segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Reação bizarra a antibióticos deixou a língua desta mulher “peluda”

Posted: 09 Sep 2018 02:10 PM PDT

Enquanto se recuperava no hospital depois de um grave acidente de carro, uma mulher de 55 anos do Missouri começou a reclamar de náusea e gosto ruim na boca. Um exame oral posterior revelou algo alarmante — a língua da paciente tinha ficado preta e estava coberta de estruturas semelhantes a pelos. Mas, embora essa condição rara pareça séria, ela é, na verdade, inofensiva.

Um novo relato de caso publicado nesta quinta-feira (6) no New England Journal of Medicine narra um caso raro da condição, conhecida como língua pilosa negra.

• Droga experimental oferece esperança para pessoas com forma devastadora de esclerose múltipla
• Um estudo genético encontrou ligação entre a esquizofrenia e uso de maconha

Depois de uma lesão grave em que ambas as suas pernas foram esmagadas, uma mulher não identificada foi enviada ao hospital, de acordo com o estudo de caso. Enquanto se recuperava, uma infecção se desenvolveu em um de seus ferimentos. A equipe médica a colocou em um regime de antibiótico composto de meropeném, que ela recebeu por via intravenosa, e minociclina, que foi administrada por via oral.

À esquerda: O caso raro de língua pilosa negra. À direita: A mesma mulher, quatro semanas depois do fim do tratamento com minociclina. Imagem: Yasir Hamad, M.D., e David K. Warren, M.D./NEJM

Uma semana depois, a língua da paciente começou a adquirir um tom preto acastanhado. Ela se queixou de sentir náuseas e disse que tinha um gosto ruim em sua boca. A equipe médica da paciente a diagnosticou como tendo língua pilosa negra, com uma reação à minociclina sendo a causa provável.

A língua pilosa negra é uma condição benigna e surpreendentemente comum, mas, na maioria das vezes, ela parece amarelada, e não preta, como visto nesse caso em particular. Nos Estados Unidos, ela afeta cerca de 1% da população, mas, em algumas partes do mundo, até 10% das pessoas a têm, segundo David Warren, coautor do novo relatório e professor de medicina na Universidade de Washington.

A condição acontece quando as saliências na superfície superior da língua, as papilas filiformes, crescem anormalmente por muito tempo. Esses pequenos calombos se tornam alongados, variando de um a 18 milímetros de comprimento. Então, tecnicamente falando, não é um cabelo de fato crescendo na língua.

“Se você olhar a superfície da língua de perto, verá que se parece com uma lixa. As papilas filiformes são o que formam a superfície áspera”, disse Warren ao Gizmodo. “Elas são cobertas de queratina, que é a mesma proteína da sua pele. Normalmente, essa camada externa das papilas é continuamente removida quando comemos. Na língua pilosa negra, por várias razões, essa camada cresce mais rápido do que consegue ser removida, de modo que as papilas se tornam mais longas. Mudanças nos tipos de bactérias que normalmente vivem na boca podem causar o desenvolvimento do pigmento.”

Não ficou completamente claro por que a minociclina pode causar a língua pilosa negra, mas Warren disse que ela pode estar alterando os tipos de bactérias que vivem na boca, permitindo a proliferação de algumas espécies que causam o pigmento. Outros antibióticos e medicamentos também foram associados à doença, assim como tabagismo, má higiene bucal, consumo excessivo de chá preto e café e tratamento com radiação para câncer de cabeça e pescoço, disse Warren. Felizmente, a língua pilosa negra é reversível e não tem efeitos na saúde a longo prazo.

“A língua pilosa negra pode ser muito perturbadora por causa de sua aparência, mas, em geral, é benigna”, afirmou Warren. “Algumas pessoas com língua pilosa negra relatam ter irritação na boca, gosto ruim, comida sem sabor ou mau hálito. O tratamento para a condição envolve remover certos alimentos e bebidas de sua dieta que são conhecidos por causá-la, parar de fumar e ter uma boa higiene bucal. Escovar suavemente a parte superior da língua com uma escova macia também pode ajudar. Se esses passos não funcionarem, e se os pacientes estiverem tomando remédios conhecidos por causar a língua pilosa negra ou se alguém estiver muito preocupado com isso, eles devem procurar o médico.”

Nesse caso, deixaram de dar minociclina para a mulher e lhe deram um conjunto diferente de antibióticos. Também foi recomendado a ela uma melhor higiene oral. Quatro semanas depois de parar de tomar minociclina, sua língua voltou ao normal. O que foi, sem dúvidas, um grande alívio para a paciente.

[New England Journal of Medicine]

Imagem do topo: Yasir Hamad, M.D., and David K. Warren, M.D./NEJM

The post Reação bizarra a antibióticos deixou a língua desta mulher “peluda” appeared first on Gizmodo Brasil.

Homem teria usado pesquisas falsas no Facebook para chantagear e extorquir fotos nuas de mulheres

Posted: 09 Sep 2018 11:45 AM PDT

Um ex-contratado terceirizado da NASA foi preso por supostamente invadir diversas contas de e-mail e Facebook de mulheres para obter fotos íntimas e usá-las como chantagem, a menos que as vítimas fornecessem mais fotos nuas. O homem de 28 anos, Richard Gregory Bauer, foi preso na quinta-feira (6).

• Precisamos estudar os efeitos do pornô de vingança na saúde mental

Bauer teria usado táticas de engenharia social para obter informações para invadir as contas das mulheres. Segundo um comunicado de imprensa do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, ele enviou mensagens a algumas de suas vítimas usando seu nome real, fingindo estar conduzindo pesquisas para uma “aula de sociedades humanas”.

As questões que ele fazia às vítimas incluíam perguntas comuns de redefinição de senha, como qual era o nome de seu primeiro animal de estimação, onde seus pais se encontravam e qual foi o primeiro carro que elas tiveram, de acordo com a acusação.

Bauer também é suspeito de convencer mulheres a baixar um malware sob o disfarce de que era um software inócuo com o qual ele precisava de ajuda para testar. Em vez disso, o relatório diz que o malware deu a ele acesso aos computadores das vítimas, o que, por sua vez, lhe proporcionou as informações de login e senha das mulheres.

Bauer teria atacado, dessa maneira, sete mulheres no total, de cerca de fevereiro de 2015 até junho de 2018. O réu não escondeu sua identidade das mulheres quando inicialmente entrou em contato, mas usou os pseudônimos John Smith, Steve Smith e Garret ao assediá-las e ameaçá-las, segundo a acusação.

As alegações feitas contra Bauer na acusação incluem tanto invasões de privacidade quanto exemplos de pornografia de vingança. “Então, um amigo em comum me deu algumas fotos suas e disse que você daria mais”, teria dito Bauer em um e-mail para uma de suas vítimas, com o assunto “Fotos suas” e uma foto topless da mulher. “Eu gostei do que vi. Imagino que seja você? Eu tenho muuuuuito mais. Então, o que você diz sobre me dar mais um pouco? Eu não quero postar isso em algum lugar…”

Em seguida, Bauer supostamente enviou à mesma mulher uma série de mensagens no Facebook, indicando que ele tinha enviado um e-mail e dando a entender que, se ela não respondesse, ele iria distribuir sua foto nua online. Pouco depois, o Departamento de Justiça dos EUA disse que ele enviou um e-mail novamente, afirmando: “Eu acho que você não se importa que seu noivo saiba sobre suas fotos nuas na internet… responda a este e-mail”. Esses tipos de mensagens continuaram por vários meses, e, de acordo com a acusação, Bauer até enviou fotos mais explícitas da vítima para ela e a ameaçou, perguntando como seu noivo e seus alunos se sentiriam se as visse.

Bauer teria feito demandas específicas para suas vítimas para garantir que ele não distribuiria suas fotos nuas sem seu consentimento. “Eu quero quatro fotos de você diariamente”, ele disse em um e-mail enviado a uma vítima, detalhando depois as condições para cada uma dessas fotos, incluindo “nua, seu rosto não precisa estar visível”.

De acordo com a acusação, todas as mensagens de Bauer para as sete mulheres incluem um linguajar parecido, com fotos nuas e íntimas que ele obteve ilegalmente e uma ameaça caso elas não respondam ou não enviem mais fotos, obedecendo às suas demandas. As mensagens variam um pouco de vítima para vítima, incluindo detalhes pessoais, como a sugestão de que o vazamento dessas fotos seria prejudicial à sua vida profissional ou a menção de um ente querido. “Eu não quero envergonhar sua filha”, ele escreveu em um e-mail para uma mulher. “Eu não sabia que você queria que todos os seus colegas da [ENTIDADE A] soubessem que você é uma vagabunda”, escreveu ele em e-mail para outra.

Em janeiro deste ano, Bauer enviou um e-mail ameaçador para alguém que ele acreditava ser uma de suas vítimas, mais uma vez exigindo fotos nuas para que ele não distribuísse as imagens que já tinha. De acordo com a acusação, na verdade ele estava enviando um e-mail para um policial disfarçado.

Bauer foi preso nesta semana em sua residência em Los Angeles, acusado de perseguir, de ter feito acesso não autorizado a um computador protegido e por roubo de identidade com agravante, segundo o Departamento de Justiça. A condenação por todas as acusações pode significar até 64 anos em prisões federais para o homem.

[Ars Technica]

Imagem do topo: Getty

The post Homem teria usado pesquisas falsas no Facebook para chantagear e extorquir fotos nuas de mulheres appeared first on Gizmodo Brasil.

O que esperar do evento que anunciará novos iPhones nesta semana

Posted: 09 Sep 2018 09:56 AM PDT

Nesta semana uma galera vai se reunir no Steve Jobs Theater no campus da Apple em Cupertino para assistir Tim Cook e seus amigos anunciar… algo. Como estamos em setembro, pode-se dizer que esse algo incluirá iPhones. Mas que tipo de iPhones e outros aparelhos a Apple tem na manga?

• Vamos conhecer o próximo iPhone em 12 de setembro
• Criador do corretor automático do iPhone explica por que o software te faz passar vergonha

O evento será na quarta-feira, dia 12 de setembro, às 14h no horário de Brasília. Será possível assistir o evento ao vivo pelo site da Apple e, naturalmente, o Gizmodo estará de olho para comentar e noticiar todas as novidades.

Separamos neste texto o que você pode esperar desse evento.

Espere pelo menos 3 novos iPhones

É seguro dizer que a Apple anunciará três novos iPhones. Provavelmente eles irão mostrar um dispositivo com tela OLED de 5,8 polegadas que será parecido com o atual iPhone X. Provavelmente esse celular será chamado iPhone Xs.

É bem possível que façamos piadas sobre o preço (a expectativa é que ele seja vendido entre US$ 800 e US$ 900) e sobre esse nome, ainda que esse modelo provavelmente seja mais barato do que o iPhone X atual, que custa US$ 1.000.

Isso porque a faixa de preço dos US$ 1.000 deve ficar reservado para um irmão maior, um aparelho com tela OLED de 6,5 polegadas. Espere especificações e funcionalidades similares a do Xs, incluindo um novo processador A12, 4GB de RAM, carregamento sem fio e sensores de câmeras compatível com o Face ID. Esse dispositivo provavelmente terá uma bateria maior.

E ele realmente pode se chamar iPhone Xs Plus, embora o pessoal do BGR diga que ele irá se chamar iPhone Xs Max. O Business Insider diz que o modelo pode custar incríveis US$ 1.100.

Pulando para o lado mais acessível, a companhia ainda deve anunciar um terceiro celular, que também terá um entalhe na tela, uma câmera frontal com Face ID e processador A12. Esse aparelho deve ter tela LED de 6,1 polegadas, uma única câmera traseira e uma variedade de opções de cor (e a traseira não será de vidro). Apesar de ser maior do que o iPhone Xs, essa opção deve ser a mais barata entre os três smartphones, com expectativa de preços entre US$ 600 a US$ 700. Ao contrário dos outros aparelhos que comentamos, não houve vazamento sobre o nome desse modelo.

Podemos assumir que a Apple seguirá a tradição e começará as vendas dos celulares pouco depois do evento. Os aparelhos devem começar a pré-venda nos EUA na sexta-feira, dia 14 de setembro, e os envios devem começar no final do mês.

No Brasil, podemos colocar uma expectativa de chegada até o final do ano.

Para quem quer comprar um celular novo e tem algum interesse nesses novos iPhones (ou quer um iPhone antigo por um preço menor), vale a pena esperar pelo evento.

Pelo menos dois novos relógios

Muitos de nós chamamos o evento anual da Apple em setembro de “Dia do iPhone”, mas a companhia sempre anuncia outros produtos. Neste ano, os anúncios devem incluir dois novos Apple Watches – o Apple Watch Series 4.

O pessoal do 9to5Mac descobriu algumas imagens desses dispositivos, aparentemente em um vazamento da própria Apple, no mesmo dia em que as imagens do iPhone Xs surgiram.

As imagens confirmam os rumores de que os corpos dos dispositivos ficarão maiores – de 38mm para 40mm e de 42mm para 45mm. Esse pequeno crescimento do corpo será acompanhado de telas 15% maiores, o que é bem significativo. Parte da mágica está na eliminação das bordas, aumentando a área visível da face do relógio.

Pelo menos um novo iPad Pro

A Apple lançou um iPad mais barato em março, mas as melhorias no dispositivo eram praticamente todas internas. No dia 12 de setembro, a Apple deve anunciar um novo iPad Pro, que virá sem o TouchID e sem bordas. Você adivinhou: isso significa que o suporte ao Face ID provavelmente estará nesse novo tablet.

O novo iPad não deve ter uma tela OLED, nem um entalhe. Mas ele deve vir com um novo processador, GPU e um Smart Connector (que permite a conexão com teclados) na traseira do dispositivo, em vez de estar na lateral. Mark Gurman da Bloomberg diz também que o Face ID irá funcionar no modo horizontal.

Espere as datas de lançamento para o iOS 12 (e talvez para o macOS Mojave)

Junto com um novo iPhone sempre vem um novo sistema operacional. Você pode esperar dizer adeus ao beta e dar oi para o lançamento final do iOS 12, que deve desembarcar junto com os novos celulares.

Com novos modelos do Apple Watch, dá até para antecipar o anúncio da data de lançamento para o watchOS 5.

O macOS Mojave, que traz um novo modo escuro, melhorias no Finder e uma App Store atualizada deve chegar neste trimestre também. Com sorte, a Apple irá reservar algum tempo para falar da data de lançamento do macOS Mojave.

Talvez, mas só talvez mesmo, um AirPower

No ano passado, a Apple nos prometeu uma estação de carregamento sem fio com suporte a carregamento simultâneo de três dispositivos da marca. E ainda estamos esperando.

O carregamento por indução é comum e, aparentemente, a Apple teve problemas ao criar um dispositivo que pudesse carregar três produtos de uma vez só. Mas novos rumores afirmam que essas problemas foram resolvidos e o AirPower pode chegar neste 12 de setembro, junto com outros aparelhos que devem funcionar com a tecnologia.

Dá para se animar por novos AirPods, mas não muito

Desde o sucesso disparado da primeira geração dos AirPods, rumores sugerem que novos fones de ouvido, com maior fidelidade de áudio, estariam a caminho. Agora esses rumores sugerem que o lançamento não acontecerá dia 12, mas apenas em algum momento do ano que vem.

Tenha esperança, mas não crie expectativa por um novo MacBook ou MacBook Air

Alguns rumores persistentes afirmavam que a Apple lançaria um laptop mais acessível até o final do ano para substituir o já morto MacBook Air. São rumores animadores, mas é bem improvável que eles se confirmem neste evento.

A Intel, que fabrica as CPUs que a Apple usa em todos os seus laptops, acabou de anunciar uma atualização nos processadores de série utilizados no MacBook, então existe uma chance de a companhia ainda anunciar uma atualização este ano – mas isso não deve acontecer no mesmo dia em que irão anunciar novos celulares.

E as surpresas?

Sim, a Apple aparentemente está trabalhando em um HomePod menor e mais barato, além de headphones com a sua própria marca. Porém, esses produtos não devem ser lançados neste ano. O mesmo vale para o novo Mac Pro e o MacBook baseado em ARM.

E muito improvável que a Apple anuncie ou nos dê pistas sobre esses produtos neste momento. Mas a Apple também é a empresa que popularizou a frase “mais uma coisa…” (one more thing…) então pode ser, talvez, que tenhamos alguma surpresa.

Imagem do topo: Apple

The post O que esperar do evento que anunciará novos iPhones nesta semana appeared first on Gizmodo Brasil.

Aqueles secadores de mãos em banheiros são perigosos para a saúde, segundo um estudo

Posted: 09 Sep 2018 07:35 AM PDT

Há algum tempo surgiu a suspeita de que os secadores de mãos, daqueles que jogam um jato de ar quente, não são muito higiênicos. Uma nova pesquisa sugere que esses aparelhos podem até mesmo espalhar doenças em banheiros de hospitais.

• O que acontece quando você aperta a descarga no banheiro de um avião?
• Você pode ficar doente por causa de um assento de privada?

Cientistas do Reino Unido, França e Itália se juntaram para um estudo com a expectativa de resolver de uma vez por todas a questão sobre os secadores.

Eles monitoraram a transmissão de diversas bactérias conhecidas por causar doenças, como a Staphylococcus aureus, em banheiros públicos de hospitais de cada país.

Os seis banheiros do estudo tinham um secador a jato, mas também podiam ter toalhas de papel. Apenas um deles foi utilizado em cada banheiro, permitindo que a equipe comparasse diretamente o desempenho de cada método no mesmo hospital.

Havia algumas diferenças entre os hospitais – os banheiros do Reino Unido, por exemplo, eram visitados com muito mais frequência, enquanto os banheiros italianos tinham menos bactérias.

Ainda assim, um padrão consistente foi percebido: os banheiros que utilizavam os secadores a jato tinham mais germes do que banheiros que utilizavam apenas papel toalha.

As descobertas foram publicadas no periódico Journal of Hospital Infection.

Nos hospitais do Reino Unido, por exemplo, eles encontraram três vezes mais bactérias S. aureus resistentes nos banheiros com secadores a jato. Na França, foi detectado o dobro de bactérias resistentes a múltiplos antibióticos nos banheiros com o aparelho.

As descobertas são preocupantes porque bactérias super resistentes geralmente são criadas e se espalham em hospitais, onde podem infectar pessoas com mais facilidade.

A contaminação adicional não é culpa apenas dos secadores a jato, uma vez que as pessoas que não lavam as mãos corretamente levam esses germes para a região do aparelho. No entanto, o projeto dessas máquinas fazem com que as bactérias sejam espalhadas com mais facilidade.

“Como efeito, o secador cria um aerossol que contamina o banheiro, incluindo o secador em si e potencialmente as pias, o chão e outras superfícies, dependendo de onde o secador estiver e qual foi o design dele”, disse Mark Wilcox, professor de microbiologia médica na Universidade de Leeds no Reino Unido e autor do estudo.

As toalhas de papel, por outro lado, absorvem a água e as bactérias em nossas mãos, interrompendo a cadeia de contaminação de forma mais efetiva.

O estudo não é o primeiro a apontar que os secadores a jato são mais suscetíveis a espalhar germes se comparado com toalhas de papel e secadores menos potentes.

Mas ainda há algum debate sobre o tema: alguns não acreditam que a diferença entre os métodos realmente existe ou se existe e chega a ser significativa.

As empresas que produzem e vendem esses secadores, como a Dyson, criticaram os estudos negativos e divulgaram pesquisas próprias mostrando que os secadores de jato são, na verdade, mais seguros. Algumas pesquisas independentes também sugeriram que os secadores de mãos não são muito mais perigosos.

Mas dado o contexto e a grande escala do estudo, os autores argumentam que os benefícios de economia dos secadores não valem os riscos para a saúde, pelo menos nos hospitais.

Na França, os secadores de mãos já estão barrados em banheiros para pacientes, embora o motivo seja o barulho que eles produzem.

Segundo os autores, países e hospitais devem reforçar suas diretrizes de controle de infecção garantindo que os secadores de ar não sejam usados em hospitais.

[Journal of Hospital Infection]

Imagem do topo: gentle07 (Pixabay)

The post Aqueles secadores de mãos em banheiros são perigosos para a saúde, segundo um estudo appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário