do seu iPhone

O IMEI do seu iPhone é um número exclusivo que pode ser usado para identificar o seu dispositivo específico. Por esse motivo, é frequentemente usado para verificar se um telefone foi postado como roubado.

Vale lembrar que esse número é confidencial e é importante que apenas o dono do smartphone consiga ver.

De forma rápida e prática, é só discar *#06#, diferente dos outros códigos que você precisará apertar o botão de chamada, ao colocar esse código o telefone abrira sozinho uma tela e você verá uma página de informações do dispositivo aparecer. O IMEI será o segundo número listado, com outros números variados.

Detalhes da operadora

Para saber quantos minutos ainda tem no seu plano, é só discar *646 #. Para ver o saldo atual com sua operadora, disque * 225 # -o código pode não funcionar com algumas operadoras.

Assine a newsletter do Gizmodo

Ativar chamada em espera

Embora você possa configurar a chamada em espera indo em Ajustes> Telefone> Chamada em espera, também pode ativá-la rapidamente com um código. Basta digitar *43# para ativá-lo. No entanto, essa configuração provavelmente já está habilitada; sem ele, as chamadas recebidas vão direto para o correio de voz se você estiver em outra chamada.

Esses são alguns códigos que realmente podem ajudar a otimizar seu tempo.

 

The post Descubra os códigos mais secretos do seu iPhone e facilite sua vida appeared first on Gizmodo Brasil.

Maior dinossauro tricerátops é arrematado por 7,74 milhões de dólares em leilão

Posted: 21 Oct 2021 01:50 PM PDT

O maior tricerátops já encontrado no mundo, não à toa batizado Big John — uma homenagem ao dono do sítio onde seus ossos foram encontrados –, vagou pela região onde hoje é Dakota do Sul, Estados Unidos, há mais de 66 milhões de anos.

Agora, as mais de 200 peças que compõem cerca de 60% de seu esqueleto foram montadas nos mínimos detalhes na Itália e leiloadas em Paris. As partes foram desenterradas em 2015 — com exceção do crânio, de 2,62 metros de comprimento e 2 metros de largura, encontrado em 2014. Juntos, os fósseis formam uma estrutura de 8 metros de comprimento por 3 metros de altura.

O martelo foi batido na casa de leilões Drouot, em Paris. Um colecionador norte-americano, que preferiu não ser identificado, foi quem deu o lance de 7,74 milhões de dólares — uma quantia 7 vezes maior que a estimativa inicial. Ele ficou “absolutamente entusiasmado com a ideia de poder levar uma peça como essa para seu uso pessoal”, disse Djuan Rivers, representante do comprador, à BBC.

Segundo relata a AFP, o paleontólogo Pascal Godefroit, do Instituto Real Belga de Ciências Naturais, acredita que vender esse esqueleto não seja de todo ruim, porque "já existem tricerátops em abundância."

E, ainda que você esteja impressionado com o preço, esse está longe de ser o recorde. Há pouco mais de um ano, um esqueleto de Tyrannosaurus rex de 67 milhões de anos foi vendido por 31,8 milhões de dólares.

Assine a newsletter do Gizmodo

Tricerátops, que em latim significa “rosto de três chifres”, foi um dos últimos dinossauros não-aviários a evoluir antes do evento de extinção que ocorreu há 66 milhões de anos. 

O esqueleto leiloado estava com uma laceração perto do crânio, que indica que ele provavelmente morreu após uma luta. A tal luta final aconteceu em uma área de várzea, o que permitiu que o dino gigante fosse enterrado sob a lama e tivesse sua ossada muito bem preservada.

The post Maior dinossauro tricerátops é arrematado por 7,74 milhões de dólares em leilão appeared first on Gizmodo Brasil.

Com 75% dos lucros, Apple domina o mercado de smartphones no mundo

Posted: 21 Oct 2021 01:33 PM PDT

Imagem: Scott Barbour (Getty Images)

A Apple liderou os lucros nas vendas de smartphones no segundo trimestre de 2021. Ao todo, a empresa levou 75% dos lucros do mercado Global de aparelhos móveis. A informação foi levantada em um estudo da Counterpoint Research.

Embora os números da Apple no segundo trimestre deste ano sejam muito altos, ainda estão abaixo do registrado no quarto trimestre de 2020, quando a empresa levou 86% dos lucros do mercado.

A Samsung foi a segunda empresa em receita de mercado, como já acontece há algum tempo. A sul-coreana só ficou fora da segunda posição duas vezes, no quarto trimestre de 2019 e no segundo trimestre de 2020, quando foi ultrapassada pela Huawei que assumiu a segunda posição.

No levantamento divulgado neste ano pela consultoria Canalys, a Xiaomi segue crescendo em número de vendas de celulares, e aparece como segunda maior fabricante de celulares do mundo no segundo semestre. De acordo com os dados publicados a empresa teve um crescimento de 83%, enquanto a Apple cresceu apenas 1% no mesmo período.

A Xiaomi teve um aumento de 300% nas vendas de seus aparelhos celulares na América Latina. Na África o crescimento foi de 150% e na Europa, de 50%.

A chinesa ficou atrás apenas da Samsung, que lidera o mercado de vendas já há algum tempo. De acordo com as informações da Canalys, a empresa é responsável por 19% das vendas globais.

Assine a newsletter do Gizmodo

Apesar de estar à frente da Apple em número de aparelhos vendidos, a Xiaomi fica atrás nos lucros em razão de seus produtos serem entre 40% e 75% mais baratos que os da concorrente americana. A empresa mais popular nos segmento de celulares focados em um público intermediário, mas planeja investir mais em seus aparelhos premium — como é o caso do Mi 11 por exemplo.

The post Com 75% dos lucros, Apple domina o mercado de smartphones no mundo appeared first on Gizmodo Brasil.

Após vazamento, Sony divulga trailer oficial de Uncharted com Tom Holland

Posted: 21 Oct 2021 01:15 PM PDT

Uncharted

Após o vazamento de ontem, a Sony divulgou nesta quinta (21) o trailer #realoficial de Uncharted – Fora do Mapa, longa estrelado pelo ator Tom Holland como Nathan Drake.

No vídeo da Sony -com mais tempo e melhor qualidade de imagem- vemos a história de origem do jovem Drake até se tornar caçador de tesouros perdidos. Há trechos do trailer que coincidem com o vídeo vazado, como a cena em que o herói fica entre os caixotes pendurados em um avião no ar. Confira:

Além do subtítulo estranho, foi revelada também uma sinopse do aguardado filme:

“Baseado em uma das séries de videogame mais vendidas e aclamadas pela crítica de todos os tempos, Uncharted apresenta ao público o jovem esperto Nathan Drake (Tom Holland) e mostra sua primeira aventura de caça ao tesouro com o sagaz parceiro Victor "Sully" Sullivan (Mark Wahlberg). Um filme épico de ação e aventura que se estende por todo o mundo, os dois partem em uma perigosa busca pelo “maior tesouro nunca encontrado”, enquanto rastreiam pistas que podem levar ao irmão há muito perdido de Nathan.”

Segundo o blog da PlayStation, o longa é uma colaboração entre a Sony Pictures Entertainment, a PlayStation Productions e a Naughty Dog (desenvolvedora da franquia). O diretor Ruben Fleischer disse que fez o filme “tanto para os fãs apaixonados do jogo quanto para quem ainda não conhece a franquia e acredita que os dois públicos vão gostar desse filme divertido e cheio de ação”.

Algo perceptível, pois aparecem cenas e objetos que os fãs da franquia reconheceram como o anel de Francis Drake, usado pelo herói, e também o navio na caverna, o leilão da cruz entre outros itens.

Chama a atenção também a aparição de Victor "Sully" Sullivan (o mentor e figura paterna de Nathan), Chloe Frazer (que aparece em Uncharted 2: Among Thieves e tem um spin-off próprio em Lost Legacy), e a menção do irmão Sam (que aparece em Uncharted 4: A Thief’s End).

Uncharted
Imagem: NY Times/Sony Pictures/Divulgação

Desde o anúncio que Uncharted viraria um filme, em 2009, o longa passou por uma série de problemas —que envolvem desde roteiro, elenco e até direção. Com a chegada de Tom Holland para interpretar Nathan Drake e as gravações acontecendo no final do ano passado, as coisas acabaram entrando no lugar.

Além de Holland e Wahlberg (que chegou a ser cotado para interpretar Drake), o elenco também conta com Antonio Banderas, Sophia Ali (como Chloe Frazer) e Tati Gabrielle (creditada como Braddock -muitos especulam que ela seria a Nadine Ross de Uncharted 4).

Assine a newsletter do Gizmodo

Uncharted é baseado na franquia de jogo Naughty Dog, que narra as história de Nathan Drake, um caçador de tesouros antigos que entra em aventuras dignas de Indiana Jones. Durante a PlayStation Showcase, foi anunciado que a coletânea remasterizada chegará para PC e PlayStation 5.

Apesar do teaser de vazamento ter mencionado a estreia para 18 de fevereiro de 2022, Uncharted – Fora do Mapa será lançado em breve exclusivamente nos cinemas.

The post Após vazamento, Sony divulga trailer oficial de Uncharted com Tom Holland appeared first on Gizmodo Brasil.

Pesquisadores confirmam chegada de vikings à América bem antes de Colombo

Posted: 21 Oct 2021 12:50 PM PDT

Os vikings eram ativos em uma região do Canadá quase 500 anos antes de Cristóvão Colombo cruzar o Atlântico, sugere uma nova pesquisa.

Na ponta mais ao norte da península mais ao norte de Newfoundland, Canadá, é um assentamento viking pré-histórico conhecido como L’Anse aux Meadows. O local tem sido explorado por arqueólogos desde 1960, mas era difícil a definição de uma data exata.

Agora, uma nova pesquisa publicada na revista Nature está dando uma nova direção ao tema. Uma equipe liderada pelo arqueólogo Michael Dee, da Universidade de Groningen, na Holanda, fornece evidências de que os vikings estavam ativos em L’Anse aux Meadows em 1021 d.C. -exatamente mil anos atrás. Em um e-mail para o Gizmodo, Dee afirmou que as descobertas de sua equipe representam a "primeira e única data conhecida para os europeus nas Américas antes de Colombo", que cruzou o Atlântico em 1492 d.C.

Que os vikings eram marinheiros competentes não é segredo. Acredita-se que os colonizadores nórdicos tenham chegado à Islândia no final do século 9 e à América do Norte no século 11, embora o momento exato da última conquista tenha permanecido uma questão de debate. Perguntado sobre por que demorou tanto para os arqueólogos datarem o local, Dee contou:

"Para datar sítios arqueológicos são necessários registros escritos contemporâneos ou um número considerável de artefatos que possam ser colocados dentro de um determinado intervalo de tempo". E continuou: "L’anse aux Meadows não produziu nenhuma dessas coisas. O melhor método de datação científica é provavelmente a feita por radiocarbono, mas tende a ser capaz de fornecer apenas datas para os séculos mais próximos", disse Dee, que acrescentou que o método usado no presente estudo só se tornou disponível nos últimos anos.

Até o momento, os pesquisadores analisaram três pedaços de madeira coletados no local, todos provenientes de árvores diferentes. Essas partes eram sobras do corte de madeira e associados à atividade Viking em L’anse aux Meadows; os distintos cavacos mostravam sinais de corte e fatiamento e eram claramente produzidos por ferramentas de metal, que os indígenas que viviam na área naquela época não eram conhecidos por possuírem.

A equipe então usou características distintas do registro de carbono atmosférico para restringir a datação por radiocarbono das árvores derrubadas. O incrível grau de precisão de datação foi possível devido a uma enorme tempestade solar que ocorreu em 993 d.C., que deixou uma assinatura de radiocarbono distinta em anéis de árvores ao redor do mundo.

As árvores sugam carbono da atmosfera e o canalizam para seus anéis de crescimento anuais. Recentemente, descobriu-se que um pico na concentração de anéis de crescimento de radiocarbono correspondia à tempestade solar.

Imagem microscópica de um fragmento de madeira encontrado em L’Anse aux Meadows. Imagem: Petra Doeve, Universidade de Groningen

"Medindo a concentração de radiocarbono dos anéis das árvores na madeira Viking, fomos capazes de encontrar esse mesmo pico", disse Dee, o que significa que o anel se originou em 993 d.C. A partir daí, "bastou contar os anéis até a borda da casca para calcular quando o último anel fosse depositado", ou seja, quando a árvore fosse cortada, explicou ele. Os pesquisadores aplicaram essa técnica a todas as três peças de madeira, com todos os resultados retornando uma data de corte de 1021 d.C.

"Nossa nova data estabelece um marco para a consciência europeia das Américas e representa o primeiro ponto conhecido em que os humanos perambulavam pelo globo", escreveram os cientistas em seu estudo. Consequentemente, a nova pesquisa traz implicações para novas análises das primeiras atividades transatlânticas, como a troca potencial de material genético entre vikings e povos indígenas, a introdução de novas espécies vegetais ou animais e a disseminação de doenças.

Os vikings estavam presentes na América do Norte em 1021 d.C., mas muitas perguntas ainda permanecem. O número total de excursões ao continente não é conhecido, nem a duração total de sua estada. Ainda assim, não parece que os nórdicos tenham passado muito tempo na América do Norte.

"Eles provavelmente estavam lá procurando madeira e outros recursos para levar de volta à Groenlândia", explicou Dee. "Havia talvez cem nórdicos no local. Sabemos por alguns vestígios de plantas encontrados na região que eles também se aventuraram mais ao sul nas Américas, mas não sabemos exatamente onde. Pela quantidade de lixo deixada e porque nenhum túmulo nórdico foi encontrado, a maioria dos arqueólogos pensa que eles estiveram em L’Anse aux Meadows por um curto período de tempo."

Assine a newsletter do Gizmodo

Olhando para pesquisas futuras, Dee espera que os arqueólogos possam encontrar os restos de plantas mais exóticas, que apontem para outros locais da América do Norte explorados pelos nórdicos. Independentemente disso, a nova pesquisa atesta as realizações notáveis ​​dos vikings e seu amplo alcance global.

 

The post Pesquisadores confirmam chegada de vikings à América bem antes de Colombo appeared first on Gizmodo Brasil.

JBL Wave 100, fone wireless da linha TWS, é lançado no Brasil por R$299

Posted: 21 Oct 2021 12:22 PM PDT

A JBL lançou no Brasil esta semana o Wave TWS, criado para ocupar o posto de fone wireless de entrada da marca.

De cara, os fones chamam a atenção pelo design pouco comum de sua caixa de carregamento. Ao contrário de outros aparelhos da mesma linha da empresa — e de outras marcas concorrentes do mercado –, ele não possui uma tampa para proteger os dispositivos enquanto eles carregam.

Em evento realizado na última quarta-feira (20), representantes da marca garantiram que o estojo foi testado e que não há risco dos fones caírem ou serem danificados.

Imagem: JBL

Os fones tem o formato "buds", conhecido popularmente como bolinha, e custam R$ 300 — bem abaixo de modelos como o JBL Club TWS e JBL Tour Pro TWS, produtos premium da linha de fones wireless da JBL, que ultrapassam os R$ 1.000.

Os fones dispões de recursos como o JBL Deep Bass Sound, que ressalta as frequências graves das músicas, o Dual Connect, que possibilita um emparelhamento imediato quando os fones estiverem nos ouvidos do usuário e que sejam utilizados individualmente. Um dispositivo pode ser utilizado enquanto o outro está carregando no estojo, por exemplo. Além disso, a JBL estima que a bateria dure até 20 horas quando completamente carregada.

Imagem: JBL

O JBL Wave TWS foi desenvolvido para ser utilizado no cotidiano. Então, não espere encontrar certos recursos que dispositivos mais "profissionais" de áudio normalmente possuem.

O modelo tem algumas limitações se comparado com os irmãos mais caros da mesma linha  — o Club TWS e o Tour Pro TWS. Uma das ausências mais sentidas no Wave é a falta de integração com o aplicativo JBL My Headphones, onde é possível fazer diversos ajustes para personalizar sua experiência de áudio. A linha Wave tem emparelhamento somente via bluetooth.

Imagem: JBL

No app, você pode ativar recursos como cancelamento de ruído (que impede que o som ambiente "vaze" nos ouvidos), e ativar o recurso “TalkThru”, para conversar com pessoas sem precisar retirar os fones. O TalkThru diminui o volume de áudio até um patamar que não atrapalhe o usuário a ouvir a pessoa com quem está conversando. O aplicativo para smartphones também permite que os usuários personalizem a equalização de áudio dos dispositivos.

Para usuários que buscam apenas curtir suas músicas preferidas e não se preocupam em escutar cada elemento, cada instrumento ou com cada frequência de áudio, os fones JBL Wave TWS são uma ótima opção. Talvez a preocupação que fique, mesmo após garantias de representantes da marca, é o fato do estojo de carregamento ser aberto. Isso pode possibilitar que os fones sofram alguns danos a depender do local em que o case for armazenada ou em seu manuseio do dia a dia. Usuários mais desastrados que se cuidem.

The post JBL Wave 100, fone wireless da linha TWS, é lançado no Brasil por R$299 appeared first on Gizmodo Brasil.

Conheça o “unimal”, a estranha criatura inventada para desenvolver Inteligência Artificial

Posted: 21 Oct 2021 10:00 AM PDT

A inteligência artificial está numa constante evolução, agora é a vez dos robôs super inteligentes serem testados com a ferramenta.

Normalmente IA, sigla usada para inteligência artificial, se concentra na construção de máquinas para fazer tarefas que pareçam com humanos, como usar  linguagem, reconhecer imagens ou jogar videogames.

Mas esse repertório limitado pode envelhecer em breve. O envolvimento de IAs em corpos adaptados a tarefas específicas pode facilitar uma ampla gama de novas habilidades.

Prova disso é criação dos unimais (abreviação de animais universais) que tem formato parecido com mão sem corpo da Família Addams, está sendo usado para testes da junção de corpo e mente.

 

Um gurpo de pesquisadores liderados por Agrim Gupta da Universidade de Stanford e seus colegas usaram esses unimais para explorar duas questões que muitas vezes são esquecidas na pesquisa de IA: como a inteligência está ligada à maneira como os corpos são dispostos e como as habilidades podem ser desenvolvidas por meio da evolução e também aprendidas.

Ou seja: esses “bichos” poderiam de fato ajudar os pesquisadores a desenvolver inteligência de uso geral em máquinas.

"Uma coisa que todo animal inteligente do planeta tem em comum é o corpo. A incorporação é nossa única esperança de fazer máquinas que sejam inteligentes e seguras", disse Josh Bongard, que estuda robótica evolutiva na Universidade de Vermont.

Na biologia, a inteligência surge de mentes e corpos trabalhando juntos, talvez na tecnologia essa receita também dê certo.

Os unimais têm cabeça e vários membros. Para testar, a equipe desenvolveu uma técnica chamada aprendizado por reforço evolutivo profundo (DERL). Onde primeiro são treinados usando o aprendizado por reforço para completar uma tarefa em um ambiente virtual, como caminhar por diferentes tipos de terreno ou mover um objeto.

Após os resultados, os unimais com melhor desempenho recebem as mutações de IA, os que não tiverem um bom desempenho voltam para o mesmo ambiente, que funcionará como uma escola para eles aprenderem do zero. Esse processo acontece repetidamente.

Os unimais mais evoluídos também foram testados para saber o quanto eles podiam se adaptar a uma tarefa que eles nunca viram antes. Essa é uma característica essencial da inteligência geral.

Alguns evoluíram até mais que o esperado em ambientes mais complexos, com obstáculos ou terreno irregular, foram mais rápidos no aprendizado de novas habilidades, como rolar uma bola em vez de empurrar uma caixa. "Acho isso empolgante porque mostra como a forma do corpo e a inteligência estão profundamente conectadas", disse Gupta.

O número de configurações corporais possíveis dos unimais é vasto: tem até 18 variações exclusivas com 10 membros ou menos. As mutações estão sujeitas a envolver a adição ou remoção de membros, ou a alteração do comprimento, ou flexibilidade dos membros.

Assine a newsletter do Gizmodo

Com o tempo, os corpos dos unimais se adaptam a diferentes tarefas. Alguns evoluíram para se mover em terreno plano caindo para a frente; alguns desenvolveram um gingado como um lagarto; outros desenvolveram pinças para segurar uma caixa.

Gupta acredita que a exploração de forma livre será a chave para a próxima geração de IAs. "Precisamos de ambientes verdadeiramente abertos para criar agentes inteligentes", afirmou.

 

 

The post Conheça o “unimal”, a estranha criatura inventada para desenvolver Inteligência Artificial appeared first on Gizmodo Brasil.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Atriz de Round 6 vira fenômeno do Instagram com fotos para marca francesa de moda

Posted: 21 Oct 2021 10:00 AM PDT

Round 6

A atriz HoYeon Jung, que interpreta Kang Sae-Byeok no seriado coreano Round 6, teve sua vida virada de ponta cabeça após o fenômeno da Netflix. Ela já tinha um protagonismo relativo na Coréia do Sul com sua carreira de modelo, mas agora a atividade profissional virou caso sério.

Seu perfil no Instagram cresceu 25 vezes desde a estreia da série: de 400 mil passou para 21,8 milhões de seguidores. Seu último post no Instagram, com fotos que ela tirou para a marca Louis Vuitton, teve mais de 5 milhões de curtidas em menos de 12 horas.

Desde o começo deste mês, Jung, de 27 anos, é embaixadora global da empresa francesa de moda.

Antes de se tornar a “número 67” em Squid Game -nome da série lá fora- Jung também trabalhava como modelo. Em 2016, foi a vice-campeã do Korea's Next Top Model e já desfilou para diversas marcas de luxo. O k-drama da Netflix foi seu primeiro papel como atriz.

Round 6 se tornou um sucesso de audiência em todo o mundo chegando a mais de 111 milhões de lares em audiência. Desbancou outros programas da plataforma como La Casa de Papel, Bridgerton (82 milhões); Lupin (76 milhões); The Witcher (76 milhões); Sex/Life (67 milhões).

No Brasil, a busca pela série cresceu 100 vezes, ultrapassando a espanhola La Casa de Papel, até então a série queridinha dos brasileiros na gigante do streaming.

Assine a newsletter do Gizmodo

Caso você ainda não tenha entrado para a estatística, aí vai um breve resumo da trama. A história gira em torno de pessoas endividadas que, após receberem um convite misterioso, participam de um jogo com temáticas infantis em busca de um enorme prêmio em dinheiro. O problema é que só um sai vivo com a bolada.

The post Atriz de Round 6 vira fenômeno do Instagram com fotos para marca francesa de moda appeared first on Gizmodo Brasil.

Novo “iPano” de polimento da Apple custa R$ 219 e vira meme

Posted: 21 Oct 2021 09:00 AM PDT

Recentemente a Apple lançou seus novos produtos, entre eles estão os novos fones de ouvido AirPods 3 por R$2.400 e MacBooks Pro que chega a até R$78 mil, porém quem tem realmente chamado a atenção dos consumidores é um simples pano.

O pano de polimento da empresa está sendo vendido por R$ 219. Os acessórios da Apple sempre chegam no Brasil com um preço salgado,  mas dessa vez eles se superaram — não dá nem para passar pano.

Mas o que tem de tão especial nesse paninho? Segundo a empresa, o acessório é "feito com material macio e não abrasivo” e que “pode ser usado com segurança e eficiência em qualquer tela Apple”.

O brasileiro não perdeu tempo e encheu a internet de memes com trocadilhos e brincadeiras a respeito da peça.

“Até pra passar pano pra Apple tem que ser rico”, disse um internauta no Twitter.

“Será que se eu jogar ele no chão ele limpa minha casa sozinho?”, brincou um outro.

"O Pano dá Apple é R$ 220 reais. Imagina quanto não vai custar o Pano Pro!"

Embora a empresa afirme que ele pode ser usado com segurança em qualquer tela Apple, a empresa colocou no site uma lista de "compatibilidade", e obviamente a galera não perdoou.

Assine a newsletter do Gizmodo

 

Panos de limpeza são bem úteis, para limpar as lentes e telas das câmeras e smartphones, mas normalmente vem  grátis, junto com os produtos. Mas se você quer ter um exclusivo da Apple, temos uma boa notícia, dá para parcelar o valor.

The post Novo “iPano” de polimento da Apple custa R$ 219 e vira meme appeared first on Gizmodo Brasil.

O que você precisa saber sobre Locke & Key antes da 2ª temporada

Posted: 21 Oct 2021 08:00 AM PDT

Locke & Key

A segunda temporada de Locke & Key chega na Netflix nesta sexta-feira (22), e parece que foi há 84 anos o lançamento da primeira temporada – sendo que foi em fevereiro de 2020.

Fizemos um guia sobre a série, quem é quem e o que aconteceu na primeira parte (inclui spoilers!).

Sobre o que é Locke & Key?

Locke & Key
Imagem: Christos Kalohoridis/Netflix

É uma adaptação live-action dos quadrinhos escritos por Joe Hill e Gabriel Rodríguez e – assim como Y: O Último Homem – demorou anos para chegar à TV.

Como toda adaptação entre mídias, o programa e as HQs tem suas diferenças. O show começa com um homem colocando uma chave em seu peito que o incendeia, e outro personagem sendo assassinado. A primeira morte é explicada até o final na temporada. A segunda acontece com Rendell Locke, pais dos protagonistas.

Com a morte do patriarca, a esposa (Nina Locke) decide se mudar com os filhos – Tyler, Kinsey e Bode – para o outro lado do país para que possam viver na Keyhouse, a casa em que Rendell viveu na infância, na cidade fictícia de Matheson, Massachusetts (nos quadrinhos a cidade era chamada de Lovecraft).

No novo lar, os irmãos descobrem uma série de chaves misteriosas em toda a casa que podem ser usadas para abrir várias portas de maneira mágica.

Cada uma tem um poder diferente como a Chave de Qualquer Lugar (que permite viajar para qualquer lugar); a Chave da Cabeça (permite que a pessoa abra a cabeça no sentido literal, adicionando ou removendo emoções, memórias e conhecimentos), Chave da Identidade (permite assumir a aparência de outra pessoa) e a Chave Fantasma (que separa o espírito do corpo, caso o personagem passe por uma determinada porta da casa).

As outras chaves tem diversos poderes, garantem a entrada em uma dimensão de espelho retorcido, consertam coisas que estão quebradas, desbloqueiam memórias ocultas, trazem os  mortos de volta a vida (em parte) e permitem que o usuário controle os movimentos de outra pessoa.

Os filhos de Locke se divertem experimentando as chaves por um tempo, embora muitas de suas experiências logo se tornam aterrorizantes. Até que encontram a chave mais importante: a Ômega, que abre a Porta Negra, que permite que os demônios passem para o mundo humano. Mas a medida que a história começa, há um demônio que já está no mundo humano e ele está em busca destas chaves.

Quem são os personagens de Locke & Key ?

Locke & Key
Nina procurando pistas. Imagem: Christos Kalohoridis/Netflix

Nina Locke (Darby Stanchfield): Mãe de Tyler, Kinsey e Bode, ela se muda com a família de Seattle para Matheson para que eles possam viver na Keyhouse. Uma artista, restauradora e alcoólatra em recuperação, ela apoia seus filhos mesmo que (como todos os outros adultos) não consiga entender as dificuldades mágicas em que eles se encontram. Nina gasta muito do tempo se envolvendo com a tragédia do passado. Perto do final da temporada, ela começa a falar com o detetive Matuku (Martin Roach).

Tyler Locke (Connor Jessup): O irmão mais velho, Tyler prefere viver em sua zona de conforto – ele é popular, joga hóquei e tem um relacionamento inicial com a colega de classe Jackie (Genevieve Kang). Mas, como todos os Lockes, ele ainda está tendo dificuldades para lidar com o luto pela morte violenta de seu pai (Tyler se sente extremamente culpado, já que o assassino de seu pai era um colega da escola), e ele sente a obrigação de proteger a família.

Kinsey Locke (Emilia Locke): A filha do meio é uma aspirante a artista e a mais “estranha”, ela se torna amiga do "Esquadrão Savini", um grupo de colegas obcecados por filmes de terror liderados por Scot Cavendish. Na primeira temporada ela enterra seus medos, literalmente, quando Kinsey entra em sua mente usando a Chave da Cabeça e enterra uma criatura parecida com ela – que representa seus pavores.

Bode Locke (Jackson Robert Scott): O mais jovem é um garoto curioso e precoce cujas explorações ao redor de Keyhouse e seus terrenos o levaram a descobrir várias das chaves, bem como tropeçar no esconderijo de Dodge dentro do poço abandonado de Keyhouse. Ele faz amizade com o filho de Ellie, Rufus (Coby Bird), mas não vemos muito de Bode fora de suas aventuras em Keyhouse.

Rendell Locke (Bill Hecke) e Duncan Locke (Aaron Ashmore): Rendell morre antes do início da história, mas conhecemos um pouco sobre ele em flashbacks; era um marido e pai amável e amoroso, cuja única falha parece ser manter o silêncio sobre uma história muito sombria. Seu irmão mais novo, Duncan – que mora nas proximidades de Boston e ajuda sua cunhada e seus filhos a se estabelecerem em Matheson – não consegue se lembrar do que aconteceu em suas infâncias ou qualquer coisa sobre as chaves, graças a uma espécie de amnésia induzida. E como ele é um adulto, Duncan é incapaz de compreender a existência da magia quando visita Keyhouse nos dias atuais.

Locke & Key
Dodge (Laysla De Oliveira) sempre tramando algo ruim. Imagem: Christos Kalohoridis/Netflix

 

Dodge (Laysla De Oliveira como a “boa dama”, Felix Mallard como “Lucas”, Griffin Gluck como “Gabe”): Uma demônia faminta por poder e almeja todas as chaves de Locke e nada vai pará-la. Descobrimos na primeira temporada que Dodge manipulou o adolescente problemático Sam Lesser (Thomas Mitchell Barnet) para matar Rendell; eles usam a Chave Qualquer Lugar para abrir a porta de uma plataforma de metrô, apenas para que possam empurrar uma criança na frente de um trem que passa, só um exemplo de sua ruindade. Dodge, que eventualmente rouba quase todas as chaves e a sinistra Coroa das Sombras, assumem várias formas humanas – incluindo a de uma linda mulher. Fato curioso que a atriz é canadense de ascendência brasileira.

Scot Cavendish (Petrice Jones): O chefe do "Esquadrão Savini" faz amizade com Kinsey quando ela chega pela primeira vez em Matheson. Kinsey se junta ao elenco de The Splattering – a criatura de Scott sobre um monstro lagosta local – e eles têm um breve romance até que seu comportamento imprudente o faz se afastar. Depois disso, Kinsey começa a namorar outro membro do clube de cinema, Gabe, que diz todas as coisas certas para conquistá-la … porque está possuído por Dodge. Apesar disso, Kinsey e Scot ainda são amigos.

Locke & Key
Scot e Eden se tornando amigos. Foto: Christos Kalohoridis / Netflix

Ellie Whedon (Sherri Saum): Uma amiga de colégio de Rendell e uma das poucas pessoas que conhece a verdadeira história da tragédia, Ellie inicialmente faz amizade com Nina quando ela chega na cidade. Eles têm um desentendimento após Nina acusar Ellie de estar envolvido no assassinato do professor Joe Ridgway (Steven Williams) – sendo que foi Dodge. Embora Ellie seja geralmente uma boa pessoa, os segredos que ela guarda (especialmente sobre o misterioso retorno de seu amor do colégio, Lucas … que na verdade é Dodge disfarçado) acabam selando seu destino no final da primeira temporada.

Eden Hawkins (Hallea Jones): estudante da Matheson Academy e inimiga da Kinsley, é a “Menina Malvada”. Ela é atingida por uma bala demoníaca no final da temporada, provavelmente na segunda parte a veremos mais maligna de uma forma sobrenatural.

O que aconteceu no final da primeira temporada de Locke & Key?

Locke & Key
Foto: Christos Kalohoridis / Netflix

Com a ajuda de Ellie, Dodge consegue colocar as mãos na Coroa das Sombras – que, quando usada em conjunto com uma chave especial, permite ao usuário ecovar criaturas sombrias poderosas. Dodge, naturalmente, os usa para aterrorizar as crianças para tentar obter a Chave Ômega. Os Lockes conseguem nocautear Dodge, então convocam seus amigos Jackie, Scot, Eden e Gabe para ajudar a carregar o corpo do demônio para a Porta Ômega, assumindo que se eles jogassem Dodge de volta em qualquer reino sobrenatural, seus problemas acabariam.

Mas há um arco maior no plano de Dodge do que qualquer um, incluindo o público, percebeu – e a série faz um retrocesso e uma mudança de ponto de vista para preencher as lacunas. Mas primeiro, também temos a história completa do que aconteceu com Rendell e seus amigos: quando eram adolescentes, eles abriram a Porta Ômega, e três deles foram atingidos por balas demoníacas que passaram por esse portal. Eles ficaram possuídos. Dodge era o apelido de Lucas, de onde ela surgiu. As coisas ficaram violentas; os três adolescentes possuídos foram mortos e os sobreviventes juraram proteger as chaves.

Nos dias atuais, aprendemos que Ellie usou a Chave do Eco para trazer Lucas de volta – embora preso por um tempo no poço da casa – trazendo assim Dodge para o mundo humano, um ato que provocou a manipulação do assassinato de Sam e Rendell , e tudo o que se seguiu. (O motivo pelo qual Dodge parece uma mulher bonita na maioria das vezes é porque, como vimos, o demônio fará ou dirá quase qualquer coisa para conseguir o que deseja.) Aprendemos que Gabe é Dodge usando a Chave da Identidade. Aprendemos que Eden foi atingido por uma dessas balas. E descobrimos que o "Dodge" que as crianças empurraram para fora da Porta Omega era na verdade Ellie.

Assine a newsletter do Gizmodo

Por que você deveria assistir a segunda temporada de Locke & Key ?

Locke & Key
Além de ser um demônio, Gabe também está interpretando um monstro caranguejo em The Splattering. Foto: Amanda Matlovich / Netflix

Lindamente filmado, representado e tramado, Locke & Key conta uma história atraente que atravessa a linha entre o terror e a fantasia com personagens com os quais você realmente começa a se importar muito. As apostas são altas o suficiente para causar perigo real,  mDodge não hesita em matar qualquer um que fique em seu caminho – e a primeira temporada foi satisfatória, mesmo com os fios soltos pendurados no caso de uma continuação, que felizmente foi confirmada e haverá uma terceira temporada.

Com os quadrinhos de Joe Hill e Gabriel Rodríguez disponíveis para inspiração, e a talentosa equipe de roteiristas do programa moldando as coisas, há muito espaço para Locke & Key expandir sua história e mitologia enquanto permanece fiel às vibrações de contos de fadas sombrios que tornaram sua primeira temporada tão consistentemente e divertida.

A segunda temporada de Locke & Key chega em 22 de outubro na Netflix.

The post O que você precisa saber sobre Locke & Key antes da 2ª temporada appeared first on Gizmodo Brasil.

Ciberataques aumentaram 16,17% no Brasil, só no primeiro semestre de 2021

Posted: 21 Oct 2021 07:00 AM PDT

Segundo o relatório Threat Intelligence Report, realizado em setembro deste ano pela NETSCOUT, o número de ciberataques no Brasil aumentou 16,17% no primeiro semestre de 2021 — quando comparado ao mesmo período de 2020.

O relatório da NETSCOUT, empresa global de soluções para segurança, mostra que foram cerca de 5,4 milhões de ataques. O número representa um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, com ritmo suficiente para superar o recorde de 2020.

"Ataques e invasões relacionados à segurança cibernética seguem crescendo, colocando cada vez mais as empresas na defensiva e na busca de soluções e processos que as protejam efetivamente antes da ocorrência de um evento. Visibilidade total das redes e do tráfego IP tornaram-se fundamental nesta guerra diária", disse Geraldo Guazzelli, diretor da NETSCOUT Brasil, empresa global de soluções para segurança.

As projeções de dados da empresa mostram que 2021 deve superar o recorde de 11 milhões de ataques DDoS (ataque de negação de serviço) globais. A perspectiva é que essa situação perdure ainda por um longo tempo, alimentando uma crescente crise de segurança cibernética, que continuará a prejudicar organizações públicas e privadas.

“O Brasil está no epicentro do furacão", segundo Guazzelli. "O país cresceu muito do ponto de vista tecnológico nas últimas duas décadas, principalmente na última década. É um país grande, é um país que tem muita visibilidade globalmente e passou a promover um grau bastante razoável de acesso à internet. Então, é natural que seja não só alvo, mas também gerador de ataques”.

Assine a newsletter do Gizmodo

O impacto de DDoS e outros ataques de segurança cibernética foram sentidos em todo o mundo — como os da Colonial Pipeline, JBS, Harris Federation, emissora australiana Channel Nine e CNA Financial. Como resultado, os governos introduzem novos programas e políticas de defesa, enquanto as organizações policiais iniciam esforços colaborativos inéditos para enfrentar a crise.

“Os cibercriminosos estão lançando um número sem precedentes de ataques, beneficiando-se da massiva mudança para home office durante a pandemia, minando componentes vitais da cadeia de fornecimento de conectividade”, afirmou Richard Hummel, líder de inteligência de ameaças da NETSCOUT.

The post Ciberataques aumentaram 16,17% no Brasil, só no primeiro semestre de 2021 appeared first on Gizmodo Brasil.

Saiba os motivos do cancelamento de Y: O Último Homem

Posted: 21 Oct 2021 06:30 AM PDT

Y: O Último Homem

O amado quadrinho de Brian K. Vaughan e Pia Guerra, Y: O Último Homem, não teve um caminho fácil para sua adaptação live-action. Antes de todos os episódios da primeira temporada chegarem ao Star+, a série foi cancelada.

Ao longo dos 14 anos desde que foi anunciado que a HQ receberia uma versão para as telas, houve um filme condenado, trocas de direitos autorais, várias reformulações e uma pandemia que atrasou sua exibição em qualquer formato. Mas demorou menos de oito semanas para o show chegar ao fim. Acontece que as duas coisas estão relacionadas.

Um artigo no The Hollywood Reporter explica os motivos que levaram a FX e Hulu descartarem o programa que passou anos tentando sair do papel. Há muitos entraves internos, mas se resume a duas coisas: tempo e dinheiro. A FX originalmente encomendou Y para série em fevereiro de 2019, mas diferenças criativas entre os produtores e a empresa — junto com o fato que tiveram que reformular a estrela de Eternos, Barry Keoghan, após seu papel em Dunkirk —, atrasaram as coisas.

Depois de contratar Eliza Clark para liderar a série, Ben Schnetzer foi escalado como Yorick em fevereiro de 2020… e você sabe o que aconteceu. Enquanto isso, a FX teve que continuar pagando ao elenco para permanecer a bordo durante os atrasos.

E esse é o principal fator, já que a FX teve que decidir se gastaria US$ 3 milhões para estender os contratos do elenco até 15 de outubro, logo após o sétimo episódio da série ir ao ar. "No final das contas, os chefões da FX se recusaram a pagar US$ 3 milhões para estender ainda mais os contratos do elenco, já que os executivos não queriam deixar eles no limbo novamente.

A decisão de cancelamento foi, segundo fontes, não baseada em números de audiência. Afinal, tanto o Hulu [onde passa a série nos Estados Unidos], como outros streamings, não liberam dados de audiência. Isso significa que a FX tinha poucos ou nenhum dado para avaliar a série, incluindo como ela se saiu em sua totalidade ao longo de um determinado período de tempo, etc”. Isso inclui pessoas assistindo ao programa depois que foi ao ar em 1º de novembro, para registro, segundo consta na reportagem.

Assine a newsletter do Gizmodo

Se você é fã da série, existe uma esperança após a fala da showrunner Eliza Clark. "Nunca na minha vida estive mais comprometida com uma história e há muito mais para contar" após o anúncio do cancelamento. Além disso, as fontes dizem que a HBO Max é o lar provável da série, o que faz sentido, visto que Y: O Último Homem era uma história em quadrinhos da DC (por meio de seu selo Vertigo) e a plataforma é o lar de todos os conteúdos dos quadrinhos, uma vez que ambas são propriedade da Warner Bros. O penúltimo episódio de Y: O Último Homem — por enquanto — vai ao ar na segunda-feira, 25 de outubro.

The post Saiba os motivos do cancelamento de Y: O Último Homem appeared first on Gizmodo Brasil.

Sequenciamento genético mostra quando e onde os cavalos foram domesticados

Posted: 21 Oct 2021 06:00 AM PDT

Um estudo publicado na revista científica Nature, parece por fim no mistério que dura séculos: onde e quando os cavalos começaram a ser domesticados?

O adestramento de cavalos foi um marco na mobilidade dos humanos durante anos, principalmente nas guerras. Apesar disso, como escreveram os pesquisadores, as raças modernas não descendem da linhagem de cavalos mais antiga.

E buscando resolver esse mistério, uma equipe de antropólogos, liderada por Ludovic Orlando, pesquisador do Centro de Antropologia e Genômica em Toulouse, descobriu que os humanos domaram os cavalos há mais ou menos de 4,2 mil anos, na região norte do Cáucaso, onde hoje é o sudoeste da Rússia. 

Para chegar a essa conclusão, o grupo sequenciou o DNA dos restos mortais de quase 300 cavalos antigos de toda a Europa. Inicialmente, eles descobriram um gene e uma região genômica que podem ter influenciado duas características importantes dos cavalos modernos: a docilidade e as costas fortes.

A melhor evidência apontava para origens de cavalos domésticos no norte do Cazaquistão, local em que os arqueólogos desenterraram cerâmicas com vestígios de leite de égua, fezes em currais e enormes quantidades de ossos e dentes velhos de cavalo que pareciam mostrar o uso de arreios. Orlando disse à AFP que isso fez a equipe concluir que foi ali que a domesticação aconteceu. 

Contudo, ao começarem a pesquisa, sequenciando os genomas do cavalo, os cientistas esperavam que ele fosse ancestral direto dos cavalos domésticos e isso não aconteceu.

Então, a equipe acabou descartando o lugar como evidência de uma tentativa de domesticação com os restos mortais ligados a uma espécie de cavalo que já se tornou praticamente extinta. 

Orlando conta que a partir daí, a equipe teve que usar outra abordagem. Eles decidiram sequenciar o genoma de restos encontrados desde a Península Ibérica à Sibéria. E isso deu um pouco mais de trabalho do que esperavam.

Com uma equipe de mais de 150 especialistas, o grupo analisou amostras que datam de dois a 50 mil anos atrás, com a intenção de incluir todas as linhagens de cavalos conhecidas naquele período.

Mandíbula de cavalo escavada no sítio arqueológico de Ginnerup, Dinamarca, junho de 2021. (Este sítio foi incluído no estudo Crédito: © Lutz Klassen, Museu da Jutlândia Oriental

E nessa hora, toda ajuda é bem-vinda. Os pesquisadores usaram tecnologia de sequenciamento de ponta durante anos caçando semelhanças entre o DNA antigo e os animais modernos.

Foi há quase um ano que uma luz surgiu enquanto avaliavam uma região no sudoeste da Rússia, em uma área de cerca de 500 quilômetros de largura. “Foi muito, muito claro: o número de diferenças genéticas encontradas fora da região era muito maior do que dentro”, disse Orlando.

Depois de localizar o genoma de interesse, os cientistas utilizaram datação por radiocarbono para descobrir quando esses cavalos vagavam, dentro de um ou dois séculos. A equipe de Orlando mapeou os vários genomas de cavalos ao longo do tempo e conseguiu um mosaico de populações de cavalos selvagens que persistiram por milênios.

Mas assim que ocorreu a domesticação pelo homem, o mapa mudou drasticamente. Orlando explica que o genoma de um cavalo, ancestral da atual população de cavalos domésticos, assumiu o controle.

“No início, o cavalo estava muito confinado e, de repente, se espalhou pela Eurásia como um incêndio”.

 

[Phys]

The post Sequenciamento genético mostra quando e onde os cavalos foram domesticados appeared first on Gizmodo Brasil.

Confira os 20 vídeos mais vistos do YouTube: campeão tem 9,46 bilhões de visualizações

Posted: 21 Oct 2021 05:00 AM PDT

Há 16 anos no ar, o YouTube acumula histórias, descobertas e sucessos. A plataforma de vídeo é a mais popular do mundo e é quase impossível imaginar como era a vida antes dela. São horas e horas assistindo vídeos que bombaram graças ao aplicativo, pessoas que soltaram seus conteúdos e fizeram sucesso, além dos inúmeros virais da plataforma.

Pensando nisso, esta lista traz os 20 vídeos mais vistos dos últimos anos. E tem de tudo! Dos sucessos mais recentes aos mais antigos, músicas “chiclete” e musiquinha de criança que também não sai mais da cabeça.

A prova disso é que a geração Z chega com tudo nesse mundo da tecnologia: a primeira da lista com mais visualizações é uma canção que com certeza você começará a cantar imediatamente.

Confira a lista:

1. "Baby Shark Dance" por Pinkfong Kids ‘Songs & Stories — 9,46 bilhões de visualizações

Você provavelmente já ouviu essa música incrivelmente cativante, que se tornou viral em todo o mundo há alguns anos. Desde então, continua crescendo em views na plataforma.

2. "Despacito" de Luis Fonsi, apresentando Daddy Yankee — 7,57 bilhões de visualizações

Esta também com certeza já tocou em milhões e milhões de festas desde seu lançamento.

3. "Johny Johny Yes Papa" por LooLoo Kids — 5,78 bilhões de visualizações

Para um vídeo alcançar milhões, bilhões de visualizações, ele não precisa necessariamente de um conteúdo extraordinário. Às vezes basta ele virar meme no Twitter como é o caso do  terceiro colocado. Para entender, tem que assistir…

4. "Shape of You" de Ed Sheeran — 5,48 bilhões de visualizações

A música ganhou o coração dos ouvintes que deram muito play neste clipe do cantor britânico.

5. "See You Again" de Wiz Khalifa, com Charlie Puth — 5,29 bilhões de visualizações

É uma canção do rapper norte-americano Wiz Khalifa com a participação do compatriota Charlie Puth. A música lançada em 2015 subiu como um foguete nas paradas quando entrou na trilha sonora do filme "Velozes & Furiosos".

6. "Bath Song" de Cocomelon – Nursery Rhymes — 4,55 bilhões de visualizações

Voltamos aos vídeos infantis. Esta é simplesmente uma canção sobre tomar banho, acompanhada de animação.

7. "Learning Colors – Colorful Eggs on a Farm" por Miroshka TV — 4,52 bilhões de visualizações

Ainda na categoria “vídeos para crianças”, tem essa animação —bem assustadora por sinal— que usa ovos antropomorfizados para ensinar as cores.

8. "Masha and the Bear – Recipe for Disaster" por Get Movies — 4,46 bilhões de visualizações

Na oitava colocação está  desenho russo da série Masha e o Urso sobre um urso paternal que cuida da dita Masha.

9. "Uptown Funk" de Mark Ronson, com Bruno Mars — 4,32 bilhões de visualizações

Apesar de já ter quatro anos, esse vídeo parece não perder a validade e acumula mais de 4 bilhões de visualização na plataforma. Foi a alavanca para a carreira de Bruno Mars.

10. "Gangnam Style" por Psy — 4,21 bilhões de visualizações

Já tinha esquecido de Gangnam Style? O tempo passa e ainda é impossível escutar essa música e não fazer a coreografia — mesmo que mentalmente! Não à toa, ocupa o décimo lugar das mais visualizadas do YouTube.

11. "Phonics Song with Two Words" por ChuChu TV — 4,21 bilhões de visualizações

Mais um vídeo infantil na lista, esse também é educativo para as crianças.

12. "Dame Tu Cosita" de El Chombo, apresentando Cutty Ranks — 3,63 bilhões de visualizações

Na posição 12 está esse vídeo que viralizou nem tanto pela letra (basicamente uma frase), mas  pelo clipe que chamou a atenção e caiu no gosto do público.

13. "Sugar" do Maroon 5 — 3,57 bilhões de visualizações

No clipe, a banda de pop rock americana mostra visitas de surpresa em casamentos de fãs. Já pensou estar se casando e sua banda favorita aparece para tocar na festa?

14. "Sorry" de Justin Bieber — 3,47 bilhões de visualizações

Com um clipe super dançante e colorido, Justin conseguiu o décimo quarto lugar nas mais visualizadas da plataforma.

15. "Roar" de Katy Perry — 3,45 bilhões de visualizações

A primeira artista feminina a entrar na lista ocupa a décima quinta posição com um clipe com uma pegada meio “filme de Tarzan”.

16. "Counting Stars" por OneRepublic — 3,41 bilhões de visualizações

Sucesso em 2013, o clipe da banda teen acumula mais de 3 bilhões de visualizações.

17. “Thinking Out Loud”, de Ed Sheeran — 3,34 bilhões de visualizações

Olha o ruivo aqui de novo! Com um clipe todo romântico o cantor britânico consagrou dois clipes entre os mais vistos da plataforma.

18. "Wheels on the Bus" de Cocomelon — Nursery Rhymes — 3,29 bilhões de visualizações

Mais um vídeo infantil entre os mais vistos.

Assine a newsletter do Gizmodo

19. "Dark Horse" por Katy Perry — 3,16 bilhões de visualizações

Assim como Ed Sheeran, Katy Perry também tem dois clipes entre os mais assistidos no YouTube. Lançado em 2014, o vídeo deu muito certo. Não só por este clipe original, mas também pelas inúmeras paródias que es espalharam.

20. "Faded" por Alan Walker — 3,16 bilhões de visualizações

Na “última” posição, mas ainda com bilhões de visualizações, está este hit de Alan Walker.

The post Confira os 20 vídeos mais vistos do YouTube: campeão tem 9,46 bilhões de visualizações appeared first on Gizmodo Brasil.

Uma lista das melhores câmeras de até R$ 400 para monitorar seu pet

Posted: 21 Oct 2021 04:00 AM PDT

Os meses de isolamento social durante a pandemia fizeram os pais de pet se acostumarem a estar junto de seu animais de estimação o tempo todo. Da mesma forma, também ficou natural para os bichos ter a presença seu dono 24 horas por dia.

Com a volta da "vida normal", pode ser que os animais tenham dificuldades de se adaptar à ausência dos seus amigos humanos. Certamente, quem tem um bichinho terá essa preocupação quando precisar deixá-lo sozinho em casa — mesmo que só por algumas horas.

Uma ótima alternativa para não perder o contato com seus bichinhos durante o tempo em que estiver fora são as pet câmeras. Esses dispositivos de monitoramento interno permitem acompanhar em tempo real, por vídeo, tudo o que acontece em sua casa.

Algumas dessas câmeras tem funcionalidades especiais, que podem enviar notificações quando seu cão está latindo ou "chorando", por exemplo. Já outras permitem aos donos transmitir áudio, permitindo você converse com seu pet onde estiver. Em alguns aparelhos mais avançados, dá até para oferecer snacks para seu bichinho com alguns comandos. Afinal, vale tudo para garantir o bem-estar do parceiro.

Infelizmente, ainda não existem dispositivos de monitoramento no mercado brasileiro que sejam desenvolvidos exclusivamente para pets. Por isso, ainda não é possível encontrar câmeras que ofereçam snacks, por exemplo. Mas, para ajudar você a escolher uma câmera para vigiar seu bichinho de estimação, elencamos algumas câmeras domésticas até R$ 400,00 que podem ser facilmente encontradas no Brasil. Confira a seguir:

Câmera Haiz

Ela está disponível no site brasileiro da Amazon e pode ser controlada por smartphones Android ou iOS. Além de capturar imagens, o dispositivo consegue capturar o som do ambiente através de um microfone localizado na parte frontal do equipamento. O dispositivo também dispõe do recurso de visão noturna, extremamente útil para gravações em ambientes escuros. Preço: entre R$ 120 e R$ 132.

Câmera Yi Home Netac

Pode ser encontrada na Amazon e Lojas Americanas e sai na faixa dos R$ 240. O custo é maior, mas o aparelho entrega gravações com qualidade superior ao anterior. Além disso, a câmera possui os mesmo recursos de detecção de movimento e gravação em modo noturno e detecção de áudio.

Câmera Positivo Smart Home

A Câmera Positivo Smart Home possui recursos de gravação noturna, sensor de movimentos e gravação de som. É possível controlá-la por aplicativo de celular e sincronizá-la com Google Assistente ou Alexa. O dispositivo pode ser encontrado na Amazon na casa dos R$ 270.

Câmera Xiaomi Home

A câmera da Xiaomi — empresa chinesa popular no mercado de smartphones brasileiro — além de todos os recursos de outros dispositivos mencionados acima, possui também um algoritmo que reduz o ruído do som ambiente capturado por seu microfone. O aparelho também acaba sendo um pouco mais caro, podendo chegar à casa dos R$ 350 nas Americanas e Amazon.

Assine a newsletter do Gizmodo

Câmera Intelbras

A Câmera Intelbras produz vídeos em qualidade Full HD e possui todos os recursos dos aparelhos anteriores. Também é controlada por aplicativo, mas tem um preço um pouco mais salgado (R$ 370), além de não dispor de um recurso (como o de isolamento de ruído) especial que justifique o valor elevado. Caso queira conferir o produto, basta procurá-lo na loja Amazon.

The post Uma lista das melhores câmeras de até R$ 400 para monitorar seu pet appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário