segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Campeonato de videogame é alvo de tiroteio na Flórida

Posted: 26 Aug 2018 01:15 PM PDT

Um atirador abriu fogo em um torneio de Madden NFL 19 em um bar de jogos na cidade de Jacksonville, no estado americano da Flórida. De acordo com o jornal local Miami Herald, a polícia confirmou que três pessoas foram mortas, incluindo o atirador, e 11 estão feridas, sendo nove delas baleadas. As primeiras informações falavam em quatro mortes, mas este número foi corrigido pelas autoridades.

O tiroteio aconteceu no GLHF Game Bar durante um campeonato do game de futebol americano. O estabelecimento fica em uma área conhecida como Jacksonville Landing, que abriga bares, restaurantes e lojas.

Miami Herald também reporta que a polícia identificou o atirador como David Katz, de 24 anos, de Baltimore. Ele estava no local para o torneio e, ao que tudo indica, foi derrotado momentos antes. Testemunhas dizem que ele atirou em si mesmo depois do ataque.

O torneio estava sendo transmitido pelo Twitch. Nos vídeos, dá para ouvir os tiros e os gritos dos jogadores.

A Electronic Arts, desenvolvedora do jogo, publicou um comunicado em seu Twitter:

Tradução: “Estamos cientes do incidente em um torneio oficial de Madden em Jacksonville. Estamos trabalhando junto às autoridades para reunir fatos. É uma situação horrível, nossa mais profunda compaixão a todos os envolvidos.” 

Drini Gjoka, um dos jogadores que estavam participando da competição, disse ter sido atingido no dedão. Ele também usou o Twitter para falar sobre o acontecido.

Tradução: “Eu literalmente tenho muita sorte. A bala acertou meu dedão.”

Outro jogador, conhecido como Dubby, também deu um breve relato sobre o ataque usando redes sociais.

Tradução: “Me trouxeram para o hospital. A bala passou de raspão na minha cabeça. Estou me sentindo bem, só com um arranhão na cabeça. Estou traumatizado e arrasado.”

Atualizado às 17:48 com mais informações sobre a investigação.

Atualizado às 21:30 com o nome do suspeito e a correção do número de pessoas mortas.

The post Campeonato de videogame é alvo de tiroteio na Flórida appeared first on Gizmodo Brasil.

Arqueólogos descobrem cavalo de 30 mil anos atrás praticamente intacto

Posted: 26 Aug 2018 11:32 AM PDT

Os últimos meses têm sido cheios de descobertas arqueológicas que deixaram o mundo chocado com o escopo da história. Estes achados incríveis também deixaram algumas pessoas com um impulso implacável de comer estes importantes espécimes. Agora, encontraram um potro perfeitamente preservado, e não é que tem gente querendo experimentar um pedacinho? Será o ingrediente que faltava para formar o Sanduíche Proibido?

• Abriram o grande e misterioso sarcófago encontrado no Egito, mas não tem nenhuma maldição nele
• Pesquisadores já têm as primeiras informações do conteúdo do sarcófago "amaldiçoado" aberto no Egito

O jornal Siberian Times reporta que pesquisadores da Universidade Federal do Nordeste, na Rússia, descobriram a carcaça de um tipo de cavalo que viveu na região de Yakutia entre 30 mil e 40 mil anos atrás. Ele foi encontrado durante uma expedição à cratera Batagaika e, graças ao permafrost (solo permanentemente congelado da região), o jovem animal foi preservado em um nível que deixou os cientistas impressionados.

Em um post publicado no site da universidade, Semyon Grigoriev, chefe do Museu do Mamute, disse que o potro não teve danos ao seu corpo e que sua pelagem está intacta. Dizem que ele é um tipo de Lenskaya (ou cavalo Lena), geneticamente diferente dos cavalos que vivem na região hoje. Sua idade exata ainda é desconhecida, mas acredita-se que ele tinha cerca de dois meses quando morreu. A equipe especula que ele pode ter caído em um buraco natural e possivelmente tenha se afogado.

O animal foi descoberto no dia 11 de agosto. Os pesquisadores estão desenvolvendo uma estratégia de pesquisa que começará com um estudo dos conteúdos do estômago do espécime para entender melhor seu habitat e sua dieta. Uma dissecação completa virá logo depois.

Quando um misterioso sarcófago perto de 2 mil anos atrás foi descoberto em julho, a internet ficou louca com pedidos para não abri-lo, pois poderia liberar uma antiga maldição. Quando foi finalmente aberto, ele tinha apenas esqueletos e um suco vermelho, sem nenhuma praga libertada — até onde sabemos.

Porém, logo em seguida, 32 mil pessoas assinaram uma petição exigindo o direito a beber o suco de ossos. Outros usuários também quiseram provar outros achados recentes, como um pão de 14 mil anos e um queijo de 3.200 anos.

Agora, temos um novo ingrediente para satisfazer nossa vontade de morrer. Pronto, a lista para a receita de potro pré-histórico com molho de suco de ossos e sanduíche de queijo mortal está completa.

Nós certamente temos muito a aprender sobre o mundo antigo a partir desta nobre criatura que deu sua vida pela ciência. Daqui a 30 mil anos, quando cientistas encontrarem nossas conversas na internet, será que eles vão achar que nós éramos mais inteligentes que um cavalo que caiu em um buraco e morreu afogado? Fica a questão.

[Siberian TimesS-VFU]

Imagens: Universidade Federal no Nordeste da Rússia

The post Arqueólogos descobrem cavalo de 30 mil anos atrás praticamente intacto appeared first on Gizmodo Brasil.

6 maneiras para ligar seu computador na TV

Posted: 26 Aug 2018 09:10 AM PDT

Seja para chamar amigos para ver um filme ou para colocar as crianças para vídeos no YouTube ou mostrar fotos para a família, às vezes você precisa replicar na TV o que está na tela do seu computador.

Trouxemos seis soluções para você conseguir fazer isso com o mínimo de trabalho (e gastos) possível. No entanto, note que a maioria dessas soluções requer um aplicativo extra ou algum equipamento, como um set top box, um dongle ou um simples cabo HDMI.

1) Chromecast

Você sabia que dá para usar o Chromecast do seu computador? Se você tem um dongle inteligente do Google espetado na sua TV (ou se o seu televisor roda Android TV, que também inclui capacidades de transmissão), você consegue mandar janelas para a tela grande usando Windows e macOS — desde que essas janelas sejam abas do Chrome. Também funciona em Chromebooks, claro.

Entre no menu do Chrome (os três pontinhos no canto superior direito) e escolha Transmitir. Escolha seu Chromecast na lista, e você deve ver seu navegador aparecer na TV. Você pode mudar para outras abas (e apps) que o Chromecast continuará mostrando a primeira aba que você transmitiu.

Captura de tela: Gizmodo

Como tem muito lag, é melhor para sites e fotos do que vídeos. Alguns sites, no entanto, como o YouTube, podem servir de interface para o Chromecast. Pode reparar, o botão de transmitir aparece em todo vídeo, e isso funciona de maneira bem parecida com transmitir usando o celular: o vídeo vai direto da internet para o dongle, sem passar pelo laptop.

Esse método não traz muito em termos de opções ou customização além de um botão de deslizar para ajustar o volume. Por outro lado, é bem simples e funciona bem. Quando terminar, clique de novo na opção Transmitir e, então, escolha Parar.

2) AirPlay

Se seu computador roda macOS e você tem um dispositivo AirPlay — como uma Apple TV — ligada na sua televisão, conectar seu Mac na telona é muito fácil. Provavelmente, essa é a solução mais simples para equipamentos Apple.

Depois de conectar e configurar seu dispositivo AirPlay e conectá-lo na mesma rede Wi-Fi que seu Mac, ele deve aparecer automaticamente ao clicar no botão AirPlay (a seta apontando uma caixa) dentro da barra de menus. Escolha seu dispositivo e a tela se estende e passa a incluir a TV.

Captura de tela: Gizmodo

Se você não está vendo o ícone ou quiser configurar melhor, clique no menu Apple, vá a Preferências do sistema e, então, escolha Monitores. Você pode escolher entre espelhar a tela do seu Mac na TV ou usá-la como uma área de trabalho secundária (neste caso, você pode usar a aba Arranjo para posicionar as duas telas). Marque a caixa Exibir opções de espelhamento, se você quiser manter um ícone do AirPlay na barra de menus.

O espelhamento é rápido o suficiente para, por exemplo, tocar vídeos do YouTube — mas o botão do AirPlay também aparece em alguns apps de mídia, como o QuickTime e o iTunes, então também dá para transmitir vídeos diretamente de lá. Quando você terminar, clique novamente no botão AirPlay e, então, escolha Desligar AirPlay.

3) Plex

Na verdade, o Plex não espelha a tela do seu computador na TV, mas ele consegue passar na tela grande praticamente qualquer tipo de mídia — vídeos, música e fotos.

Um dos benefícios do Plex é que ele tem apps para um monte de caixas e dongles de streaming, indo de Apple TV a Android TV. Se você tem qualquer aparelho desse tipo, é bem provável que haja um aplicativo oficial do Plex para ele.

Captura de tela: Plex

Primeiro, você precisa instalar e configurar o programa servidor do Plex no seu Windows ou Mac. Ele vai catalogar toda a mídia existente no seu disco rígido e prepará-la para streaming. O aplicativo que roda no dispositivo ligado à TV, então, se conecta ao seu computador usando a rede Wi-Fi da sua casa e transmite o que você quer ver ou ouvir.

Você pode pagar uma assinatura premium do Plex, que dá acesso a mais recursos, como, por exemplo, a opção de transmitir conteúdo para dispositivos móveis ou para aparelhos que estão fora da sua casa. Entretanto, para fazer transmissões do computador para a TV na mesma rede Wi-Fi, você não precisa gastar nenhum centavo.

4) AirParrot

De certa forma, o AirParrot repete alguns métodos de que já falamos — ele precisa de um Apple TV ou de um Chromecast ligado na sua TV para funcionar, por exemplo — mas ele é cheio de recursos e vem com alguns extras que você não encontra nos protocolos padrão do Google Cast ou do AirPlay.

Ele funciona com Windows e macOS, e pode ser seu pelo preço de US$ 13 (R$ 53,15, em conversão direta). Também tem um trial grátis disponível de 7 dias. Assim, você não precisa gastar dinheiro sem ver direitinho se ele funciona na sua casa.

Captura de tela: Gizmodo

Depois de instalar o software no seu computador, ele detecta os aparelhos aptos a se conectar na sua rede local, o que dá a opção de espelhar a tela do seu laptop ou desktop na TV. Você também pode transmitir músicas, vídeos e fotos diretamente, como no Plex, sem precisar espelhar a tela toda.

Por que usar o AirParrot e não as opções nativas de Google Cast ou AirPlay? Bem, ele consegue transmitir para múltiplos dispositivos de uma só vez, para começar; também oferece suporte a streaming de mais qualidade (incluindo som surround 5.1); por fim, ele permite ligar dois dispositivos que, de outra forma, seriam incompatíveis, como uma Apple TV e um computador com Windows.

5) Miracast no Windows 10

Você também pode conectar computadores que rodam Windows 10 a TV usando um padrão chamado Miracast. Ele está presente em uma série de dispositivos, incluindo a Amazon Fire TV — apesar de que o suporte a ele em modelos mais recentes é meio inconsistente.

Se você não tem outras opções disponíveis para conectar seu PC a uma TV, talvez seja interessante comprar um dongle Miracast. A Microsoft vende um por R$ 350, mas você consegue achar opções mais baratas por aí (só lembre de conferir as avaliações dos usuários com cuidado antes de comprar).

Imagem: Microsoft

Um adaptador Miracast como este também permite espelhar telas de um dispositivo Android, um bônus legal se você está pensando em comprar um aparelho desse tipo. O alcance do dongle da Microsoft é de sete metros, então deve funcionar com a maioria dos equipamentos.

Depois de plugar seu adaptador e ligá-lo na força (ele é alimentado pela porta USB), o processo de conexão é bem simples: vá até a Central de Ações, ou abra as Configurações e vá até Sistema, Vídeo e clique em Conectar a um vídeo sem fio.

6) Cabos

A última solução que oferecemos pode ser a mais simples para muitas pessoas: faça de conta que o Wi-Fi não existe e simplesmente conecte seu laptop à TV diretamente. Você só vai precisar as portas e cabos certos disponíveis (e um equipamento que permita que o computador fique perto da TV), mas terá a garantia de uma conexão rápida e estável.

Se seu laptop e sua TV têm portas HDMI livres e um cabo, bom, está feito. Só ligar e a tela deve ser detectada automaticamente.

Captura de tela: Gizmodo

Tanto o Windows quanto o macOS são espertos o bastante para dar opções para duplicar sua tela na TV ou estender a tela do seu computador usando a televisão como segundo monitor, de uma forma que você poderá arrastar janelas para a telona. Em Windows, vá a Sistema e depois em Vídeo para configurar a segunda tela do jeito que você quiser. Nas Preferências do Sistema no macOS, você precisará escolher Monitores.

Alguns laptops mais leves e finos deixaram de lado as portas HDMI, então você pode precisar de um adaptador para este formato ou para o formato que sua TV aceita. Esta é uma ótima opção para filmes e outras aplicações em que a latência precisa ser mínima, mas você vai precisar ajustar tudo antes de largar seu computador.

Imagem do topo: AirParrot

The post 6 maneiras para ligar seu computador na TV appeared first on Gizmodo Brasil.

Este robô de guerra russo parece ter saído direto do filme Robocop

Posted: 26 Aug 2018 06:13 AM PDT

A fabricante russa de armas Kalashnikov está mostrando o seu arsenal de máquinas assassinas durante o fórum internacional Army 2018, que acontece em Moscou nessa semana. E um deles tem um design que parece ter saído direto do filme Robocop. O único problema? Parece que ele é só uma estátua.

• O robô programado para afastar moradores de rua tomou uma sova e foi demitido
• Aibo, o cachorro-robô da Sony, chega em setembro aos EUA por quase 3 mil dólares

A Kalashnikov liberou algumas fotos da exibição, incluindo imagens do que a agência de notícias russa RT descreveu como "um conceito futurista de robôs mecanizados". A empresa diz que este robô "caminhante" pode ser usado para efetuar "tarefas de combate e engenharia", mas não está claro se ele já tem partes que se mexem. Uma coisa é fazer um conceito de um robô "caminhante" e outra totalmente é um robô que realmente possa andar.

A RT também publicou um vídeo do conceito do robô, mas não dá muitas informações sobre se ele se mexe mesmo ou não. A Kalashnikov diz que as evoluções do robô serão exibidos na próxima exposição militar.

O design desse robô lembra uma mistura do AT-ST do Star Wars com o ED-209 do Robocop, de ED-209. A cena introdutória do robô ED-209 é uma das mais famosas do Robocop, por razões que você pode comprovar vendo o vídeo abaixo. Então, não é de se admirar que tal robô da Kalashnikov assuste bastante os humanos, ainda mais se ele funcionar. A sorte é que, aparentemente, ele ainda não consegue dar um passo.

O Gizmodo entrou em contato com a Kalashnikov para mais informações sobre sua máquina de guerra futurística, mas não recebeu respostas ainda. Por ora, então, podemos dizer que a humanidade pode ficar tranquila.

[Kalashnikov e RT]

Imagem do topo por Kalashnikov

The post Este robô de guerra russo parece ter saído direto do filme Robocop appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário