sábado, 1 de janeiro de 2022

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


BlackBerry encerra o suporte para todos os smartphones clássicos

Posted: 31 Dec 2021 02:30 PM PST

É o fim de uma era: a BlackBerry anunciou que vai encerrar o suporte para smartphones que rodem os sistemas operacionais BlackBerry OS 7.1 e BlackBerry 10. As funções serão desativadas a partir do próximo dia 4 de janeiro.

Isso significa que celulares com esses sistemas não vão receber mais atualizações que garantem o bom funcionamento de ligações (feitas via operadora de telefonia móvel) ou mesmo a conexão wi-fi, por exemplo. Além das chamadas, funções como SMS e chamadas de emergência também podem parar de funcionar.

Vale a lembrança funcionamento segue normal para telefones BlackBerry que venham de fábrica com sistema operacional Android — os que vêm sendo vendidos no mercado brasileiros nos últimos anos.

É bem pouco provável que algum usuário brasileiro ainda siga usando o seu BlackBerry legítimo como telefone principal. Mas, se esse for o caso, vale o aviso: faça o backup de seus dados enquanto é tempo.

The post BlackBerry encerra o suporte para todos os smartphones clássicos appeared first on Gizmodo Brasil.

Os 5 piores filmes de 2021, segundo a Variety

Posted: 31 Dec 2021 01:30 PM PST

O ano de 2021 chegou para trazer filmes que tiveram seus lançamentos adiados por conta da pandemia. Muitos deles foram aclamados pela crítica, como é o caso de "Homem Aranha: Sem Volta Para Casa". Outros, nem tanto. Por esse motivo, a revista Variety elegeu os piores filmes de 2021. Veja abaixo a lista.

Cherry – Inocência Perdida

Cherry, baseado no romance de Nico Walker, acompanha um jovem de origem rica (Tom Holland) que decide entrar para o exército e acaba sendo enviado ao Iraque, deixando sua família e a namorada Emily (Ciara Bravo) para trás. Mas o protagonista não consegue lidar com as atrocidades e violências da guerra e quando volta para casa desenvolve transtorno pós-traumático. Ao tentar lidar com a doença, ele acaba se viciando em opioides, entra para o mundo do crime, assaltando bancos, para sustentar seu vício em drogas.

"Tom Holland, o menino de ouro dos filmes “Homem-Aranha”, irradia uma doçura leve e saudável de pessoa normal. E isso o torna o ator perfeitamente errado para interpretar um veterano da Guerra do Iraque que virou viciado em opioides e virou ladrão de banco”, destaca a Variety.

Venom: Tempo de Carnificina

Um ano após os acontecimentos de Venom (2018), Eddie Brock e o symbionte Venom estão tendo dificuldades em se acostumar um com o outro. Eddie está tentando voltar com sua carreira como jornalista e, para sua sorte, um detetive o aborda para entrevistar Cletus Kasady — um serial killer preso e indo para o corredor da morte, que só quer dar entrevista se for com Eddie. 

Após a entrevista, Eddie e Venom acabam levando fama ao descobrirem mais das vítimas de Kasady antes que ele seja levado para a injeção letal. Mas, no dia em que Kasady iria pagar por seus crimes, sua execução falha e seu symbionte Carnage o faz escapar da prisão. Agora, Carange e Kasady estão atrás de Venom e Eddie. 

"O que deveria ter sido um confronto épico de mutantes é prejudicado por uma direção incoerente e muito CGI [computação gráfica] de desenho animado. Seus 97 minutos de duração correm para entregar o que parece ser uma luta corpo a corpo entre fios de alcaçuz pretos e vermelhos que mudam de forma", diz a Variety. 

Music 

A cantora (e agora diretora) Sia despertou reações muito diversas com o primeiro filme que escreveu e dirigiu. O longa conta a história de Music (Maddie Ziegler), uma adolescente autista que perde a família e precisa ser cuidada por sua meia-irmã mais velha, Zu (Kate Hudson), uma ex-dependente química que não sabe como lidar com ela. As duas encontram a música como chave para o relacionamento.

De acordo com a Variety, “A decisão de Sia de ter escalar a atriz Maddie Ziegler para retratar Music causou muita polêmica. E, de fato, o elenco é intensamente problemático, já que pouco provável que alguém da comunidade autista interpretasse a personagem como um girassol angelical desajeitado e enjoativo [como fez Ziegler]".

Benedetta 

Descrito como "o mais polêmico do ano", o filme "Benedetta", de Paul Verhoeven chocou muitos que foram aos cinemas para assisti-lo. O longa inicia em ritmo intenso, com uma cena que transforma a imagem de Cristo em um dildo nas mãos de uma freira. O filme é uma biografia dramática que se passa no século XVII e uma interpretação solta do livro Atos Imodestos, de Judith C. Brown. 

Benedetta Carlini (Virginie Efira) é uma freira italiana que faz parte de um convento na Toscana desde sua infância, quando foi dada por sua rica família ao convento. Desde então ela sofre de um distúrbio e tem perturbações e visões religiosas sobre a Virgem Maria, além de clamar que consegue se comunicar com ela, e visões eróticas com Jesus Cristo. Assistida por uma companheira, Carlini se verá ameaçada quando sua relação com sua rebelde ajudante se transformar em um conturbado romance amoroso. Ela foi considerada mística e venerada por sua comitiva religiosa por conta de sua fé, mas foi presa e condenada por ser sáfica [atraída por mulheres].

"O drama histórico de Paul Verhoeven […] não é apenas uma fantasia leve vestida com hábitos do século 17. É tentar ser um conto sério de religião, opressão e salvação. Mas é por isso que é pesadamente enfadonho. A figura de madeira da Virgem Maria que é entalhada em um acessório erótico poderia ser menos extravagante se não fosse a única imagem da divindade no filme que Verhoeven parece interessado", explicou a Variety.  

Locked Down

É estrelado por Anne Hathaway e Chiwetel Ejiofor — nos papéis de Linda e Paxton, respectivamente. Ambientada no contexto da pandemia do coronavírus, a trama é centrada na crise do casal que está prestes a se separar. Contudo, com o decreto de isolamento social, eles são obrigados a continuarem juntos em casa.

Segundo a Variety, "no ano passado, o mundo dificilmente poderia ter lançado um obstáculo maior aos cineastas do que a pandemia Covid-19, mas isso não significa que eu quero assistir a um casal antagonizado pelo bloqueio se preparando para um rompimento que tenho quase certeza de que não vai acontecer”.

The post Os 5 piores filmes de 2021, segundo a Variety appeared first on Gizmodo Brasil.

As 10 principais inovações do setor aeroespacial em 2021

Posted: 31 Dec 2021 11:30 AM PST

Principais inovações na categoria aeroespacial em 2021

Foram divulgados os vencedores da 34º edição do Best of What's New awards, uma premiação que reconhece os 100 projetos mais notáveis das áreas de saúde, engenharia, segurança, entre várias outras.

Neste texto, o Gizmodo Brasil separou as 10 inovações ganhadores do setor aeroespacial em 2021. Confira:

Flyways AI da Airspace Intelligence – Sistema inteligente para planos de voos

O despachante de voo é o profissional responsável por definir qual rota a aeronave deve seguir para viajar de um destino ao outro. Para isso, o especialista precisa se atentar a fatores como clima e até mesmo às zonas militares restritas.

Esse trabalhador está prestes a ganhar uma forcinha da inteligência artificial. A startup Airspace Intelligence desenvolveu um tipo de Waze aéreo. O Flyways IA sugere rotas mais práticas, que o despachante pode aceitar ou não.

A companhia americana Alaska Airlines, que já está utilizando o software, disse que mais de 28 mil de seus voos tiveram as rotas otimizadas. Isso gerou uma economia de 7 milhões de litros de combustível e, consequentemente, 24.490 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2).

Starship da SpaceX – A nave reutilizável

A espaçonave da empresa de Elon Musk é feita de aço inoxidável e possui cerca de 50 metros de altura. Sua principal missão é alcançar a órbita da Lua ou até de Marte e retornar intacta, para ser utilizada de novo, de novo e de novo. 

Protótipos da SpaceX explodiram repetidas vezes até que algum tivesse sucesso. Os dias de glória chegaram em maio deste ano, quando um dos foguetes reutilizáveis fez seu primeiro pouso bem sucedido. Agora, a empresa está trabalhando em novas espaçonaves para realizar o primeiro teste orbital

eX1 com bluetooth da Panasonic Avionics Corp. – Bluetooh nas alturas

Carros voadores que nada, inovação mesmo é usar seu fone de ouvido bluetooth no céu. Agora, passageiros a bordo da aeronave United 737 MAX 8 não precisam de fios para se conectar ao sistema Panasonic embutido no assento da frente. O colega do lado não vai mais te acordar quando quiser ir ao banheiro. 

ATARS da Red 6 – Capacete de realidade virtual para militares

A empresa Red 6 criou o melhor dos dois mundos: com seu novo capacete tecnológico, o piloto militar poderá enfrentar adversários virtuais durante voos reais. O cenário criado pelo ATARS (Airborne Tactical Augmented Reality System) permite que os pilotos de caça tenham uma sensação mais próxima da realidade, tirando a necessidade de simular a presença de aeronaves fictícias. 

Além disso, a tecnologia reduz custos e facilita a logística. Com ela, não é mais preciso colocar outras naves no céu.

Near Earth Asteroid Scout da NASA – Energia solar no espaço

Nada de propusores a gás. O Near Earth Asteroid Scout (NEA) é um dispositivo do tamanho de uma caixa de sapatos movido a energia solar. A ferramenta, que deve identificar asteroides próximos à Terra, possui uma espécie de vela solar do tamanho de um ônibus escolar que captura os raios do estrelão. 

A missão custou cerca de US$ 30 milhões. Mas não se assuste com o preço, ele equivale a quase um décimo do que costuma ser investido em missões maiores com combustível. 

Redwire Regolith Print da Redwire Space – Tijolo de pó lunar

Uma impressora 3D a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) gerou o que pode ser o futuro material de construção de uma base na lua. Foram impressos tijolos de poeira lunar simulada (regolito), que inclui compostos como sílica e alumina. Por enquanto, os pesquisadores ainda estão testando a resistência do material. 

Skyborg da Força Aérea americana – Drone assistente de caça

Pesquisadores desenvolveram drones semelhantes a caça-jatos que devem voar em parceria com aeronaves tradicionais. O objeto pilotado por inteligência artificial é capaz de enviar informações ou realizar ataques com armas em territórios perigosos. Dessa forma, o piloto não precisa de uma pessoa o acompanhando durante o serviço, e as perdas, caso ocorram, são bem menores.

ELSA-d da Astroscale – Coletor de satélites

Os satélites, quando inutilizados, acabam se tornando apenas lixo espacial. Agora, a empresa Astroscale está demonstrando uma maneira de puxá-los de volta à Terra após a "morte". 

O trabalho é feito com auxílio da espaçonave ELSA-d, que possui um anel magnético que se encaixa aos satélites. A empresa realizou um teste bem sucedido em agosto deste ano, e já planeja novos lançamentos focando em alvos descontrolados e mais difíceis de prender. 

MQ-25 Stingray da Boeing – Posto de gasolina delivery 

Só de pensar no ponteiro da gasolina chegando no vermelho no meio da estrada já dá até um desespero. Imagine se isso acontecesse com um avião caça durante o voo. Nestes casos, outro caça costuma levar o combustível, mas o serviço de delivery não é tão prático.

Agora, cientistas da Boeing estão trabalhando em um drone de 15 metros de comprimento que funciona como bomba de gasolina. No futuro, eles devem ser usados no lugar dos caças delivery, que serão liberados para sua verdadeira função de combater possíveis inimigos.

Tiangong da CMSA (China Manned Space Agency) – Estação espacial movida a íons

Em abril deste ano, a China colocou em órbita a estação espacial Tiangong, que deve ter sua construção concluída em 2022. Ela já possui algumas inovações notáveis: o módulo é equipado com um sistema de propulsores movido a íons, que utilizam eletricidade para expelir partículas carregadas. Com ele, o motor pode exceder em até 30 vezes a velocidade do som.

The post As 10 principais inovações do setor aeroespacial em 2021 appeared first on Gizmodo Brasil.

As 10 melhores séries de 2021: Round 6, Maid, La Casa de Papel e mais

Posted: 31 Dec 2021 10:30 AM PST

2021 foi mais um ano que passamos a maioria do tempo em casa devido à pandemia do coronavírus. E adivinha o que mais ajudou a se distrair? Sim, elas… As inúmeras séries lançadas nos streamings.

Algumas estreantes e outras com novas temporadas. Teve drama, ação, suspense, romance e série biográfica, entre outras.

Confira as 10 melhores séries de 2021. A lista é boa:

Round 6

A série que estreou na Netflix em setembro se tornou um fenômeno mundial. Round 6 foi conquistando números altos não só na Coreia do Sul, de onde se originou, mas também no mundo inteiro e se tornou a série mais assistida e comentada da plataforma de todos os tempos.

La Casa de Papel

2021 marcou o fim de uma das séries mais queridas do público. La Casa de Papel estreou em 2017 e desde então foi sucesso absoluto. Liderados pelo Professor, o grupo já conhecido de todos caiu no gosto do público, mesmo sendo foras da lei. A série "ditou moda" com os famosos macacões vermelhos e máscaras de Salvador Dali.

Lupin

Também foi sucesso da Netflix. Lançada este ano, Lupin rapidamente se tornou uma das produções queridinhas da galera. A história cheia de mistério e ação se passa em Paris e tem como cenário principal o famoso Museu do Louvre.

Bridgerton

Baseada nos livros da escritora americana Julia Quinn, Bridgerton foi lançada em 2020, mas seu sucesso só cresceu em 2021. Na época de seu lançamento, a série se tornou a mais assistida da Netflix, mas foi recentemente ultrapassada por Round 6.

Maid

Lançada este ano, Maid conquistou o coração do telespectador. A produção foi bastante comentada nas redes sociais e ficou entre as 10 mais procuradas no Google. Retrata a história de uma mãe cansada de viver um relacionamento abusivo que decide que é hora de lutar por ela, pela filha e pela felicidade das duas. A história, baseada em fatos reais, tocou muita gente.

WandaVision

A série que chegou logo no início do ano no Disney+, também se tornou uma das mais comentadas. Tem as protagonistas Wanda e Visão em uma nova realidade, um pouco mais tranquila. Aos poucos, as coisas começam a se mostrar diferentes e perigosas, fazendo a transição para as histórias da Marvel que estamos acostumados a ver nos cinemas.

The Crown

A série é um drama biográfico que acompanha a vida de Elizabeth 2ª, desde a sua coroação após a morte do pai, no início dos anos 1950, até a chegada dos filhos, dramas familiares e escândalos ao longo de sua vida envolvendo a família real britânica.

Sex Education

A terceira temporada de uma das séries mais populares da Netflix. A trama se passa em um colégio do ensino médio e traz debates importantes sobre a adolescência, quebrando vários tabus.

Assine a newsletter do Gizmodo

You (Você)

Uma das séries mais comentadas dos últimos tempos lançou a 3ª temporada este ano. O público esperava com ansiedade, já que a segunda temporada terminou de uma forma surpreendente e mudou completamente a dinâmica das histórias. A trama traz o protagonista Joe, que "se apaixona" e fica obcecado por mulheres, disposto até mesmo a cometer crimes brutais para que o relacionamento dê certo.

Cidade Invisível

E tem produção nacional! Lançada em 2021, a série conta a história do folclore brasileiro e traz personagens como Cuca, Saci Pererê, Boto Cor De Rosa, Curupira, outros seres e entidades que fazem parte da nossa cultura. Com Marcos Pigossi como protagonista, a série se tornou uma das mais comentadas no país.

The post As 10 melhores séries de 2021: Round 6, Maid, La Casa de Papel e mais appeared first on Gizmodo Brasil.

Réveillon da Times Square terá versão virtual no metaverso

Posted: 31 Dec 2021 09:30 AM PST

Se você não pode ir à Nova York ver a bola da Time Square descer no Réveillon, não se preocupe: o evento vem até você. A imobiliária que organiza o evento vai recriar tudo no metaverso. 

A empresa Jamestown, conglomerado imobiliário que é dono da torre One Times Square, irá aproveitar o engajamento que tem na vida real e irá fazer um grande evento no metaverso para celebrar a virada do ano. 

O imóvel será construído no mundo virtual Decentraland, e ocupará 170 lotes. O plano foi confirmado na última quarta-feira (29) e saiu do papel graças a uma parceria da empresa com a Digital Currency Group (DCG), um dos apoiadores do jogo Decentraland, e de seus tokens digitais oficiais: a MANA e a LAND. 

Jamestown, proprietária da One Times Square, lançou o evento (chamado VNYE) no ano passado como uma nova forma de comemorar a véspera de Ano Novo em meio à pandemia e ao cancelamento das comemorações presenciais. No total, o VNYE atingiu mais de 3,7 milhões de pessoas em todo o mundo em 2021.

"Criamos o VNYE para ampliar a experiência da véspera de ano novo e manter o mundo ligado a Times Square quando o acesso estava limitado”, disse Michael Phillips, presidente da Jamestown, em comunicado à imprensa. “Em sua segunda iteração, o VNYE complementa o retorno das comemorações presenciais e será um destino por si só: um mundo virtual imersivo onde pessoas de todo o planeta podem se reunir para celebrar o Ano Novo".

Imagem: Jamestown/DCG/Divulgação

No metaverso do VNYE, os usuários podem criar avatares personalizados, explorar áreas da Times Square, coletar confetes para ganhar pontos (que podem trocar para personalizar avatares) e visitar a plataforma de observação em One Times Square para observar do alto o mundo virtual da Times Square.

Dentro da One Times Square, os usuários podem descobrir três jogos: Dance World, onde podem mostrar suas habilidades de dança; Nature World, onde é possível trazer ver a natureza e se envolver em pesquisas destinadas a coletar peças da icônica esfera da véspera de Ano Novo; e Zero G, onde os usuários podem viajar pelo mundo graças a uma experiência que utiliza slides, visitando atrações importantes e ganhando pontos e recursos adicionais.

A Jamestown preferiu não divulgar quanto gastou para reconstruir o seu imóvel no metaverso. Contudo, o projeto é considerado pela companhia como parte de sua estratégia no campo dos ativos digitais.

A partir de 31 de dezembro de 2021, os usuários podem escolher entre transmissões ao vivo de 11 câmeras na Times Square e transmissões ao vivo de sete EarthCam, que permitirão que eles acompanhem as celebrações do Ano Novo em várias partes do mundo.

À meia-noite da passagem de ano, os utilizadores poderão saudar a chegada do novo ano no metaverso da Times Square com uma celebração virtual marcada pela descida da esfera e um espetáculo pirotécnico. 

The post Réveillon da Times Square terá versão virtual no metaverso appeared first on Gizmodo Brasil.

Veja os 5 fósseis de dinossauros mais notáveis de 2021

Posted: 31 Dec 2021 08:30 AM PST

Dinossauro Berthasaura leopoldinae

Uma série de espécies de dinossauros foram descritas em 2021. Todas elas contribuem para a paleontologia de alguma forma. Neste texto, o Gizmodo Brasil selecionou cinco dos dinossauros mais notáveis apresentados ao público neste ano. Confira:

Dinossauro banguela do Brasil

Dinossauro Berthasaura leopoldinae
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Em novembro deste ano, cientistas do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, apresentaram ao mundo a Berthasaura leopoldinae, uma espécie inédita de dinossauro banguela identificada no Brasil. Os fósseis da espécie encontrados em Cruzeiro do Oeste, no Paraná, foram descritos na revista Nature.

Bertha parece ter vivido entre 70 e 80 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo. Este é o primeiro dinossauro edêntulo (sem dentes) encontrado na América do Sul. Além disso, os achados representam os fósseis mais completos de noassaurídeos conhecidos até o momento. 

Bertha é também o primeiro terópode a receber um nome feminino. Berthasaura homenageia Bertha Lutz, antiga secretária e pesquisadora do Museu Nacional. Enquanto isso, Leopoldinae se refere à imperatriz Maria Leopoldina e também à Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, que usou o Bicentenário do Museu Nacional como tema na Avenida em 2018.

Dinossauro armado do Chile

Dinossauro chileno
Imagem: Mauricio Álvarez, Universidad de Chile/Reprodução

Este dino chileno tem suas peculiaridades: para começar, possui altura similar a de um cachorro e uma cauda repleta de ossos laminados, que parece ter sido usada como arma. Seus fósseis também foram descritos na revista Nature.

O Stegouros elengassen, como foi nomeado, parece ter habitado a Patagônia chilena há cerca de 74 milhões de anos, durante o final do período Cretáceo. Os pesquisadores encontraram quase todos os ossos de seu corpo, o que permitiu que eles confirmassem a existência de anquilossauros na América do Sul.

Foram vistas ainda diferenças entre os anquilossauros do Hemisfério Norte e Sul. Os animais do primeiro grupo tendiam a ser maiores, com armaduras mais pesadas e membros mais grossos. 

Titã Australiano 

Dinossauro Titã Australiano
Imagem: Museu de História Natural de Eromanga/Reprodução

O Australotitan cooperensis representa o maior saurópode já encontrado na Austrália. De acordo com pesquisadores do Museu de História Natural de Eromanga e do Museu de Queensland, ambos na Austrália, o animal pode ter alcançado 30 metros de comprimento e atingido uma massa de 74 toneladas.

Cooper, como foi apelidado, parece ter caminhado sobre a Terra há mais de 90 milhões de anos. Os cientistas encontraram ossos pélvicos, membros e omoplata deste titanossauro praticamente intactos. Os fósseis foram descritos na revista PeerJ

Garça do Inferno

Dinossauro Garça do Inferno
Imagem: Foto publicada no Twitter por Dairen Naish/Reprodução

Paleontólogos da Universidade de Southampton, na Inglaterra, identificaram não um, mas dois espécimes de dinossauros inéditos na Ilha de Wight, Reino Unido. O primeiro foi chamado carinhosamente de "garça do inferno com chifres e cara de crocodilo", enquanto o segundo recebeu o apelido de "caçador de beira de rio".

Ambos viveram há cerca de 125 milhões de anos e atingiram cerca de nove metros de altura. Estes animais foram classificados como espinossaurídeos. A diferença entre eles revela que muitos outros dinossauros do tipo podem ter ocupado o Reino Unido no passado. O estudo completo foi publicado na revista Nature.

Primeiro Anquilossauro da África

Primeiro anquilossauro africano
Imagem: Foto publicada no Twitter por Joschua Knüppe/Reprodução

Pesquisadores encontraram no Marrocos o que pode ser o mais antigo anquilossauro já visto, com 168 milhões de anos. Além disso, este foi o primeiro animal do grupo a ser identificado no continente africano.

Os anquilossauros tinham espinhos embutidos na pele, que não se fundiam aos ossos. Mas o Spicomellus afer, como foi batizado, possuía espinhos que saiam diretamente de sua costela. A pesquisa foi publicada na revista Nature.

The post Veja os 5 fósseis de dinossauros mais notáveis de 2021 appeared first on Gizmodo Brasil.

5 ótimos filmes de ficção científica esquecidos pelo público

Posted: 31 Dec 2021 07:30 AM PST

A ficção científica sempre proporcionou algumas das melhores histórias do cinema. Mas, na última década foi possível testemunhar um crescimento — tanto na relevância dos filmes, quanto na qualidade técnica e narrativa. 

Seja pela utopia dos otimistas ou pelo futuro distópico dos céticos, não faltam boas opções de filmes para nos entreter e nos fazer pensar. Muitos dos melhores filmes de ficção científica são esquecidos pelo grande público com o passar do tempo. Pensando nisso, separamos uma lista com os  melhores longas, que você ainda não deve conhecer e precisa assistir. Confere aí. 

O Doador de Memórias (2014)

Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade.

Baseado no livro O Doador, de Lois Lowry, o filme trata de um futuro que remete a Jogos Vorazes e Divergente. Comunidades, jovens revoltados e situações não previstas pelo governo.

O passado é ocultado da população, de forma a poupá-los de qualquer sofrimento e também para que o doador possa guiá-los com sua sabedoria. E é o que tem feito o "Doador" até que novo receptor seja escolhido. Embora sem muita ação, o filme é pura reflexão. O longa está disponível no Amazon Prime Video. 

Gattaca – A Experiência Genética (1997)

“Gattaca – A Experiência Genética” conta a história de um futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas “inválidas”. Vincent Freeman (Ethan Hawke), um “inválido”, consegue um lugar de destaque na corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado.

Ao retratar paralelamente as vidas de Válidos como Anton (irmão de Vincent) e Jerome (o rapaz que vendeu sua identidade à Vincent), o filme mostra que ter todas as oportunidades não é garantia de sucesso, e que o êxito está destinado aos que tem determinação e persistem em suas metas.

Com direção de Andrew Niccol, o elenco conta com Ethan Hawke, Jude Law, Uma Thurman, Gore Vidal, Xander Berkeley, Jayne Brook, Elias Koteas, Ernest Borgnine e Alan Arkin. O longa está disponível no Amazon Prime Video e no Apple TV. 

eXistenZ (1999)

Allegra Geller (Jennifer Jason Leigh) é uma renomada designer de jogos de realidade virtual, criadora de um novo jogo interativo chamado "eXistenZ", é vítima de uma intensa perseguição por fanáticos religiosos que querem assassiná-la. Em fuga, é forçada a se esconder com um guarda de segurança novato, decidido a protegê-la. Porém, durante a perseguição os dois experimentam um mundo onde os limites entre a fantasia e a realidade não existem e nada é o que parece ser.

Com direção de David Cronenberg, estão no elenco Jude Law, Jennifer Jason Leigh, Ian Holm, entre outros. O longa está disponível no Amazon Prime Video. 

Dark City, Cidade das Sombras (1998)

Em uma cidade em que sempre é noite, John Murdoch (Rufus Sewell) acorda sozinho em um hotel, para descobrir que perdeu sua memória e o principal suspeito de ser o autor de brutais e bizarros assassinatos. Ele passa então a ser implacavelmente perseguido por um inspetor (William Hurt), ao mesmo tempo em que conta com a ajuda do Dr. Pehreber (Kiefer Sutherland) para compreender o que está acontecendo.

Com direção e roteiro de Alex Proyas, o longa está disponível no Apple TV. 

THX 1138 (1971)

O longa mais antigo da nossa lista é "THX 1138", de 1971, e se passa no século XXV. A humanidade vive abaixo da superfície da Terra, em uma sociedade onde os robôs são a força policial e as pessoas se divertem através da TV holográfica. Todas as pessoas tomam drogas diariamente, de forma a controlar as emoções e manter a paz. Além disto, o sexo é proibido por lei. 

Um dia o trabalhador THX 1138 (Robert Duvall) resolve parar de tomar suas drogas. Ele se apaixona por LUH 3417 (Maggie McOmie), sua colega de quarto, que engravida dele. Ao serem descobertos são enviados à prisão. Lá THX conhece o programador SEN 5241, que o ajuda a escapar. Ele parte então em busca de LUH, para que possam chegar à superfície do planeta.

O filme tem direção de George Lucas, e está disponível no Apple TV.

The post 5 ótimos filmes de ficção científica esquecidos pelo público appeared first on Gizmodo Brasil.

Sem programa para o ano novo? Que tal acompanhar dados da Antártica em tempo real?

Posted: 31 Dec 2021 06:30 AM PST

Antártica

A virada do ano na Antártica está sendo animada para os brasileiros. Em dezembro, cientistas voltaram a explorar o continente gelado após quase dois anos de hiato. Essa notícia por si só já é relevante. Mas não para por aí. 

Nesta virada de ano, começaram a operar na Antártica os projetos ATMOS e REMObs, focados no estudo do clima no continente. Os dados dessas pesquisas são atualizados em tempo real no site Operantar. Você pode conferi-los clicando aqui.

O ATMOS visa melhorar a compreensão das interações entre o gelo marinho, a atmosfera, o oceano, as ondas e as trocas de calor. Entram nessa conta também as emissões de CO2 e quantidade de movimento do Oceano Austral. 

Dessa forma, os cientistas poderão coletar dados climáticos do continente e compará-los aos vistos aqui, na América do Sul. O projeto faz parte do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e é coordenado pelo pesquisador do Inpe Luciano Pezzi. O cientista contou detalhes sobre a pesquisa no canal de YouTube "Antártica ou Antártida?". 

O projeto REMObs não foge muito da ideia. Aqui, a missão envolve a consolidação de uma Boia Meteoceanográfica Nacional (BMO-BR). Para alcançar o objetivo, os pesquisadores pretendem estabelecer uma rede de coleta de dados operacionais no Atlântico Sul. O trabalho é uma parceria entre o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a Petrobras.

Parte dos dados de ambos os projetos estão sendo coletados com auxílio de boias específicas colocadas próximas da Estação Antártica Comandante Ferraz. As informações coletadas por elas ficam disponíveis no site Operantar. As ferramentas indicam dados como a altura das ondas até a direção e velocidade dos ventos.

Só para ter um exemplo: na última atualização da boia denominada Pinguim, a altura das ondas estava em torno de 2,4 metros e a velocidade dos eventos em 4 metros por segundo. Boa diversão.

The post Sem programa para o ano novo? Que tal acompanhar dados da Antártica em tempo real? appeared first on Gizmodo Brasil.

Cidade perdida no Egito lidera lista de descobertas arqueológicas de 2021, confira

Posted: 31 Dec 2021 05:30 AM PST

Descobertas arqueológicas

O ano de 2021 foi marcado por diversas descobertas arqueológicas notáveis. A revista especializada Archaeology, do Instituto Arqueológico da América, selecionou as 10 mais importantes. Confira quais foram e como elas contribuem para a história:

Luxor, a cidade de ouro perdida

Descobertas arqueológicas
Imagem: Zahi Hawass/Facebook

Foi pura sorte! O assentamento ficou escondido sob a areia do Egito por milhares de anos, até arqueólogos encontrarem ao acaso. Agora, cerca de um terço do local já foi escavado. 

Os pesquisadores estavam buscando pelo templo mortuário de Tutancâmon na margem oeste do Nilo, em Luxor. Ao invés disso, encontraram uma antiga cidade bem preservada, com ruas, casas e paredes de até três metros de altura. 

A cidade se chamava Aten e foi fundada pelo avô de Tutancâmon, Amenhotep III. Os pesquisadores a apelidaram de "Cidade do Ouro", levando em conta que o reinado de Amenhotep III marca a Era do Ouro no Antigo Egito.

Os primeiros artistas do mundo

Descobertas arqueológicas
Imagem: Zhang et al., Science Bulletin/Reprodução

Essas marcas de mão e pegadas encontradas próximas de uma fonte termal no Tibete, na Ásia, parecem ser a arte rupestre mais antiga do mundo. De acordo com os pesquisadores, as impressões foram deixadas ali entre 169 e 226 mil anos atrás. 

O mais impressionante são os artistas: as pegadas e marcas de mão parecem remeter a crianças neandertais ou de uma espécie relacionada aos denisovanos. Os pequenos deveriam estar brincando quando criaram sua obra em calcário travertino, formado pela precipitação de água doce. 

Os primeiros coureiros 

Descobertas arqueológicas
Imagem: Jacopo Niccolò Cerasoni/Reprodução

Neste ano, pesquisadores encontraram 12 mil ossos na caverna Contrebandiers, no Marrocos, no norte da África. Mas havia um detalhe especial: alguns dos ossos pareciam ter sido intencionalmente moldados por humanos para ficarem lisos e brilhantes. 

Então, os cientistas perceberam que 62 dos fragmentos ósseos eram, na verdade, ferramentas, que datavam de 90 a 120 mil anos atrás. Entre essas ferramentas, estavam algumas clássicas utilizadas para limpar a pele de animais e obter o couro sem danificar a peça.

Outros ossos de raposas e gatos selvagens encontrados no local traziam marcas que indicavam que o animal havia sido esfolado por causa de sua pele. Juntando as peças, os pesquisadores chegaram ao que pode ser a primeira evidência conhecida de pessoas produzindo roupas.

Os primeiros americanos

Descobertas arqueológicas
Bournemouth University/Divulgação

Contra as pegadas não há argumentos! Por muito tempo, foi consenso entre os pesquisadores que os primeiros humanos haviam chegado às Américas há 16 mil anos. Só que descoberta no Parque Nacional White Sands, no Novo México, muda essa história. 

Arqueólogos encontraram pegadas humanas fossilizadas que parecem ter sido deixadas no local entre 21 e 23 mil anos atrás. Anteriormente, pesquisadores já haviam sugerido que os humanos haviam chegado às Américas mais cedo, mas as evidências se limitavam a ferramentas de pedra, sendo mais difícil provar a veracidade dos fatos. 

A arte animal mais antiga

Descobertas arqueológicas
Imagem: Guillaume Charloux, French National Center for Scientific Research/Reprodução

Arqueólogos declararam 12 imagens de camelos e burros selvagens esculpidos em um penhasco no norte da Arábia, na  como as artes de animais em relevo mais antigas do mundo. Os painéis de Camel Site foram feitos entre 7 e 8 mil anos atrás, datando do período Neolítico.

Pesquisadores acreditam que a arte surgiu de maneira comunitária. Ela foi esculpida com auxílio de ferramentas de pedra e foi preciso algum tipo de andaime para que os artistas alcançassem as partes mais altas da superfície rochosa.

Cientistas acham que pastores e caçadores nômades da época usaram o local para se reunir em datas específicas do ano e trocar informações.

O mapa mais antigo encontrado na Europa

Descobertas arqueológicas
Imagem: Inrap/Divulgação

Este enorme bloco de pedra, que pertence ao Museu de Arqueologia Nacional da França, ficou por anos guardado no fosso do Castelo de Saint-Germain-en-Laye. Foi apenas em 2014 que pesquisadores (re)descobriram e resolveram investigar a peça.

Perceberam então que as marcas na rocha não eram estéticas, mas tinham uma finalidade: formar um mapa. A gravura representa um território dominado por um rei que viveu nos primórdios da Idade do Bronze, e pode ser o mapa mais antigo já encontrado na Europa.

O mapa mostra um trecho de 29 quilômetros distribuído ao longo das margens do rio Odet, em Finistère. De acordo com os pesquisadores, ele apresenta a geografia local com 80% de precisão e parece ter sido usado como expressão de poder político, com o governante exibindo a extensão de seu domínio. 

Marco de fronteira raro 

Descobertas arqueológicas
Imagem: Sovrintendenza Capitolina ai Beni Culturali/Reprodução

Este pedaço de calcário demarcava as fronteiras do recinto sagrado da Roma Antiga, há cerca de 2 mil anos. Assim, ninguém poderia ultrapassar seus limites portando armas ou ser enterrado dentro do território.

Era uma separação entre as atividades religiosas e as vidas cívica e militar. Hoje, cerca de dez destes chamados cippos já foram recuperados. Por isso, foi considerado uma descoberta notável. 

Quando os vikings cruzaram o Atlântico

Descobertas arqueológicas
Imagem: M. Kuitems/Reprodução

 

Evidências arqueológicas recentes revelaram que os vikings chegaram à América do Norte antes de Cristóvão Colombo. Aplicando um novo método de datação em madeira, cientistas revelaram que estes povos cruzaram o Atlântico há 1.000 anos, 471 anos antes da primeira viagem do explorador italiano.

Túmulo em massa dos cruzados

Descobertas arqueológicas
Imagem: Richard Mikulski/Reprodução

A imagem mostra um dos dois enterros em massa da época das cruzadas documentados arqueologicamente. Cerca de 25 soldados foram encontrados nesta vala próxima ao castelo de Saint Louis em Sidon, no Líbano. 

Os homens provavelmente estavam defendendo a cidade de Sidon quando foram mortos durante um ataque em 1253 por um exército do Sultanato Mameluco. A interação parece ter sido bem violenta, já que feridas vistas no pescoço dos mortos sugerem ataques por espadas, machados e outras armas de guerra.

Etiqueta de escravo

Descobertas arqueológicas
Imagem: College of Charleston/Reprodução

Essa etiqueta foi encontrada no campus do College of Charleston, na Carolina do Sul, nos EUA, no que teria sido uma cozinha em meados do século 19. O objeto é um crachá de escravo, e vários destes foram feitos entre os séculos 18 e 19.

Eles traziam números de registro e identificavam a pessoa por seu ofício, como carpinteiro ou empregado doméstico. Geralmente, estes itens são mantidos por colecionadores, e foi isso que mais chamou a atenção dos pesquisadores.

A etiqueta estava em seu contexto original. Os cientistas sugerem que ela tenha sido jogada na lareira pela pessoa escravizada ou então perdida. De toda forma, a evidência pode ajudar pesquisadores a entenderem como funcionava a escravidão na cidade de Charleston.  

The post Cidade perdida no Egito lidera lista de descobertas arqueológicas de 2021, confira appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário