quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Barcos robô-táxi começam a funcionar na Holanda

Posted: 03 Nov 2021 03:25 PM PDT

Recentemente, cientistas do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL) e o Laboratório de Senseable City lançaram os primeiros barcos-robôs com navegação totalmente autônoma em Amsterdã, na Holanda. O nome não é dos mais criativos…  Se chamam Roboats lll.

Desenvolvido e testado pela primeira vez em ambientes de piscina em 2015, o Roboat passou por diversas reformulações até se tornar um serviço apto de “táxi” autônomo e em grande escala para os residentes da cidade.

Amsterdã parece ser cidade ideal para o pioneirismo dos barcos-robôs. Situada abaixo do nível do mar, em território antes marinho protegido por diques, a cidade é atravessada por uma rede de 100 km de canais, com 1.500 pontes.

Uma versão para testes do ano passado chamado Roboat ll podia levar dois passageiros. A atual vai levar até cinco. Além de pessoas, o veículo aquático também será usado para transporte de carga com capacidade de até 1.500 kg.

Segundo o MIT CSAIL e o AMS Institute, o Roboat é totalmente elétrico, com 10 horas de autonomia. O veículo pode ser carregado sem fio, por aproximação nos portos de parada.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os barcos funcionam por sensores de LIDAR (detecção e alcance da luz) e câmeras para ter uma visão de 360 graus na água, com inteligência artificial determinando o caminho e evitando outros barcos. Um operador em terra deve ao menos a princípio, atuar numa central monitorando até 50 deles.

Os desafios de um barco autônomo, cujo software se baseia na navegação de carros autônomos, são relativamente mais simples que os próprios veículos. Como o percurso é plano, o trânsito e as velocidades são bem menores, não há semáforos e os cruzamentos são poucos. O teste em Amsterdã pode ser um avanço para a aceitação de veículos urbanos totalmente autônomos.

 

 

The post Barcos robô-táxi começam a funcionar na Holanda appeared first on Gizmodo Brasil.

No Longer Home é uma perspectiva intimista da vida adulta

Posted: 03 Nov 2021 03:06 PM PDT

Raros jogos indie podem quebrar estruturas narrativas e ter um impacto equivalente a títulos feitos por uma grande equipe. O semi-autobiográfico No Longer Home, game do gênero point and click (onde você mira com o mouse para interagir com objetos), consegue cativar jogadores sem esforços, mesmo sendo criado por uma equipe de apenas quatro pessoas.

Produzido pelo colaborativo Humble Grove, coletivo composto por Cel Davison (roteiro) e Hana Lee (arte), o game traz uma curta fração do que é a vida de Ao e Bo, dois jovens adultos moradores de um flat inglês em um período de mudanças.
O jogo se diferencia de outros que também representam histórias de amadurecimento, voltado aos jovens mais "alternativos". Life Is Strange e Tell Me Why, por exemplo, retratam vida e morte, em uma salada mista de superpoderes com temas mais delicados. Gone Home também se passa em um único local, mas é um mistério a ser desvendado, chegando perto de um quebra-cabeças.
Enquanto isso, No Longer Home não te desafia de nenhuma forma. Você não pode falhar, nem precisa se preocupar com potenciais gatilhos emocionais que possam te tirar da zona de conforto. Ele é feito com o único propósito de você jogar e se identificar com o cotidiano destes dois adultos. O fim acontece de forma natural; há poucos cenários e múltiplos trechos abstratos, mas você basicamente se guia pela interação com pessoas e objetos. Parando para pensar, não é tão distante asim da vida real. Um ponto forte é que arte e narrativa se preenchem. Há cenas de transição quando você transita entre cômodos, onde vemos os objetos "caindo" em seus devidos lugares. Imperfeições têm alto poder de imersão, afinal, a cama desarrumada, papeis espalhados e as roupas jogadas por todos os cantos são parte da vida de qualquer um. Para jogadores que curtem o gênero, No Longer Home é comparável a Kentucky Route Zero, game bem-conceituado lançado em 2013, com visual similar. Ele é autoconsciente em sua inspiração, por enquadramentos, animações e zoom da câmera. Em alguns momentos tem problemas de navegação. Porém, nada que te tire do sério. Ele ainda ganha pontos positivos por deixar fazer carinho em gatos.
(Captura de tela/Bitniks)
Não há dublagens em No Longer Home. Tudo é contado por meio de texto. Diálogos entre personagens e seus próprios "pensamentos em voz alta" surgem na base da tela, como romances visuais e jogos de simulação populares. Quando o jogo acha necessário, ele propõe que você escolha qual dos dois personagens responderá aquela conversa, deixando você ter mais controle sobre o rumo desta breve história. Existe um grau de intimidade (entre jogador humano e personagem virtual), que acontece imediatamente e permanece a cada conversa — inclusive quando você opta por interagir com outra pessoa em um papo para quebrar o gelo. A identificação é infalível, pois todos os jogadores conseguirão ver a si mesmos entre aqueles amigos reunidos para uma festa/almoço, em uma tarde tranquila, quase nostálgica. Por fazer parte do público alvo, diria que No Longer Home é ideal para jogadores entre 19 e 29 anos, uma etapa da vida que impõe mudanças. Temos incertezas sobre identidade própria, margeando uma crise existencial – ou mergulhando completamente nela, por que não?
(Captura de tela/Bitniks)
Como (quase) tudo na vida, o que é bom dura pouco. O game é conciso, demorando menos de duas horas para ser concluído. Nos primeiros segundos após eu "aceitar" que aquela história acabara, senti uma pontinha de frustração, mas logo percebi que foi totalmente intencional. Assim que você chega perto de se envolver mais com aqueles personagens, você dá de cara com os créditos. O benefício da duração curta de No Longer Home é você se propor a jogar em uma só sessão. Desta forma, creio que fique mais nítido extrair lições de vida, refletindo sobre melancolias e alegrias do dia a dia. No Longer Home é atualmente vendido por R$ 28,99 na Steam, disponível para os sistemas Windows, Linux e Mac.

The post No Longer Home é uma perspectiva intimista da vida adulta appeared first on Gizmodo Brasil.

Este pode ser o primeiro planeta fora da Via Láctea

Posted: 03 Nov 2021 02:51 PM PDT

Cientistas da Universidade Harvard relataram a possível descoberta de um exoplaneta fora da Via Láctea, a 28 milhões de anos-luz da Terra. O tal planetinha é o mais distante do Sistema Solar já descoberto até o momento. O estudo foi feito usando dados do Observatório de raios-X Chandra, da Nasa, e os resultados foram publicados na revista científica Nature Astronomy

Os astrônomos encontraram a evidência de um corpo orbitando um sistema binário — quando dois corpos celestes, ligados gravitacionalmente, orbitam um mesmo centro de massa — chamado M51-ULS-1. Ele está localizado na galáxia espiral Messier 51, conhecida entre astrônomos por seu volume e luminosidade. Além disso, foi a primeira em que foi descoberta uma estrutura em espiral. 

[foo_related_posts]

De acordo com um comunicado à imprensa, Messier 51 poderia hospedar um exoplaneta de magnitude semelhante à de Saturno, e orbitaria uma estrela de nêutrons ou um buraco negro.

M51 – Foto: NASA / CXC / SAO / R. DiStefano, et al.; Ótico: NASA / ESA / STScI / Grendler

O objeto extragaláctico foi identificado por meio de observação de trânsitos. Traduzindo para o português, trânsitos são os momentos em que o planeta passa na frente de uma estrela e bloqueia parte da luz que emite — produzindo assim, uma queda na luminosidade que os astrônomos utilizam para descobrir possíveis planetas.

No entanto, a nova abordagem procurou por quedas no brilho dos raios-X , em invés da luz óptica — que os telescópios podem enxergar.

O trânsito de raios-X que eles encontraram usando dados do Chandra durou cerca de três horas, durante as quais a emissão de raios-X caiu para zero.

Funciona assim: como a região que produz raios-X brilhante é pequena, se um planeta passa na frente da fonte emissora, ele bloqueia a maioria ou todos os raios, tornando as descobertas possíveis. 

Isso permitiria a detecção de exoplanetas em distâncias muito maiores do que os atuais estudos feitos com trânsito de luz óptica, já que não seria necessário registrar pequenas diminuições de luz. No modelo de observação anterior, o planeta que passa a frente bloqueia apenas uma pequena fração da estrela, o que torna sua identificação mais complexa.

Embora o novo protótipo seja mais prático, outros dados são necessários para confirmar a existência do corpo como um exoplaneta extragaláctico. A equipe aponta que o maior desafio é a grande órbita do corpo celeste, que não deve cruzar seu parceiro binário novamente por cerca de 70 anos. Haja espera.

Assine a newsletter do Gizmodo

Nia Imara, coautora do estudo e pesquisadora da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, disse em entrevista ao site SciTechDaily que, para confirmar que de fato estamos vendo um planeta, infelizmente teríamos que esperar décadas para ver outro trânsito. 

Ainda assim, os cientistas acreditam que a pesquisa abrirá um novo campo para a descoberta de outros mundos, por meio da busca de candidatos a planetas em comprimentos de onda de raios-X.

The post Este pode ser o primeiro planeta fora da Via Láctea appeared first on Gizmodo Brasil.

Streaming do Discovery+ chega ao Brasil no dia 9, anuncia colunista

Posted: 03 Nov 2021 01:45 PM PDT

Discovery Plus

O Discovery+, novo serviço de streaming do grupo de mesmo nome, poderá chegar ao Brasil na próxima terça (9).

[foo_related_posts]

Segundo o colunista do UOL Ricardo Feltrin, a empresa fará um evento na quinta-feira (4) para anunciar o lançamento oficial — com direito a vídeo revelando as novidades.

O Discovery+ era para ter sido anunciado no Brasil em setembro. No entanto, conflitos de agenda e o lançamento do concorrente Star+ fizeram a data de estreia ser adiada.

O Discovery+ trará conteúdos originais e exclusivos, além de um amplo acervo das marcas conhecidas pelo público, como Discovery Channel, Discovery Kids, Discovery Home and Health, TLC, Animal Planet, ID, Discovery Turbo, Discovery Science, Food Network e HGTV.

Recentemente, a AT&T anunciou a fusão da Discovery Inc. e a Warner Media em um novo conglomerado, chamado de Warner Bros. Discovery.

O conteúdo da Warner Media – como filmes da DC e Harry Potter – são carro-chefe da HBO Max, que detinha empresa mãe (AT&T). Ainda não se sabe o efeito prático disso, e como as duas plataformas irão operar simultaneamente.

Assine a newsletter do Gizmodo

Nos EUA, o serviço foi lançado em janeiro e custa entre US$ 4,99 (R$ 28) e US$ 6,99 (R$ 40). No Brasil ele chegará em combos com o Globoplay. Ainda não foram revelados pacotes nem mensalidades.

The post Streaming do Discovery+ chega ao Brasil no dia 9, anuncia colunista appeared first on Gizmodo Brasil.

Twitter libera pré-visualização de links do Instagram após 9 anos

Posted: 03 Nov 2021 01:40 PM PDT

Após um impasse que durou quase uma década, finalmente é possível ter uma pré-visualização de posts do Instagram no Twitter. Antes, a rede social mostrava apenas o link, e para descobrir do que se tratava o post, o usuário precisava clicar no enderço. Agora, é possível ter uma prévia do post sem precisar sair da plataforma.

[foo_related_posts]

O recurso está sendo lançado nesta quarta-feira (3), para dispositivos Android, iOS e também para a versão web do Twitter. O Instagram deixou de permitir as pré-visualizações em tweets quando foi comprado pelo Facebook (que agora atende pela alcunha de Meta) no longínquo ano de 2012. Mas não foi apenas o Insta que limitou algumas funcionalidades. 

Na época, o Twitter desativou um recurso que permitia que usuários encontrassem as pessoas que seguiam no Instagram. Ambas as empresas anunciaram a nova possibilidade nas redes sociais, mas ainda não se sabe quais foram as reais motivações da adição do recurso depois de tanto tempo, e que parecia ser impossível.

 

 

 

The post Twitter libera pré-visualização de links do Instagram após 9 anos appeared first on Gizmodo Brasil.

Bastidor: Chris Evans só fez Capitão América por causa de Robert Downey Jr., o Homem de Ferro

Posted: 03 Nov 2021 01:22 PM PDT

No Universo Cinematográfico Marvel (MCU), a parceria que conhecemos entre Capitão América e Homem de Ferro quase não aconteceu. Isso porque o ator que fez o soldado, Chris Evans, hesitou muito em aceitar o papel.

[foo_related_posts]

Segundo revelação do The Story of Marvel Studios, livro que conta os bastidores do MCU, o chefão do Marvel Studios na época, Kevin Feige, e o produtor Stephen Broussard estavam decididos a escalar Sebastian Stan como Steve Rogers. Porém, o produtor Joel Silver havia trabalhado com Evans em Os Perdedores (2010) e achou que ele seria perfeito para o herói.

Robert Downey Jr., que fez o Homem de Ferro nos cinemas, apoiou Silver e incentivou o colega a fazer o teste. Chris revela que estava hesitante por entrar em algo com múltiplos filmes como seria a saga de Vingadores. "É um grande compromisso fazer esses filmes da Marvel", disse Evans.

“Inicialmente, a oferta era de nove filmes, depois foi para seis. Mas seis filmes podem durar muito tempo. Minha preocupação era o fato de que esta seria uma experiência de mudança de vida e o seguinte compromisso seria mais do que eu poderia suportar. Mas não foi o caso. Foi a melhor decisão que já tomei”, revela o ator.

E foi uma longa jornada, começando em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) com sua história de origem, estreando o grupo que conhecemos em Os Vingadores (2012), os altos e baixos entre Tony Stark em Capitão América: Guerra Civil (2016), o conflito em Vingadores: Guerra Infinita (2018) até encerrar seu ciclo em Ultimato (2019).

Assine a newsletter do Gizmodo

Atualmente, o MCU segue em sua quarta fase após a luta estratosférica contra Thanos e a leva de novos filmes e séries, expandindo o universo de super-heróis. Apesar de Sebastian Stan não ter sido Steven, ele conseguiu seu protagonismo atuando como Bucky Barnes, melhor amigo de Capitão América, e co-protagonista na série Falcão e o Soldado Invernal (2021).

Os próximos lançamentos do universo Marvel são Eternos, que chega amanhã (04) aos cinemas, e a série do Gavião Arqueiro (os dois primeiros episódios estreiam no Disney+ em 24 de novembro).

[CBR]

The post Bastidor: Chris Evans só fez Capitão América por causa de Robert Downey Jr., o Homem de Ferro appeared first on Gizmodo Brasil.

Novo gênio brasileiro tem 8 anos, 140 de QI e já transforma Windows em Mac

Posted: 03 Nov 2021 12:53 PM PDT

O brasileiro Gustavo Saldanha, de 8 anos, entrou para a Mensa, a maior e mais antiga organização de pessoas com alto QI do mundo. Gustavo tem 140 de QI (a média mundial é 100) e é o segundo brasileiro a fazer parte do clubinho de gênios — que já tinha Laura Buchele, de 9 anos, e 139 de QI.

[foo_related_posts]

Fã de carteirinha dos Beatles, o garoto tem um super talento para a música: além de tocar sete instrumentos, sabe também cantar e compor. Mas não é "só" isso. Sua genialidade também se estende à área de tecnologia. Gustavo também tem uma enorme facilidade para mexer em sistemas operacionais e, mesmo tão novo, já entende muito de computação.

Em entrevista ao G1, a mãe de Gustavo disse que, durante a pandemia, quando teve que parar de ir à escola presencialmente, o garoto passou a se interessar cada vez mais pelo mundo tecnológico. Em pouquíssimo tempo, aprendeu coisas surpreendentes para a idade.

"Em pouco tempo, meu filho já estava apaixonado pelas plataformas de reunião, como Zoom e Google Meet. Começou até a mexer nos sistemas operacionais e a transformar Windows em Mac", disse Luciane Saldanha.

Apesar da genialidade precoce, a mãe do menino diz que nunca havia desconfiado que seu filho era excepcionalmente inteligente. Ainda bebê, Gustavo demorou três anos para a aprender a falar — tempo maior que a média das crianças.

Luciane ainda relembra que o filho era inquieto e muito curioso quando mais novo, e que em ambientes de brincadeira, tinha um interesse maior por coisas tecnológicas. "Na brinquedoteca, queria mexer na TV ou no interfone. Tinha interesses diferentes, mas nada que, para a família, fosse sinal de inteligência superior", explicou.

Ao notar as habilidades do filho, os pais de Gustavo procuraram por um centro de apoio à criança com desenvolvimento intelectual acelerado em São Paulo, onde vivem. Daí, vieram os testes de QI e as orientações para lidar com a alta inteligência do garoto. O passo seguinte foi a candidatura do menino à Mensa internacional — já que a versão do clube no Brasil não aceita crianças.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gustavo está no ensino fundamental de uma escola particular de São Paulo. O colégio foi orientado a ajudar o garoto a ter mais contato com a tecnologia, além de mais horas de aulas de música, para dar maior foco nas principais habilidades dele.

Apesar da pouca idade, Gustavo já tem promessa de bolsas de estudo na Logos University International (Unilogos), nos Estados Unidos.

The post Novo gênio brasileiro tem 8 anos, 140 de QI e já transforma Windows em Mac appeared first on Gizmodo Brasil.

Ciência decifra enigma dos patinhos nadando em fila atrás da mãe

Posted: 03 Nov 2021 12:20 PM PDT

Você já ficou maravilhado ao ver uma fila de patinhos nadando atrás da mãe? Apesar de toda fofura da cena, há muita ciência por trás disso. Pelo menos é o que indica um estudo publicado no Journal of Fluid Mechanics, feito por cientistas da University of Strathclyde, Reino Unido, e da Jiangsu University of Science and Technology, da China. 

[foo_related_posts]

Em estudos anteriores, realizados em peixes, cientistas descobriram que os eles poderiam economizar até 62,8% do esforço metabólico se nadassem atrás de um líder. 

Os pesquisadores então observaram que as ondas geradas pela mãe ao nadar, colidem com as do patinho logo atrás dela, de forma que o arrasto a que seria submetido seja interrompido, permitindo que se impulsione para a frente. Contudo, não é só o primeiro que se beneficia. Esse 'esforço materno' serve para todos os patos da fila, já que o movimento da água pode ir de um para o outro sem perder força no meio do caminho. 

Em outras palavras, os cientistas descrevem que os patos surfam nas ondas geradas pela pata mãe. E isso é algo que também condiciona os patos em outras fases de suas vidas. Os pesquisadores acreditam que os benefícios de nadar em fileira podem moldar os instintos primários dos animais, pois eles tendem a seguir inconscientemente quaisquer objetos que veem em movimento quando passam um período na terra. 

A descoberta pode alavancar estudos na construção de navios. E isso não é tão surpreendente. Os seres humanos têm o costume de olhar o comportamento dos animais como inspiração para as próprias tecnologias. Por exemplo, o voo dos morcegos foi muito estudado para o desenvolvimento de drones, bem como os olhos das abelhas também serviram de inspiração para engenheiros desenvolverem tecnologias de imagem 3D utilizadas por carros autônomos. Existem até materiais inspirados na capacidade de camuflagem do polvo.

Assine a newsletter do Gizmodo

Especialmente neste estudo, os autores apontam que, talvez, aquelas causas físicas pelas quais é tão vantajoso nadar em linha, pudessem ser aplicadas à construção de navios cargueiros, capazes de transportar cargas maiores, sem a necessidade gastar mais combustível.

 

[Cambridge]

The post Ciência decifra enigma dos patinhos nadando em fila atrás da mãe appeared first on Gizmodo Brasil.

Assista ao trailer final da 5ª temporada de La Casa de Papel

Posted: 03 Nov 2021 12:00 PM PDT

La Casa de Papel

O final está próximo para La Casa de Papel. A Netflix lançou nesta quarta-feira (3) o trailer final da 5ª temporada da série.

[foo_related_posts]

No vídeo, é possível ver Professor (Álvaro Morte) e o grupo de ladrões abalados após os acontecimentos da primeira parte. Agora, eles precisam sair em segurança do Banco da Espanha enquanto há vidas em jogo. Assista:

Lançado em 2017, o drama acompanha um grupo de assaltantes que decide roubar a Casa da Moeda da Espanha — utilizando macacões vermelhos e máscaras de Salvador Dalí. A série se tornou um dos maiores sucesso da plataforma, sendo desbancada apenas recentemente, por produções como Bridgerton e Round 6.

Na atual temporada, o grupo volta à ativa e ataca o Banco da Espanha para forçar a Europol a entregar um dos integrantes.

No mês passado, a Netflix da Espanha revelou que o Volume 1 da última temporada do drama espanhol superou o próprio recorde de audiência e foi assistida por 69 milhões de contas nas quatro primeiras semanas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os 5 episódios finais de La Casa de Papel Parte 5: Volume 2 chegam em 3 de dezembro.

The post Assista ao trailer final da 5ª temporada de La Casa de Papel appeared first on Gizmodo Brasil.

Seguindo tendência do Facebook, Microsoft investe em seu metaverso

Posted: 03 Nov 2021 11:38 AM PDT

Imagem: Microsoft/Stephen Brashear/Getty Images

O Facebook — ou Meta, como Zuckerberg e companhia agora querem que chamemos — não é a única gigante da tecnologia tentando emplacar o metaverso. A Microsoft está lançando alguns novos recursos de colaboração virtual desenvolvidos para tornar o trabalho à distância menos pior. Bem, pelo menos na teoria.

Na versão metaverso do Microsoft Office, você terá um avatar 3D para representá-lo, o que promete ser infinitamente melhor do que manter sua câmera ligada durante todo o expediente.

[foo_related_posts]

O metaverso, segundo pessoas dizem alguns especialistas, é uma fusão dos mundos virtual e físico. Você ainda precisa trabalhar, mas usará usando um headset de realidade virtual e seu rosto será um avatar. Parece legal, certo?

Preocupado com a ideia de deixar o Facebook (ou Meta) dominar o metaverso, o fabricante do Office está entrando em ação. Em uma conferência anual da empresa, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, descreveu a ideia de mundos virtuais compartilhados como uma plataforma completamente nova, que permitirá às pessoas “incorporar a computação ao mundo real e incorporar o mundo real à computação — trazendo presença real para qualquer espaço digital".

A Microsoft já investiu em trazer elementos de realidade aumentada e virtual para o mundo real, especificamente para o Office, com uma estrutura chamada Mesh. Agora, o Microsoft Teams, a plataforma de videoconferência da empresa, faz parte do Mesh.

O que isso significa para pessoas reais é que o Teams está ganhando novos avatares 2D e 3D personalizáveis, ​​que as pessoas podem usar em vez de uma foto de perfil tradicional ou um vídeo de seu rosto em videoconferências. Isso torna mais fácil para as pessoas trabalharem juntas pessoalmente ou virtualmente. Ou então, manter a câmera desligada para chamadas de vídeo — enquanto seu avatar 3D faz expressões faciais de alguém interessado na conversa.

A Microsoft também criou uma coleção de espaços virtuais que estarão disponíveis no Teams, permitindo que as pessoas escolham diferentes ambientes para realizar reuniões. No futuro, a Microsoft diz que os usuários do Teams serão capazes de personalizar os espaços de reunião com objetos como quadros brancos, outdoors e visores flutuantes.

A ideia de mergulhar mais fundo no trabalho virtual pode parecer um fardo depois de tantos trabalharem remotamente por tanto tempo. Mas a Microsoft aponta que o uso de avatares digitais pode realmente reduzir o cansaço da reunião, tornando mais fácil e mais aceitável para você virar fora de sua webcam durante as reuniões.

A Microsoft diz que os usuários que usam um headset de realidade virtual, como o Oculus Quest 2 (ou… Meta Quest 2?) poderão usar avatares 3D personalizados, que “receberão recursos de áudio para que, enquanto você fala, seu rosto se movimente” junto com “animações que trazem expressões adicionais aos avatares", incluindo os movimentos das mãos. No futuro, a Microsoft diz que sensores mais aprimorados permitirão que o Mesh for Teams funcione melhor em todos os tipos de dispositivos (smartphones, laptops, etc.), enquanto seu avatar pode torná-lo mais fácil de reconhecer ao pular entre reuniões 2D tradicionais e reuniões 3D em espaços virtuais.

Assine a newsletter do Gizmodo

A ideia de estar ainda mais online é a última coisa que a maioria das pessoas deseja. Mas, com a pandemia forçando tanta gente a trabalhar remotamente — e muitos funcionários esperando continuar trabalhando em casa ou encontrar um equilíbrio entre o trabalho no escritório e remoto -0 pelo menos os recursos do metaverso da Microsoft têm algum sentido. Já a versão proposta por Zuckerberg… Quem é que sabe?

The post Seguindo tendência do Facebook, Microsoft investe em seu metaverso appeared first on Gizmodo Brasil.

Surto de lagartas famintas aumenta a emissão de CO2

Posted: 03 Nov 2021 10:20 AM PDT

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, descobriram que surtos periódicos de lagartas comedoras de folhas podem causar dois impactos ambientais: um negativo e um positivo. Eles podem melhorar a qualidade da água de lagos próximos, mas, ao mesmo tempo, aumentam as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos lagos. Os resultados foram publicados na revista científica Nature.

Surtos de mariposas ciganas (Lymantria dispar dispar) e mariposas lagarta da floresta (Malacasoma disstria) ocorrem a cada cinco anos em florestas temperadas. Esses insetos mastigam tantas folhas que, a diminuição resultante na queda de folhas e o aumento nos excrementos de lagartas alteram o ciclo de substâncias, em especial o carbono e nitrogênio, na terra e nos lagos próximos a eles.

[foo_related_posts]

A equipe combinou dados sobre surtos de insetos, coletados pelo governo durante 32 anos, e sobre a química da água do lago em 12 bacias hidrográficas em Ontário, Canadá. Entraram no estudo também informações obtidas via satélite sobre o tipo de floresta e a cobertura da área foliar — uma estimativa da biomassa (peso) da parte vegetal das plantas, que pode ser sinal da presença de insetos devoradores de folhas

Lagartas em Ontário, Canadá. Foto: John Gunn

Após isso, os pesquisadores descobriram que, quando havia surtos de lagartas, a área foliar das florestas foi reduzida em 22%. Contudo, os lagos próximos continham 112% mais nitrogênio dissolvido e 27% menos carbono dissolvido em comparação a anos sem surtos. 

As fezes dos insetos, ricas em nitrogênio, podem chegar à água do lago e atuar como fertilizante para os micróbios, que serão os agentes responsáveis por liberar o carbono na atmosfera. 

Andrew Tanentzap, pesquisador da Universidade de Cambridge que liderou a pesquisa, disse em um comunicado que as lagartas são basicamente pequenas máquinas que convertem folhas ricas em carbono em fezes ricas em nitrogênio. "O cocô cai nos lagos em vez das folhas, e isso muda significativamente a química da água — isso pode tornar os lagos fontes mais significativas de gases de efeito estufa."

Os pesquisadores acreditam que, em anos de surto, as grandes quantidades de excrementos (como são chamadas as fezes) favorecem o crescimento de bactérias produtoras de gases de efeito estufa em lagos à custa de algas que removem CO2 da atmosfera.

Sam Woodman, pesquisador da Universidade de Cambridge, acredita que surtos de insetos comedores de folhas podem reduzir o carbono dissolvido na água do lago em quase um terço. Especialmente se as árvores ao redor do lago são, na sua maioria, decíduas — plantas que perdem suas folhas no final de um período de crescimento

Assine a newsletter do Gizmodo

O cientista aponta que, do ponto de vista da qualidade da água, insetos podem ser aliados. Mas observando pela ótica do clima, eles são muito ruins. Além disso, ele destaca que modelos climáticos anteriores não costumam levar em consideração a ação das lagartas. Está aí mais um fator a ser observado por pesquisas no futuro.

The post Surto de lagartas famintas aumenta a emissão de CO2 appeared first on Gizmodo Brasil.

Teste de rota do carro voador da Embraer é marcado para o Rio de Janeiro

Posted: 03 Nov 2021 09:05 AM PDT

A Eve Air Mobility, divisão de mobilidade urbana da Embraer, anunciou que fará uma simulação em ambiente urbano com seu carro voador elétrico — isso mesmo — no dia 8 de novembro. Segundo a empresa, a rota conectará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, separados por 30 quilômetros.

[foo_related_posts]

Inicialmente, a Eve usará um helicóptero convencional nos testes. A simulação pretende avaliar como seria a dinâmica de pouso e decolagem vertical da futura aeronave elétrica (eVTOL). O modelo, criado pela subsidiária da Embraer, terá baixo ruído e zero emissão de carbono.

Simulação aberta

Depois de acertar os ajustes iniciais, os testes passarão a envolver viagens reais, com passageiros. No Instagram da empresa, é possível saber onde comprar as passagens — que custam R$ 99.

Nesta fase inicial de testes, serão realizados seis voos diários no período de um mês. A operação será acompanhada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e também pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Em março, a Embraer mostrou pela primeira vez imagens e liberou informações sobre os testes com o seu carro voador. O veículo, que parece um drone gigante,  alçou voo pela primeira vez na sede da empresa de aeronáutica em São Paulo.

Nesta primeira viagem, a aeronave não comportou passageiros e voou guiada por controle remoto.

O carro voador tem muitas características parecidas com um helicóptero — por exemplo, a capacidade de pousar e decolar verticalmente.

O carro voador possui 10 hélices movidas por motores elétricos. Entretanto, uma nova versão poderá ganhar dois rotores para melhorar o desempenho em voos de cruzeiro (altitude em que, graças à baixa densidade do ar, usa-se menos combustível e o veículo alcança maior velocidade).

Atualmente, a Eve testa os softwares que farão a interface entre o carro voador e o piloto. A princípio, a ideia é que o modelo tenha um humano no comando. Porém, o maior objetivo é que o carro voador seja totalmente autônomo.

Ou seja, a ideia é que o modelo trabalhe como um carro de aplicativo. Assim, basta o cliente pedir pelo smartphone para o veículo buscá-lo —  tal como fazem a Uber, 99 e etc.

Assine a newsletter do Gizmodo

O projeto do carro voador, assim, propõe uma alternativa mais barata ao helicóptero. Apesar dos testes de rota já começarem, a estreia para valer do carro voador deve acontecer apenas em 2026.

The post Teste de rota do carro voador da Embraer é marcado para o Rio de Janeiro appeared first on Gizmodo Brasil.

HBO Max começa novembro com anúncio de Duna e outras novidades

Posted: 03 Nov 2021 08:40 AM PDT

A HBO Max Brasil anunciou que Duna, um dos filmes mais aguardados do ano, chega à plataforma ainda neste mês.

[foo_related_posts]

Junto com o longa, que já é um sucesso de bilheterias nos cinemas, outras boas novidades chegam na plataforma como The Many Saints of Newark (filme prelúdio de Família Soprano), Sandy + Chef (versão brasileira do programa Selena + Chef), Gossip Girl e mais.

Confira:

Além do teaser, a gigante do streaming anunciou outras séries, novas temporadas e animações. A HBO Max não especifica a data da estreia de Duna nem de outras estreias, mas afirmou que os lançamentos chegam 35 dias após a estreia nos cinemas, o que deve cair por volta de 25 de novembro.

Duna é a nova adaptação deste clássico que explora as aventuras do deserto galáctico criado por Frank Herbert, autor da série de livros. O longa dirigido por Denis Villeneuve, a mente brilhante por trás de Blade Runner 2049, Sicario e A Chegada, já estava na HBO nos Estados Unidos desde seu lançamento simultâneo nos cinemas.

The post HBO Max começa novembro com anúncio de Duna e outras novidades appeared first on Gizmodo Brasil.

Netflix Games: plataforma lança jogos para celular, saiba como baixar

Posted: 03 Nov 2021 07:30 AM PDT

A Netflix estreou nesta quarta-feira (3) uma nova seção dedicada a jogos para celular.

[foo_related_posts]

Chamada de Netflix Games, ela conta com 5 jogos apenas no Android — para iOS chegará em breve, segundo a empresa –, e não possui anúncios, taxas e compras dentro do app.

Os títulos disponíveis para download são os seguintes:

  • Stranger Things: 1984
  • Stranger Things 3
  • Shooting Hoops
  • Card Blast
  • Teeter Up

Para acessar, é possível jogar dentro do próprio app do streaming ou acessando na loja de aplicativos.

Quem acompanha o mercado de streaming já percebeu que a Netflix começou a investir pesado no mundo dos games. Em julho, a gigante contratou um ex-executivo da EA e, a partir de 2022, pretende oferecer jogos originais no serviço, sem custo adicional.

Há alguns meses atrás, alguns jogos da Netflix chegaram em países da Europa, como a Polônia. Agora, chegou a vez de Brasil e Estados Unidos.

Assine a newsletter do Gizmodo

Outras big techs também estão migrando para os jogos como Amazon, Google, Apple, Tik Tok. Até mesmo o Facebook — agora chamado Meta — está expandindo seu metaverso para os games.

The post Netflix Games: plataforma lança jogos para celular, saiba como baixar appeared first on Gizmodo Brasil.

Criadores de criptomoeda de Round 6 aplicam golpe milionário em investidores

Posted: 03 Nov 2021 06:47 AM PDT

Round 6 / Squid Game

Uma criptomoeda inspirada em Round 6 está sendo negociada a U$$ 0,003 após seus criadores aplicarem um golpe nos investidores e sacarem toda a grana que ela movimentava — um montante que girava em torno de US$ 2 milhões.

O SQUID, nome que faz referência ao título original da série — Squid Game –, foi desenvolvido para ser utilizado em um jogo nos mesmos moldes da produção sul-coreana. A princípio, os jogadores investiram no game e apenas 10% dos valores seriam direcionados aos criadores do ativo digital, enquanto o restante iria para as recompensas dos vencedores.

A moeda se valorizou rapidamente, e foi de US$ 0,01 a mais de US$ 2.800,00 em pouquíssimos dias. Alguns portais, como o CoinMaster alertaram para a possibilidade de golpe, uma vez que os investidores poderiam comprar, mas não poderiam vender os ativos digitais e também pelo site da criptomoeda — que agora, curiosamente, está fora do ar. Além de repleto de erros de ortografia, o tal portal tinha uma aparência que não inspirava muita confiança.

[foo_related_posts]

O movimento de criadores de ativos digitais sacarem todos os valores das criptomoedas é conhecido como "rug pull", literalmente uma puxada de tapete dos investidores. Com o golpe, estima-se que os criadores embolsaram pelo menos US$ 2,1 milhões.

O universo das criptomoedas é bem complexo e as fraudes não são tão simples de identificar à primeira vista. Os criadores do SQUID não foram os primeiros a se aproveitarem do sucesso de uma série de sucesso para aplicar golpes com ativos digitais.

No início do ano, criadores de uma criptomoeda chamada Mando, em referência a série The Mandalorian, da Disney, também aplicaram um rug pull nos investidores. Na ocasião, o ativo digital baseado na série do universo de Star Wars teve sua popularidade acelerada graças a anúncios e propagandas feitas por influencers entusiastas de criptoativos em aplicativos populares, como o TikTok. Mas, obviamente, eles não faziam a menor ideia de que estavam guiando seus seguidores para um golpe.

Assine a newsletter do Gizmodo

No Brasil, um exemplo recente de fraude envolvendo moedas digitais é o caso de Glaidson Acácio dos Santos (o Faraó do Bitcoin), ex-garçom que chefiava um esquema de pirâmide. O esquema prejudicou centenas de investidores, que foram seduzidos por altos lucros. Após a fraude ser revelada em reportagem especial do Fantástico, da TV Globo, Glaidson foi preso — junto a outros 16 comparsas.

The post Criadores de criptomoeda de Round 6 aplicam golpe milionário em investidores appeared first on Gizmodo Brasil.

Restaurantes do iFood têm nomes alterados para ataques políticos e mensagens anti-vacina

Posted: 03 Nov 2021 05:45 AM PDT

Entregador com mochila do iFood. Crédito: Marcello Casal/Agência Brasil

Na noite da última terça-feira (2), alguns usuários do iFood foram surpreendidos com a alteração de nomes de estabelecimentos da plataforma. Os perfis das lojas foram alterados para veicular ataques ao ex-presidente Lula, à vereadora Marielle Franco e também algumas mensagens anti-vacina. Inicialmente, havia suspeita de um ataque hacker, mas a hipótese foi descartada pela própria empresa.

[foo_related_posts]

O iFood declarou em nota que o incidente foi causado por um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviços à plataforma, e que apenas 6% dos estabelecimentos cadastrados tiveram seus nomes modificados. A empresa afirmou que está tomando medidas para investigar o caso e que dados pessoais e bancários de entregadores e usuários não foram vazados.

Confira a íntegra do comunicado oficial da empresa a seguir:

O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.

O acesso da prestadora de serviço foi imediatamente interrompido, e os nomes dos restaurantes já estão sendo restabelecidos.

É importante destacar que os meios de pagamento dos clientes estão seguros.

Os dados de meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito.

Também não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais de clientes ou entregadores cadastrados na plataforma.”

Assine a newsletter do Gizmodo

Este foi o segundo problema de interface com o aplicativo de delivery em menos de uma semana. No sábado, 30 de outubro, uma instabilidade impossibilitou que os usuários obtivessem a confirmação de que seus pedidos haviam sido recebidos pelos restaurantes e que pudessem realizar o cancelamento de pedidos. Sobre esse incidente, o Ifood afirmou que iria ressarcir os estabelecimentos que foram prejudicados.

The post Restaurantes do iFood têm nomes alterados para ataques políticos e mensagens anti-vacina appeared first on Gizmodo Brasil.

Trabalhe com Metodologias Ágeis: confira agora os melhores cursos do IGTI e oportunidades de carreira

Posted: 03 Nov 2021 05:30 AM PDT

As Metodologias Ágeis têm ganhado cada vez mais espaço em diversos segmentos de mercado, uma vez que as empresas estão testemunhando resultados incríveis que elas trazem quanto à velocidade e qualidade de produtos e serviços.

Por essa razão, crescem as oportunidades de trabalho e sucesso para profissionais especializados na cultura Ágil.

Mas o que esse profissional faz? Quanto ganha? E o que você precisa fazer para se tornar um?

Continue lendo para descobrir:

O que faz um profissional ágil?

Os profissionais ágeis estão sendo muito procurados e valorizados por empresas e não é à toa. A cultura ágil é extremamente benéfica para negócios porque têm o objetivo de criar processos mais rápidos e eficientes, com objetivos bem definidos e detalhados.

O profissional ágil auxilia a organização a aperfeiçoar seus processos de comunicação, alinhar expectativas entre colaboradores, tornar padrões e metodologias mais flexíveis além de estimular a praticidade de ferramentas e softwares em todos os segmentos de negócios, não apenas TI.

Em resultado, negócios ganham em eficiência, velocidade nas entregas, qualidade de serviços e produtos, autonomia, produtividade e customização.

Quanto um profissional ágil ganha?

Quem trabalha com Metodologias Ágeis pode ocupar diferentes cargos, já que elas correspondem a um conjunto de características eficientes que podem ser aplicadas em qualquer segmento de mercado.

Para exemplificar, trazemos exemplos de salários por mês no Brasil:

  • Um Product Manager ganha em média R$ 10.950;
  • Um Agile Coach tem o salário médio de R$ 12.519;
  • Um Agile Project Manager ganha mais ou menos R$ 9.923.

Todos os salários são médias estabelecidas pelo site Glassdoor.

Em quais áreas o profissional ágil pode trabalhar?

O profissional ágil pode atuar em empresas de diferentes portes e segmentos, reunindo os conhecimentos adquiridos e aplicando-os em alinhamento com as estratégias das empresas.

Dessa maneira, os cargos mais comuns para profissionais especializados em Metodologias Ágeis são:

Product Owner

O Product Owner é o profissional que trabalha como um representante do cliente, atuando na gestão de produtos através da aplicação de recursos, estratégias e ferramentas com base nas metodologias ágeis.

Product Manager

Este profissional é responsável por avaliar questões no desenvolvimento de produtos, como funcionalidade, inovação e relevância, agindo para garantir a melhor entrega possível de um produto, atendendo aos objetivos de clientes e às expectativas do público consumidor.

Agile Coach

O Agile Coach pode atuar de maneira permanente ou temporária em uma organização, auxiliando a empresa como um todo a adotar a cultura ágil. Seu objetivo é garantir que as metodologias ágeis passem a fazer parte de todos os processos das empresas, auxiliando em seu desenvolvimento.

Scrum Master

Este profissional é líder da equipe que utiliza a metodologia Scrum, logo sendo o responsável por coordenar o projeto, orientando equipes e supervisionando o cumprimento de todas as etapas. O Scrum Master é quem media a comunicação entre todos os envolvidos e garante a qualidade do projeto.

Quais as habilidades um profissional ágil deve possuir para ingressar no mercado?

Um profissional ágil está sempre buscando aprender e se manter atualizado sobre as tendências de mercado. É alguém bastante flexível, adaptável, que foca no conhecimento adquirido diariamente mediante os desafios que encontra no trabalho.

É também alguém que sabe atuar em um esquema colaborativo, valorizando o trabalho em equipe e prezando pela comunicação assertiva. Um profissional ágil é organizado e busca autonomia para se desenvolver em suas funções.

Se você quer mesmo desenvolver suas habilidades para trabalhar na área, o conhecimento é o melhor caminho. E dessa maneira, uma oportunidade excelente para você que quer aprender se inspirar sobre o tema é o evento que será promovido pelo IGTI.

Participe gratuitamente do evento Agile Days

Além disso, o IGTI está preparando um superevento sobre gestão ágil, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de novembro e você pode fazer sua inscrição gratuitamente.

Serão 4 dias de palestras interativas e painéis em sessões ao vivo, tratando de temas como mindset ágil, liderança ágil, design thinking, inovação, DevOps, Kanban e muito mais.

Você poderá ouvir as experiências de spearkers nacionais e até internacionais de peso, como representantes do Nubank, da Vale, do SulAmérica, da Localiza, do PicPay e da MRV.

As inscrições vão até o dia 10 de novembro e você ganha um certificado digital ao participar do evento!

Confira a programação, os temas e se inscreva agora.

Além disso, o IGTI conta com diversas formações em Metodologias Ágeis: entre bootcamps, pós-graduações e até mesmo uma imersão internacional, para quem quer mesmo aprofundar seus conhecimentos.

Para aproveitar todas as formações de Agile disponíveis no IGTI, você pode optar pelo Programa de Assinantes, que garante o acesso exclusivo a diversas formações por um valor único mensal ou semestral.

Confira agora as opções de cursos disponíveis:

Bootcamps

Agile Expert

Nesse Bootcamp, você estudará os conceitos e práticas do gerenciamento Ágil de projetos, capacitando-se para conduzir projetos inovadores e implementar a transformação ágil em empresas de diversos tamanhos.

Confira a ementa completa.

Analista de Processos de Negócios

Capacite-se para trabalhar na gestão de processos de negócios, atuando em todo o ciclo de vida do BPM, com a utilização de ferramentas de modelagem e simulação de processos e suítes BPMS.

Confira a ementa completa.

Engenheiro(a) de Software Ágil

Habilite-se para atuar no desenvolvimento de software de acordo com as metodologias ágeis e principais ferramentas como pipelines de implantação, testes automatizados e BDD.

Confira a ementa completa.

Gerente de Projetos

Qualifique-se para coordenar e executar projetos de empresas de todos os portes, aplicando as práticas mais usadas em gestão e desenvolvimentos de produtos.

Confira a ementa completa.

Gestor(a) de Processos de Negócios

Capacite-se para trabalhar com a modelagem e aprimoramento de processos, aliando a estratégia de empresas com a gestão da informação e do conhecimento.

Confira a ementa completa.

Product Manager

Nesta formação, aprenderá os conceitos e práticas fundamentais na cultura ágil e processos de descoberta para desenvolver uma visão estratégica e atuar como gerente de produtos.

Confira a ementa completa.

Product Owner

Qualifique-se para atuar no gerenciamento de produtos, adotando metodologias ágeis e demais técnicas, que garantam a otimização de todo o ciclo de produção, desde a concepção até a execução.

Confira a ementa completa.

Profissional Devops

Aprenda as práticas mais comuns de DevOps através da combinação entre metodologias ágeis, desenvolvimento de software e aprovisionamento ágil de infraestrutura, como cloud Computing e virtualização.

Confira a ementa completa.

Profissional SRE

Nesta formação, você aprenderá sobre os conceitos essenciais de Site Reliability Engineering, Pipeline, automação de infraestrutura e observabilidade.

Confira a ementa completa.

Pós-graduações

MBA em Inovação e Gestão Ágil

Capacite-se para trabalhar em projetos de desenvolvimento de software e produtos de tecnologia, utilizando-se de conceitos, soluções e práticas atuais do mercado.

Confira a ementa completa.

MBA em Gestão Ágil de Projetos

Nesta formação, você aprenderá a planejar e executar projetos utilizando as práticas e ferramentas ágeis que mais funcionam nas empresas.

Confira a ementa completa.

MBA em Gestão de Processos de Negócio

Qualifique-se para trabalhar com estratégias organizacionais, ferramentas de BPMN, simulação e BPMS, e gestão de informação e conhecimento.

Confira a ementa completa.

MBA em Gestão Ágil de Produtos

Habilite-se para trabalhar com a integração desenvolvimento-operação, mindset de produtos e o fomento à cultura ágil em todo o ciclo de produção.

Confira a ementa completa.

MBA em Engenharia de Software Ágil

Estude para atuar como um engenheiro de software ágil, aplicando ferramentas de desenvolvimento de software como FDD e TDD, práticas Lean e as metodologias ágeis mais usadas no mercado.

Confira a ementa completa.

Imersões Internacionais

Imersão Internacional Agile World

A imersão internacional Agile World do IGTI é ideal para profissionais que desejam conhecer tendências e tecnologias voltadas para as Metodologias Ágeis, estudando casos reais e fazendo networking com professores que são referências mundiais.

Confira a ementa da imersão.

Conheça todas as formações oferecidas pelo IGTI clicando aqui e dê o salto do qual precisa para alavancar sua carreira de vez.

The post Trabalhe com Metodologias Ágeis: confira agora os melhores cursos do IGTI e oportunidades de carreira appeared first on Gizmodo Brasil.

Black Friday 2021: uma lista de celulares por menos de R$ 2.500

Posted: 03 Nov 2021 05:00 AM PDT

Chegamos oficialmente no mês da Black Friday! Uma das datas mais aguardadas do ano acontece no dia 26 de novembro. São milhares de produtos com milhares de ofertas para aproveitar, mas os smartphones (sempre eles!) estão entre os mais procurados por conta do Natal. Seja para dar de presente ou se presentear.

Se você planeja comprar um bom celular, não quer gastar muito e quer saber quais características buscar, se liga nessas dicas que o Gizmodo separou com smartphones até R$ 2.500. A hora de se planejar para a Black Friday 2021 é agora.

Confira:

Samsung Galaxy M51

O M51, além da enorme resistência da bateria, também tem um conjunto equilibrado em tela, desempenho, longevidade e câmeras. É um dos melhores intermediários da Samsung.

O smartphone tem um ótimo desempenho em jogos do processador Snapdragon 730G somado a 6 GB de RAM, espaço de sobra nos 128 GB de armazenamento e uma excelente tela Super AMOLED Plus de 6,67 polegadas com resolução FullHD+. É possível adquirir esse aparelho com 128 GB por R$ 2.499,00.

Samsung Galaxy A72

Impossível dizer que o M51 acima não é o melhor intermediário da Samsung. Mas caso você queira ou precise economizar um pouco mais, vale o investimento no Galaxy A72, apresentado este ano e também oferece ótimos recursos.

O A72 oferece som estéreo equilibrado, ótima duração de bateria, zoom óptico de até 3x, certificação IP67 para proteção contra água e poeira além de ter um visual bastante agradável com uma tela AMOLED com brilho forte. Com R$ 1.990,00 é possível ter um A72 com 128GB.

Xiaomi Mi 10 Lite 5G

O Mi 10 Lite 5G chegou ao Brasil dando um novo significado à nomenclatura "Lite". De básico, o celular da Xiaomi não tem nada: a ficha técnica é composta pelo Snapdragon 765G, combinado a memórias de 64 GB, 128 GB ou 256 GB, que o caracterizam como um intermediário premium de respeito e, além disso, já está pronto para o rede 5G. Com tantas opções de armazenamento, separamos apenas uma, com R$ 1.807,95 da para comprar um Xiaomi de 128 GB.

Motorola Moto G 5G

Ainda na linha de intermediários que já estão aptos para o 5G, tem o Moto G 5G. O smartphone é conhecido pelo bom desempenho e durabilidade de bateria, além de ter uma boa tel IPS LCD, o aparelho tem boas câmeras que contam com o modo noturno da Motorola, assim pode trazer ao usuário uma experiência ainda mais legal podendo fazer registros incríveis tanto de dia quanto à noite. Esse smartphone com 128 GB pode ser adquirido por até R$ 1.899,00.

iPhone SE

iPhone SE (2020): um celular pequeno, mas poderoso. O modelo “baratinho” da Apple para quem procura celular compacto com performance topo de linha.

Assine a newsletter do Gizmodo

A Apple surpreendeu no ano passado quando anunciou o sucessor espiritual do seu lançamento de 2016 — o iPhone SE (2020). O modelo é uma adaptação dos celulares top de linha para preços mais baixos. Para quem já está acostumado com o iOS, sem dúvidas o novo modelo do SE é um ótimo intermediário. Mas o valor dele sobe um pouco dos R$ 2.500. O modelo com 64 GB, pode ser encontrado a partir de R$ 2.759,08.

Vale ressaltar que todos esses valores são uma média entre as lojas e vale ficar atento no dia da Black Friday para conseguir um preço ainda melhor.

The post Black Friday 2021: uma lista de celulares por menos de R$ 2.500 appeared first on Gizmodo Brasil.

Cientistas chineses apostam na batata do espaço como alimento possível

Posted: 03 Nov 2021 04:00 AM PDT

Com tantas histórias sobre viagens espaciais e planos excêntricos de morar em outro planeta num futuro não tão distante, cabe levantar uma questão pertinente: o que vão comer por lá? Será que, além de folhas, existe outro alimento que possa ser cultivado no espaço?

Essa história poderia ser tirada do filme “Perdido em Marte”, mas não é. Os cientistas chineses Yongming Liu, Gengxin Xie, Qichang Yang e Maozhi Ren, do Laboratório de Biologia Espacial e outras entidades do país, publicaram um artigo na revista Nature no mês passado sobre como a biotecnologia pode ser decisiva no desenvolvimento de diversas plantas na agricultura espacial.

[foo_related_posts]

No texto, os cientistas descrevem um experimento de base biotecnológica para produzir um protótipo de batata adequado para humanos no espaço. A ideia inclui uma planta com todas as suas partes comestíveis, mais nutrientes, adaptada a novos ambientes e com uma exigência menor de fertilizante.

A equipe apresentou a estratégia de WBEEP (Whole-Body Edible and Elite Plant) que visa melhorar as culturas espaciais e ajudar a estabelecer uma agricultura espacial eficiente, essencial para a sobrevivência humana no espaço. A estratégia envolve várias técnicas de biotecnologia vegetal como biofortificação, maiores rendimentos e melhor uso de nutrientes pela planta.

Eles acreditam que a batata seja uma dos principais candidatos à agricultura espacial por ter as seguintes vantagens:

  • Alto índice de colheita e produção de tubérculos e tubérculos ricos em carboidratos que podem fornecer uma grande quantidade de energia para humanos.
  • Requisitos simples de processamento de alimentos e horticultura.
  • Alta tolerância contra tensões com a capacidade de se desenvolver normalmente durante o voo espacial.

Além dessas vantagens que tornam a batata em uma escolha perfeita, outro ponto abordado no artigo é como evitar o desperdício do legume, já que após cultivada as folhas e o caule não podem ser consumidos por conterem substâncias tóxicas como solanina, um composto que defende a planta contra pragas, mas também é tóxico para os humanos.

Os cientistas explicam que em sistemas agrícolas espaciais, com ambientes controlados, a resistência das plantas com solanina seria desnecessária. Com a remoção da substância, toda a planta da batata se torna comestível, fornecendo maior quantidade de nutrientes com menor quantidade de insumos possível.

Assine a newsletter do Gizmodo

Segundo o artigo, experimentos foram feitos para mostrar como as plantas crescem e se desenvolvem no espaço, mas a agricultura espacial ainda está em desenvolvimento. Atualmente, apenas vegetais com folhas verdes, como alface e mostarda, são cultivados na Estação Espacial Internacional para fins alimentares.

 

The post Cientistas chineses apostam na batata do espaço como alimento possível appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário