domingo, 20 de março de 2022

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Foto de estrela do James Webb vai além e mostra galáxias no espaço

Posted: 19 Mar 2022 03:35 PM PDT

James Webb

O James Webb está superando as expectativas de cientistas de NASA. No dia 11 de março, o telescópio completou o alinhamento da chamada "fase fina" – ou seja, todos os seus 18 espelhos passaram a trabalhar como um só.

Então, usando sua NIRCam (Near Infrared Camera, ou câmera próxima do infravermelho), o James Webb foi capaz de captar a imagem da estrela distante 2MASS J17554042+6551277 — sim, esse é seu nome de batismo. Confira abaixo:

Mas o que realmente chamou a atenção dos cientistas foi a sensibilidade do telescópio. Além do objeto principal, é possível ver ao fundo da imagem outras estrelas e galáxias. A foto original foi tirada em preto e branco, sendo o filtro vermelho adicionado para dar contraste à foto. 

A NIRCam também tirou uma selfie do telescópio, que mostra seus espelhos alinhados no formato de colmeia. Para isso, foi utilizada uma lente específica adicionada ao objeto apenas para fins de engenharia. 

James Webb
Imagem: NASA/Reprodução

Ainda há bastante trabalho pela frente. Nas próximas seis semanas, o James Webb continuará alinhando seus segmentos com o objetivo de permitir o funcionamento de outros instrumentos científicos, como o gerador de imagens de infravermelho próximo e o espectrógrafo sem fenda.

As operações científicas, assim como o envio das primeiras fotos relacionadas à missão, devem ser enviadas em julho. Com elas, os cientistas poderão obter informações sobre a formação de estrelas, galáxias e a própria origem do universo.

The post Foto de estrela do James Webb vai além e mostra galáxias no espaço appeared first on Gizmodo Brasil.

“Cavaleiro da Lua”: veja as primeiras impressões da nova série da Marvel

Posted: 19 Mar 2022 01:07 PM PDT

Cavaleiro da Lua

"Cavaleiro da Lua" é uma das séries mais aguardadas da Marvel. A produção chega em 30 de março no Disney+, porém as primeiras reações da crítica estrangeira já estão nas redes sociais e, aparentemente, a nova série do MCU é “diferente de tudo o que a Marvel já fez”. 

Boa parte dos comentários são com vários elogios, até agora, as primeiras reações aos quatro episódios iniciais é bastante positiva. Além disso, vários reviews indicam que a série é algo bem original, mostrando que o projeto é um ponto fora da curva quando se trata do padrão da Marvel.

Confira abaixo alguns dos principais comentários sobre a produção:

University Film Reviews escreveu: “O Cavaleiro da Lua é fantástico e Oscar Isaac é excepcional como o torturado Marc Spector. Essa é a série da Marvel sobre a qual todo mundo vai comentar. A Marvel Studios foi além, e esse é sua melhor série até agora."

Emily Murray disse: "Entregando muita ação arqueológica no estilo Indiana Jones (trocando apenas o chicote pela capa) e com Oscar Isaac tendo um momento excelente como protagonista, Cavaleiro da Lua é muito divertido. Não é tão louco quanto eu esperava… mas um dos últimos episódios indica que vem muito mais por aí."

Outras opiniões indicaram que é uma produção com pouca ligação com o MCU: "Essa série parece completamente diferente de qualquer coisa que o MCU já fez. Vou falar mais disso em minha review, mas nos quatro episódios que assisti, acho que encontrei uma única referência ao MCU no geral."

David Opie apresentou uma opinião mais incerta: "Assisti aos quatro primeiros episódios de Cavaleiro da Lua e estou tão dividido em relação a essa série quanto o próprio Marc. Quando funciona, é uma entrada extremamente original no MCU com momentos de grandeza, mas alguns dos aspectos mais bobos diminuem o terror. Fãs dos quadrinhos podem não gostar tanto quanto novatos."

Sab Astley escreveu: "Cavaleiro da Lua é uma brilhante, maluca, aventura e sombria; é a versão viajada da Marvel de A Lenda do Tesouro Perdido. Oscar Isaac é a melhor adição ao MCU desde Robert Downey Jr., mesclando tormento e humor em uma cifra moralmente ambígua – Marc Spector é um herói de um calibre completamente novo." 

Tom Power ainda completou: "Mas vou dizer isso: é diferente de tudo que você já viu da Marvel antes. Eu chegaria a dizer – e não digo isso de ânimo leve – é o melhor programa de TV do MCU de todos os tempos". 

Tom Percival disse: “Me diverti muito com o Cavaleiro da Lua. Começou estranha e parece que só foi ficando mais. Uma boa mistura de terror, ação e humor…”

O marketing tá vindo pesado e as novidades não param de chegar! Além das impressões, "Cavaleiro da Lua" ganhou um novo teaser nesta segunda-feira (14) com imagens do anti-herói. No vídeo, também vemos Marc Spector (Oscar Isaac) discutindo com uma de suas personalidades. Confira:

A série é focada em Mark Spector, que, nas HQs, é um ex-militar que vira mercenário. Sua vida muda completamente quando, numa missão no Egito, ele recebe a visita do deus Khonshu, que o transforma no Cavaleiro da Lua, um avatar da divindade egípcia.

E além de Oscar Isaac como Cavaleiro da Lua, a produção conta com Gaspard Uliel como o Homem da Meia-Noite, Ethan Hawke como um vilão misterioso e May Calamawy em papel ainda não divulgado. A direção é de Mohamed Diab, Justin Benson e Aaron Moorhead, enquanto o roteiro fica por conta de Jeremy Slater. 

A produção está prevista para estrear no Disney+ em 30 de março de 2022. E essa não a única novidade que chega na plataforma, que hoje soltou o trailer e data de lançamento da série Ms. Marvel

The post “Cavaleiro da Lua”: veja as primeiras impressões da nova série da Marvel appeared first on Gizmodo Brasil.

Mudanças climáticas estão tirando as cores dos corais da Austrália

Posted: 19 Mar 2022 10:34 AM PDT

Corais Austrália

Não é de hoje que escutamos falar sobre o branqueamento da Grande Barreira de Corais da Austrália. Na verdade, episódios extremos de branqueamento já aconteceram por lá em 2016, 2017 e 2020. 

Agora, a história se repete. A Autoridade Marinha da Grande Barreira de Corais disse em relatório que a região está sofrendo um branqueamento generalizado e severo devido ao aquecimento do oceano. 

Isso ocorre quando os corais, que são animais, sofrem estresse ambiental. A alta das temperaturas leva a expulsão das algas que vivem ali em mutualismo (uma associação positiva para ambas as espécies), deixando apenas o esqueleto esbranquiçado do cnidário.

Mas o anúncio, dessa vez, traz uma tensão extra. Daqui a três dias, uma equipe das Nações Unidas irá avaliar a condição do recife. Dependendo do que for visto, o Patrimônio Mundial pode ser rebaixado para "Patrimônio em Perigo" devido aos estragos das mudanças climáticas.

A UNESCO já havia tentado mudar o status da Grande Barreira de Corais em julho do ano passado, mas uma comoção internacional evitou a medida. Uma nova discussão deve ocorrer em junho deste ano durante a reunião anual do Comitê do Patrimônio Mundial.

É difícil manter as expectativas altas. O branqueamento em grande parte das regiões foi considerado grave, ou seja, com mais de 60% dos corais atingidos. Além disso, as temperaturas oceânicas vistas na região na semana passada ficaram entre 0,5ºC e 2ºC acima da mediana.

Os efeitos foram maiores em algumas áreas mais ao norte ou próximas da costa, com temperaturas de 2ºC a 4ºC graus acima do normal. Os recifes próximos à cidade de Townsville foram os mais impactados.

Para o Greenpeance, o branqueamento severo e generalizado de corais sofrido durante um padrão climático La Niña associado a temperaturas mais baixas do Oceano Pacífico é uma evidência do fracasso do governo em proteger os corais da Austrália dos impactos das mudanças climáticas.

The post Mudanças climáticas estão tirando as cores dos corais da Austrália appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário