quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Spotify nunca fará nada sobre Joe Rogan

Posted: 27 Jan 2022 02:10 PM PST

Joe Rogan

O famoso apresentador Joe Rogan vive de “fazer perguntas”. Mas muitas delas são perguntas equivocadas – especialmente quando se trata da pandemia do novo coronavírus. Ele desencorajou os jovens a serem vacinados, promoveu teorias de que o tratamento comprovadamente ineficaz com ivermectina não é adotado por questões comerciais, e convidou artistas conhecidos a vomitar críticas e informações erradas sobre vacinas.

Como Rogan tem centenas de milhões de downloads mensais no Joe Rogan Experience, isso o torna o maior podcast a ser, no mínimo simpático ao movimento anti-vacina. E seu distribuidor, o Spotify, obviamente está disposto a fazer vista grossa para proteger seu contrato exclusivo de US$ 100 milhões com ele, mesmo que isso signifique deixá-lo promover teorias da conspiração loucas, como fez no mês passado.

No episódio #1757 do JRE, Joe Rogan convidou um virologista chamado Dr. Robert Malone para informar aos ouvintes que as respostas da saúde pública ao coronavírus, particularmente a vacinação em massa, estavam ligadas a algo chamado "psicose de formação em massa".

A credibilidade de Malone se baseia em sua alegação de ter inventado as vacinas MRNA. Se isso é verdade ou não — a revista The Atlantic informou que ele é um dos muitos cientistas que publicaram trabalhos importantes sobre MRNA — mais recentemente, suas credenciais parecem ter servido ao propósito mais prático de impulsionar seu status de querido na mídia de direita e no movimento anti-vacina.

Malone afirma não ser cético em relação às vacinas, mas questiona a segurança e a eficácia das vacinas de MRNA existentes no mercado. Muitas de suas alegações foram classificadas como falsas por verificadores de fatos e muitos outros cientistas sugeriram que ele não está batendo muito bem das ideias.

A psicose de formação de massa, segundo Malone, é exatamente o que aconteceu na Alemanha antes da ascensão do Terceiro Reich do Partido Nazista, durante o qual o público "literalmente fica hipnotizado e pode ser levado a qualquer lugar". Malone continuou dizendo a Rogan que é por isso que pessoas confiam e estão obedecendo a reações exageradas e totalitárias supostamente extremas, como pressão social para serem vacinadas.

Na realidade, a psicose de formação de massa não é uma ideia científica legítima e, segundo especialistas em áreas como psicologia de multidões e psicologia social, não tem credibilidade. De acordo com a AP, o psicólogo social da Universidade de Sussex, John Drury, e o professor de psicologia da Universidade de Binghamton, Steven Jay Lynn, descreveram a teoria como baseada em conceitos sem crédito em torno do comportamento de manada e do poder da hipnose. Aliás, os anti-vacina furiosos com as medidas de saúde pública querem renomear o ato de estar errado como “conhecimento proibido” — e rotular qualquer um que discorde como uma ovelhinha doente. Essa é a principal razão pela qual o episódio de Malone se tornou viral.

Isso foi demais até para o YouTube, que retirou do ar um clipe da entrevista de Malone sob sua política de desinformação sobre a Covid-19. Por sua vez, o Spotify não fez nada. A Rolling Stone informou na quarta-feira que cerca de 270 cientistas, profissionais médicos e educadores liderados pela epidemiologista de doenças infecciosas do Hospital Infantil de Boston Jessica Malaty Rivera, assinaram uma carta aberta ao Spotify denunciando Rogan por apresentar Malone e espalhar outras alegações falsas sobre Covid e vacinas. Eles não estão exigindo que o Spotify abandone Rogan ou exclua o episódio, mas simplesmente crie uma política definida sobre desinformação. Confira a carta.

Em 31 de dezembro de 2021, o Joe Rogan Experience (JRE), um podcast exclusivo do Spotify, colocou no ar um episódio altamente controverso com o convidado Dr. Robert Malone (#1757). O episódio foi criticado por promover teorias da conspiração infundadas e o JRE tem um histórico preocupante de transmissão de desinformação, principalmente em relação à pandemia da Covid-19. Ao permitir a propagação de afirmações falsas e prejudiciais, o Spotify está permitindo que seu conteúdo prejudique a confiança do público na pesquisa científica e semeie dúvidas na credibilidade da orientação baseada em dados oferecida por profissionais médicos.

… Com uma estimativa de 11 milhões de ouvintes por episódio, JRE é o maior podcast do mundo e tem uma influência tremenda. Embora o Spotify tenha a responsabilidade de mitigar a disseminação de desinformação em sua plataforma, a empresa atualmente não possui política de desinformação.

A carta observa que a idade média dos ouvintes de Rogan é de 24 anos, e que as pessoas entre 12 e 34 anos que não recebem a vacina têm 12 vezes mais chances de serem hospitalizadas do que as vacinadas. Os signatários observam que são eles que serão "incumbidos de reparar a compreensão prejudicada do público sobre ciência e medicina" e suportar o "peso árduo de uma pandemia que levou nossos sistemas médicos ao limite". A carta conclui que permitir que Rogan espalhe bobagens enganosas não é apenas uma questão científica ou médica, mas uma "questão sociológica de proporções devastadoras".

"Essas são ideias marginais não apoiadas pela ciência, e tê-las em uma plataforma enorme faz parecer que há dois lados nessa questão", disse a epidemiologista da Escola de Saúde Pública da Universidade de Illinois, Katine Wallace, à Rolling Stone. "E realmente não existem. A evidência esmagadora é que a vacina funciona e é segura".

Atualmente, o Spotify não parece ter uma política de desinformação sólida em sua política de regras – ao contrário de muitas outras grandes plataformas, que pelo menos têm no papel, mesmo que sejam pouco aplicadas.

O pedido para introduzir tal política e manter Rogan no futuro é inteligente, mesmo porque o Spotify supostamente negligenciou a trazer mais de 42 episódios quando assinou um acordo com Rogan em 2020. De acordo com a Variety, esses episódios continham entrevistas com figuras de extrema-direita como o racista Milo Yiannopoulos, fundador do grupo de luta de rua Proud Boys, e Gavin McInnes, acusado de negador do Holocausto. Entram nessa lista também Charles C. Johnson, o antifeminista Carl "Sargon of Akkad" Benjamin, e Owen Benjamin, um comediante conhecido principalmente pelo antissemitismo. A decisão de jogar esses episódios no buraco da memória não parece ter estabelecido nenhum precedente para avançar.

Rogan disse mais tarde que não trazer os episódios, algo que foi motivo de considerável raiva de seus fãs, era parte do contrato de US $ 100 milhões: "Houve alguns episódios que eles não queriam em sua plataforma, e eu fiquei tipo ‘ok , Eu não me importo". Mas ele insistiu que não haveria nenhuma interferência corporativa a partir desse ponto: "Muitas pessoas estão tipo, ‘eles estão dizendo a Joe Rogan o que ele pode e o que não pode fazer’. Eles não estão – eles não estão."

Novamente, estima-se que Rogan tenha 11 milhões de ouvintes por episódio. Para colocar isso em efeito de comparação, Tucker Carlson é o rei das notícias a cabo no horário nobre, com cerca de 3 milhões de espectadores por episódio. É seguro dizer que o Spotify fazendo qualquer coisa sobre o episódio de Malone arriscaria irritar um de seus maiores investimentos. O Spotify provavelmente também não quer se arriscar a irritar uma horda de fãs que usam sua plataforma muitas vezes por semana, muito menos a inevitável tempestade de conservadores ansiosos para torná-lo seu mais recente garoto-propaganda da censura.

Do jeito que está, o Spotify disse esporadicamente aos meios de comunicação no ano passado que remove o conteúdo anti-vacina porque proíbe "conteúdo na plataforma que promova conteúdo perigoso falso, enganoso ou enganoso sobre o Covid-19 que pode causar danos offline e/ou representar uma ameaça direta à saúde pública". Então, claramente, existe algum tipo de política, pelo menos na medida em que eles podem apresentá-la de forma arbitrária. O Spotify simplesmente não é claro sobre as especificidades dessa regra ou como eles a aplicam. A única coisa que está clara é que Rogan é aparentemente imune a isso.

O Spotify não respondeu ao pedido de comentário do Gizmodo US. Tampouco respondeu à CNBC, ao Hill, ao Washington Post, ao Deadline, ao Fortune ou ao New York Daily News, entre outras publicações. Por que eles fariam isso? Eles não dão a mínima. Vá em frente e prove que estamos errados.

"Considerando que seu papel na sociedade é disseminar conteúdo, há uma responsabilidade em uma emergência global de saúde pública de não agravar o problema", disse Rivera, organizador da carta, à Rolling Stone. "Temos uma campanha midiática acontecendo que está prolongando a pandemia e está fazendo com que as pessoas façam más escolhas e morram. Estas são doenças evitáveis ​​pelas quais pessoas como Joe Rogan e Dr. Robert Malone são diretamente responsáveis".

The post Spotify nunca fará nada sobre Joe Rogan appeared first on Gizmodo Brasil.

Dia Internacional da Lembrança do Holocausto: 10 filmes para entender a história

Posted: 27 Jan 2022 01:30 PM PST

Holocausto

Nesta quinta-feira (27) é celebrado o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. A data foi estabelecida pela ONU e marca o final de Auschwitz-Birkenau, complexo de campos de concentração e extermínio, em uma ação das tropas soviéticas em 1945.

Esta é uma data dedicada às milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração comandados pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sob o comando do nazista Adolf Hitler.

O dia foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1º de novembro de 2005, após uma sessão do órgão que marcou o 60º aniversário da libertação do campo de concentração e, com isso, o fim do Holocausto.

As tropas soviéticas chegaram a Auschwitz, na Polônia, na tarde de 27 de janeiro de 1945, um sábado. A forte resistência dos soldados alemães causou um saldo de 231 mortos entre os soviéticos. Oito mil prisioneiros foram libertados, a maioria em situação deplorável devido ao martírio que enfrentaram. 

Em homenagem aos 77 anos da Libertação de Auschwitz, e ao fim do Holocausto, separamos 10 filmes produzidos sobre o tema. Confira abaixo:

“O Menino do Pijama Listrado” (2008)

Baseado em um livro de mesmo nome do autor irlandês John Boyne, a trama mostra a história de Bruno (Asa Butterfield), um menino de oito anos, que se muda com sua família de Berlim para as proximidades de um campo de concentração, onde seu pai se tornou comandante. Se sentindo infeliz e solitário, o menino vive vagando por perto de sua casa, até o dia que encontra Shmuel (Jack Scanlon), um garotinho da mesma idade. Mesmo com uma rede de arame os separando, os meninos se tornam amigos e criam um vínculo inesperado. Contudo, as consequências desta amizade proibida logo começam a aparecer. O diferencial do filme, como do livro, é mostrar a guerra através dos olhos de uma criança muito pequena, que não entende o que está acontecendo ao seu redor.

"Um Ato de Liberdade" (2008) 

O longa se passa em 1941. Tuvia (Daniel Craig), Zus (Liev Schreiber) e Asael (Jamie Bell) são irmãos que, ao fugir da perseguição nazista aos judeus, se escondem em uma floresta que conhecem desde a infância. De início eles apenas pensam em sobreviver, mas à medida que seus atos de bravura se espalham diversas pessoas passam a procurá-los, em busca de liberdade. Tuvia assume a posição de líder mas é contestado por Zus, que teme que suas decisões os levem à morte.

"Olga" (2004)

O representando nacional nesta lista narra a história de Olga Benário, interpretada brilhantemente pela atriz Camila Morgado. Olga era uma judia alemã e militante do partido comunista. Ela se torna alvo de perseguição em Berlim e acaba fugindo para Moscou, onde recebe treinamento militar e fica encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam se apaixonando. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes passam a lutar pelo amor, pelo comunismo e pelas suas vidas. 

“O Pianista” (2002)

O filme conta a história do pianista judeu-polonês Wladyslaw Szpilman, que se depara com a invasão da Polônia pelos nazistas em 1939. Após escapar da ida ao Gueto de Varsóvia, que segregou cerca de 380.000 poloneses, Szpilman passa a se esconder em prédios abandonados e casas de amigos não-judeus, em busca de alimentos e proteção. Ele testemunha o levante de Varsóvia e escapa da morte por diversas vezes, até a derrota da Alemanha na Segunda Guerra.

O longa de Roman Polanski foi indicado a sete categorias do Oscar, vencendo as de Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado. O filme estrelado por Adrien Brody também venceu a Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

"Cinzas de Guerra" (2001)

O filme estrelado por David Arquette retrata a vida dos Sonderkommandos, judeus encarregados de conduzir outros colegas de prisão à morte e depois levar os corpos até a fornalha. Revoltados, o grupo planeja uma reviravolta: escondem uma sobrevivente dos nazistas e passam a planejar um contra-ataque, carregando armas em meio aos corpos que levam aos crematórios.

Com direção do norte-americano Tim Blake Nelson, o filme é baseado no levante ocorrido no campo de extermínio de Auschwitz, localizado ao sul da Polônia.

"O Trem da Vida" (1998)

No enredo da Segunda Guerra Mundial, em 1941, um vilarejo na Europa Ocidental recebe a notícia de que a invasão nazista se aproxima. A ideia dos habitantes é forjar a deportação dos judeus no trem, com alguns se passando por maquinistas e outros por alemães. O problema é que as encenações ficam realistas demais e os judeus começam a se rebelar contra os agora autoritários nazistas.

Dirigida por Radu Mihaileanu, a trama mostra de uma forma satírica como o ser humano é volúvel e acaba por incorporar um personagem. A comédia se diferencia de outros filmes da época por apostar na fantasia ao invés do realismo.

“A Vida é Bela” (1997)

Um verdadeiro clássico sobre o Holocausto, amado por todos e vencedor de dois Oscar. No longa conhecemos o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué (Giorgio Cantarini), que são capturados e levados a um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, o homem tem que usar a imaginação para fazer o filho pequeno acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com a intenção de protegê-lo do terror e da violência que os cercam. É um filme doce, intenso e que nos deixa com os sentimentos a flor da pele. Vemos como um pai é capaz de tudo pelo filho e como o ser humano é capaz de várias atitudes para se proteger das situações mais terríveis.

"Bent" (1997) 

Bent conta a história de Max, um homossexual que vive em um campo de concentração na Alemanha nazista. No entanto, ele se identifica como um judeu, usando uma estrela amarela. Por ironia do destino, Max se apaixona por Horst, que usa com orgulho o triângulo rosa que o identifica como gay.

O filme é baseado na peça de 1978, do dramaturgo norte-americano Martin Sherman e, para além do Holocausto, aborda a intolerância sexual. Clive Owen, Lothaire Bluteau e Ian McKellen fazem parte do elenco do longa.

“A Lista de Schindler” (1993)

Outro clássico vencedor do Oscar e baseado em uma história real, vivida durante o Holocausto.  O filme nos apresenta Oscar Schindler (Liam Neeson), um alemão que vê na mão de obra judia uma solução barata e viável para seus negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir autorizações e abrir uma fábrica. Contudo, o que poderia parecer uma atitude de um homem ganancioso e sem coração, se transformou em um dos maiores casos de amor à vida da história, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.

Antes mesmo de irem aos campos de concentração, os judeus eram contratados por Schindler para trabalhar em sua fábrica. Baseado no romance de Thomas Keneally, o longa foi sucesso absoluto. O blockbuster recebeu sete prêmios do Oscar, incluindo Melhor Diretor, Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora Original.

"Fuga de Sobibor" (1987) 

Esta longa-metragem trata de um dos acontecimentos mais extraordinários da 2ª Guerra Mundial: a fuga em massa, bem-sucedida, dos prisioneiros jovens de um campo de extermínio. No caso, do campo de Sobibor, na Polônia. Impressione o plano de escapara também não contemplasse um grupo de escapar 20 ou 30. Todos os 600 presos que estavam lá – trabalhando como escravos e vigiando a matança – que fugiram nas câmaras de gás – fugiram. Foi a única revolta desse tipo que envergonhou os alemães ponto de fecharem o campo certo e plantarem uma floresta de pinheiros no lugar. Dos 600 fugitivos, no entanto, 300 foram mortos na tentativa e só 50 sobreviveram à guerra.

"Fuga de Sobibor" conta os detalhes dessa ação histórica. Leon (Alan Arkin) é uma liderança entre os presos e, diante dos fuzilamentos aleatórios, dos espancamentos e humilhações diárias, compreende que é só questão de sorte estar vivo. Ele então começa a arquitetar um plano de fuga, mas o projeto só pega no tranco quando chega um soldado russo (Rutger Hauer). É o militar quem convence os pacatos judeus de uma verdade inconveniente: não há possibilidade possível sem assassinar os oficiais da SS que comandam o campo.

The post Dia Internacional da Lembrança do Holocausto: 10 filmes para entender a história appeared first on Gizmodo Brasil.

Apple lança atualização de segurança para iPhones, Macs e iPads

Posted: 27 Jan 2022 12:45 PM PST

Imagem: Josh Edelson/Stringer (Getty Images)

A Apple lançou oficialmente mais uma atualização de segurança para corrigir uma brecha que deixa o navegador Safari vulnerável. A falha permitia o vazamento de dados do Google e também o histórico de navegação do aplicativo.

A atualização foi disponibilizada para o iOS 15.3, iPadOS 15.3 e macOS Monterey 12.2. Ela foi criada apenas para garantir o bug de segurança, e não traz nenhum recurso adicional. No entanto, a Apple recomenda que todos os usuários baixem a atualização para garantir a integridade de seus dados pessoais.

Foram lançadas atualizações de software também para WatchOS 8.4, tvOS 15.3 e HomePod Software 15.3. A atualização do WatchOS, sistema operacional para os relógios inteligentes da empresa, corrige um bug que impedia o carregamento correto do dispositivo em alguns carregadores.

O tvOS traz atualizações para melhoria de desempenho, enquanto o HomePod adiciona algumas melhorias no desempenho e estabilidade do dispositivo — incluindo suporte para até seis vozes na assistente de voz da Apple, a Siri. A atualização do HomePod é exclusiva para falantes de inglês que moram na Índia e falantes de italiano.

É bem comum as empresas lançarem periodicamente atualizações de segurança, ou correções pontuais de alguns softwares. O ideal é que a empresa descubra as vulnerabilidades antes de pessoas mal intencionadas, caso contrário, as falhas podem ser exploradas e os usuários sofrem diversos tipos de prejuízo.

Um exemplo de falha grave de segurança em um sistema da Apple era o bug que, se bem explorado por hackers, dava acesso privilegiado aos iPhones. Isso significa que o invasor teria acesso irrestrito a todas as informações contidas no dispositivo e utilizá-las como bem entendesse. A falha também facilitava a infecção por malwares, softwares nocivos, os famosos vírus e também o roubo de informações pessoais. Felizmente, a vulnerabilidade foi sanada em outubro do ano passado, graças a um patch de atualização.

The post Apple lança atualização de segurança para iPhones, Macs e iPads appeared first on Gizmodo Brasil.

Garoto de 15 anos inventa calçado que carrega celular

Posted: 27 Jan 2022 11:24 AM PST

O autoproclamado "inventor em série", Lino Marrero, de 15 anos, criou um calçado capaz de carregar um smartphone. O garoto, que vive no Texas, nos EUA, desenvolveu uma palmilha que capta energia cinética (do movimento) e, em seguida, a converte em energia para carregar um smartphone.

De acordo com o inventor, 12 minutos de caminhada geram energia suficiente para carregar aproximadamente 10% da bateria de um celular.

A ideia veio após um treino de futebol. Marrero precisava ligar para a mãe, mas infelizmente a bateria do celular descarregou. Enquanto ainda estava sentado no campo, lembrou que em uma de suas aulas um professor citou algumas fontes de energia renováveis e não parou de pensar em uma forma de evitar ficar sem bateria nos momentos em que mais precisasse.

Quando chegou em casa colocou a mão na massa pensando na melhor forma de utilizar a energia gasta em seus exercícios físicos para carregar seu celular. O resultado foram 10 protótipos diferentes, até o Kinect Kickz finalmente nascer.

O Kinect Kickz não é a primeira invenção do gênio de apenas 15 anos. Marrero começou aos 10 anos e criou uma forma de solucionar um grande problema: as doloridas bolhas causadas pelos estudos de violoncelo. O garoto cogitou parar seus estudos de música por conta das dores. Para contornar o problema, ele criou o "String Ring", proteção ajustável para os dedos que evita dores e o surgimento das bolhas — tudo sem interferir na qualidade sonora do instrumento.

Agora, o garoto está desenvolvendo um “String Ring” especialmente para guitarristas.

O jovem assina ainda outra invenção no ramo dos calçados: um sapato ecologicamente correto com palmilha reutilizável, que foi criado como uma alternativa para diminuir a degradação do meio ambiente, já que sapatos com solas de borracha demoram muito para se decompor naturalmente.

The post Garoto de 15 anos inventa calçado que carrega celular appeared first on Gizmodo Brasil.

PS5 mais ágil: Sony atende pedido antigo para compartilhar capturas de tela

Posted: 27 Jan 2022 10:05 AM PST

Imagem: Sam Rutherford

A Sony finalmente deu ouvidos aos fãs!

A empresa lançou uma atualização que permite o compartilhamento de capturas de tela do Playstation 5 (PS5) diretamente do smartphone do usuário.

O novo recurso faz com que toda captura de tela ou videoclipe seja enviado diretamente para o Playstation App, facilitando muito o compartilhamento dos arquivos via smartphone.

Esta era uma reivindicação antiga dos usuários.

A atualização simplifica o processo de salvamento e compartilhamento dos arquivos. Antes, esse processo tinha que ser feito diretamente do console ou ser salvo em um dispositivo de armazenamento externo para depois ser compartilhado de outro aparelho.

O novo recurso do console da Sony tem funcionamento parecido com o aplicativo do Xbox, mas com grandes diferenças.

A principal dela é o tempo de duração do vídeo que, no aplicativo da Microsoft, não tem limite de tempo. Resta saber se o recurso do Playstation terá limite apenas neste período inicial de lançamento para depois seguir com o tempo de gravação ilimitado para todos usuários. Ou se a ideia da Sony é manter o limite de três minutos mesmo.

Para ver se o seu videogame já está atualizado basta ir até a galeria de mídia no seu PS5: Atividade no Centro de Controle do PS5 ou role até o ícone da Biblioteca de Jogos e clique na Galeria de Mídia. Em seguida, você deve receber instruções que explicam como o novo recurso funciona e se deseja habilitá-lo.

Embora o recurso venha para facilitar o compartilhamento de screenshots e videoclipes, ainda existem algumas limitações, como o tempo curto de armazenamento da imagem no Playstation App: 14 dias (após este período a captura de tela será excluída); além do limite de tempo de três minutos de gravação.

The post PS5 mais ágil: Sony atende pedido antigo para compartilhar capturas de tela appeared first on Gizmodo Brasil.

Astrônomos detectam sinais inéditos de um OVNI na Via Láctea

Posted: 27 Jan 2022 09:20 AM PST

Via Láctea - sinais de rádio

Uma equipe de pesquisadores liderada estava analisando dados do radiotelescópio Murchison Widefield Array (MWA), localizado na Austrália, quando notou algo inédito na Via Láctea. Há 4 mil anos-luz de distância da Terra, havia um objeto não identificado emitindo ondas de rádio. 

O objeto parece pulsar a cada 18,18 minutos. Pelo que os astrônomos observaram, ele é menor que o Sol e muito brilhante. Se você está pensando em extraterrestres, aí vai uma má notícia: os cientistas já constataram que os sinais emitidos têm origem natural. 

As observações foram feitas em 2020, quando a equipe de pesquisadores estava estudando dados referentes a 2018. O objeto, chamado GLEAM-X J162759.5-523504.3, parece ter pulsado 71 vezes no mesmo ponto do céu entre janeiro e março do ano em questão, e depois ficou inativo. O estudo completo foi publicado na revista científica Nature.

Objetos que "ligam" e "desligam" como este são chamados por astrônomos de transientes. Porém, os eventos gerados por eles costumam ser muito rápidos, mandando sinais com diferença de milissegundos, ou então possuem pulsos longos demais, que duram dias. O comportamento recém relatado de minutos é inédito. 

Os pesquisadores acreditam que se trate de um magnetar de período longo – uma estrela de nêutrons com um campo magnético extremamente forte. Até então, esse tipo de objeto só existia na teoria, mas todos os detalhes observados pelos pesquisadores batem com sua descrição. 

Confirmar a existência do magnetar, por outro lado, não será tarefa fácil. Isso porque o objeto não está mais ativo, o que dificulta seu estudo. O que os cientistas pretendem fazer agora é buscar por sinais semelhantes na Via Láctea, com o objetivo de realizar comparações.

The post Astrônomos detectam sinais inéditos de um OVNI na Via Láctea appeared first on Gizmodo Brasil.

227 mil notas falsas circularam no Brasil em 2021, 30% menos do que em 2020

Posted: 27 Jan 2022 07:40 AM PST

Mão segurando nota de dez reais

A quantidade de dinheiro falsificado que circulou no país no ano passado caiu quase 30% em relação a 2020. Ao todo, 227.316 notas falsas foram identificadas pelo Banco Central em 2021, em todos os estados. Os dados aparecem em um relatório do BC, que você pode ler clicando aqui.

A campeã de falsificação, como é de praxe, foi a nota de R$ 100. Ao todo, 89.917 cédulas do peixe falsas rodaram de mão em mão pelo país no ano passado — contando a versão antiga e a versão nova, lançada em 2010.

Chama a atenção também a quantidade de notas de R$ 200 que foram fraudadas. Nas contas do BC, a cédula, lançada em setembro de 2020, ganhou 43.200 cópias ilegais.

Dono da maior população do país, o estado de São Paulo também registrou o maior número de falsificações: foram 87.481 notas falsas, ou 37,48% do total. Entre essas há, inclusive, 3 notas de R$ 10 de plástico — que começaram a sair de circulação ainda em 2006. Vêm de São Paulo, também, as 8 únicas notas falsas de R$ 1 identificadas em 2021. A nota verdinha, que traz um beija-flor estampado, deixou de ser produzida ainda em 2006, sendo substituída pela moeda.

Na lanterna do ranking de falsificações está o Acre, com apenas 60 notas falsas identificadas em 2021. No Amapá, foram só 91.

Tendência de queda

Em 2020, o total de notas falsas estava na casa dos 321.293 mil. O total já foi 35% menor do que em 2019, ano em que quase meio milhão de notas falsas foram identificadas. Essa tendência de queda, na verdade, vem desde 2018. Nesse ano, 561.791 cédulas falsas estavam em circulação, segundo dados do BC. Veja abaixo.

Ano Total de cédulas falsas Variação
2014 529.580 -3,92%
2015 477.688 -9,80%
2016 506.632 6,06%
2017 548.540 8,27%
2018 561.791 2,42%
2019 498.870 -11,20%
2020 321.293 -35,60%
2021 227.316 -29,25%

Mas o que explica, afinal, essa queda no número de falsificações? Bem, há uma série de fatores em jogo: primeiro, precisamos levar em conta que os brasileiros não tem mais o costume de levar dinheiro em papel na carteira. Cartões de débito, crédito, vales e etc. se tornaram mais comuns nos últimos anos — e, por efeitos de segurança e praticidade, vem sendo cada vez mais usados.

Tecnologias que facilitam as transações online também entram nessa conta. A popularização dos apps de internet banking, que praticamente aposentou a necessidade de ir presencialmente às agências para sacar dinheiro, diminuiu a importância das cédulas físicas. E, por último, mas não menos importante, há o PIX, tecnologia que foi abraçada pelos brasileiros. Em dezembro de 2021, mais de 109 milhões de brasileiros já haviam feito uma transação usando o serviço. Saiu de casa e esqueceu a carteira? É bem possível que você consiga comprar o que precisava só usando o celular.

O relatório do BC que monitora a identificação de notas falsas foi atualizado pela última vez em 31 de dezembro de 2021. Antes dele, a última atualização datava de março de 2020 — o processo de coleta ficou paralisado durante a pandemia, segundo o órgão. Será interessante acompanhar como a quantidade de notas falsas se comporta com a vida “voltando ao normal” após o afrouxamento das regras sanitárias e do isolamento em 2022. Mas uma coisa é certa: golpes do tipo devem se tornar cada vez menos comuns.

The post 227 mil notas falsas circularam no Brasil em 2021, 30% menos do que em 2020 appeared first on Gizmodo Brasil.

Neil Young perde briga com podcast negacionista e tem músicas retiradas do Spotify

Posted: 27 Jan 2022 07:00 AM PST

Neil Young

O Spotify confirmou nesta quarta-feira (26) que começou a remover as músicas de Neil Young de seu catálogo. O cantor tinha exigido que a plataforma retirasse do ar um episódio de um podcast do ator e comentarista de UFC Joe Rogan, que ele acusa de espalhar desinformação sobre a Covid-19.

A decisão foi tomada para acatar uma exigência do próprio músico, que ameaçou pedir a retirada de sua propriedade artística da plataforma de streaming, caso não excluísse de seu catálogo de podcasts o programa anti-vacina comandado pelo conservador Rogan.

O veterano roqueiro Neil Young, 76 anos, responsável por hits como “Rockin’ in the Free World” e “Harvest Moon”, fez um pedido público por meio de uma carta aberta, posteriormente apagada, publicada em um de seus perfis oficiais.

O cantor acusou a plataforma de streaming de “propagar informações falsas sobre vacinas, potencialmente causando a morte daqueles que acreditam”, ao disponibilizar os podcasts com informações falsas para milhões de ouvintes.

Na quarta-feira (26), ele postou uma segunda mensagem em seu site, agradecendo à gravadora Reprise Records, da Warner, por seu apoio “em nome da verdade”. No texto, afirma que a plataforma “se tornou o lar de desinformação que coloca vidas em risco” e que tem “mentiras vendidas por dinheiro”.

O Spotify concentra 60% das reproduções da sua música no streaming – mesmo assim, ele continuou com o pedido. Com isso, o cantor fez um ultimato, dizendo que a plataforma poderia ter apenas um dos dois em seu catálogo. 

Segundo apurou o The Hollywood Reporter, a plataforma de streaming acatou o pedido do músico, e já iniciou o processo de retirada de todas as canções de seu serviço. A estimativa, agora, é que as citações sejam retiradas da plataforma em algumas horas.

Além disso, o Spotify se defendeu das acusações em declaração nesta quarta.

“Nós queremos que toda a música do mundo e todo o conteúdo em áudio esteja disponível para os usuários do Spotify. Com isso, vem grande responsabilidade ao balancear a segurança de nossos ouvintes e a liberdade de nossos criadores. Nós temos políticas de conteúdo detalhadas em posição e removemos mais de 20 mil episódios de podcasts relacionados à covid-19 desde o início da pandemia. Nós lamentamos a decisão de Neil em remover sua música da plataforma, mas esperamos que ele retorne logo”, afirmou um porta-voz da plataforma de streaming ao THR.

Rogan, que apresenta o podcast exclusivo do Spotify "The Joe Rogan Experience", enfrentou críticas por repetidamente compartilhar informações falsas ou conflitantes sobre vacinas de Covid-19 em seu programa.

Em dezembro, um grupo de 270 médicos e outros profissionais de saúde escreveram uma carta para o Spotify buscando “mitigar a disseminação de desinformação na plataforma”. Isso aconteceu pouco depois de Rogan receber o Dr. Robert Malone, um cético anti-vacina que promove teorias sem base científica contra a vacinação preventiva da covid-19, em seu podcast.

A decisão da plataforma de manter Rogan e abrir a mão de Young não é uma surpresa. Lançado em 2009, o podcast de Rogan é um dos mais populares do mundo e em 2020 o Spotify pagou, segundo o Wall Street Journal, 100 milhões de dólares pela exclusividade.

O streaming, inclusive, já defendeu Rogan no passado, depois de um episódio que contornou com o teórico da conspiração Alex Jones. 

Até o momento da publicação desta matéria, ainda é viável ouvir músicas do artista, porém a lista da discografia foi enxugada para apenas dois títulos. O último lançamento “Barn” , por exemplo, já está completamente inacessível. É provável que todos os trabalhos sejam removidos nas próximas horas.

O site Neil Young Archives disponibiliza a discografia completa do roqueiro.

The post Neil Young perde briga com podcast negacionista e tem músicas retiradas do Spotify appeared first on Gizmodo Brasil.

Post no Facebook leva jovem à cadeia por 10 anos em Bangladesh

Posted: 27 Jan 2022 06:04 AM PST

Um jovem de 26 anos foi condenado a dez anos de prisão em Bangladesh por um post que fez no Facebook em 2017. Abdul Mukit foi acusado de disseminar informações falsas sobre o partido que estava no poder do país asiático, a Liga Awami.

De acordo com o Rajshahi Cyber ​​Tribunal, qualquer pessoa pode criticar a atuação de outro partido, mas desde que seja dentro dos limites legais.

De acordo com a promotoria, Abdul Mukit compartilhou informações difamatórias sobre o partido no poder em um post no dia 27 de maio de 2017. A acusação foi que Abdul espalhou informações enganosas e satíricas, incitou o ódio e incitou a destruição da harmonia social.

O tribunal também multou o rapaz, também conhecido pelo apelido de Raju. Se ele não puder pagar, será acrescido um ano à pena.

Em 28 de maio de 2017, o presidente da unidade sindical Haripur, da Liga Awami, Saidur Rahman, também conhecido como Badal, denunciou Abdul Mukit na delegacia de polícia de Paba usando a Lei de Tecnologia da Informação e Comunicação local.

No Paquistão

Mas não é só em Bangladesh que uma pessoa foi condenada em razão de seu comportamento nas redes sociais.

No Paquistão, uma mulher foi condenada à morte após enviar mensagens consideradas blasfêmias contra o profeta Maomé no Whatsapp. Ela foi denunciada por um homem com quem conversava através do aplicativo de mensagem, que a acusou de enviar caricaturas da principal figura do islã.

Pelas leis paquistanesas, todas as pessoas que blasfemarem contra o islã serão condenadas à morte, mas nesses casos a sentença nunca foi cumprida. A mulher também foi condenada a dez anos de prisão.

Algumas entidades que lutam por direitos humanos paquistanesas e internacionais denunciam que as acusações de blasfêmia estão sendo utilizadas para intimidar minorias religiosas por interesses pessoais.

The post Post no Facebook leva jovem à cadeia por 10 anos em Bangladesh appeared first on Gizmodo Brasil.

Baiacu dentuço teve que ir ao dentista para voltar a comer

Posted: 27 Jan 2022 04:00 AM PST

Veterinários de Kent, na Inglaterra, tiveram que atender um caso atípico. Uma baiacu fêmea chamada Goldie, de cinco anos, teve que realizar um procedimento cirúrgico para diminuir o tamanho de seus dentes. 

Seu dono, Mark Byatt, percebeu que havia algo de errado quando a peixinha começou a perder peso por não estar conseguindo comer. Então, o britânico levou o animal ao Centro Veterinário Sandhole, onde explicaram que os dentes dos baiacus crescem continuamente durante a vida.

Você pode ver uma foto de Goldie, a ex-dentuça, clicando aqui.

Na natureza, é comum que eles se mantenham mais curtos devido a dieta baseada em alimentos de casca dura, que desgastam o dente. Apesar de Goldie receber esse tipo de refeição no aquário, ela parece não ser grande fã do quitute, o que contribuiu para o crescimento de seus dentes.

Diante disso, foi dado o veredito: parte dos dentes de Goldie teriam que ser cerrados. Se operar humanos já é algo perigoso e desafiador, imagine um peixe. Para começar os trabalhos, os veterinários tiveram que sedar o baiacu em uma tigela de água com solução anestésica suave.

Goldie foi mantida em água bem oxigenada, sendo retirada por breves períodos de tempo para que a raspagem fosse feita. Quando isso ocorria, ela era segurada em uma toalha úmida, que não apenas evitava que a peixinha secasse, mas também fornecia uma camada de proteção para o seu modo defensivo. Se você assistiu ao filme Procurando Nemo (2003), deve lembrar que os baiacus incham ao se sentirem ameaçados.

O procedimento bem sucedido levou cerca de uma hora. Em cerca de 10 minutos, Goldie já estava nadando novamente, e depois de duas horas, voltou a comer.

The post Baiacu dentuço teve que ir ao dentista para voltar a comer appeared first on Gizmodo Brasil.

Fone de ouvido em oferta na Amazon, saiba como comprar o seu (tem cupom!)

Posted: 27 Jan 2022 03:00 AM PST

fone de ouvido

A Amazon está com ótimas ofertas  de fone de ouvido para pessoas que estão em busca de um dispositivo para ouvir suas músicas favoritas com boa qualidade de som. As ofertas são válidas até dia 31 de janeiro, então caso se interesse por algum dos fones não deixe para depois para não perder esta oportunidade.

Para não ficar de fora, basta clicar nos links abaixo da descrição do produto. Além disso, a Amazon está oferecendo R$ 15 de desconto para quem usar o cupom GIZMODO15. O cupom é válido para compras acima de R$ 30. Aproveite!!

Fone De Ouvido I2GO PRO Sport Extreme Bluetooth

O fone de ouvido bluetooth I2GO Pro tem fixação magnética e acompanha três tamanhos de silicones intra-auriculares para um maior conforto do usuário. Além disso, o dispositivo vem equipado com bateria de 80mAh que possibilita 5 horas de reprodução de música e 120hrs no modo Stand by. Os fones ainda possuem cabo de PVC resistente e alta qualidade sonora. Preço R$ 119.

Saiba mais!

TWS Air Studio Go I2GO PRO

O fone TWS Air Studio Go sem fio tem uma excelente qualidade de som e um tratamento de som especial com as frequências graves tornando-as mais nítidas e definidas. A bateria do dispositivo tem autonomia para até 15 horas de reprodução. Outro recurso interessante é o cancelamento de ruído ativo, que possibilita que o usuário ouça suas músicas sem se incomodar com ruídos externos. O produto custa R$ 249 na Amazon.

Confira mais informações!

Philips Sport BT Headphone

O headphone bluetooth tem boa qualidade sonora, resistência à água e autonomia de energia de até 20 horas de reprodução de áudio. O dispositivo tem formato supra-auricular e é construído para garantir o máximo conforto ao usuário mesmo após várias horas de uso. O valor do headphone é: R$149.

Saiba mais!

I2GO PRO Sport Extreme Bluetooth

 

Este fone bluetooth foi desenvolvido para usuários que querem embalar suas atividades esportivas com suas músicas favoritas. O dispositivo tem excelente qualidade de áudio, ganchos flexíveis para evitar quedas durante atividades físicas. Os fones tem autonomia para até 05h de reprodução e custam R$ 89.

Confira mais informações!

The post Fone de ouvido em oferta na Amazon, saiba como comprar o seu (tem cupom!) appeared first on Gizmodo Brasil.

Tartaruga completa 190 anos e se torna a mais velha da história

Posted: 26 Jan 2022 02:15 PM PST

Tartaruga

Se você pensa que já viveu muita coisa nessa vida, é porque ainda não conhece Jonathan, o quelônio que completa 190 anos em 2022. Ele já era classificado pelo Guinness World Records como o animal terrestre há mais tempo vivo no planeta, mas agora recebeu também o título de tartaruga mais velha da história. 

O recorde anterior pertencia a Tu’i Malila, uma tartaruga estrela de Madagascar que viveu por pelo menos 188 anos. O animal faleceu em 1965. Ela foi oferecida pelo Capitão Cook à monarquia de Tonga quando ele desembarcou na região em 1777.

Jonathan chegou à Ilha de Santa Helena, no centro do Oceano Atlântico Sul, em 1882. O quelônio, que havia partido das Seychelles, já estava com pelo menos 50 anos quando chegou ao seu destino. O animal foi dado de presente a Sir William Grey-Wilson, e ficou no local durante o mandato de mais outros 31 governadores.

Tartaruga
Imagem: Guinness World Records/Reprodução

Uma fotografia tirada entre 1882 e 1886 reforça sua idade. Na imagem, é possível ver Jonathan, já maduro, vagando pelos gramados da Plantation House –residência do governador de Santa Helena, onde vive até hoje. 

Veja os “feitos” da tartaruga: Jonathan estava vivo quando a primeira fotografia de uma pessoa foi tirada, em 1838; quando a completaram a construção da Torre Eiffel, em 1887; e quando Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua, em 1969.

Apesar de alguns sinais da idade, como cegueira e falta de olfato, Jonathan tem uma audição excelente. O que ele mais gosta de ouvir é a voz de seu veterinário, Joe Hollins, que o alimenta com suas comidas favoritas. O quelônio é um grande apreciador de repolho, pepino, cenoura, maçã e outras frutas e legumes da estação.

A vida sexual de Jonathan também é agitada. Ele é visto frequentemente acasalando com Emma e Fred, que também vivem nos jardins da residência. O gênero não é um problema para os animais. 

The post Tartaruga completa 190 anos e se torna a mais velha da história appeared first on Gizmodo Brasil.

6G será discutido em evento mundial de celulares na Espanha

Posted: 26 Jan 2022 01:15 PM PST

A infraestrutura do 5G ainda está em processo de implantação no Brasil, mas já tem gente trabalhando na próxima geração, o 6G.

É isso mesmo: enquanto a grande maioria dos brasileiros ainda está na era do 4G, há especialistas encarregados de cuidar do desenvolvimento da próxima fase da internet móvel no mundo.

A partir do dia 28 de fevereiro, o evento MWC (Mobile World Congress), em Barcelona, irá discutir os impactos e as expectativas quanto ao uso do 5G no mundo — e também como será a transição para o 6G. Muitos especialistas sustentam que ela deve acontecer até o ano de 2030.

O evento contará com a participação de gigantes da tecnologia como Google, Meta, Samsung, Dell, Microsoft, entre outras.

Para que o 6G saia do papel, é preciso, primeiro, alcançar um novo patamar de transmissão de dados. Tem gente trabalhando nisso também. Um laboratório localizado na província de Jiangsu na China, atingiu recentemente a taxa de 206,25 Gbps (gigagbytes por segundo) pela primeira vez. Os testes foram conduzidos com ajuda da gigante da tecnologia China Mobile, da Universidade de Fudan e também do governo chinês. A efeito de comparação, redes 4G convencionais atingem até 100 MBps (megabytes porsegundo)

A nova tecnologia já poderá ser utilizada utilizando a atual estrutura 5G existente no país asiático, e ser transportada através de cabos de fibra ótica.

Uma internet mais rápida, que diminua o tempo entre o comando e a resposta do usuário não vai servir apenas para entregar para você o resultado de sua busca no Google mais rapidamente. Esse novo patamar é vital para o desenvolvimento de tendências tecnológicas como telemedicina, veículos autônomos e o metaverso, que dependem de uma baixa latência para funcionar conforme as expectativas.

As ondas terahertz, usadas no 6G, são transmitidas com velocidade muito superior às ondas milimétricas (as atuais, do 5G). No entanto, o desafio para viabilizar o 6G com a tecnologia chinesa é a limitação das ondas terahertz em atingir longas distâncias. No ambiente controlado preparado para o teste da tecnologia, tudo ocorreu perfeitamente, já que a transmissão não foi realizada para uma distância muito grande. Em larga escala, os testes não teriam nem de longe os mesmos resultados do ambiente controlado.

A expectativa é de que o 6G seja implantado em larga escala no mundo até 2030. Mas para isso, é preciso superar os desafios de transmissão a longas distâncias e desenvolver uma infraestrutura que entregue o serviço em sua melhor qualidade para todas as pessoas.

The post 6G será discutido em evento mundial de celulares na Espanha appeared first on Gizmodo Brasil.

De macaco fantasma à planta percevejo: 224 novas espécies são reveladas na Ásia

Posted: 26 Jan 2022 12:15 PM PST

Novas espécies

Um relatório divulgado nesta quarta-feira (26) pela organização de conservação WWF revelou 224 novas espécies descobertas na região de Mekong, no sudeste asiático. Entre as espécies, há um mamífero, 35 répteis, 17 anfíbios, 16 peixes e 155 plantas.

A região de Mekong inclui os países Vietnã, Camboja, Laos, Tailândia e Mianmar. De acordo com a WWF, mais de 3 mil novas espécies foram identificadas por lá desde 1997, já considerando a última lista. 

Como esse é um território ainda pouco explorado, diversas espécies acabando sendo encontradas a cada ano. As plantas e animais que constituem o documento deste ano foram relatadas em 2020, mas o catálogo que deveria ter saído no ano passado, acabou sendo adiado. 

O único mamífero encontrado, um primata conhecido como popa langur, já integra a lista vermelha de espécies criticamente ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

O popa langur, que vive em Mianmar, também é conhecido como macaco fantasma. O nome é referência aos anéis brancos vistos ao redor de seus olhos. O primata também se destaca por seus bigodes que apontam para a frente.

Segundo o documento da WWF, há apenas entre 200 e 250 desses animais vivendo hoje na natureza. Isso traz ainda um alerta sobre espécies nunca antes catalogadas que podem desaparecer antes mesmo de serem descobertas. 

Para classificar as novas espécies, os pesquisadores pegavam os materiais recém coletados e procuravam por suas correspondências genéticas em amostras de coleções guardadas há séculos no Museu de História Natural da Grã-Bretanha. Entre os seres revelados, estava também a cobra-lesma, um novo tipo de begônia e um fruto carnoso.

Nem todas as espécies foram encontradas em florestas asiáticas. Uma planta chamada "percevejo", devido ao seu cheiro semelhante ao de besouros usados na culinária tailandesa, foi encontrada em uma loja de plantas no nordeste da Tailândia.

The post De macaco fantasma à planta percevejo: 224 novas espécies são reveladas na Ásia appeared first on Gizmodo Brasil.

China censura filme “Clube da Luta” e altera final; veja mudanças

Posted: 26 Jan 2022 11:33 AM PST

Clube da Luta

Estrelado por Brad Pitt e Edward Norton, “Clube da Luta” (1999) é considerado um clássico do cinema — principalmente por suas atuações marcantes e por suas diversas cenas icônicas. Mas nem todos os espectadores assistiram à íntegra dessas cenas. Bem, pelo menos os espectadores chineses.

Por conta da censura rígida chinesa, poucos filmes estrangeiros estreiam por ano — e, em vários casos, com importantes cortes. "Clube da Luta" foi um deles, e chegou à China com um final alternativo. 

Recém-lançado na plataforma de streaming Tencent Vídeo, o filme levou fãs chineses a notarem que as cenas finais sofreram algumas mudanças. Não são alterações singelas: na verdade, elas distorcem drasticamente a mensagem anticapitalista e anarquista da produção. A notícia foi dada primeiro pela Vice.

A versão disponível no Tencent Video, aliás, dura 127 minutos, 12 minutos a menos que a obra original. 

No final original, o personagem de Norton, o Narrador, mata seu alter ego imaginário Tyler Durden (Brad Pitt). Na cena final, ainda vemos ele de mãos dadas com Marla, seu par romântico — vivida por Helena Bonham Carter –, contemplando a explosão de vários edifícios. A passagem sugere que o plano de seu personagem para acabar com a civilização moderna está em andamento.

Na China, o longa-metragem termina com o assassinato de Durden. O assassinato do personagem de Brad Pitt se mantém, mas a cena da explosão é substituída por uma tela preta com os dizeres: “A polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, evitando com sucesso a explosão da bomba”. E acrescenta que Tyler — um produto da imaginação do Narrador — foi enviado para um “manicômio” para tratamento psicológico e mais tarde recebeu alta.

A alteração na história em que o Estado sai vencedor provocou indignação em alguns espectadores chineses, principalmente naqueles que teriam visto o longa original lançado em 1999. A Tencent não fez nenhum comentário sobre o tema e não está claro se a mudança foi ordenada pelos censores do governo chinês ou decidida pelos produtores originais do filme.

Se você não está na China e quer assistir Clube da Luta com sua conclusão original, o clássico está disponível nos catálogos da Netflix, do Amazon Prime Video e do Telecine.

The post China censura filme "Clube da Luta" e altera final; veja mudanças appeared first on Gizmodo Brasil.

Startup de NFT de Tom Brady levantou US$ 170 milhões

Posted: 26 Jan 2022 10:50 AM PST

A startup de coleções de NFT Autograph, co-fundada pelo superastro da NFL, Tom Brady, quarterback do Tampa Bay Buccaneers, anunciou a captação de US$ 170 milhões, algo em torno de R$ 920 milhões em conversão direta, em novos fundos. Os outros co-fundadores da empresa são Richard (co-fundador do Myspace) e Dillon Rosenblatt.

O mercado de NFTs teve seu melhor ano em 2021 e a tendência é de contínuo crescimento. As empresas que estão no ramo estão crescendo e novas startups vão surgindo para aproveitar o bom momento e o aumento de popularidade dos tokens não fungíveis. O OpenSea maior mercado de NFT atualmente possui valor de mercado de US$ 13 bilhões, o que a levou a marca de segunda startup mais valiosa do mundo.

NFTs são tokens digitais com registro de transferência digital, que serve como um certificado de autenticidade. O "não fungível" significa que um NFT não pode ser trocado por outra coisa, como uma criptomoeda, que é "fungível" que pode ser trocado por outra quantia de criptomoeda e que tenha o mesmo valor. Os NFT são colecionáveis, não podem ser reproduzidos, mas podem ser transferidos para outra pessoa.

Brady, que também é casodo com a modelo brasileira Gisele Bundchen, não é o único famoso que está se aventurando no universo dos ativos digitais. A socialite Kim Kardashian e o ex-pugilista Floyd Mayweather também estão se arriscando nesse universo que ganha cada vez mais adeptos e se viram no meio de uma enorme polêmica. Há algumas semanas, ambos foram processados por fraude, acusados de inflacionar artificialmente o valor da criptomoeda Ethereum Max.

Kardashian é acusada de utilizar suas redes sociais para promover o ativo digital e aumentar seu preço, enquanto Mayweather é acusado de exigir o pagamento dos ingressos de sua luta de exibição com o youtuber americano Logan Paul em Ethereum Max, para aumentar os volumes de negociações da moeda consideravelmente, o que também acabou elevando o preço de forma não natural.

O caso do processo de fraude aumenta o sentimento de que famosos não entendem sobre os ativos digitais que acabam promovendo e acabam gerando muita desconfiança nas pessoas que não entendem muito sobre o assunto.

The post Startup de NFT de Tom Brady levantou US$ 170 milhões appeared first on Gizmodo Brasil.

Pabllo Vittar leva Carnaval ao The Sims 4: veja como será a festa

Posted: 26 Jan 2022 10:10 AM PST

The Sims 4

Vai ter carnaval, sim — ainda que virtualmente. A Electronic Arts está se preparando para não deixar a data passar em branco em The Sims 4, com a ajuda de Pabllo Vittar. A cantora participa da coleção temática "Kit Moda Bloco de Carnaval" para os jogadores poderem aproveitar a folia de forma virtual.

A coleção irá trazer para o game a energia dos bloquinhos de rua, com roupas com cores intensas e chamativas, tops de lantejoulas, maquiagens ousadas e acessórios coloridos. A ideia é que as peças possam ser combinadas de diversas formas — inclusive sem preocupação com o gênero do personagem. 

“Para o Carnaval não dá pra usar básico. Você tem que parecer extravagante, chamando muita atenção e brilhando muito. Este kit está cheio de coisas que o ajudarão a fazer isso. Cada pessoa vai ser ela mesma dentro do jogo, porque há toneladas de roupas e acessórios, que eu tenho certeza que vão fazer você arrasar na passarela”, explicou Pabllo Vittar no anúncio do lançamento.

Além das novas roupas e acessórios, outra atualização já disponível é a da Entrega Expressa, com receitas de comida brasileira. No início de fevereiro, serão distribuídas máscaras de carnaval e, em março, uma nova obra de arte do famoso artista contemporâneo Lano. 

Pabllo também gravou uma versão de seu sucesso "Buzina", do álbum "Não Para Não", em “simlish”, a língua dos personagens de The Sims. A música já está disponível como uma atualização gratuita — e poderá ser tocada nas rádios do game. O resultado final ficou bem engraçado. Você pode ouvir abaixo.

Além de Pabllo, diversos artistas também já regravaram seus sucessos para o jogo, como as bandas Paramore e My Chemical Romance, Pussycat Dolls e Black Eyed Peas. Confira um trecho no vídeo abaixo.

O Kit Moda Bloco de Carnaval será lançado oficialmente no próximo dia 3 de fevereiro, para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One e PC e Mac via Origin ou Steam.

Vale lembrar que Pabllo Vittar já fez uma colaboração com a franquia The Sims anteriormente, na campanha "Play With Life". Na época, a cantora ganhou um avatar no jogo e revelou que este é um de seus games preferidos.

A campanha “Play With Life” incluiu outras celebridades como a atriz Vanessa Hudgens e o cineasta britânico Joe Sugg. Ao lado de Katy Perry, Pabllo são as únicas cantoras oficialmente incluídas no jogo.

The post Pabllo Vittar leva Carnaval ao The Sims 4: veja como será a festa appeared first on Gizmodo Brasil.

Erupção de vulcão em Tonga foi centenas de vezes mais forte que bomba atômica de Hiroshima

Posted: 26 Jan 2022 09:30 AM PST

Tonga Hiroshima

Pesquisadores da NASA começaram a estudar o vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai em 2015. A ideia era entender detalhes sobre a formação da superfície de Marte a partir do comportamento desta ilha vulcânica. Consequentemente, os cientistas estavam a postos para agir quando sua erupção ocorreu, no dia 15 de janeiro de 2022. 

Com base na resistência da rocha, altura da nuvem de fumaça lançada na atmosfera, entre outros fatores, os pesquisadores puderam estimar a quantidade de energia liberada na erupção.

O número, divulgado pelo Observatório da Terra da NASA, equivale a algo entre 4 e 18 megatons de TNT. A fins de comparação, isso é algumas centenas de vezes mais forte do que a explosão resultante da bomba nuclear lançada em Hiroshima, no Japão, pelos EUA durante a Segunda Guerra Mundial — estimada em 13 a 15 kilotons. 

Mesmo assim, essa ainda não pode ser descrita como a erupção mais potente de todas. O vulcão Krakatoa, por exemplo, liberou cerca de 200 megatons de energia quando entrou em erupção no ano de 1883.

De toda forma, a erupção de Tonga teve efeitos catastróficos. O evento gerou ondas de tsunami de até 15 metros, além de ter jorrado material vulcânico a uma altura de 40 quilômetros. Foram relatadas três mortes, diversas ilhas do arquipélago ficaram sem comunicação e centenas de casas foram destruídas. Nestas imagens de satélite, é possível ver as consequências do fenômeno.

Toda a população de Tonga, que gira em torno de 100 mil pessoas, está sendo impactada pela escassez de alimento e falta de água potável, já que tais recursos foram inutilizados pelas cinzas. Agora, forças de defesa japonesas, neozelandesas e australianas estão fornecendo ajuda de emergência.

Até o momento, o país estava livre da Covid-19. Por conta disso, os protocolos de saúde estão sendo seguidos de forma ainda mais rígida, para evitar a contaminação de locais.

Os impactos não se restringiram às cerca de 170 ilhas de Tonga. Na verdade, o som da erupção pôde ser ouvido no Alasca, a mais de 9 mil quilômetros de distância. Além disso, dois banhistas se afogaram no Peru devido às enormes ondas que se formaram após o episódio.

The post Erupção de vulcão em Tonga foi centenas de vezes mais forte que bomba atômica de Hiroshima appeared first on Gizmodo Brasil.

Bug com tela rosa em iPhone 13 incomoda usuários

Posted: 26 Jan 2022 08:50 AM PST

bug

Um bug do iPhone 13 tem incomodado alguns usuários nos últimos meses. Segundo relatos na internet, vez ou outra acontece de a tela do smartphone ficar rosa, sem mais nem menos. É impossível usar o dispositivo até ele ser reiniciado.

O bug não começou agora: a primeira reclamação surgiu ainda em outubro de 2021. Mas só no domingo (23), a informação veio à tona, quando o site 9to5Mac, especializado em Apple notou um aumento na quantidade de queixas do tipo.

Segundo as reclamações dos usuários, isso acontece a qualquer momento, de forma aleatória, sem qualquer indicação de uma causa. Uma das primeiras pessoas a relatarem o problema foi um usuário na Rússia. Assim que ele postou sobre o bug, inúmeras pessoas responderam à postagem afirmando estar passando pela mesma situação.

O erro na tela de alguns usurários, apareceu com menos de uma semana de uso do smartphone,. Após meses do lançamento, ainda tem gente reclamando da persistência do bug.

Para resolver o problema, a assistência técnica realiza o chamado “Back System Replacement”, onde a tela e câmeras do iPhone são mantidas, mas outras peças essenciais como a placa-mãe são trocadas. Mas o fato de abrir o aparelho faz com que ele perca seu valor de revenda, já que ficará registrado como celular "consertado". Ou seja, não tem mais todos os componentes originais de fábrica.

Assine a newsletter do Gizmodo

Em nota, a Apple recomendou que os usuários façam o backup dos seus dados, entrem no programa de testes do iOS e baixem a última versão beta do iOS 15.3 — mesmo que a lista de alterações dessa versão não faça nenhuma menção ao problema da tela rosa.

A empresa celebrou recentemente os 15 anos do lançamento do primeiro iPhone. Agora, a Apple se prepara para lançar sua 14º edição. E contando.

The post Bug com tela rosa em iPhone 13 incomoda usuários appeared first on Gizmodo Brasil.

“Banana falsa” cultivada na Etiópia é aposta de alimento do futuro por cientistas

Posted: 26 Jan 2022 08:10 AM PST

Banana Falsa

O avanço das mudanças climáticas traz preocupações quanto à segurança alimentar pelo mundo. Isso porque, nas próximas décadas, são esperados períodos de seca prolongados, inundações repentinas, aumento da incidência de insetos, entre outros impactos que acompanham o aquecimento global. 

Todos esses fatores ameaçam as áreas de cultivo agrícola. Ao mesmo tempo, o mundo enfrenta um crescimento populacional exponencial, sendo necessário encontrar maneiras de garantir alimentos à humanidade. 

Hoje, dependemos principalmente das culturas de arroz, milho e trigo. Mas pesquisadores dos Jardins Botânicos de Kew, no Reino Unido, acreditam que uma planta comum da Etiópia — e até então pouco conhecida — possa se tornar um super alimento e salvar vidas frente às mudanças climáticas. 

Estamos falando da banana falsa (Ensete ventricosum), que sustenta cerca de 20 milhões de pessoas no país africano. Ela recebe este nome por ter aparência similar a da banana, porém com um fruto não comestível. Na verdade, são seus caules e raízes que costumam ser fermentados para a fabricação de mingau e pão.

As bananas falsas são plantas perenes, ou seja, possuem ciclos de vida longos. Além disso, elas crescem o ano todo, são resistentes à seca e tolerantes a doenças. Não à toa, já recebem o apelido de "árvore contra a fome". 

O cultivo das bananas falsas é feito nas Terras Altas da Etiópia. O fato de ser uma região isolada ajuda a explicar porque as plantações da planta nunca foram expandidas.

Agora, o estudo publicado na revista científica Environmental Research Letters sugere que, mesmo com uma redução do potencial de crescimento das bananas falsas devido às mudanças climáticas dentro dos próximos anos, ainda terão faixas adequadas para seu cultivo nas Terras Altas, Quênia e Uganda. 

De acordo com os pesquisadores, as plantações de banana falsa podem se tornar o alimento chave de 87,2 a 111,5 milhões de pessoas nas próximas décadas – 27,7 a 33 milhões delas que já vivem na Etiópia, mas estão fora das faixas de cultivo da planta.

The post "Banana falsa" cultivada na Etiópia é aposta de alimento do futuro por cientistas appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário