segunda-feira, 4 de julho de 2022

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Terminado o 1º semestre, vamos aos 5 melhores games de 2022 até aqui

Posted: 04 Jul 2022 07:23 AM PDT

melhores games de 2021/elden ring

O primeiro semestre já se encerrou e, até aqui, muitos lançamentos sacudiram a indústria dos games. Em meio a tantos jogos, alguns títulos se destacaram bastante, seja pela jogabilidade, ambientação ou por proporcionar aos jogadores uma experiência única — caso de Elden Ring. Para te ajudar a ficar por dentro dos principais lançamentos do ano, listamos os melhores jogos de 2022. Confira!

Elden Ring

Com Elden Ring a FromSoftware entregou dos maiores fenômenos da indústria dos games no século. O game é fruto de uma parceria entre o Hidetaka Miyazaki e o escritor George R. R. Martin, responsável pelas Crônicas de Gelo e Fogo, que inspiraram a série Game of Thrones.

O jogo tem um enorme mundo aberto a ser explorado, com muitos mistérios, surpresas, desafios e uma variedade impressionante de inimigos de todos os tipos para lutar. Elden Ring é, sem dúvida, um marco na história dos games e forte candidato a levar o prêmio de jogo do ano. O jogo está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Windows PC, Xbox One e Xbox Series X/S.

Horizon Forbidden West

Horizon Forbidden West teve um pós-lançamento conturbado, já que uma série de bugs impedia os jogadores de terem uma progressão fluída no game. No entanto, a Guerrilla Games lançou um patch de atualização que corrigiu as falhas do jogo e entregou a experiência que os usuários estavam procurando.

O título traz de volta o mundo pós-apocalíptico dominado por robôs que encantou a comunidade gamer em 2017, ano do lançamento do primeiro jogo da franquia, Horizon Zero Dawn. O game ainda traz uma variedade de locais para explorar, itens e armas para coletar. O game está disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5.

Pokémon Arceus

Em Pokémon Legends: Arceus o jogador tem total liberdade para explorar tudo do jeito que quiser. O jogo se passa antes dos acontecimentos dos games Pokémon Diamond e Pearl, lançados em 2006 para o Nintendo DS, console portátil da empresa japonesa. O jogo da aclamada franquia foi lançado em janeiro deste ano e está disponível apenas para o Nintendo Switch.

Dying Light 2

Em Dying Light 2 os jogadores vivem na pele de Aiden, um jovem de 20 anos que busca sua irmã perdida enquanto realiza uma série de missões perigosas. O ponto forte do jogo é sua jogabilidade. As mecânicas são bem simples de aprender e com poucos minutos de gameplay, os jogadores já estarão fazendo parkour pela cidade de Villedor.

A campanha principal tem cerca de 20 horas, mas a desenvolvedora do jogo promete até 500 horas de diversão dentro do game. O game está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, PC, Xbox One e Xbox Series X/S.

Destiny 2: The Witch Queen

Após 8 longos anos de espera, a franquia Destiny finalmente ganhou uma sequência, The Witch Queen. O game de tiro em primeira pessoa traz muitos dos elementos que tornaram a franquia uma das mais populares do gênero, mas com a adição de muitos itens e armas diferentes.

O jogo foi lançado em fevereiro deste ano para PlayStation 4, PlayStation 5, PC, Xbox One, Xbox Series X/S e para o serviço de games em nuvem do Google, o Stadia.

Veja mais notícias do mundo dos games:

"Crash Bandicoot 4" e mais: confira os games grátis de julho da PS Plus

Halo, Fifa 22, Minecraft: games para Xbox e PS5 com desconto na Amazon

Microsoft promete diminuir (bastante) a latência em jogos do Xbox Cloud

 

Assine a newsletter do Gizmodo

The post Terminado o 1º semestre, vamos aos 5 melhores games de 2022 até aqui appeared first on Gizmodo Brasil.

Raríssima cobra de 2 cabeças aparece no jardim de morador na África do Sul

Posted: 04 Jul 2022 06:47 AM PDT

Cobra duas cabeças

Um morador da cidade de Ndwedwe, na África do Sul, teve uma surpresa ao dar uma volta por seu quintal. No gramado, encontrou uma cobra da espécie Dasypeltis inornata, que chamou a atenção pela presença de duas cabeças em um só corpo. 

O homem teve a melhor das reações. Temendo que alguém machucasse o animal, colocou-o dentro de uma garrafa e ligou para Nick Evans, um resgatador de cobras do país. O profissional postou imagens do animal em sua página no Facebook

Cobra duas cabeças
Imagem: Nick Evans/Facebook/Reprodução

A cobra possui policefalia, condição que remete a animais com duas ou mais cabeças. Apesar de assustadora, ela não é nada perigosa. De acordo com Evans, a espécie se alimenta apenas de ovos de pássaros e é totalmente inofensiva. 

O animal encontrado no quintal tem cerca de 30 centímetros de comprimento e ainda não atingiu a idade adulta. O resgatador ficou impressionado com a maneira de se locomover da cobra: Às vezes, as cabeças tentavam ir em direções opostas uma da outra. Em outros momentos, uma cabeça descansava sobre a outra, permitindo que o animal se movesse de forma mais eficaz. 

Cobras de duas cabeças são extremamente raras. Um estudo publicado em 2013 no Journal of Comparative Pathology indicou que, dentro de uma amostra de 4.087 filhotes do réptil, apenas três haviam eclodido com duas cabeças.

A cobra africana está agora sendo cuidada por profissionais e não deve retornar à natureza. A condição do animal atrapalha sua locomoção, tornando-o bastante lento e vulnerável a predadores. 

Assine a newsletter do Gizmodo

Além disso, há um problema envolvendo seu estômago. Se o animal tiver dois órgãos do tipo, há maiores chances das cabeças brigarem por alimento, levando a morte do espécime. Por outro lado, a presença de apenas um estômago para “dois corpos” pode colocar o animal sob situações de estresse, reduzindo sua expectativa de vida.

The post Raríssima cobra de 2 cabeças aparece no jardim de morador na África do Sul appeared first on Gizmodo Brasil.

O que é “conteúdo sensível”, segundo o Instagram

Posted: 04 Jul 2022 06:03 AM PDT

Instagram vai virar um mercadão de venda de NFTs

O Instagram liberou agora em junho uma atualização em seu recurso de controle de “conteúdo sensível”. Até então, a ferramenta lançada em julho de 2021 abrangia apenas publicações sugeridas na aba “Explorar”.

Com a mudança, a rede social também pode controlar a quantidade de contas e de conteúdo sensível na busca, no Reels, em contas que o usuário pode seguir, em páginas de hashtag e em sugestões no feed.

O controle de “conteúdo sensível” tem três opções:

  • Mais: para quem aceita ver mais contas e conteúdos sensíveis (disponível apenas para usuários maiores de 18 anos);
  • Padrão: para quem não quer ver algumas contas e conteúdos sensíveis;
  • Menos: para quem quer ver ainda menos contas e conteúdo sensível.

Afinal, o que o Instagram considera conteúdo sensível?

Pelas regras do Instagram, conteúdo sensível é a publicação que não viola regras, mas que também não atende diretrizes de recomendação. Listamos algumas delas para você ficar por dentro. Veja a seguir:

  • Conteúdo que retrata violência, como pessoas brigando.
  • Conteúdo que pode ser sexualmente explícito ou sugestivo, como fotos de pessoas com roupas transparentes.
  • Conteúdo que promove o uso de certos produtos regulamentados, como tabaco ou produtos de vaping, produtos e serviços para adultos ou medicamentos.
  • Conteúdo que promove ou descreve procedimentos cosméticos.
  • Conteúdo que tenta vender produtos ou serviços com base em declarações de saúde, como a promoção de um suplemento para ajudar uma pessoa a perder peso.

Agora que você já sabe o que o Instagram considera sensível você pode usar a nova atualização para controlar o quanto dessas postagens você quer visualizar. Veja como é a configuração:

Imagem: Divulgação/Instagram
  1. Acesse o seu perfil.
  2. Toque no menu Configurações no canto superior direito.
  3. Toque em Conta.
  4. Toque em Controle de conteúdo sensível. Nessa página, você pode manter a configuração padrão (“Padrão”) ou escolher ver mais (“Mais”) ou menos tipos de conteúdo sensível (“Menos”). É possível alterar essas preferências a qualquer momento.

The post O que é “conteúdo sensível”, segundo o Instagram appeared first on Gizmodo Brasil.

Caiu café no teclado: limpar em casa ou levar no conserto?

Posted: 04 Jul 2022 05:05 AM PDT

Caiu café no teclado: limpar em casa ou levar no conserto?

Seja no escritório ou no home office, é difícil resistir à tentação de tomar uma boa xícara de café. Porém, esse simples ato também vem acompanhado do risco de, acidentalmente, a xícara virar e derramar o líquido sobre um teclado ou mesmo um notebook.

Por mais que pareça o fim do mundo, este tipo de acidente é bastante comum. A boa notícia é que existe uma boa chance de salvar o equipamento.

Para isso, basta seguir as dicas abaixo:

Desligue tudo

O primeiro passo é desligar imediatamente o notebook, tirar da tomada e remover a bateria. No caso do desktop, puxe o cabo USB do teclado ou retire as pilhas caso ele seja sem fio. Esse procedimento evita que ocorra um curto-circuito, queimando o dispositivo ou mesmo dar um choque no usuário.

Remova o excesso do café

Em seguida, vire o teclado ou o notebook de cabeça para baixo para que a maior parte do líquido saia do equipamento por meio da gravidade. Experimente fazer movimentos suaves de um lado para o outro até que não saia mais nenhuma gota. Você também pode usar um pano macio que não solte fiapos, toalhas de papel ou cotonetes para ajudar a sugar o excesso do líquido.

Seque o equipamento

Após ter certeza de ter removido todo o excesso do líquido, use um secador de cabelo na posição fria – fazendo movimentos circulares – para ajudar a secar o dispositivo por pelo menos 20 centímetros acima do teclado.

Deixe o dispositivo desligado por 24 horas

Ainda com o notebook ou teclado invertido e totalmente desligado, deixe ele secar por pelo menos 24 horas dentro de um saco de arroz. Os grãos de arroz têm o poder de absorver qualquer umidade que ainda reste no equipamento. Importante: não coloque o equipamento sob luz solar direta, pois pode danificá-lo.

Se possível, desmonte o equipamento

Caso tenha conhecimentos de informática, desmonte o notebook e o teclado para fazer uma  limpeza minuciosa, retirando qualquer vestígio de açúcar ou outros elementos da bebida, pois eles podem vir a reduzir a vida útil do aparelho. Porém, se não é possível fazer a desmontagem de uma forma fácil do notebook ou o teclado, a recomendação é levar o equipamento para limpeza por um técnico em informática.

 

The post Caiu café no teclado: limpar em casa ou levar no conserto? appeared first on Gizmodo Brasil.

Substância antibiótica de rã amazônica tem patentes em países como EUA e França

Posted: 04 Jul 2022 04:04 AM PDT

Pesquisa publicada na revista "Direito GV" na quarta (6) revela que registros de patentes relacionados a espécie de rã nativa da Amazônia foram realizados, em sua maioria, em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, França e Rússia. Descrito por pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o caso de apropriação de recursos genéticos da Phyllomedusa bicolor é exemplo de como brechas na regulamentação internacional de sistemas de patentes e imprecisões de termos normativos podem contribuir para que países do Norte global explorem recursos e saberes tradicionais de povos indígenas sobre a flora e fauna brasileiras.

O pesquisador realizou levantamento dos registros de patentes sobre a espécie de rã em bases de dados internacionais. A partir destes documentos, ele observou que países desenvolvidos predominavam nestes registros – o que demonstra uma lógica de transferência de recursos genéticos naturais e outros conhecimentos de países em desenvolvimento como o Brasil para países do Norte Global.

A maior parte das onze patentes vinculadas à rã referenciam termos científicos de secreção da espécie da Phyllomedusa bicolor. Com propriedades analgésicas e antibióticas, a secreção é conhecida e utilizada por mais de quinze povos indígenas do sudoeste da Amazônia, como os Matsés, segundo aponta revisão de estudos etnográficos presente no artigo. Todas as patentes foram obtidas após a Convenção da Diversidade Biológica, tratado da Organização das Nações Unidas firmado em 1992. Cinco delas foram após Protocolo de Nagoya, estabelecido em 2010, como forma de regulamentar e garantir participação justa e equitativa dos benefícios derivados de recursos genéticos da fauna e flora mundiais. Isto pode sinalizar lacunas desses instrumentos de regulação na proteção dos recursos genéticos naturais.

Segundo aponta Marcos Vinício Feres, autor do estudo, esse é o primeiro artigo de um projeto em andamento que pretende examinar o sistema de direitos de propriedade intelectual e seu aparato burocrático em todo o mundo. "Queremos analisar a possível estrutura de apropriação do conhecimento tradicional por meio do sistema de patentes", explica o pesquisador. Entender os meandros burocráticos de transferência de conhecimento do Sul para o Norte Global tem importância estratégica para o Brasil, que tem uma grande biodiversidade em fauna e flora. Ao trazer luz para esse tema, pesquisas podem ajudar a proteger bens e saberes do território brasileiro.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os próximos passos do grupo de pesquisa de Feres envolvem entender, a partir da perspectiva do direito, como se configura o sistema de patente e de uso de recursos da biodiversidade brasileira em outras regiões do Brasil além da Amazônia. "Temos regiões de Mata Atlântica e de Cerrado que possuem grande conhecimento tradicional associado e podem gerar oportunidades de lucro para o Norte Global", completa o pesquisador.

The post Substância antibiótica de rã amazônica tem patentes em países como EUA e França appeared first on Gizmodo Brasil.

Atari, 50 anos: os segredos do game pioneiro que mudou o mundo

Posted: 03 Jul 2022 03:30 PM PDT

Atari, 50 anos: os segredos do game pioneiro que mudou o mundo

A Atari completou 50 anos nesta semana. A empresa americana – considerada pioneira e uma das mais icônicas do mundo – foi a responsável por dar o pontapé inicial na popularização de jogos de arcade, consoles de jogos e, até mesmo, computadores pessoais.

Inspirado no sucesso de jogos para fliperamas da década de 1970, a Atari apostou no desenvolvimento de um console doméstico compacto que pudesse ser conectado a uma televisão. A ideia é que os jogadores poderiam ter a mesma experiência de um fliperama, mas podendo jogar em casa, da sala de estar, sentado confortavelmente no sofá.

Em 1977, a marca lançou o Video Computer System (2600) – hoje conhecido como Atari 2600. Ele vinha com dois joysticks, funcionava com um microprocessador e utilizava um sistema de cartuchos em que o jogador poderia adicionar novos jogos. Na época do lançamento, o console custava US$ 199 e chegou a vender mais de 30 milhões de unidades, segundo o New York Post.

Versão mais barata e reduzida do icônico console, conhecida como “2600 Jr.”, lançada apenas nos Estados Unidos, em 1986

Ao longo da história do console, a Atari ganhou relevância com o lançamento de jogos populares, como Asteroids, Pong, Enduro, Centipede, Black Widow, Missile Command, Breakout, Space Invaders, Adventure, entre outros. Uma curiosidade é que o Adventure foi o primeiro game vendido para consoles a incluir um easter egg escondido.

Com a parceria com estúdios terceirizados, como a Activision e a Imagic, o console chegou a receber mais de 2.600 jogos próprios.

A queda da Atari

Conforme apontou o PCMag, outros consoles do final da década de 1970 tentaram concorrer diretamente com a Atari no mercado americano, como o Mattel Intellivision, RCA Studio II, Bally Astrocade, Magnavox Odyssey2, porém, nesse primeiro momento, elas não chegaram a ameaçar de fato o icônico console.

Apesar de a marca Atari ser mais associada ao console 2600, a empresa também lançou uma miscelânea de computadores pessoais de 8 bits, como o Atari 400 e Atari 800, a partir de 1979.

Porém, o sucesso da empresa – que até então era considerado imparável – começou a ruir a partir do início dos anos de 1980, quando o mercado de jogos nos Estados Unidos começou a apresentar uma supersaturação de arcades, consoles e cartuchos, muitos deles com qualidade cada vez mais baixa.

Além disso, a aposta nos Ataris 400 e 800 ocorreu numa época que os desktops domésticos começavam a ser lançados com preços mais baratos, oferecendo mais funcionalidades que os consoles da Atari, inclusive com a possibilidade de jogar no PC.

Outro ponto que contribuiu para a queda da Atari foi o lançamento do jogo inspirado no filme "ET – O Extraterrestre", de Steven Spielberg. Além de ter pago 20 milhões de dólares em licenciamento, o jogo acabou encalhando nas prateleiras, com milhares de cartuchos não vendidos.

A venda da Atari para a Warner Communications, em 1976, também é apontada como responsável pela queda. O cofundador Nolan Bushnell chegou a afirmar que essa venda destruiu a cultura corporativa extraordinária da Atari.

Em 1983, a empresa já acumulava US$ 538 milhões em perdas. No ano seguinte, a Atari demitiu quase todos os seus 10 mil funcionários.

Em meio à crise, ainda em 1984, a Atari original é dividida em duas divisões. As propriedades da "Atari Consumer Electronics Division" são vendidas para o empresário Jack Tramiel, enquanto que a "Atari Games" permaneceu com a Warner. Nas décadas seguintes, outras divisões, fusões e aquisições marcaram a história da empresa de games, incluindo o pedido de falência de quatro subsidiárias, no ano de 2013.

A Atari no Brasil

Os consoles e jogos da Atari só chegaram em terras tupiniquins a partir de 1983, por meio de uma parceria de distribuição com a brasileira Gradiente – por meio da subsidiária Polyvox.

Rapidamente, o console se tornou líder no mercado de jogos no Brasil, mesmo concorrendo com o Odissey, da Philips, o Dynavision, da Dynacom, e o Dactari, da Sayfi Eletrônica — que era compatível com os cartuchos da Atari.

Contudo, a febre da Atari durou pouco no país, com as vendas esfriando a partir de 1986 em diante. No final da década de 1980, a SEGA – com o seu Master System – acabou assumindo a liderança desse mercado.

Enduro, um dos clássicos jogos de corrida do Atari

Empresa segue viva

Apesar de ter ficado por muitos anos fora do mercado de consoles, a empresa quinquagenária ainda está na ativa, expandindo o seu portfólio de jogos para PC, consoles e celulares.

Além disso, a empresa lançou recentemente o Atari VCS – que lembra o visual do antigo console 2600, mas que funciona de maneira híbrida como um PC e console de jogos. A novidade chegou até a derrubar o site de financiamento coletivo, durante a pré-venda.

Para marcar o 50º aniversário, a empresa divulgou um novo logotipo que será usado em anúncios, vídeos de jogos e parcerias de licenciamento. Além disso, a marca divulgou o vídeo abaixo do fundador Bushnell e o CEO Wade Rosen discutindo o legado de criatividade e inovação da Atari.

The post Atari, 50 anos: os segredos do game pioneiro que mudou o mundo appeared first on Gizmodo Brasil.

O hotel voador que nunca pousa é sonho possível ou mais um delírio fake?

Posted: 03 Jul 2022 01:30 PM PDT

Um vídeo divulgado nesta semana mostra um projeto para dizer, no mínimo, ousado. O “Sky Cruise”, ideia do criador de conteúdo de ciência e tecnologia Hashem Al-Ghaili , baseado em pinturas do artista Tony Holmsten.

É um vasto avião movido a energia nuclear capaz de acomodar 5 mil passageiros em luxo e que não necessitaria pousar. A nave seria impulsionada por 20 motores elétricos e alimentada por um pequeno reator nuclear, que usaria uma reação de fusão controlada.

Al-Ghaili é um “comunicador científico” de 31 anos do Iêmen, que hoje vive em Berlim, na Alemanha. Tem mais de 15 milhões de seguidores em sua página no Facebook, a Science Nature Page.

Mas a divulgação do projeto abriu um questionamento: até onde os argumentos de Al-Ghaili têm fundamento? O projeto será viável um dia? Ou é apenas uma espécie de “divagação fundamentada”? Assista o vídeo e depois acompanhe os argumentos:

O navio teria uma torre de observação em forma de disco montada no topo do avião, de onde os hóspedes poderiam ver as paisagens do céu acima das nuvens e a natureza de cima. Teria vários bares e restaurantes, piscinas, toboáguas, cinemas, teatros e até um local de casamento onde os convidados podem se casar no céu. O hotel voador seria pilotado por inteligência artificial.

O vídeo se tornou viral em poucas horas, com mais de 3,5 milhões de visualizações no Facebook e mais de um milhão no YouTube. Provavelmente, mexeu com a cabeça dos apaixonados por aviação, mas trata-se apenas de conceito de avião.

Pelo menos dois sites: The Focus e Cruisehive levantaram questões sobre a viabilidade do hotel voador que nunca pousa. O artigo do The Focus chama o projeto de “Flytanic”, numa alusão ao famoso navio Titanic, e aponta comentários feitos no vídeo do YouTube.

"Se a física e a aerodinâmica não existissem, essa embarcação poderia realmente decolar", diz um desses comentários.

Já o Cruisehive cita as aspas do próprio Al-Ghaili para “colocar os pés no chão” do projeto Sky Cruise.

“Embora interessante, o criador do vídeo compartilha alguns insights sobre a realidade do projeto: ‘em um futuro muito distante, os humanos dominarão a fusão nuclear controlada. A busca por energia ilimitada finalmente terá sucesso. Reatores nucleares que podem caber dentro de um avião serão possíveis. Alguém disse uma vez: "Qualquer coisa pode voar se tiver energia suficiente'”

O texto do site dá um quase veredito. “Então, por enquanto, vamos nos ater apenas ao cruzeiro no mar, proporcionando diversão mais do que suficiente sem recorrer a aviões voando sob motores a jato movidos a energia nuclear pilotados por inteligência artificial”.

The post O hotel voador que nunca pousa é sonho possível ou mais um delírio fake? appeared first on Gizmodo Brasil.

Estudo mapeia evolução do cérebro ao longo da vida

Posted: 03 Jul 2022 11:30 AM PDT

Texto: Ricardo Zorzetto, da Revista Pesquisa FAPESP

Uma colaboração internacional que reuniu ao menos 200 pesquisadores, quatro deles brasileiros, obteve o roteiro mais preciso e detalhado até o momento de como o cérebro humano saudável evolui durante a vida. A equipe liderada pelos neurocientistas Richard Bethlehem, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e Jakob Seidlitz, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, usou 123.984 imagens de ressonância nuclear magnética de 101.457 indivíduos para construir gráficos mostrando como o volume do cérebro todo – e de alguns de seus componentes – varia de tamanho de acordo com o sexo e a faixa etária. Esses diagramas são um estágio inicial para se chegar, no futuro, a uma ferramenta simples que permita aos médicos saber se o cérebro de uma criança está tendo um bom desenvolvimento e se a redução no volume cerebral apresentada pelos adultos e idosos é compatível com a idade ou se indica alguma doença neurodegenerativa.

Apresentados em 6 de abril em um artigo na revista Nature, os novos gráficos têm aparência simples: uma linha de traçado curvo – ora mais, ora menos inclinado – marcando a área, o volume ou a espessura esperada para o cérebro todo (ou para diferentes componentes cerebrais) em cada idade. O aspecto é semelhante ao das curvas de crescimento infantil, que indicam a faixa de peso e altura adequada para cada período da vida e são usadas por pediatras para saber se o desenvolvimento de uma criança segue o ritmo considerado ideal.

Os gráficos da evolução cerebral permitiram aos pesquisadores confirmar a existência de alguns marcos do desenvolvimento antes considerados apenas hipotéticos, como o momento em que os principais componentes do cérebro atingem o volume máximo e quando regiões específicas alcançam a maturidade. "Uma das coisas que conseguimos fazer, por meio de um esforço global muito concentrado, foi reunir dados do desenvolvimento cerebral de toda a vida", contou Bethlehem em um comunicado à imprensa. "Isso nos permitiu medir as mudanças muito precoces e rápidas que ocorrem no cérebro e o declínio longo e lento observado à medida que se envelhece."

O ritmo de crescimento do cérebro nos primeiros anos de vida é impressionante e até mesmo superior ao imaginado anteriormente pelos especialistas. Por volta da metade da gestação, o órgão só tem 10% do volume máximo que alcançará no adulto jovem, quando atinge seu ápice. Apenas três anos após o nascimento, porém, ele já está com 80% da maior dimensão que terá em vida. "Essa informação é importante por dar mais sustentação à ideia de que os primeiros mil dias de um indivíduo, da gestação ao segundo ano pós-nascimento, são os que mais influenciam a capacidade de alcançar integridade física e mental duradoura", afirma o neurologista Ricardo Nitrini, da Universidade de São Paulo (USP), que não participou da pesquisa.

O cérebro como um todo aumenta de tamanho até por volta dos 30 anos, quando, então, começa a perder volume muito suavemente – a tendência de encolhimento se acentua a partir dos 60 anos. O ritmo de crescimento e redução, no entanto, não é homogêneo. Ele varia entre os três principais componentes em que os especialistas costumam dividir o cérebro: a substância cinzenta cortical (também conhecida como córtex cerebral), a substância cinzenta subcortical e a substância branca. Esse padrão já era imaginado e até bem conhecido pelos especialistas, uma vez que as substâncias branca e cinzenta têm natureza e tempo de evolução distintos. O que não se sabia com muita precisão era quando cada uma delas atingia o seu maior tamanho e grau de desenvolvimento.

A substância cinzenta cortical e a subcortical são formadas essencialmente por neurônios e outras células do sistema nervoso central. Sua cor róseo-acinzentada é decorrente da parte dos neurônios que abriga: o corpo celular, região aproximadamente esférica que contém tanto o núcleo (onde estão os genes) como a maquinaria responsável por manter a célula funcionando. Na substância cinzenta encontram-se ainda pequenas ramificações chamadas dendritos, responsáveis por conectar o neurônio a seus vizinhos. Já a substância branca é composta por axônios, o prolongamento mais extenso do neurônio, que funciona como um cabo de eletricidade. Ele é recoberto por uma camada de gordura que lhe dá um tom amarelo descorado – daí o nome de substância branca – e transporta o sinal elétrico disparado pelo corpo celular de um neurônio até o de outro. Os feixes de axônio põem em contato áreas próximas ou distantes do córtex, a camada mais externa do cérebro, e das estruturas profundas formadas pela substância cinzenta subcortical.

A compilação das imagens de ressonância magnética mostrou que o volume do córtex aumenta rapidamente a partir da segunda metade da gestação e atinge seu pico por volta dos 6 anos, antes de iniciar um moroso declínio (ver gráfico). "Esse máximo ocorre ao menos dois anos antes do que sugeriam trabalhos anteriores, realizados com número bem menor de participantes", conta a neurocientista Andrea Jackowski, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), coautora do estudo.

O córtex é considerado o principal responsável por funções cognitivas como atenção, memória, linguagem e planejamento, além de contribuir para o controle dos movimentos e a percepção do ambiente. Seu ritmo de desenvolvimento também não é único, algumas regiões alcançam seu maior volume antes de outras. Na fase de expansão acelerada, o córtex fica mais vulnerável a interferências externas, sejam químicas ou emocionais. "Isso significa que está mais suscetível a efeitos danosos, mas também que pode estar mais maleável a intervenções terapêuticas", explica o psiquiatra Pedro Pan, também da Unifesp, outro coautor do trabalho. O estudo contou ainda com a participação dos psiquiatras André Zugman, da Unifesp, e Giovanni Salum, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A substância cinzenta subcortical é o segundo componente a crescer mais rapidamente. Ela chega ao seu volume culminante por volta dos 14 anos, pouco após o início da adolescência. Formada por agrupamentos de neurônios situados em regiões mais internas do cérebro, a substância cinzenta subcortical atua no controle das emoções, além de desempenhar uma série de funções essenciais à manutenção do organismo, como a regulagem da temperatura, da fome, da motivação e do ciclo de sono e vigília. Já a substância branca ganha volume um pouco mais lentamente. Ela alcança seu máximo perto dos 29 anos e começa a decair com mais intensidade a partir dos 50. O espaço deixado por esses componentes no interior do crânio passa a ser ocupado pelo líquido cefalorraquidiano, que banha o cérebro e outras estruturas do sistema nervoso, protegendo-os de impactos e infecções.

"Todos esses componentes começam a diminuir de volume a partir do ponto máximo. Os gráficos indicam, porém, que a redução se torna mais evidente depois dos 40 anos. Para o volume total do cérebro e da substância cinzenta subcortical, ela fica ainda mais acentuada a partir dos 60", comenta Nitrini, da USP.

No estudo, os pesquisadores também analisaram o ritmo de declínio do volume dos diferentes componentes do cérebro em transtornos psiquiátricos e algumas doenças neurológicas. Com os dados disponíveis até o momento, foi possível observar que o encolhimento é maior no declínio cognitivo leve, que causa uma discreta perda da memória, e, como já se esperava, na doença de Alzheimer. "Nos transtornos mentais, a diferença no ritmo de redução também existe, mas foi muito pequena se comparada à das doenças neurodegenerativas", relata Pan.

As curvas de desenvolvimento do cérebro apresentadas na Nature foram construídas com base na avaliação de quase 1 petabyte de dados (1 milhão de gigabytes). Elas traçam a faixa de volumes esperados para o cérebro em cada idade ao longo da vida – é a chamada trajetória normativa do desenvolvimento cerebral – que refletem a variabilidade encontrada na população. Esses gráficos, no entanto, ainda não permitiram estabelecer marcos suficientemente claros que tornem possível aos médicos verificar se, baseado nos volumes registrados nesses diagramas, o cérebro de um paciente está seguindo o padrão esperado de evolução para um órgão saudável, assim como as curvas de desenvolvimento infantil fazem para o peso e a altura. Hoje a constatação de que algo pode andar mal com o cérebro a partir dos exames de ressonância magnética depende da habilidade de neurologistas e radiologistas interpretarem as informações, se possível, comparando-as com as de exames anteriores.

Para que o uso individualizado se torne realidade, será preciso aumentar a quantidade de informações usadas na elaboração das curvas, incluindo dados de um número maior de indivíduos de diferentes etnias, níveis culturais e socioeconômicos e regiões do planeta. O trabalho atual se baseou principalmente em informações de populações europeias e norte-americanas. Da América do Sul, foram incluídos apenas dados do Chile e de cerca de 700 crianças e adolescentes de São Paulo e Porto Alegre acompanhados desde 2009 pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes (INPD), do qual fazem parte Jackowski, Pan e Salum. "A criação dessas curvas foi o primeiro passo", diz Pan. "Estamos chegando perto de poder testá-las na prática clínica."

Assine a newsletter do Gizmodo

O Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento: uma nova abordagem para a psiquiatria tendo como foco as nossas crianças e o seu futuro (nº 2008/57896-8); Modalidade Projeto Temático – INCT; Pesquisador responsável Euripedes Constantino Miguel Filho (FM-USP); Investimento R$6.018.389,69 (FAPESP e CNPq).

Artigo científico
BETHLEHEM, R. A. I.; et al. Brain charts for the human lifespan. Nature. v. 604, n. 7906, p. 525-33. 6 abr. 2022.

Publicado originalmente na Revista Pesquisa FAPESP

The post Estudo mapeia evolução do cérebro ao longo da vida appeared first on Gizmodo Brasil.

Última chamada: Aproveite agora a promoção de Julho para adquirir seu Windows 10 Pro por R$62 e Office por R$126!

Posted: 03 Jul 2022 11:05 AM PDT

Aproveite agora a promoção de Julho para adquirir seu Windows 10 Pro por R$62 e os aplicativos de produtividade Office por R$126!

Softwares como Windows e Pacote Office são essenciais na entrega de demandas do seu trabalho, demonstrando serem as melhores opções na hora de manter o alto rendimento no trabalho, alavancando sua produtividade e colocando você como destaque no mercado.

Conhecendo a necessidade do uso dessas interfaces, a Cdkeysales está com uma oferta especial para o mês de Junho, oferecendo os melhores preços do mercado para você, que não quer ficar sem os seus softwares prediletos na hora de trabalhar.

Quer economizar ainda mais na hora da aquisição? Então utilize o cupom promocional GIZMODO você adquire 30% de desconto nas compras das licenças do Pacote Office e do Windows 10, separadamente ou em uma compra conjunta, com data de troca ou devolução de 30 dias (a partir da data da aquisição).

Confira todas as ofertas disponíveis:

Windows

Pacote Office

Windows 10 + Pacote Office

Passo a passo para ativar o desconto e a licença dos produtos

Siga as instruções abaixo para ativar o desconto e as licenças dos produtos:

1. Escolha o produto desejado

 Softwares como Windows e Pacote Office são essenciais na entrega de demandas do seu trabalho, demonstrando serem as melhores opções na hora de manter o alto rendimento no trabalho, alavancando sua produtividade e colocando você como destaque no mercado. Conhecendo a necessidade do uso dessas interfaces, a Cdkeysales está com uma oferta especial para o mês de Junho, oferecendo os melhores preços do mercado para você, que não quer ficar sem os seus softwares prediletos na hora de trabalhar. Quer economizar ainda mais na hora da aquisição? Então utilize o cupom promocional GIZMODO você adquire 30% de desconto nas compras das licenças do Pacote Office e do Windows 10, separadamente ou em uma compra conjunta, com data de troca ou devolução de 30 dias (a partir da data da aquisição). Confira todas as ofertas disponíveis: Windows Lifetime Microsoft Windows 10 Pro OEM Key GLOBAL por R$75,74 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Microsoft Windows 11 Pro OEM Key GLOBAL por R$101,49 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Microsoft Windows 10 Home OEM Key GLOBAL por R$62,29 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Microsoft Windows 11 Home OEM Key GLOBAL por R$97,50 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Pacote Office Genuine Lifetime Office2021 Professional Plus Key Global por R$ 228,84 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Genuine Lifetime Office2019 Professional Plus Key Global por R$ 202,41 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Office2016 Professional Plus Key Global por R$ 126,42 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Office Home And Student 2019 Key Global por R$162,96 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Office2019 Professional Plus Key Global 5PC por R$574.55 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Windows 10 + Pacote Office Genuine Lifetime Windows10 PRO + Office2016 Professional Plus Keys Pack por R$ 184,72 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Genuine Lifetime Windows10 PRO + Office2019 Professional Plus Keys Pack por R$ 265,71 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Passo a passo para ativar o desconto e a licença dos produtos Siga as instruções abaixo para ativar o desconto e as licenças dos produtos: 1. Escolha o produto desejado 2. Clique no botão

2. Clique no botão "Compre Agora" e quando o produto estiver no carrinho, insira o cupom GIZMODO no campo "código de promoção" e clique em "aplicar".

 Softwares como Windows e Pacote Office são essenciais na entrega de demandas do seu trabalho, demonstrando serem as melhores opções na hora de manter o alto rendimento no trabalho, alavancando sua produtividade e colocando você como destaque no mercado. Conhecendo a necessidade do uso dessas interfaces, a Cdkeysales está com uma oferta especial para o mês de Junho, oferecendo os melhores preços do mercado para você, que não quer ficar sem os seus softwares prediletos na hora de trabalhar. Quer economizar ainda mais na hora da aquisição? Então utilize o cupom promocional GIZMODO você adquire 30% de desconto nas compras das licenças do Pacote Office e do Windows 10, separadamente ou em uma compra conjunta, com data de troca ou devolução de 30 dias (a partir da data da aquisição). Confira todas as ofertas disponíveis: Windows Lifetime Microsoft Windows 10 Pro OEM Key GLOBAL por R$75,74 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Microsoft Windows 11 Pro OEM Key GLOBAL por R$101,49 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Microsoft Windows 10 Home OEM Key GLOBAL por R$62,29 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Microsoft Windows 11 Home OEM Key GLOBAL por R$97,50 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Pacote Office Genuine Lifetime Office2021 Professional Plus Key Global por R$ 228,84 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Genuine Lifetime Office2019 Professional Plus Key Global por R$ 202,41 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Office2016 Professional Plus Key Global por R$ 126,42 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Office Home And Student 2019 Key Global por R$162,96 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Office2019 Professional Plus Key Global 5PC por R$574.55 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Windows 10 + Pacote Office Genuine Lifetime Windows10 PRO + Office2016 Professional Plus Keys Pack por R$ 184,72 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Genuine Lifetime Windows10 PRO + Office2019 Professional Plus Keys Pack por R$ 265,71 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Passo a passo para ativar o desconto e a licença dos produtos Siga as instruções abaixo para ativar o desconto e as licenças dos produtos: 1. Escolha o produto desejado 2. Clique no botão

3. Para ativar a licença do Windows 10, acesse as configurações do Windows, selecione na categoria "Ativação" e clique no botão "Alterar chave do produto". Uma janela será aberta para você inserir o código de ativação que acabou de comprar.

Além dessa mega promoção, a Bzfuture.com também está oferecendo descontos de até 15% off na utilização do cupom de descontos GIZMODO.

Confira alguns produtos vigentes à utilização do cupom:

Confira também outros produtos.

Conheça a Cdkeysales

A Cdkeysales é uma plataforma profissional que, há mais de 10 anos, comercializa as melhores chaves digitais para jogos, programas e softwares. Com um atendimento ao consumidor personalizado a qualquer hora do dia, a empresa se destaca pelos preços competitivos e também pela variedade nas formas de pagamento, que incluem cartões de crédito, PayPal, Paymentwall e, inclusive, Bitcoins.

****

ATENÇÃO: Este conteúdo é patrocinado. Portanto, o Gizmodo Brasil não se responsabiliza pelas informações passadas ou compras realizadas através dos links. Os produtos e as promoções são inteiramente responsabilidade da Cdkeysales.

The post Última chamada: Aproveite agora a promoção de Julho para adquirir seu Windows 10 Pro por R$62 e Office por R$126! appeared first on Gizmodo Brasil.

Mudanças climáticas: cientistas temem liberação de bactérias presas no gelo

Posted: 03 Jul 2022 09:30 AM PDT

Mudanças climáticas

Cerca de 10% da superfície terrestre é coberta por gelo. O planalto tibetano, na Ásia Oriental, abriga a maior área de geleiras de baixa latitude. Porém, todo o território congelado está suscetível ao avanço das mudanças climáticas. 

O aumento das temperaturas não é perigoso apenas para espécies que habitam esses locais. Cientistas temem que o derretimento de geleiras libere bactérias desconhecidas no ambiente, que poderiam causar danos à saúde humana. A preocupação foi relatada em artigo publicado na revista Nature Biotechnology.

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências coletaram amostras de neve e gelo de 21 geleiras tibetanas entre os anos de 2010 e 2016. Depois, derreteram as porções e analisaram a água, descobrindo um mundo microscópico inteiramente novo. 

Foram identificadas 968 espécies de bactérias, das quais 98% nunca haviam sido vistas antes. Por serem desconhecidas, os cientistas não sabem se elas apresentam risco de infecção para humanos e animais. 

De toda forma, o gelo deve derreter como consequência das mudanças climáticas, pegando carona nas águas de rios e lagos e chegando em áreas povoadas. As geleiras do Tibete, por exemplo, podem afetar regiões da China e da Índia. Se os humanos não tiverem resistência a tais bactérias do passado, há risco de surgimento de epidemias e até pandemias. 

Mas o tempo ainda não se esgotou. Os pesquisadores sugerem que estudos acerca desses novos micróbios sejam iniciados imediatamente. A ciência deve manter as bactérias no radar, entendendo o nível de ameaça e se preparando para possíveis impactos.

The post Mudanças climáticas: cientistas temem liberação de bactérias presas no gelo appeared first on Gizmodo Brasil.

Empresa cria reconhecimento facial com IA para cachorros e gatos

Posted: 03 Jul 2022 07:30 AM PDT

Se seu animal de estimação é daqueles que adoram sair para passear sem hora para voltar, aí vai uma boa notícia. A empresa Petvation criou uma porta inteligente que usa tecnologia de reconhecimento facial para garantir que seu animal de estimação (e apenas ele) retorne para casa.

O aparato consiste em uma porta feita de liga de alumínio operada por motor, que desliza para cima e para baixo. Há também um conjunto de câmeras infravermelhas em ambos os lados da porta, que cria um campo de visão de 120 graus. A iluminação infravermelha identifica seu animal de estimação com base na aparência dele.

Com o aplicativo da empresa, o tutor do animal pode controlar os horários de entrada e saída do pet. Assim, você não precisa se preocupar em garantir que a porta do seu animal de estimação esteja trancada ou não.

O design da porta também coloca a segurança do seu melhor amigo como prioridade máxima: sensores de movimento, juntamente com uma câmera voltada para baixo, garantem que a porta não se feche até que o animal passe completamente, para que nenhuma pata ou cauda fique presa.

A porta Petvation mede 57 centímetros de altura por 39 centímetros de largura. Então, é mais indicada para gatos e cães de pequeno e médio porte. O dispositivo pode armazenar perfis faciais de até 32 animais.

A Petvation exige uma tomada de 12 V por perto, já que não tem bateria embutida, mas a empresa diz que o dispositivo também pode ser alimentado por um power bank.

A porta inteligente para pets Petvation está disponível pelo Kickstarter por US$ 229 (cerca de R$ 1.200 na conversão atual), com preço promocional de US$ 169 (R$ 890) para os primeiros pedidos. A empresa diz que as entregas começam a partir de outubro deste ano.

The post Empresa cria reconhecimento facial com IA para cachorros e gatos appeared first on Gizmodo Brasil.

As 5 matérias mais lidas da semana do Gizmodo Brasil

Posted: 03 Jul 2022 05:30 AM PDT

Na semana que passou, o maior peixe de água doce do mundo, pescado no Cambodja, foi destaque absoluto (novamente). Uma árvore de azeitonas chamou a atenção por, apesar de ter 3 mil anos, ainda dar frutos. A expectativa sobre o lançamento Nothing Phone 1 só cresceu, a vida secreta dos ácaros da pele do nosso rosto chamou muitos cliques e a verdadeira história dos Peaky Blinders finalizou nosso top 5. Vem com a gente.

Maior peixe de água doce do mundo é pescado no Cambodja

Pela segunda semana (e contando), esta foi a matéria mais lida. Para relembrar: uma enorme arraia, pesando quase 300 kg, foi capturada por um pescador no Cambodja. Os especialistas pouco sabem sobre a espécie. O pescador de 42 anos pegou o peixe perto de uma ilha remota no rio Mekong — que atravessa a China, Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã. O sortudo foi compensado pelo preço de mercado do peixe — cerca de US$ 600 (pouco mais de R$ 3 mil). Leia mais clicando aqui. 

Oliveira mais velha do mundo tem 3 mil anos e ainda dá azeitonas

É quase inimaginável que uma árvore possa viver 3 mil anos e ainda dar frutos. Mas uma oliveira na ilha grega de Creta conseguiu esse feito. A chamada "oliveira de Vouves" tem um tronco com 12,5 metros de circunferência e seus frutos milenares produzem o melhor azeite do mundo. Em 1990, a oliveira de Vouves foi declarada Monumento Natural, devido ao seu status de árvore mais antiga do mundo do seu tipo. Saiba mais aqui .

Entenda o hype sobre o lançamento do Nothing Phone 1

A marca é nova, porém a expectativa sobre seu aparelho é grande. A Nothing é uma nova marca fundada pelo sueco Carl Pei. O Nothing Phone 1 é o primeiro smartphone desenvolvido pela nova marca de Pei, que já tinha lançado um fone de ouvido sem fio, o Nothing Ear 1. Por enquanto, sabe-se oficialmente que o smartphone terá um processador da Qualcomm, e rodará um sistema operacional enxuto com design minimalista, o Nothing OS, baseado no Android. Saiba mais sobre o aparelho aqui. 

Conheça a vida secreta dos ácaros que habitam a pele do rosto

Cientistas britânicos conseguiram sequenciar os ácaros microscópicos que habitam nossa pele. São aracnídeos de 0,3 mm de tamanho, transmitidos da mãe para o bebê durante o nascimento. Eles passam a vida inteira nos folículos pilosos do rosto e mamilo, enquanto se alimentam do sebo liberado naturalmente pelas células dos poros. Interessante, não? Conheça mais sobre a vida desses companheiros invisíveis clicando aqui. 

Peaky Blinders: conheça a história real que inspirou a série

A série é um sucesso, disponível na Netflix, mas nem todos sabem que trata-se de uma série histórica. A trama remonta a história europeia do final do século 19 e início do século 20, desde o fim da Primeira Guerra Mundial, passando pela ascensão do comunismo e movimentos operários, até fascismo e nazismo. Conheça detalhes dessa história clicando aqui. 

 

 

The post As 5 matérias mais lidas da semana do Gizmodo Brasil appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário