segunda-feira, 14 de março de 2022

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


As maiores bobagens do seu dia a dia digital

Posted: 14 Mar 2022 07:00 AM PDT

As maiores bobagens do seu dia a dia digital

Por mais que as fake news sejam uma novidade no mundo digital atual, os mitos e crenças existem há anos, inundando a internet com informações falsas, mas que muita gente acredita como sendo algo real.

Até mesmo o mundo da tecnologia coleciona uma longa lista de informações pré-concebidas e conclusões errôneas, como, por exemplo, que o 5G causa Covid, celulares carregando à noite podem explodir ou que vírus não infectam Macs.

Por isso, confira abaixo cinco exemplos de crenças do mundo digital que você precisa parar de acreditar agora.

1. Streaming é mais barato que a TV paga

É fato que muita gente está trocando os tradicionais pacotes da TV paga pela assinatura de plataformas de streaming. O preço baixo e a vantagem de não estar atrelado a um contrato de um ano de permanência é um grande atrativo para o consumo de conteúdos sob demanda.

Porém, é um engano pensar que o streaming é mais barato que a TV paga. Isso porque se você quiser assistir "Stranger Things", terá que assinar a Netflix. Caso goste das séries e filmes de "Star Trek", é preciso de uma assinatura no Paramount+. Ansioso por "House of the Dragon"? Acesse o HBO Max! "Marvel"? Disney Plus!

O mercado de entretenimento está se tornado tão fragmentado, com conteúdos segregados em diversas plataformas, que, muito em breve, será mais barato contratar um tradicional pacote de TV por assinatura do que assinar todos os serviços de streaming disponíveis.

2. Modo anônimo é totalmente privado

Outro mito! Para quem busca um pouco de privacidade na internet, é natural usar a aba anônima do navegador para apagar cookies, histórico de navegação e outros dados de rastreamento. Entretanto, isso não significa que a navegação é totalmente privada. Os sites e os provedores de internet ainda saberão por onde você anda no ambiente online.

Até mesmo utilizando serviços de VPN, o usuário ainda não conseguirá ter uma navegação totalmente anônima.

Uma solução é utilizar navegadores focados em segurança, como o Brave ou o Tor Browser, porém, eles podem acabar interferindo na experiência do usuário no acesso à internet.

3. Starlink substituirá internet fixa

Muita gente está esperançosa que a rede Starlink –o serviço de internet via satélite do bilionário Elon Musk– tem potencial para substituir a banda larga fixa ou mesmo o 5G. Nos Estados Unidos, por exemplo, a maioria dos entrevistados de uma pesquisa da PCMag estão propensos a acreditar nisso.

Entretanto, mesmo que os prometidos 12 mil satélites da Starlink fossem lançados ao espaço, a constelação conseguirá atender apenas 485 mil usuários em todo mundo. Atualmente, um pouco mais de 1.000 satélites estão em órbita, sendo que a empresa já recebeu pedidos de 500 mil usuários para utilizar a Starlink.

Por isso, se você não quiser utilizar uma rede congestionada, ainda é cedo para apostar todas as fichas na Starlink.

4. Hackers não se interessam por usuários individuais

O argumento "eu não tenho nada a esconder" é muito usado por aqueles que acreditam que não seriam alvos de eventuais ataques hackers. Entretanto, com a ascensão do Big Data, informações pessoais privadas se tornaram em uma verdadeira mina de ouro para as empresas, principalmente aquelas que buscam vender produtos e serviços de maneira mais customizada.

Utilizando-se de ferramentas automatizadas, hackers podem arruinar a vida de uma pessoa, caso consiga acessar redes sociais ou descobrir senhas de bancos. Além disso, a informação pode ser utilizada para praticar crimes ou ser vendida para terceiros.

5. Baterias tem memória

Antigamente, quando ainda eram utilizadas baterias de níquel-cádmio, muitos usuários de celulares temiam que a bateria ficasse viciada. Para evitar isso, surgiu a crença de que era necessário descarregar a bateria até zero, para que ela não adquirisse uma espécie de "memória".

Hoje em dia, as baterias utilizam uma nova tecnologia, a de íons de lítio, mas, ainda assim, muita gente ainda acredita que elas podem ficar viciadas. Na verdade, se você esperar chegar a zero por cento para fazer o carregamento, o desgaste na bateria será muito mais rápido.

Por isso, a melhor estratégia é nunca deixar o telefone ficar abaixo de 20% e carregá-lo até cerca de 80%. Além disso, opte pela carga lenta ou carregamento sem fio. Assim, é possível garantir uma vida útil maior para a sua bateria.

The post As maiores bobagens do seu dia a dia digital appeared first on Gizmodo Brasil.

“Super Nintendo World” vai abrir no próximo ano em Hollywood

Posted: 14 Mar 2022 06:00 AM PDT

A menos que você seja um viciado em notícias sobre parques temáticos ao redor do mundo, é possível que você ainda não saiba que já existe um parque temático da Nintendo, batizado de "Super Nintendo World".

Desde março de 2021, a filial da Universal no Japão já conta com o parque inspirado no icônico personagem Mario Bros. Entretanto, uma segunda atração será aberta, dessa vez, mais perto, nos Estados Unidos, mas precisamente em Hollywood.

Na última quinta-feira (10), a Universal Studios Hollywood anunciou a abertura do novo parque no ano de 2023. Quando precisamente em 2023? Bem, a empresa não disse ainda, mas ela se diz comprometida em inaugurar a novidade em um ano.

Também não há informações sobre como será o parque, mas há rumores de que parecerá, em grande parte, semelhante ao que pode ser encontrado atualmente no Japão. Isso inclui passeios em alta velocidade de Mario Kart ou participar de uma aventura com Yoshi, como se o visitante estivesse dentro de um jogo do Super Mario Bros.

“Super Nintendo World” no Japão

Enquanto o novo parque americano não é inaugurado, é possível ver um pouco do funcionamento do parque japonês, no vídeo abaixo.

Por mais que ainda não exista uma data oficial para a abertura, visitantes da Universal Studios Hollywood poderão acompanhar ao longo dos próximos meses a construção do novo parque do Mario Bros. Além disso, muito em breve, a loja Feature Presentation — presente no parque — deve começar a estocar produtos da marca Nintendo.

A inauguração do "Super Nintendo World" se soma aos vários outros parques temáticos abertos nos últimos anos e que foram inspirados em diferentes franquias do cinema, dos quadrinhos ou dos games, como, por exemplo, "Wizarding World of Harry Potter", "Star Wars: Galaxy's Edge", "Avatar: The World of Pandora" ou "Avengers Campus".

Texto adaptado do original em inglês, publicado no Gizmodo americano.

The post "Super Nintendo World" vai abrir no próximo ano em Hollywood appeared first on Gizmodo Brasil.

Malware: o que é e como se defender de ataques desse tipo

Posted: 14 Mar 2022 05:00 AM PDT

Malware: o que é e como se defender dos ataques dele

Qualquer pessoa que utiliza um celular, tablet ou computador – independentemente do sistema utilizado -, corre o risco de ser alvo de um potencial ataque de malware.

Hoje em dia, cibercriminosos utilizam de várias técnicas para invadir sistemas, roubar dados de vítimas e ganhar muito dinheiro com esses tipos de ataques cibernéticos.

Geralmente, quando algum dispositivo começa a se comportar de forma anormal, nosso primeiro pensamento é que ele está infectado com um vírus. Embora um vírus seja sempre uma possibilidade, na maioria das vezes, o problema pode ser outro, incluindo vários tipos de malware.

Mas, o que é malware?

Malware é um termo genérico para qualquer tipo de software ou código malicioso que pode interferir no funcionamento normal de sistemas. O objetivo desses programas é invadir, danificar ou desabilitar computadores, tablets ou celulares.

Vale ressaltar que malwares não podem danificar o hardware físico de um equipamento, porém, ele tem capacidade para roubar, criptografar ou excluir dados. Eles também podem usar0

;[funções básicas máquina sem que o usuário tenha conhecimento disso.

Geralmente, esses códigos maliciosos são usados por cibercriminosos para obter ganhos financeiros, seja roubando senhas de bancos e cartões de crédito; vendendo informações da vítima para terceiros; ou cobrando uma quantia para a devolução de arquivos "sequestrados".

Qualquer pessoa ou empresa pode ser alvo de um malware, seja utilizando o Android, Windows ou Linux, assim como o iOS ou macOS.

Quais os tipos de malware?

De forma geral, existem vários tipos de malware, sendo os mais conhecidos os vírus, spywares, ransomwares e cavalos de Tróia. Tem também os não tão conhecidos worms, scareware e adware. Saiba mais sobre eles:

Vírus: Geralmente um arquivo, na forma de um "inofensivo" anexo de e-mail ou programa que executa alguma ação maliciosa. Ao abrir este arquivo, o equipamento fica infectado.

Spyware: Programa instalado em um dispositivo – sem o conhecimento ou autorização do usuário -, para espionar a vítima, colhendo informações, hábitos ou dados.

Ransomware: Um dos mais lucrativos, pois permite aos cibercriminosos invadirem uma máquina e criptografar dados da vítima, exigindo que ela pague um resgate (geralmente em Bitcoin).

Cavalo de Troia: São malwares disfarçados de aplicativos inofensivos, que enganam o usuário para baixá-los e utilizá-los, podendo ser utilizado para roubar dados, travar sistemas ou espionar a vítima.

Worm: Tem a capacidade de se replicar de máquina para máquina, por meio da exploração de algum tipo de falha de segurança em algum programa ou sistema operacional. Essa replicação não exige a ação de algum usuário.

Scareware: Aqui os cibercriminosos assustam as vítimas, dizendo que os computadores ou smartphones delas estão infectados com algum malware. Em seguida, o usuário é convencido a comprar um aplicativo falso.

Adware: São programas que exibem anúncios indesejados para as vítimas. Geralmente, eles são instalados pelos usuários em troca do direito de uso de um serviço ou programa sem pagar por ele.

Como se defender contra malwares?

É claro, nenhuma proteção é 100% garantida, mas, ao utilizar técnicas e ferramentas de proteção, é possível acrescentar camadas extras de segurança para se proteger desses potenciais ataques. Veja as práticas abaixo como se fossem "vacinas contra malwares":

  • Não clique em links desconhecidos ou suspeitos que você recebe por e-mail, redes sociais ou mensagens de texto. Eles podem conter códigos maliciosos que podem instalar malwares no seu computador ou celular.
  • Mantenha sistemas operacionais e programas atualizados – tanto em computadores quanto celulares -, pois isso evita que cibercriminosos explorem vulnerabilidades.
  • Limite o número de aplicativos instalados no seu celular ou computador, deixando apenas aqueles que você usa regularmente.
  • Instale apenas aplicativos que foram baixados diretamente de lojas oficiais, como a Play Store (do Google) ou App Store (da Apple).
  • Não empreste seu telefone para terceiros, pois eles podem instalar programas ou clicar em links sem você saber.
  • Use programas antivírus em todos os seus dispositivos e faça escaneamentos frequentes. Existem várias opções disponíveis (tanto gratuitas quanto pagas), como o Kaspersky, McAfee, Norton, Bitdefender, Panda, entre outros.
  • Verifique regularmente o histórico de transações nas suas contas bancárias ou fatura do cartão de crédito, para detectar qualquer movimentação incomum.

The post Malware: o que é e como se defender de ataques desse tipo appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário