segunda-feira, 18 de julho de 2022

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Células-tronco se desenvolvem melhor no espaço? Estudo na ISS vai descobrir

Posted: 18 Jul 2022 03:34 PM PDT

Células-tronco espaço

Células-tronco já foram enviadas ao espaço por diferentes motivos: seja para entender como as viagens espaciais afetam o corpo, para o estudo de doenças, como o câncer, ou mesmo para verificar sua capacidade de se desenvolver em condições de microgravidade. 

Um estudo recente proposto por pesquisadores do Cedars-Sinai Medical Center, nos EUA, busca explorar este último tópico. Nesta semana, foi enviado um lote de células-tronco pluripotentes induzidas à Estação Espacial Internacional (ISS)

As células foram retiradas dos próprios cientistas envolvidos no estudo. Elas devem ficar em ambiente espacial durante cinco semanas, retornando ao final deste período em uma cápsula da SpaceX. Há uma segunda caixa de células-tronco em Terra que será utilizada para comparação.

Muitos cientistas acreditam que as células-tronco pluripotentes induzidas são a chave para revolucionar a medicina. O objetivo atual dos pesquisadores é testar o desenvolvimento das células no espaço para depois aplicá-las no tratamento de doenças degenerativas, cardíacas ou crônicas, como o diabetes. 

A gravidade do planeta Terra não permite o cultivo de uma grande quantidade de células-tronco. Em grandes biorreatores, por exemplo, as células precisam ser constantemente agitadas para evitar que elas se aglomerem ou caiam no fundo do tanque. Isso pode gerar um estresse, causando a morte da maioria das células. 

Na microgravidade, não há forças puxando as células. Logo, elas podem crescer de uma maneira diferente, replicando-se com mais facilidade – pelo menos, é o que os cientistas esperam.

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, também enviaram um lote de células-tronco do sangue para a ISS. O segundo grupo, no entanto, pretende estudar a capacidade da órbita baixa de envelhecer as células. Isso ajudará os pesquisadores a avaliarem os riscos à saúde que as viagens espaciais oferecem para os astronautas.

The post Células-tronco se desenvolvem melhor no espaço? Estudo na ISS vai descobrir appeared first on Gizmodo Brasil.

Celular está confuso? Como restaurar o padrão das principais marcas

Posted: 18 Jul 2022 03:07 PM PDT

Celular está confuso? Como restaurar o padrão das principais marcas

Você certamente já deve ter usado um celular que está lento, travando regularmente ou que consome muita bateria.

Geralmente, isso ocorre porque o aparelho tem muitos arquivos armazenados ou aplicativos instalados. Porém, a lentidão e os travamentos também podem indicar que ele está infectado com algum vírus ou outro malware. Independentemente do motivo, a recomendação é que o aparelho seja redefinido, restaurando para as mesmas configurações de fábrica.

Porém, antes de fazer qualquer coisa, é importante fazer um backup de todos os arquivos do celular, pois essa operação irá apagar todos os dados do smartphone, retornando o sistema operacional para a mesma versão de quando ele foi retirado da caixa pela primeira vez.

Confira abaixo como fazer isso em celulares iOS e Android:

iPhone (iOS)

Durante o procedimento de restauração, o usuário será notificado caso o backup do iCloud esteja desatualizado. Dessa forma, caso queira manter os arquivos, faça a atualização do aparelho previamente.

1. Abra o aplicativo "Ajustes" e selecione "Geral"
2. Role a página até encontrar a opção "Redefinir"
3. Em seguida, toque em "Apagar Conteúdo e Ajustes"
4. Finalmente, digite o código de desbloqueio e conforme a função de "Apagar iPhone".

Celular Android

No Android, o procedimento de restauração pode ser um pouco diferente, a depender da marca do celular, modelo do aparelho ou versão do sistema operacional.

Em smartphones da Asus, Motorola e LG, por exemplo, a ferramenta de restauração está disponível na página de configuração do aparelho, na opção de configurações avançadas da aba "Sistema". Dependendo do modelo do aparelho, é possível que a função apareça como "redefinir" ou "restaurar".

Na Samsung, a opção pode ser encontrada em "Gerenciamento Geral", dentro das configurações do celular. Em seguida, clique em "Restaurar" e depois em "Restaurar Padrão de Fábrica".

Já nos smartphones da Xiaomi, acesse as configurações e vá até "Configurações Adicionais", role até o final, selecione "Fazer backup e redefinir", e após "Configuração Original".

Após selecionar a opção de apagar os dados, é possível que a senha de desbloqueio seja solicitada para iniciar o processo. A partir daí, basta aguardar o fim da operação e o aparelho reiniciar.

The post Celular está confuso? Como restaurar o padrão das principais marcas appeared first on Gizmodo Brasil.

Conheça Iryna Morykvas, refugiada ucraniana que criou o emoji do Dia Mundial do Refugiado 2022

Posted: 18 Jul 2022 02:40 PM PDT

A Guerra da Ucrânia segue longe de ter fim, mas já deixa marcas profundas. Desde 24 de fevereiro, o maior conflito armado desde da Segunda Guerra Mundial dizimou milhares de famílias — e criou milhares de refugiados, que buscam acolhimento em outros países.

Foi o caso de Iryna Morykvas, uma artista ucraniana e ilustradora de livros infantis. Ela teve que deixar seu país com o filho de 10 anos em busca de proteção. O primeiro destino foi a Polônia, e, depois a Holanda, onde atualmente vive, na casa de uma família local.

Ela conta em depoimento ao ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) que não se esquece da sensação de cruzar a fronteira e, finalmente, sentir-se segura novamente.

“Quando fomos abrigados pela primeira vez por uma família polonesa, meu filho e eu entramos no quarto que eles nos deram. Sentei-me na cama e respirei. Eu estou segura. Estou realmente segura. Senti o mesmo três semanas depois, quando estávamos na Holanda com uma família holandesa. A princípio é inusitado, tudo é novo, quando você arruma suas coisas, faz coisas do dia a dia, mas o mais importante é que essa casa é sua – mesmo que ela seja temporária”, diz.

Para marcar o Dia Mundial do Refugiado, no próximo dia 20 de junho, Iryna criou em emoji  – um coração com uma porta aberta – simbolizando o amor e a solidariedade que ela encontrou ao longo de sua jornada em busca de proteção. As cores amarela e azul estão também na bandeira ucraniana.

Por meio de uma parceria entre o Twitter e a ACNUR, o emoji vai ficar disponível até dia 25 de junho.

Imagem: Reprodução/Instagram

São 100 milhões de pessoas refugiadas atualmente no mundo todo. No Brasil, cerca de 60 mil pessoas estão nessa situação.

“A guerra mudou tudo e me fez pensar emocional e rapidamente. Quando a guerra chega, o que você mais deseja é que ela termine o mais rápido possível. Você só quer paz. Todos os outros medos e experiências desaparecem. Ela varre tudo que estiver em seu caminho – deixa um vazio”, diz Iryna.

Você pode acompanhar o trabalho da ilustradora ucraniana — e sua nova vida fora da Ucrânia — em sua página no Instagram.

The post Conheça Iryna Morykvas, refugiada ucraniana que criou o emoji do Dia Mundial do Refugiado 2022 appeared first on Gizmodo Brasil.

Nordeste bate dois recordes em geração instantânea de energia limpa

Posted: 18 Jul 2022 02:07 PM PDT

Energia limpa

Na primeira quinzena de julho, a região nordeste atingiu dois picos inéditos de geração de energia limpa. 

Como destaca a Agência Brasil, no dia 8 de julho, as turbinas eólicas produziram 14.167 megawatts (MW) – valor equivalente a 123,2% da demanda na região.

Isso significa que a quantidade de energia produzida naquele momento era suficiente para suprir as necessidades de todo o nordeste por um minuto. Sobrava ainda uma porcentagem de 23,2%, que poderia ser exportada para o restante do país. 

Já no dia 12 de julho, a região produziu 2.963 MW solares, batendo um novo recorde de geração instantânea (pico de geração). A quantidade produzida em apenas um minuto era o bastante para abastecer 27,5% do nordeste. 

Os dados foram captados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e estão agora sendo checados. De toda forma, julho já é conhecido no nordeste por suas intensas ventanias, que sopram ainda mais fortes no litoral. Ambos os recordes foram os primeiros registrados para 2022, mas podem não ser os últimos.

As estimativas são positivas: o Boletim Mensal de Energia, do Ministério de Minas e Energia, espera que a participação da energia eólica na matriz energética aumente de 10,6% em 2021 para 11,9% em 2022. Ao mesmo tempo, a participação da energia solar deve subir de 2,5% para 3,9%.

O uso de energia limpa é positivo frente às mudanças climáticas. O Acordo de Paris, por exemplo, pretende limitar o aumento médio de temperatura global a 2ºC até o final do século. Para isso, é importante que as nações zerem as emissões de carbono até 2050.

The post Nordeste bate dois recordes em geração instantânea de energia limpa appeared first on Gizmodo Brasil.

Postou e correu apagar: Bruna Marquezine deixa escapar foto de “Besouro Azul”

Posted: 18 Jul 2022 01:40 PM PDT

Bruna Marquezine

Que Bruna Marquezine está escalada para o elenco de "Besouro Azul", da DC, isso não é mais novidade para ninguém. Agora, a atriz brasileira voltou aguçar a curiosidade dos fãs após soltar uma imagem que mostra o set das gravações do filme. Vale lembrar que o longa já encerrou suas filmagens, mas as fotos de bastidores seguem sendo vazadas.

A imagem, publicada nos stories do Instagram traz Marquezine, que interpreta Jenny, ao lado de Xolo Maridueña, que viverá o protagonista (e par romântico da atriz) Jaime Reyes. Na foto, é possível ver cabos de suspensão presos aos atores, indicando que eles filmaram alguma cena de ação, além de mostrar a caracterização dos personagens. Confira:

Bruna Marquezine
Imagem: Reprodução/Instagram

Ao perceber o erro, Marquezine excluiu a foto e pediu, sem sucesso, para que a imagem não fosse compartilhada. Apesar de ter ficado por pouco tempo nos stories, foi o suficiente para que a foto ganhasse destaque na internet. Vale destacar que as filmagens de "Besouro Azul" ainda estão sendo tratadas com sigilo pela produtora do longa.

Bruna ficou entre os assuntos mais falados no Twitter, e virou alvo de comparações com Tom Holland. O intérprete do Homem-Aranha passou por uma situação parecida e, em 2017,  divulgou por acidente o cartaz de "Vingadores: Guerra Infinita". 

O filme "Besouro Azul" contará a história de Reyes, um garoto de origem mexicana. A história começa quando o adolescente encontra um artefato alienígena enterrado num terreno abandonado ao voltar da escola. Na mesma noite, o escaravelho ganha vida e lhe dá um exoesqueleto mecanizado — e poderes especiais. Assim, ele assume a identidade do "Besouro Azul" e usa as novas habilidades para fazer justiça.

O elenco de "Besouro Azul" conta com Xolo Maridueña no papel principal, a brasileira Bruna Marquezine como Jenny, interesse amoroso do protagonista, George Lopez (As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl) como o Tio Rudy, Adriana Barraza (Rambo: Até o Fim, Babel) na pele da avó do herói, Elpidia Carrillo (O Predador) como Rocio e Damián Alcazar (As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian) como Alberto.

A direção de "Besouro Azul" ficou por conta de Angel Manuel Soto. O roteiro é do escritor mexicano Gareth Dunnet-Alcocer, que escreveu o remake de "Scarface", da Universal, e "Miss Bala", da Sony.

"Besouro Azul" estreia nos cinemas em 17 de agosto de 2023.

The post Postou e correu apagar: Bruna Marquezine deixa escapar foto de “Besouro Azul” appeared first on Gizmodo Brasil.

As melhores Airfryers do primeiro semestre; confira as opções

Posted: 18 Jul 2022 01:13 PM PDT

As melhores Airfryers do primeiro semestre; confira as opções

As airfryers caíram no gosto dos brasileiros. Essas fritadeiras elétricas sem óleo se tornaram produtos de desejo por prometerem uma culinária mais saudável, rapidez na preparação dos alimentos, além de diminuir a sujeira na cozinha.

Muito além das frituras de legumes e carnes, o eletrodoméstico é considerado muito versátil, podendo também assar, cozinhar ou gratinar. Com esse produto é possível fazer uma infinidade de receitas, desde pipoca a pão de queijo, passando por tortas, bolos ou, até mesmo, pudim.

Para quem pretende adquirir uma airfryer, mas não sabe qual escolher, trazemos aqui os modelos que possuem as melhores avaliações dos consumidores no site da Amazon. Confira!

Airfryer Midea

A fritadeira elétrica tem capacidade para 5,5 litros e potência de 1700W, estando disponível nas versões de 127 e 220 Volts. O produto conta com uma tecnologia que deixa os alimentos mais crocantes, além de um sistema de segurança que trava a liberação do cesto e desliga a airfryer ao retirar a bandeja.

Saiba mais sobre o produto:

Airfryer Midea
Fritadeira Air Fryer Sem Óleo Midea, 5,5 litros, 127 Volts, Family Prata/Inox
R$ 649

Airfryer Electrolux

No momento do fechamento desta matéria, esta fritadeira está com 18% de desconto na Amazon, saindo por R$ 529,90. Ela tem um cesto de 4 litros e uma cuba de 4,5 litros — o que permite o preparo de porções de alimentos maiores. O eletroportátil possui potência de 1400W, tem timer de desligamento automático e indicador luminoso de funcionamento.

Saiba mais sobre o produto:

Airfryer Electrolux
Fritadeira Elétrica Grand Airfryer Electrolux 4L por Rita Lobo EAF30 Grafite - 110V
R$ 530

Airfryers Mondial

Outro modelo com uma boa média de avaliações dos compradores é o modelo de 1500W de potência da Mondial, que tem capacidade para 3,5 litros. O produto conta com um controle de temperatura de até 200º C e timer de 60 minutos com aviso sonoro.

Saiba mais sobre o produto:

Airfryer Mondial
Fritadeira Sem Óleo Mondial, New Pratic - 3,5L, 110V, Preto, 1500W - AF-31
R$ 350

Confira também outras ofertas disponíveis nos sites da Amazon e AliExpress:

O Gizmodo Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.

The post As melhores Airfryers do primeiro semestre; confira as opções appeared first on Gizmodo Brasil.

Instagram cria novo tipo de compra online com pagamento por DM

Posted: 18 Jul 2022 12:46 PM PDT

O Instagram está lançando um novo recurso para pagamentos em seu bate-papo, que quer melhorar a relação entre pequenas empresas e clientes. A novidade, como sempre, foi anunciada por Mark Zuckerberg na sua página do Facebook.

O novo recurso, de início, estará disponível para os Estados Unidos. Com ele, os usuários poderão comprar produtos de pequenas empresas e acompanhar pedidos pelas DMs. O interessado pode iniciar uma conversa com o vendedor. Caso a compra for fechada, o comprador poderá pagar, rastrear o pedido e manter contato com a empresa.

Imagem: Divulgação/Meta

Nesta captura de tela compartilhada pela Meta, é possível ver que, após concluir a compra, o usuário pode fazer o pagamento no Instagram mesmo, usando o Meta Pay.

O anúncio do recurso vem após a renomeação do Facebook Pay para Meta Pay. Zuckerberg disse que, embora o serviço permaneça o mesmo, a renomeação representa o primeiro passo da Meta para criar uma carteira digital para o metaverso. Ele diz que sua visão de uma carteira digital no metaverso permitirá que os usuários gerenciem com segurança suas identidades, o que possuem e como pagam.

The post Instagram cria novo tipo de compra online com pagamento por DM appeared first on Gizmodo Brasil.

Confira o mapa mundi da risada online: são 26 tipos, de “kkkkk” a “55555”

Posted: 18 Jul 2022 12:19 PM PDT

Você sabe qual a risada online mais usada no mundo? Pois bem, pensando nessa curiosidade, o site da Preply, plataforma de aprendizado de línguas online, fez um levantamento muito legal sobre montou um mapa sobre o riso no mundo virtual.

Mesmo sem citar a metodologia, foram 26 línguas diferentes pesquisadas. Segundo o Preply, às vezes usamos onomatopeias e outras vezes usamos abreviaturas como o popular "LOL".

Aqui no Brasil, os mais utilizados são o “kkkkk”, o “rsrsrs” e o internacional “hahahaha”. Segundo o Preply, o mais destacado por aqui –e também em Portugal– é o “kkkkk”. Confira o mapa mundial das risadas e veja logo abaixo as principais curiosidades levantadas:

  • Tailandês: "55555" é o que você deve escrever se quiser rir para um tailandês. A razão por trás disso é porque o número 5 em tailandês se pronuncia "haa". Para rir muito, você coloca 55555555+, com esse sinal de “mais” depois dos números.
  • Turco: “hahaha”, “ahahah”, “jsjsjsjs”, “weqeqwqewqew” ou, a opção mais engraçada, letras aleatórias como: “dksajdksajdoşad” (que é a mais comum) são usadas para rir.
  • Inglês : a forma mais típica de transcrever o riso em inglês é "haha". Você também verá "hehe" para risada irônica, ou "hihi" para transmitir uma risada travessa. Mas nas redes sociais é muito comum escrever "LOL"( rindo alto).
  • Francês: embora você possa ler "héhé" /"hihi"/ "hoho" , o mais comum é "MDR" que significa "Mort de Rire" (morto de rir, risonho). Para aumentar o tom, os franceses usam "PTDR" (Pété de Rire significa literalmente "peidos risonhos", algo copmo rolar no chão de rir) e "XPTDR" (Extrêmement Pété de Rire). Para uma risada maligna, você verá "mouhaha".
  • Chinês mandarim: na China continental usam-se os números 23333 para escrever o riso. No alfabeto mandarim, a transcrição de "haha" é 哈哈. É escrito "haha" quando transcrito para o alfabeto latino devido à influência do inglês. 呵呵呵呵(hehe) quando é uma risada maliciosa.
  • Árabe: o árabe padrão é uma das línguas mais difundidas no mundo e ainda não há falantes nativos reais porque cada país tem seu próprio dialeto (por exemplo, Egito, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Argélia, Tunísia). No entanto, eles se entendem quando usam o árabe padrão. O riso é escrito ههههههههه ه e pronunciado como o familiar "hahaha".
  • Ucraniano: na Ucrânia eles escrevem "ахахахах" para o riso normal. Para risadas sarcásticas, eles usam "азаза" escrito assim em caracteres cirílicos.
  • Alemão : além dos habituais "haha" e “LOL”, os falantes de alemão usam asteriscos para suas expressões de riso "*grins*" (às vezes abreviado como "*g*") ou "*lach*" que se traduz em "sorriso". e rir”.
  • Japonês: "www" no Japão significa não apenas World Wide Web, mas também a forma como os japoneses representam o riso, já que o riso ("warau" / 笑う) e o sorriso ("warai" / 笑い) começam com "w" em japonês. , na cultura japonesa, o "W" lembra o emoticon de um rosto torto.
  • Russo: "лол" (LOL) é o mais usado na Rússia, assim como "axaxaxa", mas até pouco tempo atrás  "бггггг" ou "ггггг" ("bgggggg", "gggggggg") ou mesmo "ололo" (" ololo") foi usado, embora pareça que essas duas últimas formas ficaram um pouco desatualizadas. Em outros países de língua russa, como Quirguistão e Tadjiquistão, eles ainda usam "гггггг".

Qual a origem do “kkkkk”?

A onomatopeia é uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons naturais, é um recurso expressivo muito comum nos quadrinhos.

Mas a nossa clássica risada o kkkkk, você sabe a origem?

A origem da nossa risada online “kkkkk” é bem antiga. Ao que tudo indica, algo parecido com que temos hoje apareceu no livro “Til” (de 1872), do escritor José de Alencar. Eis um trecho do romance:

“Debulhando-se em uma risada gostosa”. “Não fazia a menina um trejeito, nem dizia uma facécia, que a viúva não se desfizesse em gargalhadas.”

“— Ai, menina!… Quiá!… quiá!… quiá!… Já se viu, que ladroninha?…”, diz um trecho.

Em 1884, Machado de Assis registra no conto “A Segunda Vida” uma risada mais parecida com o que temos hoje: “Então, o Diabo, escancarando uma formidável gargalhada: ‘José Maria, são os teus vinte anos.’ Era uma gargalhada assim: — cá, cá, cá, cá, cá… José Maria ria à solta, ria de um modo estridente e diabólico.”

Imagem: Domínio público

 

 

 

 

 

 

The post Confira o mapa mundi da risada online: são 26 tipos, de “kkkkk” a “55555” appeared first on Gizmodo Brasil.

Eve, da Embraer, apresenta cabine de seu primeiro carro voador

Posted: 18 Jul 2022 11:47 AM PDT

Na manhã desta segunda-feira (18), a Eve, empresa da Embraer especializada no desenvolvimento de carros voadores, apresentou pela primeira vez ao público o projeto da cabine do eVTOL, seu primeiro veículo voador.

A instalação estará em exposição no Farnborough Airshow, evento dedicado inovações da indústria aeroespacial que acontece na Inglaterra até 22 de julho. Lá, os frequentadores poderão ver detalhes da cabine de pertinho, além de todo o visual externo através da tecnologia de realidade aumentada.

A vice-presidente de experiência do usuário da Eve, Flavia Ciaccia, afirmou em comunicado à imprensa que a cabine apresentada no evento é resultado de uma construção conjunta com "potenciais usuários" do veículo para atender as principais exigências do mercado "acessibilidade, segurança, sustentabilidade e preço da passagem".

O modelo mostrado apresenta um design atualizado com asa e cauda, ao invés do "canard", espécie de aerofólio que melhora a estabilidade de aeronaves durante o voo, presente na versão anterior. O veículo ainda apresenta oito motores que proporcionam decolagem e pouso vertical, semelhante a helicópteros.

Até 2035 a Eve projeta ter 200 carros funcionando para viagens comerciais e transportar quase cinco milhões de pessoas por ano. Segundo a empresa, a intenção é garantir voos sustentáveis por valores acessíveis já a partir de 2026.

O co-CEO da Eve, André Stein, afirmou que a empresa segue trabalhando para desenvolver soluções para a mobilidade urbana global e que está intensificando as conversas com investidores e tornando o projeto mais maduro.

Assine a newsletter do Gizmodo

The post Eve, da Embraer, apresenta cabine de seu primeiro carro voador appeared first on Gizmodo Brasil.

“Resident Evil: A série”, da Netflix, é massacrada por crítica e público em sites especializados

Posted: 18 Jul 2022 11:19 AM PDT

Resident Evil: A Série

Parece que “Resident Evil: A Série" não agradou muito. A produção mal chegou ao catálogo da Netflix e já está sendo massacrada pela crítica especializada — e pelo público. A produção não foi bem recebida pelos fãs da franquia de videogames, principalmente por se afastar da história base e apresentar elementos que não estavam presentes nos jogos.

O resultado? "Resident Evil: A Série" está sendo vem acumulado pontuações bem baixas em sites de crítica especializada. Como observou a Forbes, no Rotten Tomatoes, a adaptação tem uma pontuação média do público de 25%, com 53% de aprovação baseada em 35 avaliações dos críticos. Além disso, a série ganhou o selo Rotten, dado a produções que facilmente poderiam ser alvo de "tomates podres".

Já no Metacritic a nota do público está em 1.9 com base em 150 avaliações, além dos 53% da crítica especializada. No IMDB a situação fica ainda pior, com nota 3,6 de 10, em 13 mil comentários. Vale lembrar que qualquer pessoa pode votar na avaliação do público e deixar sua opinião sobre a obra, e não é necessária nenhuma verificação de realmente assistir ao programa. Mesmo assim, é um termômetro interessante de ser observado — considerando que pouca gente vai gastar seu tempo fazendo uma resenha sobre algo que não viu.

A maioria dos comentários criticam o fato da série usar pouco do universo dos jogos, dizendo que o título "não tem nada a ver com Resident Evil", ou que poderia ser qualquer outra coisa que não a série. Alguns apontam que por alguns nomes e elementos que se fossem removidos, não haveria nenhuma relação com a franquia de videogame. 

"Resident Evil – A Série" está disponível na Netflix. É fã da saga de jogos e ficou interessado? Basta assistir a produção e tirar suas próprias conclusões — por sua conta em risco.

The post “Resident Evil: A série”, da Netflix, é massacrada por crítica e público em sites especializados appeared first on Gizmodo Brasil.

10 curiosidades sobre as fotos feitas na missão Apollo 11

Posted: 18 Jul 2022 10:39 AM PDT

10 curiosidades sobre as fotos feitas na missão Apollo 11

Há 53 anos, mais precisamente no dia 20 de julho de 1969, a missão Apollo 11 desembarcava os primeiros humanos em solo lunar. Muito além dos foguetes e das naves espaciais, a NASA também precisou fazer vários avanços tecnológicos em diversas áreas, incluindo no campo da fotografia.

No entanto, alguns dos detalhes da saga da Apollo 11 permanecem em grande parte desconhecidos ou mal compreendidos pelo público geral. Por isso, confira algumas curiosidades fotográficas que marcaram esta missão histórica.

1. NASA contratou as marcas Hasselblad e a Zeiss

As câmeras fotográficas utilizadas pelos astronautas na primeira viagem em solo lunar eram uma versão modificada da sueca Hasselblad 500 EL. Elas eram equipadas com uma lente especialmente projetada pela alemã Zeiss para a NASA, como a Biogon f-5.6/60 mm, que posteriormente passou a ser vendida comercialmente.

2. Câmeras suportavam temperaturas entre -65º C e 140º C

Para funcionar no vácuo do espaço e na superfície da Lua , a NASA e a Hasselblad precisaram fazer vários ajustes nas câmeras utilizadas durante a missão, para torná-las mais resistentes. Isso incluiu pintá-las de prata, para ajudar na manutenção da temperatura, além de usar um lubrificante especial que não congelava ou evaporava nas condições ambientais lunares. Como os astronautas usavam grossas luvas — o que dificultava o movimento dos dedo –, a manivela de avanço do filme fotográfico foi substituída por um sistema elétrico. O corpo da câmera também continha travas, fivelas para auxiliar no transporte, bem como um tipo de gimbal com gatilho, para facilitar na hora de tirar as fotos.

3. Câmeras não tinham visor

Por conta dos capacetes, os astronautas não conseguiram ver pelo visor da câmera o que estavam fotografando. Dessa forma, esses visores foram removidos e os astronautas foram treinados em como tirar fotos apenas apontando a câmera na direção dos objetos que queriam fotografar. Nas missões seguintes, uma espécie de alvo feito de arame foi colocado sobre a câmera, para facilitar no enquadramento.

4. Kodak desenvolveu novos filmes para o Programa Apollo

Considerando que a fotografia digital ainda estava a décadas de distância, os filmes fotográficos usados na Apollo 11 também precisavam ser resistentes no espaço. Na época, a Kodak fabricava rolos com capacidade para tirar entre 12 e 24 fotos. Para a missão histórica, a empresa desenvolveu um novo cartucho de filme que permitia tirar até 160 fotos em cores e 200 em preto e branco. Além disso, os filmes utilizados eram mais fortes e finos do que aqueles que existiam na época. Uma curiosidade, é que esses tipos de rolos de filmes resistentes ainda podem ser encontrados para compra na internet, sob o nome "Ektachrome".

5. Configurações das câmeras utilizadas pelos astronautas

Ao fazer as fotos, os astronautas precisavam se preocupar em configurar manualmente a velocidade do obturador, abertura do diafragma e o foco, uma vez que ainda não existia modos automáticos. Como também não existiam metadados gravados em filmes fotográficos, não é possível saber com certeza as configurações de cada uma das fotos em solo lunar. Porém, de acordo com o canal Michael The Maven, no YouTube, a velocidade do obturador usado na maioria das fotos na Lua deve ter sido 1/250. Já a abertura seria a f/5.6 na sombra e f/11 sob a luz solar.

6. Fotos com cruzes

Em algumas fotos é possível ver finas e repetidas cruzes pretas. Elas foram geradas por uma placa transparente na frente das lentes e permitiam que os engenheiros da NASA calculassem as distâncias e os tamanhos dos objetos fotografados.

7. Mais de 480 fotos

Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin permaneceram 21 horas na Lua, sendo que foram gastos apenas 2 horas e 20 minutos andando sobre o solo lunar. Estima-se que foram captadas pelo menos 480 fotos na Lua, o que daria cerca de 3 cliques por minuto, o que demonstra que a fotografia foi um aspecto importante da missão. Vale lembrar que os astronautas também efetuaram experimentos científicos, recolheram rochas lunares e conversaram por telefone com o então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.

8. Falta de estrelas

O motivo para as estrelas não aparecerem nas fotos é que as câmeras da época tinham dificuldade para capturar detalhes em uma cena que tem um grande intervalo entre tons claros e escuros – um problema que ainda pode ser encontrado em câmeras de smartphones modernos. Como o pouso na Lua ocorreu pela manhã e sob o Sol forte, as câmeras eram pré-configuradas para fazer fotos com tempo de exposição mais curto, o que impedia de capturar detalhes, como as estrelas. Caso a exposição fosse mais longa, as estrelas até poderiam aparecer na imagem, mas os astronautas pareceriam como enormes borrões brancos.

9. Cinco fotos de Neil Armstrong

Ao todo, foram tiradas apenas cinco fotos de Neil Armstrong na Lua, incluindo uma em que ele aparece dentro do Módulo Lunar após voltar da superfície (foto acima). Em boa parte das imagens, o astronauta visto nas imagens na Lua são de Buzz Aldrin. O motivo é que Armstrong era o fotógrafo principal da missão, sendo impossível fazer selfies na época. Segundo diários da NASA, a mesma câmera era compartilhada entre os dois astronautas, porém Aldrin foi instruído para focar mais na fotografia dos experimentos científicos.

10. Fotos da Apollo 11 estão em domínio público

Segundo o PetaPixel, todas as imagens fotografadas durante a Apollo 11 não são protegidas por direitos autorais. As fotos estão em domínio público podendo ser acessadas por qualquer pessoa, por meio do Projetct Apollo Archive, disponível no Flickr, por meio deste link.

Veja outras matérias com curiosidades sobre a missão Apollo 11:

The post 10 curiosidades sobre as fotos feitas na missão Apollo 11 appeared first on Gizmodo Brasil.

Celulares com até 40% de desconto no Aliexpress

Posted: 18 Jul 2022 10:02 AM PDT

celulares

O AliExpress está com uma ótima promoção em smartphones. Os descontos chegam a até 40% em celulares de várias marcas. Confira abaixo as principais ofertas que listamos para você!

Xiaomi 11T Pro

O smartphone tem tela AMOLED de 6,7 com resolução de 2400 x 1080 com taxa de atualização de 120 Hz. Além disso, o smartphone conta com processador MediaTek Dimensity 1200, 8 GB de RAM, 256 GB de armazenamento interno e bateria de 5.000 mAh. O conjunto de triplo de câmeras conta com sensores de 50 MP, 8 MP e 5 MP, o que permite a captura de excelentes imagens e gravações em 4K a 30 FPS.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR!

OnePlus 10 Pro

O OnePlus 10 Pro tem tela LTPO AMOLED de 6,7 polegadas e taxa de frequência de 120 Hz, processador Snapdragon 8 Gen1, um dos chips mais poderosos da Qualcomm, 8 GB de RAM e memória interna de 256 GB. As câmeras são de 50 MP, 48 MP e 8 MP. A câmera frontal tem 32 MP. O aparelho pode gravar em 8K a 30 quadros por segundo e tem bateria de 5.000 mAh.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR!

Poco X4 GT 5G

O celular possui tela de 6,6 polegadas com resolução Full HD e taxa de atualização de 120 Hz. O hardware conta com processador MediaTek Dimensity 8100, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. O dispositivo Xiaomi conta com câmeras traseiras de 64 MP, 8 MP e 2 MP, enquanto a câmera frontal é de 20 MP. A bateria é de 5.080 mAh.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR!

Confira mais ofertas em celulares:

Xiaomi em oferta: celulares, tablets e pulseiras com até 48% off na Amazon

Até R$ 700 off: Amazon baixa preços de celulares da Motorola

3 smartphones compatíveis com 5G na Amazon; confira

Assine a newsletter do Gizmodo

 

The post Celulares com até 40% de desconto no Aliexpress appeared first on Gizmodo Brasil.

Estação espacial fotografa 3 cidades do Brasil e manda recado; confira as imagens

Posted: 18 Jul 2022 09:35 AM PDT

Estação espacial Brasil

O Brasil recebeu uma “visita” ilustre no início deste mês. A Estação Espacial Internacional (ISS), que orbita a Terra, passou sobre o país a cerca de 420 km de distância, registrando seu passeio em imagens de tirar o fôlego.

Nas fotos divulgadas neste domingo (17) pela conta oficial da ISS no Twitter, é possível ver as luzes das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Os cliques foram feitos no dia 4 de julho. Confira: 

Alguns detalhes chamam a atenção nas imagens. Na foto de São Paulo, por exemplo, é possível ver uma região com luzes mais amareladas. A área brilhante nada mais é do que o município de Guarulhos. 

Por outro lado, o clique do Rio de Janeiro traz algumas luzes no meio do oceano. Os pontinhos amarelados marcam os barcos espalhados pela Baía de Guanabara. 

As fotos noturnas foram publicadas no Flickr – aplicativo de fotografia – da NASA. Elas integram um álbum intitulado Cities at Night, que soma 190 imagens e mais de 46 mil visualizações. 

Alguns dos cliques publicados pela agência espacial mostram auroras boreais sobre países europeus e até mesmo mesmo as luzes da cidade combinadas aos instrumentos da estação espacial

Para os curiosos, vale a pena navegar pelo álbum e prestar atenção na disposição geográfica de cada cidade. A foto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, por exemplo, mostra o Palm Jumeirah – um arquipélago artificial em forma de palmeira.

The post Estação espacial fotografa 3 cidades do Brasil e manda recado; confira as imagens appeared first on Gizmodo Brasil.

Os 8 melhores games com gatos e cachorros (os felinos são muito mais legais)

Posted: 18 Jul 2022 09:08 AM PDT

cães e gatos nos games/stray

No mundo dos games, os gatos dão uma surra nos cães. Não do jeito que você está pensando, mas no quesito protagonismo. Enquanto cada vez mais felinos são os personagens principais de vários jogos, os cachorros têm ficado relegados a papéis secundários — ou, no máximo, sendo coadjuvantes de destaque.

Não é de hoje que as desenvolvedoras apostam em animais para fazer sucesso. “Sonic” e “Crash Bandicoot” são algumas das franquias de maior sucesso da indústria que já fazem isso a décadas. Jogos recentes, como “Stray” e “Blacksad: Under the Skin” são alguns dos games da nova geração que buscam espaço trazendo gatos como protagonistas.

Infelizmente, os cães ainda continuam mais afastados dos holofotes. Ainda assim, o melhor amigo do homem tem participações em vários games populares.

Confira a seguir os melhores jogos com cães e gatos:

Stray

Stray traz um gatinho que se perdeu de sua família como protagonista. O gato precisa encontrar o caminho de volta enquanto enfrenta os perigos de uma misteriosa cidade no estilo cyberpunk habitada por robôs.

Silent Hill 2

O jogo de terror tem um dos finais alternativos mais criativos da indústria dos games. Em um dos desfechos, o protagonista encontra Mira, um shiba inu que controla todos os eventos assustadores que acontecem na cidade de Silent Hill. A descoberta leva o protagonista à loucura.

Blacksad: Under the Skin

O game acompanha um gato-humanoide que se tornou detetive após deixar o serviço militar no final da Segunda Guerra Mundial. John Blacksad precisa desvendar um dos casos mais difíceis de sua vida como investigador, tentado descobrir os mistérios em torno do assassinato do dono de uma academia de artes marciais. A depender das escolhas do jogador, o game pode ter até seis finais diferentes.

Hades

Em Hades, é possível acariciar um amável cérbero que adora Zagreus, protagonista do game. Os jogadores que se preocuparem em fazer um carinho no cãozinho de três cabeças podem ganhar uma coleira como presente.

Night in the Woods

O jogo acompanha uma gata chamada Mae Borowski, que retorna após passar um tempo estudando fora de sua terra natal e encontra o lugar bem diferente de como deixou. O jogo é uma aventura 2D, com gráficos bem caprichados em um universo onde todos os personagens são animais.

Gravity Rush

Você pode até imaginar que um jogo com uma garota capaz de controlar a gravidade não tem nada a ver com animais, mas é aí que você se engana. Esses poderes foram concedidos a ela por um gato do espaço, que tem um poderoso vínculo com a protagonista e é sem dúvidas um dos elementos mais importantes do game.

Super Mario 3D World + Bowser’s Fury

Além da versão padrão do jogo, os fãs da Nintendo foram apresentados ao Cat Mario, que transforma o encanador mais famoso do mundo dos games em um pequeno felino. Além do protagonista, todos os outros personagens da franquia, com exceção do vilão Bowser, são gatos.

Dragon Age

Embora os cães estejam bem longe de serem protagonistas na série Dragon's Age, eles são excelentes companheiros de batalha. Os Mabari são ótimos cães guerreiros que podem ser incluídos no grupo do jogador.

Assine a newsletter do Gizmodo

The post Os 8 melhores games com gatos e cachorros (os felinos são muito mais legais) appeared first on Gizmodo Brasil.

Paleontólogos descobrem fósseis de 500 milhões de anos com 3 olhos

Posted: 18 Jul 2022 08:39 AM PDT

Fósseis 3 olhos

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, identificaram pela primeira vez fósseis de radiodontes com três olhos, que datam 506 milhões de anos atrás. Foram analisados, no estudo, 268 indivíduos, e 84 deles contavam ainda com restos do cérebro e nervos preservados.

O animal em questão é o Stanleycaris hirpex, que viveu no Período Cambriano. Ele mede cerca de 20 centímetros, com o corpo dividido em 17 segmentos. Suas lâminas, garras e mandíbula dentada sugerem que este era um predador feroz. 

O terceiro olho do S. hirpex fica localizado ao centro de sua cabeça. De acordo com os paleontólogos, o animal pode ter usado o sistema de visão avançado para perseguir presas velozes. O estudo completo foi publicado na revista científica Current Biology.

Os radiodontes pertencem ao grupo dos artrópodes, assim como os insetos, aracnídeos e crustáceos. A maior parte desses animais já extintos não passava dos 8 centímetros de comprimento, o que torna o novo espécime o maior já descoberto para a ordem. 

Os fósseis revelam que o cérebro do S. hirpex era dividido em duas partes: protocérebro e deutocérebro, que ficavam conectados aos olhos e garras do animal. A anatomia indica um estágio evolutivo anterior, já que os artrópodes modernos possuem um fragmento extra, conhecido como tritocérebro.

Os fósseis foram desenterrados dos Xistos de Burgess, um sítio arqueológico localizado nas Montanhas Rochosas canadenses da Colúmbia Britânica, durante as décadas de 1980 e 1990. Desde então, o material ficou armazenado no Museu Real de Ontário. 

The post Paleontólogos descobrem fósseis de 500 milhões de anos com 3 olhos appeared first on Gizmodo Brasil.

“The Idol”: The Weeknd revela teaser de série da HBO com a filha de Johnny Depp

Posted: 18 Jul 2022 08:09 AM PDT

The Idol

Tá aí uma maneira pouco convencional de divulgar um teaser de série. Durante um show no estádio MetLife, em Nova York, o cantor The Weeknd soltou o trailer da minissérie "The Idol". A produção da HBO Max é co-criada pelo artista em parceria com Sam Levinson, responsável por "Euphoria", e Reza Fahim.

Fazendo aquele esquenta de respeito, as imagens trazem uma pequena prévia do que veremos na série. A trama de "The Idol" tem como pano de fundo a indústria da música e gira em torno de uma popstar em ascensão vivida por Lily Rose Depp, filha de Johnny Depp e Vanessa Paradis. Na produção, a personagem está em busca do sucesso em Hollywood e se envolve com um "guru de autoajuda" e dono de uma boate em Los Angeles, além de ser líder de um culto moderno, interpretado pelo próprio The Weeknd. 

As cenas do trailer mostram um pouco romance complicado vivido pelos protagonistas, com diversos momentos intensos, envolvendo drogas, sexo, fama, luxuria e os bastidores de Hollywood. Assista clicando aqui, ou abaixo:

Além da dupla, o elenco conta, também, com nomes como Troye Sivan, Rachel Sennott, Hari Nef, Debby Ryan, Suzanna Son, Steve Zissis, Melanie Liburd, Tunde Adebimpe, Elizabeth Berkley Lauren, Nico Hiraga, Anne Heche e Jennie, do grupo de k-Pop Blackpink.

Vale lembrar que "The Idol" passou por mudanças ao longo de sua produção. Anunciada pela primeira vez em junho de 2021, a série foi atrapalhada refilmagens e disputas criativas durante as gravações, que iniciaram somente em abril deste ano. A direção também contou com alterações, pois a cineasta Amy Seimetz estava escalada para o cargo de dirigir os episódios, saiu do projeto após conflitos criativos com a produção em abril. 

Com a saída de Seimetz, Sam Levinson assumiu a direção do projeto. Segundo a Variety, a produção já havia filmado vários episódios no momento da saída de Seimetz e fontes indicaram que o programa seria reformulado para se adequar a uma nova direção criativa. Por outro lado, o roteiro será assinado por Joe Epstein (“Health and Wellness”), que também atuará como showrunner da série. 

“The Idol” terá 6 episódios, com cerca de 1 hora de duração cada. A HBO ainda não liberou a data de estreia.

The post "The Idol": The Weeknd revela teaser de série da HBO com a filha de Johnny Depp appeared first on Gizmodo Brasil.

Drones com câmera 4k em oferta no AliExpress tem preços até 52% off

Posted: 18 Jul 2022 07:43 AM PDT

Drones com câmera 4k em oferta no AliExpress tem preços até 52% off

Nesta semana, a loja oficial da Fimi no AliExpress está ofertando dois modelos de drones com descontos de até 52%. Os preços promocionais seguem até a madrugada da próxima quinta-feira (21), ou enquanto durarem os estoques.

O produto com o maior desconto é o drone Fimi X8 Mini Zangão, um quadricóptero que permite fazer imagens em 4k a 30 quadros por segundo. O drone tem peso de cerca de 258 gramas com a bateria padrão, tendo uma autonomia de voo de até 30 minutos em um ambiente sem vento e a uma velocidade 6 metros/segundo.

A faixa de transmissão é de até 8 km e conta com um algoritmo que estabiliza o gadget em 3 eixos. Ele pode alcançar uma altitude de até 4 km e voar até 16 metros/segundo.

Na oferta, o produto sai com preços entre R$ 1.725,93 e R$ 1.841,39, dependendo da versão escolhida. Mais informações sobre o drone podem ser consultadas clicando aqui!

Já o outro drone da Fimi em oferta é a versão recém-lançada X8SE 2022 V2. Ele tem bateria de 4500 mAh, o que garante tempo de voo de até 35 minutos e distância de até 10 km. O produto também pode transportar e soltar uma carga útil de até 200 gramas, além de levar um alto falante para transmitir sons com para até 100 metros de distância.

O novo drone também possui um algoritmo de 3ª geração com maior precisão, é a prova de chuva ou neve, além da capacidade de fazer vídeos em 4k e fotos em 48 megapixels. O produto está saindo com desconto de 36% – com preços entre R$ 2.659,90 e R$ 3.000,93 –, podendo ser adquirido clicando aqui!

Vale lembrar que, por se tratar de uma ação promocional, os preços podem ser alterados a qualquer momento, devido a variações no preço do dólar ou quantidade de itens em estoque. Além disso, como são importados da China, os produtos podem ser taxados pela Receita Federal, a depender do tipo e valor do produto.

Além dos drones, veja também outras ofertas do AliExpress:

The post Drones com câmera 4k em oferta no AliExpress tem preços até 52% off appeared first on Gizmodo Brasil.

Emilia Clarke explica como sobreviveu a dois aneurismas cerebrais: “estou na minoria que sobrevive”

Posted: 18 Jul 2022 07:09 AM PDT

Emilia Clarke

Emilia Clarke, que ficou conhecida ao interpretar Daenerys Targaryen em "Game Of Thrones", contou sobre a experiência de sobreviver a dois aneurismas cerebrais  enquanto gravava a série em 2011 e 2013. Durante entrevista ao programa Sunday Morning da BBC, na qual ela promoveu a produção "The Seagull", de Anton Chekhov, no Harold Pinter Theatre, a atriz se diz grata por ter conseguido se recuperar. 

“Foi apenas a dor mais excruciante, vômitos enormes, tentando recuperar a consciência. Fiquei dizendo falas minhas da série ("GoT") na cabeça. Se você está vomitando e tem dor de cabeça, isso não é bom para o seu cérebro”, relembra a atriz. “Eu tinha 22 anos (quando teve o primeiro aneurisma)”, conta Emilia Clarke

Clarke afirmou que as cirurgias deixaram seu cérebro com partes que não estão mais utilizáveis e relata algo impressionante: "é notável que eu seja capaz de falar, às vezes de forma articulada, e viver minha vida completamente normal, sem absolutamente nenhuma consequência", afirmou Emília. "Estou na minoria muito, muito, muito pequena de pessoas que podem sobreviver a isso."

“Falta um pouco [do cérebro]“, disse Clarke antes de cair na risada. "O que sempre me faz rir! Porque em caso de derrames, basicamente, assim que qualquer parte do seu cérebro não recebe sangue por um segundo, ela desaparece. E assim o sangue encontra uma rota diferente para se locomover. Isso meio que mostra o quão pouco de nossos cérebros realmente usamos", completou. 

A atriz também contou que, como uma das consequências dos dois aneurismas, sofreu de afasia, ou seja, a perda de capacidade de expressão e de compreensão. A “Daenerys Targaryen” chegou mesmo a não conseguir relembrar o seu próprio nome. 

Em 2019, Clarke criou uma instituição de caridade para vítimas de lesões cerebrais e derrames chamada SameYou, e se concentra em sua recuperação emocional e mental. No ano seguinte, ela recebeu o prêmio "Public Leadership in Neurology" da American Brain Foundation por seus esforços na conscientização sobre a neurorreabilitação.

Além disso, a atriz deixou seus próprios problemas médicos para trás e aceitou sua atual condição de saúde. "Eu pensei: ‘Bem, isso é quem você é. Este é o cérebro que você tem. Portanto, não faz sentido ficar continuamente quebrando a cabeça sobre o que pode não estar lá", disse Emília. 

Também em entrevista à BCC, Emilia Clarke garante que não tem interesse em interpretar Daenerys Targaryen em produções futuras ligadas ao universo de "Game of Thrones". Para a atriz, a história de Daenerys já acabou.  A atriz foi questionada sobre integrar o elenco do projeto que Kit Harrington, ator que deu vida a Jon Snow, propôs à HBO nas últimas semanas. “Não [irei participar]”, disse Clarke.

Por outro lado, a atriz disse estar ansiosa para assistir ao spin-off de "Game of Thrones: House of the Dragon", que chegará às telas de todo o mundo no dia 21 de agosto.

Clarke também aproveitou o tempo para discutir seu papel em "The Seagull", que estreou em 6 de julho. "A oportunidade de interpretar Nina em ‘A Gaivota’ no palco do West End com um diretor incrível elogiado e aplaudido como Jamie Lloyd – tem sido uma experiência profunda… em um [formato] tão moderno, despojado e nu", compartilhou Clarke. "É por isso que você faz teatro. É tão emocionante". 

The post Emilia Clarke explica como sobreviveu a dois aneurismas cerebrais: “estou na minoria que sobrevive” appeared first on Gizmodo Brasil.

O que é o vírus de Marburg, responsável por duas mortes em Gana

Posted: 18 Jul 2022 06:41 AM PDT

Vírus de Marburg

Autoridades de saúde em Gana, na África Ocidental, confirmaram neste domingo (17) duas mortes no país causadas pelo vírus de Marburg. O patógeno pertence a mesma família do vírus causador do ebola e desencadeia uma febre hemorrágica grave em suas vítimas. 

Entre os pacientes, havia um homem de 26 anos e outro de 51. Ambos faleceram na segunda quinzena de junho, embora os testes confirmando a presença do vírus de Marburg só tenham sido finalizados em julho. A análise das amostras foi realizada em um laboratório no Senegal.

Agora, 98 pessoas estão em quarentena por suspeita de contato com os infectados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que enviará especialistas à região de Ashanti, onde ocorreram as mortes, para trabalhar na coordenação, avaliação de risco e medidas de prevenção de infecções.

O vírus de Marburg é transmitido através de fluidos corporais ou contato com animal infectado. A doença desencadeia sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares, vômitos e sangramentos.

O primeiro surto relacionado ao patógeno ocorreu na cidade de Marburg, na Alemanha, em 1967 – daí o nome do vírus. Desde então, foram relatados outros 12 grandes surtos em regiões africanas, com taxas de mortalidade que variavam de 24% a 88%.

Estão sendo desenvolvidas vacinas para o vírus, mas os laboratórios ainda se encontram na fase 1 de testes. Também não há tratamento para a infecção, embora a reidratação seja altamente adotada para aliviar os sintomas.

The post O que é o vírus de Marburg, responsável por duas mortes em Gana appeared first on Gizmodo Brasil.

O que os atores faziam antes do sucesso de “Stranger Things”

Posted: 18 Jul 2022 05:03 AM PDT

Stranger Things

Recém-chegada ao catálogo brasileiro da Netflix, a Parte 2 de "Stranger Things 4" terminou com um desfecho bombástico e cheio de emoção. A produção chegou fazendo história, e ultrapassou a marca de mais de 1,15 bilhão de horas assistidas. Além disso, trouxe sucessos de Metallica e Kate Bush de volta aos topos das paradas musicais. Vale lembrar que a série já foi renovada para uma 5ª, e última, temporada. 

Porém, antes do sucesso estrondoso de "Stranger Things", o que os atores estavam fazendo? O Gizmodo responde! Na sequência,  outros filmes e séries com os astros da trama. Se liga só:

Winona Ryder como Joyce Byers

Stranger Things
Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Você pode reconhecê-la apenas como Joyce Byers, mãe de Jonathan e Will Byers, mas Winona Ryder está atuando há muito tempo. A atriz  nasceu em 29 de outubro de 1971 em Winona, Minnesota. Embora seu nome artístico possa ser Ryder, ela nasceu Winona Laura Horowitz.

Nos anos 80, ela estrelou em filmes como "Os Fantasmas Se Divertem" e "Atração Mortal", antes de passar para "Edward Mão de Tesoura", "Alien – A Ressurreição", "Sereias", "A Casa dos Espíritos" e "Garota, Interrompida" nos anos 90. E antes de viver Joyce Byers, Winona Ryder já havia sido indicada ao Oscar por filmes como "Adoráveis Mulheres" e "A Época da Inocência". 

David Harbour como Jim Hopper

Stranger Things
Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Harbour começou a atuar profissionalmente na Broadway em 1999 em um revival de "The Rainmaker". Ele então fez sua estreia na televisão no mesmo ano em "Law & Order" como garçom.

Ele era um ator regular na TV dos anos 2000, além de ganhar pequenos papéis em "Guerra dos Mundos", "O Segredo de Brokeback Mountain" e "007 – Quantum of Solace","O Segredo de Brokeback Mountain" e "O Protetor". A série "Stranger Things" fez dele uma estrela, e desde então ele apareceu em "Viúva Negra" e "Hellboy" da Marvel. 

Millie Bobby Brown como Eleven/Jane Hopper

Eleven, de Stranger Things
Imagem: Netflix

O papel de Mille Bobby Brown com a superpoderosa Eleven em "Stranger Things", pode te parecer o primeiro, mas apesar da pouca idade, ela atua há algum tempo.

Brown (nascida em 19 de fevereiro de 2004) garantiu seu primeiro papel em 2013 como Alice na série dramática de fantasia "Once Upon a Time in Wonderland", um spin-off da série de 2011 "Once Upon a Time". 

Antes de ela conseguir seu papel em "Stranger Things", os fãs podem tê-la visto em programas de sucesso como "Grey’s Anatomy" e "Modern Family", mas foi a fantasia de ficção científica da Netflix que realmente abriu as portas para ela. A produção do mundo invertido fez estrelar projetos como "Enola Holmes" ao lado de Henry Cavill e Helena Bonham Carter, "Godzilla: Rei dos Monstros" e "Godzilla vs Kong".

Finn Wolfhard como Mike Wheeler

Stranger Things
Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Finn Wolfhard é um homem de muitos talentos artísticos. Ator, modelo, músico, ele faz tudo isso e muito mais. O astro já foi o rosto da campanha outono/inverno 2019 da Yves Saint Laurent, lançou um álbum de estreia com sua banda de rock The Aubreys, além de atuar em célebres franquias de cinema e TV, incluindo a adaptação cinematográfica do romance de Stephen King, "IT". 

Agora, o ator parece ter encontrado o equilíbrio. Além de estrelar "Stranger Things", ele também esteve em "Ghostbusters – Mais Além", "It – Capítulo Dois" e "Os Órfãos"

Gaten Matarazzo como Dustin Henderson

Stranger Things
Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Gaten nasceu Gaetano John Matarazzo III em 8 de setembro de 2002. Como Harbour, ele começou sua carreira na Broadway quando foi escalado para o musical "Priscilla, Rainha do Deserto". Desde então, atuou em "Lista Negra" e "Angry Birds 2: O Filme", sem mencionar sua aparição no videoclipe de Katy Perry "Swish, Swish".

 

Matarazzo usa seu status de celebridade para aumentar a conscientização sobre a displasia cleidocraniana (CCD), uma condição que o ator tem e que foi trabalhada em seu papel em "Stranger Things" como Dustin Henderson.

Além de interpretar Dustin, Gaten Matarazzo apresenta o programa de pegadinhas Grite, "Você Está Sendo Filmado". Na série da Netflix, os participantes passam por sustos terríveis e momentos chocantes diante de câmeras escondidas.

Caleb McLaughlin como Lucas Sinclair

Stranger Things
Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Antes de assumir o papel de Lucas Sinclair, Caleb McLaughlin (nascido em 13 de outubro de 2001) começou sua carreira de ator na Broadway como o adorável Simba no filme "O Rei Leão". Ele ganhou reconhecimento considerável pelo papel, que levou a passagens em programas bem estabelecidos, como "Law & Order" e "Blue Bloods", até conseguir atuar em "Stranger Things".

O papel abriu mais portas para o ator, incluindo uma parte na minissérie "The New Edition Story" como o jovem Ricky Bell. Ele também estrelou ao lado de Idris Elba na Netflix com o longa "Concrete Cowboy". Além disso, McLaughlin está no drama esportivo "High Flying Bird", também da Netflix.

Noah Schnapp como Will Byers

Stranger Things
Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Poucos podem se gabar de fazer sua estreia nos cinemas em uma produção de Steven Spielberg ao lado de Tom Hanks, mas Noah Schnapp pode. O filme "Ponte dos Espiões" pode ter sido sua primeira aparição nas telonas, mas o astro trabalha desde os cinco anos de idade, depois de ter sido inspirado por uma produção da Broadway, "Annie".

O que se seguiu para "Bridge of Spies", foi um papel principal em "Charlie Brown: The Peanuts Movie" como Charlie Brown, Tommy no filme de comédia de Adam Sandler em "O Halloween do Hubie" e mais, incluindo "Stranger Things".Outros hits da carreira do ator incluem os filmes "Esperando por Anya", "Abe", além de "O Menino e a Guerra". 

Sadie Sink como Max Mayfield

Stranger Things
Imagem: Reprodução/Divulgação Netflix

Sadie Sink se juntou a "Stranger Things" na segunda temporada, embora pareça que ela esteve lá desde a estreia. A atriz, nascida em 16 de abril de 2002, teve uma carreira variada, que incluiu co-estrelanto com Helen Mirren na Broadway ("The Audience"), uma aparição no programa de TV vencedor do Emmy "The Americans", além de seu papel na trilogia de terror em "Rua do Medo", da Netflix.

Em 2018, ela colaborou com o documentário com um Prêmio de Excelência para Narração pelo Hollywood International Independent Documentary Awards. A atriz também desempenhou o papel de uma jovem Taylor Swift no curta-metragem da cantora, intitulado "All Too Well: The Short Film". 

Priah Ferguson como Erica Sinclair

Stranger Things
Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Nossa espertinha favorita de "Stranger Things", Erica Sinclair ou Priah Ferguson, se juntou à gangue Hawkins na segunda temporada. Antes disso, a atriz, nascida em 1º de outubro de 2006, saltou entre curtas e passagens de um e dois episódios em várias séries de TV, incluindo "Atlanta" e "Mercy Street", de Donald Glover .

Desde que conseguiu seu papel de destaque no terror de fantasia, ela trabalhou ao lado de Tiffany Haddish em "The Oath" e Marlon Wayans no próximo filme "Boo!". 

Natalia Dyer como Nancy Wheeler

Stranger Things
Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Em entrevista a Cosmopolitan, Natalia Dyer explicou como uma torção no tornozelo no acampamento esportivo levou ao seu destino de atriz. “A pessoa responsável falou com minha mãe e disse: ‘Ela está nisso. Você deveria ir a uma audição para este show aqui perto'". 

Dyer tentou o papel de Scout em "To Kill A Mockingbird": “A partir daí, eu me apaixonei por ele". A atriz, nascida em 13 de janeiro de 1995, teve papéis notáveis ​​em "The Greening of Whitney Brown", bem como na comédia "Acampamento do Pecado", onde interpreta uma garota católica perturbada por seu despertar sexual. Dyer também está nos filmes de terror "Velvet Buzzsaw" e "Vozes e Vultos", da Netflix.

Charlie Heaton como Jonathan Byers

Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Charlie Heaton nasceu em 6 de fevereiro de 1994 e, como muitos atores britânicos, seu início de carreira inclui um papel em em "Casualty". Também atuou em papéis na série de drama criminal "DCI Banks" e na série de detetives "Vera". O ator também tem alguns talentos musicais em seu currículo. Aos 16 anos, Heaton colocou seus talentos de bateria em uso quando se juntou à banda de noise-rock de Londres Comanechi, e excursionou com eles por mais de um ano.

Depois de conseguir o papel em "Stranger Things", Heaton garantiu um papel como o mutante Sam Guthrie em "Novos Mutantes" ao lado de Maisie Williams, de "Game of Throne", e da estrela do "O Gambito da Rainha", Anya Taylor-Joy.

Charlie Heaton também integra o impressionante elenco da antologia de ficção científica "Soulmates". Ambientada 15 anos no futuro, Soulmates acompanha a história de uma empresa de tecnologia que cria um teste no qual qualquer pessoa pode descobrir sua "alma gêmea". O elenco da produção conta também com Sarah Snook e Kingsley Ben-Adir. Heaton está namorando com sua co-estrela de "Stranger Things", Natalia Dyer, que interpreta sua namorada na tela, Nancy Wheeler.

Joe Keery como Steve Harrington

Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Antes de ser o galã sem camisa de Hawkins, Steve Harrington, você pode ter visto Joe Keery em anúncios para KFC e Domino's.

O ator, nascido em 24 de abril de 1992, também teve papéis em "Chicago Fire" e "Empire", mas foi o filme independente de Stephen Cone, "A Festa de Aniversário de Henry Gamble", que marcou sua primeira aparição em um longa-metragem. "Stranger Things" foi seu papel de destaque e, desde então, os créditos foram se acumulando em projetos como "Slice", "Free Guy – Assumindo o Controle" e "Spree".

Keery também é um híbrido ator-músico, com dois álbuns lançados: "Twenty Twenty" lançado em 2019 e "Decide" lançado em 2022. sob o apelido de Djo.

Maya Hawke como Robin Buckley

Stranger Things
Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Com os renomados atores Ethan Hawke e Uma Thurman como pais, fazer um nome para si mesma não foi tarefa fácil para Maya Hawke.

Felizmente ela tem talento de sobra. Além de se juntar ao elenco de "Stranger Things" em sua terceira temporada em 2019, ela também estrelou "Once Upon" e "Era Uma Vez… em Hollywood" como Flowerchild, e ao lado de Sadie Sink, co-estrela de "Stranger Things", na trilogia de terror da Netflix "Rua do Medo". 

Antes de sua estréia em Hawkins, ela também participou da minissérie de TV "Little Women" interpretando Jo March. Maya também é musicista, seu álbum de estreia de 2020 se chama "Blush".

Jamie Campbell Bower como Vecna

Jamie Campbell Bower
Imagem: Reprodução/Divulgação Netflix

Jamie Campbell Bower tem experiência em interpretar criaturas sobrenaturais. Antes de ser a coisa monstruosa assustadora de "Capítulo Oito: O Mundo Invertido", ele era Caius, o vampiro centenário da franquia de sucesso "Crepúsculo".

Ele fez sua estreia no cinema no filme de 2007 "Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street" como Anthony Hope. Ele também interpretou o problemático jovem Grindelwald da franquia Harry Potter/Animais Fantásticos. 

Bower (nascido em 22 de novembro de 1988) também é modelo (com grandes marcas como Burberry) e cantor. Seu último single "Devil In Me" foi lançado em 2022.

Eduardo Franco como Argyle

Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Eduardo Franco nasceu em 11 de novembro de 1995. Ele é mais conhecido por seu trabalho mais recente em "Stranger Things", bem como pelas comédias "Booksmart" e "American Vandal", além do thriller de comédia "The Package".

 

Joseph Quinn como Eddie Munson

Stranger Things
Imagem: Divulgação/Netflix

Falando do próprio líder do Hellfire Club, Joseph Quinn aperfeiçoou o papel de Eddie Munson, tornando-se um favorito dos fãs. Antes de ingressar na quarta temporada de "Stranger Things", Quinn estrelou como Arthur Havisham no drama de época "Contos de Charles Dickens" e teve um pequeno papel em "Game of Thrones".

Ele também estava no drama histórico racialmente carregado "Small Axe", estrelando ao lado do ator de "Star Wars" John Boyega como PC Dixon.

The post O que os atores faziam antes do sucesso de “Stranger Things” appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário