segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


4 coisas que a ciência ainda não sabe sobre a variante ômicron

Posted: 29 Nov 2021 03:00 PM PST

A variante ômicron, também conhecida por B.1.1.529, foi detectada pela primeira vez na semana passada na África do Sul — mas já colocou a comunidade internacional em alerta.

A tal variante registra 50 mutações, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificá-la como variante de preocupação – o mesmo balaio em que estão as variantes alfa, beta, gama e delta. 

Apesar da denominação assustar um pouco, não é preciso pânico. Bom, pelo menos por enquanto. Quando a variante é dita "de preocupação", significa que ela possui alterações suficientes, principalmente na proteína spike, que podem fazer com que o vírus ganhe forças e entre com mais facilidade nas células humanas — ou consiga driblar a imunidade gerada pelas vacinas. 

Caso você não esteja familiarizado com esse nome, a proteína spike é aquele espinho visto ao redor do Sars-Cov-2. Ela funciona como uma chave, que se encaixa nas células e permite a passagem e replicação do vírus no organismo humano. A mutação costuma dar aquela forcinha para facilitar esse processo. 

Mas, afinal, a variante ômicron é mais transmissível? 

Apesar de suas várias mutações, ainda não é possível afirmar isso. São necessários mais estudos para avaliar se a variante tem potencial para se espalhar no mesmo nível que a delta, por exemplo. 

De toda forma, podemos pegar alguns exemplos do que já foi visto na África do Sul desde que a variante foi detectada no país, na semana passada. Um gráfico feito pelo Financial Times mostrou que a variante ômicron foi capaz de atingir um número elevado de pessoas em um tempo muito menor quando comparada às suas primas delta e beta.

Essa situação vai se repetir em outros países?

Não necessariamente. É preciso lembrar que a África do Sul vacinou menos de 30% de sua população total, o que pode influenciar nessa alta de casos. Por enquanto, pouco menos de 20 países, 11 só na Europa, já foram infectadas pela variante. 

Porém, na maior parte destes locais, foram identificados casos isolados, com um ou outro paciente diagnosticado. Para lidar com a situação, muitos países estão fechando suas fronteiras e voltando com as restrições impostas no início da pandemia. Por enquanto, a variante ômicron não foi detectada no Brasil. 

A variante ômicron é mais letal?

Como foi dito no início do texto, a variante possui cerca de 50 mutações, mas ainda não é possível dizer se alguma delas a torna mais letal ou não. Com base em informações já divulgadas, sabemos apenas que nenhum paciente de Covid-19 infectado pela variante foi a óbito ou apresentou quadros graves da doença.

Pelo contrário. Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, Angelique Coetzee, médica que fez o primeiro alerta sobre a variante, disse que o vírus estava causando sintomas leves em seus pacientes, diferentes daqueles que ela havia tratado anteriormente. De acordo com Coetzee, houve um aumento de pessoas jovens e saudáveis com quadros de fadiga em seu consultório.

Não se pode esquecer que todas as variantes são capazes de causar quadros graves da doença, principalmente para aquelas pessoas que se encaixam nos chamados grupos de risco. Por conta disso, a vacinação e o uso de máscaras — principalmente em locais fechados — segue sendo primordial para evitar a infecção causada pelo Sars-CoV-2.

As vacinas vão precisar ser adaptadas? 

Ainda não se sabe se a variante ômicron apresenta resistência à vacinação. Mas é aquele velho ditado: melhor prevenir do que remediar. A Pfizer já tem planos de desenvolver uma vacina que seja eficaz contra a ômicron e colocá-la no mercado dentro de um prazo de 100 dias. 

As farmacêuticas Moderna e Johnson&Johnson não pretendem ficar para trás, e anunciaram nesta segunda-feira (29) que já estão trabalhando em imunizantes focados em combater a variante. 

The post 4 coisas que a ciência ainda não sabe sobre a variante ômicron appeared first on Gizmodo Brasil.

Escândalo nas filmagens do “Último Tango em Paris” vira série com diretor brasileiro

Posted: 29 Nov 2021 02:25 PM PST

Último Tango em Paris

Último Tango em Paris, filme de 1973 e que se tornou um clássico da sétima arte, vai virar uma série de TV abordando seus polêmicos bastidores e contará com a direção do brasileiro José Padilha (Tropa de Elite e Narcos) e de Lisa Brühlmann (Killing Eve).

Intitulado "Tango", o programa terá produção da CBS Studios e se passará na Itália, França e Estados Unidos. Vai retratar os 18 meses do antes, durante e depois da produção do longa e o centro da trama será na relação dos atores Maria Schneider e Marlon Brando, além do diretor Bernardo Bertolucci.

Último Tango em Paris ficou marcado pelos métodos abusivos usados pelo diretor para captar as “reações reais” dos atores. O caso mais marcante foi a cena de sexo entre eles –depois descobriu-se que a relação não teve o consentimento de Maria Schneider.

Sucesso de bilheteria, o filmes fez acender os trabalhos de Bertolucci e Brando, mas Schneider foi ridicularizada pelo seu papel e recebeu apenas US$ 4 mil pelo filme, o que a levou a um caminho de vício e a uma luta de recuperação da saúde mental.

“A oportunidade de mergulhar nesse mundo, em todos esses personagens fascinantes e, principalmente, a possibilidade de dar voz a Maria Schneider, é realmente emocionante", disse a diretora Lisa Brühlmann à Variety.

José Padilha acrescentou: "O diretor e os atores se deliciavam com o sucesso, enquanto a dor de Maria era negligenciada. Estou emocionado por explorar uma história sobre a ética da arte, um assunto importante, mas muitas vezes negligenciado".

A série ainda não tem data de lançamento.

[Variety]

The post Escândalo nas filmagens do “Último Tango em Paris” vira série com diretor brasileiro appeared first on Gizmodo Brasil.

Co-fundador do Twitter renuncia após pressão de investidores

Posted: 29 Nov 2021 02:01 PM PST

Jack Dorsey não é mais CEO do Twitter. O anúncio foi feito pelo próprio Dorsey, que também é presidente da Square, empresa de serviços financeiros, no início da tarde desta segunda-feira (29). A direção executiva da rede social será assumida pelo ex-diretor de tecnologia da empresa, Parag Agrawal.

"Decidi deixar o Twitter porque penso que a empresa está pronta para cortar vínculos com seus fundadores", afirmou Dorsey, em comunicado. Apesar do co-fundador do Twitter afirmar que a decisão foi pessoal, ele vinha sofrendo pressões de investidores da empresa para renunciar ao cargo por acumular funções de diretor executivo em duas empresas.

Não é a primeira vez que Dorsey deixa o cargo de mandatário da empresa. Em 2008, ele saiu após ser pressionado para abandonar a cadeira. Durante o período em que ficou fora da empresa, o co-fundador do Twitter, Evan Williams, e Dick Costolo chegaram a assumir a função — até que Dorsey retornou em 2015.

O ex-CEO da empresa liderou a companhia em um momento conturbado para redes sociais, em que se discute como nunca seu papel frente à disseminação de desinformação por usuários.

A situação não é, nem de longe, tão ruim quanto a enfrentada pelo Facebook (ou Meta), é claro. Mas já exigiu que Dorsey tomasse algumas medidas firmes para limitar o potencial de transmissão de fake news na plataforma.

Com os recursos de moderação de conteúdo implantados pelo Twitter nos últimos anos, até mesmo chefes de Estado tiveram postagens removidas pro divulgarem desinformação com potencial de causar danos.

Assine a newsletter do Gizmodo

O sucessor ao cargo é doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Stanford, passou por outras big techs, como Microsoft e Yahoo e está na empresa desde 2011, quando ingressou na função de engenheiro de software e foi promovido a diretor de tecnologia em 2017.

Dorsey elogiou Agrawal e disse que já havia o escolhido há algum tempo. O conselho do Twitter escolheu o novo CEO de forma unânime, o que indica o caminho que a empresa deve tomar nos próximos anos. Alguns especialistas apontam que a companhia deve focar em inovação. E, para tal, necessitava de uma pessoa com vasta experiência e conhecimento profundo da cultura do Twitter.

The post Co-fundador do Twitter renuncia após pressão de investidores appeared first on Gizmodo Brasil.

Aproveite o teste gratuito do Programa de Assinantes para acessar os bootcamps e imersões internacionais do IGTI

Posted: 29 Nov 2021 01:46 PM PST

Independentemente de estar iniciando uma transição de carreira, procurando uma especialização ou o primeiro emprego na área de TI, existe um curso no IGTI feito para você.

Seja na área de Cibersegurança, Desenvolvimento, Agile, Cloud, Dados, Programação, Gestão ou muitas outras, as formações interativas e práticas do Instituto atendem a diferentes objetivos profissionais e diferentes possibilidades.

Por isso mesmo agora oferece a chance de você testar gratuitamente o seu Programa para Assinantes por 15 dias.

Este programa permite que você acesse a variadas formações do IGTI, entre bootcamps e imersões internacionais.

Confira todos os detalhes:

Teste gratuitamente a modalidade Assinante por 15 dias

Recentemente, o IGTI começou a oferecer uma oportunidade irresistível para quem deseja alavancar a carreira em TI: a modalidade de ASSINANTE, que te dá acesso exclusivo a mais de 40 bootcamps e imersões internacionais interativas e online, além de dezenas de conteúdos.

E agora o Instituto faz ainda melhor: está oferecendo 15 dias gratuitos para você experimentar o modelo educacional do IGTI.

Para ter acesso ao trial, você não precisa inserir dados de cartão de crédito nem nada disso, é grátis mesmo.

Essa é a maneira mais acessível e econômica de estudar, podendo escolher entre se matricular em diversos cursos simultaneamente ou em um de cada vez e ainda acessar dezenas de conteúdos que estão disponíveis. Você faz tudo isso navegando pela plataforma de assinante e com apenas um clique tem acesso a um universo de possibilidades.

Entre os temas abordados nas formações estão as áreas de Data Science, Cloud Computing, Transformação Digital, Inteligência Artificial, UX, Agile, Cyber Security, Desenvolvimento e Gestão de TI.

Inicie seu trial agora mesmo clicando neste link e tenha acesso aos bootcamps, imersões internacionais e conteúdos.

No teste gratuito você também terá acesso ao Radar de Oportunidades, que liga você à vaga perfeita. As oportunidades são oferecidas por gigantes da área de tecnologia.

Após o período de teste, caso deseje continuar como assinante, o valor mensal da mensalidade é de apenas R$65,00.

Conheça os conteúdos que pode acessar como assinante do IGTI

Os cursos de bootcamps englobam diferentes áreas do conhecimento e possuem duração de apenas 10 semanas. É uma formação acessível, hands-on e imersiva.

Para você que gosta de aprender na prática e deseja entrar em contato com situações reais do ambiente corporativo, não tem como errar.

Ao final da formação, você receberá um certificado reconhecido pelo mercado de trabalho que possibilitará melhores oportunidades de carreira. Além disso, ao longo das aulas ao vivo, terá a chance de fazer networking com professores que são referências na área.

85% das pessoas que ingressaram nos Bootcamps se mostraram satisfeitas com os conteúdos abordados.

Conheça abaixo:

Para Iniciantes

Agile

Cibersegurança

Cloud Computing

Data Science

Development

Gestão de TI

Inteligência Artificial

Transformação Digital

User Experience

Além disso, você tem a chance de acessar uma imersão internacional!

A imersão Agile World é uma oportunidade excelente para estudantes que desejam fazer networking com professores que são referências mundiais em Metodologias Ágeis e querem conhecer tendências, iniciativas inovadoras e aplicações práticas de tecnologias no mercado.

A formação tem 8 semanas de duração, contando com 50 horas de curso. São a aulas interativas com tradução simultânea.

Nesta formação, você vai estudar sobre a revolução que metodologias ágeis promovem em negócios, carreiras e empresas de vários segmentos.

Entrará em contato com aplicações reais que visam resolver problemas, aprimorar processos e construir ciclos de feedback.

Por que escolher o IGTI?

Fundado em 2006 e recém-adquirido pela XP Inc, o Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) passou a integrar a XP Educação, braço educacional da XP. O IGTI é uma instituição de ensino a distância que tem como propósito oferecer a melhor educação em TI para todos.

Oferece um portfólio com mais de 80 cursos, entre bootcamps, Imersões Internacionais e cursos de pós-graduação em diversas áreas, como Agile, Cyber Security, Cloud Computing, Data Science, Development, Gestão em TI, Inteligência Artificial, Transformação Digital e UX, adotando um modelo educacional que oferece ampla interatividade entre alunos e professores e uma nova dimensão de qualidade aos cursos online.

O IGTI é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e foi eleito, em 2021, uma das 100 empresas mais inovadoras do país no uso da TI. Nos últimos dois anos, 2020 e 2019, o IGTI foi TOP3 neste mesmo ranking, na categoria Educação.

The post Aproveite o teste gratuito do Programa de Assinantes para acessar os bootcamps e imersões internacionais do IGTI appeared first on Gizmodo Brasil.

5 produtos eletrônicos em conta na “xepa online” da Black Friday 2021

Posted: 29 Nov 2021 01:36 PM PST

A Black Friday 2021 aconteceu na última sexta-feira (26). Durante todo o mês de novembro, o Gizmodo Brasil deu várias dicas de preços e produtos para você aproveitar a data.

Apesar do dia oficial das compras já ter passado, ainda existem produtos que podem ser comprados por um bom preço tão bom quanto os do dia 26. Listamos algumas dessas dicas abaixo.

Confira:

Samsung Galaxy S21 128GB

Um dos smartphones mais procurados desde seu lançamento, o Galaxy S21 5G faz fotos  extraordinárias em 8K. Em dois tamanhos e sempre com câmeras de 64 MP, o modelo pode ser encontrado por R$ 4.006,74.

Samsung Smart TV 32″

Esta Smart TV LED Samsung de 32 polegadas é equipada com a tecnologia de Business TV, que permite configurar a TV tanto para o modo residencial quanto para o modo hotel — trazendo uma maior variedade de configurações. Preço: R$ 1.525,41.

Notebook Lenovo Ideapad 3i Intel Celeron-N4020

Conta com tela ultrafina de 15.6 polegadas e processador Intel Celeron N4020. São 4 GB de memória e armazenamento interno de 128 GB SSD. Sai por R$ 2.089,99.

Robô Aspirador Wap Robot W100 Bivolt

Pode varrer, aspirar e passar pano de forma totalmente automática. Bivolt, tem capacidade de 250 mL e carrega sua bateria completamente em até 5h. Dá para arrematar o produto pagando R$ 395,92.

Assine a newsletter do Gizmodo

Fone de ouvido Samsung Galaxy Buds Live Bluetooth

Disponíveis nas cores bronze, branco ou preto, vêm de fábrica com duas ponteiras, para garantir o melhor conforto ao seu ouvido. Possui cancelamento de ruído ativo e promete durar até 1 hora com uma carga de apenas 5 minutos. Têm um acabamento polido e vêm em uma caixa inspirada em porta-joias, que cabe na palma da mão. Custam R$ 399,00.

The post 5 produtos eletrônicos em conta na “xepa online” da Black Friday 2021 appeared first on Gizmodo Brasil.

Clube Belenenses detecta 13 atletas com variante ômicron e assusta Portugal

Posted: 29 Nov 2021 12:40 PM PST

Autoridades sanitárias de Portugal identificaram 13 casos da variante ômicron entre jogadores do time de futebol Belenenses. Um deles, o zagueiro Cafu Phete, havia retornado recentemente da África do Sul, país em que a variante foi detectada pela primeira vez em 24 de novembro.

Outros 17 jogadores e membros da comissão do Belenenses já haviam testado positivo para a Covid-19 na última semana, mas mesmo assim o time entrou em campo no último sábado (27) para disputar uma partida da Primeira Liga contra o Benfica.

Durante coletiva de imprensa realizada no sábado, os presidentes das equipes disseram que pediram pelo cancelamento do jogo, mas a solicitação não foi atendida pelas autoridades. Eles optaram por seguir com o jogo para que não fossem penalizados por “ausência injustificada”.

O primeiro tempo contou com apenas nove jogadores do time, e o número caiu para sete após o intervalo. O placar marcava 7 x 0 para o Benfica quando o jogo foi encerrado, aos dois minutos do segundo tempo. 

Agora são 44 isolados

De acordo com um porta-voz do clube, 44 pessoas envolvidas no episódio direta ou indiretamente estão agora isoladas em casa, esperando para repetir os testes. Além disso, o representante disse que a maioria dos infectados são assintomáticos ou apresentam apenas sintomas leves da doença. Nenhum jogador do Benfica foi isolado.

A ômicron foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como variante de preocupação, ou seja, possui mutações que podem deixar o vírus mais transmissível ou então driblar o funcionamento de vacinas. Porém, são necessários mais estudos para confirmar o seu risco. Até o momento, a variante foi detectada em 17 países e não foi responsável por nenhuma morte. 

Na semana passada, Portugal voltou com restrições para impedir a propagação da Covid-19. Nesta segunda-feira (29), o país decidiu também restringir voos de ida e volta de Moçambique, sua ex-colônia que faz fronteira com a África do Sul.

The post Clube Belenenses detecta 13 atletas com variante ômicron e assusta Portugal appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário