sábado, 1 de janeiro de 2022

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Base para vacina de alergia a cães pode ter sido finalmente descoberta

Posted: 01 Jan 2022 08:30 AM PST

Alergia a cães

Não existe dor maior do que a vontade de querer fazer carinho em um cachorro e não poder. Se você começa a espirrar só de pensar no bichinho, saiba que seus problemas podem estar próximos de acabar. 

Pesquisadores da Universidade da Prefeitura de Osaka, no Japão, estão desenvolvendo o que pode ser a base de uma vacina para alergia a cães. O estudo completo foi publicado no Federation of European Biochemical Societies Journal.

Os cientistas estão focando em um alérgeno específico chamado Can f 1, que parece ser responsável por 50 a 75% das reações de hipersensibilidade a cães em pessoas alérgicas. Dentro dessas moléculas há seções conhecidas como epítopos, que nada mais são do que cadeias de aminoácidos. 

Até então, os epítopos do Can f 1 ainda não haviam sido identificados. Para mudar a situação, os cientistas utilizaram uma técnica chamada cristalografia de raios-X, em que a difração de raios-X revela a estrutura cristalina de um material.

Dessa forma, os pesquisadores poderão chegar à seção específica responsável pela alergia a cães. Então, poderão isolar estas frações de epítopos e apresentá-las em pequenas doses ao sistema imunológico, treinando-o para lidar com a ameaça. 

Apesar do funcionamento da vacina ser semelhante ao que já vemos por aí, o uso de epítopos para isso não é algo usual. Se a técnica der certo, será possível desenvolver imunizantes de forma similar para outras doenças. Dedos cruzados. 

The post Base para vacina de alergia a cães pode ter sido finalmente descoberta appeared first on Gizmodo Brasil.

O que Elon Musk pretende aprontar em 2022 com seus bilhões

Posted: 01 Jan 2022 06:30 AM PST

Se teve alguém que foi assunto em 2021, foi o bilionário e CEO da SpaceX: Elon Musk. Suas inovações tecnológicas e viagens turísticas ao espaço lhe renderem, inclusive, o título de "personalidade do ano" pela revista Times.

Mas o que esperar do CEO em 2022?

Durante uma conferência virtual com a Academia Nacional de Ciências dos EUA, em novembro, Elon Musk abriu o jogo sobre seus planos para o próximo ano e, entre outros temas, afirmou que a SpaceX deve fazer o primeiro lançamento orbital da Starship, sua nave espacial, já em janeiro.

Musk foi além e não se limitou apenas ao "primeiro" lançamento. Também antecipou que os planos são para mais "uma dúzia" de partidas ao longo de 2022. Durante a reunião que durou mais de 8 horas com transmissão no YouTube, o CEO ainda revelou não acreditar que o primeiro lançamento seja um sucesso.

"Existem diversos riscos associados a esse primeiro lançamento, então eu não diria que ele tem boas chances de sucesso, mas nós vamos fazer muito progresso com ele mesmo assim", disse.

Planos para a Starship

Ele ainda explicou que a Starship fará o primeiro de diversos testes orbitais em janeiro, com mais "um punhado" de voos de avaliação em seguida. Espera-se que até o final de 2022, a SpaceX deve começar a usar a nave orbital para lançar satélites de alto desempenho, para só então partir para missões maiores, como possíveis viagens tripuladas por astronautas.

A nave espacial foi projetada para transportar carga e passageiros para a órbita da Terra, Lua, e Marte. "Em última análise, a Starship foi projetada para ser um mecanismo de transporte generalizado para o sistema solar maior", disse Musk.

O fundador da SpaceX visa usar a Starship para colonizar Marte. "Acho que, para que a vida se torne multiplanetária, precisaremos de talvez 1.000 naves ou algo parecido", ressaltou ele.

Chips cerebrais

Além das viagens ao espaço, Elon Musk também tem planos de colaborar com a implantação de chips cerebrais em 2022. A Neuralink , empresa cofundada por Musk em 2016, está desenvolvendo chips para humanos que gravam e estimulam a atividade cerebral.

Assine a newsletter do Gizmodo

O principal objetivo é contribuir para aplicações médicas, como tratamento na medula espinhal e distúrbios neurológicos.

"Estamos fazendo muitos testes e confirmando que é uma tecnologia segura e confiável, que pode ser removida sem problemas. Esperamos alcançar esse feito nos primeiros humanos, pessoas com doenças graves na medula espinhal como tetraplégicos e quadriplégicos no ano que vem, dependendo da aprovação da FDA (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos)." (Elon Musk)

The post O que Elon Musk pretende aprontar em 2022 com seus bilhões appeared first on Gizmodo Brasil.

“Se fosse previsível, não seria divertido”, diz ator de Round 6 sobre futuro do protagonista

Posted: 01 Jan 2022 04:30 AM PST

Round 6

Fãs de "Round 6", atenção: depois do criador da série dar algumas dicas sobre o que podemos esperar da segunda temporada, o ator Lee Jung-Jae soltou mais alguns spoilers. 

Intérprete do protagonista Seong Gi-Hun na série, ele falou sobre o que os fãs podem esperar da história em entrevista à People. Durante o bate-papo, ele confirmou uma teoria de fãs de que o personagem participará dos jogos novamente — sugerida pelo desfecho da 1ª temporada.

“Uma segunda temporada se tornou inevitável de certa forma”, diz ele. "Lembro que quando estávamos filmando, perguntei [ao criador Hwang Dong-hyuk] se haveria uma segunda temporada, e ele disse: ‘Acho que não. Vai ser muito difícil.’ Mas não podemos deixar de fazer isso agora, porque recebemos muito amor em todo o mundo”, explicou. 

Além disso, o ator falou sobre o futuro do personagem: "Eu não faço ideia do que acontecerá ou a escala disso. Mas as únicas coisas que me contaram é que Seong Gi-hun estará na série e vai participar dos jogos mais uma vez. Espero que tenha algum tipo de reviravolta que seja empolgante e surpreendente para mim e para os espectadores. Se fosse previsível, não seria divertido".

Após a estreia em setembro, a série foi assistida por 142 milhões de lares em todo o mundo. Lee diz que “nunca esperava” o sucesso louco de Round 6, embora admita que sabia desde o início que fazia parte de algo especial.

“No primeiro dia, quando estávamos jogando batatinha frita 1,2,3, eu vi o robô gigante e 456 pessoas em jaquetas verdes correndo para salvar suas vidas. De repente tive a sensação de que seria muito grande”, ele lembra. “Então eu fui e disse a [Hwang] e à equipe: ‘Acho que isso vai ser muito popular. Vocês deveriam fazer um parque temático agora, deveriam garantir que aquele robô estava lá e as pessoas poderiam jogar os seis jogos que estão neste show”. 

Lee acrescenta que ele e seus colegas se mantêm conectados por mensagens, embora não tenham tido a chance de se ver pessoalmente tanto quanto gostariam devido à logística e à pandemia de Covid-19. "Espero que, quando tudo isso acabar, possamos nos encontrar novamente e fazer uma refeição juntos e conversar sobre como tem sido a vida para cada um de nós", diz ele.

Vale lembrar que "Round 6" se tornou a maior série de todos os tempos da Netflix. A produção coreana foi vista por 111 milhões de contas nos primeiros 28 dias de lançamento.

Os números comprovam que Round 6 é um fenômeno mundial. Desde seu lançamento, no dia 17 de setembro, a série alcançou a primeira colocação em 94 países, incluindo o Brasil. Em todos os países que o serviço está disponível, a trama apareceu pelo menos no top 10.

Caso você ainda não tenha entrado para a estatística, aí vai um breve resumo da trama. Em “Squid Game”, 456 pessoas são convidadas a participar de uma misteriosa competição de sobrevivência. Os participantes competem em uma série de jogos infantis tradicionais, mas que leva a morte para aqueles que perdem.

Os jogadores, todos endividados, colocam as vidas em risco em busca do prêmio de 45,6 bilhões de Wons (a moeda da Coreia do Sul). Apenas um entre os 456 participantes sai como vencedor, levando todo o dinheiro para casa. 

"Round 6" só convida para o jogo pessoas totalmente endividadas que realmente precisam de dinheiro, o que traz um nível maior de desespero à competição. Além disso, a produção mostra os terríveis VIPs, que são pessoas ricas que pagam para assistirem aos jogos mortais de camarote e apostam nos participantes. Eles chegam a debochar daqueles que não seguem adiante na competição. 

"Round 6" (Squid Game) está disponível no catálogo da Netflix.

The post "Se fosse previsível, não seria divertido", diz ator de Round 6 sobre futuro do protagonista appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário